Sim ...você disse tudo ...colocando aspas no normal ...porque Estado de excessão ...é normal do ponto de vista sociológico ...mas melhor entendermos que é Estado de excessão ...se não respeitam a Constituição ...coisas malucas acontecem ...
Brilhante, Sabrina. Ser da esquerda revolucionária não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. No entanto, é uma necessidade que pressupõe uma crítica e autocrítica permanente, na qual o método é essa intransigência, esse compromisso com a classe trabalhadora, como você mesmo disse. Paulo Freire e Gramsci continuam vivos através das suas palavras e ações. Parabéns!
Não, errado ...eles continuam vivos porque eles foram compreendidos por vários Marxistas e podem ser aprendidos ainda ...felizmente. Eles continuam vivos independentes da Sabrina. Mas a Sabrina ...ajuda a mantê Los vivo. (Sei que banquei o chato ...mas quis levar a sério ...pra chamar a atenção ... não sobre mim ...mas sobre essa idéia)
Em um país em que o maior representante é um apoiador da tortura, do trabalho infantil, e que é antidemocrático, ser radical deve ser regra. Quem fica em cima de muro ou quem cala, consente.
Sabrina, sua radical! Uma luz de racionalidade nesse deserto de ignorância e discurso vazio! Seguimos no trabalho de formiguinha de conscientização e propagação das ideias que nos levam pra frente. Obrigado por manter esse espaço e obrigado por me ensinar tanto.
Pra concordar 100% com a Sabrina ..chamo atenção que ignorância também tem o significado construtivo de apenas indicar o desconhecimento. Sócrates sempre reconhecia e valorizava sua ignorância ...e esse era o ponto de partida pra apreender o real. Eu também valorizo minhA ignorância nesse sentido.
@@henriquerichard9921 com certeza, Henrique! Talvez tenha me expressado mal. O que quis dizer, verdadeiramente, foi ignorância aliada à arrogância, que não permite o aprendizado. Valeu pela resposta!
Você é uma das pessoas que mais entende os problemas das esquerdas brasileiras atualmente, Sabrina. Quando você fala sobre o Marxismo é realmente inspirador. Cinzia Arruzza cita no Feminismo para os 99% que a crise é um momento de despertar político e transformação social. E eu senti isso acontecer comigo, de certa forma. Eu acompanho você desde o ano passado e dou graças aos deuses por isso! Infelizmente a atual conjuntura é um terreno fértil para a pós-política, bem como outras formas de despolitização (como você mesma diz) e ouvir vozes como a sua, difundi-la em vários espaços para ampliar os debates é essencial para assim ajudar a construir alternativas para mudar essa realidade. Por isso sempre compartilho seus vídeos em todos os lugares que posso. Obrigada por isso! Eu sou apenas uma iniciante no meio de tudo isso mas tenho certeza que com esse 'trabalho de formiguinha' vamos mudar essa realidade!
Olá Sabrina não entendo muito de política esquerda direita ou alguma outra que exista mas gostaria a de entender como seria a administração de um município da área rural com pensamento comunista de igualdade e trabalho e produtivo
Mas vi o Eduardo Moreira usar e explicar radical ..como criar raízes em algo ...e criar raízes é aprofundar ... você tem tal posição ...porque você aprofundou e criou raízes . Ok perfeito É possível sim ...um linguista me confirmou que esse significado não é. "Fakenews".
Bom .. vocês devem saber que as palavras podem ter mais de um significado ...mas logicamente dentro de uma ciência ...ela tem um significado próprio .Marxismo é uma ciência ... então se a Sabrina conhece o significado dentro do SociALismo ...ou Marxismo ...ela nos ajuda.
@@pd0399 Mas acredito que não é essa a idéia da Sabrina ...ela tá fazendo o contrário ...ela tá recuperando a idéia ...que o senso comum perdeu ...(ou nunca teve). No caso a origem ...ou o significado dentro de uma ciência específica. Vocês sabem que marxês é uma língua né ?
Venho lidando com algumas questões e acho que precisava desse vídeo. Eu já havia entendido que radicalismo não é um termo pejorativo para nós e já me identificava, mas foi realmente muito satisfatório ouvir sobre intransigência também, porque eu mesmo estava me culpando por ser um pouco, já que me "acusaram". Agora sinto que estou fazendo o certo afirmando com convicção o que acredito, afinal, eu não estudo atoa. Obrigado, Sabrina!
Todo vídeo eu sinto que eu preciso pegar o caderninho e anotar as coisas kkkkkk eu aprendo demais e me instiga ainda mais a pesquisar sobre as coisas! Obrigada, Sabrina!
Gostei da sua explicação, você falou muito em raízes, gostaria , que você expusesse seus conhecimentos sobre as RAÍZES DA IDEOLOGIA DE GÊNERO, não só das causas mas principalmente das finalidades, dos objetivos finais, não seria um plano político visando destruir parte da humanidade,e pra isso usando de meias verdades,e insulflando movimentos de feministas,LGbt, minorias,etc, etc, como Massa de manobra para atingirem estes fins, gostaria, se possível, que você respondesse o meu comentário, quem sabe se as raízes da ideologia de gênero chegasse ao conhecimento da população, principalmente dos adolescentes, teríamos uma sociedade mais consciente, lutando por ideais com conhecimento de causa.Muito obrigado.
Não paro de aprender contigo. Gratidão! Sabrina, uma dúvida: alguns amigos acreditam haver uma só maneira para a revolução: a saída violenta. Qual a sua visão sobre isso? (não encontrei nenhum vídeo sobre o tema, peço desculpas se perdi).
Há um ótimo vídeo do Jones Manuel sobre o tema no canal dele: th-cam.com/video/d6kdHZqd0uc/w-d-xo.html ("Os revolucionários e a questão da violência" é o nome)
É... eu acreditava num espantalho de esquerda... hora de eu rever conceitos. Esse vídeo foi ótimo, pq curiosamente a ideia de radical como "ir à raiz" me é muito familiar.
@@MrBerrator Acho que estou indo em direção à Olavo ...desconfiando da academia ...que diz não ser ..mas não provar não ser ...fico com a definição popular nesse caso.
Sabrina, entenda, você é essencial. Obrigado por me introduzir ao Marxismo. Eu também achava que era algo radical demais, porém de uma ótica negativa. Obrigado por esse canal tão didático e continue espalhando conhecimento.
Essa semana pedi a minha filiação no PcdoB. Nunca me imaginei filiado a partido político. Mas entendo que não é hora de se esconder. Nunca foi e nunca será. Precisamos fortelecer e lutar pelo que acreditamos. Parabéns Sabrina pela coragem e discernimento. Luz e paz para todos!🙏
@@brunamota8865 eu estava entre o Psol, o Pdt e o Pcdob. Resolvi me filiar ao pcdob. Mas nenhum desses vai resolver nada. Nem os de esquerda, nem os de direita. Esse embate sempre vai existir e só piora. Mas não é razão pra não se filiar a algum caso a pessoa queira tbm. Ainda não aceitaram minha filiação, caso seja recusado é sinal de que não deveria ser o Pcdob.
Ruptura Democrática não é solução para nada, só leva a Regimes Autoritários e repressivos, pois as pessoas por natureza são diferentes e pensam diferentes.
Danilo Fereira não defendo ruptura com a democracia mas ruptura com o sistema capitalista! A nossa democracia foi rompida quando deixaram a chapa do bozo assumir, mesmo com todas as evidências de uso de impulsionamento em massa e boots... não existe mais democracia desde então (infelizmente)...
@@mayarasberse6899 entendo sua revolta, mas a ruptura com Sistema Capitalista, acaba com a Democracia representativa o que vc faria com os liberais,Conservadores,sócias- Democratas,centristas, Mataria todos eles?faria um Genocídio? por que todo pais que Aboliu a propriedade privada dos meios de produção, foi isso que aconteceu.
@@mayarasberse6899 as Ditaduras de direita são Horríveis, por isso deve haver Democracia, um lado não pode querer eliminar fisicamente o outro por discordar do rumo do pais, mas eu não acredito, que possa-se instalar um regime Socialista sem que ele se torne uma Ditadura Brutal. Para se ter uma Democracia deve-se haver os Dois lados Direita x Esquerda.
Sabrina, eu sou petista e tenho extrema simpatia pelos seus posicionamentos. Me alinho com a AE, uma tendência interna de oposição à CNB (corrente moderada e hegemônica na direção do partido), e, sério, essas críticas que você faz são extremamente necessárias e sensatas, e a maioria esmagadora da base do partido concorda com elas. Então, falo por mim e por muitos radicais, comunistas e socialistas, de dentro do PT: continue fazendo esse trabalho maravilhoso, é a partir desse tipo de atitude que vai vir o resgate dos partidos de esquerda no Brasil, apesar da tentativa reacionária de restaurar a democracia liberal.
Valeu Felipe! Costumo ter bastante acordo nas conversas com a galera da AE mesmo, torço pra que a disputa interna do partido seja cada vez mais à esquerda!
Concordo, mas eu só não colocaria dessa forma, pois estaria clocando em avaliação um ponto que não tem sequer que ser nem questionado. O radicalismo é essencial, não tem que ser comparado. Eu diria: Não ser de esquerda nem de direita não é mais que um desserviço ao avanço real em direção a uma sociedade justa.
Suas aulas e muitas outras vão ajudar a República Popular do Brasil. Quem sabe até 2035 estaremos com as bases mínimas para um país de participação popular, distribuição de poder e constituição de princípios e valores muito diferentes dos atuais? Quem sabe? Vamos valorizar e ampliar muito a produção de alimentos em pequenas propriedades sem venenos! Já há várias experiências, vamos difundir. Vamos aumentar a produção de tecnologias baseadas na massa crítica que já temos na Física, na Química, na engenharia, nas experiências de organização social e produção cultural que temos....
A teorização é muito importante.... as dicas de livros é transformador. Leva tempos para criar um cenário de percepção mínima do passado para compreender o presente. Mas, a prática também pode seguir em paralelo. A produção deve mudar!! Já!!
Obrigado. Mil vezes obrigado. Sua existência e resistência me inspiram a continuar estudando, resistindo e radicalizando! Já me chamaram de "radical demais", eu sabia que a conotação das pessoas era ruim, mas eu sabia que os meus motivos era sólidos e pautados no materialismo histórico de Marx. Obrigado pelo vídeo Sabrina.
"Radical" é uma palavra bem interessante. Vem de raiz - de onde também se podem tirar as essências do que alimenta algo. Fazer uma análise radical pode significar ir às bases de entendimento sobre as estruturas, sobre as origens. Também as raízes são fontes retroalimentares dos ciclos de vida. Desculpe se viajei! Tô ouvindo ainda (no 7:00) e escrevendo. Gostando muito. Quem sabe o que diz tem segurança! Sempre vale lhe ouvir! Puxa! Ahh, Feliz aniversário (pelo dia 26)!
Caraca Sabrina!!!!! Falou exatamente TUDO que penso. A população tem medo do radical. Por isso vivemos sucessivos governos que só sugam, dão paliativo e não muda NADA na raiz.
Quanto mais radicais nós somos, menos espaço para a pós-política nós damos... Há tanto ainda por fazer, mas é acreditando na mudança real dessa vida (tornada tão miserável pelo Capitalismo) que vamos conseguir algo além de migalhas. Obrigada pelo vídeo! =]
"mesmo quando as pessoas essa maioria se submete temporariamente a um senso comum que é contrária aos seus interesses de classe eu vou estar lá lutando por esses interesses reais" Parabéns, Sabrina, por sua militância radical e intransigente, com clareza e argumentação. Seu trabalho de disseminação, nessa práxis, é super importante. Você ensina e inspira!! Obs: galera que faz a edição da legenda em português, não deixem de fazer nesse. Eu pessoalmente consegui assistir com a legenda automática, porque já estou acostumada com as falas e conteúdos da Sabrina. Mas a falta de pontuação atrapalha muito, algumas partes precisa assistir umas 3x para entender. E para compartilhar com as pessoas surdas que não costumam assistir o canal com regularidade, é super importante que a legenda esteja certinha, porque tem palavras e nomes de pessoas/lugares que a transcrição automática não "pega". Valeu!
Obrigada por esse vídeo Sabrina, andava desanimado com a política em modo geral, estudar e ouvir sobre mas depois desse vídeo, não tem como não pegar nos livros
Muito bem, Tese Onze! Esse foi um dos melhores vídeos que já vi no canal. Cirúrgico contra as tendências de conciliação de classes e de arranjos "realistas" que sempre representam novos recuos para a classe trabalhadora. O radicalismo é mesmo fundamental pra pautarmos as prioridades políticas daqui pra frente, ou para que as consecutivas derrotas do Estado nos levem para o necessário confronto revolucionário!
Muuuuito obrigada por este vídeo! Me libertou de muitas questões que eu tinha em ser chamada de "radical" ou ouvir que "qualquer radicalismos é ruim". Sou radical SIM ! ! !
Nossa!! Parabéns Sabrina, por essa aula maravilhosa que vc deu aqui para nós. Eu não fazia ideia de que eu era esquerda radical, agora eu já sei que sou! Obrigada...
Oi Sabrina! Fiquei muito feliz por este vídeo! Tinha comentado de forma breve e resumida este aspecto lá no teu Instagran. Penso que os governos petistas foram importantes para a consolidação de que não há possibilidade de coalizão de classes. Para nós isso sempre foi claro, mas a esquerda em geral tinha uma esperança de fazer revolução com apoio do grande capital e isso, por óbvio, é impossível! Esses anos todos nos mostraram claramente isto!
Doutora, eu sou um grande fã seu. Estudo ciências sociais e vc é exemplo pra mim, obrigado! Vamos pra frente e com tudo! Eu passo o dia todo pensando em como vamos reagir de maneira definitiva, forte e organizada, mas parece impossível qlqer tipo de luta contra o sistema.
Meu radicalismo nos valores e no posicionamento político/social me causou isolamento e perdas em muitos momentos da vida. Mas, nunca me envergonhou. Muito pelo contrário.
Como não ser radical quando o estado "normal" das coisas é absurdo?
O normal eh a cultura, são os valores. É nisso que sustenta hj nossas instituições, principalmente judiciárias. Elas vivem de opinião pública...
O que é normal? O que é absurdo? Os canhotistas são os mais clássicos em querer relativizar tudo!
Falou e disse, Vinícius!
Sim ...você disse tudo ...colocando aspas no normal ...porque Estado de excessão ...é normal do ponto de vista sociológico ...mas melhor entendermos que é Estado de excessão ...se não respeitam a Constituição ...coisas malucas acontecem ...
Faça essa pergunta a Sabrina..se Estado de Exceção é normal do ponto de vista Sociológico ...?
"Radical pra gente é elogio". 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Identifiquei-me até com as aspas.
Sempre aprendo muito com você, Sabrina! Obrigada!
Oxe! Que bom ver vc por aqui, Mariana =)
Obg VC !!!.....por querer aprender.
❤️
Brilhante, Sabrina. Ser da esquerda revolucionária não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. No entanto, é uma necessidade que pressupõe uma crítica e autocrítica permanente, na qual o método é essa intransigência, esse compromisso com a classe trabalhadora, como você mesmo disse. Paulo Freire e Gramsci continuam vivos através das suas palavras e ações. Parabéns!
Não, errado ...eles continuam vivos porque eles foram compreendidos por vários Marxistas e podem ser aprendidos ainda ...felizmente.
Eles continuam vivos independentes da Sabrina.
Mas a Sabrina ...ajuda a mantê Los vivo.
(Sei que banquei o chato ...mas quis levar a sério ...pra chamar a atenção ... não sobre mim ...mas sobre essa idéia)
É um loucura, todos deveriam ser exterminados! Sou de extrema direita cristã.
Bem que Angela Davis já nos disse: “Radical simply means ‘grasping things at the root.’”
Eu: Me xinga vai
Ele: RADICAL!
Eu: Ai que delícia
Adoro quando me chamam de reacionário!
@@ramosdefrancaleo eca
@@ramosdefrancaleo geralmente deve ter um dedo coçando o seu risco.
@@deusimar_9870 Você é homofóbico?
@@ramosdefrancaleo Não.
Pode coçar seu risco à vontade.
Em um país em que o maior representante é um apoiador da tortura, do trabalho infantil, e que é antidemocrático, ser radical deve ser regra. Quem fica em cima de muro ou quem cala, consente.
Tem que torturar comunista mesmo extremista que quer criar uma ditadura o bagulho é voltar o regime militar
Sabrina, sua radical! Uma luz de racionalidade nesse deserto de ignorância e discurso vazio! Seguimos no trabalho de formiguinha de conscientização e propagação das ideias que nos levam pra frente. Obrigado por manter esse espaço e obrigado por me ensinar tanto.
Pra concordar 100% com a Sabrina ..chamo atenção que ignorância também tem o significado construtivo de apenas indicar o desconhecimento.
Sócrates sempre reconhecia e valorizava sua ignorância ...e esse era o ponto de partida pra apreender o real.
Eu também valorizo minhA ignorância nesse sentido.
@@henriquerichard9921 com certeza, Henrique! Talvez tenha me expressado mal. O que quis dizer, verdadeiramente, foi ignorância aliada à arrogância, que não permite o aprendizado. Valeu pela resposta!
Você é uma das pessoas que mais entende os problemas das esquerdas brasileiras atualmente, Sabrina. Quando você fala sobre o Marxismo é realmente inspirador.
Cinzia Arruzza cita no Feminismo para os 99% que a crise é um momento de despertar político e transformação social. E eu senti isso acontecer comigo, de certa forma. Eu acompanho você desde o ano passado e dou graças aos deuses por isso! Infelizmente a atual conjuntura é um terreno fértil para a pós-política, bem como outras formas de despolitização (como você mesma diz) e ouvir vozes como a sua, difundi-la em vários espaços para ampliar os debates é essencial para assim ajudar a construir alternativas para mudar essa realidade. Por isso sempre compartilho seus vídeos em todos os lugares que posso.
Obrigada por isso! Eu sou apenas uma iniciante no meio de tudo isso mas tenho certeza que com esse 'trabalho de formiguinha' vamos mudar essa realidade!
Olá Sabrina não entendo muito de política esquerda direita ou alguma outra que exista mas gostaria a de entender como seria a administração de um município da área rural com pensamento comunista de igualdade e trabalho e produtivo
Quem diria que radical tá virando sinônimo de sensato rsrs.
Aqui no Brasil muitas palavras destoantes acabam se tornando sinônimas. Esse caso citado por você é um exemplo...
Mas vi o Eduardo Moreira usar e explicar radical ..como criar raízes em algo ...e criar raízes é aprofundar ... você tem tal posição ...porque você aprofundou e criou raízes . Ok perfeito
É possível sim ...um linguista me confirmou que esse significado não é. "Fakenews".
Bom .. vocês devem saber que as palavras podem ter mais de um significado ...mas logicamente dentro de uma ciência ...ela tem um significado próprio .Marxismo é uma ciência ... então se a Sabrina conhece o significado dentro do SociALismo ...ou Marxismo ...ela nos ajuda.
@@pd0399
Mas acredito que não é essa a idéia da Sabrina ...ela tá fazendo o contrário ...ela tá recuperando a idéia ...que o senso comum perdeu ...(ou nunca teve).
No caso a origem ...ou o significado dentro de uma ciência específica.
Vocês sabem que marxês é uma língua né ?
Parabéns Sabrina! Não perco um vídeo seu...aprendo muito!
Ser radical é querer mudanças profundas. É ir na raíz do problema. É importante e necessário neste mundo.
"Burguês não depende de aposentadoria, até porque aposentar é coisa de quem trabalha".Eu amo a Sabrina
Fico impressionado com o tanto de informação lúcida você transmite em tão pouco tempo e de forma tão didática... Parece um aulão de 3 horas em 15 kkk
Ser radical é o único caminho para aqueles que querem um mundo mais justo!
Uma fala algo a respeito da senhora: Muito inteligente e bem embasada nos argumentos. Um abraço, doutora.
Inteligente é o presidente ela é só uma marxista imbecil que abusa do capitalismo e crítica o sistema
Venho lidando com algumas questões e acho que precisava desse vídeo. Eu já havia entendido que radicalismo não é um termo pejorativo para nós e já me identificava, mas foi realmente muito satisfatório ouvir sobre intransigência também, porque eu mesmo estava me culpando por ser um pouco, já que me "acusaram". Agora sinto que estou fazendo o certo afirmando com convicção o que acredito, afinal, eu não estudo atoa. Obrigado, Sabrina!
Todo vídeo eu sinto que eu preciso pegar o caderninho e anotar as coisas kkkkkk eu aprendo demais e me instiga ainda mais a pesquisar sobre as coisas! Obrigada, Sabrina!
Gostei da sua explicação, você falou muito em raízes, gostaria , que você expusesse seus conhecimentos sobre as RAÍZES DA IDEOLOGIA DE GÊNERO, não só das causas mas principalmente das finalidades, dos objetivos finais, não seria um plano político visando destruir parte da humanidade,e pra isso usando de meias verdades,e insulflando movimentos de feministas,LGbt, minorias,etc, etc, como Massa de manobra para atingirem estes fins, gostaria, se possível, que você respondesse o meu comentário, quem sabe se as raízes da ideologia de gênero chegasse ao conhecimento da população, principalmente dos adolescentes, teríamos uma sociedade mais consciente, lutando por ideais com conhecimento de causa.Muito obrigado.
Não paro de aprender contigo. Gratidão!
Sabrina, uma dúvida: alguns amigos acreditam haver uma só maneira para a revolução: a saída violenta.
Qual a sua visão sobre isso? (não encontrei nenhum vídeo sobre o tema, peço desculpas se perdi).
Há um ótimo vídeo do Jones Manuel sobre o tema no canal dele: th-cam.com/video/d6kdHZqd0uc/w-d-xo.html ("Os revolucionários e a questão da violência" é o nome)
@@igordeocosta um ótimo vídeo inclusive
Igor de Oliveira Costa Ótimo vídeo realmente. Muito obrigado por compartilhar, Igor!
@@rogergomes2291 compartilha sua casa com os sem-teto ou sua esposa com os solteiros....
É... eu acreditava num espantalho de esquerda... hora de eu rever conceitos. Esse vídeo foi ótimo, pq curiosamente a ideia de radical como "ir à raiz" me é muito familiar.
Sim ...porque na raiz ...o morfema rad ...significa raiz ....deve vir do grego .
Imagina enfezado de onde vem
..
@@henriquerichard9921 de onde?
@@MrBerrator
Acho que estou indo em direção à Olavo ...desconfiando da academia ...que diz não ser ..mas não provar não ser ...fico com a definição popular nesse caso.
Mais um vídeo espetacular. Por isso que te amamos tanto. Vc é sensacional!!!! Parabéns Sabrina!!!!!
Sabrina, entenda, você é essencial. Obrigado por me introduzir ao Marxismo. Eu também achava que era algo radical demais, porém de uma ótica negativa. Obrigado por esse canal tão didático e continue espalhando conhecimento.
A cada dia precisamos ser mais radicais e a Sabrina está sendo muito positiva nisso.
Essa semana pedi a minha filiação no PcdoB. Nunca me imaginei filiado a partido político. Mas entendo que não é hora de se esconder. Nunca foi e nunca será. Precisamos fortelecer e lutar pelo que acreditamos. Parabéns Sabrina pela coragem e discernimento. Luz e paz para todos!🙏
Poxa, logo do PcdoB?
@@brunamota8865 eu estava entre o Psol, o Pdt e o Pcdob. Resolvi me filiar ao pcdob. Mas nenhum desses vai resolver nada. Nem os de esquerda, nem os de direita. Esse embate sempre vai existir e só piora. Mas não é razão pra não se filiar a algum caso a pessoa queira tbm. Ainda não aceitaram minha filiação, caso seja recusado é sinal de que não deveria ser o Pcdob.
Amigo procure partidos mais radicais e mais próximos da classe trabalhadora como o PCB e o PSTU. São pequenos mas com espírito revolucionário.
@@danilofreire9250 você já ouviu falar no PCO?
@@alascacatiorenea.2043 sim, quando estava pesquisando sobre os partidos.
Arrumando meus livros e fazendo maratona pela milesima vez nesse canal maravilhoso.
A minha paquita das trevas estava certa sobre a Batata 😔
De uma certa forma, não estava tão difícil... Acho estranho é o Ciro se enganar... ou se dizer enganado.
Achp q daqui pra frente a gente ja pode ignorar essa pessoa tabata e parar de falar nesse nome
Paquita das trevas ...se ela não ficar brava ...gostei .
Sabrina ...sua ovelha negra da família.
@@BrunoLima-vh1eu
Não , nesse caso sou ACM ...agora é que não esqueço ela . ..
Ruptura é a única solução. Parabéns, Sabrina Fernandes
Ruptura Democrática não é solução para nada, só leva a Regimes Autoritários e repressivos, pois as pessoas por natureza são diferentes e pensam diferentes.
Danilo Fereira não defendo ruptura com a democracia mas ruptura com o sistema capitalista! A nossa democracia foi rompida quando deixaram a chapa do bozo assumir, mesmo com todas as evidências de uso de impulsionamento em massa e boots... não existe mais democracia desde então (infelizmente)...
@@mayarasberse6899 entendo sua revolta, mas a ruptura com Sistema Capitalista, acaba com a Democracia representativa o que vc faria com os liberais,Conservadores,sócias- Democratas,centristas, Mataria todos eles?faria um Genocídio? por que todo pais que Aboliu a propriedade privada dos meios de produção, foi isso que aconteceu.
@@mayarasberse6899 as Ditaduras de direita são Horríveis, por isso deve haver Democracia, um lado não pode querer eliminar fisicamente o outro por discordar do rumo do pais, mas eu não acredito, que possa-se instalar um regime Socialista sem que ele se torne uma Ditadura Brutal. Para se ter uma Democracia deve-se haver os Dois lados Direita x Esquerda.
Se tem uma coisa que ta faltando, é radicalismo
Sabrina ver seus vídeos tem dado mt inspiração p não desistir de transformar o mundo!
esse video funciona quase que como um manifesto pelo radicalismo.
"Nao temos o luxo de nao sermos radicais" arrepiei todo
Incrivel
Como eu não conheci antes o seu canal tão bom! ❤✊
Espero que vocês cresça trazendo todo seu conhecimento acumulado rsrs
Muito bom esse vídeo.
Sabrina, vc é ótima pra explicar questões tão complexas, parabéns!
Sabrina, eu sou petista e tenho extrema simpatia pelos seus posicionamentos. Me alinho com a AE, uma tendência interna de oposição à CNB (corrente moderada e hegemônica na direção do partido), e, sério, essas críticas que você faz são extremamente necessárias e sensatas, e a maioria esmagadora da base do partido concorda com elas. Então, falo por mim e por muitos radicais, comunistas e socialistas, de dentro do PT: continue fazendo esse trabalho maravilhoso, é a partir desse tipo de atitude que vai vir o resgate dos partidos de esquerda no Brasil, apesar da tentativa reacionária de restaurar a democracia liberal.
Valeu Felipe! Costumo ter bastante acordo nas conversas com a galera da AE mesmo, torço pra que a disputa interna do partido seja cada vez mais à esquerda!
Melhor ser radical do que "nem de esquerda nem de direita".
O melhor é ser libertário radical
Concordo, mas eu só não colocaria dessa forma, pois estaria clocando em avaliação um ponto que não tem sequer que ser nem questionado. O radicalismo é essencial, não tem que ser comparado.
Eu diria: Não ser de esquerda nem de direita não é mais que um desserviço ao avanço real em direção a uma sociedade justa.
@Rodrigo Couto depende da definição q vc usa, dependendo da definição ser de esquerda ou de direita q é um desserviço pra humanidade
Exatamente! Pior, quando você vai olhar as práticas do sujeito, é tudo de direita.
Meu deus meu sonho é esse canal com no mínimo 1 milhão de inscritos
Vídeo fundamental para esse momento em que precisamos trazer as pessoas pro nosso lado, muito bom Sabrina!!
várias pessoas podem reclamar de você ser muito "acadêmica", mas pra mim sua capacidade de humanizar política é muito incrível, obrigado
Fada radical e professora ❤️
Caramba, mulher! Adorei as análises, não sejamos intransigentes! Parabéns pelo trabalho, força!
Suas aulas e muitas outras vão ajudar a República Popular do Brasil. Quem sabe até 2035 estaremos com as bases mínimas para um país de participação popular, distribuição de poder e constituição de princípios e valores muito diferentes dos atuais?
Quem sabe?
Vamos valorizar e ampliar muito a produção de alimentos em pequenas propriedades sem venenos! Já há várias experiências, vamos difundir.
Vamos aumentar a produção de tecnologias baseadas na massa crítica que já temos na Física, na Química, na engenharia, nas experiências de organização social e produção cultural que temos....
A teorização é muito importante.... as dicas de livros é transformador. Leva tempos para criar um cenário de percepção mínima do passado para compreender o presente.
Mas, a prática também pode seguir em paralelo.
A produção deve mudar!! Já!!
não sou socialista, mas seu conteúdo é muito bom!! gosto mt dos seus vídeos :D
Vim rever esse vídeo maravilhoso pra dar um gás ❤ Brigada, Sabrina!
"Não temos o luxo de não sermos radicais." E não temos mesmo, temos a necessidade de ser. Valeu pelo vídeo, Sabrina!
"Não temos o luxo de não sermos radicais" - Que força, Sabrina, que força! Vlw, vlw, vlw!!!
Voltei aqui pra falar que eu tava errado sobre Tábata do Amaral. Obrigado por ter alertado isso antes. Preciso ser mais radical
Obrigado. Mil vezes obrigado. Sua existência e resistência me inspiram a continuar estudando, resistindo e radicalizando!
Já me chamaram de "radical demais", eu sabia que a conotação das pessoas era ruim, mas eu sabia que os meus motivos era sólidos e pautados no materialismo histórico de Marx.
Obrigado pelo vídeo Sabrina.
Estava conversando com minha esposa isso ontem. Obrigado por ser essa inspiração!
Sabrina tem uma didática impressionante. Muito conteúdo, repertório para análise. Parabéns, professora.
"Radical" é uma palavra bem interessante. Vem de raiz - de onde também se podem tirar as essências do que alimenta algo. Fazer uma análise radical pode significar ir às bases de entendimento sobre as estruturas, sobre as origens. Também as raízes são fontes retroalimentares dos ciclos de vida. Desculpe se viajei! Tô ouvindo ainda (no 7:00) e escrevendo. Gostando muito. Quem sabe o que diz tem segurança! Sempre vale lhe ouvir! Puxa! Ahh, Feliz aniversário (pelo dia 26)!
Caraca Sabrina!!!!! Falou exatamente TUDO que penso. A população tem medo do radical. Por isso vivemos sucessivos governos que só sugam, dão paliativo e não muda NADA na raiz.
Como eu amo esse vídeo
Quanto mais radicais nós somos, menos espaço para a pós-política nós damos...
Há tanto ainda por fazer, mas é acreditando na mudança real dessa vida (tornada tão miserável pelo Capitalismo) que vamos conseguir algo além de migalhas. Obrigada pelo vídeo! =]
"o mundo tremendo pela base"... senti o coração diferente aqui nessa frase
Sabrina, a cada dia aprendo muito com vc!!! Tu me inspira a querer aprender mais e ser revolucionária como vc!!!!
AAAAAAAH SABRINA! você é fundamental ✊🏼 obrigada
Um dos seus melhores vídeos, parabéns...
Eu fico mais feliz a cada aula sua nesse youtube!! Saio de cada uma delas querendo aprender mais e mais e maisss!!
Sou radical! Que orgulho! Uhuulll bora radicalizar!
Fico apaixonado pela sua inteligência, beleza, e simplicidade.
"mesmo quando as pessoas essa maioria
se submete temporariamente a um senso comum que é contrária aos seus interesses de classe eu vou estar lá lutando por esses interesses reais"
Parabéns, Sabrina, por sua militância radical e intransigente, com clareza e argumentação. Seu trabalho de disseminação, nessa práxis, é super importante. Você ensina e inspira!!
Obs: galera que faz a edição da legenda em português, não deixem de fazer nesse. Eu pessoalmente consegui assistir com a legenda automática, porque já estou acostumada com as falas e conteúdos da Sabrina. Mas a falta de pontuação atrapalha muito, algumas partes precisa assistir umas 3x para entender.
E para compartilhar com as pessoas surdas que não costumam assistir o canal com regularidade, é super importante que a legenda esteja certinha, porque tem palavras e nomes de pessoas/lugares que a transcrição automática não "pega". Valeu!
Aguardando ansiosamente pela legenda desse vídeo 🙏
Bom dia! Você é maravilhosa. Gratidão por tantas reflexões importantes.
Seu trabalho é incrível! Não perco um vídeo seu!
VÍDEO ATEMPORAL 💜💜💜 NÃO SEI QUANTAS VEZES JÁ VI💜💜💜
Obrigada por esse vídeo Sabrina, andava desanimado com a política em modo geral, estudar e ouvir sobre mas depois desse vídeo, não tem como não pegar nos livros
Obrigado por mais um vídeo tão necessário desses, sua radical intransigente!!
Muito bem, Tese Onze! Esse foi um dos melhores vídeos que já vi no canal. Cirúrgico contra as tendências de conciliação de classes e de arranjos "realistas" que sempre representam novos recuos para a classe trabalhadora. O radicalismo é mesmo fundamental pra pautarmos as prioridades políticas daqui pra frente, ou para que as consecutivas derrotas do Estado nos levem para o necessário confronto revolucionário!
Meu deus, como eu passei tantos anos da minha vida sem conhecer essa fada sensata e corajosa que fala vdds
"nada dessa história de Francis Fukuyama"
Muuuuito obrigada por este vídeo! Me libertou de muitas questões que eu tinha em ser chamada de "radical" ou ouvir que "qualquer radicalismos é ruim". Sou radical SIM ! ! !
Nossa!! Parabéns Sabrina, por essa aula maravilhosa que vc deu aqui para nós. Eu não fazia ideia de que eu era esquerda radical, agora eu já sei que sou! Obrigada...
Voltando a essa aula, sempre bom rever a clareza de sua coerência. Grande Sabrina!
Adoro todos os seus videos e aprendo muito em todos eles!
Nossa, eu amo demais seus vídeos, mas pra mim esse é o melhor!
Depois de ver a live do Glauber Braga, vir aqui me fez ter certeza que há que se ter um projeto de governo de fato radical para 2022. Adorei o vídeo!
Oi Sabrina! Fiquei muito feliz por este vídeo! Tinha comentado de forma breve e resumida este aspecto lá no teu Instagran. Penso que os governos petistas foram importantes para a consolidação de que não há possibilidade de coalizão de classes. Para nós isso sempre foi claro, mas a esquerda em geral tinha uma esperança de fazer revolução com apoio do grande capital e isso, por óbvio, é impossível! Esses anos todos nos mostraram claramente isto!
Pra cima desse sistema falido, vamos dale com os dois pés!!
"(...) O negócio aqui é a ruptura!"
Me identifiquei totalmente!
Mana tu é muito sensata e articulada com as palavras. Como que eu só te conheci agora? Qto tempo eu perdi sem te conhecer...
Sabrina, nesse vídeo sua defesa do tema em questão é contagiosamente apaixonada! Belíssima explanação!
Mais um vídeo arrasador!!! Um vídeo radical! Parabéns e obrigado por isso, Sabrina!
Sabrina, como seria um governo de um presidente realmente dê esquerda??
Excelente sua análise sobre a previdência!
Que vídeo, gostei muitoooo ✊🏻
Aos 28 segundos quando vc falou de "mito ridículo" achei que era o Bolsonaro. KKK
E se fosse, não estaria errado kkk
KKKKK
Já chego dando Like!!
Glaucia Rabêlo sou dessas kkkkk
Doutora, eu sou um grande fã seu. Estudo ciências sociais e vc é exemplo pra mim, obrigado! Vamos pra frente e com tudo! Eu passo o dia todo pensando em como vamos reagir de maneira definitiva, forte e organizada, mas parece impossível qlqer tipo de luta contra o sistema.
Vídeo excelente, como de praxe.
E que blusa massa!!
BOM VER MULHERES INTELIGENTES SE DESTACANDO E SERVINDO DE EXEMPLO QUE OUTRAS SE INSPIREM, PARABENS SABRINA
Parabéns Sabrina, e obrigado pelo conteúdo lúcido e essencial.
Sabrina, você têm alguma indicação de filmes e documentários que mostre como era a vida das pessoas comuns na URSS?
Claude, leia "O fim do homem soviético", da Svetlana Aleksievitch.
Realmente, tudo isso é um problema.. e qual a sua sugestão pra resolver?
Um dos seus melhores vídeos de até agora. Amo e defenderei essa aula.
Meu radicalismo nos valores e no posicionamento político/social me causou isolamento e perdas em muitos momentos da vida. Mas, nunca me envergonhou. Muito pelo contrário.
Sabrina, obrigada por dar a cara a tapa... adoro seus vídeos, aprendo muito!
esse vídeo é tudo ,já ouvi que eu era muito intelectual e chata demais invés de me escutarem e mudarem querem me julgarem , viva a revolução!
Oi, Sabrina. obrigada!
me ajudou mtt a entender melhor o radical!! quero mto um vídeo seu sobre feminismo radical e afins, pfvv
A tua voz é importantíssima nessa doideira que o mundo tá :)
canal incrível
Eu queria muito saber quais são as palavras que estão escritas após o "Leninismo &" na blusa da Sabrina.
Revolução
& Socialismo