Boa noite, João. Dá uma olhada na playlist. Acredito que sejam os vídeos 4 e 7. th-cam.com/play/PLT_AgIMWbgDH-dF3xzITnfjQuS4OAXqjN.html No 5 eu também faço com as equações, mas não é usando o PTV é com a equação da linha elástica.
Oi, Cinthia. Sim e não. Você está correta, Giga (G) indica 10⁹. Daí o módulo longitudinal de 25 GPa, por exemplo, corresponde a 25×10⁹ Pa. Mas acontece que eu não converti para Pa, converti para kPa. Fiz isso porque usei kN como unidade base para as forças. Daí... E = 25 GPa = 25×10⁹ Pa = 25×10⁶×(10³ Pa) = 25×10⁶ kPa Beleza?
@@valentinaarmas2813 Olá, Cowboy. Olá, Valentina. Novos por aqui? Então... Deixa eu dar uma volta antes de responder vocês. Gravei os vídeos na época da pandemia, a princípio para meus alunos no IFS. Na época eu era professor de Isostática e Hiperestática. Como Hiper é sequência de Iso, aqui em Hiper eu corro em algumas coisas que já foram bem trabalhadas lá em Iso, seja porque as questões aqui demandam mais tempo pra responder (algumas eu gasto mais de 1 hora), mas principalmente porque os alunos me permitem 😅. ... Dito isso, se vocês estão começando a ver pórticos agora ao mesmo tempo que o PTV eu recomendaria que vissem esse vídeo aqui 👇 th-cam.com/video/w-Q02rMqFQQ/w-d-xo.html Seria equivalente a minha primeira aula de pórticos. Os diagramas estão beeeeeeeem mais explicados. Mas se a dúvida é só pontual mesmo, VAMOS LÁ! ... Por que o 5 kN não entra como esforço normal na barra CB? Resposta: DEPENDE. Depende se estamos analisando a barra pelo lado da esquerda ou pelo lado da direita. E aqui vale destacar que independente do lado escolhido a RESPOSTA DEVE SER A MESMA. Imaginem um ponto qualquer da barra BC (0,1 m; 0,5 m; 1,0 m do ponto B.... Não importa!). Vamos chamar esse ponto de P. Daí a gente corta a estrutura em P (o corte pode ser literal se quiserem), de modo que dividimos o pórtico em dois pedaços. ... 1ª Situação - Escolhi o lado da direita. Conseguem ver que não tem nenhuma força que dá esforço normal no ponto P? Como estou olhando para direita não vemos a carga de 5 kN, só vejo a de 10 kN mas ela não dá normal porque atua perpendicularmente à barra daí só dá cortante. Por isso o normal é ZERO. ... 2ª Situação - Escolhi o lado da esquerda. Opa!!!!!!!! Agora eu vejo o 5 kN! Sim, verdade eu vejo o 5 KN mas também vejo a reação HA que é quanto? Pois é, 5 kN também. Daí teríamos para o ponto P: Np = +HA - 5 = 0 Vale dizer que nesse caso também veríamos as outras duas reações, mas elas não dariam esforço normal P de qualquer forma. ... Beleza?
Professor, nessas situações em que tenho duas cargas de valores diferentes ou quando tenho duas cargas distribuídas com intensidades diferentes, eu devo escolher a carga "mais danosa"? Eu poderia escolher a carga de 5 kN pra substituir pela unitária?
Oi, Ana. Na verdade, as forças de 5 kN e 10 kN não tem nada a ver... E se tivessem forças distribuídas também não teriam... A localização e direção da força virtual unitária dependem de qual deslocamento você quer calcular. O enunciado pede o "deslocamento vertical no ponto C", por isso apliquei a força unitária "vertical" em "C". Ter uma força de 10 kN ali foi só coincidência. Beleza?
Oi, Fernanda. Você tem razão! Mas tenha fé que chega já. Eu sou professor no IFS. Aqui o princípio dos trabalhos virtuais é visto pela primeira vez aqui em hiperestática. Se você está fazendo essa disciplina agora já deve ter visto que ele é necessário lá no método das forças. Eu prefiro "perder um tempo" mostrando só o PTV do que empurrá-lo junto com o método das forças... Particularmente acho que fica muito pesado. Eu gosto de mostrar as coisas gradativamente. Daí eu mostro o PTV (coisa de 1 mês, deve ter uns 20 vídeos aqui) e só depois o método das forças (coisa de 1,5 mês, deve ter uns 30 vídeos aqui). Se você tá de boa em PTV pula lá para os vídeos do método das forças... acompanha pela playlist que é melhor... Os vídeos estão mais ou menos organizados por ordem de novidade e/ou dificuldade. Bons Estudos!
Ótima aula! Tem alguma com carregamento distribuído que use as equações(x) também?
Boa noite, João.
Dá uma olhada na playlist. Acredito que sejam os vídeos 4 e 7.
th-cam.com/play/PLT_AgIMWbgDH-dF3xzITnfjQuS4OAXqjN.html
No 5 eu também faço com as equações, mas não é usando o PTV é com a equação da linha elástica.
@@ProfRodolfo muito obrigado!!!
Boa tarde, professor! Uma vez que os módulos de elasticidade são dados em GPa, a potência utilizada não deveria ser 10^9?
Oi, Cinthia.
Sim e não.
Você está correta, Giga (G) indica 10⁹. Daí o módulo longitudinal de 25 GPa, por exemplo, corresponde a 25×10⁹ Pa.
Mas acontece que eu não converti para Pa, converti para kPa. Fiz isso porque usei kN como unidade base para as forças. Daí...
E = 25 GPa = 25×10⁹ Pa = 25×10⁶×(10³ Pa) = 25×10⁶ kPa
Beleza?
porque o 5kn não entra como esforço normal na barra CB?
também queria saber
@@valentinaarmas2813 Olá, Cowboy. Olá, Valentina.
Novos por aqui?
Então... Deixa eu dar uma volta antes de responder vocês.
Gravei os vídeos na época da pandemia, a princípio para meus alunos no IFS. Na época eu era professor de Isostática e Hiperestática. Como Hiper é sequência de Iso, aqui em Hiper eu corro em algumas coisas que já foram bem trabalhadas lá em Iso, seja porque as questões aqui demandam mais tempo pra responder (algumas eu gasto mais de 1 hora), mas principalmente porque os alunos me permitem 😅.
...
Dito isso, se vocês estão começando a ver pórticos agora ao mesmo tempo que o PTV eu recomendaria que vissem esse vídeo aqui 👇
th-cam.com/video/w-Q02rMqFQQ/w-d-xo.html
Seria equivalente a minha primeira aula de pórticos. Os diagramas estão beeeeeeeem mais explicados.
Mas se a dúvida é só pontual mesmo, VAMOS LÁ!
...
Por que o 5 kN não entra como esforço normal na barra CB?
Resposta:
DEPENDE.
Depende se estamos analisando a barra pelo lado da esquerda ou pelo lado da direita. E aqui vale destacar que independente do lado escolhido a RESPOSTA DEVE SER A MESMA.
Imaginem um ponto qualquer da barra BC (0,1 m; 0,5 m; 1,0 m do ponto B.... Não importa!). Vamos chamar esse ponto de P.
Daí a gente corta a estrutura em P (o corte pode ser literal se quiserem), de modo que dividimos o pórtico em dois pedaços.
...
1ª Situação - Escolhi o lado da direita.
Conseguem ver que não tem nenhuma força que dá esforço normal no ponto P?
Como estou olhando para direita não vemos a carga de 5 kN, só vejo a de 10 kN mas ela não dá normal porque atua perpendicularmente à barra daí só dá cortante.
Por isso o normal é ZERO.
...
2ª Situação - Escolhi o lado da esquerda.
Opa!!!!!!!! Agora eu vejo o 5 kN!
Sim, verdade eu vejo o 5 KN mas também vejo a reação HA que é quanto? Pois é, 5 kN também.
Daí teríamos para o ponto P:
Np = +HA - 5 = 0
Vale dizer que nesse caso também veríamos as outras duas reações, mas elas não dariam esforço normal P de qualquer forma.
...
Beleza?
Excelente faz uma aula de cálculo do vento e reservatório dos edifícios
Bom dia, Joaquim. Cálculo do vento tenho alguns materiais. Em breve eu posto aqui. Abraço.
Professor, nessas situações em que tenho duas cargas de valores diferentes ou quando tenho duas cargas distribuídas com intensidades diferentes, eu devo escolher a carga "mais danosa"? Eu poderia escolher a carga de 5 kN pra substituir pela unitária?
Oi, Ana.
Na verdade, as forças de 5 kN e 10 kN não tem nada a ver... E se tivessem forças distribuídas também não teriam...
A localização e direção da força virtual unitária dependem de qual deslocamento você quer calcular.
O enunciado pede o "deslocamento vertical no ponto C", por isso apliquei a força unitária "vertical" em "C".
Ter uma força de 10 kN ali foi só coincidência.
Beleza?
As estruturas até a aula 06, que é a que estou, não são hiperestáticas. O que não condiz com o nome da aula.
Oi, Fernanda.
Você tem razão!
Mas tenha fé que chega já.
Eu sou professor no IFS. Aqui o princípio dos trabalhos virtuais é visto pela primeira vez aqui em hiperestática.
Se você está fazendo essa disciplina agora já deve ter visto que ele é necessário lá no método das forças.
Eu prefiro "perder um tempo" mostrando só o PTV do que empurrá-lo junto com o método das forças... Particularmente acho que fica muito pesado. Eu gosto de mostrar as coisas gradativamente.
Daí eu mostro o PTV (coisa de 1 mês, deve ter uns 20 vídeos aqui) e só depois o método das forças (coisa de 1,5 mês, deve ter uns 30 vídeos aqui).
Se você tá de boa em PTV pula lá para os vídeos do método das forças... acompanha pela playlist que é melhor... Os vídeos estão mais ou menos organizados por ordem de novidade e/ou dificuldade.
Bons Estudos!