Couraça muscular: o que seus músculos dizem sobre você
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Emoções e afetos são expressos no corpo através do movimento ou contidos através de rigidez. Ao longo da vida, a maneira como lidamos com situações emocionalmente impactantes determina padrões de tensão em nossos corpos e molda parte da nossa forma física. É por isso que em Bioenergética se fala tanto em "couraça muscular do caráter". Neste vídeo, explico um pouco melhor o assunto.
Sempre achei um assunto mto interessante. Hoje eu descobri que existe uma área de estudo voltada a isso. Fiquei 😮
Você é um cara mto inteligente, elucidou muitas coisas mto difíceis de articular numa explicação!!
Fala Yuri! Muito obrigado pelas palavras! Fico feliz que o vídeo tenha sido elucidativo! Se quiser saber de bibliografias nessa área ou tirar qualquer dúvida, é só entrar em contato.
Excelente!
Muito bom !
Muito bom te ouvir, Rafael! Conte-nos mais sobre a Bioenergética, suas práticas e teorias. Estudo Psicologia e foi uma grande descoberta encontrar seu canal! Espero aproveitar bastante com suas produções. Abraços!
Yasmin Freaza opa! Que bom que pude contribuir assim! Pode aguardar que novos conteúdos já estão sendo gravados e editados. Muito obrigado pelo seu feedback!
Abraço!
Ficou muito 10!!!! Ótima explicação!!!
sua fala é libertadora, parabéns pela comunicação simples, direta e com alcance...sucesso à você!
Muito obrigado!!
Muito interessante! Me identifiquei muito
Legal !!
Estou encantada por essa abordagem!
Fico feliz em saber!
Que conteúdo bom! Muito simples e didático, parabéns. Posta mais vídeos! 😊
Muito obrigado!!
Tô sem previsão de postar, mas espero conseguir retomar
Obrigado por democratizar tais conhecimentos... Gostei bastante e até me reconheci aí com meus bloqueios no laringochacra e as dificuldades de fazer o ciclo de respiração completa... Por favor, faça um vídeo sobre o Wilhem Reich, Rafael!
Muito bom. Obrigado
Ótimo vídeo!!!
Muito bom o teu vídeo. A explicação é ótima. Votos de sucesso.
Opa! Muito obrigado!
Parabéns pelo vídeo, muito enriquecedor... Fez muito sentido para mim. Gratidão!
Eu que agradeço pelo incentivo, Renata!
Amei!
A mente molda o corpo, e o corpo explica a mente.
Olá, Cláudio! Obrigado pelo comentário. Devo dizer, entretanto, que eu discordo dessa afirmação. A leitura que a psicologia corporal/reichiana propõe é que o corpo é moldado pelas relações sociais, e a experiência psíquica, por sua vez reflete as experiências desse corpo. Não daria pra dizer (desse ponto de vista) que a mente molda o corpo, pq a mente, nesse sentido, é o resultado das condições sociais e materiais que aquele corpo vive, e não o agente criador da realidade.
Mas tudo bem se você discordar! Estou explicando minha visão e não tentando impor nada, ok? Obrigado pela audiência e um abraço
Abraço
@@rafaellontro muito bem colocado da sua parte a sua visão me gerando reflexão e até mesmo um estudo por outros meios.
Assim como no tantra me foi colocado que o corpo controla a mente e não o contrário, claro que isso me gerou uma tentativa de entendimento por esse lado..kkkk!!!
Muito obrigado por expor sua visão/conhecimento.
salve Rafa , pode falar mais de como a bioenergética ve a raiva e também trazer algum exercício de liberação?
Salve, Juliana! Tenho um vídeo sobre agressividade no canal, e outro lançado recentemente sobre o lugar das emoções negativas. Ambos tocam no tema da raiva e do seu manejo! Não me sinto confortável pra recomendar exercícios de liberação nos vídeos, e inclusive já tenho planejado um vídeo sobre esse assunto - a necessidade de se aplicar as técnicas dentro de um contexto.
Espero ter ajudado!
Esperando por mais vídeos, muito massa!
Que bom! Já temos mais material gravado, falta só editar.
Abraço
Cara,teu conteúdo é foda!!!
Opa! Muito obrigado, cara!!
@@rafaellontro, faça mais vídeos.
muito interessante, uma pessoa que começou a sofrer com ansiedade social, pode trabalhar isso através do trabalho sobre as couraças? tem alguma relação? dá pra pensar em cura por essa via de trabalho? esse tipo de terapia pode ser feito a distancia?
@@rafaell457-d89f obrigado pelo interesse!
Uma pessoa com ansiedade social pode fazer psicoterapia corporal, mas o trabalho com as couraças não é isolado, ele se entrelaça com a análise dos conteúdos que vão surgindo na vida do paciente e nas sessões. Pode ser feito à distância, sim. Sobre cura, depende do que a gente for chamar de "cura". Como toda psicoterapia, a bioenergética não pode prometer resultados.
Abraço
audio baixo......