Três problemas que percebi lendo bleach e Naruto que tem muitos personagens foram: 1- Que se não tive cuidado você pode ter muita dificuldade em desenvolver e explorar todos os personagens. E alguns personagens com o tempo podem acabar ficando de escanteio. 2- Que o problema de uma obra que foca demais em vários personagens é que a obra pode ficar lenta em varios momentos devido a ficar mudando de pontos de vistas. 3- Devido ao excesso de personagens o leitor pode ter dificuldade em simpatizar com todos. Em várias obras é difícil fazer o leitor ou público criar carinhos por todos os personagens. A maioria acaba só simpatizando com alguns.
Um grande exemplo de personagem excelente e foi esquecido é o Rock Lee. Conquistou todo mundo, mas foi deixado de lado, infelizmente. Desenvolver uma história com muitos personagens é bem complicado.
Creio que eu consegui escrever uma boa história com apenas dois personagem. Tem seus problemas, sim (não tem jeito), mas a versão final (infelizmente publiquei em uma versão anterior) conseguiu cumprir o que era esperado.
tem algum vídeo seu dando dicas de como escrever o inicio da historia e como construir o mundo onde os personagens vão viver? (cheguei no canal agora, achei superinteressante o seu jeito de apresentar já ganhou +1 inscrito!
Minha história tem uns 10 personagens principais e 6 pontos de vista de narração... Às vezes, é uma dor de cabeça, principalmente nas cenas em que todos aparecem por ser um livro de terror.
Primeiro parabéns Guilherme pelos três mil inscritos, que venham muitos outros. Penso que igual a você se tiver muitos personagens deverão ser divididos em núcleos ou arcos, pois assim será mais fácil de conhecê-los.
Para quem tá iniciando: prefira o mínimo de personagens possível. Somente o suficiente. A chance de dar errado com muitos personagens é proporcionalmente maior.
Então. Acho complicado fazer um vídeo só sobre isso. Você pode unir palavras como "Belo Horizonte" tipo:"BeloMar" "BeloMonte" ou fazer misturas como "bezonte" (ficou estranho kk) "Hori" é por aí vai. Citei alguns exemplos. Na minha história interativa tem um lugar chamado ValeDoce. Geralmente sigo esse raciocínio ou crio uma palavra nova do nada. Penso em uma letra inicial e vou misturando sílabas até sair algo legal.
*Eu agora estou criando uma historia de um grupo de vigilantes na qual o principal antagonista é um Ditador totalitário, poderia me dar umas dicas de como desenvolver essa historia de modo mais orgânico?*
Tramas políticas são complexas e o natural são vários grupos com interesses diversos agindo para chegar no objetivo que seja melhor para eles. Esse antagonista pode ter inimigos que originalmente estavam do lado dele, pessoas querendo tomar o seu lugar, rebeldes insatisfeito com a tirania e etc. Tramas policas geralmente envolvem acordos, traições, revoltas, então para ser mais orgânico você precisa explorar essas coisas com bons personagens em todos os lados e cada um com seus interesses.
O vídeo foi postado a um tempo, mas eu gostaria de saber como desenvolver os núcleos em separado! Se já tiver vídeo assim, pode me mandar o link? Obrigada! ❤
Não fiz um vídeo exatamente sobre o assunto ainda, mas fiz um vídeo sobre muitos protagonistas e comento sobre isso e dou algumas dicas. É esse aqui: th-cam.com/video/gR3ivRJCDAg/w-d-xo.html
Como utilizar os meus na minha história de uma maneira bem elaborado e bem feita, tipo ele não está ali só para resolver o conflito ou problema mais ele é importante em determinadas funções e para o desenvolvimento da história. Ou fazer ele ficar marcante e fazer com todos gostem dele que ele não está ali só para aparecer e depois sumir como se não fosse importante seja pela personalidade habilidades ou pelo fato de ser interessante de acompanhar as interações dele com outros personagens. Como eu faço isso ficar legal e interessante?
É uma pergunta muito complicada para responder em um comentário. Isso depende de muitas coisas como o tipo de história, tipo de personagem, desenvolvimento dele. O que poderia ficar interessante em uma história pode não funcionar em outra. Eu sempre prefiro pensar que se está interessante escrever, provavelmente vai ser Interessante ler. O primeiro a gostar da história precisa ser o autor. Então você precisa analisar sua história e ver se as peças estão se encaixando, se os conflitos estão Interessantes, se tem boas viradas na trama, cenas com algum tipo de emoção, se os personagens tem personalidade que chama a atenção. Isso pode variar de acordo com cada história. Seria complicado afirmar sem conhecer mais sobre a sua história.
Guilherme, boa tarde. Estou escrevendo uma história de anime, e queria sua ajuda, por favor. Serão 16 personagens, ja escrevi os protagonistas (5) e os viloes (6). Faltam os secundarios, mas queria uma ajuda em onde os secundarios ajudariam os protagonistas, porque como disse, precisam de nucleos separados. No caso, a verdadeira duvida é: cada protagonista tera um personagem secundario para si? Ja que serao nucleos direrentes, ficará 3 prota em um nucleo e 2 em outro. Como eu poderia fazer essa distribuição para chegar no objetivo? Espero que tenha dado para entender e perdao o incomodo.
Não se preocupe tanto em deixar essa distribuição "certinha" pensa em quem está próximo do protagonista e quem precisa estar presente para a história avançar. Se já 3 protagonista em um núcleo, não precisa de muito mais que isso. Só preencher os espaços que talvez fale preencher. Foca no principal que vai aparecer alguns espaços como o piloto, o carinha das informações, o mentor, o líder de algum coisa. Essas seriam já as funções desses personagens secundários.
@@NovoOrbe muito obrigado!!! Eu estou utilizando todos seus vídeos pra construir minha história, está me ajudando muito. Seu canal tem vídeos práticos, explicativos e muito bem elaborados. Agradeço pela resposta. Sucesso🙌
👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática
🔹 novoorbe.org/escreva-seu-livr...
"histórias não caminham para os lados, mas para a frente". Acho que faz muito sentido nesse vídeo!
Por isso muitos escritores começam a criar suas histórias pelo fim. Tudo que acontece antes é para chegar nele
Três problemas que percebi lendo bleach e Naruto que tem muitos personagens foram:
1- Que se não tive cuidado você pode ter muita dificuldade em desenvolver e explorar todos os personagens. E alguns personagens com o tempo podem acabar ficando de escanteio.
2- Que o problema de uma obra que foca demais em vários personagens é que a obra pode ficar lenta em varios momentos devido a ficar mudando de pontos de vistas.
3- Devido ao excesso de personagens o leitor pode ter dificuldade em simpatizar com todos. Em várias obras é difícil fazer o leitor ou público criar carinhos por todos os personagens. A maioria acaba só simpatizando com alguns.
Um grande exemplo de personagem excelente e foi esquecido é o Rock Lee. Conquistou todo mundo, mas foi deixado de lado, infelizmente.
Desenvolver uma história com muitos personagens é bem complicado.
@@NovoOrbe Concordo. A maioria das obras, principalmente shounens, tem essa dificuldade. Tem alguns com Fullmetal, que se salvam.
Creio que eu consegui escrever uma boa história com apenas dois personagem. Tem seus problemas, sim (não tem jeito), mas a versão final (infelizmente publiquei em uma versão anterior) conseguiu cumprir o que era esperado.
2 personagens é difícil manter um ritmo e bons conflitos. Parabéns 👏👏👏 eu teria bastante dificuldade rs
tem algum vídeo seu dando dicas de como escrever o inicio da historia e como construir o mundo onde os personagens vão viver? (cheguei no canal agora, achei superinteressante o seu jeito de apresentar já ganhou +1 inscrito!
Ele tem videos falando sobre isso separados, tem o vídeo de como construir seu universo e outros em uma playlist
@@jefersonmorais929 Valeu!
@@SniperNerdTV 👍
Obrigado, Jeferson 🙌
Por favor, faça essa série de vídeos práticos, teve muitos exemplos que você deu que tenho dificuldade
Pode deixar. Vou fazer alguns para ver se a galera curte também
Eu vendo isso e pensando na minha história com 40 personagens relevantes pra trama e uns 50 que ocasionalmente aparecem KKKKK
Eita. Está lascado kk
Hmm entendo, uma das coisas que fiz de errado na minha primeira historia kk, muitos personagens e pouco desenvolvimento para a maioria
Eu te entendo. Desenvolver muitos personagens é sempre um desafio
Então somos dois✌️
Minha história tem uns 10 personagens principais e 6 pontos de vista de narração... Às vezes, é uma dor de cabeça, principalmente nas cenas em que todos aparecem por ser um livro de terror.
Eita 😵
Primeiro parabéns Guilherme pelos três mil inscritos, que venham muitos outros.
Penso que igual a você se tiver muitos personagens deverão ser divididos em núcleos ou arcos, pois assim será mais fácil de conhecê-los.
Muito obrigado 😁 estamos crescendo lentamente, mas estamos crescendo 🙌
Vlw pelas dicas! Vou anotar pra usar futuramente
🙌
Eu mesmo Aprendi muito? Assistindo os seus vídeos, que são Didáticos, eu estudo Roteiro de cinema Sozinho? Os seus vídeos me Ajudou muito!
Fico feliz por saber disso 🙌
Para quem tá iniciando: prefira o mínimo de personagens possível. Somente o suficiente. A chance de dar errado com muitos personagens é proporcionalmente maior.
Verdade. É um trabalho a mais e que pode deixar a história perdida
Ocorreu isso comigo quando comecei a escrever, mas aí juntei um personagem no outro e está começando a dar certo.
obg pelos conselhos usarei no meu livro vc poderia fazer um video falando de nome de reinos ou cidades estou preso nisso
Então. Acho complicado fazer um vídeo só sobre isso. Você pode unir palavras como "Belo Horizonte" tipo:"BeloMar" "BeloMonte" ou fazer misturas como "bezonte" (ficou estranho kk) "Hori" é por aí vai. Citei alguns exemplos. Na minha história interativa tem um lugar chamado ValeDoce. Geralmente sigo esse raciocínio ou crio uma palavra nova do nada. Penso em uma letra inicial e vou misturando sílabas até sair algo legal.
*Eu agora estou criando uma historia de um grupo de vigilantes na qual o principal antagonista é um Ditador totalitário, poderia me dar umas dicas de como desenvolver essa historia de modo mais orgânico?*
Tramas políticas são complexas e o natural são vários grupos com interesses diversos agindo para chegar no objetivo que seja melhor para eles. Esse antagonista pode ter inimigos que originalmente estavam do lado dele, pessoas querendo tomar o seu lugar, rebeldes insatisfeito com a tirania e etc. Tramas policas geralmente envolvem acordos, traições, revoltas, então para ser mais orgânico você precisa explorar essas coisas com bons personagens em todos os lados e cada um com seus interesses.
@@NovoOrbe eu tava pensando em explorar o lado do Ditador também, sem querer justificar só apresentar como ele enxerga as coisas.
Ótimo Vídeo
Obrigado 😁
O vídeo foi postado a um tempo, mas eu gostaria de saber como desenvolver os núcleos em separado!
Se já tiver vídeo assim, pode me mandar o link?
Obrigada! ❤
Não fiz um vídeo exatamente sobre o assunto ainda, mas fiz um vídeo sobre muitos protagonistas e comento sobre isso e dou algumas dicas. É esse aqui: th-cam.com/video/gR3ivRJCDAg/w-d-xo.html
Como utilizar os meus na minha história de uma maneira bem elaborado e bem feita, tipo ele não está ali só para resolver o conflito ou problema mais ele é importante em determinadas funções e para o desenvolvimento da história. Ou fazer ele ficar marcante e fazer com todos gostem dele que ele não está ali só para aparecer e depois sumir como se não fosse importante seja pela personalidade habilidades ou pelo fato de ser interessante de acompanhar as interações dele com outros personagens. Como eu faço isso ficar legal e interessante?
É uma pergunta muito complicada para responder em um comentário. Isso depende de muitas coisas como o tipo de história, tipo de personagem, desenvolvimento dele. O que poderia ficar interessante em uma história pode não funcionar em outra. Eu sempre prefiro pensar que se está interessante escrever, provavelmente vai ser Interessante ler. O primeiro a gostar da história precisa ser o autor. Então você precisa analisar sua história e ver se as peças estão se encaixando, se os conflitos estão Interessantes, se tem boas viradas na trama, cenas com algum tipo de emoção, se os personagens tem personalidade que chama a atenção. Isso pode variar de acordo com cada história. Seria complicado afirmar sem conhecer mais sobre a sua história.
@@NovoOrbe obrigada pela ajuda 🫶🏻
Guilherme, boa tarde. Estou escrevendo uma história de anime, e queria sua ajuda, por favor. Serão 16 personagens, ja escrevi os protagonistas (5) e os viloes (6). Faltam os secundarios, mas queria uma ajuda em onde os secundarios ajudariam os protagonistas, porque como disse, precisam de nucleos separados.
No caso, a verdadeira duvida é: cada protagonista tera um personagem secundario para si? Ja que serao nucleos direrentes, ficará 3 prota em um nucleo e 2 em outro. Como eu poderia fazer essa distribuição para chegar no objetivo?
Espero que tenha dado para entender e perdao o incomodo.
Não se preocupe tanto em deixar essa distribuição "certinha" pensa em quem está próximo do protagonista e quem precisa estar presente para a história avançar. Se já 3 protagonista em um núcleo, não precisa de muito mais que isso. Só preencher os espaços que talvez fale preencher. Foca no principal que vai aparecer alguns espaços como o piloto, o carinha das informações, o mentor, o líder de algum coisa. Essas seriam já as funções desses personagens secundários.
@@NovoOrbe muito obrigado!!! Eu estou utilizando todos seus vídeos pra construir minha história, está me ajudando muito. Seu canal tem vídeos práticos, explicativos e muito bem elaborados. Agradeço pela resposta. Sucesso🙌
@@arthungomix1747 😁😁😁
Não consegui entrar no servidor do discord pelo link 🥺
Deu erro ou foi para outro lugar?
@@NovoOrbe na verdade não direciona pra o servidor, mesmo eu já tendo o aplicativo e uma conta
Vou tentar resolver aqui. Não domino muito bem o discord
Oh maninho não fique triste😟
não derrame as suas Lágrimas nas páginas da leitura de suas próprias Histórias Criativas