As semelhanças entre a lÃngua portuguesa e a lÃngua inglesa.
āļāļąāļ
- āđāļāļĒāđāļāļĢāđāđāļĄāļ·āđāļ 7 āļ.āļ. 2025
- ððŧ InglÊs e portuguÊs: nada, pouco, ou muito a ver um com o outro?
Este vÃdeo responde.
ððŧ MÃĄrio Vasconcelos Queiroz
Nasceu em GuapÃģ, interior de GoiÃĄs, onde morou atÃĐ concluir o primeiro grau, em 1968.
à formado em Letras VernÃĄculas pela Universidade Federal de GoiÃĄs-UFG e em Direito pela entÃĢo Universidade CatÃģlica de GoiÃĄs-UCG, hoje PUC.
Foi efetivamente professor de LÃngua Portuguesa por 42 anos, mais 5 esporÃĄdicos para concursos em geral e especÃficas destinadas a vestibulandos.
Atuou como assessor jurÃdico por 19 anos no ex-Gabinete Civil, atualmente Casa Civil da Governadoria do Estado de GoiÃĄs, dali saindo em 2919, a fim de trabalhar on-line em cursos de portuguÊs, inclusive jurÃdico, com sua filha Lara Brenner.
Que maravilha, pai! Obrigada por nos brindar com seu conhecimento! Amo o senhor!
Como seu pai ÃĐ lindo e culto !ððŧðĨ°
Que legal Sr. MÃĄrio! Obrigado por nos presentear com sua sabedoria!
Obrigada professor! Que maravilha ðĪĐ faz mais vezes aulas assim ðĨ° eu tenho dificuldade em aprender o inglÊs e com esse pouquinho de aula percebi q ficou mais fÃĄcil em aprender ððŧððŧððŧ foi magnÃfico ð
Obrigada pela aula e pela generosidade de sempre, professor!
Que famÃlia fantÃĄstica!!!! Deus abençoe toda a famÃlia e continue usando-a para o bem daqueles que querem evoluir culturalmente e nÃĢo sabe por onde começa! âĪ
Bem eu .ð
Vim por indicaçÃĢo da Lara e adorei sua aula. Vou ficar. Obrigado.
Agora estÃĄ explicado parte do brilhantismo da Profa. Lara, sem prejuÃzo algum ao mÃĐrito legÃtimo da mesma.
Excelente, professor!! Aula muito bacana! ParabÃĐns! Adorei aprender sobre a origem da palavra rival! Que venham mais aulas!
Excelente!
Adorei!!! Queria mais aulas sobre o tema! âĪ
Que bela aula, obrigada Sr Mario por nos ajudar aqui tambÃĐm.
Esse sim, Eu conheço pessoalmente - Grande Professor e Doutor MÃĄrio ððŧððŧððŧ
Que aula ! Sensacional
Mestre! Que maravilha de ensinamentos. Muito gratificante .
Sempre aprendo com o senhor. Obrigada!
Agora sabemos de onde vem toda a inteligÊncia da Lara Brenner. hehehe
Excelente material, prof°.
ParabÃĐns professor. Eu me formei em disciplinas exatas, mas sou um apaixonado pelos idiomas. Eles sÃĢo o resultado de milhares de anos da formaçÃĢo do ser humano; diferente-se de algumas ciÊncias os idiomas sÃĢo o resultado do coletivo, das conquitas humanos do amor e de toda a histÃģria dos humanos. - Obrigado por compartilhar o seu conhecimento.
ParabÃĐns por tantos conhecimentos de HistÃģria, Geografia e Idiomas! ParabÃĐns tambÃĐm pela filha!!!! Deus os abençoe!!!
Sensacional sua didÃĄtica!
O conheci hoje, quando a Lara disse o nome de seu pai. ParabÃĐns!ðĨ°
Aconteceu exatamente o mesmo comigo.
ParabÃĐns pela aula. Amo estudar idiomas,e como vocÊ compartilho desses conceitos. Pois isso nos ajuda a aprender melhor outros idiomas. Vejo isso em idiomas que estudo, como ÃĄrabe, Russo e japonÊs. Embora sejam idiomas muito distantes do nosso, tenho me valido das semelhanças para aprender melhor. Gostaria se possÃvel ver um vÃdeo abordando esse idiomas tambÃĐm
Muito bom ! amoooo aprender !âĪ
Muitas palavras do inglÊs que parecem ter origem direta do latim, na verdade tÊm uma origem indireta, pois vieram do francÊs normando, que por sua vez vieram do latim.
Outra observaçÃĢo ÃĐ que muitas palavras que existem no inglÊs (anglo-saxÃĢo) e no latim, vieram da mesma raiz indo-europeia.
A maioria dessas palavras nÃĢo aparentam ter a mesma origem, mas aconteceram muitas mudanças fonÃĐticas desde o ido-europeu, mudanças que seguem um padrÃĢo e podem ser detectadas, como no caso de "heart" que vem de "heorte" (inglÊs antigo), "hertan" no proto-germÃĒnico, e "kerd", a raÃz PIE (proto-indo-europeu), que tambÃĐm deu origem a "cordis" no latim, e depois, a todas as outras lÃnguas romÃĒnicas: coraçÃĢo, cuore, coeur, etc.
Vale lembrar que "saber de cor", ou "saber de coraçÃĢo" ÃĐ porque acreditava-se que o coraçÃĢo era o centro das emoçÃĩes e pensamentos.
Muito esclarecedor. Ajudou muito. Obrigado.
Por isso que ÃĐ mais fÃĄcil para os ingleses aprenderem o PortuguÊs do que para os brasileiros aprenderem o inglÊs.
excelente conteÚdo!
Muito interessante, obrigada. Sempre digo que o ingles eh um idioma muito facil de aprender, mas as pessoas ainda prefere ignorar mesmo estando morando em um pais de fala inglesa; e o pouco que se fala, falam tudo errado. Eh como um professor de portugues dizia ainda qdo era pequena que doi os ouvidos..... Good luck with your channel, and love from UK.
TbÃĐm gostaria de saber todas as lÃnguas.
Fico agradecida a vc por disponibilizar tanto conhecimento. Por seu tempo. Por sua generosidade em compartilhar com estranhos sua bagagem, pessoalmente escolhida, organizada e que, certamente, jÃĄ tem agregado mto à bagagem de outros no mundo. Obrigada.
nÃģs temos tambÃĐm a prepÃģsiçÃĢo "em" que tem esse sentido de dentro, estou no mercado (dentro do mercado).
Jesus diz "o pai estÃĄ em mim"
Boa tarde para o senhor. Ãtima aula. Muito obrigado professor MÃRIO pelo seu tempo. AlÃĐm disso, compartilhar conteÚdo incrivelmente interessante. Abraços da Venezuela e fique com Deus.
Se a filha ÃĐ sensacional, o pai claro que ÃĐ tbm ! Inscrito.
Que aula extraordinÃĄria! Adorei a conexÃĢo com a histÃģria ðð
Que aula!
Em InglÊs existe tambÃĐm a palavra CORE usada para designar o nÚcleo da memÃģria dos computadores e faz parte do vocabulÃĄrio tÃĐcnico da computaçÃĢo como p ex. core index, processadores Core i5 e Dual Core. Como se vÊ a influÊncia se dÃĄ das mais variadas formas e pode-se estabelecer explicaçÃĩes as mais diversas.
Encantada. Muito obrigada.
Mesmo quando o Henrique VIII o Latim continuou sendo usado na Inglaterra porque eles nao tinham uma lingua oficial , nao tinham vocabulario, etc, eram dialetos falados por toda a regiao. Por isso forma obrigados continuar usando o Latim.
A que eu mais gosto ÃĐ "delete" que o inglÊs importou do latim e o portuguÊs importou do inglÊs de segunda mÃĢo. rs
Muito se fala sobre a influÊncia do latim nas lÃnguas europeias, porÃĐm sobre o portuguÊs e o inglÊs pouco ou nada se sabe que tais lÃnguas foram tambÃĐm influenciadas por lÃnguas cÃĐlticas.
O povo lusitano jÃĄ era uma mistura de raiz cÃĐltica com o neo-latim (vulgar).
E a lÃngua galega carrega essa parte cÃĐltica ainda mais.
JÃĄ na ilha da GrÃĢ-Bretanha, quando os romanos chegaram, eles jÃĄ encontraram povos nÃīmades que eram cÃĐlticos.
A formaçÃĢo da lÃngua inglesa se deu por mais vias: ROMANOS, CELTAS, NORMANDOS E GERMÃNICOS.
Os normandos tambÃĐm seriam germÃĒnicos, mas do ramo escandinavo, e eles saÃram da NORMANDIA FRANCESA, com uma lÃngua germÃĒnica carregada de vocÃĄbulos franceses arcaicos.
O portuguÊs evoluiu do latim, do celta e do mouro. Houve ainda uma pequena influÊncia visigÃģtica.
Eu sei que o latim foi a grande lÃngua clÃĄssica inteligente e jÃĄ bem estruturada. Mas no sul da penÃnsula ibÃĐrica havia tambÃĐm uma forte influÊncia fenÃcio-cartaginesa e parece que o potuguÊs foi capaz de absorver tudo isso.
Errada a sua abordagem sobre os normandos ao saÃrem da França, da Normandia eles saÃram franceses e romanizados e helenizados jÃĄ, nÃĢo eram nem germÃĒnicos nem escandinavos.
Eram normandos franceses, romÃĄnicos, helenicos.
E ao invadirem a Inglaterra helenizaram e romanizaram o inglÊs desgermanizando ele em tudo, a gramÃĄtica do ingles medieval e moderno e de origem e de confecçÃĢo francesa.
Para de reproduzir as mentiras da pseudociencia da anglofonia, os anglonazistas promovem esses enganos todos, liberte-se desses enganos todos.
Da licença e sai do tema!
Sem dÚvida, meu caro, o latim, que tanto influenciou e deu origem a vÃĄrias lÃnguas, tambÃĐm sofreu influÊncias de outras, principalmente do grego.
Inclusive era costume, nas famÃlias nobres romanas, a presença de um professor grego para ensinar a seus filhos.
@@mariovasconceloss ...sim, o grego era na ÃĐpoca a lÃngua mais culta. O latim, vocÊ parece gostar muito dele, eu tambÃĐm, ele tem sua formaçÃĢo com uma certa mistura de grego com algumas lÃnguas itÃĄlicas mais antigas. E essas lÃnguas itÃĄlicas receberam muitas palavras do idioma "etrusco".
Eu vejo o grego como uma lÃngua que parece que veio do espaço (extraterrestres vieram com ele pra cÃĄ, rsrs).
Mas o latim, a meu ver, com o tempo, suplantou o grego. O latim evoluiu mais atÃĐ do que o grego.
O inglÊs falado na AustrÃĄlia ÃĐ, a meu ver, o mais bonito.
VocÊ conhece o canal MOPC do MAURÃCIO CARVALHO, aqui no youtube?
Ele ÃĐ o cara que mergulhou a fundo nas lÃnguas. Ele tem vÃĄrios vÃdeos sobre diferentes lÃnguas e famÃlias. Sobre o latim e suas lÃnguas neolatinas ele explica tudo. Explica tambÃĐm muito sobre lÃnguas amerÃndias e cÃĐlticas. CONHECE O CARA? ELE ESTÃ AQUI NO TH-cam.
EU MORO NA SUÃçA, EM ZURIQUE. SOU UM CARIOCA E TENHO 56 ANOS.
Vou procurar conhecer um pouco mais o trabalho de MaurÃcio Carvalho.
Obrigado pela dica.
Depois de ler todos os comentÃĄrios minha reaçÃĢo sÃģ poderia ser estÃĄ: ca-ra-lho! (a propÃģsito, ouvi dizer que em Portugal esse vocÃĄbulo nÃĢo ÃĐ um palavrÃĢo mas uma inocente exclamaçÃĢo ð ð ð)
Faltou explicar a palavra sofisticado. Boa aula.
Eu acho que o inglÊs tem mais a ver com a lÃngua portuguesa do que o contrÃĄrio. Quando os romanos na Inglaterra, os bretÃĩes eram um povo quase bÃĄrbaros, por conseguinte, tinham um vocabulÃĄrio bem reduzido. Essa ÃĐ a razÃĢo pela qual, o idioma inglÊs atual tem uma grande quantidade de palavras de origem latina.