Amigo, então o PPK tem mesma acurácia que um RTK, ok? O PPK depende muito dos pontos de controle que eu locar no campo, podendo ser mais pontos para ter melhores resultados. Beleza!? Agora para obter as coordenadas Datum Sirgas 2000 e coordenada UTM e Fuso desses pontos de controle locados no chão, é possível? Tem algum vídeo sobre isso?
Parabéns Professor muito boa a explicação. Uma dúvida, o que vc indicaria em termos de equipamento , para um levantamento de coordenadas para uma área pequena e urbana considerando o uso de ppk. Posso usar aprnas uma base gnss e um drone ? O que seria mais indicado ? Obrigado !!!
Olá, tudo bem? Se for usar o sistema PPK, vai ter uma base e um Rover(no drone). Pode diminuir o número de pontos do controle (alguns falam que pode eliminar/prefiro a primeira opção). Porém, para avaliar a qualidade dos produtos cartográficos você terá que determinar coordenadas de pontos de verificação (fotoidentificaveis/homólogos).
Amigo, então o PPK tem mesma acurácia que um RTK, ok? O PPK depende muito dos pontos de controle que eu locar no campo, podendo ser mais pontos para ter melhores resultados. Ok! Mas, para obter as coordenadas Datum Sirgas 2000 e coordenada UTM e Fuso desses pontos de controle locados, é possível? Você tem algum vídeo sobre isso? Vamos supor, eu quero ir a campo com meu celular e marcar esses pontos, existe algum aparelho que marque pra mim, as coordenadas UTM?
Professor, satisfação. Aproveitando o assunto sobre a técnica em RTK, me deparei com a seguinte situação: Contratei um serviço de geo que foi realizado em minha propriedade, pelo método RTK. Após alguns dias, recebi o arquivo em dwg, e verifiquei que a geometria da poligonal não conferia. Relatei ao profissional, e o mesmo respondeu que houve erro na base e iria rastreala novamente, sem a necessidade de repassar o Rover nós vértices. No meu entendimento, o alertei que não iria dar certo. Pois as observavéis não estariam em sincronia, e não seria RTK. O mesmo não seguiu minha orientação, e fez ao seu modo. Passado dias, recebi novamente outro dwg, a base com outras coordenadas, e os vértices de interesse também, mas, a geometria idêntica ao levantamento anterior. Só mudou as coordenadas. Ou seja: ocorreu só o deslocamento da poligonal por inteira. Geometria novamente errada. Como pode se fazer um levantamento em RTK, base dar erro, reinstalar a base sem o Rover em uso, fazer nova PPP da base, usar essas coordenadas, e não utilizar as observavéis no mesmo tempo da base/Rover, e ainda esse levantamento geodésico esta correto? Solicito comentários.... Muito obrigado pela atenção. Deus abençoe a todos.
@Moisés Rios Crusoé, boa tarde. Ele pode ter usado a técnica RTK e gravado as observações. Se sim, ele pode ocupar a base (apenas a base) e determinar as coordenadas desta com base no PPP ou no PR. Ele pode utilizar essas coordenadas determinadas a posteriori e realizar um pós-processamento. Algumas pessoas chamam isso de RTK pós-processado. Abraço.
O rtk envia ao rover vetores de correção (dx, dy e dz) esse vetor é calculado pela posição calculada no rinex menos a posição da base, alterando a coordenada da base, se ainda possuir o arquivo rinex, esses novos vetores podem ser obtidos e aplicado os pontos externos, ou seja, não há problemas nisso, desde que utilize algum software apropriado
Alessandro, tenho uma dúvida. Porquê para coletar um ponto em solo é necessário ficar 5, 10, 15 minutos para depois fazer o pós deste ponto. E no PPK é possível fazer a correção do ponto que é coleta com milissegundos.
São métodos diferentes de levantamento com o GNSS. No primeiro caso, tem o posicionamento relativo estático rápido. No segundo caso você tem o posicionamento relativo cinemático. Nos dois casos tem-se uma base e um rover. Entendeu? Abraço!
@@TopografiaDescomplicada A dúvida não são em relação ao tipos de métodos, mas sim como num método consigo a precisão necessária com tão pouco tempo, sendo que não tenho observações suficiente.
@@edvaldogomesmga a precisão nominal do receptor GNSS embarcado no Drone. Veja especificação para posicionamento cinemático. Acredito que a posição seja calculada considerando uma época de dados (vários satélites/constelações). Para ter posição mais confiável é necessário que a ambiguidade seja resolvida (solução fixa).
Ola professor, de posse de um receptor multi e outro de simples frequência. Qual tecnica de posicionamento mais recomendado nos levantamentos de PONTOS DE CONTROLE E CHECK POINTS para fotogrametria com drones em ambientes urbanos? Esotu iniciando estudos nesta area e tenho muitas duvidas ainda. kkk
@Lucas Villela, use o receptor de multifrequencia como base e o de uma frequência como Rover (Linhas de base menores que 10 km). Se não for usar RTK, use o método estático rápido ( permanece parado no ponto por até 20 min.) O IBGE tem um material falando dos métodos de posicionamento. Dê uma olhada...
Pode ser assunto de um vídeo num futuro próximo. Por enquanto, sugiro que dê uma lida no livro Posicionamento pelo GNSS: Descrição, Fundamentos e Aplicações. Abraço.
ele usa basicamente a trigonometria, onde você tem um equipamento em solo com uma coordenada determinada e um outro equipamento em deslocamento a triangulação entre estes equpamentos e os satélites é possível determinar a coordenada do ROVER. O ponto determinado inicial na base é apenas uma referência que após processado altera o valor dos pontos nas mesmas distâncias.
Boa noite, não é necessário que a base e o rover tenham as mesmas taxa de coleta, certo? E para levantamentos em rede quando utiliza-se três estações de referência, como a rede cegat, os pontos já vem ajustados?
Não é necessário, mas para que seja realizado o pós-processamento no modo relativo as observações deverão ser simultâneas. Assim: se a base armazena os dados a cada 15s e o rover a cada um segundo, o processamento se dará a cada 15 segundos. Ex: primeira coleta na base na época 15:00:00 e Rover 15:00:00. Proxima época da base 15:00:15 e Rover 15:00:01 - essa não será utilizada. O Rover deverá chegar....15:00:15 para processar a segunda época - Base 15:00:15. Essa rede fornece correções RTK/GSM, RTK em rede para sua estação Rover para determinar coordenadas em Tempo Real ou dados brutos para pós-processamento. Se você for realizar posicionamento relativo terá que realizar ajustamento. Você poderá utilizar as estações dessa rede como pontos de referência/base, pois possui coordenadas bem determinadas.
Beleza Fera, explicou muito bem! Obrigado
Obrigado!
Amigo, então o PPK tem mesma acurácia que um RTK, ok?
O PPK depende muito dos pontos de controle que eu locar no campo, podendo ser mais pontos para ter melhores resultados. Beleza!?
Agora para obter as coordenadas Datum Sirgas 2000 e coordenada UTM e Fuso desses pontos de controle locados no chão, é possível? Tem algum vídeo sobre isso?
melhor explicação do youtube
Muito obrigado! Que bom que gostou!
Muito bom professor! Sou grato por tudo o que você me ensinou na EAFI! Muito obrigado e parabéns pelo canal!
Olá Fillipe! Tudo bem? Muito obrigado pelas palavras! Abraço!!
Parabéns pelas aulas , são muito boas aprendo muito.
Obrigado!!
Por favor não pare com as aulas, estou aprendendo muito! Pense em fazer um curso com edições para vender online, você entende bem!
Obrigado!!
tenho um projeto em nodemcu e um rtk da sparkfun o que devo capturar do rtk para fazer a correção?
Olá David, boa noite. Não entendi sua pergunta. Pode refazê-la? Obrigado.
Parabéns Professor muito boa a explicação. Uma dúvida, o que vc indicaria em termos de equipamento , para um levantamento de coordenadas para uma área pequena e urbana considerando o uso de ppk. Posso usar aprnas uma base gnss e um drone ? O que seria mais indicado ? Obrigado !!!
Olá, tudo bem? Se for usar o sistema PPK, vai ter uma base e um Rover(no drone). Pode diminuir o número de pontos do controle (alguns falam que pode eliminar/prefiro a primeira opção). Porém, para avaliar a qualidade dos produtos cartográficos você terá que determinar coordenadas de pontos de verificação (fotoidentificaveis/homólogos).
Amigo, então o PPK tem mesma acurácia que um RTK, ok?
O PPK depende muito dos pontos de controle que eu locar no campo, podendo ser mais pontos para ter melhores resultados. Ok!
Mas, para obter as coordenadas Datum Sirgas 2000 e coordenada UTM e Fuso desses pontos de controle locados, é possível? Você tem algum vídeo sobre isso? Vamos supor, eu quero ir a campo com meu celular e marcar esses pontos, existe algum aparelho que marque pra mim, as coordenadas UTM?
Boa tarde. Você quer realizar locação de pontos com coordenadas UTM? Se sim, poderá fazer uso posicionamento RTK.
ótimo, muito bom, tem algum outro método para que eu possa obter acurácia desses pontos? @@TopografiaDescomplicada
Professor, satisfação.
Aproveitando o assunto sobre a técnica em RTK, me deparei com a seguinte situação:
Contratei um serviço de geo que foi realizado em minha propriedade, pelo método RTK.
Após alguns dias, recebi o arquivo em dwg, e verifiquei que a geometria da poligonal não conferia.
Relatei ao profissional, e o mesmo respondeu que houve erro na base e iria rastreala novamente, sem a necessidade de repassar o Rover nós vértices.
No meu entendimento, o alertei que não iria dar certo. Pois as observavéis não estariam em sincronia, e não seria RTK.
O mesmo não seguiu minha orientação, e fez ao seu modo.
Passado dias, recebi novamente outro dwg, a base com outras coordenadas, e os vértices de interesse também, mas, a geometria idêntica ao levantamento anterior. Só mudou as coordenadas. Ou seja: ocorreu só o deslocamento da poligonal por inteira. Geometria novamente errada.
Como pode se fazer um levantamento em RTK, base dar erro, reinstalar a base sem o Rover em uso, fazer nova PPP da base, usar essas coordenadas, e não utilizar as observavéis no mesmo tempo da base/Rover, e ainda esse levantamento geodésico esta correto?
Solicito comentários....
Muito obrigado pela atenção. Deus abençoe a todos.
@Moisés Rios Crusoé, boa tarde. Ele pode ter usado a técnica RTK e gravado as observações. Se sim, ele pode ocupar a base (apenas a base) e determinar as coordenadas desta com base no PPP ou no PR. Ele pode utilizar essas coordenadas determinadas a posteriori e realizar um pós-processamento. Algumas pessoas chamam isso de RTK pós-processado. Abraço.
O rtk envia ao rover vetores de correção (dx, dy e dz) esse vetor é calculado pela posição calculada no rinex menos a posição da base, alterando a coordenada da base, se ainda possuir o arquivo rinex, esses novos vetores podem ser obtidos e aplicado os pontos externos, ou seja, não há problemas nisso, desde que utilize algum software apropriado
Alessandro, tenho uma dúvida. Porquê para coletar um ponto em solo é necessário ficar 5, 10, 15 minutos para depois fazer o pós deste ponto. E no PPK é possível fazer a correção do ponto que é coleta com milissegundos.
São métodos diferentes de levantamento com o GNSS. No primeiro caso, tem o posicionamento relativo estático rápido. No segundo caso você tem o posicionamento relativo cinemático. Nos dois casos tem-se uma base e um rover. Entendeu? Abraço!
@@TopografiaDescomplicada A dúvida não são em relação ao tipos de métodos, mas sim como num método consigo a precisão necessária com tão pouco tempo, sendo que não tenho observações suficiente.
@@edvaldogomesmga a precisão nominal do receptor GNSS embarcado no Drone. Veja especificação para posicionamento cinemático. Acredito que a posição seja calculada considerando uma época de dados (vários satélites/constelações). Para ter posição mais confiável é necessário que a ambiguidade seja resolvida (solução fixa).
Ola professor, de posse de um receptor multi e outro de simples frequência. Qual tecnica de posicionamento mais recomendado nos levantamentos de PONTOS DE CONTROLE E CHECK POINTS para fotogrametria com drones em ambientes urbanos? Esotu iniciando estudos nesta area e tenho muitas duvidas ainda. kkk
@Lucas Villela, use o receptor de multifrequencia como base e o de uma frequência como Rover (Linhas de base menores que 10 km). Se não for usar RTK, use o método estático rápido ( permanece parado no ponto por até 20 min.) O IBGE tem um material falando dos métodos de posicionamento. Dê uma olhada...
Você poderia explicar como a base no modo rtk faz a correção em tempo real, ele utiliza quais modelos matemáticos para fazer essa correção?
Pode ser assunto de um vídeo num futuro próximo. Por enquanto, sugiro que dê uma lida no livro Posicionamento pelo GNSS: Descrição, Fundamentos e Aplicações. Abraço.
@@TopografiaDescomplicada obrigado
ele usa basicamente a trigonometria, onde você tem um equipamento em solo com uma coordenada determinada e um outro equipamento em deslocamento a triangulação entre estes equpamentos e os satélites é possível determinar a coordenada do ROVER. O ponto determinado inicial na base é apenas uma referência que após processado altera o valor dos pontos nas mesmas distâncias.
Boa noite, não é necessário que a base e o rover tenham as mesmas taxa de coleta, certo?
E para levantamentos em rede quando utiliza-se três estações de referência, como a rede cegat, os pontos já vem ajustados?
Não é necessário, mas para que seja realizado o pós-processamento no modo relativo as observações deverão ser simultâneas. Assim: se a base armazena os dados a cada 15s e o rover a cada um segundo, o processamento se dará a cada 15 segundos. Ex: primeira coleta na base na época 15:00:00 e Rover 15:00:00. Proxima época da base 15:00:15 e Rover 15:00:01 - essa não será utilizada. O Rover deverá chegar....15:00:15 para processar a segunda época - Base 15:00:15. Essa rede fornece correções RTK/GSM, RTK em rede para sua estação Rover para determinar coordenadas em Tempo Real ou dados brutos para pós-processamento. Se você for realizar posicionamento relativo terá que realizar ajustamento. Você poderá utilizar as estações dessa rede como pontos de referência/base, pois possui coordenadas bem determinadas.