Qual regime tributário você deve escolher para a sua empresa? Simples, Lucro Real ou Presumido?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Um questionamento comum entre os empresários em todo final de ano é sobre qual o regime tributário deve escolher para a empresa e que muitos não dão muita atenção, transferem a responsabilidade toda ao contador, mas essa é uma das decisões mais importantes a serem tomadas, assim como o valor de investimento, metas de vendas, redução de despesas, projeções de lucros, entre outros.
Isso porque a tributação da empresa vai ser diretamente impactada e vai gerar reflexos em todos os setores da empresa.
O que muito empresários não sabem é que podem estar pagando mais tributos do que o devido, que está tendo parte do seu lucro reduzido por pagar tributos que talvez não precisasse, que as despesas internas podem estar altas em razão do regime tributário escolhido pela empresa e tem um alto custo de manutenção que poderia ser substituído por outro mais econômico, dentre outras situações.
A importância da carga tributária nas empresas é enorme justamente porque ela representa boa parte do que se ganha na atividade empresarial e que deve ser repassado ao Estado e se sobrar algum lucro fica com o sócio.
Portanto, é importante que cada vez mais os empresários se conscientizem da importância da escolha do regime tributário das suas empresas, principalmente em tempos de crise, isso pode fazer a diferença entre fechar o estabelecimento ou conseguir sobreviver.
O QUE É O REGIME TRIBUTÁRIO DE UMA EMPRESA
O regime tributário de uma empresa é o sistema de cobrança tributária que deverá ser seguida durante o ano fiscal, é ele que define se a forma como os tributos serão calculados, como serão recolhidos, para quem devem ser pagos, os limites e obrigações do contribuinte de acordo com o regime tributário.
Cada regime tributário possui suas normas e são elas que definem a carga tributária a que a empresa será submetida, não podendo ser alterado durante o ano fiscal.
Porque a escolha do regime de tributação é importante
A escolha do regime tributário de uma empresa é talvez uma das decisões mais importantes que os empresários têm que tomar em seu negócio, pois as consequências podem ser cruciais para o seu sucesso ou fracasso, podendo até determinar o fechamento da empresa, caso faça a escolha errada.
Isso porque as consequências da escolha do regime tributário serão sentidas durante todo o ano fiscal, sendo de extrema importância realizar um estudo profundo do impacto financeiro que cada regime tributário pode causar na empresa, de acordo com a projeção que deve ser realizada para o ano, portanto, os setores envolvidos devem estar alinhados para que não haja nenhuma informação errada que possa comprometer o resultado da empresa se escolher o regime errado.
Quem é o responsável por escolher o regime de tributação da empresa?
A definição direta pela escolha do melhor regime de tributação da empresa normalmente parte da contabilidade e o responsável pela administração decide, mas para que a contabilidade possa indicar qual o regime mais indicado para o ano, é preciso realizar um estudo que envolve demais setores da empresa.
Para que não haja erro na definição do regime a ser escolhido, os setores envolvidos devem estar alinhados para que as projeções e previsões de crescimento ou prejuízo sejam os mais próximos possível da realidade, pois essas informações é que vão basear a definição da carga tributária que a empresa deverá se submeter durante o ano.
COMO ESCOLHER O REGIME DE TRIBUTAÇÃO DE UMA EMPRESA ?
Essa resposta e outros detalhes estão disponíveis no vídeo apresentado pela Dra. Anne Ruppel.
Caso Você tenha o interesse de se aprofundar na temática, apresentamos um material completo em nosso blog:
www.ssradv.com...
Se tiver mais dúvidas, deixe o seu comentário. Ficamos à disposição.
Não deixe de curtir o vídeo e se inscrever no canal.
Ótimas informações! 👏🙏
Ótima explicação!
Que bom que gostou Camila 😃
Muito bom!
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Não deixe de acompanhar o canal, em breve estaremos lançando novos vídeos.
Oi. No caso, se uma pessoa presta serviço e fatura mais de R$4.800.00,00 compensa mais que ela preste serviço como PF?
Como consigo entra em contato com a sra?
Olá Allyson, obrigado por acompanhar o nosso conteúdo e não deixe de se inscrever no canal para receber todos os vídeos que serão lançados. Você pode fazer contato com a nossa equipe através do e-mail contato@ssradv.com.br ou diretamente pelo fone/whats 47 3035-5545. Att., SSR Advogados.
👏👏👏👏
Boa noite Caroline! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Não deixe de acompanhar o canal, em breve estaremos lançando novos vídeos.
Como o simples terá uma carga tributária menor doque no lucro real se a alíquota do simples aumenta muito a cada faixa?
Olá,
A melhor escolha do regime tributário não depende exclusivamente das alíquotas. Fatores como número de funcionários, dedução de despesas e estruturação das operações internas e interestaduais e até mesmo de comércio exterior devem ser considerados no planejamento tributário.
A empresa optante pelo Simples Nacional não tem a possibilidade de deduzir as suas despesas para fins de apuração dos tributos federais e também não pode tomar crédito do imposto estadual ICMS.
Além disso, a tabela do Simples Nacional a qual as empresas se enquadram também varia em função do chamado Fator R, que tem relação com a folha de pagamentos da empresa.
Por fim, sempre gostamos de lembrar que mais importante do que reduzir carga tributária, é tornar a empresa mais eficiente e competitiva.
Para isso, muitas vezes, é necessário mudar de regime tributário.
Dúvidas? Entre em contato que ficaremos felizes em te ajudar.