Quem ainda não tem uma renda fixa o suficiente para se estabelecer uma família, considerará sempre esses diversos fatores externos a instituição 'familia'
Você não mencionou o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias como o "Útero Artificial" para casais Homoafetivos ou homens solteiros! É claro que o valor desse tipo de procedimento teria que ser muito barato, mas com grande investimento em pesquisa e produção industrial seria possível ter um bilhão de úteros artificiais gerando humaninhos! Aí o problema seria quem vai cuidar de tantas crianças! As estatísticas seriam filhos por indivíduo (Homem ou Mulher).
É caro, difícil de educar e por fim, os filhos de hoje não dão o mesmo valor aos pais. O respeito e admiração pelos pais estão cada vez menores. Hoje em dia por ter acesso as redes sociais e acompanharem a vida de pessoas multimilionárias e influencer, uma boa parte juventude está culpando os pais por não poderem proporcionar aquele tipo de vida a elas. Ter filho hoje é uma ingratidão anunciada.
A população mundial estar diminuindo drasticamente e no brasil também a Taxa de Natalidade caindo e caindo níveis baixíssimos tanto o homem como as mulheres não querem mais saber de ter filhos
Ter filho, além de caro, é abrir mãos dos teus próprios objetivos para criar uma vida. Eu, 36 anos, bem financeiramente e não pretendo ter filho. Além de caro, não quero abrir mão dos meus objetivos para cuidar de outro ser.
Excelente vídeo. Acredito que nos próximos anos despontarão nos papers uma nova variável causal do desinteresse em ter filhos: a percepção dos homens de que o casamento não lhes seja um acordo vantajoso. Vemos cada vez mais homens desestimulados a se relacionarem por considerarem que os encargos do matrimônio e progenitura são maiores para eles, bem como pior é a segurança jurídica que este ajuntamento lhes traz. Mais uma vez, obrigado por trazer esse canal para o Brasil.
Oque, os encargos da progenitura são maiores para os homens? Só o número de filhos sem o nome do pai no registro no Brasil já vai contra essa narrativa,o cara se Não quer ser pai só foge da responsabilidade,ou então paga R$300,00 de pensão por mês que Não custeia nem metade das despesas de uma criança (e ainda acha um absurdo e diz que está "sustentando a ex"),fica com a criança uma vez por mês e ainda posta foto na internet para se gabar de ser um "paizão",tudo isso sem ser julgado pela sociedade, enquanto a mulher por outro lado é obrigada a ser mãe a partir do momento que gera o filho,pq se aborta é julgada,se dá para adoção é julgada,se Não cria direito como milhões de pais fazem vixi só falta tacarem pedra,fora que só pelo lado biológico que é a mulher que gera o bebê nove meses,passa pelo parto, puerpério,e amamentação e é a única do casal que tem o corpo transformado para isso já vai contra essa narrativa que a procriação é mais difícil para os homens tbm.
pelo contrario(automatizacao e IA vai permitir a criacao de uma renda basica universal ja que robos e IAs trabalham dia e noite sem reclamare de forma muito mais produtiva(principalmente em trabalhalhos engessados) oque geraria um BOOM da industria que culminaria em muito mais margem pra aumento de bolsa familia sem gerar inflação ja que os serviços e produtos sao suficientes para suprir a demanda)
@@edneydenis7856sim, mas só funcionará se reduzirmos as horas trabalhadas dos humanos, estudos mostram que quando os humanos trabalham poucas horas e descansam mais, tendem a ter mais filhos (basta ver os pobres dos países africanos que trabalham poucas horas, não por serem preguiçosos ou coisas do tipo, mas sim pq os empregos são escassos e os “picos” / trabalhos temporários são maiores)
Minha previsão é que vai ficar extremamente insustentável as leis misândricas no longo prazo e que independente da ideologia os governos irão ser obrigados a reverter elas. E os bancos centrais irão ser forçados a serem extintos para que haja uma melhora econômica para que as pessoas voltem a ter uma prosperidade econômica.
@@marceloa2026 em 99% dos casos não é isso que acontece. Os erros são grotescos mesmo e esquecem de uma série de variáveis. Há poucas décadas, projetaram que o Brasil teria 300 milhões de habitantes por volta dos anos 2.000. Erraram feio e não por que houve correções. Foi um movimento orgânico da sociedade em ter menos filhos.
É interessante que parece haver, entre os países com fertilidade menor, uma certa correlação com o desempenho em exames educacionais como o PISA. Aparentemente, a pressão extrema para um bom desempenho acadêmico e a expectativa das famílias sobre os mais jovens parecem ser os mesmos fatores que trouxeram prosperidade financeira e a queda na taxa de natalidade ao mesmo tempo (é claro, no extremo leste asiático). Quando vejo os chineses comentando sobre a pressão dos pais desde muito cedo para passar na faculdade, se formar com excelentes notas, arrumar um bom emprego (996!), comprar um imóvel e se casar (nesta ordem), eu os entendo quando paro para pensar que os filhos são a coisa mais ao controle deles e vem à minha mente dois pensamentos: 1) "Agora eu quero curtir o que construí" e 2)"Não quero fazer com outro(s) as mesmas coisas que fizeram comigo há 2 decadas atrás".
até porque de jovem pra velho é rápido , curtir a vida no auge da saúde , na juventude , é oque todos precisam fazer , se não o jovem se acaba no trabalho e na velhice chega destruído físico/psicológico e , talvez a experiência de aproveitar depois a vida não vá ser satisfatória
@@wellingtonguabiraba7823 Não sou contra não. Me desculpe se não me expressei bem. Só disse que quem vive uma infância plena e sem pressões em excesso tende a não ver os filhos como empecilhos e sim como uma parte boa da vida.
@wellingtonguabiraba7823 Sistemas capitalistas estão com esse problema por conta de características inerentes ao próprio capitalismo? Sim. Você precisa ver também que há países como a Coreia do Norte que (mesmo não estando em uma situação tão grave quanto a da Coreia do Sul) também vêm sofrendo com baixas taxas de fertilidade. A única vez que eu vi o Kim Jong Il chorando foi em um pronunciamento em que ele implorava à população para fazer filhos. Já em relação a países como Laos e Cuba, eu já não sei dizer.
O grande problema é que não há incentivos para procriar. Antes a maioria das pessoas tinham muitos filhos para quando crescessem um pouco já ajudar nas despesas domésticas ou para ajudar a produzir nas terras. Fora isso, não existia previdência tal como hj, por isso os casais tinham filhos, para que eles cuidassem dos pais na velhice. Seu pai ou seu avô começou a trabalhar como menos de 10 anos na época. Hoje ter filhos já não é mais considerado um investimento, mas sim um prejuizo, já que o governo obriga vc a sustentar até os 24 anos sem precisar trabalhar! Lembre-se, as pessoas antes não tinham filhos para mimar como é hoje, e sim para ajudar nos custos e aposentadoria da família. Fora isso ainda tem outros fatores como a introdução dos preservativos, anticoncepcionais, e entrada massiva da mulher no mercado de trabalho que cooperou bastante para isso!
Da mesma forma que erraram na superpopulação, as probabilidades de errarem na extinção por falta de reprodução também será. Boa parte da falta de filhos se baseia na dificuldade de criá-los e custear esses filhos já que não há empregos e nem vontade de trabalhar. Essas são as condições a serem trabalhadas. Segurança, justiça realmente justa, inflação, facilitar geração de riqueza e menos taxas e impostos. Tanto é que mesmo no EUA existe queda porém ela é substancialmente menor que Europa (impostos e injustiças) e Asia/Oriente médio (tirania e controle estatal brutal)
voce esta totalmente errado(a baixa natalidade e consequencia do acesso a metodos contraceptivos e entrada da mulher no mercado de trabalho(se fosse pela difilculdade de criar a europa seria onde teria as taxas mais altas e a africa as mais baixas devido a grande probreza e fome))
@@peterson.Resse pensamento reflete a misoginia socialista do século XX . O problema é o custo do estado ter se tornado cada vez maior a medida que a qualidade de vida das populaçoes melhoravam, agora chegou num declínio onde, o estado está desestimulando a natalidade uma vez que a sobrevivência está cada vez mais insustentável ( crise alimentar e habitacional) , ninguém que tem consciência quer ter filhos para seguir o mesmo padrão ( ou até abaixo) socioeconômico que a geraçao anterior , e esse fenômeno é facilmente observável com a desigualdade crescendo cada vez mais a medida que o estado cobra mais impostos e leis .
Único país desenvolvido do mundo que conseguiu reverter isso foi Israel. As mulheres lá têm uma taxa de 3 filhos por mulher, e elas trabalham e tudo. Ou seja, o que mais influencia a baixa fertilidade não é o fator economia, mas o fator cultural. Israel literalmente pensa em sobreviver, construir algo e passar esse legado às próximas gerações de seu povo. O resto do mundo não tem essa noção de construção, manutenção e comunidade social.
Sim, não vamos ser extintos, já que as causas da baixa natalidade são causas do nosso atual sistema e sociedade, o que vai acontecer é a quebra desse sistema e a sociedade irá retroceder em vários aspectos, como a mulher sair do mercado de trabalho, desglobalisaçao etc
O peso dos filhos é maior para as mães que às vezes têm que parar de trabalhar e muitas vezes não consegue retornar ao mercado de trabalho, além de postergar a aposentadoria.
Ter filhos ganhando menos de 50 k por mês é uma desgraça, tanto para os pais quanto para os filhos. Se for terem filhos, tenham condições de dar uma alta qualidade de vida para toda sua família.
Essa é uma questão abordada no vídeo. Os pais de antigamente tinham outro pensamento. Não se fazia filhos pensando em qualidade de vida. Levavam em conta apenas a sobrevivência, mão-de-obra barata, peças de reposição e, quando possível, alguma lucratividade.
Quase tive um orgasmo (ironia). Mas estou procurando esse conteúdo a algum tempo e não vejo nenhum produtor de conteúdo tocando no assunto. Meu interesse é na abordagem geopolítica internacional do BRICS entorno da abordagem aos movimentos identitários. Muito grato pelo conteúdo, me ajudou ter um esboço longitudinal do processo para a partir daí fazer leituras mais direcionadas.
Cara é espetacular esta pesquisa, o estudo mostra o surgimento da Homoafetividade como algo natural que a própria natureza cria numa tentativa desesperada de preservar a espécie, e não como muitos conservadores cristãos afirmam. Vejamos, com guerras e mais guerras por conta de recursos, o número de homens cai drasticamente, sobrando mais mulheres pra pouquíssimos homens, estes homens acabam disputando de forma animalesca o máximo de mulheres a fim de proliferar o seu gene, o que gera machos rejeitados por uma parcela enorme das fêmeas (por não serem capazes de fornecer proteção e recursos pra suprir essas fêmeas) sendo assim, a natureza desperta no DNA de uma parcela bem reduzida desses machos rejeitados um potencial de desejo por um outro macho, estes machos vão em algum momento cruzar com a minoria das fêmeas que “sobraram”, isto é, que não foram escolhidas pelos alfas, o que aumenta a probabilidade destes gerarem descendentes homoafetivos, gerando um equilíbrio, pois se assim não fosse, os machos rejeitados tendem a ficaram mais irritados com os alfas querendo os assassinar e tomar as suas fêmeas valorizadas, o que geraria uma nova guerra interna, portanto, se um povo externo que esteve muito tempo sem guerra invadir, já era pra esse pequeno grupo
Caso encontremos saída para o colapso populacional, de nada servirá se a população global não conscientizar-se da urgente necessidade de conter as mudanças climáticas❕ 🙏
Quem chora o colapso populacional são os ricos improdutivos ou de baixa produtividade . É só lembrar que países como Canadá e Austrália vivem muito bem com um quinto, um décimo da população do Brasil. Mas aqui estão mal acostumados com a mão de obra extremamente barata.
É que aqui não tem metade da tecnologia desses países e o Brasil ainda é muito dependente da exportação de commodities, trabalho manual e pesado, então, inevitavelmente, todos irão se lascar, pois não há tecnologia para repor a perda da mão de obra barata
@marechalrotterdeyerakia9434 Veja por outro lado, isto vai gerar uma crise, que vai forçar nossas elites a abaixar os impostos e burocracia para que tenhamos esta tecnologia. Ou... Quem sabe não cedam e o Brasil finalmente seja invadido recolonizado novamente por alguma outra potência que nos dará esta carga tributária baixa, se é que queiram edificar algo aqui. De qualquer forma o povo ganha. O povo está chegando em um ponto que já perdeu tanto que daqui pra frente só terá os grilhões para perder.
Países ricos se saem melhor, pois já enriqueceram e sua população já goza de boa qualidade de vida. Eu fica me perguntando como o Brasil vai fazer pra sustentar um monte de idosos e com arrecadação em queda.
Concordo. O Brasil não trabalhou para enriquecer, por isso não precisava ter esse tanto de população que enfrenta e continuará enfrentando problemas sociais crônicos.
@edneydenis7856 sim, provavelmente o governo vai jogar a idade de aposentadoria pra mais idade, principalmente do funcionalismo público, que é o que recebe maiores aposentadorias.
Custo de vida e novos valores da sociedade, aliado à profunda transformação da mulher, estão derrubando o número de filhos. Ter filhos, até a metade desse século, será cada vez mais raro, Japão e Coreia de Sul são os melhores exemplos. Excelente vídeo 👏👏👏👏👏
Parabéns pelo vídeo! Penso que se os países promoverem políticas públicas com o intuito de diminuir o custo de vida, a taxa de fertilidade provavelmente aumentará.
Meu sonho verdadeiro seria existir como um dos últimos humanos nesse planeta ! Invejo a densidade populacional do mundo pré histórico, do Brasil indígena, e dos filmes apocalípticos ! 😅😅😅🌎🔥
Os níveis de crescimento populacional, como ocorreram nas últimas décadas, e tudo que vem atrelado a isso é incompatível com a capacidade de manutenção dos ecossistemas, é só algar em volta, nós já entramos em uma novo período de extinção em massa de espécies . A redução da taxa de natalidade humana não é só uma questão econômica, mas de bom senso. A final, mesmo que a população reduza nas próximas décadas a uma média de 60%, ainda seremos bilhões.
Mais um ecoterrorista, o ser humano ocupa 10% da superfície terrestre, SOMOS PARTE DESSE ECOSSISTEMA, HOJE EXISTEM MILHARES DE ESPÉCIES DE ANIMAIS SE ADAPTANDO A NESSES NOVOS AMBIENTES.
Querem que o ser humano reproduza , porém formetam um acúmulo populacional em cidades superlotadas e com o mercado oferecendo imóveis cada vez menores, quem em sã consciência vai querer ter mais de um filho morando em um AP de 40 metros? Sem contar o risco de ter um filho nesse mundo completamente degenerado.
E ainda tem a mundiça dizendo que não sei o que de não sei que lá, que baixa natalidade é ruim! Se alguém vier querendo um aumento populacional, dá uma passagem só de ida pra india, pra essas pessoas, e elas vão ver
É preciso zerar completamente os impostos em tudo relacionado a cuidados das crianças, desde fraldas a roupas, higiene, etc... reduções graduais de impostos para cada novo filho obtido pelo casal em vez de assistencialismos, desburocratização e claro... uma dessecularização que só tem gerado mal no ocidente.
@@Homem_atento Se bem entendo o seu argumento, não devemos ter filhos porque no mundo/planeta maldoso e caótico em que vivemos isso seria uma crueldade para com a criança é isso?
Na verdade a população mundial deveria ser bem menor, para termos saúde plena com florestas equilíbrio ecológico ar e água puros. alimentos orgânicos (e não o chamado fitossanitário(22m22s), que na verdade são os venenos estão na nossa mesa😢😢) etc
Pois é , nisso ninguém fala. O valor de 8 bilhões de candangos ainda sim é um número suficiente para destruir o planeta e causar a morte de ecossistemas inteiros como vem acontecendo ao longo do tempo. Controle de natalidade é o caminho correto para uma sociedade mais sustentável e menos degradante ao meio ambiente. Não tenha filhos !!!
Penso da mesma maneira. Imagina uma que algumas nações em duas décadas e alguns anos como por exemplo a Nigéria, Etiópia, Egito, Paquistão, Bangla Desh, ilha de Java, Ilha de Bornéu, Filipinas dentre outros. Não tem Capitalismo que continue superexplorado, predatório e exaurido que mantenha este grande número de consumidores.
Acredito que ainda seja cedo para nos preocuparmos com isso, no maximo alguns paises europeus tem que fazer politica de fertilidade mais ate 2080 onde esta para acontecer o pico temos tempo, e no final e bom ter menos gente, a qualidade de vida melhora.
Maior orgulho d ser inscrito neste canal, aqui aprende a dialogar com as pessoas ao meu redor e assim propragar as ideias d q o q realmente importar sao os indivíduos. Sitacao: a menor minoria é o individuo, ( n lembro o nome fa pensadora q formulou essa frase).
Você não mencionou o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias como o "Útero Artificial" para casais Homoafetivos ou homens solteiros! É claro que o valor desse tipo de procedimento teria que ser muito barato, mas com grande investimento em pesquisa e produção industrial seria possível ter um bilhão de úteros artificiais gerando humaninhos! Aí o problema seria quem vai cuidar de tantas crianças! As estatísticas seriam filhos por indivíduo (Homem ou Mulher).
Um país faz dívida para ser paga pela próxima geração,esperando que a população aumente e assim diminua a carga tributária individual na hora de rachar a conta... Porém com o decréscimo populacional fica cada vez mais caro para os novos indivíduos a bancarem a dívida, levando os Jovens do sexo masculino a abandonarem seus países de origem buscando melhores condições e por fim a população envelhecida consumindo recursos acabam falindo o País... Não existe solução fácil, talvez aumentar os impostos ainda mais e dar isenção considerável apartir do segundo filho, ou seja os solteiros inclusive as mimimistas pagariam o imposto cheio.
O crescimento deles é ilusório, já que tem taxas de natalidade praticamente no limiar. Só aparenta crescer porque os outros povos praticamente tão tudo abaixo do limiar
@@brasileiroloko5375 israel temtaxas muito mais baixar que a africa ocidental(seu nivel de desinformacao e tamanha que nem vou falar sobre os mulçumanos e seu crescimento astronomico)
Antigamente o povo viviaem uma epoca muito mais miserável, e mesmo assim tinham muitos filhos, o negócio é que quando vc consegue dar uma vida melhor pra sua família, todos o seus descendentes tem acesso a informação, a estudos e cuidados com a saúde, isso aconteceu pq a classe media chegou pra mais pessoas, pois aqui onde Moro Heliópolis, é comum ver meninas de 15 anos com bebes no colo, mulheres de 20 com um filho na barra da calça, e outro bebe nos braços, pra resolver essa crise demográfica, nós precisamos dar um passaporte pra gorotada dos bailes funks, eles vão sair mundo a fora engravidando o planeta todo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂,
A humanidade é a única espécie capaz de organizar sua demografia, a inteligência humana geral é futilizada por esse estudo, a demografia dos seguimentos mais abastados não está sendo analisada, pode fornecer informações relevantes para o sucesso geral. Sou potencialmente otimista com tudo.
oque pode acontecer é a parte desenvolvida da humanidade desaparecer , restando apenas populaçoes e sistemas semelhantes ao feudalismo onde, populaçoes serão mantidas analfabetas e subservientes a dinastias , assim como era a séculos atrás .
Até hoje eu não entendi qual o problema da população diminuir , especialmente se isso for acontecer no mundo todo , nós não vamos simplesmente desaparecer só por causa disso ...
Por que muita das infraestruturas que existe, é graças a pessoas trabalhando para mantê-las, logo se tem menos pessoas nascendo, menos pessoas para manter o padrão de vida, de pessoas que acham que o mundo seria melhor com menos pessoas no mundo.😅👍
@@vitorfernandes3648 Mão de obra barata, semi-escrava, você quis dizer, para sustentar, como sempre, os privilégios de 2%, a elite. Mas agora podemos robotizar a produção, serviços e tb parte da inteligência (I.A.).
Sistema econômico capitalista depende de um exército industrial de reserva, depende de uma força produtiva em permanente renovação. O mundo como conhecemos não funciona com uma demografia não abaixo, muita coisa que a gente conhece vai mudar. Seja no mercado de trabalho, no consumo e nas pensões sociais a aposentados.
Oh ... Entendi ... É , faz sentido , embora eu não saiba o que achar sobre isso , a queda na natalidade é uma coisa natural e provavelmente inevitável , eu mesmo não tenho a intenção de contribuir para aumentar ela , enfim , acho que será apenas mais uma mudança na história humana , por mais que seja uma mudança grande , nós vamos sobreviver a isso ...
@@MuzanKibutsuji777Veja oq ocorreu com civilizações do passado que sofreram declínio populacional. As cidades irão diminuir, a produtividade tende a cair com o tempo, menos pessoas pra manter a infraestrutura, menos consumo, menos obras de grande porte, menos arrecadação e cada vez mais recursos pra gastar com saúde e cuidado com idosos. Nossa sociedade como temos hj vai mudar radicalmente pra algo mais simples, visando a sobrevivência.
A diminuição da população mundial é um alívio para o planeta, as pessoas de todo o mundo deveriam se reproduzir lentamente e com cuidado, pra ter comp cuidar dos catarrentos e não ficar com superpopulação, sou afavor do controle de natalidade... Agora é só esperar as críticas
mas a mentalidade desses povos ainda é a mesma de 600 anos passados : povos feudais de baixo desenvolvimento e sucetiveis a serem comandados por dinastias . Oque poderia retroceder em todos os avanços que a humanidade pode ter alcançado .
Pelo tamanho do Brasil 216 milhões é bem pouco ainda. Isso tem num estado chinês. Problema do Brasil é que usa pouco território maioria vive perto do mar cerca de 200 km perto. Tem muita terra vazia aqui.
Realmente a campanha anti concepcional foi uma de maior sucesso na história, junto com a campanha anti tabagismo no Brasil. Olha só você, um fruto e repetidor dessa campanha até quando a mesma se provou mentirosa.
Pra mim a história fa França é chocante e horrível ao meu ver. De nação filha mais velha da igreja católica, após a revolução francesa, na minha opinião a barbárie foi naturalizada, até a lamentável atualidade, do presidente Macrony, tornar a barbárie contra a vida, constitucional. Mas é muito notório, que os países europeus, principalmente os secularizados da " união européia", que abandonaram o cristianismo e sua fertilidade, agora recebem aos montes pessoas da África e oriente médio, de maioria muçulmana, que naturalmente formam famílias e tem filhos.
As pessoas não tem filhos porque são EGOÍSTAS. Inventam inúmeras desculpas: falta de tempo, falta de dinheiro etc, no fundo tudo se resume ao egoísmo. Não querem abrir mão do seu tempo, não querem abrir mão dos pequenos luxos etc. O ser humano está cada vez mais egoísta e rumo a extinção.
E tem o contrário, o famoso "ter filhos pra eles cuidarem de mim quando eu ficar velho"... Sério, se alguém não quer filhos, FDS, que não tenha, não é egoísmo, é que ninguém está afim de tentar criar uma vida custosa em um mundo que o jantar custa o almoço
Toda sistema sócio-econômico depende do crescimento exponencial de sua população e geração de riqueza, e esse problema está ocorrendo inclusive em países ditos socialistas
Isso de estimular crec8mento populacional esta parecendo pauta religiosa fundamentalista. "Crecei e multiplicaivos até encher a terra" Acorda nané, a terra ja está cheia.😂
Você tem essa impressão porque vive em grandes cidades, mas se reparar tem lugares que tem espaço mas o pessoal só quer saber de viver em grandes cidades (Paris, Londres, Berlim, etc).
@leonardolourencolisboa Ainda é bem capaz que pessoas só fiquem sem a aposentadoria mesmo, afinal de contas, hoje rende tão mal que praticamente nem existe rendimento real. E daqui a 20 anos, se a inflação continuar no ritmo atual, você ainda vai ter que continuar trabalhando mesmo que esteja aposentado e tenha dois filhos. Isso sem falar do custo associado a ter dois filhos, que cá entre nós, não é barato KKKKKKKKJ
Quando vídeo começa e cita que estamos aqui há 200.000 anos e que por volta de 8000 AC haviam 5 milhões de humanos e a escritas foi desenvolvida a 3.500 AC eu desisti do vídeo devido a tantas informações errôneas e sem provas .
Sempre haverá pessoas com algum valor moral para constituir uma família tradicional com pelo menos 2 filhos, o que já é suficiente para se evitar a extinção
Na verdade não, a medida que a variação genética fica cada vez menor começa a surgir mais problemas genéticos a medida q um determinado genoma com características menores de fertilidade mais são replicados e consequentemente desgastado criando condições pra uma infertilidade ainda mais grave
@@br556-ls3xl Os genes de infertilidade possuem pouca ou nenhuma influência na crise demográfica, pois a mesma está muito mais atrelada a escolhas individuais que não são repassados por genérica, e para chegar ao ponto de termos problemas genéticos por cruzamento entre graus próximos de parentesco nós teríamos que ter poucos milhões de pessoas na terra, e esse é um cenário muito distante até mesmo para as previsões mais pessimistas.
@Marmelote eu digo quando os genes começam a se misturar com outros semelhantes, é tipo quando parentes começam a se reproduzir entre si, em algum momento começa a haver uma rápida deterioração da genética e mais propenso a erros no genoma
@@br556-ls3xl Para que algo como isso acontecesse a população deverá ser bem menor do que é hoje, com poucos milhões de indivíduos no mundo, e isso está muito longe de acontecer mesmo para os cenários mais pessimistas, mesmo com metade da população que temos hoje, a diversidade genética ainda seria suficiente para evitar esse tipo de problema.
O problema do Brasil se chama políticos, somos um dos maiores orçamento de gasto lara político do mundo se não formos o maior, e a quantidade de impostos e taxas, estamos fudidos com esses caras
Pois é. Ensinaram os seres humanos a viverem como bichos viciados em prazer e não com foco em construir e manter um legado genético, financeiro e cultural, como seres racionais de fato.
Que tampouco é um problema, todo país antes de se tornar desenvolvido teve uma explosão populacional. Alguns locais como a África simplesmente há espaço e recursos para mais seres humanos, o problema é a gestão.
Acorda cara, não estamos no século XX. Hoje somente a África ainda mantém um crescimento populacional significativo, mas até lá a fertilidade cai drasticamente. No resto mundo ou tá em declínio ou tá crescendo muito pouco.
Éééhhh.... Nós deveríamos inclusive deixar os nossos carros e a luz elétrica, andar a pé, plantar e caçar a nossa própria comida e dormir em cavernas para ficarmos mais fortes, atléticos e saudáveis também...
@@angelico1Pensamento de conservador aí. Acorda, conservador! Aceite a realidade que dói menos! Feminismo, cultura woke, comunismo liberal e relacionamento homoafetivo acabou com tudo. Isso no que dar deixar mulheres votarem.
@@brasileiroloko5375 o fim é inevitável, você acha que é imortal, tampinha... Olhe só, não sobrevive quem é o mais forte, sobrevive quem é o mais apto... Os neandertais eram realmente mais fortes que nós, mas toda a força deles tinha um preço, e então se extinguiram... Já nós, heh, eramos um pouco diferentes, tirando essa parte antropológica... Os tais "wokes" fazem parte do mesmo grupo que nós, então por que eles iriam perecer? Claro, depende do que você está falando, o sentido original de woke era outro, mas a quem você está se referindo que irá perecer? O que eles irão fazer de diferente pra perecer?
A taxa de natalidade está caindo porque o ser humano está cada vez mais individualizado. "Ah, filho está muito caro" aí você olha a vida das pessoas: Estádios lotados, bares lotados, roupas caras, carros caros, consumismo exagerado, etc... Todo mundo hoje em dia só pensam neles mesmos. A sociedade de hoje coloca muita ênfase em conquistas pessoais e experiências, o que acaba afastando as pessoas da ideia de responsabilidades maiores, como formar uma família. Também vale ressaltar que a diminuição populacional ocorre mais em países progressista, justamente a Europa e as américas. Na asia e na África, não houve umq queda tão drástica devido a tradição e cultura. O progressismo não conseguiu colocar suas patas.
Temos que concordar que ter filhos nos tempos atuais está caro
Quem ainda não tem uma renda fixa o suficiente para se estabelecer uma família, considerará sempre esses diversos fatores externos a instituição 'familia'
Fora as leis misandricas e feministas que estão sendo aprovadas.
Você não mencionou o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias como o "Útero Artificial" para casais Homoafetivos ou homens solteiros! É claro que o valor desse tipo de procedimento teria que ser muito barato, mas com grande investimento em pesquisa e produção industrial seria possível ter um bilhão de úteros artificiais gerando humaninhos!
Aí o problema seria quem vai cuidar de tantas crianças!
As estatísticas seriam filhos por indivíduo (Homem ou Mulher).
É caro, difícil de educar e por fim, os filhos de hoje não dão o mesmo valor aos pais. O respeito e admiração pelos pais estão cada vez menores. Hoje em dia por ter acesso as redes sociais e acompanharem a vida de pessoas multimilionárias e influencer, uma boa parte juventude está culpando os pais por não poderem proporcionar aquele tipo de vida a elas. Ter filho hoje é uma ingratidão anunciada.
Sempre foi caro colega, pensa numa família mediana lá na idade média dependendo de plantação para sobreviver. Hoje você compra sua comida no mercado.
Tem tantos adultos jovens que estudaram comigo que não querem ter filhos, só pensam em fazer mestrado, especialização, doutorado etc..
A população mundial estar diminuindo drasticamente e no brasil também a Taxa de Natalidade caindo e caindo níveis baixíssimos tanto o homem como as mulheres não querem mais saber de ter filhos
Ter filho, além de caro, é abrir mãos dos teus próprios objetivos para criar uma vida.
Eu, 36 anos, bem financeiramente e não pretendo ter filho. Além de caro, não quero abrir mão dos meus objetivos para cuidar de outro ser.
Filho é extremamente desvantajoso no século XXI
Excelente vídeo. Acredito que nos próximos anos despontarão nos papers uma nova variável causal do desinteresse em ter filhos: a percepção dos homens de que o casamento não lhes seja um acordo vantajoso. Vemos cada vez mais homens desestimulados a se relacionarem por considerarem que os encargos do matrimônio e progenitura são maiores para eles, bem como pior é a segurança jurídica que este ajuntamento lhes traz.
Mais uma vez, obrigado por trazer esse canal para o Brasil.
Bem colocado. Desvantajoso em todos os sentidos.
Oque, os encargos da progenitura são maiores para os homens? Só o número de filhos sem o nome do pai no registro no Brasil já vai contra essa narrativa,o cara se Não quer ser pai só foge da responsabilidade,ou então paga R$300,00 de pensão por mês que Não custeia nem metade das despesas de uma criança (e ainda acha um absurdo e diz que está "sustentando a ex"),fica com a criança uma vez por mês e ainda posta foto na internet para se gabar de ser um "paizão",tudo isso sem ser julgado pela sociedade, enquanto a mulher por outro lado é obrigada a ser mãe a partir do momento que gera o filho,pq se aborta é julgada,se dá para adoção é julgada,se Não cria direito como milhões de pais fazem vixi só falta tacarem pedra,fora que só pelo lado biológico que é a mulher que gera o bebê nove meses,passa pelo parto, puerpério,e amamentação e é a única do casal que tem o corpo transformado para isso já vai contra essa narrativa que a procriação é mais difícil para os homens tbm.
Com a automatização e as AIs é ate melhor esse decréscimo populacional. Nao vai ter empregos nem pro número atual imagine se aumentar a população
Queda populacional não é bom para empresas que criam esses robôs, pois diminui a demanda e assim o lucro.
pelo contrario(automatizacao e IA vai permitir a criacao de uma renda basica universal ja que robos e IAs trabalham dia e noite sem reclamare de forma muito mais produtiva(principalmente em trabalhalhos engessados) oque geraria um BOOM da industria que culminaria em muito mais margem pra aumento de bolsa familia sem gerar inflação ja que os serviços e produtos sao suficientes para suprir a demanda)
@@edneydenis7856 Engano seu !!!!!! Ainda bem que o comentário abaixo explicou o fenômeno futuro que as IAs vão ter pra humanidade !!!!
@@edneydenis7856sim, mas só funcionará se reduzirmos as horas trabalhadas dos humanos, estudos mostram que quando os humanos trabalham poucas horas e descansam mais, tendem a ter mais filhos (basta ver os pobres dos países africanos que trabalham poucas horas, não por serem preguiçosos ou coisas do tipo, mas sim pq os empregos são escassos e os “picos” / trabalhos temporários são maiores)
@@peterson.RBolsa Miséria 2.0
Eu sempre desconfio de projeções a longo prazo. Até hoje não vi uma que passou perto de acertar algo.
@@rodrigolima1912 a importância das projeções está nisso: dar tempo para correções
Minha previsão é que vai ficar extremamente insustentável as leis misândricas no longo prazo e que independente da ideologia os governos irão ser obrigados a reverter elas. E os bancos centrais irão ser forçados a serem extintos para que haja uma melhora econômica para que as pessoas voltem a ter uma prosperidade econômica.
@@marceloa2026 em 99% dos casos não é isso que acontece. Os erros são grotescos mesmo e esquecem de uma série de variáveis. Há poucas décadas, projetaram que o Brasil teria 300 milhões de habitantes por volta dos anos 2.000. Erraram feio e não por que houve correções. Foi um movimento orgânico da sociedade em ter menos filhos.
@@samuel69110leis misandriacas???
Teoria da conspiração não vale!
É interessante que parece haver, entre os países com fertilidade menor, uma certa correlação com o desempenho em exames educacionais como o PISA.
Aparentemente, a pressão extrema para um bom desempenho acadêmico e a expectativa das famílias sobre os mais jovens parecem ser os mesmos fatores que trouxeram prosperidade financeira e a queda na taxa de natalidade ao mesmo tempo (é claro, no extremo leste asiático).
Quando vejo os chineses comentando sobre a pressão dos pais desde muito cedo para passar na faculdade, se formar com excelentes notas, arrumar um bom emprego (996!), comprar um imóvel e se casar (nesta ordem), eu os entendo quando paro para pensar que os filhos são a coisa mais ao controle deles e vem à minha mente dois pensamentos:
1) "Agora eu quero curtir o que construí" e
2)"Não quero fazer com outro(s) as mesmas coisas que fizeram comigo há 2 decadas atrás".
até porque de jovem pra velho é rápido , curtir a vida no auge da saúde , na juventude , é oque todos precisam fazer , se não o jovem se acaba no trabalho e na velhice chega destruído físico/psicológico e , talvez a experiência de aproveitar depois a vida não vá ser satisfatória
1 - Tu é contra ao conceito de "Agora eu quero curtir o que construi" ??????
@@wellingtonguabiraba7823 Não sou contra não. Me desculpe se não me expressei bem. Só disse que quem vive uma infância plena e sem pressões em excesso tende a não ver os filhos como empecilhos e sim como uma parte boa da vida.
@@angelico1 nisso eu concordo, só que faltou um detalhe. A pressão é advinda da próprio Capitalismo que os indivíduos citados aew estão inseridos.
@wellingtonguabiraba7823 Sistemas capitalistas estão com esse problema por conta de características inerentes ao próprio capitalismo? Sim.
Você precisa ver também que há países como a Coreia do Norte que (mesmo não estando em uma situação tão grave quanto a da Coreia do Sul) também vêm sofrendo com baixas taxas de fertilidade.
A única vez que eu vi o Kim Jong Il chorando foi em um pronunciamento em que ele implorava à população para fazer filhos.
Já em relação a países como Laos e Cuba, eu já não sei dizer.
Sinto-me sufocado com as contas que tenho para bancar... Sem condições de ter filhos.
Até o Kim Jong Un foi pedir chorando ao vivo em rede nacional pra mulher ter mais filho.
É pq o negócio é sério mesmo kkkkkkkk
Por favor 😭😭😭 façam mais filhos 😭😭😭😭😭
Kim: Trepem desgraçados, trepem
A taxa será de 1,6 no ano de 2100 🌍
@@raulalmeida4448 Kim: trepem desgraç@dos, trepem
O Putin está a roubar crianças ucranianos. Também pediu as mulheres russas para terem mais filhos. A guerra não é um mero acaso!!!
O grande problema é que não há incentivos para procriar. Antes a maioria das pessoas tinham muitos filhos para quando crescessem um pouco já ajudar nas despesas domésticas ou para ajudar a produzir nas terras. Fora isso, não existia previdência tal como hj, por isso os casais tinham filhos, para que eles cuidassem dos pais na velhice. Seu pai ou seu avô começou a trabalhar como menos de 10 anos na época. Hoje ter filhos já não é mais considerado um investimento, mas sim um prejuizo, já que o governo obriga vc a sustentar até os 24 anos sem precisar trabalhar! Lembre-se, as pessoas antes não tinham filhos para mimar como é hoje, e sim para ajudar nos custos e aposentadoria da família. Fora isso ainda tem outros fatores como a introdução dos preservativos, anticoncepcionais, e entrada massiva da mulher no mercado de trabalho que cooperou bastante para isso!
Da mesma forma que erraram na superpopulação, as probabilidades de errarem na extinção por falta de reprodução também será. Boa parte da falta de filhos se baseia na dificuldade de criá-los e custear esses filhos já que não há empregos e nem vontade de trabalhar. Essas são as condições a serem trabalhadas. Segurança, justiça realmente justa, inflação, facilitar geração de riqueza e menos taxas e impostos. Tanto é que mesmo no EUA existe queda porém ela é substancialmente menor que Europa (impostos e injustiças) e Asia/Oriente médio (tirania e controle estatal brutal)
Vai na China e ve a diferenca
voce esta totalmente errado(a baixa natalidade e consequencia do acesso a metodos contraceptivos e entrada da mulher no mercado de trabalho(se fosse pela difilculdade de criar a europa seria onde teria as taxas mais altas e a africa as mais baixas devido a grande probreza e fome))
@@peterson.Resse pensamento reflete a misoginia socialista do século XX . O problema é o custo do estado ter se tornado cada vez maior a medida que a qualidade de vida das populaçoes melhoravam, agora chegou num declínio onde, o estado está desestimulando a natalidade uma vez que a sobrevivência está cada vez mais insustentável ( crise alimentar e habitacional) , ninguém que tem consciência quer ter filhos para seguir o mesmo padrão ( ou até abaixo) socioeconômico que a geraçao anterior , e esse fenômeno é facilmente observável com a desigualdade crescendo cada vez mais a medida que o estado cobra mais impostos e leis .
Único país desenvolvido do mundo que conseguiu reverter isso foi Israel. As mulheres lá têm uma taxa de 3 filhos por mulher, e elas trabalham e tudo. Ou seja, o que mais influencia a baixa fertilidade não é o fator economia, mas o fator cultural. Israel literalmente pensa em sobreviver, construir algo e passar esse legado às próximas gerações de seu povo. O resto do mundo não tem essa noção de construção, manutenção e comunidade social.
Sim, não vamos ser extintos, já que as causas da baixa natalidade são causas do nosso atual sistema e sociedade, o que vai acontecer é a quebra desse sistema e a sociedade irá retroceder em vários aspectos, como a mulher sair do mercado de trabalho, desglobalisaçao etc
nao seja tao otimista meu chapa, dessa vez o problema é nuclear kkkkkkkkk superem isso.
O peso dos filhos é maior para as mães que às vezes têm que parar de trabalhar e muitas vezes não consegue retornar ao mercado de trabalho, além de postergar a aposentadoria.
Casamento ? Filhos ? Tô fora !
Ter filhos ganhando menos de 50 k por mês é uma desgraça, tanto para os pais quanto para os filhos. Se for terem filhos, tenham condições de dar uma alta qualidade de vida para toda sua família.
Essa é uma questão abordada no vídeo. Os pais de antigamente tinham outro pensamento. Não se fazia filhos pensando em qualidade de vida. Levavam em conta apenas a sobrevivência, mão-de-obra barata, peças de reposição e, quando possível, alguma lucratividade.
Valor exagerado. Mentalidade de Alphaville.
@@g_br exagerado? Não, uma coisa é viver, a outra é sobreviver.
@@angelico1 exatamente, porém no comentário a minha intenção foi expor o meu ponto de vista.
@@angelico1Sim,e a vida era bem mais difícil naquela época, ainda bem que as coisas mudam.
Quase tive um orgasmo (ironia). Mas estou procurando esse conteúdo a algum tempo e não vejo nenhum produtor de conteúdo tocando no assunto. Meu interesse é na abordagem geopolítica internacional do BRICS entorno da abordagem aos movimentos identitários. Muito grato pelo conteúdo, me ajudou ter um esboço longitudinal do processo para a partir daí fazer leituras mais direcionadas.
Fico feliz em saber.
pesquisem sobre o experimento UNIVERSO 25 ( mouse utopia): parece que os humanos não são tão diferentes de outros mamiferos....
Cara é espetacular esta pesquisa, o estudo mostra o surgimento da Homoafetividade como algo natural que a própria natureza cria numa tentativa desesperada de preservar a espécie, e não como muitos conservadores cristãos afirmam. Vejamos, com guerras e mais guerras por conta de recursos, o número de homens cai drasticamente, sobrando mais mulheres pra pouquíssimos homens, estes homens acabam disputando de forma animalesca o máximo de mulheres a fim de proliferar o seu gene, o que gera machos rejeitados por uma parcela enorme das fêmeas (por não serem capazes de fornecer proteção e recursos pra suprir essas fêmeas) sendo assim, a natureza desperta no DNA de uma parcela bem reduzida desses machos rejeitados um potencial de desejo por um outro macho, estes machos vão em algum momento cruzar com a minoria das fêmeas que “sobraram”, isto é, que não foram escolhidas pelos alfas, o que aumenta a probabilidade destes gerarem descendentes homoafetivos, gerando um equilíbrio, pois se assim não fosse, os machos rejeitados tendem a ficaram mais irritados com os alfas querendo os assassinar e tomar as suas fêmeas valorizadas, o que geraria uma nova guerra interna, portanto, se um povo externo que esteve muito tempo sem guerra invadir, já era pra esse pequeno grupo
A regressão demográfica não é só má notícia. Também é boa.
Caso encontremos saída para o colapso populacional, de nada servirá se a população global não conscientizar-se da urgente necessidade de conter as mudanças climáticas❕
🙏
como se o ser humano pudesse conter qualquer coisa
O ser humano não influencia no clim4 do pl4net4.
kkkkkkkk
@@g_brquem sabe mesmo é tu, o calor infernal que tem havido aqui na minha cidade é apenas coincidência. Todos os cientistas estão errados
O declínio populacional é a solução, não o problema
kkkkkkkkkkk
Gostei da piada
Antinatalismo!!!!
@@Mania_unoquer uma passagem só de ida pra índia?
Amo este canal!!!
Amo vocês ☺️
Quem chora o colapso populacional são os ricos improdutivos ou de baixa produtividade . É só lembrar que países como Canadá e Austrália vivem muito bem com um quinto, um décimo da população do Brasil. Mas aqui estão mal acostumados com a mão de obra extremamente barata.
É que aqui não tem metade da tecnologia desses países e o Brasil ainda é muito dependente da exportação de commodities, trabalho manual e pesado, então, inevitavelmente, todos irão se lascar, pois não há tecnologia para repor a perda da mão de obra barata
@marechalrotterdeyerakia9434 Veja por outro lado, isto vai gerar uma crise, que vai forçar nossas elites a abaixar os impostos e burocracia para que tenhamos esta tecnologia. Ou... Quem sabe não cedam e o Brasil finalmente seja invadido recolonizado novamente por alguma outra potência que nos dará esta carga tributária baixa, se é que queiram edificar algo aqui. De qualquer forma o povo ganha. O povo está chegando em um ponto que já perdeu tanto que daqui pra frente só terá os grilhões para perder.
Países ricos se saem melhor, pois já enriqueceram e sua população já goza de boa qualidade de vida. Eu fica me perguntando como o Brasil vai fazer pra sustentar um monte de idosos e com arrecadação em queda.
Concordo. O Brasil não trabalhou para enriquecer, por isso não precisava ter esse tanto de população que enfrenta e continuará enfrentando problemas sociais crônicos.
@edneydenis7856 sim, provavelmente o governo vai jogar a idade de aposentadoria pra mais idade, principalmente do funcionalismo público, que é o que recebe maiores aposentadorias.
O planeta agradece...
Custo de vida e novos valores da sociedade, aliado à profunda transformação da mulher, estão derrubando o número de filhos. Ter filhos, até a metade desse século, será cada vez mais raro, Japão e Coreia de Sul são os melhores exemplos. Excelente vídeo 👏👏👏👏👏
Gostei muito!
Parabéns pelo trabalho.
Obrigado pelo elogio
Parabéns pelo vídeo! Penso que se os países promoverem políticas públicas com o intuito de diminuir o custo de vida, a taxa de fertilidade provavelmente aumentará.
🎯
Então por que os ricos não tem filhos? O problema também é cultural
tem que extinguir muito imposto e burocracia , e isso governo nenhum quer , governo não retrocede em poder sobre a populaçao
Meu sonho verdadeiro seria existir como um dos últimos humanos nesse planeta ! Invejo a densidade populacional do mundo pré histórico, do Brasil indígena, e dos filmes apocalípticos ! 😅😅😅🌎🔥
Colapso não, solução!
Solução pra quê?
Gostei dessa piada
@@T_Machale exatamente
Quando o canal não está falando da Ucrânia, ele é perfeito! Parabéns pelo vídeo 👏👏👏
Qual é o problema da Ucrânia? O dono do canal é polonês e ninguém por lá está interessado em uma nova fronteira com a Rússia além de Kaliningrado.
O canal é perfeito quando fala em Ucrânia.
ESSE VÍDEO É EXCELENTE PARA O RENATO IMPERA FAZER UM REACT
Quem sabe marcando o @ chega até ele.
Que documentário bom, parabéns pelo conteúdo.
Obrigado 👍
Os níveis de crescimento populacional, como ocorreram nas últimas décadas, e tudo que vem atrelado a isso é incompatível com a capacidade de manutenção dos ecossistemas, é só algar em volta, nós já entramos em uma novo período de extinção em massa de espécies . A redução da taxa de natalidade humana não é só uma questão econômica, mas de bom senso. A final, mesmo que a população reduza nas próximas décadas a uma média de 60%, ainda seremos bilhões.
Mais um ecoterrorista, o ser humano ocupa 10% da superfície terrestre, SOMOS PARTE DESSE ECOSSISTEMA, HOJE EXISTEM MILHARES DE ESPÉCIES DE ANIMAIS SE ADAPTANDO A NESSES NOVOS AMBIENTES.
Bilhões de idosos
Gosto muito do conteúdo desse canal. Parabéns professor.
Muito obrigado
Querem que o ser humano reproduza , porém formetam um acúmulo populacional em cidades superlotadas e com o mercado oferecendo imóveis cada vez menores, quem em sã consciência vai querer ter mais de um filho morando em um AP de 40 metros? Sem contar o risco de ter um filho nesse mundo completamente degenerado.
E ainda tem a mundiça dizendo que não sei o que de não sei que lá, que baixa natalidade é ruim!
Se alguém vier querendo um aumento populacional, dá uma passagem só de ida pra india, pra essas pessoas, e elas vão ver
Qualidade excelente como sempre, parabéns !
É preciso zerar completamente os impostos em tudo relacionado a cuidados das crianças, desde fraldas a roupas, higiene, etc... reduções graduais de impostos para cada novo filho obtido pelo casal em vez de assistencialismos, desburocratização e claro... uma dessecularização que só tem gerado mal no ocidente.
Filhos pra quê? Acorde.
@@Homem_atento Te pergunto o contrário... porque não ter filhos?
@@denidanidoo Colocar nesse planeta ? Que mundo você vive ?
@@Homem_atento Se bem entendo o seu argumento, não devemos ter filhos porque no mundo/planeta maldoso e caótico em que vivemos isso seria uma crueldade para com a criança é isso?
@@denidanidoo É o óbvio.
Excelente trabalho.
Obrigado 👍
Na verdade a população mundial deveria ser bem menor, para termos saúde plena com florestas equilíbrio ecológico ar e água puros. alimentos orgânicos (e não o chamado fitossanitário(22m22s), que na verdade são os venenos estão na nossa mesa😢😢) etc
Pois é , nisso ninguém fala. O valor de 8 bilhões de candangos ainda sim é um número suficiente para destruir o planeta e causar a morte de ecossistemas inteiros como vem acontecendo ao longo do tempo. Controle de natalidade é o caminho correto para uma sociedade mais sustentável e menos degradante ao meio ambiente. Não tenha filhos !!!
th-cam.com/video/yFpxc_svs2Q/w-d-xo.htmlsi=C6GX0F0Eqg5fkjdK
vixe. entao africanos sao inimigos do meio ambiente kk
assim pensam os maçons
Penso da mesma maneira. Imagina uma que algumas nações em duas décadas e alguns anos como por exemplo a Nigéria, Etiópia, Egito, Paquistão, Bangla
Desh, ilha de Java, Ilha de Bornéu, Filipinas dentre outros. Não tem Capitalismo que continue superexplorado, predatório e exaurido que mantenha este grande número de consumidores.
Acredito que ainda seja cedo para nos preocuparmos com isso, no maximo alguns paises europeus tem que fazer politica de fertilidade mais ate 2080 onde esta para acontecer o pico temos tempo, e no final e bom ter menos gente, a qualidade de vida melhora.
Sensacional
Aula espetacular.
Obrigado 😃
Esse vídeo está muito bom ❤
Maior orgulho d ser inscrito neste canal, aqui aprende a dialogar com as pessoas ao meu redor e assim propragar as ideias d q o q realmente importar sao os indivíduos.
Sitacao: a menor minoria é o individuo, ( n lembro o nome fa pensadora q formulou essa frase).
Ayn Rand ☺️
Sobre Israel: as taxas reportadas no vídeo levam em conta também as populações palestinas da Cisjordânia e Faixa de Gaza?
Não
As pessoas precisam de third places, lugares para saírem e interagir tbm
Se o Thanos tivesse visto esse vídeo ele teria desistido de apagar metade da vida na terra
Elon Musk ta preocupado(falou que a humanidade pode acabar)
parabens excelente video
Obrigado 👍
Isso tmb pode fazer o numeros de paises diminuir?
Rumo ao abismo guerreiros
Você não mencionou o desenvolvimento de possíveis novas tecnologias como o "Útero Artificial" para casais Homoafetivos ou homens solteiros! É claro que o valor desse tipo de procedimento teria que ser muito barato, mas com grande investimento em pesquisa e produção industrial seria possível ter um bilhão de úteros artificiais gerando humaninhos!
Aí o problema seria quem vai cuidar de tantas crianças!
As estatísticas seriam filhos por indivíduo (Homem ou Mulher).
Duvido que essa tecnologia aconteça nesse século
Um país faz dívida para ser paga pela próxima geração,esperando que a população aumente e assim diminua a carga tributária individual na hora de rachar a conta... Porém com o decréscimo populacional fica cada vez mais caro para os novos indivíduos a bancarem a dívida, levando os Jovens do sexo masculino a abandonarem seus países de origem buscando melhores condições e por fim a população envelhecida consumindo recursos acabam falindo o País... Não existe solução fácil, talvez aumentar os impostos ainda mais e dar isenção considerável apartir do segundo filho, ou seja os solteiros inclusive as mimimistas pagariam o imposto cheio.
A turminha colorida da canhota não reproduz
Falou o reprodutor 😂
Sentiu né?
Pois é, a fábrica de mão de obra escrava ou barata está fechando!!
Vai lá e faça uns quinze filhos pra compensar
Nem os héteros querem ter filhos cara kkkkk tem crente que nunca teve filhos também. 😂
Máquinas substituirão humanos totalmente
Tenho as minhas dúvidas.
Mas e o crescimento no mundo muçulmano?
Paises muçulmanos hoje em dia tem no máximo 2 filhos
Existem poucos lugares no mundo que ainda possuem taxa razoável de natalidade, os muçulmanos estão caindo também, só Israel mantém taxa alta
O crescimento deles é ilusório, já que tem taxas de natalidade praticamente no limiar. Só aparenta crescer porque os outros povos praticamente tão tudo abaixo do limiar
@@br556-ls3xl norte africanos mandaram abraços
@@brasileiroloko5375 israel temtaxas muito mais baixar que a africa ocidental(seu nivel de desinformacao e tamanha que nem vou falar sobre os mulçumanos e seu crescimento astronomico)
No senso dos anos 2030 a população do Brasil já estará começando a cair...
Aqui ta parecendo o twitter de tanta gente falando besteira
Antigamente o povo viviaem uma epoca muito mais miserável, e mesmo assim tinham muitos filhos, o negócio é que quando vc consegue dar uma vida melhor pra sua família, todos o seus descendentes tem acesso a informação, a estudos e cuidados com a saúde, isso aconteceu pq a classe media chegou pra mais pessoas, pois aqui onde Moro Heliópolis, é comum ver meninas de 15 anos com bebes no colo, mulheres de 20 com um filho na barra da calça, e outro bebe nos braços, pra resolver essa crise demográfica, nós precisamos dar um passaporte pra gorotada dos bailes funks, eles vão sair mundo a fora engravidando o planeta todo 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂,
A humanidade é a única espécie capaz de organizar sua demografia, a inteligência humana geral é futilizada por esse estudo, a demografia dos seguimentos mais abastados não está sendo analisada, pode fornecer informações relevantes para o sucesso geral. Sou potencialmente otimista com tudo.
oque pode acontecer é a parte desenvolvida da humanidade desaparecer , restando apenas populaçoes e sistemas semelhantes ao feudalismo onde, populaçoes serão mantidas analfabetas e subservientes a dinastias , assim como era a séculos atrás .
sempre excelente!
Obrigado 😃
Até hoje eu não entendi qual o problema da população diminuir , especialmente se isso for acontecer no mundo todo , nós não vamos simplesmente desaparecer só por causa disso ...
Por que muita das infraestruturas que existe, é graças a pessoas trabalhando para mantê-las, logo se tem menos pessoas nascendo, menos pessoas para manter o padrão de vida, de pessoas que acham que o mundo seria melhor com menos pessoas no mundo.😅👍
@@vitorfernandes3648 Mão de obra barata, semi-escrava, você quis dizer, para sustentar, como sempre, os privilégios de 2%, a elite. Mas agora podemos robotizar a produção, serviços e tb parte da inteligência (I.A.).
Sistema econômico capitalista depende de um exército industrial de reserva, depende de uma força produtiva em permanente renovação.
O mundo como conhecemos não funciona com uma demografia não abaixo, muita coisa que a gente conhece vai mudar.
Seja no mercado de trabalho, no consumo e nas pensões sociais a aposentados.
Oh ...
Entendi ...
É , faz sentido , embora eu não saiba o que achar sobre isso , a queda na natalidade é uma coisa natural e provavelmente inevitável , eu mesmo não tenho a intenção de contribuir para aumentar ela , enfim , acho que será apenas mais uma mudança na história humana , por mais que seja uma mudança grande , nós vamos sobreviver a isso ...
@@MuzanKibutsuji777Veja oq ocorreu com civilizações do passado que sofreram declínio populacional. As cidades irão diminuir, a produtividade tende a cair com o tempo, menos pessoas pra manter a infraestrutura, menos consumo, menos obras de grande porte, menos arrecadação e cada vez mais recursos pra gastar com saúde e cuidado com idosos. Nossa sociedade como temos hj vai mudar radicalmente pra algo mais simples, visando a sobrevivência.
Até concordo parcialmente com você. Agora facilidade pra criar não concordo que isso exista. Você tem filhos?
Sim.
kkkkkk compare ter filhos depois de 1970, com ter filho antes disso e perceba que hoje, sobreviver e criar pessoas está muito mais fácil
A diminuição da população mundial é um alívio para o planeta, as pessoas de todo o mundo deveriam se reproduzir lentamente e com cuidado, pra ter comp cuidar dos catarrentos e não ficar com superpopulação, sou afavor do controle de natalidade...
Agora é só esperar as críticas
Gosto deste canal já vi a versão arabe a em inglês em russo. DEUS CUIDE DAS PESSOAS. Amém
*Quanto menos pessoas, Menos idiotas*
:Adam Based
Os únicos povos que vão sobreviver serão os mulcumanos e os africanos que ainda possuem uma culturamuito conservadora e religiosa.
mas a mentalidade desses povos ainda é a mesma de 600 anos passados : povos feudais de baixo desenvolvimento e sucetiveis a serem comandados por dinastias . Oque poderia retroceder em todos os avanços que a humanidade pode ter alcançado .
Brasil deveria ter 100 milhões de habitantes isso sim😍
100 milhões de escravos
Pelo tamanho do Brasil 216 milhões é bem pouco ainda. Isso tem num estado chinês. Problema do Brasil é que usa pouco território maioria vive perto do mar cerca de 200 km perto. Tem muita terra vazia aqui.
@davi_gam3s15 mas tem que abaixar mesmo assim
se expulsar os portugueses,italianos,alemaes,poloneses e angolanos o Brasil teria só 90 milhoes de habitantes(maravilha)
@@davi_gam3s15 obvio. o resto é seco/quente
Tecnogia, mais estudo e mulheres trabalhando; receita para a baixa natalidade 😅
Bom já tem humanos demais no planeta
Realmente a campanha anti concepcional foi uma de maior sucesso na história, junto com a campanha anti tabagismo no Brasil.
Olha só você, um fruto e repetidor dessa campanha até quando a mesma se provou mentirosa.
@@sportm1lgrau550E ele acha bonito ainda
A verticalização das construções e o melhor aproveitamento dos espaços urbanos.
Gente da onde esse cara tirou milho sendo cultivado na China?
Eu até diminui a velocidade do audio para ver se estava ouvindo certo
milho tem em todos os lugares do mundo , a China produz apenas o suficiente para demanda interna , precisando importar de países africanos e do Bostil
Senti falta de falar da América Latina e oceania
Eu também senti falta e, por isso, fiz uma versão com dados do Brasil. Mas ela está exclusiva para apoiadores do canal.
Pra mim a história fa França é chocante e horrível ao meu ver. De nação filha mais velha da igreja católica, após a revolução francesa, na minha opinião a barbárie foi naturalizada, até a lamentável atualidade, do presidente Macrony, tornar a barbárie contra a vida, constitucional. Mas é muito notório, que os países europeus, principalmente os secularizados da " união européia", que abandonaram o cristianismo e sua fertilidade, agora recebem aos montes pessoas da África e oriente médio, de maioria muçulmana, que naturalmente formam famílias e tem filhos.
O avanço do capitalismo tornou-se impossível a vida😂😂😂 quem diria,
Tá acontecendo o mesmo nos países soças
Que Deus proteja nosso futuro é as próximas gerações 🙏🏽
Que Deus?
Que a ciencia também nos proteja
@@Hentks665 moça, por que ao invés de você está criticando a religião dos outros, por que você não vai cuidar da sua vida?
@@Mania_uno Deus e a ciência pode caminhar lado a lado, mas que ambas nos proteja.
O ser humano do futuro será bem moreno e terá olhinhos puxados.
Vai tudo vira índio kkkk
Igual no Sudão.
Sério, lá é tudo assim.
serão morenos dos dentes amarelos , de fala árabe , religião islâmica e mentalidade feudalista
Entendi
EExcelExcelente
O dia que a humanidade deixar essa terra, o planeta irá agradecer muito.
Dirá: Lugar de inquilino destruidor é em Marte, já vai é tarde!
Cala essa boca não fala bobagem
Porque você não se vai já que acha que a humanidade é um peso na terra? E você é um humano
Assino embaixo. Faço suas, as minhas palavras.
Ou o ser humano evoluirá e obliterará o sistema capitalista
Rlxa que nóis tamo indo pra lá também KKKKKKKKK
As pessoas não tem filhos porque são EGOÍSTAS. Inventam inúmeras desculpas: falta de tempo, falta de dinheiro etc, no fundo tudo se resume ao egoísmo. Não querem abrir mão do seu tempo, não querem abrir mão dos pequenos luxos etc. O ser humano está cada vez mais egoísta e rumo a extinção.
Sempre tem um, também vejo o argumento contrário: "as pessoas que têm filhos são egoístas". Sempre há o rei da moral
E tem o contrário, o famoso "ter filhos pra eles cuidarem de mim quando eu ficar velho"...
Sério, se alguém não quer filhos, FDS, que não tenha, não é egoísmo, é que ninguém está afim de tentar criar uma vida custosa em um mundo que o jantar custa o almoço
Nao. E irreversivel.
resumindo. a fertilidade cai nos mesmos níveis que o feminismo aumenta.
pqp
Por qual motivo até países islâmicos que não há muito feminismo a natalidade tá baixa?
@@Matheus-i1j3s informação barateada, melhor condição de vida se comparada a 100 anos atrás, globalização e a hipergamia natural da mulher
@Matheus-i1j3s você quem pensa que não tem. O feminismo é praticado pelos homens também a partir do momento em que endeusam a mulher.
a insegurança alimentar é um fator importante
Esqueceu de falar no vídeo só do motivo real: feminismo.
Tudo é feminismo agora?
Viva o capitalismo
A culpa não é exatamente do capitalismo, é da revolução industrial 👍
Toda sistema sócio-econômico depende do crescimento exponencial de sua população e geração de riqueza, e esse problema está ocorrendo inclusive em países ditos socialistas
o capitalismo salvou a humanidade da previsão maotusiana
Isso é mais cultural do que econômico
Isso de estimular crec8mento populacional esta parecendo pauta religiosa fundamentalista. "Crecei e multiplicaivos até encher a terra" Acorda nané, a terra ja está cheia.😂
Completando... Multiplicai-vos... Quando faltar água e comida... matai- vos😢😢
a preoculpaçao dos governantes é ficar sem exércitos e escravos e serem invadidos por outros governantes que ainda tiverem esses 2 .
Vocês são muito inocentes, não sabem como o mundo funciona, até tenho pena
Você tem essa impressão porque vive em grandes cidades, mas se reparar tem lugares que tem espaço mas o pessoal só quer saber de viver em grandes cidades (Paris, Londres, Berlim, etc).
@LeonLT30 justamente esses grandes espaços poderiam ser reservados para agricultura e pecuária orgânicas e manutenção de florestas e rios etc
Solução: so quem tiver 2 filhos vai ter aposentadoria 🤗
Com o dinheiro que ia gastar com dois faz uma aposentadoria privada 🤗
@Thami-r2r proíbe, isso é o bom do leviatã 🤗
@leonardolourencolisboa proíbe nada, cada um por si
@leonardolourencolisboa Ainda é bem capaz que pessoas só fiquem sem a aposentadoria mesmo, afinal de contas, hoje rende tão mal que praticamente nem existe rendimento real. E daqui a 20 anos, se a inflação continuar no ritmo atual, você ainda vai ter que continuar trabalhando mesmo que esteja aposentado e tenha dois filhos.
Isso sem falar do custo associado a ter dois filhos, que cá entre nós, não é barato KKKKKKKKJ
@@caduhidalgo4996 tudo verdade que vc disse esse povo vivem em Narnia, mundo da Disney 😂😂😂
Quando vídeo começa e cita que estamos aqui há 200.000 anos e que por volta de 8000 AC haviam 5 milhões de humanos e a escritas foi desenvolvida a 3.500 AC eu desisti do vídeo devido a tantas informações errôneas e sem provas .
mas o que esta errado?
Sempre haverá pessoas com algum valor moral para constituir uma família tradicional com pelo menos 2 filhos, o que já é suficiente para se evitar a extinção
Na verdade não, a medida que a variação genética fica cada vez menor começa a surgir mais problemas genéticos a medida q um determinado genoma com características menores de fertilidade mais são replicados e consequentemente desgastado criando condições pra uma infertilidade ainda mais grave
@@br556-ls3xl Os genes de infertilidade possuem pouca ou nenhuma influência na crise demográfica, pois a mesma está muito mais atrelada a escolhas individuais que não são repassados por genérica, e para chegar ao ponto de termos problemas genéticos por cruzamento entre graus próximos de parentesco nós teríamos que ter poucos milhões de pessoas na terra, e esse é um cenário muito distante até mesmo para as previsões mais pessimistas.
@Marmelote eu digo quando os genes começam a se misturar com outros semelhantes, é tipo quando parentes começam a se reproduzir entre si, em algum momento começa a haver uma rápida deterioração da genética e mais propenso a erros no genoma
Sensacionalismo barato
@@br556-ls3xl Para que algo como isso acontecesse a população deverá ser bem menor do que é hoje, com poucos milhões de indivíduos no mundo, e isso está muito longe de acontecer mesmo para os cenários mais pessimistas, mesmo com metade da população que temos hoje, a diversidade genética ainda seria suficiente para evitar esse tipo de problema.
O problema do Brasil se chama políticos, somos um dos maiores orçamento de gasto lara político do mundo se não formos o maior, e a quantidade de impostos e taxas, estamos fudidos com esses caras
"Quero aproveitar a minha vida antes de ter filhos" é uma das piores ideias já difundidas no mundo.
Pois é. Ensinaram os seres humanos a viverem como bichos viciados em prazer e não com foco em construir e manter um legado genético, financeiro e cultural, como seres racionais de fato.
@@Insider33-kl6iqquem tem foco extremo em reprodução são animais, é exatamente por sermos racionais que podemos escolher não ter filhos
Família pra que?
Bitcoin resolve isso.
Como?
O problema não é a queda populacional dos paises ricos. O problema é a expansão populacional dos paises pobres.
Até que, algum dia, a população desses países também começa a crescer menos (o que já está ocorrendo).
Que tampouco é um problema, todo país antes de se tornar desenvolvido teve uma explosão populacional.
Alguns locais como a África simplesmente há espaço e recursos para mais seres humanos, o problema é a gestão.
Acorda cara, não estamos no século XX. Hoje somente a África ainda mantém um crescimento populacional significativo, mas até lá a fertilidade cai drasticamente. No resto mundo ou tá em declínio ou tá crescendo muito pouco.
😂
Isso que deu inserir a mulher no mercado de trabalho, mulher tem que ficar em casa e cuidar da família.
Éééhhh.... Nós deveríamos inclusive deixar os nossos carros e a luz elétrica, andar a pé, plantar e caçar a nossa própria comida e dormir em cavernas para ficarmos mais fortes, atléticos e saudáveis também...
@@angelico1Pensamento de conservador aí. Acorda, conservador! Aceite a realidade que dói menos! Feminismo, cultura woke, comunismo liberal e relacionamento homoafetivo acabou com tudo. Isso no que dar deixar mulheres votarem.
Obrigado por nós iluminar com seus grandes conhecimentos, caro amigo Neandertal. 😂
@@JorgeLinekos neandertais não eram tão burros quanto esse cara
@@JorgeLinekisso é uma ofensa aos neandertais
É um grande filtro, galera woke vai perecer humanos mais fortes ficarão
O que garante que você também não irá? Todos iremos, o fim é inevitável, Abrace o caos!
@Misantr0pia vc entendeu
@@brasileiroloko5375 o fim é inevitável, você acha que é imortal, tampinha...
Olhe só, não sobrevive quem é o mais forte, sobrevive quem é o mais apto... Os neandertais eram realmente mais fortes que nós, mas toda a força deles tinha um preço, e então se extinguiram... Já nós, heh, eramos um pouco diferentes, tirando essa parte antropológica...
Os tais "wokes" fazem parte do mesmo grupo que nós, então por que eles iriam perecer? Claro, depende do que você está falando, o sentido original de woke era outro, mas a quem você está se referindo que irá perecer? O que eles irão fazer de diferente pra perecer?
Só esqueceu de falar do feminismo
UM MUNDO SEM DEUS, SEM SENTIDO NENHUM
Se conseguirem inventar robôs de relacionamento, a humanidade acaba
A taxa de natalidade está caindo porque o ser humano está cada vez mais individualizado.
"Ah, filho está muito caro" aí você olha a vida das pessoas: Estádios lotados, bares lotados, roupas caras, carros caros, consumismo exagerado, etc...
Todo mundo hoje em dia só pensam neles mesmos. A sociedade de hoje coloca muita ênfase em conquistas pessoais e experiências, o que acaba afastando as pessoas da ideia de responsabilidades maiores, como formar uma família.
Também vale ressaltar que a diminuição populacional ocorre mais em países progressista, justamente a Europa e as américas. Na asia e na África, não houve umq queda tão drástica devido a tradição e cultura. O progressismo não conseguiu colocar suas patas.
Como misantropo, o fim da humanidade é um gozo
Obrigado por compartilhar.
Do jeito que anda, daqui há 30 anos, teremos como única religião o Islã.
Acho ótimo a redução da população mundial! Menos lixo, menos poluição, menos pobreza, menos imbecís no mundo. 🙌
assim pensam os iluministas maçons
Menos comida, menos organização social, menos infraestrutura, menos qualidade de vida, mais impostos etcetc mundo perfeito 😍