Moro em Florianópolis há quase 20 anos. Esse dia que teve a feirinha japonesa no Centro foi uma exceção, era o Tanabata Matsuri que todo anos eles fazem, e realmente atrai muita gente (eu fui lá também). Tirando algum evento ou data festiva, o centro de Florianópolis a noite não é lá tão seguro não, o número de moradores de rua tem aumentado bastante e, queira ou não, eles passam uma sensação (não necessariamente verdadeira) de insegurança.
Estive algumas vezes em Floripa. Corri a Ilha na tradicional Volta da Ilha. Minha impressão é de uma cidade urbanisticamente sem planejamento. Cada parte da Ilha é uma cidade, um ajuntamento. E muitas casas nos morros.
Conheci o seu canal em virtude desta série sobre Floripa, e estou agora maratonando. Estou aprendendo muito sobre arquitetura e urbanismo. Seus comentários sobre o espaço urbano de Floripa são todos pertinentes e certeiros. Parabéns!! Sim. Tenho notado um crescente esforço de atrair público ao centro de Floripa nos finais de semana. No último evento cultural que participei no centro (domingo) ainda neste de agosto contava com 7 palcos musicais. Todos gratuitos e lotados! Hoje (21/08/2023) foi realizado no Largo da Catedral um evento que contou com a participação de cerca de 400 baterias! Mais Coral e Orquestra. Gratuito e lotado! Domingo à tarde, no centro histórico da cidade. Uma observação: muitos ainda associam Floripa somente ao setor de turismo, mas é definitivamente a área tecnológica a principal atividade econômica da cidade. Espero que você tenha conhecido os parques tecnológicos Alpha, Acate (Passeio Primavera), Sapiens, e outras iniciativas derivadas...
Venha para Porto Alegre, Raul! Sugiro um episódio sobre as dicotomias da área central, com o grande aterro dominado por prédios públicos - onde há trechos que sequer possuem calçadas -, contrapondo-se à vivacidade de ruas históricas adjacentes.
Morei em Floripa por alguns meses e tive uma ótima experiência, mas também vivenciei os problemas da cidade. O maior deles é a insegurança jurídica com relação aos imóveis, que na ilha inteira é posse, praticamente não existe um loteamento, daí as moradias sofrem com o mau urbanismo, principalmente nos locais mais pobres. Há locais, como a Barra da Lagoa, que sequer há calçadas, é tudo meio improvisado. Por outro lado, se nota um esforço do poder público em fazer um urbanismo adequado mesmo com as restrições.
Exatamente o que acontece em Angra dos Reis! Centro com prédios caros, caindo aos pedaços e com pouca ocupação enquanto as matas são invadidas por pessoas querendo construir os morros! Isso em uma cidade que tem deslizamentos frequentes!
O momento ostentação andando com o celular na rua de noite e com a tela ligada foi engraçado e triste ao mesmo tempo, to adorando conhecer floripa pelos videos do são paulo nas alturas, sou paulistana e fiquei com vontade de conhecer essa bela cidade.
@@jeffersonmachadojoaquim7757Florianópolis é sim muito linda, porém como toda cidade grande tem muitas áreas de favela, muitos moradores de rua e um tráfego de veículos muito pesado. Entretanto, eu amo visitar a cidade e acho sim que vale muito
Como sempre, otimo vídeo! Já estou contando os dias para que os próximos lugares à serem avaliados sejam Campeche, Barra da Lagoa, Jurere e Lagoa da Conceicao!
Esperançoso de ver um Fortaleza nas Alturas mostrando problemas semelhantes, além da liberação da altura dos prédios na orla (apelidada de "o céu é o limite") q prejudicou a ventilação da cidade deixando-a mais quente nas últimas décadas e a recente onda de novos e luxuosos espigões.
Sr. Raul quando puder venha até Cuiabá - MT e veja como esta nosso centro da cidade existem ali no mínimo 35% de imóveis em desuso ou caindo e a noite sem atrativo algum é mais parecido com um cemitério que causa horror no transeunte que precisa se deslocar pelo local!
"No Brasil as pessoas preferem focar na *função social da propriedade* de um imóvel privado, vazio. Mas o governo não é exemplo" Ilustra perfeitamente o drama da luta do brasileiro contra suas elites. No caso, a elite política. A elite dos juristas, juizes, promotores. Esses que amam a função social da propriedade, não desapropriando invasões ilegais. Mas não rejeitam um gordo auxilio moradia. Não rejeitam um gordo auxlio paletó. Não rejeitam muitos rendimentos não tributáveis. O positivismo associado a uma sociedade que cultua "autoridades" é a faca e queijo para o abandono e a alienação de princípios básicos.
@@gabriel8088 Eu não sou de lá, e também respeito a Política. Em SC tem penitenciária... Talvez os presos de SC devam ser de outros estados, né?!🤷♀️🤦♀️
@@katiakammuschel9906 não entendi. O que eu quis dizer é que a sensação de segurança é alta porque há um respeito pela polícia, ou seja, as pessoas sabem que é muito difícil alguém fazer algo porque a polícia irá prender. É a sensação de segurança que importa. Não vejo isso na Bahia.
Interessante a questão da perspectiva. Eu sou nascido em Floripa mas moro em Blumenau há mais de 20 anos. Eu não consigo me sentir seguro no centro de Florianópolis. Mas comparando com SP, de fato deve ser um sentimento de maior segurança. Sobre o tema do vídeo, acho muito interessante que em SC em geral existe esse discurso de tradição, uma ode aos colonizadores. Mas tudo que é histórico é deixado de lado (com raras exceções). Infelizmente isso se repete em Floripa, Itajaí, Blumenau... Mas em Blumenau o centro é relativamente bem vivo, inclusive de noite. O problema aqui é que a cidade só sabe olhar para ele. Um pedacinho de 1,5km de extensão. Enquanto isso, quem vive mais afastado tem pouquíssimas áreas para aproveitar. Sem falar que muitas das avenidas principais desses bairros sofrem com a desertificação quando o sol se põe. Uma pena.
Santa Catarina é um dos estados mais conservadores mas também é um dos que menos conserva patrimônio histórico, fico passada como quase todas as cidades catarinenses parecem que surgiram agora, elas não tem quase nada de prédios antigos!
Moro em Florianópolis, e estou amando seus vídeos! Amo essa cidade. Seus comentários procedem e são muito sensatos. Me inscrevi no canal e estou no aguardo por mais vídeos.❤
Muito obrigado, Silvana, que bom ler isso de uma local! Se puder, convença seus amigos a assistirem e se inscreverem tambem. Outros videos de Floripa virão!
Vc è arquiteto urbanista e ser humano incrível, com visão organizadora e muito estudado e com certeza o seu conhecimento é imensamente maior que o meu. Mas eu sou paulista e apesar de viver 30 anos aqui em Floripa, eu vejo que muito do que tem em SP que não é bom está acontecendo aqui TB. A minha vivência é o meu conhecimento. A Cidade precisa crescer sim, mas desse jeito que está crescendo sem saneamento adequado, não vejo o futuro bom. Quando chove tudo cheira a esgoto! Se Floripa è maravilhosa é pq tem áreas imensas de app, natureza plena, mas é uma ILHA e não tem pq acabar com tudo fazendo adensamento sem o planejamento certo do saneamento básico! Fingir que a especulação imobiliária vai melhorar Floripa è um erro. Precisamos de pessoas com conhecimento da história de Floripa ( que tem nome de militar) e porque as pessoas abandonam o centro no fim de semana, porque a maioria prefere a praia do que as praças, que cultura é essa que não criou parques para todos os bairros e para todas as classes sociais. A Prefeitura é antiquada e quando tem a oportunidade de criar algo novo, autoriza condomínios particulares em cima se APP ( sem estudo de impacto ambiental ) Bom ver o que está acontecendo no bairro do Córrego Grande, o que estão liberando sobre áreas de mangue na Praia da Daniela etc… A situação do saneamento na ilha é gravíssima. Fingir que não está acontecendo nada é vibrar o pior futuro. Fazer planos de ocupação que priorizam a mobilidade urbana é realmente essencial. Mas a questão de Floripa ( a mais grave gravíssima) é o saneamento.
Queria deixar aqui duas sugestões de vídeos: Parque Tiquatira, na Penha, e um sobre a própria Penha. O Tiquatira é um parque excepcional, é um bosque no meio de uma avenida que conta com pista de caminhada, quadras, pista de skate, praça de eventos, etc. E a Penha dispensa comentários, no entanto parou no tempo, apesar de estar se valorizando com a chegada da Linha 2. O bairro só não faliu por causa do shopping que atrai movimento, caso contrário, teria virado um nada
Raul, sempre te envio aquele Like ! Você viu um estudo de um parceiro do FMI chamado ARUP, sobre as cidade C40 ? Eles tem 2 metas nesse estudo, 1 pra 2030 e outra pra 2050. Querem esvaziar os centros, diminuir cada vez mais o número de carros particulares, reduzir o uso de material em construções, entre outros não relacionados a sua área. Como isso vai de encontro ao que você prega, de povoar o centro, adensar, etc... ?
Chegando no canal agora. Obrigada algoritmo!! Gostei muito de ver minha linda cidade de cima, ainda mais com essa ótima análise sua da nossa arquitetura e tentativas de urbanismo.
sua análise do mercado é perfeita. há alguns anos atrás eu e um amigo tinhamos um projeto de uma startup de investimento em imóveis, e nas análises iniciais começamos a fazer data scrapping de sites como zapimóveis, e o que pudemos notar: - o peso do gabarito máximo de andares e as permissões para novas construções, mesmo que baixas, influencia MUITO no preço do aluguel. regiões como o bairro joão paulo, sta. mônica, arredores da UFSC e centro antigo foram os que mais subiram, ao contrário do estreito, capoeiras, campeche e campinas (em são josé). esses lugares subiram até mais do que em jurerê, que apesar de ter uma baseline de preço altíssima, teve uma variação bem menor no intervalo (entre 2012 e 2018) - os imóveis, quando ajustados por ano de construção, tem um m2 mais caro que até mesmo são paulo, i.e., um prédio apto num prédio de 1970 é mais caro que SP e muuuuuito mais caro que BC. provavelmente pelo fato de que nas regiões centrais não se constrói mais nada, sobrando apenas os prédios velhos, e com o fluxo de novos trabalhadores com salários mais altos, principalmente da área de TI, com um orçamento maior para pagar aluguel, esses prédios antigos são ocupados por pessoas com mais dinheiro. contraria muito o mito de que construções novas só beneficiam os mais ricos, é o contrário, pelo menos em floripa, sem construções novas, as pessoas com maior dotação de verba para aluguel acabam entrando na frente e ocupando os apartamentos velhos e caindo aos pedaços. - ao contrário de palhoça, itapema e outras cidades de sc, o valor do aluguel não correlaciona com a acesso a utilities. lugares que, mesmo sem novas escolas, hospitais e parques sendo construídos nas redondezas, tiveram seu preço subindo, enquanto em boa parte das cidades, o preço cai (ajustado ao igp-m), porém sobe quando se tem novas instalações do tipo - falando em palhoça, tem a região da pedra branca, que vem sendo um projeto de sucesso em trazer vida e moradia para um lugar que era um 'fazendão'. e com prédios novos toda hora saindo, o preço se mantém estável, mesmo que o lugar esteja crescendo com novos comércios, UPAs, escolas, ampliação da UNISUL, que fica na região. um case de sucesso, mas que floripa se recusa em copiar - e por último, nossa análise nos fez perceber que BC ser mais cara do que floripa é um MITO. morar na av. atlântica em bal. camboriú é mais barato do que morar na av. beira mar em floripa. morar a 3 quadras do mar em BC é mas barato do que morar num prédio de 60 anos no centro histórico de floripa
Floripa precisa diversificar os modais de transporte coletivo para os bairros distantes do centro: balsas, trens de superfície e pistas específicas de BRTs. Acabar com a máfia dos ônibus que deixam a população com um serviço nos moldes do século passado. ⛴🚅🚍
Raul meu brother vem fazer um Rio nas alturas e dar continuidade a esse belo trabalho que tu iniciaste em São Paulo. I centro do RJ precisa ser habitado e vivido como em SP. Abç da Guanabara. Cruz Maltino RJ.
Sou de Brasília e me mudei para Florianópolis recentemente. Só conheço o Centro e os bairros Agronômica e Trindade. Fiquei chocado com a falta de planejamento e os pedestres sendo escorraçados para as calçadas. Quando saio para passear vou para a parte comercial do Centro ou para a Orla, pois a cidade parece inimiga dos pedestres. Mas não conheço, ainda, os outros bairros. Realmente, tem muito pouco comércio no Centro; eu sugiro demolir os prédios públicos abandonados e criar pequenos centros comerciais virados para uma pracinha no meio, pois ajudaria a humanizar um pouco mais a cidade. Outra coisa que não me conformo é a arquitetura dos prédios parecendo paredões quase geminados uns nos outros, virado para outros prédios do mesmo estilo. Também não gostei da arquitetura hostil desses bairros que cheguei a conhecer. Uma vez peguei chuva quando caminhava na Orla e tive dificuldades para encontrar um local para me abrigar, por exemplo. Mas não foi só isso, pois em Brasília, no Plano Piloto, você vê marquises e espaços de abrigo espalhados por todos os lugares. Você só pega chuva e sol se quiser mesmo. Mas, claro, estamos no Brasil, a Esplanada dos Ministérios, a Praça do Três Poderes e locais de opulência são totalmente antipovo em Brasília. Mas em Florianópolis não é bem assim. Eu também já vi pessoas em condição de rua sendo escorraçadas pela polícia militar. Para o título de 'Ilha da Magia' fica devendo, viu...
Até hoje essa coisa dos prédios vazios me incomodam demais.. Sempre me refiro como a "prédios Fantamas" Tanto no centro quanto a praias.. Estranhamente andar cercado por eles dá uma sensação extrema de solidão. Muitos a noite totalmente apagados.
Raul, eu vivo no Rio, e o poder público está tentando pôr vida no Centro da cidade. Aliás, o Centro do Rio melhorou muito. Quais são os problemas? A quantidade de moradores de rua, a desordem, o lixo nas ruas, e o perigo quando anoitece.
Muito bacana! Diferente de Sao Paulo, que quando tem um pouco de aglomeração na praça Roosevelt , o povo liga aquelas caixas de som gigante com o tal do horror do Funk (toma toma toma senta senta) no último volume. Jaz Sampa!
Falta a cultura de viver o centro histórico no Brasil . Na Europa as praças são lugares de encontro , são prazerosas , os jovens sentam na escadarias das igrejas batendo um papo a noite toda . No centro de Floripa após das 20:00 se torna terra de ninguém. Praça XV se torna lugar de moradores de rua .Eu morei dois anos no centro na rua dos Ilhéus e na rua Vidal Ramos , escolhi morar no centro para constar a realidade, pra fazer uma comparação com as cidades da Europa . Hoje em dia prefiro morar bem longe do centro histórico.
o problema é que muitas edificações são tombadas, não se pode derrubar nem modificar. Muitas ruas são fechadas ou muito estreitas para carros. Além da quantidade de moradores de rua, um problema de difícil solução. Não vejo problema do centro históricos serem assim Eles tem vida comercial, serviços, turismo diurno. Não da pra todas regiões funcionarem com horário muito estendido. Morei em fpolis, moro em Curitiba e já visitei várias capitais são todas assim. Aliás praticamente no mundo todo é assim.
É muito triste ver o centro histórico das grandes cidades sendo cada vez mais abandonados. Os proprietários preferem manter as edificações fechadas a ter que vê-los sendo povoadas. Não dá pra entender essa lógica.
@@niniasemira2269 mesmo com determinadas críticas feitas no vídeo, o centro de Floripa ainda é mais vivo do q de muitas capitais do Brasil.... vc ver aquela aglomeração 5 da tarde de sábado em outras ? Com Certeza não....
No início do video, falou daquele largo como "anti Anhangabaú" e em seguida falou que tem skatistas, como se no Anhangabaú não tivesse! O problema principal do novo Anhangabaú (que eu acho bem feio) é a falta de comércio mesmo. Pq skatistas, programação cultural e pessoas sempre tem.
Estranho essa questão, os prédios estão lá, muitas vezes bem cuidados, mas não tem gente não adianta, onde tem pessoa tem comércio, trabalho, lazer, de que adianta preservar e não povoar? Sinceramente porque tanta burocracia, bastasse um trato de manter a fachada e pintura, pronto, Sinceramente nunca vou entender
O excesso de prédios públicos abandonados e porque no passado a cidade era centralizada e quase tudo era no centro. Hoje com a expansão dos bairros que ganharam vida própria e não depende mais do centro, esses prédios ficaram aí sem solução a espera de uma reforma que não veio.
Centro sujo demais e muitos moradores de rua no entorno das praças,falta zeladoria ,cuidado e ocupação dos espaços públicos se começar a conhecer a cidade pelo centro a visão sobra a ilha magia muda e dá a impressão de qualquer centro de cidade degradado de uma grande cidade brasileira
Morei um ano em Florianópolis e jamais acho que isso vai acontecer... chique é morar no Campeche... cidade impossível de andar, se vc não tiver carro não sobrevive, bicicleta só passeio... Planejamento urbano falho, com chuva então... tudo enche e vira um caos. A beleza natural é incontestável mas sinceramente essa preservação é meio fake. Olhe de perto os morros, as moradias ... uma situação complicada e escondida no dia a dia
Eu não conheço capital brasileira que tenha centro residencial, o que parece ter mais moradia se não me engano é o centro do Rio. Curiosamente outras cidades próximas e muito influenciadas pelo capital do RJ como Niterói, Petrópolis e Juiz de Fora tem o que mais próximo se poderia chamar de centro de cidade residencial no Brasil, em urbes que não sejam minúsculas.
@@SaoPauloNasAlturas Falo das áreas adjacentes ao centro exemplo logo ali diante da Cinelândia começa o aterro que é uma área cheia de prédios residenciais.
@@SaoPauloNasAlturas Agradecida pela resposta! Eu mesma já conheci gente que mora nos arredores da Cinelândia, não é uma área igual a Praça da Sé por exemplo onde não conheço prédios de apartamentos nas imediações.
O maior problema de morar nos edifícios antigos é o custo de manutenção! Eles precisam de reformas constantes, tornando a taxa de condomínio muito onerosa! As classes sociais baixas, não tem recursos para pagar!!
O problema de São Paulo é o tamanho territorial e população. Com isso acaba tendo vários problemas e a falta de planejamento sério faz com que nunca se resolva nada. Em Floripa o teto que vc mostrou ainda teve um concurso para escolher o melhor teto para ser colocado, por isso acredito tenha sido feito algo que agrade as pessoas. Agora sobre não ser assaltado ai... te recomendaria alguns bairros para vc tentar mostrar esse celular rs.
Conheço Florianópolis há 22 anos. Entretanto jamais moraria nessa cidade . Falta policiamento sim pois fui assaltado em Canasvieiras, norte da ilha , sem dizer os preços alucinógenos dos imóveis em Jurerê Internacional. Muitos acima de. 5 milhões 😂😂😂😂. Com 5 milhões numa cidade que sequer tem um Hospital Particular de Referência . Onde Jurerê Internacional as vezes o esgoto fica a céu aberto . Ademais sou construtor com cinco milhões eu compro uma mansão na Europa ou em Miami . Caiam na real com os preços do comércio. Cidade que suga o turista igual o vampiro pica das galáxias . Deixo para vocês. Estou fora. Deus me livre e para finalizar o aterro artificial é de espantar o homem querer se sobrepor a natureza . 👀👀👀👀😱😱😱😱😱
Esses preços devem ter a ver com o ego sem limites e o bairrismo alucinado dos catarinenses, muitos realmente acreditam que moram na Europa brasileira ou em Miami kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei do teu vídeo falou bem, tive aí em Abril gostei dê mais minha filha Mora nó estreito largou a será gaúcha ela é meu genro não querem mais ser gaúchos 😂 😂 9:05
Perdão gente mas achei esse centro histórico de Florianópolis pouco atraente e quase nada tem de histórico, talvez isso contribua para ter tão poucos moradores.
Mas foi bom saber que esse canal não virou um fórum Skyscrapercity Brasil lugar onde se vc não fala do sul o tempo inteiro, não bajula o sul e não fala mal do Lula é excluído do fórum!
Pois é, a população sempre foi espalhada. Há centros populacionais nos Ingleses, Canavieiras, Lagoa. Eu mesma estou morando no Continente, que, se não me engano, concentra 40% da população da cidade.
Moro em Florianópolis há quase 20 anos. Esse dia que teve a feirinha japonesa no Centro foi uma exceção, era o Tanabata Matsuri que todo anos eles fazem, e realmente atrai muita gente (eu fui lá também). Tirando algum evento ou data festiva, o centro de Florianópolis a noite não é lá tão seguro não, o número de moradores de rua tem aumentado bastante e, queira ou não, eles passam uma sensação (não necessariamente verdadeira) de insegurança.
Saudades de floripa kkkkkk
Estive algumas vezes em Floripa. Corri a Ilha na tradicional Volta da Ilha. Minha impressão é de uma cidade urbanisticamente sem planejamento. Cada parte da Ilha é uma cidade, um ajuntamento. E muitas casas nos morros.
Não é impressão. Floripa é isso
Muito bacana te ver aqui por nossa bela cidade de Florianópolis, seria legal ter uma palestra sua la na UFSC. Boa estadia!
Eles odeiam pessoas que pensam como ele lá. Infelizmente.
@@pedromgoedert Verdade rs rs
Infelizmente ele não é negre e não binárie. Logo, seria agredido pela playboyzada.
De fato, seria legal ele fazer uma visita à Cracolândia de Florianópolis.
@@pedromgoedert ooooooooo9i8pppppppppppppppppp
Conheci o seu canal em virtude desta série sobre Floripa, e estou agora maratonando.
Estou aprendendo muito sobre arquitetura e urbanismo.
Seus comentários sobre o espaço urbano de Floripa são todos pertinentes e certeiros.
Parabéns!!
Sim. Tenho notado um crescente esforço de atrair público ao centro de Floripa nos finais de semana.
No último evento cultural que participei no centro (domingo) ainda neste de agosto contava com 7 palcos musicais. Todos gratuitos e lotados!
Hoje (21/08/2023) foi realizado no Largo da Catedral um evento que contou com a participação de cerca de 400 baterias! Mais Coral e Orquestra. Gratuito e lotado! Domingo à tarde, no centro histórico da cidade.
Uma observação: muitos ainda associam Floripa somente ao setor de turismo, mas é definitivamente a área tecnológica a principal atividade econômica da cidade. Espero que você tenha conhecido os parques tecnológicos Alpha, Acate (Passeio Primavera), Sapiens, e outras iniciativas derivadas...
Venha para Porto Alegre, Raul! Sugiro um episódio sobre as dicotomias da área central, com o grande aterro dominado por prédios públicos - onde há trechos que sequer possuem calçadas -, contrapondo-se à vivacidade de ruas históricas adjacentes.
Morei em Floripa por alguns meses e tive uma ótima experiência, mas também vivenciei os problemas da cidade. O maior deles é a insegurança jurídica com relação aos imóveis, que na ilha inteira é posse, praticamente não existe um loteamento, daí as moradias sofrem com o mau urbanismo, principalmente nos locais mais pobres. Há locais, como a Barra da Lagoa, que sequer há calçadas, é tudo meio improvisado. Por outro lado, se nota um esforço do poder público em fazer um urbanismo adequado mesmo com as restrições.
Exatamente o que acontece em Angra dos Reis! Centro com prédios caros, caindo aos pedaços e com pouca ocupação enquanto as matas são invadidas por pessoas querendo construir os morros! Isso em uma cidade que tem deslizamentos frequentes!
Linda Flirionopliz adoro sempre que poso visito meu filho tem uma casa no bairo do Rio Vermelho tudo de bom poder ir nesta cidade Catarinence
Excelente canal. Gosto das informações interessantes e completas, transmitidas em vídeos curtos, muito agradáveis de assistir.
O momento ostentação andando com o celular na rua de noite e com a tela ligada foi engraçado e triste ao mesmo tempo, to adorando conhecer floripa pelos videos do são paulo nas alturas, sou paulistana e fiquei com vontade de conhecer essa bela cidade.
Nao podemos aceitar que seja normal ter que andar com o celular escondido nas ruas. Não é!
Florianópolis é tão linda, Aliás que ponto de SC não é, Um dia ainda vou visitar la.
É nada! Só tem favelas rsss
@@jeffersonmachadojoaquim7757 Resumiu o Brasil? Pior que até os vizinhos tem favela.
@@jeffersonmachadojoaquim7757 floripa praticamente nao tem favela amigo
@@jeffersonmachadojoaquim7757Florianópolis é sim muito linda, porém como toda cidade grande tem muitas áreas de favela, muitos moradores de rua e um tráfego de veículos muito pesado. Entretanto, eu amo visitar a cidade e acho sim que vale muito
Como sempre, otimo vídeo! Já estou contando os dias para que os próximos lugares à serem avaliados sejam Campeche, Barra da Lagoa, Jurere e Lagoa da Conceicao!
Esperançoso de ver um Fortaleza nas Alturas mostrando problemas semelhantes, além da liberação da altura dos prédios na orla (apelidada de "o céu é o limite") q prejudicou a ventilação da cidade deixando-a mais quente nas últimas décadas e a recente onda de novos e luxuosos espigões.
Concordo❤
Olá... há intenção em fazer um "Rio nas alturas"? Adoraria ver minha cidade através dos seus olhos. Abraço!
Esse canal é o máximo. Parabéns pelo seu trabalho!
Muito obrigado!! Se puder, compartilha o video com seus amigos!
Amo Florianópolis ❤️❤️ moro aqui no centro e trabalho aqui também
Apesar dos pesares, princesinha Floripa! 🤗😍😘
Faz um Rio nas alturas.
Sugestão: "O que mudou com revitalização da praça Mauá, e Boulevard Olímpico"
Sr. Raul quando puder venha até Cuiabá - MT e veja como esta nosso centro da cidade existem ali no mínimo 35% de imóveis em desuso ou caindo e a noite sem atrativo algum é mais parecido com um cemitério que causa horror no transeunte que precisa se deslocar pelo local!
"No Brasil as pessoas preferem focar na *função social da propriedade* de um imóvel privado, vazio. Mas o governo não é exemplo"
Ilustra perfeitamente o drama da luta do brasileiro contra suas elites. No caso, a elite política. A elite dos juristas, juizes, promotores. Esses que amam a função social da propriedade, não desapropriando invasões ilegais. Mas não rejeitam um gordo auxilio moradia. Não rejeitam um gordo auxlio paletó. Não rejeitam muitos rendimentos não tributáveis.
O positivismo associado a uma sociedade que cultua "autoridades" é a faca e queijo para o abandono e a alienação de princípios básicos.
👏👏👏👏
É sempre culpa da iniciativa privada, enquanto isso o Estado se exime da própria responsabilidade
Parabéns pelo trabalho..👍
Você podia analisar todas as capitais brasileiras, como a minha, Belo Horizonte
Parabéns, adorei conhecer Floripa em junho 👋👋👋
MUITO OBRIGADO por fazer uma seria sobre minha cidade! Coisa boa
Eu morei em Navegantes SC e não tinha um pingo de medo de andar sozinha à noite.
Em SC as pessoas respeitam a polícia, o que permite um bom trabalho na ordem pública.
@@gabriel8088 Eu não sou de lá, e também respeito a Política. Em SC tem penitenciária... Talvez os presos de SC devam ser de outros estados, né?!🤷♀️🤦♀️
@@katiakammuschel9906 não entendi. O que eu quis dizer é que a sensação de segurança é alta porque há um respeito pela polícia, ou seja, as pessoas sabem que é muito difícil alguém fazer algo porque a polícia irá prender. É a sensação de segurança que importa.
Não vejo isso na Bahia.
@@gabriel8088 Entendi agora. Eu nunca fui a Bahia, mas você deve estar certo!
Muito bem, esclarecedor pra mim. Rafael de Lala jornalista Centro de Estudos Brasileiros do Paraná
Interessante a questão da perspectiva. Eu sou nascido em Floripa mas moro em Blumenau há mais de 20 anos. Eu não consigo me sentir seguro no centro de Florianópolis. Mas comparando com SP, de fato deve ser um sentimento de maior segurança.
Sobre o tema do vídeo, acho muito interessante que em SC em geral existe esse discurso de tradição, uma ode aos colonizadores. Mas tudo que é histórico é deixado de lado (com raras exceções). Infelizmente isso se repete em Floripa, Itajaí, Blumenau...
Mas em Blumenau o centro é relativamente bem vivo, inclusive de noite. O problema aqui é que a cidade só sabe olhar para ele. Um pedacinho de 1,5km de extensão. Enquanto isso, quem vive mais afastado tem pouquíssimas áreas para aproveitar. Sem falar que muitas das avenidas principais desses bairros sofrem com a desertificação quando o sol se põe. Uma pena.
Santa Catarina é um dos estados mais conservadores mas também é um dos que menos conserva patrimônio histórico, fico passada como quase todas as cidades catarinenses parecem que surgiram agora, elas não tem quase nada de prédios antigos!
Moro em Florianópolis, e estou amando seus vídeos! Amo essa cidade. Seus comentários procedem e são muito sensatos.
Me inscrevi no canal e estou no aguardo por mais vídeos.❤
Muito obrigado, Silvana, que bom ler isso de uma local! Se puder, convença seus amigos a assistirem e se inscreverem tambem. Outros videos de Floripa virão!
Amo ❤ vocês.
Maravilha!
Que vídeo maraaaa!!! Floripa é demais!❤
Vc è arquiteto urbanista e ser humano incrível, com visão organizadora e muito estudado e com certeza o seu conhecimento é imensamente maior que o meu. Mas eu sou paulista e apesar de viver 30 anos aqui em Floripa, eu vejo que muito do que tem em SP que não é bom está acontecendo aqui TB. A minha vivência é o meu conhecimento.
A Cidade precisa crescer sim, mas desse jeito que está crescendo sem saneamento adequado, não vejo o futuro bom. Quando chove tudo cheira a esgoto!
Se Floripa è maravilhosa é pq tem áreas imensas de app, natureza plena, mas é uma ILHA e não tem pq acabar com tudo fazendo adensamento sem o planejamento certo do saneamento básico!
Fingir que a especulação imobiliária vai melhorar Floripa è um erro. Precisamos de pessoas com conhecimento da história de Floripa ( que tem nome de militar) e porque as pessoas abandonam o centro no fim de semana, porque a maioria prefere a praia do que as praças, que cultura é essa que não criou parques para todos os bairros e para todas as classes sociais.
A Prefeitura é antiquada e quando tem a oportunidade de criar algo novo, autoriza condomínios particulares em cima se APP ( sem estudo de impacto ambiental )
Bom ver o que está acontecendo no bairro do Córrego Grande, o que estão liberando sobre áreas de mangue na Praia da Daniela etc…
A situação do saneamento na ilha é gravíssima.
Fingir que não está acontecendo nada é vibrar o pior futuro.
Fazer planos de ocupação que priorizam a mobilidade urbana é realmente essencial.
Mas a questão de Floripa ( a mais grave gravíssima) é o saneamento.
Queria deixar aqui duas sugestões de vídeos: Parque Tiquatira, na Penha, e um sobre a própria Penha.
O Tiquatira é um parque excepcional, é um bosque no meio de uma avenida que conta com pista de caminhada, quadras, pista de skate, praça de eventos, etc.
E a Penha dispensa comentários, no entanto parou no tempo, apesar de estar se valorizando com a chegada da Linha 2. O bairro só não faliu por causa do shopping que atrai movimento, caso contrário, teria virado um nada
UP, eu apoio!
Raul, sempre te envio aquele Like !
Você viu um estudo de um parceiro do FMI chamado ARUP, sobre as cidade C40 ?
Eles tem 2 metas nesse estudo, 1 pra 2030 e outra pra 2050. Querem esvaziar os centros, diminuir cada vez mais o número de carros particulares, reduzir o uso de material em construções, entre outros não relacionados a sua área.
Como isso vai de encontro ao que você prega, de povoar o centro, adensar, etc... ?
Dez, nota 10 !
Mt bom , conheci o canal com a série sobre Lisboa. Bom conteudo !!
Ótimo conteúdo
Genial!
Ignorar a demanda por habitação popular próxima e NO centro é a receita para tomada desordenada das regiões.
Chegando no canal agora. Obrigada algoritmo!!
Gostei muito de ver minha linda cidade de cima, ainda mais com essa ótima análise sua da nossa arquitetura e tentativas de urbanismo.
sua análise do mercado é perfeita. há alguns anos atrás eu e um amigo tinhamos um projeto de uma startup de investimento em imóveis, e nas análises iniciais começamos a fazer data scrapping de sites como zapimóveis, e o que pudemos notar:
- o peso do gabarito máximo de andares e as permissões para novas construções, mesmo que baixas, influencia MUITO no preço do aluguel. regiões como o bairro joão paulo, sta. mônica, arredores da UFSC e centro antigo foram os que mais subiram, ao contrário do estreito, capoeiras, campeche e campinas (em são josé). esses lugares subiram até mais do que em jurerê, que apesar de ter uma baseline de preço altíssima, teve uma variação bem menor no intervalo (entre 2012 e 2018)
- os imóveis, quando ajustados por ano de construção, tem um m2 mais caro que até mesmo são paulo, i.e., um prédio apto num prédio de 1970 é mais caro que SP e muuuuuito mais caro que BC. provavelmente pelo fato de que nas regiões centrais não se constrói mais nada, sobrando apenas os prédios velhos, e com o fluxo de novos trabalhadores com salários mais altos, principalmente da área de TI, com um orçamento maior para pagar aluguel, esses prédios antigos são ocupados por pessoas com mais dinheiro. contraria muito o mito de que construções novas só beneficiam os mais ricos, é o contrário, pelo menos em floripa, sem construções novas, as pessoas com maior dotação de verba para aluguel acabam entrando na frente e ocupando os apartamentos velhos e caindo aos pedaços.
- ao contrário de palhoça, itapema e outras cidades de sc, o valor do aluguel não correlaciona com a acesso a utilities. lugares que, mesmo sem novas escolas, hospitais e parques sendo construídos nas redondezas, tiveram seu preço subindo, enquanto em boa parte das cidades, o preço cai (ajustado ao igp-m), porém sobe quando se tem novas instalações do tipo
- falando em palhoça, tem a região da pedra branca, que vem sendo um projeto de sucesso em trazer vida e moradia para um lugar que era um 'fazendão'. e com prédios novos toda hora saindo, o preço se mantém estável, mesmo que o lugar esteja crescendo com novos comércios, UPAs, escolas, ampliação da UNISUL, que fica na região. um case de sucesso, mas que floripa se recusa em copiar
- e por último, nossa análise nos fez perceber que BC ser mais cara do que floripa é um MITO. morar na av. atlântica em bal. camboriú é mais barato do que morar na av. beira mar em floripa. morar a 3 quadras do mar em BC é mas barato do que morar num prédio de 60 anos no centro histórico de floripa
Mais um vídeo necessário!
Se for fazer um BH nas alturas no baixo centro sua boca vai até espumar de raiva kkkkk
Seus vídeos são muito bons. Parabéns.
Muito obrigado!
Amei. Só falta ir em Vitória/ES agora
Lugar lindo
Floripa precisa diversificar os modais de transporte coletivo para os bairros distantes do centro: balsas, trens de superfície e pistas específicas de BRTs. Acabar com a máfia dos ônibus que deixam a população com um serviço nos moldes do século passado. ⛴🚅🚍
Florianopolis é Maravilhosa, perfeita, só precisa melhorar o transito nos horários de pico
Obrigado.. 🎉
Só fui uma vez para floripa mas achei o lugar bem agradável/gostoso, deu vontade de morar haha
Raul meu brother vem fazer um Rio nas alturas e dar continuidade a esse belo trabalho que tu iniciaste em São Paulo.
I centro do RJ precisa ser habitado e vivido como em SP.
Abç da Guanabara.
Cruz Maltino RJ.
Na verdade o centro do Rio é muito mais habitado que o de SP!
Basta comparar os arredores da Cinelândia com as imediações da Praça da Sé.
Sou de Brasília e me mudei para Florianópolis recentemente. Só conheço o Centro e os bairros Agronômica e Trindade. Fiquei chocado com a falta de planejamento e os pedestres sendo escorraçados para as calçadas. Quando saio para passear vou para a parte comercial do Centro ou para a Orla, pois a cidade parece inimiga dos pedestres. Mas não conheço, ainda, os outros bairros. Realmente, tem muito pouco comércio no Centro; eu sugiro demolir os prédios públicos abandonados e criar pequenos centros comerciais virados para uma pracinha no meio, pois ajudaria a humanizar um pouco mais a cidade. Outra coisa que não me conformo é a arquitetura dos prédios parecendo paredões quase geminados uns nos outros, virado para outros prédios do mesmo estilo. Também não gostei da arquitetura hostil desses bairros que cheguei a conhecer. Uma vez peguei chuva quando caminhava na Orla e tive dificuldades para encontrar um local para me abrigar, por exemplo. Mas não foi só isso, pois em Brasília, no Plano Piloto, você vê marquises e espaços de abrigo espalhados por todos os lugares. Você só pega chuva e sol se quiser mesmo. Mas, claro, estamos no Brasil, a Esplanada dos Ministérios, a Praça do Três Poderes e locais de opulência são totalmente antipovo em Brasília. Mas em Florianópolis não é bem assim. Eu também já vi pessoas em condição de rua sendo escorraçadas pela polícia militar. Para o título de 'Ilha da Magia' fica devendo, viu...
Até hoje essa coisa dos prédios vazios me incomodam demais..
Sempre me refiro como a "prédios Fantamas"
Tanto no centro quanto a praias..
Estranhamente andar cercado por eles dá uma sensação extrema de solidão. Muitos a noite totalmente apagados.
Vem achar os problemas de Balneário Camboriú / SC, porque são muitos!
Raul, eu vivo no Rio, e o poder público está tentando pôr vida no Centro da cidade. Aliás, o Centro do Rio melhorou muito. Quais são os problemas? A quantidade de moradores de rua, a desordem, o lixo nas ruas, e o perigo quando anoitece.
Conteúdo excelente
Muito bom . Eu moraria tranquilamente no centro de Floripa
Realmente o que mais importa pra todos nós é a tal da segurança!
Bonito no Brasil só mesmo a natureza.
Tem muita cidade linda no Brasil. Principalmente históricas ou no interior do centro-sul.
Você tinha que vir gravar em Vitória. O exemplo da Curva da Jurema é cadê nacional.
Você mata a pau! Abraço grande, Raul!
Muito bacana! Diferente de Sao Paulo, que quando tem um pouco de aglomeração na praça Roosevelt , o povo liga aquelas caixas de som gigante com o tal do horror do Funk (toma toma toma senta senta) no último volume. Jaz Sampa!
Interessante, mas vai na região central em dia de semana sem evento, fora do horário de pico pra você ver o the walking dead, super seguro rsrs.
Falta a cultura de viver o centro histórico no Brasil . Na Europa as praças são lugares de encontro , são prazerosas , os jovens sentam na escadarias das igrejas batendo um papo a noite toda . No centro de Floripa após das 20:00 se torna terra de ninguém. Praça XV se torna lugar de moradores de rua .Eu morei dois anos no centro na rua dos Ilhéus e na rua Vidal Ramos , escolhi morar no centro para constar a realidade, pra fazer uma comparação com as cidades da Europa . Hoje em dia prefiro morar bem longe do centro histórico.
❤️ Amo florianópolis
Floripa tá um caos, a natureza sendo deixada de lado em nome do dinheiro. Obrigado por fazer vídeos sobre nossa cidade
Aqui em POA a frente do mercado público no final de semana e um estacionamento.
Faz um vídeo aqui em Vitorinha, Espírito Santo.
O que falta para q os centros, historicos ou não, passem a ser atraentes p moradias? Algum incentivo fiscal?
o problema é que muitas edificações são tombadas, não se pode derrubar nem modificar.
Muitas ruas são fechadas ou muito estreitas para carros.
Além da quantidade de moradores de rua, um problema de difícil solução.
Não vejo problema do centro históricos serem assim Eles tem vida comercial, serviços, turismo diurno. Não da pra todas regiões funcionarem com horário muito estendido.
Morei em fpolis, moro em Curitiba e já visitei várias capitais são todas assim.
Aliás praticamente no mundo todo é assim.
Conteúdo de qualidade!❤
Muito obrigado, querido!!
É muito triste ver o centro histórico das grandes cidades sendo cada vez mais abandonados. Os proprietários preferem manter as edificações fechadas a ter que vê-los sendo povoadas. Não dá pra entender essa lógica.
É complicado... Talvez a especulação imobiliária influencie nisso.
Já vi mtos videos do centro de floripa e me pareceu mto bem movimentado
"É o dinheiro, estúpido!" Pura especulação imobiliária.
Não e que esteja abandonado. A cidade não pode funcionar 24 hrs.
Os centros históricos com raríssimas exceções são todos assim no mundo todo.
Já passei três x por aí e concordo com td q vc disse. A cidade tem td pra se dar mto bem nessas áreas mas precisa de uma pressão dos governos
Muito legal um centro vivo. Ao meu ver, as duas capitais que mais conservam seus centros são Floripa e Curitiba.
Ele podia fazer um video desses em Curitiba
O vídeo mostra o contrário, o centro de Florianópolis está vazio!
Na verdade nem Florianópolis nem Curitiba tem um centro residencial que é o questionamento feito no vídeo.
@@niniasemira2269 mesmo com determinadas críticas feitas no vídeo, o centro de Floripa ainda é mais vivo do q de muitas capitais do Brasil.... vc ver aquela aglomeração 5 da tarde de sábado em outras ? Com Certeza não....
Putz se Floripa eh a q mais conserva não quero nem a ver a que menos conserva…
No início do video, falou daquele largo como "anti Anhangabaú" e em seguida falou que tem skatistas, como se no Anhangabaú não tivesse! O problema principal do novo Anhangabaú (que eu acho bem feio) é a falta de comércio mesmo. Pq skatistas, programação cultural e pessoas sempre tem.
Eu sou daqui e acho essa praça trancredo neves meio perigosa, fica perto do morro do mocotó
Estranho essa questão, os prédios estão lá, muitas vezes bem cuidados, mas não tem gente não adianta, onde tem pessoa tem comércio, trabalho, lazer, de que adianta preservar e não povoar? Sinceramente porque tanta burocracia, bastasse um trato de manter a fachada e pintura, pronto, Sinceramente nunca vou entender
O excesso de prédios públicos abandonados e porque no passado a cidade era centralizada e quase tudo era no centro.
Hoje com a expansão dos bairros que ganharam vida própria e não depende mais do centro, esses prédios ficaram aí sem solução a espera de uma reforma que não veio.
O centro histórico de salvador, também é muito preservado.
Centro sujo demais e muitos moradores de rua no entorno das praças,falta zeladoria ,cuidado e ocupação dos espaços públicos se começar a conhecer a cidade pelo centro a visão sobra a ilha magia muda e dá a impressão de qualquer centro de cidade degradado de uma grande cidade brasileira
"as pessoas preferem focar na funcao social de um imovel privado vazio, mas o governo nao e exemplo"!
Perfeita colocacao.
Morei um ano em Florianópolis e jamais acho que isso vai acontecer... chique é morar no Campeche... cidade impossível de andar, se vc não tiver carro não sobrevive, bicicleta só passeio... Planejamento urbano falho, com chuva então... tudo enche e vira um caos. A beleza natural é incontestável mas sinceramente essa preservação é meio fake. Olhe de perto os morros, as moradias ... uma situação complicada e escondida no dia a dia
Concordo, pelo que notei nas conversas aqui mesmo as pessoas em Florianópolis parecem ter nojo de se misturar com o povo do centro da cidade!
venha para Caxias do Sul.
Eu não conheço capital brasileira que tenha centro residencial, o que parece ter mais moradia se não me engano é o centro do Rio. Curiosamente outras cidades próximas e muito influenciadas pelo capital do RJ como Niterói, Petrópolis e Juiz de Fora tem o que mais próximo se poderia chamar de centro de cidade residencial no Brasil, em urbes que não sejam minúsculas.
Beagá felizmente tem bastante moradia na area central. Mas o Rio é beeeem pouco habitado no Centro. Vide as metas do Reviver Centro. abracao
@@SaoPauloNasAlturas Falo das áreas adjacentes ao centro exemplo logo ali diante da Cinelândia começa o aterro que é uma área cheia de prédios residenciais.
@@SaoPauloNasAlturas Agradecida pela resposta! Eu mesma já conheci gente que mora nos arredores da Cinelândia, não é uma área igual a Praça da Sé por exemplo onde não conheço prédios de apartamentos nas imediações.
Querer comparar Florianópolis com Non dvcor, dvco é um tanto fora da casinha. 500 mil X 12 milhões de pessoas. Poupe-me.
Igual ao centro velho de SP.
O maior problema de morar nos edifícios antigos é o custo de manutenção! Eles precisam de reformas constantes, tornando a taxa de condomínio muito onerosa! As classes sociais baixas, não tem recursos para pagar!!
O problema de São Paulo é o tamanho territorial e população. Com isso acaba tendo vários problemas e a falta de planejamento sério faz com que nunca se resolva nada.
Em Floripa o teto que vc mostrou ainda teve um concurso para escolher o melhor teto para ser colocado, por isso acredito tenha sido feito algo que agrade as pessoas.
Agora sobre não ser assaltado ai... te recomendaria alguns bairros para vc tentar mostrar esse celular rs.
... e sem assaltos.
❤
Conheço Florianópolis há 22 anos. Entretanto jamais moraria nessa cidade . Falta policiamento sim pois fui assaltado em Canasvieiras, norte da ilha , sem dizer os preços alucinógenos dos imóveis em Jurerê Internacional. Muitos acima de. 5 milhões 😂😂😂😂. Com 5 milhões numa cidade que sequer tem um Hospital Particular de Referência . Onde Jurerê Internacional as vezes o esgoto fica a céu aberto . Ademais sou construtor com cinco milhões eu compro uma mansão na Europa ou em Miami . Caiam na real com os preços do comércio. Cidade que suga o turista igual o vampiro pica das galáxias . Deixo para vocês. Estou fora. Deus me livre e para finalizar o aterro artificial é de espantar o homem querer se sobrepor a natureza . 👀👀👀👀😱😱😱😱😱
Esses preços devem ter a ver com o ego sem limites e o bairrismo alucinado dos catarinenses, muitos realmente acreditam que moram na Europa brasileira ou em Miami kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostei do teu vídeo falou bem, tive aí em Abril gostei dê mais minha filha Mora nó estreito largou a será gaúcha ela é meu genro não querem mais ser gaúchos 😂 😂 9:05
Conheço muito da história desse lugar mas,merecia um nome mais bonito cidade de Floriano Peixoto é uma ame'ba
Eu não entendo pq priorizam carro em toda cidade do Brasil
Por que queriam ser populistas com as fábricas de carro dando emprego
Perdão gente mas achei esse centro histórico de Florianópolis pouco atraente e quase nada tem de histórico, talvez isso contribua para ter tão poucos moradores.
Mas foi bom saber que esse canal não virou um fórum Skyscrapercity Brasil lugar onde se vc não fala do sul o tempo inteiro, não bajula o sul e não fala mal do Lula é excluído do fórum!
Cujo nome do fundador éra Domingo jorge velho que era la de Santos SP
O Eduardo Paes, esta conseguindo recuperar o centro do Rio.
Do alto parece uma grande favela. Isso é coisa de Brasil. Não há urbanismo, mesmo nos locais mais desenvolvidos do país.
Você vem para uma cidade litorânea com 42 praias e acha que a galera vai morar no caos do centro? kkkkk
sim, principalmente quando as cidades da região metropolitana de Floripa estão vendo suas invasões e favelas crescerem bastante
Pois é, a população sempre foi espalhada. Há centros populacionais nos Ingleses, Canavieiras, Lagoa. Eu mesma estou morando no Continente, que, se não me engano, concentra 40% da população da cidade.
A prefeitura está com um projeto para liberar os prédios comerciais do centro para residenciais.
sim, de retrofit. Tomara que saia. Mudanca de uso ja é um empurrao.
🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Essa ideia do Minha Casa Minha Vida ser literalmente longe dos centro me passa uma sensação de favela do governo.
O nome deste lugar deveria ser algo parecido com o nome do fundador
Jesus o salvador do mundo!