Esse está ensinando o Brasil a entender o que é arquitetura, urbanismo e o que realmente tem valor nesse universo, que nem tudo que brilha é chic ou moderno.
@@SaoPauloNasAlturas Faça um vídeo sobre os bons prédios neoclássicos da cidade, tem muita gente que não entendeu os pontos que você levantou. Há belos prédios dos anos 40, 50 e 60 projetados por arquitetos modernistas que sabiam o que era proporção, sabiam usar detalhes com bom gosto e ritmos corretos. É uma arte quase perdida aqui no Brasil.
Porque os arquitetos não querem ser questionados. O Raul é jornalista, não tem uma ideologia estética ou amigos de faculdade com escritório de arquitetura para defender.
@Nostalg1a não é exatamente isso, a arquitetura nacional esta quase que completamente sujeita às grandes corporações ou clientes com muito dinheiro, e fora os grandes arquitetos ou os que tem independência financeira, nossa classe se ve obrigada a agradar esses clientes, muitas vezes virando "puxa sacos". Então realmente, o Raul consegue ser independente, mas antes disso ele também ja tinha um espaço nos meios de comunicação. Também temos outros otimos criticos, mas a maioria esta em revistas especializadas, como prodessores ou academicos, porem sem espaço no debate publico ou presos numa bolha. O Raul faz um trabalho vital pra educação popular da arquitetura e urbanísmo, o qur pode abrir espaço pra muitos outros profissionais no debate publico
Posso ser polemica? kkkk. Sou arquiteta também, e minha paixão é urbanismo. Meu debate principal desde a faculdade sempre foi a maneira ridícula como os arquitetos e urbanistas brasileiros NÃO DEBATEM as cidades com a populaçã; ficam na sua bolha de arquitetos ricos que amam a Europa, mas não discutem uma mudança das cidades, para que aqui tenha a mesma qualidade de vida. Iniciei um projeto para falar com a população no geral mesmo, justamente para entenderem a zeladoria da cidade, só que 😢, tenho uma empresa num outro ramo que toma muito do meu tempo. E não não consigo produzir conteúdo 😢😢😢😢. Fico super triste comigo, mas sai da zona de reclamação para fazer minimamente meu papel
acompanho o raul desde a veja são paulo. sou fascinado por sua trajetória e empenho jornalístico. jornalista como pouco se produz hoje em dia. saio muito mais inteligente daqui. obrigado, rivoteam!
Incorporando “E um grande etcetera” no vocabulário depois dessa entrevista 🤣🤣🤣 eu amo o Raul, entrevista maravilhosa e importante. Eu adoraria ter essa aula na escola.
Mas também tem equívocos. Um deles é acreditar que deva existir uma elite capaz de trazer a inovação e guardiã do erudito. Ao contrário, as melhores ideias vêm de classes médias e baixas. Nunca ouvi falar de arquiteto filho de milionário ou bilionário.
Porque as construtoras estão transformando as periferias em favelas verticais? Construindo micro apartamentos tipo caixa de fósforo, aglomerado 800 apartamentos num terreno onde no máximo deveriam ter 300. Quem manda no prefeito é vereadores? Como essa destruição é possível?
nossa, aos 59 minutos eu vim checar, com tristeza no olhar, se a conversa estava a acabar. dei um graças a deus quando vi que a entrevista tinha 2h30. obrigada!
O Raul é muito bom, qualifica-se pela inteligência e capacidade analítica temperada pela ironia... Tendo a arquitetura como princípio transcende o tema e fala em: qualidade de vida, planejamento social e urbano ,desenvolvimento social.... Meus parabéns, é ótimo escuta-lo.
Uma verdadeira aula! Poderia ouvir o Raul por horas e horas, Esse talks me trouxe memorias dos tempos de faculdade de arquitetura e urbanismo, onde alguns bons professores questionavam a teoria e debatiam a pratica e as verdadeiras realidades das cidades. Excelente!!
Que episódio SENSACIONAL do RivoTalks, obrigada por tamanho presente, RivoTime! E esta externa no fim foi o fechamento perfeito para este papo brilhante! 🥰😍🥰
Não tem como não admirar o Professor Raul. É de uma sabedoria misturada com simpatia que é impar. O canal dele é um dos únicos que tenho o sino de notificação ligado. Obrigado por compartilhar conhecimento. Sucesso e sorte sempre.
Conversa incrível e quanta sabedoria numa discussão de alto nível. Espero logo uma parte dois, pq não só o Raul foi um ótimo convidado, mas a Cecilia e o Gabriel conduziram e fizeram um ótimo podcast. Assumo que algumas sinceridades me surpreenderam até demais, mas quero só mais do que eu vi aqui.
Que conversa! Um dos melhores rivo talks, sou apaixonado pelo trabalho Raul, sugiro que a parte 2 seja na cobertura do estúdio já que esse final foi curtinho mas fantástico!!!
Sou muito Fã do Raul. Ele fala de urbanismo de uma maneira tão simples, mas muito explicativa e informativa. Li o livro dele, vejo muitas entrevistas e sempre aprendo algo novo. Ele é um patrimônio de SP... Se você ama SP, precisa acompanhar o Raul.
Raul é sensacional, assisto o São Paulo Nas Alturas e fico maravilhado com as críticas, observações e elogios a SP, que não é minha cidade de nascença mas sou louco por ela! Me interessei por urbanismo através do canal, e hoje estudo bastante o tema relacionando principalmente com minha área, que é a criminal. Acho sensacional como muitas das possíveis respostas a algumas das infinitas questões da área da prevenção criminal podem ser encontradas no urbanismo.
Que jornalista excepcional. Ainda bem que os jornalistas bons estão deixando de ser reféns de grandes empresas de mídia sacanas. Já estou seguindo o canal dele!
Que papo manero! Adorei. Rivonews cada vez melhor na seleção dos entrevistados e trazendo a baila, os melhores assuntos. Arquitetura e urbanismo é um assunto que a gente deve propagar.
Foi muito bom conhecer mais sobre o Raul, a sua percepção sobre as cidades e as complicações geradas pela forma com que lidamos com o tema. Parabéns pelo episódio!
Acho que seria muito enriquecedor o Raul em um debate, ou conversa com a galera do MBL, eles sempre falam muito de plano diretor e do funcionamento da cidade, também sobre moradias de uso misto e etc, não sei qual a posição política dele, mas mesmo que ele seja de outro espectro, gostaria muito de ver essa conversa. Ótimo podcast
Além de um excelente profissional, o Raul é um cara muito, muito legal e de quem tive a honra e o gosto de ser aluno há uns 6, 7 anos, em um curso extraordinário sobre arquitetura e urbanismo em SP do pós guerra aos anos 1970/1980, "São Paulo nas alturas". Tudo que ele produz é de que participa é de interesse e de qualidade, na certa! Obrigado por trazer essa figura tão incrível!👍👏👏👏
O papo é sensacional, de alto nível. Gostaria de fazer dois contra pontos, primeiro sobre a questão do dinheiro federal nos trens e metrôs de SP. Basta pegar a lista das empresas que recebem benefícios fiscais do governo. A cia do metropolitano de SP recebeu - de jan a agosto de 2024 - mais de R$118 milhões de beneficios fiscais. E um outro ponto relevante; o Brasil é uma república federativa, isso pressupõe que o estado age como o fiel da balança em questões orçamentárias. Resumindo, ele arrecada de locais mais abastados e direciona a estados com menor potencial financeiro. Por isso o retorno em estados mais pobres é maior. Aliás em qualquer república federativa do mundo funciona assim. Do contrário, não faria sentido a existência da federação e cada estado seria totalmente independente financeiramente. No mais, a entrevista foi espetacular. Parabéns!
Sou Português e conheci Raul nos episódios "Lisboa nas alturas". Foi entusiasmante ouvi-lo sobre a visão de Lisboa pelo óculo de quem vê o que nós olhamos apenas. Não estou influenciado pela popularidade e importância que ele tem no Brasil, por isso a minha admiração é genuína. Muito para além da arquitetura consegue definir a sociedade local melhor que um sociólogo. O que ele nos diz é o que todos sabemos mas não conseguimos organizar para descrever de forma clara. Bem haja e faça o favor de ser feliz.
Boa tarde comecei a seguir o canal,conheci esse jornalista Lores no Lufe, inteligente e voltado ao lado Urbano das cidades possui um olhar crítico e nos inspira a refletirmos sobre o planejamento das grandes cidades e como há especulação imobiliária nos mostrando que devemos desmontar esse neoliberalismo, realmente nem tudo é chique,e ter olhar e percepção.grata
Conversa incrível. Raul tem me impressionado muito com seu conhecimento. Sempre o vi sendo citado e agora sei por que. Os entrevistadores também são bem legais. Muito bom conhecer o canal.
Moro nos EUA, meu filho está no College fazendo arquitetura, eu adoraria que tivesse um canal assim em ingles pra ele acompanhar, ele entende bem português, mas o inglês é o primeiro idioma dele.. sempre mostro pra ele tipos de arquitetura e especialmente alguns no Brasil.
Vivi a vida toda em Brasília e me mudei para São Paulo. Me impressionou muito como “nao existe” governo federal em SP. A universidade mais importante é do estado, o metro, as escolas, os hospitais públicos.. tudo é do estado, federal são RARAS coisas. Só vivendo aqui entendi pq São Paulo é tão independente.
E é SP que paga os serviços federais dos outros estados e do DF. O maior programa de transferência de renda é o contribuinte paulista pagando obras fora de SP.
Raul é um jornalista especial, qdo se trabalha sendo correspondente em vários países , se vê a diferença e a bagagem, nao tem medo de fazer perguntas a políticos, no jornalismo no Brasil, o jornalista tem receio de fazer a pergunta, deixa o entrevistado falar o que quer. O Raul não fala só de urbanismo, ele da uma aula política.
12:40 Nunca pensei que ouviria alguém exaltar o bairro de Santa Cecília onde moro há mais de 30 anos. Mas também esta valorização deixou muito caro todos os produtos e serviços por aqui.
Sou corretor de imóveis e tudo que eu observava é verdade . Sinceramente tem uns prédios feios demais pelo Brasil . Não falo só de São Paulo Capital. Muito , muito obrigado por dar escoras aos nossos pensamentos leigos .
Morei no bairro do Brooklin, em São Paulo, por décadas. Antes, o bairro era charmoso, cheio de casas e casinhas, e havia segurança. Recentemente, mudei para a Mooca e estou adorando. A Mooca é mais aconchegante!
Raul Juste Lores! É sempre enriquecedor aprender sobre como outras cidades ao redor do mundo enfrentam desafios similares e quais soluções inovadoras podem ser aplicadas aqui!
Em 2:16:04 concordo totalmente pois também nasci e moro aqui até hoje não me acertei na vida morando aqui. Cidade que só sobrevive dos paulistanos que se aposentam, adoram praia e vem viver o resto da vida aqui. Agora entre os 18 e 65 anos realmente complica. Parabéns pela entrevista e também quero a parte 2, 3, 4...
Esse está ensinando o Brasil a entender o que é arquitetura, urbanismo e o que realmente tem valor nesse universo, que nem tudo que brilha é chic ou moderno.
Quanto mais ouço o Raul falar e dar sua opinião sobre diversas coisas, mais aumenta meu respeito, e admiração.
Muito obrigado!
@@SaoPauloNasAlturas Faça um vídeo sobre os bons prédios neoclássicos da cidade, tem muita gente que não entendeu os pontos que você levantou. Há belos prédios dos anos 40, 50 e 60 projetados por arquitetos modernistas que sabiam o que era proporção, sabiam usar detalhes com bom gosto e ritmos corretos. É uma arte quase perdida aqui no Brasil.
Sou arquiteto e sempre senti a falta de um debate verdadeiro sobre nossa arquitetura e urbanismo.... Precisamos de ainda mais
Porque os arquitetos não querem ser questionados. O Raul é jornalista, não tem uma ideologia estética ou amigos de faculdade com escritório de arquitetura para defender.
@Nostalg1a não é exatamente isso, a arquitetura nacional esta quase que completamente sujeita às grandes corporações ou clientes com muito dinheiro, e fora os grandes arquitetos ou os que tem independência financeira, nossa classe se ve obrigada a agradar esses clientes, muitas vezes virando "puxa sacos".
Então realmente, o Raul consegue ser independente, mas antes disso ele também ja tinha um espaço nos meios de comunicação.
Também temos outros otimos criticos, mas a maioria esta em revistas especializadas, como prodessores ou academicos, porem sem espaço no debate publico ou presos numa bolha.
O Raul faz um trabalho vital pra educação popular da arquitetura e urbanísmo, o qur pode abrir espaço pra muitos outros profissionais no debate publico
Posso ser polemica? kkkk. Sou arquiteta também, e minha paixão é urbanismo. Meu debate principal desde a faculdade sempre foi a maneira ridícula como os arquitetos e urbanistas brasileiros NÃO DEBATEM as cidades com a populaçã; ficam na sua bolha de arquitetos ricos que amam a Europa, mas não discutem uma mudança das cidades, para que aqui tenha a mesma qualidade de vida. Iniciei um projeto para falar com a população no geral mesmo, justamente para entenderem a zeladoria da cidade, só que 😢, tenho uma empresa num outro ramo que toma muito do meu tempo. E não não consigo produzir conteúdo 😢😢😢😢. Fico super triste comigo, mas sai da zona de reclamação para fazer minimamente meu papel
Gente, o nível dessa entrevista é ABSURDO de alto! INCRÍVEL! Amei cada segundo!!!
Muito obrigado!
Se este papo tivesse 20 horas eu ouviria as 20!
Eu tb
🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Que conversa MARAVILHOSA!!!! 😍😍😍 Faxinei a casa toda, fiz todas as comidas e nem vi o tempo passar! Amei, por favor, tragam mais ele! 👏
😂🥰🥰🥰🥰😂😂😂
acompanho o raul desde a veja são paulo. sou fascinado por sua trajetória e empenho jornalístico. jornalista como pouco se produz hoje em dia. saio muito mais inteligente daqui. obrigado, rivoteam!
Muito obrigado!!
Leve, engraçada, informativa e lúcida: não se pode esperar menos de uma conversa com o Raul. Parabéns ao entrevistado e ao canal!!
Obrigadão!
Perdi tudo no: "Eu não quero ser polêmico mas São Paulo me obriga" kkkkkkkkk Raul sempre incrível!
Incorporando “E um grande etcetera” no vocabulário depois dessa entrevista 🤣🤣🤣 eu amo o Raul, entrevista maravilhosa e importante. Eu adoraria ter essa aula na escola.
Raul Justes é mais que necessário. O despertar de um novo olhar para a cidade
Que conversa gostosa! Raul é muito inteligente, culto, divertido. Talks que só tem um problema: ele acaba…
Eu só não gostei de uma coisa: "um longuíssimo etc".
Ele sempre traz questões pertinentes. É um profissional como ele que deveria ser um secretário de urbanismo.
Mas também tem equívocos. Um deles é acreditar que deva existir uma elite capaz de trazer a inovação e guardiã do erudito. Ao contrário, as melhores ideias vêm de classes médias e baixas. Nunca ouvi falar de arquiteto filho de milionário ou bilionário.
Porque as construtoras estão transformando as periferias em favelas verticais? Construindo micro apartamentos tipo caixa de fósforo, aglomerado 800 apartamentos num terreno onde no máximo deveriam ter 300. Quem manda no prefeito é vereadores? Como essa destruição é possível?
Acho que tem dois problemas: 1) ele acaba, e 2) as risadonas dessa apresentadora. Isso me irtita!
Uma das melhores entrevistas que já vi. Acompanho o Raul em “São Paulo nas alturas” e o admiro muito. Parabéns pelo programa!
nossa, aos 59 minutos eu vim checar, com tristeza no olhar, se a conversa estava a acabar. dei um graças a deus quando vi que a entrevista tinha 2h30. obrigada!
Dei like antes de começar a conversa, Raul é nosso Mario de Andrade da atualidade, que orgulho ter uma pessoa assim no Brasil!
O Raul é muito bom, qualifica-se pela inteligência e capacidade analítica temperada pela ironia...
Tendo a arquitetura como princípio transcende o tema e fala em: qualidade de vida, planejamento social e urbano ,desenvolvimento social....
Meus parabéns, é ótimo escuta-lo.
Uma verdadeira aula! Poderia ouvir o Raul por horas e horas, Esse talks me trouxe memorias dos tempos de faculdade de arquitetura e urbanismo, onde alguns bons professores questionavam a teoria e debatiam a pratica e as verdadeiras realidades das cidades. Excelente!!
Amei! Raul é ótimo, e esclarece muitas questões, com ótimo humor! Esperando a parte 2. Necessária...
Eu estudei economia, adoro entender de urbanismo e arquitetura na vida da sociedade.
Mais Raul nesse país! sensato, inteligente, articulado e ótimo senso de humor. O Rivotalks está ótimo, sucesso !
Que episódio SENSACIONAL do RivoTalks, obrigada por tamanho presente, RivoTime!
E esta externa no fim foi o fechamento perfeito para este papo brilhante!
🥰😍🥰
Eu poderia ficar por horas ouvindo o Raul falar sobre urbanismo. Muito bom mesmo!
Não tem como não admirar o Professor Raul. É de uma sabedoria misturada com simpatia que é impar.
O canal dele é um dos únicos que tenho o sino de notificação ligado.
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sucesso e sorte sempre.
Uma verdadeira masterclass!! Viva Raul!
Conversa incrível e quanta sabedoria numa discussão de alto nível. Espero logo uma parte dois, pq não só o Raul foi um ótimo convidado, mas a Cecilia e o Gabriel conduziram e fizeram um ótimo podcast. Assumo que algumas sinceridades me surpreenderam até demais, mas quero só mais do que eu vi aqui.
o mundo precisa de mais conversas assim
Eu acompanho e admiro muito o Raul. Como seria bom se o poder político escutasse o que ele tem a dizer. Impressionante o nível de conhecimento dele.
Raul tem um cérebro oxigenado e um pensamento aerado, é sempre um prazer ouvi-lo. Merece um segundo episódio.
Exatamente, sou fã dele, faz falta gente assim, ácida, observadora, detalhista e de bom gosto nas nossas elites (financeira e intelectual).
Que entrevista espetacular. Refrescante ver uma conversa inteligente e bem humorada sobre as cidades.
Adoro o Raul Juste Lores ❤ inteligente, brilhante 🌟 sigo o São Paulo nas alturas ❤❤❤❤❤❤❤🎉
Que conversa! Um dos melhores rivo talks, sou apaixonado pelo trabalho Raul, sugiro que a parte 2 seja na cobertura do estúdio já que esse final foi curtinho mas fantástico!!!
Ganhei minha tarde!!!
Fiquei com vcs!!!
Parabéns turma!!!
Sou muito Fã do Raul. Ele fala de urbanismo de uma maneira tão simples, mas muito explicativa e informativa. Li o livro dele, vejo muitas entrevistas e sempre aprendo algo novo. Ele é um patrimônio de SP... Se você ama SP, precisa acompanhar o Raul.
Eu sou admirador da inteligência do Raul, que Conversa confortável e útil, parabéns a todos vocês!
Maravilhoso RivoTalks! Se vier a parte 2, viro membro😄
Entrevista ou aula? Esse vídeo é uma riqueza, o Raul é demais!
Raul é sensacional, assisto o São Paulo Nas Alturas e fico maravilhado com as críticas, observações e elogios a SP, que não é minha cidade de nascença mas sou louco por ela! Me interessei por urbanismo através do canal, e hoje estudo bastante o tema relacionando principalmente com minha área, que é a criminal. Acho sensacional como muitas das possíveis respostas a algumas das infinitas questões da área da prevenção criminal podem ser encontradas no urbanismo.
Que maravilhoso ouvir alguém falar de urbanização, com rs tá propriedade, com a preocupação na cidade!
Entrevista perfeita!!!!! Admiro Raul Juste Lores!!!
Muito obrigado!
Que especial, sou seu fã. Não chora lindo!!!!
Muito boa a entrevista, precisamos de mais jornalistas como o Raul!
Aprendi duas lições desse podcast: 1) o Raul é show, 2) o Brasil pra ficar ruim tem que melhorar muito ainda.
Adorável! Amei a entrevista.
Que jornalista excepcional. Ainda bem que os jornalistas bons estão deixando de ser reféns de grandes empresas de mídia sacanas. Já estou seguindo o canal dele!
Que papo manero! Adorei. Rivonews cada vez melhor na seleção dos entrevistados e trazendo a baila, os melhores assuntos. Arquitetura e urbanismo é um assunto que a gente deve propagar.
Gente, adorei conhecer esse homem! As pessoas precisam ouvi-lo! Que inteligente, que tudo!
Ótima entrevista / conversa! Aguardando a parte 2! 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
Foi muito bom conhecer mais sobre o Raul, a sua percepção sobre as cidades e as complicações geradas pela forma com que lidamos com o tema.
Parabéns pelo episódio!
Cara, como o trabalho de vcs é FANTÁSTICO
Brilhante 🌟 Q maravilha de entrevista ❤
Adoraria uma entrevista com o Raul focada no RJ. Mto enriquecedor!
Quero a parte 2 na minha mesa ainda esse ano.
Melhor Podcast deste ano.
Acho que seria muito enriquecedor o Raul em um debate, ou conversa com a galera do MBL, eles sempre falam muito de plano diretor e do funcionamento da cidade, também sobre moradias de uso misto e etc, não sei qual a posição política dele, mas mesmo que ele seja de outro espectro, gostaria muito de ver essa conversa. Ótimo podcast
Parte 2, urgente!
Além de um excelente profissional, o Raul é um cara muito, muito legal e de quem tive a honra e o gosto de ser aluno há uns 6, 7 anos, em um curso extraordinário sobre arquitetura e urbanismo em SP do pós guerra aos anos 1970/1980, "São Paulo nas alturas". Tudo que ele produz é de que participa é de interesse e de qualidade, na certa! Obrigado por trazer essa figura tão incrível!👍👏👏👏
O papo é sensacional, de alto nível. Gostaria de fazer dois contra pontos, primeiro sobre a questão do dinheiro federal nos trens e metrôs de SP. Basta pegar a lista das empresas que recebem benefícios fiscais do governo. A cia do metropolitano de SP recebeu - de jan a agosto de 2024 - mais de R$118 milhões de beneficios fiscais. E um outro ponto relevante; o Brasil é uma república federativa, isso pressupõe que o estado age como o fiel da balança em questões orçamentárias. Resumindo, ele arrecada de locais mais abastados e direciona a estados com menor potencial financeiro. Por isso o retorno em estados mais pobres é maior. Aliás em qualquer república federativa do mundo funciona assim. Do contrário, não faria sentido a existência da federação e cada estado seria totalmente independente financeiramente. No mais, a entrevista foi espetacular. Parabéns!
Raul é muito bom..... e os entrevistadores Cecília Flash e o colega ótimos tbém
Que episodio! Que aula!!
No primeiro minuto o Raul já cita Jane Jacobs, já me ganhou!
Sou Português e conheci Raul nos episódios "Lisboa nas alturas". Foi entusiasmante ouvi-lo sobre a visão de Lisboa pelo óculo de quem vê o que nós olhamos apenas. Não estou influenciado pela popularidade e importância que ele tem no Brasil, por isso a minha admiração é genuína. Muito para além da arquitetura consegue definir a sociedade local melhor que um sociólogo. O que ele nos diz é o que todos sabemos mas não conseguimos organizar para descrever de forma clara. Bem haja e faça o favor de ser feliz.
Adorei este bate-papo!
A ponte em Roraima e Amapá são fundamentais para a integração nacional. São territórios isolados do nosso país.
Boa tarde comecei a seguir o canal,conheci esse jornalista Lores no Lufe, inteligente e voltado ao lado Urbano das cidades possui um olhar crítico e nos inspira a refletirmos sobre o planejamento das grandes cidades e como há especulação imobiliária nos mostrando que devemos desmontar esse neoliberalismo, realmente nem tudo é chique,e ter olhar e percepção.grata
amoooooo chamem ele sempre, por favor! ou melhor, o contratem!
aquele criança que surge no fundo determinado ponto da entrevista, achei uma fofura hehehe
Que entrevista show.
Que lindoooooo vi em um take só ❤ virei fã
É O MELHOR CANAL DE JORNALISMO DO BRASIL ♥♥♥♥♥
Conversa incrível. Raul tem me impressionado muito com seu conhecimento. Sempre o vi sendo citado e agora sei por que.
Os entrevistadores também são bem legais. Muito bom conhecer o canal.
Moro nos EUA, meu filho está no College fazendo arquitetura, eu adoraria que tivesse um canal assim em ingles pra ele acompanhar, ele entende bem português, mas o inglês é o primeiro idioma dele.. sempre mostro pra ele tipos de arquitetura e especialmente alguns no Brasil.
Que aula! Que conversa maravilhosa! Várias questões minhas foram respondidas! Já quero a parte 2!
Vivi a vida toda em Brasília e me mudei para São Paulo. Me impressionou muito como “nao existe” governo federal em SP.
A universidade mais importante é do estado, o metro, as escolas, os hospitais públicos.. tudo é do estado, federal são RARAS coisas.
Só vivendo aqui entendi pq São Paulo é tão independente.
E é SP que paga os serviços federais dos outros estados e do DF. O maior programa de transferência de renda é o contribuinte paulista pagando obras fora de SP.
Aí você imagina, se 50% do que é pago ao governo, voltasse pra SP, o que não seria isso aqui
Me lembro de ir na década de 90 em Floripa, as pessoas pediam carona, levei susto na epoca, mas já me disseram que mudou muito, sempre para pior.
Raul é cultura!! Demais ele...e o livro dele tbm!!❤
Extasiado com essa conversa! ❤️
Raul é um jornalista especial, qdo se trabalha sendo correspondente em vários países , se vê a diferença e a bagagem, nao tem medo de fazer perguntas a políticos, no jornalismo no Brasil, o jornalista tem receio de fazer a pergunta, deixa o entrevistado falar o que quer.
O Raul não fala só de urbanismo, ele da uma aula política.
Nao conhecia o programa, mas adorei a entrevista. Parabens pessoal
Obrigado querido! Bem-vindo!
12:40 Nunca pensei que ouviria alguém exaltar o bairro de Santa Cecília onde moro há mais de 30 anos.
Mas também esta valorização deixou muito caro todos os produtos e serviços por aqui.
Estou conhecendo o canal hoje. Que papo MARAVILHOSO!
Eu adoro esse cara. Ele da voz a tudo que eu penso sobre arquitetura em sp.
Raul sempre uma aula.
Maravilhoso,inteligente e antenado
Raul é incrível!
Maravilhosos! Sensacional!
Esse cara é fera. Provavelmente é o cara que mais conhece SP no Brasil.
Impecável
ótimo convidado acertaram em cheio
Parabéns pela entrevista! Excelente entrevistado.
Excelente trabalho
Esse cara é honesto! Por isso é gostoso ouvir ele falar e criticar. Quanto mais honesto melhor de ouvir !
Olha conversa boa em pessoas cultas e conhecem do que estão falando sem mimimi parabéns.
Muito bom, parabéns pelo trabalho!
Sou corretor de imóveis e tudo que eu observava é verdade .
Sinceramente tem uns prédios feios demais pelo Brasil .
Não falo só de São Paulo Capital.
Muito , muito obrigado por dar escoras aos nossos pensamentos leigos .
Entrevista maravilhosa!
Morei no bairro do Brooklin, em São Paulo, por décadas. Antes, o bairro era charmoso, cheio de casas e casinhas, e havia segurança. Recentemente, mudei para a Mooca e estou adorando. A Mooca é mais aconchegante!
Raul Juste Lores! É sempre enriquecedor aprender sobre como outras cidades ao redor do mundo enfrentam desafios similares e quais soluções inovadoras podem ser aplicadas aqui!
Adoro ouvir o Raul. Sempre uma lembrança de como estamos na lama.
Sensacional.
Bom demais! 👏🏼
Em 2:16:04 concordo totalmente pois também nasci e moro aqui até hoje não me acertei na vida morando aqui. Cidade que só sobrevive dos paulistanos que se aposentam, adoram praia e vem viver o resto da vida aqui. Agora entre os 18 e 65 anos realmente complica.
Parabéns pela entrevista e também quero a parte 2, 3, 4...