DEVEMOS REPROVAR UM ALUNO SÓ POR CAUSA DE MATEMÁTICA? | Ledo Vaccaro
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 1 ก.พ. 2025
- PAPMEM - Julho de 2019 - Elaboração de provas e questões - Prof. Ledo Vaccaro
Link do vídeo completo:
• PAPMEM - Julho de 2019...
Gostou do corte e quer contribuir com o canal? Mande um PIX para:
💰 pix@cortesdematematicaefisica.com.br
Está precisando aprender Matemática ou Física de verdade?
Consulte os cursos dos nossos parceiros ou adquira os livros no nosso site:
👨🎓 bit.ly/canalco...
📚 cortesdematema...
Lembro-me uma vez que, no 1 ano do ensino médio, meu professor de matemática fez algo muito interessante. Ele aplicou uma prova de equação do 2 grau e, de fato, ele sabia a dificuldade da turma em si e sabia que todos eram "fracos" matematicamente neste assunto. Daí, decidi tentar aprender a matéria em casa por livros e foi árduo. Eu não sabia nem fazer troca de sinais, rsrs. Diante disso, chegou o dia da prova e ele aplicou para nossa turma. O meu professor experiente e sábio, leu minha prova e notou erros grotescos, mas ele viu meu esforço do teste para a prova e vi que eu "evolui" significativamente, ou seja, eu me esforcei. Então, ele me deu um 10 na prova. Confesso, no início achei que arrasei, mas depois que aprendi mais a fundo a matéria, uns 9 meses depois, descobri que, na verdade, minha nota foi um 6, porém, isso foi um divisor de águas na minha vida, pois fiquei excitado em aprender matemática por amor e conhecimento. Hoje em dia, faço engenharia na UFPE daqui do estado. Excelente vídeo! O Brasil precisa de professores assim: sábios, inteligentes e humildes.
Amigo de PE, parabéns , tô tentando passar em medicina na UFPE, consegui Medicina veterinária na UFRPE mas ainda tô tentando medicina, tá difícil mas tô lutando.
Acho que talvez eu faça TI na UFPE, talvez eu te encontre por aí
@@CanalAdvogadoDoDiabo sistemas de informação?
@@THIAGO-hh4zu Acho que vou acabar fazendo ciências da computação.
@@CanalAdvogadoDoDiabo boa sorte, sucesso mano
"Eu não vim ao mundo para brincar de Deus, não vou decidir sozinho o destino das pessoas" Arrepiei!!!!
Ai a pessoa arruma um emprego em uma ótima empresa, ela apanha em questões simples de matemática e como na educação de base dela ela sempre conseguiu enrolar, ela se recusa a aprender e é demitida. No longo prazo para em uma empresa estagnada em um cargo baixo.
Já cansei de ver gente de faculdade de grife com esse destino....
Isso é paradoxal, porque qualquer decisão que ele tome vai necessariamente agir sobre o destino daquela pessoa, queira ele ou não.
é de arrepiar mesmo...
o mundo é doido né irmão, já dizia aquele ditado: quer moleza senta no pudim
@@fourchordsbr não é assim que funciona a realidade, ninguém que se destaca em uma profissão de nível superior não sabe fazer operações básicas de matemática. E nenhum médico ou advogado precisa saber equação logarítmica ou equação trigonométrica. Agora, se for profissão de nível médio, aí eu já não sei.
@@GD-yl5qx Irmão, eu to no mercado a muito tempo e te garanto que diversos gerentes e diretores são péssimos em matemática. Já cansei de ver empresa perdendo dinheiro em acordos na justiça pq o corpo jurídico não soube fazer a conta. E eu to falando de mega empresas e de acordo multi-milionários.
Já cansei de ver diretor fazer o time bater a meta do ano, mas trazer prejuízo pq não soube calcular o overhead e o diretor financeiro tinha aprovado o BP.... Mas ambos ganharam salários gordos o ano inteiro. O que vai demitido arruma emprego rapidinho em um concorrente.
De arrepiar o que ele fala no final. Este é alguém que entendeu o significado de ser professor.
ele ainda engasga na hora de falar, quase chora
Caraca véi esse final é incrível msm slk
Muito acima de professor, um excelente ser humano.
Um professor ruim! Tive professores assim e tive professores bons. Infelizmente os professores como esse cara me empurraram pra frente com discurso sofista, e mais pra frente a vida me deu uma porrada que eu tive que gastar mais tempo pra aprender o que já deveria ter aprendido.
Incrível como se falar bonitinho, todo mundo não só aceita, mas defende.
Quase não segura a emoção.
Esse minuto 8:00 é fenomenal. Deu-me um nó na garganta. Que profundo. O silêncio dele, após dizer que teria reprovado a primeira colocada da PUC, é gritante.
Cara tem um pensamento fora do padrão, no sentido de ser "sistemático".
e hoje essa primeira colocada da PUC tá num RH recusando profissional por ser do signo de aquário
@@marceloSSJ kkkk verdade. Pior quando diz que Deus não existe, mas acredita nessas baboseiras.
@@marceloSSJ ué?
Kkkkkk
Ele aprovou a 1º colocada da PUC, e perdeu a oportunidade de ter tido a 1º colocada da USP como aluna.
Na antiga oitava série, eu, sempre muito ruim em matemática, tirei uma média 3,5 no primeiro bimestre em matemática.
Meu então professor de matemática me chamou de lado na aula em que deu os resultados e disse o seguinte: "Sua nota foi arredondada para 5", que era a nota de aprovação mínima.
Ele me disse então algo como "A nota não interessa, Ilan, o que interessa é você querer e conseguir aprender algo novo. Faça um esforço maior. EU sei que você consegue. Me mostre que eu não cometi um erro hoje."
Aquele foi o meu melhor ano em matemática no meu histórico escolar.
Cara e de arrepiar essa história, precisamos de mais professores assim que são humanos, que incentivam tem muitos que so batem e temos que lembrar que o principal que inclusive e a felicidade de todo professor não e ser o melhor e mais inteligente mas e saber que um aluno deu o seu melhor e evoluiu que atravez do seu trabalho formou um ser humano.
Chega emocionou eu nn sei pq
Obrigado cara
Que sorte a sua e que professor incrível! Fui EXTREMAMENTE perseguida e humilhada por um professor da geometria (já o professor de álgebra era ótimo). Ele tratava alguns muito bem e outros humilhava (os que tinham dúvidas) de forma recorrente em sala de aula, zombando e fazendo piadas na hora de entregar as provas, fazendo perguntas burras e debochadas. Esse cara foi meu "professor" da 7ª série até o segundo ano do Ensino Médio, isso porque ele finalmente conseguiu me reprovar e minha mãe me colocou numa escola pública como punição. Sem contar quando ele fez a cabeça do diretor pra não renovar minha matrícula. Segundo ele, eu não era boa o suficiente pra estudar naquele colégio e a vaga poderia ser destinada pra alunos melhores (nem era bolsa). Minha mãe só conseguiu renovar porque alguns pais de amigas fizeram reunião com o diretor para me defender. Foi horrível e eu ODEIO matemática (em especial geometria) não uso pra nada que uma calculadora não substitua brilhantemente. Foram anos odiando o ambiente escolar unicamente por causa desse demente (não vou chamar de docente, pq é demais).
Me recomenda 1 sabor de suco ae
Eu fui reprovado no primeiro ano do EM. Justamente por matemática, e por ter tirado 0,6 a menos do que eu precisava. Simplesmente porque a professora de matemática me odiava, achava que eu era lerdo, que não gostava de aprender (na época eu não sabia que eu tinha TDAH, mas meus pais e a escola nunca procuraram saber). Não houve conselho de classe nem nada do tipo pois aparentemente a opinião dessa professora era muito respeitada e todo mundo entrou na onda dela. Resultado: Entrei em uma depressão profunda, por ver meus amigos e conhecidos todos indo pro ensino superior e tal e eu fiquei pra trás. Fiquei 2 anos sem estudar. Não saia do meu quarto. Não queria comer. Depois de muita pressão dos meus pais, fui fazer consultas com um psiquiatra e um psicólogo, que me ajudaram em relação a depressão. Fui pensando sobre as coisas que aconteceu comigo e isso me fez sentir muito injustiçado. Acabei entrando em contato com essa professora pelo Facebook e contei minha história, e a resposta dela foi um grande "só lamento." Não tenho palavras pra descrever o ódio que eu senti daquela mulher. E olha que minha cabeça não estava no lugar. Por muito pouco eu não fiz alguma besteira, pois ela ainda dava aula no mesmo lugar e não seria difícil fazer alguma coisa. Mas enfim. Usei todo esse ódio como motivação pra colocar minha vida no lugar. Começei a estudar, fiz supletivo e completei até o 2º ano do EM. Fui 100% autodidata. Passei de primeira com notas altas. Infelizmente não completei o EM até o final por conta de informações erradas, me falaram que apenas o 2º grau já era bastava e na época eu estava muito focado em trabalho, não procurei correr atrás de estudo. Eventualmente eu conheci minha atual noiva e ela me motivou bastante, me fez superar meu TDAH e me ajudou em relação a como lidar com a vida sendo assim. Ela me motivou a voltar aos estudos, completei o ENCCEJA muito graças ao apoio que ela me deu e agora tenho o EM completo. Graças a isso agora estou correndo atrás de passar em um vestibular e cursar TI, e finalmente colocar toda minha vida acadêmica nos trilhos. Eu ainda sinto muito ódio daquela “professora”. Eu tento esquecer de tudo isso mas não consigo. A injustiça foi muito grande, e eu não devo ter sido o primeiro nem o último. Gente assim não deveria ser professor.
Que professora filha da puta, moleque. Pô, irmão, bom que deu tudo certo. Esse seu relato me deu uma motivada sinistra, Sucesso pra você!
Cara, sinto muito pelo que aconteceu, mas graças a Deus você conseguiu da a volta por cima, e não se apegue muito ao passado, o mundo da voltas, e talvez muita coisa pode acabar acontecendo a essa professora que nem ela entenda.
Fique somente e prosseguir, para não deixar o passado impedir de construir o futuro.
Amigo não cheguei a ser reprovado mas passei por algo parecido de uma professora que falou que eu nunca passaria da quinta série. Hoje eu trabalho com ti ganhando 20x o que ela ganha. Te falar o caminho não é fácil mas vale a pena te desejo força pra superar seus desafios.
Emocionante demais a sua história... eu não quero reprovar pelo mesmo motivo que vc.
Imagina ver meus amigos passando, pessoas que eu convivo todos os dias e que me fazem feliz, passando de ano, e eu ficando pra trás?
Eu tbm sou tdah. E nos tempos do ensino médio sofri muito por causa da matemática. Escutava tanto de professores quanto de colegas de sala que quem não sabia matemática não conseguiria nada na vida. Eu me sentia um lixo e, na maior parte das vezes, uma excluída. Por mais que eu me esforçasse, pegando livros e estudando, sozinha não conseguia entender o conteúdo que era muito abstrato. Mas minha mãe ia frequentemente na escola e não deixou que eu reprovasse. Nós três anos do ensino médio eu fiquei de recuperação, mas consegui concluir. Hoje sou formada e trabalho como professora. Acolho todos meus alunos e, principalmente, aqueles com mais dificuldades. Não desejo que ninguém passe pela dor que eu passei.
nunca havia visto um professor com tal nível de autocritica. É bom saber que existem bons professores ainda nesse universo.
Ouvir isso de um professor de matemática é uma bênção. Geralmente são professores que detestam conselhos de classe e acham que e besteira de pedagogo. Vou até baixar esse vídeo.
Esse professor é de um nível de capacitação absurdo
Essa de não reprovar o aluno por ter ficado só na matéria dele é uma decisão muito dificil de se tomar, mas demonstra a grande inteligencia interpessoal que ele possui
Fui reprovado em matemática (em que tenho uma enorme deficiência) no nono ano, mas isso não doeu tanto, doeu ouvir da psicóloga da escola falando pra minha mãe que eu não tinha um problema de aprendizado, e sim de intelecto. Tive o prazer de ir na sala dela quando passei pra Direito na Federal em sétimo ver a cara dela murchar!
Hahaahhahaha, queria ver essa cena.
Boa cara, parabéns
Também tô com esse medo de reprovar só por causa de matemática...
Legal, mas você chegou a cursar, se cursou, se formou?
@@robertotr Cheguei sim, fiz 6 períodos. Desisti no sexto e hoje em dia faço medicina.
Quem dera se mais profissionais tivesse a sensibilidade desse professor.
Belo testemunho. Momento em que o professor transcende à condição de Mestre.
Uma linguagem simples e grande decisão profissional. Parabéns professor!
Isso é fascinante, professor. Realmente me faz questionar oq uma avaliação ou uma nota fala sobre o aluno.
Mais interessante ainda, ao menos pra mim, é que o msm cara que fala em outro vídeo que não leciona por "amor", mas pra sustentar os filhos (sem demérito ou julgamento nenhum nisso ) tem a sensibilidade de entender as especificidades do aluno.
"Eu sou o caminho, a verdade e a POSSIBILIDADE de aprovação! Ninguém chegará ao ano que vem se não for por mim!"
Amei o senso de humor 😁😁😁
Embora seja uma tiração com que foi pregado né?
@@IsraelSoaresJp q ?
@@IsraelSoaresJp uso arbitrário do poder. é um problema em professores que se escondem atrás de TITULOS e que dão aulas HORRIVEIS e cobram nas provas conteúdos em desconformidade com as questões selecionadas para resolução com ou sem supervisão.
Este definitivamente é um dos vídeos mais bonitos que eu já assisti. A auto-observância com regularidade acerca das próprias relações interpessoais, bem como a solidariedade e humanidade são a "chave" de maior potencial de solução de grandes problemas humanos.
Chorei ouvindo a fala desse professor, que me tocou o coração. De fato, uma reprovação em matemática pode ser castradora de sonhos e de aptidões para diversas áreas. E quantas e quantas pessoas acabam indo parar em cursos com os quais não se identificam pelo fato de não terem obtido muito sucesso em provas de matemática ao longo da vida escolar?
Ficou faltando 0,5 para me passar em matemática, pedi para o professor se poderia recuperar, ele me humilhou na frente da sala, realmente incrível.
Para mim passar👏👏👏🤙
@@josi3ljo284 mim ser inteligente, mim ser aluno
@@josi3ljo284 eu cometi um erro, e não percebi
E eu no 9° ano que fui realizar uma prova de matemática do 1° bimestre sobre um assunto e eu não sabia. Durante a prova o professor estava olhando a prova de cada aluno. Quando ele chegou na minha prova ele olhou ela de cima abaixo e disse "Você não sabe fazer isso? REFAÇA AGORA!" E depois disso ele jogou minha prova como se tanto fez para ele como pra mim. Me lembro que eu sentava numa fileira próxima da parede e minha prova foi parar no meio do chão da sala. Quando cheguei no ensino médio dei o meu mlhr para aprender para que quando chegasse num outro dia de prova de exatas aquilo nunca mais acontecesse, e confesso, não foi fácil, mas se vc se dedicar ao máximo e não ligar para críticas, você pode chegar num patamar que todos duvidaram um dia, inclusive você.
Esqueci de mencionar que, quase reprovei em ciências no E.F. também. Ano passado realizei o Enem e um vestibular para cursar física. 16/01 - recebi o resultado da prova do Enem, 12/04 - recebi o resultado do vestibular. E adivinha? Fui aprovado nos dois cursos e fiquei no top 1 maior nota na prova de redação do Enem 2023 na escola em que estudei, ou seja, se não nos dedicarmos em nós mesmos, infelizmente não conseguimos alcançar nossos sonhos.
Descobri este canal recentemente. E no pouco que vi, só tenho a dizer uma coisa: INCRÍVEL
Maravilhoso!!!!
Nada como um ser humano ter autoconhecimento!!! Isso faz diferença não só em sua própria vida, como naqlas q o rodeiam.
Bênçãos Divinas, Professor!!!
Fantástico! Lembro que fui professor estagiário em uma escola estadual (RN) e não reprovei uma senhora de 51 anos que cursava o supletivo e queria "terminar" os estudos dela. Outros professores indignados que eu havia passado ela e que durante todo o ano estive ao lado dela "facilitando" para que ela alcançasse seu pequeno/grande sonho de concluir os estudos.
Parabéns ao professor! Pode não ter conseguido ensinar a menina do terceiro ano, mas ensinou uma grande plateia (inclusive eu nesse momento) sobre como não ser egocêntrico! Sábias palavras professor!
A vida não tem castigos nem recompensas, apenas consequências.
Não discordo de nada professor. Aliás a sua "humanidade" é admirável. Meu comentário é apenas para acrescentar...
As pessoas também tem controle sob seu destino, especialmente quando não se importam com ele.
Plantar é opcional, mas colher é obrigatório.
Saúde e paz a todos 👍🏼🇧🇷
Esse vídeo é perfeito, é exatamente oq eu penso, hj estou no segundo ano do médio e sempre tive dificuldade em matemática e matérias com um cálculo mais pesado, no ensino fundamental sempre fui a "ruim da turma" minha professora no ensino fundamental 2 sempre olhou só para os que tinham facilidade e pra quem não gostava da matéria ela só dava sermão que todo mundo já escutava todo ano, eu praticamente só sobrevivia no 6/75 ( a escola era particular) e me sentia um lixo, sempre me vi como um merda por não saber essa matéria direito.
Em 2019 descobri oq queria fazer e só evoluí, hj em dia eu amo arte e tudo que envolve isso, e percebi que uma nota não fala nada sobre alguém por que não é por que vc tira 5 em matemática que vc é um lixo, vc pode simplesmente ser o próximo aprovado na federal e em primeiro lugar
Eu sou quase analfabeto em química e já passei extamente por essa situação. O professor era genial. Eu era um fiasco nas provas. Mas passei em primeiro num vestibular de faculdade pública.
em q amiguinho ?
Eu sofro todos os dias com essa molecada formada em faculdade de grife que não consegue fazer nenhuma conta mais sofisticada. Tenho demitir.
Quando acompanho a carreira dessas pessoas, elas sempre vão parar em empresas estagnadas em baixos cargos.
Infelizmente o problema não é corrigido na base e quando a pessoa tá em no mercado, não tem como corrigir mais.
@@fourchordsbr Até porque todos os cargos dependem que você saiba função do terceiro grau
@@dioclecianogranja184 Viu, você já justificando o fato que eu apontei. Obrigado por reforçar o meu argumento.
@@fourchordsbr acredito que foi ironia dele...
Já tive o prazer de ter aula com esse mestre, prof. Ledo.
7:07 Que Deus abençoe sua vida!👏👏👏👏👏 Não ser boa o suficiente em matemática me arremessou pra longe do meu coração e dos meus sonhos!😭😭😭Muito obrigada por existir,professor!
Lindo. Eu penso exatamente assim. Eu tenho uma experiência que infelizmente a idade levou o sobrenome do professor. Cálculo 4 o mais temido. Fui mal na primeira prova com nota seis e precisava de um oito para passar sem exame final. Prova com três questões, duas fáceis resolvi de pronto, garanti seis. Mas a última questão era longa, não dava mais tempo. Envolvia resolver primeiro um determinante e só a partir daí começar a resolução do problema. O tempo não dava para resolver o determinante, assim eu não chegaria a nenhum lugar. Resolvi dissertar sobre o valor do determinante, se maior, menor ou igual a zero e o impacto dele na resposta. Prova nota oito. Passei, encerrei os cálculos do currículo, infelizmente nunca mais encontrei o professor e nunca mais pude agradecer.
Estudo no ifsp, tem um professor de física que tem todos esses defeitos citados por este professor. que bom que realmente entendeu o que é ser professor, de mil vc tira um que entende isso,
Fui reprovado em matemática no segundo ano do ensino médio por apenas 1 ponto no exame final. Hoje sou Professor de História, adiantou? Acredito que não. Nunca fui o melhor da classe, nem o melhor do curso da minha universidade, de todo modo você acaba aprendendo no decorrer do curso como existem professores arcaicos.
Amei...
Isso mostra que os professores têm que ser mais que professor....
As pessoas não gostam de matemática pq a matéria é passada como uma linguagem arcaica, pois se ensinar de forma mais atualiza com uma linguagem atual de tal geração, não tem como não gostar da matéria. Cada matéria tem sua própria linguagem,(como se fosse uma nova língua)mas isso nenhum educador fala para o aluno. Uma das falhas dos educadores de matemática é já dá a fórmula sem explicar de onde veio, aí a matéria vira decoreba, e nenhum cérebro gosta de decoreba. A matemática tem que ser ensinada mostrando onde se aplica tal cálculo, dando exemplos do dia dia, algo que não se faz em sala de aula. São pouquissimos professores que nasceram para ensinar de fato, e sorte daquele que tiveram a oportunidade de conhecer um desse, eu tive essa sorte, esse professor que me fez vê que há matemática em tudo e que matemática pode ser fácil sim, pois só achamos algo difícil quando não temos conhecimento de fato, e ali ele me deu o conhecimento. Sua aula era um evento, pq ninguém sai de sala nem para beber água ou ir ao banheiro, aprendiamos sorrindo aquela matéria que é o terror de muitos, era muito leve e prazerosa sua aula. E vc não aprendia só a matemática, vc aprendia que como pode ser leve algo que vc acha super difícil, vc leva esse pensamento com vc pra vida devido o amor e a facilidade que esse professor passava para o aluno. Ele fazia a gente amar a matemática, achar beleza nela e enxergar que há matemática em tudo, basta só olhar.❤
Lembre-se que a matemática não é só para fazer cálculo, é para trabalhar partes do seu cérebro, ela ajuda na criatividade, senso crítico, raciocínio lógico, possibilidades e outros, isso vc ira precisar não só na sua profissão, mas para a vida. Obrigada , professor Garcia, pelos seus ensinamentos. Hoje passo seus ensinamentos para meu filho, que devido seus ensinamentos, ama a matemática.
Esse ledo tem verdadeiramente a arte de ensinar humanizado muitos bens vaccaro. O evangelho de Jesus Cristo te aguarda.blz😊
Comecei a fazer engenharia e fiz o ciclo básico por 7 anos, sempre reprovando em cálculo. As vezes ajudava colegas a resolver questões horas antes da prova e na hora prova não conseguia fazer nada. Tive diagnóstico de TDHA, tomei remédios por anos até que consegui passar empurrado. Nós períodos específicos de engenharia elétrica fazia de 6 a 9 disciplinas por período e me destaquei em quase todas com as melhores notas. Não é romantizar a reprovação, é questionar se este método é efetivo
Você conseguiu se formar?
TDHA deveria ter um teste logo no início da vida na escola.
@@iurinakai7744 sim, estou fazendo mestrado agora
Ler isso tendo acabado de começar o ciclo básico é desesperador, pra dizer o mínimo...
Acho que a reprovação não é um bom caminho, deveriam passar o aluno mas dar aulas de reforso para quem não chegou na média
História muito parecida com a minha. Mas com física.
É uma matéria que não conseguia aprender de forma alguma no ensino médio. No terceiro ano, fiquei de DP em quase todos os semestres e minha média anual não foi o suficiente. O professor me deu mais uma chance e me deixou fazer a recuperação mais uma vez, mas mesmo assim eu não consegui recuperar. Então ele me deu mais uma outra chance. Enquanto eu estava fazendo a prova (chorando muito, com medo de repetir de ano) ele pediu para que eu devolvesse a prova para ele porque ele ia fazer uma coisa. Ele me deu 10. Ele falou que eu tinha muita capacidade, e que não era uma matéria que iria me fazer perder o ano.
Hoje estou no sexto semestre de Arquitetura e Urbanismo na Mackenzie (passei em 3° lugar!)
Que respeito por esse sujeito! Grande exemplo de professor.
Cheia de orgulho desse maravilhoso Educador.
Puxa vida, se antes eu já tinha grande admiração pela astúcia do Ledo agora após esse vídeo e perceber que ele usa muito seu lado humano nos seus trabalhos agora mesmo posso arriscar em falar que com certeza é um excelente profissional e gostaria muito de ter tido aulas com ele.
Abraço!
Cara esse vídeo chegou nos meus recomendados na melhor hora kkk
Estou passando a mesma coisa em matemática é já estou no terceirao...Em todas as outras matérias estou com média de 7 pra cima em matemática eu não consegui tirar uma nota acima de 3, e eu tento tento e não vai, já falei com a professora e acabei percebendo que 80% da sala estava com mesmo problema que eu...
Agora a nossa professora de matemática está tentado nos explicar melhor os conteúdos. ..
Mas estou com medo de reprovar só por causa disso...
Vc vai conseguir
Tô passando pela mesma situação amigo, mas com fé em Deus nós vamos passar!
EU to entendendo nada de MMC e MDC aqui
Excelente vídeo. Eu era (e ainda sou) péssimo em matemática, física e química, apesar de ser apaixonado por essas áreas. Infelizmente tive um ensino médio deficitário, mas decidir estudar pra um concurso e evolui bastante. Hoje sou sargento da Marinha e mesmo sem estudar e fazer o ENEM, só por fazer mesmo, consegui uma vaga pra Direito na Universidade Federal Fluminense, em Niterói. Quem diria! Eu era péssimo em várias matérias, apesar de sempre gostar de estudar.... Ano que vem me formo e estudarei pra Delegado da PF. E a vida é assim :)
Meu professor no 1 ano do ensino fez a mesma coisa comigo só fiquei em matemática ai ele foi la e me liberou nunca vou esquecer disso
Espetacular de professor !!
Eu reprovou em matemática na 8 série em 1997 e não pude participar da formatura e da viragem dos alunos só por causa de 4 pontos sinceramente acabou com minha vida naquele decorrente ano. Hoje sou professor e não reprovo alunos, faço aula extra gravada em casa e mando para o aluno estudar. E tudo que falo no vídeo é o que vai na prova
Eu, professor de Matemática e um colega da Física aprovamos um aluno que seria reprovado nessas duas disciplinas. Ele era aluno excelente em humanas e biologia. Ele foi o primeiro colocado em artes cênicas da UFMG e nós fomos demitidos.
Demitidos por ajudar um aluno? Que injustiça
@@dziuba3989Escola não mede conhecimento, cara. Tem que considerar a vida pessoal daquela pessoa. Fatores emocionais são uma variável considerável nessa conta...
@@dziuba3989 Bem... Vc tem que conhecer a pessoa. Não se deve dar essas promoções para todo mundo - só algumas raras exceções(aquelas que vc sabe que a pessoa não está no seu auge). Como, por exemplo: a pessoa tirar ótimas notas em diversas áreas de conhecimento específicos, mas reprova na matéria de Artes, mesmo o cara sendo o Isaque Newton. É uma decisão que pode acabar com o futuro não só dessa pessoa, mas de muitas - vai que o maluko invente a cura do câncer... Por isso, tem que avaliar muito bem cada caso.
@@dziuba3989 imagine o tanto de gênios que já se perderam na história... Temos que fazer diferente!
@@dziuba3989 Tá... Vamos supor: um cara tira, na nota bimestral, 10, em todos os bimestres, nas matéria de física, matemática e química. Mas, por um desinteresse, ou por qualquer outro motivo, ele fica abaixo da média em relação as notas bimestrais na matéria de inglês. Caso vc o reprove, ele não poderá ingressar e uma determinada faculdade, pois, o registro de "não aprovado", vai impactar na sua classificação final. O X da questão, é: se vc passar ele, desconsiderando UM ponto faltoso da média na matéria de inglês, ele vai ser um excelente matemático, físico e químico, capaz de formular muitos teoremas; fazer pesquisas, ajudando a humanidade com alguma coisa, assim, salvando vidas. MAS, se vc reprová-lo, por conta de UM ponto, vai perder essa mente brilhante.
Segundo vc, o certo é certo e o errado, é errado - eu te pergunto: em quais circunstâncias? Nada é absoluto, sempre há exceções.
O mudo precisa de mais professores como esse
He vist este video muchas veces, y siempre termino llorando de emocion. Que tipo tan grande es este Ledo Vaccaro. Ojala hubiese mas gente brillante y sabia como el. ❤❤❤
Só cortes maaaaaassa, CONTINUEM, detalhe, nem matemático sou, sou Pedagogo e adoro esse canal, é muita massa.
Sou formada em Matemática pela UNESP e o restante fiz pela USP. Hoje ao final de meu doutorado em Matemática,vejo que eu amaria essa disciplina independente do bullying que sofri da minha professora de matemática na oitava série. Eu a perdoei sem ela nunca ter me pedido perdão por tudo o que ela me fez. Se fosse nos dias de hoje,o processo seria grande.
O que ela fez com você?
Humilhações de todo o tipo na frente de todos.@@MichaelAlvesMartins
@@brendaschneider6689 Por qual motivo ela fez isso Brenda?
Por simplesmente gostar de humilhar as pessoas.@@MichaelAlvesMartins
Professor, você é diferenciado no sentido mais excelente que possa existir, não estou falando das suas aulas que até agora não vi nem uma (rsrsrs), mas como ser humano, você usou uma frase que há mais de 5 anos eu utilizo e pratico na minha vida, "Não separo profissional de pessoal" pois entendo que o lado pessoal é construído desde nossa infância até a vida adulta e nos caracteriza com nossa personalidade, enquanto o lado profissional é um complemento (não menos importante) que desenvolvemos do nosso próprio lado pessoal. Resumindo somos seres humanos o tempo todo e não há dois lados e sim a pessoa se posicionando conforme cada assunto segundo o que aprendeu ao lado de sua jornada. Já tive uma breve experiência como professor e muitas vezes fiquei deslocado em vários assuntos e outras vezes tomei decisões inadequadas na avaliação de alunos (tentando separar lado profissional e pessoal). Obrigado por disponibilizar esse vídeo (ao professor e ao Canal Cortes de Matemática e Física)😁😁😁😁
Obrigado, Davi, também, pela sua mensagem!
Quem não pensa assim não deveria ser professor. Que análise sensata e assertiva! É inspirador ver os vídeos dele. Obrigada!
Sou aluno do direito no 8 período e estou vendo um professor de matemática dando uma ótima aula de introdução ao estudo direito, seu argumento é perfeito, Kelsen já dizia na sua obra ''Reine Rechtslehre'' ''se A é B deve ser'', ou seja, se estipulo um comportamento esperado pelo ordenamento jurídico, uma sanção deve ser imposta , desta forma, o comportamento esperado deixa de ser um conselho e torna-se um dever.
Até hoje me lembro de um professor de biologia que tive na primeira série do ensino médio, junto de uma professora de matemática, eu considero o meu pior ano na escola, os professores não davam uma aula com ânimo, se ficasse com dúvida e perguntasse simplesmente respondiam com ar de deboche, a turma se reunia para estudar para as provas e se alguém conseguiu tirar um oito foi muito, e quando a gente reclamava com eles ou com a direção, se vitimizavam e falavam o quanto se esforçavam em suas vidas. Este ano me fez querer aprender mais matemática do que sabia, mas me entristeceu em saber que pessoas como eles não tem um mínimo de empatia com o outro, queria ter tido professores iguais ao Ledo, não pela facilidade, mas em inspirar em fazer algo que só é forçado negativamente, mas fico feliz por este tempo estudando sozinho ter conhecido estes cortes dele, pela primeira vez fiquei tão encorajado em seguir o ramo da física.
Queria apenas deixar esse desabafo no vídeo que conheci oo Grande Mestre Ledo.
Reprovei o 2° ano do ensino médio em 2008, e uma coisa que colaborou foi uma nota que recebi de uma apresentação de "feira de ciências", o grupo era eu e mais dois, eu escolhi o tema pesquisei, estudei e reparti com os amigos suas falas, fiz tudo quase sozinho pq preferia assim e sabia tudo do trabalho, na hora da nota, havia uma coordenadora que não ia com a minha cara. Tirei 6.5, outro amigo 7.5 e outro 8.5. a nota de corte era 7.0, tentei explicar que não era justo, que eu fiz tudo sozinho, sabia a minha parte e a parte deles, já que eu tinha coordenado o trabalho, não adiantou e ficou por isso mesmo. E detalhe que eu sempre tive segurança na hora de apresentar em público.
Você poderia ter entrado com ação na justiça ou na Secretaria de educação do estado pra averiguar isso.
Grande Mestre, parabéns pela postura, amo seus ensinamentos, também vou virar professor (estou no segundo ano de História), aprendo muito com o senhor, parabéns pela iniciativa.
Isso aconteceu comigo também!!!!!!!!!! Eu aprovei, num conselho de classe, uma aluna que só estava mal numa disciplina minha, de matemática. No ano seguinte ela ingressou na universidade e seguiu sua vida normalmente, no curso de Design de Moda.
Aquela coisa q dizem q se rodar em matemática ou português n pode, mas nas outras matérias sim, é de escola pra escola ou é de instância jurídica?
Gênio, já tenho meus 21 anos mas eu ia amar ter aula com esse cara pqp
Eu tinha 13 anos e andava 6 km para ir a escola a pé o professor Arly de matemática, disse que eu era burro e iria puxar carroça. Fui o único do meu colégio transferido para aquele colégio, porque era o melhor colégio...
Quem dera todos os professores exercessem essa mesma Empatia ! 41 anos ,filha única de pais Narcisistas , sobrevivente de Muitas batalhas ,traumas e muitos sofrimentos . Trago na Alma cicatrizes que só eu sei o tamanho e a dor que foi a ferida ! e Hoje tentando realizar um sonho de Criança estou tentando com muitas dificuldades concluir a 3°série do Ensino Médio, para poder realizar meu Grande Sonho Cursar psicopedagogia e poder ajudar muitas crianças, jovens e adolescentes . mas... infelizmente um professor de inglês apareceu para me desencorajar e tentar a todo custo me prejudicar exatamente na prova dele 😢 sabendo que não tenho base nenhuma para língua estrangeira e o mesmo podendo concluir que Cumpro bem todas as outras disciplinas, prefere por conta de apenas duas provas de inglês que preciso realizar para concluir meu tão sonhado Ensino médio,mas ele prefere me prejudicar e ainda deixar bem claro que ele não faz questão de ajudar 😥 não terminei meus estudos não foi porque eu não quis e sim porque nunca tive oportunidade, meus pais nunca fizeram questão de me ver fornada e Feliz um dia na vida e nunca me proporcionaram Paz para que eu pudesse estudar ,ser criança e ser feliz !! PARABÉNS AO SENHOR QUERIDO MESTRE QUE NÃO PREJUDICOU SUA ALUNA E A DEU OPORTUNIDADE DE SER A 1°COLOCADA PARA UNIVERSIDADE DE PSICOLOGIA ❤ SÓ SE VER BEM COM O CORAÇÃO O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS ❤ O PEQUENO PRÍNCIPE ❤
Fui reprovado na quinta série em matemática, a professora dizia que eu era um caso perdido e até eu acreditava nisso, hoje estou no 6° período de engenharia e sou apaixonado por matemática.
Pra mim quando um aluno é reprovado por não aprender a matéria, é por mera incompetência do professor.
Depende do caso, tem caso q o professor é incompetente e caso q o aluno nao se esforçou pra aprender
@@victordiegosantiago5057 Lidar com criança em questão de aprendizado, se o professor senta do lado do moleque que tá com uma extrema difículdade e explica direitinho pra ele exclusivamente pra ele naquele momento tirando as dúvidas ele aprende, tanto é que aprendi toda a matéria dela em 1 semana 2 anos depois, era uma coisa simples, se ela tivesse se sentado comigo e me ensinado ao invés de ser uma incompetente e ficar naquela mesa mexendo no celular com certeza a história seria outra.
Tem professor que não se esforça pra ensinar ninguém, coloca a matéria no quadro e acabou, fica lá sentado com cara de palhaço olhando os alunos.
@@dariobatista85 sim eu concordo, tem muito professor ruim, oq eu to falando é q tbm existe aluno ruim
Fui reprovado no terceiro do médio, esse ano mesmo...não foi em uma só matéria. Reconheço que vacilei no início do ano e corri atrás para reverter a situação. No final desse ano fui aprovado na PUC de Campinas em uma colocação super boa, isso me deixou mais confiante, otimista e feliz. Pedi reconselho e espero que mudem de opinião. Quando soube que fui reprovado me chamaram para ir a escola ter uma reunião com a coordenadora, ela disse um monte...por sinal ainda disse que eu respondi um professor, sendo que jamais vida eu fiz isso. Sempre tratei os professores e colegas da mesma forma. Ou seja, parece que cagam pra vc ao invés de apoiar.
Posso ter uma evasão em certas matérias, principalmente nas exatas, já foi. Creio que aos poucos na vida a gnt evolua superando nossas dificuldades, então quero evoluir na faculdade e não ficar preso a um sistema que só vai me desmotivar.
Perfeito! Fiquei emocionado com a atitude do senhor, de não reprovar a aluna! Parabéns ! Foi muito sábio, como o tempo veio a confirmar.👏👏👏
Sempre tive dificuldade em matemática e no sétimo ano do EF tive o desprazer de ter um professor que era um dos melhores para alguns e piores para outros, no meu caso o pior. O mesmo não tinha paciência de ajudar quem tinha paciência de ajudar os que mais tinham dificuldade e para o aluno era preguiçoso e que se ele não conseguia era por que nao gostava de estudar. Isso me criou uma desmotivação tão grande que so puder me curar de fato no 2 ano do EM, na qual tive um professor que nos fez entender a disciplina de um jeito mais fácil e didático de compreensão. Ser professor é mais que ensinar, é aprender e reaprender com os que mais tem dificuldades.
Sensacional esse professor. Emocionei aqui...
Caramba, que ser humano incrível 👏👏👏👏.
Muito bom!!!
um ótimo professor. Maravilha ele estar na internet, ensinando e compartilhando todo o conhecimento.
O respeito ao ensino e aprendizado que o professor demonstrou é inspirador.... Acredito que ; pensamentos como estes fossem unânimes em instituições de ensino, com certeza ainda estariam surgindo mentes brilhantes como na história como foi nos séculos passados....
Eu era bloqueada em matemática... Excelente em humanas; nas exatas, um desastre!! Mas sempre passei, sofrendo, e hoje sou uma excelente professora de inglês.. E tenho um olhar pra esse meu aluno que é bloqueado na minha matéria... Sempre há algo que eu posso fazer pra ajudar, e o conselho de classe é meu norte!!
Parabéns, precisamos de mais pessoas assim" humanas" com bom senso.
É verdade, eu estudei com professor de matemática, nesse modelo, ele achava muito interessante reprovar os alunos. Hoje sou professor de matemática e física, há mais de 22 anos. Adorei a sua explicação. Concordo plenamente com a bela visão. Avaliar com qualidade. 👏👏
Parabéns professor boa suas atitudes desde criança fui bom em matemática não terminei a quinta série nós anos 70 sai pra ajudar na roça sempre ajudei meus filhos sempre tive emprego bom salário matemática e fundamental em todos os sentidos da vida obrigado por posta seus vídeos
Grande lição aos nossos professores de matemática 👏👏
🙌 BRAVO!! Bravíssimo Mestre 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
esse professor é sensacional
*cara, sensacional.*
*A pessoa, o profissional, as motivações, a sinceridade, tudo.*
*Isso tem q ser obrigatório pra todo professor ver.*
*Q discernimento.*
Que cara sensato!!! Parabéns pela postura humana.....
Esse sim, é um professor!!! Merece todo respeito.
Fui duramente humilhada em Matemática por toda a minha vida... Estou no 3º ano do Ensino Médio, todos os professores e professoras de matemática me ODIARAM, exceto um professor de uma escola particular. Meu boletim inteiro no 9º ano tinha sido de 4 para baixo, pois eu só tirava 0 na prova. Fiz recuperação, tirei 0 de novo. Mas ele via meu esforço, ele via que eu não conseguia por mais que eu tentasse, aí ele fez alguma coisa milagrosa que me ajudou a passar pois ele não reprovava alunos realmente esforçados.
Tenho dificuldade de me esforçar esse ano, pois estou em escola pública de novo pois sei que EM é muito pior em particulares, e que eu provavelmente reprovaria. Escolas públicas tendem a ser mais desleixadas e passam qualquer aluno, mas eu tenho muito medo do azar cair sobre mim. Minha professora atual é muito ruim, ela explica de forma corrida e só foca ensinar aos inteligentes, eu sou a única da sala que tira 0 em todas as provas e ela sempre lança indiretas, dizendo ''nossa, tá tão fácil, só aluno burro não conseguiria fazer isso aqui'' e umas coisas assim...
Amanhã vai ser o dia de mais uma prova de matemática. Eu sei que vou chorar demais. Prefiro não confiar nesse ''escola pública não repete'' pois há primeira vez pra tudo. Eu sou maravilhosa em Língua Portuguesa, falo Inglês fluente perfeitamente e planejo fazer um programa de intercâmbio ano que vem, mas isso depende se essa professora vai ter piedade de mim. Eu tenho condições financeiras, eu realmente só necessito da nota dela. Eu tirei 4 no último bimestre, mas quem sabe eu não tire pior nesse? E se ela acabar me reprovando? Eu estudo Teatro e planejo virar atriz de televisão e dubladora, eu tento me esforçar em matemática mas eu não consigo compreender o que os números significam e o que faz eles terem um resultado. Um dos professores que me enchiam o saco no fundamental disse que eu tenho discalculia severa. Não sei nem fazer uma conta de multiplicação, mesmo estudando o dia inteiro, eu só absorvo o aprendizado por + ou - 1 hora e meia até eu acabar não entendendo mais. É agoniante.
Eu espero que Deus me salve e me abençoe, pois não sei se esse ano será bom para mim. Eu não quero mais sofrer, e não quero que outra pessoa me taxe do que eu não sou e brinque de Deus comigo. O professor do vídeo foi o único matemático que ouvi dizer tais palavras, além do tal professor do 9º ano.
Não sei como que você está se saindo agora, na escola, mas gostaria que soubesse que realmente não está sozinha nessa. Quando eu estudava na escola, ficava desesperado em várias matérias, não conseguia ter muito foco, somente algumas matérias conseguiam puxar minha atenção. E ainda assim, tinha dificuldade nelas, mas algo que me ajudou e ainda me ajuda é focar somente em uma matéria durante alguns dias ou uma semana, procurei ajuda também de amigos que tinha ao redor da minha vida. Tem situações que nosso organismo não consegue produzir corretamente alguns hormônios importantes para nossa vida, é bom procurar saber se o caso é esse também. Bom, apesar das diversas recuperações que peguei durante a escola, hoje estou fazendo faculdade e por mais que eu tenha dificuldades, consigo ter muito mais foco, por ter escolhido uma área que gosto bastante, meu rendimento melhorou bastante. Não sei se o que eu falei ajudou em algo, seja trazendo um conforto, esperança ou o que for, mas espero que tenha.
Se tu ainda tiver dificuldade ou algo do tipo, eu posso te ajudar mano
@@Galois-88 Aw, muito obrigada, mas já terminei a escola KK
@@CamiCulan 🤓📚
Passei na USP, Cásper, Mackenzie, IFSP, UDESC (universidade do estado de santa catarina), entre outras... Até em 1o lugar.
Fui rotulada a vida toda como "burr*" pela família por ficar na média em matemática. Anos depois entendi que era trauma da professora do 1o ano que berrava comigo. Era super grossa e agressiva. Aprendi matemática no cursinho sem a pressão da nota. Passava mal nas provas. Ia super bem em português, literatura, história, geografia... Nem estudava. Hoje, sou jornalista.
Precisamos ter cuidado ao rotular alunos. E ao comparar irmãos. Quando descobri que conseguia tirar notas mais altas na Fuvest em comparação aos tidos "melhores alunos", entendi. O sistema ama o erro. Ama o defeito. Ninguém enaltece se vc desenha bem (e eu desenh até hj), mas se você errar uma bobeira... E a professora me lembrava uma parenta que "me explicava" a matéria, batendo. Espancando. Xingando. E para desgraça mundial, hoje ela é professora. Igual a minha 1a professora, a do trauma. Pobres alunos.
O sistema ama muito a repressão, o ódio, o ressentimento é a base de tudo e nenhuma maneira de amor ou compaixão é reproduzida. Seres deformados pela própria insatisfação e pelo desejo perverso de domínio estão em todos os lugares
Que professor exemplar.
Uma aluna que tive, do 3º ano médio, em 1996, reprovaria apenas na disciplina de física, a qual eu lecionava. Pois bem, não a reprovei! Dez anos depois a reencontrei como professora. Ela olhou paramim e disse que estava muito agradecida pelo que fiz por ela, me emocionando muito! Se o aluno é "ruim" apenas em uma disciplina é uma injustiça reprová-lo.
Não tem com agradecer um Professor desse, caríssimo.
Conheci seu trabalho através daquele corte onde você relata a história de uma aluna que fez 2 provas ruins com você e mesmo assim ela passou e brilhou nos anos seguintes. É disso que se trata, ver além!! Parabéns!!
Já vi uma infinidade de vídeo do Ledo. O cara é sensacional. Deu vontade de voltar pra escola/faculdade pra ter aula com ele.
Médico tem poder. Durante uma intervenção cirúrgica ele pode escolher entre o esforço de te salvar ou simplesmente abster porque quer. 🤷🏻♂️ Da mesma forma que o guarda de trânsito só tem poder sobre você se você estiver na rua. Existe uma variável que ele só aplica quando quer e no ponto de vista. Mesmo assim eu amo esse cara! Sou fã
Tomei uma bomba na 3ª série do fundamental porque eu sofria bullying. Não conseguia ir pra escola sem ficar mal, não conseguia me sentir bem lá e a diretoria não reconheceu isso. Precisei fazer terapia por causa disso. E o pior a minha psicóloga era a orientadora pedagoga do colégio e nem assim a escola fez algo. É uma marca que eu levo até hoje e vou levar pra sempre.
Esse cara é sensacional!
Brilhante raciocínio e reflexão de vida para todos nós. Parabéns Professor Ledo!!!
Isso me lembrou do meu terceiro ano do ensino médio. Eu trabalhava o dia inteiro em outra cidade e quase sempre perdia a primeira aula. Não era relaxo, era uma questão logística. E não deu outra: estourei em faltas em algumas matérias que sempre tinham as primeiras aulas. Porém, vendo meu desempenho em outras matérias e considerando o contexto, o conselho me aprovou. Fiquei muito grato por isso.
Sofri um acidente de bicicleta aos 17 anos, no último ano do ensino médio. Tive que fazer prova final de física, matéria que não tinha professor por quase todo médio. Apareceu um professor exigente que reprovou muita gente...mas expliquei a minha situação (o acidente quebrou minha cara, dentes...meses de recuperação/0. Orei muito e fiz tantas promessas a Deus. Fiz a prova e o único a passar fui eu..o professor mandou avisar na turma que só passara um estudante...que ele quis aprovar, mas que tb não teria passado....tlvz eu nunca tivesse retornada para fazer o ensino médio, pois fui pro mercado de trabalho. Mudei de estado e após anos fiz o Enem...por ser razoável em redação e histórico consegui boa nota. Consegui entrar pra direito na UFRN e estou concluindo aos 43 anos. Passei na OAB tb. Resumo: tlvz uma reprovação tivesse paralisado a minha vida e nunca teria alcançado o nível superior. Matemática ou física nunca foi o meu forte, mas isso não tem peso no direito. Orgulho de não ter desistido...preto, pobre, nordestino e advogado aos 43 anos. Educação muda a vida!!! No direito tive um professor especiaista em reprovar tb, mas pra quem superou racismo, pobrza, divórcio dos pais, abuso infantil, vicio e etc., o resto é bobagem...eu sou phoda!!!!!
Boa
Tive esse desprazer de ter vários desses
UM verdadeiro Mestre RECONHECE Outro futuro Mestre!
Esse cara é sensacional....
Fui reprovado duas vezes apesar de mt esforços, meu cérebro era disléxico demorou pra desenvolver, gostava das outras aulas , isso acabou comigo , peguei nojo da escola ,vendo todo mundo q era normal, meu amigos, me fudi na vida aos 38 anos nem me formei de desgoto. Desabafando pq na sei ate que dia estarei entre nos.Adeus.
Certamente todos tem suas dificuldades, mas devemos superar, romper barreiras, perseverar até o fim.
@Lucas Duarte obg irmão ! Galera pensa q e zoeira , eu TB pensava , mas não e brincadeira essas sensações horrorosas
Que professor. Profundos os minutos finais dos vídeo. Todos temos pontos fortes e fracos, o reprovado em matemática pode ser o gênio da medicina moderna.
Sou avó de duas crianças maravilhosas e muito inteligentes, mãe de dois geninhos excelentes em exatas com diferentes "approach". Sou péssima em matemática mas adoro esse universo, talvez se tivesse encontrado esse professor no meu tempo de estudo minhas escolhas profissionais teriam sido outras.
O professor tem um poder dito "Argumento da Autoridade". Em 1970 cursava a Admissão era o equivalente ao quarto ano primário e dava acesso ao ginásio. A professora de matemática esfregou o caderno no meu rosto pois errei uma divisão com casa decimal. Na frente da turma. Depois no científico eu fui falar com o prof de matemática para ter informação como era fazer a faculdade de matemática. Ele desmotivou. Numa época que no terceiro ano já fazíamos limites e derivadas. Fiz biologia, tinha Cálculo e era junto com alunos da Eng civil. Fiz mestrado e por falta de quem montasse os experimentos para poder serem analisados com modelos estatísticos. Eu fui estudar inclusive programar em Basic para rodar análise de regressão. Professor que não me deu apoio usou do seu poder de forma errada. Por outro lado , obrigado pois me forçou a querer aprender matemática. Hoje maravilhado com os Elementos de Euclides agradeço o prof que não deu apoio. Hoje começo a observar desse artesanato intelectual , a matemática, pelo puro prazer de apreciar essa arte.
Gostaria de saber se um bacharelado em matemática vale a pena antes de estudar ciência da computação, todos os grandes acadêmicos e precursores da área foram e são grandes matemáticos. Estou cursando atualmente engenharia de software pela PUC-PR, e a matemática apresentada até então é irrisória se comparada com qualquer engenharia, não tem nem cálculo na base curricular!! Embora meu objetivo seja sim ingressar no mercado de trabalho, o meu objetivo por assim dizer é entender as origens da computação e como a matemática se relaciona com computadores, além de entender a matemática como um todo. A minha grande dúvida é, se ciência da computação seria o suficiente para satisfazer a minha curiosidade ou se cursar primeiro matemática e depois ciência da computação seria o mais completo possível.
OBS: Eu sei que fazem 3 meses desde o seu comentário e talvez tenha grandes chances você não ver, qualquer coisa outra pessoa da aba de comentários tenta complementar meu comentário kkk.
Que baita Professor! Não pela benevolência, mas pela humildade!
Mano esse cara abriu a minha mente em 9:04
esse cara é simplesmente incrível. Nem gosto de matemática, mas ouvi do início ao fim.
Mil vezes parabéns! Sua fala é um bálsamo para mim porque dou aula e passo por esses dilemas em TODAS as avaliações. Grata pelas palavras.
Excelente professor, esse é humano de verdade, bela atitude, muito raro achar profissionais desse nível hoje em dia.
Por favor posta mais conteúdos do Ledo, ele é meu professor preferido, por mais que eu n tenha tanta vocação pra matemática eu amo ouvir ele, com cttz um dos meus professores favoritos que eu nunca tive aula com