Rapaz! So de voce ensinar ja me passou mais segurança! Como é bom aprender com quem sabe fazer o certo, e nao seguir os conselhos dos ze faisca... Valeu amigo
eu faz 2 curso de instalaçoes eletrica um foi no senai, e nuca tive uma explicaçao tam completa como do leônidas borges voce sabe transmitir seu conhecimendo com muita clareza, parabens que te abençoe. um abraço
@@gilmardelimafreitas7799 No TN-C industrial para alimentação de motores trifásicos, onde o neutro praticamente não é usado, o cabo PEN é aterrado com hastes em múltiplos pontos, como a corrente sempre prefere o caminho de menir resistência, ela prefere percorrer o cabo ao invés do solo (ainda percorre uma corrente de poucos miliamperes entre hastes devido a tensão entre os dois pontos do mesmo cabo devido a resistência do cabo, basta estudar resistor shunt para entender), mas ligar o neutro em múltiplos lugares da mesma ferragem para criar um aterramento TN-C aos moldes do industrial e que seja seguro do ponto de vista choque elétrico vai criar loop de terra, pois parte da corrente, ao invés de percorrer o cabo, vai percorrer a ferragem, quando a mesma deveria ser livre da passagem de corrente de consumo como qualquer malha de aterramento para não ter inconsistência no potencial 0v absoluto em toda a extensão da malha.
Leônidas, pegando o gancho da máquina de lavar; um técnico levou a minha máquina de lavar para alguns reparos e no dia que ele comentou que ia trocar o cabo de alimentação e realmente trocou; depois que passei acompanhar seus videos me despertou a curiosidade verificar o cabo; pois acredite que o técnico tinha cortado o cabo do aterramento deixando o equipamento sem a proteção. Neste momento instalei o cabo terra na máquina; e detalhe a minha casa tem o aterramento em todos os pontos. fica a deixa para vc comentar com seus alunos no dia a dia. abraço. antonio rodrigues-SP.
Nunca pensei que o assunto ia ser muito interessante e de bastante importância, ja tou um tempo aprendendo para não fazer besteira nas minhas estações. Parabéns Leônidas gosto muito das suas aulas.
Caro Leônidas! Minha nora e tava tomando choque na lavadora e no fogão. No chuveiro também mas foi mais fraco. Para minha surpresa o eletricista que fez o padrão e o outro que distribui a fiação pro apartamento não fizeram o aterramento e nem me falaram nada. E meu neto andando próximo dos aparelhos descalço. Ontem outro profissional fez o aterramento com duas hastes. Graças a Deus foi solucionado.
Concordo contigo Leônidas... a equipotencializaçao influencia muito... quando fora construído minha casa eu solicitei que interligasse tudo... eu só senti dificuldade de Encontrar um profissional com terrometro na minha região
Vlw Leônidas suas informações são top!! Essa parte de aterramento estava com dúvidas mais suas informações me esclareceram tudo !! Também vi o vídeo sobre aterramento tt que era a opinião do outro professor mais não esclareceu muito bem, obrigado pela ajuda!!
Excelente explicação aprendi mais aqui, do que no curso técnico em eletrotécnica. Parabéns Léo admiro sua dedicação em sempre querer passar sempre o que está descrito nas normas. Parabéns cara é um excelente profissional.
Boa tarde! Essa era a dúvida que tinha, porque tem gente bem entendida no assunto e fala que o neutro é aterrado, até formada dizem que neutro é aterrado e não precisa de proteção. Não conseguia entender.
Sempre faço o aterramento no neutro , e sempre menciono uma manutenção ou troco a cada 5 anos para todos meus clientes . O problema é que muitos profissionais não o fazem não indicam e não cultuam essa prática .
Essa questão de ideal é discutível, pois depende muito da situação. Mas com certeza sempre precisamos de várias hastes para deixar a resistência mais próximo possível de zero. Valeu Abraço
Bom dia amigo .A Paz esteja contigo .E que esta Paz se estenda em seu ambiente familiar .Show de bola esse ensinamento .Muito obrigado ,e fique com Deus .Paz e Bem . Ps: Ja que vc falou de Pao e bolo ,farei uma boquinha agora .kkk
Leônidas Borges Vê no terrometo ou multimetro ne? Mas se não tiver nada disso como faz? Meio que pela unidade acho, pois fiz um TT na máquina de lavar e coloquei uma "haste" (pois decapei 50cm de um fio 10mm) e funciona bem e é num lugar úmido e terra mais argilosa. O registro do chuveiro aqui tava dando choque e eu aterrei o registro, mas o solo era seco pois lá pegava sol e tinha brita na composição, ai no início funcionou bem pois eu havia molhado, depois de 3 dias dava choque com 60% da intensidade do outro, ai tiramos ele, e dps de uns 2 meses colocamos uma Hidra ND eletronic e parou.
No exemplo que nos mostra no final do vídeo haveria uma fuga de corrente para a Terra, o que iria aumentar muito a sua factura a pagar ao fornecedor de electricidade. Isso seria resolvido com a instalação de um Disjuntor Diferencial - é assim que se chama em Portugal -, que de imediato daria conta da fuga de corrente e desligaria o circuito, protegendo as pessoas de choque eléctrico e poupando a conta de electricidade no fim do mês. Abraço de Portugal.
Eu estudei em uma faculdade que possuía uma barra muito parecida se não igual a aquelas usadas nos sistemas SPDA que circundavam todo o entorno de seus prédios interconectando de tudo desde hastes de aterramento, SPDA e colunas de aço até mesmo o corrimão de escadarias... Achei interessante esse sistema... As pessoas acham que as hastes são a única forma de se fazer um aterramento, porém em grandes edificações é muito comum o uso da malha de aterramento e da equipotencialização de tudo
Leônidas, gostei do tema de hoje e eu te confesso que gosto de usar o sistema TT como aterramento, mas costumo por pelo menos umas 4 hastes e interligadas com cabo nú.
Muito boa explicação.naminha casa estou refazendo a instalação e descobri que só tinha o neutro aterrado e com cabo de terra de 1,5mm .achei horrível, coloquei de 10mm conforme está alimentação e incluir uma haste interligando no neutro da consecionaria deu uma equipotencializacao só não adicionei mais haste devido espaço mas acredito que irá ficar melhor que estava
Sensacional suas explicações...graças a você eu consegui montar meu QDC com DPS e DR somente assistindo seus vídeos....e graças aos diversos vídeos seus descobri que meu sistema aqui em casa de aterramento é TT e com apenas uma aste de cobre...logo vou mudar para TNS e colocar mais duas astes....muito obrigado pelos vídeos ...Parabéns pelo canal...você explica e a gente que é leigo entende...abc
Ótima explicação, então eu posso pegar o aterramento do neutro e reforçar com mais duas ou três barras de cobre interligando elas com fio de cobre fazendo também um aterramento vertical
Leônidas Borges, sou inscrito no seu canal e confesso que é o melhor canal na área de elétrica. Didático, simples e direto! Confesso também que até hoje eu aluno de pós-graduação em engenharia elétrica não presenciei em sala de aula, seja na graduação ou no curso técnico em eletrotécnica, explicações tão claras, objetivas, fundamentadas e seguras! Todos os inscritos no seu canal, profissionais ou leigos somos privilegiados com conteúdos esclarecedores!
Ótimo explicação então e necessário a instalação de um DR caso haja fuga ele desarma a alimentação ou do contrário repercutira na conta a paga com os fluxos de elétrons desviando para o piso se os pés não forem isolantes (de borracha)
A quantidade de barras aterradas é conforme a resistência encontrada no circuito de aterramento, a norma orienta que para um bom aterramento o circuito possua no máximo 10 ohm.
Muito obrigado professor agora sim vou fazer um aterramento da responsa vou fazer um aterramento desse pra minha esposa não tomar choque na máquina de lavar roupa.👍👍👍🙏
Professor faça um vídeo aula sobre o aterramento em uma fundação de um prédio como deve ser feito gosto de assistir seu vídeos são todos muito bem explicado!! Acabei de concluir meu curso de eletricista instalador predial no SENAI sou de Rosário cidade do Maranhão
Meu querido Leônidas, da maneira que vc explica , por que vc não vai pensando em montar um curso de eletricista residencial? Vai ficar show de bola vc é muito bom!
Estou fazendo uma instalação em uma fábrica nova de palitos de picolé, são mais de 20 máquinas e serão instalados 3 quadros de distribuição, vou fazer esse tipo de sistema, acho muito mais seguro por serem máquinas que utilizam motores elétricos, mais suscetíveis a dar fuga..todas serão aterradas 🙏🙏 e essa explicação aí foi muito fundamental pra essa decisão..gratidão..!
Tem pessoas que faz um ponte do neutro e liga na carcaça. Vejo isso diariamente em manutenções e principalmente em chuveiros. O certo é seguir a norma igual vc está explicando
Muito bom, essa vídeo aula, realmente é um assunto que vários profissionais não dão a devida atenção ou não sabem com profundidade, eu já vi até professores de curso técnico com conhecimento errado quando o assunto é sobre aterramento e DR , alguns passam conhecimento errado, mas a sua aula está dentro das normas e muito boa didática. tenho aprendido muito e relembrado muita coisa do curso com as suas aulas. Deus continue abençoando.
Fazer um QDC com esse tipo como comentei anteriormente .Usando um DR posso chegar ao QDC com fase-neutro-Terra ai entro no Dr com fase e neutro e derivo antes do DR para barramento terrra .
O eletricista colocou uma haste de 1m p aterrar o neutro do padrão. Eu perguntei se 1m é ideal ele disse que não tem muia importância o tamanho da harte.
Leônidas interessante eu já tenho o aterramento do padrão e tenho um aterramento próximo da lavanderia eu posso ligar o fio terra da máquina e mais a carcaça no mesmo isolamento do terra digo na mesma aste do chão ou não?
boa noite amigo.. estou querendo aprender um pouco de elétrica, pois a instalação daqui de casa anda dando problemas.. e a minha maior dúvida e justamente sobre aterramento e até agora o seu vídeo foi o melhor que achei .. continue ensinando bem explicado dessa forma.. aproveitando vou fazer uma pergunta.. nessas outras haste de aterramento espalhadas eu posso deixar tanto o cabo de aterramento tanto o cabo neutro também não é isso? qual seria a melhor opção, deixar o cabo neutro junto com o cabo de aterramento conectado em todas as hastes ou deixar só o cabo terra conectado nas outras hastes e o neutro apenas na haste de aterramento do relógio? obrigado
Finalmente uma explicação sem frescura e sem fantasia. Valeu.
Rapaz! So de voce ensinar ja me passou mais segurança! Como é bom aprender com quem sabe fazer o certo, e nao seguir os conselhos dos ze faisca... Valeu amigo
eu faz 2 curso de instalaçoes eletrica um foi no senai, e nuca tive uma explicaçao tam completa como do leônidas borges voce sabe transmitir seu conhecimendo com muita clareza, parabens que te abençoe. um abraço
Que legal saber disso, muito obrigado
Eu posso aterra o neutro en vario ponto da casa mesmo ele ja ta aterrado na cixa de entrada
@@gilmardelimafreitas7799 equipotêncialização.
@@gilmardelimafreitas7799 No TN-C industrial para alimentação de motores trifásicos, onde o neutro praticamente não é usado, o cabo PEN é aterrado com hastes em múltiplos pontos, como a corrente sempre prefere o caminho de menir resistência, ela prefere percorrer o cabo ao invés do solo (ainda percorre uma corrente de poucos miliamperes entre hastes devido a tensão entre os dois pontos do mesmo cabo devido a resistência do cabo, basta estudar resistor shunt para entender), mas ligar o neutro em múltiplos lugares da mesma ferragem para criar um aterramento TN-C aos moldes do industrial e que seja seguro do ponto de vista choque elétrico vai criar loop de terra, pois parte da corrente, ao invés de percorrer o cabo, vai percorrer a ferragem, quando a mesma deveria ser livre da passagem de corrente de consumo como qualquer malha de aterramento para não ter inconsistência no potencial 0v absoluto em toda a extensão da malha.
Leônidas, pegando o gancho da máquina de lavar; um técnico levou a minha máquina de lavar para alguns reparos e no dia que ele comentou que ia trocar o cabo de alimentação e realmente trocou; depois que passei acompanhar seus videos me despertou a curiosidade verificar o cabo; pois acredite que o técnico tinha cortado o cabo do aterramento deixando o equipamento sem a proteção. Neste momento instalei o cabo terra na máquina; e detalhe a minha casa tem o aterramento em todos os pontos. fica a deixa para vc comentar com seus alunos no dia a dia. abraço. antonio rodrigues-SP.
Pois é, independente muitos "técnicos" não são tão técnicos assim
Nunca pensei que o assunto ia ser muito interessante e de bastante importância, ja tou um tempo aprendendo para não fazer besteira nas minhas estações. Parabéns Leônidas gosto muito das suas aulas.
Caro Leônidas!
Minha nora e tava tomando choque na lavadora e no fogão. No chuveiro também mas foi mais fraco. Para minha surpresa o eletricista que fez o padrão e o outro que distribui a fiação pro apartamento não fizeram o aterramento e nem me falaram nada. E meu neto andando próximo dos aparelhos descalço. Ontem outro profissional fez o aterramento com duas hastes. Graças a Deus foi solucionado.
Parabéns, pela explicação,a melhor que vi no TH-cam, trabalhei 35 Anos com Eletricidade.
Que legal, muito obrigado
Concordo contigo Leônidas... a equipotencializaçao influencia muito... quando fora construído minha casa eu solicitei que interligasse tudo... eu só senti dificuldade de Encontrar um profissional com terrometro na minha região
Sim, o terrometro é meio "raro"
Vlw Leônidas suas informações são top!! Essa parte de aterramento estava com dúvidas mais suas informações me esclareceram tudo !! Também vi o vídeo sobre aterramento tt que era a opinião do outro professor mais não esclareceu muito bem, obrigado pela ajuda!!
Que aula, parabéns pela explicação..
Excelente explicação aprendi mais aqui, do que no curso técnico em eletrotécnica. Parabéns Léo admiro sua dedicação em sempre querer passar sempre o que está descrito nas normas. Parabéns cara é um excelente profissional.
Que legal. Muito Obrigado
Em Minas a Cemig autoriza
Melhor explicação que já vi, parabéns
Boa tarde! Essa era a dúvida que tinha, porque tem gente bem entendida no assunto e fala que o neutro é aterrado, até formada dizem que neutro é aterrado e não precisa de proteção. Não conseguia entender.
Sempre faço o aterramento no neutro , e sempre menciono uma manutenção ou troco a cada 5 anos para todos meus clientes . O problema é que muitos profissionais não o fazem não indicam e não cultuam essa prática .
Boa tarde cada funçao tem que ser distinta,neutro é neutro,o terra deriva da mesma arte mais com condutor separados.
Parabéns teacher muito bem explicado
Muito Obrigado
a função do. condutor neutro e desviar pra terra as correntes perigosas evitando choques
Ótima explicação, simples e objetiva!
video bom, somente quem conhece bem sobre eletricidade , fica mais facil a compreensão, mas a condição de interligar mais astes é importantissimo.
Leonidas, não seria melhor o TT com varias hastes ao inves do especificado na aula em questão
Pode ser utilizado também, o maior problema é que a grande maioria coloca apenas 1 haste no sistema TT.
O TT é o ideal, porém tem que acrescentar hastes até obter uma medida de "platô" de 10ohm ou menos.
Essa questão de ideal é discutível, pois depende muito da situação. Mas com certeza sempre precisamos de várias hastes para deixar a resistência mais próximo possível de zero. Valeu Abraço
Rapaz parabéns pela excelente aula
Muito Obrigado Adriano
Bom dia amigo .A Paz esteja contigo .E que esta Paz se estenda em seu ambiente familiar .Show de bola esse ensinamento .Muito obrigado ,e fique com Deus .Paz e Bem .
Ps: Ja que vc falou de Pao e bolo ,farei uma boquinha agora .kkk
Bom dia. Amém e igualmente. Também fiquei com fome ao ver o vídeo, rsrsrs
Obrigado entendi.valeu
Valeu
Nuna distância de 26m são necessárias quantas hastes?
As hastes não estão relacionadas com a distância, e sim com a resistência do solo
Leônidas Borges Vê no terrometo ou multimetro ne? Mas se não tiver nada disso como faz? Meio que pela unidade acho, pois fiz um TT na máquina de lavar e coloquei uma "haste" (pois decapei 50cm de um fio 10mm) e funciona bem e é num lugar úmido e terra mais argilosa.
O registro do chuveiro aqui tava dando choque e eu aterrei o registro, mas o solo era seco pois lá pegava sol e tinha brita na composição, ai no início funcionou bem pois eu havia molhado, depois de 3 dias dava choque com 60% da intensidade do outro, ai tiramos ele, e dps de uns 2 meses colocamos uma Hidra ND eletronic e parou.
Para verificar corretamente o aterramento é só com o terrometro mesmo
@@LeonidasBorgesEletrica o solo for mais úmido é melhor pro aterramento?
Sim é melhor, mas precisa levar em consideração que existem períodos em que o solo está mais seco
Parabens, pela aula, esta comparação com o trigo foi sensacional.
Realmente professor você dez parabéns
Para mim isso não foi só um bom vídeo, e sim uma ótima vídeo aula, obrigado! 👏👏👏
Obrigado mestre!
Valeu
PARABENS PROFESSOR TAMOS JUNTOS NA OPINIAO
Estou estudando no Senai e assistindo seus vídeos vc é o cara.muito boa a explicação tirou minhas duvidas
Muito bom a aula parabéns professor que Deus te abençoe
Bo a tarde muito bom parabéns
Obrigado
No exemplo que nos mostra no final do vídeo haveria uma fuga de corrente para a Terra, o que iria aumentar muito a sua factura a pagar ao fornecedor de electricidade. Isso seria resolvido com a instalação de um Disjuntor Diferencial - é assim que se chama em Portugal -, que de imediato daria conta da fuga de corrente e desligaria o circuito, protegendo as pessoas de choque eléctrico e poupando a conta de electricidade no fim do mês.
Abraço de Portugal.
Obrigado professor
Valeu
Eu nunca vi um vídeo tão bem explicado como esse, meus parabéns você foi perfeito na explicação
Bem explicado parabens
Muito obrigado
Eu estudei em uma faculdade que possuía uma barra muito parecida se não igual a aquelas usadas nos sistemas SPDA que circundavam todo o entorno de seus prédios interconectando de tudo desde hastes de aterramento, SPDA e colunas de aço até mesmo o corrimão de escadarias... Achei interessante esse sistema... As pessoas acham que as hastes são a única forma de se fazer um aterramento, porém em grandes edificações é muito comum o uso da malha de aterramento e da equipotencialização de tudo
Sim isso é a equipotencialização
Boa aula, obrigado. Gostaria que o senhor fizesse essa aula com a prática. 👍
Valeu
Sou Técnico em Eletrotécnica e conheci seu canal hoje,parabéns pelos videos.São verdadeiras aulas de quem domina o assunto.
Que legal Sebastião seja bem vindo.
Excelente explicação, estou aprendendo muito com você
Leônidas, gostei do tema de hoje e eu te confesso que gosto de usar o sistema TT como aterramento, mas costumo por pelo menos umas 4 hastes e interligadas com cabo nú.
Nesse caso já fica bem melhor que a maioria que coloca somente 1 haste.
Muito boa explicação.naminha casa estou refazendo a instalação e descobri que só tinha o neutro aterrado e com cabo de terra de 1,5mm .achei horrível, coloquei de 10mm conforme está alimentação e incluir uma haste interligando no neutro da consecionaria deu uma equipotencializacao só não adicionei mais haste devido espaço mas acredito que irá ficar melhor que estava
Sensacional suas explicações...graças a você eu consegui montar meu QDC com DPS e DR somente assistindo seus vídeos....e graças aos diversos vídeos seus descobri que meu sistema aqui em casa de aterramento é TT e com apenas uma aste de cobre...logo vou mudar para TNS e colocar mais duas astes....muito obrigado pelos vídeos ...Parabéns pelo canal...você explica e a gente que é leigo entende...abc
Que legal Luperce. Muito obrigado
Parabéns pela aula de aterramento
Voce e único que explica tudo. E não cobra nada
Ótima explicação, então eu posso pegar o aterramento do neutro e reforçar com mais duas ou três barras de cobre interligando elas com fio de cobre fazendo também um aterramento vertical
Show de bola Leônidas esta aula!!
Ótima aula, obrigado.
Muito boa a aula sobre aterramento. Bem explicado. Parabens. Silverio BrasiliaDF
Boa noite leonidaa sou manoel gostaria que vc faça uma aula mostrando augus modelos de conctores de cabos
Sim, já tenho alguns é farei outros assim que possível. Valeu
Aaah, rapaz!!! Agora eu entendi essa bagaça. Excelente explicação.
Muito boa explicação
Muito Obrigado
Leônidas Borges, sou inscrito no seu canal e confesso que é o melhor canal na área de elétrica. Didático, simples e direto!
Confesso também que até hoje eu aluno de pós-graduação em engenharia elétrica não presenciei em sala de aula, seja na graduação ou no curso técnico em eletrotécnica, explicações tão claras, objetivas, fundamentadas e seguras!
Todos os inscritos no seu canal, profissionais ou leigos somos privilegiados com conteúdos esclarecedores!
Muito obrigado. Fico muito feliz em saber disso. Abraço
é marcos nos cursos q fiz os caras parece que não gastam de falar sobre isso fogem do assunto
@@cirsoafonso9628 Estranho isso!
Forte abraço!
Aqui em casa fiz uma atualização nos sistemas pq na entrada eu não tinha antes o terra hoje tem 3 aste em linha
Legal
você explica , o neutro ,saindo do transformador: o certo seria , saindo do padrão, do medidor, para o quadro de distribuição monofásica
Ótimo explicação então e necessário a instalação de um DR caso haja fuga ele desarma a alimentação ou do contrário repercutira na conta a paga com os fluxos de elétrons desviando para o piso se os pés não forem isolantes (de borracha)
A quantidade de barras aterradas é conforme a resistência encontrada no circuito de aterramento, a norma orienta que para um bom aterramento o circuito possua no máximo
10 ohm.
Mais ou menos
Muito bom. Parabéns.
obg deus abençoe
Show essa aula valeu
Muito obrigado professor agora sim vou fazer um aterramento da responsa vou fazer um aterramento desse pra minha esposa não tomar choque na máquina de lavar roupa.👍👍👍🙏
olha muito bem explicado, muito bem entendido muito obrigado
Show está de parabéns. Mais assim pode fazer um aterramento de segurança? sem puxar o aterramento. Que está feito fazer outro aterramento isolado....
Professor faça um vídeo aula sobre o aterramento em uma fundação de um prédio como deve ser feito gosto de assistir seu vídeos são todos muito bem explicado!! Acabei de concluir meu curso de eletricista instalador predial no SENAI sou de Rosário cidade do Maranhão
Mais didático impossível. Parabéns.
Obrigado
Oh meu jovem. Gosto muito de seus vídeos. Parabéns !
Boa noite, cada dia seu vídeos fica
Melhores , parabéns.
Legal, muito obrigado
Boa aula e analogia do pão sensacional! Obrigado.
Grande Mestre tudo bem explicadinho
DEUS TE ABENÇOE VOCE MERECE
Muito Obrigado. Amém
Show de explicação
Muito bem explicado ...a gente agradece
ótima explicação 👏👏
Dúvida! Exclusivamente para o chuveiro , uma haste e soficiente para o aterrament
Meu querido Leônidas, da maneira que vc explica , por que vc não vai pensando em montar um curso de eletricista residencial? Vai ficar show de bola vc é muito bom!
Sim eu tenho essa intenção, o maior "problema" é o custo. Mas vou fazer logo esse curso
Muito obrigado pelo feedback e idéia
@@LeonidasBorgesEletrica Eu irei aguardar. Deus abençoe que de tudo certo. Abraços amigo!
Estou fazendo uma instalação em uma fábrica nova de palitos de picolé, são mais de 20 máquinas e serão instalados 3 quadros de distribuição, vou fazer esse tipo de sistema, acho muito mais seguro por serem máquinas que utilizam motores elétricos, mais suscetíveis a dar fuga..todas serão aterradas 🙏🙏 e essa explicação aí foi muito fundamental pra essa decisão..gratidão..!
Muito boa essa explicação Mestre vc é fera
qual a função do fator raiz quadrada de 3 e porquê raiz quadrada de 3 na obtenção das tensões 220v e 127 v ?
Grande Leônidas! Gostei!
Obrigado
ótima aula.
ai sim ajudo bastante fikei procurando de onde vem o neutro
Perfeito👍👍👍👌
Valeu
Mais uma ótima aula.
Muito Obrigado Almir
Excelente aula !
Tem pessoas que faz um ponte do neutro e liga na carcaça. Vejo isso diariamente em manutenções e principalmente em chuveiros. O certo é seguir a norma igual vc está explicando
Parabéns..muito bem explicado de forma simples e clara.
Muito obrigado
Muito bom, essa vídeo aula, realmente é um assunto que vários profissionais não dão a devida atenção ou não sabem com profundidade, eu já vi até professores de curso técnico com conhecimento errado quando o assunto é sobre aterramento e DR , alguns passam conhecimento errado, mas a sua aula está dentro das normas e muito boa didática. tenho aprendido muito e relembrado muita coisa do curso com as suas aulas. Deus continue abençoando.
Que legal. Muito Obrigado
Então pode usar o aterramento do padrão, porém interligando o mesmo ao aterramento da residência
Fazer um QDC com esse tipo como comentei anteriormente .Usando um DR posso chegar ao QDC com fase-neutro-Terra ai entro no Dr com fase e neutro e derivo antes do DR para barramento terrra .
Mas se já está chegando F N T qual a vantagem de interligar novamente? Não é necessário
Obrigado, pela explicação!!
Valeu
Muito bom seu comentário nota 1000
Eu tenho algumas dúvidas sobre aterramento, mas gosto muito do esquema TNS.
Aula nota 🔟 parabéns 🎊
Muito Obrigado
O eletricista colocou uma haste de 1m p aterrar o neutro do padrão. Eu perguntei se 1m é ideal ele disse que não tem muia importância o tamanho da harte.
muito bom mestre , nem no Senai compreende tão bem assim.
Muito Obrigado
Exatamente explicação.
LEÔNIDAS PARABÉNS
EXELENTE EXPLICAÇÃO.
Muito bem explicado.
Leônidas interessante eu já tenho o aterramento do padrão e tenho um aterramento próximo da lavanderia eu posso ligar o fio terra da máquina e mais a carcaça no mesmo isolamento do terra digo na mesma aste do chão ou não?
boa noite amigo.. estou querendo aprender um pouco de elétrica, pois a instalação daqui de casa anda dando problemas.. e a minha maior dúvida e justamente sobre aterramento e até agora o seu vídeo foi o melhor que achei .. continue ensinando bem explicado dessa forma.. aproveitando vou fazer uma pergunta.. nessas outras haste de aterramento espalhadas eu posso deixar tanto o cabo de aterramento tanto o cabo neutro também não é isso? qual seria a melhor opção, deixar o cabo neutro junto com o cabo de aterramento conectado em todas as hastes ou deixar só o cabo terra conectado nas outras hastes e o neutro apenas na haste de aterramento do relógio? obrigado
Leônidas eu não sei nada sobre elétrica e gostaria muito de aprender do sero com em residência o primeiro passo é?