A Filosofia de Francis Bacon | Prof. Anderson

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 30 ต.ค. 2022
  • Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-bacon
    Curso de Filosofia do Direito: hotm.art/bacon-fdireito
    Curso Friedrich Nietzsche: hotm.art/bacon-nietzsche
    -----------------------------------------------------------------------
    Francis Bacon - O Filósofo da Era Industrial
    -----------------------------------------------------------------------
    Francis Bacon (1561-1626) foi um parlamentar inglês que se destacou como um grande cientista. Ele acreditava que ciência deveria servir para o progresso e bem-estar das pessoas. Por isso, para ele, conhecimento é poder.
    Como era típico de sua época, era crítico de Aristóteles e contrário ao silogismo dedutivo, fruto da mera argumentação abstrata. Para ele o conhecimento deveria se fundar nas bases solidas do experimento, do método indutivo de investigação.
    Se Galileu, entre outras coisas, teorizou a natureza do método científico; se Descartes, entre outras coisas, proporá uma metafísica que influenciou extremamente a ciência; Bacon, por seu turno, foi o filósofo da era industrial, pois expressou de modo muito eficaz e penetrante a influência das descobertas científicas sobre o delineamento da vida do homem, com as consequências que delas derivam.
    O método para alcançar o verdadeiro saber
    Conforme Bacon, ciência e poder coincidem, no sentido de que se pode agir sobre fen6menos apenas quando se conhecem suas causas. Para remediar os defeitos do saber de seu tempo, tecido de axiomas abstratos e de lógica silogística, Bacon propõe a importante distinção entre:
    a) as antecipações da natureza, que são noções tomadas de poucos dados habituais e sobre as quais a opinião comum facilmente dá seu próprio consentimento;
    b) as interpretações da natureza, que derivam ao contrário de uma pesquisa que se desenvolve a partir das próprias coisas conforme os modos adequados.
    Ora, são as interpretações da natureza, e não as antecipações, que constituem o verdadeiro saber, obtido com o verdadeiro método, o qual é um Novum organum, um instrumento novo e eficaz para alcançar a verdade. Trata-se, portanto, de seguir propriamente duas fases:
    1) a primeira consiste em limpar a mente de falsas noções (idola) que invadiram o intelecto humano;
    2) a segunda consiste na exposição e justificação das regras do novo método.
    A teoria dos ídolos
    A primeira função da teoria dos ídolos é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que obscurecem sua mente e barram o caminho para a verdade.
    Os gêneros de ídolos que assediam a mente são quatro:
    1) os ídolos da tribo, fundados sobre a própria natureza humana e dependentes do fato de que o intelecto humano mistura sempre a própria natureza com a das coisas, deformando-a e transfigurando-a. Isto é, não existem conexões entre a natureza do homem e das coisas;
    2) os ídolos da caverna, que derivam do indivíduo singular, e precisamente da natureza especifica da alma e do corpo do indivíduo singular, ou então de sua educação e de seus hábitos, ou ainda de outros casos fortuitos. Ou seja, o indivíduo não deve analisar a natureza a partir de suas crenças particulares;
    3) os ídolos do foro ou do mercado, dependentes dos contatos recíprocos do gênero humano, que se insinuam no intelecto por via das combinações impróprias das palavras e dos nomes. Com isso ele quer dizer que não se descobre o que a natureza é apenas conversando com os outros;
    4) os ídolos do teatro, que penetram na alma humana por obra das diversas doutrinas filosóficas e das péssimas regras de demonstração. Aqui ele nos alerta para não acreditarmos em falsas ideias de doutrinas filosóficas ou científicas.
    O objetivo da ciência
    Segundo Bacon, a obra e o fim da ciência humana consistem na descoberta da forma de uma natureza dada. Sendo essa forma a causa formal, a única que ele admite (diferentemente de Aristóteles que admitia outras três causas: a material, a eficiente e a final), pelo que conhecer as formas das várias coisas ou “naturezas” significa penetrar nos segredos profundos da natureza e tornar o homem poderoso sobre ela.
    A ideia de forma aqui pressupõe os conceitos de:
    a) Processo latente, que é o processo continuativo, a lei, que regula a geração e a produção do fenômeno.
    b) Esquematismo latente, que é a estrutura, a essência de um fenômeno natural. Em tal sentido, “compreender a forma” significa propriamente compreender a estrutura de um fenômeno e a lei que regula seu processo.
    Somente tomando esses cuidados o homem estará apto a explorar os mistérios da natureza usando o método correto, qual seja, o da experimentação, que consiste em fazer uma hipótese, testá-la, buscando a maior quantidade de dados possível, e somente depois confirmar sua veracidade, podendo torná-la lei geral.

ความคิดเห็น • 24

  • @filosofiatotal
    @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

    Curso de História da Filosofia: hotm.art/filosofia-bacon

    • @reneribeiro5963
      @reneribeiro5963 9 หลายเดือนก่อน

      esse vídeo está bem mais didático e melhor elaborado do que aquele vídeo vagabundo do seu curso. Sugestão, começa a atualizar os vídeos do seu curso.

  • @hebercalais3520
    @hebercalais3520 ปีที่แล้ว +1

    O investimento em educação é o que mais afeta favoravelmente a vida das pessoas de uma nação.
    De Valença - RJ

  • @1drezin
    @1drezin ปีที่แล้ว +10

    Francis bacon foi excepcional, além de inventar o bacon trouxe a receita e o modo de preparo. Entendi errado?

  • @gabsoutsidethebox1010
    @gabsoutsidethebox1010 2 หลายเดือนก่อน

    Adorei a aula! Obrigada!

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  2 หลายเดือนก่อน

      Bons estudos! 📚🙂

  • @Joun548
    @Joun548 ปีที่แล้ว

    Ídolos

  • @artesaodavida8592
    @artesaodavida8592 ปีที่แล้ว

    Como sempre, aula show 👏👏

  • @maxoliveira3952
    @maxoliveira3952 ปีที่แล้ว

    Professor assistir seus vídeos aqui no TH-cam e tive que comprar o seu curso é muito bom, a gente vai ficando viciado!!!!

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  ปีที่แล้ว

      Fico feliz que esteja gostando! É muito bom saber que estou contribuindo com a sua jornada! 📚

  • @wolfkiller205
    @wolfkiller205 10 หลายเดือนก่อน +1

    Excelente vídeo

  • @mariaklara7261
    @mariaklara7261 4 หลายเดือนก่อน

    Muito obrigada !!Aula extremamente explicativa

    • @filosofiatotal
      @filosofiatotal  4 หลายเดือนก่อน

      Eu que agradeço 😊

  • @jadsonricardo3852
    @jadsonricardo3852 ปีที่แล้ว

    Parabens professor boa aula didatica.

  • @ramyrosouza2281
    @ramyrosouza2281 ปีที่แล้ว

    Olá professor! Poderia trazer uma aula sobre Pascal?

  • @GabrielAssuncao9797
    @GabrielAssuncao9797 ปีที่แล้ว

    Faz um vídeo sobre o Eric Voeglin

  • @luiscarlosvieira5436
    @luiscarlosvieira5436 ปีที่แล้ว

    Ótima aula, imprensa só tem um s

  • @dr.sette9406
    @dr.sette9406 ปีที่แล้ว

    Roger Bacon poderia ser considerado um precursor de Nietzsche como crítico de um sistema filosófico baseado em mundos fictícios sensível e inteligível, como queria Platão ?