🐍🇧🇷Inscreva-se já na Expedição A COBRA FUMOU 2025 www.cobrafumou2025.com.br ✈Expedição Sala de Guerra na Normandia e DIA-D www.normandia2025.com.br/ ✈Inscreva-se já na MISSÃO ÁTOMO 2025 www.missaoatomo2025.com.br
@@pedrorocha4817 seria a resposta perfeita. Mas, tem um porém: como eu disse no começo, não adianta as baionetas estarem caladas, se os soldados vão gritando feito a gentalha, quando o Guanabara abre as portas, em mês de aniversário.
Não sei se a frase é zoeira, mas para o caso de não ser: o termo "baioneta calada" significa que ela foi posicionada no cano do fuzil e está pronta para o uso.
Vídeo bem explicado sobre conceito de "guerra relâmpago". Parabéns, Prof. Julio. Em resumo, cabe a Heinz Guderian o mérito indiscutível de ter idealizado e colocado em prática, no campo de batalha, forças táticas combinadas - aviões+blindados+infantaria - e coordenadas por sistema de comunicação em tempo real.
Cabe a ele tbm no final da guerra ter entregado seus colegas generais pra se livrar da cadeia e até da pena de morte!!! Grande General, mas no fim ficou explicado por não ter sido promovido a marechal de campo.😊
Realmente, cabe a Guderian o mérito de ter colocado isso em prática, apesar de eu sempre achar o conceito de batalha profunda do Tukhachevsky bem completo nesse sentido e que tmb viu boa prática contra os próprios alemães durante as ofensivas do exército vermelho do meio pro final da SGM, provando o efeito devastador deste conceito.
@@andersonpedro1231 verdade, o mérito da franca nessa ideia é muito maior mesmo. Se levar em consideração que foi feita com cavalos e a paços, foram muito mais longe do que qualquer motor a diesel levou nas guerras que se apresentou esse movimento. Mas é uma coisa que não funciona mais, hoje a linha tem que ser bonitinha, tudo muito bem feito, qualquer erro é trágico.
@@williammelek8318Cada qual na sua época e com seus recursos. Napoleão tem seu mérito na historia militar de SEU tempo. Porém, por esse atributo, se considerado atemporal, eu elegeria o mestre da estratégia e da ousadia: ANIBAL BARCA.
Boa noite, Júlio! Cara , seus vídeos e como se a gente assistisse uma palestra . Uma palestra que saímos mais informados ....o canal de ti e um dos melhores neste quesito !
Só quero deixar esse comentário agradecendo ao seu incrivel trabalho. É realmente impressionante a dedicação e cuidado na pesquisa, todos os vídeos de excelência! Sou oficial militar da forças armadas e aprendo muito sobre a história do meu próprio ofício contigo! Forte abraço! ADSUMUS
Ótima aula! Só um adendo, o termo "Blitzkrieg" nunca foi usado de forma doutrinária pelos alemães, eles utilizavam a "Bewegungskrieg", ou seja, a guerra de movimento de grandes formações (divisões, corpos, exércitos), remanescente dos próprios prussianos, que a utilizava após a identificação do "Schwerpunkt" (ponto de concentração) para conseguir a formação do "Kessel" (bolsão, caldeirão, cerco) através do movimento de pinça de unidades móveis, enquanto a infantaria ocupava o inimigo no ataque mais frontal, culminando, ao final, na "Kesselschlacht", ou batalha de cerco, aniquilando o inimigo, conseguindo vitórias rápidas dessa forma, pois a Prússia, assim como a própria Alemanha, não poderia se dar ao luxo de uma guerra de atrito. O Guderian inovou ao utilizar tanques e aviões como elementos dessa doutrina já antiga que os alemães eram tão dependentes, e como o Júlio disse, devido à falta de mecanização do exército alemão, a infantaria não conseguia acompanhar os tanques e não fechavam tão bem o "Kessel", que eram gigantescos na frente oriental em 1941, resultando na fuga de muitos inimigos do cerco.
Excelente seu comentário. A logística também dificultava a execução, sendo empregados muitos cavalos e carroças no início da guerra. Com a vitória sobre a França, os alemães capturaram grande número de viaturas, passando a empregá-las em seu proveito.
@@carlossinesio5269 Mas vários veículos franceses eram sabotados, como os caminhões da Citroen onde constavam nos manuais uma quantidade insuficiente de óleo de cárter visando fundir os motores durante o uso.
Eu considero o general Guderian o verdadeiro gênio militar alemão da segunda guerra. Ele aplicou o conceito de FOCO, com poucas unidades realmente preparadas e adestradas em um nível muito superior à média para funcionarem como pontas de lança móveis. Os demais elementos militares, a grande maioria das forças militares, seguiam atrás com a missão de ocupar e limpar as áreas penetradas. Para essa missão secundária não se requeria o mesmo preparo das unidades de elite. Com poucas tropas bem preparadas ele priorizou uma estratégia focada na elite de suas tropas aproveitando de maneira excepcional os recursos militares à sua disposição. Depois que passei a aplicar esse mesmo conceito na minha vida pessoal alcancei muitos dos meus objetivos pessoais. Um conceito para se aplicar na vida.
Júlio Cesar faz muito tempo que eu acompanho o seu canal e posso dizer que não há na no TH-cam alguém que tenha uma visão da história militar que você tem o que muito me alegra, parabéns.👍👍👍
Caramba, uma verdadeira aula! Não sabia que a Blitzkrieg havia existido apenas até 41, e tampouco que também havia um general soviético que era adepto da ideia de guerra ágil motorizada.
Que vídeo incrível Julio! Desde a explicação dos novos armamentos e novas táticas decorrentes (metralhadoras e tanques) assim como o detalhamento dos criadores do conceito de guerra rápida em vários países. Realmente dá vontade de se aprofundar muito no assunto. Parabéns 👏👏👏💪
Gostei demais! Este vídeo resume, basicamente, o que tenho aprendido com a leitura de algumas centenas de livros sobre as grandes guerras do século XX, incluindo o "Achtung, Panzer!"...
Em primeiro lugar, as Ardenas foi, em grande parte, uma tremenda zona! Muito improviso, muitas unidades agindo de forma autônoma e muito Pervitin para ficar 3 a 5 dias seguidos avançando e lutando.
Ao ver e ouvir seus vídeos, uma ideia sempre me vem à cabeça. A guerra é uma tremenda bagunça minimamente organizada, permitindo àquele que mais gritar e ter minimamente a inciativa vencer o adversário que só por um pouquinho mais de tempo e perseverança poderia reverter o ataque e ele sim vencer.
Pelas diversos estudos mostrados pela História Militar, o ovo de serpente que era o Adolf Hitler iria trazer a derrocada dos alemães, apesar da notória capacidade bélica dos alemães, o que não impedirá de mais isso mesmo os aniquilar. Se eles não tivessem Hitler talvez pela diplomacia pudesse assegurar para si alguma coisa conseguida na primeira fase da guerra onde eles puderam manter a iniciativa. Eles nunca tiveram uma vitória futura assegurada e de novo, os altos miltares alemães, aqueles não doutrinados sempre souberam disso.
É loucura pensar em como a Alemanha, um pequeno país da Europa, que tinha perdido uma guerra mundial, logo após sofrendo uma crise econômica e inflação descontrolada, e em apenas 5 anos (Hitler subiu ao poder realmente somente em 1934 *Fürher*) conseguiu reunir, refazer e construir um dos maiores exércitos e o melhor da Europa.
E que, por conta do mesmo líder idiota, megalomaníaco e um dos seres mais execráveis que já existiram, que gostava de interferir nas questões mais táticas, teve a derrota que mereceu e que todo o mundo civilizado precisava.
Um dos idealizadores da tática de guerra relâmpago, paradoxalmente foi Charles de Gaulle que era tenente na época. Escreveu um livro que inspirou muito os alemães mas não os franceses... 😅
De Gaulle esbarrou na burocracia do exército francês, Tukhachevsky esbarrou nos expurgos de Stalin, mas Guderian teve um mínimo espaço pra provar seu conceito.
Seria possível um vídeo referente às guerras napoleônicas, em especial no que se refere à infantaria. Interessa saber como os soldados recarregavam suas espingardas de tiro unico. Eles recusavam até o fim das colunas para recarregarem? Os tiros eram disparados sucessivamente? Era um disparo por cada fileira que eram sucedida pela fileira seguinte enquanto corriam para a retaguarda para poderem recarregar seu armamento? Agradeço muito sua atenção.
Aula cada vídeo uma aula das melhores do mundo pra cada assunto esse de hoje é pra não deixar qualquer dúvida de tudo que aconteceu com a invasão da Rússia show show
Podia ter mostrando uma cena do filme CAVALO DE GUERRA para ilustrar. Tem uma cena do início da Guerra aonde a cavalaria ataca uma acampamento alemão é no início vão até bem o problema é quando eles chegam até a linha das árvores é lá estão as temidas metralhadoras que dizimaram a cavalaria
Não deve ter usado, porque, apesar de ser uma cena marcante, é bem improvável que uma tática ou cena daquela tenha acontecido mesmo. Tanto por parte dos alemães, quanto por parte da cavalaria
Olha. O Escritor Liddel Hart em suas obras, sempre mostrou que as campanhas bem sucedidas na maioria das vezes usava o ataque frontal pra fixar as Forças inimiga e finalizava o combate com o ataque de flanco. Causava grandes baixas..
Esqueceram o apóio aéreo em ataque conjunto, , artilharia ligeira móvel e até da cavalaria alemã que explorava as brechas e seguia os carros de combate.
Uma cena 🎬 que mostra muito bem esse desastre das metralhadora em cima dos aliados na primeira guerra e no filme Cavalo 🐎 de guerra onde uma carga de cavalaria é totalmente destruída por algumas metralhadora numa armadilha dos alemães
Uma coisa que sempre achei curiosa nos estrategistas militares, inclusive os modernos, é como eles tratam perdas humanas. Exemplo: Vi um vídeo de um dos estrategistas americanos no Vietnã dizendo que já havia perdido centenas de homens, mas se tivesse mais um xxx centenas iria perder 40%, mas venceria... Guerra é muita bagaceiras, e quem está lá na frente é comandado sim por idiotas muitas vezes.
A demasiada hierarquia e a falta de visão dos militares antigos no período da primeira e segundas guerras é o que sempre me impressiona mais, e de forma negativa. Penso que foi assim com a construção da Linha Marginot na França.
Explicação a esse nível de detalhamento acho que somente na ESA ou na AMAN, um canal civil mostrando todos os detalhes de cada posição no tabuleiro de guerra....só podia ser na Sala de Guerra
É difícil usar tanques em conceito de batalha profunda com um enxame de drones e armas AT portáteis por todos os lados, tanto na frente de combate como na retaguarda e logística.
Sim, a Gatling Gun, mas ela foi testada de forma muito reduzida no conflito, e sua cadência de disparo não era tão alta quanto as metralhadoras pós-Maxim
Bom vídeo. Um aspecto não abordado é o terrorismo na retaguarda, com bombardeio e metralhamento de civis em estradas, perturbando a logística dos adversários.
Como sempre, os americanos nunca souberam explicar a guerra rápida. Creio que a Blitzkrieg já existia na URSS na década de 30, sendo aplicada na Operação Bagration.
Julio, vc explicou o motivo das lagartas e isso me criou uma dúvida: e os veículos blindados 8x8 e 6x6, o raciocínio é igual ao das lagartas ou eles não são tão "todo terreno" quanto parecem?
Em princípio é o mesmo raciocínio sim, mas as lagartas são bem mais eficientes que as rodas para distribuir o peso. Todavia, as rodas deixam o blindado mais ágil.
Como é que o Bigode vai invadir a URSS desse jeito sem repor os tanques e com problemas logísticos? E pior dividiu as forças que estavam quase chegando em Moscou e mandou para Stalingrado? Ele era louco mesmo pelo jeito, ou subestimou a URSS por ter apanhado da Finlandia em 39!
Com todo respeito: No minuto 23:52 - "O que contou muito para a rapidez dessa campanha foi o fato de que a WEHRMACHT detinha todos os pontos vantajosos de ofensiva". O que são onde estavam: "pontos vantajosos de ofensiva"? Não citou a LINHA MAGINOT.🤔
Logo no início do vídeo que " no passado sempre procuravam o combate frontal", acho equivocado essa afirmação! Aníbal em cannas não foi nada frontal, Napoleão dizia em uma de suas máximas: Nunca ataque de frente se puderes contornar. A real é que na véspera da segunda guerra a maioria das nações ainda estavam conservadores e a alemão apenas inovou com uma nova e revolucionária tendência.
Verdade... Temos vários relatos da antiguidade sobre operações furtivas. Na Bíblia temos relatos nesse sentido. Davi invadiu Jerusalém pelos canais de esgoto durante a noite. Abraão montou uma força com 318 homens bem treinados e invadiu o acampamento inimigo de surpresa fazendo uma matança p libertar seu sobrinho.
As tendências vão e voltam nas guerras, assim como a Humanidade. As cargas de cavalaria pesada frontais ficaram no imaginário militar desde que os franceses as incrementaram na Idade Média e chegaram ao ápice com os Hussardos Alados poloneses. Mas nas Guerras Napoleônicas elas já demonstraram obsolescência por conta da propagação das armas de fogo. E mesmo antes disso os holandeses já reforçavam os flancos da linha de batalha com lanceiros e arcabuzeiros contra cavalaria ligeira.
🐍🇧🇷Inscreva-se já na Expedição A COBRA FUMOU 2025 www.cobrafumou2025.com.br
✈Expedição Sala de Guerra na Normandia e DIA-D www.normandia2025.com.br/
✈Inscreva-se já na MISSÃO ÁTOMO 2025 www.missaoatomo2025.com.br
O vídeo que eu mais aguardei na vida
Obg obg obg
É Júlio, você conseguiu... Esse vídeo finalmente explicou sobre essa tática que tantos vídeos não conseguiram!!!
Valeu! Conteúdo sempre de qualidade
Obrigado pelo elogio
As baionetas vão caladas, mas os soldados vão gritando? Que paradoxal!
Der...der
Será este o significado?
Para silenciar a posição inimiga.
@@pedrorocha4817 seria a resposta perfeita. Mas, tem um porém: como eu disse no começo, não adianta as baionetas estarem caladas, se os soldados vão gritando feito a gentalha, quando o Guanabara abre as portas, em mês de aniversário.
Não sei se a frase é zoeira, mas para o caso de não ser: o termo "baioneta calada" significa que ela foi posicionada no cano do fuzil e está pronta para o uso.
Que conteúdo massa parabéns professor. Salve Natal-RN
Vídeo bem explicado sobre conceito de "guerra relâmpago". Parabéns, Prof. Julio.
Em resumo, cabe a Heinz Guderian o mérito indiscutível de ter idealizado e colocado em prática, no campo de batalha, forças táticas combinadas - aviões+blindados+infantaria - e coordenadas por sistema de comunicação em tempo real.
Cabe a ele tbm no final da guerra ter entregado seus colegas generais pra se livrar da cadeia e até da pena de morte!!! Grande General, mas no fim ficou explicado por não ter sido promovido a marechal de campo.😊
Realmente, cabe a Guderian o mérito de ter colocado isso em prática, apesar de eu sempre achar o conceito de batalha profunda do Tukhachevsky bem completo nesse sentido e que tmb viu boa prática contra os próprios alemães durante as ofensivas do exército vermelho do meio pro final da SGM, provando o efeito devastador deste conceito.
Cabe a napoleão, pioneiro da guerra móvel moderna. Ele aplicou magistralmente o conceito de movimento.
@@andersonpedro1231 verdade, o mérito da franca nessa ideia é muito maior mesmo. Se levar em consideração que foi feita com cavalos e a paços, foram muito mais longe do que qualquer motor a diesel levou nas guerras que se apresentou esse movimento.
Mas é uma coisa que não funciona mais, hoje a linha tem que ser bonitinha, tudo muito bem feito, qualquer erro é trágico.
@@williammelek8318Cada qual na sua época e com seus recursos. Napoleão tem seu mérito na historia militar de SEU tempo.
Porém, por esse atributo, se considerado atemporal, eu elegeria o mestre da estratégia e da ousadia: ANIBAL BARCA.
Boa noite, Júlio!
Cara , seus vídeos e como se a gente assistisse uma palestra .
Uma palestra que saímos mais informados ....o canal de ti e um dos melhores neste quesito !
Só quero deixar esse comentário agradecendo ao seu incrivel trabalho. É realmente impressionante a dedicação e cuidado na pesquisa, todos os vídeos de excelência! Sou oficial militar da forças armadas e aprendo muito sobre a história do meu próprio ofício contigo! Forte abraço! ADSUMUS
Muito obrigado Caique! Abração!
Ótima aula!
Só um adendo, o termo "Blitzkrieg" nunca foi usado de forma doutrinária pelos alemães, eles utilizavam a "Bewegungskrieg", ou seja, a guerra de movimento de grandes formações (divisões, corpos, exércitos), remanescente dos próprios prussianos, que a utilizava após a identificação do "Schwerpunkt" (ponto de concentração) para conseguir a formação do "Kessel" (bolsão, caldeirão, cerco) através do movimento de pinça de unidades móveis, enquanto a infantaria ocupava o inimigo no ataque mais frontal, culminando, ao final, na "Kesselschlacht", ou batalha de cerco, aniquilando o inimigo, conseguindo vitórias rápidas dessa forma, pois a Prússia, assim como a própria Alemanha, não poderia se dar ao luxo de uma guerra de atrito.
O Guderian inovou ao utilizar tanques e aviões como elementos dessa doutrina já antiga que os alemães eram tão dependentes, e como o Júlio disse, devido à falta de mecanização do exército alemão, a infantaria não conseguia acompanhar os tanques e não fechavam tão bem o "Kessel", que eram gigantescos na frente oriental em 1941, resultando na fuga de muitos inimigos do cerco.
Excelente seu comentário. A logística também dificultava a execução, sendo empregados muitos cavalos e carroças no início da guerra. Com a vitória sobre a França, os alemães capturaram grande número de viaturas, passando a empregá-las em seu proveito.
Exatamente, bem lembrado.
@@carlossinesio5269 Mas vários veículos franceses eram sabotados, como os caminhões da Citroen onde constavam nos manuais uma quantidade insuficiente de óleo de cárter visando fundir os motores durante o uso.
Seu canal é muito bom porque a gente assiste o vídeo e fica interessado nele inteiro. Obrigado por seu conteúdo
Eu considero o general Guderian o verdadeiro gênio militar alemão da segunda guerra. Ele aplicou o conceito de FOCO, com poucas unidades realmente preparadas e adestradas em um nível muito superior à média para funcionarem como pontas de lança móveis. Os demais elementos militares, a grande maioria das forças militares, seguiam atrás com a missão de ocupar e limpar as áreas penetradas. Para essa missão secundária não se requeria o mesmo preparo das unidades de elite. Com poucas tropas bem preparadas ele priorizou uma estratégia focada na elite de suas tropas aproveitando de maneira excepcional os recursos militares à sua disposição. Depois que passei a aplicar esse mesmo conceito na minha vida pessoal alcancei muitos dos meus objetivos pessoais. Um conceito para se aplicar na vida.
Um novo vídeo sobre um tema importante e que eu tenho dúvidas e curiosidades! Boa Júlio
Professor faça um vídeo dos submarinos desde sua concepção na guerra civil norte americana, passando por 2 guerras mundias até os dias atuais
Você é o cara, professor!! Cada vídeo, uma aula incrível! Obrigada por partilhar tanto conhecimento!
Júlio Cesar faz muito tempo que eu acompanho o seu canal e posso dizer que não há na no TH-cam alguém que tenha uma visão da história militar que você tem o que muito me alegra, parabéns.👍👍👍
2:50 Em resumo, a Blitzkrieg não era um pinto
Mas penetrou a retaguarda francesa 27:30
@@Ismael_Bernardinomas francês da a retaguarda fácil
Que vídeo, muito bem explicado, e demonstrado.....meu sonho em ir numa dessas expedição e conhecer os locais que a Feb passou e lutou...
Bem detalhado e de fácil entendimento.
Sem querer ser repetitivo… parabéns, Júlio!
Não cansamos de repetir, SdG é sempre ótima !
Bom dia, Prof Julio, excelente trabalho que vc faz no You Tube.
Que bom que está gostando! 😊
Caramba, uma verdadeira aula! Não sabia que a Blitzkrieg havia existido apenas até 41, e tampouco que também havia um general soviético que era adepto da ideia de guerra ágil motorizada.
Valeu Júlio...mais uma aula espetacular. Obrigado e bom domingo.
Que vídeo incrível Julio! Desde a explicação dos novos armamentos e novas táticas decorrentes (metralhadoras e tanques) assim como o detalhamento dos criadores do conceito de guerra rápida em vários países.
Realmente dá vontade de se aprofundar muito no assunto.
Parabéns 👏👏👏💪
Incrível Júlio, vc sabe muito, já vi documentário dizendo que a Blitzkrieg foi usada desde a Polônia, vc é fera 👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns!!!
Ótimo vídeo 😊
Muito bom o documentário.
Boa tarde, mais uma excelente aula, muito top mesmo
Gostei demais! Este vídeo resume, basicamente, o que tenho aprendido com a leitura de algumas centenas de livros sobre as grandes guerras do século XX, incluindo o "Achtung, Panzer!"...
JÚLIO FAZ UM VÍDEO AGORA COMO SE DA UM CERCO MILITAR ? Como se cerca um 6 exército inteiro por exemplo ?
Essa eu quero ver, eu tenho uma noção de como funciona, mas o Julio seria muito mais eficaz pra elucidar tudo.
@ Sim cara ! Como se cerca 100 mil soldados ! Como 100 mil soldados concentrados não conseguem furar um certo ! Sempre tive essa dúvida !
Os vídeos dos generais de Stalin parou? Estou muito ansioso por mais vídeos sobre!
Em primeiro lugar, as Ardenas foi, em grande parte, uma tremenda zona! Muito improviso, muitas unidades agindo de forma autônoma e muito Pervitin para ficar 3 a 5 dias seguidos avançando e lutando.
Excelente video. Parabéns.
Excelente conteúdo Júlio, muito obrigado.
Excelente video, prezado! Obrigado!
Cara vc é incrível !
Parabéns !!!!
Rapaz!!! uma aula dessa e gratuita !!! Obrigado Julião !!!!
Excelente aula!
Ao ver e ouvir seus vídeos, uma ideia sempre me vem à cabeça. A guerra é uma tremenda bagunça minimamente organizada, permitindo àquele que mais gritar e ter minimamente a inciativa vencer o adversário que só por um pouquinho mais de tempo e perseverança poderia reverter o ataque e ele sim vencer.
Pelas diversos estudos mostrados pela História Militar, o ovo de serpente que era o Adolf Hitler iria trazer a derrocada dos alemães, apesar da notória capacidade bélica dos alemães, o que não impedirá de mais isso mesmo os aniquilar. Se eles não tivessem Hitler talvez pela diplomacia pudesse assegurar para si alguma coisa conseguida na primeira fase da guerra onde eles puderam manter a iniciativa. Eles nunca tiveram uma vitória futura assegurada e de novo, os altos miltares alemães, aqueles não doutrinados sempre souberam disso.
É loucura pensar em como a Alemanha, um pequeno país da Europa, que tinha perdido uma guerra mundial, logo após sofrendo uma crise econômica e inflação descontrolada, e em apenas 5 anos (Hitler subiu ao poder realmente somente em 1934 *Fürher*) conseguiu reunir, refazer e construir um dos maiores exércitos e o melhor da Europa.
Simples filho, domínio e pragmatismo político aliado a um enorme potencial industrial.
E que, por conta do mesmo líder idiota, megalomaníaco e um dos seres mais execráveis que já existiram, que gostava de interferir nas questões mais táticas, teve a derrota que mereceu e que todo o mundo civilizado precisava.
@@caementariusisso é canal de guerra, não de política. Desculpe, mas vc nada disse.
@@victormalheirosteixeira5978 ingenuidade ou estupidez achar que guerra não é parte da política
muitoooo bommmmm exelente trabalho
Um dos idealizadores da tática de guerra relâmpago, paradoxalmente foi Charles de Gaulle que era tenente na época. Escreveu um livro que inspirou muito os alemães mas não os franceses... 😅
Eu tava procurando esse comentário e, caso não encontrasse, ia comentar. Obrigado amigo, vc é um amigo
De Gaulle esbarrou na burocracia do exército francês, Tukhachevsky esbarrou nos expurgos de Stalin, mas Guderian teve um mínimo espaço pra provar seu conceito.
@@sallestm e muito mal feito ainda. O que o livrou de uma derrota horrenda foi o uso do rádio.
Mais um excelente video repleto de muito conhecimento e informacao.
Muito esclarecedor.
Seria possível um vídeo referente às guerras napoleônicas, em especial no que se refere à infantaria. Interessa saber como os soldados recarregavam suas espingardas de tiro unico. Eles recusavam até o fim das colunas para recarregarem? Os tiros eram disparados sucessivamente? Era um disparo por cada fileira que eram sucedida pela fileira seguinte enquanto corriam para a retaguarda para poderem recarregar seu armamento? Agradeço muito sua atenção.
Video interessante, mesmo para quem já entende alguma coisa do assunto.
Parabéns!
Muito bom! Faz um documentário sobre o Manstein, nos moldes daquele do Rommel.
Parabens pelo excelente trabalho! Thanks
Sensacional perfeito Júlio
Felicia de aula; detalhes ricos, parabens
Muito bom vídeo, para não variar.
Mas fiquei com vontade de ver um vídeo biográfico sobre Guderian.
Faz um vídeo sobre oz matérias de engenharia, isso séria um vídeo muito bom.
Excelente vídeo.
Aula cada vídeo uma aula das melhores do mundo pra cada assunto esse de hoje é pra não deixar qualquer dúvida de tudo que aconteceu com a invasão da Rússia show show
Um ótimo ano para todos vcs
Podia ter mostrando uma cena do filme CAVALO DE GUERRA para ilustrar. Tem uma cena do início da Guerra aonde a cavalaria ataca uma acampamento alemão é no início vão até bem o problema é quando eles chegam até a linha das árvores é lá estão as temidas metralhadoras que dizimaram a cavalaria
Não deve ter usado, porque, apesar de ser uma cena marcante, é bem improvável que uma tática ou cena daquela tenha acontecido mesmo.
Tanto por parte dos alemães, quanto por parte da cavalaria
Canal fantástico. Me senti numa classe de ensinos profundos na Praia Vermelha...
Excelente explicação. Curioso observar como a questão logística prejudicou os alemães.
E geral doidão de Pervitin.
Olha. O Escritor Liddel Hart em suas obras, sempre mostrou que as campanhas bem sucedidas na maioria das vezes usava o ataque frontal pra fixar as Forças inimiga e finalizava o combate com o ataque de flanco. Causava grandes baixas..
@SaladeGuerraSdG faz um vídeo completo sobre o SAS britânico 🇬🇧
Faltou falar do General Charles de Gaulle. Ele foi um precursor no estudo de forças blindadas como vanguarda de cavalaria e cobertura da Infantaria..
Esqueceram o apóio aéreo em ataque conjunto, , artilharia ligeira móvel e até da cavalaria alemã que explorava as brechas e seguia os carros de combate.
Creio que é do Liddell Hart a primeira biografia do Rommel, salvo engano ele foi prisioneiro do Rommel.
Liddel Hart foi reformado como capitão na Primeira Guerra, ele não combateu na Segunda Grande Guerra, não foi pressionei de Rommel.
Faz um vídeo sobre pinça e cerco.
Bora, mais uma aula que vale por 1 semestre na escola 🎒🏫.
Uma cena 🎬 que mostra muito bem esse desastre das metralhadora em cima dos aliados na primeira guerra e no filme Cavalo 🐎 de guerra onde uma carga de cavalaria é totalmente destruída por algumas metralhadora numa armadilha dos alemães
Simplesmente " a aula" sobre Blitzkrieg".
Que aula!
E o pior é que na Rússia além dos problemas logísticos ainda teve "os errinhos" do cara do bigodinho que ainda dividiu as forças aí complicou geral
Muito bacana essa Expedição Átomo, pena que eu não tenho 30k.. 😅😅😅
Uma coisa que sempre achei curiosa nos estrategistas militares, inclusive os modernos, é como eles tratam perdas humanas. Exemplo: Vi um vídeo de um dos estrategistas americanos no Vietnã dizendo que já havia perdido centenas de homens, mas se tivesse mais um xxx centenas iria perder 40%, mas venceria... Guerra é muita bagaceiras, e quem está lá na frente é comandado sim por idiotas muitas vezes.
A demasiada hierarquia e a falta de visão dos militares antigos no período da primeira e segundas guerras é o que sempre me impressiona mais, e de forma negativa. Penso que foi assim com a construção da Linha Marginot na França.
Eles começavam a cantar:
Hey, hoo, let's go!
Hey, hoo, let's go!...
Explicação a esse nível de detalhamento acho que somente na ESA ou na AMAN, um canal civil mostrando todos os detalhes de cada posição no tabuleiro de guerra....só podia ser na Sala de Guerra
Sensacional
Oswald Lutz também merece ser citado. Até antes de Guderian.
Napoleão não dizia que “Amadores discutem tática e estratégia, profissionais discutem logística” ?
dizia? se dizia, dizia bem.
O vídeo da blitzkrieg parece um óvulo sendo fecundado.
Muito bom.
Eu vou ver o vídeo, mas fala se vai ter um mais específico sobre a guerra relâmpago russa na Ucrânia e por que eles voltaram a usar trincheiras.
É difícil usar tanques em conceito de batalha profunda com um enxame de drones e armas AT portáteis por todos os lados, tanto na frente de combate como na retaguarda e logística.
Show!
Julio, boa noite
Quase no fim da Guerra Civil americana não houve uma arma com uma série de canos girando por cima de um Tripé ?
Sim, a Gatling Gun, mas ela foi testada de forma muito reduzida no conflito, e sua cadência de disparo não era tão alta quanto as metralhadoras pós-Maxim
Bom vídeo. Um aspecto não abordado é o terrorismo na retaguarda, com bombardeio e metralhamento de civis em estradas, perturbando a logística dos adversários.
Como sempre, os americanos nunca souberam explicar a guerra rápida. Creio que a Blitzkrieg já existia na URSS na década de 30, sendo aplicada na Operação Bagration.
"À minha frente, nenhum inimigo. Atrás de mim, nenhuma reserva."
Mal. Ewald von Kleist sobre a invasão da URSS
Julio, vc explicou o motivo das lagartas e isso me criou uma dúvida: e os veículos blindados 8x8 e 6x6, o raciocínio é igual ao das lagartas ou eles não são tão "todo terreno" quanto parecem?
Em princípio é o mesmo raciocínio sim, mas as lagartas são bem mais eficientes que as rodas para distribuir o peso. Todavia, as rodas deixam o blindado mais ágil.
Não seria possível os tanques puxarem as peças de artilharia?
Os alemães não usavam o termo Bltizkrieg. Mas bewegusnkrieg.
Isso, blitz é um termo em inglês
@@sallestm Foi Churchill uem inventou para descrever o que estava ocorrendo.
Que eu entendí é que o êxito alemão nos primeiros dias da guerra contou muito com a sorte.
Mais surpresa e iniciativa do que sorte.
Como é que o Bigode vai invadir a URSS desse jeito sem repor os tanques e com problemas logísticos? E pior dividiu as forças que estavam quase chegando em Moscou e mandou para Stalingrado?
Ele era louco mesmo pelo jeito, ou subestimou a URSS por ter apanhado da Finlandia em 39!
Se ele não atacasse, Stálin atacaria.
Já tinha até data marcada: 20/07/1941.
E o livro de Charles De Gaulle que falava sobre a guerra de blindados , que Guderian leu?
Tanto Guderian quanto Rommel estudaram bastante a doutrina de blindados dos ingleses e franceses. E aplicaram e aperfeiçoaram muito essa doutrina.
Eu fico pensando, se o BR de hoje fosse combater a Alemnha da 2WW, será que perderia ou ganharia?
Pra ver como em alguns filmes, não contam a verdade, como era a frota dos alemães na guerra
Com todo respeito: No minuto 23:52 - "O que contou muito para a rapidez dessa campanha foi o fato de que a WEHRMACHT detinha todos os pontos vantajosos de ofensiva".
O que são onde estavam: "pontos vantajosos de ofensiva"?
Não citou a LINHA MAGINOT.🤔
A grande inovação no início da primeira guerra não foi a metralhadora. Foi o arame farpado!
Essa tática não foi experimentada na guerra civil espanhola?
Logo no início do vídeo que " no passado sempre procuravam o combate frontal", acho equivocado essa afirmação! Aníbal em cannas não foi nada frontal, Napoleão dizia em uma de suas máximas: Nunca ataque de frente se puderes contornar. A real é que na véspera da segunda guerra a maioria das nações ainda estavam conservadores e a alemão apenas inovou com uma nova e revolucionária tendência.
Verdade...
Temos vários relatos da antiguidade sobre operações furtivas. Na Bíblia temos relatos nesse sentido. Davi invadiu Jerusalém pelos canais de esgoto durante a noite. Abraão montou uma força com 318 homens bem treinados e invadiu o acampamento inimigo de surpresa fazendo uma matança p libertar seu sobrinho.
Combate frontal é carga de infantaria e isso foi usado nesses combates...
As tendências vão e voltam nas guerras, assim como a Humanidade.
As cargas de cavalaria pesada frontais ficaram no imaginário militar desde que os franceses as incrementaram na Idade Média e chegaram ao ápice com os Hussardos Alados poloneses.
Mas nas Guerras Napoleônicas elas já demonstraram obsolescência por conta da propagação das armas de fogo. E mesmo antes disso os holandeses já reforçavam os flancos da linha de batalha com lanceiros e arcabuzeiros contra cavalaria ligeira.
A blitz rieg consistia em pegar o inimigo de surpresa
e a Russia mostrou recentemente o pior jeito de se fazer uma guerra relâmpago
Só que na 1a Guerra Mundial quem venceu a Batalha que definiu a guerra foi a Itália.. E ninguém fala disso.