O que é marxismo queer? | Judith Butler

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น •

  • @julianabarros384
    @julianabarros384 9 หลายเดือนก่อน +7

    Gratidão Dra Judith❤

  • @vp4477
    @vp4477 2 ปีที่แล้ว +16

    Reflexões super necessárias e reais, adorei

  • @raycb9329
    @raycb9329 3 ปีที่แล้ว +29

    Quantos ataques desnecessários... As questões raciais se de gênero não são identitárias, são estruturais. Tem mto marxista homofóbico pelo visto. Ainda bem que tem mulheres marxistas incríveis como a Sabrina Fernandes. Deus me livre desses "camaradas" tóxicos... E bora reler A Origem da Família, do Estado e da Propriedade Privada

    • @alexn.2901
      @alexn.2901 3 ปีที่แล้ว

      Concordo!

    • @marceloferrari6958
      @marceloferrari6958 3 ปีที่แล้ว +4

      As referências "marxistas" hahahahah sai do TH-cam e vai abrir um livro e estudar de verdade. O que não dá mais é pra aturar esse repúdio a crítica que vcs posmodenros tem.

    • @erikarabelo5526
      @erikarabelo5526 2 ปีที่แล้ว

      @@marceloferrari6958 o bom de hoje é que qualquer um/coisa pode ser socialista, inclusive a luiza trajano. Pos mod é show.

  • @SirinxDumplings
    @SirinxDumplings 3 ปีที่แล้ว +22

    Ela fala como se Alexandra Kolontai nunca tivesse vivido nem escrito... Comos e a teoria marxista nunca tivesse avancado...Eu sempre me pergunto o que de novo ela traz pare este debate...

    • @JonathanMBruno-pn9ov
      @JonathanMBruno-pn9ov 2 ปีที่แล้ว +4

      A voz dela e seus estudos refinados.

    • @carlpissatto1198
      @carlpissatto1198 2 ปีที่แล้ว +1

      Não traz nada, ela não é marxista e nao contribui ao marxismo

    • @monteiro.naluiza
      @monteiro.naluiza หลายเดือนก่อน +1

      ja leu ela? akkakaka se nao leia antes de criticar.. leia gayle rubin tb

  • @dassayevetavoralima392
    @dassayevetavoralima392 3 ปีที่แล้ว +50

    Não entendi as críticas. Em nenhum momento ela negou nenhum aspecto fundamental do marxismo, apenas assimilou novos elementos de análise. Esse ódio todo só mostra o quanto o campo Marxista ainda é conservador.

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +8

      ENTÃO VOCE NÃO ENTENDEU QUE O IDEALISMO NEGA A PORRA DO MATERIALISMO

    • @dassayevetavoralima392
      @dassayevetavoralima392 3 ปีที่แล้ว +6

      @@Prof.Biocássio vou considerar seu comentário só porque ele tá em caps lock

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +7

      @@silviofreitas5822 como apareceu muitas criticas de preconceito ? Não vi nenhuma. Obvio que os defensores dessa teoria queer acusam as pessoas de preconceituosas, não resta nenhum argumento para validar o que elas falam mesmo.

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +1

      @@dassayevetavoralima392 deveria validar, porque não faz sentido nenhum um marxismo idealista, só por isso.

    • @dassayevetavoralima392
      @dassayevetavoralima392 3 ปีที่แล้ว +3

      @@Prof.Biocássio puta aula de método. Obrigado.

  • @vitoriauruba6821
    @vitoriauruba6821 3 ปีที่แล้ว +38

    A pessoa pega uma série de argumentos da tradição feminista, marxista e anarquista sobre a família, condensa os argumentos e batiza como se fosse uma formulação original e até parece fundar uma corrente. Que tempos! Mas que bom que é marxismo queer, já pensou se fosse "a força da não violência"? kkkk

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +1

      Foi uma crítica?

    • @adamalvespin
      @adamalvespin 3 ปีที่แล้ว +12

      Pois é, soou desconjuntado pra mim também. Não acredito que queer e marxismo deem liga.

    • @camaradastalin68
      @camaradastalin68 3 ปีที่แล้ว +18

      O tal do pink money é a única dialética que essa gente conhece.
      Vendem-se ideias, vendem-se livros, formam-se fortunas.

    • @rodrigoferreira9527
      @rodrigoferreira9527 3 ปีที่แล้ว

      @@camaradastalin68
      Sim,o rosa do amor forçado.
      É o poder sublime das bruxas,mais conhecidas como mulheres estranhas.
      Estas,querem a submissão dos homens estranho pra q sejam reconhecidas futuramente como as donas do legado anti-iluminista.
      O q se vê Camarada é o fim das civilizações autoritárias.

    • @JonathanMBruno-pn9ov
      @JonathanMBruno-pn9ov 2 ปีที่แล้ว

      Meus Deus que bobeira. Vitória, marxismo são estudos interpostos.

  • @transviadoaqui7486
    @transviadoaqui7486 2 ปีที่แล้ว +6

    É incrível o grau de embotamento intelectual de uma boa parcela dos homens heterossexuais aqui. A indisposição em operar algumas abstrações que sejam capazes de desnaturalizar o desejo heterossexual como fronteira à constituição subjetiva me assusta e eu nem sei o porquê de eu ainda me surpreender com isso. A heteronormatividade é, grosso modo, o fundamento sobre o qual as possibilidades de inteligibilidade do sujeito enquanto desejante se configuram: trata-se de regular como um sujeito deve estruturar o que se tem como zona erógena para as vivências sexuais no interior de um código simbólico e na materialidade, também simbólica, do corpo; trata-se de definir a configuração fantasmática dos desejos, com todos os incontáveis desdobramentos que algo dessa magnitude tem na construção da própria humanidade; trata-se de estruturar o corpo como realidade concreta dessas fantasias, sexuando o corpo como "de homem" ou "de mulher" a partir da compulsoridade à heterossexualidade... e estes são apenas alguns dos aspectos mais óbvios. A heteronormatividade incide em todos os aspectos da vida social, pois não há sujeito sem desejo e o desejo, como atesta a psicanálise, não surge no indivíduo através de uma disposição inata mas, outrossim, se constrói através de relações traumáticas de prazer/desprazer inconscientes... não é possível enxergar aí inúmeras implicações para uma vida social capitalista?

  • @Depressiona
    @Depressiona 3 ปีที่แล้ว +44

    Onde está o marxismo?
    Não tem analise histórica alguma, apenas visões estruturalistas da sociedade sem uma correlação com a historicidade da mesma.
    Não é uma critica imanente do sistema patriarcal, que entende suas necessidades de existir e as formas de superação do mesmo
    Coloca uma responsabilidade no Estado sem fazer uma critica ao mesmo como reprodutor da ordem da classe dominante
    Estou aqui dizendo que as lutas LGBT, feministas e etc são inúteis? não, apenas apontando que essa visão estruturalista não ajuda na compreensão do problema e assim sendo não contribui para sua superação
    Enfim, baboseira filosófica da esquerda domesticada norte americana.

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +11

      Exato! Nenhum marxismo! Como disse outra pessoa nos comentarios, so um compilados de argumentos de diversas tradições sem demonstrar nexo causal real nenhum.
      Mas confesso que pra mim ta sendo triste ver os comentários de supostos “camaradas” deslegitimando os movimentos feministas, lgbt e anti-racistas como essencialmente liberais(todos que tao falando de identitarismo ja percebo que não entenderam nada). Ver liberalismo de quem so tem acesso ao discurso liberal e não aos nexos causais das opressões ja é esperado, foda pra mim ta sendo ver esse povo que supostamente ta mergulhado no método historico-dialetico reproduzindo pensamento reacionário.Foda viu.
      Temos urgentemente que começar a pensar outras estrategias de agitação porque essas que reproduzem discurso reacionário contra lutas anti-opressão na minha opinião mais favorecem o liberalismo do que lutam contrario a ele.

    • @silviofreitas5822
      @silviofreitas5822 3 ปีที่แล้ว +11

      @@fearaujo2792 Concordo total! A crítica a essas teorias e "marximos" é inescapável, mas me incomoda muito ver esses posicionamentos reacionários e preconceituosos no discurso de quem faz. Só reforça esse coro burguês de que a teoria/praxis marxista é incompatível com o combate às opressões. Mas acho que esse é nosso fardo histórico né... Articular a crítica desse "ecletismo" reformista e conservador da Butler (e companhia) sem cair no eco reacionário. É foda, mas é o que tem pra hoje (e amanhã e depois...).

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +2

      @@silviofreitas5822 Exato!

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +5

      @@silviofreitas5822 A culpa é dela que fundamentou uma teoria com bases liberais e quer empurrar para o marxismo. Essa teoria pressupõe aceitar o Estado liberal, logo estou fora, isso não significa dizer que nos tornemos preconceituosos, a culpa não é nossa. Isso é teoria para o social democrata e tudo bem.

  • @silviofreitas5822
    @silviofreitas5822 3 ปีที่แล้ว +23

    Tem que tomar muito cuidado pra não ficar reproduzindo discurso reacionário ao criticar essas teorias. Afirmar que existem contradições de gênero e sexualidade na sociedade não é nada incompatível com o marxismo, é apenas uma constatação objetiva, e qualquer análise séria leva isso em consideração. O problema da Butler é tentar colocar essas expressões sociais como categorias fundantes da sociabilidade - e pensar uma ação política a partir daí. Isso é cair ladeira a baixo no barranco subjetivista, é ficar produzindo teoria liberal pra social democrata dar close, e defendendo uma noção que não se sustenta numa análise séria e concreta da sociedade (e nem dos textos dos autores que ela diz se basear). Mas o que tem que ser combatido e rejeitado é esse fundamento idealista e contra revolucionário dela, não as diversas expressões de sexualidade e gênero das pessoas.

  • @viniciusdavidosiki4217
    @viniciusdavidosiki4217 3 ปีที่แล้ว +31

    um vídeo tão simples e urgente parece ter tocado na ferida de muitos aqui

    • @consideradomorto
      @consideradomorto 3 ปีที่แล้ว +4

      Hahahahahahahah urgente não sei pra quem ou pra o que...

    • @debaixodocobertor
      @debaixodocobertor 3 ปีที่แล้ว

      @@consideradomorto só porque não é urgente pra você não significa que não seja urgente pra outras pessoas. Para de ser um marxista reaça

  • @leticiaalves8789
    @leticiaalves8789 3 ปีที่แล้ว +30

    Marxismo = materialismo histórico dialético
    Teoria queer = puro suco do idealismo
    É como água e óleo.
    Ela falou, falou e não entendi que viagem é essa de "marxismo queer"

    • @consideradomorto
      @consideradomorto 3 ปีที่แล้ว +2

      Eu também! Hahahahahha

    • @luanFcasarin
      @luanFcasarin 3 ปีที่แล้ว +4

      Daqui a pouco vão te chamar homofóbica

    • @consideradomorto
      @consideradomorto 3 ปีที่แล้ว +2

      Vão te chamar de machista reacionária! Hahahahahahahah

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +7

      penso que quem é adepto ao marxismo queer não sabe sobre a luta interna entre idealistas e materialistas. É negar que existe objeto na relação sujeito objeto e, portanto, tudo é narrativa.

    • @ricardokadu8702
      @ricardokadu8702 3 ปีที่แล้ว +1

      Penso que ela utiliza o materialismo histórico dialético ao citar as questões estruturais históricas sistêmicas como o capitalismo heteropatriarcal e a dialética contida nas dissidências dos sujeitos. Porém, há uma passagem para o idealismo qndo foca na funcionalidade das opressãoes através de Foucault e não observa o Estado/instituições de opressãoes como produto das relações de classe, além das infinitas produções a-histoticas niilista de possibilidades de identidades. Ou seja, desloca para um pós estruturalismo/pós modernismo/idealismo

  • @TheGabrielMends
    @TheGabrielMends 3 ปีที่แล้ว +11

    Sempre excelente ouvir a Judith!

  • @meiregoncalves
    @meiregoncalves 3 ปีที่แล้ว +14

    Sempre esclarecedora Judith!

  • @ricardoantonioprado4330
    @ricardoantonioprado4330 3 ปีที่แล้ว +2

    Desculpe mas, não sei se foi por causa do recorte da edição, mas acho que não ficou claro não...

  • @marceloferrari6958
    @marceloferrari6958 3 ปีที่แล้ว +14

    Bobagem pós-moderna, não é marxismo.

    • @gabrieldalfabbro1045
      @gabrieldalfabbro1045 ปีที่แล้ว

      Não chega a lugar nenhum essa teoria queer. Eles colocam isso junto com o marxismo que tá alguns pontos interessantes) para tentar dar uma qualidade a essa besteira.
      Hoje o socialismo nonseculo XXI pura ideologia de gênero depois do fracasso do mesmo no século XX e agora na Venezuela. As pessoas só levam a sério o socialismo socialismo pela falta falta de lideranças e progresso em países com economia de mercado, mas com estado corruptos. Os leigos acham que isso é culpa do liberalismo e do capitalismo, mas que deixa de fazer sua parte é estado.

  • @fabioasdias
    @fabioasdias 3 ปีที่แล้ว +11

    Só eu tenho a impressão que os argumentos da Butler no final do vídeo relembram, por analogia, a ideologia alemã que Marx e Engels combateram entre 1845/1846?

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +10

      Ela é idealista, hegeliana de corpo e alma! Apologeta do capitalismo mesmo.

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +2

      E ela não esconde que é hegeliana não !

    • @fabioasdias
      @fabioasdias 3 ปีที่แล้ว +4

      @@fearaujo2792 não sabia que ela se reivindicava hegeliana. De todo modo, até onde eu conheço do pensamento da Butler, mesmo que ela diga ser hegeliana (tal como vc afirmou), a teoria social dela está muito longe de ser herdeira da obra de Hegel. Por exemplo, não existe no pensamento dela qualquer sentido para a totalidade e para o Real. Na verdade, ela mais relembra os jovens hegelianos criticados por Marx e Engels que diziam superar Hegel, mas estavam muito abaixo do seu mestre. Resumindo à la Lukács, o idealismo dela é subjetivo…

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +10

      @@fabioasdias O que eu sei é que a tese de doutoramento dela foi sobre Hegel e que o debate que ela trava é tributário da idea de sujeito de desejo( e como o desejo perturba o sujeito) presente em Hegel. De toda forma a leitura dela é sempre orientada pela pratica da desconstrução derridiana o que a tensionaria com a leitura ortodoxa de Hegel. Confesso que recentemente (em 2020/21) não sei se ela se reinvindica hegeliana, ate porque os textos mais recentes dela tem muitos debates filosóficos que seriam mais atribuidos a filosofos modernos/pos-estruturalistas como Foucault(que é nietzscheano e kantiano ne) e Derrida(em dialogo com a Spivak). Sobre as questões políticas e os textos politicos me furto de falar porque são muito pobres(nao é atoa que a Hannah Arendt é a principal referência dela,além de alguma tentativa de pegar o Walter Benjamin.

    • @fabioasdias
      @fabioasdias 3 ปีที่แล้ว +8

      @@fearaujo2792 compartilho da mesma impressão, camarada (se assim vc me permite te chamar). Percebo nos livros dela muito mais uma aproximação com a filosofia pós-moderna e suas tendências irracionalistas (embora dotadas de um verniz de esquerda) do que qualquer outra coisa.

  • @gabrieldalfabbro1045
    @gabrieldalfabbro1045 ปีที่แล้ว +1

    E isso chegou em algum lugar?

  • @reginaldooliveira4618
    @reginaldooliveira4618 ปีที่แล้ว +3

    Engels e Marx eram homofobicos, e inclusive chamam as relações homossexuais de repugnantes. Eles diziam que o amor sexual é por natureza monogâmico. Qualquer pessoa que leu o livro A ORIGEM DA FAMÍLIA, DA PROPRIEDADE PRIVADA E DO ESTADO sabe disso. Engels escreveu o livro baseado em anotações de Marx

    • @lukreo1
      @lukreo1 9 หลายเดือนก่อน +1

      Olá, amigo. Em quais obras desses pensadores há manifestações homofóbicas? Vc poderia me indicar textos de próprio punho deles expressando homofobia? Fico agradecido.

    • @reginaldooliveira4618
      @reginaldooliveira4618 9 หลายเดือนก่อน

      @@lukreo1 no livro acima.

    • @lukreo1
      @lukreo1 9 หลายเดือนก่อน +2

      @@reginaldooliveira4618 Eu tenho esse livro. Vc sabe me dizer em qual passagem (capítulo, subcapitulo, etc.) onde há essa manifestação homofóbica em que chamam as relações homossexuais de repugnantes? O capítulo ou subcapitulo? Creio que vc deva saber e fico grato pela ajuda.

    • @reginaldooliveira4618
      @reginaldooliveira4618 9 หลายเดือนก่อน

      @@lukreo1 aqui averacidadedafecrista.blogspot.com/2018/03/erros-catolicos-e-evangelicos-sobre.html?m=1

    • @stellaisdead
      @stellaisdead 9 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@reginaldooliveira4618"averacidadedafecrista" parei aqui, nem vou clicar pra ler.

  • @athoscosta8106
    @athoscosta8106 3 ปีที่แล้ว +6

    muito bom!

  • @anaemilia1940
    @anaemilia1940 3 ปีที่แล้ว +4

    Aviso de gaslight

  • @homemmacaco2084
    @homemmacaco2084 3 ปีที่แล้ว +9

    Invenção da boitempo

  • @sandrosuzart8688
    @sandrosuzart8688 3 ปีที่แล้ว

    Labor Party has a nice craft for theories!

  • @raulguimaraes_
    @raulguimaraes_ 3 ปีที่แล้ว +8

    que mulher incrível

    • @kevinthunder1138
      @kevinthunder1138 2 ปีที่แล้ว

      elx, mais respeito!!! seus demônio machiste

  • @jocelynstark4090
    @jocelynstark4090 3 ปีที่แล้ว +35

    Teoria identitária, pequeno-burguesa e americanizada.

    • @debaixodocobertor
      @debaixodocobertor 3 ปีที่แล้ว +30

      A mesma coisa que líderes comunistas falando que a homossexualidade era um “vício burguês”. Deixe sua homotransfobia de lado, meu camarada. Nossos interesses são os mesmos. Abraço.

    • @yuriestevam4355
      @yuriestevam4355 ปีที่แล้ว

      Não há luta anticapitalista sem luta antirracista ou luta LGBTQI+. Essas questões se atravessam profundamente e devem ser encaradas como uma luta de diversas frentes. Não transponha seu preconceito na teoria marxista.

    • @katarinagrande9071
      @katarinagrande9071 ปีที่แล้ว +12

      teoria queer é literalmente uma teoria pós-identitária. vai estudar teoria queer e não fala besteira por favor

    • @pedrosadoriagabriel
      @pedrosadoriagabriel 5 หลายเดือนก่อน

      ​@@katarinagrande9071 é não

    • @rrdantax
      @rrdantax 2 หลายเดือนก่อน

      O reacionarismo dentro da própria esquerda radical fazendo coro com a extrema direita

  • @viniciusgomes7606
    @viniciusgomes7606 3 ปีที่แล้ว +12

    Quanto mais eu assisto vídeos sobre a questão "Queer" mais eu fico confuso, é cada associação "estranha". Até agora não entendi o que "heteronormatividade" tem haver com opressão, é sempre como se o mundo tivesse esmagando minorias simplesmente porque existem regras de gênero pré-estabelecidas. Qual a relação entre Marxismo e crítica a heteronormatividade, nenhuma... Marx e Engels inclusive se recusaram a discutir essas questões em certas oportunidades.

    • @nillventura4842
      @nillventura4842 3 ปีที่แล้ว +8

      É simples entender: Não é para entender e sim para tentar confundir mesmo...

    • @isabelagusmao6504
      @isabelagusmao6504 3 ปีที่แล้ว +27

      Sabe quando Althusser fala que o aparelho ideológico do Estado atua concretamente através de certas instituições? Família, escola, igreja, etc? E cada um dessas instituições possui também um sistema repressivo, aplicando sanções às pessoas que fogem às normas estabelecidas? Então. Qualquer pessoa LGBT vai se lembrar de inúmeras ocasiões em que sofreu sanções por parte de alguma dessas instituições por não se adequar à heteronormatividade.

    • @isabelagusmao6504
      @isabelagusmao6504 3 ปีที่แล้ว +6

      @Angela Mercúrio nossa, parabéns, além de ter dificuldade de interpretação ainda é capacitista

    • @JonathanMBruno-pn9ov
      @JonathanMBruno-pn9ov 2 ปีที่แล้ว +5

      @@isabelagusmao6504 Perfeito! Eu daria uma outra explicação, mas depois da sua... fiquei sem palavras. Perfeito!

    • @carlpissatto1198
      @carlpissatto1198 2 ปีที่แล้ว +1

      @@isabelagusmao6504 porque esse sistema repressivo existe? Qual a razão historica deles existirem? O porque materialmente ele existe ao longo da historia e o que faz atualmente esse sistema se dissolver DENTRO do capitalismo?

  • @Falipes99
    @Falipes99 3 ปีที่แล้ว

    Lenda veynr

  • @camaradastalin68
    @camaradastalin68 3 ปีที่แล้ว +1

    _O que será que o camarada Jones e a doutrina d'O Partidão pensam sobre isso, Marxismo Queer?_

    • @TheLeonardoPontes
      @TheLeonardoPontes 3 ปีที่แล้ว +5

      Pode até haver discordância de ordem teórica/metodológica, mas juro que queria saber de onde você tirou que o PCB é nazbol pra ser contra ???? Tem literalmente um coletivo chamado LGBT Comunista, pra não falar em incontáveis camaradas LGBT+, na base e em todas as direções. Sai pra lá com esse teu preconceito.

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +6

      Se pensar que isso é luta, gustavo tem razão e vou parar de seguir o jones. É ser contraditório demais.

    • @TheLeonardoPontes
      @TheLeonardoPontes 3 ปีที่แล้ว +2

      @@Prof.Biocássio Nossa, faça esse favor a todos nós 🙏

    • @Prof.Biocássio
      @Prof.Biocássio 3 ปีที่แล้ว +7

      @@TheLeonardoPontes O que é cara pálida? Presta bem atenção, você não entendeu a porra da crítica de Marx se você acha que o capitalismo tem salvação, que o capitalismo pode ser humanitário,o próprio Jones Já afirmou isso. Ser contra pauta identitária não é discordar da droga da luta, mas reconhecer que isso não resolve porra nenhuma.

    • @TheLeonardoPontes
      @TheLeonardoPontes 3 ปีที่แล้ว +3

      @@Prof.Biocássio Ficou incomodadíssimo kkkkkkk Ai ai, muito bom ver cair a máscara de preconceituoso dos cosplays de bolchevique. Fica aí discutindo com o espantalho que você mesmo criou sobre o que eu acho ou deixo de achar, aproveita e morde as costas.

  • @reginaldooliveira4618
    @reginaldooliveira4618 ปีที่แล้ว

    Nem todo tipo de feminismo é anticapitalista, basta olhar por exemplo a época da primeira conferência feminista, inclusive com varias protagonistas do movimento protestante. Inclusive a primeira foi numa igreja metodista

  • @viniciusgomes7606
    @viniciusgomes7606 3 ปีที่แล้ว +4

    O capital não tem cor, religião, gênero, sexualidade. Só pode ser reproduzido dentro de sua própria lógica.

    • @silviofreitas5822
      @silviofreitas5822 3 ปีที่แล้ว +5

      Sim. O lance é que não existe uma crítica coerente ao capital nesses autores. O que eles fazem é tentar articular uma crítica à reprodução social partindo das próprias práticas sociais. Daí fica como se a função da reprodução social capitalista não fosse garantir a produção de capital, mas sim manter práticas sociais opressivas. A lógica econômica perde espaço para uma lógica cultural.

  • @kalado153
    @kalado153 3 ปีที่แล้ว

    Legaliza 🌞🌿

  • @Helder.Menezes
    @Helder.Menezes 3 ปีที่แล้ว +9

    Putz....mais essa agora!!!!!! Poucas vezes em minha vida ouvi tantos absurdos ditos por uma só pessoa! Caberiam aqui muitos argumentos contrários, mas, sinceramente, eu me abstenho. Me abstenho de escrever, de argumentar por este meio.

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +1

      ?

    • @athoscosta8106
      @athoscosta8106 3 ปีที่แล้ว +1

      ?

    • @eduardocajias5626
      @eduardocajias5626 3 ปีที่แล้ว +1

      ?
      🤔
      😠
      😡

    • @williamfogo5330
      @williamfogo5330 3 ปีที่แล้ว +3

      Se não sabe ponderar sobre algo tô complexo (aposto que seja um misto mal caratismo com preguiça) recomendo só ir se foder, reaça

  • @isabelagusmao6504
    @isabelagusmao6504 3 ปีที่แล้ว +5

    Os comentários negativos claramente estão vindo de pessoas cujo pensamento dogmático causa sérias dificuldades de interpretação

    • @marceloferrari6958
      @marceloferrari6958 3 ปีที่แล้ว +4

      E os de apoio de pessoas que obviamente nunca abriram um livro do Marx ou de qualquer outro teórico marxista sério.

    • @isabelagusmao6504
      @isabelagusmao6504 3 ปีที่แล้ว +1

      @@marceloferrari6958 kkkkkkkk ta bom

    • @erikarabelo5526
      @erikarabelo5526 2 ปีที่แล้ว

      @@isabelagusmao6504 vai agradecer a uber nas redes sociais por colocar o trajeto nas cores do arco íris no aplicativo vai!

    • @isabelagusmao6504
      @isabelagusmao6504 2 ปีที่แล้ว +1

      @@erikarabelo5526 surtou kkkkk

    • @erikarabelo5526
      @erikarabelo5526 2 ปีที่แล้ว +1

      @@isabelagusmao6504 atacar a outra pessoa com projeções é a estratégia típica de vocês transativistas. Não tem racionalidade, só resta a ofensa.

  • @diogoferreira2317
    @diogoferreira2317 3 ปีที่แล้ว +23

    Marxismo queer não existe kkk marxismo identitario , ou seja marxismo liberal social kkk

    • @celialins448
      @celialins448 3 ปีที่แล้ว +3

      Pois é...

    • @fearaujo2792
      @fearaujo2792 3 ปีที่แล้ว +7

      Nossa gente, deixem de ser reacionários. A luta anti-opressão é uma luta do marxismo, enquanto vocês continuarem atacando as essas lutas com justificativas a prioristicas, sobre um “identitarismo” abstrato, vocês não vão estar fazendo mais do que um idealismo e um desserviço ao materialismo histórico. Sem contar que vocês mesmos estão tomando uma posição hegemônica quando se posicinam dessa forma - a saber branca e heterocisnormativa, que engendra as normas familiares baseadas na propriedade privada e na cisão de classe, ou seja, burguesa.(Butler é uma apologeta do capitalismo? É. Mas critica marxisira nao pode ser reacionaria e rasa com a de vocês e de muitos “camaradas”)

    • @athoscosta8106
      @athoscosta8106 3 ปีที่แล้ว +2

      meu deus que burrice

    • @luanFcasarin
      @luanFcasarin 3 ปีที่แล้ว +4

      @@fearaujo2792 vamos lá falar isso para os trabalhadores do país, que eles são patriarcas opressores de suas famílias e mulheres. Vocês vivem no mundo do pirulito, só pode.

    • @italoism475
      @italoism475 3 ปีที่แล้ว +4

      @@luanFcasarin Ou melhor, vamos falar para os trabalhadores que devemos derrubar o capitalismo pq além de explorar, também oprime aqueles que estão no seu convívio intímo, como seu filho gay ou sua amiga trans xd

  • @lukreo1
    @lukreo1 9 หลายเดือนก่อน

    0:30 "Na verdade, o feminismo é anti capitalista". Não necessariamente. Nem todo feminismo é marxista e revolucionário.
    Creio que o problema central da fala de Butler neste vídeo é a inversão que ela promove das relações de determinação entre os mecanismos sociais de reprodução familiar e as condições materiais de reprodução da vida social. Não são os primeiros que engendram as segundas, mas sim exatamente o contrário. É a estrutura material que (em última análise) condiciona o modelo da família. É a partir desta premissa materialista que Engels explica a família em seu livro mais famoso.

  • @apralivia
    @apralivia 5 วันที่ผ่านมา

    KKKKKKKK

  • @lenawild9577
    @lenawild9577 9 หลายเดือนก่อน

    Ridículo! Porquê não tem tradução? Fazendo jus à colonização? Ela 'queer', o quê?

    • @TVBoitempo
      @TVBoitempo  9 หลายเดือนก่อน +1

      É só clicar em "ativar legenda" ali do lado direito.