👍👍 ganhou mais um inscrito!! Admiro as pessoas que se preocupam em postar vídeos úteis, com informações confiáveis e de maneira simples e direta! Parabéns!
Já tive aula de eletrica (motores) com Professor do SENAI explicando sobre este asunto , e posso dizer sem duvida nenhuma que voce mesmo dizendo não entender explicou melhor , o comparativo entre reistencia indutor e capacitor ficou legal e o porque do uso do capacitor no final do video ficou perfeito , parabens .
Didática objetiva impressionante... Até o pedido de like ou deslike com adendo de educação nos comentários impressiona. Parabéns como sempre professor👍👍👍👍👍
Cara eu tbm fiquei muito impressionado com a explicação....parabéns ótima aula. Simples e clara as informações. Para qualquer pessoa poder compreender sem muito conhecimento.
Melhor explicação, simples e objetiva feita até hoje, mesmo em relação ao meu tempo de eletrotécnica. É que todos só dizem assim: o capacitor serve para dar partida nos motores... e daí? Você é fera. Parabéns.
O capacitor adianta a corrente para ficar mais ou menos junto com a tensão e o motor ter a máxima potência útil (que depende da tensão e da corrente) para tirá-lo da inércia e dar a partida.
Top meu amigo. Muito bom. Tem a questao tambem da defasagem de 180 graus nos polos magneticos do motor monofasico. Ele prescisa desse 3 fluxo de campo pra iniciar o campo girante. Parabens voce tem muito conhecimento
Concordo com o Alessandro Carlos totalmente, e mesmo sendo há tempo da área elétrica só hoje 16/04/2019 compreendi definitivamente. Muito obrigado por esta aula.,👏👏👏🤝🤝🤗🤭
Caro professor, excelente sua aula, mas permita-me fazer uma observação: quando vc fala de "motores que usamos no dia a dia, como em "furadeiras"", essa afirmação não esta´correta, pois furadeiras usam motores popularmente conhecidos como "motores de carvão", onde a corrente elétrica é aplicada tanto na bobina de campo (ou "estator") quanto no "rotor", e é a interação entre os campos eletromagnéticos gerados nesses dois elementos nesse tipo de motor que faz os faz girar; com um grande torque já na partida, e por tal motivo não existe nenhuma furadeira, liquidificador, politriz e/ou outras ferramentas elétricas que usem capacitores de partida - em todas essas aplicações existe uma enorme variação do torque exigido, o que faz a rotação cair. Num motor de indução (que usa capacitor de partida), sob uma forte solicitação mecânica, a rotação diminuiria, a corrente subiria muito além do admissível, e o torque cairia até o motor "queimar"; Por tal motivo os motores de indução que usam capacitores não servem para aplicações como em ferramentas elétricas. Vale repetir que nos motores de indução (que usam capacitores), a energia ele´trica é fornecida apenas para a bobina ("estator"), sendo o "rotor" um elemento passivo. No caso dos motores "a carvão", a energia elétrica é fornecida tanto para o estator quanto para o rotor - no caso desse último, através do contato feito por esses pequenos blocos de "carvão". Abraços.
🤷🏻♂️ e o quê vc diz dos motores monofásicos das furadeiras de bancada, liquidificadores industriais, ventilador industrial, etc? Acredito de o professor está falando deles pois com todo esse conhecimento ele não iria citar furadeira de mão né. Esses que citei usam capacitor.
☺👍 Finalmente Eu pude ver e ter a explicação exata do porque o emprego de uso de capacitores em partida de motores. Excelente Explicação ! - mesmo Você afirmar não ser Expert em motores, Eu sugiro também, uma explicação dessa, sobre a aplicação de funcionamento do *capacitor permanente , em motores, valeu, Amigo ? Parabéns e continue sempre assim 😆👍
Finalmente alguém explicou o que eu queria saber. Na questão dos indutores eu entendi tudo, mas no capacitor ainda fiquei boiando. O que acontece dentro de um capacitor para ele conseguir atrasar a corrente?
Um capacitor descarregado comporta-se como um fio assim que uma tensão por menor que ela seja ser aplicada nele portanto teremos uma corrente inicial alta. A medida que a tensão vai subindo a corrente vai diminuindo devido à carga do componente. Por isso que a corrente no capacitor é adiantada em relação à tensão. No indutor é primeiro a tensão, depois a corrente, no capacitor é o contrário: com uma pequena tensão já temos uma corrente bem grande que depois vai diminuindo, então a corrente é primeiro e a tensão depois.
Bom dia, Burgos, tudo bem? Sou um grande admirador do seu trabalho há anos (desde quando tive acesso a seus DVD's de manutenção eletronica, voce é um dos responsáveis por eu ter me interessado ainda mais pela eletricidade). Sua didática também é excelente, mas eu faria um pequeno adendo ao seu vídeo (sei também que voce disse q nao era especialista em motores). O que acontece, quase tudo q voce falou no vídeo me parece correto, mas existe um pequeno detalhe a ser analisado. Quando voce diz que ao adicionar o capacitor em serie com indutor eles tendem a fasear a tensão e a corrente, isso é verdade, no entanto este não é o efeito buscado, não é exatamente isto que fará o motor partir, esse comportamento é uma consequência real que estará lá! Mas a ideia de por um capacitor é para criar defasagem entre as correntes das bobinas (pq o campo sendo alimentado pela mesma tensão, estará com a corrente em fase entre si, e o campo magnético será o mesmo sempre e isto nao criará o efeito de campo girante), ou seja, duas correntes que entre si estão defasadas também gerarão uma defasagem dos campos magnéticos, e este sim é o efeito buscado, defasagem entre as correntes das bobinas e não entre a tensão e a corrente individualmente numa bobina... Forte abraço!
@@Burgoseletronica05 é um capacitorzinho branco de 20uf em série com uma resistência de 1,5A para aquecer portas de vidro de expositores de bebidas. a resistência é tipo uma lâmina prateada.
Obrigado tava com dúvida não sabia o pq daquele capacitor está ali e quando ligava sem ele não funcionava mais agora já sei e eh claro ainda tô com um pouco de dúvida entre tenção e corrente mais já ajudou bastante
Primeiramente parabéns pela explicação! Uma dúvida, o capacitor tem 2 cabos, 1 é conectado em 1 cabo do ventilador (exaustor) e o outro no outro cabo (ventilador). Se é cada um em um cabo como q ele fica ligado em série e como ele consegue fazer o trabalho dele ??
Oi, tudo bem? Nos interruptores Smart que não precisam da alimentação do neutro. E tem alguns que não utilizam nenhum capacitor. Você sabe qual a função, digamos mais técnica, do uso do capacitor? Porque o circuito eletrônico da placa tem que ser alimentado com o neutro. Ou será que o capacitor nesta ligação ele leva o neutro, como se fosse uma ponte, até o dispositivo? E no caso daqueles que não utilizam o capacitor? Muito obrigado!
Ok. Parabéns. Gostei das explicações, mas quando o motor aquece muito, em poucos segundos, mesmo unando um capacitor? Poderá ser mau isolamento da bobina de campo? Com o verniz sem efeito, a olho nú nota-se fios desencapados. (Com o verniz queimado). Poderá ser isso, o superaquecimento instantâneo? Grato, se alguém responder.
Como dimensionar o valor da residência e o wotts do resistor para determinada potência do capacitor eletrólitico conectado em paralelo para potência do motor elétrico de acordo com a corrente que circula de acordo com o valor de tensão aplicado ao circuitado auxiliar?
O capacitor para ser usado em 220 v , tem que ser de 400 volts , geralmente vem indicado assim 400 Vac, o 10+- % é a porcentagem da capacitância um capacitor de 6 uf pode ter capacitância 5,4 a 6,6 uf, se o seu ventilador é 127v não pode usar em 220v.
Bom vídeo, excelente explicação. você poderia me responder pq quando damos a partida em um motor sua corrente pode elevar até 7 vezes a sua corrente nominal por alguns segundos. ?
Por causa da inércia do eixo. É mais fácil manter um corpo em movimento do quê movimentá-lo caso ele esteja em repouso. Por isso o conjugado na partida precisa ser maior, e conjugado e corrente são diretamente proporcionais. Se o conjugado sobe, a corrente sobe.
muito bom, parabéns! l sou leigo mas gosto de ter noção básica, me tire uma dúvida, se as bobinas atrasam a corrente sendo necessário ter um capacitor pra compensar esse atraso, porquê ela não funciona mesmo tendo esse atraso? obrigado
amigo, entao é pelo atraso da corrente no campo magnetico e pelo atraso da tensao no.campo eletrico que a bobina de partida está em série com o capacitor? Confere?
Em 127 V tem vários vídeos para calcular o capacitor. Então em 220 V gostaria muito que você explicasse como calcular o capacitor. Como saber o valor do capacitor do tanquinho de lavar. Pode me ajudar
como fórmula o calculo pela resistência ôhmica encontrada entre com junto de bobinas auxiliar para com o conjunto de bobina de foça para em contra o valo do capacitor e qual ponto de valor de tensão do motor que o capacitor será energizado podendo ser em 110 ou 220 vol. Se em cada valor de tensão aplicada modificar a potência do capacitor E a forma de calcular por cada ponto de energização de o pisão para o capacitor de diferente valores de tensão aplicado ao capacitor mudaria potência independente de ser permanente ou eletrólitico sei que o valor de tensão a ser aplicado no capacitor sei que não deve ser maior do que o valor de tensão do capacitor
Oi professor...Eu tenho uma duvida: Peguei um motorzinho comum daqueles usados em aparelhos de DVD e o liguei diretamente em 5V colocando seus dois fios na caixa de pilhas. Depois liguei o mesmo motor usando um transistor BC548 nos mesmos 5V da caixa de pilhas, polarizando o transistor diretamente com um resistor em sua base. Observei que o motor ligado no transistor nao aciona com a mesma rapidez e agilidade em relacao quando usado diretamente. Troquei os resistores de base tentando diminuir o valor ou aumentar o valor e o resultado foi o mesmo. Porque quando se usa o transistor se perde a força do "golpe" e a agilidade do motor? Gostaria de saber professor, se o senhor puder me ajudar a desvendar esse misterio eu ficaria agradecido...Aguardo a resposta.
Amigo desculpa me intrometer eu também quero saber essa resposta, mas eu tenho uma breve ideia do que aconteça, pois há uma perda de tenção de 0,7v entre base e emissor, seria isso?
Tenho aqui um rádio relógio Britânia bs63 o defeito dele é se eu ligar ele na bateria junto na rede elétrica eu consigo acertar as horas mas se eu ligar só na rede eu não consigo acertar.
minha máquina de solda consumia 3 A no primário sem carga e quando coloquei um capacitor em paralelo a o primário essa coerente caiu para 1,80 A. por que aconteceu isso ?
A ação e re-ação da inercia ! delta T ,tem N .... tempo sendo M> motor *(bobina/solenoide ) esta 90º defasado corrente,assim e como condençador/capacitor ! tem Q ,indutância e capacitância. assim vc vê a bobina e o capacitor ambos trabalha junto! Que faz a carga trabalhem, enquanto Delta T: M entra na frente então tensão adianta 90º e corrente Tdispara... agora com capacitor a carga vai estar ambos sincronizados por nanos-secundo T 180º enquanto tensão e corrente fase ! corrente começa tb carrega 0 capacitor e bobina tensão vice- versa...
Uma pergunta que vc ache boba mas pra mim que soumeio leigo em eletronica.. Quamdo a bobina armazena energia em campo magneto si eu tocar levo choque ??abraco
Gente, acredito que houve algum equívoco. A finalidade do capacitor não é exatamente essa. Dessa forma que ele explicou, é a aplicação de capacitores na correção do fator de potência. Nesse caso do motor, o capacitor é utilizado resumidamente para simular uma fase e favorecer a partida do motor. É por isso que nos motores trifásicos não existem capacitores, pois as tensões já estão defasadas 120 graus entre si. No caso de motores monofásico, as tensões estão defasadas em 180 graus e necessitam de um capacitor, que defasa a tensão em 90 graus para favorecer a indução eletromagnética entre as bobinas principal e auxiliar.
@@Burgoseletronica05 ou então ficou um pouco confuso quando você fala que o motor dar a partida porque corrente e tensão estão em fase . Se você estiver falando somente da bobina em que aplicou-se o capacitor eu concordo . Mas se você estiver falando da relação entre as bobinas ser na mesma fase eu discordo , porque nesse caso o campo girante não existiria . Acredito que por volta dos 7 minutos de vídeo , você se referiu somente a uma bobina , não é isso?
A sua explicação poderia ficar melhor se você levasse em conta a questão de deslocamento de fase para geração de um campo girante e defasado para haver deslocamento das forças sobre o rotor. Sem o capacitor, um motor monofásico teria duas forças internas simultâneas tentando girar-lo em sentidos opostos. Literalmente percebe-se uma trepidação no rotor devido a essas forças. O capacitor, em conjunto com um enrolamento auxiliar gera um terceiro campo, com fase diferente das presentes em função das bobinas principais, dando um ponta-pé inicial para o giro do motor. Em alguns motores, esse capacitor é até retirado do circuito, por meio de uma chave centrífuga, quando o motor atinge a sua velocidade nominal (ou próxima dessa).
Na verdade esta é de fato a maior utilidade do capacitor. Motores trifásicos por exemplo não usam capacitores pois com 3 fazes 120 graus defasadas entre si conseguem gerar movimento.
De acordo com a capacitancia do capacitor em eletrólitico ou permanente ligado em frequência de 60 retis (HZ) a 110 ou 220 voltos de corrente alternada 1 Qual o valor de tensão na saída do capacitor? 2 Qual o valor de corrente na saída do capacitor? 3 como calcular o valor de frequência na saída do capacitor? 4 Como calcular a deficiênciencia capacitiva de acordo com a temperatura aplicado ao capacitor por um período de tempo? 5 Como calcular o valor da reatância capacitiva (XC) resistência de um capacitor permanente e eletrólitico de acordo com potência?
Eu tenho vários motores elétricos monofásicos na minha Marcenaria, o problema é que quando liga, dá uma queda de tensão na rede, a pergunta é se eu colocasse mais capacitores essa queda deixaria de acontecer, por exemplo tem um de 3 CV, que tem 2 capacitores, se eu colocasse mais 2 capacitores, será que daria certo?
Não é especialista mas tem uma didática maravilhosa. Muito bom. Parabéns.
Beleza meu amigo. Abraços.
Estudei por tudo quanto foi escola Senai ,argos ,ping e nunca explicaram de uma forma tão simples dessa .parabéns #
Beleza meu amigo. Grande abraço.
👍👍 ganhou mais um inscrito!!
Admiro as pessoas que se preocupam em postar vídeos úteis, com informações confiáveis e de maneira simples e direta! Parabéns!
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Já tive aula de eletrica (motores) com Professor do SENAI explicando sobre este asunto , e posso dizer sem duvida nenhuma que voce mesmo dizendo não entender explicou melhor , o comparativo entre reistencia indutor e capacitor ficou legal e o porque do uso do capacitor no final do video ficou perfeito , parabens .
Beleza meu amigo. Foi apenas uma ideia básica do circuito. abraços.
@@Burgoseletronica05 , a melhor explicação que eu vi até hoje terça-feira 26/03/2019. 00:48.
Beleza meu amigo. Abraços.
@@DANIEL-zq7ih , professor Mário curtiu isso👍
Didática objetiva impressionante...
Até o pedido de like ou deslike com adendo de educação nos comentários impressiona.
Parabéns como sempre professor👍👍👍👍👍
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Didática excelente, direto ao ponto, parabéns Burgos!!!!
Cara eu tbm fiquei muito impressionado com a explicação....parabéns ótima aula. Simples e clara as informações. Para qualquer pessoa poder compreender sem muito conhecimento.
Finalmente, eu entendi o fenômeno da defazagem no motor. Excelente vídeo!!!
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Melhor explicação, simples e objetiva feita até hoje, mesmo em relação ao meu tempo de eletrotécnica.
É que todos só dizem assim: o capacitor serve para dar partida nos motores... e daí? Você é fera. Parabéns.
O capacitor adianta a corrente para ficar mais ou menos junto com a tensão e o motor ter a máxima potência útil (que depende da tensão e da corrente) para tirá-lo da inércia e dar a partida.
Simples explicação e sem enrrolação, parabens!
Beleza meu amigo. Abraços.
Top meu amigo. Muito bom. Tem a questao tambem da defasagem de 180 graus nos polos magneticos do motor monofasico. Ele prescisa desse 3 fluxo de campo pra iniciar o campo girante. Parabens voce tem muito conhecimento
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Zezinho RJ , boa cara , fala muito bem explicado , um abraço.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Concordo com o Alessandro Carlos totalmente, e mesmo sendo há tempo da área elétrica só hoje 16/04/2019 compreendi definitivamente. Muito obrigado por esta aula.,👏👏👏🤝🤝🤗🤭
O capacitor corrigindo a defasagem do indutor, perfeito!
É basicamente isso. Abraços.
Ótimo professor adorei à explicação parabéns Deus te abençoe sempre.......
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Gostei de sua explicação parabéns sua explicação parabéns professor você entendem bem de motor é isso mesmo.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Caro professor, excelente sua aula, mas permita-me fazer uma observação: quando vc fala de "motores que usamos no dia a dia, como em "furadeiras"", essa afirmação não esta´correta, pois furadeiras usam motores popularmente conhecidos como "motores de carvão", onde a corrente elétrica é aplicada tanto na bobina de campo (ou "estator") quanto no "rotor", e é a interação entre os campos eletromagnéticos gerados nesses dois elementos nesse tipo de motor que faz os faz girar; com um grande torque já na partida, e por tal motivo não existe nenhuma furadeira, liquidificador, politriz e/ou outras ferramentas elétricas que usem capacitores de partida - em todas essas aplicações existe uma enorme variação do torque exigido, o que faz a rotação cair. Num motor de indução (que usa capacitor de partida), sob uma forte solicitação mecânica, a rotação diminuiria, a corrente subiria muito além do admissível, e o torque cairia até o motor "queimar"; Por tal motivo os motores de indução que usam capacitores não servem para aplicações como em ferramentas elétricas. Vale repetir que nos motores de indução (que usam capacitores), a energia ele´trica é fornecida apenas para a bobina ("estator"), sendo o "rotor" um elemento passivo. No caso dos motores "a carvão", a energia elétrica é fornecida tanto para o estator quanto para o rotor - no caso desse último, através do contato feito por esses pequenos blocos de "carvão". Abraços.
🤷🏻♂️ e o quê vc diz dos motores monofásicos das furadeiras de bancada, liquidificadores industriais, ventilador industrial, etc? Acredito de o professor está falando deles pois com todo esse conhecimento ele não iria citar furadeira de mão né. Esses que citei usam capacitor.
☺👍 Finalmente Eu pude ver e ter a explicação exata do porque o emprego de uso de capacitores em partida de motores.
Excelente Explicação !
- mesmo Você afirmar não ser Expert em motores, Eu sugiro também, uma explicação dessa, sobre a aplicação de funcionamento do *capacitor permanente , em motores, valeu, Amigo ? Parabéns e continue sempre assim 😆👍
parabéns excelente explicação. complementou o que os professores me passaram
Excelente explicação, com excelente didática.
Excelente explicação meu caro amigo.
Grande abraço e muito obrigado.
Parabéns pela explicação...objetiva e atendeu perfeitamente o que foi proposto...
Beleza meu amigo. Abraços.
Finalmente alguém explicou o que eu queria saber. Na questão dos indutores eu entendi tudo, mas no capacitor ainda fiquei boiando. O que acontece dentro de um capacitor para ele conseguir atrasar a corrente?
Um capacitor descarregado comporta-se como um fio assim que uma tensão por menor que ela seja ser aplicada nele portanto teremos uma corrente inicial alta. A medida que a tensão vai subindo a corrente vai diminuindo devido à carga do componente. Por isso que a corrente no capacitor é adiantada em relação à tensão. No indutor é primeiro a tensão, depois a corrente, no capacitor é o contrário: com uma pequena tensão já temos uma corrente bem grande que depois vai diminuindo, então a corrente é primeiro e a tensão depois.
Luís Carlos VC é ótimo na sua explicação.
Beleza meu amigo. Abraços.
Olá amigo admiro muito seu conhecimento.
Beleza meu amigo. Abraços.
Muito bom ! Tirou a minha dúvida de muito tempo. Obrigado
Beleza meu amigo. Abraços.
Fantástica didática! Parabéns!
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Excelente aula muito bom cada dia aprendendo mais
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Ufa!
Clareou finalmente.
Obrigado, professor!
Beleza meu amigo. Estamos juntos. abraços.
ja temos um clínico geral da eletrônica graças á Deus!
Beleza meu amigo. abraços.
Muito boa explicação, parabéns! Valeu muito a pena. Obrigado
Que beleza meu amigo. Abraços.
Valeu
Boa explicação
Parabéns 🎉🎉🎉
Beleza meu amigo. Feliz Ano Novo. Abraços.
gostei muito da sua explicação você está certíssimo parabéns
Beleza meu amigo. Abraços.
Melhor explicação que recebi ..obrigado
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Explicação perfeita.
Como sempre , ótimos vídeos.
Bom dia, Burgos, tudo bem?
Sou um grande admirador do seu trabalho há anos (desde quando tive acesso a seus DVD's de manutenção eletronica, voce é um dos responsáveis por eu ter me interessado ainda mais pela eletricidade).
Sua didática também é excelente, mas eu faria um pequeno adendo ao seu vídeo (sei também que voce disse q nao era especialista em motores).
O que acontece, quase tudo q voce falou no vídeo me parece correto, mas existe um pequeno detalhe a ser analisado. Quando voce diz que ao adicionar o capacitor em serie com indutor eles tendem a fasear a tensão e a corrente, isso é verdade, no entanto este não é o efeito buscado, não é exatamente isto que fará o motor partir, esse comportamento é uma consequência real que estará lá! Mas a ideia de por um capacitor é para criar defasagem entre as correntes das bobinas (pq o campo sendo alimentado pela mesma tensão, estará com a corrente em fase entre si, e o campo magnético será o mesmo sempre e isto nao criará o efeito de campo girante), ou seja, duas correntes que entre si estão defasadas também gerarão uma defasagem dos campos magnéticos, e este sim é o efeito buscado, defasagem entre as correntes das bobinas e não entre a tensão e a corrente individualmente numa bobina...
Forte abraço!
Excelente explicação, parabéns!
Beleza meu amigo. Abraços
professor Luiz Carlos para que serve um capacitor em série numa resistência? me deparei com esse circuito e fiquei sem saber a utilidade dele .
Olá meu amigo. Depende o do circuito onde eles estão. Precisava ver. Abraços.
@@Burgoseletronica05 é um capacitorzinho branco de 20uf em série com uma resistência de 1,5A para aquecer portas de vidro de expositores de bebidas. a resistência é tipo uma lâmina prateada.
Excelente aula, Parabéns.
Excelente explicação, professor vc é demais.parabenz👍👍👍👍👍
Beleza meu amigo. abraços.
Parabéns mestre
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
parabéns, excelente conteúdo.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Obrigado tava com dúvida não sabia o pq daquele capacitor está ali e quando ligava sem ele não funcionava mais agora já sei e eh claro ainda tô com um pouco de dúvida entre tenção e corrente mais já ajudou bastante
Beleza meu amigo. abraços.
Explicação fenomenal
otimo !!! gostei da explicacao !!❤❤❤
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Beleza!! Excelente explicação. valeu obrigado pela aula
Beleza meu amigo. Estamos juntos. Abraços.
Muito bom , explicação excelente.....
Beleza meu amigo. Grande abraço.
gostei muito das informações meus parabéns
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Muito bem explicado!
Grato!
Shalom!
muito didatico, parabems e obrigado.
Mais uma ótima aula
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Primeiramente parabéns pela explicação!
Uma dúvida, o capacitor tem 2 cabos, 1 é conectado em 1 cabo do ventilador (exaustor) e o outro no outro cabo (ventilador). Se é cada um em um cabo como q ele fica ligado em série e como ele consegue fazer o trabalho dele ??
Ele pode ficar em paralelo com o motor também. Depende do tipo de motor.
Oi, tudo bem? Nos interruptores Smart que não precisam da alimentação do neutro. E tem alguns que não utilizam nenhum capacitor. Você sabe qual a função, digamos mais técnica, do uso do capacitor? Porque o circuito eletrônico da placa tem que ser alimentado com o neutro. Ou será que o capacitor nesta ligação ele leva o neutro, como se fosse uma ponte, até o dispositivo? E no caso daqueles que não utilizam o capacitor? Muito obrigado!
Se for eletrônico pode ser o próprio circuito que compensa ou alguns tipos de motores não usam este tipo de PFC.
Ok. Parabéns. Gostei das explicações, mas quando o motor aquece muito, em poucos segundos, mesmo unando um capacitor? Poderá ser mau isolamento da bobina de campo? Com o verniz sem efeito, a olho nú nota-se fios desencapados. (Com o verniz queimado). Poderá ser isso, o superaquecimento instantâneo? Grato, se alguém responder.
Pode sim meu amigo. Algumas espiras em curto. Compromete o funcionamento e aquece muito.
@@Burgoseletronica05 Ok. Então, só mandando envernizar é o suficiente, ou tem que enrolar de novo (trocar todas as bobinas de campo)? Grato.
Como dimensionar o valor da residência e o wotts do resistor para determinada potência do capacitor eletrólitico conectado em paralelo para potência do motor elétrico de acordo com a corrente que circula de acordo com o valor de tensão aplicado ao circuitado auxiliar?
Olá meu amigo. Nossa área não é projetos ou dimensionamentos de componentes mas na internet achará estas formulas que precisa.
Obrigado
Olá Luiz boa aula
Beleza meu amigo. abraços.
Ótimo, ja deu pra ter uma ideia do seu funcionamento.
Olá, tire uma dúvida por gentileza, tenho um capacitor 4uf+6uf, ai do lado diz +-10%, posso usar ele no 220w, uma vez que o ventilador é 110w?
O capacitor para ser usado em 220 v , tem que ser de 400 volts , geralmente vem indicado assim 400 Vac, o 10+- % é a porcentagem da capacitância um capacitor de 6 uf pode ter capacitância 5,4 a 6,6 uf, se o seu ventilador é 127v não pode usar em 220v.
Obrigado professor!!
loja.burgoseletronica.net/segredos-obscuros-das-placas-tcon-no-vimeo-dltcn01.html
Muito bom Burgos.
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Bom vídeo, excelente explicação. você poderia me responder pq quando damos a partida em um motor sua corrente pode elevar até 7 vezes a sua corrente nominal por alguns segundos. ?
Por causa da inércia do eixo. É mais fácil manter um corpo em movimento do quê movimentá-lo caso ele esteja em repouso. Por isso o conjugado na partida precisa ser maior, e conjugado e corrente são diretamente proporcionais. Se o conjugado sobe, a corrente sobe.
Ótima explicação!!
Muito boa explicação.
Valeu, professor!
Beleza meu amigo. Abraços.
muito bom, parabéns! l sou leigo mas gosto de ter noção básica, me tire uma dúvida, se as bobinas atrasam a corrente sendo necessário ter um capacitor pra compensar esse atraso, porquê ela não funciona mesmo tendo esse atraso? obrigado
Olá meu amigo. A bobina funciona sim. Alguns motores usam o capacitor para o arranque do motor, mas não todos. Abraços.
Por que o motor trifásico dispensa o uso do capacitor?
Top a explicação!!!
Muito obrigado pela explicação.
Beleza meu amigo. abraços.
amigo, entao é pelo atraso da corrente no campo magnetico e pelo atraso da tensao no.campo eletrico que a bobina de partida está em série com o capacitor? Confere?
É isso ae zé ruela, muito boa a explicação. Abraços.
O motor trifásico tem uma defasagem de 120º em suas bobinas para que a tensão e corrente se alinhem.
Beleza meu amigo. Abraços.
Vc é um crânio. Parabéns!
Beleza meu amigo. Estamos juntos. abraços.
Otima explicacao show de bola
Beleza meu amigo. abraços.
Simples e objetivo.
Beleza meu amigo. Abraços.
É pra que serve o ferro da bobina ela cria o canto magnético ?
Também mas teremos vídeo só sobre o motor que não era o objetivo deste. Abraços.
Em 127 V tem vários vídeos para calcular o capacitor.
Então em 220 V gostaria muito que você explicasse como calcular o capacitor.
Como saber o valor do capacitor do tanquinho de lavar. Pode me ajudar
Olá meu amigo. Minha área não é cálculos, projetos e sim manutenção.
@@Burgoseletronica05
Mas muito obrigado por responder.
Sr é um ídolo em eletrônica.
como fórmula o calculo pela resistência ôhmica encontrada entre com junto de bobinas auxiliar para com o conjunto de bobina de foça para em contra o valo do capacitor e qual ponto de valor de tensão do motor que o capacitor será energizado podendo ser em 110 ou 220 vol.
Se em cada valor de tensão aplicada modificar a potência do capacitor
E a forma de calcular por cada ponto de energização de o pisão para o capacitor de diferente valores de tensão aplicado ao capacitor mudaria potência independente de ser permanente ou eletrólitico sei que o valor de tensão a ser aplicado no capacitor sei que não deve ser maior do que o valor de tensão do capacitor
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Oi professor...Eu tenho uma duvida:
Peguei um motorzinho comum daqueles usados em aparelhos de DVD e o liguei diretamente em 5V colocando seus dois fios na caixa de pilhas.
Depois liguei o mesmo motor usando um transistor BC548 nos mesmos 5V da caixa de pilhas, polarizando o transistor diretamente com um resistor em sua base.
Observei que o motor ligado no transistor nao aciona com a mesma rapidez e agilidade em relacao quando usado diretamente. Troquei os resistores de base tentando diminuir o valor ou aumentar o valor e o resultado foi o mesmo. Porque quando se usa o transistor se perde a força do "golpe" e a agilidade do motor?
Gostaria de saber professor, se o senhor puder me ajudar a desvendar esse misterio eu ficaria agradecido...Aguardo a resposta.
Amigo desculpa me intrometer eu também quero saber essa resposta, mas eu tenho uma breve ideia do que aconteça, pois há uma perda de tenção de 0,7v entre base e emissor, seria isso?
Valeu um joinha 👍
O TH-cam indica cada vídeo. Não entendo nada disso, mas especialistas devem ter entendido.
O TH-cam me indica vídeos de alvenaria. Vai entender.
Top demais
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Excelente!
Beleza meu amigo. Abraços.
gostei muito obrigado pela aula
Beleza meu amigo. abraços.
Tenho aqui um rádio relógio Britânia bs63 o defeito dele é se eu ligar ele na bateria junto na rede elétrica eu consigo acertar as horas mas se eu ligar só na rede eu não consigo acertar.
Deve estar faltando o pulso de 60 Hz que vai da rede ao CI do relógio através de um resistor. Abraços.
@@Burgoseletronica05 obrigado meu amigo sucesso pra você .
Bom Dia! Porque tem motor que usar capacitor permanente ou de partida e porque os motores trifásicos não usar capacitor.
minha máquina de solda consumia 3 A no primário sem carga e quando coloquei um capacitor em paralelo a o primário essa coerente caiu para 1,80 A.
por que aconteceu isso ?
Teria que ver o circuito dela.
@@Burgoseletronica05 Transformador
A ação e re-ação da inercia ! delta T ,tem N .... tempo sendo M> motor *(bobina/solenoide ) esta 90º defasado corrente,assim e como condençador/capacitor ! tem Q ,indutância e capacitância. assim vc vê a bobina e o capacitor ambos trabalha junto! Que faz a carga trabalhem, enquanto Delta T: M entra na frente então tensão adianta 90º e corrente Tdispara... agora com capacitor a carga vai estar ambos sincronizados por nanos-secundo T 180º enquanto tensão e corrente fase ! corrente começa tb carrega 0 capacitor e bobina tensão vice- versa...
Beleza meu amigo. Abraços.
Uma pergunta que vc ache boba mas pra mim que soumeio leigo em eletronica.. Quamdo a bobina armazena energia em campo magneto si eu tocar levo choque ??abraco
Nos terminais pode sim levar choque dependendo da tensão. Abraços.
Gente, acredito que houve algum equívoco. A finalidade do capacitor não é exatamente essa. Dessa forma que ele explicou, é a aplicação de capacitores na correção do fator de potência. Nesse caso do motor, o capacitor é utilizado resumidamente para simular uma fase e favorecer a partida do motor. É por isso que nos motores trifásicos não existem capacitores, pois as tensões já estão defasadas 120 graus entre si.
No caso de motores monofásico, as tensões estão defasadas em 180 graus e necessitam de um capacitor, que defasa a tensão em 90 graus para favorecer a indução eletromagnética entre as bobinas principal e auxiliar.
Não prestou atenção no vídeo.
@@Burgoseletronica05 ou então ficou um pouco confuso quando você fala que o motor dar a partida porque corrente e tensão estão em fase . Se você estiver falando somente da bobina em que aplicou-se o capacitor eu concordo . Mas se você estiver falando da relação entre as bobinas ser na mesma fase eu discordo , porque nesse caso o campo girante não existiria .
Acredito que por volta dos 7 minutos de vídeo , você se referiu somente a uma bobina , não é isso?
muito bom Luis.
Beleza meu amigo. abraços.
Bem explicado! Show!
Beleza meu amigo. Abraços.
Abraço!
Estou com uma bomba de piscina de 1/2cv qual capacitor devo usar?
Eu acho que tem uma fórmula, se eu não me engano o canal Ser Eletricista ensina essa fórmula
Burgos, esse capacitor que você mostra no início não é o permanente??? (Já likei o vídeo 😀)
E sim meu amigo. Abraços.
@@Burgoseletronica05 (primeiramente muito obrigado por responder). Mas no vídeo vc falou q era o de partida, fiquei meio confuso 😕
A sua explicação poderia ficar melhor se você levasse em conta a questão de deslocamento de fase para geração de um campo girante e defasado para haver deslocamento das forças sobre o rotor. Sem o capacitor, um motor monofásico teria duas forças internas simultâneas tentando girar-lo em sentidos opostos. Literalmente percebe-se uma trepidação no rotor devido a essas forças. O capacitor, em conjunto com um enrolamento auxiliar gera um terceiro campo, com fase diferente das presentes em função das bobinas principais, dando um ponta-pé inicial para o giro do motor. Em alguns motores, esse capacitor é até retirado do circuito, por meio de uma chave centrífuga, quando o motor atinge a sua velocidade nominal (ou próxima dessa).
Beleza meu amigo. E obrigado por Seguir. Abraços.
Na verdade esta é de fato a maior utilidade do capacitor. Motores trifásicos por exemplo não usam capacitores pois com 3 fazes 120 graus defasadas entre si conseguem gerar movimento.
EU VOU ME TORNAR O MAIOR ENGENHEIRO ELETRICISTA DE TODOS OS TEMPOS!!
Que beleza. Grande abraço.
De acordo com a capacitancia do capacitor em eletrólitico ou permanente ligado em frequência de 60 retis (HZ) a 110 ou 220 voltos de corrente alternada
1 Qual o valor de tensão na saída do capacitor?
2 Qual o valor de corrente na saída do capacitor?
3 como calcular o valor de frequência na saída do capacitor?
4 Como calcular a deficiênciencia capacitiva de acordo com a temperatura aplicado ao capacitor por um período de tempo?
5 Como calcular o valor da reatância capacitiva (XC) resistência de um capacitor permanente e eletrólitico de acordo com potência?
Tem cálculos espalhados pela internet de acordo com o tipo de motor a ser usado.
@@Burgoseletronica05 beleza
Ah e pra mim eliminar a chance de
Levar um choque. Eu posso fazer um curto entre as pontas das bobinas igual si faz em capacitor ?abraco
No caso da bobina nem precisa. Desligou, já não tem mais energia nela. Abraços.
@@Burgoseletronica05 ah simm era isso que eu queria saber... Muito obrigado amigo abracos
Beleza meu amigo. abraços.
Eu tenho vários motores elétricos monofásicos na minha Marcenaria, o problema é que quando liga, dá uma queda de tensão na rede, a pergunta é se eu colocasse mais capacitores essa queda deixaria de acontecer, por exemplo tem um de 3 CV, que tem 2 capacitores, se eu colocasse mais 2 capacitores, será que daria certo?
Olá meu amigo. Daí pode ser problema na rede elétrica mesmo. Abraços.
de forma alguma.
Bom eu disse que pode ser e não que é até porque não estou aí para ver.
Utilize um softstart
Nilton Nonato Garcia Junior , não dá essa chave é só para motores trifásicos, os meus são monofásicos.
Show de bola
de primeira qualidade...