---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 📌 Descubra como evangelizar de forma eficaz nas redes sociais e monetizar seu conteúdo simultaneamente com o nosso e-book exclusivo - clique agora e transforme sua missão digital! go.hotmart.com/D93398877H ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
@@BarueriCardse porque Deus fala pra pessoa escolher se ela não pode escolher? Deus é Deus de confusão? Como que Ele vai falar para escolher qual ação ela vai fazer/cometer? Quando você crê em algo, algo te influenciou e você creu certo? E aí você escolhe crer no que foi influenciado, ou você crê forçado? Você crê sem escolher? Tem pessoas que são convencidas do pecado mais não querem servir Jesus, sabem que estão em pecado e creem que o pecado condena, mas muitos MORREM em seus pecados sem ao menos se arrepender. POR FIM, essa pessoa escolheu continuar assim ou ela foi forçada a não crer para ir para o inferno????
@jamalazeredo8641 Você citou Mateus 11:12 como se estivesse dizendo que a salvação vem de um esforço ou escolha humana, mas isso não é o que o versículo ensina quando analisado em conjunto com outras partes da Escritura. Efésios 2:8-9 NAA [8] "Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; [9] não de obras, para que ninguém se glorie." Efésios deixa claro que a salvação é um dom de Deus, pela graça e fé, e não resultado de qualquer esforço humano ou obras. Mateus 11:12 fala sobre o "esforço" ou perseverança daqueles que já estão respondendo à graça de Deus, enfrentando lutas espirituais e desafios, mas não implica que a salvação é algo que podemos "conquistar" por méritos próprios. Ou seja, Mateus 11:12 não nega a salvação pela graça, apenas descreve o comprometimento que deve existir após recebermos esse dom imerecido. A salvação sempre começa com uma ação divina, não com a escolha ou esforço do homem.
“Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”. Josué 24.15
Ideologicamente discordo de todos que estão na mesa, mas adimiro muito o trabalho de quem trás a luz o posicionamento de diferentes pessoas, com respeito e argumento.
@levibernardes861 fazer o bem com o propósito foge do que é Deus, se você faz o bem para simplesmente se orgulhar do que fez pecou diante de Deus. Você faz o bem não para receber o bem, você faz o bem porque Deus já te deu o bem maior, esse é o sentido. Se você faz algo em troca de algo isso não é fazer o bem, é simplesmente barganha.
@levibernardes861 e fazer o bem não tem nada que ver em fazer a sua escolha, a questão é totalmente outra, essa é a diferença de ver as falas nas cartas de Paulo.
"Se realmente existe 'livre-arbítrio', ele não parece ser capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação, porquanto os deixa sob a ira de Deus." - Martinho Lutero
Meu colega,@@santaimex, O livre-arbítrio, por si só, não capacita o homem a alcançar a salvação, pois a salvação é exclusivamente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). Nenhuma ação humana, por mais livre que seja, pode substituir a obra redentora de Cristo. O papel do livre-arbítrio é responder à graça oferecida, mas a capacidade de salvação vem unicamente de Deus, não do esforço humano. Eu particularmente não acredito no Livre-arbítrio, porque é impossivel "escolher" não pecar. Tmj
A racionalidade humana está subordinada a algo acima dela nessas questões de não entendimento do agir de Deus; precisamos entender que como humanos somos LIMITADOS e Deus é ILIMITADO, portanto, nós humanos não temos como compreender e entender TODO o agir de Deus. Quando numa conversa fui questionada sobre a existência ou não do livre arbítrio, me veio instantâneamente à mente: aqueles que acreditam no livre arbítrio, viverão os benefícios e malefícios de pensarem assim, da mesma maneira que os que não acreditam no livre arbítrio, viverão os benefícios e malefícios de pensarem assim. Da mesma forma com relação a questão de que se iremos ou não passarmos pela tribulação, e que sabemos que existem defensores para as ambas possibilidades, eu prefiro pensar assim: pela dúvida, vivamos e nos preparemos para passarmos, se não passarmos, melhor. Desde então, todas essas questões levantadas por estudiosos da Bíblia e que teem interpretações contrárias/diferentes sobre um mesmo tema, não me trás confusão, simples assim.
Gente todo esse tempo pra algo simples, livre arbítrio é nosso é humano mais é condicionando e limitado pois Deus é soberano, mais respondemos por nossas escolhas
Entendi perfeitamente, as duas linhas de raciocínio, as duas estão certas, a diferença é: estão olhando para as mesmas palavras e de ângulo diferente.. perfeito..
O que o ser humano pode fazer, é ó que já tá pra ele fazer ou não. Ou seja o homem tem livre escolha, livre arbítrio só Deus, tem ele pode fazer o que ele quiser o homem não.
Apesar de não concordar com tudo, eu só entendi a doutrina da eleição pelo Hernandes e com Nicodemos. Ficou muito mais claro o Calvinismo para min, e o que mais me deixou surpreso, é a base bíblica para tudo isso.
Gênesis 4:7 DEUS falando p Caim: O teu desejo sera contra ti,cumpre a ti domina-lo. Então vc tem poder sobre sua decisão,ninguém virá até o criador com esta desculpa.
Se um Calvinista ler Ezequiel 33, desiste de ser Calvinista. O proprio Deus fala que o homem tem a escolha de ser justo ou ímpio, se arrepender ou não.
@jarailtombatistadasilva1139 não é em uma epístola que um tal de apóstolo Paulo fala que ele conseguiu vencer o combate? No Calvinismo não existe combate, existe eleição.
Tem gente que comete a burrice de achar que o livre árbitro é fazer o que quiser sem ter problemas. Más o livre árbitro é que você poderá escolher pelo seu livre árbitro se quer passar a eternidade no inferno ou no céu!
Acredito que temos direito a fazer nossas escolhas, Deus nos deu uma lista enorme de escolhas ... Mas a partir do momento que não podemos escolher alguma coisa que seja, ja não temos mais o Livre Arbítrio. Porque no final de tudo vamos pro Céu ou pra Condenação, não posso escolher fora desses dois finais. Não posso falar que não quero ir pro Céu e tbm não quero ir pro inferno. É um debate muito bom, mostrar cada um seu ponto de vista, mas não é algo que as pessoas "brigar". Temos escolhas, mas nossas escolhas são limitadas, Graças a Deus rs
Eu creio tb no livre arbítrio, mas fica mt confuso pois, ou vc crê no sacrifício e vive para se santificar ou não verá o Senhor, então é obrigatório crer em Cristo para ser salvo.
Calvinismo é tão confuso, porque se tudo é uma determinação de Deus, ou seja se eu não tenho livre arbítrio, porque que iremos prestar contas de si mesmos a Deus, num parece incoerente, porque se eu não tenho poder de fazer escolhas, mesmo em pecado, então Caim não tinha como controlar o desejo de matar o seu irmão, porém ele decidiu matar o seu irmão por inveja, aonde o livre arbítrio não está aí??? É interessante, ai o camarada não tem nada de livre arbítrio, mas responderá sobre suas escolhas e ações diante de Deus, é aí como fica, é uma aberração dizer que livre arbítrio não existe, mesmo corrompido, e maculado, por isso eu fico com a bíblia, porque ela é clara...
Realmente não existe a palavra livre arbítrio na Bíblia, não o significado de livre arbítrio é escolha. Então sim existe livre arbítrio porque na Bíblia existe escolha
Existe livre arbítrio? João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não creem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; Fui eu que escolhi sozinho ou foi o Espírito que me convenceu? Se Ele não tivesse me convencido eu teria escolhido?
E como pode escolher, se DEUS já havia escolhido antes da fundação do mundo??? Quem é de DEUS ouve a voz DELE, quem não é não adianta não vai ouvir nunca.
Interessante a ideia do livre arbítrio ser a capacidade de escolha contra a sua natureza. Ou seja, s escolha é livre, mais o ambiente, a história de vida, etc, pode e influencia a vontade do ser humana. E, uma vez que existe a influência, a escolha é livre. Eis a questão.
O que é necessário entender é que livre arbítrio é algo que só tem quem foi liberto. O crente tem livre arbítrio. Ele pode escolher abandonar a fé ou permanecer nela por que não está mais sob as correntes do pecado. Já o ímpio, está na carne. E a Bíblia deixa bem claro que aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. É impossível ao ímpio agradar a Deus. A Bíblia também diz que para alguém ser salvo é necessário que um Valente maior invada a casa de um Valente menor e tome aquele que está sobre o seu poder. Quando a Bíblia diz escravo do pecado, ela está dizendo exatamente que a pessoa está dominada pelo pecado. Por isso a Bíblia diz que se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livre. Livre arbítrio é coisa de crente. A situação do ímpio é escravo. Escravo não tem liberdade.
João 1:13 [13] os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. Tiago 1:18 [18] Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
eu nao entendi a rejeição ao determinismo, eclesiastes 3 é muito claro que Deus para todas as coisas tem um tempo determinado, Jesus disse que sem mim nada podemos fazer, livre arbitrio é um mito pelagiano e nada mais que isso. muito bom o debate por sinal.
Não existe livre arbítrio,da mesma forma que não existe pecado ,o q existe é escolhas e os resultados podem ser bom ou ruim segundo o olhar do interessado,da mesma forma que não existe pecado e sim erros ou acertos
@@wandfigpilatos4688 na minha opinião a liberdade é consequência do bom uso do livre arbítrio, apartir do momento que vc faz mau uso a liberdade é retirada. Daí a necessidade de um advogado que é CRISTO. Se não fosse o livre arbítrio, não necessitaríamos de um Salvador, pois nãoexistiriapecado. (1 João 2:1).
@@BarueriCards o livre árbitro é a possibilidade de escolha entre o bem e o mau, o certo e o errado. Enquanto a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Só existe pecado por cauda do livre arbítrio. Só precisamos de advogado Cristo, porque somos pecadores. 1 João 2:1, filhinhos espero que não pequem, porém se pecar vc ainda pode recorrer ao advogado que está junto ao Pai.
Há uma grande confusão sobre o livre arbítrio, esta palavra está relacionada a obedecer: a Bíblia diz que no passado nós éramos guiados por principados e potestades, mas agora somos guiados pelo espírito de Deus. Luc 9:23 E dizia a todos: se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a cada dia sua cruz e siga-me. Por que qualquer que queira salvar a sua vida perdê-la-a. Luc 6:46.Diz: E por que me chamas senhor, senhor, e não fazes o que eu digo. Qualquer que venha a mim e ouve as minhas palavras e as observa eu vou mostrarei a quem é semelhante.... Quem conhece a história de Jonas sabe que ele não teve o livre arbítrio....
Existe o determinismo Fatalista( forças cegas da natureza determinam o destino) e Existe o determinismo Teísta ( O Deus da Bíblia determina o destino) O Deus da Bíblia é Soberano no sentido estrito e absoluto, nenhuma criatura e livre do seu domínio, de sua vontade, do seu querer,( AT 17:28 "Porque Nele( Em Deus) Vivemos, e nos movemos, e existimos....) É impossível que qualquer ser Criado seja INDEPENDENTE de Deus, seja no pecado ou na santidade. Discutir Livre árbitro, na perspetiva de escolha, preferência pessoal, é irrelevante. Existe alguma coisa no mundo visível ou invisível que seja livre de Deus, que seja independente de Deus? As Escrituras afirmam que NÃO!!!
Uma dúvida: O pastor Roberto citou Hebreus 6:4, e lá fala que aqueles que uma vez estiveram com Deus e caíram, seria impossível se arrependerem novamente. Nessa nova realidade de caídos, mesmo se quisessem, não poderiam exercer seu livre arbítrio de quererem voltar para Deus, certo? Me ajudem nessa questão. Até hoje lendo e relendo os textos bíblicos, não consigo afirmar que apenas uma linha teológica é correta. Afinal temos textos que são bases para as duas. Por exemplo, Paulo (o vaso escolhido) fala para Timóteo que nos últimos tempos alguns abandonariam a fé e que é desejo de Deus que todos se salvem. Difícil questão, não?
@@AlmirBispo-CSV-Comp-DB A Paz de Cristo. Por gentileza, verifique todos os primeiros versículos das cartas de Paulo em que é afirmado ainda que seja por ele mesmo que sim, ele era apóstolo e sim, também foi escolhido por Jesus Cristo.
@@andre.2550 Ele se auto denominou . Se vc observar no Apocalipse,observe que a cidade tem 12 portas e fundamentos com 12 pedras em homenagem aos apostolos (Mathias foi escolhido no lugar de Iscariotes)
22. Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!” (Gênesis, 3)
Lc 10:13: "“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom tivessem acontecido os prodígios que aconteceram em vocês, há muito tempo elas teriam se arrependido, sentados sobre cinzas e vestindo pano de saco."
A natureza de Adão,antes da queda era inclinada para o bem,mais ele tinha liberdade para fazer escolha contrária a sua natureza,ou seja,ele tinha liberdade para escolher o mal e depois da queda a natureza do homem ficou inclinada para o mal,mais o homem tem condições para fazer escolhas contrárias a sua natureza,ou seja,o homem pode escolher fazer o bem
Não é o homem que escolhe apostatar da fé, mas é satanás que derruba ele no buraco. 2 Aos Coríntios 4 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
O problema do calvinismo ou arminianismo, é que quando acredita em um dos dois, você tem que pegar todos os outros textos que oarecem contrario a sua crença, e mudar o que está escrito, dizendo "não é bem assim", ainda que esteja claro, ainda sim, você deixa de acreditar pois não cabe na sua crença. Eu, apesar de estar mais para o arminianismo, não vou ignorar qualquer texto que pareca que Deus escolhe, ao mesmo tempo que não vou ignorar quando q bíblia põe no homem a responsabilidade de escolha, como explicar? Simples "não sei", mas o que não devo fazer é "forçar o texto a dizer o que ele não diz ou tentar interpretar o que está claro, diz 'A', e a pessoa diz 'nao, não é A, é B, pois sou calvinista ou arminiano".
Nesse debate faltou definir melhor o tema, tinham q ter conversado antes, parece q um pastor tá debatendo sobre o termo e o outro sobre sobre a intenção do coração
Hebreus 6.4-6 é um texto frequentemente levantado em debates sobre a perseverança dos santos e a possibilidade de perda da salvação. Como calvinista, a interpretação desse texto segue o princípio de que a Escritura interpreta a Escritura, e, portanto, deve-se considerar o contexto imediato, o ensino geral da carta aos Hebreus e o ensino mais amplo das Escrituras sobre a salvação. "É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e o expondo à ignomínia." (Hebreus 6.4-6, ARA) O autor de Hebreus frequentemente alerta seus leitores sobre a apostasia e encoraja a perseverança. Essas advertências têm o propósito pastoral de testar a autenticidade da fé dos professos cristãos. Hebreus não ensina que aqueles verdadeiramente salvos podem perder a salvação, mas adverte sobre o perigo de uma fé meramente externa e não regenerada. Os termos usados no texto - "iluminados", "provaram o dom celestial", "participantes do Espírito Santo" - não necessariamente se referem à salvação genuína. Eles podem descrever uma experiência superficial com a comunidade cristã e os benefícios externos do evangelho, sem uma verdadeira regeneração. A parábola do semeador (Mateus 13.1-9, 18-23) ajuda a ilustrar como algumas pessoas podem receber a palavra com alegria inicialmente, mas depois se desviarem porque não têm raízes profundas. O ensino calvinista da perseverança dos santos, baseado em passagens como João 10.27-29 e Romanos 8.29-30, afirma que aqueles verdadeiramente salvos não podem perder a salvação porque a obra de Deus em suas vidas é definitiva e eficaz. Hebreus 6.4-6 descreve aqueles que professaram a fé de forma externa, mas que nunca foram regenerados. A queda mencionada é uma rejeição pública e deliberada de Cristo, expondo-o à vergonha. Isso caracteriza a apostasia daqueles que estavam apenas externamente ligados à comunidade cristã, mas nunca realmente salvos. Assim, o texto não contradiz a doutrina calvinista, mas enfatiza a gravidade de rejeitar os privilégios do evangelho. "Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, embora falemos desta maneira." (Hebreus 6.9) Isso sugere que o autor considera seus leitores verdadeiros crentes, mostrando que as advertências são direcionadas àqueles que poderiam estar na comunidade, mas não foram regenerados. Os calvinistas enxergam essas advertências como um meio de Deus para preservar os eleitos. As exortações à perseverança e as advertências sobre apostasia são reais, mas, para os eleitos, essas palavras servem como ferramentas para garantir que continuem confiando em Cristo. Aqueles que apostatam demonstram que nunca foram genuinamente regenerados, conforme 1 João 2.19: "Eles saíram de nosso meio, entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos." Hebreus 6.4-6 não desqualifica a teologia calvinista, mas reforça a seriedade de uma fé verdadeira e a soberania de Deus na preservação dos salvos. Aqueles que experimentam bênçãos externas do evangelho, mas não permanecem, nunca foram regenerados. Para o calvinista, essa passagem é um chamado à autoavaliação e à confiança constante em Cristo como o único fundamento da salvação.
E verdade sim o livre arbítrio é para aqueles que não querem saber de Deus,ele não obriga ninguém a seguilo só que cada um terá o castigo que merece ,o homem tem que aceitar a Jesus viver nos seus mandamentos, são tantos que vão ficar a porta é muito larga muitos passarão por ela , é esse o livre arbítrio
O livre arbítrio de Adão era limitado só a comer ou não o fruto ou seja,Adão só tinha o livre arbítrio para comer o fruto ou não.Ali no Eden ele não tinha livre arbítrio para fazer outras coisas
Eu tenho uma vizinha solteira, e muito bonita, que vive dando em cima de mim, ela já deixou bem claro quer só sexo... E eu sempre digo "não" pra ela. Eu creio que estou escolhendo ir contra minha natureza, pois, pra ser sincero, vontade de ir com ela não falta. Porém, até agora eu escolhi não ir. Tá cheio de exemplos simples nas nossas vidas.
Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, Deuteronômio 30.19
Por que um ímpio mesmo conhecendo o que é certo e o que é errado só faz escolhas erradas pecaminosas? A resposta é simples mesmo ele tendo livre arbítrio o livre arbítrio dele está condicionado a sua escravidão a morte ou está preso suas escolhas as escolhas de morte, enquanto Cristo não o libertar e o Espírito santo não tocar nele , ele nunca vai conseguir fazer as escolha de vida , as escolhas certas, mas se o filho os libertar verdadeiramente sereis livres, Só então é possível essa pessoa fazer novas escolhas que não seja de morte e sim de vida porque agora já foi libertada por Cristo antes era impossível ela sempre iria fazer escolhas de morte porque estava escravizada preso no pecado , isso é muito Claro não tem o que questionar...
Livre arbítrio em escolhas comuns e particular ou pessoal, para a salvação não pões nem fé para crer o homem. Isso vem de Deus, se assim fosse o homem poderia deixar de pecar? Não então o livre arbítrio não existe.
@@lidiagoncales2761 bom dia Lídia! talvez possa te ajudar... Primeiro, qualquer um de nós está sujeito a praticar impiedade... Eclesiastes 7:17 A partir desse raciocínio; todas as vezes que estamos insistindo em pecar contra Deus. Ele retira sua mão protetora sobre nossa vida e permite que o ímpio contumaz, aquele que só vive da impiedade; nos aflija e nos oprima; então o dia que nos sucede estas coisas; chamamos de " o dia do mal ". Ou seja, o dia em que o homem mau ou ímpio nos fez o mal... Que o Eterno estenda seu rosto sobre ti e te dê a Paz!!! ✝️🕊️✝️
Acho que você vai comer o que tem pra comer. Lc 16:27-28: "Aí ele disse: ‘Assim sendo, eu te suplico, pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que ele os advirta, a fim de que não venham também para este lugar de tormento!"
O arbítrio não pode iniciar a “mecânica da salvação” e isso é ponto pacífico! Agora, a ausência dele é absurda, tornando os humanos meros fantoches do determinismo. Se a Graça não pode ser resistida conforme calvinistas afirmam, Judas será condenado por qual razão? Os sacrifícios ao “deus” Moloque por parte dos filhos de Israel foi meramente um decreto do “deus calvinista” Enfim, sem fundamento lógico e pior, Bíblico
Comparando o governo de Deus com o governo do mundo, você tem livre arbítrio, mas não para cometer crime, caso ao contrário você será preso; No governo de Deus também tem lei ,se você desobedecer, será preso , nós temos um bom advogado, Jesus Cristo Ele junto com o pai ,na última instância é quem vai dizer se passa ou não passa, por isso devemos evitar o pecado ao máximo, a mentira para tirar o suor do próximo e a blasfêmia contra o Espírito Santo principalmente.
Deus fez o homem reto segundo Eclesiastes 7:29 Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções. Mas não o fez perfeito, porque se tivesse sido perfeito, não haveria lugar para o errado. O perfeito é o nível onde não cabe o imperfeito, ou seja, o pecado não pode entrar em algo perfeito. Quando Deus criou ao homem ele diz que era Bom, viu Deus que o que ele fez era bom e bom sobremaneira. Porém não diz que ele o criou perfeito, porque senão então como foi que pecou ? Concordo que os únicos que tinham o " Livre Arbítrio" era Adão e Eva porque até então não tinham a influencia do pecado (ou melhor dizendo o pecado não estava dentro deles) a diferença de nós que a balança sempre pende mais hacia o lado do pecado, estamos influenciados pelo pecado, sempre escolheremos influenciados pelo pecado, é por isso que para escolher algo bom como a salvação ou sermos salvos, precisamos necessariamente da intervenção do espírito santo. Isso não quer dizer que não possamos escolher o bom. Claro que podemos , porque se não pudéssemos então por qué ele nos condenaría ? Como é que ele nos condenaría mesmo sabendo que não poderemos escolher por Deus? Ao contrário disso Atos 17:31 Deus passando por alto os tempos da ignorância agora manda a todos os homens a que se arrependam ou seja o homem pode escolher pode se arrepender e por essa capacidade de se arrepender é que será cobrado no dia do juízo. Se ele manda aos homens se arrependerem é porque o homem pode sim (claro com assistência divina e não por nenhum esforço humano). Outro Punto interessante: para os deterministas Calvinistas o homem pode escolher tudo menos a salvação, veja! Isso seria horrível para o caráter de Deus ou seja Deus dando esmolas, cómo é que eu posso escolher a roupa que visto, o partido de futebol, a esposa, carro que vou comprar (coisas estas que não abonam em nada para a salvação) mas... Aquilo que é importante como o meu destino eterno eu não posso decidir ? Qué Deus é esse gente ? Um Deus dando esmolas para os homens? Cómo é que eu posso escolher de tudo mas não posso escolher ser salvo ? Se o fato de estar morto é impedimento para não fazer nada pelo fato de estar morto, isso deve contar para tudo! Também não posso enquadrar todas as doutrinas numa analogia, ou seja não posso condenar todas as doutrinas ao fato de o homem estar morto em delitos e pecados! Bençãos excelsas para os debatedores!
Eu desafio qualquer um a tomar a decisão de não mais pecar. Se esse alguém conseguir, aí sim o livre arbítrio existe atualmente. Pesquisem o significado de livre arbítrio.
Arbítrio é uma vontade e pode significar também um juiz. Mas não é porque eu tenho vontade de ser rico é que eu vou ser. E nem porque um juiz pode ter vontade que uma determinada seleção ganhe, é que ele vai poder fazer que ela ganhe.
Não confunde escolher, que é o livre árbitrio, com a capacidade de executar aquilo que foi escolhido. Ai entra a Jesus. Eu escolho não pecar, como não posso executar isso no memento por causa da natureza, recorreo a Jesus que purifica e santifica, com base na minha escolha, isso enquanto eu viver em carne. Se eu morrer em Cristo serei salvo da força do pecado, e ressuscitei em glória para a eternidade onde se completa a minha escolha de quando usei o live árbitrio para não mais pecar. Só um pequeno resumo em relação ao livre árbitro em relação ao pecado.. Deus abençoe.
@@vanderleireligiosorodrigue3575Não existe pessoas santas ,todos temos nossas mazelas,mas posso estar enganado se vc me mostrar um homem santo atualmente?
Sim, muito errado isso ,da mesma forma q é errado falar que devemos ter temor a Deus. Jesus não melhor ou pior se o aceitamos ,mas nós podemos ser melhor se seguirmos os exemplos de Jesus. Não devemos temer a Deus e sem ama-lo e respeita-lo amando uns aos outros ,temor vem do termo temer ter medo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
📌 Descubra como evangelizar de forma eficaz nas redes sociais e monetizar seu conteúdo simultaneamente com o nosso e-book exclusivo - clique agora e transforme sua missão digital! go.hotmart.com/D93398877H
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Show pastor Nilson! Expôs os termos de forma belíssima.
Gostei da camiseta do PR Cezar "Me mostra no texto" kk
Curti tbm kkkk
Tô com vcs .. top a camisa .
" Eis que ponho diante de ti a vida e a morte, escolhe pois a vida e vive."
✝️🕊️✝️
Câncer vendo isso
Mas onde diz no texto que eles são capazes de escolher a vida ?
Deus nunca disse para o homem que ele é capaz.
@@BarueriCards “Agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”...
Mateus 11:12
👍
@@BarueriCardse porque Deus fala pra pessoa escolher se ela não pode escolher? Deus é Deus de confusão? Como que Ele vai falar para escolher qual ação ela vai fazer/cometer? Quando você crê em algo, algo te influenciou e você creu certo? E aí você escolhe crer no que foi influenciado, ou você crê forçado? Você crê sem escolher? Tem pessoas que são convencidas do pecado mais não querem servir Jesus, sabem que estão em pecado e creem que o pecado condena, mas muitos MORREM em seus pecados sem ao menos se arrepender. POR FIM, essa pessoa escolheu continuar assim ou ela foi forçada a não crer para ir para o inferno????
@jamalazeredo8641
Você citou Mateus 11:12 como se estivesse dizendo que a salvação vem de um esforço ou escolha humana, mas isso não é o que o versículo ensina quando analisado em conjunto com outras partes da Escritura.
Efésios 2:8-9 NAA
[8] "Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; [9] não de obras, para que ninguém se glorie."
Efésios deixa claro que a salvação é um dom de Deus, pela graça e fé, e não resultado de qualquer esforço humano ou obras. Mateus 11:12 fala sobre o "esforço" ou perseverança daqueles que já estão respondendo à graça de Deus, enfrentando lutas espirituais e desafios, mas não implica que a salvação é algo que podemos "conquistar" por méritos próprios.
Ou seja, Mateus 11:12 não nega a salvação pela graça, apenas descreve o comprometimento que deve existir após recebermos esse dom imerecido. A salvação sempre começa com uma ação divina, não com a escolha ou esforço do homem.
Parabéns que maravilha de debate.
“Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor”.
Josué 24.15
que debate! Educação, exposição bíblica e, maiormente, respeito!
Parabéns pra Cruvinel, estou com vc😊
Ânimos serenos... Assim é satisfatório ouvir
Eu creio que não há escolha livre do pecado após o éden.
Temos o livre agir, mas nossas escolhas estão sempre contaminadas pelo pecado.
@@thaysesouzadeazevedo1194 a Bíblia diz que o homem escolhe.....
Bacana demais esse debate....cada um é livre para as escolhas...Dt 30.19
Que debate legal 🎉 acaba ficando divertido ❤ Deus abençoe
Que debate abençoado!
Lindo debate, acho bacana em debates o respeito e carinho entre ambos.
Fazemos claramente o caminho contrário de Adão, Adão santo, ouviu a serpente e sujou, nós já sujos ouvimos o Espírito Santo e somos limpos ❤
A serpente nem falou com Adão. A serpente falou com Eva e Eva falou com Adão
Mas ele tbm comeu né 😅
Que satisfação de ouvir um debate assim
Debate lindo e tranquilo❤
Ideologicamente discordo de todos que estão na mesa, mas adimiro muito o trabalho de quem trás a luz o posicionamento de diferentes pessoas, com respeito e argumento.
Certo podemos escolher sim, escolher a pecar pois o ser humano só faz lambança, todas as vezes ele prefere pecar.
Até um ateu pode fazer o bem, se ele quiser. Então a liberdade de escolha existe.
@levibernardes861 fazer o bem com o propósito foge do que é Deus, se você faz o bem para simplesmente se orgulhar do que fez pecou diante de Deus. Você faz o bem não para receber o bem, você faz o bem porque Deus já te deu o bem maior, esse é o sentido. Se você faz algo em troca de algo isso não é fazer o bem, é simplesmente barganha.
@levibernardes861 e fazer o bem não tem nada que ver em fazer a sua escolha, a questão é totalmente outra, essa é a diferença de ver as falas nas cartas de Paulo.
"Se realmente existe 'livre-arbítrio', ele não parece ser capaz de ajudar os homens a atingirem a salvação, porquanto os deixa sob a ira de Deus."
- Martinho Lutero
👏🏻
como se o papel do L.A. fosse capacitar ao homem a atingir a salvação hahahahahah
Meu colega,@@santaimex, O livre-arbítrio, por si só, não capacita o homem a alcançar a salvação, pois a salvação é exclusivamente pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo (Efésios 2:8-9). Nenhuma ação humana, por mais livre que seja, pode substituir a obra redentora de Cristo. O papel do livre-arbítrio é responder à graça oferecida, mas a capacidade de salvação vem unicamente de Deus, não do esforço humano. Eu particularmente não acredito no Livre-arbítrio, porque é impossivel "escolher" não pecar. Tmj
@@ArielAraújo07Exatamente. Inclusive até a fé vem de Deus! É dom dado por Deus.
Legal quando o debate é desse nível, sem sarcasmo, respeitando o tempo do outro. Simplismente trocando ideia.
Resumo do debate;alto nível!
Debate muito bom parabéns
Eu sou salvo mas tenho lacunas q preciso me libertar ainda, isso é por causa do meu livre arbítrio
A racionalidade humana está subordinada a algo acima dela nessas questões de não entendimento do agir de Deus; precisamos entender que como humanos somos LIMITADOS e Deus é ILIMITADO, portanto, nós humanos não temos como compreender e entender TODO o agir de Deus. Quando numa conversa fui questionada sobre a existência ou não do livre arbítrio, me veio instantâneamente à mente: aqueles que acreditam no livre arbítrio, viverão os benefícios e malefícios de pensarem assim, da mesma maneira que os que não acreditam no livre arbítrio, viverão os benefícios e malefícios de pensarem assim.
Da mesma forma com relação a questão de que se iremos ou não passarmos pela tribulação, e que sabemos que existem defensores para as ambas possibilidades, eu prefiro pensar assim: pela dúvida, vivamos e nos preparemos para passarmos, se não passarmos, melhor.
Desde então, todas essas questões levantadas por estudiosos da Bíblia e que teem interpretações contrárias/diferentes sobre um mesmo tema, não me trás confusão, simples assim.
Verdade. Pra mim também. Glórias a Deus
Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.
João 7.17
Deus abençoe
Muito bom, parabéns
Gente todo esse tempo pra algo simples, livre arbítrio é nosso é humano mais é condicionando e limitado pois Deus é soberano, mais respondemos por nossas escolhas
Entendi perfeitamente, as duas linhas de raciocínio, as duas estão certas, a diferença é: estão olhando para as mesmas palavras e de ângulo diferente.. perfeito..
complicado isso ai, a palavra não tem ângulo , ela é reta e ponto.
Ovelha pode escolher o pasto que quer comer 😢
E soldado pode escolher a missão que quer ir 😢😢
O que o ser humano pode fazer, é ó que já tá pra ele fazer ou não. Ou seja o homem tem livre escolha, livre arbítrio só Deus, tem ele pode fazer o que ele quiser o homem não.
Sabendo o que é o bem e mal , o homem se torna livre na escolha ?
Muito bom gostei do debate
Vc pode sim decidir entre fazer o certo,fazer o bem ou fazer o mal.
Não no sentido salvífico
Multidão, multidão, no vale da decisão
Apesar de não concordar com tudo, eu só entendi a doutrina da eleição pelo Hernandes e com Nicodemos.
Ficou muito mais claro o Calvinismo para min, e o que mais me deixou surpreso, é a base bíblica para tudo isso.
Calvinismo é heresia assim como o Arminianismo 😊😊
Gênesis 4:7 DEUS falando p Caim:
O teu desejo sera contra ti,cumpre a ti domina-lo.
Então vc tem poder sobre sua decisão,ninguém virá até o criador com esta desculpa.
Se um Calvinista ler Ezequiel 33, desiste de ser Calvinista. O proprio Deus fala que o homem tem a escolha de ser justo ou ímpio, se arrepender ou não.
Sei que tá brincando! Porque eles lê isso, é lê muito, a verdade é outra: sempre apreendendo mas nunca chegará a verdade! Sabe onde isso está???
@jarailtombatistadasilva1139 não é em uma epístola que um tal de apóstolo Paulo fala que ele conseguiu vencer o combate? No Calvinismo não existe combate, existe eleição.
Hum Enoque era filho de (caim) e escolheu andar com Deus ! Mesmo vindo de uma geração decaida !
@@jhonevieira898 onde está escrito que Enoque era filho de Caim? 🤔
@@jamalazeredo8641descendência
Não era o mesmo Enoque.
Tem gente que comete a burrice de achar que o livre árbitro é fazer o que quiser sem ter problemas.
Más o livre árbitro é que você poderá escolher pelo seu livre árbitro se quer passar a eternidade no inferno ou no céu!
Ué. O reverendo fala que o ímpio faz escolhas de morte. Mas após o pecado ele diz que todos já estão mortos 🤷🏻♂️
Deus nos concedeu o livre harbitrio, não somos robôs programados para adora lo, isso é lógico...
Adão era perfeito e escolheu pecar, José era imperfeito e escolheu não pecar com a esposa de Potifar, por ai si se ve a capacidade de escolha
Acredito que temos direito a fazer nossas escolhas, Deus nos deu uma lista enorme de escolhas ... Mas a partir do momento que não podemos escolher alguma coisa que seja, ja não temos mais o Livre Arbítrio. Porque no final de tudo vamos pro Céu ou pra Condenação, não posso escolher fora desses dois finais. Não posso falar que não quero ir pro Céu e tbm não quero ir pro inferno. É um debate muito bom, mostrar cada um seu ponto de vista, mas não é algo que as pessoas "brigar". Temos escolhas, mas nossas escolhas são limitadas, Graças a Deus rs
Eu creio tb no livre arbítrio, mas fica mt confuso pois, ou vc crê no sacrifício e vive para se santificar ou não verá o Senhor, então é obrigatório crer em Cristo para ser salvo.
Calvinismo é tão confuso, porque se tudo é uma determinação de Deus, ou seja se eu não tenho livre arbítrio, porque que iremos prestar contas de si mesmos a Deus, num parece incoerente, porque se eu não tenho poder de fazer escolhas, mesmo em pecado, então Caim não tinha como controlar o desejo de matar o seu irmão, porém ele decidiu matar o seu irmão por inveja, aonde o livre arbítrio não está aí??? É interessante, ai o camarada não tem nada de livre arbítrio, mas responderá sobre suas escolhas e ações diante de Deus, é aí como fica, é uma aberração dizer que livre arbítrio não existe, mesmo corrompido, e maculado, por isso eu fico com a bíblia, porque ela é clara...
Levem o Pastor Eliabe César.
Grande homem de Deus.
Realmente não existe a palavra livre arbítrio na Bíblia, não o significado de livre arbítrio é escolha. Então sim existe livre arbítrio porque na Bíblia existe escolha
Existe livre arbítrio? João 16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não creem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;
Fui eu que escolhi sozinho ou foi o Espírito que me convenceu? Se Ele não tivesse me convencido eu teria escolhido?
E como pode escolher, se DEUS já havia escolhido antes da fundação do mundo???
Quem é de DEUS ouve a voz DELE, quem não é não adianta não vai ouvir nunca.
Interessante a ideia do livre arbítrio ser a capacidade de escolha contra a sua natureza. Ou seja, s escolha é livre, mais o ambiente, a história de vida, etc, pode e influencia a vontade do ser humana. E, uma vez que existe a influência, a escolha é livre. Eis a questão.
O que é necessário entender é que livre arbítrio é algo que só tem quem foi liberto. O crente tem livre arbítrio. Ele pode escolher abandonar a fé ou permanecer nela por que não está mais sob as correntes do pecado. Já o ímpio, está na carne. E a Bíblia deixa bem claro que aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus. É impossível ao ímpio agradar a Deus. A Bíblia também diz que para alguém ser salvo é necessário que um Valente maior invada a casa de um Valente menor e tome aquele que está sobre o seu poder. Quando a Bíblia diz escravo do pecado, ela está dizendo exatamente que a pessoa está dominada pelo pecado. Por isso a Bíblia diz que se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livre. Livre arbítrio é coisa de crente.
A situação do ímpio é escravo. Escravo não tem liberdade.
João 1:13
[13] os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
Tiago 1:18
[18] Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.
Olá pessoal da musical FM. Tragam o or Augustus Nicodemos.
Como podemos ter arbítrio livre
Se de alguma forma
Somos confrontados em todas as nossas decisões,,ou pelo Espírito santo ou pelo acusador
eu nao entendi a rejeição ao determinismo, eclesiastes 3 é muito claro que Deus para todas as coisas tem um tempo determinado, Jesus disse que sem mim nada podemos fazer, livre arbitrio é um mito pelagiano e nada mais que isso.
muito bom o debate por sinal.
Vamos todos parar de pecar!!!!
Eis que estou a porta e bato, Jesus bate, a nos cabe abrir pra ele entrar.
Se o livre árbitro for mito , o pecado também é.
Vc está um passo do ateísmo.
Não existe livre arbítrio,da mesma forma que não existe pecado ,o q existe é escolhas e os resultados podem ser bom ou ruim segundo o olhar do interessado,da mesma forma que não existe pecado e sim erros ou acertos
@@wandfigpilatos4688 na minha opinião a liberdade é consequência do bom uso do livre arbítrio, apartir do momento que vc faz mau uso a liberdade é retirada. Daí a necessidade de um advogado que é CRISTO. Se não fosse o livre arbítrio, não necessitaríamos de um Salvador, pois nãoexistiriapecado. (1 João 2:1).
@@BarueriCards o livre árbitro é a possibilidade de escolha entre o bem e o mau, o certo e o errado. Enquanto a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Só existe pecado por cauda do livre arbítrio. Só precisamos de advogado Cristo, porque somos pecadores. 1 João 2:1, filhinhos espero que não pequem, porém se pecar vc ainda pode recorrer ao advogado que está junto ao Pai.
@@BarueriCards o contrário, quem não vê a beleza do livre arbítrio e o amor de Deus incondicional é que está ateu.
Onde é livre o arbítrio se é o desejo do outro q prevalece , arbítrio nunca foi livre
A voz do PR. Cruvinel é do Kiko?
Nem totalmente livre Nem totalmente preso assim é o ser humano...
João 15 v16 SL 100v3 Deus nos escolher e não nós escolhemos ao senhor
Há uma grande confusão sobre o livre arbítrio, esta palavra está relacionada a obedecer: a Bíblia diz que no passado nós éramos guiados por principados e potestades, mas agora somos guiados pelo espírito de Deus.
Luc 9:23 E dizia a todos: se alguém quiser vir após mim,
negue-se a si mesmo, e tome a cada dia sua cruz e siga-me.
Por que qualquer que queira
salvar a sua vida perdê-la-a.
Luc 6:46.Diz: E por que me chamas senhor, senhor, e não fazes o que eu digo. Qualquer que venha a mim e ouve as minhas palavras e as observa eu vou mostrarei a quem é semelhante....
Quem conhece a história de Jonas sabe que ele não teve o livre arbítrio....
Existe o determinismo Fatalista( forças cegas da natureza determinam o destino) e Existe o determinismo Teísta ( O Deus da Bíblia determina o destino) O Deus da Bíblia é Soberano no sentido estrito e absoluto, nenhuma criatura e livre do seu domínio, de sua vontade, do seu querer,( AT 17:28 "Porque Nele( Em Deus) Vivemos, e nos movemos, e existimos....) É impossível que qualquer ser Criado seja INDEPENDENTE de Deus, seja no pecado ou na santidade. Discutir Livre árbitro, na perspetiva de escolha, preferência pessoal, é irrelevante. Existe alguma coisa no mundo visível ou invisível que seja livre de Deus, que seja independente de Deus? As Escrituras afirmam que NÃO!!!
Uma dúvida: O pastor Roberto citou Hebreus 6:4, e lá fala que aqueles que uma vez estiveram com Deus e caíram, seria impossível se arrependerem novamente. Nessa nova realidade de caídos, mesmo se quisessem, não poderiam exercer seu livre arbítrio de quererem voltar para Deus, certo? Me ajudem nessa questão. Até hoje lendo e relendo os textos bíblicos, não consigo afirmar que apenas uma linha teológica é correta. Afinal temos textos que são bases para as duas. Por exemplo, Paulo (o vaso escolhido) fala para Timóteo que nos últimos tempos alguns abandonariam a fé e que é desejo de Deus que todos se salvem. Difícil questão, não?
O apóstolo Paulo falou TODAS AS COISAS MIN SÃO LICITAS MAS NEM TODAS MIN CONVEM . E LIVRE ARBITRIO ESCOLHA DE PAULO
Paulo não era apostolo.Não foi escolhido por Jesus
''min são , min convem'' ??? Imagina vc lendo a Bíblia.
@@AlmirBispo-CSV-Comp-DB
A Paz de Cristo. Por gentileza, verifique todos os primeiros versículos das cartas de Paulo em que é afirmado ainda que seja por ele mesmo que sim, ele era apóstolo e sim, também foi escolhido por Jesus Cristo.
@@andre.2550 Ele se auto denominou . Se vc observar no Apocalipse,observe que a cidade tem 12 portas e fundamentos com 12 pedras em homenagem aos apostolos (Mathias foi escolhido no lugar de Iscariotes)
Mais agora uma pergunta?
Matias foi escolhido por Jesus?
22. Então declarou Yahweh Deus: “Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!”
(Gênesis, 3)
Lc 10:13: "“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidom tivessem acontecido os prodígios que aconteceram em vocês, há muito tempo elas teriam se arrependido, sentados sobre cinzas e vestindo pano de saco."
A natureza de Adão,antes da queda era inclinada para o bem,mais ele tinha liberdade para fazer escolha contrária a sua natureza,ou seja,ele tinha liberdade para escolher o mal e depois da queda a natureza do homem ficou inclinada para o mal,mais o homem tem condições para fazer escolhas contrárias a sua natureza,ou seja,o homem pode escolher fazer o bem
Si nao somos livres para decidir o que quero faser de minha vida entao eu sería como uma marioneta o un robo
Não é o homem que escolhe apostatar da fé, mas é satanás que derruba ele no buraco.
2 Aos Coríntios 4
4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Tá nessa de diabo ainda ,vai crer em papai Noel também
Se só Adão teve livre arbítrio era impossível Caim dominar o pecado quando Deus disse que a ele compria dominá-lo.
O problema do calvinismo ou arminianismo, é que quando acredita em um dos dois, você tem que pegar todos os outros textos que oarecem contrario a sua crença, e mudar o que está escrito, dizendo "não é bem assim", ainda que esteja claro, ainda sim, você deixa de acreditar pois não cabe na sua crença. Eu, apesar de estar mais para o arminianismo, não vou ignorar qualquer texto que pareca que Deus escolhe, ao mesmo tempo que não vou ignorar quando q bíblia põe no homem a responsabilidade de escolha, como explicar? Simples "não sei", mas o que não devo fazer é "forçar o texto a dizer o que ele não diz ou tentar interpretar o que está claro, diz 'A', e a pessoa diz 'nao, não é A, é B, pois sou calvinista ou arminiano".
Exatamente meu irmão eu penso assim também.
Nesse debate faltou definir melhor o tema, tinham q ter conversado antes, parece q um pastor tá debatendo sobre o termo e o outro sobre sobre a intenção do coração
Livre arbítrio é Verdade Absoluta.
Hebreus 6.4-6 é um texto frequentemente levantado em debates sobre a perseverança dos santos e a possibilidade de perda da salvação. Como calvinista, a interpretação desse texto segue o princípio de que a Escritura interpreta a Escritura, e, portanto, deve-se considerar o contexto imediato, o ensino geral da carta aos Hebreus e o ensino mais amplo das Escrituras sobre a salvação.
"É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e o expondo à ignomínia." (Hebreus 6.4-6, ARA)
O autor de Hebreus frequentemente alerta seus leitores sobre a apostasia e encoraja a perseverança. Essas advertências têm o propósito pastoral de testar a autenticidade da fé dos professos cristãos. Hebreus não ensina que aqueles verdadeiramente salvos podem perder a salvação, mas adverte sobre o perigo de uma fé meramente externa e não regenerada.
Os termos usados no texto - "iluminados", "provaram o dom celestial", "participantes do Espírito Santo" - não necessariamente se referem à salvação genuína. Eles podem descrever uma experiência superficial com a comunidade cristã e os benefícios externos do evangelho, sem uma verdadeira regeneração. A parábola do semeador (Mateus 13.1-9, 18-23) ajuda a ilustrar como algumas pessoas podem receber a palavra com alegria inicialmente, mas depois se desviarem porque não têm raízes profundas.
O ensino calvinista da perseverança dos santos, baseado em passagens como João 10.27-29 e Romanos 8.29-30, afirma que aqueles verdadeiramente salvos não podem perder a salvação porque a obra de Deus em suas vidas é definitiva e eficaz. Hebreus 6.4-6 descreve aqueles que professaram a fé de forma externa, mas que nunca foram regenerados.
A queda mencionada é uma rejeição pública e deliberada de Cristo, expondo-o à vergonha. Isso caracteriza a apostasia daqueles que estavam apenas externamente ligados à comunidade cristã, mas nunca realmente salvos. Assim, o texto não contradiz a doutrina calvinista, mas enfatiza a gravidade de rejeitar os privilégios do evangelho.
"Quanto a vós outros, todavia, ó amados, estamos persuadidos das coisas que são melhores e pertencentes à salvação, embora falemos desta maneira." (Hebreus 6.9)
Isso sugere que o autor considera seus leitores verdadeiros crentes, mostrando que as advertências são direcionadas àqueles que poderiam estar na comunidade, mas não foram regenerados.
Os calvinistas enxergam essas advertências como um meio de Deus para preservar os eleitos. As exortações à perseverança e as advertências sobre apostasia são reais, mas, para os eleitos, essas palavras servem como ferramentas para garantir que continuem confiando em Cristo. Aqueles que apostatam demonstram que nunca foram genuinamente regenerados, conforme 1 João 2.19: "Eles saíram de nosso meio, entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos."
Hebreus 6.4-6 não desqualifica a teologia calvinista, mas reforça a seriedade de uma fé verdadeira e a soberania de Deus na preservação dos salvos. Aqueles que experimentam bênçãos externas do evangelho, mas não permanecem, nunca foram regenerados. Para o calvinista, essa passagem é um chamado à autoavaliação e à confiança constante em Cristo como o único fundamento da salvação.
E verdade sim o livre arbítrio é para aqueles que não querem saber de Deus,ele não obriga ninguém a seguilo só que cada um terá o castigo que merece ,o homem tem que aceitar a Jesus viver nos seus mandamentos, são tantos que vão ficar a porta é muito larga muitos passarão por ela , é esse o livre arbítrio
O livre arbítrio de Adão era limitado só a comer ou não o fruto ou seja,Adão só tinha o livre arbítrio para comer o fruto ou não.Ali no Eden ele não tinha livre arbítrio para fazer outras coisas
Por que não chamam o Marcos Granconato um grande expoente da linha calvinista?
o verbo de isaque caindo da montanha de abraão ....eu te dou a ua geração por explosão.
Se eu não seguir, pela palavra sou condenado! Isso não é livre arbítrio.
Eu tenho uma vizinha solteira, e muito bonita, que vive dando em cima de mim, ela já deixou bem claro quer só sexo...
E eu sempre digo "não" pra ela. Eu creio que estou escolhendo ir contra minha natureza, pois, pra ser sincero, vontade de ir com ela não falta. Porém, até agora eu escolhi não ir. Tá cheio de exemplos simples nas nossas vidas.
Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
Deuteronômio 30.19
Adao e eva se arrependeu e vai ser salvos ?
Por que um ímpio mesmo conhecendo o que é certo e o que é errado só faz escolhas erradas pecaminosas? A resposta é simples mesmo ele tendo livre arbítrio o livre arbítrio dele está condicionado a sua escravidão a morte ou está preso suas escolhas as escolhas de morte, enquanto Cristo não o libertar e o Espírito santo não tocar nele , ele nunca vai conseguir fazer as escolha de vida , as escolhas certas, mas se o filho os libertar verdadeiramente sereis livres,
Só então é possível essa pessoa fazer novas escolhas que não seja de morte e sim de vida porque agora já foi libertada por Cristo antes era impossível ela sempre iria fazer escolhas de morte porque estava escravizada preso no pecado , isso é muito Claro não tem o que questionar...
Livre arbítrio em escolhas comuns e particular ou pessoal, para a salvação não pões nem fé para crer o homem. Isso vem de Deus, se assim fosse o homem poderia deixar de pecar? Não então o livre arbítrio não existe.
Se eu tenho livre arbítrio, então vou escolher não pecar. Mas eu peco até dormindo, e pior fui gerado em pecado....
Não mudou nada, pois a escolha permanece.
Próxima!
Pior de tudo é ver pregador pegando o que os outros dizem,a bíblia diz Deus disse ao sru povo escolher agora entre s benção e a maldição
Responde porque deus fez o impio para o dia do mal .?existe escolha pra impio ?
@@lidiagoncales2761 bom dia Lídia!
talvez possa te ajudar...
Primeiro, qualquer um de nós está sujeito a praticar impiedade... Eclesiastes 7:17
A partir desse raciocínio; todas as vezes que estamos insistindo em pecar contra Deus. Ele retira sua mão protetora sobre nossa vida e permite que o ímpio contumaz, aquele que só vive da impiedade; nos aflija e nos oprima; então o dia que nos sucede estas coisas; chamamos de " o dia do mal ".
Ou seja, o dia em que o homem mau ou ímpio nos fez o mal...
Que o Eterno estenda seu rosto sobre ti e te dê a Paz!!!
✝️🕊️✝️
Acho que você vai comer o que tem pra comer.
Lc 16:27-28: "Aí ele disse: ‘Assim sendo, eu te suplico, pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que ele os advirta, a fim de que não venham também para este lugar de tormento!"
O arbítrio não pode iniciar a “mecânica da salvação” e isso é ponto pacífico!
Agora, a ausência dele é absurda, tornando os humanos meros fantoches do determinismo.
Se a Graça não pode ser resistida conforme calvinistas afirmam, Judas será condenado por qual razão?
Os sacrifícios ao “deus” Moloque por parte dos filhos de Israel foi meramente um decreto do “deus calvinista”
Enfim, sem fundamento lógico e pior, Bíblico
Comparando o governo de Deus com o governo do mundo, você tem livre arbítrio, mas não para cometer crime, caso ao contrário você será preso;
No governo de Deus também tem lei ,se você desobedecer, será preso , nós temos um bom advogado, Jesus Cristo Ele junto com o pai ,na última instância é quem vai dizer se passa ou não passa, por isso devemos evitar o pecado ao máximo, a mentira para tirar o suor do próximo e a blasfêmia contra o Espírito Santo principalmente.
Deus fez o homem reto segundo Eclesiastes 7:29
Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas ele buscou muitas invenções.
Mas não o fez perfeito, porque se tivesse sido perfeito, não haveria lugar para o errado. O perfeito é o nível onde não cabe o imperfeito, ou seja, o pecado não pode entrar em algo perfeito.
Quando Deus criou ao homem ele diz que era Bom, viu Deus que o que ele fez era bom e bom sobremaneira. Porém não diz que ele o criou perfeito, porque senão então como foi que pecou ?
Concordo que os únicos que tinham o " Livre Arbítrio" era Adão e Eva porque até então não tinham a influencia do pecado (ou melhor dizendo o pecado não estava dentro deles) a diferença de nós que a balança sempre pende mais hacia o lado do pecado, estamos influenciados pelo pecado, sempre escolheremos influenciados pelo pecado, é por isso que para escolher algo bom como a salvação ou sermos salvos, precisamos necessariamente da intervenção do espírito santo. Isso não quer dizer que não possamos escolher o bom. Claro que podemos , porque se não pudéssemos então por qué ele nos condenaría ? Como é que ele nos condenaría mesmo sabendo que não poderemos escolher por Deus? Ao contrário disso Atos 17:31 Deus passando por alto os tempos da ignorância agora manda a todos os homens a que se arrependam ou seja o homem pode escolher pode se arrepender e por essa capacidade de se arrepender é que será cobrado no dia do juízo. Se ele manda aos homens se arrependerem é porque o homem pode sim (claro com assistência divina e não por nenhum esforço humano).
Outro Punto interessante: para os deterministas Calvinistas o homem pode escolher tudo menos a salvação, veja! Isso seria horrível para o caráter de Deus ou seja Deus dando esmolas, cómo é que eu posso escolher a roupa que visto, o partido de futebol, a esposa, carro que vou comprar (coisas estas que não abonam em nada para a salvação) mas... Aquilo que é importante como o meu destino eterno eu não posso decidir ? Qué Deus é esse gente ? Um Deus dando esmolas para os homens? Cómo é que eu posso escolher de tudo mas não posso escolher ser salvo ? Se o fato de estar morto é impedimento para não fazer nada pelo fato de estar morto, isso deve contar para tudo!
Também não posso enquadrar todas as doutrinas numa analogia, ou seja não posso condenar todas as doutrinas ao fato de o homem estar morto em delitos e pecados!
Bençãos excelsas para os debatedores!
O pastor Nilson faz agente parar para ouvir ...que humilde
Eu desafio qualquer um a tomar a decisão de não mais pecar. Se esse alguém conseguir, aí sim o livre arbítrio existe atualmente. Pesquisem o significado de livre arbítrio.
Então você não acredita que Deus pode fazer uma pessoa ser Santa na terra ?
Arbítrio é uma vontade e pode significar também um juiz. Mas não é porque eu tenho vontade de ser rico é que eu vou ser. E nem porque um juiz pode ter vontade que uma determinada seleção ganhe, é que ele vai poder fazer que ela ganhe.
Não confunde escolher, que é o livre árbitrio, com a capacidade de executar aquilo que foi escolhido. Ai entra a Jesus. Eu escolho não pecar, como não posso executar isso no memento por causa da natureza, recorreo a Jesus que purifica e santifica, com base na minha escolha, isso enquanto eu viver em carne. Se eu morrer em Cristo serei salvo da força do pecado, e ressuscitei em glória para a eternidade onde se completa a minha escolha de quando usei o live árbitrio para não mais pecar. Só um pequeno resumo em relação ao livre árbitro em relação ao pecado.. Deus abençoe.
@@vanderleireligiosorodrigue3575Não existe pessoas santas ,todos temos nossas mazelas,mas posso estar enganado se vc me mostrar um homem santo atualmente?
@@wandfigpilatos4688 leia Apocalipse onde Jesus disse que tem umas pessoas que não se contaminaram suas vestes com ele andarão de branco
Como seria se adao eva não tivesse pecado...nao seria esse mundo talvez nos nao existisse
É errado falar, que o homem ACEITA a Cristo.
Sim, muito errado isso ,da mesma forma q é errado falar que devemos ter temor a Deus.
Jesus não melhor ou pior se o aceitamos ,mas nós podemos ser melhor se seguirmos os exemplos de Jesus.
Não devemos temer a Deus e sem ama-lo e respeita-lo amando uns aos outros ,temor vem do termo temer ter medo
Essa afiação que o homem pode escolher sim , e' livre ; mas vocês esquecer que Eva foi embanada , isso e' escolher ?
Pois escolhe não pecar mais! 🤭
Cornelio adorava a Deus antes de ser salvo! E aí?