Imoveis têm o seu ciclo: com commodities agricolas não é diferente. Eu invisto em FIIs de papel, Fi infras e Fiagros porque, para mim, tudo é Crédito Privado e, na minha opinião, o importante é analisar o tomador e as garantias, não importa se ele é do ramo imobiliário, da infraestrutura, do agro ou uma Lojas Americanas da vida.
Puxa, Tiago, parece óbvio, mas precisamos sempre ser lembrados disso. Sem muito conhecimento, acabamos cometendo erros que são triviais, e, sem tempo, acabamos não vendo o buraco onde entramos. Suas colocações são sempre muito suaves e reflexivas e me colocam a pensar. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e parabéns pelo trabalho.
Pessoal todo investimento tem ciclos. Isso não é diferente. Invistam, não vai ter arrependimento. Agora investe e esquece, acompanha só o andamento das coisas
Agora temvum problema. As administradoras ñ são claras quanto aos contratos de dividas e os relatorios sao bem resumidos. Temos que ser magos pra interpretar as oq esta acontecendo.
Quem não tem flagro é louco!!! Gosto muito do SNAG11 e o KNCA11, bons dividendos e ótimas gestoras. O X da questão é acompanhar os relatórios dos fundos e não ser levado pelo efeito manada. Ótimo vídeo, aguardando o próximo.
Pelo que andei vendo em vários canais o fiagro é a reedição do "paradoxo de tostines" - mercado novo com grandes oportunidades ou grandes riscos por ser um mercado novo? De toda forma vamos nos arrepender amanhã, por investir ou por deixar de investir, e segue o jogo
Outro dia escutei que uma carteira de crédito boa é uma carteira pulverizada, ou seja, um FIAGRO com vários créditos..nenhum empréstimo ultrapassando 5%. O problema é conseguir acompanhar crédito por crédito de algo assim como o Tiago Reis comentou
O sujeito trabalha 8h diariamente para ganhar, mas na hora de investir vai nas diquinhas que casam perfeitamente com a preguiça e olho grande, depois só resta o prejuízo e lamentações.
Tiago, parabéns pelo vídeo. Sempre claro e direto. O status invest podia ter os comparativos doa FIAGROS, assim como já temos das ações e dos FIIS. Grande abraço.
O primeiro filtro eh pegar boas gestoras. Se for algumas por ai coloca direto na cota de risco pois o problema ja esta contratado em so uma questao de tempo.
Eu penso que deve ter cautela. Os Fiagros são novos ainda no mercado. Muita gente pensa estar investindo no agro, mas na verdade é um investimento indireto. No fundo ( com perdão do trocadilho) está investido em CRAS (dívidas de renda fixa), porém com risco de renda variável. Se for para correr risco, sou mais as ações.
Tenho CPTR11 e RZAG11 mais de um ano, não vislumbrei pontos que me levem a vender. Se alguém viu algum ponto que acenda a luz amarela, pode expor , seria de muita utilidade a várias pessoas. Saudações a todos.
@@cesarrotta3302 obrigado, vou analisar revendedor de insumos, pode ocorrer descompasso demanda e oferta mercado externo, pode ser um ponto de fraqueza para nova safra.
Pois é, assim como IPO é complicado investir sem histórico, por ser um setor recente estou esperando maturar. Coloquei um pezinho via SNAG pela credibilidade da Suno, pra sentir o setor.
Vídeo importantíssimo, além de abrir os olhos dos gananciosos relembra as recentes e contundentes quedas de rendimentos e valor na conta de fundos High yeld, parabéns pelo profissionalismo Tiago e SUNO.
Investidor bem sucedido é aquele que antecipa os problemas ou melhorias antes da maioria ou então sabe terceirizar bem esse trabalho através de uma boa casa de análise, no caso a SUNO😉
É um seguimento novo de investimento, tem que ir se posicionando com cautela, entrando aos poucos, pois é uma uma oportunidade de investimento muito promissora no Agro do Brasil, mas não era para alguns fiagros já apresentarem problemas com tão pouco tempo de início do produto. Aguardando o desmembramento do SNAG11 para iniciar posição no fiagro da Suno.
Fenômeno natural El ninõ vem aí. Saiba que no ponto de vista do produtor, é positivo. Pois gera escassez. No ponto de vista do consumidor é negativo, pois paga caro no mesmo produto.
quando a gente entende o que significa DY tende a se empolgar, mas na verdade o ideal é que esse critério seja o último a ser considerado pra que instintivamente olhemos outros indicadores tão ou mais importantes como LIQUIDEZ DIÁRIA
muito cuidado com o mercado agrícola, se está desfavoravel para o produtor vai haver pedalada e pedalada no agrícola é 1 ano de tombo se houver intempérie de tempo nesse período aí é mico, na certa, se for revendedor agrícola, aí pior ainda pois as margens são muito pequenas e se der problema em um CRA, tem ir bem em 10 outros para tentar embolar. tal key. cuidado.
se baixarem o dividendos por conta da inadimplência logicamente o valor da cota cai, mas se estiver melhor q fundo de tijolo (aquele q os influencers tanto indicam) pagando 0,60 % não tem o q se preocupar. Afinal essas dividas tem lastro, e qdo conseguir recuperar vai todo entrar no fundo pq vai pagar 5% de dy 😅
Geralmente, quanto maior é o yield, maior é o risco embutido. É um erro comum do investidor iniciante olhar apenas os rendimentos. É preciso conhecer os riscos e fazer o seu gerenciamento na carteira.
Muito bom a síntese do vídeo. Se a análise do investidor se restringir ao Dividend Yield, o que normalmente ocorre com os iniciantes no segmento, bem provavelmente, a vantagem de ganho inicial se traduzira em prejuízo e decepção futura.
Tenho SNAG11 em minha carteira e tanto para FIIS como para Fiagro sempre analiso desde as gestoras até as operações e empresas envolvidas, pois o meu meu dinheiro não nasce em arvores.
Todo e qq investimento tem que ser analisado. Agro é Pop mas, avaliem as empresas de varejo que estão nos Fiagros. Agro vai viver turbulência nos próximos 2 anos
Acho que tem muito a ver com o momento da compra, o problema é que as pessoas tendem a comprar os ativos no momento "euforia" do ciclo. Depois, muitos vendem no momento "pânico".
O Trade-off entre risco e retorno é uma máxima, quase uma lei fundamental para tudo na vida. Como risco, podemos entender custo também. Por exemplo, o custo (dificuldade para ser aprovado) em uma boa universidade pública, ou o custo de mensalidade das melhores particulares é diretamente proporcional com a qualidade do ensino obtido, ou algo mais cotidiano, em uma balada, tentar a sorte em paquerar as mulheres mais bonitas, todos sabemos que o risco de de levar um fora é mais alto. Não seria diferente com investimentos, quando maior a perspectiva de retorno ou valorização, maior os riscos envolvidos. Estudar a fundo e estar bem assessorado, é a maneira que o investidor tem de minimizar os riscos na tomada de decisão!
Estudar o mercado e os ativos. Conhecer as empresas credoras (empresta para quem? a qual taxa? as dívidas estão concentradas seja em pessoas ou setores?). Difícil fazer isso sozinho. Ainda bem que tem a SUNO BLACK! Manda uma pra mim, Tiago rsrsrsrsrs
Acho que você tem que buscar a diversificação e revisar esses parâmetros que você mencionou, mas também acho que é no segundo vídeo de fiagros que você faz e continua sem mencionar um ou sem analisar nenhum específico.
Então, na verdade os relatórios são ruins, com poucas informações relevantes, não tem um critério padrão, talvez o certo é não entrar, mas se acaba correndo mais risco além do risco específico.
Bom Dia Tiago, ótimo seu canal, sempre aprendo muito com vc, por favor me ajuda a entender essa troca de administradora do FII BBPO11, éra pra ser só alugada para banco do brasil mas agora o bradesco quer comprar?
FIIAGRO é mais um tipo de FII, com nada diferente. Tem que fazer uma boa análise para encontrar boas oportunidades. Como me falta tempo pra isso, eu prefiro terceirizar com a SUNO.
Brrasil infelizmente tudo é muito nebuloso. Aí ainda para ajudar tem um monte de TH-camr falando abobrinhas e talvez até ganhando para fazer marketing para vender abacaxis. Todo cuidado é pouco como bem alertou o Tiago.
Acredito que a situação para os FIAGROs que investem na produções de soja, milho, gado e etc . não será boa no curto e médio prazo, talvez nas indústrias processadoras destas comodities a situação seja melhor, pois terão a matéria prima mais barata, mas em todo o caso é uma situação muito desafiadora para esse tipo de produto.
Boa informação. Eu tenho 3 FII Agro na carteira e todos com praticamente o mesmo valor aportado. Representam os 3 4,5% da minha carteira. Já estou analisando e não estou aportando mais.
Tiago, Qual o tipo de garantia que devemos verificar nas operações de um FIAGRO para que este seja "seguro" ? Vejo, alienação de bens, penhor de produtos, direitos creditórios sobre contratos de vendas.....Acho que os direitos creditorios sobre contratos de vendas parece mais fácil de executar. Fico pensando nos casos de inadimplencia, quem estará mais protegido.
Fala Tiago, blz ? Estou iniciando em fiagro devagar... tentando sempre me informar antes. Sendo assim, entrei na oferta pública do KNCA11 de forma moderada, depois de pesar os riscos envolvidos. No entanto o coloquei na minha lista de "risco". Tenho analisado outros fiagros tbm...Vamos ver...Abs
Tiago, crédito é uma arte! Então, infiro que os investidores que olham "somente" yield outorgaram aos administradores dos fundos essa função, portanto, confiam que os gestores tenham feito o tema de casa, o que não poderia ser diferente, haja vista que são profissionais (ou não?). Da forma como vc colocou, me pareceu mais que são "malandros" aproveitando uma onda, visto que fazem novas emissões para cobrirem as anteriores com problema. Muito difícil, se não impossível, para o investidor "leigo" identificar um crédito mau dado.
Verdade, sempre se será o Pato da mesa, pois não tem como se saber tudo, a não ser que se pague, mas que prá mim, já começa por aí a fazer o papel de " Pato da mesa" só que mais bem arrumadinho kkkkk
interessante, ele fala muito de outros fundos que tem um patrimonio razoavelmente diversificado MAS, o SNAG11 tem 89% do patrimonio alocado em um único CRA e 95% de todo o portifolio é apenas SOJA. Acho isso muito arriscado.
Tenho snag e rura. Snag extremamente concentrado no mercado de soja. Rura11 já extremamente diversificado. Ambos majoritariamente alocados em cdi+. Gosto muito dos seus vídeos e análises críticas Tiago, principalmente seu foco em dividendos. Só acredito que faltou sua opinião/atualização sobre os riscos de crédito do snag11 da suno. Fora isso, ótimo vídeo e conteúdo (como sempre).
Praticamente todos os livros sobre investimentos que li são unânimes em dizer que" não devemos investir em ativos que não tenham no mínimo 5 anos de histórico ". Justamente para ver o que vai dar... Abc
Parece-me improvável que um investidor individual tenha o discernimento e conhecimento para verificar estes empréstimos. Prefiro ter uma casa de análise e, acima de tudo, esperar cada mercado atingir o mínimo de maturidade. Fiagro, talvez daqui a alguns anos, por hora, apenas observo.
O risco tanto em fiagro quanto fii papel, está na dificuldade de levantar as informações de endividamento real das empresas que contratam os Cris e Cras. Precisa de muito mais pesquisa do que abrir relatório e tentar levantar as informações aleatoriamente. Por falar nisso, bem que a Suno poderia disponibilizar um curso básico de análise de balanços, voltado para os investidores que só olham DY.
O grande problema das pessoas é a preguiça e o excesso de confiança, tanto um quanto o outro faz com que o investidor faça uma análise superficial e não busque as informações necessárias que inclusive estão disponíveis para um embasamento sólido e fundamentado de sua decisão, muitos investidores não sabem nem porque adquiriram o ativo, somente foram pelos ruídos da mídia e seguindo a manada, mesmo sabendo que esse é um péssimo tipo de comportamento não só no universo dos investimentos, mas na vida em geral! 💪👊
Como tudo na vida não estudar traz suas consequências . Nos não desenvolvemos a leitura e muito menos a interpretação de texto e com isso o desastre sempre está a nossa espera
Se dedique ao seu trabalho, deixe a pesquisa, analise de relatórios financeiros, notas explicativas, etc.. para os profissionais da área. Escolha uma casa de analise para te ajudar a investir, eu escolhi a Suno desde 2017, não me arrependo.
As vantagens de investir no SNAG11 é que eu sei que a gestão vai escolher os melhores ativos e eu vou dormir sem dor de cabeça. Além de ser o único fiagro que não é 100% papel.
FalaTiago tudo bem, Assisto quase todos os seus vídeos, agora fiquei preocupado, tenho uma posisão grande em KNR111 Será que terei problemas? Gostaria que falasse mais em fiagro no canal.
Grasna que nem pato , anda como pato e voa como pato, logoooo se ve so % dos 12 meses .... quac quac. Dy só reflete passado e não é garantia de nada ... Estudar sempre é o melhor caminho
Thiago, essa análise de risco não deveria ser de uma empresa que analisa o rating de crédito? Se o investidor for fazer esse trabalho acabaria travando e não fazendo mais nada na vida, hoje tá tudo bem e amanhã pode não estar. Abraços
Imoveis têm o seu ciclo: com commodities agricolas não é diferente. Eu invisto em FIIs de papel, Fi infras e Fiagros porque, para mim, tudo é Crédito Privado e, na minha opinião, o importante é analisar o tomador e as garantias, não importa se ele é do ramo imobiliário, da infraestrutura, do agro ou uma Lojas Americanas da vida.
Bem isso. !!
É por isso que deve ter cuidado com influencers, "especialistas" e notícias: "agora é hora de fiagro, agora é hora disso, agora é hora daquilo".
Tiago um dia desse trouxe um desse ai pro canal, segundo ele Fiagro é o futuro kkk SQN
Fiz isso antes de comprar SNAG11 e estou bem satisfeito!!! Valeu Tiagão!!!
Também tenho o SNAG11 e estou satisfeito com ele, muito resiliente.
Puxa, Tiago, parece óbvio, mas precisamos sempre ser lembrados disso. Sem muito conhecimento, acabamos cometendo erros que são triviais, e, sem tempo, acabamos não vendo o buraco onde entramos. Suas colocações são sempre muito suaves e reflexivas e me colocam a pensar. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e parabéns pelo trabalho.
Pessoal todo investimento tem ciclos. Isso não é diferente. Invistam, não vai ter arrependimento. Agora investe e esquece, acompanha só o andamento das coisas
A cvm deveria rastrear melhor esses fundos de.fiagro.Muito obrigado mestre pelas considerações.
Muito bem colocadas as suas considerações na análise dos fiagros. Conhecimento é tudo!!!
Obrigada
Agora temvum problema. As administradoras ñ são claras quanto aos contratos de dividas e os relatorios sao bem resumidos. Temos que ser magos pra interpretar as oq esta acontecendo.
Invista como pato e suas economias saem voando...💸💸
Kkkkk gostei
Ahhahahaj
Kkkkkk
👏👏👏👏👏
Kkkkkkkkk
Quem não tem flagro é louco!!! Gosto muito do SNAG11 e o KNCA11, bons dividendos e ótimas gestoras. O X da questão é acompanhar os relatórios dos fundos e não ser levado pelo efeito manada.
Ótimo vídeo, aguardando o próximo.
Pelo que andei vendo em vários canais o fiagro é a reedição do "paradoxo de tostines" - mercado novo com grandes oportunidades ou grandes riscos por ser um mercado novo? De toda forma vamos nos arrepender amanhã, por investir ou por deixar de investir, e segue o jogo
Eu acho que independente do momento, Fiagro é o futuro e a inadimplência vai cair.
O Agro eu acredito que seja a única coisa que funciona e cresce nesse país, se bem feito será só sucesso
Suno Black o melhor informativo agro fiagro, pronto depois dessa puxaxao mereço um presente 🧧🎁
O Melhor Amigo do Fiagro e A pulverização em Setor de empréstimos ! E regiões Geográficas Diversificadas .
Então é RURA11.
Outro dia escutei que uma carteira de crédito boa é uma carteira pulverizada, ou seja, um FIAGRO com vários créditos..nenhum empréstimo ultrapassando 5%. O problema é conseguir acompanhar crédito por crédito de algo assim como o Tiago Reis comentou
O sujeito trabalha 8h diariamente para ganhar, mas na hora de investir vai nas diquinhas que casam perfeitamente com a preguiça e olho grande, depois só resta o prejuízo e lamentações.
Excelente abordagem. Realmente, na ânsia de adquirir ou diversificar a qualquer custo, normalmente resulta em perdas.
E essa diversidade não precisa ser com papel ainda novato...
Infelizmente a maioria dos investidores procuram primeiro retorno para depois procurar conhecimento e isso quase sempre acaba não dando certo.
Tiago, parabéns pelo vídeo. Sempre claro e direto.
O status invest podia ter os comparativos doa FIAGROS, assim como já temos das ações e dos FIIS. Grande abraço.
O primeiro filtro eh pegar boas gestoras. Se for algumas por ai coloca direto na cota de risco pois o problema ja esta contratado em so uma questao de tempo.
Eu penso que deve ter cautela. Os Fiagros são novos ainda no mercado. Muita gente pensa estar investindo no agro, mas na verdade é um investimento indireto. No fundo ( com perdão do trocadilho) está investido em CRAS (dívidas de renda fixa), porém com risco de renda variável. Se for para correr risco, sou mais as ações.
Tenho CPTR11 e RZAG11 mais de um ano, não vislumbrei pontos que me levem a vender.
Se alguém viu algum ponto que acenda a luz amarela, pode expor , seria de muita utilidade a várias pessoas.
Saudações a todos.
estuda um pouco da carteira do capitanea.
cuidado tem revendedir de insumos agrícolas e ai mora o perigo tal key.
@@cesarrotta3302 obrigado, vou analisar revendedor de insumos, pode ocorrer descompasso demanda e oferta mercado externo, pode ser um ponto de fraqueza para nova safra.
Pois é, assim como IPO é complicado investir sem histórico, por ser um setor recente estou esperando maturar. Coloquei um pezinho via SNAG pela credibilidade da Suno, pra sentir o setor.
Comprei 10 cotas ! Pretendo adquirir 100 por mês!
A XP adora fazer isso, colocar o yield lá nas alturas para crescer fundo
Vídeo importantíssimo, além de abrir os olhos dos gananciosos relembra as recentes e contundentes quedas de rendimentos e valor na conta de fundos High yeld, parabéns pelo profissionalismo Tiago e SUNO.
Investidor bem sucedido é aquele que antecipa os problemas ou melhorias antes da maioria ou então sabe terceirizar bem esse trabalho através de uma boa casa de análise, no caso a SUNO😉
É um seguimento novo de investimento, tem que ir se posicionando com cautela, entrando aos poucos, pois é uma uma oportunidade de investimento muito promissora no Agro do Brasil, mas não era para alguns fiagros já apresentarem problemas com tão pouco tempo de início do produto. Aguardando o desmembramento do SNAG11 para iniciar posição no fiagro da Suno.
SeGmento
Fenômeno natural El ninõ vem aí.
Saiba que no ponto de vista do produtor, é positivo. Pois gera escassez. No ponto de vista do consumidor é negativo, pois paga caro no mesmo produto.
Caro Tiago.
Informação para a formação do investidor. Parabens
Tiago põe uma assinatura da suno de fiagro. eu compraria!
quando a gente entende o que significa DY tende a se empolgar, mas na verdade o ideal é que esse critério seja o último a ser considerado pra que instintivamente olhemos outros indicadores tão ou mais importantes como LIQUIDEZ DIÁRIA
Tenho snag e rura
muito cuidado com o mercado agrícola, se está desfavoravel para o produtor vai haver pedalada e pedalada no agrícola é 1 ano de tombo se houver intempérie de tempo nesse período aí é mico, na certa, se for revendedor agrícola, aí pior ainda pois as margens são muito pequenas e se der problema em um CRA, tem ir bem em 10 outros para tentar embolar.
tal key.
cuidado.
se baixarem o dividendos por conta da inadimplência logicamente o valor da cota cai, mas se estiver melhor q fundo de tijolo (aquele q os influencers tanto indicam) pagando 0,60 % não tem o q se preocupar. Afinal essas dividas tem lastro, e qdo conseguir recuperar vai todo entrar no fundo pq vai pagar 5% de dy 😅
Geralmente, quanto maior é o yield, maior é o risco embutido. É um erro comum do investidor iniciante olhar apenas os rendimentos. É preciso conhecer os riscos e fazer o seu gerenciamento na carteira.
Muito bom a síntese do vídeo. Se a análise do investidor se restringir ao Dividend Yield, o que normalmente ocorre com os iniciantes no segmento, bem provavelmente, a vantagem de ganho inicial se traduzira em prejuízo e decepção futura.
Tenho SNAG11 em minha carteira e tanto para FIIS como para Fiagro sempre analiso desde as gestoras até as operações e empresas envolvidas, pois o meu meu dinheiro não nasce em arvores.
Como no filme ‘Now you see me’
“Aways be the smart guy in the room”
Todo e qq investimento tem que ser analisado. Agro é Pop mas, avaliem as empresas de varejo que estão nos Fiagros. Agro vai viver turbulência nos próximos 2 anos
Acho que tem muito a ver com o momento da compra, o problema é que as pessoas tendem a comprar os ativos no momento "euforia" do ciclo. Depois, muitos vendem no momento "pânico".
O Trade-off entre risco e retorno é uma máxima, quase uma lei fundamental para tudo na vida. Como risco, podemos entender custo também. Por exemplo, o custo (dificuldade para ser aprovado) em uma boa universidade pública, ou o custo de mensalidade das melhores particulares é diretamente proporcional com a qualidade do ensino obtido, ou algo mais cotidiano, em uma balada, tentar a sorte em paquerar as mulheres mais bonitas, todos sabemos que o risco de de levar um fora é mais alto.
Não seria diferente com investimentos, quando maior a perspectiva de retorno ou valorização, maior os riscos envolvidos. Estudar a fundo e estar bem assessorado, é a maneira que o investidor tem de minimizar os riscos na tomada de decisão!
Agora que eu ia comprar alguns...
Estudar o mercado e os ativos. Conhecer as empresas credoras (empresta para quem? a qual taxa? as dívidas estão concentradas seja em pessoas ou setores?). Difícil fazer isso sozinho. Ainda bem que tem a SUNO BLACK! Manda uma pra mim, Tiago rsrsrsrsrs
Boa noite, Thiago. Gostaria que você falasse a respeito do fiagro BBGO11. Obrigado.
A Bíblia alerta sofre os riscos do agro há tempo. Separe o trigo do joio
Acho que você tem que buscar a diversificação e revisar esses parâmetros que você mencionou, mas também acho que é no segundo vídeo de fiagros que você faz e continua sem mencionar um ou sem analisar nenhum específico.
Meu pai sempre fala: "Menino, VGIA seus investimentos... VGIA!" 😂😂😂
São 2 sábios, O pai por dar o conselho e vc por seguir 😂😂😂😂
Tenho kkkk
o problema para o iniciante é justamente a análise dos relatórios. mesmo a gente achando que tá fazendo bons negócios acabamos levando na lata.
Então, na verdade os relatórios são ruins, com poucas informações relevantes, não tem um critério padrão, talvez o certo é não entrar, mas se acaba correndo mais risco além do risco específico.
Não investir em IPOs é um bom começo pra se precaver. Espere alguns anos. Prefira ativos que já estão no mercado há alguns anos.
Bom Dia Tiago, ótimo seu canal, sempre aprendo muito com vc, por favor me ajuda a entender essa troca de administradora do FII BBPO11, éra pra ser só alugada para banco do brasil mas agora o bradesco quer comprar?
FIIAGRO é mais um tipo de FII, com nada diferente. Tem que fazer uma boa análise para encontrar boas oportunidades. Como me falta tempo pra isso, eu prefiro terceirizar com a SUNO.
Brrasil infelizmente tudo é muito nebuloso. Aí ainda para ajudar tem um monte de TH-camr falando abobrinhas e talvez até ganhando para fazer marketing para vender abacaxis. Todo cuidado é pouco como bem alertou o Tiago.
Acredito que a situação para os FIAGROs que investem na produções de soja, milho, gado e etc . não será boa no curto e médio prazo, talvez nas indústrias processadoras destas comodities a situação seja melhor, pois terão a matéria prima mais barata, mas em todo o caso é uma situação muito desafiadora para esse tipo de produto.
melhor comentário
Penso que fiagro tem o risco da operação do mercado financeiro e os riscos da safra.
A ANALISE ESTA CERTA FUNDO NOVO RODANDO O VGIA EU TENHO EM CARTEIRA MAS PODE DAR PROBLEMA COMO SINALIZA O RELATORIO COM A LANGUIRU🚨
Fiagros são parecidos com fiis de papel, a tendência é aumentar a quantidade, como aconteceu com o papel em relação a tijolos no decorrer dos anos...
Boa informação. Eu tenho 3 FII Agro na carteira e todos com praticamente o mesmo valor aportado. Representam os 3 4,5% da minha carteira. Já estou analisando e não estou aportando mais.
Vc pode informar as siglas deles?
@@Maria-to5cy boa tarde.
DCRA11, RZAG11 e VGIA11
Os fundos com problemas são fundos cujos gestores não são competentes
Tiago, Qual o tipo de garantia que devemos verificar nas operações de um FIAGRO para que este seja "seguro" ? Vejo, alienação de bens, penhor de produtos, direitos creditórios sobre contratos de vendas.....Acho que os direitos creditorios sobre contratos de vendas parece mais fácil de executar. Fico pensando nos casos de inadimplencia, quem estará mais protegido.
Quais garantias legais temos ?
Vc olhou as garantias do BTRA11? ... estou fora de BTG, XP e REC
Fala Tiago, blz ? Estou iniciando em fiagro devagar... tentando sempre me informar antes. Sendo assim, entrei na oferta pública do KNCA11 de forma moderada, depois de pesar os riscos envolvidos. No entanto o coloquei na minha lista de "risco".
Tenho analisado outros fiagros tbm...Vamos ver...Abs
Estou indo com tudo no Rzag11 aqui na minha carteira que mostro no canal 👏🏽😂
Os concorrentes da suno estão cobrindo os fiagros e fi infra, não gostaria de ter que mudar de casa de análise, aguardando vcs.
Tiago, crédito é uma arte! Então, infiro que os investidores que olham "somente" yield outorgaram aos administradores dos fundos essa função, portanto, confiam que os gestores tenham feito o tema de casa, o que não poderia ser diferente, haja vista que são profissionais (ou não?). Da forma como vc colocou, me pareceu mais que são "malandros" aproveitando uma onda, visto que fazem novas emissões para cobrirem as anteriores com problema. Muito difícil, se não impossível, para o investidor "leigo" identificar um crédito mau dado.
Verdade, sempre se será o Pato da mesa, pois não tem como se saber tudo, a não ser que se pague, mas que prá mim, já começa por aí a fazer o papel de " Pato da mesa" só que mais bem arrumadinho kkkkk
Se você está na mesa e ainda não descobriu quem é o pato, provavelmente o pato é você.
Eu gosto do EGAF11.
Como um fundo com o Snag11 tem uma concentração de 88,6% em somente um cliente?
interessante, ele fala muito de outros fundos que tem um patrimonio razoavelmente diversificado MAS, o SNAG11 tem 89% do patrimonio alocado em um único CRA e 95% de todo o portifolio é apenas SOJA. Acho isso muito arriscado.
Com certeza. O cara da Boa Safra apareceu no globo rural domingo passado. Cultiva 27 mil hectares no MT.
deve fazer parte de um processo de amadurecimento, o ruins se mostram e ficam de exemplos.
Igual com o campeão da copa SUNO né? Hctr 👀
Eu comprei o Cptr11 paga muito alto sera que corro risco ?
Tenho snag e rura. Snag extremamente concentrado no mercado de soja. Rura11 já extremamente diversificado.
Ambos majoritariamente alocados em cdi+.
Gosto muito dos seus vídeos e análises críticas Tiago, principalmente seu foco em dividendos. Só acredito que faltou sua opinião/atualização sobre os riscos de crédito do snag11 da suno.
Fora isso, ótimo vídeo e conteúdo (como sempre).
Praticamente todos os livros sobre investimentos que li são unânimes em dizer que" não devemos investir em ativos que não tenham no mínimo 5 anos de histórico ". Justamente para ver o que vai dar...
Abc
Parece-me improvável que um investidor individual tenha o discernimento e conhecimento para verificar estes empréstimos. Prefiro ter uma casa de análise e, acima de tudo, esperar cada mercado atingir o mínimo de maturidade. Fiagro, talvez daqui a alguns anos, por hora, apenas observo.
O risco tanto em fiagro quanto fii papel, está na dificuldade de levantar as informações de endividamento real das empresas que contratam os Cris e Cras.
Precisa de muito mais pesquisa do que abrir relatório e tentar levantar as informações aleatoriamente.
Por falar nisso, bem que a Suno poderia disponibilizar um curso básico de análise de balanços, voltado para os investidores que só olham DY.
Resumindo os fiagros, são fundos de papéis com créditos no agronegócio só isso de diferença
O grande problema das pessoas é a preguiça e o excesso de confiança, tanto um quanto o outro faz com que o investidor faça uma análise superficial e não busque as informações necessárias que inclusive estão disponíveis para um embasamento sólido e fundamentado de sua decisão, muitos investidores não sabem nem porque adquiriram o ativo, somente foram pelos ruídos da mídia e seguindo a manada, mesmo sabendo que esse é um péssimo tipo de comportamento não só no universo dos investimentos, mas na vida em geral! 💪👊
Ao amanhecer o dia sai de casa um " malandro" e um otari0 quando eles se encontram um negócio é fechado! 😅
Como tudo na vida não estudar traz suas consequências . Nos não desenvolvemos a leitura e muito menos a interpretação de texto e com isso o desastre sempre está a nossa espera
Se dedique ao seu trabalho, deixe a pesquisa, analise de relatórios financeiros, notas explicativas, etc.. para os profissionais da área.
Escolha uma casa de analise para te ajudar a investir, eu escolhi a Suno desde 2017, não me arrependo.
Selecionar um fundo sem analisar os ativos e as operações do mesmo, é igual comprar um medicamento e não ler a bula...
Tiago, como gestor do snag11 vcs fazem essa análise, correto?
Fiagro é pro agro te remunerar, não vc remunerar o agro (pagar o pato kkk)
kkkkkkkkkkkkk
As vantagens de investir no SNAG11 é que eu sei que a gestão vai escolher os melhores ativos e eu vou dormir sem dor de cabeça. Além de ser o único fiagro que não é 100% papel.
Deixe de pagar o pato pague a suno Black 😊 .
Tenho 2 fiagros
FalaTiago tudo bem, Assisto quase todos os seus vídeos, agora fiquei preocupado, tenho uma posisão grande em KNR111 Será que terei problemas? Gostaria que falasse mais em fiagro no canal.
Knri11 não é Fiagro. É um FII híbrido de lajes e logística. Um dos mais diversificados e bem geridos. Dificilmente, vc vai ter problemas com ele.
Grasna que nem pato , anda como pato e voa como pato, logoooo se ve so % dos 12 meses .... quac quac.
Dy só reflete passado e não é garantia de nada ... Estudar sempre é o melhor caminho
A hoje já ninguém mais fala, vídeo antigo!
pessoal até pouco tempo todo empolgado pra entrar no FII Agro kkkkkk
Agro é tech, é pop é suno.
Imagina no absurdo que todo investidor fosse igual a vc!, a volatilidade da renda variável seria ZERO?
Tiago, como eu verifico a garantia das operações??? Onde encontro a garantia dos contratos???
No RI do fundo.
Thiago, essa análise de risco não deveria ser de uma empresa que analisa o rating de crédito? Se o investidor for fazer esse trabalho acabaria travando e não fazendo mais nada na vida, hoje tá tudo bem e amanhã pode não estar.
Abraços
Cadê a Aba FIAGRO pros assinantes da Suno de Fundo Imobiliário? 😂 Ninguém faz carteira de FIAGRO ainda hein… #FicaDica
Putz. Agora que descobri os fiagros. Kkkk
Estude os riscos, saiba o que está fazendo ou contrate ajuda profissional gabaritada.
Não faça do seu Fiagro um fiasco... Ou fiasgro?🤔
Se o agro der pau o Brasil já era