Meus equipamentos: www.graxaimcongelado.com.br/ Salve! 56% das visualizações são de pessoas que não estão inscritas. Quem sabe você se INSCREVE e ATIVA AS NOTIFICAÇÕES para apoiar esse canal independente? Obrigado!
Vídeo com abordagem interessante, mas não senti tanta imparcialidade assim. Os comentários das vantagens pró tênis foram mais "entusiasmados" e me passaram certo tendencionismo, mesmo colocando os pontos positivos das botas por segundo e como um certo "contraponto", o que poderia deixar a impressão final ao desatento de que botas são "melhores opções". Na minha opinião, os pontos positivos citados para as botas têm um peso de avaliação que, para muitos tipos de uso (ex quem não vadeia e faz mais terreno rochoso) é muito superior ao CONJUNTO TODO de itens pró tênis. De algum modo o vídeo específica isso, mas meio sem frisar. Trabalhei 8 anos a campo em monitoramento ambiental de Parque Eólico na região da divisa-fronteira com o Uruguai (por vezes dentro do território uruguaio), em clima bastante frio, ventoso (por óbvio), em terreno rochoso e campestre, com áreas úmidas também e arroios, fazendo em torno de 18km dia para revisar áreas de estudo e afirmo que nessas situações qualquer tênis "de trilha" inviabilizaria o bem estar. SE o usuário não gosta ou não vai praticar trilha com qualquer tipo de vadeio (meu perfil), já não tem muito o que pensar, bota é a melhor opção. Acrescido a isso, se for percorrer terreno rochoso e/ou íngreme, e regiões frias (como aqui no RS agora), as coisas só pioram no quesito escolha de tênis. Tenho experiência também em tênis respiráveis, e utilizei bastante (esse bastante é quilometragem mesmo e não período) tênis do tipo Speed Cross, inclusive na prova TTT, Travessia Torres-Tramandaí (orla seca e orla molhada), sendo que em duas opções usei esse tipo de calçado, numa oportunidade um Salomon Speed Cross e noutra um Asics da mesma linha e foram menos performáticos (principalmente em escoamento de água e leveza) que um tênis Adidas normal de corrida que usei na terceira vez que fiz essa prova. Enfim, como o vídeo diz, uma opção bastante abrangente e versátil seria a utilização de tênis com perfil bota (ou bota com perfil tênis), os quais já tive também e atendem bem aos quesitos de conforto geral, equilíbrio de peso, impermeabilidade, proteção, isolamento a temperaturas frias, solados tanto confortáveis para caminhadas longas como uso em áreas de trânsito lento e inclinado de rochas, etc....
@rodrigodamiani7909 esse é um canal pra quem anda diversos dias o dia todo. e a opinião é relacionada a isso. nao sobre trabalhar um dia no campo ou fazer uma prova de corrida. e o feedback que recebo é unânime: quem foi pro tênis nunca mais voltou pra bota.
@@graxaimcongelado Na descrição do canal a informação é que ele tem o intuito em auxiliar na escolha de equipamentos para pessoas que fazem trilhas longas, com foco em não levar material "desnecessário". Não fala que é específico para quem anda vários dias o dia todo (exagero esse o dia todo). De qualquer modo, creio que em trabalho (no MEU caso citado, 8 anos, campanhas inicialmente de 6, 8 e depois 12 dias - não sei onde leste 1 dia) usando materiais dedicados a outdoor é o local onde você os testa no rigor, bastante diferente de em passeios, muitas vezes com teor contemplativo, mesmo que longos e duradouros (não estou dizendo que é o seu caso, está óbvio que não é, mas garanto que de muitos inscritos sim). A prova citada tem 82 km (81,400) e é um bom parâmetro para testar material, embora seja uma situação específica, e quando feita três vezes em anos consecutivos o comparativo entre os materiais fica bem justo, vamos dizer assim. Quanto aos feedbacks que recebe, se forem dos inscritos está bastante explicado, pois em uma breve incursão randômica nos comentários de teus vídeos, percebi que tens o hábito de não concordar e rechaçar opiniões contrárias ou sugestões, quando muito se colocando a disposição para conhecer ou testar algo que lhe parece novo (naquilo que observei, repito), o que deve afastar audaciosos, como eu rsrs, de emitir opinião contrária. Conheci o canal ontem, após digitar busca sobre um assunto e o vídeo aparecer na listagem. Curti o formato didático (principalmente usando imagens para ilustrar o que se fala) e embasado em pesquisa ampla (sim, se nota). Vou seguir consumindo e dando o devido desconto nas nuances onde se percebem indicações influenciadas pelo quesito preferência pessoal. O tema "escolhas minimalistas", (como o caso de abrir mão de coisas como uma lâmina de razoável tamanho) por si só é algo que não curto, mas a pesquisa envolvida, filtragem de materiais e algumas sugestões de praticidade em organização são bastante úteis pra qualquer público apreciador de atividades a campo e lhe congratulo por isso.
@@rodrigodamiani7909 não sei qual é sua atividade, se dorme em barraca no trabalho.. se usa 4x4 de apoio, se faz e carrega sua comida por múltiplos dias. normalmente qd envolve trabalho de campo as coisas são fáceis, ngm ia expor um trabalhador ao risco, né? Trilha de longo curso por múltiplos dias levando tudo costuma ser bem exigente. Te convido a atravessar os aparados de uma ponta a outra, depois você me conta se foi passeio e como a bota se comportou. Saudações
1:41 😍 eu pedalava (não me considero ciclista) antes de conhecer o hiking, assim que o descobri me apaixonei, ir para trilhar e ficar o dia todo fora caminhando pela natureza não tem preço. Já comecei a investir comprando roupas adequadas para tal, e embora as faturas do cartão vão demorar um pouco para acabar, me sinto extremamente satisfeito e feliz com a vida que me foi proporcionada através do prazer desse esporte.
Oie! Você tem dica de tenis que seja ok pra pedalar e também pra fazer trilha? Também não sou ciclista mas pedalo.. As vezes faço cicloviagem... tô caçando um tênis multiaventuras rs multiatividades....
Melhor vídeo que encontrei sobre o assunto. Eu era um defensor das botas para trilha, mas nunca encontrei uma que trouxesse conforto, toda bota que eu comprava f*odia com meus dedos. Até que um dia eu esqueci de levar minhas botas para uma trilha e tive que comprar um par de tênis... Nunca mais quero saber de botas.
Parabéns Seu Graxaim Congelado! Seu canal é o melhor sobre assuntos de trilhas etc de todos os tempos em língua galego-portuguesa. Gostei de sua dialética e estilo de narrativa. Parece um trailler de um filme: envolvente do começo até o fim. Parece que estou dentro do vídeo. Muita informação valiosa, valiosíssimas... Posso afirmar que algumas coisas aqui pra mim é como se eu estivesse descobrindo o Caminho das Índias! Você consegue ser técnico sem ser maçante; espontâneo e despojado sem perder a seriedade; objetivo e conciso sem perder precisão. Sincero e honesto demais(?!) num mundo vendido e corrupto onde todo mundo tem uma marca pra chamar de sua... Sou da Bahia. Já morei na Chapada Diamantina. Já fiz muitas trilhas e hoje faço menos do que gostaria. Tive alguns contratempos de saúde e estava pesquisando sobre como diminuir o peso de equipamentos, novas técnicas, dicas de comida etc pra voltar a caminhar e onde vim parar? Graxaim Congelado! Quem diria que um canal com um nome de uma raposa gourmet fosse tão incrível! O que eu posso fazer pra tu voltar a fazer mais vídeos? De novo: parabéns!
Troquei bota por tenis de trilha ano passado e adorei, não volto mais para essa vida. Estou usando o tenis da Asics, o Fuji Trabuco 8, excelente solado, me passou muito mais segurança que minha bota antiga. Unica critica é que o toe box não é largo (que seria minha preferência, tenho joanete) mas tbm não chega a apertar. 100% satisfeita
Tava esperando esse vídeo, muito bom e informativo!!! Ano passado comecei a mudar meu mindset com relação a utilização de tênis nas trilhas, sempre fui um defensor das botas kkkkkk sempre bom desmitificar assuntos como esse
Vi vídeo pessoal exército fazem longas marchas,eles selam pé com minancora colocam meia fina e depois meia mais grossa evitar bolhas,nas paradas fazem troca,depois voltam quartel usam permanganato potássio deixam pé molho tratar pés pequenos ferimentos,eu uso bota construção com membrana sistema funciona nunca mais tive bolhas,bota proteja mais contra torções e perfurações prefiro bota.
Esse vídeo abriu meus olhos para questões que eu tinha, mas não tinha tempo o suficiente pra provar as teorias e o que você falou sobre durabilidade e questões quanto a molhar os pés e proteções eu não poderia concordar mais. Ótimo vídeo.
Eu não sei quantas vezes fiz a travessia Petrópolis-teresopolis... A maioria das vezes fiz de bota, mas ao menos 3 vezes eu fiz de tênis, e realmente é menos cansativo! Mas é importante que o tênis não atrapalhe a estabilidade do tornozelo... A primeira vez que usei tênis era um snake com sola estreita, horrível, terminei a travessia com os tornozelos em frangalhos... Troquei essa sola por outra do mesmo fabricante mas de outro modelo, mais larga no calcanhar, e usei o tênis até o cabedal se desfazer... Se comportou maravilhosamente na travessia. E na última vez que fiz (há mais de 10 anos) usei um salomon speed cross... O melhor de todos.
Boa noite meu amigo! Seu comentário foi muito útil para a minha pesquisa, pois vou fazer essa mesma travessia no mês de Agosto. Como eu gosto de correr também, pensei em comprar um Olympikus Corre Trilha, (pois ele teria utilidade em corridas tbm). Porém, estou na dúvida se ele ficará confortável nessa travessia de Petrópolis X Teresópolis, já que são 3 dias de caminhada. Vc poderia me ajudar por gentileza? Com alguma dica sobre o tênis mais indicado. Obrigado!!!
@@lucasribeiro501 difícil falar... Nunca vi esse tênis citado em mãos. Não curto muito essas solas "em arco", sou meio Neanderthal e acho que o tênis NÃO pode interferir na biomecânica da pisada. Eu usaria um com sola com alguns cravos, bem ajustado no calcanhar (pra não cair nada dentro) e de preferência num material que pudesse secar... E leva mais meias, pelo menos uns 3 pares! O Salomon que eu usei tinha a sola mais lisa, mas em tempo seco se comportou muito bem.
Ótimo vídeo!! Me considero iniciante nas atividades outdoor, e inevitavelmente caí no "lobby" das botas de trilha. A proteção do tornozelo quando submetido ao peso da cargueira é um forte argumento. Mas recentemente, encorajado pelas discussões do grupo Montanhismo Ultraleve, fiz a Travessia Cassino-Barra do Chuí usando tênis e mesmo com a carga elevada que esta travessia exige, não senti nenhuma fragilidade ou insegurança no tornozelo. Certamente vou migrar para o uso do tênis. Abraços!
Belo relato, do tipo que mais contribui para a discussão aqui do canal. Quanto mais usar o tênis, melhor fica a propriocepção e melhor é o fortalecimento do sistema todo que protege o tornozelo. Abçs.
O tipo de terreno das trilhas, tempo de caminhada e ambientes são fatores que pesam na hora de decidir. O mercado já vem oferencendo botas mais leves tornando-as mais versáteis. Para trilhas mais "sujas" tenho usado a Bota Salomon OUTline Mid GTX que tem o custo/beneficio bem interessante. Mas ainda é mais pesada que qqer tênis e a eficiência dessas tais membranas sao mesmo uma lenda em nosso clima tropical, estou mesmo pensado em migrar para um tênis dry. Mas, Fabio e Seu Congelado, deixo uma pergunta: no caso de terrenos arenosos como os enfrentados em uma Travessia como Cassino-Barra do Chuí uma bota leve ainda nao seria melhor, ja que o cano alto ajustado sob a calça
Era contrário a tênis de corrida na trilha, mas esse vídeo me fez repensar sobre o assunto. Parabéns pelo conteúdo gerado! Tua experiência e o conhecimento que você traz, são de grande valor.
Excelente vídeo! Outros dois pontos contra a bota impermeável, que já ocorreram comigo, é que chuva pesada acaba entrando na bota e não saindo. E mato molhado enxarca as meias e ocorre o mesmo, a água entra e não sai! Parabéns pelo trabalho!
Essa primeira eu citei, sempre que entra, não sai, cansei de ter que torcer a palmilha no passado. Sobre a meia e o mato molhado, bem observado! Obrigado pela audiência!
Parabéns pelo vídeo. Sempre apresentando bons fundamentos e não apenas achismo. Já aposentei minha bota impermeável e continuo na busca pelo tênis ideal.
Eu tenho tênis e bota, tenho bota de "trekking" e recomendação "hikking", e ao longo do tempo, já tive entre umas 10 botas, e uns 5 tênis de trekking, trail running , seja lá como dizem kkkk, suas observações são ótimas, tudo realmente vai depender de uso, experiência, boas meias, conforto e leveza, tenho bota de 684 gramas o par, considerado leve, porém depois que o solado dela deu uma cedida, eu não curto mais ela, pois perdeu uns 30% do conforto, mas colocando uma palmilha um pouco mais confortável ela já vai bem, e tenho bota que é pesada mas nos pés o conforto é incrível. Não existe regra, você achou seu melhor calçado para o seu estilo de esporte. Mas acho que o seu vídeo é mais pra galera não cair em papo de vendedor, e fazer seus experimentos. Sem contar as diversas marcas que existem.
vídeo super detalhista e bem técnico, curti bastante teu ponto de vista e argumentos pelo tênis. tá na hora de trocar minha bota, vou testar um tênis de corrida agora. tem alguma dica de marcas e modelos?
Vídeo muito bom! Bem explicativo. Muito boa opção a utilização de tênis de corrida para terrenos pouco acidentados, ou que envolvam atravessar rios, por não precisar de tirar do pé. Por outro lado, em terrenos mais acidentados, com rochas que envolvam escalaminhadas, trepa pedra e trechos mais íngremes, a resistência e aderência da bota são essenciais tabém... E vale lembrar que tem muita bota confortável por aí! Pra quem não conhece, indico demais a marca Vento
Buenas!! Existem tênis com boa resistência também, os meus não são dos mais resistentes, têm durado 800km mais ou menos até rasgar nas laterais. A aderência pode ser a mesma na bota ou no tênis, depende mais do solado mesmo. Eu tenho usado tênis até nos terrenos mais acidentados e exploratórias. As da marca Vento nunca usei, sempre achei grandes demais. Mas melhor as deles do que as importadas TNF. Abraços.
Muito interessante... gostei dos pontos abordados... estava pensando em adquiri uma bota nova... agora vou dar um olha com calma no modelo de tenis de cano alto da salomon que voce postou.. Obrigado por compartilhar essa experiencia.
Essa que eu postei é respirável. Vai secar mais fácil, mas nunca tão rápido como um tênis de corrida de trilha. Mas claro, não existe regra. Acho que o local/tempo/distância das trilhas que você faz pode requerer soluções diferentes.
Excelente conteúdo. Tbm prefiro tênis por todos quesitos levantado. Estou usando um Tênis: The North Face Ultra Endurance e me apaixonei. Tenho 3. Dois gastos e um mais novo. Uso uma tornozeleira pra não virar o pé. E juntando tudo, ainda assim é muito leve e confortável pra caminhar. Minha próxima investida será o tênis altra. Vc tbm gosta dessa marca, né? Pouca gente no Brasil conhece. Mais uma vez parabéns por nos ajudar com tanta sabedoria.
O Altra é bem popular. Eu to no meu segundo Lone Peak, é o mais barato da linha deles. Tomara que tragam pro BR né, facilitaria nossa vida. Obrigado pela audiência. Abraços!
Entendo todas as vantagens do tênis sobre as botas, mas minha experiência com tênis foi ficar dois dias completos com os pés molhados. Os calçados não secaram, pois o tempo estava úmido. Hoje, por recomendação de ortopedista, após acidentes, devo usar em terrenos não urbanos algo mais estruturado. Uma bota leve da Décathlon tem me servido bem, e é impermeável. Parabéns pelo canal, e gostaria de ver mais análises sobre produtos disponíveis no Brasil, sem precisar importar.
@graxaim, eu uso a bota quando estou com muito peso. Em regiões quentes e de praia, como Ilha Grande, Juatinga e Mamangua usei o Salomon Aquanphib 4 que se mostrou excelente. Inclusive sem meia, quando a trilha atravessava o mar ou mangues. Só alegria !
Cara parabéns pelo canal sempre trazendo novas perspectivas e pontos de vistas diversos que nos fazem pensar fora das gdes mídias que sempre , batem na mesma tecla, já vi TB tênis de trilha com maior aderência que TB são boas opções , como da quechua ou terrex da Adidas, a opção pode ser uma tornozeleira para quem tem mais propensão a torsoes
Show. Sem dúvida. Tenho lido uns artigos ultimamente sobre calçado pra basquete nos USA, todos artigos vão em direção a mesma conclusão: cano alto não protege o tornozelo.
Esse vai gerar polêmica! 😄 Baita explicação como sempre! Adicionaria uma dica para quem quiser testar o tênis na trilha, opte por um calçado mais folgado pois os pés costumam inchar. Vale aquele mesmo conselho que falam para as botas, compre pelo menos um número maior.
Eu não me adapto a usar um número maior, pois os pés ficam "sambando" dentro do calçado e me causam um transtorno principalmente em descidas, além de aumentar o espaço de atrito. Eu experimento com as meias que vou usar e compro o que ficar confortável. Meus pés não incham tanto, mas quando ocorre, eu resolvo afrouxando os cadarços.
Salve Graxaim! Suas observações sempre são necessárias para enriquecer nosso conhecimento e por quebrar os paradigmas existentes. Até "modinha" na Trilha ja estamos habituados a ver. E vejo você usando 3F, Lanshan, etc. Um BARATO. Nossa gratidão por compartilhar. ABC
Que beleza! Eu tbm me sinto melhor com tênis, tenho melhor rendimento em trilhas longas e mais conforto. :)) Adorei o vídeo e aliviada por não ser a única!! Haha
Uma alternativa interessante seria a ressola que a marca Vento oferece em seu site, mesmo para calçados de outras marcas, seria possível pôr o solado original Carbom Grip que é de uma bota e ainda uma customização pondo a biqueira por exemplo e optando por costurar o solado ao invés de colar, já que a impermeabilização não é o foco e a costura aumenta a durabilidade, isso tudo num tênis já usado com sola gasta, mas ainda boa estrutura.
nesses tênis de corrida de corrida de trilha o cabedal acaba junto com a sola. então ñ tem muito oq fazer muitas vezes. o meu dura uns 800km de trilha (trilha exclusivamente, pois muita gente diz q ñ dura e usa no dia a dia tbm, daí ñ vai durar mesmo)
Curti, comentei e me inscrevi no canal. Muito bom o vídeo, bastante esclarecedor. Você teria dicas (ou tem algum vídeo já) sobre os melhores tênis de corrida de trilha que encontramos no Brasil?
olá, valeu, tênis é algo complicado, os pés das pessoas varias muitos, desde os dedos até a largura, o melhor é provar em loja pra garantir q tem espaço. um popular lá fora e q tem aqui é o hoka one one, dizem q é bem largo na frente e bom, mas nunca usei, e aqui custa bem caro. abçs.
Sempre tive problemas com botas em trilhas. A última trilha de 1 dia, acabei machucando o pé e durou dois meses para sarar, pelo uso da bota. Grato pela dica.
Parabéns pelo vídeo! Faço trilhas de todos os tipos desde adolescente. E já me deparei com esse problema, e sempre me perguntei o porquê ainda insistem. Mas tenho uma dúvida, hoje qual tênis respirável de trilha você sugere para nível médio? Com bom custo beneficio? Se quiser ê uma dica para um novo vídeo.
Fala Maurício, Concordo totalmente, é muito melhor utilizar tênis do que botas. Meu único receio é quanto a proteção contra cobras. Mesmo utilizando perneira, a parte da frente do pé não fica protegida com tênis. Em terrenos com muito mato/capim/arbusto, não dá pra ver exatamente onde estamos pisando. E ser picado por cobra durante uma travessia em um lugar inóspito pode ser bem grave. Tu usa alguma proteção para evitar esse problema? Ou deixa a parte da frente do pé desprotegida mesmo? Valeu.
Cheguei atrasado, mas tô aqui! Lembro que pedi esse vídeo! E você fez! Que show! Vou colocar um poster do Graxaim Congelado em um poster aqui em casa! Um poster ultralight claro!!! Show de vídeo! Já assisti duas vezes hoje!
@@graxaimcongelado Faça quando der, seus videos são excelentes e quase artísticos, eu e minha namorada já fizemos maratona nos videos seu canal! Ainda não sou ultraligth, mas foi com seus videos que abriram minha mente para essa jornada, é muito mais do que só ter equipamentos leves é uma filosofia de vida! Estou te seguindo no instagram. Sou de Minas Gerais, Abraços
Eu também não curto calçado pesado. Fiz muitas trilhas e travessias com ALL star por causa do peso e a facilidade de secar. Inclusive em lugares escorregadios onde pessoas que estavam de bota escorregaram e eu não, também teve episódios com torção usando botas e eu de ALL star ilesa. Ter cuidado na pisada é o principal. Claro que não recomendo ALL star a ninguém. Eu de fato curto e me dou muito bem. Mas nem todo mundo tem cuidado ao pisar. Acabo recomendando sempre botas, mas eu nem sempre as uso. Também tô partindo prós tênis de corrida.
@@graxaimcongelado acho uma boa começar usando emprestados por isso. Já dá pra ter uma idéia do que comprar ou não. Teu canal é o The best do TH-cam. Parabéns.
Muito legal o vídeo! Estou passando por alguns problemas aqui em relação ao calçado, veja se tu pode me ajudar. Atualmente faço trekking com minha mulher e acabo levando a maior parte do peso como barraca e kit de cozinha. Normalmente minha mochila pronta, incluindo comida e uns 2l de água fica com aproximadamente 13kg, esse é o máximo que consegui reduzir levando em consideração o conforto que quero levar para a montanha. Venho usando uma bota vento ja fazem alguns anos, gosto muito dela porém tem algumas coisas que começaram a me incomodar mais que o normal. Primeiro que a bota é pesada, cada pé pesa 670g (tam 41), dependendo do estado da trilha esse peso chega a 1kg fácil. Segundo que eu transpiro demais nos pés, então quando chego no acampamento meu pé e a parte interna da bota sempre estão úmidos e como a bota é impermeável existe uma grande dificuldade de secar a parte interna, portanto o segundo dia de trilha sempre fico com o pé assado por causa da umidade dentro da bota, mesmo trocando a meia! Outro ponto importante é que tenho uma pisada bem torta, inclusive quebrei meu tornozelo ano passado por causa disso, hoje carrego 8 pinos e uma placa de titânio no tornozelo, então a “segurança” que a bota traz ao tornozelo ajuda bastante para mim. Bom estou tentando encontrar um tenis que vá suportar o meu peso (70kg) + o peso da mochila(13kg), além de ser leve e respirável, também seria legal se tivesse alguma estabilidade no tornozelo. Você teria alguma indicação?! Muito obrigado!
Buenas, dois no mercado nacional: Hoka Speedgoat 4 ou Brooks Cascadia 14. Ambos SEM MEMBRANA goretex. São adequados para o seu caso. A bota não protege seu tornozelo mais do que o tênis faria, mas você deve buscar recomendação médica nesse caso, de um profissional.
Andei de skate por anos, e acho que isso ajuda a ter uma pisada mais firme, vc consegue evitar aquelas torções bobas andando em terreno acidentado e consegue sentir mais fácil o terreno, quando vc anda de skate vc aprende a "cair leve" e amortecer pisadas falsas. 1kg no pé 5 kg na mochila 0.o Tu podia fazer trazer uns videos das suas trilhas, mesmo que nuna versão mais chill. Apenas uma sugestão XD
Ótimo vídeo, amigo. Encontra-se muitos vídeos de review de botas, mas esse é o primeiro que faz esse confronto tênis x botas. Quando comecei a fazer trilhas leves, usava tênis comum. Quando o negócio começou a ficar mais sério, entrei no mundo das botas, mas eu sempre tive problemas com travessias longas. Meu pé é largo, de modo que a bota, por ser rígida, apertava muito os dedos, chegando a machucar feio as unhas. Na minha última travessia (Ferrovia do Trigo - 50km) usei um tênis simples de corrida de rua e foi a melhor decisão. Finalizei a travessia com os pés 100%, mesmo tendo caminhado sobre as pedras da ferrovia. Você tem algum vídeo específico sobre marcas de tênis de trilha? Abraço!
Muito massa seu canal!!! Super necessário aqui pro publico Brasileiro! E cara, tu conseguiria fazer até uma serra fina de bermuda? fiquei interessado em testar um sistema mais leve assim. Vejo que o pessoal que faz thru hike nos EUA só usa bermuda, mas fico na duvida se seria viável na mantiqueira com altitudes elevadas e no meio e passar no meio dos capins úmidos.
Vídeo maravilhoso, adorei! Eu estou procurando um calçado para começar a fazer trilhas na região de Florianópolis, e também queria poder usar no dia a dia, especialmente em dias de chuva, portanto um que tivesse uma boa aderência em terrenos úmidos e molhados. Até cheguei a ver alguns da marca bull terrier, mas não sei se são bons mesmo ou não. Teria alguma recomendação para esse tipo de cenário? (que não fosse tão caro se possível)
Olá @graxaimcongelado, obrigado pelo conteúdo, é ótimo. Estou começando agora em trilhas um pouco mais longas e tenho feito com tênis de corrida de trilha. Comprei uma bota para supostamente uma melhor proteção do tornozelo etc, no entanto estou achando muito pesada e rígida. Quando à proteção dos tornozelos, entendi. Com tênis, sofri o seguinte em trilhas com muitas descidas: o pé escorrega nas descidas, mesmo que pouco, dentro do tênis, forçando os dedos contra a parede da frente do tênis. Isto causa dor nos dedos e problemas com as unhas. Como nas botas o calçado fica mais preso no tornozelo, esse escorregamento é menor, evitando a dor e os problemas mencionados. Isso seria uma vantagem real da bota? É possível amarrar o tênis de forma que não aperte a parte da frente do pé, mas que também evite o pé escorregar para frente dentro do tênis em descidas?
loja REI, todo ano sai um modelo novo dos Altra, e eles botam o modelo antigo por algo entre 80 e 90 dólares. esse ano chegou a custar 60 dólares na cor amarela, tinha todos os tamanhos. dai você pode enviar pro Brasil por um redirecionador estilo o UScloser.
Meus equipamentos: www.graxaimcongelado.com.br/
Salve! 56% das visualizações são de pessoas que não estão inscritas. Quem sabe você se INSCREVE e ATIVA AS NOTIFICAÇÕES para apoiar esse canal independente? Obrigado!
Sempre técnico, científico e imparcial. Seus vídeos são realmente acima da média.
👍👍👍 valeu
Vídeo com abordagem interessante, mas não senti tanta imparcialidade assim. Os comentários das vantagens pró tênis foram mais "entusiasmados" e me passaram certo tendencionismo, mesmo colocando os pontos positivos das botas por segundo e como um certo "contraponto", o que poderia deixar a impressão final ao desatento de que botas são "melhores opções". Na minha opinião, os pontos positivos citados para as botas têm um peso de avaliação que, para muitos tipos de uso (ex quem não vadeia e faz mais terreno rochoso) é muito superior ao CONJUNTO TODO de itens pró tênis. De algum modo o vídeo específica isso, mas meio sem frisar. Trabalhei 8 anos a campo em monitoramento ambiental de Parque Eólico na região da divisa-fronteira com o Uruguai (por vezes dentro do território uruguaio), em clima bastante frio, ventoso (por óbvio), em terreno rochoso e campestre, com áreas úmidas também e arroios, fazendo em torno de 18km dia para revisar áreas de estudo e afirmo que nessas situações qualquer tênis "de trilha" inviabilizaria o bem estar. SE o usuário não gosta ou não vai praticar trilha com qualquer tipo de vadeio (meu perfil), já não tem muito o que pensar, bota é a melhor opção. Acrescido a isso, se for percorrer terreno rochoso e/ou íngreme, e regiões frias (como aqui no RS agora), as coisas só pioram no quesito escolha de tênis. Tenho experiência também em tênis respiráveis, e utilizei bastante (esse bastante é quilometragem mesmo e não período) tênis do tipo Speed Cross, inclusive na prova TTT, Travessia Torres-Tramandaí (orla seca e orla molhada), sendo que em duas opções usei esse tipo de calçado, numa oportunidade um Salomon Speed Cross e noutra um Asics da mesma linha e foram menos performáticos (principalmente em escoamento de água e leveza) que um tênis Adidas normal de corrida que usei na terceira vez que fiz essa prova. Enfim, como o vídeo diz, uma opção bastante abrangente e versátil seria a utilização de tênis com perfil bota (ou bota com perfil tênis), os quais já tive também e atendem bem aos quesitos de conforto geral, equilíbrio de peso, impermeabilidade, proteção, isolamento a temperaturas frias, solados tanto confortáveis para caminhadas longas como uso em áreas de trânsito lento e inclinado de rochas, etc....
@rodrigodamiani7909 esse é um canal pra quem anda diversos dias o dia todo. e a opinião é relacionada a isso. nao sobre trabalhar um dia no campo ou fazer uma prova de corrida. e o feedback que recebo é unânime: quem foi pro tênis nunca mais voltou pra bota.
@@graxaimcongelado Na descrição do canal a informação é que ele tem o intuito em auxiliar na escolha de equipamentos para pessoas que fazem trilhas longas, com foco em não levar material "desnecessário". Não fala que é específico para quem anda vários dias o dia todo (exagero esse o dia todo). De qualquer modo, creio que em trabalho (no MEU caso citado, 8 anos, campanhas inicialmente de 6, 8 e depois 12 dias - não sei onde leste 1 dia) usando materiais dedicados a outdoor é o local onde você os testa no rigor, bastante diferente de em passeios, muitas vezes com teor contemplativo, mesmo que longos e duradouros (não estou dizendo que é o seu caso, está óbvio que não é, mas garanto que de muitos inscritos sim). A prova citada tem 82 km (81,400) e é um bom parâmetro para testar material, embora seja uma situação específica, e quando feita três vezes em anos consecutivos o comparativo entre os materiais fica bem justo, vamos dizer assim. Quanto aos feedbacks que recebe, se forem dos inscritos está bastante explicado, pois em uma breve incursão randômica nos comentários de teus vídeos, percebi que tens o hábito de não concordar e rechaçar opiniões contrárias ou sugestões, quando muito se colocando a disposição para conhecer ou testar algo que lhe parece novo (naquilo que observei, repito), o que deve afastar audaciosos, como eu rsrs, de emitir opinião contrária. Conheci o canal ontem, após digitar busca sobre um assunto e o vídeo aparecer na listagem. Curti o formato didático (principalmente usando imagens para ilustrar o que se fala) e embasado em pesquisa ampla (sim, se nota). Vou seguir consumindo e dando o devido desconto nas nuances onde se percebem indicações influenciadas pelo quesito preferência pessoal. O tema "escolhas minimalistas", (como o caso de abrir mão de coisas como uma lâmina de razoável tamanho) por si só é algo que não curto, mas a pesquisa envolvida, filtragem de materiais e algumas sugestões de praticidade em organização são bastante úteis pra qualquer público apreciador de atividades a campo e lhe congratulo por isso.
@@rodrigodamiani7909 não sei qual é sua atividade, se dorme em barraca no trabalho.. se usa 4x4 de apoio, se faz e carrega sua comida por múltiplos dias. normalmente qd envolve trabalho de campo as coisas são fáceis, ngm ia expor um trabalhador ao risco, né?
Trilha de longo curso por múltiplos dias levando tudo costuma ser bem exigente. Te convido a atravessar os aparados de uma ponta a outra, depois você me conta se foi passeio e como a bota se comportou. Saudações
Cara, muito interessante o seu vídeo. Defende uma hipótese. Com embasamento. Obrigado por compartilhar.
1:41 😍 eu pedalava (não me considero ciclista) antes de conhecer o hiking, assim que o descobri me apaixonei, ir para trilhar e ficar o dia todo fora caminhando pela natureza não tem preço. Já comecei a investir comprando roupas adequadas para tal, e embora as faturas do cartão vão demorar um pouco para acabar, me sinto extremamente satisfeito e feliz com a vida que me foi proporcionada através do prazer desse esporte.
Oie! Você tem dica de tenis que seja ok pra pedalar e também pra fazer trilha? Também não sou ciclista mas pedalo.. As vezes faço cicloviagem... tô caçando um tênis multiaventuras rs multiatividades....
Melhor vídeo que encontrei sobre o assunto. Eu era um defensor das botas para trilha, mas nunca encontrei uma que trouxesse conforto, toda bota que eu comprava f*odia com meus dedos. Até que um dia eu esqueci de levar minhas botas para uma trilha e tive que comprar um par de tênis... Nunca mais quero saber de botas.
👍👍👍👍 fortalece muito o tornozelo tbm
Gostaria que todos os produtores de conteúdo tivessem esse seu nível de qualidade nos vídeos. Alto nível!!! Parabéns!!!
Parabéns Seu Graxaim Congelado! Seu canal é o melhor sobre assuntos de trilhas etc de todos os tempos em língua galego-portuguesa. Gostei de sua dialética e estilo de narrativa. Parece um trailler de um filme: envolvente do começo até o fim. Parece que estou dentro do vídeo. Muita informação valiosa, valiosíssimas... Posso afirmar que algumas coisas aqui pra mim é como se eu estivesse descobrindo o Caminho das Índias! Você consegue ser técnico sem ser maçante; espontâneo e despojado sem perder a seriedade; objetivo e conciso sem perder precisão. Sincero e honesto demais(?!) num mundo vendido e corrupto onde todo mundo tem uma marca pra chamar de sua... Sou da Bahia. Já morei na Chapada Diamantina. Já fiz muitas trilhas e hoje faço menos do que gostaria. Tive alguns contratempos de saúde e estava pesquisando sobre como diminuir o peso de equipamentos, novas técnicas, dicas de comida etc pra voltar a caminhar e onde vim parar? Graxaim Congelado! Quem diria que um canal com um nome de uma raposa gourmet fosse tão incrível! O que eu posso fazer pra tu voltar a fazer mais vídeos? De novo: parabéns!
Assisti diversos vídeos sobre o mesmo assunto e esse é o mais técnico disparado. Muito bom!
Parabéns pelo seu vídeo!! Fiquei surpreso em encontrar algo com essa qualidade em português. Parabéns!
Troquei bota por tenis de trilha ano passado e adorei, não volto mais para essa vida. Estou usando o tenis da Asics, o Fuji Trabuco 8, excelente solado, me passou muito mais segurança que minha bota antiga. Unica critica é que o toe box não é largo (que seria minha preferência, tenho joanete) mas tbm não chega a apertar. 100% satisfeita
Muito bom! São poucas as opções com espaço amplo para os dedos mesmo. Os poucos que eu conheço são caros.
Material de altissima qualidade. Parabéns !
Finalmente alguém que entende as vantagens de um tênis.
Já estou cansado do pessoal falando de botas e da sua proteção do tornozelo.
Tava esperando esse vídeo, muito bom e informativo!!! Ano passado comecei a mudar meu mindset com relação a utilização de tênis nas trilhas, sempre fui um defensor das botas kkkkkk sempre bom desmitificar assuntos como esse
👍👍Bom testar coisas novas
Valeu!
Excelente video. Recentemente cheguei às mesmas conclusões. Gostei bastante do argumento sobre o lixo gerado.
Esse canal é nota 10! que falta faz conteúdo de qualidade em canais BR! Parabéns!
🖖
Finalmente eu achei um vídeo abordando este assunto por aqui! Parabéns pelo vídeo!
👍
Adoro a sensação de segurança que as botas dão, mas tenho bolhas só de imaginar caminhar com elas. Ótimo video, como sempre..
Salve! Abç
me ajudou demais na minha escolha pois estava nesse dilema. Ganhou uma inscrita ;)
tenizinho sem dúvida! abçs
Vi vídeo pessoal exército fazem longas marchas,eles selam pé com minancora colocam meia fina e depois meia mais grossa evitar bolhas,nas paradas fazem troca,depois voltam quartel usam permanganato potássio deixam pé molho tratar pés pequenos ferimentos,eu uso bota construção com membrana sistema funciona nunca mais tive bolhas,bota proteja mais contra torções e perfurações prefiro bota.
Que vídeo perfeito ❤
Esse vídeo abriu meus olhos para questões que eu tinha, mas não tinha tempo o suficiente pra provar as teorias e o que você falou sobre durabilidade e questões quanto a molhar os pés e proteções eu não poderia concordar mais. Ótimo vídeo.
Esse foi o vídeo mais completo possível
Era exatamente o que tava procurando
Obrigado!
Eu não sei quantas vezes fiz a travessia Petrópolis-teresopolis... A maioria das vezes fiz de bota, mas ao menos 3 vezes eu fiz de tênis, e realmente é menos cansativo!
Mas é importante que o tênis não atrapalhe a estabilidade do tornozelo... A primeira vez que usei tênis era um snake com sola estreita, horrível, terminei a travessia com os tornozelos em frangalhos... Troquei essa sola por outra do mesmo fabricante mas de outro modelo, mais larga no calcanhar, e usei o tênis até o cabedal se desfazer... Se comportou maravilhosamente na travessia. E na última vez que fiz (há mais de 10 anos) usei um salomon speed cross... O melhor de todos.
Boa noite meu amigo! Seu comentário foi muito útil para a minha pesquisa, pois vou fazer essa mesma travessia no mês de Agosto. Como eu gosto de correr também, pensei em comprar um Olympikus Corre Trilha, (pois ele teria utilidade em corridas tbm).
Porém, estou na dúvida se ele ficará confortável nessa travessia de Petrópolis X Teresópolis, já que são 3 dias de caminhada.
Vc poderia me ajudar por gentileza? Com alguma dica sobre o tênis mais indicado. Obrigado!!!
@@lucasribeiro501 difícil falar... Nunca vi esse tênis citado em mãos. Não curto muito essas solas "em arco", sou meio Neanderthal e acho que o tênis NÃO pode interferir na biomecânica da pisada.
Eu usaria um com sola com alguns cravos, bem ajustado no calcanhar (pra não cair nada dentro) e de preferência num material que pudesse secar...
E leva mais meias, pelo menos uns 3 pares!
O Salomon que eu usei tinha a sola mais lisa, mas em tempo seco se comportou muito bem.
Excelente vídeo, qualidade nível AAA+ que se encontra muito pouco aqui no BR, parabéns!
Baita aula! Desmistificando várias coisas. Parabéns!
Obrigado pela audiência!
Parabéns pela coragem de expor sua técnica. Que aliás já existem tênis com solado para trilha o que facilita muito na trilha.
Excelente vídeo, parabéns! Estava na dúvida, e quase comprando uma bota impermeável. Me ajudou muito na tomada de decisão!
👍
E aí Graxaim?! Assisti todos os vídeos em 2 dias. Hahahah. Muito bom seu material!
Maratona Graxaim Congelado.
306 paçocas kkkk seus vídeos são demais, valeu por compartilhar as experiências e sabedorias
Dale! obrigado pela audiência
Sensacional suas visões técnicas, eu aprendi na prática gosta de usar o tênis, bem melhor q a bota
Que vídeo bacana!!! Super didático!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 Muito obrigado!!
👍👍
Foi muito exclarecedor ! Uso uma bota marluvas Premier impermeável gosto bastante
👍
Ótimo vídeo!! Me considero iniciante nas atividades outdoor, e inevitavelmente caí no "lobby" das botas de trilha. A proteção do tornozelo quando submetido ao peso da cargueira é um forte argumento. Mas recentemente, encorajado pelas discussões do grupo Montanhismo Ultraleve, fiz a Travessia Cassino-Barra do Chuí usando tênis e mesmo com a carga elevada que esta travessia exige, não senti nenhuma fragilidade ou insegurança no tornozelo. Certamente vou migrar para o uso do tênis. Abraços!
Belo relato, do tipo que mais contribui para a discussão aqui do canal.
Quanto mais usar o tênis, melhor fica a propriocepção e melhor é o fortalecimento do sistema todo que protege o tornozelo. Abçs.
O tipo de terreno das trilhas, tempo de caminhada e ambientes são fatores que pesam na hora de decidir. O mercado já vem oferencendo botas mais leves tornando-as mais versáteis. Para trilhas mais "sujas" tenho usado a Bota Salomon OUTline Mid GTX que tem o custo/beneficio bem interessante. Mas ainda é mais pesada que qqer tênis e a eficiência dessas tais membranas sao mesmo uma lenda em nosso clima tropical, estou mesmo pensado em migrar para um tênis dry. Mas, Fabio e Seu Congelado, deixo uma pergunta: no caso de terrenos arenosos como os enfrentados em uma Travessia como Cassino-Barra do Chuí uma bota leve ainda nao seria melhor, ja que o cano alto ajustado sob a calça
Gostaria de saber tambem Norberto, porque estou entre comprar uma bota vento + um tenis ou comprar 2 tenis.
Muito bom o vídeo e as explicações, também já fiz esta troca de botas por tênis a quase 10 anos, e não me arrependo.
👍👍👍
video top! eu pessoalmente costumo utilizar o tenis mais em dias quentes.. a bota cano baixo dis mais frios e chuvosos
Muito útil! Consegui achar um Norte na minha escolha, obrigada!
boa!
Parabéns. Excelente análise. Profissional!
Era contrário a tênis de corrida na trilha, mas esse vídeo me fez repensar sobre o assunto. Parabéns pelo conteúdo gerado! Tua experiência e o conhecimento que você traz, são de grande valor.
Valeu! Abçs!
Não é um simples tênis de corrida. Precisa ser tênis específico pra trekking, preferencialmente tênis de corrida de montanha.
@ tens toda a razão. Me expressei mal. Obrigado pela resposta ;)
Muito boa a abordagem do assunto. Obrigado pelo vídeo.
Excelente vídeo! Outros dois pontos contra a bota impermeável, que já ocorreram comigo, é que chuva pesada acaba entrando na bota e não saindo. E mato molhado enxarca as meias e ocorre o mesmo, a água entra e não sai! Parabéns pelo trabalho!
Essa primeira eu citei, sempre que entra, não sai, cansei de ter que torcer a palmilha no passado. Sobre a meia e o mato molhado, bem observado! Obrigado pela audiência!
Parabéns pelo vídeo. Sempre apresentando bons fundamentos e não apenas achismo. Já aposentei minha bota impermeável e continuo na busca pelo tênis ideal.
Obrigado pela audiência.
Eu tenho tênis e bota, tenho bota de "trekking" e recomendação "hikking", e ao longo do tempo, já tive entre umas 10 botas, e uns 5 tênis de trekking, trail running , seja lá como dizem kkkk, suas observações são ótimas, tudo realmente vai depender de uso, experiência, boas meias, conforto e leveza, tenho bota de 684 gramas o par, considerado leve, porém depois que o solado dela deu uma cedida, eu não curto mais ela, pois perdeu uns 30% do conforto, mas colocando uma palmilha um pouco mais confortável ela já vai bem, e tenho bota que é pesada mas nos pés o conforto é incrível. Não existe regra, você achou seu melhor calçado para o seu estilo de esporte. Mas acho que o seu vídeo é mais pra galera não cair em papo de vendedor, e fazer seus experimentos. Sem contar as diversas marcas que existem.
vídeo super detalhista e bem técnico, curti bastante teu ponto de vista e argumentos pelo tênis. tá na hora de trocar minha bota, vou testar um tênis de corrida agora. tem alguma dica de marcas e modelos?
Com certeza de se fazer refletir sobre peso nos pés medido em paçocas... daleee, baita vídeo...
sempre que tu olhar pro teu tênis, lembra da fartura de paçocas te esperando na parada de descanso.
@@graxaimcongelado certamente!!
Abração e muito obrigado por sempre compartilhar boas dicas!!!
Esclareceu todas as minhas dúvidas ❤
Nunca ouvir tantas verdades parabéns ....
Parabéns pelo trabaho.
Seus vídeos são aulas! Adoro seus conteúdos!
Obrigado.
Vídeo muito bom! Bem explicativo. Muito boa opção a utilização de tênis de corrida para terrenos pouco acidentados, ou que envolvam atravessar rios, por não precisar de tirar do pé. Por outro lado, em terrenos mais acidentados, com rochas que envolvam escalaminhadas, trepa pedra e trechos mais íngremes, a resistência e aderência da bota são essenciais tabém... E vale lembrar que tem muita bota confortável por aí! Pra quem não conhece, indico demais a marca Vento
Buenas!! Existem tênis com boa resistência também, os meus não são dos mais resistentes, têm durado 800km mais ou menos até rasgar nas laterais. A aderência pode ser a mesma na bota ou no tênis, depende mais do solado mesmo. Eu tenho usado tênis até nos terrenos mais acidentados e exploratórias.
As da marca Vento nunca usei, sempre achei grandes demais. Mas melhor as deles do que as importadas TNF. Abraços.
Muito interessante... gostei dos pontos abordados... estava pensando em adquiri uma bota nova... agora vou dar um olha com calma no modelo de tenis de cano alto da salomon que voce postou..
Obrigado por compartilhar essa experiencia.
Essa que eu postei é respirável. Vai secar mais fácil, mas nunca tão rápido como um tênis de corrida de trilha.
Mas claro, não existe regra. Acho que o local/tempo/distância das trilhas que você faz pode requerer soluções diferentes.
Excelente conteúdo. Tbm prefiro tênis por todos quesitos levantado. Estou usando um Tênis: The North Face Ultra Endurance e me apaixonei. Tenho 3. Dois gastos e um mais novo. Uso uma tornozeleira pra não virar o pé. E juntando tudo, ainda assim é muito leve e confortável pra caminhar. Minha próxima investida será o tênis altra. Vc tbm gosta dessa marca, né? Pouca gente no Brasil conhece.
Mais uma vez parabéns por nos ajudar com tanta sabedoria.
O Altra é bem popular. Eu to no meu segundo Lone Peak, é o mais barato da linha deles. Tomara que tragam pro BR né, facilitaria nossa vida. Obrigado pela audiência. Abraços!
Ótimos argumentos
Parabéns pelo vídeo
Que vídeo excelente! 🎉🎉🎉 Obrigada!
Entendo todas as vantagens do tênis sobre as botas, mas minha experiência com tênis foi ficar dois dias completos com os pés molhados. Os calçados não secaram, pois o tempo estava úmido. Hoje, por recomendação de ortopedista, após acidentes, devo usar em terrenos não urbanos algo mais estruturado. Uma bota leve da Décathlon tem me servido bem, e é impermeável. Parabéns pelo canal, e gostaria de ver mais análises sobre produtos disponíveis no Brasil, sem precisar importar.
olá . Existem opçoes tecnicas hoje que podem ajudar . Como a ultra raptor da lasportiva. Eu indico muito, excelente conforto e muito leve
Sensacional!!!
Obrigado!
@graxaim, eu uso a bota quando estou com muito peso. Em regiões quentes e de praia, como Ilha Grande, Juatinga e Mamangua usei o Salomon Aquanphib 4 que se mostrou excelente. Inclusive sem meia, quando a trilha atravessava o mar ou mangues. Só alegria !
Legal, eu tenho usado tênis mesmo com peso maior. Agora em janeiro estava nos andes com mochila de até 24kg e usei tênis, foi tranquilo.
Abraços.
Excelente explicação e didática!
Valeu!
Gostei muito da comparação ... Valeu!
Excelente vídeo, parabéns Graxaim
👍
Bacana, ótima explicação
Ótimo video!
Polêmico mas bom pra discussão 👍👍👍
Excelente e realista.
Cara parabéns pelo canal sempre trazendo novas perspectivas e pontos de vistas diversos que nos fazem pensar fora das gdes mídias que sempre , batem na mesma tecla, já vi TB tênis de trilha com maior aderência que TB são boas opções , como da quechua ou terrex da Adidas, a opção pode ser uma tornozeleira para quem tem mais propensão a torsoes
Show. Sem dúvida. Tenho lido uns artigos ultimamente sobre calçado pra basquete nos USA, todos artigos vão em direção a mesma conclusão: cano alto não protege o tornozelo.
Show como sempre
Obrigado!
Muito bom !! Parabéns pelo trabalho!!
Salve!
Esse vai gerar polêmica! 😄
Baita explicação como sempre! Adicionaria uma dica para quem quiser testar o tênis na trilha, opte por um calçado mais folgado pois os pés costumam inchar. Vale aquele mesmo conselho que falam para as botas, compre pelo menos um número maior.
Salve. Sem dúvida. Sempre um número maior! Pouco espaço para os dedos = Bolha
Eu não me adapto a usar um número maior, pois os pés ficam "sambando" dentro do calçado e me causam um transtorno principalmente em descidas, além de aumentar o espaço de atrito. Eu experimento com as meias que vou usar e compro o que ficar confortável. Meus pés não incham tanto, mas quando ocorre, eu resolvo afrouxando os cadarços.
Salve Graxaim!
Suas observações sempre são necessárias para enriquecer nosso conhecimento e por quebrar os paradigmas existentes.
Até "modinha" na Trilha ja estamos habituados a ver. E vejo você usando 3F, Lanshan, etc. Um BARATO.
Nossa gratidão por compartilhar.
ABC
Obrigado! Sorte nas andanças (de tênis)!
Ótimo vídeo
Excelente
👍
estava na duvida vc sanou , vido top
Excelente vídeo!
Obrigado!
Eu tinha receio de usar tenis de corrida. Valew pas dicas
Poderia indicar marcas/modelos de tenis para trilha com frente larga? Com bom custo-benefício! Grata, excelente vídeo!
Já teste em trilhas bate e volta e gostei. Agora quero testar com peso nas costas em trilhas maiores.
Boa! É bom testar antes mesmo. A transição tem que ser gradual
Que beleza! Eu tbm me sinto melhor com tênis, tenho melhor rendimento em trilhas longas e mais conforto. :)) Adorei o vídeo e aliviada por não ser a única!! Haha
👍👍👍
muito bom, obrigado
Uma alternativa interessante seria a ressola que a marca Vento oferece em seu site, mesmo para calçados de outras marcas, seria possível pôr o solado original Carbom Grip que é de uma bota e ainda uma customização pondo a biqueira por exemplo e optando por costurar o solado ao invés de colar, já que a impermeabilização não é o foco e a costura aumenta a durabilidade, isso tudo num tênis já usado com sola gasta, mas ainda boa estrutura.
nesses tênis de corrida de corrida de trilha o cabedal acaba junto com a sola. então ñ tem muito oq fazer muitas vezes. o meu dura uns 800km de trilha (trilha exclusivamente, pois muita gente diz q ñ dura e usa no dia a dia tbm, daí ñ vai durar mesmo)
Achei que era só eu que tinha preferência por tênis no lugar de bota. Conforto acima de tudo
tenizinho é muito melhor mesmo
Curti, comentei e me inscrevi no canal. Muito bom o vídeo, bastante esclarecedor.
Você teria dicas (ou tem algum vídeo já) sobre os melhores tênis de corrida de trilha que encontramos no Brasil?
olá, valeu, tênis é algo complicado, os pés das pessoas varias muitos, desde os dedos até a largura, o melhor é provar em loja pra garantir q tem espaço.
um popular lá fora e q tem aqui é o hoka one one, dizem q é bem largo na frente e bom, mas nunca usei, e aqui custa bem caro. abçs.
o speedgoat
Sempre tive problemas com botas em trilhas. A última trilha de 1 dia, acabei machucando o pé e durou dois meses para sarar, pelo uso da bota. Grato pela dica.
tênis é caminho sem volta mesmo! boa sorte! abç
Show de bola! Já ganhou mais um seguidor e compartilhador.
Salve. Obrigado
Parabéns pelo conteúdo! Mt bom!!
Obrigado.
Adorei
Parabéns pelo vídeo! Faço trilhas de todos os tipos desde adolescente. E já me deparei com esse problema, e sempre me perguntei o porquê ainda insistem.
Mas tenho uma dúvida, hoje qual tênis respirável de trilha você sugere para nível médio? Com bom custo beneficio? Se quiser ê uma dica para um novo vídeo.
Fala Maurício,
Concordo totalmente, é muito melhor utilizar tênis do que botas.
Meu único receio é quanto a proteção contra cobras. Mesmo utilizando perneira, a parte da frente do pé não fica protegida com tênis. Em terrenos com muito mato/capim/arbusto, não dá pra ver exatamente onde estamos pisando. E ser picado por cobra durante uma travessia em um lugar inóspito pode ser bem grave.
Tu usa alguma proteção para evitar esse problema? Ou deixa a parte da frente do pé desprotegida mesmo?
Valeu.
Cheguei atrasado, mas tô aqui! Lembro que pedi esse vídeo! E você fez! Que show! Vou colocar um poster do Graxaim Congelado em um poster aqui em casa! Um poster ultralight claro!!! Show de vídeo! Já assisti duas vezes hoje!
Valeu! Espero poder voltar a fazer mais logo. Quem sabe no meio do segundo semestre.
@@graxaimcongelado Faça quando der, seus videos são excelentes e quase artísticos, eu e minha namorada já fizemos maratona nos videos seu canal!
Ainda não sou ultraligth, mas foi com seus videos que abriram minha mente para essa jornada, é muito mais do que só ter equipamentos leves é uma filosofia de vida! Estou te seguindo no instagram.
Sou de Minas Gerais, Abraços
@@ErnandoRocha legal saber q está ajudando.
🙌
O que diz do Olympikus Terrestre? Tem opções custo/benefício melhores?
Eu também não curto calçado pesado.
Fiz muitas trilhas e travessias com ALL star por causa do peso e a facilidade de secar.
Inclusive em lugares escorregadios onde pessoas que estavam de bota escorregaram e eu não, também teve episódios com torção usando botas e eu de ALL star ilesa.
Ter cuidado na pisada é o principal. Claro que não recomendo ALL star a ninguém. Eu de fato curto e me dou muito bem. Mas nem todo mundo tem cuidado ao pisar.
Acabo recomendando sempre botas, mas eu nem sempre as uso.
Também tô partindo prós tênis de corrida.
show, bom relato, obrigado pro compartihar!
@@graxaimcongelado acho uma boa começar usando emprestados por isso. Já dá pra ter uma idéia do que comprar ou não.
Teu canal é o The best do TH-cam. Parabéns.
Por favor, façam novas análises e dicas, dos melhores tipos de tênis para corrida na natureza/trail running.
Obrigado! 🤝🇧🇷
faço, mas vc vai precisar me mandar os melhores tênis pra testar. posso te passar meu endereço
Muito legal o vídeo! Estou passando por alguns problemas aqui em relação ao calçado, veja se tu pode me ajudar.
Atualmente faço trekking com minha mulher e acabo levando a maior parte do peso como barraca e kit de cozinha. Normalmente minha mochila pronta, incluindo comida e uns 2l de água fica com aproximadamente 13kg, esse é o máximo que consegui reduzir levando em consideração o conforto que quero levar para a montanha.
Venho usando uma bota vento ja fazem alguns anos, gosto muito dela porém tem algumas coisas que começaram a me incomodar mais que o normal. Primeiro que a bota é pesada, cada pé pesa 670g (tam 41), dependendo do estado da trilha esse peso chega a 1kg fácil. Segundo que eu transpiro demais nos pés, então quando chego no acampamento meu pé e a parte interna da bota sempre estão úmidos e como a bota é impermeável existe uma grande dificuldade de secar a parte interna, portanto o segundo dia de trilha sempre fico com o pé assado por causa da umidade dentro da bota, mesmo trocando a meia!
Outro ponto importante é que tenho uma pisada bem torta, inclusive quebrei meu tornozelo ano passado por causa disso, hoje carrego 8 pinos e uma placa de titânio no tornozelo, então a “segurança” que a bota traz ao tornozelo ajuda bastante para mim.
Bom estou tentando encontrar um tenis que vá suportar o meu peso (70kg) + o peso da mochila(13kg), além de ser leve e respirável, também seria legal se tivesse alguma estabilidade no tornozelo. Você teria alguma indicação?!
Muito obrigado!
Buenas, dois no mercado nacional: Hoka Speedgoat 4 ou Brooks Cascadia 14. Ambos SEM MEMBRANA goretex. São adequados para o seu caso.
A bota não protege seu tornozelo mais do que o tênis faria, mas você deve buscar recomendação médica nesse caso, de um profissional.
@@graxaimcongelado Valeu a dica ai! vou dar uma olhada nesses ai! Abraços!
Parabens pelo video
Andei de skate por anos, e acho que isso ajuda a ter uma pisada mais firme, vc consegue evitar aquelas torções bobas andando em terreno acidentado e consegue sentir mais fácil o terreno, quando vc anda de skate vc aprende a "cair leve" e amortecer pisadas falsas. 1kg no pé 5 kg na mochila 0.o
Tu podia fazer trazer uns videos das suas trilhas, mesmo que nuna versão mais chill. Apenas uma sugestão XD
Salve. Quem sabe o próximo seja desse tipo. Sdçs
Top
Obrigado!
Ótimo vídeo, amigo.
Encontra-se muitos vídeos de review de botas, mas esse é o primeiro que faz esse confronto tênis x botas.
Quando comecei a fazer trilhas leves, usava tênis comum. Quando o negócio começou a ficar mais sério, entrei no mundo das botas, mas eu sempre tive problemas com travessias longas. Meu pé é largo, de modo que a bota, por ser rígida, apertava muito os dedos, chegando a machucar feio as unhas.
Na minha última travessia (Ferrovia do Trigo - 50km) usei um tênis simples de corrida de rua e foi a melhor decisão. Finalizei a travessia com os pés 100%, mesmo tendo caminhado sobre as pedras da ferrovia.
Você tem algum vídeo específico sobre marcas de tênis de trilha?
Abraço!
show, eu tenho usado tênis na ferrovia do trigo tbm. nasci na cidade onde começa essa travessia, ja fiz ela diversas vezes
@@graxaimcongelado Valeu!
Muito massa seu canal!!! Super necessário aqui pro publico Brasileiro! E cara, tu conseguiria fazer até uma serra fina de bermuda? fiquei interessado em testar um sistema mais leve assim. Vejo que o pessoal que faz thru hike nos EUA só usa bermuda, mas fico na duvida se seria viável na mantiqueira com altitudes elevadas e no meio e passar no meio dos capins úmidos.
eu iria de bermuda sim na serra fina, mas usaria algo de proteção nas canelas ao menos, tipo uma polaina ou meião de trail running.
Vídeo maravilhoso, adorei! Eu estou procurando um calçado para começar a fazer trilhas na região de Florianópolis, e também queria poder usar no dia a dia, especialmente em dias de chuva, portanto um que tivesse uma boa aderência em terrenos úmidos e molhados. Até cheguei a ver alguns da marca bull terrier, mas não sei se são bons mesmo ou não. Teria alguma recomendação para esse tipo de cenário? (que não fosse tão caro se possível)
Olá @graxaimcongelado, obrigado pelo conteúdo, é ótimo. Estou começando agora em trilhas um pouco mais longas e tenho feito com tênis de corrida de trilha. Comprei uma bota para supostamente uma melhor proteção do tornozelo etc, no entanto estou achando muito pesada e rígida. Quando à proteção dos tornozelos, entendi. Com tênis, sofri o seguinte em trilhas com muitas descidas: o pé escorrega nas descidas, mesmo que pouco, dentro do tênis, forçando os dedos contra a parede da frente do tênis. Isto causa dor nos dedos e problemas com as unhas. Como nas botas o calçado fica mais preso no tornozelo, esse escorregamento é menor, evitando a dor e os problemas mencionados. Isso seria uma vantagem real da bota? É possível amarrar o tênis de forma que não aperte a parte da frente do pé, mas que também evite o pé escorregar para frente dentro do tênis em descidas?
que conteudo foda
Muito bom o conteúdo! Onde você compraria um Altra hoje?
loja REI, todo ano sai um modelo novo dos Altra, e eles botam o modelo antigo por algo entre 80 e 90 dólares. esse ano chegou a custar 60 dólares na cor amarela, tinha todos os tamanhos. dai você pode enviar pro Brasil por um redirecionador estilo o UScloser.
Show, adoro tênis com drop zero. Muito obrigado pelas informações.