Parabéns Passei um sufoco neste aeródromo que não gosto nem de lembrar... Partiu de Itanhaém com um aerobuero,com destino a Ubatuba,bate e volta, recém brevetado.fiz aproximação na 09, tudo certinho,porém peguei uma ascendente justo perto do toque, e o avião não tocava de jeito nenhum,já estava no último terço da pista,qdo ele decidiu tocar, já não tinha mais espaço para arremeter ... Confesso que não passava nem uma agulha qdo o avião parou ... Ótima experiência....
a não ser que tenha tido algum problema, ficou a impressão que o piloto usou a pista errada, esse video aqui mostrou isso, acho até que com a pista molhada conseguiria parar tranquilamente.
@@joaocavalcantesp me parece que esse do vídeo usa os motores JT15D-1A, de 1976, que tem reversores de empuxo sim. Foi lançado no mercado como Citation 1. Os CJ é que não possuem reverso, como o CJ1 que se acidentou em Ubatuba. No vídeo dá para ouvir a entrada do reverso.....
You tube recomendando o vídeo depois do acidente em Ubatuba! Belo video mostra o pouso sentido contrário ao do jato do acidente, e mesmo tocando na pista no começo utrapassou a area mínima! Ao contrário com a pista molhada só poderia acontecer o que aconteceu! Infelizmente o piloto se foi😢
Piloto do interior nem olhou direito o plano de voo, e de repente nem conhecia o aerodromo de Ubatuba, mesma situação do acidente com a cantora Marília Mendonça, voo ao desconhecido pode ser arriscado.
É verdade mesmo amigo vi o vídeo do acidente de Ubatuba tmb, sou de Taubaté, lamentável mesmo imagina o desespero do piloto vendo que o avião estava muito embalado e a pista acabando hein, pois é rapaz e esse é o do mesmo modelo de aeronave hein e até que pousou bem né porque esse citation é muito rápido dupla turbina, tem um outro pouso tmb no TH-cam do comandante Galdino não sei se vc ja viu tmb, mais Graças ao bom Deus que vidas se salvaram né, mulher marido e dois filhos pela misericórdia de Deus, é qndo chega a hora como diz a palavra de Deus, ninguém sabe nem o dia e nem a hora, todos nós passaremos por isso um dia, por isso temos que ter uma esperança salvadora que é Jesus Cristo de Nazaré, assim que temos seguro de carro se bater der pt, assim é Jesus Cristo na nossa vida se morrermos com ele temos a vida eterna com ele e salvo amém, Deus abençõe sua vida meu querido e Jesus Cristo te ama muito e quer sua salvação viu amém
Parabéna pelo belo vídeo . Obrigado pelo passeio aéreo sobre Ubatuba . Morei no Lázaro ; mas ! Não tive essa oportunidade de ver A cidade maravilhosa do litoral norte de São Paulo. Por cima .
Ubatuba é parte da nossa vivência aqui no Vale do Paraíba (Lorena), aviação por ter sido Comissário de Bordo na Varig por vinte anos até o fim da empresa. Ótimo vídeo!
Pouso pela cabaceira 27, pelo Mar, pode-se usar toda a extensão. Pouso pela cabeceira 09, pela Serra são 300 metros a menos de extensão. Pra esse tipo de aeronave o piloto fez uma ótima escolha para o pouso.
Esse pouso foi sentido mar para as montanhas usou quase toda pista. O que teve o acidente fez o pouso sentido montanha para o mar onde o Lito disse que só dá pra usar 560 metros dos 940 metros total da pista. No momento não podemos julgar ninguém até sair o relatório final do Cenipa
Já eu acho que sobrou pista. Não vai atrás deste tal de Lito, a carreira dele foi como mecânico. Não tem experiência para tais análises. Se quer canal bom de aviação tem o Branco Aviação www.youtube.com/@BrancoAviacao . Piloto de teste da Embraer e agente de segurança voo, formado pelo CENIPA, FAA, NTSB e USAF. Nos EUA temos o www.youtube.com/@blancolirio , piloto comercial internacional ( acho que de 777 ) que faz analises de ocorrências aéreas do mundo todo.
Na pista do Aeroporto Gastão Madeira - SDUB -, administrado pela rede VOA é frequente a pista molhada, nada atípico, e este modelo de avião Citacion 525 v2008 é considerado muito seguro e até numa estrada ele pode aterrisar, mas infelizmente o piloto optou pela cabeceira 09, menos pista vamos dizer e cfe especialistas, é um piloto experiente!
Aos 5:35 minutos do vídeo vê-se a biruta ao lado esquerdo da pista: vento leve de través, o que possibilitou um pouso tranquilo pela 27, mas usou bastante pista.
Caramba esse avião passou dos 500 metros de pista para pousar e o jato que sofreu acidende hoje varou a pista. Possivelmente ele deu toque dentro da faixa da pista. E nao deu para parar.
Excelente pouso ! Todavia, particularmente entendo que neste aeroporto não deveriam operar aviões a jato . Se o pouso tivesse sido feito na cabeceira contrária o comprimento da pista seria comparável ao de Lukla no Nepal, onde só operam aviões pequenos turbo hélice apropriados para pistas curtas e com tempo bom.
Concordo, esse aeroporto não deveria operar jatinhos, apenas aviões de hélices. Não há margem de tolerância, um pouso de jatinho pode ser feito, mas "espremendo" os limites das especificções. Talvez apenas em situações de emergência...
Não são os "aeroportos" (autoridades aeroportuarias e aeronáuticas) que determinam o que (tipo de avião), como e onde operar e sim os pilotos, que devem sopesar os riscos de suas decisões. Para isso eles são habilitados.@@RuiRosa-ut5pe
Eu achei que sobrou pista. E não sabe o quanto de freio foi aplicado no pouso do vídeo. Provavelmente pode usar bem menos pista, usou o que achou necessário poupando o equipamento. Lukla pousa aviões para 21 pessoas e 7 toneladas de peso, a dificuldade lá é a atitude e as montanhas altas ao redor e o comprimento de pista é menor ( 527 m ) e como é comum é pistas em altitude, a pista é em rampa, para auxiliar na frenagem e na aceleração. Com grande número de voos e passageiros ( já teve quase 150 mil por ano ) Ou seja, em nada tem a ver com Ubatuba.
Quem dita se um aviao deve ou não operar em determinado aeroporto, nao é ser "jatinho" ou "teco-teco de helice", para isso existem as cartas de performance!. Até turno hélice pode varar, o Hércules é um turbo hélice, o Antonov AN-12 é um Turbo Hélice, não é assim que se fazem as restrições na aviação, por isso que emitir opiniões sem ter conhecimento, é complicado. Estimula outros leigos a pensarem como vc. E daí se cria uma corrente de desinformação. Será que nas páginas de médicos, engenheiros, é assim tb..??
Nesse vídeo dá pra ver bem que ele cruza a cabeceira deslocada oposta ainda com bastante velocidade. Ou seja, no caso do jato acidentado, ainda que tenha tocado exatamente nos números da deslocada, como pista molhada, não daria para parar mesmo dentro dos limites da pista. Será que o piloto não calculou a perfórmance e pista necessária para para com chuva ? Talvez tenha negligenciado esses cálculos de parada. Por que não optou pelo pouso na 27 ? as respostas a essas perguntas os investigadores vão tentar obter.
E outra, pousando dessa forma, obpiloto viria mais baixo e utilisava mais a pista. Da montanha pra pista tem que vir com uma altitude maior , e o angulo de descida também fica mais alto em torno de 70 ° contra 30°. Que faz muita diferença em uma pista curta. Os entidos que me expliquem.
Você está totalmente enganado, comandante de araque. O vento predominante lá é do mar para o continente, portanto, a considerar o que você afirma, a decisão teria sido correta. Contudo, há ainda outros enganos em sua afirmação: o vento é predominante mas não imutável, pois se assim fosse, para que a biruta? Portanto, ao preparar o pouso, não apenas o vento deve ser determinante para decidir qual cabeceira usar, mas inúmeros outros fatores. Diante de tudo isso só posso dizer que jamais embarcaria no seu avião, se e quando você viesse a ser piloto.
pensei que ninguem pensou nisso isso prova que mesmo do outro lado não consiguiria evitaro recente acidente, mesmo tudo isso de pista ainda era muito curta pra ele
@@paulovitoreditorr Eu achei que sobrou pista. E não sabe o quanto de freio foi aplicado no pouso do vídeo. Provavelmente pode usar bem menos pista, usou o que achou necessário poupando o equipamento.
@@wallacemjr Sobrou pista porque pousou na pista 27, que não tem o problema da cabeceira deslocada e pode-se usar todo o comprimento da pista. Como se vê ao final da corrida após o pouso, ele passou bastante da cabeceira oposta, deslocada. Se este mesmo pouso tivesse sido pela 09, usando tanta pista quanto visto no vídeo, também teria se acidentado.
@@coriscotupi o q ele quer dizer é q para fazer a comparação, precisariamos saber o quanto de freio foi aplicado no pouso do video, já q provavelmente ele não aplicou freio total, logo usou mais pista pq tinha disponivel e não o mínimo de pista necessária...
O cara com céu de brigadeiro desce na 27 e o outro com céu carregado nas serras prefere a 09 deslocada. Tá provado que pilotos precisam ser tutoreados pelos donos das aeronaves, questionados sobre características e operação do aeródromo do destino para assim evitar barbeiragens.
Céu limpo não é um fator decisivo para um pouso ou decolagem, o que interessa é a direção do vento, não importa se o céu está limpo ou fechado. Os aviões procuram sempre pousar com vento de proa, em raríssimas vezes com vento de cauda e em caso de vento calmo, pode se optar qual cabeceira usar, só que ninguém mencionou a direção do vento no momento do acidente, além de que o aeródromo de Ubatuba não tem torre de controle e usa como referência o METAR do aeródromo de Taubaté, e por isso as condições podem estar diferentes em ambos os aeroportos...
Falou pouco e falou bobagem, muitas vezes os pilotos tomam decisões erradas por culpa dos próprios donos que colocam pressão e falam que querem chegar no destino não importa como. Se o piloto não aceita, vai pra rua
23 วันที่ผ่านมา +2
Num avião a jato, pelo peso, velocidade, etc, o ideal seria pousar sempre por essa cabeceira, levando-se em conta o vento predominante ser favorável, claro.
Faz lembrar o Aeroporto de St Martin onde o pouso na praia passa raspando nos banhistas quase dando pra tocar e o pouso é feito na beira não próximo aos morros o que deveria ter sido feito pelo Citation 🏞🛬🏖🏝
Prezado, a carreira de piloto tem seus desafios, mas "ingrata" talvez não seja a melhor palavra para descrevê-la. Pilotos geralmente são bem remunerados, especialmente em companhias aéreas comerciais. Ser piloto é uma profissão cheia de prestígio e emoção, mas também exige constante treinamento e uma enorme dedicação.
O avião que caiu demorou 10 segundo até a cabeceira final, esse do vídeo demorou 20 segundos até parar... Isso prova que ele veio forte entre 90 a 95 nós
Eu discordo que seja necessário aguardar o relatório do CENIPA para discernir, principalmente após ver este pouso na 27, que NÃO é possível pousar um jatinho utilizando a cabeceira 09 deslocada, sem varar a pista....
Eu acho que pouso na cabeceira 27 é fácil né, apesar do risco de vento em polpa mas é compensado pela tranquilidade da rampa de aproximação, o lado complexo é na cabeceira 09, com a rampa de aproximação nada suave e ainda acaba sobrando 550 metros de pista para pouso, e se estiver sem vento de proa aumenta os riscos.
Esse avião é péssimo para pistas curtas: ele não tem spoilers, ele não tem reversores de motor ... Tem uma posicao de flap (quase 60 graus) que é acionada após o pouso pra servir de freio aerodinâmico, mas que na prática não reduz quase nada. Pro tipo de operação deles seria melhor um CITATION II .
Essa pista realmente é muito arriscado, fazer um pouso com um avião que tem que chegar um pouco mais veloz na final, um pouquinho que você passar do ponto de toque já não sobra mais pista para parar.
O CENIPA deveria expedir relatórios a pequenos AERPORTOS que possuem pistas curtas para que não haja autorização de pousos legal e de segurança deste órgão por falta de segurança sob estas condições de pistas molhadas, o que é uma lacuna enorme de crasso erro e omissão para um órgão que deveria se preocupar com a presença de acidentes o que não ocorre nas regiões em determinados períodos do ano quando ocorre inúmeros acidentes aéreos pelo órgão fiscalizador ser leigo e omisso nestas ocorrências com probalidades reais de ocorrer tais acidentes.
O piloto do acidente escolheu uma pista sabidamente mais curta que a requerida para o tipo de aeronave. Não é impossível, mas acho muito difícil imaginar uma causa que não seja falha do piloto.
Minha análise leiga do acidente: 1. Chuva, pista curta e molhada, pouca visibilidade de horizonte para uma eventual arremetida 2. Pista 09 sentido praia, mais curta pois me parece que tem cabeceira muito estendida, não se pode tocar o solo antes daquele ponto? Restando pouca pista pra freiar o avião (Situação: arremetida mais eminente com a vantagem de não ter morro, só o mar e vista livre pra subir) 3. Pista 27 sentido morro, mais longa pois pode usar a cabeceira estendida para freiar e taxiar no final (Situação: arremetida menos eminente porém, se necessário, neste dia teria pouca visibilidade dos obstáculos no horizonte). 4. Não sei se é o piloto quem toma a descisão de qual pista usar nestes tipos de aeroporto, acho que não tem torre. Se ficou a critério do piloto, qual pista usar com pista molhada, pouca visibilidade no horizonte, praia ou morro?? 5. A velocidade final, não se sabe se ele acelerou pra subir na arremetida, ou a pista é tão curta e molhada reduziu muito a eficiência de frenagem. É similar ao acidente da TAM 3454, poucos segundos pra decidir se aposta na parada ou se desiste e sobe.
Na verdade não fica a critério do piloto em escolher qual cabeceira pousar ou decolar, mesmo não tendo torre de controle, o piloto é orientado pela biruta que encontra-se no aeródromo , ou seja, o vento que determina.
Se os aviões gravassem suas viagens on-line para um servidor ajudaria muito nas investigações como caso da Maria Medonca será porque fica inviável?Alguem ae para financiar o projeto?
Ue maria mendonca o aviao enroscou nos fios não sinalizados na aproximacao final não precisa de filmagem pra saber o que ocorreu o cabo ficou enrolado no motor.
Dá pra ver que ele toca a cabeceira 27 e precisa de quase toda pista ...ou seja, é quase impossível aterrissar usando apenas os 560 metros úteis se usar a cabeceira 09...com chuva eu diria que é impossível. Ate pra decolar, também precisa de praticamente toda a pista conforme se vê nesse filmagem qur fiz de um Phenon 100 em 2018. th-cam.com/video/-vp0QWvhFHI/w-d-xo.htmlfeature=shared
“Suave na Nave”. . . Operação tranquila, nunca voei Citation, mas a turma diz que é igual ao Seneca, vem com 90 kt na final e pousa igualzinho. . .kkk Ridícula essa pista de Ubatuba, por conta da cabeceira 09 muito deslocada, as “marcas de mil” praticamente se superpõem. Aliás, foi o vento que demandou operar na 27, geralmente sempre é a oposta que está em uso. Impressão minha, ou deu um power-off bem antes de cruzar a cabeceira? Ainda bem que o “quinhentinho” tem reverso, ajuda bastante. Abraço e bons vôos.
Vento praticamente parado, dá pra notar a quase ausência de ondas e o biruta do lado esquerdo em 5:35. Mas com um jato, me parece impossível pousar na 09, mesmo com vento de cauda os 380 metros a mais de pista na 27 são absolutamente necessários. O CJ1 não tem reversores. É na unha mesmo.
@@Rafael-nq1ym Concordando com tudo o que você escreveu. Apenas um detalhe, sabe o motivo da cabeceira 09 ser deslocada? Por conta dos obstáculos no entorno, e da regra da rampa de 3°. Mas é prática recorrente, de quem é usuário de SDUB, você girar uma perna base bem “apertadinha”, usando a caixa d’água como referência, e depois fazer um ligeiro “duck under”, que seria aumentar a razão de descida por breves instantes, daí recuperar a rampa de 3° e pousar no início da 09, utilizando dessa forma, toda extensão da pista.
@@josemariadacostacoelhofilh3083 fico me perguntando se dá pra fazer essa manobra com um jato. Vi alguns vídeos de pouso em Ubatuba e todos os que encontrei com jatos, inclusive o Citation, preferiram a 27.
@ Provavelmente seja compulsório o pouso na 27, pela dinâmica do entorno do aeroporto, e também pela performance. Só para contextualizar, na década de 60, a VASP chegou a operar com o DC-3 em Ubatuba. E 20 anos depois, a Rio Sul, com o Bandeirante. Finalizando, esse lance de cabeceira deslocada, é típico daqueles pilotos de escrivaninha, que pululam nos órgãos reguladores, e que adoram parametrizar absolutamente tudo, usando sempre uma mesma régua, e não se atentando para as características específicas de cada lugar. Finalizando, ridículo as “Marcas de Mil” numa pista como a de Ubatuba. Não tem o menor cabimento. Aí você pega um novinho, que aprendeu na teoria que o ponto de toque é na “Marca de Mil”, e ele aproxima para a 09, com grande chance de virar notícia.
BOM , o assidente já aconteceu, comon sou leigo no assunto ,eu acharia que o piloto deveria ter pousado igual a esse do video. Teria uma área de escape maior caso o avião não parece em tempo hábil.
Incrível esse acidente... Ele passou após a decolagem, na vertical da minha casa., Pois sou morador de Mineiros,e sabia q. Eles iam prá S.P. Qdo. Fiquei sabendo do acidente em Ubatuba, parece um filme, q. Tento não acreditar 😢 Laércio PP .
Muito similar a um pouso em porta aviões, não deveria ser permitido operações de jato numa pista com estas dimensões. Uma flutuada antes do toque já inviabiliza o pouso.
Sim, no pouso pela pista 27 pode prosseguir desacelerando além da cabeceira deslocada, sem problema algum. O que não pode é: (1) pousar pela pista 09 e tocar antes da cabeceira deslocada; e (2) decolar da 27 usando pista além da cabeceira deslocada.
Esse ai posso ao contrário do que se acidentou, talvez se pousa igual esse ai não tivesse problema no pouso, acho que o piloto não conhecia o aeroporto de Ubatuba
O vem vao ter de gente vendo esse vídeo pra realmente ter a noção de extensão de pista por causa do acidente de hoje, infelizmente teve que acontecer uma tragédia para autoridades tomarem devidas providências
@@cmtericardorik7475 Se era emergência não faz circuito de tráfego para a 09, apenas pousa direto na 27, né não? E com mais de 50% de pista disponível para parar.
Parabéns
Passei um sufoco neste aeródromo que não gosto nem de lembrar...
Partiu de Itanhaém com um aerobuero,com destino a Ubatuba,bate e volta, recém brevetado.fiz aproximação na 09, tudo certinho,porém peguei uma ascendente justo perto do toque, e o avião não tocava de jeito nenhum,já estava no último terço da pista,qdo ele decidiu tocar, já não tinha mais espaço para arremeter ...
Confesso que não passava nem uma agulha qdo o avião parou ...
Ótima experiência....
Amigo essa situação é comum em qualquer aeroporto, obvio que pista curta torna mais dificil.
Supera isso, ou não será um bom profissional.
9 meses depois, acontece uma tragedia na mesma pista! De fato, a pista não deve ter as dimensões adequadas!
@@arthursss1 verdade..pista curta para jatinhos...para pousos sem risco precisa esta tudo 100%
@@DataAnalyst1973Nada as tuas palavras, supera é meu ovo esquerdo, fale algo construtivo e não dê uma de sabe tudo, dono da verdade.
Olha q aconteceu lá amigo tem razão o medo e bom
que belissimo registro cmte, por mais vídeos como este!
Que Deus te proteja pelos céus de Brasil... ja estou inscrito...
🙏🏻 obrigado!
Com pista seca usou uma parte enorme da final deslocada, ou seja, quem desce na 09 com pista molhada vai mesmo parar na praia.
SEM MAIS
E este tem reverso, o do acidente não!
@@joaocillo esse avião não tem reverso, é no freio mesmo
a não ser que tenha tido algum problema, ficou a impressão que o piloto usou a pista errada, esse video aqui mostrou isso, acho até que com a pista molhada conseguiria parar tranquilamente.
@@joaocavalcantesp me parece que esse do vídeo usa os motores JT15D-1A, de 1976, que tem reversores de empuxo sim. Foi lançado no mercado como Citation 1. Os CJ é que não possuem reverso, como o CJ1 que se acidentou em Ubatuba. No vídeo dá para ouvir a entrada do reverso.....
You tube recomendando o vídeo depois do acidente em Ubatuba! Belo video mostra o pouso sentido contrário ao do jato do acidente, e mesmo tocando na pista no começo utrapassou a area mínima! Ao contrário com a pista molhada só poderia acontecer o que aconteceu! Infelizmente o piloto se foi😢
Sim. E ele havia sido alertado anteriormente sobre a condição do tempo e pista molhada .
Piloto do interior nem olhou direito o plano de voo, e de repente nem conhecia o aerodromo de Ubatuba, mesma situação do acidente com a cantora Marília Mendonça, voo ao desconhecido pode ser arriscado.
É verdade mesmo amigo vi o vídeo do acidente de Ubatuba tmb, sou de Taubaté, lamentável mesmo imagina o desespero do piloto vendo que o avião estava muito embalado e a pista acabando hein, pois é rapaz e esse é o do mesmo modelo de aeronave hein e até que pousou bem né porque esse citation é muito rápido dupla turbina, tem um outro pouso tmb no TH-cam do comandante Galdino não sei se vc ja viu tmb, mais Graças ao bom Deus que vidas se salvaram né, mulher marido e dois filhos pela misericórdia de Deus, é qndo chega a hora como diz a palavra de Deus, ninguém sabe nem o dia e nem a hora, todos nós passaremos por isso um dia, por isso temos que ter uma esperança salvadora que é Jesus Cristo de Nazaré, assim que temos seguro de carro se bater der pt, assim é Jesus Cristo na nossa vida se morrermos com ele temos a vida eterna com ele e salvo amém, Deus abençõe sua vida meu querido e Jesus Cristo te ama muito e quer sua salvação viu amém
Parabéna pelo belo vídeo . Obrigado pelo passeio aéreo sobre Ubatuba . Morei no Lázaro ; mas ! Não tive essa oportunidade de ver A cidade maravilhosa do litoral norte de São Paulo. Por cima .
Ubatuba é lindo. Lindo voo e pouso !!
otima referencia. nao é brincadeira este aeroporto
Parece mais um porta aviões do que um aeroporto.
@@kalebehederlimasousa9235É um aeródromo. É pra aeronaves pequenas. 😊
Ubatuba é parte da nossa vivência aqui no Vale do Paraíba (Lorena), aviação por ter sido Comissário de Bordo na Varig por vinte anos até o fim da empresa. Ótimo vídeo!
Você é de Lorena-SP?
Pouso pela cabaceira 27, pelo Mar, pode-se usar toda a extensão.
Pouso pela cabeceira 09, pela Serra são 300 metros a menos de extensão.
Pra esse tipo de aeronave o piloto fez uma ótima escolha para o pouso.
Me fez lembrar de alguns voos que eu fiz de copiloto com o finado Cmte Marinho Muniz, no PT-LTI, Cit-500 também.
Esse pouso foi sentido mar para as montanhas usou quase toda pista. O que teve o acidente fez o pouso sentido montanha para o mar onde o Lito disse que só dá pra usar 560 metros dos 940 metros total da pista. No momento não podemos julgar ninguém até sair o relatório final do Cenipa
Lito????? O especialista que não é especialista?
@@caduguimaraesprecisa ser especialista de qual nível para interpretar as características e dimensões de um aeródromo?
@@fontanamatheusaeronáutico
Já eu acho que sobrou pista. Não vai atrás deste tal de Lito, a carreira dele foi como mecânico. Não tem experiência para tais análises.
Se quer canal bom de aviação tem o Branco Aviação www.youtube.com/@BrancoAviacao . Piloto de teste da Embraer e agente de segurança voo, formado pelo CENIPA, FAA, NTSB e USAF.
Nos EUA temos o www.youtube.com/@blancolirio , piloto comercial internacional ( acho que de 777 ) que faz analises de ocorrências aéreas do mundo todo.
Correto
Na pista do Aeroporto Gastão Madeira - SDUB -, administrado pela rede VOA é frequente a pista molhada, nada atípico, e este modelo de avião Citacion 525 v2008 é considerado muito seguro e até numa estrada ele pode aterrisar, mas infelizmente o piloto optou pela cabeceira 09, menos pista vamos dizer e cfe especialistas, é um piloto experiente!
Aos 5:35 minutos do vídeo vê-se a biruta ao lado esquerdo da pista: vento leve de través, o que possibilitou um pouso tranquilo pela 27, mas usou bastante pista.
Para mim o vento era de popa e por isso acho que foi um pouso um pouco arriscado.
@@Andremfonseca123virou barco agora?
@ Uai, ele não foi parar dentro d'água?
Que loucura, pouso perfeito com 2 metros de pista, e acaba em segundos, imagina pela cabeceira deslocada. Caramba.
Vindo do mar para o continente o piloto tem mais pista e fica mais seguro
Caramba esse avião passou dos 500 metros de pista para pousar e o jato que sofreu acidende hoje varou a pista. Possivelmente ele deu toque dentro da faixa da pista. E nao deu para parar.
E o pior, estava chovendo, pista molhada, e ainda fez o pouso em sentido contrário, o que reduziu sua pista.
@@hideochiba4703 Ele tentou algo que não deu certo, como visto obvio, tentou arremeter, pois se observar o reverso já estava fechado.
TGL fracassado
@@DataAnalyst1973esse tipo de avião não tem reverso!
@@kleberoliveira5576 O citation tem sim.
O jato que caiu, pousou sentido montanha mar, pista menor, e esse do vídeo ,sentido mar montanha, pista maior
ele usou toda pista
miro em Ubatuba
lindo vê esse pouso
Espetacular aproximação 👏👏
Excelente pouso ! Todavia, particularmente entendo que neste aeroporto não deveriam operar aviões a jato . Se o pouso tivesse sido feito na cabeceira contrária o comprimento da pista seria comparável ao de Lukla no Nepal, onde só operam aviões pequenos turbo hélice apropriados para pistas curtas e com tempo bom.
Concordo, esse aeroporto não deveria operar jatinhos, apenas aviões de hélices. Não há margem de tolerância, um pouso de jatinho pode ser feito, mas "espremendo" os limites das especificções. Talvez apenas em situações de emergência...
Não são os "aeroportos" (autoridades aeroportuarias e aeronáuticas) que determinam o que (tipo de avião), como e onde operar e sim os pilotos, que devem sopesar os riscos de suas decisões. Para isso eles são habilitados.@@RuiRosa-ut5pe
Eu achei que sobrou pista. E não sabe o quanto de freio foi aplicado no pouso do vídeo. Provavelmente pode usar bem menos pista, usou o que achou necessário poupando o equipamento.
Lukla pousa aviões para 21 pessoas e 7 toneladas de peso, a dificuldade lá é a atitude e as montanhas altas ao redor e o comprimento de pista é menor ( 527 m ) e como é comum é pistas em altitude, a pista é em rampa, para auxiliar na frenagem e na aceleração. Com grande número de voos e passageiros ( já teve quase 150 mil por ano )
Ou seja, em nada tem a ver com Ubatuba.
Quem dita se um aviao deve ou não operar em determinado aeroporto, nao é ser "jatinho" ou "teco-teco de helice", para isso existem as cartas de performance!. Até turno hélice pode varar, o Hércules é um turbo hélice, o Antonov AN-12 é um Turbo Hélice, não é assim que se fazem as restrições na aviação, por isso que emitir opiniões sem ter conhecimento, é complicado. Estimula outros leigos a pensarem como vc. E daí se cria uma corrente de desinformação.
Será que nas páginas de médicos, engenheiros, é assim tb..??
Aqui sempre pousou jatos, até maior que o citation, só para complementar..
Abs...
Nesse vídeo dá pra ver bem que ele cruza a cabeceira deslocada oposta ainda com bastante velocidade. Ou seja, no caso do jato acidentado, ainda que tenha tocado exatamente nos números da deslocada, como pista molhada, não daria para parar mesmo dentro dos limites da pista. Será que o piloto não calculou a perfórmance e pista necessária para para com chuva ? Talvez tenha negligenciado esses cálculos de parada. Por que não optou pelo pouso na 27 ? as respostas a essas perguntas os investigadores vão tentar obter.
Pouso incrível 👏👏🛩️🛩️👏👏🙏🙏
Pouso no lado correto, Da praia para pista.
E outra, pousando dessa forma, obpiloto viria mais baixo e utilisava mais a pista. Da montanha pra pista tem que vir com uma altitude maior , e o angulo de descida também fica mais alto em torno de 70 ° contra 30°. Que faz muita diferença em uma pista curta. Os entidos que me expliquem.
Muito legal, sempre pousei na outra cabeceira, pois a predominância do vento exige isso.
Pra jatos não dá, pista muito curta.
Você está totalmente enganado, comandante de araque. O vento predominante lá é do mar para o continente, portanto, a considerar o que você afirma, a decisão teria sido correta. Contudo, há ainda outros enganos em sua afirmação: o vento é predominante mas não imutável, pois se assim fosse, para que a biruta? Portanto, ao preparar o pouso, não apenas o vento deve ser determinante para decidir qual cabeceira usar, mas inúmeros outros fatores. Diante de tudo isso só posso dizer que jamais embarcaria no seu avião, se e quando você viesse a ser piloto.
Que pista curta. Pousou antes da área de toque (perfeito) e mesmo assim chegou perto do final.
pensei que ninguem pensou nisso isso prova que mesmo do outro lado não consiguiria evitaro recente acidente, mesmo tudo isso de pista ainda era muito curta pra ele
@@paulovitoreditorr Eu achei que sobrou pista. E não sabe o quanto de freio foi aplicado no pouso do vídeo. Provavelmente pode usar bem menos pista, usou o que achou necessário poupando o equipamento.
@@wallacemjr Sobrou pista porque pousou na pista 27, que não tem o problema da cabeceira deslocada e pode-se usar todo o comprimento da pista. Como se vê ao final da corrida após o pouso, ele passou bastante da cabeceira oposta, deslocada. Se este mesmo pouso tivesse sido pela 09, usando tanta pista quanto visto no vídeo, também teria se acidentado.
Sobrou pista. No final nem tava usando freio, só deixou rolar na pista.
@@coriscotupi o q ele quer dizer é q para fazer a comparação, precisariamos saber o quanto de freio foi aplicado no pouso do video, já q provavelmente ele não aplicou freio total, logo usou mais pista pq tinha disponivel e não o mínimo de pista necessária...
Excelente!!!
Brasileiro é bom mesmo, manja de carro, barco, avião, foguete, guerra,,, até de física quântica.
Tem que se levar em conta também a posição do vento.
Como leigo me pareceu uma aproximação e pouso bem tranquilos.
Visual maravilhoso, entretanto a pista é difícil, com restrições. Tempo aberto, em 40' (tempo de 1 voo) fecha. Plano sempre com mais de 1 alternativa.
Perfeito
Eu gostava muito de fazer essa aproximação no meu X Plane 11, era lindo demais, mas ainda não supera o voo real.
Por esse vídeo dá de perceber que o avião acidentado nunca conseguiria parar, com agravante da pista molhada.
Creio que depedendo da situaçao ao tocar a aeronave no solo ficaria dificil da aeronave arremete devido ao tamanho da pista
O cara com céu de brigadeiro desce na 27 e o outro com céu carregado nas serras prefere a 09 deslocada.
Tá provado que pilotos precisam ser tutoreados pelos donos das aeronaves, questionados sobre características e operação do aeródromo do destino para assim evitar barbeiragens.
Sabe como estava o vento na ocasião do acidente? Comentar depois que aconteceu é fácil demais.
Céu limpo não é um fator decisivo para um pouso ou decolagem, o que interessa é a direção do vento, não importa se o céu está limpo ou fechado. Os aviões procuram sempre pousar com vento de proa, em raríssimas vezes com vento de cauda e em caso de vento calmo, pode se optar qual cabeceira usar, só que ninguém mencionou a direção do vento no momento do acidente, além de que o aeródromo de Ubatuba não tem torre de controle e usa como referência o METAR do aeródromo de Taubaté, e por isso as condições podem estar diferentes em ambos os aeroportos...
Falou pouco e falou bobagem, muitas vezes os pilotos tomam decisões erradas por culpa dos próprios donos que colocam pressão e falam que querem chegar no destino não importa como. Se o piloto não aceita, vai pra rua
Num avião a jato, pelo peso, velocidade, etc, o ideal seria pousar sempre por essa cabeceira, levando-se em conta o vento predominante ser favorável, claro.
Ultimamente esse vídeo deve estar bombando 😎 !
Bons ventos comandante 👍
🙏🏻
Quem veio conferir o pouso depois do acidente em Ubatuba ?
Faz lembrar o Aeroporto de St Martin onde o pouso na praia passa raspando nos banhistas quase dando pra tocar e o pouso é feito na beira não próximo aos morros o que deveria ter sido feito pelo Citation 🏞🛬🏖🏝
Profissão ingrata do piloto
Prezado, a carreira de piloto tem seus desafios, mas "ingrata" talvez não seja a melhor palavra para descrevê-la. Pilotos geralmente são bem remunerados, especialmente em companhias aéreas comerciais. Ser piloto é uma profissão cheia de prestígio e emoção, mas também exige constante treinamento e uma enorme dedicação.
@@iolanda7290
E um grande prestígio!
Parabéns pela resposta!
❤️🛩️❤️
Ademir de São paulo Capital Amazonas boa tarde
Pousando da 09, só para mesmo dentro do mar 😞
A pista e curta ora jatinho ,pra operar nela tem que fazer uma aproximação bem feita pra tocar logo nos primeiros metros .
O avião que caiu demorou 10 segundo até a cabeceira final, esse do vídeo demorou 20 segundos até parar... Isso prova que ele veio forte entre 90 a 95 nós
Eu discordo que seja necessário aguardar o relatório do CENIPA para discernir, principalmente após ver este pouso na 27, que NÃO é possível pousar um jatinho utilizando a cabeceira 09 deslocada, sem varar a pista....
E você sabe como tava o vento no momento do pouso do avião acidentado? Agora fica muito fácil comentar.
Sim meretissimo
Piloto esperto pousou pela 27 , usando mais pista mas com segurança
Eu acho que pouso na cabeceira 27 é fácil né, apesar do risco de vento em polpa mas é compensado pela tranquilidade da rampa de aproximação, o lado complexo é na cabeceira 09, com a rampa de aproximação nada suave e ainda acaba sobrando 550 metros de pista para pouso, e se estiver sem vento de proa aumenta os riscos.
Esse avião é péssimo para pistas curtas: ele não tem spoilers, ele não tem reversores de motor ... Tem uma posicao de flap (quase 60 graus) que é acionada após o pouso pra servir de freio aerodinâmico, mas que na prática não reduz quase nada. Pro tipo de operação deles seria melhor um CITATION II .
Essa pista realmente é muito arriscado, fazer um pouso com um avião que tem que chegar um pouco mais veloz na final, um pouquinho que você passar do ponto de toque já não sobra mais pista para parar.
Quantas vezes pilotando você já pousou lá ?
Pouso bacana
Belíssimo pouso!
Mostra uma com aproximação pela outra cabeceira, 09, quando só tem metade de comprimento de pista!
Creio que a opção da cabeceira 09 teve a ver com visibilidade mesmo. Era um piloto mt experiente... 😢
Acho que a anv veio com muita energia pro pouso
Os pneus sofreram nesse toque 😢
Teria que ser sentido mar para as montanhas como falaram!!!
Se pousar no aeroporto de lukula/Everest da montanha sentido saída para o vale, vai dar ruim, escolha fatal😮😮😮😮
Ótimo Video
Pois é...que dá, dá! Rip aviador
.
Parou longe, imagina com a pista molhada😢
beleza de pouso....cmte.
A pista não é segura e o piloto q tem q se virar nos 30?
É um Xingu?
É um Cessna Citation 500.
Para esse tipo de aeronave vê-se que é um aeródromo q não permite o mínimo erro no pouso pela 09
O CENIPA deveria expedir relatórios a pequenos AERPORTOS que possuem pistas curtas para que não haja autorização de pousos legal e de segurança deste órgão por falta de segurança sob estas condições de pistas molhadas, o que é uma lacuna enorme de crasso erro e omissão para um órgão que deveria se preocupar com a presença de acidentes o que não ocorre nas regiões em determinados períodos do ano quando ocorre inúmeros acidentes aéreos pelo órgão fiscalizador ser leigo e omisso nestas ocorrências com probalidades reais de ocorrer tais acidentes.
Parece que passou do final e entrou pelo cascalho.
pra pousar aqui com vento tem que ser cirurgico senao vai parar na serra
O piloto do acidente escolheu uma pista sabidamente mais curta que a requerida para o tipo de aeronave. Não é impossível, mas acho muito difícil imaginar uma causa que não seja falha do piloto.
Imagina isso aí com chuva e neblina ..
Minha análise leiga do acidente:
1. Chuva, pista curta e molhada, pouca visibilidade de horizonte para uma eventual arremetida
2. Pista 09 sentido praia, mais curta pois me parece que tem cabeceira muito estendida, não se pode tocar o solo antes daquele ponto? Restando pouca pista pra freiar o avião (Situação: arremetida mais eminente com a vantagem de não ter morro, só o mar e vista livre pra subir)
3. Pista 27 sentido morro, mais longa pois pode usar a cabeceira estendida para freiar e taxiar no final (Situação: arremetida menos eminente porém, se necessário, neste dia teria pouca visibilidade dos obstáculos no horizonte).
4. Não sei se é o piloto quem toma a descisão de qual pista usar nestes tipos de aeroporto, acho que não tem torre. Se ficou a critério do piloto, qual pista usar com pista molhada, pouca visibilidade no horizonte, praia ou morro??
5. A velocidade final, não se sabe se ele acelerou pra subir na arremetida, ou a pista é tão curta e molhada reduziu muito a eficiência de frenagem. É similar ao acidente da TAM 3454, poucos segundos pra decidir se aposta na parada ou se desiste e sobe.
Na verdade não fica a critério do piloto em escolher qual cabeceira pousar ou decolar, mesmo não tendo torre de controle, o piloto é orientado pela biruta que encontra-se no aeródromo , ou seja, o vento que determina.
@@luisdonizetepereira4618 entendi, o pouso é contra o vento, e normalmente me parece que é sempre mar sentido morro
Teve a pista toda. No último acidente está semana a escolha da cabeceira foi errada mesmo. Que pena..
Se os aviões gravassem suas viagens on-line para um servidor ajudaria muito nas investigações como caso da Maria Medonca será porque fica inviável?Alguem ae para financiar o projeto?
Ue maria mendonca o aviao enroscou nos fios não sinalizados na aproximacao final não precisa de filmagem pra saber o que ocorreu o cabo ficou enrolado no motor.
*_As nuvens pequenas ao lado do avião mais parecem algodão doce_*
Dá pra ver que ele toca a cabeceira 27 e precisa de quase toda pista ...ou seja, é quase impossível aterrissar usando apenas os 560 metros úteis se usar a cabeceira 09...com chuva eu diria que é impossível.
Ate pra decolar, também precisa de praticamente toda a pista conforme se vê nesse filmagem qur fiz de um Phenon 100 em 2018.
th-cam.com/video/-vp0QWvhFHI/w-d-xo.htmlfeature=shared
Com todo respeito, pareceu um pouso mto duro so pra mim?
Pouso excelente.. seguro. Pista curtíssima.
O avião do acidente pousou e não diminuiu a velocidade...
Perfeito! Era o q o cesna q atravessou a avenida devia ter feito,infelizmente.😞
Como um piloto com tanta experiência acontece isso??!!!
Veio pelo mar e usou a pista toda. Se tivesse vindo pelas montanhas teria só meia pista
“Suave na Nave”. . .
Operação tranquila, nunca voei Citation, mas a turma diz que é igual ao Seneca, vem com 90 kt na final e pousa igualzinho. . .kkk
Ridícula essa pista de Ubatuba, por conta da cabeceira 09 muito deslocada, as “marcas de mil” praticamente se superpõem.
Aliás, foi o vento que demandou operar na 27, geralmente sempre é a oposta que está em uso.
Impressão minha, ou deu um power-off bem antes de cruzar a cabeceira?
Ainda bem que o “quinhentinho” tem reverso, ajuda bastante.
Abraço e bons vôos.
Essa era minha dúvida! Se tem reverso
Vento praticamente parado, dá pra notar a quase ausência de ondas e o biruta do lado esquerdo em 5:35.
Mas com um jato, me parece impossível pousar na 09, mesmo com vento de cauda os 380 metros a mais de pista na 27 são absolutamente necessários.
O CJ1 não tem reversores. É na unha mesmo.
@@Rafael-nq1ym
Concordando com tudo o que você escreveu.
Apenas um detalhe, sabe o motivo da cabeceira 09 ser deslocada?
Por conta dos obstáculos no entorno, e da regra da rampa de 3°.
Mas é prática recorrente, de quem é usuário de SDUB, você girar uma perna base bem “apertadinha”, usando a caixa d’água como referência, e depois fazer um ligeiro “duck under”, que seria aumentar a razão de descida por breves instantes, daí recuperar a rampa de 3° e pousar no início da 09, utilizando dessa forma, toda extensão da pista.
@@josemariadacostacoelhofilh3083 fico me perguntando se dá pra fazer essa manobra com um jato. Vi alguns vídeos de pouso em Ubatuba e todos os que encontrei com jatos, inclusive o Citation, preferiram a 27.
@
Provavelmente seja compulsório o pouso na 27, pela dinâmica do entorno do aeroporto, e também pela performance.
Só para contextualizar, na década de 60, a VASP chegou a operar com o DC-3 em Ubatuba.
E 20 anos depois, a Rio Sul, com o Bandeirante.
Finalizando, esse lance de cabeceira deslocada, é típico daqueles pilotos de escrivaninha, que pululam nos órgãos reguladores, e que adoram parametrizar absolutamente tudo, usando sempre uma mesma régua, e não se atentando para as características específicas de cada lugar.
Finalizando, ridículo as “Marcas de Mil” numa pista como a de Ubatuba.
Não tem o menor cabimento.
Aí você pega um novinho, que aprendeu na teoria que o ponto de toque é na “Marca de Mil”, e ele aproxima para a 09, com grande chance de virar notícia.
Prova cabal que foi falha humana no acidente de semana passada em Ubatuba.
Por este lado da pista é bem mais fácil. O acontecido foi na pista 09!
Nao teria que sobrevoar para ver a direção do vento na biruta antes de pousar
BOM , o assidente já aconteceu, comon sou leigo no assunto ,eu acharia que o piloto deveria ter pousado igual a esse do video. Teria uma área de escape maior caso o avião não parece em tempo hábil.
Incrível esse acidente...
Ele passou após a decolagem, na vertical da minha casa., Pois sou morador de Mineiros,e sabia q. Eles iam prá S.P.
Qdo. Fiquei sabendo do acidente em Ubatuba, parece um filme, q. Tento não acreditar 😢 Laércio PP .
Resumindo, o piloto apesar de herói, se arriscou demais.
😊😊
Muito similar a um pouso em porta aviões, não deveria ser permitido operações de jato numa pista com estas dimensões. Uma flutuada antes do toque já inviabiliza o pouso.
Mas se flutuar dá pra arremeter ainda.
realmente este voo foi no sentido contrario do voo que caiu e tempo bom, usou a pista quase toda e com mal tempo e das montanhas para o mar
Pouso além do final da pouso?! Pode isto?! Pode está aeronave pousar nesta pista?!
Sim, no pouso pela pista 27 pode prosseguir desacelerando além da cabeceira deslocada, sem problema algum.
O que não pode é: (1) pousar pela pista 09 e tocar antes da cabeceira deslocada; e (2) decolar da 27 usando pista além da cabeceira deslocada.
@@coriscotupiobrigado pelo esclarecimento
Meu que paulada kkkk
Tem que fazer uma caixa de brita no final dessa pista urgente .
Caixa de brita 😂😂😂😂😂
Faltou o piloto usar a reduzida...desceu desengatado e deu no que deu....
Vento de 02 kts naquele dia poderia ter pousado nessa pista....
Né !!!!
Esse ai posso ao contrário do que se acidentou, talvez se pousa igual esse ai não tivesse problema no pouso, acho que o piloto não conhecia o aeroporto de Ubatuba
Vi uma entrevista de um piloto amigo dele, que falou que ele já tinha pousado varias vezes em Ubatuba
@wallacemjr mais será que ele pouso em dia chuvoso naquela cabiceira 09
Pode observar que a pista não é muito adequada para este avião. Ele tocou bem na cabeçeira e usou quase ela inteira ecom tempo rasoavelmente bom.
Já eu acho que sobrou pista
Este aviao demonstra que se usar a pista oposta, vai dar ruim!!!!
Pousar sentido contrario (morros) usando so meua pista ainda molhada é impossível 😱🙏🙏
O vem vao ter de gente vendo esse vídeo pra realmente ter a noção de extensão de pista por causa do acidente de hoje, infelizmente teve que acontecer uma tragédia para autoridades tomarem devidas providências
Espere o Ceripa dar o parecer. Pode ter sido um pouso de emergência ou erro na decisão do piloto
@@cmtericardorik7475Só uma dúvida , o piloto do avião acidentado já tinha pousado alguma vez no aeródromo ?
@@RONALDOMISTERPLUSH Vi entrevista de um piloto amigo dele, diz que sim.
@@cmtericardorik7475 Se era emergência não faz circuito de tráfego para a 09, apenas pousa direto na 27, né não? E com mais de 50% de pista disponível para parar.
Pista muito curta. Com condicao de ventos fortes tudo fica muito arriscado. Talvez o prefeito possa convocar sua equipe para pensar numa solucao.
O aeródromo não é da prefeitura