Aula que me fez voltar no tempo.A adaptação do A-11,Minas Gerais e o P-16 Tracker.Tempos heróicos das FFAA brasileiras.Que essa excelente aula desperte mais ainda nosso poder aeronaval.⚓🇧🇷🧉
@@FredGarschagen Sem dúvidas!Por experiência própria!Uma nação dessas com tal projeção?Era para estarmos não apenas operando,mas construindo.Por que não?Nada como estudo e educação levada a sério para forjar bons profissionais em todas as áreas.Levando a sério,com certeza nações mais maduras irão dar auxílio e suporte.Lembremos,o Brasil não está na platéia do Mundo,assistindo o jogo.Agora,estamos no campo.Estamos pisando a "arena"!Sejamos bem sucedidos! 💪🇧🇷🧉
Visitei o USS Midway CV-41 em San Diego em 2017. Vi as catapultas, os "Tomcats", "HawkEyes", "Vikings", "Intruders" e "Prowlers", além de Helicópteros e uma Exposição que tem nele de Aviões da 2ª Guerra. É espetacular. O vídeo do Júlio vem coroar minha viagem 5 anos depois.
A qualidade do vídeo já faz parte do alto padrão do Júlio. Mas o que me impressiona é o cuidado dele com a pronúncia em qualquer língua. Acho de um respeito imenso. Você tem que chegar a um milhão de inscritos!
Parabéns pela precisa descrição técnica dos sistemas!!! Não me surpreendo mais com a qualidade excepcional de seu trabalho nos vídeos históricos mas seu esmero e preparo parece não ter limites quando você se propõe a realizar uma descrição técnica! 👏👏👏👏👏
Júlio César, muito boa noite! Parabéns pelo trabalho, sou um apaixonado por navios aeródromos. Você relata que os americanos operam navios com ski jump, mas eu não tenho conhecimento deste fato. Qual o nome deste navio? Outro detalhe: os cabos de retenção são em número mínimo de quatro e máximo de seis. Eu não lembro de cabos em número ímpar. Outro ponto importante de ser destacado é o fato de aeronaves que operam embarcadas serem diferentes das que operam em terra, pois estas não suportariam um pouso a bordo. Para que se tenha uma ideia, um avião convencional "corta" o motor no pouso a bordo e "despenca" as vezes a mais de dois metros de altura, ou seja se os trens de pouso não fossem dimensionados para isto quebrariam. Eu já pousei a bordo e te asseguro que é uma emoção enorme. A decolagem de bordo, idem! O João Harlei, logo abaixo, é outro veterano do nosso saudoso 1° Grupo de Aviação Embarcada (FAB). Forte abraço!
Apenas uma correção, Júlio César. A rampa para decolagem assistida é chamada de "SKI jump", e não "Sky jump". Isso porque ela foi inspirada, justamente, nas rampas de salto de esqui.
Muito bom. Eu que nada sabia de porta aviões agora posso "tirar onda" com tudo isso passado pelo Júlio, inspirado pela pergunta da digníssima ! ... Abs
A pista pode ser curta, mas a aula tem uma dimensão de ensino imensa. Maravilhosa matéria sobre estas também maravilhosas máquinas. Julio, valeu pelos pousos e decolagem de hoje. Parabéns. Abr.
Muito bem explicado todos os tipos de porta aviões, muita gente pensa que porta aviões são apenas os da configuração CATOBAR pois são os que mais aparecem em filmes e etc porém conforme o explicado é apenas uma configuração (a que oferece a maior capacidade de projeção de poder naval).
Não tem nada de especial/interessante na história dos tais "Tigre Voadores", inclusive a "aventura" Chinesa terminou por politicagens entre os milicos americanos.
Acho fascinante que o procedimento 'case I recovery' que os pilotos americanos fazem atualmente, quando as condições climáticas são favoráveis. Eles iniciam o circuito paralelo ao navio, 350kt e 800ft, e quebram à esquerda, prosseguindo com o circuito... além de perigoso por si só, o piloto naval ainda faz questão de pousar com estilo...
Creio que no contexto específico da Amazônia, caberia ainda nos nossos dias uma pesquisa para desenvolver hidroaviões de combate, ou navios que funcionem como bases de drones. Pistas de pouso para aviões convencionais na floresta são facilmente encontradas e alvos fáceis para os mísseis de hoje em dia.
Normalmente 1 em cada 10 pilotos da aviação da marinha norte-americana, consegue se habilitar em pouso em porta-aviões. Não sei o que acontece com os outros nove (podem se tornar pilotos de helicópteros?). A Marinha do Brasil tem convênio com a marinha norte-americana para a formação de pilotos habilitados para operação em porta-aviões
Opa faltou falar que era no olhometro oque era complicado em especial nas aeronaves com motores radiais ,onde hoje existe um sistema de luzes para auxiliar a aproximação da aeronave no ângulo certo. Bem para mais detalhes assistam ´´gigantes da engenharia: porta aviões´´ pessoal.
O sistema de luzes foi implementado ainda na II Guerra, salvo enganos. E nunca foi no "olho", pois havia um marinheiro que usava sinais visuais para orientar o pouso.
@@PauloPereira-jj4jv ,? ,sempre foi no olho tanto do piloto quanto do marinheiro que buscava tentar guiar a aeronave. Talvez o experimentos tivessem começado na segunda guerra mas só começou a ser efetivamente usado no pós guerra.
Quero mandar fotos de canhões e obuses de um quartel em Niterói em são relíquias da nossa história,tem até uma metralhadora giratória gatiling, não sei se o nome está certo.
Faz um vídeo pra nós sobre o submarino nuclear Nautilus que chegou ao Polo norte. Acho que foi nos anos 50. Naquela epoca era tudo no cálculo humano, sem computadores e GPS.
Ideia de vídeo pro basicão 8 9 10. Basicão 8: oque eram aqueles negócios que ficavam no ombro do uniforme de dom Pedro primeiro e segundo e Deodoro da Fonseca esse ainda usam isso Basicão 9: exército usa espada? Basicão 10: a FEB ainda existe? a FEB ainda está em atividade?
Oi Alexandre, não sou tão bom quanto.o.Julio.mas vou palpitar, rs. As catapultas a vapor são bem complexas e a manutenção tb é. Funcionam com.um.grande êmbolo ao qual o vapor gerado nas turbinas faz o trabalho de impulsão. Nos PAs americanos podem lançar um avião de mais de 30 ton de 0 a 270 Km/h em 5 segundos, uma porrada!!! Com a.catapulta eletromagnética ou EMALS, tudo é mais simples e menos manutenção, com a geração de um campo.eletrico que impulsiona os aviões. Já aquele defletor que se levanta é para direcionar os gases das turbinas para cima e não afetar a tripulação de convés. Espero ter ajudado, grande abs!!!
em bem grosso modo mesmo, as proteçoes que levantam atras do avião, é uma especie de defletor, imagina o piloto dando potencia maxima nos motores sem nada atras.
O pouso no porta aviões é em parte complicado porque o piloto pousa meio que acelerando o avião, porque ele precisa ter força nos motores para arremeter caso ele não consiga pegar os ganchos, nessa parte é quase como um voo comercial, e é como se diz na aviação, o piloto vem preparado pra dar errado, se tudo der certo ele pousa...
@@joseluizhavocbm7567 por puro achismo de minha parte não deve ter indicador nenhum, pelo simples fato de que é muito rápido e a pista é curta, e se o pescador engancha no cabo o piloto sente aquele baita tranco, nem precisa de indicador...e se não se sentir nada já tá com a mão na manete de potência pra arremeter...tem muito vídeo ai de avião caindo no mar porque não teve força pra arremeter após não engatar o cabo .
@@giulianorufino9114 vc so tem que levar em consideração que a aceleração dos avioes atuais, a resposta é muito mais rapida do que dos caças das primeiras gerações, entao nao vejo como algo impossivel se tivesse alguma indicação.
@@joseluizhavocbm7567 mesmo sendo mais potentes, os motores turbo fan e turbo jato como dos caças não respondem imediatamente ao comando de aumento de potência, existe um pequeno intervalo que para o caça é fatal e ele vai cair no mar se o piloto não pousar acelerando o motor, basta ver aqueles vídeos de carros de F1 contra aviões comerciais ou de caça, na partida o carro de F1 sempre vence porque a resposta do motor a combustão é muito mais rápida que a do motor a reação, inclusive os pilotos comerciais e militares treinam bastante esse procedimento que se chama TOGA, Take Off Go Around, que é justamente o treinamento de toque e arremetida.
Que vídeo foda, mas fico imaginando se a sua esposa não for tão ligada no assunto a cara dela, de ficar esperando a resposta kkkkk Se acontecesse algo assim aqui minha esposa ia me dar um corte por dar uma explicação tão detalhada kkkkk
Intão... A MB deveria, no meu entendimento, ter pelo menos DOIS porta-aviões para cuidar de todo o litoral brasileiro e permitir a projeção de força. O problema é que os Nimitz são grandes demais e o CDG é francês (vide São Paulo...). Espero que a MB consiga equacionar isso, comprando dois porta-aviões OPERACIOINAIS mas menores que os Nimitz. Na minha opinião, acho que daria para modificar dois barcos de assalto americanos -- que têm convoo --, modificando-os como foi feito com o Minas Gerais. O que acha? Que tal um vídeo explorando essa possibilidade??? Um abraço
Sou a favor de um NAM tipo.o Cavour italiano ou o Juan Carlos I espanhol com aviões F-35B Stovl. Por que não? O resto são Submarinos entre convencionais e nucleares e mais escoltas, pronto
Eu te chamo de malu... ,um navio aeródromo é caro você não vai usar para defender a costa não faz sentido ,varias marinhas usam aeronaves baseadas em terra para o trabalho pois funciona. ´´Menores´´? ,defina pois se quer entrar na brincadeira digo que é melhor ter uma doutrina que de fato busque explorar seu potencial e tenha o melhor para para poder dispor de todo seu potencial. Você pode operar por algumas semanas com oque carrega na embarcação ,mas parar para reabastecer os aeródromos e as escoltas a cada 3 ou 4 dias em mega operações logísticas ,não faz sentido. É um jogo no qual estamos longe de poder entrar onde os aerodromos de helicópteros são o bastante.
@@marcelotadeu5532 ,o F-35 é caro ,muito caro ,é um paradoxo que não existia quando prometiam que o F-35 seria ´´barato´´. Com um gasto mínimo dá para adaptar aeronaves mais baratas e se investir em um navio mais capaz ao mesmo tempo que você melhora suas capacidades já que por mais pareça que um Stealth case perfeitamente com a premissa ofensiva dos aeródromos no fim oque querem é aeronaves com grande alcance e capacidade bélica para se manterem distantes de seus inimigos.
@@edvanleonardo4262 O valor do F-35 está caindo pois vários países estão comprando e no final, a economia de escala vai baixar o preço assim como o custo de hora de voo. Ele já custou 150 milhões e hoje já está 90 milhões.
@@marcelotadeu5532 ,este é um equívoco comum ,a verdade é que apenas o A custa 80M não por economia de escala mas por tabelamento do congresso dos USA sob pena de pesada redução do número de unidades a serem emcomendadas ,mesmo se beneficiando das imposições feitas para versão A as versões B e a C estão nos 130M. A economia de escala funciona assim ,supondo que você tem um lucro de 250 em uma xícara, gasta 250 com material e 250 em mão de obra entre outros custos fixos você venderia uma xícara a 750 ,5 xícaras a 550 e 250 xícaras a 501. Oque quero que se atente é que matéria prima é tabelada ,o lucro ninguém abre mão e oque de fato acarreta na redução de custo na economia de escala é a diluição dos custos de mão de obra ,conta de energia ,etc. E nem preciso falar do custo de operação.
A pergunta está deslocada do vídeo, mas se encaixa nos propósitos gerais do canal, de cunho didático. É verdade que todas as condecorações militare dos membros das Waffen SS foram canceladas ? E também revogadas suas pensões?
infelizmente eu jogo war thunder e ace combat, nada de novo pra mim, kkk mentira só war thunder mesmo *De tanto eu gostar de aerounatica pra parte militar eu nem pesquisei, só aprendi com o tempo
No geral combate noturno é emboscada nessa época ,basicamente as aeronaves não decolavam em mau tempo na época de maneira geral ,mas não teria razões para não começarem a operar perto do raiar do sol se a lua colaborasse ,bem como esse problema não existe mais hoje com aeronaves para todo clima e sistema de guiagem por luz que dá segurança de operação nos mares mais agitados.
Os porta-aviões nucleares, na minha opinião merecem um vídeo dedicado, com destaque para os incríveis barcos da classe Gerald Ford ;)
Concordo!
O cara é tão foda que ao invés de responder a esposa, faz um vídeo resposta. Grande homem. 😎
Se eu fizer um vídeo para responder cada pergunta que minha mulher faz certamente serei o maior produtor de vídeo do mundo.
Aula que me fez voltar no tempo.A adaptação do A-11,Minas Gerais e o P-16 Tracker.Tempos heróicos das FFAA brasileiras.Que essa excelente aula desperte mais ainda nosso poder aeronaval.⚓🇧🇷🧉
você é a favor do Brasil possuir porta avioes ???
@@FredGarschagen Sem dúvidas!Por experiência própria!Uma nação dessas com tal projeção?Era para estarmos não apenas operando,mas construindo.Por que não?Nada como estudo e educação levada a sério para forjar bons profissionais em todas as áreas.Levando a sério,com certeza nações mais maduras irão dar auxílio e suporte.Lembremos,o Brasil não está na platéia do Mundo,assistindo o jogo.Agora,estamos no campo.Estamos pisando a "arena"!Sejamos bem sucedidos!
💪🇧🇷🧉
Mas é esperto demais hein!?
Vai ganhar view e joinha até da esposa!
👏👏👏👏👏
Visitei o USS Midway CV-41 em San Diego em 2017. Vi as catapultas, os "Tomcats", "HawkEyes", "Vikings", "Intruders" e "Prowlers", além de Helicópteros e uma Exposição que tem nele de Aviões da 2ª Guerra. É espetacular. O vídeo do Júlio vem coroar minha viagem 5 anos depois.
A qualidade do vídeo já faz parte do alto padrão do Júlio. Mas o que me impressiona é o cuidado dele com a pronúncia em qualquer língua. Acho de um respeito imenso. Você tem que chegar a um milhão de inscritos!
Parabéns pela precisa descrição técnica dos sistemas!!! Não me surpreendo mais com a qualidade excepcional de seu trabalho nos vídeos históricos mas seu esmero e preparo parece não ter limites quando você se propõe a realizar uma descrição técnica! 👏👏👏👏👏
O Júlio é muito bom mesmo, dá gosto de assistir seus vídeos até eu que sou do ramo aprendo muito.
Júlio César, muito boa noite! Parabéns pelo trabalho, sou um apaixonado por navios aeródromos. Você relata que os americanos operam navios com ski jump, mas eu não tenho conhecimento deste fato. Qual o nome deste navio? Outro detalhe: os cabos de retenção são em número mínimo de quatro e máximo de seis. Eu não lembro de cabos em número ímpar. Outro ponto importante de ser destacado é o fato de aeronaves que operam embarcadas serem diferentes das que operam em terra, pois estas não suportariam um pouso a bordo. Para que se tenha uma ideia, um avião convencional "corta" o motor no pouso a bordo e "despenca" as vezes a mais de dois metros de altura, ou seja se os trens de pouso não fossem dimensionados para isto quebrariam. Eu já pousei a bordo e te asseguro que é uma emoção enorme. A decolagem de bordo, idem! O João Harlei, logo abaixo, é outro veterano do nosso saudoso 1° Grupo de Aviação Embarcada (FAB). Forte abraço!
Excelente vídeo Júlio! Faça um explicando a lógica por trás da formação das esquadras de guerra e como elas se diferenciam em cada país.
Apenas uma correção, Júlio César. A rampa para decolagem assistida é chamada de "SKI jump", e não "Sky jump". Isso porque ela foi inspirada, justamente, nas rampas de salto de esqui.
Pergunta de nossas 1°damas tem que ser respondida a altura!
Mas! Muito boa a pergunta tendo em vista que muitos não têm o conhecimento.
Muito bom. Eu que nada sabia de porta aviões agora posso "tirar onda" com tudo isso passado pelo Júlio, inspirado pela pergunta da digníssima ! ... Abs
Como sempre um ótimo vídeo Júlio! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Boa noite. Parabéns pelo vídeo esclarecedor e ótima apresentação. Muita saúde e paz. ESTÂNCIA VELHA, RS.
A pista pode ser curta, mas a aula tem uma dimensão de ensino imensa.
Maravilhosa matéria sobre estas também maravilhosas máquinas.
Julio, valeu pelos pousos e decolagem de hoje. Parabéns. Abr.
Mais uma aula bacana do Júlio !
Para pilotar uma maquina destas e preciso ter muita precisão e controle emocional !
UMA VERDADEIRA AULA DE POUSO E DECOLAGEM.
FORTALEZA CEARA
Canal top, grata pelo excelente conteúdo.
Ótimo vídeo! Ganhou um inscrito ✅
Top.
A classe Gerald Ford são os melhores.
Com sempre o like vem antes do vídeo pois são verdadeiras aulas de história
Parabéns! Excelente tutorial de porta-aviões!
Muito bom seu canal bem objetivo
Muito bem explicado todos os tipos de porta aviões, muita gente pensa que porta aviões são apenas os da configuração CATOBAR pois são os que mais aparecem em filmes e etc porém conforme o explicado é apenas uma configuração (a que oferece a maior capacidade de projeção de poder naval).
Top Gun I e II é referência em filmes de porta aviões
Excelente, todos os vídeos aqui, são uma aula. Obrigado por compartilhar.
Júlio fala sobre os Tigres Voadores....
Não tem nada de especial/interessante na história dos tais "Tigre Voadores", inclusive a "aventura" Chinesa terminou por politicagens entre os milicos americanos.
Que vídeo top!
Acho fascinante que o procedimento 'case I recovery' que os pilotos americanos fazem atualmente, quando as condições climáticas são favoráveis. Eles iniciam o circuito paralelo ao navio, 350kt e 800ft, e quebram à esquerda, prosseguindo com o circuito... além de perigoso por si só, o piloto naval ainda faz questão de pousar com estilo...
Royal Navy sempre inovadora.
Excelente meu amigo. Parabéns. Att.João Luiz do RJ
Creio que no contexto específico da Amazônia, caberia ainda nos nossos dias uma pesquisa para desenvolver hidroaviões de combate, ou navios que funcionem como bases de drones. Pistas de pouso para aviões convencionais na floresta são facilmente encontradas e alvos fáceis para os mísseis de hoje em dia.
Mais uma aula sobre equipamentos de defesa e ataque, show, grato por disponibilizar. Sucesso sempre.
Só fico pensando é na hr do pouso prq o Navio balança nas ondas e a pista é curta complicado msm mas os caras são Feras
Muito legal! Parabéns!
Muito bom show 👏👏👏
Também tinha essa dúvida
Normalmente 1 em cada 10 pilotos da aviação da marinha norte-americana, consegue se habilitar em pouso em porta-aviões. Não sei o que acontece com os outros nove (podem se tornar pilotos de helicópteros?).
A Marinha do Brasil tem convênio com a marinha norte-americana para a formação de pilotos habilitados para operação em porta-aviões
Opa faltou falar que era no olhometro oque era complicado em especial nas aeronaves com motores radiais ,onde hoje existe um sistema de luzes para auxiliar a aproximação da aeronave no ângulo certo.
Bem para mais detalhes assistam ´´gigantes da engenharia: porta aviões´´ pessoal.
O sistema de luzes foi implementado ainda na II Guerra, salvo enganos.
E nunca foi no "olho", pois havia um marinheiro que usava sinais visuais para orientar o pouso.
@@PauloPereira-jj4jv ,? ,sempre foi no olho tanto do piloto quanto do marinheiro que buscava tentar guiar a aeronave.
Talvez o experimentos tivessem começado na segunda guerra mas só começou a ser efetivamente usado no pós guerra.
Top de mais parabéns 👏👏
No final só faltou mencionar o Fujian chinês, que tbm é com sistema CATOBAR é catapultas eletromagnéticas.
Muito bom.
Ótimo vídeo. Sempre muito detalhado
Fala da evolução dos field watches (relógios de pulso da infantaria)
Julio, fale depois sobre os tipos de classes de porta avioes e submarinos!
Um dia poderia sair um vídeo contando a história do surgimento e participação em guerra da Marinha Brasileira. Eu adoro assuntos relacionados ao mar.
Poderia explicar a diferença entre os caças da força aérea e os da marinha?
Quero mandar fotos de canhões e obuses de um quartel em Niterói em são relíquias da nossa história,tem até uma metralhadora giratória gatiling, não sei se o nome está certo.
EXCELENTE
Faz um vídeo pra nós sobre o submarino nuclear Nautilus que chegou ao Polo norte. Acho que foi nos anos 50. Naquela epoca era tudo no cálculo humano, sem computadores e GPS.
Claro que foi nos anos 50. E já havia computadores...
@@PauloPereira-jj4jv não te perguntei nada não. Ze Dend'Agua.
O Mustangs ou corsários aviões ✈️ qual o melhor?
Júlio, quando vai ter um vídeo sobre o FW190 ou ME262? Pensava que o EP 190 seria sobre o FW, até comentei isso no ep 😂✊🏼
Excelente vídeo. E as manobras do porta aviões para pousos e decolagens?
bem, acho que pela logica, a melhor posição pra decolar seria à favor do vento e pra pousar, contra o vento, mas nao sou especialista nisso.
Ideia de vídeo pro basicão 8 9 10.
Basicão 8: oque eram aqueles negócios que ficavam no ombro do uniforme de dom Pedro primeiro e segundo e Deodoro da Fonseca esse ainda usam isso
Basicão 9: exército usa espada?
Basicão 10: a FEB ainda existe? a FEB ainda está em atividade?
Estes avioes nao pousam, eles caem de forma controlada. Ótima materia. Parabéns.
737s em SDU fazem o mesmo....
No manual da US Navy tem os procedimentos padrões !
É bom ver para se ter uma noção !
Tráfico...velocidades...altitudes...
Enfim...
Gostaria de entender mais sobre como funcionam as catapultas de lançamento. O que é aquela proteção erguida atrás do avião antes de decolar?
Oi Alexandre, não sou tão bom quanto.o.Julio.mas vou palpitar, rs. As catapultas a vapor são bem complexas e a manutenção tb é. Funcionam com.um.grande êmbolo ao qual o vapor gerado nas turbinas faz o trabalho de impulsão. Nos PAs americanos podem lançar um avião de mais de 30 ton de 0 a 270 Km/h em 5 segundos, uma porrada!!! Com a.catapulta eletromagnética ou EMALS, tudo é mais simples e menos manutenção, com a geração de um campo.eletrico que impulsiona os aviões. Já aquele defletor que se levanta é para direcionar os gases das turbinas para cima e não afetar a tripulação de convés. Espero ter ajudado, grande abs!!!
@@marcelotadeu5532 Oi Marcelo, obrigado pela explicação. Abraços
em bem grosso modo mesmo, as proteçoes que levantam atras do avião, é uma especie de defletor, imagina o piloto dando potencia maxima nos motores sem nada atras.
@@marcelotadeu5532 cara, é 0 a 270 km/h em 2 segundos. Veja qq video de decolagem. Aos 5 segundos ja está no ar há muito tempo
@@FredGarschagen Isso, melhor errar pra mais né?? Kkkkk, valeu cara!!!
Boa Noite
faltou comentar as catapultas magnéticas
Queria entender melhor essas tais Classes de navios. Os nomes se devem a que?
E tbm os aviões precisam acelerar no pouso , caso o gancho não consiga pegar um dos cabos o piloto tem que arremeter
Depois fala sobre o porta avião Elizabeth acho que se chama assim foi mal se eu escrevi errado
Curioso que eu quase não vejo vídeos nenhum dos canais que eu acompanho sobre eventos da guerra da Coreia principalmente aéreos
Fieis do convôo guarnecendo anvs!
💪🇧🇷🧉
bom
Então era assim? Eu tava fazendo da forma errada o tempo todo, obrigado por mostrar
O que os controla na hora do pouso pois o mar balança
O pouso no porta aviões é em parte complicado porque o piloto pousa meio que acelerando o avião, porque ele precisa ter força nos motores para arremeter caso ele não consiga pegar os ganchos, nessa parte é quase como um voo comercial, e é como se diz na aviação, o piloto vem preparado pra dar errado, se tudo der certo ele pousa...
acho que deve ter algum indicador no avião pra avisar que nao foi "enganchado" de fato, e so assim dar potencia maxima
@@joseluizhavocbm7567 por puro achismo de minha parte não deve ter indicador nenhum, pelo simples fato de que é muito rápido e a pista é curta, e se o pescador engancha no cabo o piloto sente aquele baita tranco, nem precisa de indicador...e se não se sentir nada já tá com a mão na manete de potência pra arremeter...tem muito vídeo ai de avião caindo no mar porque não teve força pra arremeter após não engatar o cabo .
@@giulianorufino9114 vc so tem que levar em consideração que a aceleração dos avioes atuais, a resposta é muito mais rapida do que dos caças das primeiras gerações, entao nao vejo como algo impossivel se tivesse alguma indicação.
@@joseluizhavocbm7567 mesmo sendo mais potentes, os motores turbo fan e turbo jato como dos caças não respondem imediatamente ao comando de aumento de potência, existe um pequeno intervalo que para o caça é fatal e ele vai cair no mar se o piloto não pousar acelerando o motor, basta ver aqueles vídeos de carros de F1 contra aviões comerciais ou de caça, na partida o carro de F1 sempre vence porque a resposta do motor a combustão é muito mais rápida que a do motor a reação, inclusive os pilotos comerciais e militares treinam bastante esse procedimento que se chama TOGA, Take Off Go Around, que é justamente o treinamento de toque e arremetida.
E porque porta aviões não podem operar em grandes rios ( aqueles bem largos e profundos )?
E um cargueiro entra ai? ,nem tem incentivo o risco é grande demais e as aeronaves e seus armamentos já tem um bom alcance.
Faltou falar da velocidade mínima da embarcação e direção de vento.
E vale considerar que os navios porta avioes seguem navegando enquanto haja pousos ou decolagens
E, nas operações de decolagem, ficarem contra o vento, e nas de pouso, à favor...
O Brasil precisava ter no mínimo uns 20 porta-aviões, mas não temos nenhum
Que vídeo foda, mas fico imaginando se a sua esposa não for tão ligada no assunto a cara dela, de ficar esperando a resposta kkkkk Se acontecesse algo assim aqui minha esposa ia me dar um corte por dar uma explicação tão detalhada kkkkk
isso aí, mulher mandou... água parou rs
Intão... A MB deveria, no meu entendimento, ter pelo menos DOIS porta-aviões para cuidar de todo o litoral brasileiro e permitir a projeção de força. O problema é que os Nimitz são grandes demais e o CDG é francês (vide São Paulo...). Espero que a MB consiga equacionar isso, comprando dois porta-aviões OPERACIOINAIS mas menores que os Nimitz. Na minha opinião, acho que daria para modificar dois barcos de assalto americanos -- que têm convoo --, modificando-os como foi feito com o Minas Gerais. O que acha? Que tal um vídeo explorando essa possibilidade??? Um abraço
Sou a favor de um NAM tipo.o Cavour italiano ou o Juan Carlos I espanhol com aviões F-35B Stovl. Por que não? O resto são Submarinos entre convencionais e nucleares e mais escoltas, pronto
Eu te chamo de malu... ,um navio aeródromo é caro você não vai usar para defender a costa não faz sentido ,varias marinhas usam aeronaves baseadas em terra para o trabalho pois funciona.
´´Menores´´? ,defina pois se quer entrar na brincadeira digo que é melhor ter uma doutrina que de fato busque explorar seu potencial e tenha o melhor para para poder dispor de todo seu potencial.
Você pode operar por algumas semanas com oque carrega na embarcação ,mas parar para reabastecer os aeródromos e as escoltas a cada 3 ou 4 dias em mega operações logísticas ,não faz sentido.
É um jogo no qual estamos longe de poder entrar onde os aerodromos de helicópteros são o bastante.
@@marcelotadeu5532 ,o F-35 é caro ,muito caro ,é um paradoxo que não existia quando prometiam que o F-35 seria ´´barato´´.
Com um gasto mínimo dá para adaptar aeronaves mais baratas e se investir em um navio mais capaz ao mesmo tempo que você melhora suas capacidades já que por mais pareça que um Stealth case perfeitamente com a premissa ofensiva dos aeródromos no fim oque querem é aeronaves com grande alcance e capacidade bélica para se manterem distantes de seus inimigos.
@@edvanleonardo4262 O valor do F-35 está caindo pois vários países estão comprando e no final, a economia de escala vai baixar o preço assim como o custo de hora de voo. Ele já custou 150 milhões e hoje já está 90 milhões.
@@marcelotadeu5532 ,este é um equívoco comum ,a verdade é que apenas o A custa 80M não por economia de escala mas por tabelamento do congresso dos USA sob pena de pesada redução do número de unidades a serem emcomendadas ,mesmo se beneficiando das imposições feitas para versão A as versões B e a C estão nos 130M.
A economia de escala funciona assim ,supondo que você tem um lucro de 250 em uma xícara, gasta 250 com material e 250 em mão de obra entre outros custos fixos você venderia uma xícara a 750 ,5 xícaras a 550 e 250 xícaras a 501.
Oque quero que se atente é que matéria prima é tabelada ,o lucro ninguém abre mão e oque de fato acarreta na redução de custo na economia de escala é a diluição dos custos de mão de obra ,conta de energia ,etc.
E nem preciso falar do custo de operação.
A pergunta está deslocada do vídeo, mas se encaixa nos propósitos gerais do canal, de cunho didático. É verdade que todas as condecorações militare dos membros das Waffen SS foram canceladas ? E também revogadas suas pensões?
Exelente vídeo. Ah! Por que não falar convoo? Nossos marinheiros não falam "deck". Portanto, um convés para aeronaves, se chama convoo.
Muito bom Júlio, mas o correto é Ski-jump
Ok
Será que existe um ás de blindados do Brasil?
não, em que guerra o pais se envolveu, em que precisou de blindados? não tem
Tem mais de 300 metros.... Aproximadamente 320 metros de comprimento.
Achei que fosse um tutorial do DCS
durante a segunda guerra somente Estados Unidos e Japão operaram porta-aviões?
logo de cara, os britânicos.
Porta aviões, porta helicópteros, falta só inventarem o porta drones que aliás pode ser qualquer navio adaptado.
A Rússia tem porta-aviões operacional?
tem e exatamente os do tipo que ele mostrou, com a "rampa" na frente
@@joseluizhavocbm7567 acho que o único porta-aviões russo incendiou-se há alguns anos e não está operacional.
infelizmente eu jogo war thunder e ace combat, nada de novo pra mim, kkk mentira só war thunder mesmo
*De tanto eu gostar de aerounatica pra parte militar eu nem pesquisei, só aprendi com o tempo
PIÓR Q ISSO TUDO SÃO ÔS POUSOS ê DECOLAGENS NOTURNOS COM MAR AGITADO 🤔🥺
No geral combate noturno é emboscada nessa época ,basicamente as aeronaves não decolavam em mau tempo na época de maneira geral ,mas não teria razões para não começarem a operar perto do raiar do sol se a lua colaborasse ,bem como esse problema não existe mais hoje com aeronaves para todo clima e sistema de guiagem por luz que dá segurança de operação nos mares mais agitados.
Acho que tua esposa não entendeu muito 😌
Qual o suprimento mais importante num porta aviões!! Combustível?, Munição?? Nao!! São Cuecas limpas, cada pouso e cada decolagem é um cagaço.kkkk
Pronto agora so falta a marinha do brasil comprar um
Como diz o Marcelo Rios dos canais "Hoje No Mundo Militar" e "Hoje Na Segunda Guerra Mundial"... Pouso em porta-aviões são ACIDENTES CALCULADOS!
Não é nem nunca foi dele essa frase.
Show! Vou pegar um F 35 emprestado e vou treinar. 👌👏