Minha tia viveu lá....Ela tem pavor de médico. Sou sobrinha dela e faço tudo o que está ao meu alcance por ela .Levo ela pra fazer compra e o que ela gosta de comprar é sabão,produtos de limpeza ,E se vc a conhece ela te pede um vestido .Fizemos uma festa igual de criança. Ela chama meu celular de telão. EU E ALGUMAS PESSOAS DA FAMILIA QUE ERAM CRIANÇAS NA EPOCA FIZEMOS UM PACTO DE FAZÊ-LA FELIZ .
Meu Deus!!! Vocês são pessoa abençoadas por acolher essa tia, que foi vítima de uma sociedade cruel e desumana!!! Que ela tenha saúde e muito amor até o fim de seus dias!
Afilhada do meu avô passou por algo parecido mas no hospital de Sorocaba, a mãe dela internou ela lá porque tinha deficiência mental e ela ficou 15 anos lá, até a mãe morrer e a irmã poder tirar ela de lá. Agora ela mora em uma edícula no fundo porque ela não quer as pessoas mexendo nas coisas dela, ela tem cuidadora particular para a noite e de dia vai em uma escolinha específica que ela adora. Todo ano tem aniversário igual de criança também. Da para ver que ela está finalmente feliz.
Inacreditável como o brasileiro sabe tão pouco de sua própria história e como as histórias de nosso próprio país são tão pouco divulgadas nesse país, parabéns pelo vídeo
Meu pai estevi nesti hopital tres veses foi a primeira ves meu avo venfeu terreno e pagou voltou pra casa a cegunda ves meu vo vendeu dinovo terreno ele voltou pra casa a terceira ves meu vo nao tinha mais terreno pra vender ele nunca mais voltou eu tinha a penas um ano e oito messes nos nao sabiamos so gora depois de pouco tempo que ajente foi saber os ororis que acontecia la e mi pergunto e nao vou ter esta resposta nunca porque que se ele voltou pra casa nunca contou pro pai as coisas que acontecia la pois cei que se ele falassi meu a vó nao mandaria ele dinovo pra la pois ele tinha momentos de deziquilibrio e voltava ao normal ele deichou quatro filhos sen pençao sem nada minha mae criou nos con muintu sacrificio sozinha ela partio ten dois anos ela cera para cenpri inesquecivel e a melhor pesoa abençoada melhor mae que possa ezistir e mi pergunto sempre porque ele nao falou as coizas que acontecia la tenho verteza que se ele tivesse falado ele nao teria sofrido tudo que sofreu la e nei morrido la pois meu vó nao mandaria ele mais pra la 0
Só vimos a metade do programa e já da pra dizer q o Holocausto n.a 2a guerra foi menos desumano q esse. As pessoas eram dizimadas, sim . mas ali na câmera de gaz acabava o seu sofrimento. Eu via uma revista q meu pai lia pra nós em casa sobre o Holocausto que chamava " Jamais esqueceremos" eu via todo o horror que os nazistas faziam com os judeus. É realmente , jamais poderemos esquecer, mas vendo esse video hoje, sinto o horror muito maior.
O brasileiro não sabe nada sobre o Brasil,pq só assistem a Globo lixo,e a intenção deste canal satânico é de manter vc intertido,ou disperso,dispersa, enquanto eles(a elite) maquinan o mal, é isto aí.
Meu tio avô tinha esquizofrenia e ficou nesse hospital mas, não sei como, fugiu de lá e voltou para casa depois foi morar com meus avós e ficou com a nossa família até falecer já velhinho. Tadinho, tão bonzinho nunca fez mal a ninguém.
4 ปีที่แล้ว +43
Olá Mariana, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘😘
Meu avô foi pra lá, pq era um idiota e jogou minha tia ainda bb do telhado , mas ele foi para a cozinha e não sofreu nenhum maltrato . Nunca gostei dele , era péssimo marido segundo minha querida avó.
Minha mãe passou minha infância em hospitais psiquiátricos, não neste aqui relatado, mas ela levou choques, tratamento de água gelada, era amarrada... Enfim, eu imagino tudo que minha mãe sofria e me dói pensar na alegria dela ao me ver e ao meu irmão nas visitas...
Minha tia foi uma das vítimas sobrevivêntes do Colônia, ela foi vítima de um estupro no início da adolescência e sequer sabia o que foi aquilo que tinha acontecido consigo, os pais não falavam disso com os filhos, e quando ela voltou para casa apavorada e contou para a mãe dela o que havia acontecido, a mãe a proibiu de contar ao pai por ter medo que ele matassem o rapaz e com isso fosse preso, e que minha tia fosse expulsa de casa. Porém ela começou a ter reações de pós-trauma, coisas que hoje em dia entenderíamos como ataques de pânico, depressão e ansiedade na época acharam que ela estava "louca" e então a mandaram para o hospital. O lugar ferrou com a cabeça dela e ela, já velhinha, sempre contava sobre ter tomado muitos choques, sobre brigas, sobre o frio e outras coisas. As sequelas a tornaram incapaz de viver sem alguém para tomar conta dela, pois ela era instável, em um momento uma tia carinhosa que contava histórias, em outro achava que estavam mexendo nas coisas dela, a perseguindo, a observando, ela não dizia quem. Só mais velha após pesquisar sobre esse lugar onde ela esteve que eu compreendi o que havia acontecido com ela
O mais triste dessa história é que NUNCA serão passadas nas escolas como um instrumento de humanização,fazendo com que nossas crianças vejam como a ganância,egoísmo e falta de respeito com o próximo é capaz de chegar. Que tristeza .
Tenho um irmão deficiente mental, que em janeiro completa 52 anos. Minha mãe contava, que quando ele esteve na APAE no começo dos anos 70 em regime de semi-internato, era muito judiado voltava muito agressivo para casa, sendo que sempre foi um menino doce. Naquela época, eram poucas opções, e olha que estamos falando de São Paulo/capital. Minha mãe não aguentou e tirou ele da instituição e o educou em casa, pedindo demissão de seu emprego. Graças a Deus, hoje temos pessoas qualificadas trabalhando nestas instituições e centros de psiquiatria. Hoje, ele é um homem super inteligente, dentro de suas limitações, tranquilo, feliz e sem uso de nenhum medicamento. Excelente vídeo, Joici! ❤
Fiz uma visita a APAE e fiquei estarrecida quando vi crianças, meninos presos com suas mãos pra fora... Gritavam e as funcionarias chingavam eles.. Nunca mais quis voltar ali.. Até hoje lembro
Um dia desses vi uma reportagem na TV aberta, sobre esse hospital, e a pessoa que falava, me parecia que falava com orgulho da história, falava bem assim: "Aqui faz parte da linda história da cidade". Eu fiquei indignada com isso, que linda história é essa que torturou milhares de pessoas?
3 ปีที่แล้ว +2
Olá Jerusa, muito obrigada pelo seu comentário !!! Uma excelente semana para você!!! Bjs 🤡💀👻💗💗😽😽😘😘
A minha avó foi internada nesse hospital após o meu avô ter falecido.Os filhos do primeiro casamento do meu avô não queriam dividir a herança com ela e assim à internaram.Ela infelizmente faleceu nesse hospital.Eu visitei o museu e é muito triste.
Minha avó ficou internada no hospital psiquiátrico em BH, na década de 60. Levou 10 eletrochoques, mas graças a Deus não afetou a memória dela. Faleceu há 2 anos, com 93 anos e super lúcida. Quando me contava sobre os eletrochoques, eu ficava muito triste 😢😢😢😢
4 ปีที่แล้ว +10
Olá Milene, meus sentimentos... muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
@@depertoninguemenormal8631 muito triste saber que isso existiu um dia né? Li o livro da Daniela... Mas demorei bastante tempo pra conseguir ler tudo, tinha que ter tempo pra processar as histórias.
Me lembro de ler esse livro na faculdade Tive uma crise de ansiedade. Chorei uma noite inteira, no colo da minha mãe... Ver esse vídeo, trouxe a sensação de profundo desespero novamente. Inenarrável imaginar a dor dessas pessoas. Essa história não pode ser esquecida. Todos precisam saber essa vergonha nacional. Parabéns pelo trabalho e profissionalismo!
Tenho um tio avô que foi internado nesse local na década de 60. Ele é vivo até hoje, mas não é mentalmente são. Meu pai era bem novo na época, e ele conta que esse tio dele tinha crises nervosas, por isso foi levado para lá. Mas ele voltou quase que completamente sem sanidade.
Meu pai era negro, do norte de Minas. Ele era nascido em 1924. Se formou médico, seus irmãos dentista e juiz (e membro da Academia Lavrense de Letras). Foram a exceção daquela época. Me orgulho muito do meu pai e meus tios! 🥰 Lembro que meu pai me contou uma vez desse manicômio. Lembro da tristeza no olhar e na respiração dele naquele momento.
Sou de Barbacena e posso afirmar que "Pesado" é um elogio perto do que aconteceu aqui... Essa foi uma das piores desumanidades que poderiam existir. A cidade tem uma energia muito pesada por conta do fardo da triste e horrenda história que carrega.
Bom Tb sou de bq e não sinto essa energia pesada. Gosto muito da minha cidade e essa parte terrível da história faz parte dela infelizmente, eram outros tempos ainda bem que evoluímos.
@@vel475 Tudo é energia e nada se perde no universo; vc pode não sentir mas existe sim; faça um estudo sobre energias; vc já chegou em lugar onde acabou de ter brigas? Vc não estava lá mas quando vc chegou no local vc sente no ar a energia pesada; vc já chegou em algum lugar onde todos estão felizes e vc sente uma energia boa?Vc já chegou a um lugar onde muitas pessoas choram e geme com dores? É impossível não sentir; vc acha que isso acaba? Não Até seu corpo é feito de energias; vc tem um corpo físico e um corpo energético então energias existem faça um estudo...até na Antártica tem histórico do meio ambiente; tudo aqui tem um registro...vc pode não entender ou ver; mas as energias ali estão...faça uma pesquisa e verás que tudo tem energias; até os astronautas sabem disso...boa sorte!
Sou de Barbacena também e esta é uma história muito muito desumana. Já fui ao Museu que conta a história e o ambiente tem uma energia muito pesada. onde era o Hospital Colônia hoje é um Hospital Regional e quando quebrei o dedo precisei ir lá, e na ala onde fica o raio-x existia o lugar onde tinha o "banho de sol" dos internos, onde ficavam nus e abandonados... E na mesma hora em que olhei na janela vi vultos passando, senti calafrios, e vi pessoas. Me assustei e olhei pra minha mãe e perguntei se ela tinha visto algo e ela me respondeu que não... E nesse momento gelei e olhei de novo e ai não tinha mais ninguém. Quando sai da sala do raio-x vi crianças e adultos naquele ambiente. E a partir daí fui procurar saber mais histórias. Minha tia trabalha em Residências Terapêuticas (lugar onde os internos abandonados pelas famílias foram levados após o fechamento do Hospital Colônia)e ia muito com ela quando era menor, e conheci muitos desses internos, alguns não falaram, outros pediam carinho... E tinha uma Senhorinha que em especial, ela teve uma filha enquanto era interna, e as psicólogas compraram uma boneca para suprir a falta do filho tirado dela, e ela não deixava ninguém encostar naquela boneca, afinal, era o filho dela... No dia que a conheci, a primeira coisa que ela fez foi me dar um abraço e me entregar a boneca... Aqueilo tocou meu coração e passei a ir visita-la sempre! Hoje ela é uma estrela, mas nunca esquecer cada sorriso que ela daa quando eu chegava e dava um abraço dela ! Essa é uma das muitas histórias interrompidas pela crueldade desse "Hospital".
4 ปีที่แล้ว +4
Olá Karol, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗😘😘
Já visitei o museu, que se encontra no mesmo lugar onde foi o Colônia! É é muito triste! Muuuito. O ar é pesado, parece que literalmente o sofrimento das pessoas permaneceu naquele lugar :( É uma judiação Espero que os pacientes que lá estiveram, encontrem a paz! Muita paz!
Recomendo o Livro "O Capa Branca" do Daniel Navarro. Conta a história de um funcionario do Hospital Psiquiátrico Juquery em Franco da Rocha em Sp, que se tornou um paciente do mesmo Hospital. Precisamos falar sobre saúde mental; precisamos falar sobre a importância dos tratamentos dignos; precisamos falar de direitos humanos em saúde mental. Gostaria também de salientar a importância do trabalho dos CAPS. O filme "Nise, no coração da loucura", sobre a psiquiatra Nise da Silveira, tb aborda muito bem o assunto. Obrigada, Joice por abordar um assunto tão sensível.
Minha avó ficou viúva em 1942, com 4 crianças pequenas, teve depressão (na época não se falava esse nome)... Ela.foi internada no Juquiry, ela morreu lá, super nova... durou poucos meses
A Nise é inspiração! CAPS tem todo meu apoio e sonho com o dia em que o governo enchergue o quão importante é esse serviço para a sociedade e dê subsídio para um trabalho melhor de que o que hoje é possível oferecer
Sou Barbacenense, minha avó foi internada nesse maldito lugar que lá mesmo ela morreu. Minha Mãe dizia que deixaram cloro jogado e ela acabou tomando, imagino o tanto que minha avó entre tantas pessoas sofreram 😞
@@veronica.seco86 nossa na própria cidade escutamos histórias surreais, eu particularmente não gosto da cidade, é uma cidade fria estranha...Acho que foi tanto sofrimento que essa energia nunca vai se dissipar
Também aqui em São Paulo havia o Hospital do Juquery, cidade que hoje se chama Franco da Rocha. As condições eram as mesmas. Um anjo chamado Nilse da Silveira, psicóloga, foi trabalhar lá e tudo começou a mudar! Foram vários desses hospitais no Brasil.
@@adalberto972 sim após a reforma psiquiátrica jogaram pessoas na rua sem condições de trabalho. Para desafogar gastos do governo. Ainda há pacientes em área restrita. Deram destaque ao hospital geral . Dersa Juquery. Ainda há muitas áreas de tortura que nem funcionários tinham acesso. A ala de manicômio judiciário ainda permanece .
@@saulooliveira892 Exatamente! Conheço vários assassinos que hj estão na igreja se julgando santos, entre outros absurdos que fico sabendo. A sociedade ver as pessoas religiosas como pessoas que não tem coragem de ser criminosos, preconceituosos, e é pra lá que vão.
Tive a oportunidade de visitar esse lugar e conversar com alguns desses pacientes que sobreviveram, doi a alma de ver até onde o ser humano pode chegar! Muito feliz por esse vídeo e pelo seu profissionalismo! Parabéns mesmo. Precisamos falar sobre isso. Precisamos lutar sempre contra isso.
É inacreditável como a maioria de nós, brasileiros, desconhecemos esses fatos. Não tenho palavras para descrever o que sinto depois desse vídeo. Impressionante!
Acompanho seu canal há um tempo, mas nunca comentei antes. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho e por sempre ser tão responsável e delicada, além de respeitosa com todos os casos. Eu conheci esse caso depois de um episódio familiar que me devastou internamento. Esse local, é um retrato de como a sociedade brasileira ainda é alheia aos sentimentos e situações de seus entes. Pra mim, o colônia é uma das coisas mais tristes que o Brasil poderia passar. É doloroso, vergonhoso e até inacreditável. Sinto, por cada uma dessas pessoas que foram descriminadas e até mesmo invadidas com essa situação. Acho que algumas marcas são irreparáveis, assim como a macula desse local, para sempre na história nacional.
Tive uma experiência de visitar em 1980 o manicômio de Franco da Rocha, que foi desativado...eu ia visitar uma menina que era vizinha com 11 anos😢 que triste ver as crianças dopadas! Não podíamos perguntar nada, onde homens cuidavam das crianças; fui perguntar sobre isso quase chamaram a polícia 😑 quando ela teve alta, ainda muito perturbada, ela tinha sido estuprada da pior forma possível...eu não consegui justiça a não ser risadas de quem ouvia! Ou então, tem prova que foi lá? Quer que eu faça o que? Parabéns pra a lei MARIA DA PENHA E DELEGACIA DA MULHER e O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE isso foi uma conquista, mesmo tendo suas falhas.
Eu li o livro holocausto brasileiro quando ainda era adolescente, lembro de estar na escola e um professor me repreender por estar lendo algo tão forte, questionei pq nunca nos foi mencionado esse fato nas aulas. Algo de suma importância, pavoroso não ser explanado para não se repetir ... Ele simplesmente se calou e disse para não ler essas coisas ...
Nossa que ridículo, acho sim que deveria ter esse tipo de relatos nas escolas do ensino fundamental e médio... para não acontecer novamente essas barbaridades
que merda de professor hein justamente por ser algo forte é que precisa ser lido e compartilhado se a gente não sabe da história, os erros são repetidos
Meu professor de literatura do 2º e 3º ano, nos passou esse livro. Até entramos em contato com a autora, ela nos respondeu. Foi incrível trazer a tona uma história que muuuuuuita gente nem se quer sabe que existe!
É realmente disso que sinto falta nos vestibulares brasileiros, Quincas Borba é um livro que tem Barbacena como parte do cenário, e é tanta coincidência que o personagem principal morreu surtado na cidade, e sendo vestibulanda nunca tinha ouvido falar nessa tragédia… é triste porque ao invés de colocar um livro que trata de um problema social, que vai fazer as pessoas refletirem e terem consciência do nosso passado vergonhoso, preferem colocar uma obra antiga e que, sinceramente, não agrega nada na vida atual das pessoas.
Minha mãe de criação enternou um filho lá em Barbacena já muitos e muitos anos atrás ele sumiram com ele até hoje não se tem notícias eu já tenho 39 anos então essa história deve ter uns cinquenta anos Eu sou do leste de Minas
Hoje o hospital ainda funciona, tem internos mas o tratamento é humanizado. No hospital tb tem um museu, que conta toda esta tragédia em fotos e até áudios dos gritos.
O filme brasileiro"O Coração da Loucura" também fala sobre esse tipo de "Hospital Psiquiátrico ". A protagonista é Glória Pires no papel de uma Psiquiatra chamada Nice da Silveira. Ela melhorou bastante alguns aspectos desse hospital, através da orientação de Carl Jung. Vale a pena assistir, apesar de ser extremamente absurdo e triste.
A Nice da Silveira trabalhou no primeiro hospital psiquiátrico do Brasil, o Engenho de Dentro Dom Pedro I, sendo uma das responsáveis pela revolução psiquiátrica no Brasil junto com Ulisses Pernambucano.
Esse livro da Daniela Arbex usei no meu TCC no curso de Direito para demonstrar tamanho crime contra os direitos humanos que eram cometidos nesses "hospícios" com pessoas que possuíam doença mental e é muito boa fonte de história e pesquisa. Realmente bem completo. Parabéns Joici pela competência e entrega no seu trabalho, recomendo para todo mundo que eu posso porque seu trabalho merece ser divulgado!!!
4 ปีที่แล้ว +5
Olá Marcelle, muito obrigada pelo carinho e apoio !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘😘
MUITOS VAO P CONSULTA,E DR.CORRUPTO, DESONESTO FAZEM PACIENTES DOENTES PARA INTERNAR PARA HOSPITAL FATURAR DINERO A CUSTAS DESSES DOENTES FABRICADOS.DOPAN PACIENTES,QDO A FAMILIA VAI VISITAR VE CENAS TRAGICA.COVARDES DOUTORES E FUNCIONARIOS.ISSO PASSA MUITO EM HOSPITAIS REGULAR TB. (NAO SAO TODOS)SE NAO TEM DOENTE,COMO MANTER HOSPITAL E PAGAR DR.MAFIA MED.
Finalmente alguém falando sobre esse caso!!! Triste demais! Tem um documentário sobre no TH-cam... O filho de uma vítima foi levado pra ver se reconhecia a mãe em fotografias e ela tava como um dos pacientes... Ele ficou arrasado pq achava que ela tinha ido embora como o pai havia dito. Muito triste!!
Meu Deus!... Eu tenho um filho com problemas mentais, ele tem 32 anos!... Eu cuido do meu filho com tanto cuidado, amor e carinho!... Eles n tem culpa de nada!... Pq fizeram isso com essas pessoas!?... assisto todo vídeo com olhos lacrimejando...😥
4 ปีที่แล้ว +1
Olá Aray, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗😘😘
Sou estudante de psicologia e minha professora indicou para vermos esses documentários sobre esse Holocausto Brasileiro, e Em nome da Razão. Até então eu não sabia que isso aconteceu, chorei tanto que só de digitar sobre já estou chorando. Quanta maldade. Que essas pessoas que se foram tenham encontrado a paz e as que ficaram pra contar história que estejam num lugar com pessoas que as tratem bem.
Fiquei emocionado. Semana passada comentei no video de sexta, essa semana ela posta! Essa historia é muito triste! Ja vi o documentario umas 3 vezes, e toda vez que vejo choro! É muita maldade! E o pior é saber que demorou-se quase 100 anos para que se parasse com isso!
Pior é q essa brutalidade psiquiátrica ainda ocorre em hospitais privados . Quem é indesejado é internado por familiares. E obrigados a tomar remédios para dormir os tomba doido. Tudo foi gourmetizado. Se vc questiona te colocam para dormir . Tu tem q ser sem coração para trabalhar em local assim . Pq a próxima indesejada pode ser você. Se lucra muito com a desgraça alheia . Tu pede para sair . Aquilo é crime ,desumano . Drogam tanto pacientes que vc se desespera. To falando de século 21 .
Gente que barbaridade, minha mãe e dos anos 50 é foi mãe solteira com 14 anos os pais tinham vergonha e ja internaram ela não no barbacena mas em outra instituição ela disse que sofreu eletrochoque e muitas pacientes eram vitimas de estupro.
Eu moro em Barbacena. Aqui a gente cresce sabendo dessa história, mas é triste como muita gente não sabe um evento tão triste e importante em nosso país
Muito triste... Eu sou de SP e nunca tinha nem ouvido falar... A verdade é nós como povo não temos identidade de grupo pq não sabemos absolutamente nada sobre nossa história e o pouco que chega até nós é tão distorcido que parece que deixa a gente ainda mais ignorante.
Uma dita "muito religiosa" me humilhava muito no trabalho e postava nas redes sociais os engajamentos na igreja e vivia com o terço na mão. Seres doentes...
Moro em uma cidade próxima a Barbacena, e minha já falecida avó foi paciente do colônia. Ela passou por coisas horríveis, tudo porque ela teve depressão pós parto.
Eu tenho esse livro "Holocausto brasileiro" é muito chocante a cada página lida😢, quando li senti que estava dentro da história de tão intenso que é o livro.
As escolas deveriam falar sobre essa história toda, por mais triste e perturbadora que seja, infelizmente faz parte da nossa história, só que tentam esquecer, impossível, não vir essa história na escola,e eu concluir ensino médio em 2012,e nem nas bibliotecas tinham livros contando e tinha uns que ficavam tipo escondido,como se o acesso fosse restrito, eu soube mais dessa história pesquisando por fora usando a Internet.
Eu, aos66 anos de vida, achei que já teria visto de tudo. Estou chocada. E, olha que leio muito . Deus deu,dá e dará o merecido a cada um desses seres que compartilharam com isso.
Não conhecia a história desse hospital. Meu Deus, como o ser humano é capaz de tanta crueldade. Dói o coração saber de tudo isso e de toda essa dor e sofrimento.
4 ปีที่แล้ว +2
Olá Mariana, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Joice... o que mais admiro em vc é sua humanidade! A sua voz transparece no seu relato! Vc é d+…amo seu canal! Vc é sempre imparcial, mas esse caso senti que também mexeu com vc. Parabéns! Continue assim! ❤👏
Inimaginável. Não sou ovelha negra mas nos tempos atuais eu seria mandada pra lá. Mas sou normal. Apenas não sou o padrão normal pra época. Pense bem... Meu Deus
Recomendo que assistam ao documentário "EM NOME DA RAZÃO", disponível aqui no TH-cam... Foi um dos primeiros registros visuais do hospital em funcionamento e é tema obrigatório de debates nos cursos de Psicologia da região. E a direção é do premiado cineasta Helvécio Ratton, ainda no começo de sua carreira.
Vdd, muito triste. Estou cursando Psicanálise e percebi pela história da psiquiatria que houve evolução nos tratamentos psiquiátricos. Mas naquela época era só sofrimento. Muita desinformação mesmo. Triste😰
Minha tia avó foi internada nesse hospital pelos meus tios, ela ficou lá até morrer. Motivo pela internação? Ela não era moça direita, visto que não casou e se entregava aos prazeres da vida. É um absurdo! Minha tia não era doente, ela apenas não quis seguir os padrões impostos a uma moça decente.
Tenho uma tia que namorou muito casou 8 vezes kkkk A família toda menos meus pai fala mal dela . .. Eu sempre falava em festa de família que ela pelo menos nunca tinha vivido um casamento por conveniência elas falavam que eu ia ser igual a ela . A tia namoradeira é a tia mais carinhosa e legal que eu tenho, deve ser pq ela é feliz ! O último casamento dela foi com 60 anos ela tá feliz!!!
@@jessicaleite9014 Graças à Deus, sua tia era a ovelha negra da família. Libertou vários antepassados que provavelmente casaram sem AMOR e por imposição dos Pais e familiares. Eu tbem tive uma tia assim e amava ELA.
A minha bisavó já me falou desse hospital ( mandaram a tia dela pra lá porque ela era " louca " , acho que ela assim como eu até então, não sabia dessa realidade , ela só sabia que as pessoas não saíam vivas de lá.) Agora eu entendi o porquê , é triste saber que isso aconteceu aqui tão perto , eu com certeza não me surpreendo mais com o nível da maldade humana.
Eu li esse livro da Daniella e cada vez que eu lia um capítulo eu tinha que ir com calma pq sempre vinha na minha cabeça que se eu tivesse com minha família naquela época eu estaria lá com meu filho que é TDAH, meu esposo que é Bipolar e eu que sou borderline. 😭 Eu tive que passar a leitura muitas vezes por que ler o que aconteceu ali e pensar que eu sou como as pessoas que estavam lá, e não necessariamente precisava ter um transtorno para estar lá, dói muito.
Sou de Barbacena, meu pai trabalhou na Fhemig (antigo colonia) e ainda pegou a fase de transição do hospital e chegou a fazer um manuscrito sobre as coisas q aconteciam la.
Eu estive em Barbacena em 2015 pude ler o livro, conhecer a cidade e o hospital (o que sobrou dele), conhecer pessoas que passaram por ele e hj tem uma vida digna em sociedade. Essa história só demonstra a dívida eterna que nós brasileiros temos com essas pessoas! Nunca vi, em toda minha vida, tamanha atrocidade, violência e desrespeito! A luta antimanicomial continua, pq todo e qualquer cidadão com sofrimento mental merece um cuidado digno e respeitoso na comunidade onde vive e não preso nessas instituições que ainda hoje existem (obviamente não são iguais ao colônia, mas prendem e cerceiam direitos)!
Na cidade onde morava tinha uma "Colônia", está desativado a anos, eu tive a "oportunidade" de entrar lá, e, meu Deus, só de entrar ali te dá vontade de chorar, o lugar carrega algo macabro, nos quartos ainda tinha as camas de concreto com barras de ferro que serviram para amarrar os pacientes. Não dá para imaginar o que as pessoas passaram ali.
Moro em Barbacena,já ouvi muitas histórias que minha sogra conta ,fora que muitos mortos eram pra estudo Esse cemitério tbm eram enterrados pessoas que não era do hospital, inclusive minha tia foi enterrada lá Meu caminho pra cs ,passo em frente ao cemitério da Paz,hj desativado,e o hospital hoje funciona como UPA e internação normal Hj uma parte do hospital se encontra o Museu da Loucura Muito triste 😔
Para mim esse é um dos seus videos que mais mexeram comigo ,geralmente eu escuto estudando mas parei tantas vezes para entender o que eu estava escutando, chocado, sinto muito todos que passaram e tinham familiares ou conhecidos que passaram por isso
Vim correndo já li o livro e vi o documentário sobre o holocausto brasileiro - Barbacena, mas vale a pena ver de novo contigo contando a história!!! Outro caso interessante são os campos de concentração no Ceará, quando der dê uma olhada (tem doc. no yt)
Eu já tinha ouvido falar desse caso, mas nunca vi um vídeo completo sobre. É inconcebível que algo do tipo aconteceu na vida real. É bizarro o nível da maldade humana. Parabéns pelo trabalho Joici !!! Até a segunda parte !!!
Meu Deus 🙏... Como pode, pessoas tratarem outras pessoas de tal forma! Eu fico me perguntando: Não tinham sentimentos? Como pode? A que ponto chegam certas pessoas... Será que são seres humanos, ou apenas "seres"! E as freiras? Conseguiam rezar de boa? Quanto sofrimento! Verdadeiro martírio... Gente, e o Cemitério?... Barbaridade, meu Deus 🙏 Esse é o mundo em que vivemos, até hoje... E eu pergunto: " Hoje, será que não existe algum lugar parecido com esse? Ou igual, ou pior... Eu resumo tudo isso, com meu coração partido e minha alma abatida... Na minha opinião... " O extremo mais sórdido da degradação humana"... Sem palavras... Obrigada Joici, pela forma de conduzir uma situação como essa, bj 🙏🙏❤️❤️
"Sextou pessoal, sextou, e se sextou é dia de sextas assustadoras." Quem acha um pouquinho "trava língua"?😀 Seus vídeos são demais, parabéns pela forma séria que você aborda os assuntos.
Assistir esse caso deu uma sensação de impotência por querer ajudar essas pessoas, tirá-las de lá e não poder, fico me perguntando como o ser humano pode ser tão cruel assim, é um absurdo! Parabéns pelo trabalho incrível, Joici!
Moro em Porto Alegre/RS, e em 1974, visitei o Hospital Psiquiátrico São Pedro, a situação é muito semelhante ao que contaste. O cheiro era tão forte, que quando saí de lá, precisei lavar tudo. Nunca tinha presenciado uma situação tão degradande do ser humano. Me marcou para o resto da vida.
Eu não entendo como tem gente que dá deslike em um vídeo tão bem elaborado, muito bem pesquisado e que deve ter dado um trabalhão pra Joyce, sem falar na apresentação maravilhosa que ela faz, mesmo sendo um caso tão delicado e dificil de ser abordado, ela o faz com todo respeito e cuidado. Meus parabéns Joyce 🥰 você é excepcional 👏👏👏 admiro muito seu trabalho.
minha bisavó morreu ai, ela teve psicose pós parto e pelo tratamento na época não ser conhecido e pela falta de assistencia ela jogou meu tio avô no fogo do fogão a lenha, ela foi abandonada, meu bisavô criou todos os 7 filhos restantes sem ninguem com medo dos seus filhos sofrerem com agressões de suas madastras, meu avô contou essa historia para mim antes de eu ter conhecimento de tudo que minha bisavô passou, hoje sei que a cada 100 mulheres uma tem depressão pós parto e a cada 10.000 uma tem psicose e é um efeito da queda dos hormonios pós partos, mulheres quem precisar de ajuda a busque a. maternidade é bela porem é normal se sentir mal, fico triste por ouvir tudo que meu vô amava sua mãe e como ela o amava e por ignorancia da epoca ela acabou nesse inferno. obrigado por mostrar essa historia, no inverno eles jogavam agua gelada nos pacientes...
Minha notificação preferida estava ansiosa pra ouvir você narrando essa história Pra mim profissional de enfermagem com especialização e TCC sobre saúde mental é vergonhoso tudo que o Brasil viveu e ainda vive a área psiquiátrica do Brasil tem muito ainda a evoluir é extremamente dolorosa as histórias. O mais triste sabe que não era só no Colônia mas em várias instituições psiquiátricas do Brasil o Colônia ganhou mais visibilidade pelo tamanho
Boa noite Eu sou moradora da cidade Barbacena, essa é uma mancha sombria sobre nossa cidade. Muito triste saber que ocorreu tanto sofrimento tão perto de nós.
Aqui em maragojipe reconcavo bahiano,tem um antigo sobrado que era um hospital,outro que era uma prisão de menores infratores de todo o Brasil ,e terminou com um incêndio, ( não se fala se houve vítimas) é uma pequena fortaleza,que funciona hoje como escola que dão cursos a jovens aprendizes,ainda há funcionários da época, mas eles não falam muitas coisas,e há um olhar sombrio nos olhos do mesmo,..
Algumas pessoas não acreditam, mas é verdade. Moro em Barbacena e existe o museu da loucura que não retrata nem 1/3 do que realmente aconteceu. Parabéns pelo canal diga-se de passagem.
3 ปีที่แล้ว +1
Olá Enderson, muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho !! Uma excelente semana para você 😊 !! 🤡💀👻
Gente, estou chocada, de verdade...Parabéns pela coragem de expor esta triste e vergonhosa passagem da nossa história. Inclusive, deveriam falar mais sobre este horror, para que nunca mais volte a acontecer. Sucesso!
Meu pai diz que o irmão dele foi internado neste local, ele diz que todo mês de Julho meu tio ficava "zureta". Ele foi internado pelo sogro. Meu pai foi visita lo e ele pedia pra sair de lá pq era muito mal tratado... muito triste😢 ..... Isso aconteceu em 1959, quando meu pai conseguiu ter uma condição melhor avisaram que ele havia falecido
Isso aconteceu em 1959 meu pai tinha 17 anos, infelizmente não conseguiu salvar o irmão..... na época era muito difícil de sair de lá, segundo meu pai, além disso a vida do meu pai não era fácil, não tinha pra onde levar o irmão, que quando o encontrou já estava debilitado e precisava realmente de cuidados
Eu deixo like com muito gosto, porque sei que esse trabalho é feito de muito esforço, discernimento, e pesquisa!!! Nada de plágio ou sensacionalismo...Parabéns por abordar assuntos tão importantes, e com tanta seriedade!!! Você foi muito delicada em todas as suas observações sobre saúde mental.👌
4 ปีที่แล้ว +1
Olá Livia, muito obrigada pelo carinho !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Parabéns Joice ainda bem que vi nunca ouvi sobre isso. Tinha uma tia que ficava internada, e sofria estupro, roubo por parte dos outros doentes, e até de funcionários.
Minha tia viveu lá....Ela tem pavor de médico. Sou sobrinha dela e faço tudo o que está ao meu alcance por ela .Levo ela pra fazer compra e o que ela gosta de comprar é sabão,produtos de limpeza ,E se vc a conhece ela te pede um vestido .Fizemos uma festa igual de criança. Ela chama meu celular de telão. EU E ALGUMAS PESSOAS DA FAMILIA QUE ERAM CRIANÇAS NA EPOCA FIZEMOS UM PACTO DE FAZÊ-LA FELIZ .
Cuida dela com muita carinho mesmo, que Deus os Abençoe.
Meu Deus!!! Vocês são pessoa abençoadas por acolher essa tia, que foi vítima de uma sociedade cruel e desumana!!! Que ela tenha saúde e muito amor até o fim de seus dias!
Afilhada do meu avô passou por algo parecido mas no hospital de Sorocaba, a mãe dela internou ela lá porque tinha deficiência mental e ela ficou 15 anos lá, até a mãe morrer e a irmã poder tirar ela de lá. Agora ela mora em uma edícula no fundo porque ela não quer as pessoas mexendo nas coisas dela, ela tem cuidadora particular para a noite e de dia vai em uma escolinha específica que ela adora. Todo ano tem aniversário igual de criança também. Da para ver que ela está finalmente feliz.
@@flavialm1 qual hospital de sorocaba seria esse?
@@giovannaoliveira1102 Se não me engano foi o Vera Cruz, mas ele já foi desativado
Vim aqui para agradecer por esse vídeo. Fiz minha redação do ENEM baseada no hospital colônia e agora passei em fonoaudiologia na UFCSPA.
Olá Fernanda, meus parabéns !!! 🎉🎉 Muito obrigada pelo carinho 😊 !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Parabéns!!!!
Meus parabéns 👏👏👏
Parabéns.
Parabéns Deus abençoe sua carreira🙏🏽
As leis do Brasil são nojentas, ainda tem várias pessoas responsáveis por essas atrocidades, com diversas provas e ainda impunes pela justiça.
Inacreditável como o brasileiro sabe tão pouco de sua própria história e como as histórias de nosso próprio país são tão pouco divulgadas nesse país, parabéns pelo vídeo
🙏🏼🙏🏼🇧🇷
Meu pai estevi nesti hopital tres veses foi a primeira ves meu avo venfeu terreno e pagou voltou pra casa a cegunda ves meu vo vendeu dinovo terreno ele voltou pra casa a terceira ves meu vo nao tinha mais terreno pra vender ele nunca mais voltou eu tinha a penas um ano e oito messes nos nao sabiamos so gora depois de pouco tempo que ajente foi saber os ororis que acontecia la e mi pergunto e nao vou ter esta resposta nunca porque que se ele voltou pra casa nunca contou pro pai as coisas que acontecia la pois cei que se ele falassi meu a vó nao mandaria ele dinovo pra la pois ele tinha momentos de deziquilibrio e voltava ao normal ele deichou quatro filhos sen pençao sem nada minha mae criou nos con muintu sacrificio sozinha ela partio ten dois anos ela cera para cenpri inesquecivel e a melhor pesoa abençoada melhor mae que possa ezistir e mi pergunto sempre porque ele nao falou as coizas que acontecia la tenho verteza que se ele tivesse falado ele nao teria sofrido tudo que sofreu la e nei morrido la pois meu vó nao mandaria ele mais pra la 0
Só vimos a metade do programa e já da pra
dizer q o Holocausto n.a 2a guerra foi menos desumano q esse. As pessoas eram dizimadas, sim . mas ali na câmera de gaz acabava o seu sofrimento. Eu via uma revista q meu pai lia pra nós em casa sobre o Holocausto que chamava " Jamais esqueceremos" eu via todo o horror que os nazistas faziam com os judeus. É realmente , jamais poderemos esquecer, mas vendo esse video hoje, sinto o horror muito maior.
O brasileiro não sabe nada sobre o Brasil,pq só assistem a Globo lixo,e a intenção deste canal satânico é de manter vc intertido,ou disperso,dispersa, enquanto eles(a elite) maquinan o mal, é isto aí.
@@lygiacatani835 me ajuda ai quer dizer q vc via uma revista tá bom vai trabalhar sua mentirosa
Meu tio avô tinha esquizofrenia e ficou nesse hospital mas, não sei como, fugiu de lá e voltou para casa depois foi morar com meus avós e ficou com a nossa família até falecer já velhinho. Tadinho, tão bonzinho nunca fez mal a ninguém.
Olá Mariana, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘😘
Meu avó já ficou internado nesse hospital, mas foi depois do ocorrido, foi depois quando tudo isso passou
Um absurdo. Sinto muito por ele.
Ele nao fez mal a ninguem, agora quem o colocou la fez muito mal a ele, e vai pagar por isso.
Meu avô foi pra lá, pq era um idiota e jogou minha tia ainda bb do telhado , mas ele foi para a cozinha e não sofreu nenhum maltrato . Nunca gostei dele , era péssimo marido segundo minha querida avó.
Minha mãe passou minha infância em hospitais psiquiátricos, não neste aqui relatado, mas ela levou choques, tratamento de água gelada, era amarrada... Enfim, eu imagino tudo que minha mãe sofria e me dói pensar na alegria dela ao me ver e ao meu irmão nas visitas...
Sinto muito, moça!💔
Sinto muito querida
Infelizmente amarados somos até hoje, e a maioria não tem respeito por nós...
Minha tia foi uma das vítimas sobrevivêntes do Colônia, ela foi vítima de um estupro no início da adolescência e sequer sabia o que foi aquilo que tinha acontecido consigo, os pais não falavam disso com os filhos, e quando ela voltou para casa apavorada e contou para a mãe dela o que havia acontecido, a mãe a proibiu de contar ao pai por ter medo que ele matassem o rapaz e com isso fosse preso, e que minha tia fosse expulsa de casa. Porém ela começou a ter reações de pós-trauma, coisas que hoje em dia entenderíamos como ataques de pânico, depressão e ansiedade na época acharam que ela estava "louca" e então a mandaram para o hospital. O lugar ferrou com a cabeça dela e ela, já velhinha, sempre contava sobre ter tomado muitos choques, sobre brigas, sobre o frio e outras coisas. As sequelas a tornaram incapaz de viver sem alguém para tomar conta dela, pois ela era instável, em um momento uma tia carinhosa que contava histórias, em outro achava que estavam mexendo nas coisas dela, a perseguindo, a observando, ela não dizia quem. Só mais velha após pesquisar sobre esse lugar onde ela esteve que eu compreendi o que havia acontecido com ela
😔
Meus sentimentos
Ótimo testemunho. Parabéns.
Ótimo testemunho. Parabéns.
😭😭😭😭
😢😢😢 que ela descanse em paz!
O mais triste dessa história é que NUNCA serão passadas nas escolas como um instrumento de humanização,fazendo com que nossas crianças vejam como a ganância,egoísmo e falta de respeito com o próximo é capaz de chegar. Que tristeza .
Minha curtida não foi pelo que aconteceu, mas por sua coragem de expor os fatos horripilantes!
Tenho um irmão deficiente mental, que em janeiro completa 52 anos.
Minha mãe contava, que quando ele esteve na APAE no começo dos anos 70 em regime de semi-internato, era muito judiado voltava muito agressivo para casa, sendo que sempre foi um menino doce.
Naquela época, eram poucas opções, e olha que estamos falando de São Paulo/capital.
Minha mãe não aguentou e tirou ele da instituição e o educou em casa, pedindo demissão de seu emprego.
Graças a Deus, hoje temos pessoas qualificadas trabalhando nestas instituições e centros de psiquiatria.
Hoje, ele é um homem super inteligente, dentro de suas limitações, tranquilo, feliz e sem uso de nenhum medicamento.
Excelente vídeo, Joici! ❤
Fiz uma visita a APAE e fiquei estarrecida quando vi crianças, meninos presos com suas mãos pra fora... Gritavam e as funcionarias chingavam eles.. Nunca mais quis voltar ali.. Até hoje lembro
Digna a atitude da sua mãe. Que ela colha o bem pela escolha que fez.
@@kenechka1 infelizmente, ela não está mais neste plano. Mas acredito que está num lugar muito melhor, visto o quão bondosa foi aqui.
Ainda tem muitas denúncias a muitas instituições psiquiátricas.
Eu fiz uma visita na Funabem aqui no RJ nos anos 80 através de uma apresentação de uma peça teatral infantil.Te confesso é triste!
Meu bisavô faleceu lá, foi internado tido como louco, mas na verdade era "apenas", por assim dizer, depressão. 😥
Olá Franci, meus sentimentos... muito obrigada pelo seu comentário !! 🤡💀👻
@ obrigada pela atenção!
Meus sentimentos...
Um dia desses vi uma reportagem na TV aberta, sobre esse hospital, e a pessoa que falava, me parecia que falava com orgulho da história, falava bem assim: "Aqui faz parte da linda história da cidade". Eu fiquei indignada com isso, que linda história é essa que torturou milhares de pessoas?
Olá Jerusa, muito obrigada pelo seu comentário !!! Uma excelente semana para você!!! Bjs 🤡💀👻💗💗😽😽😘😘
A minha avó foi internada nesse hospital após o meu avô ter falecido.Os filhos do primeiro casamento do meu avô não queriam dividir a herança com ela e assim à internaram.Ela infelizmente faleceu nesse hospital.Eu visitei o museu e é muito triste.
Nossa que tristeza...😔😔 Tadinha... Lamento imensamente...
Eu sinto muito.
Que tristeza!
E onde estava seus pais ou tios?
@@barbaracristina6748 Eles na época eram crianças.O meu pai era o caçula e tinha apenas 7 anos de idade.
Minha avó ficou internada no hospital psiquiátrico em BH, na década de 60. Levou 10 eletrochoques, mas graças a Deus não afetou a memória dela. Faleceu há 2 anos, com 93 anos e super lúcida. Quando me contava sobre os eletrochoques, eu ficava muito triste 😢😢😢😢
Olá Milene, meus sentimentos... muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Que tristeza...😔 Lamento...
Eu sinto muito, Milene. ❤️
Minha tia- avó tbm chegou a ficar internada, não sei se foi no mesmo. Ela chorava quando se lembrava da história dela 💔
@@depertoninguemenormal8631 muito triste saber que isso existiu um dia né? Li o livro da Daniela... Mas demorei bastante tempo pra conseguir ler tudo, tinha que ter tempo pra processar as histórias.
Me lembro de ler esse livro na faculdade Tive uma crise de ansiedade. Chorei uma noite inteira, no colo da minha mãe... Ver esse vídeo, trouxe a sensação de profundo desespero novamente. Inenarrável imaginar a dor dessas pessoas. Essa história não pode ser esquecida. Todos precisam saber essa vergonha nacional. Parabéns pelo trabalho e profissionalismo!
Tenho um tio avô que foi internado nesse local na década de 60. Ele é vivo até hoje, mas não é mentalmente são. Meu pai era bem novo na época, e ele conta que esse tio dele tinha crises nervosas, por isso foi levado para lá. Mas ele voltou quase que completamente sem sanidade.
Pobrezinho... Não tem como ficar são após "viver" lá, né... =(
Sinto muito por ele💔😔
Meu coração doe
Acho que uma pessoa que vive num lugar fica doente em tanto coisas que acontecem sessão de horror . Vai enlouquecendo
Precisamos ser humanistas sempre.. compaixão, empatia.... Infelizmente nos últimos anos o ódio e o egoísmo tem se fortalecido em nossa sociedade..
Meu pai era negro, do norte de Minas. Ele era nascido em 1924. Se formou médico, seus irmãos dentista e juiz (e membro da Academia Lavrense de Letras). Foram a exceção daquela época. Me orgulho muito do meu pai e meus tios! 🥰 Lembro que meu pai me contou uma vez desse manicômio. Lembro da tristeza no olhar e na respiração dele naquele momento.
Vcs moravam aqui em Lavras ?
@@tassiamariion5094meus tios e meus primos.
@@CarolMolinie ah sim , eu sou de Lavras tbem
Quando eu era pequena moça, tinha uma vontade de ser freira, pesquisando a fundo, Deus me deu foi um grande Livramento.
Idem!
Ser freira não e ser sacerdotisa.
@@dionisiokoromah8214 que bom, isso é só um título pois a mensagem de Cristo é para todos; "Ide por todo mundo e pregai o Evangelho".
@@flordocampodocampo8024 os Caminhos do Senhor é diferente do nosso e os planos dEle é o melhor.
Amiga, nem todas as freiras são horríveis, eu por exemplo já conheci várias freiras Boas, em um convento que eu fui em um passeio de escola meu
Sou de Barbacena e posso afirmar que "Pesado" é um elogio perto do que aconteceu aqui... Essa foi uma das piores desumanidades que poderiam existir. A cidade tem uma energia muito pesada por conta do fardo da triste e horrenda história que carrega.
Essa não foi umas das, foi a pior mano pqp o inimigo do ser humano é o próprio ser humano
Bom Tb sou de bq e não sinto essa energia pesada. Gosto muito da minha cidade e essa parte terrível da história faz parte dela infelizmente, eram outros tempos ainda bem que evoluímos.
@@vel475 Que bom!
@@vel475 Tudo é energia e nada se perde no universo; vc pode não sentir mas existe sim; faça um estudo sobre energias; vc já chegou em lugar onde acabou de ter brigas? Vc não estava lá mas quando vc chegou no local vc sente no ar a energia pesada; vc já chegou em algum lugar onde todos estão felizes e vc sente uma energia boa?Vc já chegou a um lugar onde muitas pessoas choram e geme com dores? É impossível não sentir; vc acha que isso acaba? Não
Até seu corpo é feito de energias; vc tem um corpo físico e um corpo energético então energias existem faça um estudo...até na Antártica tem histórico do meio ambiente; tudo aqui tem um registro...vc pode não entender ou ver; mas as energias ali estão...faça uma pesquisa e verás que tudo tem energias; até os astronautas sabem disso...boa sorte!
@@mindminglevibe como é a energia dessa cidade atualmente???
Sou de Barbacena também e esta é uma história muito muito desumana. Já fui ao Museu que conta a história e o ambiente tem uma energia muito pesada. onde era o Hospital Colônia hoje é um Hospital Regional e quando quebrei o dedo precisei ir lá, e na ala onde fica o raio-x existia o lugar onde tinha o "banho de sol" dos internos, onde ficavam nus e abandonados... E na mesma hora em que olhei na janela vi vultos passando, senti calafrios, e vi pessoas. Me assustei e olhei pra minha mãe e perguntei se ela tinha visto algo e ela me respondeu que não... E nesse momento gelei e olhei de novo e ai não tinha mais ninguém. Quando sai da sala do raio-x vi crianças e adultos naquele ambiente. E a partir daí fui procurar saber mais histórias. Minha tia trabalha em Residências Terapêuticas (lugar onde os internos abandonados pelas famílias foram levados após o fechamento do Hospital Colônia)e ia muito com ela quando era menor, e conheci muitos desses internos, alguns não falaram, outros pediam carinho... E tinha uma Senhorinha que em especial, ela teve uma filha enquanto era interna, e as psicólogas compraram uma boneca para suprir a falta do filho tirado dela, e ela não deixava ninguém encostar naquela boneca, afinal, era o filho dela... No dia que a conheci, a primeira coisa que ela fez foi me dar um abraço e me entregar a boneca... Aqueilo tocou meu coração e passei a ir visita-la sempre! Hoje ela é uma estrela, mas nunca esquecer cada sorriso que ela daa quando eu chegava e dava um abraço dela ! Essa é uma das muitas histórias interrompidas pela crueldade desse "Hospital".
Olá Karol, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗😘😘
27:28 Eu chorei nessa parte. Tenho uma princesa de 4 anos, que é autista! Meu Deus, que mundo nojento😭
Já visitei o museu, que se encontra no mesmo lugar onde foi o Colônia! É é muito triste! Muuuito. O ar é pesado, parece que literalmente o sofrimento das pessoas permaneceu naquele lugar :(
É uma judiação
Espero que os pacientes que lá estiveram, encontrem a paz! Muita paz!
morar em Barbacena é pior ainda... É uma cidade horrível que nada vai pra frente. Nada aqui vinga.
Infelizmente compartilho da sua opinião, visitei e é uma opressão terrível!
@Kelly Godoy oque e bolsonaristas
Creio q muitas almas estão sofrendo presas nesse lugar. Levar u. Espírita aí ele deve até passar mau
@@bythataribeiro imagino q sim. Cidade fica carregada de energia ruim.
Recomendo o Livro "O Capa Branca" do Daniel Navarro. Conta a história de um funcionario do Hospital Psiquiátrico Juquery em Franco da Rocha em Sp, que se tornou um paciente do mesmo Hospital.
Precisamos falar sobre saúde mental; precisamos falar sobre a importância dos tratamentos dignos; precisamos falar de direitos humanos em saúde mental.
Gostaria também de salientar a importância do trabalho dos CAPS.
O filme "Nise, no coração da loucura", sobre a psiquiatra Nise da Silveira, tb aborda muito bem o assunto.
Obrigada, Joice por abordar um assunto tão sensível.
Nice, filme muito bom.
Minha avó ficou viúva em 1942, com 4 crianças pequenas, teve depressão (na época não se falava esse nome)... Ela.foi internada no Juquiry, ela morreu lá, super nova... durou poucos meses
Minha cidade!!
A Nise é inspiração! CAPS tem todo meu apoio e sonho com o dia em que o governo enchergue o quão importante é esse serviço para a sociedade e dê subsídio para um trabalho melhor de que o que hoje é possível oferecer
Já assistiram o filme "Bicho de sete cabeças"?
Sou Barbacenense, minha avó foi internada nesse maldito lugar que lá mesmo ela morreu.
Minha Mãe dizia que deixaram cloro jogado e ela acabou tomando, imagino o tanto que minha avó entre tantas pessoas sofreram 😞
Sinto muito 💔
Também sou de Barbacena.
Sinto muito pela sua perda 😢
Essa história é pavorosa, muito perto da minha cidade! Realmente são inúmeros materiais mesmo, foi uma coisa monstruosa...
Muito triste em ver o quanto o ser humano pode ser cruel...😥
@@veronica.seco86 nossa na própria cidade escutamos histórias surreais, eu particularmente não gosto da cidade, é uma cidade fria estranha...Acho que foi tanto sofrimento que essa energia nunca vai se dissipar
@@criscrisloures2719 eu tenho total certeza que sim... Energia densa de muito sofrimento por anos e anos...
Muito triste!! Fala- se tanto na malade de Hitler, mas nos livros de História do Brasil, não se conta oq aconteceu em Barbacena.
Moro em Conselheiro Lafaiete perto até, pessoal fala muito disso até hoje, passei por lá e da medo.
Também aqui em São Paulo havia o Hospital do Juquery, cidade que hoje se chama Franco da Rocha. As condições eram as mesmas. Um anjo chamado Nilse da Silveira, psicóloga, foi trabalhar lá e tudo começou a mudar! Foram vários desses hospitais no Brasil.
O nome correto é Nise da Silveira.
Tem o filme Nise: O coração da loucura. Muito bom.
@@nahmodesto6158 assisti! Muito bom!
Ainda existe este hospital
@@adalberto972 sim após a reforma psiquiátrica jogaram pessoas na rua sem condições de trabalho.
Para desafogar gastos do governo.
Ainda há pacientes em área restrita. Deram destaque ao hospital geral . Dersa Juquery.
Ainda há muitas áreas de tortura que nem funcionários tinham acesso.
A ala de manicômio judiciário ainda permanece .
Doi o coração ao ouvir essa história!
MACABRO!!
Que desumano
Que irmãs de caridade heim. Imagina se não fosse de caridade
Pois é! 🤦
Irmãs de safadeza
O lugar mais fácil para se esconder de que seja do mal é justamente atrás da religião.. um mal necessário
@@saulooliveira892 Exatamente! Conheço vários assassinos que hj estão na igreja se julgando santos, entre outros absurdos que fico sabendo. A sociedade ver as pessoas religiosas como pessoas que não tem coragem de ser criminosos, preconceituosos, e é pra lá que vão.
Irmãs do capeta! Verdadeiros demônios!
Tive a oportunidade de visitar esse lugar e conversar com alguns desses pacientes que sobreviveram, doi a alma de ver até onde o ser humano pode chegar! Muito feliz por esse vídeo e pelo seu profissionalismo! Parabéns mesmo. Precisamos falar sobre isso. Precisamos lutar sempre contra isso.
Olá Daniele, muito obrigada !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
É inacreditável como a maioria de nós, brasileiros, desconhecemos esses fatos. Não tenho palavras para descrever o que sinto depois desse vídeo. Impressionante!
Acompanho seu canal há um tempo, mas nunca comentei antes.
Primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho e por sempre ser tão responsável e delicada, além de respeitosa com todos os casos.
Eu conheci esse caso depois de um episódio familiar que me devastou internamento. Esse local, é um retrato de como a sociedade brasileira ainda é alheia aos sentimentos e situações de seus entes. Pra mim, o colônia é uma das coisas mais tristes que o Brasil poderia passar. É doloroso, vergonhoso e até inacreditável.
Sinto, por cada uma dessas pessoas que foram descriminadas e até mesmo invadidas com essa situação. Acho que algumas marcas são irreparáveis, assim como a macula desse local, para sempre na história nacional.
Falou tudo gostei e bem por aí na que lá época foi bem triste nesse lugar
Tive uma experiência de visitar em 1980 o manicômio de Franco da Rocha, que foi desativado...eu ia visitar uma menina que era vizinha com 11 anos😢 que triste ver as crianças dopadas! Não podíamos perguntar nada, onde homens cuidavam das crianças; fui perguntar sobre isso quase chamaram a polícia 😑 quando ela teve alta, ainda muito perturbada, ela tinha sido estuprada da pior forma possível...eu não consegui justiça a não ser risadas de quem ouvia! Ou então, tem prova que foi lá? Quer que eu faça o que? Parabéns pra a lei MARIA DA PENHA E DELEGACIA DA MULHER e O ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE isso foi uma conquista, mesmo tendo suas falhas.
Gente mas como esses 'funcionários' faziam isso com essas pessoas?? Como o ser humano consegue tratar outro ser humano dessa forma?? Sem palavras =(
Eu li o livro holocausto brasileiro quando ainda era adolescente, lembro de estar na escola e um professor me repreender por estar lendo algo tão forte, questionei pq nunca nos foi mencionado esse fato nas aulas. Algo de suma importância, pavoroso não ser explanado para não se repetir ... Ele simplesmente se calou e disse para não ler essas coisas ...
Nossa que ridículo, acho sim que deveria ter esse tipo de relatos nas escolas do ensino fundamental e médio... para não acontecer novamente essas barbaridades
que merda de professor hein
justamente por ser algo forte é que precisa ser lido e compartilhado
se a gente não sabe da história, os erros são repetidos
@@barbarab.1331 Lin
6 5
EU acho repugnante triste muito
triste demais... eu tive oportunidade de aprender sobre e estudar esse fato nas aulas de sociologia do ensino médio
Meu professor de literatura do 2º e 3º ano, nos passou esse livro. Até entramos em contato com a autora, ela nos respondeu. Foi incrível trazer a tona uma história que muuuuuuita gente nem se quer sabe que existe!
É realmente disso que sinto falta nos vestibulares brasileiros, Quincas Borba é um livro que tem Barbacena como parte do cenário, e é tanta coincidência que o personagem principal morreu surtado na cidade, e sendo vestibulanda nunca tinha ouvido falar nessa tragédia… é triste porque ao invés de colocar um livro que trata de um problema social, que vai fazer as pessoas refletirem e terem consciência do nosso passado vergonhoso, preferem colocar uma obra antiga e que, sinceramente, não agrega nada na vida atual das pessoas.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
👍👍👍👍👍👍
Trabalho em CAPS e sei o valor da Reforma Psiquiátrica e espero que essas condições n voltem nunca mais!
Minha mãe de criação enternou um filho lá em Barbacena já muitos e muitos anos atrás ele sumiram com ele até hoje não se tem notícias eu já tenho 39 anos então essa história deve ter uns cinquenta anos
Eu sou do leste de Minas
Hoje o hospital ainda funciona, tem internos mas o tratamento é humanizado. No hospital tb tem um museu, que conta toda esta tragédia em fotos e até áudios dos gritos.
Famoso museu da loucura
Boa noite eu sou dessa cidade mais não mais lá e fui nesse Museu.
Meu Deus que coisa horrível, meu Deus.
MDS prefiro morrer que ser internada lá kkkk
@@guerreirocheyenne qual seria?
O filme brasileiro"O Coração da Loucura" também fala sobre esse tipo de "Hospital Psiquiátrico ". A protagonista é Glória Pires no papel de uma Psiquiatra chamada Nice da Silveira. Ela melhorou bastante alguns aspectos desse hospital, através da orientação de Carl Jung.
Vale a pena assistir, apesar de ser extremamente absurdo e triste.
A Nice da Silveira trabalhou no primeiro hospital psiquiátrico do Brasil, o Engenho de Dentro Dom Pedro I, sendo uma das responsáveis pela revolução psiquiátrica no Brasil junto com Ulisses Pernambucano.
Esse livro da Daniela Arbex usei no meu TCC no curso de Direito para demonstrar tamanho crime contra os direitos humanos que eram cometidos nesses "hospícios" com pessoas que possuíam doença mental e é muito boa fonte de história e pesquisa. Realmente bem completo. Parabéns Joici pela competência e entrega no seu trabalho, recomendo para todo mundo que eu posso porque seu trabalho merece ser divulgado!!!
Olá Marcelle, muito obrigada pelo carinho e apoio !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘😘
MUITOS VAO P CONSULTA,E DR.CORRUPTO, DESONESTO FAZEM PACIENTES DOENTES PARA INTERNAR PARA HOSPITAL FATURAR DINERO A CUSTAS DESSES DOENTES FABRICADOS.DOPAN PACIENTES,QDO A FAMILIA VAI VISITAR VE CENAS TRAGICA.COVARDES DOUTORES E FUNCIONARIOS.ISSO PASSA MUITO EM HOSPITAIS REGULAR TB. (NAO SAO TODOS)SE NAO TEM DOENTE,COMO MANTER HOSPITAL E PAGAR DR.MAFIA MED.
@@itamarpinto4243 Então faz um documentário, livro ou reportagem pra contra argumentar.
@@Саша-ю1к9ш o livro está em andamento e será verdadeiro.
@@itamarpinto4243 Que ótimo! Quero só ver " a verdade" kkkkkkk
Finalmente alguém falando sobre esse caso!!!
Triste demais!
Tem um documentário sobre no TH-cam... O filho de uma vítima foi levado pra ver se reconhecia a mãe em fotografias e ela tava como um dos pacientes... Ele ficou arrasado pq achava que ela tinha ido embora como o pai havia dito. Muito triste!!
Posta o nome do documentário, por favor.
Excelente trabalho de pesquisa e narração! Parabéns!
Meu Deus!... Eu tenho um filho com problemas mentais, ele tem 32 anos!... Eu cuido do meu filho com tanto cuidado, amor e carinho!... Eles n tem culpa de nada!...
Pq fizeram isso com essas pessoas!?... assisto todo vídeo com olhos lacrimejando...😥
Olá Aray, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗😘😘
Moro em Barbacena, sinto uma tristeza imensa com a monstruosidade que aqui aconteceu, conheço vários ex pacientes e suas histórias.
Sou estudante de psicologia e minha professora indicou para vermos esses documentários sobre esse Holocausto Brasileiro, e Em nome da Razão. Até então eu não sabia que isso aconteceu, chorei tanto que só de digitar sobre já estou chorando. Quanta maldade. Que essas pessoas que se foram tenham encontrado a paz e as que ficaram pra contar história que estejam num lugar com pessoas que as tratem bem.
Fiquei emocionado. Semana passada comentei no video de sexta, essa semana ela posta!
Essa historia é muito triste! Ja vi o documentario umas 3 vezes, e toda vez que vejo choro! É muita maldade!
E o pior é saber que demorou-se quase 100 anos para que se parasse com isso!
Eu também... falei exatamente desse caso! Legal, né?
Eu também, fiquei até surpresa porq sexta passada eu pedi esse caso e hoje ela nos surpreende.
@@AdrianaSantos-wv3vi Ela lê os comentários, o que é raro entre TH-camrs como ela. Ela é muito dedicada.
Pior é q essa brutalidade psiquiátrica ainda ocorre em hospitais privados .
Quem é indesejado é internado por familiares. E obrigados a tomar remédios para dormir os tomba doido.
Tudo foi gourmetizado.
Se vc questiona te colocam para dormir .
Tu tem q ser sem coração para trabalhar em local assim .
Pq a próxima indesejada pode ser você. Se lucra muito com a desgraça alheia .
Tu pede para sair .
Aquilo é crime ,desumano .
Drogam tanto pacientes que vc se desespera. To falando de século 21 .
Aonde eu posso assistir o documentário?
É uma história tão macabra que é até impossível acreditar q aconteceu de verdade. Não dá pra crer q tinha seres humanos na administração desse lugar
Olá Flora, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Serviço publico e de qualidade, paga pelo bolso do povo por meio de impostos.
Gente que barbaridade, minha mãe e dos anos 50 é foi mãe solteira com 14 anos os pais tinham vergonha e ja internaram ela não no barbacena mas em outra instituição ela disse que sofreu eletrochoque e muitas pacientes eram vitimas de estupro.
Eu moro em Barbacena. Aqui a gente cresce sabendo dessa história, mas é triste como muita gente não sabe um evento tão triste e importante em nosso país
Muito triste... Eu sou de SP e nunca tinha nem ouvido falar... A verdade é nós como povo não temos identidade de grupo pq não sabemos absolutamente nada sobre nossa história e o pouco que chega até nós é tão distorcido que parece que deixa a gente ainda mais ignorante.
Essa parte das freiras fazerem atrocidades daí depois ir rezar o terço... Algumas das piores pessoas que já conheci na vida são assim
o povo do amem e aleluia são estranhos e não muito confiáveis.
Enfim, a hipocrisia né
Uma dita "muito religiosa" me humilhava muito no trabalho e postava nas redes sociais os engajamentos na igreja e vivia com o terço na mão. Seres doentes...
@@nibo666gate é bem isso que vc disse.
@@1234aal é né isso, conheço casos parecidos. Trata todo mundo mal, rancor e arrogância. Mas todo dia tem que rezar o terço
Meu Deus!!! Sem palavras....
Olá Cristiane, muito obrigada pelo seu comentário !!! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Moro em uma cidade próxima a Barbacena, e minha já falecida avó foi paciente do colônia. Ela passou por coisas horríveis, tudo porque ela teve depressão pós parto.
"depósito de indesejados." Forte demais isso
Falta até o ar vendo essr vídeo. Que desespero 😢 Obrigada Joice
Que documentário show .
Assisti com meu avô. A mãe dele ficou nesse hospital colônia e ele conta cada história bizarra desse lugar.
Olá Flávio, muito obrigada !! 🤡💀👻
@. Mérito seu!!
Eu tenho esse livro "Holocausto brasileiro" é muito chocante a cada página lida😢, quando li senti que estava dentro da história de tão intenso que é o livro.
As escolas deveriam falar sobre essa história toda, por mais triste e perturbadora que seja, infelizmente faz parte da nossa história, só que tentam esquecer, impossível, não vir essa história na escola,e eu concluir ensino médio em 2012,e nem nas bibliotecas tinham livros contando e tinha uns que ficavam tipo escondido,como se o acesso fosse restrito, eu soube mais dessa história pesquisando por fora usando a Internet.
Eu, aos66 anos de vida, achei que já teria visto de tudo. Estou chocada.
E, olha que leio muito .
Deus deu,dá e dará o merecido a cada um desses seres que compartilharam com isso.
Eu conhecendo essa história, agora aos 63 anos. Consigo sentir um pouquinho do que os pacientes passaram.
Não conhecia a história desse hospital. Meu Deus, como o ser humano é capaz de tanta crueldade. Dói o coração saber de tudo isso e de toda essa dor e sofrimento.
Olá Mariana, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗💗💗😘😘
Joice... o que mais admiro em vc é sua humanidade! A sua voz transparece no seu relato! Vc é d+…amo seu canal! Vc é sempre imparcial, mas esse caso senti que também mexeu com vc. Parabéns! Continue assim! ❤👏
Fico imaginando como essas pessoas sofreram !!
Olha quem está aqui 😍 Dani Delanos
Amo seu canal Dani. Obrigada por ajudar tantas mulheres, inclusive eu 😘
@ obrigada minha linda !!!
Inimaginável. Não sou ovelha negra mas nos tempos atuais eu seria mandada pra lá. Mas sou normal. Apenas não sou o padrão normal pra época. Pense bem... Meu Deus
Dani minha linda!!!
Que surpresa boa ver seu comentário por aqui, sou sua seguidora e da Joice também. Bjsss
Daaaaani, você por aqui?! 😍🥰
Recomendo que assistam ao documentário "EM NOME DA RAZÃO", disponível aqui no TH-cam... Foi um dos primeiros registros visuais do hospital em funcionamento e é tema obrigatório de debates nos cursos de Psicologia da região. E a direção é do premiado cineasta Helvécio Ratton, ainda no começo de sua carreira.
Triste eu vi
Vdd, muito triste. Estou cursando Psicanálise e percebi pela história da psiquiatria que houve evolução nos tratamentos psiquiátricos. Mas naquela época era só sofrimento. Muita desinformação mesmo. Triste😰
Vou ver👍🏾
@Paulinha Machado vou assistir . Obrigada!
Deviam fazer um Filme sobre esse período terrível 😢
Minha tia avó foi internada nesse hospital pelos meus tios, ela ficou lá até morrer. Motivo pela internação? Ela não era moça direita, visto que não casou e se entregava aos prazeres da vida.
É um absurdo! Minha tia não era doente, ela apenas não quis seguir os padrões impostos a uma moça decente.
Que tristeza isso viu! 😓
Tenho uma tia que namorou muito casou 8 vezes kkkk
A família toda menos meus pai fala mal dela . ..
Eu sempre falava em festa de família que ela pelo menos nunca tinha vivido um casamento por conveniência elas falavam que eu ia ser igual a ela .
A tia namoradeira é a tia mais carinhosa e legal que eu tenho, deve ser pq ela é feliz !
O último casamento dela foi com 60 anos ela tá feliz!!!
@@jessicaleite9014 se ela tá feliz é isso que importa! 😂👏👏👏👏
Tadinha... Sinto muito por sua tia.
@@jessicaleite9014 Graças à Deus, sua tia era a ovelha negra da família. Libertou vários antepassados que provavelmente casaram sem AMOR e por imposição dos Pais e familiares. Eu tbem tive uma tia assim e amava ELA.
A minha bisavó já me falou desse hospital ( mandaram a tia dela pra lá porque ela era " louca " , acho que ela assim como eu até então, não sabia dessa realidade , ela só sabia que as pessoas não saíam vivas de lá.) Agora eu entendi o porquê , é triste saber que isso aconteceu aqui tão perto , eu com certeza não me surpreendo mais com o nível da maldade humana.
Eu li esse livro da Daniella e cada vez que eu lia um capítulo eu tinha que ir com calma pq sempre vinha na minha cabeça que se eu tivesse com minha família naquela época eu estaria lá com meu filho que é TDAH, meu esposo que é Bipolar e eu que sou borderline. 😭 Eu tive que passar a leitura muitas vezes por que ler o que aconteceu ali e pensar que eu sou como as pessoas que estavam lá, e não necessariamente precisava ter um transtorno para estar lá, dói muito.
Eu fico imaginando o sangue frio de quem compactuou com essa barbaridade.
Olá Lyh, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
Boa noiteee a todos! É um tema incrível, já assisti diversos documentários sobre a colônia de Barbacena.
O que mais amo neste canal é a valorização que se dá a casos ocorridos dentro do nosso país. Eu e minha filha passamos horas assistindo seu canal.
Sou de Barbacena, meu pai trabalhou na Fhemig (antigo colonia) e ainda pegou a fase de transição do hospital e chegou a fazer um manuscrito sobre as coisas q aconteciam la.
Eu estive em Barbacena em 2015 pude ler o livro, conhecer a cidade e o hospital (o que sobrou dele), conhecer pessoas que passaram por ele e hj tem uma vida digna em sociedade. Essa história só demonstra a dívida eterna que nós brasileiros temos com essas pessoas! Nunca vi, em toda minha vida, tamanha atrocidade, violência e desrespeito! A luta antimanicomial continua, pq todo e qualquer cidadão com sofrimento mental merece um cuidado digno e respeitoso na comunidade onde vive e não preso nessas instituições que ainda hoje existem (obviamente não são iguais ao colônia, mas prendem e cerceiam direitos)!
Não tem como não chorar conhecendo essa triste história...
Na cidade onde morava tinha uma "Colônia", está desativado a anos, eu tive a "oportunidade" de entrar lá, e, meu Deus, só de entrar ali te dá vontade de chorar, o lugar carrega algo macabro, nos quartos ainda tinha as camas de concreto com barras de ferro que serviram para amarrar os pacientes. Não dá para imaginar o que as pessoas passaram ali.
Essa história é aterrorizante! Já li o livro e nossa... Sem palavras para esse horror!
Parabéns pelo vídeo, Joi! Sensacional como sempre!
Moro em Barbacena,já ouvi muitas histórias que minha sogra conta
,fora que muitos mortos eram pra estudo
Esse cemitério tbm eram enterrados pessoas que não era do hospital, inclusive minha tia foi enterrada lá
Meu caminho pra cs ,passo em frente ao cemitério da Paz,hj desativado,e o hospital hoje funciona como UPA e internação normal
Hj uma parte do hospital se encontra o Museu da Loucura
Muito triste 😔
Absurdo! Falta de empatia desses funcionários.
Obrigada Joici, você sempre arrasa mesmo contando essas barbaridades.
Paraíso dos psicopatas!
Para mim esse é um dos seus videos que mais mexeram comigo ,geralmente eu escuto estudando mas parei tantas vezes para entender o que eu estava escutando, chocado, sinto muito todos que passaram e tinham familiares ou conhecidos que passaram por isso
Historia real muito triste😮 nunca será esquecida quantas pessoas morreram negligenciadas😢😮
Vim correndo
já li o livro e vi o documentário sobre o holocausto brasileiro - Barbacena, mas vale a pena ver de novo
contigo contando a história!!!
Outro caso interessante são os campos de concentração no Ceará, quando der dê uma olhada (tem doc. no yt)
Ia mencionar isso também! Up!
UP UP
super interessante!
UP
Mana manda o link ou nome por gentileza . Obrigado
Eu já tinha ouvido falar desse caso, mas nunca vi um vídeo completo sobre. É inconcebível que algo do tipo aconteceu na vida real. É bizarro o nível da maldade humana.
Parabéns pelo trabalho Joici !!! Até a segunda parte !!!
Meu Deus 🙏... Como pode, pessoas tratarem outras pessoas de tal forma! Eu fico me perguntando: Não tinham sentimentos? Como pode? A que ponto chegam certas pessoas...
Será que são seres humanos, ou apenas "seres"!
E as freiras? Conseguiam rezar de boa?
Quanto sofrimento! Verdadeiro martírio...
Gente, e o Cemitério?...
Barbaridade, meu Deus 🙏
Esse é o mundo em que vivemos, até hoje...
E eu pergunto: " Hoje, será que não existe algum lugar parecido com esse? Ou igual, ou pior...
Eu resumo tudo isso, com meu coração partido e minha alma abatida...
Na minha opinião...
" O extremo mais sórdido da degradação humana"... Sem palavras...
Obrigada Joici, pela forma de conduzir uma situação como essa, bj 🙏🙏❤️❤️
"Sextou pessoal, sextou, e se sextou é dia de sextas assustadoras."
Quem acha um pouquinho "trava língua"?😀
Seus vídeos são demais, parabéns pela forma séria que você aborda os assuntos.
sempre que ela fala isso, eu repito falando sssss sss sssss ssss ssss kkkkk me sinto uma cobrinha
Assistir esse caso deu uma sensação de impotência por querer ajudar essas pessoas, tirá-las de lá e não poder, fico me perguntando como o ser humano pode ser tão cruel assim, é um absurdo!
Parabéns pelo trabalho incrível, Joici!
Misericórdia senhor, como tem homens e mulheres de coração tão duro!!!
Olá Maria, muito obrigada pelo seu comentário !!! Um excelente final de semana!!! Bjs 🤡💀👻💗💗😽😽😘😘
Moro em Porto Alegre/RS, e em 1974, visitei o Hospital Psiquiátrico São Pedro, a situação é muito semelhante ao que contaste. O cheiro era tão forte, que quando saí de lá, precisei lavar tudo. Nunca tinha presenciado uma situação tão degradande do ser humano. Me marcou para o resto da vida.
O meu pai é brigadiano, disse que uma vez foi de escolta pra levar alguns "loucos" pra lá. Ele falou a mesma coisa do cheiro.
Ai também tem um presídio horroroso que vi na tv e ninguém faz nada. Aqui em SP também tem, mas esse ai me impressionou muito.
@@Paula0308 Foi parcialmente desativado. Os pacientes mais graves , foram realocados em outras instituições. Está abandonado.
Meus Deus!!! Será que alguém, no mínimo, foi responsabilizado por essa tragédia??
OS VERDADEIROS MONSTROS SÃO DE CARNE E OSSO.QUANTO SOFRIMENTO MEU DEUS!
eu sabia que você não deixaria de fora esse pavor em Barbacena.
Olá Eloisa, muito obrigada pelo seu comentário !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘😘
@ tmj 💜
Eu não entendo como tem gente que dá deslike em um vídeo tão bem elaborado, muito bem pesquisado e que deve ter dado um trabalhão pra Joyce, sem falar na apresentação maravilhosa que ela faz, mesmo sendo um caso tão delicado e dificil de ser abordado, ela o faz com todo respeito e cuidado.
Meus parabéns Joyce 🥰 você é excepcional 👏👏👏 admiro muito seu trabalho.
minha bisavó morreu ai, ela teve psicose pós parto e pelo tratamento na época não ser conhecido e pela falta de assistencia ela jogou meu tio avô no fogo do fogão a lenha, ela foi abandonada, meu bisavô criou todos os 7 filhos restantes sem ninguem com medo dos seus filhos sofrerem com agressões de suas madastras, meu avô contou essa historia para mim antes de eu ter conhecimento de tudo que minha bisavô passou, hoje sei que a cada 100 mulheres uma tem depressão pós parto e a cada 10.000 uma tem psicose e é um efeito da queda dos hormonios pós partos, mulheres quem precisar de ajuda a busque a. maternidade é bela porem é normal se sentir mal, fico triste por ouvir tudo que meu vô amava sua mãe e como ela o amava e por ignorancia da epoca ela acabou nesse inferno. obrigado por mostrar essa historia, no inverno eles jogavam agua gelada nos pacientes...
Minha notificação preferida estava ansiosa pra ouvir você narrando essa história
Pra mim profissional de enfermagem com especialização e TCC sobre saúde mental é vergonhoso tudo que o Brasil viveu e ainda vive a área psiquiátrica do Brasil tem muito ainda a evoluir é extremamente dolorosa as histórias.
O mais triste sabe que não era só no Colônia mas em várias instituições psiquiátricas do Brasil o Colônia ganhou mais visibilidade pelo tamanho
Boa noite
Eu sou moradora da cidade Barbacena, essa é uma mancha sombria sobre nossa cidade. Muito triste saber que ocorreu tanto sofrimento tão perto de nós.
Aqui em maragojipe reconcavo bahiano,tem um antigo sobrado que era um hospital,outro que era uma prisão de menores infratores de todo o Brasil ,e terminou com um incêndio, ( não se fala se houve vítimas) é uma pequena fortaleza,que funciona hoje como escola que dão cursos a jovens aprendizes,ainda há funcionários da época, mas eles não falam muitas coisas,e há um olhar sombrio nos olhos do mesmo,..
Algumas pessoas não acreditam, mas é verdade. Moro em Barbacena e existe o museu da loucura que não retrata nem 1/3 do que realmente aconteceu. Parabéns pelo canal diga-se de passagem.
Olá Enderson, muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho !! Uma excelente semana para você 😊 !! 🤡💀👻
Gente, estou chocada, de verdade...Parabéns pela coragem de expor esta triste e vergonhosa passagem da nossa história. Inclusive, deveriam falar mais sobre este horror, para que nunca mais volte a acontecer. Sucesso!
Joice.. como você evoluiu! Vendo vídeos antigos... Os de 2023 até sua voz está diferente pra melhor!
Meu pai diz que o irmão dele foi internado neste local, ele diz que todo mês de Julho meu tio ficava "zureta". Ele foi internado pelo sogro. Meu pai foi visita lo e ele pedia pra sair de lá pq era muito mal tratado... muito triste😢 ..... Isso aconteceu em 1959, quando meu pai conseguiu ter uma condição melhor avisaram que ele havia falecido
Seu pai conseguiu salvar o seu tio?
Sinto muito pelo seu tio e seu pai.
Isso aconteceu em 1959 meu pai tinha 17 anos, infelizmente não conseguiu salvar o irmão..... na época era muito difícil de sair de lá, segundo meu pai, além disso a vida do meu pai não era fácil, não tinha pra onde levar o irmão, que quando o encontrou já estava debilitado e precisava realmente de cuidados
@@renatacosta8788 Sinto muito pelos dois.
@@anajm6825 é uma história muito triste, mexe muito com o meu pai
Eu deixo like com muito gosto, porque sei que esse trabalho é feito de muito esforço, discernimento, e pesquisa!!! Nada de plágio ou sensacionalismo...Parabéns por abordar assuntos tão importantes, e com tanta seriedade!!! Você foi muito delicada em todas as suas observações sobre saúde mental.👌
Olá Livia, muito obrigada pelo carinho !! Bjs 🤡💀👻💗💗😘
@ Bjs linda!🌷
Meu dia ( ou noite) melhora sempre com a Joici! 💕 Melhor profissional, pessoa e carisma inigualável! Amo e vejo sempre até o final! 💕
Parabéns Joice ainda bem que vi nunca ouvi sobre isso.
Tinha uma tia que ficava internada, e sofria estupro, roubo por parte dos outros doentes, e até de funcionários.