Fez-me lembrar da anedota do garçom. O cliente: "Por favor, um chope." O garçom então questiona:" Claro ou talvez escuro?" e o freguês: "Claro." ao que o garçom replica:"É claro que é escuro ou é claro mesmo?". O cliente, então:"Mudei de ideia, quero um copo d'água." o garçom:"Natural ou talvez mineral?" o cliente:"Natural" Ao que o garçom indaga: "É natural que seja mineral ou é água natural mesmo? " e o cliente se evade do estabelecimento.
Salve Imaculada Conceição! Como é gratificante ser instruído por pessoas inteligentes e comunicam com clareza e objetividade. (para mim houve redundância no que escrevi). Essa professora é simplesmente ótima.😊
Muito bem observado !!!!! A palavra pet - usada também em relação a embalagens - é um reles estrangeirismo que NADA tem a fazer aqui e só é usada graças a grassar aqui a Lei do menor esforço...
Que maravilha, poder aprender com alguém que sabe . Residindo fora do Brasil desde 1987 , já perdi o contato com língua portuguesa. Depois de assistir as aulas com a Lara voltei a pensar novamente em português. Alguém disto, com tod respeito, Lata e uma pessoa maravilhosa, charmosa e elegante!
Lara, seu conteúdo é de excelente qualidade. No momento atual da minha carreira profissional, percebi que minha comunicação verbal e escrita precisa ser aprimorada, e seus vídeos têm me ajudado bastante. Confesso que preciso melhorar, principalmente, na parte gramatical e nos erros de concordância que me perseguem desde as redações do ensino médio. Também estudo inglês, aqui mesmo no TH-cam. Muito obrigado pelo seu conteúdo, que é muito acima da média.
Vídeo mais do que útil. Obrigado, professora, até antes do vídeo eu achava que era uma falha minha ver tantos textos ambíguos por aí. Cheguei a pensar que eu estava exagerando.
Lembrei-me do anúncio ambíguo de certo barbeiro que consignou na fachada do estabelecimento: "Corto cabelo e pinto". Ou reescreveu a oferta, ou faliu!!! 😂😂😂😂
O conhecimento da Língua portuguesa, é um tesouro que compartilhas com elegância e classe. Admiro-a pelo belíssimo trabalho. Parabéns pela excelente aula.
Bem que você poderia explorar o caso de uma barbearia na rua da Alfama que vivia vazia. Nela havia uma tabuleta onde estava escrito "CORTO CABELO E PINTO".
Vício de linguagem em parte dos casos em pauta, a Ambigüidade é também esplêndida Figura de Linguagem (e não me refiro ao uso polissêmico das palavras quando bem serve à Publicidade). Ela torna possível (como me sói e aprecio fazer) abismar, embasbacar etc certo público leitor de minhas matérias... E não há erro de minha parte quanto a isso: seria se fosse casual e por desleixo, mas é causal (de caso pensado). Jornalista que sou, tenho na memória o caso [creio que fictício] do colega morador numa cidade qualquer (ou seria "em qualquer cidade"?) foi intimado pela justiça a desmentir uma notícia e o fez nestes termos: Ao contrário do que dissemos recentemente, METADE DA CÂMARA MUNICIPAL NÃO É FORMADA POR LADRÕES, NEPOTISTAS & INÚTEIS" 😏😏😏😏😏
Identificar, em diversos portais de comunicação, ambiguidade nas manchetes e nos textos das notícias é a coisa mais fácil e corriqueira que há, infelizmente. Quero crer que a pressa dos redatores se alia a uma certa falta de atenção e de capricho deles ao escrever, e, por isso, deparamo-nos com um "festival" de ambiguidades por todos os lados. Porém, se usada inteligentemente como recurso para fins diversos - sobretudo para o humor -, a ambiguidade é uma maravilha. Abraço, professora Lara!
Fato! Esses dias atrás, li em um jornal local sobre uma criança ter sofrido abuso sexual. Na matéria estava escrito, q a criança relatou q havia recebido "carinho" do namorado da mãe. A palavra carinho sem aspas. Tive a impressão de q o autor do texto, estava romantizando o abuso sexual.😅😔
E por falar em pets, seria interessante um vídeo seu abordando os temas "estrangeirismos" e "neologismos", explicando em que casos seu uso é exagerado ou desnecessário. Sofremos muita influência da língua inglesa no nosso vocabulário.
Sempre fiquei intrigado pela ambiguidade. Geralmente vejo graça nelas. Lembro de ficar refletindo sobre um título que vi: a piada mortal. Perguntava-me sempre: a piada mata ou pode morrer?
que lugar bonito ... impressionante ! E o último exemplo levando para o caso do brasil ... nós precisamos urgentemente nos defender da violência do estado ... estado ditatorial :-(
Na minha humilde opinião, os erros crassos que grassam na imprensa e nos meios noticiosos eletrônicos mostram quão pouca é alta a capacidade de escrever corretamente que atualmente existe em tais (des?)serviços... Entendo que numa "página pessoal" estes erros sejam perdoáveis, porém noutros casos seria possível purgar o texto de suas excrescências mediante uma criteriosa revisão feita ou pelo(a) escriba ou por uma pessoa capacitada e dedicada a isso. Como se vê, tal não se dá....
Que casa linda 🤩!! Que professora linda 😍,!! Também é Belo os jardins ao fundo. Quanto ao conteúdo... Maravilhosas aulas! Além disso, a elegância da teacher é encantadora!! Eu casaria com ela💐🌹, mas não tenho chances 😢💔
Não me esqueço de quando noticiaram na capa de um jornal: "Fátima Bernardes se separa de William Bonner para fazer programa". NUNCA me esqueço do quanto eu ri com essa manchete chamativa, com letras garrafais na capa do jornal. Lembro de levar pra minha professora de Português na época e ela usou como exemplo em uma aula. Todos rimos. KKKKKK A Fátima tinha acabado de largar o jornal, se divorciar do William e estava estreando no programa 'Encontro'. KKK
É... realmente fiquei na dúvida, "Escreva cartas para pessoas que odeie e as queime", mas antes ou depois delas lerem as cartas? Muito bom seus videos.
"Ficar discutindo política nas redes sociais não tem nada a ver."; "Não te chamei de tucano pra zoar teu nariz, nada a ver: é porque você vive metendo o bico onde não é chamado!"... O nada a ver = vc tá equivocado, não é nada disso, esqueça! O haver é verbo e significa, em linhas gerais: existir, ter, ele também marca a passagem do tempo, pode indicar se sair bem em algo. Olha só: Há 10 meninas na sala; Há 50 anos Pelé se aposentou no Santos FC; Os candidatos se houveram bem no debate. Um abraço!
@@rafaellemos3221 Obrigado! Cara... Isso ajudou demais. Sempre acabo modificando minha fala, por não saber qual o certo, e as pesquisas ficaram confusas. Mas ajudou sim, demais.
Eu tenho uma dúvida. A ambiguidade na frase "Jamais proponha uma discussão com seus filhos se você só está olhando para seus interesses", não seria resolvido se levarmos em consideração os pronomes? Porque, tecnicamente, o pronome "seu" estaria se referindo à criança. Se substituíssemos pelo pronome "teu", não resolveria esse duplo sentido? No mais, excelente vídeo como sempre, admiro teu conhecimento, Lara!
A manchete contém mais de um erro: o bombeiro NÃO FEZ o vídeo, apenas o gravou... "Veja o vídeo" é redundância digna de quem não apura o que escreve: custaria um hercúleo esforço apertar mais algumas teclas e escrever "Assista ao vídeo"?
Dúvida. No exemplo dos interesses dos filhos, a ambiguidade se dá pelo não uso do pronome possessivo "teu" (utilizado como possessivo da segunda pessoa do discurso?
Vejos seus vídeos, mas ainda sou péssima em escrever corretamente, sempre uso vírgula no lugar errado e tals. Sou péssima nas palavras corretas, mas sou boa em escrever textos tenho criatividade para isso, mas não em usar palavras e gramática corretamente.
"Fazer / Faz - e demais flexões deste verbo - toda a diferença" é uma deformidade frasal. O que é diferente (note-se bem) é diferente de alguma coisa ou em relação a alguma coisa. Falta neste uso especificar tal coisa, é claro e evidente - mas como a expressão me parece ter sido inventada por alguma "sumidade" de TV, adquiriu foros de validade...
Imagino que essas manchetes ambíguas sejam escolhidas de propósito para gerar estranheza e engajamento do internauta curioso para saber do que efetivamente se trata. O bom e velho clickbait ligeiramente camuflado.
Fez-me lembrar da anedota do garçom. O cliente: "Por favor, um chope." O garçom então questiona:" Claro ou talvez escuro?" e o freguês: "Claro." ao que o garçom replica:"É claro que é escuro ou é claro mesmo?". O cliente, então:"Mudei de ideia, quero um copo d'água." o garçom:"Natural ou talvez mineral?" o cliente:"Natural" Ao que o garçom indaga: "É natural que seja mineral ou é água natural mesmo? " e o cliente se evade do estabelecimento.
Nesse caso é melhor dar no pé mesmo, hahaha 😅
Cliente burro.
Que nervoso 😂
Boa kkkkkkk.
Hahaha
Dá um medo de escrever errado aqui rsrs , parabéns pelo seus vídeos.🎉🎉
Salve Imaculada Conceição!
Como é gratificante ser instruído por pessoas inteligentes e comunicam
com clareza e objetividade.
(para mim houve redundância no que escrevi).
Essa professora é simplesmente ótima.😊
Muito bem observado !!!!!
A palavra pet - usada também em relação a embalagens - é um reles estrangeirismo que NADA tem a fazer aqui e só é usada graças a grassar aqui a Lei do menor esforço...
Lara, suas aulas me são os momentos de delícias na internet. Uteis, densas e suaves!
Que haja mais conteúdos estilísticos neste canal!
Lara consegue ser totalmente clara mesmo em assunto complexo. Conhecimento e didática, essa é sua marca. Abs. Pio
Obrigada por estar sempre aqui, José! Abraço.
Que maravilha, poder aprender com alguém que sabe . Residindo fora do Brasil desde 1987 , já perdi o contato com língua portuguesa. Depois de assistir as aulas com a Lara voltei a pensar novamente em português. Alguém disto, com tod respeito, Lata e uma pessoa maravilhosa, charmosa e elegante!
Fico feliz!
Obrigada, Lara. Gosto de escrever bem e falar bem. É ótimo limpar as arestas ouvindo você. 🌺
Conteúdo 5 estrelas! Seguindo o que disse para não fazer: "O seu canal faz com que nos vemos crianças na escola de novo" haha Adoro suas aulas
Ótimas informações. Excelente aula sobre ambiguidade.
Sempre elegante, precisa e agradável. Obrigada, professora Lara. Amo assistir aos seus vídeos. ❤
Obrigado pela regência do verbo assistir. Colírio para os olhos.
@@alemello2444 , só lembrando que no sentido proposto. Ele poderia assistir os[aos] vídeos da mestra com aporte financeiro.
Grato pelos excelentes vídeos.
"Ter cultura pega bem em todo lugar". Permite considerar cultura como plantações, hortas... a planta "pega" bem. 😂
Professora Lara, você esclarece dúvidas minhas as quais nem sabia que as tinha.
Muito agradecido!
A ambiguidade é interessante para questões de interpretação. As vezes nem percebemos e outras ficamos confusos.
Lara, seu conteúdo é de excelente qualidade. No momento atual da minha carreira profissional, percebi que minha comunicação verbal e escrita precisa ser aprimorada, e seus vídeos têm me ajudado bastante. Confesso que preciso melhorar, principalmente, na parte gramatical e nos erros de concordância que me perseguem desde as redações do ensino médio. Também estudo inglês, aqui mesmo no TH-cam. Muito obrigado pelo seu conteúdo, que é muito acima da média.
Tenho maratonado os vídeos do seu canal, conhecimento útil, nunca é demais.
Parabéns pelo dia de ontem,Lara !!! Muita paz,alegria e saúde pra você continuar nos ensinando a maravilhosa Língua Portuguesa !!!
Eu tive um crise de riso com os “filhotes de bombeiros” 😂😂😂😂😂
Eu também!
Eu também. Kkk
Que bom ter encontrado você. Preenchendo os muitos gaps educacionais :)
Muito bommm esse canal. Gratidão.
Vírgulas ausentes ou mal distribuídas devem gerar boas ambiguidades!
Vídeo mais do que útil. Obrigado, professora, até antes do vídeo eu achava que era uma falha minha ver tantos textos ambíguos por aí. Cheguei a pensar que eu estava exagerando.
Lembro tb do "Qualidade e preços baixos" de uma loja.
E faltou dizer como desfazer essas ambiguidades modificando o minimo possivel na frase
Lembrei-me do anúncio ambíguo de certo barbeiro que consignou na fachada do estabelecimento: "Corto cabelo e pinto". Ou reescreveu a oferta, ou faliu!!! 😂😂😂😂
Excelente slogan 😂😂
Kkkk
@@charlesbraga2813 😂😂😂😂😂
@@pequenabrunette3726 😂😂😂😂😂
Os clientes com certeza ficaram c medo de ir lá kkkkkk.
O conhecimento da Língua portuguesa, é um tesouro que compartilhas com elegância e classe. Admiro-a pelo belíssimo trabalho. Parabéns pela excelente aula.
Ótimo vídeo, aula maravilhosa
Presumo que a comunicação passiva agressiva seja bem ambígua.
A Praça é Nossa... ela é muito nossa! 🤣 🤣
Mas a melhor foi a onça rugindo para proteger os filhotinhos de bombeiros.
Exatamente, já há muito tempo os textos da mídia em geral, têm sido fartamente ambíguos.
Bem que você poderia explorar o caso de uma barbearia na rua da Alfama que vivia vazia. Nela havia uma tabuleta onde estava escrito "CORTO CABELO E PINTO".
Kkkk
Vício de linguagem em parte dos casos em pauta, a Ambigüidade é também esplêndida Figura de Linguagem (e não me refiro ao uso polissêmico das palavras quando bem serve à Publicidade).
Ela torna possível (como me sói e aprecio fazer) abismar, embasbacar etc certo público leitor de minhas matérias... E não há erro de minha parte quanto a isso: seria se fosse casual e por desleixo, mas é causal (de caso pensado).
Jornalista que sou, tenho na memória o caso [creio que fictício] do colega morador numa cidade qualquer (ou seria "em qualquer cidade"?) foi intimado pela justiça a desmentir uma notícia e o fez nestes termos:
Ao contrário do que dissemos recentemente, METADE DA CÂMARA MUNICIPAL NÃO É FORMADA POR LADRÕES, NEPOTISTAS & INÚTEIS"
😏😏😏😏😏
Identificar, em diversos portais de comunicação, ambiguidade nas manchetes e nos textos das notícias é a coisa mais fácil e corriqueira que há, infelizmente. Quero crer que a pressa dos redatores se alia a uma certa falta de atenção e de capricho deles ao escrever, e, por isso, deparamo-nos com um "festival" de ambiguidades por todos os lados. Porém, se usada inteligentemente como recurso para fins diversos - sobretudo para o humor -, a ambiguidade é uma maravilha.
Abraço, professora Lara!
Fato! Esses dias atrás, li em um jornal local sobre uma criança ter sofrido abuso sexual. Na matéria estava escrito, q a criança relatou q havia recebido "carinho" do namorado da mãe. A palavra carinho sem aspas. Tive a impressão de q o autor do texto, estava romantizando o abuso sexual.😅😔
Otima aula, professora!
Muito bom!
G1 contrata estagiários e dá nisso, textos mal redigidos e com muitas ambiguidades (anfibologia)
Claro que foi útil, prof°,Boa noite!
Sensacional! Muito obrigado pelo vídeo.
Super útil!!
Isso que é mulher bonita, culta e elegante. Não aquela que dá dicas de etiqueta em outra rede social.
Tá aí um assunto bom
Que lugar bonito
E por falar em pets, seria interessante um vídeo seu abordando os temas "estrangeirismos" e "neologismos", explicando em que casos seu uso é exagerado ou desnecessário. Sofremos muita influência da língua inglesa no nosso vocabulário.
Muito bom.
Sempre fiquei intrigado pela ambiguidade. Geralmente vejo graça nelas.
Lembro de ficar refletindo sobre um título que vi: a piada mortal. Perguntava-me sempre: a piada mata ou pode morrer?
Adorei.
Adoro ,suas explicações.
que lugar bonito ... impressionante !
E o último exemplo levando para o caso do brasil ... nós precisamos urgentemente nos defender da violência do estado ... estado ditatorial :-(
Que casa linda!
Linda querida, você nos alegra, sempre!
A preposição "de",.na boca da imprensa falada, é motivo de chacota, a todo momento! !
A mulher é uma linda flor 🌷 criada pelo criador ❤! Marco Braga
Ótima
Muito útil. Obrigada
Eu gostaria que tivéssemos um curso sobre esses assuntos. Como ensinar a falar no dia a dia.
Sensacional!
Muito útil, obg❤
Na minha humilde opinião, os erros crassos que grassam na imprensa e nos meios noticiosos eletrônicos mostram quão pouca é alta a capacidade de escrever corretamente que atualmente existe em tais (des?)serviços... Entendo que numa "página pessoal" estes erros sejam perdoáveis, porém noutros casos seria possível purgar o texto de suas excrescências mediante uma criteriosa revisão feita ou pelo(a) escriba ou por uma pessoa capacitada e dedicada a isso. Como se vê, tal não se dá....
Aqui em SC tem uma empresa que comercializa "água mineral" e o slogan é bem interessante e ambíguo. "Água...... LEVE PARA SUA VIDA.
"O sapo é um anfíbio. A palavra, quando ambígua; torna a "pessoa anfíbia" !..."
Que casa linda 🤩!!
Que professora linda 😍,!!
Também é Belo os jardins ao fundo.
Quanto ao conteúdo... Maravilhosas aulas!
Além disso, a elegância da teacher é encantadora!! Eu casaria com ela💐🌹, mas não tenho chances 😢💔
Kkkkkk GAADO D+!
Não me esqueço de quando noticiaram na capa de um jornal: "Fátima Bernardes se separa de William Bonner para fazer programa". NUNCA me esqueço do quanto eu ri com essa manchete chamativa, com letras garrafais na capa do jornal. Lembro de levar pra minha professora de Português na época e ela usou como exemplo em uma aula. Todos rimos. KKKKKK A Fátima tinha acabado de largar o jornal, se divorciar do William e estava estreando no programa 'Encontro'. KKK
Kkkkkk
Ótimo conteúdo como sempre =)
No exemplo da onça eu ri. 😆
Adorei a piada. 😅
Lembrei-me desse texto: trabalho como pedreiro e também como pintor
🤭🤭🤭🤭🤭🤭🤭
É... realmente fiquei na dúvida, "Escreva cartas para pessoas que odeie e as queime", mas antes ou depois delas lerem as cartas? Muito bom seus videos.
😂
Boa noite, seus vídeos são ricos em informações; me deleito-me nos seus ensinamentos.
A lingua Portuguesa é muito bonita, mas quando escrita corretamente, para isso basta atenção e zelo por o faz.
👍
Até no jornal "O Estado de São Paulo " eu já vi erro na manchete!
Caramba!
Descobri que não sei descobrir.
Hoje veio uma propaganda da Magalu, onde aquela menina digital anuncia que "pay day" de novo, se referindo à promoção do Pay Day.
Onça protegendo os bombeirinhos😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Alguém sabe explicar de forma simples como se usa "a ver" ou "haver"? Sei la... "não tem nada 'a ver/haver'"...
"Ficar discutindo política nas redes sociais não tem nada a ver."; "Não te chamei de tucano pra zoar teu nariz, nada a ver: é porque você vive metendo o bico onde não é chamado!"... O nada a ver = vc tá equivocado, não é nada disso, esqueça!
O haver é verbo e significa, em linhas gerais: existir, ter, ele também marca a passagem do tempo, pode indicar se sair bem em algo. Olha só:
Há 10 meninas na sala;
Há 50 anos Pelé se aposentou no Santos FC;
Os candidatos se houveram bem no debate.
Um abraço!
@@rafaellemos3221 Obrigado! Cara... Isso ajudou demais. Sempre acabo modificando minha fala, por não saber qual o certo, e as pesquisas ficaram confusas. Mas ajudou sim, demais.
Gostei da colocação sobre o Estado violento. Morri de rir com a manchete. "Filhotes dos bombeiros". Kkkkkk
As vezes, muita gente escreve sem perceber.
Eu tenho uma dúvida. A ambiguidade na frase "Jamais proponha uma discussão com seus filhos se você só está olhando para seus interesses", não seria resolvido se levarmos em consideração os pronomes? Porque, tecnicamente, o pronome "seu" estaria se referindo à criança. Se substituíssemos pelo pronome "teu", não resolveria esse duplo sentido? No mais, excelente vídeo como sempre, admiro teu conhecimento, Lara!
A manchete contém mais de um erro: o bombeiro NÃO FEZ o vídeo, apenas o gravou... "Veja o vídeo" é redundância digna de quem não apura o que escreve: custaria um hercúleo esforço apertar mais algumas teclas e escrever "Assista ao vídeo"?
Diva
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Proof data os recreativos d" velinha... = generativos velinha nos seus belos recreativos medicina tradicional clássica moléculas
Dúvida.
No exemplo dos interesses dos filhos, a ambiguidade se dá pelo não uso do pronome possessivo "teu" (utilizado como possessivo da segunda pessoa do discurso?
Lara não entendeu a matéria do G1. A velhinha foi presa junto com a maconha embaixo da cama 😂😂😂
"Você pinta como eu pinto" ou "Não precisa pedir o jantar porque hoje a noite vou ver se eu cozinho ". 😂
Vejos seus vídeos, mas ainda sou péssima em escrever corretamente, sempre uso vírgula no lugar errado e tals. Sou péssima nas palavras corretas, mas sou boa em escrever textos tenho criatividade para isso, mas não em usar palavras e gramática corretamente.
Lembrei da Xuxa “deu pra passar na prova? Dei”
Eu jamais trataria um animal de estimação como se fosse uma criança. Eu gosto de animais de estimação! isso é uma ambiguidade?
😂😂😂
Nunca imaginei que pudesse haver alguma vida inteligente na direita política; pois bem, me enganei!
Escrever cartas para quem se odeia e queimar é PNL e outras terapias, não curso de gramática! De qualquer forma, façam!
"Fazer / Faz - e demais flexões deste verbo - toda a diferença" é uma deformidade frasal. O que é diferente (note-se bem) é diferente de alguma coisa ou em relação a alguma coisa. Falta neste uso especificar tal coisa, é claro e evidente - mas como a expressão me parece ter sido inventada por alguma "sumidade" de TV, adquiriu foros de validade...
Jornalista médio bostileiro é isso ai
Vendo mesa de cumê veia de quato pé !😅😅😅 !
Mãe bete em filha por estar bêbada...quem estava bêbada?
data "
Desfazimento me causa estranheza.
É para queimar as cartas ou as pessoas? 😂😂😂😂
KKKK
Se beber,não dirija.Devemos dirigir com sede?😂
Imagino que essas manchetes ambíguas sejam escolhidas de propósito para gerar estranheza e engajamento do internauta curioso para saber do que efetivamente se trata.
O bom e velho clickbait ligeiramente camuflado.
MACONHA