Como a DEPRESSÃO está presente na literatura clássica de Kafka e Machado de Assis entre outros.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 28 ส.ค. 2024
  • Alguns sintomas de depressão são também encontrados nos personagens clássicos da literatura. No vídeo de hoje, falamos sobre essa doença psíquica cada vez mais comum e que, infelizmente, ainda é alvo de preconceito. Traçando um panorama da depressão desde seus parentes mais distantes, como a melancolia, apontamos algumas obras que retrataram o sofrimento psíquico de personagens.
    É importante ressaltar que a interpretação de personagens literários pode variar de leitor para leitor e que esses personagens foram criados antes da compreensão moderna da saúde mental, então rotulá-los com diagnósticos atuais é apenas uma especulação. As questões de saúde mental são muito mais complexas do que conseguimos abordar nesse vídeo. Se você conhece alguém ou está passando por questões de saúde mental, é sempre importante procurar ajuda profissional.
    ► Como a DEPRESSÃO está presente na literatura clássica de Kafka e Machado de Assis entre outros.
    ► Livros citados no vídeo:
    “O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão”, de Andrew Solomon: amzn.to/45NrFtw
    “DSM-5: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, de American Psychiatric Association: amzn.to/3KZOTV1
    “Uma biografia da depressão”, de Christian Dunker: amzn.to/3YQWWcq
    “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis: amzn.to/47MZGMe
    “Grandes esperanças”, de Charles Dickens: amzn.to/3spp8qJ
    “Bartleby, o escrivão”, de Herman Melville: amzn.to/3L0FEnz
    “A metamorfose”, de Franz Kafka: amzn.to/3YRA1he
    “A metamorfose - Nano”, de Franz Kafka: amzn.to/3YRA1he
    ► Siga a Livia no Instagram: / livpiccolo
    ► Esperamos a sua visita em nossa cidade:
    / antofagica
    / antofagica
    / antofagica

ความคิดเห็น • 81

  • @favidalb
    @favidalb ปีที่แล้ว +12

    A literatura sempre se mostrou um campo extremamente rico para diversas interpretações psicológicas. Freud se beneficiou muito com os estudos das obras de vários escritores. Dostoiévski, Sófocles e Shakespeare, estão entre os autores que serviram como base para as suas análises.📚🧐

  • @strainmix2287
    @strainmix2287 ปีที่แล้ว +33

    Angústia do Graciliano eu comecei a ler e me vieram memórias que eu tinha guardado, que não pretendia revisitar kkkk. Considera ela uma obra com o protagonista depressivo? Acho que sim, com certeza. O fluxo de consciência fere rente kkk

  • @IcaroGiorgio
    @IcaroGiorgio 11 หลายเดือนก่อน +3

    Parabéns pelo excelente video e a coragem de tocar num assunto tão importante quanto banalizado por quem não entende, não se importa ou simplesmente não acredita nessa condição como transtorno doentio e de matizes diferentes entre os portadores/pacientes e em pleno século XXI !!!
    Vocês cumprem a função perfeita de divulgação de conteúdo literário com a sensibilidade de abarcar e interrelacioná-lo com a vida real.
    Se um clássico é aquilo que dialoga com a nossa existência, nossa realidade, experiências, contemplações do autor ou personagem com as nossas e sobrevive ao passar do tempo por todas as críticas que sofreu e ainda permanece atual; então vocês fizeram - mais uma vez - a ponte, por divulgar os clássicos com maestria e ainda, dessa vez, de fazer isso através da abordagem de um tema baseado num verdadeiro problema de saúde pública nacional e internacional.
    Vocês da equipe do 'Antofágica' terem feito a correlação entre as características da personalidade e dos sentimentos dos personagens da literatura com os sentimentos e experiências sentidas na vida real é exatamente o que se deve fazer ao tentar mostrar a importância dos clássicos e o que é um clássico e, nesse caso ainda, sobretudo, tentar ajudar as pessoas a entender a gravidade e intensidade de um problema REAL e que, também, as pessoas dizerem que é ''modinha da nova era'' pode ser um empurrão nas costas de quem está à beira do penhasco. Pois, muito pelo contrário do que muita gente possa pensar, falar sobre este assunto de forma séria e investigativa é o que pode proporcionar uma saída ou, pelo menos, algum alívio a tamanho sofrimento, ao invés de interpretar como uma glorificação do transtorno ou um pilar de sustentação de preguiça ou mero vitimismo crônico!
    E, tem mais, nem é toda pessoa que tem o transtorno que resolve se abrir sobre isso justamente por essas reações das pessoas darem efeito reverso ao contribuírem com o problema e fazer a pessoa se sentir ainda mais solitária com o que sente.
    Desde pequeno tenho uma inclinação à apreciar música, filosofia e artes marciais como entusiasta. No entanto, de alguns anos pra cá a neurociência e psicologia evolucionista tem fisgado profundamente minha atenção, não apenas pela intersecção dos temas abordados pelos autores com um vasto repertório literário, filosófico com suas áreas respectivas do campo científico, como também pela busca de compreensão que busquei/busco após o suicídio de minha mãe e com todos os sentimentos que detectei em mim desde a minha infância iguais, ou muito parecidos, aos que ela tinha. Vale destacar que vocês me fizeram ficar curioso pra ler 'Grandes esperanças' quando me surpreendi com a semelhança que tive numa descritiva sensação dos sentimentos da personalidade da personagem Miss Havisham, de Charles Dickens na parte do vídeo em que se fala : "[...]Ela vive nesse estado onde o tempo está congelado e tudo à sua volta está preservado como uma memória dolorosa.[...] O seu isolamento e a sua reclusão, a perda de interesse, sua rigidez emocional, sua auto-depreciação e sua desesperança são sinais de um luto patológico."
    Preferi este caminho da leitura, calistenia ou até o errôneo abuso de álcool em momentos de tristeza ao dos remédios químicos que depois de um tempo só viciaram minha mãe, criando outro problema.
    Quando lí Steven Pinker com 'Tábula rasa - ou a negação contemporânea da natureza humana', ou também, António Damásio ao falar sobre o filósofo Espinoza e correlacionar com a ciência por trás dos sentimentos de forma tão magnífica, isso realmente me trouxe muita luz ao tema e uma espécie de tranquilização (mesmo que momentânea) em mim quando mais precisei. Recomendo muito e não apenas por este tema tão caro à mim mas à abrangência de repertório destes autores!
    Ter conhecido-os me deu sentido lógico ao que sinto às vezes e como reagir, por exemplo, numa espécie de afastamento de pensamentos contundentes sobre a realidade de forma pessimista como acreditava ser de fato, até determinado ponto (como nos super tristes, mesmo que belíssimos, livros de Emil Cioran que comecei a questionar mais sobre seus próprios pensamentos céticos turbinados pelo desespero escatológico de visão de mundo, e onde alguns pontos estavam possível patologia).
    No momento, por coincidência da temática do video, estou lendo 'Depressão - da Bile Negra aos Neurotransmissores (uma introdução histórica)', de Táki Athanássios Cordás, que traz um breve, mas significativo panorama histórico da questão pela perspectiva dele como médico, todavia, de fácil leitura.
    Obrigado por este canal, por este conteúdo tão enriquecedor quanto vital pra pessoas como eu!
    É também necessário àqueles que precisariam tentar entender do assunto antes da impulsiva constante de massas em emitir opiniões ferinas e nojentas sobre isso tudo e de forma tão irresponsável quanto diria criminosa.

  • @aymeedeabreuborba9086
    @aymeedeabreuborba9086 ปีที่แล้ว +5

    Pra mim, outro livro do Machado que retrata a depressão é Helena. Quando descobrem que ela não é filha do coronel Vale, ela se sente mal por enganar a todos, especialmente Eustáquio, por quem se apaixonou ao final da obra. As pessoas da casa não a julgaram por não ser filha biológica e tentaram de tudo para que ela entendesse isso, mas no fim acaba morrendo.

  • @mariavaleria2257
    @mariavaleria2257 ปีที่แล้ว +7

    Que vídeo importante! Conheço uma pessoa que está nessa situação descrita na obra de Dickens…. Tempo congelado … memória dolorosa …

  • @adrianaamorim3065
    @adrianaamorim3065 ปีที่แล้ว +10

    Seus vídeos são maravilhosos, mas nesse realmente, vcs se superaram. Que preciosidade de síntese. Obrigada por essa pérola de vídeo.😊❤

  • @Sheilafilosofiamusic
    @Sheilafilosofiamusic ปีที่แล้ว +5

    Sou leitora dos livros do Dunker e acompanho o trabalho dele junto ao LatesFip Usp, laboratório cujo trabalho é magnífico! Acho muito importante nos dia de hoje esse tipo de leitura para esclarecimento e queda de preconceitos. Além do aporte cultural e analítico que este tipo de literatura nos oferece. Psicólogos e psicanalistas costumam ser ótimos leitores da cultura! Valeu Antofágica!

  • @denisefreitas6727
    @denisefreitas6727 ปีที่แล้ว +9

    Infelizmente, conheço muito bem essa doença, e sei das dificuldades de conviver com ela. Um livro que me vem logo à cabeça é A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath. Excelente vídeo, Livia.

  • @IcaroGiorgio
    @IcaroGiorgio 11 หลายเดือนก่อน +1

    Este video é um poema que lança luz onde há treva e oferece mãos de socorro àqueles que estão com nós no pescoço e não conseguem desatá-los sozinhos!

  • @professorfabionicodemos
    @professorfabionicodemos 11 หลายเดือนก่อน +2

    Excelente publicação! Eu adoraria assistir à Livia Piccolo tecendo seus comentários sobre o dramaturgo Tennessee Williams.

  • @valterribeiro1369
    @valterribeiro1369 9 หลายเดือนก่อน

    Conheci o canal ontem, uma grata surpresa, comecei a maratonar os temas que me chamaram a atenção.

  • @maga7173
    @maga7173 11 หลายเดือนก่อน

    Deu ruim na literatura, obrigado. Bem preparado o texto, bom ritmo e gestos. Bem interpretado, a tragédia por trás de Hamlet é a depressão suicida, tristeza , melancolia, loucura , num crescendo, a principal vítima foi Ofélia, socialmente, não tinha sangue azul, como Hamlet, que estava profundamente ligado ao poder, e por sua vez, ela, vítima do que melhor podemos fazer de melhor em nossas vidas que é amar e acreditar em si mesmo e acreditar em alguém o que imagino tenha sido seu erro.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno ปีที่แล้ว +5

    "Depressão é falta de Deus". Essa é clássica, e uma das mais danosas.. 😢

  • @asf2610
    @asf2610 ปีที่แล้ว +2

    Que vídeo incrível! Muito obrigada!
    Sobre livros que tratam a respeito do tema, me veio à mente “o Papel de parede amarelo”, que, em minha avaliação, aborda a doença no pós-parto…

    • @carloscesaralmendra1835
      @carloscesaralmendra1835 11 หลายเดือนก่อน

      Valeu pela lembrança. Li esse livro uns 5 anos atrás e realmente é uma boa indicação.

  • @ritavianagonsalves3683
    @ritavianagonsalves3683 11 หลายเดือนก่อน

    Quanta densidade presente nesta análise! Crítica literária de alto nível.

  • @carolinabeirodasilveira2681
    @carolinabeirodasilveira2681 11 หลายเดือนก่อน +1

    obrigada por este vídeo, tema sempre importante, sou psicóloga e sempre me interessei pela abordagem literária deste tema

  • @TellyDasilva
    @TellyDasilva ปีที่แล้ว +2

    Penso que Frankenstein é um livro que também se enquadra nesse tema de depressão.
    Acredito que a arte em geral será impactada daqui para frente, depois dessa pandemia que a gente não sabe se acabou ou não, como aconteceu na Europa depois da peste negra. Porém é difícil de ver, porque estamos no olho do furacão.
    Excelente vídeo, até a próxima!

  • @ritinhaangel
    @ritinhaangel 11 หลายเดือนก่อน +1

    Nossa que análise maravilhosa da literatura.

  • @JoyceAlvarenga
    @JoyceAlvarenga 11 หลายเดือนก่อน +1

    Vídeo irretocável, tema extremamente interessante ❤

  • @tayanevieiradelima9787
    @tayanevieiradelima9787 ปีที่แล้ว +1

    MEU DEEEEUUUUSSSS
    Eu amo os temas do canal!

  • @marcosfarias6006
    @marcosfarias6006 ปีที่แล้ว +4

    Ótimo tema e maravilhoso vídeo, como sempre, Antofágica!

  • @dilsoj.dossantos4919
    @dilsoj.dossantos4919 ปีที่แล้ว +4

    A depressão é o novo mal do século. Ótimo vídeo. 🎗💛🌹

    • @Gabriely_Peixoto.
      @Gabriely_Peixoto. 11 หลายเดือนก่อน +2

      Já leu "ansiedade como enfrentar o mal do século" de augusto Cury? É muito bom! Recomendo!

    • @dilsoj.dossantos4919
      @dilsoj.dossantos4919 11 หลายเดือนก่อน +1

      @@Gabriely_Peixoto. obrigado pela dica. Muito gentil. Vou procurar. ❤

    • @Gabriely_Peixoto.
      @Gabriely_Peixoto. 11 หลายเดือนก่อน +1

      @@dilsoj.dossantos4919 por nada! É que seu comentário me lembrou muito o livro!

  • @sheilahafez5460
    @sheilahafez5460 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela coragem em abordar este tema. Respeito na abordagem e esclarecimentos combatem preconceitos que ainda cercam as questões psíquicas.

  • @amonjessen7961
    @amonjessen7961 ปีที่แล้ว +1

    Belíssimo conteúdo, de forma didática.

  • @paulasbrindeiroa
    @paulasbrindeiroa 10 หลายเดือนก่อน

    tema muito importante

  • @brunopessanha1898
    @brunopessanha1898 4 วันที่ผ่านมา

    A dona do site já leu "Perto das Trevas" de William Styron, obra que aborda a crise de depressão por que passou a ir a Paris receber um prêmio literário? WS é autor de "A Escolha de Sofia".
    Bruno Marcus Rangel Pessanha.

  • @rennecamara4776
    @rennecamara4776 8 หลายเดือนก่อน

    Lembrei tbm do personagem Septimus, de Mrs. Dalloway...

  • @zahih1985
    @zahih1985 11 หลายเดือนก่อน

    Excelente vídeo! Obrigada 🙏🏻

  • @Luis_.-
    @Luis_.- ปีที่แล้ว

    Concordo. Bom vídeo.

  • @marinamara
    @marinamara ปีที่แล้ว

    Ótimo conteúdo, arrasou!

  • @viniciusa.5938
    @viniciusa.5938 11 หลายเดือนก่อน

    Interessante a interpretação de que Gregor padecia de depressão. Ainda mais quando considerada a passagem em que a família dele passa a vê-lo como alguém (ou algo, no caso do inseto) incapacitado, deixando-o totalmente de lado. Muitas pessoas acometidas com depressão infelizmente também passam por situações desse tipo, o que demonstra a importância de uma rede de apoio empática, sorte que Gregor não teve...

  • @micheleonofre
    @micheleonofre ปีที่แล้ว

    Seus vídeos são sempre interessantes.

  • @Fael13ilhadafigueira
    @Fael13ilhadafigueira ปีที่แล้ว +1

    Que vídeo maravilhoso, didático. Obrigado pelo conteúdo ❤

  • @mauchafeix7687
    @mauchafeix7687 11 หลายเดือนก่อน

    Que vídeo maravilhoso!❤

  • @selma3079
    @selma3079 ปีที่แล้ว

    Grandes Esperanças é um livro maravilhoso!

  • @xixicodoapodi
    @xixicodoapodi 11 หลายเดือนก่อน

    Depressão e literatura tem uma relação para além da questão da arte e ciência. Talvez seja uma maneira de viver com ela e conviver com quem tem a mesma.

  • @valterribeiro1369
    @valterribeiro1369 9 หลายเดือนก่อน

    Acabei de ligar na Biblioteca municipal e reservei o livro de Andrew Solomon, ao final tarde vou retirá-lo.

  • @veronicameira8710
    @veronicameira8710 11 หลายเดือนก่อน

    Oi Deus, se esse vídeo for um indício da publicação de Grandes Esperança, saiba que sua filha está pronta.

  • @ricardodemattos8490
    @ricardodemattos8490 ปีที่แล้ว

    Um dos melhores vídeos do canal! 🌹

  • @suelidacosta4212
    @suelidacosta4212 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo. Parabéns!❤

  • @cristianodonascimentosanto3813
    @cristianodonascimentosanto3813 ปีที่แล้ว

    Excelente exposição! Na próxima fala de O Alienista - Machado de Assis.

  • @marcelodonascimentosilva7923
    @marcelodonascimentosilva7923 11 หลายเดือนก่อน +2

    Sempre vou amar a antofagica. Mesmo que certas booktubers olavistas insistam em atacar as capas dos livros da editora.

  • @MarciacristinaOsta
    @MarciacristinaOsta ปีที่แล้ว +1

    Todos os grandes autores passaram por uma decepção. Sugiro o livro "A Cruel Filosofia do Narcisismo", de Adelmo Marcos Rossi. E "Machado de Assis, autor de si mesmo", do mesmo autor, que será lançado agora em outubro. Há sempre o homem por trás da obra.

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno ปีที่แล้ว

    Obrigado, Antofágica ❤

  • @jessicabatista3142
    @jessicabatista3142 ปีที่แล้ว

    que vídeo perfeito!

  • @corintomartins5823
    @corintomartins5823 ปีที่แล้ว

    Tenham um bom dia ☀️😘

  • @carloscesaralmendra1835
    @carloscesaralmendra1835 11 หลายเดือนก่อน

    Lívia, indico aqui o livro vencedor do troféu Jabuti de 2010: "O tempo e o cão - A atualidade das depressões" da psicanalista Maria Rita Kehl.

  • @vanessafrancodeoliveira7565
    @vanessafrancodeoliveira7565 ปีที่แล้ว

    Será que o conto A terceira margem do Rio de Guimarães Rosa fala sobre depressão? Tive essa impressão quando li. Grande abraço 😘.

  • @carolpaixao3339
    @carolpaixao3339 28 วันที่ผ่านมา

    😍📚✌🏽

  • @andressabufulin496
    @andressabufulin496 ปีที่แล้ว

    🌻

  • @nicollasoliveira3569
    @nicollasoliveira3569 ปีที่แล้ว

    O Mersault do Estrangeiro não tem sinais de apatia, também?

  • @user-dk5dm7zo5v
    @user-dk5dm7zo5v ปีที่แล้ว

    Depressão é importante. É um aviso do organismo (corpo e mente) para o Eu da pessoa, informando-lhe que a sua vida está uma merda ou que precisa mudar algum ou alguns aspectos da sua vida

    • @mariaedut15
      @mariaedut15 ปีที่แล้ว

      Hum... Não sei... Há pessoas que são cronicamente depressivas 🙃

    • @user-dk5dm7zo5v
      @user-dk5dm7zo5v ปีที่แล้ว

      @@mariaedut15 Não existe pessoa cronicamente depressiva. A depressão não é um fenômeno exclusivamente endógeno. É preciso uma circunstância exógena que se torna séria ou importante para que a depressão possa NEUROLOGICAMENTE desencadear

    • @mariaedut15
      @mariaedut15 ปีที่แล้ว

      @@user-dk5dm7zo5v E a distimia, o que vc me diz?

    • @user-dk5dm7zo5v
      @user-dk5dm7zo5v ปีที่แล้ว +1

      @@mariaedut15 que lhe dizer da distimia? Uma tristeza ou melancolia aguda e prolongada, que resulta de uma interação entre a experiência de vida da pessoa com fatores neurais ou neuroquímicos desencadeados e que paralisa a vida da pessoa. Mas, quanto à isso, depende de pessoa para pessoa, pois, todos os grandes gênios das Artes, principalmente da literatura, eram portadores de algum tipo de transtorno de humor, que se diz de natureza psíquica ou psicológica. Entretanto, mesmo assim, a vida desses homens não ficou estagnada. Cito, como exemplo, Tolstoi, Dostoievski, Ivan Turgueniev, William Shakespeare, Leonardo da Vinci, Emille Zola, Michelangelo, etc, etc, etc

  • @mestresplinter9774
    @mestresplinter9774 11 หลายเดือนก่อน

    O Banzo dos escravizados no período do tráfico negreiro...

  • @marcosdesouza3619
    @marcosdesouza3619 11 หลายเดือนก่อน

    Nossa, pensnado aqui, acho que to com depressão kkk

  • @marcioangelosoares4013
    @marcioangelosoares4013 11 หลายเดือนก่อน

    Santos Dumont a depressão levou ao suicídio...

  • @QiSuperiorATodos
    @QiSuperiorATodos ปีที่แล้ว

    Kindle é melhor que livro de papel?

    • @josedeyvid1459
      @josedeyvid1459 ปีที่แล้ว

      nunca

    • @felipecastro6084
      @felipecastro6084 ปีที่แล้ว

      Jamais vai substituir o papel, o cheiro da folha, o barulho que faz ao virar. Mas o Kindle é uma alternativa pra caso você queira levar na mochila e evitar que o seu livro amasse, talvez tenha alguns livros físicos serem difíceis de serem achados, principalmente em outras línguas ou qualquer edição, é interessante de se ter.

    • @paulafrancinetidearaujotav2481
      @paulafrancinetidearaujotav2481 ปีที่แล้ว +3

      O importante é o que se lê e não o suporte.

    • @mariaedut15
      @mariaedut15 ปีที่แล้ว

      Pode ser um complemento... Mas depende de cada leitor 😊

    • @meow____meow
      @meow____meow ปีที่แล้ว +1

      Eu amo e prefiro as vezes

  • @fabriciod.s.7663
    @fabriciod.s.7663 11 หลายเดือนก่อน

    Que confusão.

  • @user-dk5dm7zo5v
    @user-dk5dm7zo5v ปีที่แล้ว

    Natural: Kafka era um problemático. Machado de Assis era cheio de recalques

  • @corintomartins5823
    @corintomartins5823 ปีที่แล้ว +1

    Por que eu provavelmente nao correrei o risco, pois fico na vagabundagem.👌🤠🤠🤠🤠🤠🤠