Que encontro rico!!! Assisti intercalando sorrisos e olhos surpresos, e nem vi o tempo passar! Obrigada pelo trabalho de vocês, e por dedicarem esse tempo a nós!
Sigo o canal faz alguns anos e sempre gostei muito. Agora aparecer o meu professor de filosofia da escola que me inspirou a começar a aprender alemão eu não estava esperando! Um dos melhores professores que eu já tive!! Saudades Dudu!!
Que delícia de conversa! Quero mais, claro! Comecei a me interessar em aprender alemão com o mestrado em história da arte, porque na verdade um dos objetivos é ler Panofsky, Warburg e Fritz Saxl no original. Mas aprender é assim, como diz a Ingrid Lenk, se foi picado pelo bichinho... agora vai ler de tudo (tomara, né?) Mas, falando da materialização da vontade, fiquei muito curiosa para ouvir o professor João Eduardo sobre Gênesis 1 e Mateus 22:39 sob a ótica de Schopenhauer. Obrigada por nos presentear com tão boa conversa.
Um tratado de amor ao idioma e sua profundidade!sou cantora lírica e trabalho na Alemanha,por isso senti nas veias esse repspeito e necessidade da arte em nós e a reflexão da filosofia no cotidiano!Wunderbar von euch beide!Vielen Dank von Herzen!
Gostei muito da conversa entre a Ingrid e o João Eduardo. Sou professora de filosofia e estudiosa de Schopenhauer e considero que o professor João soube discorrer de uma forma simples, acessível e instigante sobre aspectos importantes da filosofia desse autor alemão. O resultado foi uma conversa extremamente agradável, capaz de mostrar a importância do aprendizado da língua alemã e de despertar o interesse em conhecer um pouco mais sobre a filosofia schopenhaueriana. Parabéns ao entrevistado e à entrevistadora!
Como um pouco de cultura faz bem! Excelente professor que juntamente com você, excelente professora também, enriquecem o aprendizado dessa nossa língua tão querida. Obrigada a ambos.
Tive o privilégio de ser aluno de filosofia do João e agora que estou estudando alemão vejo bastante o seu canal. Ver estes dois grandes professores juntos me alegrou bastante! Agradeço a ambos por partilharem com tanta paixão dos seus conhecimentos.
Como tudo que você faz, sensacional a ideia de apresentar filósofos alemães para estudar a língua e as ideias ! Não desista desta linha de "aulas" super interessantes !!!! BITTE !!! Para esses tempos de pandemia adoraria ouvir sobre Nietzsche....O João Eduardo é excelente, fala bem, tem conhecimento, e me manteve interessada e querendo mais....Nos momentos em que dei pausa no vídeo para copiar as frases que ele mostrou, interessante também ver suas expressões... surpresa, preocupação, compreensão, desaprovação, alegria, enfim, não dá para viver sem cultura! Que mundo maravilhoso, diverso e infinito temos ao nosso alcance! Herzlichen Dank !
Cara, vc é definitivamente especial. Só alguém assim poderia trazer pessoa incrível para falar de Schopenhauer. Li aos 14 anos. Já comecei Alemão e parei (o curso tbém era ruim). Sou músico e tenho 73 anos. Acho que serei seu aluno mais velho.
Boa tarde. Não sou estudante de alemão, mas te sigo para aprender sobre a cultura, curiosidades da Alemanha. Me encantou a conversa de vocês, muito conteúdo interessante e vale a pena ver novamente. Muito sucesso para vocês. Besitos desde Chile.
Parabéns! Gostei. Me lembrei de Caetano na música "Língua" onde ele canta : "se você tiver uma idéia incrível é melhor fazer uma canção, está provado que só possível filosofar em alemão"...
Gostei muito deste vídeo com seu amigo professor 👏👏 Parabéns Ingrid! Descobri tuas aulas não faz muito tempo e já estou indicando. A língua alemã traz profundidade, fala da nossa alma (amo Jung). Minha língua mãe foi o alemão aqui em SC e com uns cinco anos comecei a falar bem português. Estudei na Unicamp tbm numa pós e escrevi uma dissertação de mestrado no IA sobre minha história e de minha família de imigrantes. Hoje sou professora de artes e artista visual, então concordo plenamente com Schopenhauer em muitas coisas que ele fala. Vou continuar ouvindo suas aulas, elas são criativas, divertidas e interessantes. Parabéns!! E, obrigada por compartilhar conosco teus conhecimentos e experiências na Alemanha e no BR😘 Desejo um abençoado 2023! Abcs
Dizem que a primeira impressão é a que fica. E no tocante a vocês, é verdade. Pois, vendo e ouvindo vocês, estas duas pessoas maravilhosas como professores, intectuais e seres humanos dispostos a nos ensinar e aprender também, só aumenta meu desejo, minha vontade e creio que as demais pessoas também, para mergulhar no idioma Alemão, na Filosofia, nas Artes e na própria vida em si. Me sinto lisonjeado em receber e assistir seu vídeo Ingrid. Que bom que vocês existem.
Simplesmente maravilhosos vcs dois! ...vcs fazem esse idioma ficar até suave em vossas explicações .....coisa que não é., pois é um idioma forte.....parabéns!
Nossa!eu tb sempre tive uma paixão pelo idioma e pela Alemanha,quando era pequena tinha uma família alemã que morava perto da minha casa e eles eram muito bons foi o meu primeiro contato com a Alemanha, depois minha irmã mais velha casou com um alemão e ele era ótimo eu adorava ele nesta espicacei tinha 10 anos , quando tinha 18 anos acabei conhecendo um alemão através do meu cunhado e me casei cm ele. Nesta época eu já falava alguma coisa em alemão fui com meu marido para a Alemanha conhecer a família dele que morava em Hannover , em um belo dia me peguei pensando em alemão aí foi o máximo o alemão começou a fluir em mim. Amo a Alemanha e amo o alemão
Estacionei meu vôo para ouvir, sentir , meditar, compreender e lavar a alma. Maravilhoso esse momento mágico com sabor de quero mais. Obrigada, obrigada, obrigada. Minha pessoa , minha alma, meu coração agradecem. Valeu! Espetacular!
Bom dia Ingrid. Adorei essa conversa. Parabéns. Também comecei a estudar alemão por prazer .... ainda estou no começo...... Gosto muito de música clássica, filosofia, história da arte, Freud.... Acho bárbaro quando você traz a origem das palavras alemãs. Obrigada.
Estou adorando ... sabe que eu era adolescente e meu pai tinha uns livros de filosofia como Nietzsche, etc... e um dia eu li uma frase de Schopenhauer e ele dizia que para entender o que o que ele falava, era preciso aprender alemão.. isso foi há 20 anos e eu e minha irmã lembra que por causa disso um dia eu ia aprender o alemão.. o mundo girou e eu vim parar na Alemanha.. :)) encantaaada!!!
Sou também um apaixonado belo grupo Dschinghis Khan. Eu os ouvia enquanto criança no Brasil, nas radios da capital paulista, em alemão e amava. Já em fins dos anos 1980 eu ouvia muito Major Tom (Völlig losgelöst) do Peter Schilling. Ouvi em um programa do Monsieur Gilbert na Radio Scalla FM a música versão do Neil Diamond (Song song blue) cantada por Peter Alexander que aí foi a minha perdição para o alemão. Depois foram outras com a Nana Mouskouri (Schön ist der Morgen, Moring has broken do Cat Stevens), Mireille Mathieu cantando Der Zar und das Mädchen... Eu nem ligo se me chamarem de cafona! Kkkk Tudo isto casa com Schopenhauer no sentido da construção de um escudo contra esta difícil realidade apontada pelo filósofo. Esta conversa toda despertou uma lembrança muito boa em mim.
Gosto de pensar que a etimologia é um modo de resgatar os sentidos. É legal conhecer as pessoas de férias no conforto de suas residências ou espaços de lazer. Daí as figuras sociais se esvaem restando a pessoa em sua essência. A etimologia nos permite conhecer as palavras comuns de um modo original. Sem terno, sem uniforme; de regata, sandálias imersas em seus instintos e caprichos. Geralmente nos apaixonamos por alguém quando percebemos que a pessoa é única no mundo. A etimologia nos permite transformar vocábulo em plena palavra.
Excelente aula, levando-nos a pensar, e repensar certas coisas na nossa vida, e no mundo que nos cerca. A Arte tem muitas leituras. E já dizia Stokowski que de todas a maior é a música, pois precisa só de mim para ser feita, precinde de outros artefatos, e tb, dizia ele, é a Arte que mais nos aproxima do Criador.
Sou um entusiasta de línguas (C1 em inglês e francês, e me preparando para o B2 em alemão), estudei um ano de filosofia (quero retomar em breve) e, além disso, tenho uma formação profissionalizante em violão clássico (meu maior ídolo é Johann Sebastian Bach - fica o pedido para um vídeo sobre ele, de quem já disseram: "Bach é a síntese musical de tudo o que veio antes e a referência de tudo o que veio depois dele" - parafraseado). Então me identifiquei demais com o vídeo! Espero que você consiga trazer novamente o professor João Eduardo para, quem sabe, falar sobre Kant, Hegel e Nietsche. Além da simpatia dos dois, a descontração do vídeo é muito inspiradora! Gratidão!
Obrigado pelo vídeo, não foi simplesmente uma conversa sobre um idioma, mas sim sobre cultura. Estou ansioso por uma Live sobre Nietzsche, principalmente sobre como ele enxergava a compaixão contrapondo-se ao pensamento de Schopenhauer. Aliás, uma das forças motrizes que me fez começar a estudar alemão é conseguir compreender os escritos do Nietzsche na língua original, pois como foi comentado no vídeo, muito se perde no processo de tradução para outro idioma.
Faz um série de vídeo sobre filósofos alemão, e como ela tem grande influencia na sociedade, ex: Nietzsche, Feuerbach, Heidegger, Marx, Hegel, Goethe...
Estudei alemão no Goethe em SP e tb na Alemanha für Herausforderung e para ler Herman Hesse no original. Mas não cheguei ao nível de vocês. E há pouco descobri Schopenhauer porque brincando eu falo que Schopenhauer pensava como eu rsrsrsrs. Desde bem jovem nunca acreditei no ser humano ou na vida por isto escolhi não ter filhos. Adorei o vídeo e o otimismo de vocês dois. Danke schõn.
Ahh que surpresa boa ver o queridíssimo João aqui. Apesar de anos de aula de filosofia com ele, nunca tinha ouvido a história toda dele. Vídeo muito interessante! 👏👏
Eu sou cantora como hobby Nelli ( underline ) Paiva e aluna da querida Ingrid ! Sempre achei que a Arte e principalmente a música nos dá alívio e torna a vida mais feliz ! Danke Schōn por esta aula maravilhosa . Conjugar a filosofia com a língua alemã e a sua etimologia Ingrid é muito prazeroso. Fico aguardando ansiosa a próxima aula com esse Professor também. Ingrid, gostaria do Nitzche . Ele é bem difícil! Danke !
Uau! Que dupla! Esse vídeo me abasteceu! A mensagem que extraí, com a minha percepção da realidade (rsrs): é preciso criar rituais de solitude para apreciar a própria companhia e organizar pensamentos, se dar de presente tempo de qualidade para ouvir boa música, apreciar arte, fotografar, meditar, sentir a natureza, praticar exercícios e...estudar alemão! Me conecto e me preencho com tudo isso. Já ansiosa por próximos vídeos como este. Parabéns pelo debate!
Esse vídeo foi bem germânico hehe, arte, filosofia, literatura, maravilha! Gostei bastante Ingrid. Sugiro Schiller, Heidegger, Goethe... gênios! No aguardo! Obrigado.
Muito obrigado pelo vídeo! Esse formato é muito bom para aprender novas expressões além de dar aquela empolgação de aprender o idioma para poder algum dia mergulhar na literatura alemã.
Ganhei o domingo logo quando vi nas notificacoes que havia postado sobre o velho Schopen! Inclusive, fui obrigado a assistir mais de uma vez, pq é muito rico este video e não quis perder nada. Aliás, faço questão de pedir bis e aproveito pra sugerir de na próxima Gespräch falar sobre mais sobre a relação dele com a música (pois dedica várias páginas de seus livros sobre essa arte elevada que nos salva tanto) e, da relação dele com Goethe. Adorei o vídeo! Tô divulgando ele pra vários amigos com muito prazer 💕 Quero continuação, heim! Se postar vídeo todo dia eu assistirei todo dia também, assim como disse o professor João Scavani sobre ler artigos diariamente. E, como diria Goethe: “Todos os dias devíamos ler um bom livro, uma boa poesia, ver um quadro bonito, e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.“ Tamo zusammen! 😆😉🙏
@@Alemaoealemanha é por pura gratidão! Mérito todo seu! Espero que tenha milhões de inscritos para propagar mais ainda tanto conteúdo educativo e pra chover desse tipo de comentários. 👏 Ah... até deixo uma sugestão. Se talvez vc colocar legendas em inglês e alemão nos seus vídeos, acredito que será até mais rápido isso porque alunos de outros países que se interessam também poderão aprender tbm. Lembrei muito disso naquele seu vídeo sobre a análise das letras do Rammstein. 😉
Excelente vídeo professora. Gostei muito. Parabéns pela iniciativa. Precisa prosseguir com os vídeos programados com o filosofo e professor de alemão João Eduardo. Celso.
Que vídeo instigante! Como o tema é extenso, sugiro que essa dobradinha seja regular, como se fosse um projeto paralelo, um "braço" do canal, com encontros talvez a cada bimestre... Ia ser demais!!
Estou começando a me aventurar nos estudos de alemão e é com imenso prazer e grande alegria que assisti a esse vídeo. Professora, muito obrigada por essa preciosa oportunidade de aprender um pouco do idioma através de tão belo projeto: ele é simplesmente perfeito ! Meus parabéns ! E meus parabéns igualmente ao Professor João Eduardo Scanavini que, por meio de sua maravilhosa explanação, só fez aumentar em mim o gosto pela aprendizagem do alemão e, ao mesmo tempo, me ajudou demasiadamente a entender um pouco de filosofia. Foi show ! Um abraço nos dois :-
Este é o primeiro vídeo que assisti do canal, e fiquei encantado com a riquíssima aula sobre Schopenhauer. Ingrid, já virei fã do seu trabalho: leveza e profissionalismo unidos de uma forma única!!! João Eduardo, que energia incrível, sua paixão em ensinar é contagiante, nos motiva a buscar mais e mais!!! Amei essa dupla de professores!!! Que vocês possam se reunir mais vezes e gravar novos vídeos, tenho certeza que irão multiplicar ainda mais o interesse pela cultura alemã. Parabéns do fundo do coração!!! Danke!!! :-)
Eu amei esse vídeo!!! Que presente maravilhoso!!! Sou nova no canal mas agora não perco nada!!! Vou buscar os próximos pois alemão e filosofia são mesmo apaixonantes!! Danke
Professora Ingrid, que ideia maravilhosa! Temas como este nos incentiva e ensina ❤. Vou aguardar parte II por favorrrrr!!! Muito obrigada. Certamente contribuiu para nosso saber.
M a r a v i l h o s ooooo!!!! Simmm! Por favor, mais vídeos como este!! Amei!! Parabéns Ingrid!!! Realmente, o bichinho do alemão acabou me picando também!!! ; D
Que bela foi a forma de gostar do idioma alemão. Pois sempre ouvi que o idioma é "duro", forte e rude, e por isso sempre senti o idoma como uma infecção de garganta, kkkkkkkk
Desde Portugal, lhes digo que gostei muito. Feliz oportunidade de assistir. Como sugestão que foi pedida,lhes direi que qualquer que seja a escolha, serei presente, desde que seja avisada do evento. Bem haja Ingrid. Um abraço
Halli hallo - Quer aprender alemão de verdade ? 💻Acesse nosso site: alemaodeverdade.com
A boa didática se baseia nas múltiplas formas de ensinar. E quando se ama o ensinar, aí será perfeito. Professora, você é maravilhosa!
Filosofia e alemão! Duas paixões que também carrego!
Que conversa maravilhosa!!! Espero que tenhamos a oportunidade de vivenciar outros momentos desse nível.
Abraço. Virgínia.
Que encontro rico!!! Assisti intercalando sorrisos e olhos surpresos, e nem vi o tempo passar! Obrigada pelo trabalho de vocês, e por dedicarem esse tempo a nós!
Sigo o canal faz alguns anos e sempre gostei muito. Agora aparecer o meu professor de filosofia da escola que me inspirou a começar a aprender alemão eu não estava esperando! Um dos melhores professores que eu já tive!! Saudades Dudu!!
Obrigado, Pedro! Grande abraço!
Que delícia de conversa! Quero mais, claro! Comecei a me interessar em aprender alemão com o mestrado em história da arte, porque na verdade um dos objetivos é ler Panofsky, Warburg e Fritz Saxl no original. Mas aprender é assim, como diz a Ingrid Lenk, se foi picado pelo bichinho... agora vai ler de tudo (tomara, né?) Mas, falando da materialização da vontade, fiquei muito curiosa para ouvir o professor João Eduardo sobre Gênesis 1 e Mateus 22:39 sob a ótica de Schopenhauer. Obrigada por nos presentear com tão boa conversa.
Um tratado de amor ao idioma e sua profundidade!sou cantora lírica e trabalho na Alemanha,por isso senti nas veias esse repspeito e necessidade da arte em nós e a reflexão da filosofia no cotidiano!Wunderbar von euch beide!Vielen Dank von Herzen!
Gostei muito da conversa entre a Ingrid e o João Eduardo. Sou professora de filosofia e estudiosa de Schopenhauer e considero que o professor João soube discorrer de uma forma simples, acessível e instigante sobre aspectos importantes da filosofia desse autor alemão. O resultado foi uma conversa extremamente agradável, capaz de mostrar a importância do aprendizado da língua alemã e de despertar o interesse em conhecer um pouco mais sobre a filosofia schopenhaueriana. Parabéns ao entrevistado e à entrevistadora!
Querida Selma, fico muito feliz com o seu comentário. Muito obrigado!
Adorei esse quadro que fala de filosofia!! Existem muitos filósofos alemães importantes!!
Como um pouco de cultura faz bem! Excelente professor que juntamente com você, excelente professora também, enriquecem o aprendizado dessa nossa língua tão querida. Obrigada a ambos.
Cultura nunca é demais!!
Obrigado, Jacqueline! 😃
Tive o privilégio de ser aluno de filosofia do João e agora que estou estudando alemão vejo bastante o seu canal. Ver estes dois grandes professores juntos me alegrou bastante! Agradeço a ambos por partilharem com tanta paixão dos seus conhecimentos.
Danke, Jonas! Que legal ler isso. Abraço, saúde!
Como tudo que você faz, sensacional a ideia de apresentar filósofos alemães para estudar a língua e as ideias ! Não desista desta linha de "aulas" super interessantes !!!! BITTE !!! Para esses tempos de pandemia adoraria ouvir sobre Nietzsche....O João Eduardo é excelente, fala bem, tem conhecimento, e me manteve interessada e querendo mais....Nos momentos em que dei pausa no vídeo para copiar as frases que ele mostrou, interessante também ver suas expressões... surpresa, preocupação, compreensão, desaprovação, alegria, enfim, não dá para viver sem cultura! Que mundo maravilhoso, diverso e infinito temos ao nosso alcance! Herzlichen Dank !
Muito obrigado, TheMelvira!
ótima iniciativa, alemão e filosofia tudo a ver!
Cara, vc é definitivamente especial. Só alguém assim poderia trazer pessoa incrível para falar de Schopenhauer. Li aos 14 anos. Já comecei Alemão e parei (o curso tbém era ruim). Sou músico e tenho 73 anos. Acho que serei seu aluno mais velho.
Boa tarde. Não sou estudante de alemão, mas te sigo para aprender sobre a cultura, curiosidades da Alemanha. Me encantou a conversa de vocês, muito conteúdo interessante e vale a pena ver novamente. Muito sucesso para vocês. Besitos desde Chile.
Parabéns! Gostei. Me lembrei de Caetano na música "Língua" onde ele canta : "se você tiver uma idéia incrível é melhor fazer uma canção, está provado que só possível filosofar em alemão"...
Meu marido fez Unicamp e no período do intervalo entre um curso e outro ele tinha aula de Alemão.
Muito bom o papo de vcs.
Gostei muito deste vídeo com seu amigo professor 👏👏 Parabéns Ingrid! Descobri tuas aulas não faz muito tempo e já estou indicando. A língua alemã traz profundidade, fala da nossa alma (amo Jung). Minha língua mãe foi o alemão aqui em SC e com uns cinco anos comecei a falar bem português. Estudei na Unicamp tbm numa pós e escrevi uma dissertação de mestrado no IA sobre minha história e de minha família de imigrantes. Hoje sou professora de artes e artista visual, então concordo plenamente com Schopenhauer em muitas coisas que ele fala. Vou continuar ouvindo suas aulas, elas são criativas, divertidas e interessantes. Parabéns!! E, obrigada por compartilhar conosco teus conhecimentos e experiências na Alemanha e no BR😘 Desejo um abençoado 2023! Abcs
Que troca valiosa!
Muito obrigada por encherem meu domingo de conhecimentos e pensamentos maravilhosos ❤️
Dizem que a primeira impressão é a que fica. E no tocante a vocês, é verdade. Pois, vendo e ouvindo vocês, estas duas pessoas maravilhosas como professores, intectuais e seres humanos dispostos a nos ensinar e aprender também, só aumenta meu desejo, minha vontade e creio que as demais pessoas também, para mergulhar no idioma Alemão, na Filosofia, nas Artes e na própria vida em si.
Me sinto lisonjeado em receber e assistir seu vídeo Ingrid.
Que bom que vocês existem.
Muito obrigado, Wildson!
Simplesmente maravilhosos vcs dois! ...vcs fazem esse idioma ficar até suave em vossas explicações .....coisa que não é., pois é um idioma forte.....parabéns!
uma conversa de alto teor artistico. Fantastisch!!!!!!!! Vielen dank
Der wunderbar Dialog!!! Não sei se acertei nas palavras, mas este diálogo é maravilhoso!!!
Nossa!eu tb sempre tive uma paixão pelo idioma e pela Alemanha,quando era pequena tinha uma família alemã que morava perto da minha casa e eles eram muito bons foi o meu primeiro contato com a Alemanha, depois minha irmã mais velha casou com um alemão e ele era ótimo eu adorava ele nesta espicacei tinha 10 anos , quando tinha 18 anos acabei conhecendo um alemão através do meu cunhado e me casei cm ele. Nesta época eu já falava alguma coisa em alemão fui com meu marido para a Alemanha conhecer a família dele que morava em Hannover , em um belo dia me peguei pensando em alemão aí foi o máximo o alemão começou a fluir em mim. Amo a Alemanha e amo o alemão
Estacionei meu vôo para ouvir, sentir , meditar, compreender e lavar a alma. Maravilhoso esse momento mágico com sabor de quero mais. Obrigada, obrigada, obrigada. Minha pessoa , minha alma, meu coração agradecem. Valeu! Espetacular!
Quão bem faz ouvir uma conversa que enriquece!. Obrigada por isso!. 🤗🥰
Excelente conteúdo! Obrigado 😌
Bom dia Ingrid. Adorei essa conversa. Parabéns. Também comecei a estudar alemão por prazer .... ainda estou no começo...... Gosto muito de música clássica, filosofia, história da arte, Freud....
Acho bárbaro quando você traz a origem das palavras alemãs. Obrigada.
Estou adorando ... sabe que eu era adolescente e meu pai tinha uns livros de filosofia como Nietzsche, etc... e um dia eu li uma frase de Schopenhauer e ele dizia que para entender o que o que ele falava, era preciso aprender alemão.. isso foi há 20 anos e eu e minha irmã lembra que por causa disso um dia eu ia aprender o alemão.. o mundo girou e eu vim parar na Alemanha.. :)) encantaaada!!!
Que bom que gostou!
Dank sehr. 1:03:20, a melhor aula de espiritualidade a que já assisti.
Sou também um apaixonado belo grupo Dschinghis Khan. Eu os ouvia enquanto criança no Brasil, nas radios da capital paulista, em alemão e amava. Já em fins dos anos 1980 eu ouvia muito Major Tom (Völlig losgelöst) do Peter Schilling. Ouvi em um programa do Monsieur Gilbert na Radio Scalla FM a música versão do Neil Diamond (Song song blue) cantada por Peter Alexander que aí foi a minha perdição para o alemão. Depois foram outras com a Nana Mouskouri (Schön ist der Morgen, Moring has broken do Cat Stevens), Mireille Mathieu cantando Der Zar und das Mädchen... Eu nem ligo se me chamarem de cafona! Kkkk Tudo isto casa com Schopenhauer no sentido da construção de um escudo contra esta difícil realidade apontada pelo filósofo. Esta conversa toda despertou uma lembrança muito boa em mim.
Que legal! Fico feliz😊
Gosto de pensar que a etimologia é um modo de resgatar os sentidos. É legal conhecer as pessoas de férias no conforto de suas residências ou espaços de lazer. Daí as figuras sociais se esvaem restando a pessoa em sua essência. A etimologia nos permite conhecer as palavras comuns de um modo original. Sem terno, sem uniforme; de regata, sandálias imersas em seus instintos e caprichos. Geralmente nos apaixonamos por alguém quando percebemos que a pessoa é única no mundo. A etimologia nos permite transformar vocábulo em plena palavra.
Excelente aula, levando-nos a pensar, e repensar certas coisas na nossa vida, e no mundo que nos cerca. A Arte tem muitas leituras. E já dizia Stokowski que de todas a maior é a música, pois precisa só de mim para ser feita, precinde de outros artefatos, e tb, dizia ele, é a Arte que mais nos aproxima do Criador.
Que conversa maravilhosa!!! Muito bom ouvir gente inteligente conversando 🌷
Ingrid continue debulhando essas idéias. É fascinante esses filósofos alemães. Parabéns pela iniciativa.
Adorei essa aula Ingrid. Um exemplo de que persistência, trabalho e dedicação dão resultado. Obrigada.
Sou um entusiasta de línguas (C1 em inglês e francês, e me preparando para o B2 em alemão), estudei um ano de filosofia (quero retomar em breve) e, além disso, tenho uma formação profissionalizante em violão clássico (meu maior ídolo é Johann Sebastian Bach - fica o pedido para um vídeo sobre ele, de quem já disseram: "Bach é a síntese musical de tudo o que veio antes e a referência de tudo o que veio depois dele" - parafraseado). Então me identifiquei demais com o vídeo! Espero que você consiga trazer novamente o professor João Eduardo para, quem sabe, falar sobre Kant, Hegel e Nietsche. Além da simpatia dos dois, a descontração do vídeo é muito inspiradora! Gratidão!
Obrigado pelo vídeo, não foi simplesmente uma conversa sobre um idioma, mas sim sobre cultura. Estou ansioso por uma Live sobre Nietzsche, principalmente sobre como ele enxergava a compaixão contrapondo-se ao pensamento de Schopenhauer. Aliás, uma das forças motrizes que me fez começar a estudar alemão é conseguir compreender os escritos do Nietzsche na língua original, pois como foi comentado no vídeo, muito se perde no processo de tradução para outro idioma.
Gratidão por compartilhar tantos conhecimentos filosóficos e de muita profundidade.
Adorei as explicações do professor sobre shoperrauer.
Esta live foi demais!!!!! Muito obrigada. Estou encantada com as colocações do professor.
Adorei demais!
Espero novos vídeos dessa dupla maravilhosa! Foi enriquecedor! ❤️
Faz um série de vídeo sobre filósofos alemão, e como ela tem grande influencia na sociedade, ex: Nietzsche, Feuerbach, Heidegger, Marx, Hegel, Goethe...
Encontro maravilhoso! Parabéns aos professores!
Que vídeo maravilhoso! Muito muito muito obrigada! 💝
Um verdadeiro presente, cheio motivação para o aprendizado da língua e para a vida! Gratidão 🙏
Amei. Duas pessoas bonitas com um ensinamento maravilhoso.
Estudei alemão no Goethe em SP e tb na Alemanha für Herausforderung e para ler Herman Hesse no original. Mas não cheguei ao nível de vocês. E há pouco descobri Schopenhauer porque brincando eu falo que Schopenhauer pensava como eu rsrsrsrs. Desde bem jovem nunca acreditei no ser humano ou na vida por isto escolhi não ter filhos. Adorei o vídeo e o otimismo de vocês dois. Danke schõn.
Ahh que surpresa boa ver o queridíssimo João aqui. Apesar de anos de aula de filosofia com ele, nunca tinha ouvido a história toda dele. Vídeo muito interessante! 👏👏
Que saudades, Elisa! 😘
Maravilhosa série!! Já esperando os próximos!
Amei o vídeo!
Simplesmente, amo! ❤🤗🇮🇹
Eu sou cantora como hobby Nelli ( underline ) Paiva e aluna da querida Ingrid ! Sempre achei que a Arte e principalmente a música nos dá alívio e torna a vida mais feliz ! Danke Schōn por esta aula maravilhosa . Conjugar a filosofia com a língua alemã e a sua etimologia Ingrid é muito prazeroso. Fico aguardando ansiosa a próxima aula com esse Professor também. Ingrid, gostaria do Nitzche . Ele é bem difícil! Danke !
Está na lista!
Ausgezeichnet, großartig, faszinierend, brillant, fabelhaft, hervorragend, erstaunlich, beachtlich.
Wir wollen MEHR, MEHR, MEHR!!
Ihr seid GRANDIOS.
Besten Dank!
Herzliche Glückwünsche!!
Uauuuu
Sensacional! Esperando os próximos vídeos da série filosofia. Excelente iniciativa!
Uau! Que dupla! Esse vídeo me abasteceu! A mensagem que extraí, com a minha percepção da realidade (rsrs): é preciso criar rituais de solitude para apreciar a própria companhia e organizar pensamentos, se dar de presente tempo de qualidade para ouvir boa música, apreciar arte, fotografar, meditar, sentir a natureza, praticar exercícios e...estudar alemão! Me conecto e me preencho com tudo isso. Já ansiosa por próximos vídeos como este. Parabéns pelo debate!
De você, só palavras e energia do bem!! Que bom que gostou!
@@Alemaoealemanha 😘♥️
Esse vídeo foi bem germânico hehe, arte, filosofia, literatura, maravilha! Gostei bastante Ingrid. Sugiro Schiller, Heidegger, Goethe... gênios! No aguardo! Obrigado.
Que conversa boa de se ouvir!!! Quero mais vídeos assim :)
adoreiii!
Muito obrigado pelo vídeo! Esse formato é muito bom para aprender novas expressões além de dar aquela empolgação de aprender o idioma para poder algum dia mergulhar na literatura alemã.
Nós que agradecemos!
Ganhei o domingo logo quando vi nas notificacoes que havia postado sobre o velho Schopen!
Inclusive, fui obrigado a assistir mais de uma vez, pq é muito rico este video e não quis perder nada.
Aliás, faço questão de pedir bis e aproveito pra sugerir de na próxima Gespräch falar sobre mais sobre a relação dele com a música (pois dedica várias páginas de seus livros sobre essa arte elevada que nos salva tanto) e, da relação dele com Goethe.
Adorei o vídeo! Tô divulgando ele pra vários amigos com muito prazer 💕 Quero continuação, heim! Se postar vídeo todo dia eu assistirei todo dia também, assim como disse o professor João Scavani sobre ler artigos diariamente. E, como diria Goethe:
“Todos os dias devíamos ler um bom livro, uma boa poesia, ver um quadro bonito, e, se possível, dizer algumas palavras sensatas.“
Tamo zusammen! 😆😉🙏
Adorei seu Kommentar!! 😚
@@Alemaoealemanha é por pura gratidão! Mérito todo seu! Espero que tenha milhões de inscritos para propagar mais ainda tanto conteúdo educativo e pra chover desse tipo de comentários. 👏
Ah... até deixo uma sugestão. Se talvez vc colocar legendas em inglês e alemão nos seus vídeos, acredito que será até mais rápido isso porque alunos de outros países que se interessam também poderão aprender tbm. Lembrei muito disso naquele seu vídeo sobre a análise das letras do Rammstein. 😉
Adorei. parabens!
Escutar vocês dois conversando é empolgante 🥰❣️
Video maravilhoso. Estou com um livro de Schopenhauer em alemão na fila de livros para esse ano. Depois desse video me sinto preparada :)
Maravilhosa essa aula. Esse professor é sensacional e a nossa professora fora de série. Amei! Por favor traga outras experiências para todos nós!
Obrigado, Gio! 😃
Parabéns!!!
Ansiosa para "A filosofia alemã de Kant".
Amei 😍
ótima live, parabéns ao entrevistado e ao canal, mostrou diversos aspectos do filósofo e ficou um bate papo bacana sobre artes e filosofia !
Excelente vídeo professora. Gostei muito. Parabéns pela iniciativa. Precisa prosseguir com os vídeos programados com o filosofo e professor de alemão João Eduardo. Celso.
Que vídeo instigante! Como o tema é extenso, sugiro que essa dobradinha seja regular, como se fosse um projeto paralelo, um "braço" do canal, com encontros talvez a cada bimestre... Ia ser demais!!
Ótima sugestão!
Estou começando a me aventurar nos estudos de alemão e é com imenso prazer e grande alegria que assisti a esse vídeo. Professora, muito obrigada por essa preciosa oportunidade de aprender um pouco do idioma através de tão belo projeto: ele é simplesmente perfeito ! Meus parabéns ! E meus parabéns igualmente ao Professor João Eduardo Scanavini que, por meio de sua maravilhosa explanação, só fez aumentar em mim o gosto pela aprendizagem do alemão e, ao mesmo tempo, me ajudou demasiadamente a entender um pouco de filosofia. Foi show ! Um abraço nos dois :-
Simplesmente amei todas as reflexões 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🤗
Foi maravilhoso! Obrigada por isso😍
Este é o primeiro vídeo que assisti do canal, e fiquei encantado com a riquíssima aula sobre Schopenhauer. Ingrid, já virei fã do seu trabalho: leveza e profissionalismo unidos de uma forma única!!! João Eduardo, que energia incrível, sua paixão em ensinar é contagiante, nos motiva a buscar mais e mais!!! Amei essa dupla de professores!!! Que vocês possam se reunir mais vezes e gravar novos vídeos, tenho certeza que irão multiplicar ainda mais o interesse pela cultura alemã. Parabéns do fundo do coração!!! Danke!!! :-)
Muito obrigado pelas palavras, Diogo. Mach‘s gut!
Vielen Dank lieber Diogo!
Muito bom vir aqui saber da conquista de vocês com o idioma alemão e essa mistura de aprendizado com uns toques de filosofia. Excelente video.
Que vídeo! Obrigada!!!
Achei o comecinho de mim! Beide sind super!!! Danke!
Parabéns as dois. Que companhia eu tive no meu almoço.... 5 estrelas
O Professor João da aulas na escola em que estudo alemão, ainda não tive o prazer de ter aulas com ele, mas não vejo a hora ! Adorei esse vídeo !
Vielen Dank, Juliana! Sehen wir uns in der Zukunft! 😃
Parabéns pelo .dialogo.
PELAMORRR DOS DEUSES!!!! QUE AULA FOI ESSA, MINHA GENTEMMM????? ARRASARAMM!!! MUITO OBRIGADA!
Excelente vídeo! Adoro Schopenhauer
Gratidão aos dois pela belíssima exposição,
Einfach super! Amo ver Live com pessoas apaixonadas ao qual se dedicam!Gratuliere!
Filosofia tem sido meu anti depressivo natural adoroooo, vocês são feras 🥰
Maravilhosa live!
Aula simplesmente espetacular 👏👏👏👏👏👏
Adorei este bate papo, aprendi muito nesta conversa cheia de conteúdo! Com certeza quero mais vídeos como este, com muito vocabulário!
02/2022 Parabens!!!aos dois estudiosos .Amei ..aprendi...Estou encantada.Vielen Danke!
Eu amei esse vídeo!!! Que presente maravilhoso!!! Sou nova no canal mas agora não perco nada!!! Vou buscar os próximos pois alemão e filosofia são mesmo apaixonantes!! Danke
*Guten Morgen* 📖 🙌
Es ist beruhigend, euch zu hören. Eure Didaktik ist unglaublich super!
Danke sehr, Alessandro! 😃
EXCELENTE...
Professora Ingrid, que ideia maravilhosa! Temas como este nos incentiva e ensina ❤. Vou aguardar parte II por favorrrrr!!! Muito obrigada. Certamente contribuiu para nosso saber.
Canal e conteúdo simplesmente maravilhoso! Parabéns, estou adorando seus videos!
M a r a v i l h o s ooooo!!!! Simmm! Por favor, mais vídeos como este!! Amei!! Parabéns Ingrid!!! Realmente, o bichinho do alemão acabou me picando também!!! ; D
Schön! Ich danke dir dafür.
Eu amei o vídeo.
Que bela foi a forma de gostar do idioma alemão. Pois sempre ouvi que o idioma é "duro", forte e rude, e por isso sempre senti o idoma como uma infecção de garganta, kkkkkkkk
Ah... Também sou da época do Gêngis Khan!! Cantei e dancei muitoooo com eles!!! Adorava!!!!
😂
Não faço ideia de como vim parar aqui, mas você ganhou mais um inscrito. Vídeo fantástico.
Desde Portugal, lhes digo que gostei muito. Feliz oportunidade de assistir. Como sugestão que foi pedida,lhes direi que qualquer que seja a escolha, serei presente, desde que seja avisada do evento. Bem haja Ingrid. Um abraço