Não sou muito de fazer comentários, mas acho que preciso dizer que me impressionei com a qualidade de conteúdo do canal. Acompanho já há algum tempo alguns canais gringos sobre trekking/backpacking UL (como, por exemplo, Kraig Adams e Darwin onthetrail), mas desconhecia seu canal até poucos dias. Encontrei aqui conteúdos excelentes, explicativos, objetivos e, como disse antes, de muita qualidade. De longe o melhor canal brasileiro que vi até agora. Minha esperança é que esse tipo de conteúdo (trekking e backpacking) cresça cada vez mais no Brasil e tenhamos uma malha e estrutura melhor de trilhas por aqui (não no sentido de trilhas com mais estrutura de pavimentação ou hospedarias, mas com mais facilidade de navegação e informação para os iniciantes), como vemos em outros países. Assim como estimular o mínimo impacto nas áreas naturais. Parabéns e sucesso com o canal!
@Fernando Borges Obrigado pelo apoio! Como o conteúdo trás uma visão nova em alguns aspectos, acaba não sendo aquele tipo de conteúdo que viraliza nas redes de montanhismo. Muitos canais usam o sensacionalismo para trazer curtidas também, não é o que eu faço aqui. Então esse canal costuma demorar para chegar nas pessoas. Também tento focar mais em conteúdo, didática e objetividade ao invés de quantidade (exatamente o que o algoritmo do youtube não quer). Com certeza seria mais fácil ligar a câmera na minha cara e ficar falando um monte de aleatoriedades, em 30 mim eu teria um vídeo pronto, mas eu levo muito mais tempo para produzir algo, muitas vezes são meses de reflexões e rascunhos. Mas seguimos produzindo conteúdo de forma independente (enquanto eu não cansar). Eu torço para que as marcas pequenas e artesanais locais se consolidem e produzam equipamentos dos mais variados tipos para esse mercado. Hoje as marcas importadas com seu marketing agressivo estão impedindo o surgimento do material local (e veja bem, me refiro ao material construído localmente por pessoas, e não importado com uma etiqueta nacional apenas), feitos por pessoas como nós (montanhistas). O surgimento das malhas de trilhas estão surgindo e talvez na próxima década já tenhamos travessias consolidadas. A REDE (Rede Brasileira de Trilhas) está trabalhando muito bem nisso. O mínimo impacto também acho que estamos evoluindo muito bem, hoje os farofeiros já mudaram de posição e viraram a exceção na maioria das trilhas. Abraços!
Seu conteúdo é fantástico, se você vendesse um curso completo eu realmente compraria, pois você realmente um know, experiência, detalhismo excepcional. De longe o canal de outdoor que eu mais gosto, pena que eu já zerei os vídeos, agora só posso rever para ver se deixei de pegar algo ou revisar
Muito bacana essa questao de redundancia, nunca parei para analisar todos os items dessa forma. Só as 2 garrafas de agua que mencionou que acho pouco, lembrando que 8h de caminhada o corpo gasta uma media de 3L de agua só no suor. E por incrivel que pareça, o perrengue mais comum em treeking de montanha é a falta de água.
Ah!!!!! Aqui no cerrado é assim!!!!! É um aprendizado!!!!! Isso nos faz refletir em muito sobre a rota, olhos d'água, riachos e sobre a análise das temporadas de seca ou das águas em um determinado trecho da região pretendida para trilha.
Legal essas informações.... coisas que não se dá importância as vezes, mas fundamental para que uma aventura tenha sucesso do início ao fim. Parabéns pelo conteúdo.👏👏
Uso as mesmas redundâncias. Tem peso que compensa levar por ser medida de segurança. No caso do carregador portátil tbm acho melhor levar 2 menores que um grande. Porque se um falhar tem o outro.
legal, li relato de pessoas q usam esse mesmo isolante a uma década. Incrível como dura. Mas um dia eu acordarei no chão, difícil escapar disso (o que eu aceitarei de bom grado, afinal, são mais de 100 noites dormindo bem).
Dicas muito valiosas. Obrigado por dividir essas experiências com a gente. Parabéns pelo vídeo e conteúdo! Meu isolante, por descuido, furou no primeiro uso. Depois disso, tomei mais cuidado para reduzir o risco. Como o uso de uma manta térmica fina e leve para evitar que algo no chão fure ele por exemplo. Abs.
Excelente. A manta (se tem alguma espessura) também deve servir como backup se for necessário, qual o peso da sua manta térmica fina? Esses dois isolantes que eu mostrei no vídeo reduzem o risco também (quando eu levo eles), além de não deixarem o isolante escorregar no piso da barraca, servirem para deitar fora da barraca e ver estrelas, comer deitado fora da barraca, isolamento do torso embaixo das roupas se for necessário, entre outros. Abçs.
@@graxaimcongelado eu uso a manta também. De 2mm ( polietileno aluminizado ou a esteira aluminizada do Aliexpress). Prefiro eles ao isolante de Eva porque são mais compactáveis. A manta eu cortei no formato do isolante de EVA, medindo 60x200 fica uns 60g, se deixar o tamanho exato do isolante inflável pesa menos.
@@kellyralphtrips legal, esse que eu uso (o mais leve) tem 3mm, bem fininho, consigo dobrar e deixar dentro da mochila no costado. isolante fora da mochila é muito ruim. tem o link do que você usa? sabe o peso e dimensões dele? abçs.
@@graxaimcongelado se não aparecer vou te mandar no Instagram os links. A manta eu comprei na shopee. Uso cortada na medida 60x200cm, fica uns 60g Se deixar no formato do isolante inflável pesa menos. Minha esteira aluminizada do Aliexpress mede 100x200cm, pesa 120g. Levo um ou outro dependendo da trilha.
eu adoraria ver um artigo fazendo todas as contas no fio do bigode com "revisão por pares" e publicado em revista que ñ fosse "caça níquel" 😂, mostrando os prós e contras, e no fim, mostrando o peso final do produto com parado a um NB10000. ate lá, eu usaria uma placa solar pra expedições muito longas. 😁
tomada é mais fácil de encontrar do que pilhas... meu celular e relógio não aceitam pilhas... no longo prazo é menos lixo... baterias de lítio (boas no frio) são mais caras... pilhas vazam... enfim... a vida é muito mais fácil com PB... Mas é essa é só minha opinião, né?
@@graxaimcongelado você fala que é sua opinião, mas é muito interessante seu ponto de vista, não tinha visto por esse lado, gostei muito da sua ideia. Sucesso pro canal irmão!!!!
Muita gente recomenda equipamentos a pilha, pois se uma bateria interna recarregável der problema, não tem solução no meio da trilha, mas eu tbm penso no aspecto do lixo gerado pelo uso de pilhas, dou valor a quem tem essa preocupação ambiental 👏👏👏
quer recomendação de algo mais em conta? o relógio dá pra substituir pelo amazfit 3 ou um etrex da garmin, o celular pode usar o seu mesmo, e o rastreador um spot gen 3 (se for necessário).
Olá. Vou fazer sim pra deixar mais fácil. Eu uso uma extensão dele também onde consigo fazer download de imagens de satélite do google para ver offline em alta resolução (grátis).
Salve. Assunto muito importante. Atualmente, para trilhas de até 5 dias uso dois Anker de 6000 mAh (248g) que juntos dão 42.000 Wh, e no caso geram mais energia que um único Anker de 10000 mAh (214g e 38000 Wh). Apesar dos dois pesarem um pouco a mais (34g) eu ganho na redundância. . Se for trilha de menos de 5 dias uso um Anker de 6000 mAh e um Duracell de 3330 mAh que dão juntos (197g) e pesam menos que um powerbank de 10000 mAh. Se for trilhas de mais de 5 dias faria a combinação de um Anker 10000 mAh com algum de 6000 mAh ou de 3330. Foi na minha primeira trilha solo, que eu notei a necessidade de ter um segundo powerbank. Apesar de levar carta/bússola, fiquei pensando e se o único powerbank que trouxe der problema?
Show em. Entendo que esse ganho com redundância compensa o peso a mais. Sempre deixo carga alta nos equipamentos e vou usando em paralelo os PB para nenhum chegar ao final enquanto o outro ainda está cheio.
Legal Graxaim! Cara, estava vendo um vídeo antigo sobre anorak, e vc cita arcterix e marmot. Existem opções de compra no Brasil? Já vi tb vc mencionar uma loja chamada Campsaver...entrei no site e diz que fazem entregas internacionais. Já comprou nesse site aqui do Brasil? Abraço!
Adoro sua forma de abordagem msm sendo detalhada não há redundância 😂👏👏👏
Obrigado por compartilhar seu conhecimento no assunto.
Melhor canal de trekking sem duvida nenhuma! Sucinto e objetivo! Parabens!
valeu Ronald
Todos meus equipamentos mostrados no vídeo: www.graxaimcongelado.com.br/
Não sou muito de fazer comentários, mas acho que preciso dizer que me impressionei com a qualidade de conteúdo do canal. Acompanho já há algum tempo alguns canais gringos sobre trekking/backpacking UL (como, por exemplo, Kraig Adams e Darwin onthetrail), mas desconhecia seu canal até poucos dias. Encontrei aqui conteúdos excelentes, explicativos, objetivos e, como disse antes, de muita qualidade. De longe o melhor canal brasileiro que vi até agora.
Minha esperança é que esse tipo de conteúdo (trekking e backpacking) cresça cada vez mais no Brasil e tenhamos uma malha e estrutura melhor de trilhas por aqui (não no sentido de trilhas com mais estrutura de pavimentação ou hospedarias, mas com mais facilidade de navegação e informação para os iniciantes), como vemos em outros países. Assim como estimular o mínimo impacto nas áreas naturais.
Parabéns e sucesso com o canal!
@Fernando Borges Obrigado pelo apoio! Como o conteúdo trás uma visão nova em alguns aspectos, acaba não sendo aquele tipo de conteúdo que viraliza nas redes de montanhismo. Muitos canais usam o sensacionalismo para trazer curtidas também, não é o que eu faço aqui. Então esse canal costuma demorar para chegar nas pessoas. Também tento focar mais em conteúdo, didática e objetividade ao invés de quantidade (exatamente o que o algoritmo do youtube não quer). Com certeza seria mais fácil ligar a câmera na minha cara e ficar falando um monte de aleatoriedades, em 30 mim eu teria um vídeo pronto, mas eu levo muito mais tempo para produzir algo, muitas vezes são meses de reflexões e rascunhos.
Mas seguimos produzindo conteúdo de forma independente (enquanto eu não cansar). Eu torço para que as marcas pequenas e artesanais locais se consolidem e produzam equipamentos dos mais variados tipos para esse mercado. Hoje as marcas importadas com seu marketing agressivo estão impedindo o surgimento do material local (e veja bem, me refiro ao material construído localmente por pessoas, e não importado com uma etiqueta nacional apenas), feitos por pessoas como nós (montanhistas).
O surgimento das malhas de trilhas estão surgindo e talvez na próxima década já tenhamos travessias consolidadas. A REDE (Rede Brasileira de Trilhas) está trabalhando muito bem nisso. O mínimo impacto também acho que estamos evoluindo muito bem, hoje os farofeiros já mudaram de posição e viraram a exceção na maioria das trilhas.
Abraços!
Muito legal! Eu sempre levo um Kit de Backup de segurança! Gratidão
Que interessante! Pensarei melhor nas redundâncias, graças a esse vídeo. Valeu!
Seu conteúdo é fantástico, se você vendesse um curso completo eu realmente compraria, pois você realmente um know, experiência, detalhismo excepcional. De longe o canal de outdoor que eu mais gosto, pena que eu já zerei os vídeos, agora só posso rever para ver se deixei de pegar algo ou revisar
ótima matéria
Top
👍
Cada vídeo uma aula, aprendendo muito,👍👍
obrigado a audiência
Muito bacana essa questao de redundancia, nunca parei para analisar todos os items dessa forma. Só as 2 garrafas de agua que mencionou que acho pouco, lembrando que 8h de caminhada o corpo gasta uma media de 3L de agua só no suor. E por incrivel que pareça, o perrengue mais comum em treeking de montanha é a falta de água.
basta pegar água nos riachos.
Ah!!!!! Aqui no cerrado é assim!!!!! É um aprendizado!!!!!
Isso nos faz refletir em muito sobre a rota, olhos d'água, riachos e sobre a análise das temporadas de seca ou das águas em um determinado trecho da região pretendida para trilha.
Sempre uma aula. Parabéns.
valeu fera!
Didático como sempre! E bastante preciso nos itens que demandam redundância.
valeu mestre!
Parabéns !!!
Essas informações são preciosas .... a todos os praticantes de esportes ao ar livre !!!!
Abraço Prof. G
Valeu a audiência mestre!
Legal essas informações.... coisas que não se dá importância as vezes, mas fundamental para que uma aventura tenha sucesso do início ao fim. Parabéns pelo conteúdo.👏👏
Isso aí, um kit bem planejado garante o sucesso da empreitada. Abraços
Vou comentar penas para engajamento do vídeo, pois não tenho nada para acrescentar. Excelente vídeo.
valeu!! 👍👍
Coloca um silver tape no ponto vermelho, Pronto 100%.
Brincadeira, parabéns pelo conteúdo fantástico novamente! Abd
👍
Faz mais vídeos irmão, seu canal é muito bom.
é trabalho voluntário, praticamente sem retorno financeiro, ñ tem como fazer muito ñ.
Cara muito legal seu canal! Já estou seguindo
🤘🤘🤘
Genial como sempre!
valeu fera
Ótimo este tema, vou rever meus procedimentos neste quesito, pois não são muito corretos. Mais uma vez obrigado.
👍👍👍
Boaaa
👍
Ótimo contar com suas dicas🙏🙏
👍
👏🏻👏🏻👏🏻
valeu
O meu isolante inflável da Camp furou em casa e levei horas pra achar o furo.
Imagina se fosse no campo?
Já descartei e vou comprar um normal...
é que comprou um isolante ruim.. tenta usar um ccf embaixo, ajuda. Saudações.
Parabéns nobre guerreiro pelo seu trabalho curto muito esse tipo de conteúdos e fora o aprendizado selva irmão do mato
obrigado pela audiência
Muito bom! Baita aula !!
dale
Uso as mesmas redundâncias.
Tem peso que compensa levar por ser medida de segurança.
No caso do carregador portátil tbm acho melhor levar 2 menores que um grande. Porque se um falhar tem o outro.
Show. Ficar sem bateria não dá. Essa última trip eu levei 3 PB de 10.000, pois como tava gravando precisava de mais energia.
@@graxaimcongelado tá certíssimo. Ficar sem bateria dependendo da situação complica muito a vida.
E o isolante tbm.
Muito bom! Como sempre!
Dale
Nota: tenho o mesmo isolante. Furou na primeira trilha. Arrumei quando cheguei (seamglue) e nunca mais tive problemas. Mais de 100 noites desde então.
legal, li relato de pessoas q usam esse mesmo isolante a uma década. Incrível como dura. Mas um dia eu acordarei no chão, difícil escapar disso (o que eu aceitarei de bom grado, afinal, são mais de 100 noites dormindo bem).
Muito bom seu conteúdo, continue sempre!
valeu
Dicas muito valiosas. Obrigado por dividir essas experiências com a gente. Parabéns pelo vídeo e conteúdo!
Meu isolante, por descuido, furou no primeiro uso. Depois disso, tomei mais cuidado para reduzir o risco. Como o uso de uma manta térmica fina e leve para evitar que algo no chão fure ele por exemplo.
Abs.
Excelente. A manta (se tem alguma espessura) também deve servir como backup se for necessário, qual o peso da sua manta térmica fina? Esses dois isolantes que eu mostrei no vídeo reduzem o risco também (quando eu levo eles), além de não deixarem o isolante escorregar no piso da barraca, servirem para deitar fora da barraca e ver estrelas, comer deitado fora da barraca, isolamento do torso embaixo das roupas se for necessário, entre outros. Abçs.
@@graxaimcongelado eu uso a manta também. De 2mm ( polietileno aluminizado ou a esteira aluminizada do Aliexpress).
Prefiro eles ao isolante de Eva porque são mais compactáveis.
A manta eu cortei no formato do isolante de EVA, medindo 60x200 fica uns 60g, se deixar o tamanho exato do isolante inflável pesa menos.
@@kellyralphtrips legal, esse que eu uso (o mais leve) tem 3mm, bem fininho, consigo dobrar e deixar dentro da mochila no costado. isolante fora da mochila é muito ruim.
tem o link do que você usa? sabe o peso e dimensões dele? abçs.
@@graxaimcongelado fiz um comentário com os links e não tá aparecendo pra mim kkkkkkkkkkkkkkk
Tá aparecendo pra ti?
@@graxaimcongelado se não aparecer vou te mandar no Instagram os links.
A manta eu comprei na shopee. Uso cortada na medida 60x200cm, fica uns 60g
Se deixar no formato do isolante inflável pesa menos.
Minha esteira aluminizada do Aliexpress mede 100x200cm, pesa 120g.
Levo um ou outro dependendo da trilha.
Viva a bica de água mais isolada da floresta mais intocada!
Sobre o sistema de energia:
Será que os mini geradores eólicos do aliexpress funcionariam para carregar um power-bank?
eu adoraria ver um artigo fazendo todas as contas no fio do bigode com "revisão por pares" e publicado em revista que ñ fosse "caça níquel" 😂, mostrando os prós e contras, e no fim, mostrando o peso final do produto com parado a um NB10000.
ate lá, eu usaria uma placa solar pra expedições muito longas. 😁
Por que você não gosta de usar pilhas?
tomada é mais fácil de encontrar do que pilhas... meu celular e relógio não aceitam pilhas... no longo prazo é menos lixo... baterias de lítio (boas no frio) são mais caras... pilhas vazam... enfim... a vida é muito mais fácil com PB...
Mas é essa é só minha opinião, né?
@@graxaimcongelado você fala que é sua opinião, mas é muito interessante seu ponto de vista, não tinha visto por esse lado, gostei muito da sua ideia.
Sucesso pro canal irmão!!!!
Muita gente recomenda equipamentos a pilha, pois se uma bateria interna recarregável der problema, não tem solução no meio da trilha, mas eu tbm penso no aspecto do lixo gerado pelo uso de pilhas, dou valor a quem tem essa preocupação ambiental 👏👏👏
Melhor canal do Brasil de Trekking, faz uns vídeos sobre orientação com mapa!
Mapa é bom ter como backup, pra navegar é só por diversão mesmo. Mas um dia eu faço. Abçs
só o que vc usa para navegação, vale mais do que todo o meu set de equipamentos. O.o
quer recomendação de algo mais em conta? o relógio dá pra substituir pelo amazfit 3 ou um etrex da garmin, o celular pode usar o seu mesmo, e o rastreador um spot gen 3 (se for necessário).
Olá. Qual Locus App você usa ? Ao pesquisar na Play Store aparecem vários .... Obrigado por mais um vídeo muito útil!
Olá. Vou fazer sim pra deixar mais fácil. Eu uso uma extensão dele também onde consigo fazer download de imagens de satélite do google para ver offline em alta resolução (grátis).
Salve. Assunto muito importante.
Atualmente, para trilhas de até 5 dias uso dois Anker de 6000 mAh (248g) que juntos dão 42.000 Wh, e no caso geram mais energia que um único Anker de 10000 mAh (214g e 38000 Wh). Apesar dos dois pesarem um pouco a mais (34g) eu ganho na redundância. .
Se for trilha de menos de 5 dias uso um Anker de 6000 mAh e um Duracell de 3330 mAh que dão juntos (197g) e pesam menos que um powerbank de 10000 mAh.
Se for trilhas de mais de 5 dias faria a combinação de um Anker 10000 mAh com algum de 6000 mAh ou de 3330.
Foi na minha primeira trilha solo, que eu notei a necessidade de ter um segundo powerbank. Apesar de levar carta/bússola, fiquei pensando e se o único powerbank que trouxe der problema?
Show em. Entendo que esse ganho com redundância compensa o peso a mais. Sempre deixo carga alta nos equipamentos e vou usando em paralelo os PB para nenhum chegar ao final enquanto o outro ainda está cheio.
@@graxaimcongelado verdade. Por isso que a solução que você falou (2 Nitecore NB10000) seria mais eficiente mesmo. Abraços.
Eu comprei um powerbank de 20.000 mAh, pesadíssimo, mais de 500g, e vendo agora o vídeo, me dou conta que era melhor ter comprado 2 de 10.000… 🤡
Fala, amigo, qual o powerbank vc usa? o link do teu site nao abre mais para o powerbank
@@gustavoivo3555 vou arrumar essa semana
Legal Graxaim! Cara, estava vendo um vídeo antigo sobre anorak, e vc cita arcterix e marmot. Existem opções de compra no Brasil? Já vi tb vc mencionar uma loja chamada Campsaver...entrei no site e diz que fazem entregas internacionais. Já comprou nesse site aqui do Brasil? Abraço!
Nunca comprei direto do site deles pro BR. Acho melhor usar redirecionadores com o Shopfans ou Shipito.
Silvertape e WD40 reslvem 99% dos problemas..🤣🤣🤣
infelizmente não resolve uma lanterna quebrada. bem comum nos dias de hj
@@graxaimcongelado é o 1% restante...
first
dale
@@graxaimcongelado quantos ml's o recipiente de hidrosteril do vídeo?
@@igorstrauss7335 3ml