Que vídeo maravilhoso! A Netflix tá perdendo a oportunidade de fazer uma série brasileira de divulgação científica no estilo "Cosmos". O Pedro Loos merece muito, tem uma didática incrível.
Uau, excelente referência. O trabalho que ele faz caberia, e muito, na Netflix. O canal não deve em absolutamente nada na produção e na apresentação com o Pedro
Eu acredito que a vida complexa seja realmente muito rara e exista em outros cantos do universo. E o que nos separa dela é justamente o espaço-tempo, nossa principal barreira. Já a vida simples, acredito que iremos encontrar.
Uma audácia imaginar que podemos proteger o planeta. A atividade humana nem sequer abala o ritmo da natureza, que tem seus próprios mecanismos de defesa.
Uma audácia imaginar que podemos proteger o planeta. A atividade humana nem sequer abala o ritmo da natureza, que tem seus próprios mecanismos de defesa.
Nosso planeta é muito especial. Qualquer coisa diferente ninguém ou nada estaria aqui . Planeta terra tem as condições perfeitas para a formação de vida complexa e inteligente. Coisa bizarra
@@Nicollas7X Mas você já parou pra refletir que podem existir outros planetas com variáveis e elementos diferentes e que neles a vida possa ter evoluído de uma forma diferente? Aliás, podem existir outros planetas com as mesmas variáveis que o nosso, mas que tiveram outras elementos adicionais que não estão presentes no nosso e que neles a vida também possa ter evoluído de uma forma muito mais complexa que a nossa. Não importa quantas variáveis fizeram o nosso planeta ser como ele é hoje. Dada as trilhões de possibilidades que existem apenas na nossa galáxia, não dá pra afirmar que essas variáveis não foram replicadas em outros locais. Isso porque só estou citando a nossa galáxia, porque se for citar o Universo, o número de possibilidades é inimaginável.
@@oguilhermebrelementos novos so sugem em novas gerações de estrelas ou se uma especie alcançar tecnologia de fusao nuclear então não tem esse de um minerio desconhecido
@@oguilhermebroutra e que de nada adianta vc querer dizer que existe pq "pode" existir em "algum" planeta sem vc ter prova ou sequer argumento pra isso, isso que vc ta fazendo e acreditar por fé vc tem fé que talvez possa existir, não e ruim ter fé em algo porem e errado querer usar isso pra repudiar algo que tem mais provas que aquilo a qual vc acredita ser o certo.
Pedro, que aula magnífica! Estou maravilhado com essa capacidade de síntese e este didatismo. Você é um vocacionado! Deus seja louvado, pois você existe.
Mais uma abordagem impecável. O Pedro fala de coisas que eu nunca tinha ouvido falar com argumentos ricos em informação científica. ...mais um vídeo excepcional!
Raramente comento, mas vídeos como esse que vão além da curiosidade e trazem filosofia, são incríveis de mais para se deixar passar.. Compartilhando...
Se existirem mesmo multiversos, talvez a vida seja absurdamente abundante em algum universo vizinho, e o nosso seja do tipo "Saara", em que o surgimento da vida é extremamente raro, e quando surge, é muito vulnerável às intempéries cósmicas, como nós mesmos somos. Se nesses universos paralelos as leis da física são outras, podem haver lugares em que as condições são tão amigáveis que poderiam ser classificados como verdadeiros jardins cósmicos, em que o surgimento e florescimento da vida sejam praticamente uma lei. Enquanto que este universo em que estamos seria como uma selva pré-histórica bem hostil.
Meu mano nosso universo observável é minúsculo se comparado com o tamanho do universo completo, pode ser sim mt raro a vida complexa, porém não acho impossível
Mano @LuzeSombras88 sua ideia é boa, gostei. Acho que não precisa ser “multiverso” para sua ideia fazer sentido, acho que talvez vivemos numa PARTE do universo meio “Saara” mas que pode sim existir partes mais abundantes cheias de vida
Pior que isso é bem complicado, acho que ficaria um video bem massante. Mas caso você queira saber, todo objetico quantico tem uma coisa chamada de Função de onda (Equação de Schrodinger) ela diz qaul a probabilidade do objeto estar em um intervalo de posição dentro do espaço. Quando um objeto é medido através de um Observavel Gamma, o objeto pode colapsar para um Autoestado de Gamma, assim a função de onda dela fica descrita apenas nesse autoestado, o que faz ele se comportar como uma particula.
@@ancapistaovemai616 Então, na mecanica classica um observavel é um função real definida em todos os estados do sistema, como por exemplo a Velocidade se um carro se move em Movimento Linear Uniformemente Variavel a equação da velocidade vai ser V(t) = V0 + a*t. Já na Mecanica quântica isso é bem mais complicado, pois não podemos definir uma função em si. Todos os estados são definidos como vetores em um espaço complexo especial que chamamos de Espaços de Hilbert (Os espaços podem ter dimensão finita ou infinita [Sim, o bagulho fica LOUCO hahahahahhahaha]). Temos que usar uma nova definição da Algebra Linear, um Operador Auto Adjunto (Seria uma matriz, podendo tanto ter valores reais ou até mesmo complexos. Ela é importante, pois ela é Igual a sua Conjugada Transposta). Esse Operador Auto Adjunto (Ou Hermitiano) é o que chamamos de Observavel, existem vários deles, os mais famosos são o operadores do Posição (X para 1 dimensão ou R para 3 dimenções) e o Operador de Momento (P para uma dimenção e P[Vetor] para 3 dimensões). Quando um Operador é aplicado em um estado, temos a multiplicação de uma matriz por um vetor, pelo 4 postulado da Mecanica Quantica, o resultado fisico dessa multiplicação tem que ser uma Autoestado ou Autovetor dessa Matriz. A probabilidade de para qual Autoestado o Estado incial irá decair depende de uma médida de probabilidade dada pelo modulo quadrado do produto interno do Autoestado Normalizado com o Estado da medida
Quando pararmos de discutir como a vida PRECISA (necessariamente) disso e daquilo baseado no que NÓS aqui na Terra precisamos, aí nós vamos descobrir vida fora da Terra.
Incrível seus vídeos. Extremamente instrutivo. Aprendo mais aqui do que aprendi nos meus 53 anos de vida. Um orgulho ter um brasileiro criando conteúdos tão bons.
Prefiro acreditar que existem outros tipos diferente de vidas complexas no universo e não, necessariamente, vivem nas mesmas condições que a gente, adaptadas às condições do ambiente, ou seja: consomem outro tipo de gás ao invés do oxigênio, conseguem viver em altíssimas ou baixíssimas temperaturas. Parabéns, Pedro! Seu conteúdo e sua produção são excelentes!
Esse é um pensamento que eu tinha qndo era mais jovem e antes de cursar medicina. Mas hj entendo que pra vida se desenvolver deve haver alguns padrões e condições necessárias. Acredito que possa haver vida em planetas mais frios com seres melhores adaptados a essa temperatura porém não em um frio tão extremo que não haja água líquida por exemplo. Ou em um planeta mais quente porém não tão Quente que cause combustão.
@@lucasvieira8885é que ainda assim, se baseia em vida como nós. O comentário do rapaz menciona uma ‘vida’ totalmente diferente. (Para não dizer oposta).
O erro do seu pensamento é que os átomos e suas propriedades são os mesmos em qualquer lugar do universo, então não sobra muita opção a uma eventual forma de vida senão essa que tem moléculas semelhantes às nossas.
@@libertário10 Realmente, olhando a tabela periódica parece minúscula comparada ao universo, mas mesmo assim nós nem entendemos tão bem assim o funcionamento de nosso cérebro e células, no fundo do oceano existem seres tão diferentes da vida na superfície que aguentam pressão extrema e no passado já existiram espécies tão distintas das atuais. Quem sabe a nossa vida baseada em carbono não seja a regra, sem falar que uma planta estranha ou uma barata do espaço já poderia ser chamada de vida inteligente?
Cara, engraçado, na escola eu odeio estudar ciências, biologia, quimica e física, mas no yt eu amo ver sobre esses assuntos, principalmente neste canal kkk
Se parar para pensar, pode ser por causa desses fatos que os eventos climáticos estão acontecendo mais forte, o fato do ser humano estar *"Matando"* seu próprio planeta, o faz forçar mais seus eventos, causando tremores mais fortes, chuvas mais densas, mares mais agitados e vulcões cada vez mais ativos e etc... O fato é que o próprio humano por ano está impedindo o planeta de fazer seu mecanismo e continuar mantendo a vida, tanto orgânicas quanto as outras.
Mesmo com todas essas exigências para o desenvolvimento de vida inteligente, o universo é tão imenso que se torna pouco provável sermos os únicos seres inteligentes do universo.
Não é? A imensidão do universo causa tantas possibilidades... e mesmo assim continuamos sendo os únicos seres racionais? E pior, será que não possam existir seres irracionais? Só descobrimos cerca de 5000 planetas, e mesmo assim não chega a uma fração do universo completo... tantas possibilidades!
É isso, por exemplo se existir uma civilização inteligente em Andrômeda acho que nunca vamos se encontrar ou ter sinais uns dos outros, para os parâmetros do universo não significa que ela está longe de nós, mas para os parâmetros humanos está muito longe
mesmo no planeta terra a vida inteligente é rara... todas as espécies altamente inteligentes foram extintas, só sobrou 1... e os humanos só sobreviveram as extinções em massa por serem altamente sociais, resistentes fisicamente nem chega a ser um mérito único da inteligência... então uma forma de vida inteligente igual a da terra é muito improvável ja que mesmo na terra esse tipo adaptação surgiu numa época muito especifico e numa região muito especifica e em grupo de animais muito especifico... para achar inteligência fora da terra teria q ser em um planeta extremamente parecido com a terra e com a mesma historia geológica... agora uma característica q vai ser muito comum fora do planeta é capacidade de voar... todas as espécies na terra tem algum individuo q voa até na agua tem, surgiu nos mais variados biomas e épocas. então se na terra a adaptação mais especializada é o voo é muito provável q nos outros planetas isso tbm ocorra...
@@joaovictoroliveira5890 Acho q questão maior que a galera desconsidera é o tempo, as vezes um planeta vizinho já teve vida ou vai ter daqui bilhões de anos.
Pensar que somos os possíveis pioneiros em vida complexa me deixa curioso sobre como seriam as futuras possíveis vidas complexas, talvez em galáxias que não conhecemos ainda
Eu gosto muito do canal, pelo conteúdo variado, muito bem produzido e de alto nível, e este vídeo é, para mim, um dos mais fascinantes. Quem me dera que ciência fosse ensinada assim nas escolas, de forma lúdica e despertando a curiosidade. Parabéns!
Amo seu canal, Pedro!!! Conheci através da minha filha e assisto seus vídeos todos os dias!! Nesse, especificamente, eu senti falta da menção à maravilhosa Lynn Margulis quando vc falou do surgimento de organelas complexas, ou seja, mencionou a teoria da endossimbiose e não falou da criadora da mesma, L. Margulis, bióloga brilhante, que aliás fora casada por anos com Carl Sagan, importante físico e astrobiólogo... Acho interessante incluir numa remasterização futura deste mesmo vídeo!! Parabéns pelo trabalho!! ❤
Como se pode abordar um tema tão complexo, nos ensinando a base e fundamento do mesmo em tão pouco tempo? Excelente vídeo. Na minha humilde opinião, o universo é de uma grandeza tal que seria impossível de não se repetir todo esse processo mais de uma vez. Parabéns e tudo de bom sempre.
@@zerobits4357 Pensando de uma forma mais geral. Se formos a 1º civilização, causa um sentimento de solidão no universo, por só termos nós mesmos. E se não formos a única, é assustador por estarmos lidando com seres totalmente imprevisíveis (como se já não fossemos imprevisíveis o suficiente).
Perfeito o vídeo. Apenas complementaria dizendo que isso tudo que foi dito sobre a Terra Rara é, provavelmente, menos de 1% de todas as variáveis que realmente dizê RAM a vida aqui chegar a esse ponto atual. Importante o espectador saber que esse árduo estudo ainda não é nem um milésimo de todas as variantes responsáveis pra chegarmos aqui, nesse ponto de existência.... Excelente material, conteúdo top. 👏❤
impressionante como você pega um assunto e sempre deixa mais compreensível, queria pedir por favor, para trazer um video aqui sobre as recentes mudanças que tem ocorrido no núcleo da terra, pois já não confio muito em outros canais, mas vi falas sobre resfriamento, redução dos campos magnéticos, perda de hidrogêncio, etc, queria saber o que é realmente real a respeito. muito obrigado.
Pedro vc podia fazer um vídeo sobre os ventos, queria saber pq eles mudam de direção e de velocidade se a terra sempre gira pro mesmo sempre tive essa dúvida kkkk
Na minha opinião deve ter mais vida complexa fora da terra .O problema mesmo é ter vida inteligente, isso daí eu já acho difícil, embora n acho impossível 🤪
O Príncipio da Mediocridade também é bem interessante. Ele diz que a gente não é tão único e especial assim. Mas se formos, aí a Hipótese da Simulação é uma boa possibilidade, pois quem está nos simulando não deixaria a gente descobrir (provar) a simulação, embora deixasse a gente desconfiar que vive em uma.
É emocionante assistir aos seus vídeo Pedro! Vc narra com entusiasmo e conhecimento os assuntos em pauta! Parabéns pelo canal científico, que aliás é o melhor do TH-cam!
Muitas podem ter existido antes de nós e desaparecido. Outras podem estar a caminho, mas podem não chegar antes da gente partir. Em bilhões de anos de existência do universo, nós só estamos nos comunicando a 100 anos. Isso é 0,000000000 alguma coisa de chances de achar alguém com a mesma classe de comunicação que a gente.
sim o Universo é uma grande festa de civilizações e nós podemos ter chego cedo demais.... ou tarde demais nesta festa por isso não encontramos ninguem.
@@JoseRodrigues-uc1cd Impossível. O tempo de evolução sempre será variável, de acordo com as interferências internas e externas que aquele determinado planeta ou sistema solar sofrer ao longo do tempo. E como todos nós sabemos, muitas dessas interferências não ocorrem em períodos "certos" e muitas delas sequer ocorrem. Já imaginou se o asteroide que dizimou os dinossauros e permitiu a evolução dos mamíferos, nunca tivesse colidido com a Terra? Ou que o mesmo só fosse colidir daqui há centenas de milhões de anos? Nesse cenário, muito provavelmente nem estaríamos aqui hoje e os répteis continuariam reinando no nosso planeta.
@@cesarmayhem Tem a limitação da comunicação, eles podem não ter o mesmo nível de tecnologia nosso (ser nível animais primitivos) ou usar outro tipo que não se comunique com o nosso, eles podem nem ter visão e audição...
Eu gosto de acreditar que em outras galaxias em outros cantos do universo, a vida não tão complexa assim quanto a nossa, se desenvolveu e se tornou uma existência tão rara quanto a nossa.
A hipótese da terra rara, de certa forma, no 19:38 s trás uma realidade. A dificuldade que teremos em explorar e vivermos em outros mundos. Estamos completamente adaptados a viver exclusivamente nestas condições improváveis.
Eu gostaria de fazer uma pergunta: se nós descobríssemos vida fora da Terra, como seria a categorização taxonômica? Ela se encaixaria dentro ou fora de algum domínio existente?
Essas especies alienigenas teriam que ser estudadas e comparadas com especies terraqueas, acredito que tendo as caracteristicas necessarias se enquadrariam em algum dominio existente, mas acho mais provavel que fossem diferentes demais pra isso. Imagino que as chances de especimes identicos ou suficientemente parecidos pra serem considerados uma mesma especie ou genero surgirem em planetas diferentes tendo evoluido de ancestrais diferentes seja incompreensivelmente baixa, se não impossivel devido a algo que eu nao esteja considerando.
@@banjark1944 O mais engraçado, é que a maioria das pessoas nem considera a possibilidade de haver vida irracional. Oque, convenhamos, é bem mais provável.
@@YagoQuiaboMas aí ela também entra na vida complexa e continua sendo tão difícil quanto. Porém, alguma vida inteligente e racional é ainda mais difícil. Então o dia que acharmos vida como animais e plantas talvez poderemos achar vida inteligente
Teríamos que estudar minuciosamente o tipo de organismo encontrado, até agora conhecemos 3 domínios celulares. E muito dependeria das condições do planeta em que o organismo fosse encontrado, talvez esse organismo nem seria à base de carbono. Atualmente fica-nos mais fácil comparar e classificar os seres vivos com base o seu genoma, pois assim sabemos a sua ancestralidade.
Caro Pedro Loss. O seu trabalho é muito bom. Gostaria de chamar atenção para um detalhe importante na narrativa do seu vídeo e que contém um equívoco bastante difundido no Brasil. Trata-se do "manto = magma" ou "manto mar de magma". Isso está equivocado. O estudo do interior da Terra utiliza principalmente informações provenientes do estudo de ondas sísmicas, principalmente as produzidas pelos terremotos. Dentre as ondas sísmicas, dois tipos em especial: ondas de compressão primárias (ondas P) e ondas de cisalhamento secundárias (ondas tipo S). Ondas P se propagam tanto em meios líquidos e quanto em meios sólidos, porém as ondas S só se propagam em meios sólidos. Aí é que entra a compreensão do que é o manto terrestre. Pelo manto terrestre ambos os tipos de onda se propagam indicando que o MANTO TERRESTRE É UM SÓLIDO quase na sua totalidade, um sólido dúctil. Entretanto, do lado oposto do planeta em relação ao foco do terremoto, as ondas S não conseguem chegar indicando que o núcleo terrestre tem uma porção mais externa líquida. Dessa forma sabemos que o manto não é sinônimo de magma, ou seja, não é um material líquido. Algumas poucas e proporcionalmente pequenas porções do topo do manto e já dentro da crosta é que podemos ter magma. Nesse caso, o manto pode se tornar líquido principalmente por descompressão. O conhecimento da propagação de ondas sísmicas no interior da Terra remonta o início do século XX quando Richard Oldham (1906) reconheceu Zonas de Sombra de ondas S a partir de 105° e de ondas P entre 105° e 140° do foco do terremoto. Beno Gutemberg (1914) determinou o limite manto-núcleo à cerca de 2900km de profundidade e Inge Lehmann (1936) determinou o núcleo interno à 5.150km de profundidade. Por que tantas pessoas repetem esse equívoco do manto líquido ou do "mar de magma" eu não sei. Mas espero que você leia esse comentário com cuidado e quem sabe um dia possa gravar um vídeo sobre isso tentando corrigir esse conceito errôneo tão difundido sobre o nosso planeta. Caso queira iniciar uma pesquisa: Grotzinger, John & Jordan, Tom (2013) Para Entender a Terra. Editora ARTMED. Capítulo 14. (Essa parte está nas páginas 386-389). Wicander, Reed & Monroe, James S. 2017. Geologia. Editora Cengage Learning. Capítulo 8. pg. 185-189. Por fim, estou a disposição para conversar sobre o tema. Prof. Eliseu V. Dias
Parabéns pelo vídeo! Acabei de ler em outro site sobre as partículas Amaterasu, que só são menos energéticas que as partículas Oh My God, detectadas em 1991. Faz um vídeo sobre elas, por favor!
Vídeo muito bom! Eu me pergunto se, apesar das evidências apresentadas procederem, a hipótese da Terra Rara não trabalha com uma definição limitada de vida, que é a que conhecemos. Não é possível que outras condições externas tenham gerado uma forma de vida diferente, que depende de outras circunstâncias?
Cara precisamos gravar um vídeo musical hein! Estou viciado no seu canal e apaixonado pela Telecaster que aparece as vezes no fundo! Te mandei uma DM no Instagram! Valeu abração
É simplesmente fascinante a complexidade para o surgimento da vida e como cada coisa aconteceu exatamente como deveria para que a vida surgir-se aqui… incrível!!!!
Essa hipótese faz sentido para o desenvolvimento DA VIDA COMPLEXA COMO CONHECEMOS. Não se abre hipóteses para outras formas de vida evoluída, ate pq não conhecemos nenhuma outra. No entanto, teve um cientista que estimou que existem pelo menos de 10 a 15 MIL planetas iguais a Terra só na nossa galáxia.
@@Vaflab Exato. Mesmo que o nosso planeta de fato seja muito "especial", a probabilidade dele ser único na vastidão desse universo é praticamente nula. Inclusive, eu acredito que possa existir ou já ter existido planetas muito mais propensos a abrigar vida do que o nosso.
verdade, ele explicou como se formaram as nossas células, e se existir a possibilidade de em outro processo diferente se formar uma célula talvez até mais complexa e com mais capacidade de armazenar energia, ou planetas ainda mais propensos para ter vida, com condições ainda mais raras e específicas. Penso nisso porque o universo é infinitamente maior do que sequer conseguimos imaginar, porém não acredito que isso ocorra perto de nós, ou que um dia nos encontraremos com outro tipo de vida inteligente
@@tink9635 a matemática e a química limitam muito essas possibilidades. Nem mesmo o silício é tão bom quanto o carbono para fazer ligações químicas. E outros elementos além do urânio são extremamente instáveis. Realmente o mais provável é que a vida Universo agora seja parecida com a nossa
Uma coisa que não está sendo considerado, vida e vida inteligente (como os humanos) se já é extremamente raro existir vida imagine o qual raro deve ser existir vida inteligente, e com tempo para se desenvolver tecnologicamente então, fora que deve ter mais elementos para a vida inteligente que deixam essas probabilidades ainda mais escassas, como por exemplo cair um meteoro que já extinguir 90% das espécies (como aconteceu aqui na terra com os dinossauros) em resumo, não deve ser apenas uma questão de probabilidades tão simples assim.
Eu acho que se procurar um planeta onde tenha exatamente as mesmas características da terra, vai ser praticamente impossível. Mas quem disse que a vida alienígena precisa necessariamente de um sistema igual ao nosso?
Aqui vai um número concreto pra pensarmos: Sabemos que, em uma Galáxia com aproximadamente 200 Bilhões (é isso ainda?) de estrelas, surgiu vida inteligente em pelo menos 1 lugar. Repita esse processo 2 trilhões de vezes (o número de galáxias no Universo observável) e, não importa o quão raro, é virtualmente impossível não acontecer de novo.
Mesmo que exista em alguma galáxia, se a civilização não for tecnologicamente avançada o suficiente nós não os veríamos, não se esqueça que o nosso tempo na terra em comparação ao universo é bem pouco tempo, quem sabe eles não passaram aqui a und milhares de anos viram que não tinha ninguém inteligente e foram embora.
Mas na sua própria premissa, se a cada galáxia existe em média 1 planeta com vida inteligente então não importa que exista no universo 2 trilhões de civilizações inteligentes, pq se todas estão a mais de uma galáxia de distância então na prática estão todas sozinhas, pois a possibilidade de contato é praticamente 0
@@LucasLima-zs9tmmas pela probabilidade, é provável que a civilização mais próxima da Terra já steja além do nosso universo observável de tão raro que pode ser, até porque um planeta com condições para a vida não significa a vida surgir. Mas com certeza tem vida inteligente pois a melhor dedução é que o universo observável é só um pontinho em uma imensa ilha que é o big bang total de 13,8 bilhões de anos
O detalhe é que não sabemos com certeza essa proporção. Pode ser que a vida complexa tenha surgido em 1 planeta de 1 única galáxia em meio a trilhões delas. Também pode ser o contrário: a vida ter surgido mais de uma vez por galáxia. Minha opinião pessoal é parecida com a sua. A meu ver, quanto mais planetas existirem, maiores as chances de a vida surgir. Pela lei de números grandes, se essa quantidade foi grande o suficiente, a incerteza desaparece e a chance de a vida ocorrer mais vezes passa a ser garantida. O que resta saber é o qual o peso que esses pontos expostos no vídeo possuem nessa equação. Quanto mais raras forem as condições, menor será a influência da enorme quantidade de planetas.
Moramos em um planeta com as condições perfeitas para abrigar vida, se as condições fossem um pouco diferentes não estaríamos aqui, bom, em resumo, moramos no planeta favorito de Deus. Ótimo vídeo, como sempre, Pedro!
Boa noite , bom dia ,boa tarde ... Já pensaram na hipótese desse universo ser somente da raça humana ??!!! Assim como outros terem também só uma civilização ? Pensem ... Talvez aí resida a Grandiosidade de Deus , se é que foi ele o criador de tudo , grato.
Sim, mas dps pensei q somos muito pequenos, vulneráveis, frágeis, inconsequentes e ignorantes pra ser herdeiros únicos de um universo infinitamente vasto. È mais provável que dividimos com outra civilização por mais q ela ainda esteja por se desenvolver ou já entrou em extinção. Não acha???? (Trauma de ataque, pfvr è sò uma conversa)
@@Lyra_ofc Eu sou ateu, mas gosto de pensar igual ao Robert, imagine que uma raça superior nos criou e tmb criou outras raças e colocou cada uma num universo para evoluírem até chegarem no nível dele, o cara só se sentia solitário e criou seres com capacidade de evoluir. Kkkkk muito bom viajar nesses assuntos.
Talvez o que conseguimos enxergar no universo seja tão pequeno quanto um grão de areia no deserto, e isso pode nos dar uma ideia limitada de quão maior e vasto ele seja. Se o cosmos já mostrou que tem capacidade de criar um planeta como o nosso e seres como nós, é de se imaginar que a receita pode ser repetida. Mesmo que partindo do pressuposto de que hoje no universo não exista outra civilização inteligente (ou ao menos vida complexa) além da nossa, tempo e material pra ficar tentando, tentando e tentando repetir esse feito ele tem. Pela lógica não somos tão especiais numa escala universal. Somos provavelmente apenas os fodões no nosso planeta e, o nosso planeta em si o fodão da nossa vizinhança galáctica.
Talvez a vida em si não seja rara mas vida inteligente e civilizada sim. Se não fosse o meteoro que extinguiu os dinossauros milhões de anos atrás por exemplo provavelmente os dinossauros dominariam a Terra até hoje e os mamíferos continuariam sendo apenas pequenos roedores sem nenhuma civilização inteligente aqui
E quem garante que Vênus não seguiu esse rumo antes? Tem um tamanho próximo da Terra, é vizinho nosso, e nunca conseguimos explorar ele pois é incrivelmente inóspito e todas as sondas são destruídas em poucos segundos. Pode ser que já houve uma evolução lá, aí destruíram tudo e criaram esse efeito estufa infinito. Aí viajando mais ainda, pode ser que no limiar da extinção eles tentaram colonizar o planeta vizinho (Terra) e deu certo. Estaríamos agora aqui por isso, nem que somente venusianos unicelulares que eventualmente vieram junto tenham sobrevivido à viagem. Nesse raciocínio, o próximo seria Marte, mas aí é mais uma história de bilhões de anos (e quando os marcianos já evoluídos olharem pra Terra não verão nada demais, porque nesse tempo imenso todos os requícios de civilização já foram destruídos...
É super demais saber que só chegamos a essas hipóteses com o avanço considerado da ciência. Estudos, pesquisas geram fundamentos teóricos que trazem muitas respostas a nossa existência. Parabéns pelo canal, e eu sim acredito nessa hipótese de terra rara, é muita coisa que está envolvida, a nos dar condições de existência nesse planeta azul.
Pelas condições da vida na Terra, realmente o conjunto de fatores que fez surgir a vida certamente é muito raro. Mas levando em consideração a quantidade de estrelas existentes, eu ficaria entre o Paradoxo de Fermi e a Equação de Drake. Ou seja, não tão improvável como Fermi estimou, nem tão abundante como Drake publicou.
Principalmente porque até agora, mesmo com o telescópio mais potente, conseguimos encontrar galáxias em distâncias que antes não se imaginava poder existir. Imagine o número de terras raras possíveis que pode ter um número infinito, principalmente se o big bang for apenas um de vários que interligam um universo a outro, isso se o big bang for real. Eu acredito que a possibilidade de um universo infinito, sem uma parede limitando a sua existência, não é tão improvável quanto a ideia de que o universo surgiu de um puro NADA para um TUDO que conhecemos hoje.
ei pedro se tu conseguir achar um fato interessante para apronfundar no campo da filosofia, psicologia, etc, algo seja diferente de astronomia e fisica. pode fazer um video sobre? (matematica tbm e legal, ou quimica tbm)
Todas essas hipóteses não tratam se vida em si. Mas vida similar à terrestre. Enquanto nós continuarmos somente procurando a nós mesmos no espaço jamais encontraremos algo diferente. Mas o pior é que não sabemos nem o que procurar...
Perfeita sua observação. Para procurar temos que ter um conceito amplo sobre o que é vida. Mas, só conhecemos um modelo, não podemos deduzir outras formas do nada.
@@eugeniomsjrvocês dois precisam rever não só o vídeo mas umas aulas de química também. Ninguém tem certeza de nada, mas a matemática que forma a química não erra
@@Apollo-gx3bm Correto. Os elementos carbono, hidrogênio e etc, são os mesmos em todo o universo. Sabemos que existe uma forma de combinar esses elementos para gerar vida complexa (como ocorreu na Terra). Mas seria essa a única maneira de gerar vida complexa? E se existir outra molécula similar ao DNA formada por outras combinações de elementos. Ainda que não seja tão eficiente talvez funcione bem em outro tipo de ambiente. Só especulação mesmo.
Ele não fala sobre a vida terrestre(inteligente) ele fala sobre qualquer tipo de vida e suas especificidades,só ver a parte do vídeo em que ele cita a frase do Nick Lane.
Ok, mas aí me leva a pensar de uma outra forma. E se a vida inteligente existir sob outras circunstâncias? E se outros seres não precisem de água ou até que a agua e o oxigênio sejam nocivos à eles?
Vídeo sensacional, parabéns pelo trabalho! Parece-me que a raridade da vida complexa possiu mais um componente que a torma mais rara ainda: é a vida complexa inteligente que gerou o homo sapiens.
Tu tem um vídeo sobre a teoria do racionamento de energia." O Universo tende a manter tudo na forma mais simples de átomos e tudo que conhecemos teve uma influência inteligente" ?
Pedro, é possível que a premissa da Terra Rara também tenha um equívoco. Porque estamos supondo que existe apenas uma forma de vida complexa (baseada em carbono, que respire O2, etc) porque é o único exemplo que temos. Mas e se a vida complexa extraterrestre for de uma outra forma? Quão rara poderia ser?
Isso é considerado também! Na astrobiologia se estuda as hipóteses de vida não-baseada em carbono, até onde sabemos são possibilidades bem limitadas também. Enquanto a gente tem evidência vida simples e vida complexa baseada em carbono, não temos evidência de outras formas nem como vida simples, então parece algo ainda mais raro do que a vida baseada em carbono, dentro daquilo que podemos observar atualmente (e não podemos falar além disso nem a favor e nem contra).
Pedro, Acompanhando seus vídeos pude perceber que tenho, em você, respostas às minhas dúvidas, que seguem abaixo. Admiro seu talento e a forma como conduz seus vídeos. Muito do que aceitava, hoje entendo. Se algum absurdo eu aqui colocar, por favor não ria, pois sou apenas um leigo, ávido pelo conhecimento. Primeira dúvida. Sempre relacionei as semelhanças entre a forma atômica ao sistema solar, como um modo de explicar que somos um corpo formado por micro elementos, que fazem parte de um macro elemento; ou seja, muitos átomos nos formam para que formemos um universo, como se átomos fossemos. Está difícil? Tentarei explicar... Quantos átomos formam uma molécula e quantas moléculas formam uma rocha e quantas rochas formam um planeta e quantos planetas formam um universo? E por aí vai. Assim, como não tenho o conhecimento matemático para tanto, só posso raciocinar de modo filosófico e expressar que não existe apenas um universo porque, tanto há partes infinitamente divisíveis, como partes infinitamente multiplicáveis e o universo que conhecemos é formado por micro universos que formam este universo e que pertencem a uma ampla sequência de outros universos. Dessa forma, o Big Bang só explica esta fração de universos ao qual pertencemos. Segunda dúvida Ao observar que quase todos os astros de grande porte têm formas arredondadas e, sabendo que foram conformados pela aglutinação de tantos outros pequenos astros disformes com mega colisões que os fundem, por quê tudo é redondo, como se houvesse uma forma de bolo? É certo que, a exemplo do que considero exceção, os satélites de plutão são bastante atípicos e deve ser por conta da idade com pequeno histórico de colisões. Um planeta como o nosso tem sua superfície bastante acidentada, mas na macro formação, a terra é redonda, a lua é redonda, o sol, etc, etc. Efeito da gravidade? Efeito da rotação e da translação? O que causa tudo isso? Terceira dúvida. Porquê todos os movimentos de todos os astros e de todas as galáxias, são giratórios? Da até tontura só em pensar...
@@America91101levando em consideração a probabilidade deveriam existir milhões de civilizações no universo e a gente ja deveria ter pelo ter algum vestígio disso…
@@pedromoizes2604 o universo tem cerca de 13 bilhões de anos imagine uma civilização que tenha surgido próxima da terra mas que tenha atingido seu declínio à 30 milhões de anos atrás dificilmente teríamos hoje evidências de que ela tenha sequer existido assim como nós daqui à 30 milhões de anos, então além da probabilidade do surgimento ainda temos que também considerar a probabilidade de duas civilizações ou mais surgirem num mesmo intervalo de tempo e numa vizinhança interestelar próxima que permita o contato ou prova de existência
O problema disso tudo, é que são tantas coisas raras e improváveis em sequencia que é mais fácil acreditar que foi criada, já acho que é necessário muito mais fé, pra achar que todas essas coincidências aconteceram do que pra crer que isso tudo foi criado!
@@wwoeirrds Deus não foi criado, ele é o criador, e seguindo a mesma lógica, quem criou Deus teria mesma pergunta de quem criou. Tipo, quem criou o ser que criou Deus? E assim por diante. Deus é eterno, sempre existiu, mesmo que isso não cabe na nossa cabeça
@@Feijaum_10 Toda a ciência criada pelo seu Deus - a química, física e a biologia - diz que tudo tem um começo, um meio e um fim... Mas seu Deus rompe com a própria criação... não vabe na cabeça porque não faz sentido...
@@marcelocelular9660 Deus criou todas as coisas, a bíblia diz que ele é oniciente, unipresente etc. Quem criou Deus? Deus não foi criado, ele é oque é, é tipo o big bang, ouve uma singularidade que gerou uma "explosão" certo ? Oque gerou esta singularidade que gerou a explosão ? E oque gerou a ação que gerou a singularidade que gerou a explosão? E oque gerou este algo que gerou esta ação que gerou a singularidade que gerou a explosão? Tem coisas que não podemos explicar pela lógica humana.
@@marcelocelular9660 faz sentido porque Ele não faz parte da criação; está além disso, do tempo, espaço, etc. é como o autor de um livro que não faz parte da narrativa e não vive naquele universo que criou, apesar de que diferente de uma pessoa que escreve um livro, Deus escolhe fazer parte de nossas vidas.
O Pedro é muito esperto ao fazer vídeos que vão encher de comentários, discussões e engajamento graças a uma galera mãngãlãide que acredita em seres mitológicos.
Eu pensei a mesma coisa,vc já tentou ver como estão os comentários nos vídeos do Sacani⁉️ Só tem Terraplanistas e criacionistas,e nem vou citar quantas vezes o Pirula já foi ameaçado por parte dessas pessoas... Que como vc mencionou não aceitam a realidade e vivem em função de mitologias derivativas da idade do bronze...
Um vídeo, que foi de Astronomia para física, depois química, biologia, geologia, história e por fim filosofia. É disparado o melhor canal do TH-cam.
O número de inscritos já é uma prova dessa qualidade do canal
@@ProfViniciusAlves Realmente, oque ele faz parecer simples, na realidade é muito difícil de fazer.
Com toda certeza sim !
@@ProfViniciusAlves é sim, pow. Felipe Neto é um canal de extrema qualidade xD
E abrindo eventualmente a reflexão para um ensaio de teologia! Parabéns, Pedro!
O Pedro Loss está se tornando o nosso "Carl Sagan" brasileiro, abordando vários assuntos científicos e interligando-os. Excelente vídeo, mais uma vez!
😂
e o Pedro Gain?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk falou merda nao foi pouca nao
Vai demorar em, mano kkk
Sempre tem um exagerado rs
"Existem duas possibilidades... Ou estamos sozinhos no universo ou não estamos. Ambas são igualmente aterrorizantes". Arthur C Clarke.
Já encontrei uns extraterrestres lá no Acre
@@Vim_fazer_um_anúnciotua achou a minha sogra . 😅
@@wingler2009 KKKKKKKKKKKKKKKKJJJJ
Melhor sessão de respostas do TH-cam
Já li uma odisseia no espaço, desse autor é muito bommm
Ou somos um resultado de um acidente do universo, ou somos a galera que ficou aqui 😂😂
Que vídeo maravilhoso! A Netflix tá perdendo a oportunidade de fazer uma série brasileira de divulgação científica no estilo "Cosmos". O Pedro Loos merece muito, tem uma didática incrível.
Uau, excelente referência. O trabalho que ele faz caberia, e muito, na Netflix. O canal não deve em absolutamente nada na produção e na apresentação com o Pedro
Tudo que Netflix bota a mao nao presta, pangaré. Que ele continue somente no youtube mesmo
Um canal de ciência com mais de 4M de inscritos; parece que ainda há esperança no Brasil.❤
Ele tinha que ajudar professores a darem aulas nas escolas, tornar o assunto interessante como só ele consegue 🎉
Mas basta observar alguns comentários e discussões infrutíferas que a esperança é rapidamente perdida 😂
Curioso pensar que uma árvore é mais rara que um diamante no universo
E a gente arrancando matinho no meio do jardim...
... E matando moscas ainda, que vergonha
@@ἈλέξανδροςὁΜέγας-ρ3λmatar moscas é OK, tem infinito desses bichos
Fezes Tb é rara kkk
@@ἈλέξανδροςὁΜέγας-ρ3λmais importante e curioso é matar por diamante e destruir a natureza em prol do lucro
@@Keno-101mas tem vida nela, alias ela é uma materia orgânica né
Eu acredito que a vida complexa seja realmente muito rara e exista em outros cantos do universo. E o que nos separa dela é justamente o espaço-tempo, nossa principal barreira. Já a vida simples, acredito que iremos encontrar.
Essa hipótese é a mais coerente que a ciência considera. A vida é frágil e rara. Nosso planeta é único e cabe a nós protegê-lo.
Verdade
Uma audácia imaginar que podemos proteger o planeta. A atividade humana nem sequer abala o ritmo da natureza, que tem seus próprios mecanismos de defesa.
Uma audácia imaginar que podemos proteger o planeta. A atividade humana nem sequer abala o ritmo da natureza, que tem seus próprios mecanismos de defesa.
@@renaldocaronBullshit
@@renaldocarontemos é que consumir
Pelo tamanho do universo, nem precisaria de muito esforço para outras civilizações se esconderem! Excelente vídeo 👏👏
Nossa ....Que vídeo Fantástico!!!!!....Parabéns Pedro.....
Quanto mais eu aprendo mais eu vejo como o nosso planeta é muito especial no universo.
Pra vida complexa sim, pra vida simples, não.
Nosso planeta é muito especial. Qualquer coisa diferente ninguém ou nada estaria aqui . Planeta terra tem as condições perfeitas para a formação de vida complexa e inteligente. Coisa bizarra
@@Nicollas7X Mas você já parou pra refletir que podem existir outros planetas com variáveis e elementos diferentes e que neles a vida possa ter evoluído de uma forma diferente? Aliás, podem existir outros planetas com as mesmas variáveis que o nosso, mas que tiveram outras elementos adicionais que não estão presentes no nosso e que neles a vida também possa ter evoluído de uma forma muito mais complexa que a nossa. Não importa quantas variáveis fizeram o nosso planeta ser como ele é hoje. Dada as trilhões de possibilidades que existem apenas na nossa galáxia, não dá pra afirmar que essas variáveis não foram replicadas em outros locais. Isso porque só estou citando a nossa galáxia, porque se for citar o Universo, o número de possibilidades é inimaginável.
@@oguilhermebrelementos novos so sugem em novas gerações de estrelas ou se uma especie alcançar tecnologia de fusao nuclear então não tem esse de um minerio desconhecido
@@oguilhermebroutra e que de nada adianta vc querer dizer que existe pq "pode" existir em "algum" planeta sem vc ter prova ou sequer argumento pra isso, isso que vc ta fazendo e acreditar por fé vc tem fé que talvez possa existir, não e ruim ter fé em algo porem e errado querer usar isso pra repudiar algo que tem mais provas que aquilo a qual vc acredita ser o certo.
O melhor canal brasileiro de ciência!
Concordo 👍
O melhor canal brasileiro
Não tô vendo super Xandão ai
@@joaoffffxzironia neh?
@@joaoffffxzXandão é louco kkkkkkk pleno 2023 o cara acha q a terra é plana
Pedrão, seus vídeos estão ficando cada vez melhores. Parabéns a toda a equipe envolvida.
Pedro, que aula magnífica! Estou maravilhado com essa capacidade de síntese e este didatismo. Você é um vocacionado! Deus seja louvado, pois você existe.
Mais uma abordagem impecável. O Pedro fala de coisas que eu nunca tinha ouvido falar com argumentos ricos em informação científica. ...mais um vídeo excepcional!
Raramente comento, mas vídeos como esse que vão além da curiosidade e trazem filosofia, são incríveis de mais para se deixar passar.. Compartilhando...
Concordo. Pra mais disso, recomendo o canal do Marcelo Gleiser tbm, a serie física para poetas é simplesmente magnífica
Se existirem mesmo multiversos, talvez a vida seja absurdamente abundante em algum universo vizinho, e o nosso seja do tipo "Saara", em que o surgimento da vida é extremamente raro, e quando surge, é muito vulnerável às intempéries cósmicas, como nós mesmos somos.
Se nesses universos paralelos as leis da física são outras, podem haver lugares em que as condições são tão amigáveis que poderiam ser classificados como verdadeiros jardins cósmicos, em que o surgimento e florescimento da vida sejam praticamente uma lei. Enquanto que este universo em que estamos seria como uma selva pré-histórica bem hostil.
Gosto de considerar que o multiverso existe temporalmente e não espacialmente. Considerando o caos e o universo cíclico.
Meu mano nosso universo observável é minúsculo se comparado com o tamanho do universo completo, pode ser sim mt raro a vida complexa, porém não acho impossível
Mano @LuzeSombras88 sua ideia é boa, gostei. Acho que não precisa ser “multiverso” para sua ideia fazer sentido, acho que talvez vivemos numa PARTE do universo meio “Saara” mas que pode sim existir partes mais abundantes cheias de vida
Faz um vídeo explicando como é feita a "medição" de um objeto quântico como um fóton que muda de onda para partícula na observação.
Pior que isso é bem complicado, acho que ficaria um video bem massante. Mas caso você queira saber, todo objetico quantico tem uma coisa chamada de Função de onda (Equação de Schrodinger) ela diz qaul a probabilidade do objeto estar em um intervalo de posição dentro do espaço. Quando um objeto é medido através de um Observavel Gamma, o objeto pode colapsar para um Autoestado de Gamma, assim a função de onda dela fica descrita apenas nesse autoestado, o que faz ele se comportar como uma particula.
@@tecobel " Quando um objeto é medido através de um Observavel Gamma". O que é isso? Isso que ninguém explica exatamente como é feito.
@@ancapistaovemai616 Então, na mecanica classica um observavel é um função real definida em todos os estados do sistema, como por exemplo a Velocidade se um carro se move em Movimento Linear Uniformemente Variavel a equação da velocidade vai ser V(t) = V0 + a*t. Já na Mecanica quântica isso é bem mais complicado, pois não podemos definir uma função em si. Todos os estados são definidos como vetores em um espaço complexo especial que chamamos de Espaços de Hilbert (Os espaços podem ter dimensão finita ou infinita [Sim, o bagulho fica LOUCO hahahahahhahaha]). Temos que usar uma nova definição da Algebra Linear, um Operador Auto Adjunto (Seria uma matriz, podendo tanto ter valores reais ou até mesmo complexos. Ela é importante, pois ela é Igual a sua Conjugada Transposta). Esse Operador Auto Adjunto (Ou Hermitiano) é o que chamamos de Observavel, existem vários deles, os mais famosos são o operadores do Posição (X para 1 dimensão ou R para 3 dimenções) e o Operador de Momento (P para uma dimenção e P[Vetor] para 3 dimensões).
Quando um Operador é aplicado em um estado, temos a multiplicação de uma matriz por um vetor, pelo 4 postulado da Mecanica Quantica, o resultado fisico dessa multiplicação tem que ser uma Autoestado ou Autovetor dessa Matriz. A probabilidade de para qual Autoestado o Estado incial irá decair depende de uma médida de probabilidade dada pelo modulo quadrado do produto interno do Autoestado Normalizado com o Estado da medida
Up
@@tecobel explica isso ai melhor
Quando pararmos de discutir como a vida PRECISA (necessariamente) disso e daquilo baseado no que NÓS aqui na Terra precisamos, aí nós vamos descobrir vida fora da Terra.
Exato! Penso assim, essas condições que nos fazem viver, pode ser apenas para nós. Assim cada planeta pode viver segundo sua condição permite!
Mas a biologia e a física nos mostram o mínimo necessário pra existência de vida.
Sem essas determinadas características vida complexa é impossível
Incrível seus vídeos. Extremamente instrutivo. Aprendo mais aqui do que aprendi nos meus 53 anos de vida. Um orgulho ter um brasileiro criando conteúdos tão bons.
Prefiro acreditar que existem outros tipos diferente de vidas complexas no universo e não, necessariamente, vivem nas mesmas condições que a gente, adaptadas às condições do ambiente, ou seja: consomem outro tipo de gás ao invés do oxigênio, conseguem viver em altíssimas ou baixíssimas temperaturas.
Parabéns, Pedro! Seu conteúdo e sua produção são excelentes!
Esse é um pensamento que eu tinha qndo era mais jovem e antes de cursar medicina. Mas hj entendo que pra vida se desenvolver deve haver alguns padrões e condições necessárias. Acredito que possa haver vida em planetas mais frios com seres melhores adaptados a essa temperatura porém não em um frio tão extremo que não haja água líquida por exemplo. Ou em um planeta mais quente porém não tão
Quente que cause combustão.
@@lucasvieira8885é que ainda assim, se baseia em vida como nós. O comentário do rapaz menciona uma ‘vida’ totalmente diferente. (Para não dizer oposta).
O erro do seu pensamento é que os átomos e suas propriedades são os mesmos em qualquer lugar do universo, então não sobra muita opção a uma eventual forma de vida senão essa que tem moléculas semelhantes às nossas.
@@libertário10 Realmente, olhando a tabela periódica parece minúscula comparada ao universo, mas mesmo assim nós nem entendemos tão bem assim o funcionamento de nosso cérebro e células, no fundo do oceano existem seres tão diferentes da vida na superfície que aguentam pressão extrema e no passado já existiram espécies tão distintas das atuais. Quem sabe a nossa vida baseada em carbono não seja a regra, sem falar que uma planta estranha ou uma barata do espaço já poderia ser chamada de vida inteligente?
@@libertário10 mas voce se refere somente aos átomos que os humanos tiveram acesso, estando presos nesse planeta.
Incrível como esse canal não erra, só posta vídeo bom.
Cara, engraçado, na escola eu odeio estudar ciências, biologia, quimica e física, mas no yt eu amo ver sobre esses assuntos, principalmente neste canal kkk
Se parar para pensar, pode ser por causa desses fatos que os eventos climáticos estão acontecendo mais forte, o fato do ser humano estar *"Matando"* seu próprio planeta, o faz forçar mais seus eventos, causando tremores mais fortes, chuvas mais densas, mares mais agitados e vulcões cada vez mais ativos e etc...
O fato é que o próprio humano por ano está impedindo o planeta de fazer seu mecanismo e continuar mantendo a vida, tanto orgânicas quanto as outras.
Mesmo com todas essas exigências para o desenvolvimento de vida inteligente, o universo é tão imenso que se torna pouco provável sermos os únicos seres inteligentes do universo.
Não é? A imensidão do universo causa tantas possibilidades... e mesmo assim continuamos sendo os únicos seres racionais? E pior, será que não possam existir seres irracionais? Só descobrimos cerca de 5000 planetas, e mesmo assim não chega a uma fração do universo completo... tantas possibilidades!
É isso, por exemplo se existir uma civilização inteligente em Andrômeda acho que nunca vamos se encontrar ou ter sinais uns dos outros, para os parâmetros do universo não significa que ela está longe de nós, mas para os parâmetros humanos está muito longe
mesmo no planeta terra a vida inteligente é rara... todas as espécies altamente inteligentes foram extintas, só sobrou 1... e os humanos só sobreviveram as extinções em massa por serem altamente sociais, resistentes fisicamente nem chega a ser um mérito único da inteligência... então uma forma de vida inteligente igual a da terra é muito improvável ja que mesmo na terra esse tipo adaptação surgiu numa época muito especifico e numa região muito especifica e em grupo de animais muito especifico... para achar inteligência fora da terra teria q ser em um planeta extremamente parecido com a terra e com a mesma historia geológica... agora uma característica q vai ser muito comum fora do planeta é capacidade de voar... todas as espécies na terra tem algum individuo q voa até na agua tem, surgiu nos mais variados biomas e épocas. então se na terra a adaptação mais especializada é o voo é muito provável q nos outros planetas isso tbm ocorra...
@@joaovictoroliveira5890 Acho q questão maior que a galera desconsidera é o tempo, as vezes um planeta vizinho já teve vida ou vai ter daqui bilhões de anos.
Pensar que somos os possíveis pioneiros em vida complexa me deixa curioso sobre como seriam as futuras possíveis vidas complexas, talvez em galáxias que não conhecemos ainda
Eu gosto muito do canal, pelo conteúdo variado, muito bem produzido e de alto nível, e este vídeo é, para mim, um dos mais fascinantes. Quem me dera que ciência fosse ensinada assim nas escolas, de forma lúdica e despertando a curiosidade. Parabéns!
Amo seu canal, Pedro!!! Conheci através da minha filha e assisto seus vídeos todos os dias!! Nesse, especificamente, eu senti falta da menção à maravilhosa Lynn Margulis quando vc falou do surgimento de organelas complexas, ou seja, mencionou a teoria da endossimbiose e não falou da criadora da mesma, L. Margulis, bióloga brilhante, que aliás fora casada por anos com Carl Sagan, importante físico e astrobiólogo... Acho interessante incluir numa remasterização futura deste mesmo vídeo!! Parabéns pelo trabalho!! ❤
Como se pode abordar um tema tão complexo, nos ensinando a base e fundamento do mesmo em tão pouco tempo? Excelente vídeo. Na minha humilde opinião, o universo é de uma grandeza tal que seria impossível de não se repetir todo esse processo mais de uma vez. Parabéns e tudo de bom sempre.
Pedro, poderia fazer um vídeo sobre estarmos vendo ultimamente a Lua crescente de forma diferente e constelações do mesmo jeito. Obrigada
Independente de qual for o resultado, é assustador de qualquer maneira.
Não acho assustador a gente ser a primeira civilização, e muito menos não ser a única
Somos os únicos.
@@zerobits4357 Pensando de uma forma mais geral. Se formos a 1º civilização, causa um sentimento de solidão no universo, por só termos nós mesmos. E se não formos a única, é assustador por estarmos lidando com seres totalmente imprevisíveis (como se já não fossemos imprevisíveis o suficiente).
@@YagoQuiabo a frase "Não acho assustador" contém um sujeito oculto: "eu", mostrando que é a minha opinião. E solidão dar medo é algo bem pessoal....
@@zerobits4357 Sim. Só quis explicar o porque da maioria (incluindo eu) acho assustador a ideia.
Perfeito o vídeo. Apenas complementaria dizendo que isso tudo que foi dito sobre a Terra Rara é, provavelmente, menos de 1% de todas as variáveis que realmente dizê RAM a vida aqui chegar a esse ponto atual. Importante o espectador saber que esse árduo estudo ainda não é nem um milésimo de todas as variantes responsáveis pra chegarmos aqui, nesse ponto de existência.... Excelente material, conteúdo top. 👏❤
Oi Pedro, são 7:15 da manhã de uma terça feira e seu trabalho ja me fez feliz.. Obrigada
O Pedro é espetacular! Me fez apaixonar pela ciência!
Cara esses vídeos sobre a vida e as respostas para o paradoxo de Fermi me fascinam muito. Obrigado por produzir esse tipo de conteúdo! Incrível!
Nossa cara, eu nunca vi um video que fala tanto de espaço, adorei seu canal, muito obrigado. ♥️♥️♥️ Também chamo Pedro
impressionante como você pega um assunto e sempre deixa mais compreensível, queria pedir por favor, para trazer um video aqui sobre as recentes mudanças que tem ocorrido no núcleo da terra, pois já não confio muito em outros canais, mas vi falas sobre resfriamento, redução dos campos magnéticos, perda de hidrogêncio, etc, queria saber o que é realmente real a respeito. muito obrigado.
Amo seu trabalho e de sua equipe de pesquisa, continue sempre em evolução meu caro amigo.
Pedro vc podia fazer um vídeo sobre os ventos, queria saber pq eles mudam de direção e de velocidade se a terra sempre gira pro mesmo sempre tive essa dúvida kkkk
Essa hipótese é a que mais faz sentido pra mim. Acredito que estamos sim sozinhos...
@@DonnieDarko1891 Sim, concordo com ele tbm.
Na minha opinião deve ter mais vida complexa fora da terra .O problema mesmo é ter vida inteligente, isso daí eu já acho difícil, embora n acho impossível 🤪
@@DonnieDarko1891civilização
O Príncipio da Mediocridade também é bem interessante. Ele diz que a gente não é tão único e especial assim.
Mas se formos, aí a Hipótese da Simulação é uma boa possibilidade, pois quem está nos simulando não deixaria a gente descobrir (provar) a simulação, embora deixasse a gente desconfiar que vive em uma.
@@DonnieDarko1891na minha opinião seria uma civilização que tem seu próprio tipo de aprendizado, conhecimento e desenvolver sua própria tecnologia
Lindo vídeo! Poderia ter citado a teoria endo simbiótica, acredito que é o momento mais importante pra diversidade de células eucarionticas. 🤓
Sensacional irmão!!!! Fico viajando aqui nas suas teorias e explicações!!! Parabens!! Vc é muito bom!!!
É emocionante assistir aos seus vídeo Pedro! Vc narra com entusiasmo e conhecimento os assuntos em pauta!
Parabéns pelo canal científico, que aliás é o melhor do TH-cam!
Muitas podem ter existido antes de nós e desaparecido.
Outras podem estar a caminho, mas podem não chegar antes da gente partir.
Em bilhões de anos de existência do universo, nós só estamos nos comunicando a 100 anos.
Isso é 0,000000000 alguma coisa de chances de achar alguém com a mesma classe de comunicação que a gente.
Vai que a vida em outros planetas começou há menos de 4,5 bilhões de anos atrás, e sempre leva o mesmo tempo para evoluir
sim o Universo é uma grande festa de civilizações e nós podemos ter chego cedo demais.... ou tarde demais nesta festa por isso não encontramos ninguem.
@@JoseRodrigues-uc1cd Impossível. O tempo de evolução sempre será variável, de acordo com as interferências internas e externas que aquele determinado planeta ou sistema solar sofrer ao longo do tempo. E como todos nós sabemos, muitas dessas interferências não ocorrem em períodos "certos" e muitas delas sequer ocorrem. Já imaginou se o asteroide que dizimou os dinossauros e permitiu a evolução dos mamíferos, nunca tivesse colidido com a Terra? Ou que o mesmo só fosse colidir daqui há centenas de milhões de anos? Nesse cenário, muito provavelmente nem estaríamos aqui hoje e os répteis continuariam reinando no nosso planeta.
O tal do grande filtro que Pedro ja havia comentado em alguns podcast😊
@@cesarmayhem Tem a limitação da comunicação, eles podem não ter o mesmo nível de tecnologia nosso (ser nível animais primitivos) ou usar outro tipo que não se comunique com o nosso, eles podem nem ter visão e audição...
Eu gosto de acreditar que em outras galaxias em outros cantos do universo, a vida não tão complexa assim quanto a nossa, se desenvolveu e se tornou uma existência tão rara quanto a nossa.
Eu também. Pena que nunca vamos detectá-los.
A hipótese da terra rara, de certa forma, no 19:38 s trás uma realidade. A dificuldade que teremos em explorar e vivermos em outros mundos. Estamos completamente adaptados a viver exclusivamente nestas condições improváveis.
👏👏👏👏 uma verdadeira aula . Parabéns por transferir um pouco do seu conhecimento a todos nós. 😊
As propostas e a entrega dos videos, sao muito muito fodas, tu se prende ao video e fica fazendo pequenas viagens mentais, baita canal! 💙
Eu gostaria de fazer uma pergunta: se nós descobríssemos vida fora da Terra, como seria a categorização taxonômica? Ela se encaixaria dentro ou fora de algum domínio existente?
Essas especies alienigenas teriam que ser estudadas e comparadas com especies terraqueas, acredito que tendo as caracteristicas necessarias se enquadrariam em algum dominio existente, mas acho mais provavel que fossem diferentes demais pra isso. Imagino que as chances de especimes identicos ou suficientemente parecidos pra serem considerados uma mesma especie ou genero surgirem em planetas diferentes tendo evoluido de ancestrais diferentes seja incompreensivelmente baixa, se não impossivel devido a algo que eu nao esteja considerando.
@@banjark1944 O mais engraçado, é que a maioria das pessoas nem considera a possibilidade de haver vida irracional. Oque, convenhamos, é bem mais provável.
@@YagoQuiaboMas aí ela também entra na vida complexa e continua sendo tão difícil quanto.
Porém, alguma vida inteligente e racional é ainda mais difícil.
Então o dia que acharmos vida como animais e plantas talvez poderemos achar vida inteligente
Teríamos que estudar minuciosamente o tipo de organismo encontrado, até agora conhecemos 3 domínios celulares.
E muito dependeria das condições do planeta em que o organismo fosse encontrado, talvez esse organismo nem seria à base de carbono.
Atualmente fica-nos mais fácil comparar e classificar os seres vivos com base o seu genoma, pois assim sabemos a sua ancestralidade.
Caro Pedro Loss. O seu trabalho é muito bom.
Gostaria de chamar atenção para um detalhe importante na narrativa do seu vídeo e que contém um equívoco bastante difundido no Brasil. Trata-se do "manto = magma" ou "manto mar de magma". Isso está equivocado. O estudo do interior da Terra utiliza principalmente informações provenientes do estudo de ondas sísmicas, principalmente as produzidas pelos terremotos. Dentre as ondas sísmicas, dois tipos em especial: ondas de compressão primárias (ondas P) e ondas de cisalhamento secundárias (ondas tipo S). Ondas P se propagam tanto em meios líquidos e quanto em meios sólidos, porém as ondas S só se propagam em meios sólidos. Aí é que entra a compreensão do que é o manto terrestre. Pelo manto terrestre ambos os tipos de onda se propagam indicando que o MANTO TERRESTRE É UM SÓLIDO quase na sua totalidade, um sólido dúctil. Entretanto, do lado oposto do planeta em relação ao foco do terremoto, as ondas S não conseguem chegar indicando que o núcleo terrestre tem uma porção mais externa líquida. Dessa forma sabemos que o manto não é sinônimo de magma, ou seja, não é um material líquido. Algumas poucas e proporcionalmente pequenas porções do topo do manto e já dentro da crosta é que podemos ter magma. Nesse caso, o manto pode se tornar líquido principalmente por descompressão. O conhecimento da propagação de ondas sísmicas no interior da Terra remonta o início do século XX quando Richard Oldham (1906) reconheceu Zonas de Sombra de ondas S a partir de 105° e de ondas P entre 105° e 140° do foco do terremoto. Beno Gutemberg (1914) determinou o limite manto-núcleo à cerca de 2900km de profundidade e Inge Lehmann (1936) determinou o núcleo interno à 5.150km de profundidade. Por que tantas pessoas repetem esse equívoco do manto líquido ou do "mar de magma" eu não sei. Mas espero que você leia esse comentário com cuidado e quem sabe um dia possa gravar um vídeo sobre isso tentando corrigir esse conceito errôneo tão difundido sobre o nosso planeta.
Caso queira iniciar uma pesquisa:
Grotzinger, John & Jordan, Tom (2013) Para Entender a Terra. Editora ARTMED. Capítulo 14. (Essa parte está nas páginas 386-389).
Wicander, Reed & Monroe, James S. 2017. Geologia. Editora Cengage Learning. Capítulo 8. pg. 185-189.
Por fim, estou a disposição para conversar sobre o tema.
Prof. Eliseu V. Dias
Up
Up
Up
NECESSÁRIO
Apontamento muito necessário professor!
Parabéns pelo vídeo! Acabei de ler em outro site sobre as partículas Amaterasu, que só são menos energéticas que as partículas Oh My God, detectadas em 1991. Faz um vídeo sobre elas, por favor!
Vídeo muito bom! Eu me pergunto se, apesar das evidências apresentadas procederem, a hipótese da Terra Rara não trabalha com uma definição limitada de vida, que é a que conhecemos. Não é possível que outras condições externas tenham gerado uma forma de vida diferente, que depende de outras circunstâncias?
Cara precisamos gravar um vídeo musical hein! Estou viciado no seu canal e apaixonado pela Telecaster que aparece as vezes no fundo! Te mandei uma DM no Instagram! Valeu abração
😊😊❤❤😮😮
Isso conteúdo 100% pra trazer pro canal!!!! Showwww #TeamAlabama
@@Fredtamburiimagina um
Vídeo com o Pedro que top!
@@carlos.serafimseria de mais hein!
@@MauricioAlabama exatamente ficaria top!!!!
É simplesmente fascinante a complexidade para o surgimento da vida e como cada coisa aconteceu exatamente como deveria para que a vida surgir-se aqui… incrível!!!!
Incrível como sempre Pedro continua assim ✨🌎
Essa hipótese faz sentido para o desenvolvimento DA VIDA COMPLEXA COMO CONHECEMOS. Não se abre hipóteses para outras formas de vida evoluída, ate pq não conhecemos nenhuma outra. No entanto, teve um cientista que estimou que existem pelo menos de 10 a 15 MIL planetas iguais a Terra só na nossa galáxia.
e se precisar de muita sorte, tipo apenas 1% dos planetas parecidos, ainda seriam 150 planetas
@@Vaflab Exato. Mesmo que o nosso planeta de fato seja muito "especial", a probabilidade dele ser único na vastidão desse universo é praticamente nula. Inclusive, eu acredito que possa existir ou já ter existido planetas muito mais propensos a abrigar vida do que o nosso.
verdade, ele explicou como se formaram as nossas células, e se existir a possibilidade de em outro processo diferente se formar uma célula talvez até mais complexa e com mais capacidade de armazenar energia, ou planetas ainda mais propensos para ter vida, com condições ainda mais raras e específicas.
Penso nisso porque o universo é infinitamente maior do que sequer conseguimos imaginar, porém não acredito que isso ocorra perto de nós, ou que um dia nos encontraremos com outro tipo de vida inteligente
@@tink9635 a matemática e a química limitam muito essas possibilidades. Nem mesmo o silício é tão bom quanto o carbono para fazer ligações químicas. E outros elementos além do urânio são extremamente instáveis. Realmente o mais provável é que a vida Universo agora seja parecida com a nossa
Uma coisa que não está sendo considerado, vida e vida inteligente (como os humanos) se já é extremamente raro existir vida imagine o qual raro deve ser existir vida inteligente, e com tempo para se desenvolver tecnologicamente então, fora que deve ter mais elementos para a vida inteligente que deixam essas probabilidades ainda mais escassas, como por exemplo cair um meteoro que já extinguir 90% das espécies (como aconteceu aqui na terra com os dinossauros) em resumo, não deve ser apenas uma questão de probabilidades tão simples assim.
Eu acho que se procurar um planeta onde tenha exatamente as mesmas características da terra, vai ser praticamente impossível. Mas quem disse que a vida alienígena precisa necessariamente de um sistema igual ao nosso?
5:38 não Pedro, só se o planeta estiver tão distante que não signifique nada pra ele
Cara.. os vídeos do Pedro são MUITO bons, eu fico fascinado. Parabéns!!!
Vida inteligente tá difícil de achar aqui na terra também
Kkkk
A vida é tão rara no universo e o ser humano é a única criatura que não sabe o valor dela 😢
É isso :(
Cara!!!!! Que aula!!!!! Espetacular...explicou de uma forma clara, dinâmica e real.
Parabéns!!!!
Vc é fora da curva!!!!
Pedro está aprendendo a se exaltar... Sério, bela produção! Cada vez melhor.
Pedro
Meus parabéns a vc e toda sua equipe. Seus vídeos sao espetaculares.
Desejo que crescam cada vez mais e alcancem mais e mais pessoas.
Aqui vai um número concreto pra pensarmos: Sabemos que, em uma Galáxia com aproximadamente 200 Bilhões (é isso ainda?) de estrelas, surgiu vida inteligente em pelo menos 1 lugar. Repita esse processo 2 trilhões de vezes (o número de galáxias no Universo observável) e, não importa o quão raro, é virtualmente impossível não acontecer de novo.
É verdade😌
Tal como no Minecraft; mesmo o quão raro seja algo, sempre existem variedades!
Mesmo que exista em alguma galáxia, se a civilização não for tecnologicamente avançada o suficiente nós não os veríamos, não se esqueça que o nosso tempo na terra em comparação ao universo é bem pouco tempo, quem sabe eles não passaram aqui a und milhares de anos viram que não tinha ninguém inteligente e foram embora.
Mas na sua própria premissa, se a cada galáxia existe em média 1 planeta com vida inteligente então não importa que exista no universo 2 trilhões de civilizações inteligentes, pq se todas estão a mais de uma galáxia de distância então na prática estão todas sozinhas, pois a possibilidade de contato é praticamente 0
@@LucasLima-zs9tmmas pela probabilidade, é provável que a civilização mais próxima da Terra já steja além do nosso universo observável de tão raro que pode ser, até porque um planeta com condições para a vida não significa a vida surgir. Mas com certeza tem vida inteligente pois a melhor dedução é que o universo observável é só um pontinho em uma imensa ilha que é o big bang total de 13,8 bilhões de anos
O detalhe é que não sabemos com certeza essa proporção. Pode ser que a vida complexa tenha surgido em 1 planeta de 1 única galáxia em meio a trilhões delas. Também pode ser o contrário: a vida ter surgido mais de uma vez por galáxia.
Minha opinião pessoal é parecida com a sua. A meu ver, quanto mais planetas existirem, maiores as chances de a vida surgir. Pela lei de números grandes, se essa quantidade foi grande o suficiente, a incerteza desaparece e a chance de a vida ocorrer mais vezes passa a ser garantida.
O que resta saber é o qual o peso que esses pontos expostos no vídeo possuem nessa equação. Quanto mais raras forem as condições, menor será a influência da enorme quantidade de planetas.
Moramos em um planeta com as condições perfeitas para abrigar vida, se as condições fossem um pouco diferentes não estaríamos aqui, bom, em resumo, moramos no planeta favorito de Deus.
Ótimo vídeo, como sempre, Pedro!
um planeta com as condições perfeitas para o NOSSO tipo de vida, não quer dizer que apenas nossa vida exista
Você só está falando isso, justamente pq o planeta tem condições perfeitas para abrigar vida.
Você se adaptou ao planeta, não o contrário.
Há a perspectiva de que a vida existe pela Terra ser do jeito que é, e não o inverso.
Boa noite , bom dia ,boa tarde ... Já pensaram na hipótese desse universo ser somente da raça humana ??!!! Assim como outros terem também só uma civilização ? Pensem ... Talvez aí resida a Grandiosidade de Deus , se é que foi ele o criador de tudo , grato.
Sim, mas dps pensei q somos muito pequenos, vulneráveis, frágeis, inconsequentes e ignorantes pra ser herdeiros únicos de um universo infinitamente vasto.
È mais provável que dividimos com outra civilização por mais q ela ainda esteja por se desenvolver ou já entrou em extinção. Não acha????
(Trauma de ataque, pfvr è sò uma conversa)
@@Lyra_ofc Eu sou ateu, mas gosto de pensar igual ao Robert, imagine que uma raça superior nos criou e tmb criou outras raças e colocou cada uma num universo para evoluírem até chegarem no nível dele, o cara só se sentia solitário e criou seres com capacidade de evoluir. Kkkkk muito bom viajar nesses assuntos.
Um dos melhores vídeos que vi sobre o assunto. Parabéns
Cara, sou muito grato pelo seu canal parabéns.
Talvez o que conseguimos enxergar no universo seja tão pequeno quanto um grão de areia no deserto, e isso pode nos dar uma ideia limitada de quão maior e vasto ele seja. Se o cosmos já mostrou que tem capacidade de criar um planeta como o nosso e seres como nós, é de se imaginar que a receita pode ser repetida. Mesmo que partindo do pressuposto de que hoje no universo não exista outra civilização inteligente (ou ao menos vida complexa) além da nossa, tempo e material pra ficar tentando, tentando e tentando repetir esse feito ele tem. Pela lógica não somos tão especiais numa escala universal. Somos provavelmente apenas os fodões no nosso planeta e, o nosso planeta em si o fodão da nossa vizinhança galáctica.
Se você pensar, é muito mais provável que sejamos bem mais inteligentes que os supostos "alienígenas".
Outras civilizações precisariam nem se esconder. O universo é imenso!
É, é bem provável que a Terra seja rara mesmo. E nós estamos ferrando com ela em escalas dantescas. Parabéns a nós. 👏👏👏👏
Quanto mais rápido acabar melhor
Talvez a vida em si não seja rara mas vida inteligente e civilizada sim. Se não fosse o meteoro que extinguiu os dinossauros milhões de anos atrás por exemplo provavelmente os dinossauros dominariam a Terra até hoje e os mamíferos continuariam sendo apenas pequenos roedores sem nenhuma civilização inteligente aqui
E quem garante que Vênus não seguiu esse rumo antes? Tem um tamanho próximo da Terra, é vizinho nosso, e nunca conseguimos explorar ele pois é incrivelmente inóspito e todas as sondas são destruídas em poucos segundos.
Pode ser que já houve uma evolução lá, aí destruíram tudo e criaram esse efeito estufa infinito.
Aí viajando mais ainda, pode ser que no limiar da extinção eles tentaram colonizar o planeta vizinho (Terra) e deu certo. Estaríamos agora aqui por isso, nem que somente venusianos unicelulares que eventualmente vieram junto tenham sobrevivido à viagem.
Nesse raciocínio, o próximo seria Marte, mas aí é mais uma história de bilhões de anos (e quando os marcianos já evoluídos olharem pra Terra não verão nada demais, porque nesse tempo imenso todos os requícios de civilização já foram destruídos...
@@SolitárioZe o cu?
a terra ja passou por perrengues piores, no maximo estamos eliminando a nossa propria especie, pro planete mesmo não faz diferença alguma.
É super demais saber que só chegamos a essas hipóteses com o avanço considerado da ciência. Estudos, pesquisas geram fundamentos teóricos que trazem muitas respostas a nossa existência. Parabéns pelo canal, e eu sim acredito nessa hipótese de terra rara, é muita coisa que está envolvida, a nos dar condições de existência nesse planeta azul.
De todas as teorias a respeito da vida essa é a que mais faz sentido e a qual eu sempre acreditei/constatei.
Pelas condições da vida na Terra, realmente o conjunto de fatores que fez surgir a vida certamente é muito raro. Mas levando em consideração a quantidade de estrelas existentes, eu ficaria entre o Paradoxo de Fermi e a Equação de Drake. Ou seja, não tão improvável como Fermi estimou, nem tão abundante como Drake publicou.
Dois mestres q escuto com muita admiração....Pedro loss e Sérgio Sacani
O interessante da hipótese da terra rara é que mesmo sendo 1 em 1 milhão, ainda sim teríamos centenas de milhoes de terras raras no universo ...
Principalmente porque até agora, mesmo com o telescópio mais potente, conseguimos encontrar galáxias em distâncias que antes não se imaginava poder existir. Imagine o número de terras raras possíveis que pode ter um número infinito, principalmente se o big bang for apenas um de vários que interligam um universo a outro, isso se o big bang for real. Eu acredito que a possibilidade de um universo infinito, sem uma parede limitando a sua existência, não é tão improvável quanto a ideia de que o universo surgiu de um puro NADA para um TUDO que conhecemos hoje.
Um em um milhão é força de expressão.
Muito bom canal! Está de parabéns, meu jovem!
Boa! Vídeo muito legal! Se puder falar da teoria dos Grabby Aliens como solução para o paradoxo de Fermi vai ser bacana!
Obrigado pedro Loos por mais uma crise existencial 👍👍👍👍
ei pedro se tu conseguir achar um fato interessante para apronfundar no campo da filosofia, psicologia, etc, algo seja diferente de astronomia e fisica. pode fazer um video sobre? (matematica tbm e legal, ou quimica tbm)
ele já fez alguns vídeos de filosofia
Se não me engano, o Pedro é físico, então é normal que seja o principal foco dele.
Se eu falar porque da terra é perfeita, serei taxado de ignorante, quando na verdade quem me taxa de ignorante é ignorante
Valeu!
Sabia mais ou menos sobre essa teoria da Terra rara, mas agora, vendo todas essas hipóteses, tendo a concordar, você e o Serjão são feras 👏🏻👏🏻
Todas essas hipóteses não tratam se vida em si. Mas vida similar à terrestre.
Enquanto nós continuarmos somente procurando a nós mesmos no espaço jamais encontraremos algo diferente.
Mas o pior é que não sabemos nem o que procurar...
Perfeita sua observação. Para procurar temos que ter um conceito amplo sobre o que é vida. Mas, só conhecemos um modelo, não podemos deduzir outras formas do nada.
@@eugeniomsjrvocês dois precisam rever não só o vídeo mas umas aulas de química também. Ninguém tem certeza de nada, mas a matemática que forma a química não erra
@@eugeniomsjro mesmos compostos químicos aqui são os mesmos pra todo universo,
@@Apollo-gx3bm Correto. Os elementos carbono, hidrogênio e etc, são os mesmos em todo o universo. Sabemos que existe uma forma de combinar esses elementos para gerar vida complexa (como ocorreu na Terra). Mas seria essa a única maneira de gerar vida complexa? E se existir outra molécula similar ao DNA formada por outras combinações de elementos. Ainda que não seja tão eficiente talvez funcione bem em outro tipo de ambiente. Só especulação mesmo.
Ele não fala sobre a vida terrestre(inteligente) ele fala sobre qualquer tipo de vida e suas especificidades,só ver a parte do vídeo em que ele cita a frase do Nick Lane.
Ok, mas aí me leva a pensar de uma outra forma. E se a vida inteligente existir sob outras circunstâncias? E se outros seres não precisem de água ou até que a agua e o oxigênio sejam nocivos à eles?
PQP! Tem sempre alguém com esse comentário tosco. Pelo visto, não prestou atenção nem neste vídeo, nem nos outros do canal e nem nas aulas de química.
Eu tinha esse pensamento há uns 3 anos atrás, aí eu mudei....
@@KaiqueCassio não é tosco, a vida na terra é a unica que conhecemos, mas não quer dizer que seja a unica
@@KaiqueCassio Ter dúvidas não é tosco, quem procura aprender com dúvidas e erros vai longe.
pode ser uma mistura da hipótese de terra rara + a primeira civilização.
Vídeo sensacional, parabéns pelo trabalho!
Parece-me que a raridade da vida complexa possiu mais um componente que a torma mais rara ainda: é a vida complexa inteligente que gerou o homo sapiens.
Tu tem um vídeo sobre a teoria do racionamento de energia." O Universo tende a manter tudo na forma mais simples de átomos e tudo que conhecemos teve uma influência inteligente" ?
Pedro, é possível que a premissa da Terra Rara também tenha um equívoco. Porque estamos supondo que existe apenas uma forma de vida complexa (baseada em carbono, que respire O2, etc) porque é o único exemplo que temos. Mas e se a vida complexa extraterrestre for de uma outra forma? Quão rara poderia ser?
entao cade a vida em marte, venus, neturno ?
Isso é considerado também! Na astrobiologia se estuda as hipóteses de vida não-baseada em carbono, até onde sabemos são possibilidades bem limitadas também. Enquanto a gente tem evidência vida simples e vida complexa baseada em carbono, não temos evidência de outras formas nem como vida simples, então parece algo ainda mais raro do que a vida baseada em carbono, dentro daquilo que podemos observar atualmente (e não podemos falar além disso nem a favor e nem contra).
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas e se tivesse alguma vida complexa que a base dela não é nenhuma dessas coisas?
Nesse caso nós precisaríamos de outras tecnologias para conseguir detectar elas.
Não podemos procurar por algo que não conhecemos.
A vida complexa é rara, mas não impossível.tomara que nós encontramos outra vida semelhante.
ou ela nos encontre.
@@pedro48562 encontrar até pode, mas nao tem como conhecer por conta da distancia
Semelhante na forma química, espero que não na inteligência.
Esse é o Princípio de Mediocridade. Se ocorreu aqui, pode muito bem ter ocorrido em outros lugares.
Excelente vídeo! Simplesmente o melhor vídeo do canal! Parabéns!
Pedro,
Acompanhando seus vídeos pude perceber que tenho, em você, respostas às minhas dúvidas, que seguem abaixo.
Admiro seu talento e a forma como conduz seus vídeos.
Muito do que aceitava, hoje entendo.
Se algum absurdo eu aqui colocar, por favor não ria, pois sou apenas um leigo, ávido pelo conhecimento.
Primeira dúvida.
Sempre relacionei as semelhanças entre a forma atômica ao sistema solar, como um modo de explicar que somos um corpo formado por micro elementos, que fazem parte de um macro elemento; ou seja, muitos átomos nos formam para que formemos um universo, como se átomos fossemos.
Está difícil? Tentarei explicar...
Quantos átomos formam uma molécula e quantas moléculas formam uma rocha e quantas rochas formam um planeta e quantos planetas formam um universo? E por aí vai.
Assim, como não tenho o conhecimento matemático para tanto, só posso raciocinar de modo filosófico e expressar que não existe apenas um universo porque, tanto há partes infinitamente divisíveis, como partes infinitamente multiplicáveis e o universo que conhecemos é formado por micro universos que formam este universo e que pertencem a uma ampla sequência de outros universos.
Dessa forma, o Big Bang só explica esta fração de universos ao qual pertencemos.
Segunda dúvida
Ao observar que quase todos os astros de grande porte têm formas arredondadas e, sabendo que foram conformados pela aglutinação de tantos outros pequenos astros disformes com mega colisões que os fundem, por quê tudo é redondo, como se houvesse uma forma de bolo?
É certo que, a exemplo do que considero exceção, os satélites de plutão são bastante atípicos e deve ser por conta da idade com pequeno histórico de colisões.
Um planeta como o nosso tem sua superfície bastante acidentada, mas na macro formação, a terra é redonda, a lua é redonda, o sol, etc, etc.
Efeito da gravidade?
Efeito da rotação e da translação?
O que causa tudo isso?
Terceira dúvida.
Porquê todos os movimentos de todos os astros e de todas as galáxias, são giratórios?
Da até tontura só em pensar...
“As vezes não tenho fé suficiente para ser ateu”
Sim eu prefiro substituir a Sorte por Deus... Mas um mesmo argumento para um ateu serve para fé de um crente...
A prova está no proprio video, amigo. Qual a chance de isso ter acontecido de forma aleatoria e exclusivsmente aqui, conosco?@@danielrocha5692
@@ClaudioMedinaBartoli não é sorte ou divindade e sim probabilidade
@@America91101levando em consideração a probabilidade deveriam existir milhões de civilizações no universo e a gente ja deveria ter pelo ter algum vestígio disso…
@@pedromoizes2604 o universo tem cerca de 13 bilhões de anos imagine uma civilização que tenha surgido próxima da terra mas que tenha atingido seu declínio à 30 milhões de anos atrás dificilmente teríamos hoje evidências de que ela tenha sequer existido assim como nós daqui à 30 milhões de anos, então além da probabilidade do surgimento ainda temos que também considerar a probabilidade de duas civilizações ou mais surgirem num mesmo intervalo de tempo e numa vizinhança interestelar próxima que permita o contato ou prova de existência
O problema disso tudo, é que são tantas coisas raras e improváveis em sequencia que é mais fácil acreditar que foi criada, já acho que é necessário muito mais fé, pra achar que todas essas coincidências aconteceram do que pra crer que isso tudo foi criado!
deus não existe
@@robson_mig depende do que vc considera deus, um ser de 4 dimensões poderia ser um deus para 90% dos terráqueos.
@@Cavaleirodadiscordia
é mesmo?
onde foi que vc viu um ser de quatro dimensões?
Acabou de dar uma aula de que Deus preparou a terra minuciosamente, ouve um planejamento. Obrigado meu amigo. Minha fé em Deus certamente aumentou.
E quem criou Deus?
@@wwoeirrds Deus não foi criado, ele é o criador, e seguindo a mesma lógica, quem criou Deus teria mesma pergunta de quem criou. Tipo, quem criou o ser que criou Deus? E assim por diante. Deus é eterno, sempre existiu, mesmo que isso não cabe na nossa cabeça
@@Feijaum_10 Toda a ciência criada pelo seu Deus - a química, física e a biologia - diz que tudo tem um começo, um meio e um fim...
Mas seu Deus rompe com a própria criação... não vabe na cabeça porque não faz sentido...
@@marcelocelular9660 Deus criou todas as coisas, a bíblia diz que ele é oniciente, unipresente etc. Quem criou Deus? Deus não foi criado, ele é oque é, é tipo o big bang, ouve uma singularidade que gerou uma "explosão" certo ? Oque gerou esta singularidade que gerou a explosão ? E oque gerou a ação que gerou a singularidade que gerou a explosão? E oque gerou este algo que gerou esta ação que gerou a singularidade que gerou a explosão? Tem coisas que não podemos explicar pela lógica humana.
@@marcelocelular9660 faz sentido porque Ele não faz parte da criação; está além disso, do tempo, espaço, etc. é como o autor de um livro que não faz parte da narrativa e não vive naquele universo que criou, apesar de que diferente de uma pessoa que escreve um livro, Deus escolhe fazer parte de nossas vidas.
Sucesso à todos àqueles que divulgam, promovem, criam e espalham real conhecimento!
Pedro, pra discutir Vida em outros planetas, galáxias, faltou definir: "O que é a Vida?" ou: "O que é Vida?"
Aguardo ansioso seu vídeo sobre o tema.
O Pedro é muito esperto ao fazer vídeos que vão encher de comentários, discussões e engajamento graças a uma galera mãngãlãide que acredita em seres mitológicos.
Tá carente?!
@@amorim3273 Se doeu?
@@amorim3273 sentiu
Eu pensei a mesma coisa,vc já tentou ver como estão os comentários nos vídeos do Sacani⁉️
Só tem Terraplanistas e criacionistas,e nem vou citar quantas vezes o Pirula já foi ameaçado por parte dessas pessoas...
Que como vc mencionou não aceitam a realidade e vivem em função de mitologias derivativas da idade do bronze...