Desde as primeiras missões espaciais cientistas têm enviado peixes ao espaço para entender como a ausência de gravidade afeta seu comportamento e fisiologia.Os peixes exibem uma série de comportamentos e adaptações interessantes quando em microgravidade. Em microgravidade, a ausência de um ponto de referência gravitacional imediato desafia os sistemas sensoriais dos peixes. Normalmente, os peixes usam a gravidade para orientar seus movimentos na água. No espaço, eles se adaptam usando sinais visuais e correntes de água geradas dentro dos tanques. Estudos mostram que, após um período de adaptação, os peixes são capazes de nadar de forma coordenada e eficiente, apesar da ausência de gravidade. No entanto, a microgravidade pode influenciar o desenvolvimento ósseo e muscular dos peixes. Experimentos mostraram que os peixes no espaço podem experimentar mudanças na densidade óssea e na estrutura muscular, similar ao que é observado em astronautas humanos. Observou-se também alterações na expressão de genes relacionados ao desenvolvimento e ao metabolismo, sugerindo que os peixes ativam mecanismos compensatórios para lidar com o ambiente de microgravidade. Os peixes têm mostrado a capacidade de reproduzir em microgravidade, o que é promissor para a sustentabilidade de missões espaciais de longa duração. Estudos de reprodução a bordo da ISS revelaram que o desenvolvimento embrionário pode ocorrer de forma relativamente normal. O estudo do comportamento de peixes em microgravidade é um campo fascinante que continua a revelar como a vida pode se adaptar a um dos ambientes mais desafiadores. Os resultados dessas pesquisas fornecem informações cruciais para a preparação de missões tripuladas de longa duração no espaço. Os chineses estão também pesquisando o comportamente de peixes no espaço, caso haja resultados interressantes, cabe um video a respeito. Grande abraço!
Na hipótese de ter ocorrido vida em Marte, como dizem, há milhões de anos, não seria certo admitir que estes estremófilos estão nessas calotas polares de Marte?
Quando pudermos chegar o nível de produzir alimentos em Marte ou na Lua, significa que seremos capazes também de produzir alimentos nas piores e mais difíceis condições aqui mesmo na Terra. É isso que acho mais fascinante nesses estudos de colonização, agricultura espacial. Tenho certeza que a AMBRAPA contribuiria de forma gigantesca nisso. Devem existir inúmeras plantas e animais selecionados e também nativos da fauna e flora brasileira que de alguma forma se adaptariam a esse propósito.
Sempre me pergunto sobre esterilização das naves da Spacex que irão pra lua, vai ter esterilização? é possível esterilizar algo tão grande? faz sentido esterilizar elas? como seria esse cuidado com as naves que irão pra Marte?
Na vdd, acho que não precisaria, visto que os seres vivos q "grudariam" no foguete, são os mais de boa, e morreriam no espaço. Aqueles mais brutos acredito q ficam em ambientes totalmente diferentes
Eu vi um vídeo sobre isso essa semana. Não lembro em qual canal. Mas tem esterelização sim. Tem um limite de organismos por cm/3 permitidos. Já que é impossível eliminar completamente.
Inicialmente deveriam os humanos construir um espaço-porto na órbita da terra, onde poderiam montar uma nave espacial gigantesca para implementar todas as experiências possíveis, inclusive a microgravidade artificial, para possíveis viagens a outros planetas. Um passo de cada vez. Penso que a base humana em outros planetas deveria ser em naves mãe orbitais, pequenas naves fariam o serviço de pesquisa em solo...
Já se tornou um hábito, quando Jeff convida para pegar um lanche e se preparar para assistir ao vídeo, eu estou dando um pause e vou lá pegar o lanche e vou terminar de ver o vídeo. Que agradável, não é mesmo? Fui...
Sempre me perguntei se alguém de fato prestava atenção neste singelo comentário no vídeo, agora tenho minha resposta. Para assuntos complicados e vídeos longos é bem melhor estar acompanhado de um lanchinho! Grande abraço The Commander.
Ótimo vídeo, mas gostaria de ver um realista, onde os robôs chegam em Marte ou na Lua (Que deve ser nosso estágio) e constroem a infraestrutura antes dos primeiros seres humanos chegarem. Sabemos que o ser humano no máximo teria uma nave nos moldes da "Júpiter 2" do pedidos no espaço com todo suporte de vida sem uma base.😅
Através de pesquisas, existem dois outros lugares além da Terra para manter de forma controlada de proteção uma colônia permanente de humanos, Marte e Titã. Creio que essa fase de estudos mais detalhadas de Marte, nesse momento, é justamente para verificar se existe de fato algum tipo de organismo vivo por lá, para aí sim traçar o que se faria por lá como colonização, e até um tipo de terraformação futura do planeta.
Espero que seja possível alguma atividade em marte. A mineração é algo que seria muito bom em marte, pois o planeta terra já foi muito explorado por essa atividade.
Kkkk esse filme é muito aloprado elas formaram a própria sociedade faltando apenas as regras e inovações podiam fazer um segundo delas vindo pisar nos humanos ia ser ainda mais engraçado kkk
Não seria uma dúvida, seria uma certeza concreta. Que coisa incrível é ver como as regras da física são totalmente diferentes para as questões tão infinitamente complexas da vida. Sorrateiramente em parte da apresentação disse que as bactérias extremófilas "evoluíram" para ganhar resistência. Como essas bactérias venceram a entropia que permeia a tudo que existe no universo? E ainda chama essa explicação de ciência, para muita gente trata-se de religião.
Muito simples, elas não venceram a entropia. Seres vivos são como máquinas, precisam tirar energia de algum lugar para continuar funcionando. Os linkens tiram energia do sol enquanto a bactéria conan provavelmente tira energia de reações químicas (não sei quais são as dela).
Tenho uma ideia 💡 pra vídeo muito boa!! você poderia fazer vídeos mostrando as tecnologias de terra 🌍 formação e experiencias no canal mostrando o que já podemos usar caso conseguimos estabelecer base em Marte e mostra as tequinologias que serão usadas lá !! Fazendo experiencias no canal pra gente vê como seria !!
A contaminação é certa se virar povoamento por lá. É apenas uma questão de tempo. Não como essas tendas podem ser construídas na superfície e ficar exposto a detritos que possam furar as proteções. Me lembro de bactérias descobertas em rochas nas profundezas do solo terrestre. Até no subsolo marciano a contaminação estará esfregando as mãos das possibilidades de acontecer. Mas realmente resta saber se terão condições de prosperar nesse ambiente.
Se houver algum tipo de vida em Titã, uma das luas do gigante Saturno, esta seria bem diferente ao que estamos acostumados aqui na Terra. Titã possui uma atmosfera densa e rica em nitrogênio, com traços de metano e etano, criando um ambiente químico radicalmente diferente do terrestre. Além disso, sua superfície é coberta por lagos e mares de metano líquido, e a temperatura média é extremamente baixa, em torno de -179 graus Celsius. A vida em Titã, caso exista, teria que se adaptar a essas condições extremas. Em vez de água, poderia usar metano ou etano como solvente biológico. As membranas celulares, em vez de serem compostas por lipídios como as terrestres, poderiam ser formadas por acrilonitrila, uma molécula que é estável e flexível nas baixas temperaturas de Titã. Este tipo de organismo poderia processar energia através de reações químicas completamente diferentes das que conhecemos, talvez utilizando o hidrogênio e os hidrocarbonetos abundantes na superfície. Além disso, a ausência de oxigênio molecular livre e a presença de compostos orgânicos complexos sugere que a vida em Titã teria uma bioquímica única, possivelmente baseada em moléculas que são apenas vestigiais ou inexistentes na Terra. Este cenário abre um campo vasto de possibilidades e faz de Titã um alvo fascinante para a astrobiologia. Estudar Titã também pode nos ajudar a entender melhor a diversidade potencial da vida no universo e os mecanismos que poderiam sustentar a vida em ambientes extraterrestres extremos. Missões futuras, como a sonda Dragonfly da NASA, estão planejadas para explorar Titã mais de perto, na esperança de descobrir sinais de processos biológicos ou mesmo vida em formas nunca antes imaginadas.
Gostaria de saber qual seria o impacto das cianobactérias em Marte em especial as “algas azuis”. Seria possível não só a sobrevivência delas como a sua proliferação em um ambiente tão hostil.
É provável que em algum momento tenhamos de disparar sementes de vida para o espaço. Afinal, a propagação é, talvez, a única missão dos seres vivos, sendo as outras atividades meros suportes para esse fim. Obrigado, Jeff, por mais um excelente vídeo. Dia 5 de Junho provavelmente teremos outro lançamento da StarShip que, mesmo não sendo um sucesso pleno, sempre mostra avanços tecnológicos dignos da ficção.
A ideia de disparar sementes de vida para o espaço, conhecida como panspermia dirigida, é um conceito fascinante e tem sido debatido tanto por cientistas quanto por entusiastas do espaço. A propagação da vida é, de fato, um dos instintos mais fundamentais dos seres vivos, e a exploração espacial pode ser vista como uma extensão natural desse impulso. As regulamentações neste caso, como citado no vídeo, visa não contaminar outros mundos com nossa biologia, com o intuito de primeiro descobrirmos vida extraterrestre. Pelo menos este é um entendimento mais objetivo da diretriz planetária. O programa Starship da SpaceX é um passo significativo em direção a uma maior exploração espacial. Mesmo que cada lançamento não seja um sucesso completo, cada tentativa traz valiosos avanços tecnológicos e nos aproxima mais da possibilidade de enviar missões tripuladas a Marte e além. GO GO GO STARSHIP.
Acho que deve existir muita cautela, mexer no que está quieto e acabar bagunçado tudo imagina colonizar Marte e desorganizar todo o sistema solar só temos um lar para sobreviver
@@selmo4121 Foi assim que todos os idiomas surgiram e divergiram aos poucos... Ou você ainda fala "galego-português"? Sumério? Acadiano? Tudo é mutável; Não moro no "Brasil", mas nasci e tenho orgulho da variedade fonética/linguística do meu país. Só demostra a nossa riqueza cultural e acolhimento de diversos povos que "a gente" incorporou como parte essencial de nossa própria identidade.
@@LuisJSFilho a ta entendi substiui o nos certo neste caso a gente vimos , agente falamos , da proxima vez que vc for dar tua opiniao nao use ironina seja um menino educado encerramos aqui
Do jeito que é Marte nem vale a pena descer lá. Poderia deixar uma estação espacial orbitando e fazer as conexões com o solo marciano. Ou seja, colocar Marte como uma segunda Terra ou fazer os dinossauros ressuscitarem tem os mesmos resultados.
Acho que não será possível pensarmos em conquistar o espaço e outros planetas, enquanto não desenvolvermos um material maleável, que seja capaz de oferecer uma proteção eficaz contra a radiação, tanto em naves quando em trajes.
Preciso aumentar a constância de vídeos, pelo menos 1 ou 2 por semana, caso contrário o youtube entende que está dando um tempo no canal e para de entregar os vídeos, principalmente se este não está indo bem nas views. Grande abraço Marcelo!
Esse pessoal tem sorte de eu não controlar isso. Se fosse cientista e tivesse acesso ao espaço. Já teria estudado formas de vida terrestre resistentes e possivelmente adaptável em cada planeta e luas e semeado esses seres cada um deles. 😂Um cientista maluco
Os seres humanos tb presisam da gravide e no emtanto ja esta provado que podemos viver por muito tempo com gravidade 0 pq outras vidas ou plantas nao poderiam .
A exploração espacial tem que ser raiz, não pode ser mimizenta! Senão, não temos necessidade nem de sair de nossa casa, a terra, e o termo exploração deve ser mudado para observação.
Eu não entendo tanto medo de contaminar mundos inospitos sem "vida superior". O tempo vai passando e a terraformação de Venus e Marte ja poderia estar andando se o fizessem ha meio seculo atras. "Parem o mundo, eu quero SUBIR !"
Odaylton, sua participação no debate foi sensacional e exatamente o que espero de todos presentes na live, uma interação única, expressando opniões próprias que não precisam condordar com os hosts da live. Esta é a verdadeira essência de um debate. Obrigado pela presença e apoio ao projeto Astro3.
Tem uma questão que não foi considerada: a ISS está dentro da proteção do cinturão magnético da terra, então o experimento não reproduziu as condições marcianas em 100%.
Não conseguiríamos mandar essas plantas para Marte onde elas estariam plantadas em solo terrestre mas duas raízes iriam crescendo para o solo marciano enquanto se adaptam? Claro, teria que ter uma estufa que conseguisse produzir água através dos gases marcianos
Na hipótese de ter ocorrido vida em Marte, como dizem, há milhões de anos, não seria certo admitir que estes estremófilos estão nessas calotas polares de Marte?
as pessoas esquecem que nada disso é tão relevante, pq a humidade de marte não é o maior dos problemas, bastaria levar água congelada de meteoritos do cinturão de asteroides interior ou exterior, o maior problema de marte é a radiação
Coelhos são bons! Principalmente para desestresssar os astronautas! Como dizia os mamonas assassinas; comer tatú é bom, que pena que da dor nas costas!
Não deveria haver tanta preocupação em relação às possíveis formas de vida marcianas, o planeta é praticamente desértico e se houver vida vai ser bastante Primitiva, qualquer interação humana com o planeta marte vai gerar contaminação, deveríamos nos preocupar é em estudar marte, não em preservar marte, precisamos preservar é o nosso planeta que é diversificado em espécies e formas de vida. Se houver ou ter havido vida em marte, certamente poderemos a encontrar essas formas de vida nos fósseis.
Acredito que a panspermia é algo comum no universo. A vida se espalha, ela é persistente e sempre encontra um meio de continuar. Sendo assim, acho besteira essas regulações que limitam a exploração planetária, atrasando de forma significativa o avanço humano pelos cosmos.
Compartilhamos exatamente o mesmo ponto de vista sobre a panspermia. Sobre as regulamentações e diretrizes planetárias, esta objetiva não contaminar outros mundos com biologia terrestre na esperança de primeiro encontrar algum tipo de vida extraterrestre (mesmo que microscópica) um dos grandes enigmas do pensamento humano contemporâneo. Em todo caso sabemos que conforme a exploração espacial humana avança, a contaminação de outros mundos com vida trazida do planeta Terra é completamente e inexoravelmente inevitável. Esta seria a panspermia dirigida. Um grande abraço Luciano.
Na minha opinião,preservar rocha morta prá quê,levar a vida daqui pra outro planeta é incrível,imagina uns terrario gigantesco em Marte seria demais.Com água é plantas fechado
Gente esquece Marte no momento!!! vamos pensar nos problemas aqui na terra, poluição, diferença social , mudanças climáticas e ameaças de asteroides!! Depois, daqui a 500 anos pensaremos em terraformar Marte !
A tecnologia aeroespacial traz muitos avanços que podemos utilizar na Terra pra diversas coisas. Além disso, a política não se limita a um único problema; ela pode tomar várias frentes com várias agências. O detalhe nisso tudo é a alocação de recursos escassos, mesmo que abundantes.
Os EUA é a nação mais poderosa em diversas frentes. Se eles não tomam iniciativa como grande potência, é muito difícil de atores internacionais divergentes adotarem um padrão.
Até parece que a temperatura ambiente, pressão atmosférica umidade fo ar ,e tdo mais não ossa ser reproduzido em laboratório, a reportagem parece sem credibilidade, qdo vc coloca isto em particular como sendo um impecilho!
Marte é um assunto que me fascina muito, ainda bem que o Jeff voltou a abordar esses tipos de assuntos em relação a Marte. 👏
Também gostei de voltar falar sobre Marte. Obrigado Paulinho
Um torrão seco e sem vida fascina o que??
Fala mais sobre o assunto de peixes e seu comportamento em microgravidade
Up
Experiência chinesa em alta.
Desde as primeiras missões espaciais cientistas têm enviado peixes ao espaço para entender como a ausência de gravidade afeta seu comportamento e fisiologia.Os peixes exibem uma série de comportamentos e adaptações interessantes quando em microgravidade.
Em microgravidade, a ausência de um ponto de referência gravitacional imediato desafia os sistemas sensoriais dos peixes. Normalmente, os peixes usam a gravidade para orientar seus movimentos na água. No espaço, eles se adaptam usando sinais visuais e correntes de água geradas dentro dos tanques.
Estudos mostram que, após um período de adaptação, os peixes são capazes de nadar de forma coordenada e eficiente, apesar da ausência de gravidade. No entanto, a microgravidade pode influenciar o desenvolvimento ósseo e muscular dos peixes. Experimentos mostraram que os peixes no espaço podem experimentar mudanças na densidade óssea e na estrutura muscular, similar ao que é observado em astronautas humanos. Observou-se também alterações na expressão de genes relacionados ao desenvolvimento e ao metabolismo, sugerindo que os peixes ativam mecanismos compensatórios para lidar com o ambiente de microgravidade.
Os peixes têm mostrado a capacidade de reproduzir em microgravidade, o que é promissor para a sustentabilidade de missões espaciais de longa duração. Estudos de reprodução a bordo da ISS revelaram que o desenvolvimento embrionário pode ocorrer de forma relativamente normal. O estudo do comportamento de peixes em microgravidade é um campo fascinante que continua a revelar como a vida pode se adaptar a um dos ambientes mais desafiadores. Os resultados dessas pesquisas fornecem informações cruciais para a preparação de missões tripuladas de longa duração no espaço.
Os chineses estão também pesquisando o comportamente de peixes no espaço, caso haja resultados interressantes, cabe um video a respeito. Grande abraço!
@@expansao_astronauta bora comer tilapia no espaço
Na hipótese de ter ocorrido vida em Marte, como dizem, há milhões de anos, não seria certo admitir que estes estremófilos estão nessas calotas polares de Marte?
Quando pudermos chegar o nível de produzir alimentos em Marte ou na Lua, significa que seremos capazes também de produzir alimentos nas piores e mais difíceis condições aqui mesmo na Terra. É isso que acho mais fascinante nesses estudos de colonização, agricultura espacial. Tenho certeza que a AMBRAPA contribuiria de forma gigantesca nisso. Devem existir inúmeras plantas e animais selecionados e também nativos da fauna e flora brasileira que de alguma forma se adaptariam a esse propósito.
Tem o taedigrado o urso da água
Sempre me pergunto sobre esterilização das naves da Spacex que irão pra lua, vai ter esterilização? é possível esterilizar algo tão grande? faz sentido esterilizar elas? como seria esse cuidado com as naves que irão pra Marte?
Vdd
Na vdd, acho que não precisaria, visto que os seres vivos q "grudariam" no foguete, são os mais de boa, e morreriam no espaço. Aqueles mais brutos acredito q ficam em ambientes totalmente diferentes
Acho q o máximo q sobrevive até a lua são os tardígrados, e a lua já tem bastante deles de outras missões
Eu vi um vídeo sobre isso essa semana. Não lembro em qual canal. Mas tem esterelização sim. Tem um limite de organismos por cm/3 permitidos. Já que é impossível eliminar completamente.
Dizem que o homem foi a lua em 1969, será que foram esterilizados?
Inicialmente deveriam os humanos construir um espaço-porto na órbita da terra, onde poderiam montar uma nave espacial gigantesca para implementar todas as experiências possíveis, inclusive a microgravidade artificial, para possíveis viagens a outros planetas. Um passo de cada vez. Penso que a base humana em outros planetas deveria ser em naves mãe orbitais, pequenas naves fariam o serviço de pesquisa em solo...
Já se tornou um hábito, quando Jeff convida para pegar um lanche e se preparar para assistir ao vídeo, eu estou dando um pause e vou lá pegar o lanche e vou terminar de ver o vídeo.
Que agradável, não é mesmo? Fui...
Sempre me perguntei se alguém de fato prestava atenção neste singelo comentário no vídeo, agora tenho minha resposta. Para assuntos complicados e vídeos longos é bem melhor estar acompanhado de um lanchinho! Grande abraço The Commander.
@@expansao_astronauta Eu também faço isso kkkk
Provavelmente o caramelo conseguiria
🤣🤣
A vida sempre acha uma forma de viver,aqui ou em outro lugar no universo 😮.
Show de bola assuntos sobre Marte vindo do Jeff 🌑
Opa!! Valeu Jonh!
adoro os videos que falam de marte
Ótimo vídeo, mas gostaria de ver um realista, onde os robôs chegam em Marte ou na Lua (Que deve ser nosso estágio) e constroem a infraestrutura antes dos primeiros seres humanos chegarem.
Sabemos que o ser humano no máximo teria uma nave nos moldes da "Júpiter 2" do pedidos no espaço com todo suporte de vida sem uma base.😅
Queria ver uma discussão desse tipo sobre Vênus. Imagino se algum organismo extremofilo poderia viver flutuando nas nuvens de lá
E pode nos nossos céus tem,so levar oa que adpta aqui é os que resistem a vulcão
Através de pesquisas, existem dois outros lugares além da Terra para manter de forma controlada de proteção uma colônia permanente de humanos, Marte e Titã. Creio que essa fase de estudos mais detalhadas de Marte, nesse momento, é justamente para verificar se existe de fato algum tipo de organismo vivo por lá, para aí sim traçar o que se faria por lá como colonização, e até um tipo de terraformação futura do planeta.
Boa noite Sr Jeft.
Muito interessante esses conhecimentos.
Espero que seja possível alguma atividade em marte. A mineração é algo que seria muito bom em marte, pois o planeta terra já foi muito explorado por essa atividade.
Magnífico trabalho Jeff, abraços.
O que falta são mais sondas (superficiais) espalhadas em luas juvianas e saturnianas.
o difícil é chegar lá ... é muito longe, ou seja muito caro
@@odayltonprof a sonda mais distante a pousar em outro corpo celeste foi em Titã (lua saturniana),mas foi junto da Cassini.
Excelente informações para nos acrescentar sobre a vida em Marte e outros planetas. Parabéns e continue com mais vídeos informativos. Obrigado
CADA VEZ MELHOR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!UAU
Lembrei do filme que tinha umas baratas mutante em Marte.
Kkkk esse filme é muito aloprado elas formaram a própria sociedade faltando apenas as regras e inovações podiam fazer um segundo delas vindo pisar nos humanos ia ser ainda mais engraçado kkk
Maravilas de pesquisas
Tem muitas quê sobrevive uma delas é o tardigrado,problema é so o alimento msm,radiação é gás toxico muitos aqui na terra já vivem.
Não seria uma dúvida, seria uma certeza concreta.
Que coisa incrível é ver como as regras da física são totalmente diferentes para as questões tão infinitamente complexas da vida.
Sorrateiramente em parte da apresentação disse que as bactérias extremófilas "evoluíram" para ganhar resistência.
Como essas bactérias venceram a entropia que permeia a tudo que existe no universo? E ainda chama essa explicação de ciência, para muita gente trata-se de religião.
Muito simples, elas não venceram a entropia. Seres vivos são como máquinas, precisam tirar energia de algum lugar para continuar funcionando. Os linkens tiram energia do sol enquanto a bactéria conan provavelmente tira energia de reações químicas (não sei quais são as dela).
Tenho uma ideia 💡 pra vídeo muito boa!! você poderia fazer vídeos mostrando as tecnologias de terra 🌍 formação e experiencias no canal mostrando o que já podemos usar caso conseguimos estabelecer base em Marte e mostra as tequinologias que serão usadas lá !! Fazendo experiencias no canal pra gente vê como seria !!
Cara, esse canal é fenomenal, muito TOP!!!!!
Video top Jeff, parabéns!
Obrigado de coração
Muito bom canal rapaz e não precisa lê nada do que eu escrevo neste momento neste bom canal rapaz.
A contaminação é certa se virar povoamento por lá. É apenas uma questão de tempo. Não como essas tendas podem ser construídas na superfície e ficar exposto a detritos que possam furar as proteções. Me lembro de bactérias descobertas em rochas nas profundezas do solo terrestre. Até no subsolo marciano a contaminação estará esfregando as mãos das possibilidades de acontecer. Mas realmente resta saber se terão condições de prosperar nesse ambiente.
Afinal se ta no jogo e pra usa
Será que em Titan tem bactéria ou algo assim?
Penso que sim
Se houver algum tipo de vida em Titã, uma das luas do gigante Saturno, esta seria bem diferente ao que estamos acostumados aqui na Terra. Titã possui uma atmosfera densa e rica em nitrogênio, com traços de metano e etano, criando um ambiente químico radicalmente diferente do terrestre. Além disso, sua superfície é coberta por lagos e mares de metano líquido, e a temperatura média é extremamente baixa, em torno de -179 graus Celsius.
A vida em Titã, caso exista, teria que se adaptar a essas condições extremas. Em vez de água, poderia usar metano ou etano como solvente biológico. As membranas celulares, em vez de serem compostas por lipídios como as terrestres, poderiam ser formadas por acrilonitrila, uma molécula que é estável e flexível nas baixas temperaturas de Titã. Este tipo de organismo poderia processar energia através de reações químicas completamente diferentes das que conhecemos, talvez utilizando o hidrogênio e os hidrocarbonetos abundantes na superfície.
Além disso, a ausência de oxigênio molecular livre e a presença de compostos orgânicos complexos sugere que a vida em Titã teria uma bioquímica única, possivelmente baseada em moléculas que são apenas vestigiais ou inexistentes na Terra. Este cenário abre um campo vasto de possibilidades e faz de Titã um alvo fascinante para a astrobiologia.
Estudar Titã também pode nos ajudar a entender melhor a diversidade potencial da vida no universo e os mecanismos que poderiam sustentar a vida em ambientes extraterrestres extremos. Missões futuras, como a sonda Dragonfly da NASA, estão planejadas para explorar Titã mais de perto, na esperança de descobrir sinais de processos biológicos ou mesmo vida em formas nunca antes imaginadas.
Mais perto.Em algumas luas de Júpiter.
💯%@@expansao_astronauta
Mais um vídeo top
Fantástico!
Obrigado
A questão que passa na minha cabeça e pq não, contaminar de propósito Marte.
Veganos naturalistas,pessoas de mente fechada.
Gostaria de saber qual seria o impacto das cianobactérias em Marte em especial as “algas azuis”. Seria possível não só a sobrevivência delas como a sua proliferação em um ambiente tão hostil.
Excelente! 👏🏻👏🏻👏🏻
Teste com plantas em gravidade zero já ocorreu.
Que vídeo foda
Top.
Parabéns pelo video !!!!
Ótimo vídeo 👏❤
É provável que em algum momento tenhamos de disparar sementes de vida para o espaço. Afinal, a propagação é, talvez, a única missão dos seres vivos, sendo as outras atividades meros suportes para esse fim.
Obrigado, Jeff, por mais um excelente vídeo.
Dia 5 de Junho provavelmente teremos outro lançamento da StarShip que, mesmo não sendo um sucesso pleno, sempre mostra avanços tecnológicos dignos da ficção.
A ideia de disparar sementes de vida para o espaço, conhecida como panspermia dirigida, é um conceito fascinante e tem sido debatido tanto por cientistas quanto por entusiastas do espaço. A propagação da vida é, de fato, um dos instintos mais fundamentais dos seres vivos, e a exploração espacial pode ser vista como uma extensão natural desse impulso. As regulamentações neste caso, como citado no vídeo, visa não contaminar outros mundos com nossa biologia, com o intuito de primeiro descobrirmos vida extraterrestre. Pelo menos este é um entendimento mais objetivo da diretriz planetária.
O programa Starship da SpaceX é um passo significativo em direção a uma maior exploração espacial. Mesmo que cada lançamento não seja um sucesso completo, cada tentativa traz valiosos avanços tecnológicos e nos aproxima mais da possibilidade de enviar missões tripuladas a Marte e além. GO GO GO STARSHIP.
ja estou tomando meu café 🤙
Shhooowwwwww!!!!!!!!!
Acho que deve existir muita cautela, mexer no que está quieto e acabar bagunçado tudo imagina colonizar Marte e desorganizar todo o sistema solar só temos um lar para sobreviver
A contaminação tanto da Lua como de Marte já deve ter acontecido. Se não aconteceu, não vai demorar para acontecer.
O lugar mais seco é deserto do Saara.
Bom ouvir portugues sem o agente viu, agente falou, agente agente , parabnes pelo teu portugues
"A gente" já incorporou essa expressão como equivalente à "nós mesmos" como sujeito.
Agora, "agente" famoso tem o 007.
@@LuisJSFilho aí no Brasil vocês adoram uma gambiarra qualquer coisa serve
@@selmo4121 Foi assim que todos os idiomas surgiram e divergiram aos poucos... Ou você ainda fala "galego-português"? Sumério? Acadiano?
Tudo é mutável;
Não moro no "Brasil", mas nasci e tenho orgulho da variedade fonética/linguística do meu país. Só demostra a nossa riqueza cultural e acolhimento de diversos povos que "a gente" incorporou como parte essencial de nossa própria identidade.
@@LuisJSFilho a ta entendi substiui o nos certo neste caso a gente vimos , agente falamos , da proxima vez que vc for dar tua opiniao nao use ironina seja um menino educado encerramos aqui
@@selmo4121 Desculpa, não consegui entender sua escrita...
Parece português, porém, realmente está difícil decifrar.
Jeff, rapaz eu não vou comer Coelho não!!
Tem cidades na Rússia na qual a temperatura chega a -70°c
Do jeito que é Marte nem vale a pena descer lá. Poderia deixar uma estação espacial orbitando e fazer as conexões com o solo marciano.
Ou seja, colocar Marte como uma segunda Terra ou fazer os dinossauros ressuscitarem tem os mesmos resultados.
Acho que não será possível pensarmos em conquistar o espaço e outros planetas, enquanto não desenvolvermos um material maleável, que seja capaz de oferecer uma proteção eficaz contra a radiação, tanto em naves quando em trajes.
Por mim, já teriam disseminado essas bactérias e líquens próximo às calotas polares de Marte, só pra ver o que daria.
🤔
Ja não recebo notificações, q s passa?
Preciso aumentar a constância de vídeos, pelo menos 1 ou 2 por semana, caso contrário o youtube entende que está dando um tempo no canal e para de entregar os vídeos, principalmente se este não está indo bem nas views. Grande abraço Marcelo!
Por quê não usar esses bilhões de dólares para cuidar do nosso planeta?
Já temos tudo de que precisamos aqui..
Marte não é tão seco assim....já tiraram fotos de geadas no solo...tudo branco ..ê gotículas de água se condensam nos rovers
2:02 quem inventou essa merda? Se tem alguma coisa que ninguém estaria errado por desobedecer seria isso...
O problema são as tempestades de poeira...
Yygygyg
🙂
Esse pessoal tem sorte de eu não controlar isso. Se fosse cientista e tivesse acesso ao espaço. Já teria estudado formas de vida terrestre resistentes e possivelmente adaptável em cada planeta e luas e semeado esses seres cada um deles.
😂Um cientista maluco
Tardigrado em marte .... 😅😅😅
Se eles tentarem terra formar Marte até talvez daria pra ter alguma vida la
Eu postei aqui. Mas o texto some !!!!
Será que o TH-cam me bloqueou????
Os seres humanos tb presisam da gravide e no emtanto ja esta provado que podemos viver por muito tempo com gravidade 0 pq outras vidas ou plantas nao poderiam .
Caldo de ossos é bom?
E bem ruim tem um gosto bom
A exploração espacial tem que ser raiz, não pode ser mimizenta!
Senão, não temos necessidade nem de sair de nossa casa, a terra, e o termo exploração deve ser mudado para observação.
Não seria mais interessante canalizar todo este esforço e recurso p salvar o nosso planeta?
Voltei com meu lanche, manda Comandante.
pois é, humanos mal podem viver no polo sul (terra) e querem morar em um planeta morto e letal (marte) =p
Ainda vão levar alguma criaturinha pra Marte. E qdo. voltarem encontrarão um monstrinho lá.
U ó ó ó ó ó ó ó ó ó ó ó
Eu não entendo tanto medo de contaminar mundos inospitos sem "vida superior". O tempo vai passando e a terraformação de Venus e Marte ja poderia estar andando se o fizessem ha meio seculo atras.
"Parem o mundo, eu quero SUBIR !"
Espero não ter incomodado na ultima live.... Mas o debate ficou legal
Odaylton, sua participação no debate foi sensacional e exatamente o que espero de todos presentes na live, uma interação única, expressando opniões próprias que não precisam condordar com os hosts da live. Esta é a verdadeira essência de um debate. Obrigado pela presença e apoio ao projeto Astro3.
@@expansao_astronauta a minha maior intenção era gerar engajamento... acho que consegui
Tem uma questão que não foi considerada: a ISS está dentro da proteção do cinturão magnético da terra, então o experimento não reproduziu as condições marcianas em 100%.
Para de falar bosta
Não conseguiríamos mandar essas plantas para Marte onde elas estariam plantadas em solo terrestre mas duas raízes iriam crescendo para o solo marciano enquanto se adaptam? Claro, teria que ter uma estufa que conseguisse produzir água através dos gases marcianos
China colocou peixe na orbita não deu certo
Na hipótese de ter ocorrido vida em Marte, como dizem, há milhões de anos, não seria certo admitir que estes estremófilos estão nessas calotas polares de Marte?
Só explica porque não usam a tecnologia para melhorar a vida na Terra?
Super população
Por que o ser humano é estúpido de qualquer jeito não importa se tem 80QI ou 200QI, a nossa biologia não permite a harmonia no planeta
as pessoas esquecem que nada disso é tão relevante, pq a humidade de marte não é o maior dos problemas, bastaria levar água congelada de meteoritos do cinturão de asteroides interior ou exterior, o maior problema de marte é a radiação
Coelhos são bons! Principalmente para desestresssar os astronautas! Como dizia os mamonas assassinas; comer tatú é bom, que pena que da dor nas costas!
Não deveria haver tanta preocupação em relação às possíveis formas de vida marcianas, o planeta é praticamente desértico e se houver vida vai ser bastante Primitiva, qualquer interação humana com o planeta marte vai gerar contaminação, deveríamos nos preocupar é em estudar marte, não em preservar marte, precisamos preservar é o nosso planeta que é diversificado em espécies e formas de vida.
Se houver ou ter havido vida em marte, certamente poderemos a encontrar essas formas de vida nos fósseis.
Acredito que a panspermia é algo comum no universo. A vida se espalha, ela é persistente e sempre encontra um meio de continuar. Sendo assim, acho besteira essas regulações que limitam a exploração planetária, atrasando de forma significativa o avanço humano pelos cosmos.
Compartilhamos exatamente o mesmo ponto de vista sobre a panspermia. Sobre as regulamentações e diretrizes planetárias, esta objetiva não contaminar outros mundos com biologia terrestre na esperança de primeiro encontrar algum tipo de vida extraterrestre (mesmo que microscópica) um dos grandes enigmas do pensamento humano contemporâneo.
Em todo caso sabemos que conforme a exploração espacial humana avança, a contaminação de outros mundos com vida trazida do planeta Terra é completamente e inexoravelmente inevitável. Esta seria a panspermia dirigida. Um grande abraço Luciano.
Na minha opinião,preservar rocha morta prá quê,levar a vida daqui pra outro planeta é incrível,imagina uns terrario gigantesco em Marte seria demais.Com água é plantas fechado
Porque os exploradores espacial esconde as verdadeiras imagens! ASSIM COMO OS FENÔMENOS OVEN ATÉ A OMDE VAI ISSO?
Isso bem contraditório "eco-sistemas frchahados e controlados! Elon Musk vencendo água salgada no mar!😂
não faz nenhum sentido tentar impedir que a fauna e flora da terra seja colocada em outros lugares
Queremos proteger a possível vida de outros mundos ou vc gostaria que uma raça alienígena d3struice sua casa e religião para que ela possa morar
786👍
Gente esquece Marte no momento!!! vamos pensar nos problemas aqui na terra, poluição, diferença social , mudanças climáticas e ameaças de asteroides!! Depois, daqui a 500 anos pensaremos em terraformar Marte !
A tecnologia aeroespacial traz muitos avanços que podemos utilizar na Terra pra diversas coisas. Além disso, a política não se limita a um único problema; ela pode tomar várias frentes com várias agências. O detalhe nisso tudo é a alocação de recursos escassos, mesmo que abundantes.
Manda cactos, eles crescem em lugares hiper áridos
O ser humano não é um animal racional 😢
bom, basta ignorarem as leis estatais (nunca serviram pra nada)
Não existe Sistema Solar.
Adoro essas diretrizes de proteção planetária. Todas criadas pelos Estados Unidos que acham que são donos da terra e agora do espaço.
Os EUA é a nação mais poderosa em diversas frentes. Se eles não tomam iniciativa como grande potência, é muito difícil de atores internacionais divergentes adotarem um padrão.
Ganhou nome de Conam pq não iam conseguir colocar o nome Hulk.
a radiação em marte não permite vida de jeito nenhum. Não tem campo magnético.
Até parece que a temperatura ambiente, pressão atmosférica umidade fo ar ,e tdo mais não ossa ser reproduzido em laboratório, a reportagem parece sem credibilidade, qdo vc coloca isto em particular como sendo um impecilho!
É muita ficção científica sem atmosfera água 👀 e muito radiação mortal para plantas e qualquer vida que conhecemos é muita VIAGEM Espacial 😅
É MUITA VIAJEM NA MAIONESE
Tudo fabula . O homem no pecado está preso na terra ate seu julgamento . Cristo liberta para uma vida eterna . Novo corpo novas descobertas.
Um grande desafio é o vento solar, um planeta sem campo magnético ficará sempre sujeito a radiação e a atmosfera poderá ser varrida novamente.
Marte teve sua chance de criar vida, não conseguiu!!
Chega de violência contra os animais ! Animal não é comida.