Achei o discurso excessivamente centrado na perspectiva da responsabilidade masculina na vivência fálica do sexo, numa vivência de dominação, de pouca erotização e sensibilidade, de guião estereotipado. Mais além de "o que é que há primeiro, o ovo ou a galinha?" e de como uma cultura patriarcal e machista criou um papel masculino, e por consequência, um feminino, acho que a responsabilidade é partilhada. Como mulher, se eu entro, crio e fomento esse sexo fálico, se a minha ideia de sexo for de contacto genital e coito, se eu associo virilidade, tesão, prazer, desejo a ereção, penetração e ejaculação, também sou responsável de estar a perpetuar o mesmo esquema, também eu estou desensibilizada e demasiado formatada. O que quero dizer é que considero que é tão masculino como feminina essa reflexão sobre a vivência do sexo, os guiões e personagens que temos ou idealizamos, os nossos padrões e automatismos, as crenças que temos do que é prazer e poder. Penso que somos cúmplices e estamos co-recriando os dois esses esquemas. Acho que não dá pôr todo o peso nos homens e educação que receberam e todos os referentes que os condicionaram. Acho que nós mulheres temos de fazer o mesmo processo. E entender como nos retroalimentamos nisso.
Eu discordo de alguns pontos e, me atendo ao meu local de fala, gostaria de abordar especificamente o ponto que vc diz que o corpo da mulher é mais erotizado (no sentido de não resumir o prazer a uma única área específica) em contraposição ao do homem que, social e culturalmente se reduz ao pênis. É muito importante entender que essa maior erotização do corpo da mulher se dá enquanto objeto de prazer masculino. Nós mesmas somos criadas de forma a nem olharmos nossos corpos no que se refere a descobri-lo. Há todo um pensamento para que nós não sejamos donas dele e do nosso prazer. Vide a masturbação ser até incentivada e comumente falada em grupos de meninos, enquanto isso ainda é assunto delicado em rodas de mulheres adultas e casos de mulheres casadas que nunca tiveram um orgasmo.
Só uma observação para todos pensarem: Mulher também tem que ser macho. Mulher também tem as pressões para ser bem sucedida, não ser muito emotiva no trabalho, ganhar seu dinheiro e sair da casa dos pais, etc. etc. Só para lembrar aqui, pq quando fala "homem não chora, quem chora é mulherzinha", nenhuma mulher sente que quer ser mulherzinha! As mulheres também acabem querendo ser "fortes", "macho", sendo que isso zoa pra caralho nossa identificação com o feminino. Pra mulher é muito contraditório, pq acabamos querendo ser mulheres potentes e dominadoras tb. É foda.
@Iris exatamente! Acaba sendo tudo sobre o machismo mesmo, homens desumanizando por um ideal de homeme mulheres que querem e conquistam um espaço se desumanizando também
Excelente reflexão, obrigada por compartilhar seus pensamentos e experiência. Concordo muito com o ponto de vista, é necessário darmos passos mesmo que pequenos, já que estamos encharcados de conceitos comuns a sociedade em nos mesmo. Levantar essas questões de forma tão sincera faz toda diferença.
Responsabilidade afetiva é banalizado demaaaais. rs As pessoas geralmente se eximem do diálogo e esperam que a construção de desejo e afeição do outro esteja automaticamente alinhada a nossa. Mas não tá. Já vi muita gente definindo como falta de "responsabilidade afetiva" um cara sair com a pessoa numa semana e depois dizer que não tá afim de uma relação sendo que anteriormente nenhum diálogo nesse sentido foi construído. É barra Manu! Muita terceirização de responsabilidades que não dou conta! Tá muito difícil fazer o exercício de lidar nossas barras e expectativas por nós mesmos.
me identifiquei com muitas vivências suas, me senti bem de saber que eu não fui o único. ainda é difícil pra mim ter e dar abertura pra essas conversas da intimidade "masculina-cis", especialmente pra abrir fragilidades como vc fez. admiro a franqueza e a coragem, serviu pra mim como incentivo, com certeza
Eu sempre tenho uma discussão onde eu digo que o fato de chamarmos certos valores de masculinos (como potência, virilidade, agressividade) e outros de femininos (sensibilidade, acolhimento, etc.) ajuda a propagar e estruturar a nossa sociedade machista. E se chamássemos só de "sensibilidade", "agressividade" etc. e não ligássemos automaticamente a um certo gênero. O que me impressiona é como essa ideia (de deixar de ligar a um gênero) é muitas vezes rebatida por mulheres... e mulheres feministas. Acho que só vamos realmente nos livrar dessa demanda de estar em uma caixinha quando a língua, os valores, etc. , nos acompanhar.
Sério... o canal de vcs é incrível. Fora de série em relação aos outros canais. Além do fato de não ter cortes nos vídeos do casal, acredito q muito dessa qualidade vêm desses seus vídeos diários de reflexões sobre o ser e existir em sociedade.
Cara... Sensacional! Eu não consigo nesse momento expressar em palavras o quanto esse seu papo me fez refletir e me ajudou no meu processo de desconstrução. Muito obrigado!
@@floremanu Meo... essa foi a primeira vez que alguém me respondeu no youtube! hahaha.. to emocionado! Te amo! E sim, sou carente. Mas tudo bem. hahahaha...
Tem dois documentários disponíveis aqui no YT que eu recomendo MUITO sobre masculinidade tóxica: The Mask You Live In" e "Precisamos falar com os homens?"
Muito boa conversa. A questão passa pela forma dos corpos femininos e masculinos, sem dúvida. E você foi corajoso em mostrar sua história com seu irmão e pai e a continuidade com seu filho. É importante isso. Reconhecer essa história, reconhecer e ir adiante aprendendo a perdoar e ultrapassar, se possível. Toda a questão reverbera nas imagens cada vez mais supervalorizadas dos magros e "belos e sempre jovens" nas telas em todas as mídias. Acho que os corpos masculinos estão sendo erotizados também há tempos e não sei se é bom para eles. Ou para nós. Ou elxs. Tenho a impressão que é um problema em todos os relacionamentos para todos os gêneros. Bem...falei muito!😊
Manu, você disse tanta coisa importante. Eu nunca tinha parado para pensar que o homem (coitado) está aprisionado dentro desse modelo machista. O machismo não faz bem para ninguém. Tudo isso me fez pensar que há um abismo entre o discurso e a prática, pq os hábitos estão arraigados nos homens, nas mulheres, nos gays de que o ideal a ser alcançado é o macho heteronormativo, mesmo que ninguém mais suporte esse ser abominável, todos nós temos medo de desconstruir e ter que lidar com o homem frágil. É preciso muita coragem, tanto para desconstruir, quanto para construir o novo ser humano que se deseja ser. Mais do que coragem seria preciso um pacto de respeito entre os seres humanos, onde ninguém soltasse a mão de ninguém. Juntos somos mais fortes. Sorte com a construção do homem Martim e na desconstrução do Emanuel! Valeu pela sua reflexão. Abraço!
Oi!! Acredito que muitas mulheres aceitam e buscam esse homem novo, sem toxicidade, sem centralidade no falo. Um problema que vejo é que a grande maioria desses homens associam essa desconstrução à se tornarem também homens que não resolvem as coisas do dia a dia, sobrecarregando as mulheres, que acabam sendo reconhecidas como "fortes", porém estão só dando conta da vida, sem ajuda, ainda levando "nas costas" carreira, filhos, família, e esses homens que não produzem na mesma medida que elas. Ninguém os chama de fracos, ainda são aplaudidos enquanto as mulheres "cumprem seu papel" para ter um homem não tóxico ao lado (e não falo só de grana, até pouco disso e mais da vida como um todo). Para mim esse é um ponto da masculinidade tóxica não abordado neste vídeo e, como gosto de ver as reflexões do casal, gostaria de ver sobre isso também. Mais a fundo. Manu, por favor, façam podcast tb... lá podemos baixar e escutar a qq momento e mantendo a tela do celular desligada, só um fone de ouvido e continuar os afazeres da vida q muitas vezes não nos permitem parar com a tela aberta. Agradeço Flor e Manu pelos ótimos temas!!
Lendo os comentários parece que as moças gostam do padrão já estabelecido, apesar da luta do empoderamento feminino as características tidas como femininas como a fragilidade entre outras não são valorizadas. Vejo mulheres reclamando dos parceiros por serem muitos pacientes e acharem que eles "moles" demais diante de algumas situações. Até em relações homoafetivas parece ter essa replicação do comportamento feminino e masculino. Isso tudo cria mais confusão na maneira como devemos agir. A misoginia deve ter vindo daí, dessa confusão de sentimentos. Por isso a reflexão e sempre bem vinda. Lembrei da música da Elis que diz "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", tomara que não. Bom dia!
Ótimo vídeo! Estou sempre à procura de discussões sobre masculinidade e fico feliz de encontrar outros homens dispostos a refletir sobre isso. Aguardo mais vídeos sobre o assunto.
Por exemplo: numa conversa entre amigos eu descobri que os héteros, daquele grupo, não permitiam que suas namoradas chupassem seus mamilos durante o sexo, enquanto isso é muito comum no sexo gay. Houve um constrangimento e uma recusa em explicar o motivo da proibição e entendi que se tratava de uma questão de masculinidade frágil.
Eu tinha uma visão bem distorcida da masculinidade. Namoro a muito tempo e ele tem uma doença degenerativa que foi piorando ao longo dos anos, o que faz com que a dinâmica do relacionamento seja diferente. Com isso percebi que esse ideal de homem que eu tinha me foi imposto, não era justo, e que podia ser diferente. É mais pesado pra ele, mas seguimos nessa desconstrução, "forçada" mas libertadora.
Cara conhece o seu canal a mais de um mês, acho que já vê que todos os seus vídeos. Estou vendo vários por dia o dose diária. Cara vc é incrível. Sem palavras. Parabéns.
Vídeo necessário! Chamou minha atenção a fala no início do vídeo, sobre alguns conceitos estarem dados. Acho que nem sempre. Foi preciso que muitas pessoas falassem sobre relacionamento abusivo, por exemplo, neste termo específico, e não somente que é preciso respeitar o outro, para que eu compreendesse a vivência que eu tive. E uma pessoa as vezes trás uma perspectiva que a outra não trouxe, com um discurso que esclarece bem mais. Talvez você ache que esteja falando muita coisa que ache que está dada nos seus vídeos, mas já me trouxe perspectivas que eu não tinha.
Amanda95822 acho que você tem muita razão. Conceitos novos inauguram novas percepções. Totalmente. Mas, e talvez seja essa a minha crítica, sirvam também para novas colonizações de pensamento e venda de livros. E em geral americanos. Rsrs
@@floremanu concordo, há essa tendência também. Também vejo que novos conceitos podem abarcar sentidos de uma nova geração que outros não davam conta. Mas é fato que há essa tendência mesmo. E vou implicar com esse "americanos" (implicância da paz) hahaha. Prefiro América do Norte ou estadunidenses no caso específico dos EUA, porque me irrita demais como eles tomam a América pra si e nos colocam só no status de latinos. Também sou americana! Parece uma mudança brusca de assunto, mas tem a ver com termos e conceitos. Enfim, gratidão por mais um vídeo necessário, um abraço!
sensacional esta possibilidade de reflexão, em nosso país, sobre este tema difícil e bastante complexo. por toda vida, meu interesse tem sido por homens não machistas, e que buscam a sua "auto-ampliação" como gente.
Falou muito neh.... mah ... questões importantes para se refletir, repassar e resolver!!! Acho que vou ter que rever o vídeo pra raciocinar mais... essas questões são fortes porque estão em todos os cantos, todos vivemos isso... enfim!!!
Ainda sobre Masculinidade Tóxica e Sexo e vídeos pornôs .... Tem coisas que em vídeo porno por exemplo que no sentido de Fantasia é legal mas na prática eu não acho tão legal assim (fetiche em homens rsrs ) Eu curto fotos de caras padrões porq seila é uma beleza esteticamente bonita você vaila e aperta o ❤ porq sim, é automático. Mas a beleza de um Homem tá muito mais voltada no quanto ele é inteligente emocionalmente falando a ponto de se desconstruir , o quão frágil ele é, e o quando ele pode me ensinar sobre algo novo, se ele sabe trocar uma ideia e claro aparência também chama a atenção. Mas nunca existe um padrão físico estético tipo branco de academia, peludo ursao ou loiro de olhos pra azuis pra mim. Mas esse ideal de homem realmente existe pra nossa galerinha LGBT
Se encaixar na Sociê... quantos meninos precisam fazer isso para não serem os fracassados ou algo do gênero, é compreensível até para se manter em grupo e tal.... mas de certa forma "desnecessário"... na verdade é uma necessidade que me parece "talvez talvez talvez" desnecessaria .... refletindo...
Muita coisa!! Eu não sou homem pra saber de dentro, mas de fora eu identifico muitas coisas: o bom humor, uma certa estabilidade (homens não passam pelas transformações hormonais das mulheres), o foco, a força não violenta e sim resistente, a amizade, a criatividade (que as mulheres também têm, mas de formas diferentes)... lembrando sempre que homens são humanos e diferentes entre si, cabe a cada um descobrir a própria masculinidade, o que faz sentido pra si. Aliás, eu vi num documentário que, segundo um estudo, homens e mulheres são mais parecidos do que diferentes. Somos mais "seres humanos" do que "homens" ou "mulheres". Acho que nossas diferenças são fundamentais e complementares. E, assim como hoje existem encontros de Sagrado Feminino, quando os homens entrarem em contato com o Sagrado Masculino, bons caminhos vão se abrir!
@@anamourap estou passando por um momento em ué descobri o verdadeiro significado de narcisismo. Fui casada 9 anos com uma pessoa que de pouco se importando com a opinião alheia. Agressões físicas e verbais constantes. Não ama a ninguém, só suga e vai embora. Hoje passo por um momento de empoderamento e vejo que muitos dos meus relacionamentos e dos relacionamentos das pessoas a minha volta são de extremo abuso. Entendo tudo o que você colocou, mas acho que os homens são mais resistentes a ideia do auto conhecimento, e com isso se vendem as informações do mundo que só distraem a nossa mente de olhar pra dentro de nós mesmo. Obrigada pelas palavras, realmente não posso perder a esperança na raça humana, mesmo que esse humano seja um homem rs
Acredito que hoje não devemos pensar nas coisas como se fossem proprias so do homem ou da mulher, não tem porque querer ficar diminuindo a complexidade do nosso ser em certos rotulos tao futeis Pra mim tudo isso é sobre simplesmente buscar ser um ser humano melhor, independente do sexo
Sou fã do canal. Tanto dos vídeos em casal como dos "solo". Parabéns e obrigado! Um assunto legal pra um próximo vídeo seria o de questionar o uso dos termos "masculino" e "feminino" para designar características como brutalidade e sensibilidade nas pessoas. Muitas vezes, para descrever um homem com a sensibilidade desenvolvida, mulheres (muitas vezes, feministas) dizem que esse homem tem o lado feminino desenvolvido. Eu sempre argumento que esse uso do termo ajuda a propagar o machismo estrutural. Que seria melhor usar as próprias características para descrever e não os gêneros. O que você/vocês acham disso? Um abraço e, de novo, obrigado! Herz
Sobre novas terminologias pra coisas antigas. Fiquei com a impressão que é uma forma das pessoas se apropriarem dos termos. Renomeando como forma de se aproximar dos conceitos. Talvez dar um passo adiante inclusive. Amadurecido.
@@floremanu Oi Manu! Queria muito que tu falasse mais sobre pornografia, nessa linha aí do vídeo, falando o óbvio mesmo. Para mim seria legal, pois quero muito compartilhar estas ideias com amigos homens, e um vídeo em que o interlocutor é um homem seria de grande incentivo para algum deles. Abraços (:
Olá, boa tarde para vocês. Já mandei algumas mensagens e a maioria com ligação ao relacionamento. Nessa última semana tive crises com a projeção de um relacionamento romântico, acabei expondo um desejo do término. Minha parceira já está meio distante fisicamente e também pela parte do relacionamento. Tem alguma forma de tentar recuperar essa falha ? Já vi seus outros vídeos de como passar as crises mas acho que seria válido abordar isso de uma forma mais concreta. Obrigado pela atenção, não sei nem se é aqui que pergunta mas é isso. Tudo de bom!
Achei fantástico e a pornografia nunca me chamou atenção, e agora entendi porque, muito por conta dessas situações que eu também acho imbecil de potência como se o erótico estivesse nisso. A mulher precisa desconstruir o machismo e sua ideia também do homem potente... O homem pode broxar, pode não pensar só em sexo ou ser o cara que é eficiente sempre. E as mulheres tem tanto quanto os homens pensar e conversar sobre isso, se ajudarem a reorganizar as coisas.
Cara esses dias eu tava falando pro Arthur que tal música nao era só de menina era de menino e de menina também. Me peguei ensinando sobre generos omg É tao engraçado ver isso numa criança , num bebe praticamente (3 anos) tipo...o como ele parece um hominho (um menino maior pra idade dele) , nas poses das fotos, em algumas coisas que ele fala "eu sou grande eu não sou Nenê", o quanto ele é teimosinho de um jeito meio agressivo as vezes e fala até uns palavrão já ??? Dai ele é meio egoísta em relação aos brinquedos dele (mudando um pouco o foco) Mas como é curioso esse comportamento tão genuíno dele mesmo. Ou será que ele reproduz o que ele vê de nós adultos.
Manu! Vc já assistiu Sex Education na Netflix? Acho que vc se identifica muito ao personagem Otis. Vi perfeitamente vc nesse garoto quando falava da sua adolescência. Obrigada por trazer esse temática, acho que já queremos um parte 2 com a Flor tbm😍 Bjs pra vcs e um xêro no Martin
Ótimo vídeo! Há uma autora feminista americana chamada Andrea Dowrking que descreve exatamente esse processo de como a dominação sexual no sexo violento, possessivo e sequestro da atividade reprodutora se desdobra pra política, ela não é traduzida, creio que imtencionalmente, o livro é muito bom e polêmico porque ele destrói e destrincha toda a experiência sexual heteronormativa, se chama "Intercouse" e até hoje é muito mal compreendido.
Acho que os homens estão vivendo uma mentira!!! O foco não é o sexo e nunca deveria ter sido. A 'conexão' é muito mais importante. Viver o contato que não precisa ser erotizado... pode ser um encontro intelectual, sentimental, entre outras formas.
Não consigo curtir esse canal. Faz alguns vídeos que noto que minha curtida some. Eu curto, segundos depois essa curtida não está la. Alguém mais não consegue curtir?
@@mariadagracaribeirodemorae1146 aawwn deu certo 👍🏽 muito obrigada, que agonia que dava não poder demostrar nem um pouquinho o quanto que gosto desse canal.
Sem sombras de dúvida se você for parar pra filosofar sobre pornografia com certeza os filmes e vídeos reproduzem TOTAL essa ideia de machismo e homens dominadores e fálicamente empoderados e cria uma certa cobrança de performance sexual em cima de voces , um certo ideal que nem sempre é realizável, nem sempre é legal e acaba frustrando.
oi, manu. tenho passado por um momento difícil no casamento justamente pq o sexo (e a diminuição dele em períodos da relação) assusta e faz pensar que a monogamia acaba por desestimular o homem ao sexo com a mesma parceira, o que torna quase "normal" ou uma regra para relacionamentos héteros tradicionais a questão da traição ou de coisas fora do casamento (sobretudo para muitos homens). acho que isso passa realmente pela questão que você nomeou como "masculinidade tóxica" e pela centralidade do falo na erotização masculina. como você pensa essa questão (o desinteresse sexual ao longo do casamento) e que encaminhamentos e elaborações podem surgir daí que não seja a repetição doentia e problemática da traição?
Falando em novos termos tem um fresquinho que descobri ontem: Chernoboy. P. S.: Pensa se a antropóloga aqui não vai terminar de ver o video e ir correndo pro Google pra descobrir quem é o seu pai 😂😂😂
@@floremanu fui diagnosticado com depressão a mais ou menos 7 anos. o mundo girou muito, os tratamentos vem e vão por diversos motivos. oq mais me ajuda, ou sempre ajudou foi tentar entender as coisas. ou pensar sobre elas. até pq n tenho mais amigos pra trocar uma msg, ou cv. no momento sou só eu e minha cabeça a muito tempo. seu canal tem um significado incrível pra mim, meu problema de n conseguir dormir por angústia de diversos motivos muitas vezes me faz virar a noite e eu só consigo realmente deitar com um certo alívio, depois de assistir um video seu. eu n acredito que diplomas definem conhecimento. oq se ensina na faculdade 99% das vezes tb esta em livros de acesso a qualquer um. aqule 1% é o diferencial de que esta lá, estudando. a dedicação do aluno, e 0,5% disso o professor. conheci mil psicólogos e psiquiatras, mas nunca um psicanalista por questão financeira. em belo horizonte, esse tipo de coisa é 100% o chiche "coisa de rico". consultas de tipo 250, 300 reais 40min / 1h. e oq mais me angustia, são questionamentos. tanto científicos quanto filosóficos. oq me faz pensar que o medico adequado para conversar seria o psicanalista. apsar de remédios, ja que por diversos exames eu tenho uma serie de desordens quimícas na cabeça. estudei engenharia elétrica, por causa da física. isso me faz ler muito e acompanhar as coisas mais loucas por artigos científicos reais, e eu penso muito nelas. assim como a filosofia tb foi um grande alívio. seus questionamentos são oq eu esperava de algum desses médicos que nunca me fizeram confiar nos msms. obrigado por compartilhar um pouco doque passa na sua cabeça, a forma como faz, parece que estamos conversando, me faz sentir que estou com alguém em sincronia comigo de alguma forma por um momento. obrigado msm de coração por compartilhar
toda sexualidade é (fortemente) Baseada na Fantasia... e para realizar a fantasia sexual masculina, o homem impõe regras para sí e para outros homens de como um homem de verdade deve se comportar e aquilo que ele não deve fazer. a sexualidade masculina é baseada na dominação do Macho sobre a Femea... ( a penetração é onde ele realiza essa fantasia de dominação ) e para realizar essa fantasia ele deve se afastar do comportamento do ser "dominado", ou seja, a femea, o maximo que ele consiga fazer... sou um Homem Hetero e por isso o que digo é algo que pecebi ao analizar minha propria sexualidade e de meus colegas homens... por isso não existirá homens feministas reais ( apenas esquerdomacho) uma vez que o feminismo prega que o homem deve ser "desconstruido" e que sua Fantasia Sexual é Errada... sendo um homem sincero comigo mesmo, não posso ser feminista, pois, isso seria ir contra minha sexualidade.
O Homem possui um líbido muito mais forte que a mulher... ( não sou eu que disso isso, são Sexólogos...) por isso ele pensa mais em sexo do que a mulher, logo parte de sua identidade é criada através de sua relação com o seu líbido e com o sexo.... os machos mamíferos principalmente os símios e os macacos, são Territorialistas, ao ponto de lutarem entre sí até a morte para conquistar um território ou uma fêmea... por tanto muito do comportamento masculino do homem não é uma construção social, é biológico, de seus ancestrais mamíferos... a cultura ela é mais tarde criada e enfatiza as características masculinas do territorialismo e dominação e sua relação com o líbido... a Cultura social não criou isso,mas, o potencializou... ( essa potencialização talvez possa ser considerada de "construção social" ou seja, algo artificial, não intrínseco a natureza do homem...) ,o desejo de dominar e sua relação com a Líbido já estava lá muito antes! o feminismo proucura desconstruir a Sexualidade masculina... acreditando que fazendo isso, o homem deixará de possuir sua relação Forte com a Líbido e seu comportamento territorialista.... mas, isso significa desconstruir o homem biológico, o que não é possível, uma vez que é intrínseco a sua natureza... a unica coisa que o feminismo criará é uma NOVA "construção social" que resultará no envergonhamento de homens por por terem líbido forte e comportamentos masculinos naturais... o que resultará em homens confusos de sua própria sexualidade e em crise consigo mesmos gerando repressão sexual e um consequente "Desimpoderamento"...
Achei o discurso excessivamente centrado na perspectiva da responsabilidade masculina na vivência fálica do sexo, numa vivência de dominação, de pouca erotização e sensibilidade, de guião estereotipado. Mais além de "o que é que há primeiro, o ovo ou a galinha?" e de como uma cultura patriarcal e machista criou um papel masculino, e por consequência, um feminino, acho que a responsabilidade é partilhada. Como mulher, se eu entro, crio e fomento esse sexo fálico, se a minha ideia de sexo for de contacto genital e coito, se eu associo virilidade, tesão, prazer, desejo a ereção, penetração e ejaculação, também sou responsável de estar a perpetuar o mesmo esquema, também eu estou desensibilizada e demasiado formatada. O que quero dizer é que considero que é tão masculino como feminina essa reflexão sobre a vivência do sexo, os guiões e personagens que temos ou idealizamos, os nossos padrões e automatismos, as crenças que temos do que é prazer e poder. Penso que somos cúmplices e estamos co-recriando os dois esses esquemas. Acho que não dá pôr todo o peso nos homens e educação que receberam e todos os referentes que os condicionaram. Acho que nós mulheres temos de fazer o mesmo processo. E entender como nos retroalimentamos nisso.
Sandra Macedo concordo com você
Parabéns, acho sim que as mulheres fazem parte de tudo que acontece hoje em torno dessa ideia de homem e masculinidade!!!
Eu discordo de alguns pontos e, me atendo ao meu local de fala, gostaria de abordar especificamente o ponto que vc diz que o corpo da mulher é mais erotizado (no sentido de não resumir o prazer a uma única área específica) em contraposição ao do homem que, social e culturalmente se reduz ao pênis.
É muito importante entender que essa maior erotização do corpo da mulher se dá enquanto objeto de prazer masculino. Nós mesmas somos criadas de forma a nem olharmos nossos corpos no que se refere a descobri-lo. Há todo um pensamento para que nós não sejamos donas dele e do nosso prazer. Vide a masturbação ser até incentivada e comumente falada em grupos de meninos, enquanto isso ainda é assunto delicado em rodas de mulheres adultas e casos de mulheres casadas que nunca tiveram um orgasmo.
Só uma observação para todos pensarem: Mulher também tem que ser macho. Mulher também tem as pressões para ser bem sucedida, não ser muito emotiva no trabalho, ganhar seu dinheiro e sair da casa dos pais, etc. etc. Só para lembrar aqui, pq quando fala "homem não chora, quem chora é mulherzinha", nenhuma mulher sente que quer ser mulherzinha! As mulheres também acabem querendo ser "fortes", "macho", sendo que isso zoa pra caralho nossa identificação com o feminino. Pra mulher é muito contraditório, pq acabamos querendo ser mulheres potentes e dominadoras tb. É foda.
Iris Lopes 🧡
@Iris exatamente! Acaba sendo tudo sobre o machismo mesmo, homens desumanizando por um ideal de homeme mulheres que querem e conquistam um espaço se desumanizando também
Excelente reflexão, obrigada por compartilhar seus pensamentos e experiência. Concordo muito com o ponto de vista, é necessário darmos passos mesmo que pequenos, já que estamos encharcados de conceitos comuns a sociedade em nos mesmo. Levantar essas questões de forma tão sincera faz toda diferença.
Responsabilidade afetiva é banalizado demaaaais. rs
As pessoas geralmente se eximem do diálogo e esperam que a construção de desejo e afeição do outro esteja automaticamente alinhada a nossa. Mas não tá.
Já vi muita gente definindo como falta de "responsabilidade afetiva" um cara sair com a pessoa numa semana e depois dizer que não tá afim de uma relação sendo que anteriormente nenhum diálogo nesse sentido foi construído.
É barra Manu! Muita terceirização de responsabilidades que não dou conta!
Tá muito difícil fazer o exercício de lidar nossas barras e expectativas por nós mesmos.
Lana Marx tá difícil mesmo!!
me identifiquei com muitas vivências suas, me senti bem de saber que eu não fui o único. ainda é difícil pra mim ter e dar abertura pra essas conversas da intimidade "masculina-cis", especialmente pra abrir fragilidades como vc fez. admiro a franqueza e a coragem, serviu pra mim como incentivo, com certeza
Eu sempre tenho uma discussão onde eu digo que o fato de chamarmos certos valores de masculinos (como potência, virilidade, agressividade) e outros de femininos (sensibilidade, acolhimento, etc.) ajuda a propagar e estruturar a nossa sociedade machista. E se chamássemos só de "sensibilidade", "agressividade" etc. e não ligássemos automaticamente a um certo gênero. O que me impressiona é como essa ideia (de deixar de ligar a um gênero) é muitas vezes rebatida por mulheres... e mulheres feministas. Acho que só vamos realmente nos livrar dessa demanda de estar em uma caixinha quando a língua, os valores, etc. , nos acompanhar.
Sério... o canal de vcs é incrível. Fora de série em relação aos outros canais. Além do fato de não ter cortes nos vídeos do casal, acredito q muito dessa qualidade vêm desses seus vídeos diários de reflexões sobre o ser e existir em sociedade.
J. Lohan Borges muito obrigado
Cara... Sensacional! Eu não consigo nesse momento expressar em palavras o quanto esse seu papo me fez refletir e me ajudou no meu processo de desconstrução. Muito obrigado!
Leo Ramos que incrível!
@@floremanu Meo... essa foi a primeira vez que alguém me respondeu no youtube! hahaha.. to emocionado! Te amo! E sim, sou carente. Mas tudo bem. hahahaha...
Tem dois documentários disponíveis aqui no YT que eu recomendo MUITO sobre masculinidade tóxica: The Mask You Live In" e "Precisamos falar com os homens?"
Muito boa conversa. A questão passa pela forma dos corpos femininos e masculinos, sem dúvida. E você foi corajoso em mostrar sua história com seu irmão e pai e a continuidade com seu filho. É importante isso. Reconhecer essa história, reconhecer e ir adiante aprendendo a perdoar e ultrapassar, se possível. Toda a questão reverbera nas imagens cada vez mais supervalorizadas dos magros e "belos e sempre jovens" nas telas em todas as mídias. Acho que os corpos masculinos estão sendo erotizados também há tempos e não sei se é bom para eles. Ou para nós. Ou elxs. Tenho a impressão que é um problema em todos os relacionamentos para todos os gêneros. Bem...falei muito!😊
Esse vídeo é maravilhoso!! Obrigada mais uma vez Manu. Queria que todos os homens que eu conheço assistissem! Eu amo o dose diária
Manu, você disse tanta coisa importante. Eu nunca tinha parado para pensar que o homem (coitado) está aprisionado dentro desse modelo machista. O machismo não faz bem para ninguém. Tudo isso me fez pensar que há um abismo entre o discurso e a prática, pq os hábitos estão arraigados nos homens, nas mulheres, nos gays de que o ideal a ser alcançado é o macho heteronormativo, mesmo que ninguém mais suporte esse ser abominável, todos nós temos medo de desconstruir e ter que lidar com o homem frágil. É preciso muita coragem, tanto para desconstruir, quanto para construir o novo ser humano que se deseja ser. Mais do que coragem seria preciso um pacto de respeito entre os seres humanos, onde ninguém soltasse a mão de ninguém. Juntos somos mais fortes. Sorte com a construção do homem Martim e na desconstrução do Emanuel! Valeu pela sua reflexão. Abraço!
Oi!! Acredito que muitas mulheres aceitam e buscam esse homem novo, sem toxicidade, sem centralidade no falo. Um problema que vejo é que a grande maioria desses homens associam essa desconstrução à se tornarem também homens que não resolvem as coisas do dia a dia, sobrecarregando as mulheres, que acabam sendo reconhecidas como "fortes", porém estão só dando conta da vida, sem ajuda, ainda levando "nas costas" carreira, filhos, família, e esses homens que não produzem na mesma medida que elas. Ninguém os chama de fracos, ainda são aplaudidos enquanto as mulheres "cumprem seu papel" para ter um homem não tóxico ao lado (e não falo só de grana, até pouco disso e mais da vida como um todo). Para mim esse é um ponto da masculinidade tóxica não abordado neste vídeo e, como gosto de ver as reflexões do casal, gostaria de ver sobre isso também. Mais a fundo. Manu, por favor, façam podcast tb... lá podemos baixar e escutar a qq momento e mantendo a tela do celular desligada, só um fone de ouvido e continuar os afazeres da vida q muitas vezes não nos permitem parar com a tela aberta.
Agradeço Flor e Manu pelos ótimos temas!!
Lendo os comentários parece que as moças gostam do padrão já estabelecido, apesar da luta do empoderamento feminino as características tidas como femininas como a fragilidade entre outras não são valorizadas.
Vejo mulheres reclamando dos parceiros por serem muitos pacientes e acharem que eles "moles" demais diante de algumas situações.
Até em relações homoafetivas parece ter essa replicação do comportamento feminino e masculino.
Isso tudo cria mais confusão na maneira como devemos agir.
A misoginia deve ter vindo daí, dessa confusão de sentimentos.
Por isso a reflexão e sempre bem vinda.
Lembrei da música da Elis que diz "Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", tomara que não.
Bom dia!
Ótimo vídeo! Estou sempre à procura de discussões sobre masculinidade e fico feliz de encontrar outros homens dispostos a refletir sobre isso. Aguardo mais vídeos sobre o assunto.
Por exemplo: numa conversa entre amigos eu descobri que os héteros, daquele grupo, não permitiam que suas namoradas chupassem seus mamilos durante o sexo, enquanto isso é muito comum no sexo gay. Houve um constrangimento e uma recusa em explicar o motivo da proibição e entendi que se tratava de uma questão de masculinidade frágil.
Eu tinha uma visão bem distorcida da masculinidade. Namoro a muito tempo e ele tem uma doença degenerativa que foi piorando ao longo dos anos, o que faz com que a dinâmica do relacionamento seja diferente. Com isso percebi que esse ideal de homem que eu tinha me foi imposto, não era justo, e que podia ser diferente. É mais pesado pra ele, mas seguimos nessa desconstrução, "forçada" mas libertadora.
Isa Bela que bonito. Bom caminho pra vocês.
Cara conhece o seu canal a mais de um mês, acho que já vê que todos os seus vídeos.
Estou vendo vários por dia o dose diária.
Cara vc é incrível.
Sem palavras.
Parabéns.
Adoro suas reflexões... não pare! Abraços Manu... e Flor!!
Vídeo necessário! Chamou minha atenção a fala no início do vídeo, sobre alguns conceitos estarem dados. Acho que nem sempre. Foi preciso que muitas pessoas falassem sobre relacionamento abusivo, por exemplo, neste termo específico, e não somente que é preciso respeitar o outro, para que eu compreendesse a vivência que eu tive. E uma pessoa as vezes trás uma perspectiva que a outra não trouxe, com um discurso que esclarece bem mais. Talvez você ache que esteja falando muita coisa que ache que está dada nos seus vídeos, mas já me trouxe perspectivas que eu não tinha.
Amanda95822 acho que você tem muita razão. Conceitos novos inauguram novas percepções. Totalmente. Mas, e talvez seja essa a minha crítica, sirvam também para novas colonizações de pensamento e venda de livros. E em geral americanos. Rsrs
@@floremanu concordo, há essa tendência também. Também vejo que novos conceitos podem abarcar sentidos de uma nova geração que outros não davam conta. Mas é fato que há essa tendência mesmo. E vou implicar com esse "americanos" (implicância da paz) hahaha. Prefiro América do Norte ou estadunidenses no caso específico dos EUA, porque me irrita demais como eles tomam a América pra si e nos colocam só no status de latinos. Também sou americana! Parece uma mudança brusca de assunto, mas tem a ver com termos e conceitos. Enfim, gratidão por mais um vídeo necessário, um abraço!
Cada vez eu vejo um vídeo teu, minha cabeça abre um pouquinho. Beijo!
Manu Venturini que legal...
sensacional esta possibilidade de reflexão, em nosso país, sobre este tema difícil e bastante complexo. por toda vida, meu interesse tem sido por homens não machistas, e que buscam a sua "auto-ampliação" como gente.
Falou muito neh.... mah ... questões importantes para se refletir, repassar e resolver!!! Acho que vou ter que rever o vídeo pra raciocinar mais... essas questões são fortes porque estão em todos os cantos, todos vivemos isso... enfim!!!
Ainda sobre Masculinidade Tóxica e Sexo e vídeos pornôs ....
Tem coisas que em vídeo porno por exemplo que no sentido de Fantasia é legal mas na prática eu não acho tão legal assim (fetiche em homens rsrs )
Eu curto fotos de caras padrões porq seila é uma beleza esteticamente bonita você vaila e aperta o ❤ porq sim, é automático.
Mas a beleza de um Homem tá muito mais voltada no quanto ele é inteligente emocionalmente falando a ponto de se desconstruir , o quão frágil ele é, e o quando ele pode me ensinar sobre algo novo, se ele sabe trocar uma ideia e claro aparência também chama a atenção.
Mas nunca existe um padrão físico estético tipo branco de academia, peludo ursao ou loiro de olhos pra azuis pra mim.
Mas esse ideal de homem realmente existe pra nossa galerinha LGBT
Se encaixar na Sociê... quantos meninos precisam fazer isso para não serem os fracassados ou algo do gênero, é compreensível até para se manter em grupo e tal.... mas de certa forma "desnecessário"... na verdade é uma necessidade que me parece "talvez talvez talvez" desnecessaria .... refletindo...
Parabéns , essa é uma reflexão de utilidade publica... Beijos ao casal Flor e Manu!
Vídeo sensacional. Esclarecedor e de ótimo conteúdo. Parabéns!
Eu me assexuei completamente desde quando percebi que o sexo violento e agressivo não vai deixar de existir nos homens durante a minha existência.
Se parece dificil p um heterossexual conviver pressionado pelo estereotipo da masculinidade tóxica, imagine nós homossexuais.
Cara, parabéns pelo seu trabalho quantas reflexões,muito bom, esse video em especial foi muito importante para mim, obrigado por isso!!
Cara, me identifico muito com muito do que você fala e acho isso incrível !
Continuação, por favor... Me pergunto o que "sobraria" da masculinidade que não fosse tóxica?
Driele Trindade excelente pergunta
Também me pergunto isso! Se a masculinizacao deixar de existir, quem será o homem? Manu por FV nos responda!!! Tem como ser homem sem ser machão???
Muita coisa!! Eu não sou homem pra saber de dentro, mas de fora eu identifico muitas coisas: o bom humor, uma certa estabilidade (homens não passam pelas transformações hormonais das mulheres), o foco, a força não violenta e sim resistente, a amizade, a criatividade (que as mulheres também têm, mas de formas diferentes)... lembrando sempre que homens são humanos e diferentes entre si, cabe a cada um descobrir a própria masculinidade, o que faz sentido pra si. Aliás, eu vi num documentário que, segundo um estudo, homens e mulheres são mais parecidos do que diferentes. Somos mais "seres humanos" do que "homens" ou "mulheres". Acho que nossas diferenças são fundamentais e complementares. E, assim como hoje existem encontros de Sagrado Feminino, quando os homens entrarem em contato com o Sagrado Masculino, bons caminhos vão se abrir!
@@anamourap estou passando por um momento em ué descobri o verdadeiro significado de narcisismo. Fui casada 9 anos com uma pessoa que de pouco se importando com a opinião alheia. Agressões físicas e verbais constantes. Não ama a ninguém, só suga e vai embora. Hoje passo por um momento de empoderamento e vejo que muitos dos meus relacionamentos e dos relacionamentos das pessoas a minha volta são de extremo abuso. Entendo tudo o que você colocou, mas acho que os homens são mais resistentes a ideia do auto conhecimento, e com isso se vendem as informações do mundo que só distraem a nossa mente de olhar pra dentro de nós mesmo.
Obrigada pelas palavras, realmente não posso perder a esperança na raça humana, mesmo que esse humano seja um homem rs
Acredito que hoje não devemos pensar nas coisas como se fossem proprias so do homem ou da mulher, não tem porque querer ficar diminuindo a complexidade do nosso ser em certos rotulos tao futeis
Pra mim tudo isso é sobre simplesmente buscar ser um ser humano melhor, independente do sexo
Consigo nem escrever e postar...
Obrigado pelas questões levantadas.
Todo dia eu compartilhando um vídeo diferente desse canal com meus amigos
Gabriela Alves que legal!!
Idem por aqui...
Meu Deus! Q vídeo maravilhoso!
Obrigada :)
Bom dia! Bom assim da gente pensar junto... Obrigada e até amanhã.
Bom dia Flor e Manu!!!
Pagú Leopoldina bom dia!
Sou fã do canal. Tanto dos vídeos em casal como dos "solo". Parabéns e obrigado! Um assunto legal pra um próximo vídeo seria o de questionar o uso dos termos "masculino" e "feminino" para designar características como brutalidade e sensibilidade nas pessoas. Muitas vezes, para descrever um homem com a sensibilidade desenvolvida, mulheres (muitas vezes, feministas) dizem que esse homem tem o lado feminino desenvolvido. Eu sempre argumento que esse uso do termo ajuda a propagar o machismo estrutural. Que seria melhor usar as próprias características para descrever e não os gêneros. O que você/vocês acham disso?
Um abraço e, de novo, obrigado!
Herz
Sobre novas terminologias pra coisas antigas.
Fiquei com a impressão que é uma forma das pessoas se apropriarem dos termos.
Renomeando como forma de se aproximar dos conceitos. Talvez dar um passo adiante inclusive. Amadurecido.
Podemos revisar isso com a Terapia Tântrica Manu!
Eu quero uma continuação desse vídeo por favorzinho, obrigada:)
MERCIANE Farias Rocha hahahaha
MERCIANE Farias Rocha quais pontos?
@@floremanu Oi Manu! Queria muito que tu falasse mais sobre pornografia, nessa linha aí do vídeo, falando o óbvio mesmo. Para mim seria legal, pois quero muito compartilhar estas ideias com amigos homens, e um vídeo em que o interlocutor é um homem seria de grande incentivo para algum deles. Abraços (:
Fala um pouco sobre o quanto um padrão de beleza é importante ou não pro homem.
Manu, acho que esse assunto deve continuar em outro vídeo e falar dos padrões de feminino e masculino mesmo. O que faz "ser homem" e "ser mulher"?
Olá, boa tarde para vocês. Já mandei algumas mensagens e a maioria com ligação ao relacionamento. Nessa última semana tive crises com a projeção de um relacionamento romântico, acabei expondo um desejo do término. Minha parceira já está meio distante fisicamente e também pela parte do relacionamento. Tem alguma forma de tentar recuperar essa falha ? Já vi seus outros vídeos de como passar as crises mas acho que seria válido abordar isso de uma forma mais concreta. Obrigado pela atenção, não sei nem se é aqui que pergunta mas é isso. Tudo de bom!
Achei fantástico e a pornografia nunca me chamou atenção, e agora entendi porque, muito por conta dessas situações que eu também acho imbecil de potência como se o erótico estivesse nisso. A mulher precisa desconstruir o machismo e sua ideia também do homem potente... O homem pode broxar, pode não pensar só em sexo ou ser o cara que é eficiente sempre. E as mulheres tem tanto quanto os homens pensar e conversar sobre isso, se ajudarem a reorganizar as coisas.
Cara esses dias eu tava falando pro Arthur que tal música nao era só de menina era de menino e de menina também.
Me peguei ensinando sobre generos omg
É tao engraçado ver isso numa criança , num bebe praticamente (3 anos) tipo...o como ele parece um hominho (um menino maior pra idade dele) , nas poses das fotos, em algumas coisas que ele fala "eu sou grande eu não sou Nenê", o quanto ele é teimosinho de um jeito meio agressivo as vezes e fala até uns palavrão já ???
Dai ele é meio egoísta em relação aos brinquedos dele (mudando um pouco o foco)
Mas como é curioso esse comportamento tão genuíno dele mesmo.
Ou será que ele reproduz o que ele vê de nós adultos.
Perfeito
Gosto muito dos vídeos de vocês
Queria saber se ainda encontro a série "Do amor" pela internet eu gostava muito
Manu! Vc já assistiu Sex Education na Netflix? Acho que vc se identifica muito ao personagem Otis. Vi perfeitamente vc nesse garoto quando falava da sua adolescência.
Obrigada por trazer esse temática, acho que já queremos um parte 2 com a Flor tbm😍
Bjs pra vcs e um xêro no Martin
Aline Santos Barros já me indicaram. Mas não vejo mais séries. Rs. Me conta por que te pareceu isso...
O canal é muito subestimado. O conteúdo é incrível. Ótima reflexão.
Cheguei atrasado hoje, mas tamo ai !
Ótimo vídeo! Há uma autora feminista americana chamada Andrea Dowrking que descreve exatamente esse processo de como a dominação sexual no sexo violento, possessivo e sequestro da atividade reprodutora se desdobra pra política, ela não é traduzida, creio que imtencionalmente, o livro é muito bom e polêmico porque ele destrói e destrincha toda a experiência sexual heteronormativa, se chama "Intercouse" e até hoje é muito mal compreendido.
João souza vou tentar achar! Obrigado!
Acho que os homens estão vivendo uma mentira!!! O foco não é o sexo e nunca deveria ter sido. A 'conexão' é muito mais importante. Viver o contato que não precisa ser erotizado... pode ser um encontro intelectual, sentimental, entre outras formas.
Não consigo curtir esse canal.
Faz alguns vídeos que noto que minha curtida some. Eu curto, segundos depois essa curtida não está la. Alguém mais não consegue curtir?
Você tem que curtir, e depois sair do vídeo. É assim que faço.
@@mariadagracaribeirodemorae1146 aawwn deu certo 👍🏽 muito obrigada, que agonia que dava não poder demostrar nem um pouquinho o quanto que gosto desse canal.
@@joicerocha8201 😍
Eu as vezes acho que a minha masculinidade agride e reprime minha feminilidade meu eu o tempo todo (tipo igual macho hétero mesmo hauaa)
vc é incrível!!
Sem sombras de dúvida se você for parar pra filosofar sobre pornografia com certeza os filmes e vídeos reproduzem TOTAL essa ideia de machismo e homens dominadores e fálicamente empoderados e cria uma certa cobrança de performance sexual em cima de voces , um certo ideal que nem sempre é realizável, nem sempre é legal e acaba frustrando.
Não adianta falar que o machismo é incomodo e esperar homens potentes do modelo clássico" nuuuuuuu
oi, manu. tenho passado por um momento difícil no casamento justamente pq o sexo (e a diminuição dele em períodos da relação) assusta e faz pensar que a monogamia acaba por desestimular o homem ao sexo com a mesma parceira, o que torna quase "normal" ou uma regra para relacionamentos héteros tradicionais a questão da traição ou de coisas fora do casamento (sobretudo para muitos homens). acho que isso passa realmente pela questão que você nomeou como "masculinidade tóxica" e pela centralidade do falo na erotização masculina. como você pensa essa questão (o desinteresse sexual ao longo do casamento) e que encaminhamentos e elaborações podem surgir daí que não seja a repetição doentia e problemática da traição?
Jessica Di Chiara boa questão
Você viu o vídeo anterior?
Falando em novos termos tem um fresquinho que descobri ontem: Chernoboy.
P. S.: Pensa se a antropóloga aqui não vai terminar de ver o video e ir correndo pro Google pra descobrir quem é o seu pai 😂😂😂
Kin Zen chernoboy??
Eu conheci chernoboy essa semana e me falaram q é boy toxico, mas te deram esse mesmo significado?
Sim, é isso mesmo. É uma ilusão à Chernobyl, é tipo... muito tóxico meeeeeesmo, com direito a vazamento de urânio e tudo!!!
n tem bem
Luiz Augusto Gonçalves como assim?
@@floremanu fui diagnosticado com depressão a mais ou menos 7 anos. o mundo girou muito, os tratamentos vem e vão por diversos motivos. oq mais me ajuda, ou sempre ajudou foi tentar entender as coisas. ou pensar sobre elas. até pq n tenho mais amigos pra trocar uma msg, ou cv. no momento sou só eu e minha cabeça a muito tempo. seu canal tem um significado incrível pra mim, meu problema de n conseguir dormir por angústia de diversos motivos muitas vezes me faz virar a noite e eu só consigo realmente deitar com um certo alívio, depois de assistir um video seu. eu n acredito que diplomas definem conhecimento. oq se ensina na faculdade 99% das vezes tb esta em livros de acesso a qualquer um. aqule 1% é o diferencial de que esta lá, estudando. a dedicação do aluno, e 0,5% disso o professor. conheci mil psicólogos e psiquiatras, mas nunca um psicanalista por questão financeira. em belo horizonte, esse tipo de coisa é 100% o chiche "coisa de rico". consultas de tipo 250, 300 reais 40min / 1h. e oq mais me angustia, são questionamentos. tanto científicos quanto filosóficos. oq me faz pensar que o medico adequado para conversar seria o psicanalista. apsar de remédios, ja que por diversos exames eu tenho uma serie de desordens quimícas na cabeça. estudei engenharia elétrica, por causa da física. isso me faz ler muito e acompanhar as coisas mais loucas por artigos científicos reais, e eu penso muito nelas. assim como a filosofia tb foi um grande alívio. seus questionamentos são oq eu esperava de algum desses médicos que nunca me fizeram confiar nos msms. obrigado por compartilhar um pouco doque passa na sua cabeça, a forma como faz, parece que estamos conversando, me faz sentir que estou com alguém em sincronia comigo de alguma forma por um momento. obrigado msm de coração por compartilhar
toda sexualidade é (fortemente) Baseada na Fantasia... e para realizar a fantasia sexual masculina, o homem impõe regras para sí e para outros homens de como um homem de verdade deve se comportar e aquilo que ele não deve fazer.
a sexualidade masculina é baseada na dominação do Macho sobre a Femea... ( a penetração é onde ele realiza essa fantasia de dominação ) e para realizar essa fantasia ele deve se afastar do comportamento do ser "dominado", ou seja, a femea, o maximo que ele consiga fazer... sou um Homem Hetero e por isso o que digo é algo que pecebi ao analizar minha propria sexualidade e de meus colegas homens... por isso não existirá homens feministas reais ( apenas esquerdomacho) uma vez que o feminismo prega que o homem deve ser "desconstruido" e que sua Fantasia Sexual é Errada... sendo um homem sincero comigo mesmo, não posso ser feminista, pois, isso seria ir contra minha sexualidade.
O Homem possui um líbido muito mais forte que a mulher... ( não sou eu que disso isso, são Sexólogos...) por isso ele pensa mais em sexo do que a mulher, logo parte de sua identidade é criada através de sua relação com o seu líbido e com o sexo.... os machos mamíferos principalmente os símios e os macacos, são Territorialistas, ao ponto de lutarem entre sí até a morte para conquistar um território ou uma fêmea... por tanto muito do comportamento masculino do homem não é uma construção social, é biológico, de seus ancestrais mamíferos... a cultura ela é mais tarde criada e enfatiza as características masculinas do territorialismo e dominação e sua relação com o líbido... a Cultura social não criou isso,mas, o potencializou... ( essa potencialização talvez possa ser considerada de "construção social" ou seja, algo artificial, não intrínseco a natureza do homem...) ,o desejo de dominar e sua relação com a Líbido já estava lá muito antes!
o feminismo proucura desconstruir a Sexualidade masculina... acreditando que fazendo isso, o homem deixará de possuir sua relação Forte com a Líbido e seu comportamento territorialista.... mas, isso significa desconstruir o homem biológico, o que não é possível, uma vez que é intrínseco a sua natureza... a unica coisa que o feminismo criará é uma NOVA "construção social" que resultará no envergonhamento de homens por por terem líbido forte e comportamentos masculinos naturais... o que resultará em homens confusos de sua própria sexualidade e em crise consigo mesmos gerando repressão sexual e um consequente "Desimpoderamento"...
Muito bom saber que você foi criado em fazenda e melhor ainda por um pai que te passou um bom modelo a seguir.
Vulva