Ex-Casseta e Planeta, escritor e humorista, Hélio de La Peña, conta sobre novidades | MULTI LEITURA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • O humorista ex-casseta e planeta, escritor, ator e botafoguense, Hélio de La Peña, apresenta seus últimos livros; aborda seus projetos em bibliotecas comunitárias com o seu nome nas comunidades do Caju e da Babilônia; destaca seus novos projetos e se pretende voltar a fazer humor na TV; avalia a situação do racismo no Brasil e como inclui o tema com casos em seu espetáculo, o stand up "Preto de Neve", fechando com um caso engraçado de como foi confundido no aeroporto, brincando que as pessoas “acham que preto é tudo igual”.
    NOVIDADES DE LA PEÑA - O escritor revela que a editora Almedina o convidou para relançar “O Livro do Papai”, que será uma releitura, adaptado ao século 21, até o fim do ano (2024). Ele acredita que o humor é essencial na vida das pessoas para aliviar as situações difíceis do cotidiano e também para lazer, sendo um meio interessante para abordar assuntos espinhosos, como a política etc.
    SOLIDARIEDADE - Mesmo com a agenda cheia, o humorista e escritor ainda encontra tempo para ser solidário e ajudar em projetos sociais. Ele foi convidado pela “Favelivro” para batizar uma biblioteca comunitária com seu nome no Complexo do Caju. Ele disse que não queria só ceder o nome, mas participar do processo e linha editorial das atividades. Dessa forma, também abriu outra biblioteca comunitária, no Morro da Babilônia, esta por sua conta, com a parceria do grupo de ensino Zero Hum. “A proposta é incentivar a leitura entre a população jovem favelada. Contudo, a ação não se restringe somente a emprestar livros, mas também promover atividades culturais diferenciadas para que o espaço não se torne somente um depósito de livros. Para incrementar o projeto, conto com o apoio da Rede Arabutã, composta por professores de literatura e pedagogos, graduados pela Uerj. Hélio de La Peña conta que precisam de ajuda financeira. Qualquer pessoa pode ajudar, iniciando um contato pelo insta @bibliotecalapena. O humorista também busca apoio de empresas para garantir sustentabilidade e estabilidade ao projeto. “A leitura é fundamental. Gosto muito de ler e queria ter mais tempo para essa atividade. A minha pilha de livros só cresce”, lamenta.
    Helio de La Peña ficou conhecido em todo o país como um dos criadores do Casseta & Planeta, o grupo de humor mais bem sucedido do Brasil. O humorístico, da Rede Globo, ficou no ar de 1992 a 2010, sempre liderando a audiência do horário nobre.
    PRETO DE NEVE apresenta um pouco das diversas facetas do humorista. Nascido no subúrbio carioca da Vila da Penha, Helio fala das adversidades que teve que enfrentar ao navegar nos ambientes elitizados, sendo frequentemente o único negro do salão. Daí se autointitula uma espécie de “Mogli, o menino preto”. Helio tira onda por ser o único proprietário negro de um condomínio exclusivo no bairro nobre do Leblon, assim como brinca com o fato de ser o raro caso de um comediante preto ator e autor de um programa de sucesso por 18 anos na principal emissora do Brasil.
    O fim do programa também é assunto pra suas tiradas no palco. Assim como as viagens a trabalho pelo mundo e suas férias com a família no exterior. Da sua desastrosa experiência numa estação de esqui, ele guardou lembranças hilárias que deram origem ao set que dá nome ao seu solo. E garante: preto e neve não combinam, tanto que não existe esquimó africano.
    De La Peña realça sua negritude com observações ácidas, trata da política nacional com ironia, aborda temas da atualidade e também fala de sua paixão pelo esporte - é um humorista de águas abertas, já que é praticante assíduo da natação no mar. E não deixa de lembrar que é, acima de tudo, um botafoguense doente. Não esconde a idade, pelo contrário, se orgulha dos seus 64 anos, apesar dos perrengues que passa na tal da melhor idade, melhor sabe-se lá pra quem.
    CONTATO
    Insta de Helio de La Peña: @lapena
    Filme CORRENDO ATRÁS:
    globoplay.glob...

ความคิดเห็น • 2

  • @igorlucasbraz5396
    @igorlucasbraz5396 หลายเดือนก่อน +1

    Muito bom!!

    • @multi.leitura
      @multi.leitura  หลายเดือนก่อน

      Hélio de La Peña é exemplo a ser seguido