Luis Carlos Burgos, parabéns por suas explicações! Os seus vídeos de treinamentos ensinam os detalhes de cada circuito, permitindo assim, que os seus alunos se tornem técnicos e não trocadores de peças.
Otima explicação ! Nessa topologia " retira-se quase todo o banco capacitivo de entrada" e o controlador dispara PWM sincronizado com inicio da senoide,resultando numa corrente praticamente em fase com a tensão da rede como bem explicou no video.Vários coelhos numa paulada ...Os fabricantes de componentes estão olhando mais para essa parte. Muito bacana repassar.Parabéns !!
Acabei de vir de uma aula do canal mais eletrônica onde o cara tbm e fera que nem o sr daí ele citou uma tal fonte pfc q outrora por preguiça eu ignorava tentar saber dq se tratava então busquei uma explicação então aqui estou ....e vou ver a aula até o fim
olha professor eu sou técnico em eletrônica conserto fonte de ATX e TV mas não tinha ouvido uma explicação tao bem esclarecida finalmente entendi o que é PFC muito bem explicado ! recomendo seu canal !
6.43 rpz num eq finalmente comecei a entender de fato a importância, funcionamento e a função do capacitor poliéster nos motores de ventiladores e consequentemente em todos que fazem uso de tal artifício ...nossa veio que ótimo e tão bom qd vc esclarece suas dúvidas ..e entende o que é e como funciona tal circuito na teoria e na prática ...parece que abre se uma porta além da porta que já estava aberta diante de vc ...e exatamente isso que estou sentindo agora ..tipo vc sente que algo mais caiu na bagagem eq o esforço e paciência de tentar entender o que lhe fora explicado realmente valeu a pena ...sem comentários mestre Burgos satisfação en ser seu aluno
4 ปีที่แล้ว +1
so um adendo, o capacitor usado em ventilador nao tem como função principal corrigir fator de potencia e tb nao é esse efeito que faz o motor girar, o capacitor é usado pra criar um campo magnetico diferencial pra poder girar o ventilador! dá uma pesquisada em como funciona motores monofasicos que vai encontrar mais detalhes!
@ em miúdos, simplesmente o capacitor no ventilador não eleva o fator de potência para mais perto de 1. Correto! Perdão se errei, pois tenho assistido, lido e/ou pouco acesso a esse tipo de informação.
4 ปีที่แล้ว
@@dreadwings3 acontece, ninguem é obrigado a saber tudo! forte abraço!
Excelente vídeo. Mais um para a coleção. Mas a explicação da potencia útil, aparente e reativa relacionado ao nosso corpo, confesso, foi a primeira vez na vida que ouvi. Prefiro a comparação com a caneca de chope, é mais "digerível"! haha Forte abraço, professor!
Cara muito bom veio de 100% creio que consegui absorver 89 a 90% qto más vc aprende na teoría más vc vai gostando de estudar e analisar defeitos n esquema aí vc passa a entender e localizar o suposto causador do defeito antes mesmo de vc por a mão no circuito pois vc entende a dinâmica do funcionamento legal
Show de aula além de ver este circuito em fontes de TV vi também em um reator eletrônico de luz fluorescente achei interessante porque aquele reator o fator de potência era próximo de 1 mas não sabia porque tinha uma fonte up no reator ou que este circuito fazia controle de potência Muito boa aula.
Cara que aula top, adorei incrível vou assistir de novo pq não peguei tudo de primeira kkkk vou te fazer companhia um bom tempo professor ganhou mais um inscrito 💯📚
Excelente explicação, simples e muito didática. Difícil encontrar pessoas com vocação de ensino. Já me inscrevi no canal, vou acompanhar outros vídeos de sua autoria. Está de parabéns!
Burgos, sua didática é muito boa e estou aprendendo bastante eletrônica (finalmente!). Só um detalhe, a potência aparente é aquela utilizada para gerar o campo magnético nos motores e transformadores (no caso de indutores). Nos capacitores é a potência para gerar o campo elétrico entre as placas. Gosto muito da sua frase"sejam educados nos comentários...". Abraços.
Preciso montar um circuito PFC para a fonte de 500W do meu PC que que queimou e eu montei um circuito dobrador de tensão simples e a fonte está funcionando a alguns meses tranquilo mesmo o PC sendo uma máquina de consumo médio de 390W em Full Load, os dois problemas são: 1°- é certeza que o consumo na rede elétrica está maior por conta do meu circuito dobrador ser muito simples e não possuir correção de eficiência; 2°- o PC costuma desligar quando o ar-condicionado tem seu compressor acionado (não é frequente mas acontece) pelo fato do meu circuito não ter sido projetado especificamente para esta fonte então interferências são mais agravadas. Eu queria um circuito com componentes CI's e MOSFETs fáceis de ser encontrados como o 12N60
Explicou direitinho o PFC, só se equivocou ao dizer que a energia economizada por um circuito PFC seria cobrada na conta, não, em residencial no Brasil energia reativa não é medida no relógio e nem cobrada pela concessionária. De prático o prejuízo dessa energia é reduzir a eficiência e sobrecarregar a fiação com mais corrente, a reativa.
Excelente vídeo! Apenas dois complementos: - No começo do vídeo a dissipação nos fios é colocada como potência reativa, mas idealmente é potência ativa dominada basicamente efeito resistivo do condutor. - A resolução normativa N. 569, de 23 de Julho de 2013 proibiu a cobrança de fator de potência dos consumidores do grupo B (antes ela era facultativa). www2.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/resultado/ren2013569.pdf Abraço
Nobre amigo Luis Carlos Burgos; me tire uma dúvida por gentileza; se possível, claro. O indutor para PFC tem a bobina principal (Podemos chamar de primária) e tem uma segunda bobina, a que é usada para o controle (Bobina secundária). Pode ser colocada uma terceira bobina (Segundo secundário), retificar e usar como uma fonte isolada, para uso geral; manter a carga de uma bateria, por exemplo? Simplificando: Pode ter mais secundários além do de controle ou isto influenciaria na correção do fator de potência? Seria um sistema misto. Muito obrigado! Forte abraço.
Oi TD bem professor !! Gosto mts das suas video aula Aprende mt !! Queria que depois quando vc Tivesse assim uma oportunidade Vc fizesse um vídeo sobre um problema da Philips que liga e desliga
Um dos grandes problemas que existe no aprendizado de eletrônica é que os alunos ficam tão anciosos pela prática que acabam não dando tanta importância pra teoria. E assim, saem numa carreira tão grande pra aprender o que é o resistor , o capacitor, o indutor, diodo, transistor e vários outros componentes, dando importância apenas para a forma de como testar os componentes, sem dar importância para as características técnicas. E assim o cara se forma sem saber que existe o diodo de 1A, o de 3A, o de 10A, e que o regulador de tensão não vai fazer milagre em toda e qualquer circunstância. E assim, entram na fase " Trocadores de peças", onde vão se deparar com um defeito num aparelho e vão começar a trocar a peça x, depois a peça y, e aí a coisa vai ficando cara e o camarada resolve devolver o aparelho. No aprendizado de eletrônica isso é normal, todos nós passamos por isso! Cada um de nós sabemos da alegria que é consertar o primeiro aparelho, também sabemos o quanto é chato olhar pra uma placa e não saber por onde começar! Mas, pra chegar ao ponto que o professor Burgos chegou, é preciso por a bunda na cadeira e estudar coisas chatas. É preciso conhecer um circuito RCL, fazer calculos, converter de Polar pra Retangular, verificar angulo de defasagem, calcular fator de potencia. Pois é com essa disciplina que você vai conseguir materializar e enxergar o que é a potência Reativa, pra que serve o fator de potência, e o porque de um computador custar mil e outro custar 10 mil.
QUANDO A FONTE TEM SO UM CAPACITOR GRANDAO ? TEM QUE TER OS 300 VOLTS NELE TBM ? a minha fonte atx do pc o capacitor ta dando 160 volts ? ela nao ta ligando quando da o curto no fio verde e preto ..
por que fontes com pfc ativo (de alguns computadors, ou servidores) podem desligar se o formato de onda alternada que estiver entrando nela for semi-senoidal?
Como posso compra seus cursos pelo mercado livre vie que tem muito anúncio de seus cursos lá mas não sei qual é seu realmente ,no seu site e muito complicado mexe pelo celular.
No mercado livre eu não vendo cursos. Os que tem lá são piratas. Entra em contato pelo meu Zap e você pode fazer a compra por lá (11) 92006-5996. Abraços.
Olá, Luis. Me diga uma coisa, por favor: como eu posso dar uma melhorada no fator de potência em uma fonte chaveada já existente, ou seja, adquirida comercialmente. É possivel intercalar algum circuito para compensar entre a tomada e a fonte? Obrigado.
Trata-se de uma fonte chaveada bivolt (ching ling) que é um carregador automático de baterias de 12 ou 24 volts / 10 A, tb automático. Acontece que liguei um Wattimetro nele e o aparelho acusou o absurdo de 0,56 de FP. Eu precisava de melhorar isso nem que fosse um pouco. Na verdade, esse carregador é controlado por um arduino que o aciona como contingência em um sistema gerador de energia solar no caso de o consumo exceder a produção do dia. Resumindo, se for noite e as baterias chegarem a um X de descarga, algo em torno de 23 V, o arduino ativa o carregador para impedir o colapso do inversor. Se for dia -- nublado demais,por ex -- e a bateria chegar ao nível critico de 22 V, ele tb aciona até que a luz seja suficiente. ( com 21 V o inversor desliga.) Resumindo, é por isso que desejo usar o conjunto. Só para explicar o porquê de usar essa trabalheira toda em vez de injetar o sinal da rede direto, desligando o inversor, é porque a rede é 220 V e todo o sistema 110v. No fundo acredito que seja possível algum pequeno paliativo, nem que seja para chegar a 0.75, sei lá. Um abraço.
Burgoseletronica obrigado pelas informações. Talvezca alternativa seja usar um trafo de 5kva e dois contactores controlados por arduino para ativar a rede eletrica direto na falta de baterias... Corrigir o fp em um trafo é mole com um banco de relés e capacitores controlados pelo mesmo arduino. Acho que deve ser o ideal e o algoritmo fita até mais simples.. Um abraço.
Olá meu amigo. você usa este link: loja.burgoseletronica.net/cursospordownload-1/eletronicadownload/curso-por-download-eletronica-radio-e-som-dle01.html Que é o básico para iniciantes, cadastra na loja para a primeira compra, entra no sistema da loja e faz a sua compra. Assim que aprovar nós mandaremos para seu e-mail cadastrado lá o link para baixar as aulas do seu curso. Grande abraço e dúvidas estamos aqui.
Burgos :em primeiro lugar quero lhe informar que sou seu fã! Tenho dificudades em substituir mosfet smd. Saida de audio ,tem como vc ensinar através de um video, Desde já agradeço.
Olá meu amigo. Temos um curso para iniciantes: loja.burgoseletronica.net/cursospordownload-1/eletronicadownload/curso-por-download-eletronica-radio-e-som-dle01.html
Melhor e mais objetiva explicação que encontrei.
E olha que eu pesquisei muito.
👏👏👏
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Luis Carlos Burgos, parabéns por suas explicações!
Os seus vídeos de treinamentos ensinam os detalhes de cada circuito, permitindo assim, que os seus alunos se tornem técnicos e não trocadores de peças.
Que beleza meu amigo. abraços.
Otima explicação ! Nessa topologia " retira-se quase todo o banco capacitivo de entrada" e o controlador dispara PWM sincronizado com inicio da senoide,resultando numa corrente praticamente em fase com a tensão da rede como bem explicou no video.Vários coelhos numa paulada ...Os fabricantes de componentes estão olhando mais para essa parte. Muito bacana repassar.Parabéns !!
Acabei de vir de uma aula do canal mais eletrônica onde o cara tbm e fera que nem o sr daí ele citou uma tal fonte pfc q outrora por preguiça eu ignorava tentar saber dq se tratava então busquei uma explicação então aqui estou ....e vou ver a aula até o fim
Gostei muito. Você explica com muita didática. Parabéns. Grande abraço.
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
olha professor eu sou técnico em eletrônica conserto fonte de ATX e TV mas não tinha ouvido uma explicação tao bem esclarecida finalmente entendi o que é PFC muito bem explicado ! recomendo seu canal !
Que beleza meu amigo. grande abraço.
6.43 rpz num eq finalmente comecei a entender de fato a importância, funcionamento e a função do capacitor poliéster nos motores de ventiladores e consequentemente em todos que fazem uso de tal artifício ...nossa veio que ótimo e tão bom qd vc esclarece suas dúvidas ..e entende o que é e como funciona tal circuito na teoria e na prática ...parece que abre se uma porta além da porta que já estava aberta diante de vc ...e exatamente isso que estou sentindo agora ..tipo vc sente que algo mais caiu na bagagem eq o esforço e paciência de tentar entender o que lhe fora explicado realmente valeu a pena ...sem comentários mestre Burgos satisfação en ser seu aluno
so um adendo, o capacitor usado em ventilador nao tem como função principal corrigir fator de potencia e tb nao é esse efeito que faz o motor girar, o capacitor é usado pra criar um campo magnetico diferencial pra poder girar o ventilador! dá uma pesquisada em como funciona motores monofasicos que vai encontrar mais detalhes!
@ em miúdos, simplesmente o capacitor no ventilador não eleva o fator de potência para mais perto de 1. Correto! Perdão se errei, pois tenho assistido, lido e/ou pouco acesso a esse tipo de informação.
@@dreadwings3 acontece, ninguem é obrigado a saber tudo! forte abraço!
@ exato. A função principal é enpurrar a corrente que foi defasada pela bobina(estator) do ventilador
Excelente vídeo. Mais um para a coleção. Mas a explicação da potencia útil, aparente e reativa relacionado ao nosso corpo, confesso, foi a primeira vez na vida que ouvi. Prefiro a comparação com a caneca de chope, é mais "digerível"! haha
Forte abraço, professor!
Beleza meu amigo. Abraços.
Cara muito bom veio de 100% creio que consegui absorver 89 a 90% qto más vc aprende na teoría más vc vai gostando de estudar e analisar defeitos n esquema aí vc passa a entender e localizar o suposto causador do defeito antes mesmo de vc por a mão no circuito pois vc entende a dinâmica do funcionamento legal
Aula muito difícil, porém o senhor me ajudou muito a entender um pouco mais sobre pfc, vou ver várias vezes esse vídeo até o conteúdo fixar!
Beleza meu amigo. Grande abraço.
PROFESSOR,a cada dia aprendo mais com o SR,video ótimo,e boa didática.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Show de aula além de ver este circuito em fontes de TV vi também em um reator eletrônico de luz fluorescente achei interessante porque aquele reator o fator de potência era próximo de 1 mas não sabia porque tinha uma fonte up no reator ou que este circuito fazia controle de potência
Muito boa aula.
Beleza meu amigo. Abraços.
Muito bom... Estou efetuando manutenção em uma fonte atx com PFC Ativo. Com sua explicação entendi o funcionamento desse circuito. Muito obrigado!
Que beleza meu amigo. Abraços.
Tem vários bons canais sobre eletrônica, mas que explica tão detalhado e com boa didática como o professor Burgos, é raro.
Muito obrigado pela preferência. Grande abraço.
Essa aula de PFC pra mim foi muito proveitosa, pois deu pra tirar algumas dúvidas em que eu tinha, valeu professor.
Beleza meu amigo. Abraços.
Agora entendi o que outros professores queriam dizer, muito bom.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
EXCELENTE1!! SO AGORA COMPREENDI COMO FUNCIONA O PFC E AS VANTAGENS DE SE TER ESSE TIPO DE CONTROLE; OBRIGADO PELO ENSINO. PARABENS
Que beleza meu amigo. em vários aparelhos já é obrigação ter correção de FP. abraços.
Burgos é fera. Refrescou minha mente, eu nem lembrava mais desses detalhes. Obrigado Burgos, abraço.
Que canal maravilhoso o senhor criou!!Parabéns Professor!!
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Que super aula fantastico, com você a eletrônica é mais incrivel...
Beleza meu amigo. Estamos juntos. abraços.
Bom dia!!! Senhor é nota 10 na explicação. Pena que eu ainda não estou em condições fazer o seu curso de eletrônica. Obrigado pela aula. Muito boa.
Beleza meu amigo. Estamos juntos. abraços.
parabens professor seus videos sao aulas de real valor muito obrigado por dividir seus conhecimentos conosco
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Cara que aula top, adorei incrível vou assistir de novo pq não peguei tudo de primeira kkkk vou te fazer companhia um bom tempo professor ganhou mais um inscrito 💯📚
Beleza meu amigo. Abraços.
Excelente explicação, simples e muito didática. Difícil encontrar pessoas com vocação de ensino. Já me inscrevi no canal, vou acompanhar outros vídeos de sua autoria. Está de parabéns!
Que beleza meu amigo. Abraços.
valter souza eu ja fiz varios curso do genio luiz carlos burgos e le recomendo ha vc
Olá meu amigo. Estou aprendendo também junto com vocês. Abraços.
Gostei muito da aula completa de PFC ativo. SHOW, Parabens, estou me inscrevendo em seu canal.
Beleza meu amigo. Estamos juntos. Abraços.
Valeu Luis, finalmente entendi o funcionamento do tão falado PFC, que não é aquele do futebol kkkk abração
Vc é fera show de bola essa aula.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Excelente muito bom !! sempre recomendo Luiz burgos .
parabens amigo otima explicação
Show de bola professor asisto todos os seus vídeos conteúdo da melhor qualidade tenho aprendido muito com você Parabéns continuidade assim
Boa aula professor .Cada dia aprendi mais.Agradecimentos
Beleza meu amigo. Abraços.
Ah obg
Beleza meu amigo. Abraços.
Ótima explanação, valeu...
Beleza meu amigo. Abraços.
Burgos, sua didática é muito boa e estou aprendendo bastante eletrônica (finalmente!).
Só um detalhe, a potência aparente é aquela utilizada para gerar o campo magnético nos motores e transformadores (no caso de indutores). Nos capacitores é a potência para gerar o campo elétrico entre as placas.
Gosto muito da sua frase"sejam educados nos comentários...". Abraços.
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Errado, potência aparente é a soma da potência ativa + reativa, vc quiz dizer potência reativa.
Aí sim hein cada vez tem que aprender mais
Beleza meu amigo. Abraços.
Muito bom gostei muoto obrigado amigo
Beleza meu amigo. Abraços.
Aula com explicação sensacional, parabéns meu amigo professor, você é um gênio na eletrônica, um grande abraço.
Grande aula , sempre show .
Beleza meu amigo. Abraços.
Perfeito! Gostei mesmo! Parabéns!
Beleza meu amigo. Abraços.
Contribuiu muito pra mim...valeu...
Beleza meu amigo. Abraços.
Explicação top parabens pela Explicação
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Muito bom Burgos !! show
Beleza meu amigo. Abraços.
Adorei a explicação! Parabéns!
Muito bom professor
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Ótima aula professor
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Preciso montar um circuito PFC para a fonte de 500W do meu PC que que queimou e eu montei um circuito dobrador de tensão simples e a fonte está funcionando a alguns meses tranquilo mesmo o PC sendo uma máquina de consumo médio de 390W em Full Load, os dois problemas são: 1°- é certeza que o consumo na rede elétrica está maior por conta do meu circuito dobrador ser muito simples e não possuir correção de eficiência; 2°- o PC costuma desligar quando o ar-condicionado tem seu compressor acionado (não é frequente mas acontece) pelo fato do meu circuito não ter sido projetado especificamente para esta fonte então interferências são mais agravadas. Eu queria um circuito com componentes CI's e MOSFETs fáceis de ser encontrados como o 12N60
Explicou direitinho o PFC, só se equivocou ao dizer que a energia economizada por um circuito PFC seria cobrada na conta, não, em residencial no Brasil energia reativa não é medida no relógio e nem cobrada pela concessionária. De prático o prejuízo dessa energia é reduzir a eficiência e sobrecarregar a fiação com mais corrente, a reativa.
Excelente vídeo! Apenas dois complementos:
- No começo do vídeo a dissipação nos fios é colocada como potência reativa, mas idealmente é potência ativa dominada basicamente efeito resistivo do condutor.
- A resolução normativa N. 569, de 23 de Julho de 2013 proibiu a cobrança de fator de potência dos consumidores do grupo B (antes ela era facultativa).
www2.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2012/065/resultado/ren2013569.pdf
Abraço
Beleza meu amigo. Nos livros de eletricidade que já li sempre tratam a perda nos fios também como potência reativa. Grande abraço.
já montei muito banco e capacitor na industria para corri o fator de potência dos motores e transformadores
Que beleza meu amigo. Abraços.
Legal . Explicação simples.
ótimo VÍDEO.
Beleza meu amigo. Abraços.
Nobre amigo Luis Carlos Burgos; me tire uma dúvida por gentileza; se possível, claro.
O indutor para PFC tem a bobina principal (Podemos chamar de primária) e tem uma segunda bobina, a que é usada para o controle (Bobina secundária).
Pode ser colocada uma terceira bobina (Segundo secundário), retificar e usar como uma fonte isolada, para uso geral; manter a carga de uma bateria, por exemplo?
Simplificando:
Pode ter mais secundários além do de controle ou isto influenciaria na correção do fator de potência?
Seria um sistema misto.
Muito obrigado! Forte abraço.
Ótima explanação !
Beleza meu amigo. Abraços.
Maravilha professor.
Excelente explicação
Que delícia de aula
Beleza meu amigo. Abraços.
Oi TD bem professor !!
Gosto mts das suas video aula
Aprende mt !!
Queria que depois quando vc
Tivesse assim uma oportunidade
Vc fizesse um vídeo sobre um problema da Philips que liga e desliga
Olá meu amigo. Podemos fazer. Abraços.
Beleza meu amigo. Abraços.
Um dos grandes problemas que existe no aprendizado de eletrônica é que os alunos ficam tão anciosos pela prática que acabam não dando tanta importância pra teoria. E assim, saem numa carreira tão grande pra aprender o que é o resistor , o capacitor, o indutor, diodo, transistor e vários outros componentes, dando importância apenas para a forma de como testar os componentes, sem dar importância para as características técnicas. E assim o cara se forma sem saber que existe o diodo de 1A, o de 3A, o de 10A, e que o regulador de tensão não vai fazer milagre em toda e qualquer circunstância. E assim, entram na fase " Trocadores de peças", onde vão se deparar com um defeito num aparelho e vão começar a trocar a peça x, depois a peça y, e aí a coisa vai ficando cara e o camarada resolve devolver o aparelho. No aprendizado de eletrônica isso é normal, todos nós passamos por isso! Cada um de nós sabemos da alegria que é consertar o primeiro aparelho, também sabemos o quanto é chato olhar pra uma placa e não saber por onde começar! Mas, pra chegar ao ponto que o professor Burgos chegou, é preciso por a bunda na cadeira e estudar coisas chatas. É preciso conhecer um circuito RCL, fazer calculos, converter de Polar pra Retangular, verificar angulo de defasagem, calcular fator de potencia. Pois é com essa disciplina que você vai conseguir materializar e enxergar o que é a potência Reativa, pra que serve o fator de potência, e o porque de um computador custar mil e outro custar 10 mil.
Estudei e ainda estudo eletrônica há muito tempo, 37 anos. Abraços.
Muito bom.... parabéns!!!
Otima explicação !
Explicação 💯
Beleza meu amigo. Grande abraço.
meu professor o senhor tem como fazer uma aula de um tracador de curvas mtooo obrigado
Beleza meu amigo. Abraços.
Otimo
Beleza meu amigo. Abraços.
Outra vantagem a fonte não precisa ter chave seletora de tensão fica com um range de tesão automático algumas fonte de 90 a 240 volts .
Beleza meu amigo. Abraços.
Parabens pelas explicações! Marcio Uberlandia
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Olá Luiz boa aula
Beleza meu amigo. Estamos juntos. abraços.
ótima explicação
Beleza meu amigo. Abraços.
QUANDO A FONTE TEM SO UM CAPACITOR GRANDAO ? TEM QUE TER OS 300 VOLTS NELE TBM ? a minha fonte atx do pc o capacitor ta dando 160 volts ? ela nao ta ligando quando da o curto no fio verde e preto ..
Nem todas tem PFC ativo.
muito bom 👏
Beleza meu amigo. Abraços.
Aula top
Tem como ensaiar montar uma?
Beleza meu amigo. Grande abraço.
por que fontes com pfc ativo (de alguns computadors, ou servidores) podem desligar se o formato de onda alternada que estiver entrando nela for semi-senoidal?
Precisa ver como é o circuito de proteção deles. Abraços.
Como posso compra seus cursos pelo mercado livre vie que tem muito anúncio de seus cursos lá mas não sei qual é seu realmente ,no seu site e muito complicado mexe pelo celular.
No mercado livre eu não vendo cursos. Os que tem lá são piratas. Entra em contato pelo meu Zap e você pode fazer a compra por lá (11) 92006-5996. Abraços.
Shoooooooooow de bola.
Beleza meu amigo. Abraços.
Se eu usar um nobreak de onda PWM , a fonte de pfc ativo ,corrige as falhas?
Corrige mas o Nobreak tem que ter isso nativamente.
Muito bom.
Beleza meu amigo. abraços.
ótimo vídeo.
top demais a aula!!!!
Beleza meu amigo. Abraços.
Luiz um duvida, esse transistor fet é o mesmo chaveador principal da fonte ou é um circuito separado.
Olá meu amigo. Circuito separado.
grato...
Beleza meu amigo. Abraços.
Como faz para saber o valor das linhas no sentido vertical do osciloscopio
Olá meu amigo. Dá uma olhadinha aqui mesmo no canal já fizemos vídeos sobre osciloscópio. Abraços.
Olá, Luis. Me diga uma coisa, por favor: como eu posso dar uma melhorada no fator de potência em uma fonte chaveada já existente, ou seja, adquirida comercialmente. É possivel intercalar algum circuito para compensar entre a tomada e a fonte? Obrigado.
Olá meu amigo. Estas fontes já tem o corretor se ela for fornecer correntes mais altas. Abraços.
Trata-se de uma fonte chaveada bivolt (ching ling) que é um carregador automático de baterias de 12 ou 24 volts / 10 A, tb automático. Acontece que liguei um Wattimetro nele e o aparelho acusou o absurdo de 0,56 de FP. Eu precisava de melhorar isso nem que fosse um pouco. Na verdade, esse carregador é controlado por um arduino que o aciona como contingência em um sistema gerador de energia solar no caso de o consumo exceder a produção do dia. Resumindo, se for noite e as baterias chegarem a um X de descarga, algo em torno de 23 V, o arduino ativa o carregador para impedir o colapso do inversor. Se for dia -- nublado demais,por ex -- e a bateria chegar ao nível critico de 22 V, ele tb aciona até que a luz seja suficiente. ( com 21 V o inversor desliga.) Resumindo, é por isso que desejo usar o conjunto. Só para explicar o porquê de usar essa trabalheira toda em vez de injetar o sinal da rede direto, desligando o inversor, é porque a rede é 220 V e todo o sistema 110v. No fundo acredito que seja possível algum pequeno paliativo, nem que seja para chegar a 0.75, sei lá. Um abraço.
Olá meu amigo. Até dá para fazer porém talvez o que se gaste no projeto e montagem, etc, saia mais caro que um outro com um melhor FP. Abraços.
Burgoseletronica obrigado pelas informações. Talvezca alternativa seja usar um trafo de 5kva e dois contactores controlados por arduino para ativar a rede eletrica direto na falta de baterias... Corrigir o fp em um trafo é mole com um banco de relés e capacitores controlados pelo mesmo arduino. Acho que deve ser o ideal e o algoritmo fita até mais simples.. Um abraço.
Beleza meu amigo. Abraços.
quer dizer que não vale a pena comprar fonte sem PFC ativo ! Por que pois acabamos pagando energia que nao estamos usando desperdiçada ! !
Que beleza meu amigo. Hoje as fontes de maior consumo já tem o PFC ativo incluso. abraços.
Boa noite. Este primeiro exemplo de fonte da imagem do fator de potência 0.5 seria das fontes capacitivas ?
Olá meu amigo. O número foi aleatório só para exemplo e apenas o circuito retificador e filtro, não está inclusa aí a fonte chaveada. Abraços.
Burgoseletronica ok obrigado pela sua atenção. Parabéns pela explicação e pelo canal.
Beleza meu amigo. Abraços.
o que devo fazer para iniciar o curso ?
Olá meu amigo. você usa este link:
loja.burgoseletronica.net/cursospordownload-1/eletronicadownload/curso-por-download-eletronica-radio-e-som-dle01.html
Que é o básico para iniciantes, cadastra na loja para a primeira compra, entra no sistema da loja e faz a sua compra. Assim que aprovar nós mandaremos para seu e-mail cadastrado lá o link para baixar as aulas do seu curso. Grande abraço e dúvidas estamos aqui.
Burgos :em primeiro lugar quero lhe informar que sou seu fã! Tenho dificudades em substituir mosfet smd. Saida de audio ,tem como vc ensinar através de um video, Desde já agradeço.
Olá meu amigo. Podemos fazer. Abraços.
parabens o senhor e show
Beleza meu amigo. abraços.
❤❤❤
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Gostei
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
um pequeno trecho ficou sem som.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
professor boa noite , quanto o senhor cobra para dar um curso de eletrônica completa ? boa noite .
Olá meu amigo. Temos um curso para iniciantes:
loja.burgoseletronica.net/cursospordownload-1/eletronicadownload/curso-por-download-eletronica-radio-e-som-dle01.html
Brugos estou com fonte que esta chegando 620 volts
Nossa meu amigo. Bizarrice. Já deu uma olhadinha nos componentes desta fonte PFC? Abraços.
@@Burgoseletronica05 então ela fica com 390 que o normal aí depois sobe
Difícil pois nunca vi acontecer isso acontecer nesta fonte. Baixa sim já vi. Alta ainda não. Abraços.
E estranho mesmo eu ligo a tençao normal controlador PWM ok fica 390 ai do nada sobe cheguei perder um eletrolitico de 470
Bem difícil mesmo acontecer isso. Abraços.
resumindo uma fonte chaveada sem PFC se torna inferior a um transformador linear a eficiência
Sim mas em fontes de baixo e até mediano consumo não faz muita diferença, por isso elas não tem. Só nas de consumo mais alto.
Beleza meu amigo. Abraços.
Excelente vídeo.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Explicação excelente.
Beleza meu amigo. Abraços.
Boa dica parabéns
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Excelente.
Que beleza meu amigo. Grande abraço.