Que diferença de análise! Na do "Sidão dos Games" o cara meteu pau no jogo, apontando so defeitos, desamimando a experimentar o jogo. Já a sua mesmo apontando os problemas, ficou mais claro o entendimento com os pros e contras e me deu vontade de joga-lo. Gostei demais! Parabéns pelo canal. Ganhou um inscrito !
Acabei de assistir a "análise" dele. O quadro que ele fez é quase uma cópia de outro: before you buy. Expor um jogo simplesmente por pontos de que não gostou é fácil, e o que muitos TH-camrs games fazem. "Não gostei, pois é monótono." "Não gostei pois o outro é melhor." Está análise traz pontos claros que podem agradar ou não o consumidor, sempre sendo imparcial e entendendo que jogos são experiências diferentes que varia de pessoa para pessoa. Deixei de acompanhar canais que simplesmente querem postar conteúdo antes da hora atrás de views e likes, sem ao menos analisarem a fundo tal experiência.
Comprei o jogo, fiz 20% já e recomendo a qualquer fã de Tomb Raider, não vai atrás de TH-camr que falou mal, o jogo é top praquilo que se propõe e pra quem curte Lara Croft e o estilo da franquia.
Vi a indicação do canal pelo Edu. De cara fui no vídeo do Super Metroid. Que belíssima análise. Idem para Tomb Raider. Gosto de análises técnicas, bem escritas e com mais seriedade. Fiquei fã do canal. Parabéns, pessoal.
Adoro quando vocês também fazem analises de jogos mais famosos ou "grandes", é bem legal conhecer mais dos jogos indies, mas sinto falta das suas analises desses tipos de jogos. Torço para que essa empresa continue fazendo jogos da Lara.
Que soundtrack é esse do final Rsrs nostalgia, redação foda me fez relembrar coisas, tomb raider 1 tem um valor emocional pra mim imensurável, me emocionei com a descrição de algumas partes, MUITO OBRIGADO...
parabens pelo tabalho conteudo completo e bem detalhado ja acompanhando esse canal a cerca de uns 10 meses e vendo todos os videos parabens pelo trabalho e o esforço de voces
Infelizmente, só agora eu pude ter acesso a este jogo, e mesmo sem ter zerado posso afirmar...que jogo espetacular! É impressionante como a comunidade pegou ele pra Cristo (coisa que eu particularmente detesto, duvido se fariam isso se fosse um jogo da Naughty Dog ou da Rockstar) tentando encontrar inúmeros defeitos e alguns até chegaram a dizer que ele foi desenvolvido de qualquer maneira, quem dera se todo jogo fosse "feito de qualquer jeito" como esse Tomb Raider foi! A ambientação, a atmosfera que o jogo cria, achei simplesmente fantástico!
Jogo impecável. Não sou fã dos TR antigos, mas esses 3 últimos, estão na lista dos melhores jogos que já joguei. Mérito pra análise, a melhor que assisti desse jogo, conseguiu ser melhor que a do tio. Um jogo magnífico desse, deveria ter no mínimo umas 100 horas.
Eu particularmente falando acho excelente ter um numero elevado de colecionáveis, isso adiciona na minha opinião mais da identidade de tomb raider. A Lara é uma exploradora, então tem mais é que caçar souvenirs msm rsrsrs.
Nossa man q canal bom man meu deus!esse canal e muito bom Nautilus continue assim man tu vai longe,tu tem um jeito peculiar nos seus vídeos q são muito bons parabens
A galera gosta de idolatrar, o que faz sucesso é o cara que grava ele jogando com os amigos, arrota no vídeo, fala de boca cheia e só fala com os inscritos pra pedir like ou fazer vídeo de "ain desabafo".
E porque ele e ofuscado por outros canais de analise. tipo zangado que tem uma enorme base de fãs que nem procura outras analises, sidão que nem sei como comentar, e outros que ficam sugando teorias de jogos, dando mais de vinte videos do mesmo. E sem falar que o TH-cam brasileiro não recebe tanta atenção quanto dos EUA, obrigando a fazerem videos praticamente todos os dias. E os caras do Nautilus não parecem ser do tipo que gostam de lançar qualquer coisa. Mas falando serio, as analises deles são ótimas, eles jogam todo o jogo antes de fazer o vídeo. deve ser triste pros caras terem que jogar um jogo chato ate o fim pra ver se e bom.( Se não aconteceu, pode acontecer.)
tu tem noção que sua comparação não tem absolutamente nada haver com o caso do Nautilus, não é? como o cara acima disse, o problema do Nautilus não é Fortnite, mas sim com TH-camrs de analise grande que tomam para si todo público.
Mais um inscrito. Nossa amei sua explicação! Muito bem planejada. Você não so criticou e nem so falou bem, deixou bem claro os lados bons e ruins. Adorei !!
Parabéns pela análise!!! Os pontos abordados foram esclarecedores riquíssimos nos detalhes principalmente os PROS x CONTRAS. Tanto que recomecei os jogos anteriores e estou ansioso pra concluí-los pra entrar nessa nova aventura de Tomb Raider. Só um pequeno detalhe!! Continuem com esse ótimo trabalho!!!
Primeiro vídeo que estou vendo seu e fiz questão de me inscrever porque, como fã da franquia há 21 anos, ver que alguém fez um trabalho impecável ao analisar o Shadow é de se admirar. Meus parabéns e continue com essa pegada. Parabéns pela qualidade!
Cara, muito boa a sua análise, principalmente por considerar a parte de exploração como algo positivo, mencionando as características dos primeiros títulos da série, que são os que mais aprecio. Ganhou fácil um inscrito!
Foda demais ver vocês fazendo análises antes do lançamento Estou doido para jogar esse jogo...Apesar de não achar enredo muito bom, estou gostando dessa atual fase da Lara.
Os prós da sua análise é o que eu gostaria/gostei de ouvir :) Sou fã dos primeiros(que continuo jogando) e o Underworld, ainda estava torcendo nariz pra esse reboot :)
0:59 Eu jogo Tomb Raider desde os primeiros e não vejo o reboot de 2013 como "resultado da dificuldade da franquia se manter relevante". A "Trilogia Legend" foi MUITO bem aceita. Pra mim, Legend, Anniversary e Underworld são jogos muito bons e divertidos de jogar, mas todo jogo pede evolução com o tempo e eu gostei muito dessa nova fase iniciada em 2013, que pra mim, tem uma jogabilidade / exploração / evolução viciantes.
Uma das melhores análises q já vi a este jogo. Foi muito interessante saber de todos estes pormenores e acabei até por ter mais curiosidade para explorar esse mundo com a personagem :)
Você destacou bem um aspecto essencial da franquia: o level design que permite que o fato de simplesmente atravessar o cenário, seja desafiante e recompensador. Eu particularmente gostei muito do Reboot de 2013 mas tinha me decepcionado um pouco com Rise. Essa receita de bolo que ele vem seguindo, não me pega tanto mais. Mesmo assim, tendo a chance, irei jogá-lo para ver na prática. Também imaginei que esse seria fácil. Tanto o de 2013 quanto o Rise, joguei no Hard e somente o início dava uma pegada boa. Enfim, vídeo e canal sensacional. Parabéns
Depois dos jogos do batman pra mim essa é outra franquia de respeito,não tenho nada do que reclamar,apesar de ter jogado o primeiro tomb raider 2013 e rise tomb raider,só agora esse ano,por conta de ter conseguido comprar meu primeiro pc esse ano.
essa narraçao è muito boa,descobri esse canal nesse instante no video do metroid pois por incrivel coincidencia eu baixei um emulador de GBA e dei inicio ao metroid fusion isso me fez buscar interesse pela historia do metroid atè achar um video desse canal nossa que coisa doida kkkkkk
Adorei sua análise! Teve alguns youtubers que criticaram o jogo injustamente. Esse novo jogo apenas retomou os clássicos do Tomb Raider, a pedido de muita gente, e ficou legal. Além disso, a maior exploração no jogo cria uma diferença em relação a série Uncharted; antes os dois jogos estavam praticamente iguais! Agora, Tomb raider se tornou o Tomb Raider novamente, dando jus ao nome que carrega, e Uncharted continua com suas características de mais ação pelas quais o consagraram, e desse modo todos ganham com jogos para todos os gostos.
O jogo é sensacional!!! Jogo a franquia desde o primeiro lançamento!! Destaque total para o amadurecimento da história e ambientes absurdamente incríveis!!!
Bela análise! Eu gostei muito do chefe final e o epílogo foi, sem dúvidas, o clímax do jogo. Acredito que poderia haver uma estratégia mais complexa (muitos não iriam gostar) pra derrotá-lo, todavia foi bem gratificante também. O predecessor teve um chefe final, mas eu achei mais como representativo, pois não ensejou grande dificuldade ou algo que diferenciasse dos demais inimigos. Pareceu-me mais como um subchefe, porém simbólico. Isso a meu ver também não atrapalhou absolutamente nada a experiência do jogo Rise of the Tomb Raider. Assim como esse meu apontamento não destoa da sua análise, pelo contrário, já que se trata de um argumento subjetivo. #### Spoiler Aquela música, cenário, pegada ritualísica com divindade envolvida e a transformação tanto do Dominguez quanto da Lara foram espetaculares!! Eu fiquei muito impressionado com tudo aquilo! E o final!!! Ahhhhhh pqp! Que final meu chapa! Até hoje me emociono só de me lembrar! A história demorou um pouco pra eu engrenar (porque não tinha entendido completamente), mas depois que comprei, mergulhei nela como se estivesse no jogo. Vou jogar novamente o modo história pra apreciar cada detalhe e quiçá, completar 100% de novo hehe
Muito bom ver essa analise, tava meio descrente com tomb raider desde o ultimo que achei meio fraco e curto, nem tava pensando em comprar mas agora fiquei na duvida, kkk.
Ótimo trabalho, mais uma vez. Não Me canso de dizer que vcs sempre fazem vídeos ótimos, cheio de informações úteis e análises completas. Mas pq não fazem análise do GOW, Destroid ou Spider? Abraço e continuem com o ótimo trabalho
Na minha opinião, a única coisa que não concordei com a análise foi a skill tree, pois partindo da história em si, pressupõe-se que a Lara uma hora ou outra iria adquirir todas aquelas perícias, ou seja, todas as habilidades da árvore fariam parte do arsenal mental e físico dela. Gostei muito da Análise, parabéns Nautilus!!!
Gosto muito do Reboot e independente das críticas irei jogar esse . Adquiri uma "síndrome de Tomé" ultimamente , preciso experimentar mesmo que demore um pouco .
Acho esse game incrível, sem dúvida um dos melhores jogos que tive a oportunidade de jogar... Primeira vez meu pc era bem ruim e mesmo assim p game era lindo, agora estou zerando ele novamente em live e, meu Deus que game top e lindo!
Conheci o canal a pouco dias mas já assisti vários vídeos!!! Apaixonei pelo estilo dos vídeos e já me inscrevi. Poderia sugerir uma análise? Tem um jogo índie chamado "Pode", ele é lindo visualmente e eu amaria ver uma análise dele. Vlw
Ia fazer uma piadinha sobre os recentes eventos aqui do canal, mas pra não ser mal compreendido, vou só dizer que mais uma vez, o vídeo ficou incrível.
Excelente análise. Estou jogando este jogo, muito bom. Por favor, me tira uma dúvida: Se a cidade de Paititi foi habitada por volta dos anos de 1600, como vemos em documentos que ela mesmo encontra, e hoje esta cidade é desabilitada, então a Lara volta ao passado???
Nautilus, acho sensacional a forma como vocês fazem as análises, mas críticas também são bem vindas. As análises de vocês são incrivelmente positivas, até para jogos terríveis como Sea of Theaves e agora Tomb Raider, que no mundo inteiro está com notas terríveis e criticando o jogo.
Fala andrei! Eu tenho que discordar sobre o "incrivelmente positivas". Considero minha análise do Shadow bem sóbria, apontando problemas sérios do jogo, mas que são compensados pela qualidades e mudanças positivas do último da trilogia. Como todas nossas análises, tentamos mostrar os prós e contras do jogo. E eu definitivamente não diria que um jogo com a média 81 no OpenCritic está com "notas terríveis no mundo inteiro". Link: opencritic.com/game/6015/shadow-of-the-tomb-raider Nós não nos importamos muito com o senso comum. A ideia dos nossos vídeos é passar nossa visão da nossa experiência, seja ela positiva ou negativa, independente de seguir o consenso geral ou não. Sim, isso resulta em conteúdo, no geral, menos negativo, mas isso é consequência da gente cobrir e focar em jogos que geralmente já são do nosso interesse posterior. E sim, existem análises mais negativas e onde não recomendamos o jogo, uma recente, inclusive: th-cam.com/video/JP9v-v9XcwE/w-d-xo.html (We Happy Few) Enfim, que bom que curte a forma que fazemos as análises.
Obrigado pelo retorno, sobre o 81 no open critic, realmente não está tão ruim como 77 no Meta do PS4 (com mais análises). concordo que há críticas, mas também acredito que elas são sempre suavizadas em detrimento as qualidades. Vi isso no Sea of Theaves que é terrível e pela análise de vocês parecia ser um bom jogo.
Ter muita coisa para catar e não quer é só passar reto feito eu fiz, mas para quem gosta está lá. Melhor ter mais do que faltar, agradando mais pessoas. O boss final teve haver com a história mas foi bem fraquinho mesmo, poderia ter sido apenas uma cena curta. Análise muito boa do game.
Cata q super análise amei dms diferente de outras bem antiprofissionais e com emoção opinião vc apontou as coisas ruins e deu pra entender tipo vc n meteu pau no game vc apontou os erros
Maravilha de game e maravilha de vídeo! Tínhamos expectativa que as animações de movimento da Lara fossem ficar melhores nessa versão mas ainda parecem sem mt impacto. Uma pena!
Já vi que a crítica do jogo é a falta de ação pq imagino que estão esperando o jogo ser um Uncharted de concorrência. É justamente isso que me desagrada nos dois primeiros: foco em combate. A sorte (ou competência) é que eles pegaram muitos elementos de metroidvania, o que deixou o jogo muito agradável e com cara própria. Mas ainda sentia muita saudade de exploração. As tumbas são meio... sem graça, são poucas e são curtas. Fica difícil defender já que o jogo se chama TOMB RAIDER né. Se o jogo deu uma guinada pra exploração, fico feliz. Vou comprar, mas esperar promo. Valeu a análise, galera!
Eu já gosto de jogos mais assim calmo do que só tiroteio, os jogos de hoje em dia é só isso tiroteio e ação, os jogos perderam a essência da história e vontade de jogar mesmo
Exatamente, essa comparação e espera do TR ser um uncharted da vida acabou se mostrando prejudicial exatamente nesse foco em exploração. Sinceramente espero que o TR continue assim, cada vez mais voando solo.
Qualé! os dois primeiros não eram só combate. Eles intercalavam muito bem os tiroteiros com a exploração de tumbas e outros segredos. Não tinham absolutamente nada a ver com Uncharted. Se a análise aí tiver correta. tirar 70% da ação desse game é praticamente transformá-lo em um simulador de caminhadas.
O legal é que críticam a IA neste jogo mais em uncharted que tem mais foco na ação e a IA é fraquíssima, tá tudo ok, é muita seletividade, não existe critérios objetivos em análises, isso sempre dá espaço a tendenciosidade.
Bom vamos lá! Primeiro gostaria de enfatizar algumas coisas: Quando troquei meu ps3 por um ps4 eu tinha um headset no ps3 (wireless top de linha). Os jogos do ps4 valiam "um rim" aí troquei pelo primeiro tomb raider a versão: "Definitive Edition" pois não tinha jogado ela no ps3. Voilá, meu primeiro jogo de ps4, gráficos animais, o cabelo da lara tinha movimento :) a história era animal, principalmente quem acompanhou a franquia desde o começo do saudoso ps1( Tenho os 3 jogos originais midia preta do ps1, sou um fã de carteirinha da Lara :0 ). A Eidos Interactive ( Agora Square Enix) tinha feito uma versão de reboot que fez bonito ao 1º Tomb, reviveu a série com mérito. Eu um simples mortal com ps4 esperava como louco a continuação que não saiu de início para minha plataforma, (costuras comerciais, pontos para a microsoft que na época "miava" com lançamentos de jogos exclusivos para o ps4. Esperei e joguei o "Rise of Tomb Raider" Muiras horas, muitos troféus e um campanha extensiva, adorei: subiu o nível para perto do ápice. Esperei o lançamento do Shadow, comprei e fui jogar com fervor. Aí meus caros amigos, nas primeiras horas de jogo me senti traído! Faço das suas palavras as minhas meu caro @Nautilus, este jogo me decepcionou de tal maneira que irei desinstalar ( sem terminar) pois na minha vida adulta rs meu tempo vale ouro e preciso saber como investi-lo e definitivamente não será com o Shadow of Tomb Raider, encerro aqui com tristeza, tinha tudo para fechcar com chave de ouro a trilogia, mas o que me vem a mente neste momento é a frase: "Me parece que foi feito nas coxas! Gde abraço e sua análise é impecável.
Adoro as análises desse canal! Procuro várias opiniões antes de comprar um jogo, somente para otimizar o uso do meu escasso dinheirinho, kkk. Com esse game eu concluí que vou jogar um dia, talvez ano que vem, ou no próximo. Atualmente, na minha avaliação, não tá valendo 249 reais. Obrigado.
Platinei este jogo ontem, como jogador veterano de tomb raider, joguei todos, até o chronicles e o angel of darkness que são os piores de toda a franquia. Da primeira vez eu achei chato demais, quando você está jogando pela primeira vez o jogo, você demora DEMAIS conversando com os NPCs e procurando segredos, principalmente em Paititi. Como eu xinguei este jogo da primeira vez que joguei: "Isso não é tomb raider, comprei um jogo aventuresco, não para me dar sono". Acho que da primeira vez que cheguei em Paititi, eu fiquei umas 4-5 horas nela, sem ação ALGUMA. Sem aventura NENHUMA. Só andando pela cidade conversando com os NPCs e pegando segredos. Pois a cidade é gigante e eu gosto de vasculhar cada pedra no cenário. xD Porém, numa segunda jogada, você já sabe com quem falar, onde estão as coisas e etc., isso diminui e muito a parte chata do jogo que são as cidades e um clima de RPG nunca antes visto na série (no sentido de ficar na cidade perdendo tempo conversando com NPCs e etc.) que ao meu ver não combinou com "tomb raider". Para mim, a Eidos quis arriscar, pois colocar umas coisas de RPG fez com que o jogo ficasse maior. São 9 tumbas no jogo e várias criptas. As tumbas são gigantes e você demora quase 1 hora em cada uma delas para completá-las. Eu sempre tento terminar os jogos sem morrer, tenho esta tradição de tentar fazer isso com os tomb raiders (embora só tenha conseguido fazer o feito em 2 jogos da franquia), consegui fazer isso no primeiro tomb raider original de 1996 e no reboot de 2013 (um dia ainda tento fazer isso no rise of the tomb raider, que já vi que é possível com treino). Neste shadow, na quinta vez que joguei, consegui terminar o jogo na deadly obsession e fazendo os 100% no jogo (ou seja, TUDO) morrendo apenas 6 vezes (digo apenas porque para o tamanho que o jogo tem, morrer apenas 6 vezes é bem pouco). Se o jogo fosse menor como o de 2013 ou o rise, dava para terminar sem morrer, do jeito que eu gosto de jogar tomb raider. Não tento mais porque cada vez que você termina são boas e boas horas de jogo. Os outros, por serem menores, dava para fazer várias runs até conseguir terminar o jogo sem morrer. Por isso, com esta platina, só volto a jogar o shadow quando as DLCs forem lançadas. Até lá, ele vai para a caixa com o sentimento de que ele é bom, mas poderia ter sido bem melhor. Você elogiou o enredo do jogo. Concordo que a fidelidade e a direção de arte estão impecáveis. Porém (SPOILERS A SEGUIR), o fato da Lara poder ter virado uma deusa e desistir disso me deixou com raiva, "cagaram" a história no final. Gosto da Lara com histórias mais humanas e sem nada tão grandioso como virar uma divindade, salvar o mundo e etc. Odiei o enredo. Sabe, odeio quando colocam o destino do mundo inteiro nas mãos de uma única pessoa, acho surreal demais, mesmo para algo fictício. Fora que isso é muito clichê, volta e meia é visto em filmes e livros. (FIM DOS SPOILERS). Meus pontos a favor seriam: direção de arte, gráficos e um pouco da jogabilidade que dependendo da parte que você está no jogo, até que empolga (o problema é este "até"). A parte de exploração é legal e retorna às raízes dos antigos tomb raiders antes do reboot. Meus pontos contras seriam: Enredo ruim (pelo menos na reta final do jogo), a ação, toda vez que parece que vai começar, para, e você fica horas até que tenha ação de novo. O jogo termina e você não acha onde estava a ação. xD Tudo bem que no primeiro tomb raider de 1996 a ação também é praticamente nula. Porém, a franquia havia me acostumado mal com o reboot de 2013 e com o rise. Contudo, entendo que se continuasse assim, mais cedo ou mais tarde, iriam comparar com o uncharted, e talvez uma ação menor com foco na exploração foi proposital a fim de se diferenciar um pouco do seu concorrente direto. Por fim, minha id da psn para quem quiser ver minhas platinas: psnprofiles.com/Nainphy?order=percent
Platinei esse título. Tirando o áudio caótico e alguns bugs, o jogo é excepcional. No modo obsessão, escalar é mais perigoso do que o combate. Jogar no normal torna a exploração muito fácil.
Quem quiser uma segunda opinião ou saber mais sobre o jogo, o BRKsEdu vai fazer uma série lá no canal dele: th-cam.com/video/IyfX-rLLHzk/w-d-xo.html
Não gosto de assistir essas séries... Tira toda surpresa do jogo. Bem estou conferindo o game agora e estou gostando.
Prefiro Zangado. Mais profissional huehuehue
Na verdade o Edu que tinha que indicar você. Análise foda!
Que diferença de análise!
Na do "Sidão dos Games" o cara meteu pau no jogo, apontando so defeitos, desamimando a experimentar o jogo.
Já a sua mesmo apontando os problemas, ficou mais claro o entendimento com os pros e contras e me deu vontade de joga-lo.
Gostei demais! Parabéns pelo canal. Ganhou um inscrito !
Ele provavelmente nem jogou, essa é a verdade, infelizmente.
Acabei de assistir a "análise" dele. O quadro que ele fez é quase uma cópia de outro: before you buy. Expor um jogo simplesmente por pontos de que não gostou é fácil, e o que muitos TH-camrs games fazem. "Não gostei, pois é monótono." "Não gostei pois o outro é melhor." Está análise traz pontos claros que podem agradar ou não o consumidor, sempre sendo imparcial e entendendo que jogos são experiências diferentes que varia de pessoa para pessoa. Deixei de acompanhar canais que simplesmente querem postar conteúdo antes da hora atrás de views e likes, sem ao menos analisarem a fundo tal experiência.
Sidão é um vendido
Foge dos vídeos desse cara, José Domingos, vale a pena mais vê-lo não. Extremo demais, exagerado demais e enrola bastante, além do que você disse.
Quem se basear apenas na opinião desse Sidão, estará perdendo um bom jogo, vi outras análises, que sim me faz querer Jogalo.
Comprei o jogo, fiz 20% já e recomendo a qualquer fã de Tomb Raider, não vai atrás de TH-camr que falou mal, o jogo é top praquilo que se propõe e pra quem curte Lara Croft e o estilo da franquia.
caraca surgiu video de shadow of the tomb raider em tipo todos os canais de uma so vez kkk resolvi ver esse aqui primeiro pq nautilus e nautilus
O embargo acabou de cair, por isso :)
como assim? o que é embargo?
Mano análise IMPECÁVEL !!!!! Já ate me inscrevi , muito sucesso para o canal
Vi a indicação do canal pelo Edu. De cara fui no vídeo do Super Metroid. Que belíssima análise. Idem para Tomb Raider. Gosto de análises técnicas, bem escritas e com mais seriedade. Fiquei fã do canal. Parabéns, pessoal.
Unico canal d análises d jogos q merece respeito são vcs...parabens
Simplesmente maravilhoso a maneira na qual é tratado um jogo, não apenas como um passatempo, mas como forma de arte...
Como é bom ver um fã RAIZ falando do Shadow
Adoro quando vocês também fazem analises de jogos mais famosos ou "grandes", é bem legal conhecer mais dos jogos indies, mas sinto falta das suas analises desses tipos de jogos. Torço para que essa empresa continue fazendo jogos da Lara.
Que soundtrack é esse do final Rsrs nostalgia, redação foda me fez relembrar coisas, tomb raider 1 tem um valor emocional pra mim imensurável, me emocionei com a descrição de algumas partes, MUITO OBRIGADO...
parabens pelo tabalho conteudo completo e bem detalhado ja acompanhando esse canal a cerca de uns 10 meses e vendo todos os videos parabens pelo trabalho e o esforço de voces
Infelizmente, só agora eu pude ter acesso a este jogo, e mesmo sem ter zerado posso afirmar...que jogo espetacular! É impressionante como a comunidade pegou ele pra Cristo (coisa que eu particularmente detesto, duvido se fariam isso se fosse um jogo da Naughty Dog ou da Rockstar) tentando encontrar inúmeros defeitos e alguns até chegaram a dizer que ele foi desenvolvido de qualquer maneira, quem dera se todo jogo fosse "feito de qualquer jeito" como esse Tomb Raider foi! A ambientação, a atmosfera que o jogo cria, achei simplesmente fantástico!
Jogo impecável. Não sou fã dos TR antigos, mas esses 3 últimos, estão na lista dos melhores jogos que já joguei. Mérito pra análise, a melhor que assisti desse jogo, conseguiu ser melhor que a do tio. Um jogo magnífico desse, deveria ter no mínimo umas 100 horas.
Eu particularmente falando acho excelente ter um numero elevado de colecionáveis, isso adiciona na minha opinião mais da identidade de tomb raider. A Lara é uma exploradora, então tem mais é que caçar souvenirs msm rsrsrs.
Lara Croft: arqueóloga, heroína e catadora de lixo
alepizzetti Se não for pra catar lixo nem desce pro play.
Eu detesto
Nossa man q canal bom man meu deus!esse canal e muito bom Nautilus continue assim man tu vai longe,tu tem um jeito peculiar nos seus vídeos q são muito bons parabens
Que canal heim, fico até feliz por ter conhecido um canal de tamanha qualidade, continue assim!!!
hoje em dia todo mundo quer fazer analise, mas Nautilus é Nautilus, selo de qualidade!
Parabéns amigo. . Traduziu minha sensação ao jogar este jogo
Porque esse canal ainda não tem 1 milhão?!!! ..pqp ..galera dos games atual é meio estranha mesmo. Só quer saber de fortinity e essas modinhas.
Fortinity?
A galera gosta de idolatrar, o que faz sucesso é o cara que grava ele jogando com os amigos, arrota no vídeo, fala de boca cheia e só fala com os inscritos pra pedir like ou fazer vídeo de "ain desabafo".
E porque ele e ofuscado por outros canais de analise. tipo zangado que tem uma enorme base de fãs que nem procura outras analises, sidão que nem sei como comentar, e outros que ficam sugando teorias de jogos, dando mais de vinte videos do mesmo. E sem falar que o TH-cam brasileiro não recebe tanta atenção quanto dos EUA, obrigando a fazerem videos praticamente todos os dias. E os caras do Nautilus não parecem ser do tipo que gostam de lançar qualquer coisa.
Mas falando serio, as analises deles são ótimas, eles jogam todo o jogo antes de fazer o vídeo. deve ser triste pros caras terem que jogar um jogo chato ate o fim pra ver se e bom.( Se não aconteceu, pode acontecer.)
tu tem noção que sua comparação não tem absolutamente nada haver com o caso do Nautilus, não é?
como o cara acima disse, o problema do Nautilus não é Fortnite, mas sim com TH-camrs de analise grande que tomam para si todo público.
Mais um inscrito. Nossa amei sua explicação! Muito bem planejada. Você não so criticou e nem so falou bem, deixou bem claro os lados bons e ruins. Adorei !!
*Vim pelo BRKsEDU, gostei bastante do canal. Nossa, eu gostei MUITO da sua foto de perfil!*
👌🌝
Parabéns pela análise!!! Os pontos abordados foram esclarecedores riquíssimos nos detalhes principalmente os PROS x CONTRAS. Tanto que recomecei os jogos anteriores e estou ansioso pra concluí-los pra entrar nessa nova aventura de Tomb Raider. Só um pequeno detalhe!! Continuem com esse ótimo trabalho!!!
Primeiro vídeo que estou vendo seu e fiz questão de me inscrever porque, como fã da franquia há 21 anos, ver que alguém fez um trabalho impecável ao analisar o Shadow é de se admirar. Meus parabéns e continue com essa pegada. Parabéns pela qualidade!
Cara, muito boa a sua análise, principalmente por considerar a parte de exploração como algo positivo,
mencionando as características dos primeiros títulos da série, que são os que mais aprecio.
Ganhou fácil um inscrito!
Os vídeos de vocês são muito acima da média, parabéns pela qualidade, conteúdo e capricho!
Baita review
Vi a indicação pelo canal do BRKSEDU
Curti dmsssssssss
Muito bommm
A melhor análise de todas... Ansioso pra jogar... Obg, Lucas...
Finalmente Uma Análise Profunda! Como o edu disse.+1 inscrito =)
Ótima análise!
Já estou com ele baixado no Steam, só falta liberarem
que bela narrativa, que análise me fez relembrar minha infância e as jogatinas com meu irmão no ps1
Incrível,imagens realmente inesquecíveis. ;) .Acho que no contexto de jogo não combina ter um último chefão.
Eu fico impressionado com as Thumbnails desse canal
Cara essa análise está muito boa me inscrevi no canal e parabéns pelos vídeos continue assim
Excelente análise feita de modo coerente apontando os problemas e virtudes do game. Parabéns
Foda demais ver vocês fazendo análises antes do lançamento
Estou doido para jogar esse jogo...Apesar de não achar enredo muito bom, estou gostando dessa atual fase da Lara.
Os prós da sua análise é o que eu gostaria/gostei de ouvir :)
Sou fã dos primeiros(que continuo jogando) e o Underworld, ainda estava torcendo nariz pra esse reboot :)
0:59 Eu jogo Tomb Raider desde os primeiros e não vejo o reboot de 2013 como "resultado da dificuldade da franquia se manter relevante". A "Trilogia Legend" foi MUITO bem aceita. Pra mim, Legend, Anniversary e Underworld são jogos muito bons e divertidos de jogar, mas todo jogo pede evolução com o tempo e eu gostei muito dessa nova fase iniciada em 2013, que pra mim, tem uma jogabilidade / exploração / evolução viciantes.
Que a analise maravilhosa. Adorei sua imparcialidade continue assim . Shadow é maravilhoso.
Voce é muito bom cara.
Curto mto seu canal Nautilus. Sucesso!
Uma das melhores análises q já vi a este jogo. Foi muito interessante saber de todos estes pormenores e acabei até por ter mais curiosidade para explorar esse mundo com a personagem :)
Você destacou bem um aspecto essencial da franquia: o level design que permite que o fato de simplesmente atravessar o cenário, seja desafiante e recompensador. Eu particularmente gostei muito do Reboot de 2013 mas tinha me decepcionado um pouco com Rise. Essa receita de bolo que ele vem seguindo, não me pega tanto mais. Mesmo assim, tendo a chance, irei jogá-lo para ver na prática.
Também imaginei que esse seria fácil. Tanto o de 2013 quanto o Rise, joguei no Hard e somente o início dava uma pegada boa.
Enfim, vídeo e canal sensacional. Parabéns
rapaz vcs sao rapidos eim ja tem analise, parabens canal top
Olha quem postou video o melhor canal do mundo💗😍😍😍😍
Depois dos jogos do batman pra mim essa é outra franquia de respeito,não tenho nada do que reclamar,apesar de ter jogado o primeiro tomb raider 2013 e rise tomb raider,só agora esse ano,por conta de ter conseguido comprar meu primeiro pc esse ano.
gosto mt das tuas analises continua com elas !
Parabéns pelo vídeo muito bem elaborado! Ganhou uma inscrita :)
Essa trilha é fantástica, deveria voltar nos próximos jogos
essa narraçao è muito boa,descobri esse canal nesse instante no video do metroid pois por incrivel coincidencia eu baixei um emulador de GBA e dei inicio ao metroid fusion isso me fez buscar interesse pela historia do metroid atè achar um video desse canal nossa que coisa doida kkkkkk
Adorei sua análise! Teve alguns youtubers que criticaram o jogo injustamente. Esse novo jogo apenas retomou os clássicos do Tomb Raider, a pedido de muita gente, e ficou legal. Além disso, a maior exploração no jogo cria uma diferença em relação a série Uncharted; antes os dois jogos estavam praticamente iguais! Agora, Tomb raider se tornou o Tomb Raider novamente, dando jus ao nome que carrega, e Uncharted continua com suas características de mais ação pelas quais o consagraram, e desse modo todos ganham com jogos para todos os gostos.
Parabéns pela analise.
Estou impressionado, ganhou um novo inscrito.
O jogo é sensacional!!! Jogo a franquia desde o primeiro lançamento!! Destaque total para o amadurecimento da história e ambientes absurdamente incríveis!!!
Meu favorito continua sendo o reboot! Mas esse tem suas
Qualidades, os gráficos estão sensacionais !!
Parabéns pelo video!!! muito bom!!! excelente produção, abraço.
Saudades do numero de coletáveis razoável do primeiro jogo, de 2013... Nele peguei tudo, mas no próprio Rise eu não tive paciência kkk
Pqp essa trilha da abertura é linda e marcante.
Otimo video, gostei muito. Analise objetiva e justa.
Muito boa análise. Foi bom saber a sua opinião sobre o jogo.
Mais uma análise sensacional! Parabéns mais uma vez!
Bela análise!
Eu gostei muito do chefe final e o epílogo foi, sem dúvidas, o clímax do jogo.
Acredito que poderia haver uma estratégia mais complexa (muitos não iriam gostar) pra derrotá-lo, todavia foi bem gratificante também.
O predecessor teve um chefe final, mas eu achei mais como representativo, pois não ensejou grande dificuldade ou algo que diferenciasse dos demais inimigos. Pareceu-me mais como um subchefe, porém simbólico. Isso a meu ver também não atrapalhou absolutamente nada a experiência do jogo Rise of the Tomb Raider.
Assim como esse meu apontamento não destoa da sua análise, pelo contrário, já que se trata de um argumento subjetivo.
#### Spoiler
Aquela música, cenário, pegada ritualísica com divindade envolvida e a transformação tanto do Dominguez quanto da Lara foram espetaculares!! Eu fiquei muito impressionado com tudo aquilo!
E o final!!! Ahhhhhh pqp! Que final meu chapa! Até hoje me emociono só de me lembrar!
A história demorou um pouco pra eu engrenar (porque não tinha entendido completamente), mas depois que comprei, mergulhei nela como se estivesse no jogo.
Vou jogar novamente o modo história pra apreciar cada detalhe e quiçá, completar 100% de novo hehe
Muito bom ver essa analise, tava meio descrente com tomb raider desde o ultimo que achei meio fraco e curto, nem tava pensando em comprar mas agora fiquei na duvida, kkk.
Ganhou um inscrito só pela trilha original no começo
Adoro demais os reviews de vocês. Ótimo canal .
Pelo visto valeu a minha pré venda, Larinha é amor, ainda mais quando vem com um steelbook bonitão junto rsrsrs
Só vem dia 14, só vem!
MUITO BOA ANALISE..PARABENS !!!...MAIS UM PRA COLEÇÃO QUE JÁ TENHO TODOS !!!
excelente escolha de musica de encerramento kk
Parabéns mano muito boa a análise
Vcs são incríveis mano,Parabéns pelo otimo trabalho
Um canal com tanto a oferecer e tão pouco reconhecimento.
Sucesso a vocês !
Não joguei ainda, mas TODO o video pode ser dito sobre o Rise. Muito bom, jogarei em breve =)
Po, Rise não tem esse foco em exploração não hahaha o design geral dos dois é bem diferente rs
Terminei esses dias, achei um jogo incrível!
Ótimo trabalho, mais uma vez. Não Me canso de dizer que vcs sempre fazem vídeos ótimos, cheio de informações úteis e análises completas.
Mas pq não fazem análise do GOW, Destroid ou Spider?
Abraço e continuem com o ótimo trabalho
GOW vai ter um vídeo diferenciado no canal, estamos trabalhando nele! E o ricardo já zerou Spider e tá fazendo conteúdo dele tb. :)
Na minha opinião, a única coisa que não concordei com a análise foi a skill tree, pois partindo da história em si, pressupõe-se que a Lara uma hora ou outra iria adquirir todas aquelas perícias, ou seja, todas as habilidades da árvore fariam parte do arsenal mental e físico dela.
Gostei muito da Análise, parabéns Nautilus!!!
na verdade todos os jogos de Lara Croft tem adrenalina e também e tem muita ação e é emocionante
Gosto muito do Reboot e independente das críticas irei jogar esse . Adquiri uma "síndrome de Tomé" ultimamente , preciso experimentar mesmo que demore um pouco .
joguei mto esse jogo nas antiga, parei de jogar quando fiquei preso numa gruta
Acho esse game incrível, sem dúvida um dos melhores jogos que tive a oportunidade de jogar...
Primeira vez meu pc era bem ruim e mesmo assim p game era lindo, agora estou zerando ele novamente em live e, meu Deus que game top e lindo!
Conheci o canal a pouco dias mas já assisti vários vídeos!!! Apaixonei pelo estilo dos vídeos e já me inscrevi. Poderia sugerir uma análise? Tem um jogo índie chamado "Pode", ele é lindo visualmente e eu amaria ver uma análise dele. Vlw
To gostando desse game.
Ia fazer uma piadinha sobre os recentes eventos aqui do canal, mas pra não ser mal compreendido, vou só dizer que mais uma vez, o vídeo ficou incrível.
Top a análise bem detalhada showwwww👏👏👏👏👏👍👍👍👍
Muito bom o vídeo, vocês tratam os jogos de uma forma incrível.Mas eu gostaria de ver uma análise assim em Detroid Become Human, pf.
Excelente análise. Estou jogando este jogo, muito bom.
Por favor, me tira uma dúvida:
Se a cidade de Paititi foi habitada por volta dos anos de 1600, como vemos em documentos que ela mesmo encontra, e hoje esta cidade é desabilitada, então a Lara volta ao passado???
Comprei o jogo por causa desse vídeo, e não me arrependi. Sensacional.b
Nautilus, acho sensacional a forma como vocês fazem as análises, mas críticas também são bem vindas. As análises de vocês são incrivelmente positivas, até para jogos terríveis como Sea of Theaves e agora Tomb Raider, que no mundo inteiro está com notas terríveis e criticando o jogo.
Fala andrei! Eu tenho que discordar sobre o "incrivelmente positivas". Considero minha análise do Shadow bem sóbria, apontando problemas sérios do jogo, mas que são compensados pela qualidades e mudanças positivas do último da trilogia. Como todas nossas análises, tentamos mostrar os prós e contras do jogo.
E eu definitivamente não diria que um jogo com a média 81 no OpenCritic está com "notas terríveis no mundo inteiro". Link: opencritic.com/game/6015/shadow-of-the-tomb-raider
Nós não nos importamos muito com o senso comum. A ideia dos nossos vídeos é passar nossa visão da nossa experiência, seja ela positiva ou negativa, independente de seguir o consenso geral ou não. Sim, isso resulta em conteúdo, no geral, menos negativo, mas isso é consequência da gente cobrir e focar em jogos que geralmente já são do nosso interesse posterior.
E sim, existem análises mais negativas e onde não recomendamos o jogo, uma recente, inclusive: th-cam.com/video/JP9v-v9XcwE/w-d-xo.html (We Happy Few)
Enfim, que bom que curte a forma que fazemos as análises.
Obrigado pelo retorno, sobre o 81 no open critic, realmente não está tão ruim como 77 no Meta do PS4 (com mais análises). concordo que há críticas, mas também acredito que elas são sempre suavizadas em detrimento as qualidades. Vi isso no Sea of Theaves que é terrível e pela análise de vocês parecia ser um bom jogo.
Cara , seu canal é foda , análise digna , o sidao havia comentado que era muito ruim, mas eu confiarei mais na sua kkkkk
E-X-C-E-L-E-N-T-E análise. Parabéns.
Eu zerei o jogo 2 vezes e acho ele tão bom quanto os outros dois da série.
Tem menos combate mas tem muito mais aventura.
Ter muita coisa para catar e não quer é só passar reto feito eu fiz, mas para quem gosta está lá. Melhor ter mais do que faltar, agradando mais pessoas. O boss final teve haver com a história mas foi bem fraquinho mesmo, poderia ter sido apenas uma cena curta. Análise muito boa do game.
Muito boa essa análise, me deu mais um pouco de vontade de jogar esse jogo foda
Cata q super análise amei dms diferente de outras bem antiprofissionais e com emoção opinião vc apontou as coisas ruins e deu pra entender tipo vc n meteu pau no game vc apontou os erros
Maravilha de game e maravilha de vídeo! Tínhamos expectativa que as animações de movimento da Lara fossem ficar melhores nessa versão mas ainda parecem sem mt impacto. Uma pena!
Já vi que a crítica do jogo é a falta de ação pq imagino que estão esperando o jogo ser um Uncharted de concorrência.
É justamente isso que me desagrada nos dois primeiros: foco em combate. A sorte (ou competência) é que eles pegaram muitos elementos de metroidvania, o que deixou o jogo muito agradável e com cara própria. Mas ainda sentia muita saudade de exploração. As tumbas são meio... sem graça, são poucas e são curtas. Fica difícil defender já que o jogo se chama TOMB RAIDER né.
Se o jogo deu uma guinada pra exploração, fico feliz. Vou comprar, mas esperar promo. Valeu a análise, galera!
Se o jogo é focado em combate , reclamam. Se é focado em exploração e puzzles reclamam tbm. Vai entender, né?
Eu já gosto de jogos mais assim calmo do que só tiroteio, os jogos de hoje em dia é só isso tiroteio e ação, os jogos perderam a essência da história e vontade de jogar mesmo
Exatamente, essa comparação e espera do TR ser um uncharted da vida acabou se mostrando prejudicial exatamente nesse foco em exploração. Sinceramente espero que o TR continue assim, cada vez mais voando solo.
Qualé! os dois primeiros não eram só combate. Eles intercalavam muito bem os tiroteiros com a exploração de tumbas e outros segredos.
Não tinham absolutamente nada a ver com Uncharted.
Se a análise aí tiver correta. tirar 70% da ação desse game é praticamente transformá-lo em um simulador de caminhadas.
O legal é que críticam a IA neste jogo mais em uncharted que tem mais foco na ação e a IA é fraquíssima, tá tudo ok, é muita seletividade, não existe critérios objetivos em análises, isso sempre dá espaço a tendenciosidade.
Muito bom o review, será poderíamos compartilhar o link do video em nossa página do facebook ? Saúdos e sucesso pelo excelente trabalho !
#SpinalBR
Aquela análise que vc respeita
Amo esse canal e vou defende-lo
Bom vamos lá! Primeiro gostaria de enfatizar algumas coisas:
Quando troquei meu ps3 por um ps4 eu tinha um headset no ps3 (wireless top de linha). Os jogos do ps4 valiam "um rim" aí troquei pelo primeiro tomb raider a versão: "Definitive Edition" pois não tinha jogado ela no ps3. Voilá, meu primeiro jogo de ps4, gráficos animais, o cabelo da lara tinha movimento :) a história era animal, principalmente quem acompanhou a franquia desde o começo do saudoso ps1( Tenho os 3 jogos originais midia preta do ps1, sou um fã de carteirinha da Lara :0 ). A Eidos Interactive ( Agora Square Enix) tinha feito uma versão de reboot que fez bonito ao 1º Tomb, reviveu a série com mérito. Eu um simples mortal com ps4 esperava como louco a continuação que não saiu de início para minha plataforma, (costuras comerciais, pontos para a microsoft que na época "miava" com lançamentos de jogos exclusivos para o ps4. Esperei e joguei o "Rise of Tomb Raider" Muiras horas, muitos troféus e um campanha extensiva, adorei: subiu o nível para perto do ápice. Esperei o lançamento do Shadow, comprei e fui jogar com fervor. Aí meus caros amigos, nas primeiras horas de jogo me senti traído! Faço das suas palavras as minhas meu caro @Nautilus, este jogo me decepcionou de tal maneira que irei desinstalar ( sem terminar) pois na minha vida adulta rs meu tempo vale ouro e preciso saber como investi-lo e definitivamente não será com o Shadow of Tomb Raider, encerro aqui com tristeza, tinha tudo para fechcar com chave de ouro a trilogia, mas o que me vem a mente neste momento é a frase: "Me parece que foi feito nas coxas! Gde abraço e sua análise é impecável.
Adoro as análises desse canal! Procuro várias opiniões antes de comprar um jogo, somente para otimizar o uso do meu escasso dinheirinho, kkk. Com esse game eu concluí que vou jogar um dia, talvez ano que vem, ou no próximo. Atualmente, na minha avaliação, não tá valendo 249 reais. Obrigado.
Platinei este jogo ontem, como jogador veterano de tomb raider, joguei todos, até o chronicles e o angel of darkness que são os piores de toda a franquia. Da primeira vez eu achei chato demais, quando você está jogando pela primeira vez o jogo, você demora DEMAIS conversando com os NPCs e procurando segredos, principalmente em Paititi. Como eu xinguei este jogo da primeira vez que joguei: "Isso não é tomb raider, comprei um jogo aventuresco, não para me dar sono". Acho que da primeira vez que cheguei em Paititi, eu fiquei umas 4-5 horas nela, sem ação ALGUMA. Sem aventura NENHUMA. Só andando pela cidade conversando com os NPCs e pegando segredos. Pois a cidade é gigante e eu gosto de vasculhar cada pedra no cenário. xD
Porém, numa segunda jogada, você já sabe com quem falar, onde estão as coisas e etc., isso diminui e muito a parte chata do jogo que são as cidades e um clima de RPG nunca antes visto na série (no sentido de ficar na cidade perdendo tempo conversando com NPCs e etc.) que ao meu ver não combinou com "tomb raider". Para mim, a Eidos quis arriscar, pois colocar umas coisas de RPG fez com que o jogo ficasse maior. São 9 tumbas no jogo e várias criptas. As tumbas são gigantes e você demora quase 1 hora em cada uma delas para completá-las.
Eu sempre tento terminar os jogos sem morrer, tenho esta tradição de tentar fazer isso com os tomb raiders (embora só tenha conseguido fazer o feito em 2 jogos da franquia), consegui fazer isso no primeiro tomb raider original de 1996 e no reboot de 2013 (um dia ainda tento fazer isso no rise of the tomb raider, que já vi que é possível com treino). Neste shadow, na quinta vez que joguei, consegui terminar o jogo na deadly obsession e fazendo os 100% no jogo (ou seja, TUDO) morrendo apenas 6 vezes (digo apenas porque para o tamanho que o jogo tem, morrer apenas 6 vezes é bem pouco). Se o jogo fosse menor como o de 2013 ou o rise, dava para terminar sem morrer, do jeito que eu gosto de jogar tomb raider. Não tento mais porque cada vez que você termina são boas e boas horas de jogo. Os outros, por serem menores, dava para fazer várias runs até conseguir terminar o jogo sem morrer. Por isso, com esta platina, só volto a jogar o shadow quando as DLCs forem lançadas. Até lá, ele vai para a caixa com o sentimento de que ele é bom, mas poderia ter sido bem melhor.
Você elogiou o enredo do jogo. Concordo que a fidelidade e a direção de arte estão impecáveis. Porém (SPOILERS A SEGUIR), o fato da Lara poder ter virado uma deusa e desistir disso me deixou com raiva, "cagaram" a história no final. Gosto da Lara com histórias mais humanas e sem nada tão grandioso como virar uma divindade, salvar o mundo e etc. Odiei o enredo. Sabe, odeio quando colocam o destino do mundo inteiro nas mãos de uma única pessoa, acho surreal demais, mesmo para algo fictício. Fora que isso é muito clichê, volta e meia é visto em filmes e livros. (FIM DOS SPOILERS).
Meus pontos a favor seriam: direção de arte, gráficos e um pouco da jogabilidade que dependendo da parte que você está no jogo, até que empolga (o problema é este "até"). A parte de exploração é legal e retorna às raízes dos antigos tomb raiders antes do reboot.
Meus pontos contras seriam: Enredo ruim (pelo menos na reta final do jogo), a ação, toda vez que parece que vai começar, para, e você fica horas até que tenha ação de novo. O jogo termina e você não acha onde estava a ação. xD Tudo bem que no primeiro tomb raider de 1996 a ação também é praticamente nula. Porém, a franquia havia me acostumado mal com o reboot de 2013 e com o rise. Contudo, entendo que se continuasse assim, mais cedo ou mais tarde, iriam comparar com o uncharted, e talvez uma ação menor com foco na exploração foi proposital a fim de se diferenciar um pouco do seu concorrente direto.
Por fim, minha id da psn para quem quiser ver minhas platinas: psnprofiles.com/Nainphy?order=percent
Gastei mais tempo lendo o seu comentário do que procurando os colecionáveis do "Shadow of the Tomb Raider". Kkkk
Platinei esse título. Tirando o áudio caótico e alguns bugs, o jogo é excepcional. No modo obsessão, escalar é mais perigoso do que o combate. Jogar no normal torna a exploração muito fácil.