22 anos, formei na turma de 2019 de aprendiz de marinheiro, abandonei a Marinha (praça) pra voltar a estudar exclusivamente para EFOMM. Arrisquei alto e tô correndo atrás.
@@Lxrxferreira Já leu o edital ? Você pode sim entrar na EFOMM, o que não pode é você ter sido ex-aluno da EFOMM, ou militar de carreira com índice de comportamento menor que "bom"
16 anos, comecei a estudar para EsPCEx. Preferi começar desde cedo para ter mais chances de conquistar meu sonho. Vou prestar o CN para experiência de prova somente.
17 anos rumo a espcex, apanhando na lista de álgebra do nivelamento, sai da escola sem saber o básico de qualquer matéria, mas irei passar com toda certeza, eu não duvido disso um dia sequer. Edit: depois de 3 semanas já estou amassando os assuntos de álgebra. #Nivela filho.
Cara da seu máximo, eu daria tudo pra voltar no tempo e ter sua idade com as informações q tenho hoje, pq não tive orientação e só fui descobrir concurso militar uns anos depois de terminar o ensino médio. Hoje minha meta é a esa, mas daria tudo pra voltar no tempo e ter oportunidade de estudar pra ser oficial
Você deveria ter surgido na época em que eu entrei como soldado 2013/2015. kkk Hoje, mesmo que eu seja advogado, meu sonho era ter sido oficial das forças armadas, mas, não tinha ngm para me orientar sobre isso.
@@matheuspierre8857 Exato. Hoje estudo para carreiras policiais, além de ser uma carreira melhor que a do exército. Forças armadas, a única parte boa é ser aquartelada, são operacionais quando pagam uma etapa nos cursos, mas dps ficam carimbando papéis kkkk mas, na época eu gostava, entrar como soldado foi meu maior erro.
@@luisfelipe1230 acho que carreira de oficiais das forças armadas é tão bom quanto carreiras policias, policial que ganha bem não são todos, oficias começam ganhando salário médio e terminam muito bem
Tá foda estudar pra Epcar, tô com 16 anos e ajudo minha mãe com meus sobrinhos (ambos possuem TEA) não consigo me concentrar, apenas tiro a noite para fazer as atividades escolares e algumas questões. Ainda concílio a acadêmia, mas tenho fé q irei conseguir progredir a cada dia.
Tenho 22 anos e vendo paçoca em Niterói, RJ, para poder me manter. Moro sozinho, não recebo nenhuma ajuda e meu objetivo é passar no concurso da ESA. Infelizmente, este ano não será possível, pois não me inscrevi devido a diversos motivos que não vêm ao caso. No entanto, tenho fé de que Deus vai me abençoar! Também tenho interesse no concurso do CBMERJ, mas meu maior foco é a ESA. Obrigado por fazer vídeos de direcionamento para a molecada Arcanjo, Deus te abençoe meu camarada.
22 anos aqui :/ no meu estado tá pra abrir concurso pm/bm e até considerei fazer porém ainda não possuo habilitação , não iniciei os estudos pq ainda penso na EEAR e acho que seria mais fácil de passar. Tô um pouco decepcionada CMG mesma pq ingressei nesse mundo de concurso militar em 2020 e até AGR nada, aconteceu MTA coisa de lá pra cá, trabalho etc. Tô um pouco perdida, confesso. Tô reorganizando minha rotina, preciso de foco Arcanjo.
Eu passei com 21 para oficial, foi um estudo de um ano, do dia que comecei a estudar até o dia da prova, peguei uma boa colocação, mas assim, eu abri mão de MUITA COISA, faculdade, trabalho, namorada, festas, vida social... TUDO, foquei em um sonho e valeu a pena, estudava em média 8 a 9 horas por dia, não me arrependo e faria tudo de novo, você consegue, basta querer, abraços!
Muitas pessoas falam que o EB é ruim, mas esquecem que a cada dia ta mais dificil de voce se estabilizar e conseguir um bom emprego. Esa nao é mil maravilhas , mas é muito melhor ganhar entre 4 a 5 k por mês e ter uma garantia de vida do que ganhar um salário mínima , e qualquer dia ser mandado embora.
Tenho 16 anos e estou estudando focado para EsPCEx, mas também quero EPCAr. Porém não vale apena estudar focado nela porque ano que vem vai ser minha última tentativa. Caso passar na epcar, não vou perder a oportunidade de ingressar nela.. mas não tem problema caso isso não acontecer, pois ainda tem espcex 2026
Existe a possibilidade do cara se formar em engenharia ou medicina, e posteriormente fazer o concurso que na FAB e MA é até 35 e EB até 32 anos. Depois é possível fazer curso operacional, sendo os médicos tendo maiores chances de fazer esses cursos operacionais, justamente porque sempre é necessário um medico junto com a tropa.
Relato breve = cursei CN 1 ano e meio. Pura ralação fora o estresse mental. Ganhava a época 1080 reais. Sai com 18 anos indo pros 19, com 19 passei na GCM devido ao COVID empossei aos 20. Pois bem, vida civil trabalho tranquilo, não tem charme nem glamour papo reto. Porém o salário de um recém formado escala 24x72 era 4000 reais líquidos, hoje está 6500. Pra quem quer estabilidade, eu falaria pra estudar pra algo municipal ou estadual. Daqui eu tô indo pra PF/PRF.
Me fud# gostoso com essa merda de escola técnica, ia terminar o médio com 17 anos, mas daí, entrei para o IFRJ para cursar Química integrado ao médio, 8 fucking períodos, algo extremamente excessivo para um diploma de técnico, acabou que repeti alguns semestres por vir de uma escola péssima, lá não tem dependência, repetiu, já era, a escola dava um auxílio para os alunos, mas simplesmente tiraram o meu auxílio por "falta" de verba, fui até o 5 período, saí sem diploma, sem nada, porque eles dizem que a matéria do médio vai até o último período, fora que tinha que fazer várias matérias merdas, como artes cênicas, filosofia moderna, sociologia no cotidiano e um monte de merda assim, que não serve para porra nenhuma. Agora estou com 19 anos, fazendo o 3 ano do médio em uma escola estadual. Rapaziada, PASSEM BEM LONGE DE ESCOLA TÉCNICA INTEGRADA AO MÉDIO.
O bizu que ninguém conta, pague um cursinho e faça supletivo! Tenho um amigo que fez isso e passou na espcex, ele simplesmente com 15 anos saiu da escola e entrou em um cursinho passava manhã/tarde/noite. No fim das contas passou com 18 anos e fez supletivo rapidinho kkkk
Eu estudo em escola técnica justamente pra tem uma base de ensino médio boa, pq a minha escola técnica está em 9° lugar no Brasil, ent eu passo os 3 anos do ensino médio tendo um bom ensino médio e quando terminar já vou ter uma base boa pros concursos
Brother, é melhor vc correr atrás (além da escola) também. O nível de cobrança para concursos militares é bem alto (principalmente se for um pra oficial). Geralmente em sala de aula vc tem muitas limitações (ritmo dos outros alunos, muitas máterias, trabalhos desnecessários etc). O que eu te recomendaria se você me permite é vc focar em criar uma base sólida de exatas. Tem dois livros muito bons para isso: Matemática pra vencer e O Algebrista - O primeiro pode ser um pouco dispensável caso vc não tenha lacunas do ensino fundamental, mas como vc tem bastante tempo pra se preparar, não acho que seria completa perda de tempo; já o segundo te dá uma base extramamente sólida pra começar a estudar pra concursos nível EFOMM, IME, ITA, AFA etc. Só essa base já te deixaria na frente de muita gente. Depois, ou concomitantemente, pegar um curso pra escola específica que vc quer (não um porcaria qualquer!), e Brasil. Muito difícil não passar assim.
Faça agora mesmo a 22 anos atrás cn as matérias mudaram muito hoje mas questões effom também eam era só nível fundamental hoje médio então nunca deixe pra depois
Tenho 31 anos, 14 anos de polícia civil, ganho aproximadamente 9 mil reais, recentemente terminei um doutorado em universidade pública e quero ir para o tudo ou nada no concurso do quadro complementar do exército (cqo) estou fazendo muita merda?
Não dá pra estudar enquanto trabalha? Você investiu esse dinheiro para ter uma renda passiva, ou pelo menos uma reserva financeira caso tudo dê errado? Tem que botar na balança, mas só quem pode realmente dizer é você! Sucesso na caminhada!
Vai fazer merda sim. Vc já tem um bom salário e estabilidade, vai construir uma família, irmão, e curtir. A vida é muito curta. Tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar.
Vou fazer 20anos ano que vem agora. Conceteza vou fazer ESA primeira pq eu acho que está no meu alcance, é depois faço pra CFO-CBMERJ. Depois da ESA vou ter estabilidade.
Tenho 17 anos tô no 3 ano do ensino médio, minha maior dificuldade é ter tempo de estudar pq minha escola tem aula normal de manhã e a tarde tem curso técnico e a noite vou pra academia ou faço as atividades, mas vou tentar focar em estudar pra EFOMM
Se você puder sair dessa porra do curso técnico, sai. Ia ser melhor mano, passava a parte da tarde e da noite estudando, dava pelo menos 8 horas de estudos.
Antes de trabalhar e empreender ele teve que passar em concursos para ter capital para isso, além de bagagem e credibilidade naquilo que ele se colocou à fazer. Empreender não é fácil não.
@@luizrobertovaranda4391 o caso do Flávio Augusto é só um exemplo que deu muito certo. Em qualquer cidade vc encontra exemplos, nem precisa ser bilionário. Se for pra se acomodar mesmo nada melhor que o funcionalismo público, com um grupo seleto de pessoas que conseguem entrar
@@firmasroe3887 não to falando de se acomodar, tô falando que o cargo público é um exelente começo ja que a pessoa vai desenvolver muitos atributos necessários para aloprar na vida de empresário, a medida que ela ganhar esse tipo de experiência as chances de dar certo aumentam mais e mais, melhor do que se ela tivesse iniciado logo nesse ramo sem saber de nada. Além disso, só quem não se acomodar como funcionário público é alguém que realmente quer mudança pq também é fácil a pessoa não buscar evoluir quando um pequeno negócio que ela constrói dá minimamente certo. Na minha opinião, nesses quisitos, um militar que resolve empreender vai atropelar muita gente com oq ele cresceu dentro da formação
É sim mano, mas Caso passe na Epcar, chegando lá tem que refazer Todo o Ensino Médio desde o primeiro ano. Porém vale muito apena, não deixe de prestar só porque vai ter que repetir um ou dois anos, no final isso nem Faz diferença.
@@lupeoliv2029 Na Epcar infelizmente não, eles não toleram miopia. Mas procure ver se você pode fazer a cirurgia refrativa para corrigir, ou então presta pro Colégio Naval q lá eles permitem.
Se não me engano os formados na EFOMM não recebe ensino superior reconhecido pelo MEC e isso é um problema já que você precisaria de ensino superior para entrar na PRF, entretanto você poderia fazer a ESA pois é o único concurso militar ""fácil"" que eu conheço em que você recebe ensino superior e pode usar dessa vantagem para fazer a PRF.
O foda é que se o cara quer algo como engenharia ou qualquer outra área do conhecimento o cara tem que se deslocar do país pq não acha trabalho no área nesse país.
tenho 18 e comecei a estudar agora me sinto burra por não saber algumas coisas de mat básica pois qnd era menor tinha muita dificuldade em aprender exatas e sempre ficava de recuperação, tenho medo de não ter tempo para passar, ir para eear é meu sonho, mas para idade q eu estou ja deveria saber pelo menos o básico, tenho medo de fazer exercícios pois n sei coisas básicas e sempre acabo errando bobeira, sou ótima em inglês mas exatas me mata não sei se da tempo de eu pegar mat basica agora, tenho medo de não dar tempo... alguém poderia me dar um conselho estou precisando de verdade
Eu estou pensando em começar a estudar agora com 17 anos, e também não sei matemática básica. eu acredito que se você realmente se dedicar aos estudos e focar nisso você consegue!
Tenho muitas dúvidas , sobre qual escolher , entre efomm ou EsPCEX , de um lado vou ser militar ganhando bem , do outro não vou ser militar , porém ganhando o dobro do salário do oficial do exército, claro que sem a estabilidade !
É bom escolher logo, pois são provas diferentes e o quanto antes se preparar melhor, você tem que colocar na balança. Oficial do exército tu vai ter estabilidade, quando tiver ali como capitão/major já vai tá ganhando seus 14-15mil...vai para casa todo dia, maioria das vezes vai fazer trabalho administrativo. Oficial de Náutica/Máquina já começa ganhando 10-15mil, porém passa muito tempo fora de casa e é muito difícil montar uma família nessa circunstâncias, eu estou indo para EFOMM pois me indetifiquei com a profissão e já tenho em mente que vou trabalhar na Marinha Mercante para juntar patrimônio e sair o quanto antes, investir em imóveis e renda fixa e vou atrás de uma profissão em terra ou no quadro complementar das forças armadas.
Não ache que só tem ESPCEX para se torna oficial, meus dois tios um é Tenente Coronel e outra é Capitão-De-Mar e Guerra(Equivalente a Coronel na marinha), e nem um entrou pelas escolas convencionais e oficiais. Eles prestaram o concurso depois dos 30 anos de idade para ser professores.
@@Cesarkcs Tem que por tudo na balança, se o cara for muito sentimental e muito família, trabalhar na Marinha Mercante só vai deixa-lo depressivo, eu sou tranquilo com isso (mesmo amando todos familiares) não tenho problema de ficar afastado um longo período, tanto que já falei para meus pais que assim que terminar a praticagem vou passar mais tempo em mar que em terra só para acumular capital. Enquanto isso vou me aperfeiçoando academicamente na área que pretendo seguir após me "aposentar da marinha" kkkk
Olha irmão, se teu sonho é o ITA ou EN DESISTA da epcar, AFA, esPECex, não valem a pena se não for seu sonho. É melhor você começar dar início ao seus estudos ao ITA e etc, do que perder tempo fazendo EPCAR, pois é MUITO puxado a EPCAR, falo em questão de forma física.
@@m.futedits acho que da man, mas falar q é tranquilo n é não viu, tem que ter uma disciplina, além de ter que se preparar para o taf e ja ir juntando uma grana pra inspeção de saude, sem contar que toda a galera que quer ingressar na ESA tambem deve pegar firme nos estudos, mas vamo pra cima que nois chega la mn!
@@RubensCarvalho-t3c eu quis dizer tranquilo mais na parte de idade tlgd? Tipo ainda temos muito tempo pra estudar e tentar passar, e só a gente se esforça muito
fiz 15 anos esse mes passei no IFSP e vou fazer tec em quimica, eu estudo para olimpiada de matematica, fisica e quimica e vou continuar, tenho o SONHO de ingressar no ITA por isso eu vou para o IFSP pois o ensino é muito bom la e vou estudando para olimpiadas ate o 3 EM para depois fazer cursinho, acha uma boa ideia?
Jamais é querendo desanimar, mas seria preferível ter pego um colégio militar e tentado uma bolsa em um cursinho particular atarde, mas é aquilo, se você só tem essa oportunidade, corre atrás pq ITA é muito pesado. Boa sorte, desejo tudo de bom.
A titulo de conhecimento, a escola profissionalizante (escola técnica dita no video), sim, tem mais carga horaria e nao, nao tem mais um ano de formaçao fora os anos de ensino médio normais.
@@marciobesteiras7995 acho que voce se refere a bolsa de estudos, mas eu discordo em partes. Medicina tu vai ter que gastar dinheiro com transporte, e na tua preparação pro vestibular, vai ser mais dinheiro gasto com livros e materiais de estudo. Medicina também é o curso mais disputado, salvo engano, ou seja, a preparação tem que ser boa e pra isso exige dinheiro. Concurso militar tbm é bem puxado devido ao alto grau de concorrência, mas acho até que seja uma melhor opção para pessoas mais pobres, pq o cara vai viver em internato (sem gastar com transporte) e vai receber salário enquanto na formação.
@@GuilhermeKendall Aiai, pesquisa ae homem, sobre a casa do estudante e etc, sem contar a universidade e outra, vai fazer concurso militar com cárie e tártaro, quero ver se você passa do exame de saúde. Não vem para mim cara, eu sei o que eu passei e já relatei em alguns comentários logo acima. Por favor né.
@@marciobesteiras7995 aí voce adicionou outro fator além da pobreza, problema de saúde. Concurso militar não aceita problemas de saúde msm nao, com exceção de algumas coisas. Pro cara que é pobre, concurso militar é a melhor saída, vai ficar um tempo se formando e ainda recebendo pra isso
Tenho 21 anos, estou cursando 8° semestre do curso de direito, estou muito em duvida se eu estudo para oficial da pm do meu estado ou estudo para o efomm. Alguém me da uma opinião. Tenho condições para estudar.
olha mano, são carreiras MUITO diferentes, difícil dizer, mas como vc estuda Direito, para PM faz bem mais sentido, no meu estado (SP) os oficiais inclusive se formam em direito durante o curso de formação, pelo menos na PM você vai estar alinhado com o seu curso que vc já está em andamento, na PM o salário é maior, você tem vários planos como saúde, mas tem a questão do risco de vida ser o maior das carreiras militares... Acho que vai muito do que vc procura na carreira.
Se você não curte muito o militarismo você pode usar a carreira de praça (sargento) como trampolim para fazer outros concursos ou até uma faculdade, mas se você curte o militarismo vai fundo na Espcex até porque você receberá um salário bom
@@luizrobertovaranda4391 Descobri esse ano, mas ainda tenho grandes chances se estudar da maneira correta. Começo de Fevereiro simulei algumas provas dos anos anteriores aqui em casa e minha média de questões ficam assim em todas: 14/20 Port 14/20 Mat 9/12 Ing 8/12 Hist 5/12 Geografia 6/12 Física 4/12 Química Sempre fico com média 60-62 (Que ainda está ruim) Porém posso concorrer nas vagas por cotas, o que me fez ter a decisão de focar Português,Matemática,Física,Geografia e na Química. Durante a semana vou colocando doses homeopáticas de história como documentários (algo que eu gosto, e que por esses mesmo documentário consegui desenrolar as questões de história dos últimos 5 anos sem difculdades, só um ou outra que era muito especifica.)
Sua conta nao kkkk os cara tambem puxa os que nao quer, quando pega todos que querem e mesmo assim nao da o total necessario ai pegam os que nao querem@@williamcalistenia7605
Cara pelo amor de Deus, tu passa na ESA brincando sem zoeira o negócio é usar o tempo ao seu favor. Pega essa ano para virar um demônio em matemática e português ( 10 meses focado só nisso ) e de quebra vai aprendendo um inglês como passa tempo. só nessa brincadeira tu garante mais da metade da prova da essa, quando for ano que vem tu foca Geografia e História e fica revisando Português e Matemática. Se tu não desistir, com 22 tu já ta formado kkk
@@jeffersonfernandes8355 Maninho se tua dificuldade é a parte de exatas, martela sem dó, eu sou o contrario como na época de escola gostava de exatas e cagava para português, hoje a maior dificuldade é o português mas já estou resolvendo isso, pretendo prestar EFOMM então tem que tá um aço kkk
@@PIGGYAEcara... eu tenho as mesmas dificuldades e o mesmo sonho que vc, trocaria uma ideia braba com você irmão. 15 anos terminando o 1 ano do médio.
irmão, eu tenho MUITO tempo pra estudar, tipo das 7 da manhã até as 00:00, só tiro um tempo pra academia... o problema é que eu n tenho grana pra curso prep pra espcex, oq vc acha de eu tentar estudar apenas por livros ?
Eu estou na mesma situação que você, estou estudando por livros para aprender a teoria e dps prático exercícios. Se tu não tiver uma base na matemática te indico o livro o algebrista.
@@marcelogustavogarciasantos4975 cara eu conheci esse O Algebrista pelo canal matemática em evidência, eu tava curtindo ele, só q as questões estavam mt fáceis, decidi começar a estudar pelo FME vol1 q to gostando p caramba
22 anos, formei na turma de 2019 de aprendiz de marinheiro, abandonei a Marinha (praça) pra voltar a estudar exclusivamente para EFOMM. Arrisquei alto e tô correndo atrás.
Puts, bem alto msm. Na idade limite
Não pode entrar na efomm tendo sido ex militar
@@Lxrxferreira ué pq?
@@Lxrxferreira Já leu o edital ? Você pode sim entrar na EFOMM, o que não pode é você ter sido ex-aluno da EFOMM, ou militar de carreira com índice de comportamento menor que "bom"
Loucura, mas , boa sorte!
Muito obrigado Arcanjo. Tenho 18 anos,vou me formar na AFA,darei orgulho a minha família.
e aí meu chegado, vai fazer a prova esse ano?
16 anos, comecei a estudar para EsPCEx. Preferi começar desde cedo para ter mais chances de conquistar meu sonho. Vou prestar o CN para experiência de prova somente.
Bem demais, irmão!
Também tenho 16 e estudo pra prep
e aí mano como vão os papiros
Excelente, cai dentro dos estudos.
16, comecei pra AFA/EN
17 anos rumo a espcex, apanhando na lista de álgebra do nivelamento, sai da escola sem saber o básico de qualquer matéria, mas irei passar com toda certeza, eu não duvido disso um dia sequer.
Edit: depois de 3 semanas já estou amassando os assuntos de álgebra. #Nivela filho.
Tirando a parte de álgebra, vc me descreveu kkkk tbm tenho 17 e estou estudando pra prep.
Esse daq já passou já pqp
Sua ortografia tá muito boa e isso já é um grande passo. Parabéns!
Cara da seu máximo, eu daria tudo pra voltar no tempo e ter sua idade com as informações q tenho hoje, pq não tive orientação e só fui descobrir concurso militar uns anos depois de terminar o ensino médio. Hoje minha meta é a esa, mas daria tudo pra voltar no tempo e ter oportunidade de estudar pra ser oficial
E aí, como está indo irmão?
Você deveria ter surgido na época em que eu entrei como soldado 2013/2015. kkk Hoje, mesmo que eu seja advogado, meu sonho era ter sido oficial das forças armadas, mas, não tinha ngm para me orientar sobre isso.
Da pra fazer EsFCEx
Melhor prestar concurso público como advogado, caga pra isso...não vale a pena
@@matheuspierre8857 Exato. Hoje estudo para carreiras policiais, além de ser uma carreira melhor que a do exército. Forças armadas, a única parte boa é ser aquartelada, são operacionais quando pagam uma etapa nos cursos, mas dps ficam carimbando papéis kkkk mas, na época eu gostava, entrar como soldado foi meu maior erro.
@@luisfelipe1230 acho que carreira de oficiais das forças armadas é tão bom quanto carreiras policias, policial que ganha bem não são todos, oficias começam ganhando salário médio e terminam muito bem
@@luisfelipe1230 faz polícia federal
Tá foda estudar pra Epcar, tô com 16 anos e ajudo minha mãe com meus sobrinhos (ambos possuem TEA) não consigo me concentrar, apenas tiro a noite para fazer as atividades escolares e algumas questões. Ainda concílio a acadêmia, mas tenho fé q irei conseguir progredir a cada dia.
Tô com quinze irmão, minha mãe não tem condições de pagar um cursinho, então eu vou ter que me virar por conta própria.
Somos três, amigos.
Mas, se Deus quiser, nosso nome estará na lista de aprovados e concentração final, no final do ano.
@@Felipecosta-ms4pn é isso!
Se Deus quiser todos aqui serão abençoados, confiem em Deus e tudo dará certo. Em nome de Jesus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém🙏❤️
Tenho 22 anos e vendo paçoca em Niterói, RJ, para poder me manter. Moro sozinho, não recebo nenhuma ajuda e meu objetivo é passar no concurso da ESA. Infelizmente, este ano não será possível, pois não me inscrevi devido a diversos motivos que não vêm ao caso. No entanto, tenho fé de que Deus vai me abençoar! Também tenho interesse no concurso do CBMERJ, mas meu maior foco é a ESA. Obrigado por fazer vídeos de direcionamento para a molecada Arcanjo, Deus te abençoe meu camarada.
Você tem Telegram?
@@leozinkkj tenho sim mano @israelmodesto
@@israelmodesto762 Como ex aluno da ESA te falo... foque no CBMERj você não vai se arrepender e ainda vai gostar da profissão.
Com 22 anos ainda dá ?
@@Guilhermesouza-vm2ijpode entrar na Esa até com 24 ou seja ele tem mais uma tentativa
22 anos aqui :/ no meu estado tá pra abrir concurso pm/bm e até considerei fazer porém ainda não possuo habilitação , não iniciei os estudos pq ainda penso na EEAR e acho que seria mais fácil de passar. Tô um pouco decepcionada CMG mesma pq ingressei nesse mundo de concurso militar em 2020 e até AGR nada, aconteceu MTA coisa de lá pra cá, trabalho etc. Tô um pouco perdida, confesso. Tô reorganizando minha rotina, preciso de foco Arcanjo.
Também tô na mesma, mas agora é foco. Nossa última tentativa, é só papirar insanamente que vai dar certo. Também me preparo pra EEAR
@@estevao7k boa sorte! Vai dar certo!
Eu passei com 21 para oficial, foi um estudo de um ano, do dia que comecei a estudar até o dia da prova, peguei uma boa colocação, mas assim, eu abri mão de MUITA COISA, faculdade, trabalho, namorada, festas, vida social... TUDO, foquei em um sonho e valeu a pena, estudava em média 8 a 9 horas por dia, não me arrependo e faria tudo de novo, você consegue, basta querer, abraços!
@@andrecanizela8921 vc usava ciclo de estudo?
eai, como está?
Muitas pessoas falam que o EB é ruim, mas esquecem que a cada dia ta mais dificil de voce se estabilizar e conseguir um bom emprego. Esa nao é mil maravilhas , mas é muito melhor ganhar entre 4 a 5 k por mês e ter uma garantia de vida do que ganhar um salário mínima , e qualquer dia ser mandado embora.
Lançando bastante video brabo em pouco tempo, ta doente mestre kkkkk
Assino em baixo sobre não cursar escola técnica. Atrapalhou dms minha preparação para prova da ESA 2022/2023.
tomando surras das listas mestre, #NIVELA
Formei em Física, minha vontade sempre foi ser oficial do EB. Mas tive filho cedo... hoje estou aqui no corre da esfcex... 22 anos ainda...
mestre, não para de postar vídeos assim por favor !!!
Tenho 16 anos e estou estudando focado para EsPCEx, mas também quero EPCAr. Porém não vale apena estudar focado nela porque ano que vem vai ser minha última tentativa.
Caso passar na epcar, não vou perder a oportunidade de ingressar nela.. mas não tem problema caso isso não acontecer, pois ainda tem espcex 2026
infelizmente acordei tarde , tenho 21 anos e quero a EFOMM, mas meu desempenho em física e matemática são pessimos
mete a cara mano
Eu até fui aprovado na EFOMM com 18 anos, mas fiquei inapto por daltonismo
oloko
Existe a possibilidade do cara se formar em engenharia ou medicina, e posteriormente fazer o concurso que na FAB e MA é até 35 e EB até 32 anos. Depois é possível fazer curso operacional, sendo os médicos tendo maiores chances de fazer esses cursos operacionais, justamente porque sempre é necessário um medico junto com a tropa.
Relato breve = cursei CN 1 ano e meio. Pura ralação fora o estresse mental. Ganhava a época 1080 reais. Sai com 18 anos indo pros 19, com 19 passei na GCM devido ao COVID empossei aos 20. Pois bem, vida civil trabalho tranquilo, não tem charme nem glamour papo reto. Porém o salário de um recém formado escala 24x72 era 4000 reais líquidos, hoje está 6500. Pra quem quer estabilidade, eu falaria pra estudar pra algo municipal ou estadual. Daqui eu tô indo pra PF/PRF.
Me fud# gostoso com essa merda de escola técnica, ia terminar o médio com 17 anos, mas daí, entrei para o IFRJ para cursar Química integrado ao médio, 8 fucking períodos, algo extremamente excessivo para um diploma de técnico, acabou que repeti alguns semestres por vir de uma escola péssima, lá não tem dependência, repetiu, já era, a escola dava um auxílio para os alunos, mas simplesmente tiraram o meu auxílio por "falta" de verba, fui até o 5 período, saí sem diploma, sem nada, porque eles dizem que a matéria do médio vai até o último período, fora que tinha que fazer várias matérias merdas, como artes cênicas, filosofia moderna, sociologia no cotidiano e um monte de merda assim, que não serve para porra nenhuma. Agora estou com 19 anos, fazendo o 3 ano do médio em uma escola estadual. Rapaziada, PASSEM BEM LONGE DE ESCOLA TÉCNICA INTEGRADA AO MÉDIO.
Na minha sala ano passado tinha uma menina igual o seu caso meu mano, se fudeo no IF também.
Quase 20 anos e tava no 2° ano do EM.
O bizu que ninguém conta, pague um cursinho e faça supletivo! Tenho um amigo que fez isso e passou na espcex, ele simplesmente com 15 anos saiu da escola e entrou em um cursinho passava manhã/tarde/noite. No fim das contas passou com 18 anos e fez supletivo rapidinho kkkk
crlh pae q merda, eu fiz tecnico em quimica junto com o médio e terminei com 17 msm, só q é aq em sp, na etec
passei por isso, entrei no cefet repeti um ano e agr tô terminando em outra escola normal
Tô nessa poha aí tb no 4 período, pelo menos recebo uma bolsa
Eu estudo em escola técnica justamente pra tem uma base de ensino médio boa, pq a minha escola técnica está em 9° lugar no Brasil, ent eu passo os 3 anos do ensino médio tendo um bom ensino médio e quando terminar já vou ter uma base boa pros concursos
Brother, é melhor vc correr atrás (além da escola) também. O nível de cobrança para concursos militares é bem alto (principalmente se for um pra oficial). Geralmente em sala de aula vc tem muitas limitações (ritmo dos outros alunos, muitas máterias, trabalhos desnecessários etc). O que eu te recomendaria se você me permite é vc focar em criar uma base sólida de exatas. Tem dois livros muito bons para isso: Matemática pra vencer e O Algebrista - O primeiro pode ser um pouco dispensável caso vc não tenha lacunas do ensino fundamental, mas como vc tem bastante tempo pra se preparar, não acho que seria completa perda de tempo; já o segundo te dá uma base extramamente sólida pra começar a estudar pra concursos nível EFOMM, IME, ITA, AFA etc. Só essa base já te deixaria na frente de muita gente. Depois, ou concomitantemente, pegar um curso pra escola específica que vc quer (não um porcaria qualquer!), e Brasil. Muito difícil não passar assim.
Escola técnica atrapalha MT
15 anos, vamos buscar essa Epcar 🙏 futuramente cogitando ate ITA 🙏🙏
Tenho 17 e estudo para a EN, foco!
Estou com 16 e meu foco é esse também
Brasil 🇧🇷
Vou fazer 18 daqui uns meses e tbm vou focar nesse ( apesar de ainda estar no 1° ano ).
Faça agora mesmo a 22 anos atrás cn as matérias mudaram muito hoje mas questões effom também eam era só nível fundamental hoje médio então nunca deixe pra depois
Tenho 31 anos, 14 anos de polícia civil, ganho aproximadamente 9 mil reais, recentemente terminei um doutorado em universidade pública e quero ir para o tudo ou nada no concurso do quadro complementar do exército (cqo) estou fazendo muita merda?
Você vai sair da polícia pra poder estudar? Se sim, eu acho arriscado dms.
Não dá pra estudar enquanto trabalha? Você investiu esse dinheiro para ter uma renda passiva, ou pelo menos uma reserva financeira caso tudo dê errado? Tem que botar na balança, mas só quem pode realmente dizer é você! Sucesso na caminhada!
Acho que não vale a pena cara, 9 mil já é uma grana boa.
Vai fazer merda sim. Vc já tem um bom salário e estabilidade, vai construir uma família, irmão, e curtir. A vida é muito curta. Tem muita gente que gostaria de estar no seu lugar.
Vou fazer 20anos ano que vem agora. Conceteza vou fazer ESA primeira pq eu acho que está no meu alcance, é depois faço pra CFO-CBMERJ. Depois da ESA vou ter estabilidade.
Namoral cara eu fui ver esse vídeo depois de 1 ano na escola técnica
Eu passei num vestibulinho de escola técnica aqui na minha cidade, e agora no segundo ano mudei o rumo pra fazer concurso militar, e agora?
Tô na merma
Kkkk exército e pra quem gosta de adrenalina na veia , que tá pronto para operação.
SGT de infantaria tem tempo pra estudar apos formado? ou melhor matbel/intendencia
Tenho 17 anos tô no 3 ano do ensino médio, minha maior dificuldade é ter tempo de estudar pq minha escola tem aula normal de manhã e a tarde tem curso técnico e a noite vou pra academia ou faço as atividades, mas vou tentar focar em estudar pra EFOMM
Se você puder sair dessa porra do curso técnico, sai.
Ia ser melhor mano, passava a parte da tarde e da noite estudando, dava pelo menos 8 horas de estudos.
Eu tou nessa mesma barca tbm Man , é puxado , sobra papo de 4 hrs pro cara papirar , mais fé em deus vai dá CRT !
@@adryan7627 positivo mano.
Eu troquei minha rotina, agora vou estudar na parte da noite na escola, e tenho o dia todo pra papirar, é bizu.
Meu deus, tenho a mesma idade e minha rotina e objetivos são exatamente iguais aos seus... Hahahahah
Se teu foco é concurso, caga pro curso técnico...tenho um amigo que saiu foi da escola com 15 e fez supletivo, passava o dia estudando.
Boas dicas....
Galera, faz como ele: empreende e trabalhe muito que vc vai ganhar mais que qualquer concurso
Antes de trabalhar e empreender ele teve que passar em concursos para ter capital para isso, além de bagagem e credibilidade naquilo que ele se colocou à fazer. Empreender não é fácil não.
@@yasmimbantim1893 não existe nada fácil. Olha o caso do Flávio Augusto que não precisou passar em concurso e hoje é bilionário.
@@firmasroe3887 não é todo mundo que é um Flávio Augusto cara, é melhor fazer concurso primeiro para a maioria das pessoas e ponto final.
@@luizrobertovaranda4391 o caso do Flávio Augusto é só um exemplo que deu muito certo. Em qualquer cidade vc encontra exemplos, nem precisa ser bilionário. Se for pra se acomodar mesmo nada melhor que o funcionalismo público, com um grupo seleto de pessoas que conseguem entrar
@@firmasroe3887 não to falando de se acomodar, tô falando que o cargo público é um exelente começo ja que a pessoa vai desenvolver muitos atributos necessários para aloprar na vida de empresário, a medida que ela ganhar esse tipo de experiência as chances de dar certo aumentam mais e mais, melhor do que se ela tivesse iniciado logo nesse ramo sem saber de nada. Além disso, só quem não se acomodar como funcionário público é alguém que realmente quer mudança pq também é fácil a pessoa não buscar evoluir quando um pequeno negócio que ela constrói dá minimamente certo. Na minha opinião, nesses quisitos, um militar que resolve empreender vai atropelar muita gente com oq ele cresceu dentro da formação
Arcanjo, é possível entrar na EPCAR no segundo ano do EM?
É sim mano, mas Caso passe na Epcar, chegando lá tem que refazer Todo o Ensino Médio desde o primeiro ano. Porém vale muito apena, não deixe de prestar só porque vai ter que repetir um ou dois anos, no final isso nem Faz diferença.
@@rafaelrigo3583 e sendo míope? Acho que não, né?
@@lupeoliv2029 Na Epcar infelizmente não, eles não toleram miopia. Mas procure ver se você pode fazer a cirurgia refrativa para corrigir, ou então presta pro Colégio Naval q lá eles permitem.
Vou fazer 19 anos e estou pensando em fazer a EFOMM para mais na frente prestar concurso pra PRF, é bizu?
Se não me engano os formados na EFOMM não recebe ensino superior reconhecido pelo MEC e isso é um problema já que você precisaria de ensino superior para entrar na PRF, entretanto você poderia fazer a ESA pois é o único concurso militar ""fácil"" que eu conheço em que você recebe ensino superior e pode usar dessa vantagem para fazer a PRF.
a concorrência na esa tá muito pegada, hoje em dia se vc não fizer pelo menos 42/50 vc tá fora :/@@Smy0
@@Smy0 Realmente, tentei puxar no mec e não achei
Tenho 19 anos e tenho interesse em EAM e ESA, como deveria prosseguir?
Realmente há essa dúvida 😅🤔
Tem como mano, pesquisa bem
Minha dica é: estude para Espcex, estudando para Espcex essas duas provas viram "fichinha", e de queda tu pode quem sabe passar na Espcex.
O foda é que se o cara quer algo como engenharia ou qualquer outra área do conhecimento o cara tem que se deslocar do país pq não acha trabalho no área nesse país.
Divisor de águas!!
tenho 18 e comecei a estudar agora me sinto burra por não saber algumas coisas de mat básica pois qnd era menor tinha muita dificuldade em aprender exatas e sempre ficava de recuperação, tenho medo de não ter tempo para passar, ir para eear é meu sonho, mas para idade q eu estou ja deveria saber pelo menos o básico, tenho medo de fazer exercícios pois n sei coisas básicas e sempre acabo errando bobeira, sou ótima em inglês mas exatas me mata não sei se da tempo de eu pegar mat basica agora, tenho medo de não dar tempo...
alguém poderia me dar um conselho estou precisando de verdade
Eu estou pensando em começar a estudar agora com 17 anos, e também não sei matemática básica. eu acredito que se você realmente se dedicar aos estudos e focar nisso você consegue!
@@isabellysilva2177 Muito obrigada isa!!, tenho me dedicado e melhorei muito em matemática, vamos conseguir!!!
Fala Arcanjo o que você acha do concurso para taifeiro da eear?
Tenho muitas dúvidas , sobre qual escolher , entre efomm ou EsPCEX , de um lado vou ser militar ganhando bem , do outro não vou ser militar , porém ganhando o dobro do salário do oficial do exército, claro que sem a estabilidade !
É bom escolher logo, pois são provas diferentes e o quanto antes se preparar melhor, você tem que colocar na balança. Oficial do exército tu vai ter estabilidade, quando tiver ali como capitão/major já vai tá ganhando seus 14-15mil...vai para casa todo dia, maioria das vezes vai fazer trabalho administrativo. Oficial de Náutica/Máquina já começa ganhando 10-15mil, porém passa muito tempo fora de casa e é muito difícil montar uma família nessa circunstâncias, eu estou indo para EFOMM pois me indetifiquei com a profissão e já tenho em mente que vou trabalhar na Marinha Mercante para juntar patrimônio e sair o quanto antes, investir em imóveis e renda fixa e vou atrás de uma profissão em terra ou no quadro complementar das forças armadas.
Não ache que só tem ESPCEX para se torna oficial, meus dois tios um é Tenente Coronel e outra é Capitão-De-Mar e Guerra(Equivalente a Coronel na marinha), e nem um entrou pelas escolas convencionais e oficiais. Eles prestaram o concurso depois dos 30 anos de idade para ser professores.
eu iria de efomm com certeza, inclusive atualmente estudo para esa, porem pensando muito em migrar os estudos pra efomm
Você sabe como é o trabalho do oficial da efomm? Navio, viagem, tempos e tempos fora de casa...
@@Cesarkcs Tem que por tudo na balança, se o cara for muito sentimental e muito família, trabalhar na Marinha Mercante só vai deixa-lo depressivo, eu sou tranquilo com isso (mesmo amando todos familiares) não tenho problema de ficar afastado um longo período, tanto que já falei para meus pais que assim que terminar a praticagem vou passar mais tempo em mar que em terra só para acumular capital. Enquanto isso vou me aperfeiçoando academicamente na área que pretendo seguir após me "aposentar da marinha" kkkk
Pensei que ia falar do ita e do ime
Tenho 15 e vou fazer 16 esse ano, estou estudando para epcar mas tenho vontade de ir para o en ou ita, la na epcar da para estudar pra tal??
Olha irmão, se teu sonho é o ITA ou EN DESISTA da epcar, AFA, esPECex, não valem a pena se não for seu sonho. É melhor você começar dar início ao seus estudos ao ITA e etc, do que perder tempo fazendo EPCAR, pois é MUITO puxado a EPCAR, falo em questão de forma física.
Tenho muito medo de fazer efomm e vir uma crise no país e ficar desempregado
kkk eu tbm!
Escola técnica n vale nada a pena. Eu to aqui corre do atrás de estágio e não aprendi merda nenhuma.
Tenho 19 anos, faço 20 ano que vem glr, sempre quis seguir carreira militar, se eu pegar firme nos estudos sera q consigo ingressar na ESA?
Eu tô ingual a vc, e sim da pra passar sim tranquilo
@@m.futedits acho que da man, mas falar q é tranquilo n é não viu, tem que ter uma disciplina, além de ter que se preparar para o taf e ja ir juntando uma grana pra inspeção de saude, sem contar que toda a galera que quer ingressar na ESA tambem deve pegar firme nos estudos, mas vamo pra cima que nois chega la mn!
@@RubensCarvalho-t3c eu quis dizer tranquilo mais na parte de idade tlgd? Tipo ainda temos muito tempo pra estudar e tentar passar, e só a gente se esforça muito
Lembro com 17 anos tentar eam cn e effom ano 2003
Tenho 15 anos , to estudando pro cn , faço academia e jiu jitsu é ta ficando difícil estudar
Ae vc vai ter que escolher oq é mais importante na sua vida
@@floydo1840exatamente
fiz 15 anos esse mes passei no IFSP e vou fazer tec em quimica, eu estudo para olimpiada de matematica, fisica e quimica e vou continuar, tenho o SONHO de ingressar no ITA por isso eu vou para o IFSP pois o ensino é muito bom la e vou estudando para olimpiadas ate o 3 EM para depois fazer cursinho, acha uma boa ideia?
Jamais é querendo desanimar, mas seria preferível ter pego um colégio militar e tentado uma bolsa em um cursinho particular atarde, mas é aquilo, se você só tem essa oportunidade, corre atrás pq ITA é muito pesado. Boa sorte, desejo tudo de bom.
faz mais videos mano, nmrl
hope!
A titulo de conhecimento, a escola profissionalizante (escola técnica dita no video), sim, tem mais carga horaria e nao, nao tem mais um ano de formaçao fora os anos de ensino médio normais.
a minha vai ate o 3° ano, normal.
Tenho 18 anos tenho umas 3hrs livres pra estuda foco expcex vou vê se como meus pais de tem como eu ficar só estudando
Mestre! Acha uma boa eu cursar Técnico em Química no SENAI?
Tenho 17 anos.
Nunca
Passa longe disso
Ta de sacanagem kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se entrar no ,npor ,nao seria interessante??depois fazer aman??,ou nao pode??.abco.
Se for pobre, estude para medicina. Se for rico e não quer depender dos seus pais, faça concursos militares.
Tá falando o que aí? Os materiais que as faculdades de medicina exigem são caros abeça
@@GuilhermeKendall Não quando se tem a assistência da própria instituição de ensino.
@@marciobesteiras7995 acho que voce se refere a bolsa de estudos, mas eu discordo em partes. Medicina tu vai ter que gastar dinheiro com transporte, e na tua preparação pro vestibular, vai ser mais dinheiro gasto com livros e materiais de estudo. Medicina também é o curso mais disputado, salvo engano, ou seja, a preparação tem que ser boa e pra isso exige dinheiro. Concurso militar tbm é bem puxado devido ao alto grau de concorrência, mas acho até que seja uma melhor opção para pessoas mais pobres, pq o cara vai viver em internato (sem gastar com transporte) e vai receber salário enquanto na formação.
@@GuilhermeKendall Aiai, pesquisa ae homem, sobre a casa do estudante e etc, sem contar a universidade e outra, vai fazer concurso militar com cárie e tártaro, quero ver se você passa do exame de saúde. Não vem para mim cara, eu sei o que eu passei e já relatei em alguns comentários logo acima. Por favor né.
@@marciobesteiras7995 aí voce adicionou outro fator além da pobreza, problema de saúde. Concurso militar não aceita problemas de saúde msm nao, com exceção de algumas coisas. Pro cara que é pobre, concurso militar é a melhor saída, vai ficar um tempo se formando e ainda recebendo pra isso
Eu vou estudar pra epcar. Faz um vídeo falando da data da prova, como estudar... em fim.
lê o edital
Só lê o edital, não espere um vídeo chegar para começar a estudar.
Tenho 21 anos, estou cursando 8° semestre do curso de direito, estou muito em duvida se eu estudo para oficial da pm do meu estado ou estudo para o efomm. Alguém me da uma opinião. Tenho condições para estudar.
Se quer ser militar de carreira PM, caso não EFOMM
olha mano, são carreiras MUITO diferentes, difícil dizer, mas como vc estuda Direito, para PM faz bem mais sentido, no meu estado (SP) os oficiais inclusive se formam em direito durante o curso de formação, pelo menos na PM você vai estar alinhado com o seu curso que vc já está em andamento, na PM o salário é maior, você tem vários planos como saúde, mas tem a questão do risco de vida ser o maior das carreiras militares... Acho que vai muito do que vc procura na carreira.
E uma boa eu focar a estudar para oficinal ou sargento? Fiz 19 arrasem, não tenho muitas horas disponíveis.
Me ajuda ai
Se você não curte muito o militarismo você pode usar a carreira de praça (sargento) como trampolim para fazer outros concursos ou até uma faculdade, mas se você curte o militarismo vai fundo na Espcex até porque você receberá um salário bom
E na Espcex você vai viver o real militarismo diferente de um praça
A ESA abre o concurso todo ano?
Sim, pode tentar de 17 a 23 anos
Vou fazer 20 anos em março dia 16 mas exato será que ainda dá tempo de fazer a esa mesmo saindo do zero agora ?
Pago o Bizu ESA é até 24 anos no ano da matricula, então tu faz Todo ano ESA é EEAR.
Caralho cara, que pergunta puta, da tempo de tu buscar o oficialato ainda ou vc duvida disso?
Da sim mano, eu tenho duas tentativas...sei que vai ser difícil mas não é impossível.
@@PIGGYAE até sobra tempo se vc saber estudar
@@luizrobertovaranda4391 Descobri esse ano, mas ainda tenho grandes chances se estudar da maneira correta. Começo de Fevereiro simulei algumas provas dos anos anteriores aqui em casa e minha média de questões ficam assim em todas:
14/20 Port
14/20 Mat
9/12 Ing
8/12 Hist
5/12 Geografia
6/12 Física
4/12 Química
Sempre fico com média 60-62 (Que ainda está ruim) Porém posso concorrer nas vagas por cotas, o que me fez ter a decisão de focar Português,Matemática,Física,Geografia e na Química. Durante a semana vou colocando doses homeopáticas de história como documentários (algo que eu gosto, e que por esses mesmo documentário consegui desenrolar as questões de história dos últimos 5 anos sem difculdades, só um ou outra que era muito especifica.)
Mas o alistamento obrigatório não é.......obrigatório? Não entendi isso.
É obrigatório se alistar , já servir é por conta sua
Sua conta nao kkkk os cara tambem puxa os que nao quer, quando pega todos que querem e mesmo assim nao da o total necessario ai pegam os que nao querem@@williamcalistenia7605
Vc tem curso de inglês e física?
Agora ele tem, os melhores do Brasil por sinal se você quer EEAR, EAM OU ESPECEX recomendo e eles são baratos
Melhor faz pra soldado da PM q ESA e eear
Quando vc pensa em salário.! Já está errado. Já viu quantos PM morrem ou tem problemas psicológicos é muito inocente
eu com 24 anos...
Tu se fuderas no pretérito mais que perfeito
policia federal
Tenho 22 anos, não me alistei ainda, vc acha que vale a pena ainda servir?
Muito engraçado o jeito que esse cara fala kkkk
18 anos, sou muito burro, não consigo pegar as matérias fácil, estou estudando para o cfn pq é o único q eu acho q consigo passar.
Cara pelo amor de Deus, tu passa na ESA brincando sem zoeira o negócio é usar o tempo ao seu favor. Pega essa ano para virar um demônio em matemática e português ( 10 meses focado só nisso ) e de quebra vai aprendendo um inglês como passa tempo. só nessa brincadeira tu garante mais da metade da prova da essa, quando for ano que vem tu foca Geografia e História e fica revisando Português e Matemática.
Se tu não desistir, com 22 tu já ta formado kkk
@@PIGGYAE eu até faço preparatório Man, tenho certa facilidade em humanas, agora exatas me mata
Pow mano, nao faz isso, tem concursos melhores, confia em vc mesmo guerreiro! CFN é só o último caso
@@jeffersonfernandes8355 Maninho se tua dificuldade é a parte de exatas, martela sem dó, eu sou o contrario como na época de escola gostava de exatas e cagava para português, hoje a maior dificuldade é o português mas já estou resolvendo isso, pretendo prestar EFOMM então tem que tá um aço kkk
@@PIGGYAEcara... eu tenho as mesmas dificuldades e o mesmo sonho que vc, trocaria uma ideia braba com você irmão. 15 anos terminando o 1 ano do médio.
irmão, eu tenho MUITO tempo pra estudar, tipo das 7 da manhã até as 00:00, só tiro um tempo pra academia... o problema é que eu n tenho grana pra curso prep pra espcex, oq vc acha de eu tentar estudar apenas por livros ?
Eu estou na mesma situação que você, estou estudando por livros para aprender a teoria e dps prático exercícios. Se tu não tiver uma base na matemática te indico o livro o algebrista.
@@marcelogustavogarciasantos4975 cara eu conheci esse O Algebrista pelo canal matemática em evidência, eu tava curtindo ele, só q as questões estavam mt fáceis, decidi começar a estudar pelo FME vol1 q to gostando p caramba
@@zzknightzz7300 aí ss, eu estava querendo começar a estudar pelos fme mas tem coisas que eu esqueci e estou revisando no livro o algebrista.
ou