Quando a gente não faz o degelo, estamos usando ele para manter o oxigênio frio, dentro do tranque. Operações de degelo devem ser inteligentes. Sempre que a pressão no evaporador estiver próximo da pressão da rede, dá pra fazer o degelo de maneira mais inteligente. Valeu Andrews, obrigado por comentar.
Lúcio fui chamado para atender um vazamento de uma válvula num tubo de oxigênio.....chamou-me a atenção que a tubulação, de cobre, estava suando muito como resolver isto, o vazamento foi solucionado com um pequeno aperto numa das saídas da válvula.... Obrigado....
Oswaldo, todo gás que sofre uma descompressão, tem sua temperatura diminuída. Isso faz com q a tubulação que está em contato c o gás, também seja resfriada. Quando o ar ambiente entra em contato com a tubulação fria, sua umidade é condensada nesta tubulação, formando a água que você viu. A formação da umidade, por essa razão, é normal. Depois de estancar o vazamento ela deve ter cessado. Ok? Obrigado Oswaldo por comentar, valeu!
Boa tarde, eu queria saber se vocês possuem algum vídeo que mostra uma vista explodida do tanque criogênico de oxigênio medicinal, para saber como é dentro.
Ótimo Elcio, isso é muito bom. Já trabalhei com algumas. Tive experiência pessoal com uma de 20.000 m3 por mês. Gostei bastante e hoje estão muito melhores. Que fabricante que você usa trabalhar? Elas tem funcionado bem aí? Conta mais pra gente.... Obrigado pelo apoio e, um Feliz #GlobalCEDay 2020
Bom dia professor. Utilizamos concentrador de 02 da inmatec com capacidade de 9m3/h. Somente para unidades de 20 leitos. Com o concentrador nao temos problema alguma. Nosso grande vilao é os compressores de ar. No Maranhão por termos uma temperatura por natureza elevada. Nossos compressores sofrem muito por alta temperatura. Entao professor o sistema de resfriamento do ar e compressor tem que ser muito bem cuidado.
Verdade, a gente acaba ficando com ele pra cuidar. Primeira parada da minha primeira usina.... filtro de tomada de ar obstruído. Ainda bem que ele exige muito pouco da gente nos dias de hoje. Obrigado por comentar Elciodoug!
Valeu Thiago. É aquele negócio, quando a gente começa a gerenciar o tanque... a média de consumo e o desvio padrão... nunca mais são as mesmas! Abraço colega e obrigado por comentar!
Sim Daniel. Você precisa acompanhar a pressão no primário da estação redutora. Não pode ser menor que a pressão requerida na rede. Mantenha a pressão da rede o mais baixo possível, ao redor de 3,5 a 4 kgf/cm2. Se a rede for boa, você não deve ter problemas. Converse com o fornecedor do tanque. Valeu, obrigado por comentar.
Olá! Sou engenheiro mecânico recém formado, atualmente trabalho na área de comunicação e marketing de um hospital, consegui conciliar com meus superiores de eu realizar uma pós em Engenharia clínica pelo Albert einstein no RJ, porém tenho receio enfrentar dificuldades visto que nunca trabalhei na área, principalmente na hospitalar. Tenho andado e visitado bastante o parque hosp visto que preciso realizar conteúdo na área da comunicação e já me familiarizo com equipamentos que vejo em seu canal! Enfim, existe algum curso ead para conhecer melhor a parte prática de manutenção desses equipamentos? Ou de adquirir mais estudos?
Nicolas, ter medo não é ruim, ele ajuda a gente a ponderar com cuidado nossas atitudes. Muitas das atividades das áreas da engenharia dentro do hospital apresentam riscos e situações perigosas. Reconhecer as fontes de riscos, avaliar sua magnitude é que permitem a gente propor medidas de controle. Ser formado significa que é um reconhecimento formal, que você cumpriu com um conjunto de requisitos necessários para o pleno exercício da profissão. Use o que aprendeu. Quanto ao curso, acho ótimo conseguir seguir um programa de ensino e estar atuando num hospital. Isso vai "facilitar" o caminho para o ganho de experiência pratica. Verifique se o seu hospital já possui um engenheiro de segurança do trabalho. Todo hospital com mais de 500 funcionários contratados em regime de CLT, é obrigado a dispor de um profissional desta natureza por um tempo parcial mínimo de 3 horas. Quando terminar o primeiro, pense em fazer o de espec em engenharia de segurança do trabalho. Além dele te dar uma visão dos riscos nas mais diferentes áreas de atuação da engenharia. Conhecer as fontes de riscos e, os mecanismos de ação, fazem muita diferença quando estiver atuando na prática. Estando no hospital, procure falar também com os usuários dos equipamentos, pergunte o que eles gostam e o que não gostam nos equipamentos, entenda as dificuldades, ..., explore. Cursos extras estão em falta. O que recomendo é você assistir aos vídeos do canal enquanto isso. Mas estude, faça anotações, formule novas perguntas, discorde, melhore... acho que ajuda muito, você ir percebendo melhor, como colocar o que você aprendeu, na prática. Valeu Nicola, obrigado por perguntar. PS: Também estou no Rio de Janeiro, quem sabe você não me consegue uma visita no seu hospital! Abraço.
Como q é produzido capturado o ar o xigenio.o processo de fabricaco.vi so este q o local de armazenamento eu quero como é feito no ambinte as árvores absorvem o gás carbônico e devolve oxigênio q nos respiramos.junto com outros gasee e na industria como e feito.
Bartolomeu, tem várias formas de se fazer isso. O mais comum é comprimir o ar tanto que ele se torna líquido. Estando no estado líquido, pode-se separar o oxigênio do nitrogênio que existem em maiores concentrações. Outra forma é utilizar o concentradores de oxigênio. Funciona como uma peneira, que retém o nitrogênio e deixa passar o oxigênio. São chamadas de PSA (pressure swing adsorption). Ok? Valeu Bart, obrigado por comentar!
Luciano já vi algumas válvulas reguladas para 15 kgf/cm2, outros com 17,5 kgf/cm2. Até 21 kgf/cm2 já vi. Acho que não passa disso, embora seja possível. Valeu Luciano, obrigado por comentar.
Isadorah, o oxigênio não pega fogo. Ele não é combustível. São os combustíveis que pegam fogo. Então, a forma de extinguir o fogo, deve considerar o material que está em combustão. Madeira, papel, plástico… e por aí vai. Ok? Temos um vídeo no canal chamado oxigênio não pega fogo. Veja ele, você vai entender isso melhor. Muito obrigado por perguntar.
Por favor me explique estou usando oxigenio2litro que o 2 vez nao dizendo quererá fogo meu fogão fica 6metrô do oxinnio tem parede no meio separando me de uma orienta o obrigado
Tereza, o oxigênio alimenta o fogo enquanto que as coisas é que pegam fogo, o lençol, a cadeira de madeira, o papel e estas coisas. No seu fogão, quem pega fogo é o gás, produzido pelo fogo do palito de fósforos e pelo oxigênio que existe no ar. Sendo assim, fontes de oxigênio medicinal devem ficar distantes de combustíveis e do calor. Quando seu fogão está desligado, o risco é menor do que quando acesso. O ideal nesses caso é ficar o mais longe possível das fontes de calor. Não fumar enquanto está inalando oxigênio e esses cuidados. Eu entendi que vc usa 2 l/mim, é isso mesmo? Ou é o volume do cilindro. Se quiser mandar uma foto para escola@engenhariaclinica.com, a gente ajuda.
Nesse caso Tereza, vai depender do fogareiro e da temperatura. Muitas pessoa não consideram que, na presença de combustível e oxigênio medicinal, não é preciso muita energia térmica, calor, para colocar algo em combustão. Triângulo do fogo = calor + combustível + oxigênio. Ok?
Eu não fiz um curso específico. Fiz mecânica, então tenho mais facilidade com a termodinâmica envolvida no processo. A gente vai estudando, aprendendo e ensinando. Desconheço algo específico para este tema. Valeu Kevin. Se souber de algo, manda aqui.
Ainda não Rafael mas, o conteúdo já está pronto. Vamos avisar aqui quando tivermos ele pronto. Se preferir, mande um e-mail para escola@engenhariaclinica.com que a gente te avisa.
Pertinente sua pergunta. O tanque é uma garrafa térmica, está isolado do calor externo para manter o O2 no estado líquido. O O2 sai do tanque por uma tubulação de cobre (esta não é isolada por ignorância nossa), depois vai para o evaporador (esse tem que ser “quente” para transformar o líquido em vapor). O que falta isolar é a tubulação entre o tanque e o evaporador mas, nosso pessoal não faz isso, infelizmente. Valeu Helder, obrigado por comentar!
boa tarde. estamos tendo baixa pressão na rede de oxigenio, que pode ser? (obs; antes nos tinhamos 10 leitos e almintamos para 32 leitos devido a pandemia, sendo que a baixa pressão nos ventiladores que trabalham com 4 kilos , sendo que o tanque do oxigenio liquido ta mandando 7 kilos, quando estão sendo usados todos. desde já muito obrigado
Boa tarde! Em uma clínica que presto serviço existe uma central de cilindros de O2 e a tubulação de cobre acima dos reguladores está congelando. Isso é normal? Como resolver?
Guilherme, sempre que um gás sofre descompressão, a temperatura dele cai bastante. Se o consumo é alto... a temperatura tende a cair e se manter cada vez mais baixa. Ocorre que a umidade do ar, ao entrar em contato com a tubulação, se condensa e, dependendo do consumo, vira gelo. Importante: como o oxigênio é fornecido completamente desidratado, esse congelamento não ocorre por dentro da tubulação. O que fazer então? Verifique a capacidade de fluxo da sua válvula reguladora. Toda válvula tem a pressão máxima que pode rebaixar, a faixa de pressão final que ela ajusta e, o fluxo ou a vazão, em m3/h. O que está ocorrendo é isso. Blz? Obrigado por comentar.
Risco sempre tem Josuel mas, pode ser necessário. Se a pressão no circuito do evaporador cair abaixo da pressão desejada na rede, é um bom indicativo de que é preciso descongelar mas, na maioria das vezes é desnecessário. O risco de dilatação/contração existe sim, por isso, é melhor acompanhar a pressão do gás antes da reguladora rede. Ok? Obrigado por comentar!
Verdade Rodrigo, o O2 é liquefeito por volta de -182C. Obrigado por observar, é bom saber que tem estudante atento. Muito obrigado pela correção. Abraço
Lúcio, a central opera sozinha. Tá muito gelo pra um hospital, requer um Teste de Estanqueidade pra ver se esta demanda é real ou existe algum vazamento. O gás perdido será o cliente pagou.
Marcelo, a demanda é está mesmo. A FiO2 de pacientes COVID é bem mais alta que o normal. O percentual da coluna que está congelando é praticamente desprezível. Mas vale a dica. Consumo excessivo também pode ser uma causa. Obrigado por comentar Marcelo! Abraço
@@EngenhariaClinica a qtde é muito grande, se não fez o teste não dá pra dizer que é normal. Nunca vi procedimento pra descarregar pressão de tanque. Se o vácuo do tanque está ruim vc pede pra o fornecedor trocar o equipamento ou vc troca de fornecedor. Este Tanque Nordon do vídeo é das antigas, está operando tranquilo.
Verdade Marcelo, sempre dá pra melhorar. Conhecer a estanqueidade do tanque e manutenção do nível de vácuo, fazem parte das boas práticas. Sempre importante realizar. Quanto ao procedimento de descarga do tanque, é comum. Ou são feitos c urgência ou com procedimentos. É importante ter o procedimento mas, não podes-te frequente. Com relação ao gelo, pode ser um problema mas, nem sempre é. O tanque é velhinho mesmo, por isso é bom olhar de perto, até que se consiga trocar. Valeu Marcelo, abs!
@@EngenhariaClinica o hospital paga caro pelo gás, não se pode achar natural abertura da psv para atmosfera ou as perdas com vazamentos. Legal vc interessado no assunto.
Amigo , primeiro nome disso é evaporador , isso é colocado com evasão do cliente , gelo não importa aí , se vc instalar evaporador , de acordo com o consumo , metros cumbicos horas , isso é um tanque norma
Oi Francisco, na verdade seu comentário fez a gente perceber um erro na fala. Na pressão atmosférica normal (1 atm), a temperatura de liquefação do oxigênio é de aproximadamente -183 °C ou 90 K. Super obrigado por observar e comentar.
08:15 Errata: Na pressão atmosférica normal (1 atm), a temperatura de liquefação do oxigênio é de aproximadamente -183 °C ou 90 K.
The most informative video I ever found on youtube about clinic engineers! I've just to thank you for that information on your videos.
Thank you for that Vicent! Hope to see you here again!
É sempre um motivo de agradecimento assistir aos vídeos do professor Lucio!
Valeu Allan, obrigado pelo apoio. Valeu!
Muito bom o vídeo, apenas uma correção o O2 líquido esta em 183°C, 196° C é o N2 líquido.
Seria bacana aproveitar esse gelo para sistema de ar condicionado, muito bem explicado o vídeo
Quando a gente não faz o degelo, estamos usando ele para manter o oxigênio frio, dentro do tranque. Operações de degelo devem ser inteligentes. Sempre que a pressão no evaporador estiver próximo da pressão da rede, dá pra fazer o degelo de maneira mais inteligente. Valeu Andrews, obrigado por comentar.
sobre o oxigenio hospitalar ,a tubulação de gelo é atribuição do mecanico de refrigeração
O mecânico de refrigeração tem muita habilidade para fazer este tipo de atividade, está bem acostumado com o frio. Valeu Luzia, obrigado por comentar.
VALEU
🙏
Top demais
Valeu Soal! Obrigado.
Ótimo conteúdo,
Valeu Josias, obrigado!
Mais uma aula, vlw mestre Lúcio!
Vlw, Arthur! Abs
Muito obrigada, tirei a dúvida que eu tinha.
Valeu Iara, ficamos felizes por esclarecer sua dúvida. Obrigado por comentar. Valeu!
Lúcio fui chamado para atender um vazamento de uma válvula num tubo de oxigênio.....chamou-me a atenção que a tubulação, de cobre, estava suando muito como resolver isto, o vazamento foi solucionado com um pequeno aperto numa das saídas da válvula.... Obrigado....
Oswaldo, todo gás que sofre uma descompressão, tem sua temperatura diminuída. Isso faz com q a tubulação que está em contato c o gás, também seja resfriada. Quando o ar ambiente entra em contato com a tubulação fria, sua umidade é condensada nesta tubulação, formando a água que você viu. A formação da umidade, por essa razão, é normal. Depois de estancar o vazamento ela deve ter cessado. Ok? Obrigado Oswaldo por comentar, valeu!
@@EngenhariaClinica Muito obrigado........ gratidão...
Valeu Oswaldo!
Parabéns .... Grande aula prof Lúcio
Valeu EngCold! Abraço
Para trabalhar nessa área de engenharia clínica e preciso faculdade ou algum curso específico
será muito bom!
Obrigado pela força Tereza!
Boa tarde, eu queria saber se vocês possuem algum vídeo que mostra uma vista explodida do tanque criogênico de oxigênio medicinal, para saber como é dentro.
Temos sim, só que de pequeno porte. Acabamos de colocar na aba comunidade. Passa lá, veja e deixa um comentário pra gente. Valeu João!
Otima explicação. Trabalho com usinas psa no Maranhão.
Ótimo Elcio, isso é muito bom. Já trabalhei com algumas. Tive experiência pessoal com uma de 20.000 m3 por mês. Gostei bastante e hoje estão muito melhores. Que fabricante que você usa trabalhar? Elas tem funcionado bem aí? Conta mais pra gente.... Obrigado pelo apoio e, um Feliz #GlobalCEDay 2020
Bom dia professor. Utilizamos concentrador de 02 da inmatec com capacidade de 9m3/h. Somente para unidades de 20 leitos.
Com o concentrador nao temos problema alguma.
Nosso grande vilao é os compressores de ar.
No Maranhão por termos uma temperatura por natureza elevada. Nossos compressores sofrem muito por alta temperatura.
Entao professor o sistema de resfriamento do ar e compressor tem que ser muito bem cuidado.
Verdade, a gente acaba ficando com ele pra cuidar. Primeira parada da minha primeira usina.... filtro de tomada de ar obstruído. Ainda bem que ele exige muito pouco da gente nos dias de hoje. Obrigado por comentar Elciodoug!
Não me esqueço o dia q o professor Lúcio me ensinou sobre como visualizar o volume de um tanque. Deve fazer uns 8 anos e não me esqueço
Valeu Thiago. É aquele negócio, quando a gente começa a gerenciar o tanque... a média de consumo e o desvio padrão... nunca mais são as mesmas! Abraço colega e obrigado por comentar!
@@EngenhariaClinica com certeza dou em aula a gestão mês a mês do tanque também que o senhor me ensinou
Thiago Chaves manda bala nisso. Quanto mais gente aprender, melhor será o aproveitamento dos gases medicinais! Abraço
Quando o gelo causa queda de preçao do oxigênio, eu devo me preocupar?
Sim Daniel. Você precisa acompanhar a pressão no primário da estação redutora. Não pode ser menor que a pressão requerida na rede. Mantenha a pressão da rede o mais baixo possível, ao redor de 3,5 a 4 kgf/cm2. Se a rede for boa, você não deve ter problemas. Converse com o fornecedor do tanque. Valeu, obrigado por comentar.
Olá! Sou engenheiro mecânico recém formado, atualmente trabalho na área de comunicação e marketing de um hospital, consegui conciliar com meus superiores de eu realizar uma pós em Engenharia clínica pelo Albert einstein no RJ, porém tenho receio enfrentar dificuldades visto que nunca trabalhei na área, principalmente na hospitalar. Tenho andado e visitado bastante o parque hosp visto que preciso realizar conteúdo na área da comunicação e já me familiarizo com equipamentos que vejo em seu canal! Enfim, existe algum curso ead para conhecer melhor a parte prática de manutenção desses equipamentos? Ou de adquirir mais estudos?
Nicolas, ter medo não é ruim, ele ajuda a gente a ponderar com cuidado nossas atitudes. Muitas das atividades das áreas da engenharia dentro do hospital apresentam riscos e situações perigosas. Reconhecer as fontes de riscos, avaliar sua magnitude é que permitem a gente propor medidas de controle. Ser formado significa que é um reconhecimento formal, que você cumpriu com um conjunto de requisitos necessários para o pleno exercício da profissão. Use o que aprendeu. Quanto ao curso, acho ótimo conseguir seguir um programa de ensino e estar atuando num hospital. Isso vai "facilitar" o caminho para o ganho de experiência pratica. Verifique se o seu hospital já possui um engenheiro de segurança do trabalho. Todo hospital com mais de 500 funcionários contratados em regime de CLT, é obrigado a dispor de um profissional desta natureza por um tempo parcial mínimo de 3 horas. Quando terminar o primeiro, pense em fazer o de espec em engenharia de segurança do trabalho. Além dele te dar uma visão dos riscos nas mais diferentes áreas de atuação da engenharia. Conhecer as fontes de riscos e, os mecanismos de ação, fazem muita diferença quando estiver atuando na prática. Estando no hospital, procure falar também com os usuários dos equipamentos, pergunte o que eles gostam e o que não gostam nos equipamentos, entenda as dificuldades, ..., explore. Cursos extras estão em falta. O que recomendo é você assistir aos vídeos do canal enquanto isso. Mas estude, faça anotações, formule novas perguntas, discorde, melhore... acho que ajuda muito, você ir percebendo melhor, como colocar o que você aprendeu, na prática. Valeu Nicola, obrigado por perguntar. PS: Também estou no Rio de Janeiro, quem sabe você não me consegue uma visita no seu hospital! Abraço.
este processo de descongelar é feito pelo mecanico de refrigeração
Luzia, não precisa ser um mecânico de refrigeração. Pode ser qualquer profissional treinado. É bem simples, ok? Obrigado por comentar.
Como q é produzido capturado o ar o xigenio.o processo de fabricaco.vi so este q o local de armazenamento eu quero como é feito no ambinte as árvores absorvem o gás carbônico e devolve oxigênio q nos respiramos.junto com outros gasee e na industria como e feito.
Bartolomeu, tem várias formas de se fazer isso. O mais comum é comprimir o ar tanto que ele se torna líquido. Estando no estado líquido, pode-se separar o oxigênio do nitrogênio que existem em maiores concentrações. Outra forma é utilizar o concentradores de oxigênio. Funciona como uma peneira, que retém o nitrogênio e deixa passar o oxigênio. São chamadas de PSA (pressure swing adsorption). Ok? Valeu Bart, obrigado por comentar!
boa noite qual seria a pressão mínima e máxima do tanque .
Luciano já vi algumas válvulas reguladas para 15 kgf/cm2, outros com 17,5 kgf/cm2. Até 21 kgf/cm2 já vi. Acho que não passa disso, embora seja possível. Valeu Luciano, obrigado por comentar.
Bom Dia,caso pegue fogo nesse cilindro de oxigênio líquido Qual extintor poderia ser usado?
Isadorah, o oxigênio não pega fogo. Ele não é combustível. São os combustíveis que pegam fogo. Então, a forma de extinguir o fogo, deve considerar o material que está em combustão. Madeira, papel, plástico… e por aí vai. Ok? Temos um vídeo no canal chamado oxigênio não pega fogo. Veja ele, você vai entender isso melhor. Muito obrigado por perguntar.
Por favor me explique estou usando oxigenio2litro que o 2 vez nao dizendo quererá fogo meu fogão fica 6metrô do oxinnio tem parede no meio separando me de uma orienta o obrigado
Tereza, o oxigênio alimenta o fogo enquanto que as coisas é que pegam fogo, o lençol, a cadeira de madeira, o papel e estas coisas. No seu fogão, quem pega fogo é o gás, produzido pelo fogo do palito de fósforos e pelo oxigênio que existe no ar. Sendo assim, fontes de oxigênio medicinal devem ficar distantes de combustíveis e do calor. Quando seu fogão está desligado, o risco é menor do que quando acesso. O ideal nesses caso é ficar o mais longe possível das fontes de calor. Não fumar enquanto está inalando oxigênio e esses cuidados. Eu entendi que vc usa 2 l/mim, é isso mesmo? Ou é o volume do cilindro. Se quiser mandar uma foto para escola@engenhariaclinica.com, a gente ajuda.
@@EngenhariaClinica estou fazendo alguma nfogareiroeletrico mas desligo o oxigenio. No fogão vai ser a mesma coisa desligando o oxigenio,
Nesse caso Tereza, vai depender do fogareiro e da temperatura. Muitas pessoa não consideram que, na presença de combustível e oxigênio medicinal, não é preciso muita energia térmica, calor, para colocar algo em combustão. Triângulo do fogo = calor + combustível + oxigênio. Ok?
Amigo , aonde vc fez o curso de criogenia ?
Eu não fiz um curso específico. Fiz mecânica, então tenho mais facilidade com a termodinâmica envolvida no processo. A gente vai estudando, aprendendo e ensinando. Desconheço algo específico para este tema. Valeu Kevin. Se souber de algo, manda aqui.
Tem curso de criogenia clinica?
Ainda não Rafael mas, o conteúdo já está pronto. Vamos avisar aqui quando tivermos ele pronto. Se preferir, mande um e-mail para escola@engenhariaclinica.com que a gente te avisa.
Pergunta de um leigo total. Alguem explica o porquê de não haver isolamento térmico no sistema inteiro?
Pertinente sua pergunta. O tanque é uma garrafa térmica, está isolado do calor externo para manter o O2 no estado líquido. O O2 sai do tanque por uma tubulação de cobre (esta não é isolada por ignorância nossa), depois vai para o evaporador (esse tem que ser “quente” para transformar o líquido em vapor). O que falta isolar é a tubulação entre o tanque e o evaporador mas, nosso pessoal não faz isso, infelizmente. Valeu Helder, obrigado por comentar!
Adorando seus vídeos sobre gases medicinais , tem algum curso para isso?
Ainda não temos mas, vamos fazer Tereza. O tema é muito relevante e, no momento só os do canal mesmo. Obrigado por perguntar!
boa tarde. estamos tendo baixa pressão na rede de oxigenio, que pode ser? (obs; antes nos tinhamos 10 leitos e almintamos para 32 leitos devido a pandemia, sendo que a baixa pressão nos ventiladores que trabalham com 4 kilos , sendo que o tanque do oxigenio liquido ta mandando 7 kilos, quando estão sendo usados todos. desde já muito obrigado
Resposta aqui Cicero th-cam.com/video/Z8CDZHaEO6s/w-d-xo.html
Boa tarde! Em uma clínica que presto serviço existe uma central de cilindros de O2 e a tubulação de cobre acima dos reguladores está congelando. Isso é normal? Como resolver?
Guilherme, sempre que um gás sofre descompressão, a temperatura dele cai bastante. Se o consumo é alto... a temperatura tende a cair e se manter cada vez mais baixa. Ocorre que a umidade do ar, ao entrar em contato com a tubulação, se condensa e, dependendo do consumo, vira gelo. Importante: como o oxigênio é fornecido completamente desidratado, esse congelamento não ocorre por dentro da tubulação. O que fazer então? Verifique a capacidade de fluxo da sua válvula reguladora. Toda válvula tem a pressão máxima que pode rebaixar, a faixa de pressão final que ela ajusta e, o fluxo ou a vazão, em m3/h. O que está ocorrendo é isso. Blz? Obrigado por comentar.
Jogar água no gelo tem algum risco de danificar o cano de cobre
Risco sempre tem Josuel mas, pode ser necessário. Se a pressão no circuito do evaporador cair abaixo da pressão desejada na rede, é um bom indicativo de que é preciso descongelar mas, na maioria das vezes é desnecessário. O risco de dilatação/contração existe sim, por isso, é melhor acompanhar a pressão do gás antes da reguladora rede. Ok? Obrigado por comentar!
Oque devo fazer para solucionar?
Alberto, veja o vídeo th-cam.com/video/sXzodte6JMI/w-d-xo.html
Parabéns pelo canal...
Essa unidade esta localizada na fio Cruz?
Isso mesmo Miquéias! Valeu
o oxigenio vai para rede em vapor ou em liquido?
Em vapor Elvisnara. Há um trocador de calor para vaporizar o oxigênio liquefeito. Blz?
Mestre o Sr monta usina ? estou interessado e comprar .tem contato ?
Já montei, agora não tenho esse tempo. Mas posso ajudar em outros aspectos. Valeu CF, obrigado por comentar.
Estou com um problema idêntico e não consigo solucionar, tenho um ar condicionado que tem gás na medida mas faz gelo no vaporizador
Alberto, veja o vídeo th-cam.com/video/sXzodte6JMI/w-d-xo.html
Ótimo vídeo explicativo professor, porém mencionou a temperatura errada,essa é a temperatura do nitrogênio líquido.
Verdade Rodrigo, o O2 é liquefeito por volta de -182C. Obrigado por observar, é bom saber que tem estudante atento. Muito obrigado pela correção. Abraço
Imagina, longe de mim criticar, apenas uma observação mesmo,atuo na área de Criogenia,mas tenho muito a aprender
@@rodrigoneves2529 a gente vai ajudando uns aos outros. Valeu abraço!
Tá bem mestre!
Fico no aguardo, gostaria muito de aprender mais sobre a rdc 50/ NBR 12188 na íntegra.
@@rodrigoneves2529 tá anotado, vamos dar um jeito nisso. Valeu
Lúcio, a central opera sozinha.
Tá muito gelo pra um hospital, requer um Teste de Estanqueidade pra ver se esta demanda é real ou existe algum vazamento. O gás perdido será o cliente pagou.
Marcelo, a demanda é está mesmo. A FiO2 de pacientes COVID é bem mais alta que o normal. O percentual da coluna que está congelando é praticamente desprezível. Mas vale a dica. Consumo excessivo também pode ser uma causa. Obrigado por comentar Marcelo! Abraço
@@EngenhariaClinica a qtde é muito grande, se não fez o teste não dá pra dizer que é normal. Nunca vi procedimento pra descarregar pressão de tanque. Se o vácuo do tanque está ruim vc pede pra o fornecedor trocar o equipamento ou vc troca de fornecedor. Este Tanque Nordon do vídeo é das antigas, está operando tranquilo.
Verdade Marcelo, sempre dá pra melhorar. Conhecer a estanqueidade do tanque e manutenção do nível de vácuo, fazem parte das boas práticas. Sempre importante realizar. Quanto ao procedimento de descarga do tanque, é comum. Ou são feitos c urgência ou com procedimentos. É importante ter o procedimento mas, não podes-te frequente. Com relação ao gelo, pode ser um problema mas, nem sempre é. O tanque é velhinho mesmo, por isso é bom olhar de perto, até que se consiga trocar. Valeu Marcelo, abs!
@@EngenhariaClinica o hospital paga caro pelo gás, não se pode achar natural abertura da psv para atmosfera ou as perdas com vazamentos. Legal vc interessado no assunto.
Esse assunto é top Marcelo, tem muita coisa pra fazer! Valeu
Química
Muita química e física nesses processos de criogenia. Valeu Francisco.
Amigo , primeiro nome disso é evaporador , isso é colocado com evasão do cliente , gelo não importa aí , se vc instalar evaporador , de acordo com o consumo , metros cumbicos horas , isso é um tanque norma
Menos 196 celsius
Oi Francisco, na verdade seu comentário fez a gente perceber um erro na fala. Na pressão atmosférica normal (1 atm), a temperatura de liquefação do oxigênio é de aproximadamente -183 °C ou 90 K. Super obrigado por observar e comentar.