parabéns, que bom saber que dispomos de materiais com tão alta qualidade acessíveis gratuitamente a qualquer pessoa que deseja crescer em termos de conhecimento.
Professor suas aulas são excelentes e bastante interativas, é muito agradável assistir suas aulas são ricas e calibradas. Continue assim caro professor e terás alunos para sempre! Não me canso de rever seus vídeos.
Muito bom os seus videos, já assisti vários, Capacitores Resistores, Varistores, Diodos, tenho aprendido muito com eles e com certeza vou velos novamente... kkkkkk Top mesmo, estou começando agora na área da eletrônica e seus videos tem tirado todas as minhas duvidas. Parabéns amigão seus videos são os melhores de youtube.
Muito bom seu video meu amigo. Muito didático. Diferente de muitos que assistí até agora. Tudo muito bem explicado. Parabéns e muito obrigado pela aula.
Parabéns pelo canal, pelo seu trabalho! Explicações bem didáticas, Não entendo nada de eletrônica, mas aprendi a ´montar computadores´ num curso do SENAI faz alguns anos e por isso sempre tive curiosidade para aprender mais sobre o tema. A questão é que me faltou recursos para se fazer outros cursos. Mas ainda bem que a internet ficou popular e através do TH-cam e de pessoas como você podemos adquirir um pouco mais de conhecimento prático e em qualquer lugar do mundo.
Sou biólogo, mas admiro muito a eletrônica, ... ainda vou ter minha bancada, assisto teus vídeos e faço minhas anotações no caderninho, abraço e excelente canal.
Cara parabéns pela a aula pois não tenho muita paciência mas sua aula e de para e aprender era tudo que estava procurando para usar em uma chopeira valeu.
olá. Dei o meu jóia e me increvi, além de tercido uma boa aula , também vi que o sr. teve uma boa postura técnica, tanto na explicação como no falar. Tá aí o meu jóia
Seria muito útil para inciantes uma apresentação sobre relays no estado sólido. Parabéns pelo seu aprimorado conhecimento tecnológico. Opinião de um Eng.
Otimá explicação sobre relê. Parabéns!! Os reeds swits ainda são utilizados em máquinas de Fliperama antigas, como a Cowboy Eight Ball da LTD , nas bandeiras, qnd sao atingidas pela bola. Show!
Cara se alguém tinha dúvida em relé agora não tem mais bem explicado ótimo vídeo eu deixei um pergunta no vídeo de gerador de sinal mas não tive resposta talvez muito ocupado o didático tira tempo um abraço 🙌
Trabalhei na CPTM, e a lógica que controla toda a movimentação das composições sobre os trilhos, é feita por relés. Alguns deles foram fabricados em 1900 e guaraná com rolha, e funcionam perfeitamente. Na sua maioria, são relés de fabricação inglesa. Para você que entende muito de eletrônica, e gosta muito desse assunto, faça uma visita à sede na Estação da Luz, e peça para algum responsável, como por exemplo a Superintendência de engenharia, para que um funcionário desse setor, quando for fazer uma inspeção numa estação, que lhe mostre esses relés operando.
Só p acrescentar um tikinho... é comum trabalharmos c componentes importados e desta forma o contato NA vai aparecer como NO (normally open) e NF aparecerá NC (normally closed)...
Muito obrigado pelos vídeos, amigo! Parabéns pela excelente qualidade. Continue, não pare porque a sua metodologia é original e muito bacana... Sou eletricista, faço curso técnico em eletroeletrônica e também sou aluno de engenharia elétrica e já indiquei o seu canal a todos os meus colegas e todos adoraram... Mais uma vez, parabéns! :)
Muito boas as suas aulas. Teoria de forma simples, e também mostra seu uso na prática. Excelente didática! Gostaria de dar uma dica. Caso seja possível, adicione uma lupa, e quando você for mostrar algum componente pequeno, como por exemplo esses relés, fica fácil a gente ler as características impressas no componente.
Professor Boa Noite! Acabei de rever suas matérias sobre Relés e PTCs, para entender melhor a função deles e a gente acaba aprendendo coisas mais interessantes. Dia desses liguei para uma loja autorizada para fazer orçamento de um PTC para geladeira e o vendedor frisou: Você quer um "Relê PTC"? Não concordei muito com esse "Relê PTC", mas, para não render a conversa, deixei pra lá! Abraços!
Olá Geraldo, foi bom não dar conversa, pois não chegaria a lugar nenhum. É um hábito (tecnicamente incorreto) de quem trabalha com esse tipo de eletrodoméstico, chamar essa peça de Relé PTC, na verdade de relé ela não tem nada, pois não atua com contatos e sim trata-se de um resistor que varia a resistência com a temperatura. Como ele pode desarmar um compressor, chamaram de relé PTC. fora isso, existem os relés térmicos, esses trabalham armando e desarmando um relé, pela temperatura gerada na passagem de corrente.
Valeu pela aula, ajudou bastante. E essa corrente máxima que os reles pequenos marcam é coisa de louco, tenho um aqui de 20A 125Vac com os pinos que parecem agulha!
Pela potência do equipamento em Watts, você estima a corrente (em amperes) pela formula P= VxI, onde V é a tensão de trabalho, P é a potencia e I a corrente. Com essa corrente você compara com a capacidade dos contatos do relé.
Mas meu problema é o seguinte: tenho dois motores destes de girar prato de microondas cada um é de 4w 127v vou ter que instalar um relé para o que eu quero montar. De quantos amperes tem que ser meu relé?
Muito bom. Esses reles dão problemas quando muito solicitados. Defeitos intermitentes no chaveamento. Era praxe substituir na placas que vinham para manutenção. Mesmo não apresentando defeito nos testes. Bom deve ser o SSR. Abraço.
Muito bem lembrado sobre o uso de relés na telefonia, em tempos passados. Havia uma equipe técnica encarregada de ajustes nos contatos dos relés, quando estes se apresentavam inoperantes, ou com mal contatos, eram os técnicos de comutação. Lembro bem das centrais eletromecânicas Cross Over, que faziam um barulho exagerado, quando alguém executava uma ligação telefônica.
boa tarde, show de bola sua explicações, gostaria saber qual seria a referencia de um relé de cinco pino para cortar a corrente de uma moto em questão de amperagem.
Olá Norberto, depende da bobina do relé. Pequenos relés podem armar com poucos miliamperes, outros podem necessitar de dezenas ou mais miliamperes. Veja que isso é proporcional à capacidade geral do relé, que para armar certos contatos, precisará de maior ou menor campo magnético gerado pela bobina. Se você medir a resistência da bobina e usar a tensão nominal de entrada do relé, poderá calcular aproximadamente seu consumo.
Ola amigo , tudo bem? Gostaria de deixar uma sugestão de video. Sobre estabilizadores de 300VA que são comumente utilizados para fornecer energia "estabilizada" para computadores. Eu vi explicações sobre a ineficiencia desses estabilizadores em relação a fontes de energia de qualidade que são usadas nos pc's, ouvi dizer que o tempo de reação desses estabilizadores não conseguem acompanhar o tempo de reação de tais fontes de energia, se entendi bem, devido ao uso de relés, pois este componente reage mais lentamente em relação ao sistema de uma boa fonte de energia, e que a consequencia disso é criar outro problema por conta de um cenario hipoteticamente instavel onde há variação de tensão. Seu canal é sucesso, abraço!
Olá amigo, obrigado! Sugestão anotada! Na verdade, há algum tempo tenho esse assunto na lista de videos. As fontes de PC modernas estão bem mais eficiente para tratar variações da rede do que eram no passado, isso deixou um pouco os estabilizadores de lado. Uma função ainda importante em alguns casos seria o verdadeiro filtro de linha, esse pode ser de alto desempenho e fazer a diferença na instalação!
Gostei do vídeo, faltou apenas falar sobre a diferença entre um relé com bobina para AC de um com bobina para DC, ou seja qual a diferença construtiva entre eles já que "aparentemente" a olho nú as bobinas são iguais, se por exemplo ligarmos um relé com bobina para DC em uma tensão alternada ele ficará vibrando ou acionando os contatos na frequência da rede.
Bem lembrado Sergio! Basicamente os relés DC vibram quando alimentados por AC, devido à inversão de polaridade da tensão alternada. Isso faz o contato abrir e fechar 120 vezes por segundo. Os fabricantes resolveram isso adicionando um sistema com duas bobinas, para o caso dos relés AC, mantendo constante o campo magnético e fixando o contato sem oscilações. Já em DC, a bobina é única. Obrigado!
Bem lembrado Sergio! Basicamente os relés DC vibram quando alimentados por AC, devido à inversão de polaridade da tensão alternada. Isso faz o contato abrir e fechar 120 vezes por segundo. Os fabricantes resolveram isso adicionando um sistema com duas bobinas, para o caso dos relés AC, mantendo constante o campo magnético e fixando o contato sem oscilações. Já em DC, a bobina é única. Obrigado!
Deus lhe pague por todo esse conteúdo e informação que você compartilha com a gente. Muito obrigado!
Muito obrigado Oda!
parabéns, que bom saber que dispomos de materiais com tão alta qualidade acessíveis gratuitamente a qualquer pessoa que deseja crescer em termos de conhecimento.
Obrigado Ronaldo! Conte com o canal!
Professor suas aulas são excelentes e bastante interativas, é muito agradável assistir suas aulas são ricas e calibradas. Continue assim caro professor e terás alunos para sempre! Não me canso de rever seus vídeos.
Muito obrigado Hamilton, pelo incentivo!!
Respeito e admiro p canal por um simples e importantíssimo item,vocês respondem seus inscritos com a maior presteza e dedicação, nota dez prá vocês.
Obrigado Ronaldo! Seja sempre bem vindo!
Excelente explicação. Grato pela aula.
Obrigado!
Congratulações professor!!Excelente aula. Muito bom ter pessoas dispostas a compartilhar conhecimento de forma gratuita!!
Obrigado Luis!
Muito bom os seus videos, já assisti vários, Capacitores Resistores, Varistores, Diodos, tenho aprendido muito com eles e com certeza vou velos novamente... kkkkkk Top mesmo, estou começando agora na área da eletrônica e seus videos tem tirado todas as minhas duvidas. Parabéns amigão seus videos são os melhores de youtube.
Muito Obrigado Ricardo! Sucesso nos estudos dessa fascinante área que é a eletrônica!
Eu tambêm aprendi muito!!!!!
Muito bom seu video meu amigo. Muito didático. Diferente de muitos que assistí até agora. Tudo muito bem explicado. Parabéns e muito obrigado pela aula.
Obrigado Rhadamanthys! Seja sempre bem-vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado 😊
Boa noite,obrigado por essa oportunidade de aprender algo mais.Deus te abençoe muito....
Muito obrigado Junior!!
Melhor explicação sobre relés! Você mostrou justamente a aplicação do componente, e não apenas como ele funciona! Excelente vídeo aula! Abs!
Obrigado Gabriel!
Parabéns pelo canal, pelo seu trabalho! Explicações bem didáticas, Não entendo nada de eletrônica, mas aprendi a ´montar computadores´ num curso do SENAI faz alguns anos e por isso sempre tive curiosidade para aprender mais sobre o tema. A questão é que me faltou recursos para se fazer outros cursos. Mas ainda bem que a internet ficou popular e através do TH-cam e de pessoas como você podemos adquirir um pouco mais de conhecimento prático e em qualquer lugar do mundo.
Obrigado Fernando, seja bem vindo ao canal!
Sou biólogo, mas admiro muito a eletrônica, ... ainda vou ter minha bancada, assisto teus vídeos e faço minhas anotações no caderninho, abraço e excelente canal.
Obrigado Luís! Embora eu seja suspeito para falar, a eletrônica é mesmo fascinante! Seja sempre bem vindo ao canal!
Cara parabéns pela a aula pois não tenho muita paciência mas sua aula e de para e aprender era tudo que estava procurando para usar em uma chopeira valeu.
Obrigado Cícero!
Brilhante AULA DE ELETRONICA,parabéns pela sua dedicação !
Obrigado Hebert!
Bom dia agradecimentos ao seu canal pois aprendi enrolar trafos para fonte etc... muito educativo obrigado
Obrigado João!
Eu vim pra entender a aplicação dos relés nas placas dos fornos de microondas. Obrigado pela excelente aula!
Seja sempre bem vindo ao canal!
olá.
Dei o meu jóia e me increvi,
além de tercido uma boa aula ,
também vi que o sr. teve uma boa
postura técnica, tanto na explicação como
no falar.
Tá aí o meu jóia
Obrigado Santos! Seja bem vindo ao canal!
Bela explicação detalhada do uso do relè, considerando principalmente o uso do contatos NA E NF.... valeu...
Muito boa sua aula , eu primeiro leio no livro e depois venho ver seus videos, um complementa o outro e assim estou assimilando melhor.
Obrigado Alexxandro!
Parabéns, Sou um fã do seu trabalho e como um iniciante em eletrônica ele tem me ajudado bastante, obrigada.
Obrigado Robson! Seja sempre bem vindo ao canal!
Precisamos de vídeo em 2018,isso me ajuda muito com suas dicas.abraços.
Vamos continuar Augustinho! Aguarde!! Abcs
Seria muito útil para inciantes uma apresentação sobre relays no estado sólido.
Parabéns pelo seu aprimorado conhecimento tecnológico. Opinião de um Eng.
Obrigado!
Parabéns por essas instruções.
Obrigado João!
Cara parabéns! Muito bom seu trabalho
Obrigado Frazão!
Muito bom parabéns por esta aula.
Obrigado Wanderley! Em breve novos videos no canal!
Parabens ficou excelete as explicações!
Obrigado Helder!
Muito boa explanação, amigo. Canal muito útil!! Sempre que tenho dúvida ou quero aprender sobre algum componente venho aqui.
Obrigado Davi, seja sempre bem vindo!
Otimá explicação sobre relê. Parabéns!! Os reeds swits ainda são utilizados em máquinas de Fliperama antigas, como a Cowboy Eight Ball da LTD , nas bandeiras, qnd sao atingidas pela bola. Show!
Obrigado!!!
Cara se alguém tinha dúvida em relé agora não tem mais bem explicado ótimo vídeo eu deixei um pergunta no vídeo de gerador de sinal mas não tive resposta talvez muito ocupado o didático tira tempo um abraço 🙌
Obrigado Adair! Eu costumo responder sempre, sua pergunta deve ter caído no filtro automático. Por favor poste novamente!
Trabalhei na CPTM, e a lógica que controla toda a movimentação das composições sobre os trilhos, é feita por relés. Alguns deles foram fabricados em 1900 e guaraná com rolha, e funcionam perfeitamente. Na sua maioria, são relés de fabricação inglesa. Para você que entende muito de eletrônica, e gosta muito desse assunto, faça uma visita à sede na Estação da Luz, e peça para algum responsável, como por exemplo a Superintendência de engenharia, para que um funcionário desse setor, quando for fazer uma inspeção numa estação, que lhe mostre esses relés operando.
Boa dica! Deve ser muito interessante. Obrigado!
Excelente, ótimas explicações. Tá tudo certinho o que você Falou.
Obrigado Antão!
Parabéns, explicação com excelência !!
Obrigado Rafael!
Só p acrescentar um tikinho... é comum trabalharmos c componentes importados e desta forma o contato NA vai aparecer como NO (normally open) e NF aparecerá NC (normally closed)...
Perfeito Geraldo!!! Bem colocado!
Parabéns vai direto ao assunto e bem pratico,muito obrigado pela aula.
Obrigado Valmir!
Muito obrigado pelos vídeos, amigo! Parabéns pela excelente qualidade. Continue, não pare porque a sua metodologia é original e muito bacana... Sou eletricista, faço curso técnico em eletroeletrônica e também sou aluno de engenharia elétrica e já indiquei o seu canal a todos os meus colegas e todos adoraram... Mais uma vez, parabéns! :)
Olá Aurivani, muito obrigado pelo incentivo!!
As suas aula são ótima e bem explicativa
Obrigado Vander!
nossa meu amigo eu esto muito contente aprendendo muito e tendo conhecimento,abraços.
Obrigado Augustinho! Bons estudos!
Muito boas as suas aulas. Teoria de forma simples, e também mostra seu uso na prática. Excelente didática!
Gostaria de dar uma dica. Caso seja possível, adicione uma lupa, e quando você for mostrar algum componente pequeno, como por exemplo esses relés, fica fácil a gente ler as características impressas no componente.
Obrigado John!
Ótima aula Parabéns abraços 👏👍
Obrigado Degmar!
Muito bom, vídeo bastante didático e abrangente, parabéns.
Obrigado Silvando!
Cara você é incrível não tem como ñ aprender com Você...
Obrigado Pedro! Seja sempre bem vindo!
cara muito bom seus videos,vc realmente sabe ensinar de maneira prática e de fácil entendimento
Obrigado Edem! Em breve novos videos no canal!
muito boa a sua explicação o senhor está de parabéns.
Obrigado amigo!
E aí meu amigo tudo na paz sou Carlos moro Palotina do Paraná também tô tentando aprender tu tem algumas ideias manda para mim um abraço fica com Deus
muito Boa aula parabéns eletrolab..
Obrigado Valdemar!
Professor Boa Noite!
Acabei de rever suas matérias sobre Relés e PTCs, para entender melhor a função deles e a gente acaba aprendendo coisas mais interessantes.
Dia desses liguei para uma loja autorizada para fazer orçamento de um PTC para geladeira e o vendedor frisou:
Você quer um "Relê PTC"?
Não concordei muito com esse "Relê PTC", mas, para não render a conversa, deixei pra lá!
Abraços!
Olá Geraldo, foi bom não dar conversa, pois não chegaria a lugar nenhum. É um hábito (tecnicamente incorreto) de quem trabalha com esse tipo de eletrodoméstico, chamar essa peça de Relé PTC, na verdade de relé ela não tem nada, pois não atua com contatos e sim trata-se de um resistor que varia a resistência com a temperatura. Como ele pode desarmar um compressor, chamaram de relé PTC. fora isso, existem os relés térmicos, esses trabalham armando e desarmando um relé, pela temperatura gerada na passagem de corrente.
EXCELENTE AULA, GRANDE ABRAÇO!
Obrigado Antonio!
Valeu pela aula, ajudou bastante.
E essa corrente máxima que os reles pequenos marcam é coisa de louco, tenho um aqui de 20A 125Vac com os pinos que parecem agulha!
Obrigado Tes! Sim, é preciso dar uma certa margem de segurança e trabalhar com valores máximos menores que os indicados!
Olá! Como vou saber se o amperes dos contactos vai suporta o aparelho que ele vai ligar? Pelos W ?
Pela potência do equipamento em Watts, você estima a corrente (em amperes) pela formula P= VxI, onde V é a tensão de trabalho, P é a potencia e I a corrente. Com essa corrente você compara com a capacidade dos contatos do relé.
Obrigado! Mas ainda não intendi!
Mas meu problema é o seguinte: tenho dois motores destes de girar prato de microondas cada um é de 4w 127v vou ter que instalar um relé para o que eu quero montar. De quantos amperes tem que ser meu relé?
4W em 127V dá apenas 0,03A, portanto qualquer relé para 127V com por exemplo 1A, suportaria bem esse pequeno motor.
@@Electrolab-Eletronica valeu muito obrigado!
Muito bom ,sua explicação é de fácil entendimento .
Obrigado Claudionor!
parabéns teoria ,pratica e utilização do componente,objetivo no assunto.
Obrigado Marcelo!
Parabens pelo video muito instrutivo. Posso te pedir uma coisa faça um video mostrando sua trajetoria na area da eletronica.
Obrigado Cristian!!
Professor . Alguns inversores de frequência utilizam relé do estado sólido de alta corrente , parabéns pelo sua explicação !
Adoro seus videos, mesmo já conhecendo como funciona alguns componentes, ainda assim assisto e acabo aprendendo mais! Ótimo videos no seu canal!
Obrigado Wellington!!
Agora entendi o porquê do tic tac da seta automotiva, parabéns pela aula prof!
Obrigado Davi!
Parabéns pela didática...Melhor vídeo sobre assunto.
Obrigado Edu!!
Muito boa esta aula. Obrigado por compartilhar.
Obrigado Francisco! Em breve novos videos no canal!
Muito boa aula! Assisto bastante aos seus videos. Obrigado!
Obrigado Sergio! Seja sempre bem vindo!
Uma verdadeira aula ,como sempre.
Obrigado Gabriel!
Excelente explicação! Já dei o like e já estou inscrito
Obrigado Nilson! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Parabéns, essa aula foi muito top, to chegando agora no canal e fiquei muito feliz com o aprendizado.
Obrigado Sandro! Seja bem vindo ao canal!
Excelente explicação meu caro!!!
Obrigado Cesar!
Parabéns gostei muito do vídeo e do conhecimento que você nós deixou.
Olá Murilo, Obrigado! Em breve novos videos no canal!
Parabéns......simples e objetivo
Obrigado Manoel!
video muito aproveitavel valeu meu amigo
Obrigado Rodrigo!
Muito boa explicação.
Obrigado!
Muito bom. Obrigado por compartilhar de maneira muito clara o seu conhecimento. Me ajudou muito. Valeu.👍 muita saúde e paz para vc.
Muito obrigado Adilson!
Valeu mestre
Obrigado Teco!
Muito obrigado amigo !!! sanou as dúvidas pra o que eu queria muito bem explicado.
Obrigado Wyllame! Seja bem vindo ao canal!
òtima explicação,parabéns
Obrigado Antonio Carlos!
Aula ótima, faz um teste prático testando um relé de estado sólido .
Obrigado! Anotado!
muito ótimo como sempre. valeu.
Obrigado Ivan!
Muito bom. Esses reles dão problemas quando muito solicitados. Defeitos intermitentes no chaveamento. Era praxe substituir na placas que vinham para manutenção. Mesmo não apresentando defeito nos testes. Bom deve ser o SSR. Abraço.
Exato Evandro! Para correntes muito elevadas os SSRs ainda são raros e caros.
Ganhou mais um inscrito
Seja bem vindo ao canal George!!
Obrigado
Muito bem lembrado sobre o uso de relés na telefonia, em tempos passados. Havia uma equipe técnica encarregada de ajustes nos contatos dos relés, quando estes se apresentavam inoperantes, ou com mal contatos, eram os técnicos de comutação. Lembro bem das centrais eletromecânicas Cross Over, que faziam um barulho exagerado, quando alguém executava uma ligação telefônica.
Sim, bons tempos Carlos!
muito bom vc entendi de mas.parabens
Obrigado Valdemar!
cara eu curto de mas suas aulas muito técnicas.
Show como sempre.
Obrigado Wellington!
Gostei muito, muito obrigado Professor...!
Obrigado Júlio César!
MUITO BACANA, A SUA AULA.
Obrigado amigo!
vídeo muito bom.
Vc explica muito bem. me esclareceu bastante. obrigado
Obrigado Aelx! Em breve novos videos no canal!
muito bom.aprendi como funciona tudo.parabéns mesmo
Que bom Walisson! Em breve novos vídeos no canal!
Showwwwwwwww!!! Valeu pela aula!
Obrigado Fábio!
excelente, alto nível.
Obrigado Edurado!
boa tarde, show de bola sua explicações, gostaria saber qual seria a referencia de um relé de cinco pino para cortar a corrente de uma moto em questão de amperagem.
Obrigado Airton, não saberia informar, pois depende da corrente drenada na moto que pode variar de modelo para modelo.
Tenho aprendido bastante com seus vídeos, gostaria de saber qual a corrente mínima para ligar um relé, por exemplo de 12v. Obrigado.
Olá Norberto, depende da bobina do relé. Pequenos relés podem armar com poucos miliamperes, outros podem necessitar de dezenas ou mais miliamperes. Veja que isso é proporcional à capacidade geral do relé, que para armar certos contatos, precisará de maior ou menor campo magnético gerado pela bobina. Se você medir a resistência da bobina e usar a tensão nominal de entrada do relé, poderá calcular aproximadamente seu consumo.
Pow Professor sem palavras cara ..Parabéns ! Toma meu Like
Obrigado Daniel! Em breve novos videos no canal!
Obrigado meu caro amigo os seus videos tem futuro Deus que te ajude
Obrigado José!!
Mt legal a aula. Deixando meu like :)
Obrigado Gabriel!!
Muito bem explicado. obrigado
Obrigado Paulin!
Otima aula grande abraço
Obrigado Antonio!
Já me inscrevi , muito obrigado 🎉
Seja bem-vinda ao canal Vania!
Ótimo vídeo explicativo, agradeço por dividir seu conhecimento.
Obrigado Marcos! Em breve novos videos no canal!
Cara continua postando.Ganhou mais um escrito!
Seja bem vindo ao canal Lucas!!
Top,Curti essa aula!
Obrigado Carlão!
muito obrigado amigo pela a dica continue com esse trablho marvilhoso,sepre to ligado parabens um forte abraço
Obrigado Amaral!!
Ótima explicação, obrigado
Obrigado Luiz Roberto!
Ola amigo , tudo bem? Gostaria de deixar uma sugestão de video. Sobre estabilizadores de 300VA que são comumente utilizados para fornecer energia "estabilizada" para computadores. Eu vi explicações sobre a ineficiencia desses estabilizadores em relação a fontes de energia de qualidade que são usadas nos pc's, ouvi dizer que o tempo de reação desses estabilizadores não conseguem acompanhar o tempo de reação de tais fontes de energia, se entendi bem, devido ao uso de relés, pois este componente reage mais lentamente em relação ao sistema de uma boa fonte de energia, e que a consequencia disso é criar outro problema por conta de um cenario hipoteticamente instavel onde há variação de tensão. Seu canal é sucesso, abraço!
Olá amigo, obrigado! Sugestão anotada! Na verdade, há algum tempo tenho esse assunto na lista de videos. As fontes de PC modernas estão bem mais eficiente para tratar variações da rede do que eram no passado, isso deixou um pouco os estabilizadores de lado. Uma função ainda importante em alguns casos seria o verdadeiro filtro de linha, esse pode ser de alto desempenho e fazer a diferença na instalação!
Gostei do vídeo, faltou apenas falar sobre a diferença entre um relé com bobina para AC de um com bobina para DC, ou seja qual a diferença construtiva entre eles já que "aparentemente" a olho nú as bobinas são iguais, se por exemplo ligarmos um relé com bobina para DC em uma tensão alternada ele ficará vibrando ou acionando os contatos na frequência da rede.
Bem lembrado Sergio! Basicamente os relés DC vibram quando alimentados por AC, devido à inversão de polaridade da tensão alternada. Isso faz o contato abrir e fechar 120 vezes por segundo. Os fabricantes resolveram isso adicionando um sistema com duas bobinas, para o caso dos relés AC, mantendo constante o campo magnético e fixando o contato sem oscilações. Já em DC, a bobina é única. Obrigado!
Bem lembrado Sergio! Basicamente os relés DC vibram quando alimentados por AC, devido à inversão de polaridade da tensão alternada. Isso faz o contato abrir e fechar 120 vezes por segundo. Os fabricantes resolveram isso adicionando um sistema com duas bobinas, para o caso dos relés AC, mantendo constante o campo magnético e fixando o contato sem oscilações. Já em DC, a bobina é única. Obrigado!
+Electrolabp
muito boa a aula obg
Obrigado Alex!!
muito show teus ensinos
Obrigado Celso!
PARABÉNS, MAIS UM INSCRITO.
Obrigado Agnaldo!