Transformadores - Cálculo de um transformador real - Parte 2

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 292

  • @brenocardozo
    @brenocardozo 5 ปีที่แล้ว +16

    Sem dúvida, o melhor canal sobre ELETRÔNICA que já conheci na Internet como um todo até hoje. Um mestre na área, super didático, e que além de passar muito conhecimento, com propriedade no que fala e ensina, ainda passa confiança! Meus parabéns mestre, e só tenho a pedir que continue esse trabalho.

  • @vladimirrosa125
    @vladimirrosa125 11 หลายเดือนก่อน

    Um dos melhores vídeos do TH-cam sobre cálculo de transformadores. Assisti a vários até achar este.

  • @elsiov
    @elsiov 5 ปีที่แล้ว +3

    Amigo boa tarde, sou estudante de eletrotécnica e sinceramente esses dois vídeos quase que substituem um semestre inteiro de matérias. Fantástica explicação, muito conhecimento, parabéns. Ja me inscrevi no canal.

  • @marcosvinicius-ni9en
    @marcosvinicius-ni9en 5 ปีที่แล้ว

    cara, to exalsto de tanto procurar por isso no youtube e no google e não acho, só vc que produz conteúdo claro e direto e realmente responde as perguntas que se propõe, meus parabéeeens , exelente canal, adoro ver os conteúdos que vc produz!!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว

      Que bom que está sendo útil Marcos! Obrigado e seja sempre bem vindo ao canal!

  • @TitioNaNet
    @TitioNaNet 5 ปีที่แล้ว

    Se eu tivesse apenas instalado o aplicativo "Projeto de Transformadores" do senhor Paulo Roberto Torres, eu não teria adquirido tanto conhecimento. Após as duas aulas, até mesmo os aplicativos ficaram mais fáceis de serem entendidos.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว

      Maravilha Titio! Os aplicativos e fórmulas prontas são um grande adianto! Mas nada como conhecer o que está sendo efetivamente calculado em cada resultado!

  • @renatoleandror1192
    @renatoleandror1192 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom...usei calc dif integral para certos cálculos..bateu exato..MUITO BOM!!!!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado Renato!

    • @renatoleandror1192
      @renatoleandror1192 4 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica Não suportei aposentadoria ..sou prof. de Física...to indo pro ramo da E solar...vou me inscrever no site...Obg. pelo empurrão!!!! Rs

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Rsrsrsr, imagino! A área é fascinante e nada melhor que continuar com as experiências e estudos! Seja muito bem vindo ao canal Renato!

  • @moisescassianodebarros4971
    @moisescassianodebarros4971 5 ปีที่แล้ว

    Outros canais ficam complicando prá poder explicar uma coisa tão simples que é isso ai. Muito Didático o ensinamento do nosso amigo da Eletrolab, legal , os outros ficam complicando atoa ai facil e simples

  • @carlosben7631
    @carlosben7631 8 ปีที่แล้ว +1

    Muito boa didática, obrigado pela aula.

  • @professorpardalton
    @professorpardalton ปีที่แล้ว

    Muito bom e mto didático, continue sempre!!!!!!!!!!!!!!!!

  • @luizantoniomathias6731
    @luizantoniomathias6731 4 ปีที่แล้ว +1

    MUITO BEM EXPLICADO SÓ QUE supera bastante o meu nível de conhecimento atual. Quem sabe quando algum dia eu puder fazer um dos seus cursos? OBRIGADUUU!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Luiz! Os cursos são apenas recomendações, não são meus, são de terceiros. Bons estudos!

  • @claudioborn
    @claudioborn 6 ปีที่แล้ว

    Legal seu vídeo, criei um app para celular baseado nestas fórmulas , então fiz um carregador pra min e ficou show de bola.logo eu posto um vídeo dele valeu

  • @carloshenrique177
    @carloshenrique177 8 ปีที่แล้ว +1

    Boa tarde, essa video aula foi bastante explicativa e interessante e se irmão permitir uma observação algumas parte da explicação não foi possivel ver o que estava escrevendo pois a camera de video não focou, contudo quero parabeniza-lo pela excelente aula e que DEUS te abençoe.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Carlos. Reparei depois o problema do foco no canto direito. Mas repito falando o medmo que escrevi. Depois vou revisar e colocar alguns avisos repetindo o escrito no quadro.

  • @Joao-be2gl
    @Joao-be2gl 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo vídeo. Muito esclarecedor. Gostaria de tirar duas dúvidas: O que seria saturação do núcleo que às vezes é mencionada em vídeos? Não se faz nenhuma verificação da corrente que vai circular no primário num transformador abaixador por exemplo de 127 para 12V? Pelo cálculo é feito o dimensionamento baseado na potência do secundário.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado João! Saturação magnética do núcleo é quando um aumento na aplicação de um campo magnético não pode mais aumentar a magnetização do material (o material saturou). No caso de um transformador nessa condição, ele não teria mais condições de suprir mais potência do que esse limite. Você pode calcular com base no primário ou no secundário, pois um está relacionado diretamente com o outro, mas o secundário em geral é o escolhido por ser mais critico por ter as maiores correntes no caso de um trafo abaixador.

  • @ednerdisessa1214
    @ednerdisessa1214 7 ปีที่แล้ว +1

    excelente! gostei muito da maneira como foi calculado, e gostaria de saber qual é a diferença entre 1watt e 1va? foi muito bom;obrigado

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Obrigado Edner! Watts se referem à potência resitiva e real e VA à potência reativa ou a potência aparente. Veja o seguinte video para entender melhor: th-cam.com/video/JuzCCp0eM4g/w-d-xo.html

  • @TaxilunarTM
    @TaxilunarTM 7 ปีที่แล้ว

    Salve amigo Eloy!
    Quando transformamos de uma tensão maior para uma menor, haverá obrigatoriamente um ganho na corrente, e vice-versa?
    Se for verdade, então se explica o uso de componentes para controlar essa corrente na saída, por exemplo em placas de eletrodomésticos, para que a corrente não a "queime"?
    Obrigado

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Marcos! Quato tempo! Na verdade não existe ganho de corrente no transformador, o que ocorre é uma conservação quase total da potência, que depende da tensão e da corrente. Ou seja, se no primário tem uma tensão alta e no secundário tensão baixa, para mantermos a potência do conjunto, teremos uma capacidade de corrente maior no secundário. As placas reguladoras atuam na tensão, já que a corrente depende da carga e não do transformador. O transformador fornece a corrente até o seu limite, dado pela sua construção. Um exemplo seria um trafo com 5A no secundário, alimentando uma lâmpada que consome 1A, tudo sob 12V. Se a tensão estiver regulada, a corrente será 1A, conforme a carga, mesmo sendo o trafo capaz de fornecer 5A.

  • @krugorama
    @krugorama 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelos vídeos, são muito bons. Saberia me dizer como obter a indutância de um transformador de força para o cálculo de ressonância para uma determinada harmônica, basta medir diretamente através de um medidor de indutância, ou é preciso outro tipo de ensaio, como o de curto-circuito ou por uma carga na saída do transformador e isolar a indutância.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว

      Obrigado João Carlos. Se tiver disponível, um medidor de indutância (ponte LC ou LCR) é suficiente. A indutância independe de carga.

  • @HugoMaxMTeixeira
    @HugoMaxMTeixeira 4 ปีที่แล้ว +1

    Olá. Muitíssimo obrigado por sua aula. Muito esclarecedora.
    Tenho uma dúvida no cálculo da área da janela do trafo: o C é a altura total do núcleo ou a altura até a parte onde termina a janela? (Não deu para ver muito bem no desenho, ficou fora do enquadramento da câmera) Suponho que seja a altura até onde termina a janela.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado Hugo! E a altura onde termina a janela,. Entretanto, ali foi apenas um exemplo para referência, na prática não calculamos a seção da janela, já que ela é sempre pré determinada pelo fabricante da lâmina, conforme o número escolhido. Ou seja, calculamos sim a seção geométrica, escolhemos pela tabela a lâmina tipo "E" que será usada com base na Sg e a Sj (seção de janela) será informada pelo fabricante na tabela.

  • @alessandropompeu7978
    @alessandropompeu7978 8 ปีที่แล้ว +4

    Bah, Muito bom.
    Gostaria de saber se eu uso as mesmas especificações para com transformadores com tap central?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +2

      Obrigado Alessandro. Os cálculos são os mesmos, você calcula como se fosse um primário normal com a tensão total, por exemplo um trafo 12 + 12 V, calcula com 24 V, e na construção deriva um center tap no meio exato do enrolamento.

  • @WBorba
    @WBorba 7 ปีที่แล้ว +1

    muito bem explicada sua aula
    parabéns pela sabedoria

  • @deassisribeiro4641
    @deassisribeiro4641 7 ปีที่แล้ว +1

    Agora sim!!! Obrigado!!! Parabéns!!!

  • @eletronicaelementar5030
    @eletronicaelementar5030 8 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom, vídeo bem explicado. Você poderia também comentar sobre transformadores de audio. Obrigado.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว

      Obrigado! É um bom assunto para um video futuro!

    • @eletronicaelementar5030
      @eletronicaelementar5030 8 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado. Eu gostaria muito de ver, esse é um tipo de literatura que ja não se encontra mais. Seria legal aborda sobre transformadores push pull para amplificadores valvulados ou mesmo transistorizados.

  • @anselmoalmeida4030
    @anselmoalmeida4030 5 ปีที่แล้ว

    Como dizia o professor Evanildo para ser engenheiro você tem que ser professor da disciplina . Parabéns mestre.

  • @andersonsouzasilva6439
    @andersonsouzasilva6439 7 ปีที่แล้ว

    Muito Obrigado por Tudo

  • @evairbraga
    @evairbraga ปีที่แล้ว

    Olá, mestre ! Qual seria a queda de tensão admissível no secundário de um transformador, quando solicitado em sua corrente nominal ? Testei alguns transformadores novos, que trazem por ex. 0+15V 500mA... Quando coloquei uma carga de 500 mA, a queda de tensão variou de 7% a 22% ! Será que existem valores tabelados que qualifiquem os transformadores? Como validar a qualidade de um transformador ? Boas festas e excelente 2023 !

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว +1

      Olá Evair! Quedas de até 10% podem ser aceitáveis na maioria dos casos, acima disso o trafo de fato não está conseguindo entregar a corrente solicitada no secundário, talvez por problemas de projeto e construção. Um ótimo 2023 para você e família!

  • @sergioloboo.santos4071
    @sergioloboo.santos4071 6 ปีที่แล้ว +1

    Excelente!!!Parabéns Eloy!!!!

  • @eudaliojunior7621
    @eudaliojunior7621 7 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom, parabéns professor.

  • @lucasaugustomunizfreitas2966
    @lucasaugustomunizfreitas2966 7 ปีที่แล้ว +2

    Bom dia Amigo do canal. Adorei os dois vídeos sobre Transformador. Muito bom. Porem tenho uma duvida sobre as Constantes. Em uma outra aula de outro canal usam, para calculo de espiras(voltas dos fios de cobre no nucleo) de N1 e N2, as Constantes 37,5...40...45..50. E no projeto executado os Trafos ficaram perfeitos, ou seja, com as expectativas realizadas. Neste vídeo vc não usa estas constantes e sim Fórmulas. A questão é : fiz o mesmo esquema que vc fez no vídeo com 12 volts e 5A de saída (V2) substituindo as formulas pelas constantes e nenhuma correspondeu o numero de voltas tanto no primário quanto no secundário.Não entendi. Usa as Formulas ou as constantes???O mesmo Trafo de Tensão e corrente (com mesma potência) deu uma diferença de mais de 40 voltas fazendo esta troca de constante por fórmula. Está errado né???Não pode um mesmo Trafo de mesma potencia ter um enrolamento diferente??? Obrigado pela Atenção é pela resposta. Muito Grato.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +2

      Olá Lucas, as fórmulas são mais precisas, pois srempre levam mais variáveis em conta, as constantes são genéricas e acabam atendendo bem a um grupo restrito de transformadores. Veja que características como tipo de ferro, dimensões de núcleo e fios, além dos dados elétricos, são levados em consideração nas fórmulas. Daí as diferenças encontradas. Trafos de mesma potência podem ter construções distintas, justamente por essas diferenças, mas para ter mais precisão recomendo sempre o cálculo detalhado. Obrigado!

    • @giliardgtunagenspro9834
      @giliardgtunagenspro9834 2 ปีที่แล้ว +1

      pois e principalmente pelas caracteristicas implementadas nos materiais de construção e variaveis introduzidas onde constantes como ja se diz tentam resumir variaveis e em casos de muitas variaveis por exemplo corrente alternada e em circuitos com inversores a uma mudança de varias caracteristicas da corrente não podendo se utilizar ja para após a ação de tal a mesma constante por exemplo

  • @davisantana7044
    @davisantana7044 3 หลายเดือนก่อน

    Bom dia! Explicação excelente! Só gostaria de tirar uma dúvida que foi no cálculo da bitola do fio do primário. Foi que no primeiro foi verificado o valor da corrente do primário ( i1) depois com a densidade de corrente só que foi (i2) é isso mesmo ou também é (i1). Desde já obrigado.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 หลายเดือนก่อน

      Obrigado Davi! O cálculo foi para a bitola do secundário, sempre com P2, em função de P1 e I2. O mesmo pode ser feito para calcular a bitola do primário, usando I1. Comento isso depois de 7:00.

  • @willamsbatistadevasconcelo5533
    @willamsbatistadevasconcelo5533 3 ปีที่แล้ว

    E o transformador de nobrek. Ele dia de hoje ainda se encontra e o cálculo é o mesmo. Obrigado bom vídeo.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว

      Pode ser diferente, pois dependendo pode ser um auto transformador, depende do modelo!

  • @Joao-be2gl
    @Joao-be2gl 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo vídeo. Eu tenho uma dúvida: se eu necessito de uma corrente de 5 A no secundário com uma tensão de 12 V, esses 60 não seriam de potência ativa, em Watts? Eu não teria acrescentar uma perda que seria utilizada na geração dos campos magnéticos e então chegar à potencia aparente em VA?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Olá João! A potência em trafos deve ser dada sempre em VA. A diferença ocorre conforme o tipo da carga, se a carga usada for puramente resistiva, a potência em VA é a mesma que a ativa em W. Caso seja reativa, dependendo do fator de potência, serão diferentes. Portanto a potência é em VA e o seu uso estará limitado conforme o fator de potência

  • @jairfernandes6757
    @jairfernandes6757 2 ปีที่แล้ว

    bom trabalho seu e gostaria que vc me informasse o melhor lugar pra comprar estas peças para aprender na pratica a criação de transformadores

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว

      Obrigado Jair, no Mercado Livre você encontra as placas E e I , os carretéis e os fios.

  • @josuemartins7462
    @josuemartins7462 7 ปีที่แล้ว

    Show de bola suas explicações são excelentes ainda com esses cálculo da para dimensionar um trafo sem problema.
    Queria tirar uma dúvida: um transformador de núcleo de ferro idêntico ao que você mostrou no vídeo que não foi dimensionado por mim por exemplo Onde tem apenas a tensão do primário 220AC e no secundário 12AC dar pra sabermos a corrente no secundário com um multímetro? Com essa corrente em mãos e a fórmula da potência P2=V2*I2 descobrir a potências desse transformador ou temos que abrir o transformador e verificar todos parâmetros que vc demostrou no vídeo.? Fico no aguardo e ansioso pela sua resposta mestre.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Jomart! Obrigado! A corrente de um transformador, quando desconhecida, só pode ser verficada por dois métodos, no primeiro, você deve acoplar uma carga variável no secundário, com um amperímetro em série e um voltímetro em paralelo e medir a corrente máxima, até que a tensão de secundário reduza a uns 80% do máximo. Trata-se de uma medida empírica apenas para termos uma nocão da capacidade do trafo. A mais correta seria determinar a corrente máxima pela bitola do fio e pelos parâmetros do núcleo, conforme o projeto. Assim com essa corrente e tensão, você calcula a potência com a fórmula.

    • @josuemartins7462
      @josuemartins7462 7 ปีที่แล้ว +1

      Electrolab Obrigado VC sempre dando um show Obrigado por pássar conhecimento tenha uma excelente semana

    • @josesilva8840
      @josesilva8840 7 ปีที่แล้ว

      JomartSilva Tutorias i

  • @diegoenrick1482
    @diegoenrick1482 3 ปีที่แล้ว

    eu tentei faze os calculos usando uma entrada de 127 V para uma de 24 V com uma corrente de 8 A e uma frequência de 60 hz e no final de 3 certinho, vlw ai cara

  • @sergionicolis664
    @sergionicolis664 8 ปีที่แล้ว

    Matéria perfeita (como sempre). Possuo alguns trafos de diferentes voltagens e dimensões físicas, porém não sei a potencia que cada um pode fornecer próximo de seu limite, há como medir / calcular através das leis de Ohm? Quanto acima da corrente nominal um curto-circuito no secundário pode chegar?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá Sergio, obrigado! Para saber a potência, você deve estimar pelas dimensões do núcleo e corrente pela bitola do fio. Uma forma simples de estimar é medir a área do núcleo em cm2 e elevar ao quadrado, para se obter a potência máxima em VA. O fio deverá ser dimensionado para a corrente equivalente, com a tensão projetada. De outra forma, só por ensaios destrutivos, ou ainda ensaios controlados, onde você coloca uma carga variável e mede a corrente até que a tensão caia a 10% do valor nominal, abaixo disso ele já não é eficiente. Assim, com essa corrente anotada, calcula-se a potência máxima entregue pelo trafo, com o limite de queda de tensão a 10%.

  • @mestrefalcaoartistaplastic3001
    @mestrefalcaoartistaplastic3001 8 ปีที่แล้ว +1

    SO ESTOU QUERENDO APRENDER ...E GOSTEI MUITO DE SUAS ESPLICAÇOES VI OUTROS VIDEOS ONDE SE REALISA MENOS CALCULOS MAS GOSTEI DE SUA AULA AI MAS TENHO DIFICULDADES QUANDO O CALCULO E FEITO DIRETO.

    • @robertoknudsen
      @robertoknudsen 6 ปีที่แล้ว +1

      Mestrefalcao Artistaplástico tente passar este vídeo à limpo em um caderno, assim conseguirá raciocinar em cima dos cálculos visualizando os valores das unidades.

  • @antoniodaeletronicazams6415
    @antoniodaeletronicazams6415 4 ปีที่แล้ว +1

    Meu amigo muito boa as explicações. Mais é muito difícil pegar na primeira. Temos muito que estudar sobre os transformadores.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Antonio! Sim, é um assunto complexo, mas sabendo a base, a parte de cálculos fica simples, pois você pode ter todas as fórmula anotadas como numa receita e assim ir calculando em etapas.

  • @robertocaetano6778
    @robertocaetano6778 7 ปีที่แล้ว

    Assim muito Obrigado,pelo Vídeo muito bem elaborado.

  • @raphaellucena2213
    @raphaellucena2213 7 ปีที่แล้ว +1

    professor, eu tenho aqui um trafo de microondas e eu gostaria de saber se eu posso utilizar esses calculos demonstrados no video para fazer um transformador de 12v?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Raphael, estes cáculos são para trafos de pequeno porte, mas é possível que funcionem bem para o trafo de Microondas.

  • @robertoknudsen
    @robertoknudsen 6 ปีที่แล้ว +1

    Excelente! Obrigado!

  • @dennybarkley5836
    @dennybarkley5836 7 ปีที่แล้ว

    show de bola!

  • @sergionicolis664
    @sergionicolis664 7 ปีที่แล้ว

    Olá Elecrolab. Se um trafo entrega 10 amperes no secundário, e eu precisar montar uma retificação em onda completa (04 diodos), devo dimensionar cada diodo para 5, 10 ou mais amperes?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Sergio, a corrente máxima em cada dois diodos será de 5 A. Mas se 10A é a máxima da fonte, recomendo por segurança dimensionar com alguma folga, usando por exemplo diodos de 6 ou 7 A.

  • @NovaAngica
    @NovaAngica 8 ปีที่แล้ว +2

    Olá amigo!
    normalmente se encontra o material de confecção de transformador em lojas eletrônicas, ?
    os ferros o carretel?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá amigo, normalmente não se encontram nessas lojas. Há lojas específicas com página na internet, ou ainda no Mercado livre você encontra!

  • @gersongomes6825
    @gersongomes6825 2 ปีที่แล้ว

    Meu nome é Gerson! Uma pergunta sobre frequência senoidal em transformador de micro-ondas. É verdade, que quanto maior a espessura do núcleo de ferro do transformador melhor será a frequência de 60 Hz senoidal no secundário?? A QUALIDADE
    e pureza será melhor na formação da onda?? Faço-o essa pergunta em relação a montagem de um inversor de tensão, usando um transformador de micro-ondas. Já fiz a pergunta em outra ocasião e não fui respondido!! Pode ajudar-me nesta pergunta? Aguardo uma resposta. Obrigado!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว

      Olá Gerson, não procede. Pequenos transformadores podem ter saídas senoidais perfeitas. A questão é que se o trafo for subdimensionado para a potência da carga, poderá ter distorções

  • @antonioadriano8956
    @antonioadriano8956 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado

  • @luizfernandodasilvaoliveir2594
    @luizfernandodasilvaoliveir2594 8 ปีที่แล้ว

    Boa tarde! Para você, o que é um transformador de pequeno porte? (Precisamos saber para quais casos aplicar para não cometer erros ao projetar um transformador), Desde já agradeço e um forte abraço!

  • @raphaellucena2213
    @raphaellucena2213 7 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo vídeo, muito bem explicado. Ao encontrar o valor de a e de b vc se refere a uma pretensão de que o núcleo seja quadrado??? Aí minha dúvida é a seguinte , se o núcleo não for quadrado esses cálculos não servem??

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Obrigado Raphael! Esses cálculos são somente para núcleos com seção reta retangular, outros formatos alterariam os cálculos, embora, dependendo do formato a diferença final poderia seria pequena.

  • @Joao-be2gl
    @Joao-be2gl 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns mais uma vez. Assistindo novamente o vídeo antes de montar uma transformador para um carregador de baterias eu fiquei com uma curiosidade: eu sou engenheiro civil. Em projetos elétricos as capacidades de correntes dos cabos são bem maiores para uma seção semelhante aos fios AWG. Por exemplo o fio 13 AWG que tem aprox. 2,6 mm2 de seção com a maior densidade de corrente ( 3 A / mm2) terá a capacidade de 7,8 A o fio 15 AWG suportaria 4,5 A. Para projetos elétricos com a instalação mais comum que é a situação de eletrodutos embutidos em alvenaria, o fio 2,5 mm2 com uma seção semelhante ao 13 AWG suporta 21 A e o 15 AWG semelhante ao 1,5 mm2 suporta 15 A. Por quê essa diferença?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว +2

      Olá João, obrigado! Para corrente máxima em instalações elétricas a tabela da NBR5410 deve ser a padrão. Em transformadores, os autores das técnicas de projeto costumam ser mais conservadores por conta das características de enrolamento e núcleo, que certamente provocam um aquecimento considerável, muito diferente de uma instalação de condutores em eletrodutos. Certamente esse seria um dos motivos dessa diferença, entre outros fatores intrínsecos à construção do trafo!

  • @eliezeralvesvieira-vilhena1852
    @eliezeralvesvieira-vilhena1852 7 ปีที่แล้ว

    caro colega da eletrolab, primeiro parabéns por suas aulas, pois são ótimas! A minha pergunta é: porque alguns técnicos usam a constante 37.500 para cálculos de espiras de alguns transformadores, você sugeriu a constante 31.081, essa diferença pode interferir no funcionamento do transformador.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Obrigado Eliezer! Essa constante é na verdade a multiplicação das constantes 4,44 X Bm (indução magnética do material do núcleo) x Freq (Hz), então usando o ferro silício esse valor de Bm é 12000 e a frequência de 60 Hz. Se for usado um valor de Bm maior, devido ao material do núcleo ser outro, podemos ter essa constante diferente. Entaão para um cálculo preciso, é recomendável usar a constante adequada. No exemplo usei para núcleo de FeSi.

    • @eliezeralvesvieira-vilhena1852
      @eliezeralvesvieira-vilhena1852 7 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado!

  • @mateusfreitas4026
    @mateusfreitas4026 3 ปีที่แล้ว

    Amigo você pode me tira umas dúvidas?
    Como faço para calcular trafos com potência maior que 3000VA e qual a corrente de pico e o tempo que ele pode suporta?
    Como nas bateria se tem um valor para o CCA, o trafo é semelhante em relação a bateria?
    Parabéns pelos seus vídeos, alguns venho assistindo, conteúdos excelentes de seu canal. 👏🏼👏🏼

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado Mateus! A reação de baterias e transformadores à cargas e correntes de pico são muito diferentes. Transformadores não são projetados com essas especificações, mas sim com a potência e tensões de primário e secundário. Há dois vídeos no canal apresentando como projetar transformadores, dê uma conferida.

    • @mateusfreitas4026
      @mateusfreitas4026 3 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica SHOW Amigo, obrigado. Agora a última dúvida. Em relação a potência do tafro de 1000 a 3000 VA, a densidade de corrente é 2A/mm². No caso de trafos acima de 3000 VA, qual a densidade utilizar? Se existe densidades para essas potências maiores, o método para calculo de transformadores, na 2° parte do seu vídeo sobre transformador, também se aplicar?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Mateus, o método indicado não se aplica a transformadores maiores. A densidade de corrente certamente será menor, mas não tenho essa informação, pois essas potências raramente são usadas em eletrônica e seria mais uma aplicação em eletrotécnica.

    • @mateusfreitas4026
      @mateusfreitas4026 3 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO 👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼

  • @adilsondias9309
    @adilsondias9309 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom! O cálculo para auto trafo é o mesmo? Pois são em mesma bobina proporcional a voltagem... sem primário e sem secundário. Como seria cálculo? Se puder fazer um vídeo. Sou assinante do seu canal... abraço

  • @rodrigofior4422
    @rodrigofior4422 7 ปีที่แล้ว

    perdoe minha ignorância meu amigo, mas aos 8:37 onde você fala sobre 1 primário e 2 secundários,... a potência continua sendo a mesma ou é somada a potência do segundo enrolamento adicional ao primeiro enrolamento do secundário?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Rodrigo! A potência total é a mesma e estará na soma dos dois enrolamentos.

  • @professorgirafalesgirafale111
    @professorgirafalesgirafale111 5 ปีที่แล้ว

    Uma duvida.
    Essa corrente do primário de 0,52 A.
    É com trafo em vazio?
    Ou em carga total ?
    Só de ligar na tomada ja consome 0,52 A ?
    Ou essa é a corrente total que ele pode chegar quando solicitado do secundário uma corrente?

  • @teleseder7632
    @teleseder7632 8 ปีที่แล้ว +2

    muito bom ,melhor explicação do yotube

  • @oqueedeuseoquechamadodeus5346
    @oqueedeuseoquechamadodeus5346 9 หลายเดือนก่อน

    bom trabalho

  • @miguelluisalvesdecarvalho1245
    @miguelluisalvesdecarvalho1245 4 ปีที่แล้ว +1

    Por favor, eu gostaria de fazer um transformador, tendo uma bombina envolta na outra e com nucleo circular. Como faço para calcular o raio do nucleo?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Não é possível calcular com essas informações. Precisa saber potência, tensão de primário e secundário, etc.

  • @Pekos1954
    @Pekos1954 5 ปีที่แล้ว

    Olá professor. Poderia me informar, baseado nessa aula de hoje, quantas placas "E" seriam empilhadas para formar o nucleo do trafo?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว

      Olá Pericles, o cálculo leva em conta a espessura das placas (ver tabeal do fabricante) e o tamanho do núcleo calculado. Varia de caso a caso. Basta dividir a espessura do núcleo calculado pela espessura das placas e terá o número de placas.

  • @dedesosoares
    @dedesosoares 8 ปีที่แล้ว +2

    perfeito, a matéria de maquinas elétricas 1 me derrubou semestre passado, eu tô precisando reagir.

  • @antoniodaeletronicazams6415
    @antoniodaeletronicazams6415 5 ปีที่แล้ว

    Muito bom suas explicações. Mais nunca vi sê tão complicado. Isso leva tempo .Ou um bom professor. Nessa ária. Bem sei que há. Outras maneiras mais simples. De qualquer forma muito obrigado. Não é da primeira vez que pega tudo, mais várias vezes.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว

      Valeu Antônio, essa é a maneira correta, apresentada nos melhores livros sobre o assunto. Qualquer outra é simplificada e aproximada, o que pode dar diferenças importantes no resultado, embora possa até funcionar.

    • @antoniodaeletronicazams6415
      @antoniodaeletronicazams6415 5 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica valeu amigo.

  • @lucasrocha4329
    @lucasrocha4329 2 ปีที่แล้ว

    Essas mesmas ideias se aplicam no rebobinamemto de indutores ?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว +1

      Não, são cálculos diferentes. Há um vídeo no canal sobre construção de bobinas em geral.

  • @sergionicolis664
    @sergionicolis664 8 ปีที่แล้ว

    Dois trafos com características idênticas e com enrolamento primário somente 110 volts, podem ser associados em série para possibilitar a ligação em 220 volts? Cada um vai trabalhar com diferentes cargas nos secundários.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +2

      Olá Sergio, embora não seja uma ligação comum, pois o mais comum é conectar os primários em paralelo para aumento da capacidade, trata-se de uma ligação possível. Precisa tomar cuidado com as fases dos fios na conexão (início e fim de cada enrolamento), bem como os trafos devem ser iguais para evitar desbalanceamento na carga.

    • @sergionicolis664
      @sergionicolis664 8 ปีที่แล้ว +1

      QSL - TKS.

    • @geraldofranco6468
      @geraldofranco6468 7 ปีที่แล้ว +1

      Sergio, as cargas também tem que ser iguais, veja que a corrente será igual em ambos os primários e desta forma não é possível vc ter cargas desiguais pois um deles iria trabalhar com tensão acima de 110 e outro abaixo do 110...

    • @geraldofranco6468
      @geraldofranco6468 7 ปีที่แล้ว +1

      Voltando Sergio... se as cargas não forem iguais, por exemplo seria o mesmo que vc pegar duas lâmpadas incandescentes p 110, porem uma de 100W e outra de 60W ligadas em serie como vc quer, use a lei de ohms e vc verá o resultado, a de 60 vai acender muito e pifar...

  • @joaquimmanoelpaesazevedo9476
    @joaquimmanoelpaesazevedo9476 2 ปีที่แล้ว

    Prezado Mestre. Por acaso tens apostila sobre o assunto para venda?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว

      Olá Joaquim, infelizmente não tenho. Há livros sobre o assunto.

  • @jarbascominnunes7326
    @jarbascominnunes7326 3 ปีที่แล้ว

    Esses cálculos são válidos pros traços de Derrote, alta frequência?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว

      Não conheço traços de derrote, mas os cálculos são para trafos de baixas frequências.

  • @brunoleonardidasilva6511
    @brunoleonardidasilva6511 ปีที่แล้ว

    Boa tarde Professor!
    Tenho uma dúvida, reparei que as pessoas usam dois tipos de fórmula para calcular a Secção do núcleo a que o sr explica no vídeo que é Sm = 7,5 √P2÷f e a outra é Sm = √W÷0,78, fiz um cálculo de uma seção com 500 W e uma freqüência de 60Hz, porém os valores são bem diferentes.
    O sr poderia me explicar a diferença entre eles além dos valores e pq o pessoal calcula dessa outra forma tb?
    Grato!!!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว

      Olá Bruno, essas fórmulas são do método descrito no famoso livro "O Transformador" do prof. Martgnoni. Essa é a secção magnética que normalmente ainda multiplicamos por 1,1 para ter a secção geométrica. A diferença das duas fórmulas está em torno de 6% quando você compara a secção geométrica. Eu seguiria o método completo descrito no vídeo, por termos referência na literatura técnica.

    • @brunoleonardidasilva6511
      @brunoleonardidasilva6511 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica Entendi...obrigado professor!!!

  • @raphaellucena2213
    @raphaellucena2213 7 ปีที่แล้ว

    Boa noite professor! Vc na primeira parte do segundo vídeo diz q para achar a area de janela multiplica (a×c)/2 , mas na segunda parte do mesmo vídeo aparece no vídeo (a×b)/2, qual a forma correta?? desde obrigado!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Raphael! A área de janela Sj, é igual a (axc)/2. Não vi onde no video aparece como (axb)/2. Lembrando que "b" é a profundidade no núcleo, "c" é a altura e "a" é a largura da placa. Todos aparecem em fórmulas diferentes.

  • @robertocaetano6778
    @robertocaetano6778 7 ปีที่แล้ว

    Olá na conta de espiras qual conta foi feita para dar aquela constante de 31,281 já tentei fazer a conta e não bate o resultado

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Roberto, essa contante sai da fórmula de N1, com Bm=11742 (valor médio do Fe silício), no video eu cito como referência 12000 para arredondar, mas o vaor de 11742 é mais aproximado. Isso vezes 4,44, vezes a frequência de 60Hz. Substituindo na fórmula teremos um valor aproxiimado de 31,281.

  • @InfoUsado
    @InfoUsado 7 ปีที่แล้ว

    Muito obrigado

  • @metschnikowia
    @metschnikowia 3 ปีที่แล้ว

    Adorei entender todos os cálculos, mas agora queria muito um software que fizesse as contas todas. :-) Tem algum que indiques?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว +1

      Olá Fabio, não conheço um para indicar, mas certamente eles existem. Procure por calculadoras para transformadores.

  • @raphaellucena2213
    @raphaellucena2213 7 ปีที่แล้ว

    Professor, eu fiz aqui os cálculos de um transformador do jeito q vc ensinou porém a bitola do fio ficou muito grande pra a amperagem q eu calculei, porém para a execução do projeto deu certo pq eu escolhi um núcleo maior. Mas quanto a bitola do fio ser grande podemos combinar fios pra melhorar na execucao do projeto?? O q o senhor pode dizer sobre isso? mas uma vez obrigado pela sua atenção!!!!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Pode sim Raphael, muitas vezes dois fios de menor seção são enrolados juntos em paralelo, no lugar de um maior, facilitando a montagem.

    • @danielsoncruzdasilvaum9848
      @danielsoncruzdasilvaum9848 6 ปีที่แล้ว

      Eu goste da aula parabéns gostaria de saber também sobre transformadores de poste pois rebobono transformadores a 20 anos mas não aprendi a fazer o cálculo e também auto transformador

  • @ronaldosantos4341
    @ronaldosantos4341 7 ปีที่แล้ว

    Olá professor, tenho uma duvida em relação ao da seção geométrica, em algumas apostilas o calculo é feito da seguinte forma Sg= Sm / 0,9, e você multiplicou a Sm por 1,1 para encontrar a Sg.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá Ronaldo a diferença é bem pequena, veja que é a Sg fica em torno de 10% a 11% maior que a Sm nos dois casos. A fórmula que usei foi de um autor específico, pode ser que outros autores usem com uma pequena diferença. Veja por exemplo Sm=100, então Sg 100/0,9 = 111,11 ou da outra forma Sg= 100* 1,1 = 110.

  • @andersondesouza7520
    @andersondesouza7520 6 ปีที่แล้ว +1

    professor, a potencia é dada em VA tbm?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  6 ปีที่แล้ว +1

      Olá Anderson, a potência pode ser dada em VA ou W. Normalmente em VA facilita o uso em equipamentos com baixo fator de potência.

  • @mestrefalcaoartistaplastic3001
    @mestrefalcaoartistaplastic3001 8 ปีที่แล้ว +1

    AMIGO ME PERDOE A IGNORANCIA MAS ME PERCO NO CALCULO QUANDO VC FAZ ALGO DIRETO OK P2 SERIA A POTNCIA QUE EU QUERO DE SAIDA NESTE TRANSF. EM VOLTES OU SEJA A TENÇÃO DE SAIDA?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว

      Olá Mestre, P2 é a potência de secundário em Watts, ou seja a tensão de secundário em Volts, multiplicada pela corrente (em ampéres) no secundário).

    • @mestrefalcaoartistaplastic3001
      @mestrefalcaoartistaplastic3001 8 ปีที่แล้ว +1

      OK,VALEU

  • @guigo1758
    @guigo1758 4 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo vídeo. Não entendi uma coisa....se for um transformador 110/220 no primário......calcula como se fosse 220v?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado! Calcule pela potência total, independente da tensão. Veja que as fórmulas para a secção magnética variam conforme o número de enrolamentos no primário ou no secundário. Já no cálculo de espiras use 220 se for um só enrolamento com CT e 110 se forem dois enrolamentos, nesse caso um cálculo para cada um dos enrolamentos separados.

  • @danilocunha1324
    @danilocunha1324 4 ปีที่แล้ว

    Excelente vídeo! Montei o passo a passo em uma planilha excel para agilizar os cálculos.
    Fiz uma "brincadeira" aqui usando a metodologia que foi passada, tentando calcular um transformador a partir de um núcleo já existente (ferrite). Notei que quando o núcleo tem uma seção geométrica maior do que a seção magnética necessária, o números de espiras reduz. Ou seja, a quantidade de espiras necessarias reduz quando o núcleo é superdimensionado. Isso está correto mesmo ou estou cometendo algum engano conceitual?
    Obrigado mais uma vez e uma ótima semana.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá Danilo! Faz sentido, já que a seção geométrica é função da magnética. Se a Sg é maior, isso apontaria para uma Sm maior também, que por sua vez é inversamente proporcional ao número de espiras, por isso o número de espiras reduz.

  • @brunoleonardidasilva6511
    @brunoleonardidasilva6511 ปีที่แล้ว

    Boa tarde Professor!
    Estou em fase de aprendizagem e reparei que na internet tem uma galera que usa uma CONSTANTE ou chamam de VARIÁVEL. Existe algum material falando dessas constantes? Pois só encontrei vídeos e a galera é muito superficial não explica a origem dessas constantes ao invés de fazerem o calculo completo como sr fez. Outra dúvida o sr explicou como montar um transformador do zero, tenho um tranformador de micro-ondas e sei que cada ferro vai aguentar uma quantidade de indução magnética. Tem como saber quantos GAUUS cada tipo de trafo tem? O sr estipulou que seu trafo tem 12000 gauus, tem um calculo para eu saber o meu?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว

      Olá Bruno! Esses são termos matemáticos. As constantes já foram determinadas por ensaios em laboratório com os diversos materiais, como o nome diz, são valores fixos que determinam as diversas características dos materiais. É o caso do tipo de ferro usado nos trafos, onde não é simples medir a capacidade de indução fora de um laboratório específico, por isso usam-se tabelas com valores estimados para os tipos mais comuns de ferros usados nos trafos. Nesse caso, o ideal é usar um valor médio, como eu fiz no projeto. Ao conhecer as fórmulas usadas em cada projeto, as constantes precisam ser informadas para cada caso. Já variável é outra coisa, trata-se de valor que é alterado na fórmula, como por exemplo os valores de tensão, corrente e potência, assim como as dimensões físicas do trafo.

    • @brunoleonardidasilva6511
      @brunoleonardidasilva6511 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica
      Professor vc tem vídeo de cálculo de toroide, com essa riqueza de detalhes do vídeo de trafos E I? Se tiver poderia me mandar o link para dar uma estudada?
      Grato

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว

      Olá Bruno, ainda não tenho.

  • @joseclaretdossantos801
    @joseclaretdossantos801 2 ปีที่แล้ว

    Achei Complicádo!!!

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว

      Sim, são muitos detalhes e esta ainda é a forma simplificada.

  • @julianooliveira1640
    @julianooliveira1640 8 ปีที่แล้ว +1

    Sugiro um tema de motores Elétricos . Abraços.

  • @matheuslacerda7099
    @matheuslacerda7099 3 ปีที่แล้ว

    Quando a corrente alternada passa pelo transformador a frequência sofre variação?

  • @robertocaetano6778
    @robertocaetano6778 7 ปีที่แล้ว

    Olá poderia me ajudar nesta conta de raiz quadrada o que seria este 7,5 na conta da raiz tem um exemplo da conta pronta.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Roberto! O 7,5 faz parte da fórmula de Sm, e como no exemplo ficamos com a raíz de 60/60, que dá 1, temos que 1 x 7,5, assim o resultado final neste caso é de 7,5.

  • @joaldosilvademedeiros4601
    @joaldosilvademedeiros4601 4 ปีที่แล้ว

    Vídeo muito bom!

  • @flpyb2006
    @flpyb2006 8 ปีที่แล้ว

    Primeiramente, parabéns pelo vídeo.
    Tenho uma dúvida. Seria esclarecida com um vídeo de montagem.
    Como sei que carretel usar? Eu calculo a área geométrica. Ok, até aí, tudo bem. Mas a profundidade do núcleo é dada pelo número de placas, aumentando assim a área. Chegando nesse valor, na hora da montagem, as placas devem ficar justas dentro do carretel. E eu não vou conseguir preencher o núcleo com a quantidade de placas calculada.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +1

      Olá Felipe, o carretel deve se adequar à secção calculada, quando ainda não temos um. Tendo as medidas de "a" e "b" conforme o video, você já determina a espessura e deve colocar tantas placas quantas forem necessárias para atingir a medida, só aí você deve ter o tamanho certo do carretel e não o inverso. Isso para fazer um trafo de potência conhecida.
      Como isso nem sempre é possível, de ter um carretel que comporte perfeitamente as placas claculadas, se você já tem o carretel, calcule o tamanho do núcleo cpom base nas medidas do carretel existente e veja qual a maior potência que pode ter um trafo com esse tamanho. Isso seria calcular inversamente, a partir de um carretel conhecido.Obrigado e Boa sorte!

    • @flpyb2006
      @flpyb2006 8 ปีที่แล้ว

      Ok, deixa eu ver se entendi..
      A área geométrica calculada é na verdade o valor mínimo necessário para obter a potência máxima desejada. O valor comercial (valor real) do carretel pode sim ser maior que o calculado. Correto?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  8 ปีที่แล้ว +1

      Isso mesmo Felipe. Talvez um bom começo seria calcular a área geométrica para a potência que você deseja, e depois ver o carretel comercial que mais se aproxima, recalculando o trafo para essa nova área. O ideal é que o carretel seja um pouco acima do inicialmente calculado, para que você tenha folga na capacidade!

  • @andreeletrykand907
    @andreeletrykand907 7 ปีที่แล้ว

    gostaria de saber se para trafos trifasicos ou bifasicos se dao os mesmos calculos?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Olá André, negativo, há diferenças! Este é um cálculo simplificado para pequenos trafos monofásicos.

  • @dougeletronicacia
    @dougeletronicacia 7 ปีที่แล้ว

    Porque na formula simplificada do calculo do numero de espiras da um valor diferente do calculo comum ? não era pra dar o mesmo valor?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      O valor precisa ser próximo, não é exato devido às simplificações.

  • @celiofraga4735
    @celiofraga4735 4 ปีที่แล้ว

    Olá professor, MT bom o vídeo, gostaria de saber, qual é a média da permeabilidade dos ferrite de transformador de fonte chaveada
    Obs: em um vídeo, a pessoa falou que era 10000 gaus, no outro, a outra pessoa falou que vai de 1500 a 2500 gaus, poderia me tirar essa dúvida, obrigado.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Olá Celio! Não há um valor padrão, já que depende do projeto da fonte e do transformador, o valor típico varia de 2000 a 6000. A permeabilidade é adimensional.

    • @celiofraga4735
      @celiofraga4735 4 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica muito obrigado

    • @celiofraga4735
      @celiofraga4735 4 ปีที่แล้ว

      Ok, más então, pode-se escolher um valor médio para calcular o número de espira?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Sim, se não tiver a especificação do seu modelo de núcleo, já que cada fabricante indica nos datasheets, pode tentar um valor médio.

    • @celiofraga4735
      @celiofraga4735 4 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica obrigado professor, posso matar minha curiosidade? Sem mais detalhes, gostaria de saber sua rápida biografia, te admiro MT, obrigado por passar conhecimento.

  • @Jonas84205
    @Jonas84205 7 ปีที่แล้ว

    Estou desenrolando um Trafo em que o fio dele é de Alumínio,não pega solda,presta para enrolar novamente. ?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Jonas! Pode reutilizar o fio sim. Normalmente fios de alumínio são usados em trafos e motores de alta potência. A soldagem dele é que vai exigir alguma atenção. Precisa de solda e fluxo especiais para alumínio. Pesquise por solda com fios de alumínio, que você verá o material e técnica necessários.

  • @guigo1758
    @guigo1758 4 ปีที่แล้ว

    Amigos, estou encucado. Recebi uma amostra de um trafo que diz ser 110/220 - 24v 200mA 60hz. O trafo utiliza carretel de 10x15mm, ou seja, Sg aprox 1,5cm2 e lamina de 9,6mm de perna central e 0,5mm de espessura. A altura das chapas empilhadas (b) dá exatos 15mm.
    Fui calcular com essas informações e a seção geométrica teórica dá 2,33 cm2, mas na prática o trafo tem 1,5cm2 de Sg. Na teoria ele é inviável, deveria ser um trado maior, mas está aqui montado na minha frente com 1,5cm2. Como seria possível? Obrigado

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      O fabricante usa as tolerâncias existentes nos cálculos dos projetos, para reduzir o tamanho do trafo, que por sua vez funciona, mas não necessariamente com as melhores práticas. Lembre que o método apresentado é simplificado e por isso há certa margem de segurança.

  • @claudiohenrique8554
    @claudiohenrique8554 7 ปีที่แล้ว

    Ei e formado em quais curso?? Técnico eletrônica ou engenharia elétrica.

  • @albertojosefontes4395
    @albertojosefontes4395 4 ปีที่แล้ว

    Tenho um transformador de 1200 espira do fio 36
    Mais eu tenho o fio 35
    Pode me ajudar qual conta que posso fazer?
    Obrigado fique com Deus

  • @DiegoSantos-zx1of
    @DiegoSantos-zx1of 8 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom.

  • @pedromg11
    @pedromg11 6 ปีที่แล้ว

    Qual é a indução magnética máxima do ferrite ? Tentei achar no Google mas não achei, obrigado 👍

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  6 ปีที่แล้ว

      Pedro, veja nesse link, na parte de cálculo de transformadores, uma tabela com os valores de tipos diferentes de ferrites. pwp.net.ipl.pt/deea.isel/galhardo/epotexto/ficheiros/ch10/ch10s8/ch10s8.htm

  • @DaltonRoque
    @DaltonRoque ปีที่แล้ว

    E quanto a qualidade magnética das chapas?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว +1

      É característica do tipo de ferro usado. Em geral já são vendidos especificamente para uso em transformadores.

    • @DaltonRoque
      @DaltonRoque ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica sim, sim, mas há várias qualidades, inclusive os grãos orientados e não orientados. Vc pode fazer um vídeo a parte apenas para elucidar esses conceitos. procurei na web e não existe ninguém considerando isto nos cálculos.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  ปีที่แล้ว +1

      Anotei a sugestão! Nos cálculos com fórmulas aproximadas, a influência dessa variável seria desprezível nos pequenos transformadores, que foram o foco do procedimento indicado neste vídeo.

    • @DaltonRoque
      @DaltonRoque ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica obrigado, nem imaginei isso.

    • @DaltonRoque
      @DaltonRoque ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica obrigado.

  • @ricardojb2251
    @ricardojb2251 7 ปีที่แล้ว

    Geraldo, neste seu exemplo, 675 é a lâmina n° 3, é isso?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Ricardo, correto, é a número 3. Vou colocar um texto corrigindo a informação! Obrigado!!

  • @JorgeSantos-ih7ou
    @JorgeSantos-ih7ou 8 ปีที่แล้ว +1

    boa gostei mt.

  • @samuelpatricio800
    @samuelpatricio800 7 ปีที่แล้ว

    Vc recomenda algum livro pra esse assunto?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว +1

      Sim, "Transformadores" do Alfonso Martignoni.

    • @samuelpatricio800
      @samuelpatricio800 7 ปีที่แล้ว

      obg... voce podia tbm passar esse conteúdo, indicar e mostrar um pouco do material didático sobre elétrica, seria interessante e mto rico

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Sugestão anotada Samuel, obrigado!

  • @p1xelman
    @p1xelman 5 ปีที่แล้ว

    Para um transformador com 3 ou mais secundários se mantém 1,5 no cálculo de sg?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว +1

      Com três secundários já saímos um pouco desses cálculos aproximados, uma forma possível seria compensar e usar 1,75 para 2 secundários e 3 primários ou 1 primário e 4 secundários. Ou ainda manter o 1,5 para 1 Primário e 3 secundários.

    • @p1xelman
      @p1xelman 5 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica valeu tô tomando coragem pra enrolar um para minha fonte de bancada... Isso vai influenciar no que ? Eficiência ? Compensação de perdas ?
      Se puder faz um vídeo assim mais avançado de transformadores pois já procurei demais e não encontrei ...

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  5 ปีที่แล้ว +1

      Esse fator influencia em toda a construção do trafo, por isso deve ser o mais aproximado possível, conforme o número de secundários. Bom projeto!!

    • @p1xelman
      @p1xelman 5 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica obrigado!

  • @paulorobertolizardolizardo9938
    @paulorobertolizardolizardo9938 8 ปีที่แล้ว +1

    valeu muito bom 10

  • @saulomoura9402
    @saulomoura9402 2 ปีที่แล้ว +1

    Como faço quando tiver mais de um secundário?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  2 ปีที่แล้ว +1

      Some as potências dos secundário para o cálculo, e veja no vídeo a opção de 2 secundários, que altera a seção magnética.

    • @saulomoura9402
      @saulomoura9402 2 ปีที่แล้ว +1

      @@Electrolab-Eletronica valeu

  • @Rodrigo_RDA
    @Rodrigo_RDA 3 ปีที่แล้ว

    02:35 De onde vem essa relação P1 = P2? Nunca entendi o porquê dessa relação. Eu tenho mais facilidade em compreender as coisas de elétrica/eletrônica quando associo a Resistência nos cálculos, já que a Resistência é sempre fixa e não depende de outros fatores.
    Porém nesse caso P1 = P2 seria o mesmo que: (V1)^2 / R1 = (V2)^2 / R2
    Se eu tiver um trafo elevador, com 'relação = 2' e tiver 9V no primário, eu teria 18V no secundário. No caso desse trafo com relação = 2, significa que o fio da bobina do secundário tem o dobro do comprimento da do primário (e o dobro do nº de espiras). Assim, digamos que a resistência da bobina do primário seja de 50Ω. A bobina do secundário teria 100Ω (no caso dos fios do primário e secundário terem a mesma bitola).
    Assim a fórmula ficaria: (9)^2 / 50 = (18)^2 / 100 → *1,62 = 3,24* o que não seria verdadeiro... Por isso que não consigo entender de onde vem a relação P1 = P2...

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว

      Olá Rodrigo, a questão é que a resistência do enrolamento nada tem a ver com a potência do transformador. A potência do transformador é relativa à impedância (resistência) da carga, por isso esses cálculos não procedem, já que sem carga o secundário está aberto e com isso a corrente e a potência são zero. O cálculo de potência deve ser feito com a corrente de carga, então se temos um trafo de 90W e 9V no primário, a corrente de primário será de 10A, se o transformador é elevador com relação igual a 2, teremos 18V no secundário, com uma corrente máxima de 5A, mantendo assim a relação de 90W na saída (desprezadas as perdas). A carga máxima nesse caso seria de 3,6 ohms.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว

      A propósito, a relação P1=P2 vem da impossibilidade de criar energia (conservação de energia), portanto ao elevar uma tensão eu tenho menor capacidade de corrente sempre. Portanto, excluindo as conhecidas perdas (foucault, Joule, etc) de um transformador, ele irá manter a potência da entrada na saída.

    • @Rodrigo_RDA
      @Rodrigo_RDA 3 ปีที่แล้ว

      @@Electrolab-Eletronica , no caso eu estava considerando um curto-circuito no secundário (para simplificar minha análise), por isso usei a resitência do fio. Acho que então não devemos usar a Lei de Ohm nesse caso, né? Eu tinha o entendimento que sempre quem determinava a Corrente elétrica em um circuito era sua Resistência, por isso a Resistência seria sempre o aspecto mais importante e confiável a ser considerado em uma análise... Parece então que não é bem assim. Será que o secundário também induz alguma coisa no primário e daí vem esse equilíbrio entre as potências? Estou estudando eletrônica de forma autodidata e procurando compreender a fundo os princípios básicos, mas essa relação dos transformadores ainda é um mistério para mim. Tem algum material para me indicar? Pois o que eu encontrei na internet é muito básico e já entrega as fórmulas prontas, sem explicar de onde vem cada coisa... Eu queria formar uma base bem sólida.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  3 ปีที่แล้ว

      Com um curto circuito no secundário a corrente seria teoricamente infinita, já que a carga é zero ohms e a carga não é a resistência do enrolamento. Portanto, seria limitada à capacidade física dos enrolamentos e núcleo. Entenda o enrolamento como um gerador, a resistência dele não entra no cálculo da corrente. Sim, devemos usar a lei de ohm, mas considerando sempre a carga e não o enrolamento do trafo. A resistência da carga determina a corrente, o secundário é o gerador. Recomendo ver o vídeo que apresento livros para eletrônica nos diversos níveis desde o hobista até o engenheiro, confira neste link: th-cam.com/video/OYSYYrOcgws/w-d-xo.html

  • @edsonreis4421
    @edsonreis4421 4 ปีที่แล้ว

    Bom dia professor, muito confuso, usando fórmulas, mas obrigado assim mesmo, abraço

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  4 ปีที่แล้ว

      Bom dia Edson! Sim, mas essa é até uma forma simplificada de dimensionar corretamente um transformador! Há outras que entram em mais detalhes ainda!

  • @Afs852
    @Afs852 7 ปีที่แล้ว

    eu tenho um trafo de 6v+6v+ 300ma e preciso trabalhar com tensao de 12vac e 6vac tem pocibilidade

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  7 ปีที่แล้ว

      Olá Afonso, tem sim! A de 12Vac, você usa os dois fios das extremidade do enrolamento do secundário e para obter os 6Vac, você uma uma extremidade e o fio do meio (center tap).

  • @rafaelgomes4782
    @rafaelgomes4782 6 ปีที่แล้ว

    Ótimo video. Mas alguém poderia me explicar como faço para calcular a janela do trafo? Existe um padrão para a construção das chapas EI?

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  6 ปีที่แล้ว

      Obrigado Rafael! Como calcular a janela está no vídeo, agora depois disso e verificar a viabilidade de construção, precisa recorrer à tabela da lâminas E/I fabricadas, para ver qual o tamanho que melhor se adequa ao projeto. O tamanho é padronizado pelos fabricantes.

    • @rafaelgomes4782
      @rafaelgomes4782 6 ปีที่แล้ว

      Electrolab minha dúvida era justamente sobre a padronização das lâminas, vou pesquisar esta tabela, para ver se é possível executar o projetoPois quero construir um segundo trafo, construi meu primeiro há uns 5 anos rsrs preciso relembrar. Obrigado pelo canal, ótimas dicas, no youtube BR é raro um canal com estes conteúdos de qualidade.

    • @Electrolab-Eletronica
      @Electrolab-Eletronica  6 ปีที่แล้ว

      Obrigado Rafael! Sucesso no projeto!