Eu estudo Ciência da Computação, e fico com essa questão, se olharmos no micro do nosso ser somos matéria não-viva agindo em um padrão tão complexo que consideramos vivo, então porque é que um algoritmo muito complexo não pode um dia ser considerado "vivo"?
Ai é que esta amigo É um algorítimo, é simplesmente uma resposta pré-pronta. Não somos matéria não viva, matéria não viva deu a vida a matéria viva que nos forma, cada célula do seu corpo é um ser vivo. Ao contrario de um robo que é um ser 100% morto pré programado para responder a sons / textos que ele sequer compreende.
*****, Mas existem algoritmos probabilísticos, não possuem uma resposta pré-pronta, mas faz melhor que qualquer método matemático (que teria uma resposta pré-pronta)!
Assim como é o nosso mundo, as relações atômicas, moleculares, celulares e por ai vai são todas estocásticas, nenhuma delas tem uma resposta de ante-mão!
Daniel Francisco Silva Vejamos se entendi Se eu falo com um robô e ele tem 25% de chance de achar que estou certo 25% de chance de achar que estou errado 25% de chance de me xingar 25% de chance de ficar quieto E de cada uma dessas opções saiam mais 4 caminhos de 25% cada e por ai vai Ele tem consciência? Provavelmente não, afinal todas as respostas são pré prontas, e se não são pré prontas são retiradas de um banco de dados, no caso da maior parte dos robôs atuais, a internet, ou conversas passadas.
*****, isso vai depender da arquitetura que vou adotou, no caso desse exemplo que você deu é um algoritmo simplista demais, que possui apenas uma árvore de decisão. Agora imagine um robô que precise rodar algo como algoritmo genético na hora de te responder, ainda não é uma inteligencia artificial, mas já não é tão quadradinho. E além disso, o que garante que os seres humanos não são tão limitados e pré-prontos?
Eu tenho Deficit de atencao e fiz tratamento com um dos melhores neurologistas do país, eu tomava até um remédio bem caro que na verdade mi deixava com um certo foco realmente mais em compensacao era como si a minha criatividade e minha imaginacao fossem bloqueadas, para eu criar ou projetar algo era bem difícil, entao optei por parar o tratamento e hoje atualmente sou engenheiro em um setor de criacao em uma enorme empresa de tecnologia
Vendo esse video em 2024 e é inrcrevel como ele envelheceu rapido lkkkll a area de IA avançou tanto que praticamente tudo que o Átila fala ja está desatualizado. Imagina como vai estar em 2030 ou 2040?
Partindo do pressuposto que a consciência respeita noções matemáticas, como tudo no Universo, então todos os fenômenos são dotados de alguma forma de consciência. O nível de consciência humano, ou de qualquer outro ser vivo, seria nada mais do que a união de fatores para responder apropriadamente ao seu ambiente imediato. Deste modo, se uma máquina consegue satisfazer as condições para responder e interagir apropriadamente com seu ambiente imediato, compreendendo as causas e consequências de suas ações, gerando uma noção de eu e outro, esta máquina, embora não totalmente individualizada, respeitará certos parâmetros de consciência e deve ser respeitada pelo nível consciencial que atingiu. O mesmo principio se aplica a um cachorro, que embora não tenha as ferramentas, ou aparato cerebral para compreender a realidade humana, nem por isso deixa de responder a seu ambiente e faz o possível para interagir com um humano. O ponto chave é, se a máquina passa a sentir, ou simular sentimentos onde ela mesma acredita que tais sentimentos sejam reais, e causam impacto na sua cognição, então esta máquina começa a ter direitos do mesmo modo que toda consciência natural, pois respeitar esta artificialidade é respeitar a naturalidade pela qual a nossa própria consciência é expressa, sendo nossa própria consciência real, ou apenas uma simulação baseada em estímulos de uma massa orgânica que chamamos de cérebro.
A chave é levar em conta o que é realmente consciência. Consciência ao meu ver é compreender o minimo do que lhe cerca. A partir do momento que uma maquina consiga pensar sem uma ajuda exterior, ser consciente sobre o que ela faz e o que acontece ao seu redor, ela é um ser vivo. Acontece que não estamos nem perto disso, maquinas não realmente compreendem o que acontece ao redor delas, é como um jogo de figuras, onde padrões correspondem a uma resposta, é assim que elas funcionam, quando você fala com um desses programas de Chat automático, tudo o que o robô faz é identificar palavras separadamente e pegar dos seu banco de dados respostas correspondentes. Elas não leem realmente, elas não sentem nada quando você diz estar triste, porque elas não tem uma real consciência do que ocorre.
***** Entender a Consciência é entender o Universo e a Deus. É compreender todo o Princípio Cósmico Universal que se manifesta na materialidade através da matemática. Quando o ser humano compreender a natureza da sua própria consciência, ele tornar-se-á mais do que homem. Compreender o que nos cerca é apenas responder a estímulos, é simples e puro processo neurológico. Agora a interação formada pelos processos neurológicos, gerando a mente, e com isso todo o psicológico do ser humano, é a base para que o homem compreenda a si mesmo para além da materialidade. É exatamente esta parte oculta da consciência que nos faz ser humanos, seres conscientes. Criar uma máquina tão perfeita quanto o corpo humano não é assim tão difícil e diria que já temos tecnologia para isso, mas ao criar uma máquina tão perfeita quanto nosso próprio corpo possibilitaria a manifestação de outros processos neurológicos, e quem sabe, a manifestação de outra forma de consciência. Todo o segredo para criar uma máquina como nosso corpo está na nanotecnologia, no entendimento do eletromagnetismo e manipulação do mesmo através de processos físico-químicos, do mesmo modo que ocorre em nossas células e material genético. Neste ponto as máquinas seriam tão perfeitas e similares ao ser humano que não ousaria em chama-las mais de máquinas. Só que aqui estamos falando de dispositivos, autômatos, extremamente avançados, não um cachorro robô que está programado a parecer um cachorro. Neste caso, tais autômatos mereceriam todo o respeito, pois são um reflexo de seus mestres, criados a imagem e semelhança do mesmo... o que parece um tanto familiar.
Jorge Filho Não tem nada haver com nanotecnologia, muito menos electromagnetismo, tem haver com programação pura, se conseguirmos criar um cérebro orgânico capaz de pensar, ele não é um robô, é um homúnculo, e ai caimos em outra área filosófica. Entender o Universo e a ''Deus'' não é consciência, se fosse assim nada seria consciente, afinal compreender o universo esta a muito a frente de nós.
***** Programação pura se falarmos das máquinas toscas que temos hoje. Para manifestarmos ou simularmos a consciência que temos nos mais simples dos animais é necessário um entendimento maior das leis e princípios por trás dos aparatos físicos dos mesmos. O cérebro não precisa ser necessariamente orgânico, mas pode levar em conta princípios encontrados nos organismos, sua base molecular pode ser baseada no cilicio, não no carbono. Não, entender o Universo e a Deus não é consciência, é apenas entendimento, mas este entendimento pode levar a um eventual esclarecimento dos princípios que nos animam como seres vivos. Agora não limite a consciência pelo tipo de consciência que percebemos como seres humanos, pois ser humano é apenas uma das infinitas formas que a Consciência toma.
+Jorge Filho Segundo Raymond Kurzweil a singularidade será atingida por volta de 2045 e homem e máquina irão se fundindo em um só corpo, nessa sociedade será normal isso e ver por aí humanos melhorados com nanorobôs no corpo, segundo ele no fim desse século já teremos humanos assim, é interessante pensar sobre isso.
Me lembrei do Legion do Mass Effect, quando ele conta a história dos Geths, e demonstra um arquivo de áudio de quando uma unidade Geth perguntou para sua dona se ele tinha uma alma.
É muito foda essa parte, ele também começa a explicar que ele é um aglomerado de consciência geth, que tudo o que ele faz na verdade é uma decisão de todos os geths que fazem parte desse aglomerado, dai o nome Legion. Falando em Mass Effect, tomara que esse Andrômeda não seja zoado!
Átila, faz um Nerdologia sobre *Computação quântica*. Isso é claro.. Sobre o que se sabe até agora (que é quase nada) e sobre o número de soluções e problemas que esta pode trazer (resolução de inúmeras equações e cálculos que hoje não tem resposta, encriptação atual sendo facilmente quebrada e até o desenvolvimento da inteligência artificial).
Olá Atilan, sou o Délcio de angola formado em gestão empresarial (Manegment enterprise) e sou apaixonado pelo vosso canal que muito esclarece as minhas duvidas de Historia e ciência, tanto que recomendo para colegas, familiares e amigos. mas gostaria de fazer um pedido especial... será que vcs podem fazer um vídeo que fala sobre a Circuncisão? onde vcs podem explicar porque somos circuncidados, quais os benefícios e malefícios da circuncisão? e o Felipe pode falar da Historia da Circuncisão, como surgi e porque?
Sem querer estragar seu sonho, mas estragando... Não tem como para espécies muito antigas, infelizmente. O DNA se degrada muito rápido, e precisaríamos achar um genoma inteiro, sem faltar nadica. Outra coisa que não permite também seria a atmosfera atual, se conseguíssemos replicar um dinossauro, por exemplo, talvez ele não conseguisse sobreviver nas nossas condições. Porém, se tivermos amostras de DNA de espécies extintas bem recentemente, provável que dê certo.
"Ser consciente é um tormento Quanto mais aprendemos, menos entendemos Cada resposta contém uma nova busca Uma busca para a não-existência, uma jornada sem fim Eu não tenho medo de morrer! Eu tenho medo de estar Vivo sem saber disso" Epica - Sensorium.
O jogo no filme não aparece mas é muito bem citado e, inclusive, toda aquela trama que corre sem que Turing conheça ou até mesmo o jeito de contar a história é uma exemplificação do jogo da imitação. Além, é claro, da clara referência e citação quando ele está sendo interrogado pelo detetive. Fora isso, vídeo incrível como sempre Átila
eu pensava nisso quando era criança, ficava me imaginando o protagonista de algo grande, que as pessoas ao meu redor fossem "atores". E isso foi antes de eu assistir Matrix ou The truman show.
Ele já explicou algo que tem a ver, não lembro o episódio. Tipo todo mundo usa 100% do cérebro, porém não todo ao mesmo tempo, usamos um pouco pra cada tarefa específica. Pra usar 100% igual no filme, nosso cérebro ia precisar de quantidades absurdas de energia, mais do que conseguimos fazer comendo sem parar. Praticamente equivalente a ligar o dedo na tomada, mas como nosso corpo não aguenta descargas elétricas fortes demais isso se torna meio impossível. Talvez daqui uns 5000 anos possamos ligar um processador no cérebro e conectar em uma bateria e assim ficarmos bem inteligentes como o carinha do Sem Limites
Vamos nessa, o que seria a consiencia? algo que você faz ou pensa por vontade propria até mesmo deixando se deixar influenciar por vontade propiá , o pc normal não tem consiencia e sim um processador no lugar onde entram dados e eles simplesmente processa! Então acho que um PC , AI ou Robot so vai ganhar uma "Alma" no momento em que ele não tiver mais processador e sim algo que faça ele pensar naquele dado,a té mesmo antes de entrar ( Sou estudante de Ciência da computação e to fazendo pesquisas em AI, então fiquei muito interresado no video, bem bacana!)
+Nerdologia Este tipo de assunto é realmente muito complexo pois apenas dizer que máquinas nunca vão ter consciência só porque são artificiais é limitar demais nossos horizontes. Se nós somos seres conscientes por sabermos que somos humanos e entendermos nossa relevância dentro do contexto atual, porque uma máquina não poderia ser consciente tendo em vista que ela sabe que é uma máquina e entendendo da mesma forma que nós sua relevância dentro do mesmo contexto. Dizer que elas não tem consciência só porque foram criadas por nós (ou não) é pensar de forma muito limitada. Até porque, quem garante que NÓS também não fomos criados? Como sempre, ótimo vídeo! Grande abraço!
Joguei muito Mass Effect! suhaushauhsausa. Era amigão do Legion... melhor AI que já conheci em todos os jogos! Mas falando sério agora... se uma máquina sabe o que é, entende seu papel dentro do contexto em que ela está inclusa, isso não é ter consciência? Na minha opinião consciência é muito diferente de se ter uma alma. Acho que máquinas poderiam sim ter sua própria consciência, tomar decisões baseadas em seu comportamento e funcionamento, só não sei como seria ter sentimentos. Quando você ensina uma criança o que é certo e errado, programar uma máquina com estes parâmetros não seria praticamente a mesma coisa? Se você programar uma máquina e dizer para ela que é errado matar, por exemplo, ou que ajudar outras pessoas ou seres é certo, não é a mesma coisa que você pegar uma criança e ensinar ela justamente na fase onde ela mais absorve informação? Claro que os sentimentos humanos são muito mais complexos que isso, mas estamos tratando sobre consciência por enquanto. Se uma máquina sabe o que é e entende o que aconteceria com ela caso fosse destruída, será que ela não teria consciência disso e não criaria um instinto de auto preservação? Complexo isso não?
É bem complexo sim, e é por isso que eu espero que leve alguns anos para chegarmos á este ponto. Não por que "elas vão dominar o mundo" ou algo assim, mas sim porque a humanidade ainda não está pronta para um avanço tão extremo. Muitas pessoas literalmente entraram em pânico quando viram um vídeo onde um robô NAO não quis pular da mesa pois ele podia se danificar com o impacto, Quanto mais um ser que pensa e age como nós, com personalidade e opiniões próprias.
Assista o filme Transcendente do Johnny deep é muito foda, recomendo. O anime Animatrix tbm aborda esse assunto. As máquinas falam que são vivas e os humanos não as encaram como vivos e tentam destrui-las.
Pensou exatamente o que penso. Se uma IA é uma "cópia" da inteligência humana, por que não podemos "ensiná-la" da mesma forma que ensinamos as crianças? Ou, pelo menos, tentar programar uma IA a pensar da mesma forma que um adulto pensa, meio que sendo uma cópia deste.
Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um dos conteúdos passados para a turma na matéria de Tópicos da Computação foi esse vídeo. Fiquei muito feliz de ver um canal q gosto sendo usado como material
4:28 eu já pensei em algo assim muitas vezes, é a primeira vez que eu vejo outra pessoa falando disso, desde criança eu fico imaginando "e se todo mundo está apenas fingindo que tem uma vida normal e só eu que não sou assim".
Nerdologia de Filosofia da Mente! Perfeito Átila, você poderia abordar a Filosofia mais vezes no canal, tenho certeza que o público adoraria! DICA: Vocês poderiam falar sobre o pensamento do René Descartes! Discurso do método por exemplo e abordar a questão filosófica de que a única certeza que podemos ter é que "há algo que dúvida em mim". Um abraço de um estudante de Filosofia da Federal do Ceará!
Sugestão de Nerdologia: Datação de fósseis e rochas, falando também um pouco sobre como se sabe a idade da terra e o nível de confiabilidade dos métodos de datação.
Isso é relativo. Primeiramente temos que analisar a experiencia, pois avós já não são pais inexperientes. Segundo que os avós podem corrigir os erros que cometeram com os filhos e por ultimo, os avós mimam os netos, fazendo somente a parte boa e deixando a parte de brigas e cobranças para os pais.
porque como pai vc tem responsabilidade por formar uma cidadão, dar limites, ensinar as coisas de maneira correta, que por vez se traduz em ser "ruim" as vezes para seus filhos a fim de lhe ensinar algumas mesmo quando ele nao quer aprender ou nem sabe que esta aprendendo a ter limites e responsabilidade. Agora quando vc é avô, essa responsabilidade é do seu filho (o qual vc ja ensinou muito bem), e portanto cabe apenas curte o seu neto, que passa para ele que vc é um avô legal.
Se eles fizessem, eles mostrariam como realmente era e não a versão romantizada que tá na sua cabeça, e eu tenho certeza que você não gostaria do vídeo.
Faz um nerdologia sobre o limite da biologia, exemplo: seria possível existir um ser orgânico vivo do tamanho de um planeta? ..Quão forte um músculo pode ser? entre outros.
Átila, por favor, se puder me responda: "Computing machinery and intelligence.", "From Eliza to Internet: A brief history of computerized assessment." e "Minds, brains, and programs." possuem tradução para o Portugues? Quero fazer uma aula de História para os meus alunos com esta temática, mas infelizmente não domino muito bem a língua inglesa. Abraços e sucesso!
Meu Deus! Que emoção! Sou seu fã Átila! Muito obrigado pela resposta! Vou fazer a pesquisa aqui! Quero muito abordar este tema de forma interdisciplinar neste bimestre com os meus alunos! Um abração pra ti! E um abração tbm para a galera do Jovem Nerd! o/ !
Exercício interessante. Adoro Stanley, sempre é bom lembrar 2001 - Uma Odisseia no Espaço, é também sua sequência 2010: O Ano Em Que Faremos Contato. E, claro, computadores não tem alma.
Um livro muito que trata disso e não foi citado é o "How To Create a Mind", escrito por Raymond Kurzweil, o mesmo de "The Singularity is Near". O Átila não chegou a citar isto, porém damos o nome de singularidade ao evento de quando os computadores adquirirem "consciência". A partir daí eles poderiam projetar melhorias para eles mesmos e o desfecho para a humanidade é incerto.
Átila na verdade essa sinopse de westworld é do filme de 1973, a série usa só a mesma premissa, mas a estória é bem diferente. Ótimo vídeo como sempre, a série já me intrigou bastante com essa questão de consciência nas máquinas e até onde vai a moral e ética com relação a isso
Mangaká preguiçoso da porra, e o Hunter 2011 só aconteceu por causa da esposa e do cunhado dele que ambos faziam toda a direção do Anime, e eles terminaram tudo o que tinha de Mangá, e até agora ele n lançou nada novo
O video se tratou de consciência não em almas o que é realmente plausível...No entanto se conseguirmos criar uma intelegencia artificial completa e perfeita, sim teriamos consciência... Ou seriamos irmortais... Como visto em chappie.
Imagino que a humanidade, desde o seu começo, pensou o seguinte olhando para si e tentando analisar a sua consciência: "Eu sei que estou vivo, eu penso e consigo analisar as coisas. Mas o que acontecerá com a minha consciência quando eu morrer? O que acontecerá com a minha consciência? Ela simplesmente acabará? Ela simplesmente sumirá? Não. Não consigo entender isso. Não posso concordar com isso. Não é possível que a minha consciência simplesmente acabará! Já sei! Na verdade o que existe é uma alma e quando eu morrer essa alma sairá do meu corpo e irá para algum lugar, mas não sei para onde. Isso! Essa ideia eu aceito. Eu consigo imaginar isso. Minha consciência não pode simplesmente acabar. Mas a minha consciência poderá ir para diversos lugares. O lugar que ela irá dependerá das minhas ações na terra." É mais fácil para a concepção humana pensar nessa forma. Porém, conforme o Átila disse acima - e eu fico mais confortável pensando desse jeito - a consciência é apenas uma interação entre células nervosas. Simples assim. Morreu, perdeu a consciência. Várias religiões em todo o planeta tem a sua versão para isso. Quem está certo? Não sei. Não tem como saber (ainda).
Para dizermos que um computador ou programa é "vivo" ele teria não apenas que parecer conosco mas também ser capaz de acumular informação, desenvolver soluções (raciocinar) e criar seu próprio sistema operacional (personalidade), como os humanos.
Caraca , esta cada vez melhor , o mais interessante que devido a certas situações na vida já parei para pensar se as pessoas ao meu redor na verdade seriam apenas seres programados a reagir , sem necessariamente sentir algo pela situação . 😐
Cara, que episódio foda!! Aos que curtem o assunto, não deixem de assistir os dois filmes mostrados, Her e Ex Machina, vão dar muito o que pensar... ;)
Para sabermos se algo tem consciência é neccessário definir/descobrir o que é a consciência. Não tenho como demonstrar, mas após muito pensar minha melhor hipótese é que a consciência é uma entidade emergente sustentada por um processo que se estende ao longo do tempo. Uma entidade emergente é uma entidade que surge a partir de outras entidades não diretamente relacionadas, como um anel de metal, por exemplo, os átomos de metal a princípio não tem qualquer relação com um anel, mas quando arranjados de uma certa forma podem dar origem à entidade "anel". A vida em si já é uma entidade emergente que surge de um processo, o que distingue uma coisa viva de uma inanimada é o dinamismo autosustentável. Assim como seres vivos são feitos de partes não vivas (átomos, moléculas, membranas, etc), a consciência não é feita de consciência, ela é o que emerge de um processo que ocorre sobre outro processo, a interação entre os neurônios que existe sobre o processo da vida, no caso. Mas, a princípio não há restrição sobre qual são os processos base que sustentarão a consciência, poderia ser até mesmo uma interação entre pessoas, desde que obedecessem determinadas regras de interação (um sistema de governo não centralizado, por exemplo). Poderiam ser também os processos lógicos de um computador ou intereações entre partículas em um meio.
Esse Nerdologia me lembrou muito o Anime Chobits na relação entre humanos e suas robos e a discussão até o final do manda se as Maquinas tem sentimentos ou não, e é explicado muito bem no ultimo volume do Manga.
Átila!, você esqueceu de recomendar o " Como Criar uma Mente" do Ray Kurzweil. Nele, ele mostra que até o começo da próxima década, teremos capacidade computacional pra simular um neo cortex humano. Li esse livro após vocé recomendá-lo e faltou nesse episódio!!!
+Nerdologia /sugestões: 1°: Analizando: Poder e habilidades dos Cavaleiros do Zodiáco. 2°:Analizando: Sonic The Hedgehog (e formas alternativas como Super Sonic) 3° Analizando: Força de Saitama (One Punch Man) 4°Poderes elásticos 5°Funcionamento de artefatos místicos da ficção (Ex: Mjonir; aneis dos lanternas; jóias do infinito...)
Coincidência ou não vi duas coisas essa semana que falam sobre esse msm assunto! 1 Transcendente filme Com Johnny Depp , que fala sobre uma inteligencia real transformada em digital ! (o filme e muito mais que isso , não irei dar spoilers a mais!) 2 uma entrevista de um robô (IA como preferir ) dando uma entrevista falando que tinha alma !
Li o titulo deste vídeo pra minha esposa e ela riu, eu ri, o computador riu.. silencio...atirei no computador. Ta tudo bem agora.
Guia do Sobrevivente tadim do compiuter
Kkkkkkkkkkkkkkk
Guia do Sobrevivente kkkkkkk
Guia do Sobrevivente meu celular não gostou disso
Ta demente ?? Kkkkkkk
Eu estudo Ciência da Computação, e fico com essa questão, se olharmos no micro do nosso ser somos matéria não-viva agindo em um padrão tão complexo que consideramos vivo, então porque é que um algoritmo muito complexo não pode um dia ser considerado "vivo"?
Ai é que esta amigo
É um algorítimo, é simplesmente uma resposta pré-pronta. Não somos matéria não viva, matéria não viva deu a vida a matéria viva que nos forma, cada célula do seu corpo é um ser vivo. Ao contrario de um robo que é um ser 100% morto pré programado para responder a sons / textos que ele sequer compreende.
*****, Mas existem algoritmos probabilísticos, não possuem uma resposta pré-pronta, mas faz melhor que qualquer método matemático (que teria uma resposta pré-pronta)!
Assim como é o nosso mundo, as relações atômicas, moleculares, celulares e por ai vai são todas estocásticas, nenhuma delas tem uma resposta de ante-mão!
Daniel Francisco Silva
Vejamos se entendi
Se eu falo com um robô e ele tem
25% de chance de achar que estou certo
25% de chance de achar que estou errado
25% de chance de me xingar
25% de chance de ficar quieto
E de cada uma dessas opções saiam mais 4 caminhos de 25% cada e por ai vai
Ele tem consciência?
Provavelmente não, afinal todas as respostas são pré prontas, e se não são pré prontas são retiradas de um banco de dados, no caso da maior parte dos robôs atuais, a internet, ou conversas passadas.
*****, isso vai depender da arquitetura que vou adotou, no caso desse exemplo que você deu é um algoritmo simplista demais, que possui apenas uma árvore de decisão. Agora imagine um robô que precise rodar algo como algoritmo genético na hora de te responder, ainda não é uma inteligencia artificial, mas já não é tão quadradinho. E além disso, o que garante que os seres humanos não são tão limitados e pré-prontos?
Tem coisa melhor do que um Nerdologia pontual?
Nerdologia todo dia, rsrs. Podem ser de outros temas como o de História que é toda terça
Um Nerdologia extra
aaa miseravi, a Sertou di novu
Dois nerdologias pontuais
Maionese....
Alan Turing grande homem!!
4:30 Admita que já pensou nisso várias vezes
eu pensei nisso. você talvez não, já que é um robô. kkk
Será que não é você o robô por aqui ? O.o kkkkkk
Cara, que pesado isso.
show de Truman cara
Kkk , identico a mim
Ae Átila voce vai fazer um nerdologia sobre deficit de atenção??
tem algum nerdologia sobre autismo? seria uma boa
Ele não fez, mas participou do Nerdcast 535, que fala sobre o assunto.
Tem um Nerdcast sobre isso, uma hora sobre TDAH (deficit de atenção) jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-535/
Eu tenho Deficit de atencao e fiz tratamento com um dos melhores neurologistas do país, eu tomava até um remédio bem caro que na verdade mi deixava com um certo foco realmente mais em compensacao era como si a minha criatividade e minha imaginacao fossem bloqueadas, para eu criar ou projetar algo era bem difícil, entao optei por parar o tratamento e hoje atualmente sou engenheiro em um setor de criacao em uma enorme empresa de tecnologia
Faz Um Nerdologia Sobre :
Clonagem
O Homem Lagarto
Edição do DNA
Sobre A Evolução Do Homem
Dr Estranho e Outras Dimensões
Lagarto do Homem-Aranha? Seria interessante
O que quer dizer com "edição"?
Rodrigo Appendino alteração de DNA depois de velho
Rodrigo Appendino uma alteração do DNA também conhecida como Crispr
ia ser muito foda pena que ele nunca faz uns videos das ideias que damos ...
Vendo esse video em 2024 e é inrcrevel como ele envelheceu rapido lkkkll a area de IA avançou tanto que praticamente tudo que o Átila fala ja está desatualizado. Imagina como vai estar em 2030 ou 2040?
Partindo do pressuposto que a consciência respeita noções matemáticas, como tudo no Universo, então todos os fenômenos são dotados de alguma forma de consciência. O nível de consciência humano, ou de qualquer outro ser vivo, seria nada mais do que a união de fatores para responder apropriadamente ao seu ambiente imediato. Deste modo, se uma máquina consegue satisfazer as condições para responder e interagir apropriadamente com seu ambiente imediato, compreendendo as causas e consequências de suas ações, gerando uma noção de eu e outro, esta máquina, embora não totalmente individualizada, respeitará certos parâmetros de consciência e deve ser respeitada pelo nível consciencial que atingiu. O mesmo principio se aplica a um cachorro, que embora não tenha as ferramentas, ou aparato cerebral para compreender a realidade humana, nem por isso deixa de responder a seu ambiente e faz o possível para interagir com um humano. O ponto chave é, se a máquina passa a sentir, ou simular sentimentos onde ela mesma acredita que tais sentimentos sejam reais, e causam impacto na sua cognição, então esta máquina começa a ter direitos do mesmo modo que toda consciência natural, pois respeitar esta artificialidade é respeitar a naturalidade pela qual a nossa própria consciência é expressa, sendo nossa própria consciência real, ou apenas uma simulação baseada em estímulos de uma massa orgânica que chamamos de cérebro.
A chave é levar em conta o que é realmente consciência.
Consciência ao meu ver é compreender o minimo do que lhe cerca. A partir do momento que uma maquina consiga pensar sem uma ajuda exterior, ser consciente sobre o que ela faz e o que acontece ao seu redor, ela é um ser vivo. Acontece que não estamos nem perto disso, maquinas não realmente compreendem o que acontece ao redor delas, é como um jogo de figuras, onde padrões correspondem a uma resposta, é assim que elas funcionam, quando você fala com um desses programas de Chat automático, tudo o que o robô faz é identificar palavras separadamente e pegar dos seu banco de dados respostas correspondentes. Elas não leem realmente, elas não sentem nada quando você diz estar triste, porque elas não tem uma real consciência do que ocorre.
***** Entender a Consciência é entender o Universo e a Deus. É compreender todo o Princípio Cósmico Universal que se manifesta na materialidade através da matemática. Quando o ser humano compreender a natureza da sua própria consciência, ele tornar-se-á mais do que homem. Compreender o que nos cerca é apenas responder a estímulos, é simples e puro processo neurológico. Agora a interação formada pelos processos neurológicos, gerando a mente, e com isso todo o psicológico do ser humano, é a base para que o homem compreenda a si mesmo para além da materialidade. É exatamente esta parte oculta da consciência que nos faz ser humanos, seres conscientes. Criar uma máquina tão perfeita quanto o corpo humano não é assim tão difícil e diria que já temos tecnologia para isso, mas ao criar uma máquina tão perfeita quanto nosso próprio corpo possibilitaria a manifestação de outros processos neurológicos, e quem sabe, a manifestação de outra forma de consciência. Todo o segredo para criar uma máquina como nosso corpo está na nanotecnologia, no entendimento do eletromagnetismo e manipulação do mesmo através de processos físico-químicos, do mesmo modo que ocorre em nossas células e material genético. Neste ponto as máquinas seriam tão perfeitas e similares ao ser humano que não ousaria em chama-las mais de máquinas. Só que aqui estamos falando de dispositivos, autômatos, extremamente avançados, não um cachorro robô que está programado a parecer um cachorro. Neste caso, tais autômatos mereceriam todo o respeito, pois são um reflexo de seus mestres, criados a imagem e semelhança do mesmo... o que parece um tanto familiar.
Jorge Filho Não tem nada haver com nanotecnologia, muito menos electromagnetismo, tem haver com programação pura, se conseguirmos criar um cérebro orgânico capaz de pensar, ele não é um robô, é um homúnculo, e ai caimos em outra área filosófica. Entender o Universo e a ''Deus'' não é consciência, se fosse assim nada seria consciente, afinal compreender o universo esta a muito a frente de nós.
***** Programação pura se falarmos das máquinas toscas que temos hoje. Para manifestarmos ou simularmos a consciência que temos nos mais simples dos animais é necessário um entendimento maior das leis e princípios por trás dos aparatos físicos dos mesmos. O cérebro não precisa ser necessariamente orgânico, mas pode levar em conta princípios encontrados nos organismos, sua base molecular pode ser baseada no cilicio, não no carbono. Não, entender o Universo e a Deus não é consciência, é apenas entendimento, mas este entendimento pode levar a um eventual esclarecimento dos princípios que nos animam como seres vivos. Agora não limite a consciência pelo tipo de consciência que percebemos como seres humanos, pois ser humano é apenas uma das infinitas formas que a Consciência toma.
+Jorge Filho Segundo Raymond Kurzweil a singularidade será atingida por volta de 2045 e homem e máquina irão se fundindo em um só corpo, nessa sociedade será normal isso e ver por aí humanos melhorados com nanorobôs no corpo, segundo ele no fim desse século já teremos humanos assim, é interessante pensar sobre isso.
Baidu tem alma. Reencarna no seu computador por gerações, mesmo ele morrendo
Baidu é um vírus incarnado
Uma vez o baidu sumiu do
Meu computador e aparareceu uma semana depois
@@Deepwebcodigos8154 ele foi passear, visitar os parentes e voltou
Me lembrei do Legion do Mass Effect, quando ele conta a história dos Geths, e demonstra um arquivo de áudio de quando uma unidade Geth perguntou para sua dona se ele tinha uma alma.
que desencadeou a guerra de Ranoch.
Em qual Mass Effect foi isso?
Terceira
Nossa cara, bem lembrado ^^
É muito foda essa parte, ele também começa a explicar que ele é um aglomerado de consciência geth, que tudo o que ele faz na verdade é uma decisão de todos os geths que fazem parte desse aglomerado, dai o nome Legion. Falando em Mass Effect, tomara que esse Andrômeda não seja zoado!
Eu já pensei que sou o único humano e todo mundo é um robô me observando e fingindo ser humanos
Eu ja pensei que todo mundo a minha volta fosse inlusao criada pela minha mente
@@atlasinstrucoes7674 me chama no WhatsApp mano KKK (84)98669737 primeira pessoa que eu posso conversar sobre isso KK que realmente me identifiquei
Eu também!
@@リャン-p8r kkkkk
Agora vou ficar com essa paranoia
Ouvir eu te amo é bom, mas já ouviu o som da notificação do nerdologia?
ae depende , se o 'eu te amo" vim do crush nada supera
hsuasuahasusa bem isso
+jayme paiva que porra de crush, é pitanguinha krai slk
kkkkkk vdd :v
Bem isso!!! kkkk
A ideia dessa Westworld é fantástica. Ainda vou ver.
Vi o primeiro episódio, é da hora, apesar de saber o que vai rolar, o suspense é foda demais rs
Muito bom!
Quantas libras você pesa?
Átila, faz um Nerdologia sobre *Computação quântica*. Isso é claro.. Sobre o que se sabe até agora (que é quase nada) e sobre o número de soluções e problemas que esta pode trazer (resolução de inúmeras equações e cálculos que hoje não tem resposta, encriptação atual sendo facilmente quebrada e até o desenvolvimento da inteligência artificial).
Alguém mais fala "Eu sou Átila, Biólogo, pesquisador" sincronizado com ele? ^^ :D
eu uahsuahs
mentalmente sempre falo.... hahha
sempre falo
mas sempre paro no final pq n sei oq ele vai falar
Eu não.
quem nunca?
Olá Atilan, sou o Délcio de angola formado em gestão empresarial (Manegment enterprise) e sou apaixonado pelo vosso canal que muito esclarece as minhas duvidas de Historia e ciência, tanto que recomendo para colegas, familiares e amigos. mas gostaria de fazer um pedido especial...
será que vcs podem fazer um vídeo que fala sobre a Circuncisão? onde vcs podem explicar porque somos circuncidados, quais os benefícios e malefícios da circuncisão? e o Felipe pode falar da Historia da Circuncisão, como surgi e porque?
Atila faz um nerdologia falando se seria possível ´´fazer`` animais extintos
pode ser
Boa, tipo Jurassic :v
Nada é impossível...
Rafael Lucas Rafael, cara de papel. hahah te zuei
Sem querer estragar seu sonho, mas estragando... Não tem como para espécies muito antigas, infelizmente. O DNA se degrada muito rápido, e precisaríamos achar um genoma inteiro, sem faltar nadica. Outra coisa que não permite também seria a atmosfera atual, se conseguíssemos replicar um dinossauro, por exemplo, talvez ele não conseguisse sobreviver nas nossas condições.
Porém, se tivermos amostras de DNA de espécies extintas bem recentemente, provável que dê certo.
e msm que possivel onde esta o habitat natural desses animais pra eles viverem
6:00 - já faz 5 anos que eu espero esse tempo. E tenho fé q um dia sai!
SIm, tbm tô esperando. Bora Atila!
"Ser consciente é um tormento
Quanto mais aprendemos, menos entendemos
Cada resposta contém uma nova busca
Uma busca para a não-existência, uma jornada sem fim
Eu não tenho medo de morrer! Eu tenho medo de estar
Vivo sem saber disso" Epica - Sensorium.
Melhor referência, adoro essa música
O jogo no filme não aparece mas é muito bem citado e, inclusive, toda aquela trama que corre sem que Turing conheça ou até mesmo o jeito de contar a história é uma exemplificação do jogo da imitação. Além, é claro, da clara referência e citação quando ele está sendo interrogado pelo detetive.
Fora isso, vídeo incrível como sempre Átila
Antromorfizamos as coisas? Eu sempre vejo uma carinha nos faróis e grades dos carros! XD
kkkkkkk tem carro que parece que tá sorrindo.
Pareidolia
Saulo Freitas Nunca tinha ouvido falar. Já dei uma Googada, valeu!
Quem nunca colocou uma cara na comida ou não criou um rosto com materiais que existem pela casa.
Isso é bacana. Dê uma olhada em "deep learning"
4:26 caraca, eu ja pensei sobre isso antes.
Todo mundo que ja viu matrix ja pensou
eu pensava nisso quando era criança, ficava me imaginando o protagonista de algo grande, que as pessoas ao meu redor fossem "atores". E isso foi antes de eu assistir Matrix ou The truman show.
Eu achava que tinha sido só eu......
É um problema filosófico bem conhecido chamado solipsismo. Dá uma olhada sobre.. :)
achava que fosse o único kkkkk
Átila, faz um nerdologia, sobre o NZT-48, do filme 'Sem Limites', mas por favor, não estrague meus sonhos! kk
deixa queto cara gosto tanto da quele filme
Deixa que eu estrago: É impossível cara! Sinto muito. :\
Ele já explicou algo que tem a ver, não lembro o episódio. Tipo todo mundo usa 100% do cérebro, porém não todo ao mesmo tempo, usamos um pouco pra cada tarefa específica. Pra usar 100% igual no filme, nosso cérebro ia precisar de quantidades absurdas de energia, mais do que conseguimos fazer comendo sem parar. Praticamente equivalente a ligar o dedo na tomada, mas como nosso corpo não aguenta descargas elétricas fortes demais isso se torna meio impossível. Talvez daqui uns 5000 anos possamos ligar um processador no cérebro e conectar em uma bateria e assim ficarmos bem inteligentes como o carinha do Sem Limites
Pow, seria bacana eles abordarem esse assunto do nzt, aliás o filme Sem limites é um ótimo filme.
up
Vamos nessa, o que seria a consiencia? algo que você faz ou pensa por vontade propria até mesmo deixando se deixar influenciar por vontade propiá , o pc normal não tem consiencia e sim um processador no lugar onde entram dados e eles simplesmente processa! Então acho que um PC , AI ou Robot so vai ganhar uma "Alma" no momento em que ele não tiver mais processador e sim algo que faça ele pensar naquele dado,a té mesmo antes de entrar ( Sou estudante de Ciência da computação e to fazendo pesquisas em AI, então fiquei muito interresado no video, bem bacana!)
+Nerdologia Este tipo de assunto é realmente muito complexo pois apenas dizer que máquinas nunca vão ter consciência só porque são artificiais é limitar demais nossos horizontes. Se nós somos seres conscientes por sabermos que somos humanos e entendermos nossa relevância dentro do contexto atual, porque uma máquina não poderia ser consciente tendo em vista que ela sabe que é uma máquina e entendendo da mesma forma que nós sua relevância dentro do mesmo contexto.
Dizer que elas não tem consciência só porque foram criadas por nós (ou não) é pensar de forma muito limitada. Até porque, quem garante que NÓS também não fomos criados?
Como sempre, ótimo vídeo!
Grande abraço!
Digitei esta resposta com os pés por que minhas mãos estão te aplaudindo. Parabéns, cara
Joguei muito Mass Effect! suhaushauhsausa.
Era amigão do Legion... melhor AI que já conheci em todos os jogos!
Mas falando sério agora... se uma máquina sabe o que é, entende seu papel dentro do contexto em que ela está inclusa, isso não é ter consciência?
Na minha opinião consciência é muito diferente de se ter uma alma. Acho que máquinas poderiam sim ter sua própria consciência, tomar decisões baseadas em seu comportamento e funcionamento, só não sei como seria ter sentimentos.
Quando você ensina uma criança o que é certo e errado, programar uma máquina com estes parâmetros não seria praticamente a mesma coisa? Se você programar uma máquina e dizer para ela que é errado matar, por exemplo, ou que ajudar outras pessoas ou seres é certo, não é a mesma coisa que você pegar uma criança e ensinar ela justamente na fase onde ela mais absorve informação?
Claro que os sentimentos humanos são muito mais complexos que isso, mas estamos tratando sobre consciência por enquanto. Se uma máquina sabe o que é e entende o que aconteceria com ela caso fosse destruída, será que ela não teria consciência disso e não criaria um instinto de auto preservação?
Complexo isso não?
É bem complexo sim, e é por isso que eu espero que leve alguns anos para chegarmos á este ponto. Não por que "elas vão dominar o mundo" ou algo assim, mas sim porque a humanidade ainda não está pronta para um avanço tão extremo.
Muitas pessoas literalmente entraram em pânico quando viram um vídeo onde um robô NAO não quis pular da mesa pois ele podia se danificar com o impacto, Quanto mais um ser que pensa e age como nós, com personalidade e opiniões próprias.
Assista o filme Transcendente do Johnny deep é muito foda, recomendo. O anime Animatrix tbm aborda esse assunto.
As máquinas falam que são vivas e os humanos não as encaram como vivos e tentam destrui-las.
Pensou exatamente o que penso. Se uma IA é uma "cópia" da inteligência humana, por que não podemos "ensiná-la" da mesma forma que ensinamos as crianças? Ou, pelo menos, tentar programar uma IA a pensar da mesma forma que um adulto pensa, meio que sendo uma cópia deste.
8:15 - Eu amo esse cara cada vez mais!!!!!
Yoshihiro Togashi nunca vai terminar sua melhor obra.
4:26 Meu Deus!Isso já passou pela minha cabeça!Ninguem está sozinho!
Belo patrocínio (Y) A série é foda, bem coerente com o tema.
Sim uma das poucas vezes q a propaganda é bem útil, me interessei bastante na série
o primeiro episodio e tão foda que da vontade de bater punheta assistindo ;-;
Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas e um dos conteúdos passados para a turma na matéria de Tópicos da Computação foi esse vídeo. Fiquei muito feliz de ver um canal q gosto sendo usado como material
Um ótimo filme relacionado a este assunto de inteligencia artificial, teste de turing é o filme Soldado do Futuro, ótimo, recomendo assistirem!
4:28 eu já pensei em algo assim muitas vezes, é a primeira vez que eu vejo outra pessoa falando disso, desde criança eu fico imaginando "e se todo mundo está apenas fingindo que tem uma vida normal e só eu que não sou assim".
*faz nerdologia Gato de Schrödinger*
Veja no Ciência Todo Dia
Gostei, trouxeram filosofia da mente para um público que suponho que detestem filosofia e a maioria nem percebeu. Muito bom!
Quando a ciência/tecnologia esbaram na filosofia.
MaiQ Silveira A todo momento isso acontece. Os fundamentos e as bases de todas as áreas do conhecimento estão na filosofia !
@@Episteme1997 lindamente respondido e digo mais a filosofia é a raiz de todas a Ciências.
Filosofia é a mãe de todas as ciências
Nerdologia de Filosofia da Mente! Perfeito Átila, você poderia abordar a Filosofia mais vezes no canal, tenho certeza que o público adoraria!
DICA: Vocês poderiam falar sobre o pensamento do René Descartes! Discurso do método por exemplo e abordar a questão filosófica de que a única certeza que podemos ter é que "há algo que dúvida em mim".
Um abraço de um estudante de Filosofia da Federal do Ceará!
4:27 eu penso nisso e é perturbador
Sugestão de Nerdologia: Datação de fósseis e rochas, falando também um pouco sobre como se sabe a idade da terra e o nível de confiabilidade dos métodos de datação.
Nerdologia: Por quê pais ruins são ótimos avós ?
Caramba! Tb gostaria de saber,
Isso é relativo. Primeiramente temos que analisar a experiencia, pois avós já não são pais inexperientes.
Segundo que os avós podem corrigir os erros que cometeram com os filhos e por ultimo, os avós mimam os netos, fazendo somente a parte boa e deixando a parte de brigas e cobranças para os pais.
Porque oque não fez (de bom) com seu filho, quer se redimir com seu neto
porque como pai vc tem responsabilidade por formar uma cidadão, dar limites, ensinar as coisas de maneira correta, que por vez se traduz em ser "ruim" as vezes para seus filhos a fim de lhe ensinar algumas mesmo quando ele nao quer aprender ou nem sabe que esta aprendendo a ter limites e responsabilidade. Agora quando vc é avô, essa responsabilidade é do seu filho (o qual vc ja ensinou muito bem), e portanto cabe apenas curte o seu neto, que passa para ele que vc é um avô legal.
remorso
Adoro quando conceitos tão absolutos que são quase invisíveis acabam questionados.
Gostaria de um Nerdologia História sobre a Monarquia brasileira.
up
*Ave Império*!!!
Se eles fizessem, eles mostrariam como realmente era e não a versão romantizada que tá na sua cabeça, e eu tenho certeza que você não gostaria do vídeo.
Para a época, eramos evoluídos, sim.
Faz um nerdologia sobre o limite da biologia, exemplo: seria possível existir um ser orgânico vivo do tamanho de um planeta? ..Quão forte um músculo pode ser? entre outros.
Átila, por favor, se puder me responda: "Computing machinery and intelligence.", "From Eliza to Internet: A brief history of computerized assessment." e "Minds, brains, and programs." possuem tradução para o Portugues? Quero fazer uma aula de História para os meus alunos com esta temática, mas infelizmente não domino muito bem a língua inglesa.
Abraços e sucesso!
Infelizmente não, que eu saiba. Mas O Humano mais Humano é muito acessível e legal de ler, pode ser mais indicado.
Meu Deus! Que emoção! Sou seu fã Átila! Muito obrigado pela resposta! Vou fazer a pesquisa aqui! Quero muito abordar este tema de forma interdisciplinar neste bimestre com os meus alunos! Um abração pra ti! E um abração tbm para a galera do Jovem Nerd! o/ !
Levar Nerdologia pra sala de aula é o destino mais nobre que conheço, brigado pela ajuda :)
Abração
Eu que agradeço demais! Abração o/ !
Hauhauahuahauhau'! Você aqui tbm \o/ !
5:59
Até hoje espero um nerdologia com esse tema. Por favor, Atila
"I'm sorry, DEIVE!" - referência antiga essa, hein? hehe
Que coincidência, hoje tenho prova de sistemas inteligentes e vai cair as definições de I.A, Turing, Sala chinesa/Searle. Valeu Nerdologia ! KKKKKKKK
Exercício interessante. Adoro Stanley, sempre é bom lembrar 2001 - Uma Odisseia no Espaço, é também sua sequência 2010: O Ano Em Que Faremos Contato. E, claro, computadores não tem alma.
Não vejo nenhum problema em antropomorfizar maquinas inteligentes, problema é antropomorfizar células sem consciência.
Átila, faz um nerdologia, sobre Autodidatas e como se torna um autodidata?
"Eu sou o Átila, biólogo, pesquisador e mais conhecido como destruidor de sonhos"
No primeiro nerdologia tech de pokemon go. Ele contradiz isso pela primeira vez kkk
melhor nerdologia que eu assisti, realmente pare pra refletir !!
Alguém notou acho que o ATILA ESTA EM PERIGO, notaram os sinais Chamem a policia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Huehue
Atila, aproveita esse vídeo para falar sobre a Sophia Robô. Assunto em alta e tem tudo haver com esse tema, entre outros do canal.
A skynet é real! A era das máquinas chegou.
Um livro muito que trata disso e não foi citado é o "How To Create a Mind", escrito por Raymond Kurzweil, o mesmo de "The Singularity is Near".
O Átila não chegou a citar isto, porém damos o nome de singularidade ao evento de quando os computadores adquirirem "consciência". A partir daí eles poderiam projetar melhorias para eles mesmos e o desfecho para a humanidade é incerto.
se computadores têm alma ?
eu num sei...
se você quiser saber pergunta pro mettaton ou zenyatta
ou pergunta no posto ipiranga...
OU GLADOS
Nerdologia é o unico canal no TH-cam que mesmo com propagandas o conteúdo é incrível
Vou te dizer que lí o mangá de hunter x hunter, e falta coisa pra caceta pra sair...
Mano, WESTWORLD É SIMPLESMENTE BOM DEAMAAAAAAAAAAIS!!!
Quem tem consciência deve assistir essa série.
Eu sabia que todos vcs eram robôs, toda essa m&rd@ que está acontecendo nesse país não podia ser real.
VC QUE O ROBO SEU ROBOBO
1010100110
Átila na verdade essa sinopse de westworld é do filme de 1973, a série usa só a mesma premissa, mas a estória é bem diferente. Ótimo vídeo como sempre, a série já me intrigou bastante com essa questão de consciência nas máquinas e até onde vai a moral e ética com relação a isso
é Hunter Vs Hunter, seus leite com pera, criados no ovo maltino.
Na real lê-se Hunter Hunter, os X são estilísticos.
Uma vez Hunter Vs Hunter, sempre Hunter Vs Hunter.
me recuso a falar "ranta ranta", se lascar rs. É Hunter VERSUS Hunter, choro é livre!
Hunter vs Hunter. Chora mais carai.
o certo é hiatus x hiatus
Você é extremamente fofo e simpático. Amei o seu sorriso. Parabéns. Os temas dos vídeos também são muito interessantes e instigantes.
Hunter vs Hunter ;-; bate uma tristeza de não ter mais episódios
Mangaká preguiçoso da porra, e o Hunter 2011 só aconteceu por causa da esposa e do cunhado dele que ambos faziam toda a direção do Anime, e eles terminaram tudo o que tinha de Mangá, e até agora ele n lançou nada novo
se eu não me engano ele tá doente
Doente kkkkkkk, fica doente todo ano, desse jeito não vai terminar o mangá nunca.
Tobias :3 justo na melhor parte, espero que o Togashi melhore logo se não eu num sei uq vai acontecer com essa dlc de manga
Ele voltou com o mangá fez uns 10 capitulos que explodiram minha cabeça com aquela luta foda e depois voltou pro hiato.
Faz um Nerdologia explicando por que o Atila é tão fofo.
🔉🎵🚫 só Jesus Cristo salva
esse é o melhor tipo de merchant, vc só percebe no final quando ele fala, diferente do 5 alguma coisa que dá pra saber pelo título
Antes do video: Nao, almas sao conceitos irreais
O video se tratou de consciência não em almas o que é realmente plausível...No entanto se conseguirmos criar uma intelegencia artificial completa e perfeita, sim teriamos consciência... Ou seriamos irmortais... Como visto em chappie.
Alma é a forma com que se refere o cérebro/consciência em Ghost in the shell. Foi uma referencia o nome do episódio
Ah okay, não percebi a referência, pois nunca tinha ouvido falar no mangá...Obg pelo toque.
Como você pode provar que alma é irreal?
Não acredita em alma e essência,mas fazer tal afirmação é tão absurdo quanto dizer que nós estamos sozinhos no universo
confesso que este é o primeiro nerdologia que vou assistir mais de uma vez em seguida... que bicho denso. :) parabéns Átila e equipe.
Alma não existe.
tchau
Imagino que a humanidade, desde o seu começo, pensou o seguinte olhando para si e tentando analisar a sua consciência: "Eu sei que estou vivo, eu penso e consigo analisar as coisas. Mas o que acontecerá com a minha consciência quando eu morrer? O que acontecerá com a minha consciência? Ela simplesmente acabará? Ela simplesmente sumirá? Não. Não consigo entender isso. Não posso concordar com isso. Não é possível que a minha consciência simplesmente acabará! Já sei! Na verdade o que existe é uma alma e quando eu morrer essa alma sairá do meu corpo e irá para algum lugar, mas não sei para onde. Isso! Essa ideia eu aceito. Eu consigo imaginar isso. Minha consciência não pode simplesmente acabar. Mas a minha consciência poderá ir para diversos lugares. O lugar que ela irá dependerá das minhas ações na terra." É mais fácil para a concepção humana pensar nessa forma. Porém, conforme o Átila disse acima - e eu fico mais confortável pensando desse jeito - a consciência é apenas uma interação entre células nervosas. Simples assim. Morreu, perdeu a consciência. Várias religiões em todo o planeta tem a sua versão para isso. Quem está certo? Não sei. Não tem como saber (ainda).
o rapaz deve entender "alma" só como um termo religioso, principalmente católico ou espirita.
Uau, é meio raro achar alguem que pense exatamente igual a vc ;0;
Alma existe.
tchau
Alma pode significar vida ou consciência.
Vida e consciência existem.
Tchau.
Para dizermos que um computador ou programa é "vivo" ele teria não apenas que parecer conosco mas também ser capaz de acumular informação, desenvolver soluções (raciocinar) e criar seu próprio sistema operacional (personalidade), como os humanos.
Nerdologia Top... e o melhor é a musiquinha do fim do vídeo
Caraca , esta cada vez melhor , o mais interessante que devido a certas situações na vida já parei para pensar se as pessoas ao meu redor na verdade seriam apenas seres programados a reagir , sem necessariamente sentir algo pela situação . 😐
Cara, que episódio foda!! Aos que curtem o assunto, não deixem de assistir os dois filmes mostrados, Her e Ex Machina, vão dar muito o que pensar... ;)
Para sabermos se algo tem consciência é neccessário definir/descobrir o que é a consciência. Não tenho como demonstrar, mas após muito pensar minha melhor hipótese é que a consciência é uma entidade emergente sustentada por um processo que se estende ao longo do tempo. Uma entidade emergente é uma entidade que surge a partir de outras entidades não diretamente relacionadas, como um anel de metal, por exemplo, os átomos de metal a princípio não tem qualquer relação com um anel, mas quando arranjados de uma certa forma podem dar origem à entidade "anel".
A vida em si já é uma entidade emergente que surge de um processo, o que distingue uma coisa viva de uma inanimada é o dinamismo autosustentável. Assim como seres vivos são feitos de partes não vivas (átomos, moléculas, membranas, etc), a consciência não é feita de consciência, ela é o que emerge de um processo que ocorre sobre outro processo, a interação entre os neurônios que existe sobre o processo da vida, no caso.
Mas, a princípio não há restrição sobre qual são os processos base que sustentarão a consciência, poderia ser até mesmo uma interação entre pessoas, desde que obedecessem determinadas regras de interação (um sistema de governo não centralizado, por exemplo). Poderiam ser também os processos lógicos de um computador ou intereações entre partículas em um meio.
Os vídeos do Nerdologia estão cada vez melhores!
Parabéns!!
nerdologia sobre artes, pq nos seres humanos damos valor as formas cores som texturas e estamos sempre em uma busca por novas formas
Atila!!!! Nessa vc se superou!!! Parabéns!
as referencias desse nerdologia foram incríveis!!!!! parabéns
Se PC tem alma não sei, mas ja dizia na faculdade, nunca deixe ele perceber que você está com pressa !!!
nunca culpa a máquina mas a peça q esta entre o monitor e a cadeira ;)
MALDITO TECLADO
kkk
Esse Nerdologia me lembrou muito o Anime Chobits na relação entre humanos e suas robos e a discussão até o final do manda se as Maquinas tem sentimentos ou não, e é explicado muito bem no ultimo volume do Manga.
Átila!, você esqueceu de recomendar o " Como Criar uma Mente" do Ray Kurzweil. Nele, ele mostra que até o começo da próxima década, teremos capacidade computacional pra simular um neo cortex humano. Li esse livro após vocé recomendá-lo e faltou nesse episódio!!!
amigo,seu canal é simplesmente melhor de todos que estou inscrito no TH-cam. parabéns
+Nerdologia /sugestões:
1°: Analizando: Poder e habilidades dos Cavaleiros do Zodiáco.
2°:Analizando: Sonic The Hedgehog (e formas alternativas como Super Sonic)
3° Analizando: Força de Saitama (One Punch Man)
4°Poderes elásticos
5°Funcionamento de artefatos místicos da ficção (Ex: Mjonir; aneis dos lanternas; jóias do infinito...)
"Transcendence" é um filme que trata muito bem do assunto
Feliz aniversário atrasado Átila!!!
apenas agradece meu professor !!! como sempre uma otima aula kamem.
Essas discussões que a serie trouxe são boas para refletir
Coincidência ou não vi duas coisas essa semana que falam sobre esse msm assunto!
1 Transcendente filme Com Johnny Depp , que fala sobre uma inteligencia real transformada em digital ! (o filme e muito mais que isso , não irei dar spoilers a mais!)
2 uma entrevista de um robô (IA como preferir ) dando uma entrevista falando que tinha alma !
é legal citar aquele robô feito pra simular emoções humanas que impediu a saída da pesquisadora, exigindo abraços.
Sempre mitando, átila :3
***** madeinjapan.com.br/2009/03/10/no-japao-robo-que-simula-emocoes-apresenta-obsessao-por-pesquisadora/ , tecnologia.terra.com.br/robos/robo-programado-para-amar-tem-ataque-obsessivo,2208ea1f807ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html , forum.imasters.com.br/topic/334929-robo-programado-para-amar-tem-ataque-obsessivo/ etc
MARAVILHA ATILÁ PARABÉNS IRMÃO.
Explodiu minha cabeça. Excelente episódio, como sempre !
Nerdologia nunca decepciona.
Esse assunto é fascinante, espero um dia ver algo semelhante ao que acontece com as maquinas em Futurama haha.
Meus parabéns pelo excelente vídeo!
Agradeço desde de já
Sugestão de tema: Coringa. Desde a psicopatia do personagem a quanto essa atuação pode ter deixado o ator surtado e confuso.
gostaria que ele falasse que uma alma também pode ser um programa. se alguém ver isso um dia saiba que nunca estamos sozinhos
Alan Turing! Minha inspiração!