Um romance que divide opiniões: “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 10 ก.พ. 2025
- “O Morro dos Ventos Uivantes”, de Emily Brontë, é uma história extremamente impactante - disso ninguém discorda. Mas, para uns, a obra conta uma emocionante história de amor, enquanto para outros relata uma repugnante história de maldade, mesquinharia e, principalmente, vingança.
Como pode o mesmo livro causar reações tão diferentes?
Neste vídeo, Luiza Pin explica do que trata, afinal, este clássico que chocou o mundo quando foi lançado, em 1847 - e continua chocando geração após geração até hoje.
Para garantir “O Morro dos Ventos Uivantes”, é só acessar: site.literatur...
Acompanhe nossas redes sociais:
Facebook: / clubedeliteraturaclassica
Instagram: / clubedeliteraturaclassica
Threads: www.threads.ne...
A história mais vampiresca sem vampiros que existe !
Show
😂
😂
Melhor comentário
É. Gótico
Já li esse livro 5 vezes, e a cada releitura gosto mais da história. É incrível como a autora descreve minimamente os personagens e, ainda assim, a gente consegue visualizá-los integralmente na nossa imaginação. O livro é uma obra de arte narrativa.
Talvez seja o livro que eu mais reli na vida. Definitivamente é meu preferido!
H. é C., ela mesma o disse, não é à toa que aquilo que ele sente é um reflexo dos sentimentos dela. Ela o ama e se odeia, ao mesmo tempo que ele a ama e se odeia. Ela desejava tê-lo escolhido, ele sabia que seria o escolhido. Ela não sabe por que não o escolheu, ele não sabe por que ela escolheu outro. O amor deles se torna imperfeito por não poder se concretizar, e não se concretiza por ser perfeito demais; essa ambiguidade, ou melhor, essa multiplicidade, torna tudo como um devaneio louco, de um apaixonado que arde em febre.
Sendo sinceros, não podemos negar que qualquer ação praticada teria passado pela nossa cabeça se fôssemos o personagem, de modo que todas as atitudes são naturais, e mesmo racionais, para quem as toma. No entanto, não devemos buscar um sentido lógico na história, pois não foi escrita para isso. Nos é permitido fazer análises intelectuais de Shakespeare, onde todos os personagens são apenas humanos bastante complexos. C. e H. não são carne com sentimentos, como nós humanos, eles são os próprios sentimentos encarnados. Assim, fica claro que nem C., nem H., nem Emily poderiam ter sobrevivido após extrair seu interior apenas para serem capazes de descrever brilhantemente as trevas que rondam no âmago das nossas almas.
Li e amei, muito lindo!!!! Vejo uma história sobre como a mágoa e o rancor podem destruir a sua vida e de todos que estão perto
Pra mim foi um amor ou paixão tão além da vida, que depois que ela morreu, ela virou um encosto, o cara enlouqueceu em vida, pra mim é isso
Nossa como vcs mulheres são perfeitas.
Inteligentes com uma sensibilidade incrível a cada dia que passa me apaixona mais pelas as mulheres.
Ah, eu queria uma análise completa. Até do ponto de vista filosófico. Eu super entendo que O Morro dos Ventos Uivantes é uma história sobre vingança, mas há muitas camadas aqui.
Inclusive sobre o ‘amor’ entre eles. Porque, no fim, existe algo mais destrutivo que o amor?
Não é romantização, mas eu acho que é a ideia que Emily Brontë tão brilhantemente escreveu.
Li , e reli , e reli . Tenho 3 edições. Sem dúvida, essa do Clube será a mais linda. Acho que , o que me atrai no livro é imaginar a casa , a paisagem.
“O sonho do oprimido é se tornar o opressor.” Por isso o Heathcliff volta rico para se vingar.
Nunca vi tanta RAIVA em um livro, nem mesmo os livros de terror tem tanto ódio. Catherine e Heatclif( sei lá como se escreve) são extremamente odiosos e loucos, não tem nada de romance nos dois. E ela foi muito tóxica com o marido, fazendo ele se envolver várias vezes com o inimigo e o humilhando, me deu ódio que ele ficou com ela até o final mesmo ela não escolhendo ele e culpando ele o tempo todo. Kkk☠️☠️☠️
É preciso tentar entender tbm o contexto da história e da época, eles moravam isolados ela e ele eram muito jovens e existia sim uma importância social (inclusive criticada na obra) para se casar na época. Sem falar no simbolismo da narrativa. É preciso tbm compreender que todos sofrem por consequência dos seus atos e também é importante levar em consideração a personalidade da própria escritora, na época o livro já foi escandaloso e acho genial a Brontë ter feito o livro sendo narrado por uma personagem “secundária” deixando aberto assim aos leitores imaginar o que houve quando a Nelly não estava observando. Genial, simplesmente genial. Obrigada Emily Brontë.
@ Eu entendo o contexto e concordo que o livro é super bem escrito mas se tratando dos personagens principais, é inegável que eles são horríveis como pessoa e a gente sempre espera que eles ou se arrependam ou sofram no final o que não aconteceu kk ☠️😅😅😅
Meu livro favorito da vida, já li umas 5x e estou revisando novamente. Cada releitura ele torna mais apaixonante.
Simplesmente espetacular. A história de amor mais louca e linda que eu já vi. Leiam!!!
Meu Deus. Não tem nada de amor ali, só relacionamento extremamente tóxico e muito ódio em todos os personagens praticamente
@@jacquesjr4740exatamente kkkkk fico chocada quando falam isso
@@anabeatrizsantanna3017 e o mocinho lá, batia em mulher, humilhava o próprio filho, passava a perna nos vizinhos. Nem mesmo o Jason do massacre da serra elétrica era tão odioso kkkkk
Já li esse livro algumas vezes, e continuo amando. É um dos meus favoritos da vida.❤
Esse livro é incrível ❤
Ótimo vídeo!
É um amor cruel, vingativo e possessivo, que mexe com praticamente todos os nossos sentimentos, até de repulsa pelo que ele faz. Fiquei com dó dela, do marido e dos descendentes.
Dó dela? Ela é a um exemplo perfeito de mulher tóxica. Era uma mulher louca e asquerosa tbm só que fingia ser uma boa pessoa e colocava culpa nos outros. Completamente doida e repugnante 😂😂😂😂
Qualquer sentimento ou ação baseados em mágoas e rancor, jamais poderá ser chamado de amor.
Só eu que amo a Catherine e o Heathcliff? Não pelas crueldades cometidas por eles, mas pela complexidade dos personagens. Eles são fascinates e os diálogos e declarações de amor me tiraram sinceras lágrimas de emoção.
Acabei de terminar de ler. São 4 da manhã, eu tô com um mix de sentimentos, repulsa, alívio, intrigada. De qualquer forma, devorei as últimas páginas do livro numa velocidade pra finalmente saber o fim do Mr. Heatclif e poder dormir em paz.
Comprei o livro esse ano, já tinha lido a alguns anos e li novamente, adoro esse livro .
Acabei de ler o livro. No começo fiquei confusa. Vou reler. Amei❤ fico imaginando os personagens, o local... Mágico
Que canal bem produzido! Parabéns
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Uma obra de arte!
é bom vcs lerem esse livro antes que ele seja cancelado, pq nos dias de hoje tudo pode acontecer hahaha
Olá. Somente uma pequena correção: a imagem que aparece no vídeo não é de Emily Brontë, mas de sua irmã, Charlotte.
Realmente, é um livro que divide opiniões. Até mesmo o título gera discussões. Mesmo soando bonito em português, "O Morro dos Ventos Uivantes" não corresponde totalmente ao significado do título original: Wuthering Higths, que é intraduzível.
Para mim, é um dos mais ousados e inovadores romances da literatura inglesa no século XIX. É, sim uma história de amor, mas muito diferente de outras publicadas no período. Também neste aspecto é um livro atípico, com um casal de protagonistas (Catherine e Heathcliff) que destoa totalmente dos padrões de outros casais de obras românticas, a exemplo dos romances de Jane Austin.
Mas, apesar de ambos serem dotados de uma natureza selvagem e um comportamento violento e agressivo, o sentimento que nutrem um pelo outro é de amor verdadeiro e tão intenso, que desafio os limites entre a vida e a morte. É justamente o modo como descreve esse amor sem medidas, o que torna "O Morro dos Ventos Uivantes", um romance inesquecível e arrebatador.
Vejo também uma história sobre como o rancor e a mágoa podem destruir a sua vida e de todos que estão a sua volta
@@elisacarneiro9557 Sim, Elisa. Concordo totalmente. É uma história na qual o amor e o ódio se misturam em igual medida, com consequencias dramáticas para o casal de protagonistas.
@@elisacarneiro9557 Sim, Elisa. Um dos temas amplamente explorado pela autora no romance é o da vingança. Sem quer dar spoillers, mas quem leu a obra, sabe que as atitudes vingativas de um personagem afetam brutalmente a vida de todos que convivem com ele. Principalmente, de outra personagem que devido a isso, é levada ao isolamento e à loucura.
A sua definição desse Livro é P E R F E I T A! A Relação de Catherine e Heathcliff é metafísico! Do meu ponto de vista a morte de Catherine "matou" a alma de Heathcliff, afetou seu discernimento deforma profunda e ele se tornou contraditoriamente vítima e culpado desse ódio selvagem incontrolável! Um abraço! P.S.: Esse é o livro da minha vida.
@@mmguerreiradaluz Muito obrigado. No caso de "O Morro...", meu comentário não é e não pretende ser uma definição perfeita do livro. É a minha interpretação sobre ele e tem várias, uma vez que trata-se de um clássico da literatura.
Li e adorei ouvir esta análise. Um livro que nos acompanha e traz muitos chamadas para refletir.
Amo amo amo essa obra !
Eu terminei há pouco dias e estou apaixonada. É um livro fora do clichês personagens são retratos da nossa sociedade ,sentimentos que são mais que reais.
Com exceção de villette e Shirley, eu gosto de tudo que essas três irmãs escreveram
Quando eu for reler esse livro, agora na edição do Clube, vou verificar com atenção algumas passagens pra ver se a autora cometeu uma imprecisão com relação à diferença de idade entre Cathy Earnshaw e Isabella. Isso me ocorreu relendo algumas anotações que fiz numa edição bilíngue da Landmark, o que me permitiu descartar erro de tradução.
A questão é que, no Cap. VI, é dito que Isabella, então com 11 anos, é apenas 1 ano mais nova que Cathy (que teria, então, 12). Daí que, no Cap. IX, Nelly diz que Cathy está com 22 anos, e 3 anos se passam até o casamento dela com Edgar, quando ela teria, então, 25, e Isabella, 24. Só que no Cap. X, depois do casamento de Cathy com Edgar, é dito que Isabella tem 18 anos, o que é uma incongruência com as passagens do livro dos capítulos anteriores. O que será que a Luiza Pin acharia disso? 😁😁
Eu fiquei muito confusa com as idades kkkk mas não voltei para conferir
Já li e reli várias vezes ❤
Meu livro favorito!
É preciso tentar entender tbm o contexto da história e da época, eles moravam isolados ela e ele eram muito jovens e existia sim uma importância social (inclusive criticada na obra) para se casar na época. Sem falar no simbolismo da narrativa. É preciso tbm compreender que todos sofrem por consequência dos seus atos e também é importante levar em consideração a personalidade da própria escritora, na época o livro já foi escandaloso e acho genial a Brontë ter feito o livro sendo narrado por uma personagem “secundária” deixando aberto assim aos leitores imaginar o que houve quando a Nelly não estava observando. Genial, simplesmente genial. Obrigada Emily Brontë.
Sem duvidas, meu romance favorito.
Nunca li o livro, mas amo a música. É um misto de romance com sentimento gótico.
Finalmente alguém me convenceu a ler esse livro❤.
É bem isso que vc falou. O início não pega tanto mas depois que engrena parece que você não consegue largar até acabar! É um livro que mostra o pior do homem mas é excepcional!
No meu ranking de raivas literárias se encontra :
1- Morro dos ventos uivantes
2- Laranja mecanica
Dois animais querendo dormir um ao outro, pronto, desabafei.
❤meu livro favorito da vida!!!
Lembrando que o Heathcliff não queria só se vingar. O rancor dele foi o Hindley (rebaixando ele de um direito que era dele) ter impedido o casamento dele com o amor da vida dele. No livro ele mesmo fala que ele iria voltar, matar o Hindley e depois se matar, mas história se desenrola. O único rancor dele foi ter sido separado do seu amor.
Ansiosa para o meu chegar!
Comprei este livro, mas estava com receio de não gostar. Decidi ler logo😅, vim aqui para ter uma noção do que esperar!
"Nunca mais passarei fome"😂😂😂😂Quem n lembra?😂😂
Amo essa obra.
Livro perfeito ❤
esse video me ajudou muito, comecei o livro sem intender nada
Acho fascinante mexe com todos os sentimentos de amor e ódio
Atualmente, antes de ler um clássico, venho procurar se há alguma resenha aqui no canal do clube.
Os dois eram tóxicos tanto kathy quanto Heathcliff😂❤
Estou lendo pela 4a vez. Amo. ❤
Não sei nada sobre esse livro, e estou interessado em começar a ler, logo logo kkkkk assim que chegar 😁
Termina de contar, por favor. Faz parte 2. Tem uma série do livro, essas partes de cena que passou é de onde ?
As cenas são do filme de 2009
a música de fundo
Li e não achei nada demais. Eu comecei a ler na escola, há uns 30 anos atrás mas não terminei. Continuei recentemente em audiobook aqui no youtube. É interessante mas não me cativou.
Super ansioso para ler ❤
Adoro esse livro. Só não suporto a Cathy e o Heatchcliff. Mas sem as ações reprováveis deles não existiria o enredo envolvente da Emily Brontë.
Caramba vou comprar os livros c
Bota um link aí minha amigas daqueles que você ganha porcentagem
❤
Um livro que a ambientação e Escrita são impecáveis. Mas pra mim. Todos os personagens são tão desprezíveis. Um baita livrão.📖
Minha mãe me presenteou com este livro mas ainda não tive tempo de ler.
SOU homem e SEMPRE gostei DESSE romance,PORÉM MUITO TRISTE
Eu me identifico tanto com Heathcliff, na vontade de vingar daqueles que me humilharam e me enganaram, na vontade de ser amado ao ponto de ser assombrado pela pessoa amada porque ela não pode me deixar
Assisti ao filme e n entendi muito. Vou ver se consigo rever.
Exatamente, não é uma história de amor, é de vingança 🥲
O redcliff e quase um conde de monte Cristo. Enriquece da nada e volta pra se vingar
A imagem no começo do vídeo é a Charlotte e não a Emily!
Gostei
Linda amiga 🫶✨
Um dos únicos livros que eu odeio todos os personagens hahaha
Éramos seis bom comentários sugestão
O que falta nesses personagens é uma coisa, terapia, todos sao odiosos e pervesos
Gente comecei a ler, achei bem massento já. Tô querendo desistir
Já li duas vezes - com toda a boa vontade do mundo - mas não me comoveu. Sei lá, não funcionou comigo. Se você gosta, OK: continue gostando, só que EU não gosto 🤷♂
Aff
parabéns, quer um biscoito?
Eu gosto da dualidade de Heathcliff
Ao mesmo tempo bruto grotesco étb sedutor