Muitas pessoas tem medo do tratamento paliativo e nem buscam se informar. No ano passado perdi uma amiga irmã que foi direcionada pela oncologista e foi fundamental para nós! Além dos médicos multidisciplinares, tivemos o suporte psicológico e da assistente social que nos acompanhou todo o processo, até após o falecimento dela. Fomos informadas, acolhidas e reconfortadas.
Importantíssimo o cuidado paliativo. Tenho Esclerose Amiotrófica , percebi que alguns médicos quando falava da doença, não sabiam como lidar com uma doença sem cura. Fui a um neurologista em Lisboa, que além de fechar o diagnóstico, ouvi uma frase inesquecível dr disse para eu não me preocupar porque ele cuidar de mim. Me direcionou ao Hospital Santa Maria (Lisboa) hoje sou muito bem atendida com carinho e respeito ,as dores melhoram com o carinho.
Parabéns Dr Dráuzio Varella, por trazer dois profissionais maravilhosos para esse debates. Gostaria de pegar uns profissionais como vcs. Peguei uma equipe excelente para meu irmão que estava com câncer de pulmão. Um dia de visita meu irmão passou mal, começou a sair sangue do nariz e em outros lugares, passei tão mal com muita dor de cabeça e a pressão subiu muito. Veio um médico sem coração e me falou friamente: - Filha seu irmão vai morrer, nossa, isso me levou ao desespero mais ainda. Achei uma grosseria por parte dele, não precisava ele dá uma notícia dessa. Corrir para aferir a pressão no ps e estava altíssima. Resumindo, nós precisamos de profissionais como vcs. Deus te abençõe Dr Dráuzio . Hj tenho C. de mama, e não quero de forma nenhuma pegar um médico do que meu pegou. Obs, claro que não foram todos e sim um desalmado.
Conversa absolutamente necessária. Falando estritamente sobre pacientes terminais, o respeito deve ser total. Suas vontades, seus limites e quereres. Vivi isso com minha mãe, fui a única que tentei respeita-la. Com meu pai tb! Com leucemia aos 80 anos, profundamente deprimido com a morte de minha mãe 2 anos antes, meus irmãos não o deixavam beber seu vinho. Bebia escondido comigo. Temos que deixar de sermos egoístas. Obrigada Dr. Dráuzio. ❤
A minha filha está em cuidados paliativos desde dezembro de 2019. Eu optei pelo protocolo de ortotanásia, ela piorou bastante desde 2019, hoje precisa de suporte de O2, se alimenta via gtt. Ela é privilegiada pq tem convênio médico, tem uma equipe maravilhosa q atende ela em casa.
Equipe Multiprofissional no SUS. Existem várias ferramentas tecnológicas, uma delas, muito importante, é o PTS - Projeto Terapêutico Singular, amplamente indicada dentro dos cuidados paliativos. Parabéns pelo excelente trabalho e riqueza deste Dráuzio Cast.
COMO SEMPRE MUITO ELUCIDATIVO Dr.DRAUZIO ESTE PROGRAMA PODIA. SER DE UTILIDADE PÚBLICA NOS AJUDA MUITO NAS QUESTÕES DE SAÚDE OBRIGADA PELA GENEROSIDADE ....
Não tenho palavras para expressar a importância desse tipo de entendimento, e a forma como vocês trouxeram foi muito esclarecedor ❤❤❤❤❤❤💯👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Perdi minha irmã ontem,e o médico disse que ela estava ,em cuidados paliativos.Estava intubada,fazendo hemodiálise,como tinha câncer de pulmão o quadro foi evoluindo.Até que o medico disse que chegou no limite da medicina e que a situação dela não teria como reverter.Que não podiam desligar o respirador e nem fazer a retirada dos medicamentos.Mas se ela tivesse uma parada cardíaca eles não iriam ressuscitar e nem trocariam mais os medicamentos.Por fim ela partiu.
Nós que pensamos que tratamento paliativo é quando a pessoa está já no fim isso não é nós que pensamos Antigamente os médicos falavam que quando a pessoa estava já chegando a sua hora ela teria o tratamento paliativo sabemos que esse tratamento ele mudou um pouco mais conforto para o paciente e outros mas mesmo assim continuo achando que tratamento paliativo é quando a pessoa está em fase terminal😊
Gostei muito do episódio, entendi que foi um episódio introdutório e generalizado, mas gostaria que tivesse um outro episódio com perguntas mais especificas com um psiquiatra, por exemplo. otimo trabalho, como sempre! Obrigado!
Sim, é totalmente fora da nossa realidade. Mas acho muito importante que a especialidade se desenvolva, pois pode impactar (quem sabe) na própria mentalidade dos profissionais de saúde ao lidar com pacientes e familiares.
Os Cuidados Paliativos ainda são um privilégio de acesso no Brasil. São apenas 234 equipes, mas mais da metade está no SUS. A Política Nacional de Cuidados Paliativos foi publicada em maio deste ano e agora a tendência é de uma melhora significativa no nosso cenário, pois o governo federal disponibilizou recursos financeiros e diretrizes para a implementação de cerca de 1.300 novas equipes, todas no âmbito do SUS. Antes tarde do que nunca! :)
Os cuidados paliativos sao para uma casta e nao para nós que temos plano de saude " meia boca". Tenho muito medo de ficar doente e ter necessidade de cuidados paliativos.
Oi, obrigada pelo seu comentário! A sua confusão é frequente, importante que você tenha escrito! Os Cuidados Paliativos ainda são um privilégio de acesso no Brasil. São apenas 234 equipes, mas mais da metade está no SUS. Se você assistir ao podcast inteiro, vai ver inclusive sobre a Política Nacional de Cuidados Paliativos que foi publicada em maio. Agora, a tendência é de uma melhora significativa no nosso cenário, pois o governo federal disponibilizou recursos financeiros e diretrizes para a implementação de cerca de 1.300 novas equipes, todas no âmbito do SUS. Quando falamos em promoção para a 1ª classe, não passa por uma questão financeira, necessariamente, mas de informação e acesso. Tanto o @infinito.etc quanto o @paliativas trabalham por mais informação e acolhimento em Cuidados Paliativos, que beneficiam a todos nós. Vale lembrar que os Cuidados Paliativos não são só para a terminalidade da vida, embora também. Os Cuidados Paliativos devem ser oferecidos no momento do diagnóstico de uma doença grave. Seja bem-vinda para conhecer o nosso trabalho!
Meu pai foi hospitalizado com problema de efisema pulmonar e tinha falta de ar ,e tbm Alzheimer de 5 anos .Recebi ligação da assistente social ,dizendo que meu pai teria alta ,no outro dia ,só estavam aguardando o sad ,enviar um cilindro de oxigênio pra minha residência, pois os exames dele tinham dado todos normais ,até mesmo o da covid .1 hora depois da ligação da assistente social .A médica que era responsável pela ala que ele estava .Me ligou pedindo o meu Aval pra silenciar meu pai ,já que era um pasciente que não valia a pena lutar por ele .Infelizmente foram essas palavras que entro no meu ser ,causando até o dia de hoje uma depressão com pânico. Quando questionei a central do hospital ,com a conversa dessa médica, que pra mim ,causou muito desespero .Ela falou que tinha me dito ,que colocaria ele no Paliativo ,não aceitei esse tratamento e mesmo assim ,colicaram ele no paliativo e o fim me tiraram ele de mim , causando em mim ,dores e traumas terríveis. Hoje vivo sem paz ,mergulhada na dor e tristeza .Que essa pessoa me causou ...O Paliativo deve ser autorizado pelo familiar responsável, foi solicitado por mim o.prontuario do meu pai ,e até hoje me negam ,dizendo ser só no judiciário. Eu tenho direito a esse prontuario?
Sinto muito pelo que você está passando 😢.. Pelo teu relato, realmente não houve cuidado paliativo, pois deveria envolver um cuidado psicológico para você. Envolveria uma explicação cuidadosa sobre as possibilidades de garantia de bem estar, das reais possibilidades de evitar o sofrimento do teu paizinho. Fui responsável pela minha vó e passei por essa conversa no início do ano, mas ela aconteceu no momento certo, com respeito e responsabilidade..
Muito complicado esse tratamento fico tonta e não entendo,se esse tratamento so entra no paciente que ja esta morrendo vcs dizem que pode melhor que loucura 😢
Muitas pessoas tem medo do tratamento paliativo e nem buscam se informar. No ano passado perdi uma amiga irmã que foi direcionada pela oncologista e foi fundamental para nós! Além dos médicos multidisciplinares, tivemos o suporte psicológico e da assistente social que nos acompanhou todo o processo, até após o falecimento dela. Fomos informadas, acolhidas e reconfortadas.
"A doença é terminal, mas a pessoa não" ❤
foi realmente um consolo ver que minha vó se foi confortavel e bem cuidada na UPA, eles cuidaram dela com tanto mimo
Importantíssimo o cuidado paliativo. Tenho Esclerose
Amiotrófica , percebi que alguns médicos quando falava da doença, não sabiam como lidar com uma doença sem cura. Fui a um neurologista em Lisboa, que além de fechar o diagnóstico, ouvi uma frase inesquecível dr disse para eu não me preocupar porque ele cuidar de mim. Me direcionou ao Hospital Santa Maria (Lisboa) hoje sou muito bem atendida com carinho e respeito ,as dores melhoram com o carinho.
Parabéns Dr Dráuzio Varella, por trazer dois profissionais maravilhosos para esse debates.
Gostaria de pegar uns profissionais como vcs. Peguei uma equipe excelente para meu irmão que estava com câncer de pulmão.
Um dia de visita meu irmão passou mal, começou a sair sangue do nariz e em outros lugares, passei tão mal com muita dor de cabeça e a pressão subiu muito. Veio um médico sem coração e me falou friamente: - Filha seu irmão vai morrer, nossa, isso me levou ao desespero mais ainda. Achei uma grosseria por parte dele, não precisava ele dá uma notícia dessa. Corrir para aferir a pressão no ps e estava altíssima.
Resumindo, nós precisamos de profissionais como vcs.
Deus te abençõe Dr Dráuzio .
Hj tenho C. de mama, e não quero de forma nenhuma pegar um médico do que meu pegou. Obs, claro que não foram todos e sim um desalmado.
Sou fisioterapeuta e tomei a decisão de ser fisio porque assistir o filme Patch Adams o amor é contagioso
Que Deus abençoe sempre essa equipe de médicos maravilhosa,dando mais atenção e sabedoria para todos os pacientes , muito bom esse vídeo!!!
Conversa absolutamente necessária. Falando estritamente sobre pacientes terminais, o respeito deve ser total. Suas vontades, seus limites e quereres. Vivi isso com minha mãe, fui a única que tentei respeita-la. Com meu pai tb! Com leucemia aos 80 anos, profundamente deprimido com a morte de minha mãe 2 anos antes, meus irmãos não o deixavam beber seu vinho. Bebia escondido comigo. Temos que deixar de sermos egoístas. Obrigada Dr. Dráuzio. ❤
A minha filha está em cuidados paliativos desde dezembro de 2019. Eu optei pelo protocolo de ortotanásia, ela piorou bastante desde 2019, hoje precisa de suporte de O2, se alimenta via gtt. Ela é privilegiada pq tem convênio médico, tem uma equipe maravilhosa q atende ela em casa.
Equipe Multiprofissional no SUS.
Existem várias ferramentas tecnológicas, uma delas, muito importante, é o PTS - Projeto Terapêutico Singular, amplamente indicada dentro dos cuidados paliativos. Parabéns pelo excelente trabalho e riqueza deste Dráuzio Cast.
Uma boa noite.cuidados paliativos,foi muito bom para minha mãe.ela foi cuidada até o momento que faleceu.
COMO SEMPRE MUITO ELUCIDATIVO Dr.DRAUZIO
ESTE PROGRAMA PODIA.
SER DE UTILIDADE
PÚBLICA NOS AJUDA
MUITO NAS QUESTÕES
DE SAÚDE OBRIGADA
PELA GENEROSIDADE ....
Não tenho palavras para expressar a importância desse tipo de entendimento, e a forma como vocês trouxeram foi muito esclarecedor ❤❤❤❤❤❤💯👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Perdi minha irmã ontem,e o médico disse que ela estava ,em cuidados paliativos.Estava intubada,fazendo hemodiálise,como tinha câncer de pulmão o quadro foi evoluindo.Até que o medico disse que chegou no limite da medicina e que a situação dela não teria como reverter.Que não podiam desligar o respirador e nem fazer a retirada dos medicamentos.Mas se ela tivesse uma parada cardíaca eles não iriam ressuscitar e nem trocariam mais os medicamentos.Por fim ela partiu.
Márcia, um forte abraço. ❤
Nós que pensamos que tratamento paliativo é quando a pessoa está já no fim isso não é nós que pensamos Antigamente os médicos falavam que quando a pessoa estava já chegando a sua hora ela teria o tratamento paliativo sabemos que esse tratamento ele mudou um pouco mais conforto para o paciente e outros mas mesmo assim continuo achando que tratamento paliativo é quando a pessoa está em fase terminal😊
Este podcast é extremamente importante. Sigo o Tom há anos e sempre digo que ele é necessário. Obrigada pelo serviço prestado com tanto cuidado. ❤❤❤
Gostei muito do episódio, entendi que foi um episódio introdutório e generalizado, mas gostaria que tivesse um outro episódio com perguntas mais especificas com um psiquiatra, por exemplo. otimo trabalho, como sempre! Obrigado!
Nos mantemos fiéis a medicina e construindo um caminho para essa importante fase da vida para paciente e seus familiares.
Parabéns Dr. Drauzio, uma das entrevistas mais lindas que já vi. Obrigada por divulgar os cuidados paliativos através de quem realmente entende. ❤
Sugestão de convite
Paulo Muzy
Seria maravilhoso apreciar uma conversa com duas pessoas incríveis.
A realidade é outra!!!
Como pensar em uma equipe de cuidados tão especializada como essa em um país com tamanha desigualdade social?
Sim, é totalmente fora da nossa realidade. Mas acho muito importante que a especialidade se desenvolva, pois pode impactar (quem sabe) na própria mentalidade dos profissionais de saúde ao lidar com pacientes e familiares.
Os Cuidados Paliativos ainda são um privilégio de acesso no Brasil. São apenas 234 equipes, mas mais da metade está no SUS. A Política Nacional de Cuidados Paliativos foi publicada em maio deste ano e agora a tendência é de uma melhora significativa no nosso cenário, pois o governo federal disponibilizou recursos financeiros e diretrizes para a implementação de cerca de 1.300 novas equipes, todas no âmbito do SUS. Antes tarde do que nunca! :)
@@consyou100inclusive forçar que novas políticas de saúde se concretizem no futuro.
Excelente vídeo ❤
Dr. Drauzio, quando vc falou multidisciplinar, vc quis dizer multiprofissional, existe muita confusão com esses dois termos.
Os cuidados paliativos sao para uma casta e nao para nós que temos plano de saude " meia boca". Tenho muito medo de ficar doente e ter necessidade de cuidados paliativos.
Oi, obrigada pelo seu comentário! A sua confusão é frequente, importante que você tenha escrito! Os Cuidados Paliativos ainda são um privilégio de acesso no Brasil. São apenas 234 equipes, mas mais da metade está no SUS. Se você assistir ao podcast inteiro, vai ver inclusive sobre a Política Nacional de Cuidados Paliativos que foi publicada em maio. Agora, a tendência é de uma melhora significativa no nosso cenário, pois o governo federal disponibilizou recursos financeiros e diretrizes para a implementação de cerca de 1.300 novas equipes, todas no âmbito do SUS. Quando falamos em promoção para a 1ª classe, não passa por uma questão financeira, necessariamente, mas de informação e acesso. Tanto o @infinito.etc quanto o @paliativas trabalham por mais informação e acolhimento em Cuidados Paliativos, que beneficiam a todos nós. Vale lembrar que os Cuidados Paliativos não são só para a terminalidade da vida, embora também. Os Cuidados Paliativos devem ser oferecidos no momento do diagnóstico de uma doença grave. Seja bem-vinda para conhecer o nosso trabalho!
Tema extremamente importante!
Bem esclarecedor 👍🏾. Obrigada.👍🏾
Muito bom esse tema, Dr. Drauzio ❤
O senhor podia falar de eutanásia. Tema muito interessante, vi uma menina doente de minas que precisa mtt
Obrigado
Agradecendo. ❤
Excelente!!!
Meu pai foi hospitalizado com problema de efisema pulmonar e tinha falta de ar ,e tbm Alzheimer de 5 anos .Recebi ligação da assistente social ,dizendo que meu pai teria alta ,no outro dia ,só estavam aguardando o sad ,enviar um cilindro de oxigênio pra minha residência, pois os exames dele tinham dado todos normais ,até mesmo o da covid .1 hora depois da ligação da assistente social .A médica que era responsável pela ala que ele estava .Me ligou pedindo o meu Aval pra silenciar meu pai ,já que era um pasciente que não valia a pena lutar por ele .Infelizmente foram essas palavras que entro no meu ser ,causando até o dia de hoje uma depressão com pânico. Quando questionei a central do hospital ,com a conversa dessa médica, que pra mim ,causou muito desespero .Ela falou que tinha me dito ,que colocaria ele no Paliativo ,não aceitei esse tratamento e mesmo assim ,colicaram ele no paliativo e o fim me tiraram ele de mim , causando em mim ,dores e traumas terríveis. Hoje vivo sem paz ,mergulhada na dor e tristeza .Que essa pessoa me causou ...O Paliativo deve ser autorizado pelo familiar responsável, foi solicitado por mim o.prontuario do meu pai ,e até hoje me negam ,dizendo ser só no judiciário. Eu tenho direito a esse prontuario?
Sinto muito pelo que você está passando 😢.. Pelo teu relato, realmente não houve cuidado paliativo, pois deveria envolver um cuidado psicológico para você. Envolveria uma explicação cuidadosa sobre as possibilidades de garantia de bem estar, das reais possibilidades de evitar o sofrimento do teu paizinho. Fui responsável pela minha vó e passei por essa conversa no início do ano, mas ela aconteceu no momento certo, com respeito e responsabilidade..
Vc sabe me dizer , se o familiar responsavel ,tem que assinar autorizando obtratamento paliativo @@consyou100
Precisamos quebrar o tabu sobre "eutanásia e afins".
Ter que fazer "vaquinha" prá morrer na Suíça é absolutamente ABSURDO 😢
Muito complicado esse tratamento fico tonta e não entendo,se esse tratamento so entra no paciente que ja esta morrendo vcs dizem que pode melhor que loucura 😢
SE ALGUÉM ESTIVER VENDO ESTE VÍDEO E PUDER RESPONDER, AGRADEÇO:
"Onde estão os serviços de CUIDADOS PALIATIVOS para quem não pode pagar?"
Isso e so pra vcs q tem dinheiro.e amizade.nossa realidade.e outra😢 sus e uma porcaria