Esse vídeo é de utilidade pública. Algumas pessoas apenas ligar o gerador em uma das tomadas da casa, além do perigo de a luz voltar de repente e fazer um curto-circuito, como você explicou no vídeo, ainda há a possiblidade de eletrocutar o trabalhador da concessionária que esteja mexendo na rede que deveria estar desligada. Essa parte nunca é lembrada.
E se a conexão da casa com a rede elétrica (pública) for trifásica, daria certo também ligar este gerador? Mas, neste caso, o gerador ficaria ligado somente em uma das fases, não é isso??
Boa noite. O neutro é o que não acusa ter energia e geralmente ele é aterrado lá no padrão do medidor. A fase é o que acusa ter energia. Para vc testar vc pode comprar uma chave de fenda de teste de fase . Você encontra essa chave em qualquer loja de construção. Muito simples de usar e barata. Segurando a chave pelo cabo vc enfia a ponta dela na tomada ou encosta a ponta dela no fio. Se acender uma luz essa é a fase. Contudo lembre-se não é porque o neutro em tese não tem energia que vc pode deixar ele ligado na casa quando o gerador funcionar. Para ligar o gerador na casa a rede da concessionária deve estar totalmente desligada inclusive o neutro. Um abraço.
Muito bom seu vídeo meu amigo! Ganhou um inscrito!!! Vou explicar meu caso para ver se consegue me ajudar: A rede aqui da chácara é bifasica,tambem alimentada por energia solar, assim como a sua. Porem em nossa casa puxamos somente as 2 fases, pois optamos por não instalar nada 110v, ou seja, a instalação do quadro de distribuição e todas tomadas são 220v, com as duas fases que recebemos da rede. Como são somente dois fios, eu poderia depois do padrão da operadora, fazer essa ligação que vc demostra no video com o gerador monofásico, e com isso iria deixar o gerador trabalhar somente no 220v, alimentando os dois fios que vão para a caixa de distribuição da minha residência? Desculpa o texto longo, espero ter conseguido explicar.
@@douglasmas ou seja sua casa e toda 220v eu entendi. Tem fornecimento de rede da concessionária e solar. Neste caso vc tem de instalar depois da rede da concessionária e da solar. Ou seja tem de isolar a casa só para o gerador quando for usá-lo. A regra é deixar o gerador sozinho, alimentando a casa de forma isolada, se fizer isso não vai ter problema.
@@FAZTUDO76 isso mesmo. Vou fazer após a rede da concessionaria e solar. Coloco a chave seletora indicada por vc, e quando faltar energia, viro a chave do gerador monofasico, para funcionar a casa de forma isolada. Voltando a rede da concessionaria\solar, eu giro a chave seletora para não mais utilizar a do gerador e utilizar somente a da concessionaria\solar.
Boa noite amigo. Muito obrigado pelo vídeo. Nos ajuda em muito ter material de ótima qualidade aqui. Tenho uma dúvida que vi em perguntas de outros colegas tbm: Moro em SP, temos 2 fios fase (110v) e mais um terceiro fio (neutro) vindo da concessionária. Como fazemos essa ligação na chave de transferência?
Aí vc tem de ver qual a tensão vc vai usar 220v ou 110v esse tipo de gerador só fornece uma ou outra tensão, nunca as duas juntas. Se vc usa as duas na casa pode ser que esse gerador não te atenda. Já vi um vídeo que o rapaz deixou o neutro da empresa de energia ligado na casa com o gerador para ter 220v do gerador e 110v entre gerador e neutro, eu não recomendo essa ligação porque se der problema vc vai ser processado pela concessionária de energia. O padrão de segurança é que gerador e rede da concessionária fiquem isoladas uma da outra.
@@dark31ice vamos esquecer a rede da rua. Vamos pensar só na casa que é o que interessa para ligar o gerador já que a rua vai ficar desligada. Se seu gerador dá 220v usando fase fase, e sua casa é 220v e era fase e neutro com a rua, o neutro dela vc liga em uma das fases do gerador. E que importa e vc ligar 220v para 220v. E importante terra liga com terra nunca ligue terra com outra coisa nem com ou como neutro.
Ola amigo tenho uma motor weg 1 cv 4 fios queria liga ele no elevador automotivo e tem uma chave reversora sera q vc consegue me ajudar a fazer essa ligação
Olá meu amigo tudo bem?Que vídeo interessante, instrutivo, que com toda certeza vai ajudar muitas pessoas. Não querendo abusar mas já abusando de sua inteligência, ganhei um gerador a pouco tempo sendo ele trifásico e a diesel, a casa da pessoa que me deu tem um fornecimento também trifásico, ou seja três fases e um neutro, pelo jeito estava ligado com as três fases do gerador aproveitando o neutro da concessionária, o que já aprendi que é errado assistindo a seu vídeo. Eu aqui na minha na minha casa só tenho duas fases e um neutro, será que eu consigo aproveita-lo aqui, sendo minha energia bifásica ( 2 fazes e um neutro? Ficará sobrando um fio do gerador( uma fase), pois o gerador tem três fases. E a outra pergunta como sou leigo é se o gerador fornece seu próprio neutro que pode ser enviado para a residência ou simplesmente é um terra. Desde já agradeço muito, parabéns e muito sucesso! 🙏🙏🙏
E difícil dar orientação sem saber mais detalhes do gerador. Aconselho vc a procurar o manual do fabricante e modelo desses gerador. Lá tem as ligações que vc precisa fazer para conseguir 220V ou 110V.
Olá meu amigo, mt obrigado e parabens pelo video! Essas tomadas industriais pelo que eu pesquisei são apresentadas sempre como : 16 a, 32a , etc... Pelo que vc falou teria que ser uma compativel com a tensão que entra no padrão da casa (no caso a minha aqui os dijuntores gerais são de 70a) Como faço pra saber se a tomada é 70a? Procurei mt e só achei no maximo de 32a. Obrigado 👍
A amperagem da tomada vem escrito nela, procure nas lojas especializadas. Você também pode comprar um atomada adequada para a amperagem máxima que seu gerador fornece, também dá certo, só não compre uma tomada com amperagem menor. outra opção é não ter tomada e neste caso ligar os cabos diretos na chave de transferência.
Minha duvida: vi um gerador que p dar 220v monofasico, é usado 2 fases do gerador, cada fase 110v, nesse caso tem que desligar o aterramento do cabo usado como neutro da casa, para não ter fuga de corrente?
Muito bom. A solar seria bom colocar uma chave automática de transferência. Até porque quando passar uma nuvem e cobrir o sol a sua casa vai ficar sem energia. Pesquisa mais sobre energia solar vc vai ver que essa transferência manual pode não ser a melhor opção para esse tipo de energia.
Meu caro na sua casa e fase e neutro pouco importa, porque temos ligação 220v bifásica ou monofásica nesse caso o 220v usa fase e neutro. Geralmente fase e neutro da 110v. Tudo depende da sua ligação de sua fornecedora de energia. Na ligação do gerador na casa vc vai ver o manual do gerador e ligar a tensão que vc precisa, tanto faz de ele fornece a tensão em fase fase ou fase neutro, ligue aquela voltagem que vc precisa. O importante e o gerador nunca ligar com a rede da rua de não dá curto e também deve ligar a tensão correta se não vai queimar seus aparelhos. Sobre aterramento sempre ligue terra com terra nunca com neutro.
@@FAZTUDO76 obrigado amigo, aqui é fase+fase=220v Fase +neutro= 110v Sendo assim a minha dúvida era de quando faltar energia não teria problemas com o neutro da concessionária
@@dubronks9436 não vai ter problema porque a rede da fornecedora vai estar desligada da casa e do gerador quando o gerador estiver ligado. E chave é para isso desligar a rede da rua. Veja só a tensão correta que vc vai usar porque esse tipo de gerador só fornece uma tensão ou 220v ou 110v nunca as duas juntas. Se tiver dúvida consulta um eletricista para maior segurança.
Essa casa é antiga só tem fase e neutro por isso dois fios do lado da concessionaria, o certo era ter o terra no meio. No gerador o fio do meio e para o terra. Eu ia instalar o fio de aterramento na casa toda mas não deu tempo já entreguei a casa.
Meu caro esse procedimento de só desligar o disjuntor no padrão não tem segurança, é sujeito a falha humana. Assista o vídeo com calma que eu explico isso.
Me expressei mal eu desligo o djuntor do padrão e desligo também os fios de faze e neutro e terra do QDC isolando os com fita isolante, aí não tem problema nenhum correto ?! Mais uma dúvida... o motogerador é monofasico ou seja na prática ele não tem neutro ,se eu ligar um neutro no aterramento da residência e levar até o QDC e ligar no Bep de neutro ,e depois eu ligar cada "fase" que sai da tomada 230volts do motogerador em uma entrada do djuntor geral da residência vou ter 110 volts correto ?? Dessa forma eu conseguiria atender a ligação na casa toda certo ,lembrando que faria um aterramento isolado e distante o suficiente deste terra.
@@fcbautomotivo4612 Meu caro. Geralmente fase com fase dá 220V, e fase neutro dá 110V, mas tem lugar que tem fase com neutro que dá 220V. É melhor vc usar um multimetro para medir a tensão do que ficar confiando em quanto vai dar fase e neutro, ou fase com fase. Use um multímetro para ter certeze do que está fazendom na duvida chama um eletricista para vc não correr perigo.
Vc tem 220v fase fase e 110v fase neutro pelo o que estou entendendo neste caso faça a ligação que vc precisa tanto faz se será fase fase ou se será fase neutro o que vai mudar é a tensão, este tipo de gerador aqui só vai fornecer 220v ou 110v nunca os dois. Tudo depende do gerador. Terra sempre liga com terra nunca ligue o terra no neutro. Se tiver dúvida consulta um eletricista é mais seguro.
@@FAZTUDO76 isso mesmo, pensei q o gerador daria para ligar no quadro direto, fase, fase e neutro, podendo gerar 110 ou 220v pelo quadro, mas já falou q depende do tipo. Digo no seu video, entra da rua 2 fios na chave e sai 2 fios para casa. Por isso fiquei na duvida. Obrigado
Também senti falta de tratar o Neutro e o Terra como coisas distintas. Numa casa onde a concessionária entrega 2 fases (p.ex. fio vermelho e fio preto) de 110V cada e 1 neutro (fio azul claro), onde você pode ter tomadas de 110VAC e outras de 220VAC é preciso cuidar desses itens, além do Terra (fio verde) para proteção contra raios etc. Parabéns
Boa tarde. Voce usou um cabo de 3 vias (FASE + FASE + TERRA) para tua ligação. E o cabo do NEUTRO, para os aparelhos de 110V? Voce nao usou? Voce nao usa 110V aí?
Boa tarde, sim na casa aqui só temos 220V, não usei o neutro, mas se eu tivesse 110V bastaria usar uma fase e um neutro do gerador. O terra sempre liga com terra, para proteção de fuga de corrente.
Presado, a energia da rede é alternada, não tem positivo e negativo. O que se tem é fase, neutro e terra. Explico tudo no vídeo, assista novamente com calma e atenção. Na dúvida chama um eletricista para sua segurança.
Excelente o vídeo. Parabéns. Só uma dúvida: Para uma casa com um quadro de disjuntores completo, as ligações do quadro permanecem inalterados, não mexe em nada?
Vc está correndo não vai alterar nada no quadro de distribuição com disjuntor, a alteração será somente na linha de entrada desse quadro onde vai ser instalado a chave de transferência, é somente isso.
Prezado tem de consultar um eletricista para analisar o circuito de sua casa e ver a solução para seu problema. E difícil orientar sem ter o circuito da casa.
Bom dia Vou fazer uma ligação de energia solar offgrid e quero usar preferencialmente a energia da concessionária e chavear para a solar na falta da concessionária. O problema é que meu inversor é 127 v e a da concessionária entra com 2 fases e um neutro, Como resolver essa situação? Obrigado
Esclareça melhor o caso estou entendendo que sua residência é 220V e seu sistema solar 127V. Neste caso vc deveria trocar o inversor do sistema solar para um de 220v. Você poderia instalar um autotransformador depois do inversor para passar 127V para 220V mas perderia potência colocando mais um dispositivo para elevar a tensão. Seria mesmo melhor trocar o inversor. Quanto à transferência pode ser manual como esse sistema do meu vídeo, neste caso ao invés do gerenciador seria o sistema solar. Contudo para o solar o bom mesmo é a transferência automática porque a energia solar é muito variável durante o dia pode ser que tenha de fazer várias transferências durante o dia exemplo, basta passar uma nuvem sob o sol e vc fica sem energia solar durante o tempo de sobra da nuvem. No solar offgride com bateria esse problema da intermitência solar fica amenizada mas se sua transferência for manual vc pode perder o limite da descarga das baterias e perder as baterias mais cedo. Pesquisa um pouco mais sobre energia solar vc verá que é um pouco diferente do trabalho com gerador, é bom usar a transferência automática mesmo para preservar as baterias. Espero ter ajudado.
Boa tarde show o vídeo só fiquei em dúvida do neutro ele não precisa desligar da rede pública só no caso as fases que vão para essa chave o neutro segue direto não precisa mexer nele para ligar o gerador
Meu caro tem de desligar tudo da rede da concessionária. Não pode deixar nada ligado na rede dela quando o gerador estiver funcionando. Isso para total segurança do sistema.
Vc tem de saber a amperagem que vai usar e a tensão. Tem tabelas na internet de bitola de cabo x amperagem. E só consultar a tabela que vc vai saber a bitola que vai precisar usar depois escolha um com isolamento para a tensão da sua instalação.
@@FAZTUDO76aqui minha fiação é toda 2,5 mm,posso continuar com ela,usarei poucos equipamentos,só um ventilador,uma bomba de meio CV e aparelhos para internet
BOA NOITE ALEX. EXCELENTE IDÉIA. POR FAVOR, PEDERIA QUE ME INFORMASSE SE O GERADOR É MONOFÁSICO BIVOLTE 127V E 220V E A FINALIDADE DESSE DOIS FIOS BRANCOS VINDOS DA CASA PRO MEIO DA CHAVE, SE NO MEIO DA CHAVE NÃO TEM ENERGIA NEM DO PADRDRÃO E NEM DO GERADOR. MUITO OBRIGADO SE PODER TIRAR MINMHAS DÚVIDAS, POIS QUERO FAZER UM SISTEMA DESSE.
Segundo manual do fabricante esse gerador é monofásico, pode fornecer 127v ou 220v. Os fios brancos no Borne central da chave são os da alimentação da casa, os da esquerda são da da rede da concessionária e os da direita são do gerador. Então os da esquerda ou direita vão alimentar o centro conforme estiver a posição da chave . Nunca ficará os dois alimentando o centro. Essa é a segurança dessa chave. Nunca dará curto entra gerador e rede. No vídeo está bem explicado assista quantas vezes for preciso para vc compreender se tiver dúvidas chame um eletricista por segurança.
Não entendi sua pergunta, mas vou tentar ajudá-lo a enteder, infelizmente as escolas hoje estão muito ruins e não ajuda na compreenção e na interpretação, mas vamos lá. Sim é para alimentar a casa, entenda assim: Se alimenta a casa, alimenta tudo o que está ligado na casa, isso inclui tudo o que vc enumerou no seu texto e muito mais. Um abraço fico a disposição.
Muito bem ... mais não entendi se vc está usando 127 V ou 220 V? ...vc está chegando com 3 fios do gerador, mais está saindo com 2 fios ??... explica melhor isso.
O cabo tem de ser dimensionamento para a amperagem do circuito. Se não pode derreter o isolamento e entrar em curto e sim conforme o caso pode até incendiar a casa por causa do curto circuito.
@@sergiohenrique7661 sim ideal que sejam das mesmas cores seguindo a cor da fiação da fase, neutro e terra, ocorre que muitas vezes não temos a cor disponível. Sobre a bitola vc está correto para uma amperagem de 50A conforme tabela de fios, pode variar um pouco dependendo da marca do fabricante do fio, tipo de fio isolamento, tipo de instalação etc.
Sim, não pretendo ligar isso no meu gerador nem propus isso. Mas obrigado pelo seu comentário. A proposta do vídeo e outra o foco é o uso de uma chave para transferência de rede para dar segurança aí sistema.
Esse método nao ruim. Mas preciro uma chave de transferência automática. Tudo automático e melhor. A energia faltar de madrugada não preciso de levantar.
Não ficou claro a conexão do neutro ! No caso as duas fases devem passar plena chave de transferência e tanto o NEUTRO COMO O TERRA da Rede/ Casa, devem ser diretamente com NETRO E TERRA do gerador. No caso de geradores monofásicos inverter , que reputo como melhor opção , só podemos optar por 220V ou 110V. No caso de optar por 110V, teremos apenas tensões RN e SN ou somente RS caso optemos por gerador inverter 220V. Tenho tido ótima experiência com gerador Toyama Inverter 110V de 3500W. Atende todas as cargas essenciais- iluminação, refrigeradores, fogão, microondas, NO- Breaks . Interessante que esse tipo de gerador possui rotação variável no modo econômico. É cabinado, portanto baixo nível de ruído.
Boa noite. O movimento dele é causado por um motor a gasolina ou óleo diesel dependendo do modelo. Esse motor é acoplado a um mecanismo eletromecânico que chama gerador elétrico, quando ele gira ele produz a eletricidade que usamos. Um abraço.
O contator sai bem mais caro e precisa de componentes de intertravamento mecânico e fazer a ligação do intertravamento elétrico. A opção é boa mas cara. A proposta do vídeo é oferecer uma opção barata e simples. Mas sua dica e boa para quem puder investir.
Excelente ensinamento como ligar gerador na casa, parabéns foi útil a sua informação
Que seria de nós sem esses TH-camrs??Vídeo fantástico.
Amigo, sou do RJ. Parabéns! Vc é um Mestre! Explicou para leigos como eu. Top !
Se todos vídeos sobre o assunto fossem assim....👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Parabéns, simples e correto seu curso! Outro parabéns, sua paciência!
Muito didático e fácil compreensão.
Já tem um inscrito no seu canal. Muito obrigado mesmo. Excelente explicação . Deus te abençoe sempre como também sua família. FELIZ ANO NOVO.
Obrigado desejo o mesmo para vc e a família, feliz ano novo.
Parabéns pelo vídeo. Vc eliminou meu medo de usar o gerador na casa.
Obrigado pelo retorno. Um abraço.
Cara o melhor vídeo que assisti
muito bem uma das coisas que procurei fazer a bastante tempo e so vim entender neste video que Deus abençoe vc Irmão..
Obrigado
@@FAZTUDO76posso ligar uma chave 40a no disjuntor da rede que é 35a?
@@garciafilho673 pode sim uma chave de transferência de 40A num disjuntor de 35A, nunca faça o contrário ok
Minha dúvida era se a ligação da chave seria antes ou depois de passar pelo relógio, mas o desenho esclareceu tudo. Parabéns pela explicação.
Kkkkkkk só faltava, vc pagar a gasolina e mais a energia que vc mesmo gerou
Esse vídeo é de utilidade pública. Algumas pessoas apenas ligar o gerador em uma das tomadas da casa, além do perigo de a luz voltar de repente e fazer um curto-circuito, como você explicou no vídeo, ainda há a possiblidade de eletrocutar o trabalhador da concessionária que esteja mexendo na rede que deveria estar desligada. Essa parte nunca é lembrada.
Parabéns pela explicação e pelas dicas!
Parabens meu companheiro dica muito legal
Que bom que vi esse vídeo!
Obrigado amigo pelo seu vídeo.
Excelente. Muito obrigado cabra bao.
Bom dia com Jesus irmão, Deus abençoe pela informação??
Excelentes explicações!!!
Joia vc fez um intertravamento interessante se vc usar um contator com os contatos auxiliares para fazer o comando mas a ideia e valida
Obrigado.
E se a conexão da casa com a rede elétrica (pública) for trifásica, daria certo também ligar este gerador? Mas, neste caso, o gerador ficaria ligado somente em uma das fases, não é isso??
Não dá certo, o gerador deve ser trifásico e dimensionado para a carga de sua casa. Consulte um eletricista para sua segurança.
Parabens para se dispor a ajudar. Pergunto que distancia maxima posso colocar a chave transferencia do relogio e do gerador.
Qualquer distância, mas é bom que o gerador fique próximo do quadro de distribuição da casa para não perder carga na fiação comprida.
boa noite Alex, excelente video e você poderia explicar qual a fase e o neutro da concessionaria e da casa?
Boa noite. O neutro é o que não acusa ter energia e geralmente ele é aterrado lá no padrão do medidor. A fase é o que acusa ter energia. Para vc testar vc pode comprar uma chave de fenda de teste de fase . Você encontra essa chave em qualquer loja de construção. Muito simples de usar e barata. Segurando a chave pelo cabo vc enfia a ponta dela na tomada ou encosta a ponta dela no fio. Se acender uma luz essa é a fase. Contudo lembre-se não é porque o neutro em tese não tem energia que vc pode deixar ele ligado na casa quando o gerador funcionar. Para ligar o gerador na casa a rede da concessionária deve estar totalmente desligada inclusive o neutro. Um abraço.
Muito bom seu vídeo meu amigo! Ganhou um inscrito!!! Vou explicar meu caso para ver se consegue me ajudar: A rede aqui da chácara é bifasica,tambem alimentada por energia solar, assim como a sua. Porem em nossa casa puxamos somente as 2 fases, pois optamos por não instalar nada 110v, ou seja, a instalação do quadro de distribuição e todas tomadas são 220v, com as duas fases que recebemos da rede. Como são somente dois fios, eu poderia depois do padrão da operadora, fazer essa ligação que vc demostra no video com o gerador monofásico, e com isso iria deixar o gerador trabalhar somente no 220v, alimentando os dois fios que vão para a caixa de distribuição da minha residência? Desculpa o texto longo, espero ter conseguido explicar.
@@douglasmas ou seja sua casa e toda 220v eu entendi.
Tem fornecimento de rede da concessionária e solar.
Neste caso vc tem de instalar depois da rede da concessionária e da solar.
Ou seja tem de isolar a casa só para o gerador quando for usá-lo.
A regra é deixar o gerador sozinho, alimentando a casa de forma isolada, se fizer isso não vai ter problema.
@@FAZTUDO76 isso mesmo. Vou fazer após a rede da concessionaria e solar. Coloco a chave seletora indicada por vc, e quando faltar energia, viro a chave do gerador monofasico, para funcionar a casa de forma isolada. Voltando a rede da concessionaria\solar, eu giro a chave seletora para não mais utilizar a do gerador e utilizar somente a da concessionaria\solar.
@@douglasmas Está na logica certa 👍
Boa noite amigo. Muito obrigado pelo vídeo. Nos ajuda em muito ter material de ótima qualidade aqui. Tenho uma dúvida que vi em perguntas de outros colegas tbm: Moro em SP, temos 2 fios fase (110v) e mais um terceiro fio (neutro) vindo da concessionária. Como fazemos essa ligação na chave de transferência?
Aí vc tem de ver qual a tensão vc vai usar 220v ou 110v esse tipo de gerador só fornece uma ou outra tensão, nunca as duas juntas. Se vc usa as duas na casa pode ser que esse gerador não te atenda. Já vi um vídeo que o rapaz deixou o neutro da empresa de energia ligado na casa com o gerador para ter 220v do gerador e 110v entre gerador e neutro, eu não recomendo essa ligação porque se der problema vc vai ser processado pela concessionária de energia. O padrão de segurança é que gerador e rede da concessionária fiquem isoladas uma da outra.
Entendi, mas minha dúvida é como? Ex: supondo que eu escolha trabalhar com 220v, aqui, 2 fases de 110v, o que faço com o fio do neutro?
@@dark31ice vamos esquecer a rede da rua. Vamos pensar só na casa que é o que interessa para ligar o gerador já que a rua vai ficar desligada. Se seu gerador dá 220v usando fase fase, e sua casa é 220v e era fase e neutro com a rua, o neutro dela vc liga em uma das fases do gerador. E que importa e vc ligar 220v para 220v. E importante terra liga com terra nunca ligue terra com outra coisa nem com ou como neutro.
Muito show!
Ola amigo tenho uma motor weg 1 cv 4 fios queria liga ele no elevador automotivo e tem uma chave reversora sera q vc consegue me ajudar a fazer essa ligação
Bom dia. Esse caso não tenho um conhecimento bom para te ajudar. Seria aconselhável chamar um eletricista por segurança.
Muito obrigado
Olá meu amigo tudo bem?Que vídeo interessante, instrutivo, que com toda certeza vai ajudar muitas pessoas. Não querendo abusar mas já abusando de sua inteligência, ganhei um gerador a pouco tempo sendo ele trifásico e a diesel, a casa da pessoa que me deu tem um fornecimento também trifásico, ou seja três fases e um neutro, pelo jeito estava ligado com as três fases do gerador aproveitando o neutro da concessionária, o que já aprendi que é errado assistindo a seu vídeo. Eu aqui na minha na minha casa só tenho duas fases e um neutro, será que eu consigo aproveita-lo aqui, sendo minha energia bifásica ( 2 fazes e um neutro? Ficará sobrando um fio do gerador( uma fase), pois o gerador tem três fases. E a outra pergunta como sou leigo é se o gerador fornece seu próprio neutro que pode ser enviado para a residência ou simplesmente é um terra. Desde já agradeço muito, parabéns e muito sucesso! 🙏🙏🙏
E difícil dar orientação sem saber mais detalhes do gerador. Aconselho vc a procurar o manual do fabricante e modelo desses gerador. Lá tem as ligações que vc precisa fazer para conseguir 220V ou 110V.
🙏🙏🙏
Olá meu amigo, mt obrigado e parabens pelo video! Essas tomadas industriais pelo que eu pesquisei são apresentadas sempre como : 16 a, 32a , etc... Pelo que vc falou teria que ser uma compativel com a tensão que entra no padrão da casa (no caso a minha aqui os dijuntores gerais são de 70a) Como faço pra saber se a tomada é 70a? Procurei mt e só achei no maximo de 32a. Obrigado 👍
A amperagem da tomada vem escrito nela, procure nas lojas especializadas. Você também pode comprar um atomada adequada para a amperagem máxima que seu gerador fornece, também dá certo, só não compre uma tomada com amperagem menor. outra opção é não ter tomada e neste caso ligar os cabos diretos na chave de transferência.
E se a tomada for 63A e o disjuntor de casa 32A . Funciona? Ou melhor o disjuntor de casa ser menor que a chave (em amperes)
Minha duvida: vi um gerador que p dar 220v monofasico, é usado 2 fases do gerador, cada fase 110v, nesse caso tem que desligar o aterramento do cabo usado como neutro da casa, para não ter fuga de corrente?
Meu caro, toda a rede da concessionária de energia deve ser desligada da casa inclusive o neutro para se usar um gerador.
@@FAZTUDO76 certo, mas tem gerador que de neutro para fase dê 220v, ainda não vi
Boa noite
Para ligar em 220 vc fez a emenda fase +fase para gerar 220v
Segui manual do gerador, ele tem os polos para dar 220v ou para dar 110v.
Vou construir minha casa e pretendo colocar uma chave dessa pra ligar a energia da concessionaria e da SOLAR
Muito bom. A solar seria bom colocar uma chave automática de transferência. Até porque quando passar uma nuvem e cobrir o sol a sua casa vai ficar sem energia. Pesquisa mais sobre energia solar vc vai ver que essa transferência manual pode não ser a melhor opção para esse tipo de energia.
Amigo, e no caso de rede trifásica, onde vem 3 fases da concessionária e 1 neutro. Como faz?
No meu caso uso placa solar, tenho que instalar depois do inversor ???
No meu caso aqui em SP posso usar o neutro da rua ou como posso fazer?
Meu caro na sua casa e fase e neutro pouco importa, porque temos ligação 220v bifásica ou monofásica nesse caso o 220v usa fase e neutro. Geralmente fase e neutro da 110v. Tudo depende da sua ligação de sua fornecedora de energia. Na ligação do gerador na casa vc vai ver o manual do gerador e ligar a tensão que vc precisa, tanto faz de ele fornece a tensão em fase fase ou fase neutro, ligue aquela voltagem que vc precisa. O importante e o gerador nunca ligar com a rede da rua de não dá curto e também deve ligar a tensão correta se não vai queimar seus aparelhos. Sobre aterramento sempre ligue terra com terra nunca com neutro.
@@FAZTUDO76 obrigado amigo, aqui é fase+fase=220v
Fase +neutro= 110v
Sendo assim a minha dúvida era de quando faltar energia não teria problemas com o neutro da concessionária
@@dubronks9436 não vai ter problema porque a rede da fornecedora vai estar desligada da casa e do gerador quando o gerador estiver ligado. E chave é para isso desligar a rede da rua. Veja só a tensão correta que vc vai usar porque esse tipo de gerador só fornece uma tensão ou 220v ou 110v nunca as duas juntas. Se tiver dúvida consulta um eletricista para maior segurança.
@@FAZTUDO76 showwwww
Então, no caso essa chave serve também para residências que são alimentadas por duas redes de poste também?
@@christianaraujo8422 não falei isso no vídeo. No vídeo ensino instalação para monofásico ou bifásico.
Show.
Boa tarde. Porque no lado da concessionaria estão ligados 2 fios e no gerador 3?
Essa casa é antiga só tem fase e neutro por isso dois fios do lado da concessionaria, o certo era ter o terra no meio. No gerador o fio do meio e para o terra. Eu ia instalar o fio de aterramento na casa toda mas não deu tempo já entreguei a casa.
Mas se eu tiver um djuntor no padrão onde eu posso desligar o padrão não serve ??
Meu caro esse procedimento de só desligar o disjuntor no padrão não tem segurança, é sujeito a falha humana. Assista o vídeo com calma que eu explico isso.
Me expressei mal eu desligo o djuntor do padrão e desligo também os fios de faze e neutro e terra do QDC isolando os com fita isolante, aí não tem problema nenhum correto ?! Mais uma dúvida... o motogerador é monofasico ou seja na prática ele não tem neutro ,se eu ligar um neutro no aterramento da residência e levar até o QDC e ligar no Bep de neutro ,e depois eu ligar cada "fase" que sai da tomada 230volts do motogerador em uma entrada do djuntor geral da residência vou ter 110 volts correto ?? Dessa forma eu conseguiria atender a ligação na casa toda certo ,lembrando que faria um aterramento isolado e distante o suficiente deste terra.
@@fcbautomotivo4612 Meu caro. Geralmente fase com fase dá 220V, e fase neutro dá 110V, mas tem lugar que tem fase com neutro que dá 220V. É melhor vc usar um multimetro para medir a tensão do que ficar confiando em quanto vai dar fase e neutro, ou fase com fase. Use um multímetro para ter certeze do que está fazendom na duvida chama um eletricista para vc não correr perigo.
muito bom, só uma duvida, sua casa é só 220v? Em SP é fase, fase e neutro, não teria passar pela chave o neutro tb. ? Já q são 2 sistemas diferente?
Vc tem 220v fase fase e 110v fase neutro pelo o que estou entendendo neste caso faça a ligação que vc precisa tanto faz se será fase fase ou se será fase neutro o que vai mudar é a tensão, este tipo de gerador aqui só vai fornecer 220v ou 110v nunca os dois. Tudo depende do gerador. Terra sempre liga com terra nunca ligue o terra no neutro. Se tiver dúvida consulta um eletricista é mais seguro.
@@FAZTUDO76 isso mesmo, pensei q o gerador daria para ligar no quadro direto, fase, fase e neutro, podendo gerar 110 ou 220v pelo quadro, mas já falou q depende do tipo. Digo no seu video, entra da rua 2 fios na chave e sai 2 fios para casa. Por isso fiquei na duvida. Obrigado
Também senti falta de tratar o Neutro e o Terra como coisas distintas. Numa casa onde a concessionária entrega 2 fases (p.ex. fio vermelho e fio preto) de 110V cada e 1 neutro (fio azul claro), onde você pode ter tomadas de 110VAC e outras de 220VAC é preciso cuidar desses itens, além do Terra (fio verde) para proteção contra raios etc.
Parabéns
Você esta usando cabo de 6mm na alimentação da casa? Isso daria suporte só para 32A. Você consegue usar chuveiro ai?
Aqui estou no nordeste quase não se usa chuveiro elétrico, tudo aqui é quente .
Boa tarde. Voce usou um cabo de 3 vias (FASE + FASE + TERRA) para tua ligação. E o cabo do NEUTRO, para os aparelhos de 110V? Voce nao usou? Voce nao usa 110V aí?
Boa tarde, sim na casa aqui só temos 220V, não usei o neutro, mas se eu tivesse 110V bastaria usar uma fase e um neutro do gerador. O terra sempre liga com terra, para proteção de fuga de corrente.
O fio positivo e negativo da concessionária e do gerador como faz?🤔
Presado, a energia da rede é alternada, não tem positivo e negativo. O que se tem é fase, neutro e terra. Explico tudo no vídeo, assista novamente com calma e atenção. Na dúvida chama um eletricista para sua segurança.
Para que tomada de 40A se o Gerador so entrega 30A?
Eu deixo tudo pronto na dimensão do sistema para caso um dia eu queira colocar um gerador com mais capacidade.
Excelente o vídeo. Parabéns. Só uma dúvida: Para uma casa com um quadro de disjuntores completo, as ligações do quadro permanecem inalterados, não mexe em nada?
Vc está correndo não vai alterar nada no quadro de distribuição com disjuntor, a alteração será somente na linha de entrada desse quadro onde vai ser instalado a chave de transferência, é somente isso.
essa chave seletora pode ser instalada externo da casa, pode tomar chuva?
Pode ser externa mas em local abrigada, não pode tomar chuva
Minha casa tem 110 e 220v como fazer? Se eu comprar um gerador 220v eu nao terei o neutro para ligar as tomadas 110v
Prezado tem de consultar um eletricista para analisar o circuito de sua casa e ver a solução para seu problema. E difícil orientar sem ter o circuito da casa.
E como fica o uso do gerador quando a casa é parte 220 e parte 110?
Vc tem de comprar um gerador que forneça as duas voltagens ao mesmo tempo. E comprar uma chave de transferência bivolt.
Bom dia
Vou fazer uma ligação de energia solar offgrid e quero usar preferencialmente a energia da concessionária e chavear para a solar na falta da concessionária. O problema é que meu inversor é 127 v e a da concessionária entra com 2 fases e um neutro, Como resolver essa situação?
Obrigado
Esclareça melhor o caso estou entendendo que sua residência é 220V e seu sistema solar 127V. Neste caso vc deveria trocar o inversor do sistema solar para um de 220v. Você poderia instalar um autotransformador depois do inversor para passar 127V para 220V mas perderia potência colocando mais um dispositivo para elevar a tensão. Seria mesmo melhor trocar o inversor. Quanto à transferência pode ser manual como esse sistema do meu vídeo, neste caso ao invés do gerenciador seria o sistema solar. Contudo para o solar o bom mesmo é a transferência automática porque a energia solar é muito variável durante o dia pode ser que tenha de fazer várias transferências durante o dia exemplo, basta passar uma nuvem sob o sol e vc fica sem energia solar durante o tempo de sobra da nuvem. No solar offgride com bateria esse problema da intermitência solar fica amenizada mas se sua transferência for manual vc pode perder o limite da descarga das baterias e perder as baterias mais cedo. Pesquisa um pouco mais sobre energia solar vc verá que é um pouco diferente do trabalho com gerador, é bom usar a transferência automática mesmo para preservar as baterias. Espero ter ajudado.
Boa tarde show o vídeo só fiquei em dúvida do neutro ele não precisa desligar da rede pública só no caso as fases que vão para essa chave o neutro segue direto não precisa mexer nele para ligar o gerador
Meu caro tem de desligar tudo da rede da concessionária. Não pode deixar nada ligado na rede dela quando o gerador estiver funcionando. Isso para total segurança do sistema.
Boa noite ,saberia me dizer que tipo fiação posso usar para ligar gerador, se e fio 2,5 mm ou tem que ser 6 mm ?
Vc tem de saber a amperagem que vai usar e a tensão. Tem tabelas na internet de bitola de cabo x amperagem. E só consultar a tabela que vc vai saber a bitola que vai precisar usar depois escolha um com isolamento para a tensão da sua instalação.
@@FAZTUDO76ok muito obrigado pela resposta 👍🏿
@@FAZTUDO76aqui minha fiação é toda 2,5 mm,posso continuar com ela,usarei poucos equipamentos,só um ventilador,uma bomba de meio CV e aparelhos para internet
Eu posso fazer essa mesma ligação no lugar da casa ser uma bomba d'água??
Pode sim, procure apenas usar uma chave de transferencia, disjuntor e cabos apropriados para a amperagem de trabalho da bomda d'agua.
Duas fases 220? Que regiao voce mora, estou achando que voce trocou o neutro por terra
BOA NOITE ALEX. EXCELENTE IDÉIA. POR FAVOR, PEDERIA QUE ME INFORMASSE SE O GERADOR É MONOFÁSICO BIVOLTE 127V E 220V E A FINALIDADE DESSE DOIS FIOS BRANCOS VINDOS DA CASA PRO MEIO DA CHAVE, SE NO MEIO DA CHAVE NÃO TEM ENERGIA NEM DO PADRDRÃO E NEM DO GERADOR. MUITO OBRIGADO SE PODER TIRAR MINMHAS DÚVIDAS, POIS QUERO FAZER UM SISTEMA DESSE.
Segundo manual do fabricante esse gerador é monofásico, pode fornecer 127v ou 220v. Os fios brancos no Borne central da chave são os da alimentação da casa, os da esquerda são da da rede da concessionária e os da direita são do gerador. Então os da esquerda ou direita vão alimentar o centro conforme estiver a posição da chave . Nunca ficará os dois alimentando o centro. Essa é a segurança dessa chave. Nunca dará curto entra gerador e rede. No vídeo está bem explicado assista quantas vezes for preciso para vc compreender se tiver dúvidas chame um eletricista por segurança.
uso 110 e 220 como faço
@@marciomoesio3075 vai ter de usar um gerador que forneça as duas tensões e um outro tipo de chave essa ligação eu ainda não fiz
Se vc fala é pra alimentar a casa então não serve pra chuveiro geladeira máquina de lavar freezer chuveiro . Qual a utilidade do gerador então ?
Não entendi sua pergunta, mas vou tentar ajudá-lo a enteder, infelizmente as escolas hoje estão muito ruins e não ajuda na compreenção e na interpretação, mas vamos lá. Sim é para alimentar a casa, entenda assim: Se alimenta a casa, alimenta tudo o que está ligado na casa, isso inclui tudo o que vc enumerou no seu texto e muito mais. Um abraço fico a disposição.
Muito bem ... mais não entendi se vc está usando 127 V ou 220 V? ...vc está chegando com 3 fios do gerador, mais está saindo com 2 fios ??... explica melhor isso.
@@LuizCarlosCorreia-br8se usei 220v esse gerador pode usar 110 ou 220 conforme a ligação que fizer.
Pode acontecer de pegar fogo na casa tem que colocar cabo de 10mm²
O cabo tem de ser dimensionamento para a amperagem do circuito. Se não pode derreter o isolamento e entrar em curto e sim conforme o caso pode até incendiar a casa por causa do curto circuito.
Eu uso gerador quando falta energia simplesmente desligo o disjuntor e ligo o gerador
Sim e possível, a mas passível de erro humano. A chave de transferência é mais segura.
Entrada relogio tem que ser 10mm, e cores de fase, ai ta tudo branco.
@@sergiohenrique7661 sim ideal que sejam das mesmas cores seguindo a cor da fiação da fase, neutro e terra, ocorre que muitas vezes não temos a cor disponível.
Sobre a bitola vc está correto para uma amperagem de 50A conforme tabela de fios, pode variar um pouco dependendo da marca do fabricante do fio, tipo de fio isolamento, tipo de instalação etc.
Boa tarde. Não me expressei minha direito . Desculpa
Só queria saber se com gerador funciona todos eletrodomésticos
Tranquilo, sem problemas, sim funciona tudo mas o gerador deve ser dimensionado para potência certa que vc vai usar na casa ok. Um abraço.
50A SERIA UM CABO DE 10MM. O DE 6MM CONDUZ UMA CORRRENTE DE ATÉ 36A DEPENDENDO DE COMO FOI INSTALADO
Obrigado pela correção. Vou fazer uma nota no vídeo depois.
Cade o neutro meu amigo?
Gerador aguenta um pico de no máximo de 29,5 Amp no 220.
Sim, não pretendo ligar isso no meu gerador nem propus isso. Mas obrigado pelo seu comentário. A proposta do vídeo e outra o foco é o uso de uma chave para transferência de rede para dar segurança aí sistema.
Liga alguma coisa que consome 35 Amp neste gerador pra você ver o que acontece.
Simplesmente os disjuntores internos dele vão desarmar por causa da sobrecarga. Não entendi a proposta exagerada? Meu vídeo tem outro foco.
Esse método nao ruim. Mas preciro uma chave de transferência automática. Tudo automático e melhor. A energia faltar de madrugada não preciso de levantar.
Obrigado pelo comentário. Está é uma opção de motagem econômica e essencial para se ter segurança nas manobras.
Não ficou claro a conexão do neutro ! No caso as duas fases devem passar plena chave de transferência e tanto o NEUTRO COMO O TERRA da Rede/ Casa, devem ser diretamente com NETRO E TERRA do gerador.
No caso de geradores monofásicos inverter , que reputo como melhor opção , só podemos optar por 220V ou 110V. No caso de optar por 110V, teremos apenas tensões RN e SN ou somente RS caso optemos por gerador inverter 220V.
Tenho tido ótima experiência com gerador Toyama Inverter 110V de 3500W. Atende todas as cargas essenciais- iluminação, refrigeradores, fogão, microondas, NO- Breaks . Interessante que esse tipo de gerador possui rotação variável no modo econômico. É cabinado, portanto baixo nível de ruído.
Pergunta de quem é leiga no assunto:oque faz o gerador funcionar?
Boa noite. O movimento dele é causado por um motor a gasolina ou óleo diesel dependendo do modelo. Esse motor é acoplado a um mecanismo eletromecânico que chama gerador elétrico, quando ele gira ele produz a eletricidade que usamos. Um abraço.
Perdi um onversor por falta dessa chave
Coloca dois contatores e isso vai funcionar automático
O contator sai bem mais caro e precisa de componentes de intertravamento mecânico e fazer a ligação do intertravamento elétrico. A opção é boa mas cara. A proposta do vídeo é oferecer uma opção barata e simples. Mas sua dica e boa para quem puder investir.
@@FAZTUDO76 Também não confio somente no intertravamento elétrico eu uso uma chave idêntica essa aí a minha e da marca Lombard