REGRAS PARA OS CANAIS DE CORTE!!! >> Somente depois de 24h passadas da hora que começou a live que estão liberados os cortes. Não usem títulos mentirosos! iremos derrubar os canais que desrespeitarem as regras. Obrigado.
Aulas de história são justamente para isso. Mais existem centenas e milhares de documentarios abortando tudo sobre a 2°guerra. Mais sempre, sempre tem detalhes que pegam muito. Eu mesmo gostou muito de saber aprender e tentar compreende erros e falhas.
Minha família é de Montese na Itália, essa cidade foi libertada dos Nazistas pelos Pracinhas Brasileiros. Minha família pediu asilo em três países (Brasil, Canada britânico e EUA), apenas o Brasil concedeu o asilo e minha avó e avô (na época com 17/18 anos) vieram para o Brasil embarcado no próprio navio da Marinha Brasileira que transportaba os pracinhas de volta pra casa.
meu avô falava o quanto a vida na Itália naquela época era sofrida, com extrema pobreza e miséria, cheia de máfias e milícias por todo lado, morreu dizendo que o Brasil era um paraíso e que a pizza daqui era melhor que a italiana (mas só a pizza)
@@brunoalves7534 graças a Deus, pense assim, pois:( Quem não é visto, não é lembrado) e isso faz de nós um país protegido de tantos males. Tanto visíveis qto invisíveis.
Obrigada por esse episódio, Vilela! Uma das coisas mais importantes que nós, judeus, aprendemos desde cedo é “lembrar para nunca esquecer”. Eu sou da provável ultima geração que teve a honra de conviver com sobreviventes do Holocausto. Sou neta de 4 deles, sendo um sobrevivente de Auschwitz. Obrigada por ajudar a contar a história de todos nós!
Sempre fui muito interessada nesse tragédia histórica, quanto mais leio e estudo sobre o assunto, mais sinto indignada e triste com a humanidade. Acho que a história de todos sobrevivente merecem ser ouvida e registrada.
Huuuum!!!! Já vi esse filme. Não estudou, daí vira político, porque mesmo sendo "burro" tem uma perspicácia. E o objetivo é dominar. Alguem consegue ver hoje esse mesmo "filme"?
O que mais me tocou nessa entrevista foi as histórias do Gabriel com sua mãe. Fiquei imaginando que mulher maravilhosa foi essa mãe. Difícil se colocar no lugar dela, carregando seu filho de apenas 6 anos... parabéns aos entrevistados e ao entrevistador👏👏👏👏👏👏👏👏
A lucidez do Gabriel é algo que me chamou atenção o tempo todo. Ainda mais considerando todo trauma que ele viveu na infância/adolescência. Fiquei encantada!
É impossível resumir as milhões de mortes, torturas e perseguições que ocorreram em um período tão curto, é assustador pensar um pouco é perceber que isso foi algo recente pois outra grande parte da história foi pouca ou quase nada registrada na história, imagina o tanto de sofrimento já ocorreu na terra que vivemos com uma certa inocência.
O Inteligência Ltda é o único podcast que eu consigo assistir do início ao fim. Se for 5 horas, fico as 5 horas assistindo... O único que traz convidados que agregam de alguma forma na sociedade
Podcast em geral é só futilidade. Duas horas da vida que se perde atoa. Não tenho a menor paciência. Estou aqui por causa do respeitável sobrevivente do Holocausto Sr Gabriel.
Amiga. Realmente é tb o único podcát que até pesquiso por outros convidados. Conteúdo sempre interessante e não é dos ricos ou famosos. Por vezes as melhores entrevistas são com as pessoas mais simples e humildes. Agora é verdade que este consigo ver inicio ao fim e já aconteceu ficar com pena saber que vai acabar. Bjs de portugal.
"Operação Final" "A lista de shindler" "O Menino de Pijama" "O Fotógrafo de Mauthausen" Gente, esse podcast ficou muito instrutivo! Estão de parabéns!!!
@@mariaaurea673 O Menino de Pijamas é muito emblemático! Representa fatos em que, os "maus sofriam suas próprias ignorâncias". Certamente, devem ter ocorrido diversos fatos parecidos...
Um dos melhores episódios do Inteligência, sem sombra de dúvidas! Extremamente emocionante o relato do Sr. Gabriel, que mesmo após ter sofrido de perto com os horrores do holocausto não perdeu a amorosidade na vida. Além de demonstrar uma meiguice, leveza e uma lucidez incríveis. Em momento algum nota-se raiva ou rancor em seu relato pessoal. Em sua última fala que diz: - "enquanto eu viver, vou fazer de tudo para isso não acontecer"; manifesta por fim sua grandeza de caráter e mostra que ele não é o que a vida lhe deu, e sim aquilo em que ele escolheu ser. Uma verdadeira aula de superação e fé na vida! Vida longa ao Gabriel Waldman e sua história!
Esses dias perguntei para meu pai numa conversa tomando chimarrão. Ele com 73 anos e eu com 37. Ele filho de mãe alemã (família fugida de lá) quem não compactuava com eles eram mortos tbm. E eu disse para ele. - Pai onde tava o mundo nesse momento? O que estavam fazendo que esse cara conseguiu em 10 anos construir tudo isso. Onde estavam as pessoas que não ajudavam? Eis que ele me disse: - Sabrina estavam do mesmo modo que estamos aqui agora. Tem uma guerra do outro lado do mundo acontecendo, e nós aqui aterrorizados, tristes por eles, mas de "mãos atadas" porque tem coisas que fogem do nosso alcance. Enfim achei a coisa mais triste mas mais realista que ele disse. Infelizmente continuamos aqui.... E a história sempre se repetindo. Na guerra todo mundo perde, todos nós (mas aqui não estamos no 'frio', com 'fome', 'escondidos', correndo, correndo e correndo pq está tudo caindo), inclusive que acha q está no tal "poder". Que tristeza. A coisa mais chocante e triste para mim sempre será a história da 2 guerra. Tem um documentário na Netflix que foi a coisa mais triste que já assisti. Oração meus amigos, oração para a humanidade.
Qual nome do documentário; e que frase forte seu pai te disse . " Estavam igual, estamos agora, parados de mãos atadas pois existem coisas que fogem do nosso alcance 🥺, muito mas muito forte mesmo . Ele foi tão simples e real , pois só nós sobra a tristeza e a oração pelos que estão na guerra.
Quando os nazistas tentaram tomar uma cidade da Itália, foram impedidos pelo Exército Brasileiro. Até hoje em dia, todo ano, esta cidade comemora a vitória , graças aos pracinhas brasileiros.
@@mayaragomes555 Os soldados brasileiros na Itália, lutando contra os nazistas, recebiam todo dia do exército brasileiro um pacote com cigarros, bolachas, pão, etc. Eles trocavam entre si cigarros por bolachas, por pães. Daí iam até o centro da cidade e davam tudo para as crianças e adultos, pois havia muita fome, muita miséria. Sempre fomos ricos, nunca nos faltou nada! Graças à DEUS pelo país que temos, pelo povo, pela diversidade de alimentos, pela nossa música sempre alegre.
Como o TH-cam não coloca isso em destaque??? Um relato tão emocionante e de um homem tão lúcido, tive que pausar o vídeo para chorar mas assisti até o fim! Essa história precisa ser contada nos mínimos detalhes, não deve ser amenizada em nada para que jamais pode seja esquecida! 🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱
O que foi isso aqui??? Anestesiada com tanto respeito, tanta lucidez, tanta humanidade ... Parabéns para todos ! Simplesmente fascinada. Encomendando já meus livros.
Gente, o Márcio Pitliuk precisa criar urgente um canal no TH-cam e contar outras histórias.🤯 O trabalho dele de conscientização sobre o anti simetismo é muito necessário e essencial. Sem contar que ele tem histórias interessantes para compartilhar. 👏 Já quero ler os livros dele. 😊
Este é meu medo, pois a "História" parece que está se repetindo, e as pessoas não estão percebendo os "detalhes semelhantes"! Peço a Deus que seja mera coincidência...😪
@@AdrianiCamargo-kp6dj exatamente. Você vê políticos hoje isso as mesmas táticas de manipulação de massas que os nazistas, usam jargões parecidos "só o trabalho enobrece" "Brasil ame-o ou deixe-o" e etc, pessoas defendendo morte de oponentes políticos por os considerarem como vilões, nefastos e impuros, até ministro de cultura que simula goebbels escancaradamente e nada acontece. Enfim. Outro problema que vejo São pessoas que tratam nazistas como vilões unidimensionais. Como se fossem maus apenas por serem maus. Eu não como cidadãos comuns como eu e você que foram embebedados por uma ideologia fanática. Ou seja, completamente possível de acontecer de novo, e como pessoas que você conhece e considera boas. Vizinhos, parents, amigos..
@@AdrianiCamargo-kp6dj Tenho dito isso com minha família...isso não é impossível de acontecer. Há poucos dias vimos um Ministro da economia dizer: " Não compro produtos de empresas de direita". Primeiro: o cara é Ministro da economia e fala em boicote, e isso não nos lembra as portas das lojas dos judeus pichadas?!
@@valquiriadias3412 há alguns meses vimos um grupo de apoiadores do presidente derrotado pedindo pra que todos os comerciantes que votaram no atual presidente se identificarem com uma estrela vermelha. Igualzinho o que ocorreu com os judeus. Mas que surpresa vindo dessa turma,né?
@@dimasoliveira2961 Então...agora vc pega um grupo de pessoas comuns e compare elas ao MINISTRO DA ECONOMIA, mas é pela " democracia" né... então PODE TUDO!
@@cibelemotaa já existiam normas sobre crimes de guerra antes da II guerra mundial. a nomenclatura depois dessa mudou pra incluir genocídio -entao nem nazis e nem oviéticos poderiam responder por isso . os comunistas e socialistas pos a existência dessas normativas poderiam responder por isso -grande fome de Mao, política do filho único aplicada a grupos considerados minorias na China e na sucessão a financiamento de governos sangrentos em diversos países da África
O vilela sabe como conduzir um podcast com qualquer assunto se adaptando ao convidado! Este senhor deveria ser um patrimônio mundial ... muito sábio e lúcido.parabéns aos envolvidos
Meus avós maternos são da Hungria e vieram para o Brasil durante a 2a guerra. Que história fantástica. Que prazer conhecer esses dois escritores. Não vamos deixar essa história morrer.
Nessa eu entrei com 19anos idade eu li Êxodo do Leon Uris...chorei e fiquei muito envolvida no assunto li tudo que aparecia...Deus nos proteja que isso nunca mais volte à acontecer ...
No início dos anos 90 fui policial militar e trabalhava no policiamento ostensivo no bairro de Copacabana e atrás do hotel com o mesmo nome havia uma alfaiataria de um soldado polonês sobrevivente deste campo, senhor Abraão Manela, me contava muitas coisas que presenciou, principalmente o bombardeio feito pela luftwaffe no trem em que estava com os outros soldados, tinha números tatuados no antebraço e me achava muito parecido com um brasileiro negro que o ajudou quando chegou no cais do Porto no Rio de Janeiro no pós guerra o levando para morar no morro da providência. Grande homem, gostava de ouvir o que ele presenciou.
Esse é o melhor podcast que já existiu. Uma aula, uma maestria. A dor que eu senti assistindo é indescritível, imagina para quem viveu isso. Que essa abominação jamais se repita na história da humanidade e que os responsáveis estejam queimando no inferno! E para os que apoiam até hoje, sua hora vai chegar, que seja dolorosa, solitária e que você cai no esquecimento eterno.
Minha família é descendente do grupo Judeu Ashkenazim, não sou um praticante da fé judaica mas étnicamente sou um judeu e tenho muito orgulho de dizer isso. Felizmente ainda existem pessoas sensatas que passam a verdadeira informação sem sensacionalismo, obrigado pelo conteúdo ele é realmente necessário! Somos a última geração que teremos sobreviventes ainda vivos desse genocídio, é importante ouvi-los
Gabriel relata sua vivência terrível, e normalmente os pais acabam filtrando as crianças para não ver ou saber muita coisa, imagina o que a mãe dele não sabia, não passou na pele, e não viu... Mulher forte, guerreira, agarrou o filho e fez de tudo para sobreviver, e conseguiu.
Esses fatos são muito dolorosos pr mim,nesse momento,deve ter ser muito duro adquirir essa serenidade do sr.Gabriel e relatar. Isso tudo e do meu interesse,muito obrigada.
Sou fascinada pela história do Holocausto. É extremamente triste, porém, é necessário para que aprendamos e nunca esqueçamos onde o ser humano é capaz de chegar em sua crueldade. Meu sonho é conhecer pessoalmente um sobrevivente do Holocausto. Parabéns Vilela por este privilégio em entrevistar o Sr. Gabriel. Grande Sr. Gabriel, gratidão por seu relato! Never forget! Never again!
Achei de uma sensibilidade ímpar dedicar este dia a essa causa. Não vejo isso em outros canais. Parabéns! Relembrar e não permitir que isso aconteça novamente
Essa entrevista deveria ser exibida em todos colégios brasileiros. Aula de história. Meu avô perdeu 10 irmãos e os pais na guerra. Ele se encontrei em um buraco na Polônia
Isso deveria ser explicado por professores nas escolas, eles simplificam a maldade humana, como se simplismente surge um cara do mal que mata milhões, quando é bem mais complexo.
Exatamente. Vemos as centelhas deste pensamento mau coletivo de forma muito clara ainda nestes dias. Principalmente durante a pandemia. Temos que tomar muito cuidado quando um suposto bem estar suplanta as liberdades dos nossos semelhantes.
O problema é que são assuntos muito complexos para serem transmitido em pouco tempo de aula. São 6 anos de conflito, sendo o holocausto um dos capítulos desse conflito. Não tem como ensinar isso num ano letivo estudantil. É possível você estar isso de forma mais aprofundada dentro de faculdades pois você está aí pra se especializar em diversos assuntos.
Quando o Márcio vai detalhando a indústria da morte n@zista, é difícil descrever como calou alto na minha alma. Como é necessário esse trabalho de recontar exaustivamente essa história, como ele diz, para que comparações banalizadoras não prosperem. Quando o Gabriel conta sobre o pai da namorada, é importante compreender que pessoas normais tbm podem fazer coisas horríveis. Não são só monstros. Todos nós somos capazes de ir ao profundo das trevas humanas. E por isso a vigilância sobre nós mesmos deve ser constante, precisamos sempre examinar nossa consciência para não sermos tragados pelas trevas. E por isso recontar essas histórias é tão importante.
Que insanidade. Eram pessoas! Não tem explicação. Dá uma tristeza e um aperto no coração. E não estamos livres de que se repita. E tem loucos que dizem que não existiu. Como o holodomor. Sr Gabriel é uma benção. Que aula!
@@CharlesViante só pode estar de sacanagem, como que uma fome que aconteceu em determinado período pode se equiparar ao extermínio planejado e direcionado a certa parte da população ? Na fome do holomodor era separados os ucranianos nas regiões que faltavam comida e só eles morriam? E a fome nas outras regiões da união soviética? Nem se tivesse sido planejado conseguiria chegar perto da sombra do que foi o Holocausto
Pessoa como esse senhor deveria ser eterno , pra poder contar história da vida dele pras próximas gerações , a inteligência dele é extraordinária , desejo muita saúde pra ele e que Deus continue abençoando a vida dele 🙌🏽
Meu bisavo tinha 1 irmao que ambos haviam sobrevido aos ataques e quando estavam Sendo levados no trem meu bisavo pulou do trem e o meu tiobisavo nao teve coragem De pular .Meu bisavo foi um dos primeiros a chegar no Brazil ele tinha 19 anos quando chegou no Brazil nunca aprendeu a falar portugues ,teve dois filhos .
Era a pergunta que eu queria fazer : Como chegaram ao Brasil? De vapor eu sei , mas tinham dinheiro para a viagem ? E na Europa viajavam.a pé ou de trem ou ambos ? Cruzaram montanhas a pe ?
Estudo a Segunda Guerra, e tb o "breve século XX" há pelo menos vinte anos - tenho 66 anos. Sorvo, cada conversa sobre o tema, principalmente entre pessoas com esta capacidade de expressar e narrar os fatos. Acessam qualquer informação a qualquer momento. Impressionante. Eu de fato conheço os episódios relatados, mas alguns detalhes que foram postos me fez entender a razão pela qual eu não consigo deixar de ler tudo, ver tudo, sobre o tema. Algumas pessoas não entendem por que sou tão dedicada ao tema e eu sempre digo: É preciso um mergulho profundo em cada uma dessas dores, em cada momento dessas dores. Os dois entrevistados deram um show. O tema até parece menos complexo do que de fato é, em função da clareza com que narram tudo. Gostaria mesmo de ser amiga íntima dos dois, assim, podendo chegar para um café, ouvir, ouvir, vez ou outra falar alguma coisa - não sou judia, sou de origem portuguesa e italiana, mas tenho muitos amigos judeus cujas histórias trágicas pude conhecer. Mas nunca entenderei como pode haver tragédia tão longeva e grave. Fui publicitária - na área de produção - por trinta anos e o nome MARCIO PITLIUK era-me familiar, embora não pudemos ter conexão profissional - e depois dos 60 resolvi fazer História, logo, me encontrei na história dos dois entrevistados por essas duas vertentes. GABRIEL WALDMAN encanta por sua inteligência, e sua experiência e a força de sua expressão é comovente e esclarece inúmeros pontos. Quando ele se proclama capaz de ser escritor eu até me empolguei, pois estou nesta estrada, encravada, travada, e de repente me senti apta a rever minhas travas e complexas dúvidas. Gabriel tem uma inteligência agradável, a gente é capaz de ouvi-lo por horas. Adorei. Parabéns
Vilela, antes de assistir já vou te agradecer!!! Eu assisti mais de 30 filmes, muitos filmes pesados, eu não tenho essa descendência na família, mas eu sinto um profundo pesar pelo que os Judeus passaram! Até indico um filme lindo que chama Un sac de Billes ou o Os Irmãos que enganavam Nazistas contada por Joseph Joffo. Amo ouvir estórias com final feliz!
Eu também assisti muitos filmes, mas nada como a leitura do livro: em busca de sentido. Escrito por um psiquiatra que sobreviveu ao campo de Auschwitz.
Não foram so os Judeus que sofreram com esse Senhor,os ciganos,homossexuais,Testemunhas de Jeová.Assista o filme Triângulo Roxo essa cor os identificava.Muitos morreram por não renunciar a sua fé.
Vou começar a ler mais, estudar mais sobre coisas importantes e tbm viver mais, aproveitando mais os meus dias e privilégios de viver em paz e ter a oportunidade de fazer tudo isso. isso para um dia eu conseguir ser pelo menos 1% do Sr Gabriel. A essa idade com essa sanidade, esperteza, perceptividade, lucidez, inteligência, sabedoria, humildade, carater, simpatia, oratória, carisma e maravilhoso contador de histórias, um professor. Como o Márcio e o Sr Gabriel, não quero ser famoso, quero ser importante.
ปีที่แล้ว +1
Desejo de aprender, ter qualidades e querer ser importante é maravilhoso! Faça como desejou, estude, aprenda, desenvolva virtudes, inspire-se no Bem, que vai valer a pena! Que o Senhor abençoe sua vida!
Vcs estão elevando o nível dos podcasts só isso que tenho a dizer . Maravilhoso conteúdo, essas pessoas são a história mundial ainda viva , e preciso dar voz a eles enquanto ainda estão vivos .
Rogério, acho que esse foi o episódio mais emocionante que já assisti em todos os podcast, todos!!!! Como vc mesmo diz K RA LE O!!!!!! Que brabo!!!! Com o calor os olhos quase suaram por várias vezes!!!! Obrigado cara! Traga esses dois senhores mais vezes!!!! Mestre Gabriel é um exemplo vivo!!!!
Por favor uma podcast com esse senhor Gabriel, é um deleite ouvir suas histórias, merece deixar pra posteridade suas palavras eternizadas. Interessante o vídeo não aparecer na lista de vídeos, será que YT está censurando ?
E eu reclamando da vida, depois de assistir essa entrevista😢 chego a conclusão que a minha vida é 😊 maravilhosa. Que histórias triste😢e ao mesmo tempo fascinante😊
Vilela muito obrigado pelo grande serviço que está fazendo no seu podcast!!! Holocausto é um tema duro, mas nunca havia ouvido de forma tão didática o que foi o horror na vida desse povo!
Eu sou grande admiradora deste podcast e do trabalho do Vilela, principalmente por ele trazer esse conteúdo e ceder tanto espaço para que o tema seja tratado como se deve.
Parabéns ao Inteligência Limitada, por nos presentear especialmente com os convidados deste podcast. Um bem haja ao Sr. Gabriel e ao Sr. Márcio por partilharem connosco a experiência triste, injusta, irreparável da história recente da humanidade. Quem visita Auschwitz- Birkenau, nunca mais regressa igual. Um abraço desta portuguesa 🇵🇹 que vos assiste desde a Suíça 🇨🇭
Que HISTÓRIA, que lição de vida e tantas coisas que eu não tinha conhecimento e fiquei sabendo pelo podcast através dessas duas pessoas incríveis. Gratidão ao Marcio PItluuk e o sr. Gabriel Waldman. Foi o melhor podcast que já assisti. Parabéns Rogério Vilela.
ปีที่แล้ว +10
GABRIEL WALDMAN, virei fã deste senhor. Extrema cultura, que ser humano fantástico!
O embaixador brasileiro na França que conseguia os vistos para judeus virem ao Brasil era Souza Dantas. Ele tem uma homenagem no Memorial do Holocausto em Israel como justo entre as nações. Estima-se que ele tenha salvo mais de 800 pessoas, mesmo contra as ordens de Getulio Vargas. E o Sr. Gabriel Waldman é maravilhoso!!!!
Minha família por parte de mãe veio de navio após a primeira guerra. Minha avó tem 83 anos, tem muitas fotos e achei a certidão de nascimento da minha bisa. Ela conta sobre o avô dela, que foi combatente na primeira guerra e ficou louco. Quando chegaram aqui, ele só bebia e comia linguiça. Conta histórias que posteriormente descobri que eram comuns na primeira guerra. Guerra pode mudar a trajetória de várias gerações. Grande abraço!
Que interessante seu relato, meu bisavô também veio de navio com a família para o Brasil antes da primera guerra, foi para Pernambuco, estou estudando sobre esta parte da história da nossa família. Muitas famílias vieram da Alemanha para poder recomeçar a vida principalmente no Brasil. Felicidades!
Essa conversa deveria estar presente em todas as escolas do país. Parabéns aos convidados e Vilela, muito obrigado por abordar esse tema tão importante! ❤❤❤
Pô, cheguei em casa amanhecendo, e na tentativa de curar uma bebedeira, nem tanto, resolvi zapear meu TH-cam....e me deparei com o melhor podcast que já vi até hj. Vilela, sou teu fã, assíduo, e hj assisti o teu melhor episódio, rezando pra que não acabasse......louco pelas 8hs......eles precisam voltar.
Quanta dor nessas histórias deste povo tão perseguido, até nos dias de hoje. Já li muitos livros sobre o holocausto e é bizarro a maneira como o ''ser humano'' pode ser tão cruel com seu próximo, de igual natureza, que sente as mesmas dores, tem os mesmos sentimentos e etc. Obrigada Vilela, por este conteúdo REAL e PRECIOSO !
Apaixonada por esse senhor Gabriel! Parece que ele ja viveu uns 200 anos, pelo tanto de conteúdo!!! Mais ainda por sua gentileza e humanidade até com seus algozes!!! Alma nobre!!!
Eu acho incrível que todos esses sobreviventes do holocausto, embora carreguem uma história muito pesada, são extremamente doces e cativantes. Que lindo o Sr. Gabriel❤
Eu sou muito curiosa com essa parte da história, estranho muito o fato das pessoas matarem cm naturalidade, como se bebessem água e tal. A lucidez do Sr. Gabriel é impressionante! A generosidade das narrativas. É impossível não sentir dor e lamento de tantas vidas perdidas. Excelente podcast e super necessário a todos.
Pois é! Sempre falo isso. As pessoas não se atentam aos sinais… e no final todos nós saímos perdendo. Muitos discursos que se tem documentados, são os mesmos usados hoje em dia. Até frases de efeito. Eu realmente não sei mais no que acreditar.
REGRAS PARA OS CANAIS DE CORTE!!! >> Somente depois de 24h passadas da hora que começou a live que estão liberados os cortes. Não usem títulos mentirosos! iremos derrubar os canais que desrespeitarem as regras. Obrigado.
Esta live superou todas as outras, informação é tudo 👏👏👏.
Onde consigo comprar o livro que ele falou sobre o cara que volta para a polonia e descobre quem era a mulher que seduziu o pai dele ?
O cônsul Português, que Márcio menciona e que também ajudou muitos judeus a sair da Europa ou a sair para países neutros, foi Aristides Sousa Mendes.
@@dalvaoi9209 is e. Nbbbeeeykeee
Neb
Chá n😂Abesenm
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores, alguma semelhança com os tempos atuais !? usam o estado para perseguir ?
esse tipo de conversa deveria estar presente como material didático em toda aula de história de todas as escolas do brasil .
Mas esses professores doutrinadores , não tem o menor interesse
Principalmente pelo partido Nazi
Aulas de história são justamente para isso. Mais existem centenas e milhares de documentarios abortando tudo sobre a 2°guerra. Mais sempre, sempre tem detalhes que pegam muito. Eu mesmo gostou muito de saber aprender e tentar compreende erros e falhas.
Siim!
Concordo
Esse tema é abordado na temática de História das turmas do 9°ano do Ensino Fundamental e 3°ano do Ensino Médio
Esse conteúdo tem que ser recirculado hoje, em Março /2024.
Minha família é de Montese na Itália, essa cidade foi libertada dos Nazistas pelos Pracinhas Brasileiros. Minha família pediu asilo em três países (Brasil, Canada britânico e EUA), apenas o Brasil concedeu o asilo e minha avó e avô (na época com 17/18 anos) vieram para o Brasil embarcado no próprio navio da Marinha Brasileira que transportaba os pracinhas de volta pra casa.
Que história interessante.
Admirável.
Em Fortaleza, um ex FEB, fundou o bairro Montese.
meu avô falava o quanto a vida na Itália naquela época era sofrida, com extrema pobreza e miséria, cheia de máfias e milícias por todo lado, morreu dizendo que o Brasil era um paraíso e que a pizza daqui era melhor que a italiana (mas só a pizza)
Ngm agradeçe de verdade ao Brasil por diversas coisas ! E o pior , lá fora somos tratados com racismo e com total falta de respeito .
@@brunoalves7534 graças a Deus, pense assim, pois:( Quem não é visto, não é lembrado) e isso faz de nós um país protegido de tantos males. Tanto visíveis qto invisíveis.
Minha avó sobreviveu do Campo de Concentração, meu avô fuzilado, somos Croatas Judeus. hoje morarmos em Goiânia
Sinto muito que sua família tenha que ter passado por isso.
Eu chorei ao ouvir a história principalmente no caso das crianças 😢
Sinto muito.
Meus sentimentos ❤
Gostaria demais em escutar essa historia ao vivo papai.
@@asc9508 mas é uma audácia do caralho a pessoa passar por isto e tem que provar prum besta que nem tu..vai te lascar!
Obrigada por esse episódio, Vilela! Uma das coisas mais importantes que nós, judeus, aprendemos desde cedo é “lembrar para nunca esquecer”. Eu sou da provável ultima geração que teve a honra de conviver com sobreviventes do Holocausto. Sou neta de 4 deles, sendo um sobrevivente de Auschwitz. Obrigada por ajudar a contar a história de todos nós!
O que está a anos ta fazendo Israel com palestina. .. como se chama ??? ???????
@@fena1931 Sem comentários!!!
@@fena1931 *Há anos 😉
Sempre fui muito interessada nesse tragédia histórica, quanto mais leio e estudo sobre o assunto, mais sinto indignada e triste com a humanidade. Acho que a história de todos sobrevivente merecem ser ouvida e registrada.
@@fena1931 O que você tá fazendo é errado, culpabilizar todos os judeus pelo genocídio causado pelo estado ilegítimo de Isreal é antissemitismo.
Olha o nível da entrevista e dos entrevistados,isso sim é podcast........Parabéns........
O O Vilela pede pro Gabriel falar em duas línguas, e ele opta por dizer "eu te amo". Q senhor maravilhoso.
Eu achei tão lindo essa parte que até chorei!!
😭🇧🇷🇮🇱🎈❤️💞💞💞💞💞💞💞💞🥰🥰🥰
Foi o que eu pensei tbm
Emocionante ❣️
Huuuum!!!! Já vi esse filme.
Não estudou, daí vira político, porque mesmo sendo "burro" tem uma perspicácia.
E o objetivo é dominar.
Alguem consegue ver hoje esse mesmo "filme"?
2:07:11
O que mais me tocou nessa entrevista foi as histórias do Gabriel com sua mãe. Fiquei imaginando que mulher maravilhosa foi essa mãe. Difícil se colocar no lugar dela, carregando seu filho de apenas 6 anos... parabéns aos entrevistados e ao entrevistador👏👏👏👏👏👏👏👏
Tive lágrimas nos olhos ao pensar sobre ela.
Eu tb fiquei viajando nessa relação de mãe e filho
A lucidez do Gabriel é algo que me chamou atenção o tempo todo. Ainda mais considerando todo trauma que ele viveu na infância/adolescência. Fiquei encantada!
Ouça o audiobook O homem mais feliz do mundo, são homens fortes.
Posso ouvir a história do Holocausto 1 milhão de vezes... Espanto-me com a maldade humana todas as vezes. 😭😭😭
É impossível resumir as milhões de mortes, torturas e perseguições que ocorreram em um período tão curto, é assustador pensar um pouco é perceber que isso foi algo recente pois outra grande parte da história foi pouca ou quase nada registrada na história, imagina o tanto de sofrimento já ocorreu na terra que vivemos com uma certa inocência.
Também só de ouvir penso como que o homem consegue ser tão mal, nem tudo é o diabo tem pessoas más real!
Eu também, não me conformo
Eu me espanto com a perversidade das mulheres.
Pergunte a sanção quem foi Dalila.
Né quanta maldade meu Deus
Esse senhor não é só um sobrevivente do holocausto,ele é a história viva!
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores, alguma semelhança com os tempos atuais !? usam o estado para perseguir ?
Inteligência e memória incríveis.
Meu coração aperta de ouvir o que o Sr. Gabriel viveu, ouviu, sentiu... Que emocional forte! Era apenas uma criança 🥺
Senhor Gabriel fala com uma tranquilidade de quem já não teme mais nada nessa terra. É de uma força absurda.
É, aqui no Brasil está preocupante...
Sim, é pq ele já passou pelo mais horrendo, o pior, o triste, o atroz, episódio da humanidade, o que temer?
@@magnacristino3106 tá louca comparar oq esse senhor já passou com a situação do Brasil
O que pode ser pior que do que ele viveu, afinal? Esse senhor é o verdadeiro sinônimo de força.
No Brasil estamos vivendo o holocausto yanomami
O Inteligência Ltda é o único podcast que eu consigo assistir do início ao fim. Se for 5 horas, fico as 5 horas assistindo... O único que traz convidados que agregam de alguma forma na sociedade
Pura verdade!
Podcast em geral é só futilidade. Duas horas da vida que se perde atoa. Não tenho a menor paciência. Estou aqui por causa do respeitável sobrevivente do Holocausto Sr Gabriel.
igualmente haha
Amiga. Realmente é tb o único podcát que até pesquiso por outros convidados. Conteúdo sempre interessante e não é dos ricos ou famosos. Por vezes as melhores entrevistas são com as pessoas mais simples e humildes. Agora é verdade que este consigo ver inicio ao fim e já aconteceu ficar com pena saber que vai acabar. Bjs de portugal.
@@franciscoperdigao4949 muita cultura e inteligência.. conteúdo de primeira!
"Operação Final"
"A lista de shindler"
"O Menino de Pijama"
"O Fotógrafo de Mauthausen"
Gente, esse podcast ficou muito instrutivo! Estão de parabéns!!!
Muito bom esse podcast. Já assisti o filme O Menino de Pijama
@@mariaaurea673 O Menino de Pijamas é muito emblemático! Representa fatos em que, os "maus sofriam suas próprias ignorâncias". Certamente, devem ter ocorrido diversos fatos parecidos...
Lista de Schindler é absurdo de bom...
O pianista
@@jussarapereira827 "O Pianista" é ótimo porque faz alusão ao início dos conflitos! Ótima dica!!
Um dos melhores episódios do Inteligência, sem sombra de dúvidas! Extremamente emocionante o relato do Sr. Gabriel, que mesmo após ter sofrido de perto com os horrores do holocausto não perdeu a amorosidade na vida. Além de demonstrar uma meiguice, leveza e uma lucidez incríveis. Em momento algum nota-se raiva ou rancor em seu relato pessoal. Em sua última fala que diz: - "enquanto eu viver, vou fazer de tudo para isso não acontecer"; manifesta por fim sua grandeza de caráter e mostra que ele não é o que a vida lhe deu, e sim aquilo em que ele escolheu ser. Uma verdadeira aula de superação e fé na vida! Vida longa ao Gabriel Waldman e sua história!
Concordo com sua observação quanto ao simpático, meigo e também da sabedoria do senhor Gabriel. Grande Homem sobrevivente da covardia humana.
Pp
P
P
Belo comentário
A biografia do Sr. Gabriel merece um filme!
Deus, que força! Gabriel falando: "ENQUANTO EU VIVER VOU COMBATER ESSA COISA", chorei.
Falou a Bonsominion Nazifacista do seculo 21
Lindo 😢😢😢
Esse foi um dos melhores na minha opinião,Senhor Gabriel,quanta inteligência,um raciocínio impecável, lucidez tremenda....
Eu to apaixonada nele, imagina sentar pra um café e ouvir ele contando histórias.
Esses dias perguntei para meu pai numa conversa tomando chimarrão. Ele com 73 anos e eu com 37. Ele filho de mãe alemã (família fugida de lá) quem não compactuava com eles eram mortos tbm. E eu disse para ele. - Pai onde tava o mundo nesse momento? O que estavam fazendo que esse cara conseguiu em 10 anos construir tudo isso. Onde estavam as pessoas que não ajudavam? Eis que ele me disse: - Sabrina estavam do mesmo modo que estamos aqui agora. Tem uma guerra do outro lado do mundo acontecendo, e nós aqui aterrorizados, tristes por eles, mas de "mãos atadas" porque tem coisas que fogem do nosso alcance. Enfim achei a coisa mais triste mas mais realista que ele disse. Infelizmente continuamos aqui.... E a história sempre se repetindo. Na guerra todo mundo perde, todos nós (mas aqui não estamos no 'frio', com 'fome', 'escondidos', correndo, correndo e correndo pq está tudo caindo), inclusive que acha q está no tal "poder". Que tristeza. A coisa mais chocante e triste para mim sempre será a história da 2 guerra. Tem um documentário na Netflix que foi a coisa mais triste que já assisti. Oração meus amigos, oração para a humanidade.
@Sabrina vc tem Instagram?
Qual é esse documentário da Netflix?
Qual documentário?
Qual nome do documentário; e que frase forte seu pai te disse . " Estavam igual, estamos agora, parados de mãos atadas pois existem coisas que fogem do nosso alcance 🥺, muito mas muito forte mesmo .
Ele foi tão simples e real , pois só nós sobra a tristeza e a oração pelos que estão na guerra.
Nome do documentario.
Gabriel é genial! Equilibrado, justo e correto nas ponderações. Grande sujeito!!!
Quando os nazistas tentaram tomar uma cidade da Itália, foram impedidos pelo Exército Brasileiro. Até hoje em dia, todo ano, esta cidade comemora a vitória , graças aos pracinhas brasileiros.
Exatamente tem no TH-cam todo ano eles desfilam cantando o Hino brasileiro e o hino dos pracinhas pela cidade toda no norte da Itália.
Que legal! Não sabia disso. Como não se orgulhar do Brasil? ❤❤
@@mayaragomes555
Os soldados brasileiros na Itália, lutando contra os nazistas, recebiam todo dia do exército brasileiro um pacote com cigarros, bolachas, pão, etc. Eles trocavam entre si cigarros por bolachas, por pães. Daí iam até o centro da cidade e davam tudo para as crianças e adultos, pois havia muita fome, muita miséria.
Sempre fomos ricos, nunca nos faltou nada! Graças à DEUS pelo país que temos, pelo povo, pela diversidade de alimentos, pela nossa música sempre alegre.
Da minha cidade foram 8 pracinhas... conheci um ..ficou paranóico..
Hoje as forças armadas são a vergonha do Br.
A parte que ele conta dos livros que ele escreveu ainda criança, sobre solidão, cortou meu coração. Esse episódio foi uma obra prima.
... E cada vez mais compreendo o silêncio de vovó e titia. Papai era muito pequeno... Sou filha e neta de poloneses
Lindos os meus amores poloneses. ❤
Lindos os meus amores poloneses. ❤
.
Meu vovô tbem não respondia Qdo perguntavamos as condições de como ele deixou a Alemanha em 1939. Somente via lágrimas saindo de seus olhinhos azuis 😢
Como o TH-cam não coloca isso em destaque???
Um relato tão emocionante e de um homem tão lúcido, tive que pausar o vídeo para chorar mas assisti até o fim!
Essa história precisa ser contada nos mínimos detalhes, não deve ser amenizada em nada para que jamais pode seja esquecida!
🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱🇮🇱
Na verdade o TH-cam costuma a derrubar vídeo assim
Pra as pessoas não verem mesmo
@@ellengamess fonte?
@@ellengamess a troco de que?
A mídia é contra Israel e à favor dos árabes!
O que foi isso aqui??? Anestesiada com tanto respeito, tanta lucidez, tanta humanidade ... Parabéns para todos ! Simplesmente fascinada. Encomendando já meus livros.
Eu sou professora de História... sempre quis esses livros...vou comprar já!
Gente, o Márcio Pitliuk precisa criar urgente um canal no TH-cam e contar outras histórias.🤯
O trabalho dele de conscientização sobre o anti simetismo é muito necessário e essencial. Sem contar que ele tem histórias interessantes para compartilhar. 👏
Já quero ler os livros dele. 😊
Esses são os tipos de convidados que você não se arrepende de conhecer e assistir até o final.
Histórias que jamais a humanidade pode esquecer. "Quem não reconhece sua própria história pode ser capaz de repeti-la".
Este é meu medo, pois a "História" parece que está se repetindo, e as pessoas não estão percebendo os "detalhes semelhantes"! Peço a Deus que seja mera coincidência...😪
@@AdrianiCamargo-kp6dj exatamente.
Você vê políticos hoje isso as mesmas táticas de manipulação de massas que os nazistas, usam jargões parecidos "só o trabalho enobrece" "Brasil ame-o ou deixe-o" e etc, pessoas defendendo morte de oponentes políticos por os considerarem como vilões, nefastos e impuros, até ministro de cultura que simula goebbels escancaradamente e nada acontece.
Enfim. Outro problema que vejo São pessoas que tratam nazistas como vilões unidimensionais. Como se fossem maus apenas por serem maus.
Eu não como cidadãos comuns como eu e você que foram embebedados por uma ideologia fanática. Ou seja, completamente possível de acontecer de novo, e como pessoas que você conhece e considera boas. Vizinhos, parents, amigos..
@@AdrianiCamargo-kp6dj Tenho dito isso com minha família...isso não é impossível de acontecer. Há poucos dias vimos um Ministro da economia dizer: " Não compro produtos de empresas de direita". Primeiro: o cara é Ministro da economia e fala em boicote, e isso não nos lembra as portas das lojas dos judeus pichadas?!
@@valquiriadias3412 há alguns meses vimos um grupo de apoiadores do presidente derrotado pedindo pra que todos os comerciantes que votaram no atual presidente se identificarem com uma estrela vermelha. Igualzinho o que ocorreu com os judeus. Mas que surpresa vindo dessa turma,né?
@@dimasoliveira2961 Então...agora vc pega um grupo de pessoas comuns e compare elas ao MINISTRO DA ECONOMIA, mas é pela " democracia" né... então PODE TUDO!
Passei essas mais de 2h com uma mescla de sensações absurdas! Parabéns a todos que participaram dessa produção! Que show!
Eu tbm, até então eu tô a dois dias assistindo o podcast. Estou assistindo aos poucos para poder digerir tudo
@@cibelemotaa já existiam normas sobre crimes de guerra antes da II guerra mundial. a nomenclatura depois dessa mudou pra incluir genocídio -entao nem nazis e nem oviéticos poderiam responder por isso . os comunistas e socialistas pos a existência dessas normativas poderiam responder por isso -grande fome de Mao, política do filho único aplicada a grupos considerados minorias na China e na sucessão a financiamento de governos sangrentos em diversos países da África
A parte mais tenebrosa dessa história é saber que todas essas atrocidades acontecem a tão pouco tempo
e tem gente que nega, minimiza, e flerta com esse tipo de pensamento
Pensei o mesmo!!! Nossa foi onten😮
Infelizmente esse odii continua e até aqui no Brasil, onde ha inúmeros grupos neonazistas
E se a gente brincar volta a acontecer. Por isso, direitos e lutas pelas minorias devem sempre ser defendidos
@J Junior 👏👏👏👏👏👏👏
O vilela sabe como conduzir um podcast com qualquer assunto se adaptando ao convidado! Este senhor deveria ser um patrimônio mundial ... muito sábio e lúcido.parabéns aos envolvidos
Gabriel você é incrível e merece estar vivo!E sua mãe com certeza foi uma mulher abençoada 🙏Que Deus abençoe os sobreviventes e seus descendentes.
Que senhor lúcido, o seu Gabriel, um doce de pessoa mesmo cm tudo oque enfrentou! 🥺
Que Deus o abençoe grandemente ❤️🙏
Esse senhor é a história viva.
❤
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores, alguma semelhança com os tempos atuais !? usam o estado para perseguir ?
Meus avós maternos são da Hungria e vieram para o Brasil durante a 2a guerra. Que história fantástica. Que prazer conhecer esses dois escritores. Não vamos deixar essa história morrer.
Tô apaixonada pelo Sr. Gabriel Waldman❤…quanta sabedoria, quanta simplicidade! Encantador🥰
Somos 2. 😍
Ownnnn, apaixonei-me também!
Lembro que mergulhei tanto no assunto do holocausto com 15 anos que tive que parar porque vi que estava afetando meu psicológico
Nessa eu entrei com 19anos idade eu li Êxodo do Leon Uris...chorei e fiquei muito envolvida no assunto li tudo que aparecia...Deus nos proteja que isso nunca mais volte à acontecer ...
Eu fui com 12 anos me aprofundar sobre o Holocausto. Ia fazer meu TCC disso mas passei mal.
No início dos anos 90 fui policial militar e trabalhava no policiamento ostensivo no bairro de Copacabana e atrás do hotel com o mesmo nome havia uma alfaiataria de um soldado polonês sobrevivente deste campo, senhor Abraão Manela, me contava muitas coisas que presenciou, principalmente o bombardeio feito pela luftwaffe no trem em que estava com os outros soldados, tinha números tatuados no antebraço e me achava muito parecido com um brasileiro negro que o ajudou quando chegou no cais do Porto no Rio de Janeiro no pós guerra o levando para morar no morro da providência. Grande homem, gostava de ouvir o que ele presenciou.
Posso assistir a mil filmes, ler mil livros, mas SEMPRE me surpreendo com essas histórias … é sempre revoltante, triste, pesaroso…
Esse é o melhor podcast que já existiu. Uma aula, uma maestria. A dor que eu senti assistindo é indescritível, imagina para quem viveu isso.
Que essa abominação jamais se repita na história da humanidade e que os responsáveis estejam queimando no inferno! E para os que apoiam até hoje, sua hora vai chegar, que seja dolorosa, solitária e que você cai no esquecimento eterno.
Existem campos de concentração, China, África, Cuba... e tantos outros só não é divulgado.
@@veraneves8110 prove.
Faço minhas as suas palavras!
👏🏽👏🏽👏🏽🇮🇱💕🇧🇷❤️🙏🏽🥰
Eu penso que só o perdão, compreensão, é aceitação fará com que tal coisa deixará de existir. Ódio d vingança ........ ..
O inteligência sempre foi o melhor podcast não só esse episódio que e o ótimo tem muitos outros.
Minha família é descendente do grupo Judeu Ashkenazim, não sou um praticante da fé judaica mas étnicamente sou um judeu e tenho muito orgulho de dizer isso. Felizmente ainda existem pessoas sensatas que passam a verdadeira informação sem sensacionalismo, obrigado pelo conteúdo ele é realmente necessário! Somos a última geração que teremos sobreviventes ainda vivos desse genocídio, é importante ouvi-los
Gosto muito da cultura Yiddish, estou aprendendo o idioma.
Gabriel relata sua vivência terrível, e normalmente os pais acabam filtrando as crianças para não ver ou saber muita coisa, imagina o que a mãe dele não sabia, não passou na pele, e não viu... Mulher forte, guerreira, agarrou o filho e fez de tudo para sobreviver, e conseguiu.
Esses fatos são muito dolorosos pr mim,nesse momento,deve ter ser muito duro adquirir essa serenidade do sr.Gabriel e relatar.
Isso tudo e do meu interesse,muito obrigada.
Gabriel Waldman, além de culto, possui muita sabedoria, fruto de uma história de vida intensa. História de vida que não canso de ficar ouvindo!
Sou fascinada pela história do Holocausto. É extremamente triste, porém, é necessário para que aprendamos e nunca esqueçamos onde o ser humano é capaz de chegar em sua crueldade. Meu sonho é conhecer pessoalmente um sobrevivente do Holocausto.
Parabéns Vilela por este privilégio em entrevistar o Sr. Gabriel. Grande Sr. Gabriel, gratidão por seu relato!
Never forget! Never again!
Eles precisam voltar!!! Indivudualmente para contar a história. Eles não podem ser esquecidos.
Achei de uma sensibilidade ímpar dedicar este dia a essa causa. Não vejo isso em outros canais. Parabéns! Relembrar e não permitir que isso aconteça novamente
Essa entrevista deveria ser exibida em todos colégios brasileiros. Aula de história.
Meu avô perdeu 10 irmãos e os pais na guerra. Ele se encontrei em um buraco na Polônia
Nada como ouvir o testemunho de quem viveu a guerra.
Se não foi o melhor, foi um dos melhores episódios. Parabéns!!!!!
Isso deveria ser explicado por professores nas escolas, eles simplificam a maldade humana, como se simplismente surge um cara do mal que mata milhões, quando é bem mais complexo.
Sao na maioria esquerdistas !! Por isso não falam do holocausto. São anti semitas
Exatamente. Vemos as centelhas deste pensamento mau coletivo de forma muito clara ainda nestes dias. Principalmente durante a pandemia. Temos que tomar muito cuidado quando um suposto bem estar suplanta as liberdades dos nossos semelhantes.
O problema é que são assuntos muito complexos para serem transmitido em pouco tempo de aula. São 6 anos de conflito, sendo o holocausto um dos capítulos desse conflito. Não tem como ensinar isso num ano letivo estudantil. É possível você estar isso de forma mais aprofundada dentro de faculdades pois você está aí pra se especializar em diversos assuntos.
@@nicani6741 Perfeito.
Eu fico feliz em saber que brasileiros como Aracy que ajudou muitos judeus morar no Brasil. Gratidão eterna.
Souza Dantas e Oswaldo Aranha tbm foram maravilhosos 😊
Quando o Márcio vai detalhando a indústria da morte n@zista, é difícil descrever como calou alto na minha alma. Como é necessário esse trabalho de recontar exaustivamente essa história, como ele diz, para que comparações banalizadoras não prosperem.
Quando o Gabriel conta sobre o pai da namorada, é importante compreender que pessoas normais tbm podem fazer coisas horríveis. Não são só monstros. Todos nós somos capazes de ir ao profundo das trevas humanas. E por isso a vigilância sobre nós mesmos deve ser constante, precisamos sempre examinar nossa consciência para não sermos tragados pelas trevas. E por isso recontar essas histórias é tão importante.
Meu bisavô era cigano espanhol, fugiu da Europa para o Brasil no início da 2° Guerra, dizia que a Europa era uma praça de morte.
Muito difícil não se emocionar com esses relatos que falam a que ponto a crueldade humana pode chegar.
Que insanidade. Eram pessoas! Não tem explicação. Dá uma tristeza e um aperto no coração. E não estamos livres de que se repita. E tem loucos que dizem que não existiu. Como o holodomor. Sr Gabriel é uma benção. Que aula!
Exato, Holodomor foi igualmente diabólico.
A Rússia já tá fazendo isso... matando um monte de gente inocente e levando crianças
Isso mesmo, não estamos livres que se Repita, diante da ditadura que está se tornando o mundo.
@@CharlesViante só pode estar de sacanagem, como que uma fome que aconteceu em determinado período pode se equiparar ao extermínio planejado e direcionado a certa parte da população ? Na fome do holomodor era separados os ucranianos nas regiões que faltavam comida e só eles morriam? E a fome nas outras regiões da união soviética? Nem se tivesse sido planejado conseguiria chegar perto da sombra do que foi o Holocausto
Foi maravilhoso esse programa! É necessário não deixar cair no esquecimento está época das trevas .
Os judeus crucificaram Jesus Cristo, não importa o sexo, a cor da pele, a religião... Etc.
O ser humano é cruel por natureza.
Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores, alguma semelhança com os tempos atuais !? usam o estado para perseguir ?
A tragedia humana é que o homem não aprende com a história pq.”não acredita” na maldade humana ou se beneficia dela.
Um dos melhores entrevistados de todos os tempos!!
O senhor de uma uma simpatia ímpar !! Parabéns !
Pessoa como esse senhor deveria ser eterno , pra poder contar história da vida dele pras próximas gerações , a inteligência dele é extraordinária , desejo muita saúde pra ele e que Deus continue abençoando a vida dele 🙌🏽
Eu quis chorar durante toda esta entrevista... Sr. Gabriel é um ser humano incrivel. Queria abraçá-lo! Obrigada por esse ep, Vilela!
Eu também queria muito abraçar ele.
Jajaja jajaja jajaja
😏
Essa história de amor do Sr. Gabriel dá um belo livro e até mesmo um filme!
Meu bisavo tinha 1 irmao que ambos haviam sobrevido aos ataques e quando estavam Sendo levados no trem meu bisavo pulou do trem e o meu tiobisavo nao teve coragem De pular .Meu bisavo foi um dos primeiros a chegar no Brazil ele tinha 19 anos quando chegou no Brazil nunca aprendeu a falar portugues ,teve dois filhos .
Era a pergunta que eu queria fazer : Como chegaram ao Brasil? De vapor eu sei , mas tinham dinheiro para a viagem ? E na Europa viajavam.a pé ou de trem ou ambos ? Cruzaram montanhas a pe ?
que rico. Celeste Pereira, meu bisavo paterno era de Familia Oleira Pereira. .... seu bisa era de onde ? RGS ?
Estudo a Segunda Guerra, e tb o "breve século XX" há pelo menos vinte anos - tenho 66 anos. Sorvo, cada conversa sobre o tema, principalmente entre pessoas com esta capacidade de expressar e narrar os fatos. Acessam qualquer informação a qualquer momento. Impressionante. Eu de fato conheço os episódios relatados, mas alguns detalhes que foram postos me fez entender a razão pela qual eu não consigo deixar de ler tudo, ver tudo, sobre o tema. Algumas pessoas não entendem por que sou tão dedicada ao tema e eu sempre digo: É preciso um mergulho profundo em cada uma dessas dores, em cada momento dessas dores. Os dois entrevistados deram um show. O tema até parece menos complexo do que de fato é, em função da clareza com que narram tudo. Gostaria mesmo de ser amiga íntima dos dois, assim, podendo chegar para um café, ouvir, ouvir, vez ou outra falar alguma coisa - não sou judia, sou de origem portuguesa e italiana, mas tenho muitos amigos judeus cujas histórias trágicas pude conhecer. Mas nunca entenderei como pode haver tragédia tão longeva e grave. Fui publicitária - na área de produção - por trinta anos e o nome MARCIO PITLIUK era-me familiar, embora não pudemos ter conexão profissional - e depois dos 60 resolvi fazer História, logo, me encontrei na história dos dois entrevistados por essas duas vertentes. GABRIEL WALDMAN encanta por sua inteligência, e sua experiência e a força de sua expressão é comovente e esclarece inúmeros pontos. Quando ele se proclama capaz de ser escritor eu até me empolguei, pois estou nesta estrada, encravada, travada, e de repente me senti apta a rever minhas travas e complexas dúvidas. Gabriel tem uma inteligência agradável, a gente é capaz de ouvi-lo por horas. Adorei. Parabéns
Vilela, antes de assistir já vou te agradecer!!! Eu assisti mais de 30 filmes, muitos filmes pesados, eu não tenho essa descendência na família, mas eu sinto um profundo pesar pelo que os Judeus passaram! Até indico um filme lindo que chama Un sac de Billes ou o Os Irmãos que enganavam Nazistas contada por Joseph Joffo. Amo ouvir estórias com final feliz!
Assista " Adeus, Meninos " - de Louis Malle. Enternecedor ....
Eu também assisti muitos filmes, mas nada como a leitura do livro: em busca de sentido. Escrito por um psiquiatra que sobreviveu ao campo de Auschwitz.
@joanamarianocosta Em busca de sentido. Autor: Viktor Frankl
Assista o pianista
Não foram so os Judeus que sofreram com esse Senhor,os ciganos,homossexuais,Testemunhas de Jeová.Assista o filme Triângulo Roxo essa cor os identificava.Muitos morreram por não renunciar a sua fé.
Vou começar a ler mais, estudar mais sobre coisas importantes e tbm viver mais, aproveitando mais os meus dias e privilégios de viver em paz e ter a oportunidade de fazer tudo isso. isso para um dia eu conseguir ser pelo menos 1% do Sr Gabriel. A essa idade com essa sanidade, esperteza, perceptividade, lucidez, inteligência, sabedoria, humildade, carater, simpatia, oratória, carisma e maravilhoso contador de histórias, um professor. Como o Márcio e o Sr Gabriel, não quero ser famoso, quero ser importante.
Desejo de aprender, ter qualidades e querer ser importante é maravilhoso! Faça como desejou, estude, aprenda, desenvolva virtudes, inspire-se no Bem, que vai valer a pena! Que o Senhor abençoe sua vida!
A história do sr GABRIEL WALDMAN, deveria virar um filme.
Jamais poderemos nos esquecer do que foi essa barbárie para que não aconteça novamente! Obrigada por essa conversa!
Vcs estão elevando o nível dos podcasts só isso que tenho a dizer . Maravilhoso conteúdo, essas pessoas são a história mundial ainda viva , e preciso dar voz a eles enquanto ainda estão vivos .
Gostaria que o canal trouxesse essa dupla atualmente, diante de tudo que está acontecendo novamente contra Israel.
Lindo episódio. O Gabriel mostra que o amor acaba vencendo mesmo em uma situação de horror. Gostaria que ele tivesse notícias da primeira namorada
Bizarro tudo isso, mas bizarro ainda é saber que a chance de algo como isso acontecer de novo é bem grande
Se Deus quiser, nunca mais 🙏🏻
Gente, que podcast maravilhoso! Amo ouvir histórias e pessoas inteligentes. Uma verdadeira aula.
Rogério, acho que esse foi o episódio mais emocionante que já assisti em todos os podcast, todos!!!!
Como vc mesmo diz K RA LE O!!!!!!
Que brabo!!!!
Com o calor os olhos quase suaram por várias vezes!!!!
Obrigado cara!
Traga esses dois senhores mais vezes!!!!
Mestre Gabriel é um exemplo vivo!!!!
Eu tou aqui me acabando de chorar , como presenciar tanto sofrimentos e horror.
Nas escolas deveriam falar mais sobre esse horror que aconteceu, é necessário aprender a não cometer esse ato repugnante novamente.
Episódio incrível. Parabéns a todos envolvidos. Que Deus guarde o coração daqueles que sofrem com esse tipo de situação.
É um pedaço da história mundial. Que cara incrível!
Por favor uma podcast com esse senhor Gabriel, é um deleite ouvir suas histórias, merece deixar pra posteridade suas palavras eternizadas. Interessante o vídeo não aparecer na lista de vídeos, será que YT está censurando ?
Que entrevista INCRÍVEL ! Os professores de história deveriam obrigatoriamente passar isso em sala de aula .
Esse povo é a menina dos olhos do Deus altissimo… tenho um carinho enorme por vocês.. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Esse senhor da uma aula de história... que simpatia... amei esse pod cast.
E eu reclamando da vida, depois de assistir essa entrevista😢 chego a conclusão que a minha vida é 😊 maravilhosa. Que histórias triste😢e ao mesmo tempo fascinante😊
Vilela muito obrigado pelo grande serviço que está fazendo no seu podcast!!! Holocausto é um tema duro, mas nunca havia ouvido de forma tão didática o que foi o horror na vida desse povo!
Eu sou grande admiradora deste podcast e do trabalho do Vilela, principalmente por ele trazer esse conteúdo e ceder tanto espaço para que o tema seja tratado como se deve.
Estou aqui assistindo pela primeira vez mais de 1 ano depois, e chorando a cada minuto. Quanta coisa esse senhor viveu
Parabéns ao Inteligência Limitada, por nos presentear especialmente com os convidados deste podcast. Um bem haja ao Sr. Gabriel e ao Sr. Márcio por partilharem connosco a experiência triste, injusta, irreparável da história recente da humanidade. Quem visita Auschwitz- Birkenau, nunca mais regressa igual. Um abraço desta portuguesa 🇵🇹 que vos assiste desde a Suíça 🇨🇭
Que HISTÓRIA, que lição de vida e tantas coisas que eu não tinha conhecimento e fiquei sabendo pelo podcast através dessas duas pessoas incríveis. Gratidão ao Marcio PItluuk e o sr. Gabriel Waldman. Foi o melhor podcast que já assisti. Parabéns Rogério Vilela.
GABRIEL WALDMAN, virei fã deste senhor.
Extrema cultura, que ser humano fantástico!
O embaixador brasileiro na França que conseguia os vistos para judeus virem ao Brasil era Souza Dantas. Ele tem uma homenagem no Memorial do Holocausto em Israel como justo entre as nações. Estima-se que ele tenha salvo mais de 800 pessoas, mesmo contra as ordens de Getulio Vargas. E o Sr. Gabriel Waldman é maravilhoso!!!!
Minha família por parte de mãe veio de navio após a primeira guerra. Minha avó tem 83 anos, tem muitas fotos e achei a certidão de nascimento da minha bisa. Ela conta sobre o avô dela, que foi combatente na primeira guerra e ficou louco. Quando chegaram aqui, ele só bebia e comia linguiça. Conta histórias que posteriormente descobri que eram comuns na primeira guerra. Guerra pode mudar a trajetória de várias gerações. Grande abraço!
Que interessante seu relato, meu bisavô também veio de navio com a família para o Brasil antes da primera guerra, foi para Pernambuco, estou estudando sobre esta parte da história da nossa família. Muitas famílias vieram da Alemanha para poder recomeçar a vida principalmente no Brasil. Felicidades!
Que tipo de linguiça seu avo comia ? A mesma das trincheiras com a rapaziada ?
Essa conversa deveria estar presente em todas as escolas do país. Parabéns aos convidados e Vilela, muito obrigado por abordar esse tema tão importante! ❤❤❤
Estou impressionado com a inteligência e lucidez desses senhores
Pô, cheguei em casa amanhecendo, e na tentativa de curar uma bebedeira, nem tanto, resolvi zapear meu TH-cam....e me deparei com o melhor podcast que já vi até hj. Vilela, sou teu fã, assíduo, e hj assisti o teu melhor episódio, rezando pra que não acabasse......louco pelas 8hs......eles precisam voltar.
Zapear o youtube?
Quanta dor nessas histórias deste povo tão perseguido, até nos dias de hoje. Já li muitos livros sobre o holocausto e é bizarro a maneira como o ''ser humano'' pode ser tão cruel com seu próximo, de igual natureza, que sente as mesmas dores, tem os mesmos sentimentos e etc. Obrigada Vilela, por este conteúdo REAL e PRECIOSO !
Fantástico, ter essas aberturas da história por pessoas que realmente sabem o que ocorreu!!!
Apaixonada por esse senhor Gabriel! Parece que ele ja viveu uns 200 anos, pelo tanto de conteúdo!!! Mais ainda por sua gentileza e humanidade até com seus algozes!!! Alma nobre!!!
Eu acho incrível que todos esses sobreviventes do holocausto, embora carreguem uma história muito pesada, são extremamente doces e cativantes. Que lindo o Sr. Gabriel❤
Eu sou muito curiosa com essa parte da história, estranho muito o fato das pessoas matarem cm naturalidade, como se bebessem água e tal. A lucidez do Sr. Gabriel é impressionante! A generosidade das narrativas. É impossível não sentir dor e lamento de tantas vidas perdidas. Excelente podcast e super necessário a todos.
Sr Gabriel, a mãe do Sr foi muito forte! Foi difícil pro Sr mas a mãe do Sr foi muito maravilhosa como as mães devem ser
Conforme falado pelo sobrevivente "a liberdade não é tomado de uma vez, ela acontece aos poucos, fatia por fatia".
Pois é! Sempre falo isso. As pessoas não se atentam aos sinais… e no final todos nós saímos perdendo. Muitos discursos que se tem documentados, são os mesmos usados hoje em dia. Até frases de efeito. Eu realmente não sei mais no que acreditar.
Dois dos melhores convidados, permitindo que as pessoas saibam tudo exatamente como ocorreu.