Esse vídeo é um teste de um novo formato de vídeos aqui no canal. O que vocês acharam? Gostariam de ver alguma história específica sendo contada dessa maneira?
Ficou bastante interessante, Pedro! Gostei... ah, você pode mesclar os dois, vídeos com esse formato e vídeos com o formato anterior. Ficaria legal! Parabéns!!
Meu avô faleceu nessa sexta feira passada....e ver esse vídeo...me deu uma tristeza e ao mesmo tempo muita felicidade...meu velho não venceu o tempo...na verdade nenhum de nós venceremos....mas enquanto ele viveu ...ele brilhou muito bem na minha vida....e na vida dos meus familiares....fará muita falta...mas é assim que a vida segue...e o brilho dele ainda existe nos meus pensamentos...mesmo que já não exista mais de verdade. (Parabéns pelo vídeo Pedro...show de bola)
Eu acredito que as pessoas só morrem mesmo quando se esquecem delas, seu avô compartilhou experiências, ensinou coisas que ficaram com você e seus familiares então ele ainda vive dentro de você e aqueles que se lembram dele.
Talvez a lição mais importante desse vídeo seja: Entendam a importância que têm um olhar, um sorriso, um sabor de uma fruta, ou uma risada espontânea entre amigos, isso sim é especial.
00:00: "oba, bora ver mais esse video do Ciencia todo dia! Os videos deles sempre me deixam de bom humor" 11:15: "(chorando) eu quero a minha mãããããe!"
Eu só fui perceber como esse vídeo mexeu comigo quando desceu uma lágrima do olho. Tudo isso acontecerá em um período de tempo tão inconcebivelmente grande e ainda assim a gente tem a impressão de que vai acontecer "amanhã". A vida não seria tão preciosa se não tivesse um fim, então vamos aproveitá-la porque a vida do Universo é longa, mas a nossa é curta. Obrigado por nos ensinar e sensibilizar, Pedro. Eu quero ser igual você quando crescer.
A aproximadamente um ano eu ouço esse vídeo e alguns outros até pegar no sono, e pelo visto isso irá permanecer por anos. Seu trabalho é excelente Pedro
Para nós que estamos começando a divulgar ciência no TH-cam o Ciência todo dia é mais que uma inspiração, é uma esperança que existe público e progresso a ser alcançado pela mesma! Com meu canal recém criado, pretendo seguir em frente nessa plataforma, trazendo conteúdos de Física e Astronomia semanalmente!
Lindíssimo! Ainda não consegui entender exatamente o que acontece comigo quando vejo o conhecimento em seu mais sublime estado, mas sinto que é fundamental saber mais, saber tudo isso, saber tudo...
Meu filho se interessa muito pelo universo e conheceu seu canal faz pouco tempo, e, por isso, ele quis fazer astronomia e ser matemático ^^ Sim, eu editei o comentário. Mas foi para agradecer os likes, não era minha intenção ganhar isso, mas... Obrigada, pessoal!!! ^^
Imaginar que a última estrela do Universo viverá milhares, milhões, bilhões...de vezes mais do que o Universo desde o Big Bang... é impressionante demais... Nota 10 para o Canal.
Pedro seus vídeos são sensacionais . Por favor não pare, essa abordagem filosófica que você traz da ciência nos levam a pensar sobre o sentido da existência.
Já não bastava a crise existencial que eu passei vendo esse vídeo do começo ao fim, ainda vem vc comentar isso pra aumentar ainda mais a minha crise. Quanto o Pedro te pagou, hein?
Tenho 49 anos, sou apaixonada por física quântica e Universo! Meu filho me apresentou à você! Ouvir a história de "Osiris" me faz refletir que, podemos fazer O Melhor com esse "tempo" chamado Vida!! Lindo!!💫👏👏👏
Pensei em uma coisa na conclusão do vídeo. A sensação que temos quando pensamos que vamos morrer é a mesma de ir embora no meio da festa, quando o negócio tá bombando. Vc sabe que tem mais e por isso não quer ir. Mas quando começa a tocar boate azul...
Bom, ela se despedaçaria ou derreteria, mas supondo que isso não acontecesse, ela atravessaria a terra e só, a área do ponto de pressão que a agulha aplica é muito muito pequena, faria um furo de 1mm que provavelmente se fecharia em alguns segundos ou instantaneamente
@@hisraelbraga9245 Não amigo, sonhando que algo que tenha massa pudesse chegar a velocidade da luz ( ate onde se sabe isso e impossível) ela teria 'peso' praticamente infinito, sendo assim daria ruim uma experiência dessas pra gente seres humanos que vivemos aqui.
@@Marcostqc uma li a respeito disso, que um dos obstáculos de atingir a velocidade das luz e exatamente que quanto mais.velocidade aumenta mais a massa aumenta, como os fotons na tem.massa, são os.unicos a conseguir essa proeza. Inclusive, nesse.artigo falava que uma pessoa de 70 kilos, TEORICAMENTE, se chegasse a velocidade da luz poderia ter a massa da Terra. A fonte que li esse artigo não me.recordo se foi a Mundo Estranho ou a Superiteresante, ambas da editora Abril.
@@Marcostqc não sei se expliquei direito na mensagem anterior, mas fui dar uma pesquisada bem.superficial, e o qie eu falei está atrelado a.teoria da relatividade. Com o.aumento.da velocidade, realmente existiria o.aumento da massa, o que consequentemente criaria um campo gravitacional em volta e atrairia objetos.
E ao fim do show, quando o último próton da última estrela se extinguir e as luzes se apagarem, apenas restará o Peter do Ei Nerd para fechar as cortinas.
"" isto também passará "".muito profundo moço...muito profundo...ou seja ...aproveite seu tempo o melhor possível...! Pois tudo é passageiro...daí VEM A HUMILDADE!
Comecei a ter crise existencial com 11 anos de idade assistindo a um programa sobre o espaço que passava na tv escola. Ainda hoje essa crise continua firme e forte
Se no final tudo que há se transformar em radiação, a radiação a partir disso será eterna, o que é meio contraditório, e caso não seja eterna e de alguma forma essa radiação formar novos átomos, então esse ciclo será eterno
@@pythonls4002 "caso de alguma forma essa radiação formar novos átomos" = Não é provável mas também considerando o conhecimento que temos não é impossível
Os átomos vão soltar radiação até q o último decair... Aí tem a tal da teoria do rebote, quando o universo se reduzir e talvez ocorra um evento de energia espontâneo igual o big Bang
@@rafa_srmiranda Sim, são canais que nunca falham em nos tranquilizar ao saber que o destino do tempo é reduzir tudo a um nada irreversível e eterno...
A música que tu botou de fundo no final do vídeo encaixa perfeitamente, uma das mais simples de Chopin, porém carrega um sentimento enorme, e foi a composição que ele (Chopin) pediu que fosse tocada em seu próprio enterro. Acho incrível como ele consegue sobreviver através de suas músicas mas que isso deixa de ser eterno ao pensar que em algum ponto não terá mais quem a escutar suas obras. Mas existiu, e no meu ponto de vista esse simples fato torna tudo infinito. Nós, tudo que existe e que existiu no Universo. (a música, aliás, é prelude opus 28 no. 4)
Faz um vídeo sobre o gliese 832c, que pode segundo Hawking pode ser habitável e inclusive pode nos abrigar futuramente. Manda um coração pra um garoto de 14 anos que pretende ser engenheiro mecânico pelo IME ;).
Vai pra cima irmão, a engenharia abre muitos caminhos pra você, mas lembrando sempre de ser um cara acima da media, a começar pela escola!!! FOCA EM MATEMATICA E FISICA!!!
Esse vídeo mostra ,o quanto nosso futuro é triste e vazio com nós vagando pelo universo sendo apenas, mais um terço de poeira e radiação que eram (ou iriam ser) estrelas, planetas, galáxias, supernovas e até seres vivos ... que mesmo das decisões que escolhamos tudo sempre ira terminar com, tudo vagando pela vastae continua entropia do universo.....pra sempre.
@@mtmirian Eu não sei nem como de fato o universo começou, imagine saber o que é o infinito...digo mais, o que tem depois da morte do universo? Ou, o que teve antes do universo se formar? Não é válido argumentar que o universo sempre existiu e por isso ele não precisa de explicação. A única coisa que sei, é que quanto mais eu assisto os vídeos do Pedro, mais eu percebo que os físicos não sabem dar nome para as coisas kkkkkk
“Escravos cardíacos das estrelas, Conquistamos todo o mundo antes de nos levantar da cama; Mas acordamos e ele é opaco, Levantamo-nos e ele é alheio” Fernando Pessoa
Pergunta: Atualmente o ser humano tem ideias de habitat outros planetas, gaiaxias e possivelmente até outros universos, porém a nossa física atual, a alguma teoria de como poderíamos transcender a nossa própria dimensionalidade? Exemplo: Somos seres 3D, há alguma teoria de como podemos acessar espaços 4D, 5D, 6D e etc....?
@@fernandocjstz a teoria das cordas (uma das teorias q faz parte da teoria de tudo) sustenta q podem existir pelo menos 11 dimensões. Agora se podemos acessá-la é outra história.
O meu conforto mental é saber que ciência é dinâmica. Sempre estamos aprendendo e descobrindo. O q é verdade hoje pode não ser amanhã. Podemos considerar q o universo vai se expandir até um determinado momento e regredir até formar uma massa densa, novamente, e tudo reiniciar em um novo big bang.
Sensacional posso copiar no caderno e ficar lendo pra mim mesmo todo dia?? Decifrou o universo e eu vou pegar cada pedacinho desse poema cósmico e praticar a humildade... Obrigado Mano!! !
Esse vídeo me fez pensar sobre a importância de nós, das nossas leis, éticas, caso isso tudo não passe de 1 piscar de olhos nessa longa vida do Universo.
Você podia fazer um video sobre um conceito de mundos paraleos utilizada em um anime chamado '100 man no inochi' (se nao me engano explicam ela no final do episodio 11) e seria possivel de esse conceito existir de verdade. Ela é mais ou menos assim: "Imagine que em uma bifurcação você segue pela direita e em um mundo de possibilidades diferentes, há um em quê você segue pela esquerda. O "você" que seguiu para esquerda existe em um mundo paralelo. Por essa razão cada vez que fazemos uma decisão o número de mundos paralelos no universo aumenta numa estrutura ramificada. Mas e se o "eu" que foi para a esquerda morrer em um acidente? No mundo paralelo eu morro e deixo de existir. Mas e se essa decisão não foi feita hoje , mas 3 anos atrás? Entre os mundos paralelos existe um onde 3 anos atras eu morro. E se a decisão foi tomada pelos seu pais 20 anos atrás? Entre os mundos paralelos existiria um onde 20 anos atrás seus pais morrem. Significa que voce nem teria nascido, naturalmente. Dessa forma mundo paralelos se tornam cada vez mais irreais quanto mais se ramificam do passado de onde se originam. E essas ramificações vem se repetindo eternamente desde o nascimento do universo." Esse conceito tambem pode explicar um tipo de viagem no tempo que utilizaram bastante no anime 'steins gate' e também no episodio 9 de 'majo no tabitabi' ,esse tipo de viagem no tempo basicamente cria uma "ramificação" no ponto que você voltou, sendo assim o passado para o qual você voltou é um mundo paralelo onde qualquer coisa que você faça pode criar novas ramificações porém não influenciando em nada outras ramificações que não sejam as geradas no "passado" (incluindo a ramificação da qual você veio) e a ramificação criada quando você foi ao passado, assim exclundo o paradoxo de bootstrap
@@fernandomoreira6898 por que no paradoxo de bootstrap você volta no tempo e da a voce mesmo a informação de como voltar no tempo, depois disso a situação se repete. Porem de onde você conseguiu a informação de voltar no tempo pela primeira vez? Esse conceito anula isso ja que a informação não necessariamente viria da mesma linha temporal, ela poderia existir em outras linhas diferentes. Então para conseguir a informação pela primeira vez alguem teria que te dar ela (ou entao voce descobre sozinho) pra depois voce voltar no tempo e se dar a resposta
@@saucegod4049Souza acho que o Pedro já fez um vídeo nesse conceito. Foi um "crossover" com o Schwarza e vários outros, falando sobre o Multiverso. É bem legal.
Vídeo excepcional, com texto e narração impecáveis, raciocínio lógico muito bem apresentado, com nuances de filosofia. Além de tudo um fundo musical cuidadosamente inserido . Uma obra prima. Parabéns!
Como eu sou muito curioso, eu já tenho curiosidade para saber o que aconteceria com essa radiação escura que iria sobrar no universo. Será se duraria para sempre?
o universo só expandiria até um ponto que é impossivel de expandir mais, e voltaria ao seu estado "original" uma massa de -infinito tamanho, logico que se essa teoria estiver certa, demoraria 13 elevado a sla qnts trilhoes de bilhoes de milhoes... de anos, e, o big bang resetaria tudo, nao igual, mas diferente, provavelmente com outras leis da fisica. mds enquanto escrevi isso tive uma crise existencial, :c
Mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto. Muito rico em particularidades quântica junto com a relatividade geral. Parabéns mesmo ao criador do texto.
Bom, primeiramente, parabéns pelo vídeo! Ele foi muito bem feito e a trilha muito bem escolhida, como muitos falaram. Gosto muito do seu canal, pois ele lança uma luz muito interessante sobre a ciência e você consegue por meio de suas narrativas nos prender ao assunto. Muito bom! Entretanto, queria contar uma breve história que me veio à mente após os 10:33s deste vídeo, em especial pela palavra ‘fato’ dita no final daquela frase. É na verdade uma variação de uma outra história que eu ouvi, mas que também nos ajuda a entender o ponto que quero colocar: - Numa sala de aula, alguns jovens alunos começaram a observar uma vela já na sua “meia vida” queimando lentamente no canto da sala em um antigo castiçal. Eles então começaram a calcular em quanto tempo aquela vela acesa “deixaria de existir”. Como não podiam pesar ela para medir as gramas ou mesmo tinham outra vela igual, fizeram ali o seguinte: Mediram o cumprimento restante dela e contaram o tempo que ela levava para “queimar” um determinado trecho do seu tamanho. Daí, após algumas deliberações calcularam que em exatas 24hs ela se consumiria por completo e disseram entre si: “Bom, a matemática não falha”. No dia seguinte, naquele mesmo horário, eles olharam contentes ao ver o último “resquício” de chama sumir e apenas um leve fio de fumaça subir daquele castiçal. Ficaram muito felizes com o resultado e disseram: “É um fato comprovado.” Mas aí notaram que do outro lado da sala tinha sido posto uma vela nova, com o dobro do tamanho daquela e que não estava lá no dia anterior. Eles se entreolharam e então “calcularam” o tempo de “vida” daquela vela e disseram todos cheios de si: “Pelo visto vai durar 48 horas, é um fato”. Então acenderam a vela e após o fim da aula foram para casa, cientes do “fato” de que ela estaria na metade do tamanho no dia seguinte e que estaria totalmente consumida no segundo dia. No dia seguinte, eles entraram naquela mesma sala de aula esperando ver metade da vela, como haviam “calculado e provado”, mas ficaram surpresos ao olhar que a vela só tinha “queimado” 1/5 de seu tamanho. Eles então começaram a fazer mais e mais suposições e indagaram sobre o tipo de pavio, o tipo da cera, a quantidade de vento naquele ponto da sala, a umidade relativa do ar e tudo o mais que poderia ter “afetado aquele fato”. Foi então que o professor (que tinha desde o primeiro dia notado a experiência dos alunos e ficado muito contente com todos os cálculos que fizeram) disse o seguinte: “Não meus caros, esta vela foi eu que cuidei para que ela durasse mais, simplesmente apaguei ela ao ir embora e acendi agora quando cheguei”. O ponto aqui (bem obvio) é: É claro que se usarmos a matemática (que não erra, fato) chegaremos a conclusões como a que “a vela se apagará em X e não teremos mais luz”. Mas se usarmos na equação a existência do “professor”, não fazemos a menor ideia de quando isso pode acontecer ou mesmo se ele permitirá que deixe de existir uma “vela” para iluminar a todos. O único “fato” mesmo que se pode comprovar é aquele que já ocorreu. Não quero aqui parecer desrespeitoso, dogmático ou provocativo com alguém. Não estou dizendo que não podemos tentar “prever” o que vai acontecer, porque isso é muito legal e nos ajuda muito e em muitos campos da vida. Só digo que fazer isso e ignorar que existe um professor é prever o que talvez nunca ocorrerá...
1)A Vela está acesa,se usarmos os cálculos matemáticos ela de "fato" se apagará no tempo determinado. 2)Se o "Professor" apagar e acender todos os dias essa vela ele irá contra os cálculos mas de "fato" acendendo e apagando o material irá sendo consumido aos poucos e ficará cada vez menor até que acabe por completo e não terá mais o que acender,lembrando que a vela seja finita. 3)ele poderá deixar ela queimar por completo e ela consumirá seu material no tempo determinado pelos cálculos ou ele poderá apagar e acender todos os dias o que só irá retardar a fim da vela mas não quer dizer que ela sempre vai existir só irá ter um tempo maior de vida. Concluindo,a vela não é INFINITA e de FATO um dia irá se apagar para SEMPRE!!!
@@guilhermegui3634 . Sim, de fato você tem razão, segundo as opções que você colocou. Mas e se o professor tem os meios para perpetuar a vela (como repor a cera, colar um novo pavio ou emendar com uma vela seguinte... enfim) esta vela SERÁ INFINITA e de FATO não se apagará pela eternidade. Veja, eu entendo seu ponto e novamente concordo com os pontos apresentados (tanto pelo vídeo como os seus neste exemplo simplório) mas ambos se esquecem do professor. ELE é quem de fato tem a capacidade para manter este ciclo perpetuamente. Um grande número de cientistas concorda que nosso universo teve um princípio. Também concluem que (graça a Einstein) a energia pode vira matéria e isso foi o início. E segundo nosso PREFESSO MAIOR, no "princípio, Deus fez os céus e a terra" (Genêsis) por meio de sua "abundante energia dinâmica" (Isaías) e isso levou bilhões de anos, até chegarmos no agora.
@@fernandosilva291 amigo, a questão que mesmo que tenha um professor ainda terá um aluno, no seu caso se o professor ficar repondo basta pegar um isqueiro e queimar a vela, você disse para não esquecer o professor na equação, mas esqueceu dos alunos, e de qualquer um que pode interferir no mesmo, um conselho, não tente mistura religião com ciência, não dá certo, religião é fé, ciência é estudo é conhecimento, sua hipótese é interessante, mas extremamente falha em todos os sentidos, o professor pode apagar a vela, então os alunos podem simplesmente queimar a vela com fogo para que derreta mais rápido, mudar o material também não é possível porque não existe material infinito, mesmo que ele continue repondo tudo uma hora iria acabar, assim a vela ainda será finita, e se você começa a dizer coisas como ele pode criar mais, então ele não é um professor, se você disser que ele tem o poder de criar mais material ou deixar a vela finita não será mais ciência, pelo simples fato que não é possível cientificamente.
Religiões não seguem lógica alguma, portanto esse tipo de argumento não cabe aqui, em um canal de ciência. A única "prova" da existência de Deus é a bíblia, que não passa de um conto totalmente exagerado sobre acontecimentos passados, escrita em uma época onde as pessoas eram extremamente ignorantes a respeito da maioria das coisas, e mesmo após milhares de anos, as pessoas continuam se apoiando nessas crenças retrógradas.
Fiquei pensando aqui, será que o universo vai expandir tanto, que vai dar um novo big-ben? Será que isto é cíclico e será que isto já aconteceu há quadrilhões de anos e deu origem ao nosso universo atual?
@@rogerioale767 Essa é a teoria "Big Crunch", uma das primeiras teorias sobre o fim do universo a ser bastante descutida, só que hoje em dia ela já foi descartada pelos cientistas. Existe também uma teoria onde a energia escura "vai prevalecer" sobre todas as forças, fazendo com que o universo se expanda em uma velociade tão alta, mais tão alta, que as forças fundamentais que mantêm os átomos coesos irão sucumbir, fazendo com que toda materia do universo simplemente desintegre. E tem essa teoria que foi abordada no vídeo, onde toda a energia do universo irá morrer de uma forma extremamente devagar, por quadrilhoes de quadrilhoes de anos, até que todo o universo chegue no zero absoluto, se tornando apenas um gigantesco cemitério de restos de estrelas mortas... Se eu nn me engano tem um vídeo do Pedro falando melhor disso, procura "O Fim do Universo".
Escuridão é uma associação de pensamento humano para inexistência, não imagine o universo como estrelas e planetas. Estrelas e planetas são formados de matéria e a matéria é parte do universo, a matéria nao pode sair do universo pois é uma unidade com ele, logo a materia como conhecemos só pode existir de outra forma em outro tipo de universo, sabemos hj que antes do universo conhecido existiram varios outros universos, e existirao outros tipos depois, achar que não existe algo infinito é a maior ingenuidade ja pensada, parabens para os que acreditam no fim kkkkk.
N sei são trilhões de anos talvez nem exista mais água mas provavelmente poderíamos fazer um sol com o resto de energia que sobrasse do universo já que nossa inteligência já estaria absurda se tivessemos vivos e esse sol poderia aquecer a humanidade ate a morte
Esse vídeo é um teste de um novo formato de vídeos aqui no canal. O que vocês acharam? Gostariam de ver alguma história específica sendo contada dessa maneira?
💙💙Amo qualquer vídeo que seja seu
Adorei, continua
Muito bom o vídeo
Ficou bastante interessante, Pedro! Gostei... ah, você pode mesclar os dois, vídeos com esse formato e vídeos com o formato anterior. Ficaria legal! Parabéns!!
Foi muito bom. Excelente esse modo.
Universo: quem sair por último apaga a luz
Osiris: pode deixar!
Osiris demorou só um pouquinho para apagar a luz
Okay, esse foi o único comentário que conseguiu me fazer rir depois de um desses vídeos depressivos kkkkk obrigado :')
Putz...
Boa!
A conta da luz ficou cara hein
"Nada dura pra sempre, nem mesmo a última estrela do universo" essa frase mexeu cmg dms
Pior né cara
Fiquei vários dias na bad
@@Kon__
n
n
n
n
n
l
l
l
@@PauloSergio-bk6tf ?
Uup
A frase "Estude... Mas não muito, senão você fica triste" nunca fez tanto sentido.
Se nada no universo dura pra sempre, aproveite bem a sua estadia nele. :)
Não restará ΔV para mais nada.
Existem sim, o criador do universo.
@@pedro_footz5117 haha o criador do universo está preso no inferno
@@evilcarlos1133 ue? Da onde disso?
Poético 😔👌
Meu avô faleceu nessa sexta feira passada....e ver esse vídeo...me deu uma tristeza e ao mesmo tempo muita felicidade...meu velho não venceu o tempo...na verdade nenhum de nós venceremos....mas enquanto ele viveu ...ele brilhou muito bem na minha vida....e na vida dos meus familiares....fará muita falta...mas é assim que a vida segue...e o brilho dele ainda existe nos meus pensamentos...mesmo que já não exista mais de verdade.
(Parabéns pelo vídeo Pedro...show de bola)
Eu acredito que as pessoas só morrem mesmo quando se esquecem delas, seu avô compartilhou experiências, ensinou coisas que ficaram com você e seus familiares então ele ainda vive dentro de você e aqueles que se lembram dele.
Isso e muito triste mais aceite isso.... também perdi quando eu tinha 6 anos
Sinto muito!
Meus pesames
Sinto muito, irmão, perdi o meu também ano passado...
"Esse é o ponto do video em que talvez muitos de vocês fiquem tristes"
Bixo, eu to triste desde o começo do video
vrdd skkskskk
Huahauahauaha num é?
th-cam.com/video/Y5HOSwb5OtY/w-d-xo.html
Exatamente,kkssk(buaaaa...)
KKKKKKKK
Ngm:a
Absolutamente ngm:a
Pedro: como vou fazer as pessoas terem uma crise existencial hj?
Contando a história de Osíris
🤣🤣🤣🤣
Talvez a lição mais importante desse vídeo seja: Entendam a importância que têm um olhar, um sorriso, um sabor de uma fruta, ou uma risada espontânea entre amigos, isso sim é especial.
Talvez não, talvez seja outra coisa. Talvez nada tenha importância. Aí vai de cada um
@Pablito BR a gente existe ao acaso, não com um propósito nem nada parecido. Se importa viver é um assunto totalmente subjetivo e relativo....
@@sguitas e quem quiser, que fique à vontade pra criar algum propósito pra si, pode ser que seja muito bom
@Pablito BR se vc responder a primeira pergunta do seu comentário eu consigo te arrumar um emprego no departamento da Paz e paradoxos da ONU
Isso só é real pra um grupo seleto de pessoas. A vida social na maioria das vezes envolve conflitos e outras desordens.
00:00: "oba, bora ver mais esse video do Ciencia todo dia! Os videos deles sempre me deixam de bom humor"
11:15: "(chorando) eu quero a minha mãããããe!"
Sua mãe não estará lá quando, a última estrela, a última esperança, estiver em seu colapso. 😔✊
A esperança é a ultima que morre
@@AngelicaRodriguez-sz1tr no caso, osiris...
@@guilherme-ey3ri merda pensaram primeiro
Sinceramente, eu gostaria de ver um timelapse de Osíres
sim
Temos que vira imortal
ia ser louco
Um pequeno errozinho kk
Osíris*
Um timelapse levaria oq uns 5.000 anos?
E quando você se achar solitário...lembre-se da Osiris =)=
Tá agora eu me pergunto isso e uma carinha de triste ou de feliz?
@@Veldsc as 2 kkkkk
@@Chapeu_de_aluminio :(:
Fenômeno quântico, e os dois ao msm tempo kkkksks
Pesquisa timelapse of the future do canal melodysheep
Rainha Elizabeth: quem é esse bebê chamado Osíris? Esses jovens estão vivendo tão pouco
ri muito...
Meme saturado já
Já deu né ?
Tá enchendo o saco isso já.
@@tiaguin9168 vdd já tá saturado
@@universogeometrado859 NÉ
Eu só fui perceber como esse vídeo mexeu comigo quando desceu uma lágrima do olho. Tudo isso acontecerá em um período de tempo tão inconcebivelmente grande e ainda assim a gente tem a impressão de que vai acontecer "amanhã". A vida não seria tão preciosa se não tivesse um fim, então vamos aproveitá-la porque a vida do Universo é longa, mas a nossa é curta. Obrigado por nos ensinar e sensibilizar, Pedro. Eu quero ser igual você quando crescer.
Temos essa sentimento pq e impossível compreender esse tempo
"Tudo tem suas maravilhas, até mesmo a escuridão e o silêncio..."
Helen Keller
Andou assistindo melodysheep
Kralho
A aproximadamente um ano eu ouço esse vídeo e alguns outros até pegar no sono, e pelo visto isso irá permanecer por anos. Seu trabalho é excelente Pedro
Achei q fosse só eu que fazia isso 😂😂😂😂😂
Incrível como nenhuma experiência na vida é única. Kkk
Universo: “se apressa aí... quero ir embora”
Osíris: “ai, me dá um tempo!”
Kkkkkkk
@@topfive3615 acho que São Nunca vai impedir que Osiris morra!!
Eu sempre me atraso pra fazer as coisas... 😅
@@osiris_dark kkkkkk
Nessa época distante o SPFC vai ganhar seu tão sonhado título.
Esse tema é poesia cientifica pura. Foi incrivel a linha de raciocinio que vc desenvolveu. Já sou fã!
Para nós que estamos começando a divulgar ciência no TH-cam o Ciência todo dia é mais que uma inspiração, é uma esperança que existe público e progresso a ser alcançado pela mesma! Com meu canal recém criado, pretendo seguir em frente nessa plataforma, trazendo conteúdos de Física e Astronomia semanalmente!
Lindíssimo! Ainda não consegui entender exatamente o que acontece comigo quando vejo o conhecimento em seu mais sublime estado, mas sinto que é fundamental saber mais, saber tudo isso, saber tudo...
Nah, pra quê? Logo, logo vc morre e seu conhecimento não serviu de nada!
"Nada , nem nós , nem a última estrela do Universo, pode viver para sempre."
Arrepiei !!
A rainha da Inglaterra pode
@@andrewsmatheusdelima7654 diga isso para corrupção no Brasil aquilo é eterno para todo o sempre amém
@@eumaciladabino3902 '-'
daqui a 10 segundos vão falar que deus pode, então poupem tempo e não tretem.
@@eumaciladabino3902 "Amém" significa um desejo ou aspiração. No caso vc está desejando que a corrupção seja eterna. É isso mesmo?
este foi de longe o melhor de TODOS os texto que o Pedro ja fez ate hoje, porem nada dura para sempre ....
Meu filho se interessa muito pelo universo e conheceu seu canal faz pouco tempo, e, por isso, ele quis fazer astronomia e ser matemático ^^
Sim, eu editei o comentário.
Mas foi para agradecer os likes, não era minha intenção ganhar isso, mas... Obrigada, pessoal!!! ^^
Tenho 13 é esse canal é incrível. Fez eu me interessa por física. É pretendo fazer faculdade de física
investe nele! Será muito importante e ele se vai lembrar disso pra sempre
@@allanmd5603 Que bom, Allan!
Eu espero que você se dê bem como um Físico! ^^
@@mcamilo_Sim, sim
@@mcamilo_ Ele me pediu um Telescópio para poder olhar as estrelas, planetas e etc...
Pedro,a sua didática p explicar astronomia é excelente, amo esse assunto, e ,a forma como vc aborda o assunto ,o torna cada vez mais atraente.
"Nada , nem nós , nem a última estrela do Universo, pode viver para sempre."
Próton: Oie esqueceram de mim
mas ele falou de nós e a ultima estrela do universo, mas ele não falou nada sobre o próton
FOI A RAINHA ELIZABEHT QUE CRIOU O PROTON COM SANGUE E MISTURAS MUITO DOIDAS
Não foi provado que o próton dura para sempre
@@pensadorabstrato4210 acho que descobri o que dura a eternidade se chama tempo e infinito
@@rei_.rafael8463 n
Mais triste que "nada dura pra sempre" é a música de fundo
É Frederic Chopin na maioria das vezes é assim se eu não estou enganado é o Prelúdio número 28
Vídeo: começa a tocar Moonlight Sonata
Eu: deito em posição fetal e choro no meio de uma crise existencial
AAHHAHAHA simmmm, fico feliz de não ter sido o único que percebeu, eu amo Moonlight Sonata, sempre que eu ouço ela me evoca uma emoção diferente ❤
É mágica
O final do vídeo não tem como não ficar desolado e murcho.
E no final ainda toca uma gymnopedie
@@SamuAguiaHP No final é Prelúdio n 4 de Chopin
Imaginar que a última estrela do Universo viverá milhares, milhões, bilhões...de vezes mais do que o Universo desde o Big Bang... é impressionante demais...
Nota 10 para o Canal.
@ᗩKᑌᗰᑌ q?
@@saicomp4 É um terraplanista
@@Daisukiii ou crente
@@bennxvy teoria do big bang foi feita por um crente, seu atoa de internet
@@eduardo.d mais a maioria deles não acredita na teoria da evolução uai
Rainha Elizabeth: aiai essas crianças crescem tão rápido
Crescem ou morrem?
🤣🤣🤣
@@biew6696 Kkkk
Kakakkakakakakakka tava mó triste, aí fui ler isso e começei a rir
@@lucybaskerville2278 ksksksks boaa mano😎👍🏾❤
O cara que da deslike num video desses é um monstro...😭
eu dei o deslike pq nao gostei do tom dele sobre osiris.
@@FabioLopes-fs3bz pq vc é um fresco ainda bem q o botão de dislike vai sair
@@rafaelgemedacocacola9748 verdade
@@FabioLopes-fs3bz Fresco
@@rafaelgemedacocacola9748 é meu direito
"Ela vai deixar saudades" 🥺
Elisabeth ll, rainha (data desconhecida)
Ela já deve ter se despedido várias vezes 🤡💅
osiris era a rainha Elisabeth e vcs que nao notaram.
Não sabemos o que existia antes do bigbang. Talvez nós estejamos nesse inimaginável futuro de alguma existência de alguma outra civilização.
Meu ovo
Pesado... '-'
Mas obrigado pela homenagem! 😀
Akakakakakakakka
Anao, kakkakskaosiejqosijsuifisushshsiww
@@paulowendel280 =P
Ow no...ow no...ow no no no no no🤣🤣🤣🤣
A n mn kkkkkk
O ruim disso é que não vai ter ninguém para ir no velório de Ozires, ninguém falando que Ozires era uma boa estrela.😭😭😭
Rainha Elizabeth vai ta la rlx
Os buracos negros ainda vão estar lá.
@@kellinton9768 Não, segundo às teorias eles vão perder massa até evaporar!
@@andersonsantos498 Sim, os buracos negros vivem mais do que as estrelas. Quando todas as estrelas morrerem ainda haverá buracos negros.
@@andersonsantos498 Mais as estrelas vão evaporar primeiro.
Osiris: "Por que é que justo o meu núcleo que tem de levar ferro?"
Gênio
Porque é um núcleo passivo!
Pedro Loss: ''Am i a joke to you?''
Depois do vídeo eu chorei. E agora eu ri. Obrigadar!
Segue a física pô.
Pedro seus vídeos são sensacionais . Por favor não pare, essa abordagem filosófica que você traz da ciência nos levam a pensar sobre o sentido da existência.
Cria um canal novo com o nome "crise existencial todo dia"
Assim da saúde
Boa kkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkk
Mkkkkkk
Assim msm kkkkkk
Estou quase chorando, pela beleza da história de Osíris e também pela inquestionável efemeridade humana😔
9:20 aproveite a música e, com ela, entenda que você está morrendo...
Já não bastava a crise existencial que eu passei vendo esse vídeo do começo ao fim, ainda vem vc comentar isso pra aumentar ainda mais a minha crise. Quanto o Pedro te pagou, hein?
@@m4ddgz467 Eu não podia ficar em crise sozinho...
Foi quase uma poesia esse vídeo!!
"Esse é meu vídeo e eu faço as regras" aksksksksks manja
Pedro, o curso básico de mecânica quântica vai rolar?
Ps: Amei o vídeo
@@aurich172 mas já sei qua vai ser bom 😌 e tô vendo agora
Na minha opinião, esse foi o melhor vídeo do ciência todo dia que eu já vi
@@aurich172 mas nem precisa assistir pra saber que será bom
@@lipes4650 pra mim todos são maravilhosos mas esse aí foi bom demais, outro que eu gosto muito é o do princípio da incerteza
Curso básico de mecânica quântica kkkkkkk . Mecânica quântica não tem nada de básico.
Rainha Elizabeth: poxa Osíris, eu passei quase a metade da minha vida esperando você nascer
kkkkkkkkkk
Tenho 49 anos, sou apaixonada por física quântica e Universo! Meu filho me apresentou à você! Ouvir a história de "Osiris" me faz refletir que, podemos fazer O Melhor com esse "tempo" chamado Vida!! Lindo!!💫👏👏👏
Estrela de ferro parece nome de um novo herói da Marvel.
Ja n existe não?
Ou da DC
Hehehehe verdade
Tá mais pra um de the boys
huahuahuahuahua
Esses vídeos são extremamente satisfatórios e relaxantes
E causam crises existênciais um entanto impactantes
Mas ao mesmo tempo é depressivo
Resumindo: Viverá quase tanto quanto a rainha Elizabeth.
Tmb n é preciso exagerar 😂😂
@@joniplm21 vdd po, ela não ia conseguir chegar nem a 1/3 da idade da rainha elizabeth
@@Sla_porra2 nem nos primeiros 10 elevado infinito da rainha Elizabete
Rsrsrs.. show demais.. valeu.
@Freezer ela fez a ilha pra Deus , respeita a Elizabete né
A inteligência é assustadora, não só para o interlocutor mas pra quem tem capacidade de entender...
Vídeo novo do Ciência todo dia:
Eu:passa a maconha e livro de física que o negócio vai ficar loko
Kkkkkkk
Se vc precisa de quimicos pra alterar a realidade, eu recomendo fortemente procurar um especialista pra te ajudar. 😅
Pensei em uma coisa na conclusão do vídeo.
A sensação que temos quando pensamos que vamos morrer é a mesma de ir embora no meio da festa, quando o negócio tá bombando. Vc sabe que tem mais e por isso não quer ir.
Mas quando começa a tocar boate azul...
Pedrooooo, faz um vídeo falando o que aconteceria se uma agulha comun, atingisse um ponto aleatório da terra, na velocidade da luz. PLSSSSS
Bom, ela se despedaçaria ou derreteria, mas supondo que isso não acontecesse, ela atravessaria a terra e só, a área do ponto de pressão que a agulha aplica é muito muito pequena, faria um furo de 1mm que provavelmente se fecharia em alguns segundos ou instantaneamente
Seria um vídeo de 2 minutos ou menos sem mudar de assunto.
@@hisraelbraga9245 Não amigo, sonhando que algo que tenha massa pudesse chegar a velocidade da luz ( ate onde se sabe isso e impossível) ela teria 'peso' praticamente infinito, sendo assim daria ruim uma experiência dessas pra gente seres humanos que vivemos aqui.
@@Marcostqc uma li a respeito disso, que um dos obstáculos de atingir a velocidade das luz e exatamente que quanto mais.velocidade aumenta mais a massa aumenta, como os fotons na tem.massa, são os.unicos a conseguir essa proeza. Inclusive, nesse.artigo falava que uma pessoa de 70 kilos, TEORICAMENTE, se chegasse a velocidade da luz poderia ter a massa da Terra. A fonte que li esse artigo não me.recordo se foi a Mundo Estranho ou a Superiteresante, ambas da editora Abril.
@@Marcostqc não sei se expliquei direito na mensagem anterior, mas fui dar uma pesquisada bem.superficial, e o qie eu falei está atrelado a.teoria da relatividade. Com o.aumento.da velocidade, realmente existiria o.aumento da massa, o que consequentemente criaria um campo gravitacional em volta e atrairia objetos.
Fico sempre impressionada com a qualidade do seu trabalho e de todos por trás, digno de programa na TV, na verdade, até melhor...Parabéns
Ainda existe TV?
Não dá, é bom demais pra passar na tv
9:50 "esse é o ponto do vídeo em que talvez muitos de vocês fiquem um pouco tristes"
C ta loko, isso é lindo DEMAIS, isso me deixa louco kkkkkkkkkkkkk
Me faz pensar o quão jovem é o universo! Somos apenas sementinhas de um futuro sensacional!
kkkk não somos nem sementes kkk
Somos os elétrons.
@@crisxxxxx Bacterias
Futuro sensacional kkkkkkk, tudo vazio e triste
@@kaizerk1523 mas os elétrons são menores que bactérias ;-;
E ao fim do show, quando o último próton da última estrela se extinguir e as luzes se apagarem, apenas restará o Peter do Ei Nerd para fechar as cortinas.
Ksksks
Ele e a rainha Elizabeth
Kkkkkkkkkk
"" isto também passará "".muito profundo moço...muito profundo...ou seja ...aproveite seu tempo o melhor possível...! Pois tudo é passageiro...daí VEM A HUMILDADE!
Esse cara consegue explicar tão bem que ate um burro como eu entende, ele sempre consegue deixar o assunto muito interessante. Like
Melhor notificação impossível
Cheguei quando o vídeo ainda registrava "No views". Obrigado pela reflexão.
Entao eu acho que o seu youtube bugou
"No views" existe?
@@scrub4603 a tradução é, sem visualizações
Comecei a ter crise existencial com 11 anos de idade assistindo a um programa sobre o espaço que passava na tv escola. Ainda hoje essa crise continua firme e forte
Espaçonave Terra!
@@YahooPizzas exatamente kkkkkkj
Procura ajuda, man.
Isso define a frase "Not even stars last forever" _Avenged Sevenfold_
CLEEEEEEANSE USSSSS ACID RAAAAAAIN
Pedro, você podia nos mostrar sua rotina de estudo? Por exemplo, as técnicas ou métodos de aprendizagem que você usa para estudar.
Resumo: Entropia
No final tudo se resume em entropia.
@@gabrielpierry7480 não não, no final tudo se resume em quanto vc quer comer alguém
@@gustavohenrique5503 kkkk. No caso dos humanos sim kkk
Realmente kkk do início ao fim do universo. Entropia é a palavra. É a forma de desordem mais organizada q iremos conhecer 😂😂😂
Perfeita maneira de se explanar que ainda que a humanidade se torne imortal não teria nada alem de espaço com radiação.
Que nível de vídeo hein Pedro! TH-cam tem que aprender a promover esse tipo de conteúdo! Conhecimento bruto!
Se no final tudo que há se transformar em radiação, a radiação a partir disso será eterna, o que é meio contraditório, e caso não seja eterna e de alguma forma essa radiação formar novos átomos, então esse ciclo será eterno
Radiação = Porra nem uma, ela não forma átomos...
@@pythonls4002 "caso de alguma forma essa radiação formar novos átomos" = Não é provável mas também considerando o conhecimento que temos não é impossível
@@pythonls4002 radiação = energia
@@hisraelbraga9245 E=mc² certo, não pensei por esse lado...
Os átomos vão soltar radiação até q o último decair... Aí tem a tal da teoria do rebote, quando o universo se reduzir e talvez ocorra um evento de energia espontâneo igual o big Bang
Esse Vídeo me lembra o Vídeo "Timelapse Of The Future: A Journey tô The End Of Time"
E os vídeos do "Kurzgesagt - In a Nutshell"
@@nightgazr eu acho que o Pedro se inspira muito nesse canal, é bem perceptível a semelhança do conteúdo, abordagem, temática, narração, etc
Também lembrei desse canal Melodysheep ,são ótimos canais
@@rafa_srmiranda Sim, são canais que nunca falham em nos tranquilizar ao saber que o destino do tempo é reduzir tudo a um nada irreversível e eterno...
Sim, também me lembra, eu adoro esse vídeo, já o assisti diversas vezes kkkkkkk.
O grande problema é que NÓS sabemos e somos CONSCIENTES de nossa mortalidade, o que é um caso excepcional e é tão difícil de aceitar.
Esse bethoven de fundo, relaxante dms.
Qual é o nome dessa msc?
@@gibinha9075 moonlight sonata
A música que tu botou de fundo no final do vídeo encaixa perfeitamente, uma das mais simples de Chopin, porém carrega um sentimento enorme, e foi a composição que ele (Chopin) pediu que fosse tocada em seu próprio enterro. Acho incrível como ele consegue sobreviver através de suas músicas mas que isso deixa de ser eterno ao pensar que em algum ponto não terá mais quem a escutar suas obras. Mas existiu, e no meu ponto de vista esse simples fato torna tudo infinito. Nós, tudo que existe e que existiu no Universo.
(a música, aliás, é prelude opus 28 no. 4)
Faz um vídeo sobre o gliese 832c, que pode segundo Hawking pode ser habitável e inclusive pode nos abrigar futuramente. Manda um coração pra um garoto de 14 anos que pretende ser engenheiro mecânico pelo IME ;).
Vai pra cima irmão, a engenharia abre muitos caminhos pra você, mas lembrando sempre de ser um cara acima da media, a começar pela escola!!! FOCA EM MATEMATICA E FISICA!!!
Esse vídeo mostra ,o quanto nosso futuro é triste e vazio com nós vagando pelo universo sendo apenas, mais um terço de poeira e radiação que eram (ou iriam ser) estrelas, planetas, galáxias, supernovas e até seres vivos ...
que mesmo das decisões que escolhamos tudo sempre ira terminar com, tudo vagando pela vastae continua entropia do universo.....pra sempre.
Me lembrou do conto "A Última Pergunta", de Isaac Asimov
Estava procurando por esse comentário.
Sim!
Pedro: "O que é para sempre!?"
Eu: agora você me desconfigurou ;;-;;
Dnksksksksks
"Pani no cistema alguem me desconfiguro"
Radiação de baixa energia
Também não consigo conceber o que é "para sempre".
@@mtmirian Eu não sei nem como de fato o universo começou, imagine saber o que é o infinito...digo mais, o que tem depois da morte do universo? Ou, o que teve antes do universo se formar? Não é válido argumentar que o universo sempre existiu e por isso ele não precisa de explicação. A única coisa que sei, é que quanto mais eu assisto os vídeos do Pedro, mais eu percebo que os físicos não sabem dar nome para as coisas kkkkkk
Tempo é praticamente insignificante nessa escala para nós, seres humanos. que tapa cósmico de humildade..
Até o próximo big bang !
Na verdade nós que somos insignificantes nessa escala de tempo...
O MG, texto é puro lirismo! Apreciei deveras enormemente. Emocionante temática, de fazer sua imaginação girar, girar....
Obrigado!
“Escravos cardíacos das estrelas, Conquistamos todo o mundo antes de nos levantar da cama; Mas acordamos e ele é opaco,
Levantamo-nos e ele é alheio” Fernando Pessoa
Tabacaria.
Pergunta: Atualmente o ser humano tem ideias de habitat outros planetas, gaiaxias e possivelmente até outros universos, porém a nossa física atual, a alguma teoria de como poderíamos transcender a nossa própria dimensionalidade?
Exemplo: Somos seres 3D, há alguma teoria de como podemos acessar espaços 4D, 5D, 6D e etc....?
nem sabe se existem essas dimensões
@@fernandocjstz Existem pelo menos 11.
A quarta por exemplo é o tempo.
@@fernandocjstz a teoria das cordas (uma das teorias q faz parte da teoria de tudo) sustenta q podem existir pelo menos 11 dimensões. Agora se podemos acessá-la é outra história.
@@lucianaelenadesousaraimund6471 essa teoria ja foi descartada a muito tempo no meio cientifico...
@@Sombriio pq descartariam algo que não se pode testar ainda?
para de fazer isso menó, mó crise existencial :(
TOTAL, eu fiquei com essa cara: 😳😵🥺
nunca imaginei que ouvir sobre o nascimento e a morte de uma estrela e do universo me impactasse tanto
Eu comecei a ter aí ele falava, ai eu parava de pensar e pretava atenção kssk me livrei so por ser curiosa ✊😪🤭
Bad Total
Bateu forte kkk
@@caiomoraes2864 eu me senti um merda cara kkkkkk
O meu conforto mental é saber que ciência é dinâmica. Sempre estamos aprendendo e descobrindo. O q é verdade hoje pode não ser amanhã.
Podemos considerar q o universo vai se expandir até um determinado momento e regredir até formar uma massa densa, novamente, e tudo reiniciar em um novo big bang.
Esse tempo todo passará num piscar de olhos após a morte! Então
outro ciclo, seja lá qual for, começará!
"A vela que brilha 2x mais forte, queima 2x mais rápido". Isso fez todo o sentido pra mim!
pra mim também, só que eu já tinha ouvido a versão original antes
" A chama que queima com o dobro do brilho, queima a metade do tempo."
Lao Tzu
Sensacional posso copiar no caderno e ficar lendo pra mim mesmo todo dia?? Decifrou o universo e eu vou pegar cada pedacinho desse poema cósmico e praticar a humildade... Obrigado Mano!! !
Esse vídeo me fez pensar sobre a importância de nós, das nossas leis, éticas, caso isso tudo não passe de 1 piscar de olhos nessa longa vida do Universo.
que triste, mano
me lembra "À espera de um milagre"
Você podia fazer um video sobre um conceito de mundos paraleos utilizada em um anime chamado '100 man no inochi' (se nao me engano explicam ela no final do episodio 11) e seria possivel de esse conceito existir de verdade.
Ela é mais ou menos assim:
"Imagine que em uma bifurcação você segue pela direita e em um mundo de possibilidades diferentes, há um em quê você segue pela esquerda. O "você" que seguiu para esquerda existe em um mundo paralelo. Por essa razão cada vez que fazemos uma decisão o número de mundos paralelos no universo aumenta numa estrutura ramificada. Mas e se o "eu" que foi para a esquerda morrer em um acidente? No mundo paralelo eu morro e deixo de existir. Mas e se essa decisão não foi feita hoje , mas 3 anos atrás? Entre os mundos paralelos existe um onde 3 anos atras eu morro. E se a decisão foi tomada pelos seu pais 20 anos atrás? Entre os mundos paralelos existiria um onde 20 anos atrás seus pais morrem. Significa que voce nem teria nascido, naturalmente. Dessa forma mundo paralelos se tornam cada vez mais irreais quanto mais se ramificam do passado de onde se originam. E essas ramificações vem se repetindo eternamente desde o nascimento do universo."
Esse conceito tambem pode explicar um tipo de viagem no tempo que utilizaram bastante no anime 'steins gate' e também no episodio 9 de 'majo no tabitabi' ,esse tipo de viagem no tempo basicamente cria uma "ramificação" no ponto que você voltou, sendo assim o passado para o qual você voltou é um mundo paralelo onde qualquer coisa que você faça pode criar novas ramificações porém não influenciando em nada outras ramificações que não sejam as geradas no "passado" (incluindo a ramificação da qual você veio) e a ramificação criada quando você foi ao passado, assim exclundo o paradoxo de bootstrap
Tapoha
ta mas pq isso excluiria o paradoxo de boostrap ?
imagine ser esse cara, escrever tudo isso para argumentar uma coisa, e no fim, atirar no próprio pé
@@fernandomoreira6898 por que no paradoxo de bootstrap você volta no tempo e da a voce mesmo a informação de como voltar no tempo, depois disso a situação se repete. Porem de onde você conseguiu a informação de voltar no tempo pela primeira vez? Esse conceito anula isso ja que a informação não necessariamente viria da mesma linha temporal, ela poderia existir em outras linhas diferentes. Então para conseguir a informação pela primeira vez alguem teria que te dar ela (ou entao voce descobre sozinho) pra depois voce voltar no tempo e se dar a resposta
@@saucegod4049Souza acho que o Pedro já fez um vídeo nesse conceito. Foi um "crossover" com o Schwarza e vários outros, falando sobre o Multiverso. É bem legal.
Apesar da crise existencial, o conteúdo foi excelente como sempre!
Por isso estou orando;-;
Vídeo excepcional, com texto e narração impecáveis, raciocínio lógico muito bem apresentado, com nuances de filosofia. Além de tudo um fundo musical cuidadosamente inserido . Uma obra prima. Parabéns!
Como eu sou muito curioso, eu já tenho curiosidade para saber o que aconteceria com essa radiação escura que iria sobrar no universo. Será se duraria para sempre?
o universo só expandiria até um ponto que é impossivel de expandir mais, e voltaria ao seu estado "original" uma massa de -infinito tamanho, logico que se essa teoria estiver certa, demoraria 13 elevado a sla qnts trilhoes de bilhoes de milhoes... de anos, e, o big bang resetaria tudo, nao igual, mas diferente, provavelmente com outras leis da fisica. mds enquanto escrevi isso tive uma crise existencial, :c
@@himarokiller pois é. A teoria do universo cíclico
Mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto. Muito rico em particularidades quântica junto com a relatividade geral. Parabéns mesmo ao criador do texto.
Bom, primeiramente, parabéns pelo vídeo! Ele foi muito bem feito e a trilha muito bem escolhida, como muitos falaram. Gosto muito do seu canal, pois ele lança uma luz muito interessante sobre a ciência e você consegue por meio de suas narrativas nos prender ao assunto. Muito bom!
Entretanto, queria contar uma breve história que me veio à mente após os 10:33s deste vídeo, em especial pela palavra ‘fato’ dita no final daquela frase. É na verdade uma variação de uma outra história que eu ouvi, mas que também nos ajuda a entender o ponto que quero colocar:
- Numa sala de aula, alguns jovens alunos começaram a observar uma vela já na sua “meia vida” queimando lentamente no canto da sala em um antigo castiçal. Eles então começaram a calcular em quanto tempo aquela vela acesa “deixaria de existir”. Como não podiam pesar ela para medir as gramas ou mesmo tinham outra vela igual, fizeram ali o seguinte: Mediram o cumprimento restante dela e contaram o tempo que ela levava para “queimar” um determinado trecho do seu tamanho. Daí, após algumas deliberações calcularam que em exatas 24hs ela se consumiria por completo e disseram entre si: “Bom, a matemática não falha”. No dia seguinte, naquele mesmo horário, eles olharam contentes ao ver o último “resquício” de chama sumir e apenas um leve fio de fumaça subir daquele castiçal. Ficaram muito felizes com o resultado e disseram: “É um fato comprovado.”
Mas aí notaram que do outro lado da sala tinha sido posto uma vela nova, com o dobro do tamanho daquela e que não estava lá no dia anterior. Eles se entreolharam e então “calcularam” o tempo de “vida” daquela vela e disseram todos cheios de si: “Pelo visto vai durar 48 horas, é um fato”. Então acenderam a vela e após o fim da aula foram para casa, cientes do “fato” de que ela estaria na metade do tamanho no dia seguinte e que estaria totalmente consumida no segundo dia.
No dia seguinte, eles entraram naquela mesma sala de aula esperando ver metade da vela, como haviam “calculado e provado”, mas ficaram surpresos ao olhar que a vela só tinha “queimado” 1/5 de seu tamanho. Eles então começaram a fazer mais e mais suposições e indagaram sobre o tipo de pavio, o tipo da cera, a quantidade de vento naquele ponto da sala, a umidade relativa do ar e tudo o mais que poderia ter “afetado aquele fato”.
Foi então que o professor (que tinha desde o primeiro dia notado a experiência dos alunos e ficado muito contente com todos os cálculos que fizeram) disse o seguinte: “Não meus caros, esta vela foi eu que cuidei para que ela durasse mais, simplesmente apaguei ela ao ir embora e acendi agora quando cheguei”.
O ponto aqui (bem obvio) é: É claro que se usarmos a matemática (que não erra, fato) chegaremos a conclusões como a que “a vela se apagará em X e não teremos mais luz”. Mas se usarmos na equação a existência do “professor”, não fazemos a menor ideia de quando isso pode acontecer ou mesmo se ele permitirá que deixe de existir uma “vela” para iluminar a todos.
O único “fato” mesmo que se pode comprovar é aquele que já ocorreu. Não quero aqui parecer desrespeitoso, dogmático ou provocativo com alguém. Não estou dizendo que não podemos tentar “prever” o que vai acontecer, porque isso é muito legal e nos ajuda muito e em muitos campos da vida. Só digo que fazer isso e ignorar que existe um professor é prever o que talvez nunca ocorrerá...
Gostei 👏
1)A Vela está acesa,se usarmos os cálculos matemáticos ela de "fato" se apagará no tempo determinado.
2)Se o "Professor" apagar e acender todos os dias essa vela ele irá contra os cálculos mas de "fato" acendendo e apagando o material irá sendo consumido aos poucos e ficará cada vez menor até que acabe por completo e não terá mais o que acender,lembrando que a vela seja finita.
3)ele poderá deixar ela queimar por completo e ela consumirá seu material no tempo determinado pelos cálculos ou ele poderá apagar e acender todos os dias o que só irá retardar a fim da vela mas não quer dizer que ela sempre vai existir só irá ter um tempo maior de vida.
Concluindo,a vela não é INFINITA e de FATO um dia irá se apagar para SEMPRE!!!
@@guilhermegui3634 . Sim, de fato você tem razão, segundo as opções que você colocou. Mas e se o professor tem os meios para perpetuar a vela (como repor a cera, colar um novo pavio ou emendar com uma vela seguinte... enfim) esta vela SERÁ INFINITA e de FATO não se apagará pela eternidade. Veja, eu entendo seu ponto e novamente concordo com os pontos apresentados (tanto pelo vídeo como os seus neste exemplo simplório) mas ambos se esquecem do professor. ELE é quem de fato tem a capacidade para manter este ciclo perpetuamente.
Um grande número de cientistas concorda que nosso universo teve um princípio. Também concluem que (graça a Einstein) a energia pode vira matéria e isso foi o início.
E segundo nosso PREFESSO MAIOR, no "princípio, Deus fez os céus e a terra" (Genêsis) por meio de sua "abundante energia dinâmica" (Isaías) e isso levou bilhões de anos, até chegarmos no agora.
@@fernandosilva291 amigo, a questão que mesmo que tenha um professor ainda terá um aluno, no seu caso se o professor ficar repondo basta pegar um isqueiro e queimar a vela, você disse para não esquecer o professor na equação, mas esqueceu dos alunos, e de qualquer um que pode interferir no mesmo, um conselho, não tente mistura religião com ciência, não dá certo, religião é fé, ciência é estudo é conhecimento, sua hipótese é interessante, mas extremamente falha em todos os sentidos, o professor pode apagar a vela, então os alunos podem simplesmente queimar a vela com fogo para que derreta mais rápido, mudar o material também não é possível porque não existe material infinito, mesmo que ele continue repondo tudo uma hora iria acabar, assim a vela ainda será finita, e se você começa a dizer coisas como ele pode criar mais, então ele não é um professor, se você disser que ele tem o poder de criar mais material ou deixar a vela finita não será mais ciência, pelo simples fato que não é possível cientificamente.
Religiões não seguem lógica alguma, portanto esse tipo de argumento não cabe aqui, em um canal de ciência. A única "prova" da existência de Deus é a bíblia, que não passa de um conto totalmente exagerado sobre acontecimentos passados, escrita em uma época onde as pessoas eram extremamente ignorantes a respeito da maioria das coisas, e mesmo após milhares de anos, as pessoas continuam se apoiando nessas crenças retrógradas.
Cara, ver seus vídeos me fez pensar no quanto a nossa vida é efêmera em comparação ao universo... Chegou a dar medo.
valeu Pedro.. depressão batendo logo numa segunda feira de manhã kkkkkkkkk
"Neste universo finito, a única coisa que podemos fazer, e da melhor maneira possível, é existir"
Da melhor maneira, é COexistir
Não é finito amigo, esse números são grandes o suficiente pra na prática serem considerados, infinitos...
@@jeiwilber4199 se tem um limite, é finito. Não importa o quão grande sejam os números
@@m4ddgz467 para nós isso é infinito, não importa oq vc diga amigo, 1 milhão de anos na percepção humana já é praticamente infinito
@@giovannearaujo5614 infinto é um número sem limites. Sim, 1 milhão de anos é muito tempo, muito mesmo. Porém, não é infinito.
@@breno.3902 Pqp , vc leu oq eu escrevi?
A gente: existe
Todo o universo ao redor que nos cerca: bolas de dimensões inimagináveis explodem
Fiquei pensando aqui, será que o universo vai expandir tanto, que vai dar um novo big-ben? Será que isto é cíclico e será que isto já aconteceu há quadrilhões de anos e deu origem ao nosso universo atual?
@@rogerioale767 Essa é a teoria "Big Crunch", uma das primeiras teorias sobre o fim do universo a ser bastante descutida, só que hoje em dia ela já foi descartada pelos cientistas. Existe também uma teoria onde a energia escura "vai prevalecer" sobre todas as forças, fazendo com que o universo se expanda em uma velociade tão alta, mais tão alta, que as forças fundamentais que mantêm os átomos coesos irão sucumbir, fazendo com que toda materia do universo simplemente desintegre. E tem essa teoria que foi abordada no vídeo, onde toda a energia do universo irá morrer de uma forma extremamente devagar, por quadrilhoes de quadrilhoes de anos, até que todo o universo chegue no zero absoluto, se tornando apenas um gigantesco cemitério de restos de estrelas mortas... Se eu nn me engano tem um vídeo do Pedro falando melhor disso, procura "O Fim do Universo".
Cara, é realmente insignificante os números do universo em relação a mim, isso de certa forma é triste.
A escuridão....a escuridão do universo vai durar pra sempre....
Escuridão é uma associação de pensamento humano para inexistência, não imagine o universo como estrelas e planetas. Estrelas e planetas são formados de matéria e a matéria é parte do universo, a matéria nao pode sair do universo pois é uma unidade com ele, logo a materia como conhecemos só pode existir de outra forma em outro tipo de universo, sabemos hj que antes do universo conhecido existiram varios outros universos, e existirao outros tipos depois, achar que não existe algo infinito é a maior ingenuidade ja pensada, parabens para os que acreditam no fim kkkkk.
Talvez não, o universo pode ser cíclico, se for esse o caso então depois ele se reacende denovo.
Imagine uma civilização tão avançada que conseguiria sobreviver a isso tudo e criar um novo universo!?
N sei são trilhões de anos talvez nem exista mais água mas provavelmente poderíamos fazer um sol com o resto de energia que sobrasse do universo já que nossa inteligência já estaria absurda se tivessemos vivos e esse sol poderia aquecer a humanidade ate a morte
O big bang foi um acidente causado por essa civilização, e a mesma extinguiu a si própria
Ata e eu sou Jesus Cristo
Simplesmente genial, faz a gente refletir bastante, ótimo vídeo.
Sim tem um montão de coisas que viveram para sempre .pr.