Aos interessados, deixo abaixo links com as histórias de algumas aparições mensionadas no vídeo: iverskaya-br.livejournal.com/77435.html Mártires de Zografou. iverskaya-br.livejournal.com/175606.html Ícone de Kazan. iverskaya-br.livejournal.com/144953.html Aparição no mosteiro de São Panteleimon 1903. www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/seraphim_2_p.htm vida de São Serafim de Sarov. iverskaya-br.livejournal.com/152690.html Festa da Proteção da Mãe de Deus.
Sou católico romano, mas sempre assisti por vídeos as celebrações ortodoxas e achei lindas. Hoje, domingo, 28/07, pela primeira vez assisti uma missa ortodoxa. Fiquei realmente maravilhado com a riqueza da liturgia. Ontem fiz aniversário e essa missa ortodoxa foi, sem dúvida, o meu melhor presente. Quero ir em outras missas ortodoxas, com certeza! ❤
Achei interessante essa observação feita no vídeo: na igreja romana as aparições pedem sempre conversão e penitencia. Realmente a igreja romana está cada vez mais dividida e cada vez mais surgem novas aparições com novas devoções indicadas como único recurso de salvação.
Excelente video, como católico romano gosto bastante desse canal, é por meio dele que aprendo cada vez mais sobre a ortodoxia. Me entristece saber que católicos romanos fizeram isso com os monges, cometer tal ato com aqueles que são seus irmãos, que servem ao único Senhor e Deus Jesus Cristo, realmente triste.
@@sergiosantos6972 Você acha que isso é algum tipo de disputa ridícula, onde nós vemos quem morreu mais? 1° A maioria dos cristãos que morreram na Rússia, Ucrânia e em todo território da união soviética foram cristãos ortodoxos, milhões. Onde o clero foi morto ou exilado a força e as Igrejas destruídas em mais de 80%. Pelo simples de a maioria dos cristãos dentro da união soviética serem ortodoxos. A Ucrânia é um país cristão ortodoxo. Pegar uma pequena parte do clero que se juntou a união soviética, e generalizar como se fosse o todo, é irresponsável. 2° Na Alemanha e Itália tivemos clérigos católicos romanos envolvidos com nazismo e fascismo. Não acha que seria irresponsável de minha parte afirmar que a Igreja Romana seria facista ou nazista? Milhares de católicos foram mortos pelo nazismo e fascismo, o fato de clérigos terem se envolvido não muda isso. A Igreja Ortodoxa Russa em seu concílio local excomungou o regime soviético. Só depois quando a maioria dos ortodoxos estavam mortos, presos e exilados nós tivemos clérigos fantoche aliados ao regime, e esses eram minoria. Na Croácia tivemos bispos e padres católicos ligados ao nazifascismo matando milhares de Ortodoxos, e eu não vou fazer um vídeo dizendo que a Igreja católica fez isso porque tinham clérigos católicos envolvidos. Não sou irresponsável.
@@sergiosantos6972 O que você está dizendo é no mínimo equivocado. 1° A perseguição relatada no vídeo foi patrocinada pelo papado e pelo imperador apóstata. 2°A perseguição que você relatou na Ucrânia foi patrocinada por clérigos apóstatas excomungados pela Igreja, onde os próprios Ortodoxos foram as maiores vítimas, pois são maioria no território. Não só católicos romanos, como protestantes e cristãos ortodoxos foram mortos na Ucrânia, e não apenas cristãos, mais toda a população ucraniana foi morta e perseguida pelo regime comunista. O regime socialista matou milhões em todos os países da união soviética, na China, Coreia do Norte e em todos os lugares onde se instalou. E a causa não foi religiosa, não foi patrocínio religioso. É porque o socialismo é assassino. E ter clérigos traidores que se uniram não significa que foi um movimento da Igreja, que oficialmente condenou o regime. O que clérigos traidores fizeram depois não está na "conta" da Igreja. Ou será que os apóstolos são culpados da traição de Judas?
Estava lendo a obra de São Dionísio, o Areopagita e me deparei com esse texto: “Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um a bondade onipotente da fraqueza Divina. - Dionísio o Areopagita - Sobre os Nomes Divinos 3: 2 A expressão "chefe maior" poderia ser uma prova de que Pedro tinha a primazia e era de fato o chefe de todas as igrejas assim como crêem os católicos romanos?
@@renanluiz5570 A Igreja Ortodoxa não nega a primazia de São Pedro entre os apóstolos. O que a Igreja Ortodoxa nega é a Supremacia do Papa sobre a Igreja. 1°S.Pedro é cabeça do colégio apostólico, não é cabeça da Igreja (somente Cristo é cabeça da Igreja). 2° São Pedro como cabeça dos apóstolos não pertence a nenhuma sede específica, mas é apóstolo do mundo todo, sendo liderança da Igreja e não pertencendo a nenhuma Igreja específica. Ele foi mártir em Roma, mas não é Bispo de Roma. Da mesma maneira a Igreja Ortodoxa não rejeita a Primazia, mas rejeita a Supremacia entre os Bispos sucessores dos apóstolos. Primazia é muito diferente de Supremacia. Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Mas por que Pedro tem a "primazia"? É devido ao texto onde diz "Sobre está Pedra edificarei a minha igreja"? Ou por algum outro texto bíblico?
@@renanluiz5570 Quando lemos os evangelhos e as cartas apostólicas notamos a liderança e a Primazia de Pedro, como uma característica pessoal de seu próprio caráter, vemos que o santo apóstolo era o mais fervoroso em muitos episódios. Seja por suas qualidades naturais ou pela própria graça e providência Divina, São Pedro tornou-se uma das principais lideranças da Igreja. A primazia de São Pedro não é imposta por Cristo, mas é algo natural, dentro dos 12, Pedro, Tiago e João se destacaram como lideranças, tanto por seu fervor, como por seu amor e proximidade com o Senhor. A Igreja Ortodoxa não é contrária a Primazia, que é natural e real. A Igreja Ortodoxa condena a Supremacia, que adultera a própria primazia. A Supremacia Papal ou Petrina pregada pelo Papado, retira Cristo de Seu lugar, para colocar um Bispo "infalível".
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Entendo, mas a igreja ortodoxa crê que a autoridade de Pedro estava acima da autoridade de Tiago e João? Pois quando Paulo diz que os três eram como "colunas" eu entendo que todos tinham a mesma autoridade, mas sabe dizer se Tiago e João tinham em mente que Pedro estava acima deles ou os três eram iguais?
@@renanluiz5570 São Pedro presídio sendo o primeiro entre os iguais. A fonte do apostolado de São Pedro é a mesma e única fonte de todos os apóstolos, é Cristo, os apóstolos participam do sacerdócio de Cristo, e esse sacerdócio não é dividido, mas único em todos os apóstolos. Quando falamos de coluna, ou Primaz, dizemos que aquele é o maior servo. O poder na Igreja significa serviço. Como disse, a liderança de São Pedro acontece de maneira natural, devido sua personalidade e intensidade no serviço a Cristo e aos irmãos, isso não significa maior autoridade ou maior que os outros apóstolos.
@@matteorenansilveiradeoliveirae sobre os referidos milagres eucarísticos, os ortodoxos consideram os milagres eucarísticos na Igreja Católica como um mau presságio. A Igreja enfatiza a importância da unidade da fé ortodoxa, o discernimento espiritual rigoroso e a cautela contra a aceitação indiscriminada de fenômenos sobrenaturais. A Igreja Ortodoxa adverte contra a busca de sinais e maravilhas como fundamentos da fé, enfatizando a importância de uma fé baseada na tradição e na experiência eclesial contínua. A verdadeira manifestação da presença de Cristo se dá na plena comunhão com a Igreja Ortodoxa. A Igreja adverte contra um possível triunfalismo católico romano, onde o papado interpreta esses eventos como uma validação exclusiva de suas práticas e doutrinas, nós o vemos como um chamado ao arrependimento.
O Segredo da Imperatriz Aquela que é obra do Autor Possui um segredo no qual me contou O seu surgimento foi mais de valor Que todos criados por Nosso Senhor. A mãe não podia gerar o valor Seu ventre usado limpado ficou E como um milagre que não se falou Surgiu a Princesa que trouxe o Amor. O seu nascimento nunca se igualou Com todos da terra que Deus já criou Pois era preciso surgir uma flor Que gera a semente do mesmo valor. Foi nascida da mesma razão Porém por participação A Mãe do novo Adão A Imaculada Conceição! Obs.: Escrevi essa poesia impulsionado por uma musa inspiradora, a cantora Enya. É que em um vídeo musical dela, o vídeo Storms in África, eu vi em imagens o que está escrito no Apocalipse cap 12 versículo 14. A cantora Enya foi uma figuração mariana para mim. Em outro vídeo, o vídeo Caribbean Blue, a cantora chama um menino que está em meio aos livros para revelar um segredo. Aí está O Segredo da Imperatriz.
E a aparição de Fátima, onde há várias pessoas que foram testemunhas do ocorrido, Qual sua opinião sobre? Estou conhecendo a igreja católica e ortodoxa. Gosto muito da igreja ortodoxa, mas ainda preciso conhecer mais para ter certeza. Desde já, forte abraço e que Deus te abençoe. OBS: não sou católico, então meu conhecimento sobre o assunto é pequeno.
Deus te salve, padre! Qual é a perspectiva ortodoxa acerca das igrejas sui iuris (igrejas orientais em comunhão com o Papa)? Já existiu um Estado soberano pertencente à Igreja Ortodoxa (semelhante ou igual aos Estados Papais e Vaticano)? A Igreja Ortodoxa já instituiu algum tipo de movimento ou expedição semelhante à Inquisição ou Cruzadas?
@@indio_bjjoficial 1° a Igreja Ortodoxa avalia as igrejas romanas de rito oriental da mesma maneira que o resto da igreja de Roma, "a roupa não muda o caráter", só a aparência. 2°A Igreja Ortodoxa não é um estado, mas já houveram estados em plena comunhão com a Igreja, como: império romano cristão, império Russo, império bizantino, Grécia... 3° Não, a Igreja Ortodoxa não possue exércitos ou soldados, nunca aconteceu... Porém os estados Ortodoxos, como os impérios mensionados acima, possuíam seus exércitos, e lutavam em defesa do povo, da fé e da pátria. Como contra os exércitos e invasores islâmicos... Embora o exército não pertencece a Igreja, tinha a benção da Igreja para a legítima defesa. Deus te salve ☦️
@@mateus2433 a igreja da Etiópia é uma igreja oriental não calcedoneana, e portanto apóstata e sem comunhão com a Ortodoxia. O livro de Enoque não faz parte da tradição cristã. Deus te salve ☦️
@@LouisGuise não, nosso objetivo é ensinar a fé Ortodoxa, não acho saudável ficar debatendo. Nenhuma igreja vai mudar por conta de debates, geralmente esses debates só servem para inflar o ego de ambos os lados, pura vaidade. Deus te salve ☦️
@@LouisGuise Salvação para nós significa a união com Deus, e a Santíssima Virgem é Mãe e intercessora que nos ajuda. 1° nem Ortodoxos e nem católicos romanos acreditam que a Mãe de Deus salva, mas que ela intercede por nossa salvação, Papado segue a mesma linha que a nossa nesse quesito. 2° o Corpo de Cristo (a Igreja) é uma família de membros, onde todos se ajudam, ninguém se salva sozinho, todos nós intercedemos uns pelos outros, e não é diferente com os Santos que são membros do Corpo de Cristo. Deus te salve ☦️
Na Ortodoxia há milagres eucarísticos? Não consigo encontrar informações sobre, caso aconteça seria muito interessante um estudo genético para comparar o DNA de sangue e tecidos com aqueles dos milagres eucarísticos na Igreja Católica.
Uma comprovação de que ambos os DNAs são de um mesmo ser humano seria um choque na teologia ocidental, duas igrejas afastadas terem um fenômeno compartilhado faria um impacto talvez maior que qualquer aproximação humana anterior desde o Cisma.
@@josan1071 chamados milagres eucarísticos como o de Lanciano é visto com ceticismo e como um possível mau presságio. Em primeiro lugar, milagres autênticos, para a Ortodoxia, ocorrem dentro da verdadeira Igreja de Cristo. Quando ocorrem fora dela, podem ser interpretados como enganos espirituais, até demoníacos, pois desviam a atenção do verdadeiro mistério da fé. Além disso, a ênfase em eventos visíveis, como a transformação física da Eucaristia em carne e sangue, pode incentivar um sensacionalismo perigoso, afastando os fiéis da humildade e da reverência devida ao mistério sacramental. Alguns ortodoxos veem tal fenômeno como um sinal de alerta, sugerindo uma falta de fé genuína ou pureza na igreja que testemunhou o evento, possivelmente indicando um chamado ao arrependimento. Por fim, o "milagres eucarísticos" é um fenômeno estranho à tradição ortodoxa, que privilegia o mistério e a experiência espiritual profunda da Eucaristia, sem a necessidade de sinais externos para confirmar a presença real de Cristo no sacramento.
Uma dúvida, quando alguém é canonizado como santo em alguma igreja ortodoxa (russa, grega, etc...), também é reconhecido pelas outras? Por exemplo czar Nicholau II é reconhecido como santo em todas as igrejas ortodoxas ou apenas na Russa e Sérvia?
@@Henriq111 Deus te salve ☦️ O terço ou rosário é um instrumento de oração ligado ao Papado, não tem nada haver com o cordão de oração, sei que é semelhante, mas não recomendo usar um terço da Igreja de Roma como um cordão de oração Ortodoxo. É como usar uma tesoura de jardinagem para cortar cabelo, ou uma tesoura de barbeiro para usar na jardinagem... Enquanto não tem um cordão de oração, você pode invocar "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim que sou pecador" todas as vezes que você se lembrar ao longo do dia, invocando o Senhor com atenção e contrição. É mais valiosa 1,2 ou 3 invocações com atenção e reverência, do que 200 invocações distraídas com uma ferramenta incorreta(terço romano).
@@Henriq111 o nome terço não é utilizado na Igreja Ortodoxa, na Igreja Romana se chama terço aquele rosário de 100 contas que é um terço do Rosario completo de 300 contas. Na Igreja Ortodoxa o cordão de oração também é chamado de Kombuskine, mas o cordão de oração não é um terço. Quem chama o cordão de oração de terço está equivocado. O equívoco é justamente confundir o cordão de oração Ortodoxo com o terço romano. A aparência é muito semelhante, mas são coisas diferentes com propósitos e formas de oração diferentes. O chamado "terço bizantino" do Pe.Marcelo Rocci não é o cordão de oração Ortodoxo. Deus te salve ☦️
23:28 Mas em qual dessas aparições de Maria na igreja romana ela falou, ou ensinou, alguma heresia? tem como listar alguns exemplos? ou até mesmo fazer um vídeo sobre isso?
@@renanluiz5570 Deus te salve ☦️ No momento não disponho de tempo para uma resposta mais detalhada, talvez futuramente... Mas todas as aparições que ensinam doutrinas papistas como Supremacia papal, imaculada Coração e imaculada Conceição ou qualquer doutrina que só existe no catolicismo romano, é considerado um engano espiritual para o cristianismo ortodoxo. Como relatei, nas inúmeras aparições da Mãe de Deus na Igreja Ortodoxa, em nenhuma ela ensina doutrinas exclusivas do Papado, que para nós são heresias.
@@geoatuais Deus te salve ☦️ Na Igreja Ortodoxa não é utilizado óstia (pão ázimo), nós utilizamos pão fermentado que é chamado de Prósfora, a Prósfora é preparada pelo sacerdote ou por alguém abençoado para realizar a confecção que é constituída por trigo, fermento, água e sal. Na liturgia eucarística em seu ápice, os sacerdotes invocam o Espírito Santo sobre o Pão e o Vinho, e estes se tornam o Corpo de Cristo, onde Cristo está presente em sua Humanidade e Divindade, não apenas adoramos como comungamos e nos tornamos participantes do Corpo e Sangue de Cristo. Na escritura lemos sobre a Eucaristia em passagens como: Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25,Lucas 22:19-20, João 6:53-58, 1 Coríntios 10:16-17, 1 Coríntios 11:23-29. Já nos escritos patrísticos, dos três primeiros séculos encontramos o relato nos seguintes Pais da Igreja: Século I São Clemente de Roma (c. 35-99): Em sua epístola aos Coríntios, ele menciona práticas litúrgicas que incluem a Eucaristia. Século II Santo Inácio de Antioquia (c. 35-108): Em suas cartas, especialmente a Carta aos Esmirnenses, ele faz referência à Eucaristia e à presença real de Cristo no pão e no vinho. São Justino Mártir (c. 100-165): Em suas "Apologias" e no "Diálogo com Trifão", Justino descreve a liturgia e a importância da Eucaristia. Santo Irineu de Lyon (c. 130-202): Em sua obra "Contra as Heresias", ele fala da Eucaristia como o verdadeiro corpo e sangue de Cristo. Século III Tertuliano (c. 155-240): Em suas obras, como "De Corona" e "De Oratione", ele menciona a Eucaristia. Santo Hipólito de Roma (c. 170-235): Em "A Tradição Apostólica", ele descreve a liturgia eucarística. Orígenes (c. 184-253): Em seus escritos, ele frequentemente faz referência à Eucaristia como um sacramento central da fé cristã. São Cipriano de Cartago (c. 200-258): Em suas cartas e no tratado "De Unitate Ecclesiae", ele discute a Eucaristia em relação à unidade da Igreja. Esses autores forneceram importantes testemunhos e explicações sobre a prática e o significado da Eucaristia que foi instituída pelo Próprio Cristo.
@@geoatuais pela graça do Espírito Santo o Pão e o Vinho se tornam o Corpo e Sangue de Cristo, ou seja, o Próprio DeusHomem se faz presente nas espécies, não é mais pão, mas o Próprio Jesus Cristo. Isso é chamado de mistério eucarístico, é um mistério que está além da nossa compreensão. A teologia ocidental fala de transubistanciação, mudança de substância, a teologia Ortodoxa não explica o mistério usando esse termo, mas guarda o mistério, da forma que Cristo estabeleceu nos apóstolos. Se você ler os textos bíblicos e os ensinamentos dos Padres que eu referenciei no primeiro comentário, poderá compreender melhor. Deus te salve ☦️
Padre, sua benção. Tenho uma dúvida. A Igreja ortodoxa reconhecem alguns sinais e santos da nossa igreja católica romana? Pegando um santo recente que é o Padre Pio de Pietreotina como exemplo, que teve as chagas de Jesus em seu corpo e tinha também a bilocaçao que é estar em dois lugares ao mesmo tempo. Qual é o ponto de vista dos ortodoxos referente aos sinais e ao Padre Pio?
@@Catequista-h2t Deus te salve ☦️ Oficialmente a Igreja Ortodoxa não reconhece e não se pronúncia sobre eventos ocorridos fora da Igreja. A Igreja Ortodoxa não pode legitimar e garantir a graça de Deus fora de seu seio. Sobre fenômenos como estigmas, a Igreja Ortodoxa observa isso com ceticismo e cautela, fato é que esse tipo de fenômeno nunca aconteceu entre os Santos Padres, Apóstolos, mártires e todos os santos da Igreja Ortodoxa em 2000 anos. A Ortodoxia valoriza a vida de arrependimento, humildade, e Deificação dos santos.
@@Brazilianknight9243 O evangelho de Tiago não entrou no cânon, mas não o consideramos falso. Existem escritos primitivos que não entraram no cânon, mas nem por isso são falsos. O evangelho de Tiago tem a mesma importância de escritos como as cartas de Santo Inácio de Antioquia, São Clemente de Roma, Santo Irineu de Lyon e etc...
@@kyrieaethercore333_YHWH A Igreja Ortodoxa não reconhece nenhuma aparição fora de Seu Corpo. Não tem como a Igreja Ortodoxa reconhecer e legitimar algo que está fora da Ortodoxia. É como um cirurgião brasileiro reconhecer e legitimar uma cirurgia realizada no Japão, sem que ele tenha participado da mesma... Está fora do alcance reconhecer ao que aconteceu fora da própria autoridade. Na minha opinião pessoal, de um ex católico romano, hoje vejo a aparição de Fátima com muita desconfiança. Tem grande chance desta aparição, se ocorrida, ter tido seu conteúdo adulterado. Católicos Romanos sérios e estudiosos reconhecem que sumiram com a Irmã Lúcia, e que uma impostora foi colocada em seu lugar. Isso se prova por análises da escrita(grafologia )e da fisionomia da Irmã Lúcia e da Pseudo Lúcia apresentada pelo vaticano. Se substituíram a Irmã Lúcia por outra mulher, o que garante que o conteúdo das aparições não foi adulterado em prol da narrativa papal? A história toda cheira a maracutaia, essa é minha posição pessoal, já a Igreja Ortodoxa como disse, se reserva a não se pronunciar sobre aquilo que está fora do seu alcance...
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324Olá! Observei o diálogo acima... Sou protestante, mas muito aberta para aprender a ortodoxia. Esses dias estava avaliando a questão da aparição de Fátima. Eu também vejo toda a fala da aparição com muita desconfiança. São coisas muito pontuais e específicas que condiciona a salvação a práticas que estão fora do depósito da fé. Eu penso que se essa aparição é verdadeira, ela foi adulterada. Disse isso por esses dias a um amigo católico.
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 e a aparição de Guadalupe ou o milagre do Sol? pq pra mim são as aparições da Santa Mãe de Deus mais enigmáticas que já teve
Qual é a visão ortodoxa sobre modestia? E qual a visão da igreja ortodoxa sobre serviço militar? Mulheres podem ser soldados? E mulheres podem ser diaconisas? E na igreja ortodoxa mulheres usam véu? E tem algum problema em ser patriota?
@@Matheus28022 A Igreja Ortodoxa tem visões e práticas claras sobre vários aspectos da vida, incluindo modéstia, serviço militar, o papel das mulheres e patriotismo. Vamos abordar cada um desses pontos individualmente: Modéstia Princípios Gerais: A modéstia na Igreja Ortodoxa é entendida como uma expressão de humildade e respeito pelo corpo como templo do Espírito Santo. Isso se aplica tanto ao vestuário quanto ao comportamento. Vestimenta: Homens e mulheres são encorajados a vestir-se de maneira simples e modesta, evitando roupas que chamem a atenção indevida ou que possam ser consideradas provocativas. Comportamento: Além da vestimenta, a modéstia se reflete nas ações e atitudes, promovendo humildade, decoro e dignidade em todas as áreas da vida. Serviço Militar A Igreja Ortodoxa geralmente aceita o serviço militar como uma vocação legítima, especialmente quando se trata de defesa justa e proteção da nação. No entanto, a guerra deve ser uma última opção, e a paz deve ser buscada sempre que possível. Mulheres no Serviço Militar: A participação das mulheres no serviço militar pode variar entre diferentes culturas ortodoxas. Em muitas tradições ortodoxas, não há proibição explícita, mas a participação das mulheres como soldados não é comumente encorajada. Contextos Culturais: Em alguns países ortodoxos, mulheres servem nas forças armadas, mas geralmente em funções não-combatentes. Diaconisas: As esposas dos diáconos são chamadas respeitosamente de diaconisas, assim também, as esposas dos Padres são chamadas matyushka(Mãe). Porém as esposas dos clérigos não realizam serviços litúrgicos. Algumas mulheres como monjas também recebem o título de Diaconisa(serva), porém não é uma ordenação clerical, é apenas um título honorífico. Apenas os homens fazem parte do clero. Uso do Véu: As mulheres ortodoxas usam véu ou cobertura de cabeça durante os serviços litúrgicos, como um sinal de reverência e respeito. Patriotismo: A Igreja Ortodoxa geralmente vê o patriotismo como um aspecto natural do amor pela própria pátria e cultura, contanto que não se torne chauvinista ou exclua o amor cristão universal. -Equilíbrio: O patriotismo deve ser equilibrado com a fé cristã, promovendo paz, justiça e respeito por todas as nações e povos.
@@tiagomesquitamesquita393 “Bem-aventurados serãois quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. .Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,11-12). "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o servo não é maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardam a minha palavra..."(João 15:20). Diante de todos confessamos a fé, se formos odiados por isso, não precisamos fazer nada, nossa única tarefa é guardar a fé com humildade e arrependimento. Deus te salve ☦️
Aos interessados, deixo abaixo links com as histórias de algumas aparições mensionadas no vídeo:
iverskaya-br.livejournal.com/77435.html Mártires de Zografou.
iverskaya-br.livejournal.com/175606.html Ícone de Kazan.
iverskaya-br.livejournal.com/144953.html Aparição no mosteiro de São Panteleimon 1903.
www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/seraphim_2_p.htm vida de São Serafim de Sarov.
iverskaya-br.livejournal.com/152690.html Festa da Proteção da Mãe de Deus.
Sou católico romano, mas sempre assisti por vídeos as celebrações ortodoxas e achei lindas. Hoje, domingo, 28/07, pela primeira vez assisti uma missa ortodoxa. Fiquei realmente maravilhado com a riqueza da liturgia. Ontem fiz aniversário e essa missa ortodoxa foi, sem dúvida, o meu melhor presente. Quero ir em outras missas ortodoxas, com certeza! ❤
@@joaotur725 Deus te salve ☦️
mas de qual igreja ortodoxa se refere? qual rito?
Posição da Igreja Ortodoxa 16:59
Ponto chave 18:42
Diferenças 20:09
Tens um admirável trabalho com este canal.
@@kyrieaethercore333_YHWH obrigado, Deus te salve ☦️
Achei interessante essa observação feita no vídeo: na igreja romana as aparições pedem sempre conversão e penitencia. Realmente a igreja romana está cada vez mais dividida e cada vez mais surgem novas aparições com novas devoções indicadas como único recurso de salvação.
Excelente video, como católico romano gosto bastante desse canal, é por meio dele que aprendo cada vez mais sobre a ortodoxia. Me entristece saber que católicos romanos fizeram isso com os monges, cometer tal ato com aqueles que são seus irmãos, que servem ao único Senhor e Deus Jesus Cristo, realmente triste.
@@Assis_09 obrigado por acompanhar o canal, Deus te salve ☦️
Do mesmo jeito a igreja ortodoxa russa fez algo parecido com os sacerdotes da igreja católica ucraniana
@@sergiosantos6972 Você acha que isso é algum tipo de disputa ridícula, onde nós vemos quem morreu mais?
1° A maioria dos cristãos que morreram na Rússia, Ucrânia e em todo território da união soviética foram cristãos ortodoxos, milhões. Onde o clero foi morto ou exilado a força e as Igrejas destruídas em mais de 80%. Pelo simples de a maioria dos cristãos dentro da união soviética serem ortodoxos. A Ucrânia é um país cristão ortodoxo.
Pegar uma pequena parte do clero que se juntou a união soviética, e generalizar como se fosse o todo, é irresponsável.
2° Na Alemanha e Itália tivemos clérigos católicos romanos envolvidos com nazismo e fascismo. Não acha que seria irresponsável de minha parte afirmar que a Igreja Romana seria facista ou nazista? Milhares de católicos foram mortos pelo nazismo e fascismo, o fato de clérigos terem se envolvido não muda isso.
A Igreja Ortodoxa Russa em seu concílio local excomungou o regime soviético. Só depois quando a maioria dos ortodoxos estavam mortos, presos e exilados nós tivemos clérigos fantoche aliados ao regime, e esses eram minoria.
Na Croácia tivemos bispos e padres católicos ligados ao nazifascismo matando milhares de Ortodoxos, e eu não vou fazer um vídeo dizendo que a Igreja católica fez isso porque tinham clérigos católicos envolvidos. Não sou irresponsável.
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 o que eu estou dizendo aqui é que houve perseguições de ambos os lados contra o outro
@@sergiosantos6972 O que você está dizendo é no mínimo equivocado.
1° A perseguição relatada no vídeo foi patrocinada pelo papado e pelo imperador apóstata.
2°A perseguição que você relatou na Ucrânia foi patrocinada por clérigos apóstatas excomungados pela Igreja, onde os próprios Ortodoxos foram as maiores vítimas, pois são maioria no território. Não só católicos romanos, como protestantes e cristãos ortodoxos foram mortos na Ucrânia, e não apenas cristãos, mais toda a população ucraniana foi morta e perseguida pelo regime comunista.
O regime socialista matou milhões em todos os países da união soviética, na China, Coreia do Norte e em todos os lugares onde se instalou. E a causa não foi religiosa, não foi patrocínio religioso. É porque o socialismo é assassino. E ter clérigos traidores que se uniram não significa que foi um movimento da Igreja, que oficialmente condenou o regime.
O que clérigos traidores fizeram depois não está na "conta" da Igreja. Ou será que os apóstolos são culpados da traição de Judas?
Um abraço fraterno dos Açores, Portugal!
@@mrcinacio Deus te salve ☦️
Estava lendo a obra de São Dionísio, o Areopagita e me deparei com esse texto:
“Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um a bondade onipotente da fraqueza Divina. - Dionísio o Areopagita - Sobre os Nomes Divinos 3: 2
A expressão "chefe maior" poderia ser uma prova de que Pedro tinha a primazia e era de fato o chefe de todas as igrejas assim como crêem os católicos romanos?
@@renanluiz5570 A Igreja Ortodoxa não nega a primazia de São Pedro entre os apóstolos. O que a Igreja Ortodoxa nega é a Supremacia do Papa sobre a Igreja.
1°S.Pedro é cabeça do colégio apostólico, não é cabeça da Igreja (somente Cristo é cabeça da Igreja).
2° São Pedro como cabeça dos apóstolos não pertence a nenhuma sede específica, mas é apóstolo do mundo todo, sendo liderança da Igreja e não pertencendo a nenhuma Igreja específica.
Ele foi mártir em Roma, mas não é Bispo de Roma.
Da mesma maneira a Igreja Ortodoxa não rejeita a Primazia, mas rejeita a Supremacia entre os Bispos sucessores dos apóstolos. Primazia é muito diferente de Supremacia.
Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324
Mas por que Pedro tem a "primazia"? É devido ao texto onde diz "Sobre está Pedra edificarei a minha igreja"? Ou por algum outro texto bíblico?
@@renanluiz5570 Quando lemos os evangelhos e as cartas apostólicas notamos a liderança e a Primazia de Pedro, como uma característica pessoal de seu próprio caráter, vemos que o santo apóstolo era o mais fervoroso em muitos episódios. Seja por suas qualidades naturais ou pela própria graça e providência Divina, São Pedro tornou-se uma das principais lideranças da Igreja.
A primazia de São Pedro não é imposta por Cristo, mas é algo natural, dentro dos 12, Pedro, Tiago e João se destacaram como lideranças, tanto por seu fervor, como por seu amor e proximidade com o Senhor.
A Igreja Ortodoxa não é contrária a Primazia, que é natural e real.
A Igreja Ortodoxa condena a Supremacia, que adultera a própria primazia. A Supremacia Papal ou Petrina pregada pelo Papado, retira Cristo de Seu lugar, para colocar um Bispo "infalível".
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324
Entendo, mas a igreja ortodoxa crê que a autoridade de Pedro estava acima da autoridade de Tiago e João? Pois quando Paulo diz que os três eram como "colunas" eu entendo que todos tinham a mesma autoridade, mas sabe dizer se Tiago e João tinham em mente que Pedro estava acima deles ou os três eram iguais?
@@renanluiz5570 São Pedro presídio sendo o primeiro entre os iguais. A fonte do apostolado de São Pedro é a mesma e única fonte de todos os apóstolos, é Cristo, os apóstolos participam do sacerdócio de Cristo, e esse sacerdócio não é dividido, mas único em todos os apóstolos.
Quando falamos de coluna, ou Primaz, dizemos que aquele é o maior servo. O poder na Igreja significa serviço. Como disse, a liderança de São Pedro acontece de maneira natural, devido sua personalidade e intensidade no serviço a Cristo e aos irmãos, isso não significa maior autoridade ou maior que os outros apóstolos.
Excelente vídeo!
Vocês reconhecem a validade dos sacramentos católicos? Como explicam os milagres eucarísticos na Igreja Católica?
❤❤❤❤
@@matteorenansilveiradeoliveirae sobre a primeira pergunta, a Igreja Ortodoxa não reconhece e não garante a validade sacramental fora dela.
@@matteorenansilveiradeoliveirae sobre os referidos milagres eucarísticos, os ortodoxos consideram os milagres eucarísticos na Igreja Católica como um mau presságio. A Igreja enfatiza a importância da unidade da fé ortodoxa, o discernimento espiritual rigoroso e a cautela contra a aceitação indiscriminada de fenômenos sobrenaturais.
A Igreja Ortodoxa adverte contra a busca de sinais e maravilhas como fundamentos da fé, enfatizando a importância de uma fé baseada na tradição e na experiência eclesial contínua.
A verdadeira manifestação da presença de Cristo se dá na plena comunhão com a Igreja Ortodoxa. A Igreja adverte contra um possível triunfalismo católico romano, onde o papado interpreta esses eventos como uma validação exclusiva de suas práticas e doutrinas, nós o vemos como um chamado ao arrependimento.
O Segredo da Imperatriz
Aquela que é obra do Autor
Possui um segredo no qual me contou
O seu surgimento foi mais de valor
Que todos criados por Nosso Senhor.
A mãe não podia gerar o valor
Seu ventre usado limpado ficou
E como um milagre que não se falou
Surgiu a Princesa que trouxe o Amor.
O seu nascimento nunca se igualou
Com todos da terra que Deus já criou
Pois era preciso surgir uma flor
Que gera a semente do mesmo valor.
Foi nascida da mesma razão
Porém por participação
A Mãe do novo Adão
A Imaculada Conceição!
Obs.: Escrevi essa poesia impulsionado por uma musa inspiradora, a cantora Enya. É que em um vídeo musical dela, o vídeo Storms in África, eu vi em imagens o que está escrito no Apocalipse cap 12 versículo 14. A cantora Enya foi uma figuração mariana para mim.
Em outro vídeo, o vídeo Caribbean Blue, a cantora chama um menino que está em meio aos livros para revelar um segredo. Aí está O Segredo da Imperatriz.
E a aparição de Fátima, onde há várias pessoas que foram testemunhas do ocorrido, Qual sua opinião sobre? Estou conhecendo a igreja católica e ortodoxa. Gosto muito da igreja ortodoxa, mas ainda preciso conhecer mais para ter certeza. Desde já, forte abraço e que Deus te abençoe.
OBS: não sou católico, então meu conhecimento sobre o assunto é pequeno.
@@MADMANMADZIM skemmata.blogspot.com/2017/05/as-aparicoes-de-fatima-e-o-cristianismo_14.html?m=1
Deus te salve, padre! Qual é a perspectiva ortodoxa acerca das igrejas sui iuris (igrejas orientais em comunhão com o Papa)? Já existiu um Estado soberano pertencente à Igreja Ortodoxa (semelhante ou igual aos Estados Papais e Vaticano)? A Igreja Ortodoxa já instituiu algum tipo de movimento ou expedição semelhante à Inquisição ou Cruzadas?
@@indio_bjjoficial 1° a Igreja Ortodoxa avalia as igrejas romanas de rito oriental da mesma maneira que o resto da igreja de Roma, "a roupa não muda o caráter", só a aparência.
2°A Igreja Ortodoxa não é um estado, mas já houveram estados em plena comunhão com a Igreja, como: império romano cristão, império Russo, império bizantino, Grécia...
3° Não, a Igreja Ortodoxa não possue exércitos ou soldados, nunca aconteceu... Porém os estados Ortodoxos, como os impérios mensionados acima, possuíam seus exércitos, e lutavam em defesa do povo, da fé e da pátria. Como contra os exércitos e invasores islâmicos...
Embora o exército não pertencece a Igreja, tinha a benção da Igreja para a legítima defesa.
Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Obrigado, padre! A Theotokos interceda por ti☦️
Padre oque você acha da igreja etíope? E particularmente o que você acha do livro de enoque?
@@mateus2433 a igreja da Etiópia é uma igreja oriental não calcedoneana, e portanto apóstata e sem comunhão com a Ortodoxia.
O livro de Enoque não faz parte da tradição cristã.
Deus te salve ☦️
Milagres entre os Heterodoxos seria um tema interessante. Deus abençoe!
@@emanuelmachado3335 Deus te salve ☦️
O Sr. Já pensou em fazer react?
Ou de fazer lives de debate com protestantes, ateus e etc.
@@LouisGuise não, nosso objetivo é ensinar a fé Ortodoxa, não acho saudável ficar debatendo.
Nenhuma igreja vai mudar por conta de debates, geralmente esses debates só servem para inflar o ego de ambos os lados, pura vaidade.
Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Entendi. Só mais uma coisa. Vocês acreditam quê, Maria, pode salvar?
@@LouisGuise Salvação para nós significa a união com Deus, e a Santíssima Virgem é Mãe e intercessora que nos ajuda.
1° nem Ortodoxos e nem católicos romanos acreditam que a Mãe de Deus salva, mas que ela intercede por nossa salvação, Papado segue a mesma linha que a nossa nesse quesito.
2° o Corpo de Cristo (a Igreja) é uma família de membros, onde todos se ajudam, ninguém se salva sozinho, todos nós intercedemos uns pelos outros, e não é diferente com os Santos que são membros do Corpo de Cristo.
Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Entendi. Para os ortodoxos, a bíblia É a palavra de Deus ou Contém a palavra de Deus?
@@LouisGuise sim, depois dê uma olhada nos nossos vídeos sobre a Bíblia na Igreja Ortodoxa. Deus te salve ☦️
Na Ortodoxia há milagres eucarísticos? Não consigo encontrar informações sobre, caso aconteça seria muito interessante um estudo genético para comparar o DNA de sangue e tecidos com aqueles dos milagres eucarísticos na Igreja Católica.
Uma comprovação de que ambos os DNAs são de um mesmo ser humano seria um choque na teologia ocidental, duas igrejas afastadas terem um fenômeno compartilhado faria um impacto talvez maior que qualquer aproximação humana anterior desde o Cisma.
@@josan1071 chamados milagres eucarísticos como o de Lanciano é visto com ceticismo e como um possível mau presságio. Em primeiro lugar, milagres autênticos, para a Ortodoxia, ocorrem dentro da verdadeira Igreja de Cristo. Quando ocorrem fora dela, podem ser interpretados como enganos espirituais, até demoníacos, pois desviam a atenção do verdadeiro mistério da fé.
Além disso, a ênfase em eventos visíveis, como a transformação física da Eucaristia em carne e sangue, pode incentivar um sensacionalismo perigoso, afastando os fiéis da humildade e da reverência devida ao mistério sacramental. Alguns ortodoxos veem tal fenômeno como um sinal de alerta, sugerindo uma falta de fé genuína ou pureza na igreja que testemunhou o evento, possivelmente indicando um chamado ao arrependimento.
Por fim, o "milagres eucarísticos" é um fenômeno estranho à tradição ortodoxa, que privilegia o mistério e a experiência espiritual profunda da Eucaristia, sem a necessidade de sinais externos para confirmar a presença real de Cristo no sacramento.
Uma dúvida, quando alguém é canonizado como santo em alguma igreja ortodoxa (russa, grega, etc...), também é reconhecido pelas outras?
Por exemplo czar Nicholau II é reconhecido como santo em todas as igrejas ortodoxas ou apenas na Russa e Sérvia?
@@gustavoh5143 No geral, todas as Igrejas que possuem comunhão entre si, reconhecem a canonização realizada pelos sínodos irmãos. Deus te salve ☦️
Padre tenho uma duvida, não tenho cordão de oração, posso usar um terço como se fosse um cordão de oração ortodoxo? Até eu comprar um?
@@Henriq111 Deus te salve ☦️
O terço ou rosário é um instrumento de oração ligado ao Papado, não tem nada haver com o cordão de oração, sei que é semelhante, mas não recomendo usar um terço da Igreja de Roma como um cordão de oração Ortodoxo.
É como usar uma tesoura de jardinagem para cortar cabelo, ou uma tesoura de barbeiro para usar na jardinagem...
Enquanto não tem um cordão de oração, você pode invocar "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim que sou pecador" todas as vezes que você se lembrar ao longo do dia, invocando o Senhor com atenção e contrição.
É mais valiosa 1,2 ou 3 invocações com atenção e reverência, do que 200 invocações distraídas com uma ferramenta incorreta(terço romano).
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 muito obrigado, me ajudou bastante Deus lhe abençoe cada vez mais padre🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻☦️📿
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 Padre outra duvida, o terço bizantino e o cordão de oração são os mesmos artefatos certo?
@@Henriq111 o nome terço não é utilizado na Igreja Ortodoxa, na Igreja Romana se chama terço aquele rosário de 100 contas que é um terço do Rosario completo de 300 contas.
Na Igreja Ortodoxa o cordão de oração também é chamado de Kombuskine, mas o cordão de oração não é um terço. Quem chama o cordão de oração de terço está equivocado. O equívoco é justamente confundir o cordão de oração Ortodoxo com o terço romano. A aparência é muito semelhante, mas são coisas diferentes com propósitos e formas de oração diferentes.
O chamado "terço bizantino" do Pe.Marcelo Rocci não é o cordão de oração Ortodoxo.
Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 muito obrigado por tirar minha duvida, Deus lhe abençoe!!!
23:28 Mas em qual dessas aparições de Maria na igreja romana ela falou, ou ensinou, alguma heresia? tem como listar alguns exemplos? ou até mesmo fazer um vídeo sobre isso?
@@renanluiz5570 Deus te salve ☦️
No momento não disponho de tempo para uma resposta mais detalhada, talvez futuramente... Mas todas as aparições que ensinam doutrinas papistas como Supremacia papal, imaculada Coração e imaculada Conceição ou qualquer doutrina que só existe no catolicismo romano, é considerado um engano espiritual para o cristianismo ortodoxo.
Como relatei, nas inúmeras aparições da Mãe de Deus na Igreja Ortodoxa, em nenhuma ela ensina doutrinas exclusivas do Papado, que para nós são heresias.
A paz de Cristo, irmão. Uma dúvida: Os cristãos ortodoxos adoram Jesus na eucaristia?
@@gameinverso1285 Sim, Deus te salve ☦️
Se a hóstia é o corpo de Cristo, logo ela é Deus e deve ser adorada?
@@geoatuais Deus te salve ☦️
Na Igreja Ortodoxa não é utilizado óstia (pão ázimo), nós utilizamos pão fermentado que é chamado de Prósfora, a Prósfora é preparada pelo sacerdote ou por alguém abençoado para realizar a confecção que é constituída por trigo, fermento, água e sal.
Na liturgia eucarística em seu ápice, os sacerdotes invocam o Espírito Santo sobre o Pão e o Vinho, e estes se tornam o Corpo de Cristo, onde Cristo está presente em sua Humanidade e Divindade, não apenas adoramos como comungamos e nos tornamos participantes do Corpo e Sangue de Cristo.
Na escritura lemos sobre a Eucaristia em passagens como: Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25,Lucas 22:19-20, João 6:53-58, 1 Coríntios 10:16-17, 1 Coríntios 11:23-29.
Já nos escritos patrísticos, dos três primeiros séculos encontramos o relato nos seguintes Pais da Igreja: Século I
São Clemente de Roma (c. 35-99): Em sua epístola aos Coríntios, ele menciona práticas litúrgicas que incluem a Eucaristia.
Século II
Santo Inácio de Antioquia (c. 35-108): Em suas cartas, especialmente a Carta aos Esmirnenses, ele faz referência à Eucaristia e à presença real de Cristo no pão e no vinho.
São Justino Mártir (c. 100-165): Em suas "Apologias" e no "Diálogo com Trifão", Justino descreve a liturgia e a importância da Eucaristia.
Santo Irineu de Lyon (c. 130-202): Em sua obra "Contra as Heresias", ele fala da Eucaristia como o verdadeiro corpo e sangue de Cristo.
Século III
Tertuliano (c. 155-240): Em suas obras, como "De Corona" e "De Oratione", ele menciona a Eucaristia.
Santo Hipólito de Roma (c. 170-235): Em "A Tradição Apostólica", ele descreve a liturgia eucarística.
Orígenes (c. 184-253): Em seus escritos, ele frequentemente faz referência à Eucaristia como um sacramento central da fé cristã.
São Cipriano de Cartago (c. 200-258): Em suas cartas e no tratado "De Unitate Ecclesiae", ele discute a Eucaristia em relação à unidade da Igreja.
Esses autores forneceram importantes testemunhos e explicações sobre a prática e o significado da Eucaristia que foi instituída pelo Próprio Cristo.
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 então devemos adorá-la?É meio confuso para mim,pois estamos dizendo que o trigo é Deus.
@@geoatuaisjá não é mais pão e nem vinho, é Cristo, e Cristo deve ser adorado
@@geoatuais pela graça do Espírito Santo o Pão e o Vinho se tornam o Corpo e Sangue de Cristo, ou seja, o Próprio DeusHomem se faz presente nas espécies, não é mais pão, mas o Próprio Jesus Cristo. Isso é chamado de mistério eucarístico, é um mistério que está além da nossa compreensão.
A teologia ocidental fala de transubistanciação, mudança de substância, a teologia Ortodoxa não explica o mistério usando esse termo, mas guarda o mistério, da forma que Cristo estabeleceu nos apóstolos. Se você ler os textos bíblicos e os ensinamentos dos Padres que eu referenciei no primeiro comentário, poderá compreender melhor. Deus te salve ☦️
Padre, sua benção. Tenho uma dúvida.
A Igreja ortodoxa reconhecem alguns sinais e santos da nossa igreja católica romana?
Pegando um santo recente que é o Padre Pio de Pietreotina como exemplo, que teve as chagas de Jesus em seu corpo e tinha também a bilocaçao que é estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Qual é o ponto de vista dos ortodoxos referente aos sinais e ao Padre Pio?
@@Catequista-h2t Deus te salve ☦️
Oficialmente a Igreja Ortodoxa não reconhece e não se pronúncia sobre eventos ocorridos fora da Igreja. A Igreja Ortodoxa não pode legitimar e garantir a graça de Deus fora de seu seio.
Sobre fenômenos como estigmas, a Igreja Ortodoxa observa isso com ceticismo e cautela, fato é que esse tipo de fenômeno nunca aconteceu entre os Santos Padres, Apóstolos, mártires e todos os santos da Igreja Ortodoxa em 2000 anos.
A Ortodoxia valoriza a vida de arrependimento, humildade, e Deificação dos santos.
Na igreja ortodoxa maria é considerada esposa do espirito santo igual na catolica romana?
Por que o proto-evangelho de tiago não é considerado cânone? mesmo são Joaquim e sant'ana são venerados e celebrados pela igreja.
❤❤❤❤❤
@@Brazilianknight9243 O evangelho de Tiago não entrou no cânon, mas não o consideramos falso. Existem escritos primitivos que não entraram no cânon, mas nem por isso são falsos.
O evangelho de Tiago tem a mesma importância de escritos como as cartas de Santo Inácio de Antioquia, São Clemente de Roma, Santo Irineu de Lyon e etc...
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 entendi
A Igreja Ortodoxa não reconhece a aparição de Nossa Senhora de Fátima, por quê?
@@kyrieaethercore333_YHWH A Igreja Ortodoxa não reconhece nenhuma aparição fora de Seu Corpo. Não tem como a Igreja Ortodoxa reconhecer e legitimar algo que está fora da Ortodoxia.
É como um cirurgião brasileiro reconhecer e legitimar uma cirurgia realizada no Japão, sem que ele tenha participado da mesma... Está fora do alcance reconhecer ao que aconteceu fora da própria autoridade.
Na minha opinião pessoal, de um ex católico romano, hoje vejo a aparição de Fátima com muita desconfiança. Tem grande chance desta aparição, se ocorrida, ter tido seu conteúdo adulterado. Católicos Romanos sérios e estudiosos reconhecem que sumiram com a Irmã Lúcia, e que uma impostora foi colocada em seu lugar. Isso se prova por análises da escrita(grafologia )e da fisionomia da Irmã Lúcia e da Pseudo Lúcia apresentada pelo vaticano. Se substituíram a Irmã Lúcia por outra mulher, o que garante que o conteúdo das aparições não foi adulterado em prol da narrativa papal?
A história toda cheira a maracutaia, essa é minha posição pessoal, já a Igreja Ortodoxa como disse, se reserva a não se pronunciar sobre aquilo que está fora do seu alcance...
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324Olá! Observei o diálogo acima... Sou protestante, mas muito aberta para aprender a ortodoxia. Esses dias estava avaliando a questão da aparição de Fátima. Eu também vejo toda a fala da aparição com muita desconfiança. São coisas muito pontuais e específicas que condiciona a salvação a práticas que estão fora do depósito da fé. Eu penso que se essa aparição é verdadeira, ela foi adulterada. Disse isso por esses dias a um amigo católico.
@@keitylmartins Deus te salve ☦️
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324 e a aparição de Guadalupe ou o milagre do Sol? pq pra mim são as aparições da Santa Mãe de Deus mais enigmáticas que já teve
Qual é a visão ortodoxa sobre modestia? E qual a visão da igreja ortodoxa sobre serviço militar? Mulheres podem ser soldados? E mulheres podem ser diaconisas? E na igreja ortodoxa mulheres usam véu? E tem algum problema em ser patriota?
@@Matheus28022 A Igreja Ortodoxa tem visões e práticas claras sobre vários aspectos da vida, incluindo modéstia, serviço militar, o papel das mulheres e patriotismo. Vamos abordar cada um desses pontos individualmente:
Modéstia
Princípios Gerais: A modéstia na Igreja Ortodoxa é entendida como uma expressão de humildade e respeito pelo corpo como templo do Espírito Santo. Isso se aplica tanto ao vestuário quanto ao comportamento.
Vestimenta: Homens e mulheres são encorajados a vestir-se de maneira simples e modesta, evitando roupas que chamem a atenção indevida ou que possam ser consideradas provocativas.
Comportamento: Além da vestimenta, a modéstia se reflete nas ações e atitudes, promovendo humildade, decoro e dignidade em todas as áreas da vida.
Serviço Militar
A Igreja Ortodoxa geralmente aceita o serviço militar como uma vocação legítima, especialmente quando se trata de defesa justa e proteção da nação. No entanto, a guerra deve ser uma última opção, e a paz deve ser buscada sempre que possível.
Mulheres no Serviço Militar: A participação das mulheres no serviço militar pode variar entre diferentes culturas ortodoxas. Em muitas tradições ortodoxas, não há proibição explícita, mas a participação das mulheres como soldados não é comumente encorajada.
Contextos Culturais: Em alguns países ortodoxos, mulheres servem nas forças armadas, mas geralmente em funções não-combatentes.
Diaconisas: As esposas dos diáconos são chamadas respeitosamente de diaconisas, assim também, as esposas dos Padres são chamadas matyushka(Mãe). Porém as esposas dos clérigos não realizam serviços litúrgicos.
Algumas mulheres como monjas também recebem o título de Diaconisa(serva), porém não é uma ordenação clerical, é apenas um título honorífico. Apenas os homens fazem parte do clero.
Uso do Véu: As mulheres ortodoxas usam véu ou cobertura de cabeça durante os serviços litúrgicos, como um sinal de reverência e respeito.
Patriotismo: A Igreja Ortodoxa geralmente vê o patriotismo como um aspecto natural do amor pela própria pátria e cultura, contanto que não se torne chauvinista ou exclua o amor cristão universal.
-Equilíbrio: O patriotismo deve ser equilibrado com a fé cristã, promovendo paz, justiça e respeito por todas as nações e povos.
@@genuinosortodoxosnoBrasil9324obrigado padre
Como irmãos ver o ataque de tantos ateus contra a fé a cristã ultimamente seria bom ter um diologo com eles como a igreja ver isso ?
@@tiagomesquitamesquita393 “Bem-aventurados serãois quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. .Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,11-12).
"Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o servo não é maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardam a minha palavra..."(João 15:20).
Diante de todos confessamos a fé, se formos odiados por isso, não precisamos fazer nada, nossa única tarefa é guardar a fé com humildade e arrependimento. Deus te salve ☦️