A história da INQUISIÇÃO | Foi o que dizem?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 8 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 986

  • @marciaejfcosta
    @marciaejfcosta 2 ปีที่แล้ว +301

    Inscrita. Sou professora de história e dá gosto ver como tem pessoas buscando a verdade no estudo da História.

    • @adrianoalexeyamaral2717
      @adrianoalexeyamaral2717 ปีที่แล้ว +19

      Parabenizo a professora pela humildade em reconhecer noutro método pedagógico a (também) busca pelo aprendizado!

    • @wavaferreira
      @wavaferreira ปีที่แล้ว +15

      É bom para o Ego de alguns quando querem ouvir o que lhe convêm...

    • @blackbr3468
      @blackbr3468 ปีที่แล้ว +5

      ​@@wavaferreira mas o que foi dito no vídeo, é falso?

    • @wavaferreira
      @wavaferreira ปีที่แล้ว +1

      @@blackbr3468 Tbem estudei história/ Geografia e sei que a ala Jesuíta da Igreja Católica está Reescrevendo a História principalmente na idade média. Logo não é totalmente verdadeiro o vídeo.

    • @idalenazambuzi7949
      @idalenazambuzi7949 ปีที่แล้ว +13

      Vi um comentário q é bom para quem convém eu na minha humilde opinião acredito q seja devastador para aqueles q negam a história e feito criança birrenta esperneia quando lhes tiram o pirulito 🍭

  • @marcosmattos6441
    @marcosmattos6441 ปีที่แล้ว +43

    Parabens, um velho de 60 anos aprendendo com um garato. Deus é contigo amém

    •  ปีที่แล้ว +6

      Muito obrigado!

  • @ben-hurfurlan3875
    @ben-hurfurlan3875 ปีที่แล้ว +65

    Muito, muito bom!!! Também sou Professor de História e ficou muito impressionado com o seu trabalho! Clareza na exposição, conhecimento do tema e, acima de tudo, Honestidade Intelectual! Muito diferente dos histéricos e fanáticos de pouca leitura que foram meus professores na Escola e na Universidade!!! Recomendarei o seu Canal aos colegas! Abraço!

    • @MariaBasilio-d4k
      @MariaBasilio-d4k ปีที่แล้ว +2

      NINGUEM ME VENHA DIZER QUE A INQUISIÇÃO teve alguma coisa de bom .😊

    • @templariobasse
      @templariobasse ปีที่แล้ว

      Cara......, perfeita definição

    • @otaviocardoso9503
      @otaviocardoso9503 ปีที่แล้ว +1

      @@MariaBasilio-d4k Foi uma coisa boa. Amém ☺️

    • @MariaBasilio-d4k
      @MariaBasilio-d4k 2 หลายเดือนก่อน

      9.40 Só mentiras!👎👎👎👎👎👎👎👎👎

  • @MelanieYasumi
    @MelanieYasumi 4 หลายเดือนก่อน +23

    É verdade que houve diferentes tribunais de Inquisição ao longo dos séculos, como a Inquisição Medieval, a Inquisição Espanhola e a Inquisição Romana. Porém, a distinção entre essas inquisições não diminui a gravidade dos atos cometidos em nome delas. A fragmentação histórica não justifica ou diminui as perseguições.

    • @Natalycio1
      @Natalycio1 4 หลายเดือนก่อน +3

      Perseguições que existiam em todo o mundo da época. Sidarta Gautama, o Buda, teve que fugir da Índia devido às novas doutrinas que pregava. Em quase todas as sociedades da época, a dissidência (quer politica, quer religiosa) sempre foi perseguida.

    • @frostdragun
      @frostdragun 2 หลายเดือนก่อน +4

      Não podemos julgar o nosso passado com o que temos hoje.

    • @victormalheirosteixeira5978
      @victormalheirosteixeira5978 23 วันที่ผ่านมา

      ​@@Natalycio1o fato é que Buda não perseguiu ninguém.

    • @Natalycio1
      @Natalycio1 21 วันที่ผ่านมา

      @@victormalheirosteixeira5978 Não se pode dizer o mesmo de seus seguidores - que o digam os Rohingya do Myanmar. Infelizmente o que eu disse é a realidade: em toda a história, do Oriente ao Ocidente, dissidências costumam ser perseguidas.

    • @Nada_antepor_a_Cristo
      @Nada_antepor_a_Cristo 4 วันที่ผ่านมา

      Falando de Inquisição. Os ignorantes insinuam que a historia não nega a Inquisição? É mesmo? A história não nega? É mesmo? Mas qual história, a contada pelos protestas e inimigos da Fé Católica ou a contada pela Igreja Católica? Qual versão é a verdadeira?
      Vcs, incautos, acreditam nessa narrativa de inquisição assassina porque lhes convém, simplesmente, porque lhes convém acreditar nisso, vcs provavelmente cresceram num ambiente cultural no qual isso te foi contado e imposto como verdade, vcs sequer se deram ao trabalho em pesquisar em fontes sérias e fidedignas se isso é realmente verdade, vcs simplesmente acreditam por lhe foram imposto como verdade. Vcs, como bons anti católicos irão acreditar cega e sem pestanejar em tudo que suposta e, engenhosamente, fale contra a Igreja Católica. Vcs não querem buscar a verdade, vcs vão crer em tudo que possa servir para atacar a Igreja Católica, até mesmo acreditar em mentiras e acusações sem provas, se isso servir como instrumento de ataque contra a Igreja Católica.
      Ora, bolas, porque eu deveria acreditar na versão contada pelos protestas, ateus e inimigos da Fé Católica e NÃO na contada pela Igreja Católica?
      Eu desafio a qualquer protesta, ateu e inimigo da Fé Católica a provar essa acusação de matança inquisitorial. Quero provas reais. Me mostre um testemunho da época dizendo que a Igreja Católica matou milhões, como vcs dizem, na Inquisição.
      Eu já lancei esse desafio a inúmeros hereges, de ateus a protestas, mas até agora nenhum foi capaz de provar nada.
      Vcs hereges são muito engraçados, só sabem acusar, acusar e acusar, provar que é bom nunca foram capazes.
      Qual versão eu devo mesmo acreditar? Na versão contada pelos inimigos da Fé Católica ou na versão contada pela Igreja Católica? Vou bater nessa tecla até vcs hereges protestas e ateus conseguirem provar as acusações que vcs fazem. Mas, porque raios eu deveria acreditar na versão contada pelos inimigos da Fé Católica?
      Vc, como todos os incautos ignorantes confundem alhos com bugalhos e não sabem discernir a diferença entre fato e narrativa.
      A narrativa febril de uma tal igreja católica sanguinária, monstruosa, assassina e ditatorial e que permeia a fantasia imaginária do senso comum e do coletivo, não passa de pura imaginação fértil e fantasiosa da mentalidade Iluminista do período Moderno, mentes anti católicas que querendo ver diminuida a influência Católica, passou, sob os auspícios do Positivismo lógico e do Círculo de Viena, então, a atacar a Igreja Católica, assassinando gradativamente sua reputação, com mentiras engenhosamente construídas e bem contadas, se utilizando de uma técnica conhecida hoje por programação neurolinguística que, basicamente, consiste em repetir constantemente uma mentira até que ela adentre como um verdade inquestionável no senso comum e imaginário coletivo.
      Tanto é que a grande maioria dos tais instrumentos de tortura que dizem ser da Idade Média e da Inquisição, na verdade, não pertence ao período Idade Média e nem a Europa católica. Um exemplo dessas mentiras propagadas ao longo do tempo como "verdades" é a acusação de que a Igreja Católica da Idade Média perseguia, torturava e matava bruxas - Uma bela mentira! Que pena que não se sustenta. Não existiam bruxas na Idade Média, o fenômeno bruxa é oriundo do período Moderno, não tendo, absolutamente, nada a ver com a Idade Média e muito menos, ainda, com a Inquisição Católica.
      A Inquisição, como nos é contada nos livros didáticos de história do MEC, é mito, engenhosamente, inventado, os fatos e a verdade foram adulterados e, niilisticamente, desconstruídos, a verdade é que, decerto, não aconteceu da forma como é contada e relatada nos livros de história ditos acadêmicos. Não estou negando a Inquisição, apenas estou dizendo que ela não aconteceu da forma como nos é, comumente, contada.
      Só pra se ter uma ideia do porquê não se deve e nem podemos aceitar como verdade inquestionável tudo que nos é imposto goela abaixo pelos relatos ditos históricos relatados nos livros.
      Faça uma comparação entre a Inquisição e a Revolução Francesa. Nos fizeram acreditar que a Inquisição foi um monstro sanguinário e a Revolução Francesa um ícone da liberdade. Só que toda essa narrativa não passa de mentiras bem contadas.
      A verdade é que a Revolução Francesa matou muito mais e foi muito mais sangrenta que a Inquisição. Mas, isso nenhum professor de história, alienadamente doutrinado, vai te contar.

  • @sandroabreu7373
    @sandroabreu7373 ปีที่แล้ว +2

    Muito bom, comecei a estudar agora sobre o assunto, porque estava estudando sobre os pre-reformadores e os Hussitas e cheguei na inquisição. Achei muito interessante a historia da inquisição no Brasil . A quantidade de judeus que vieram para o Brasil na época do descobrimento, fugindo da inquisição na Europa, mas 1580 ela chega ao Brasil também, e vai ter grande atuação em Minas Gerais e no Nordeste.. Eu ainda não conheço, mas em Belo Horizonte existe um museu da Inquisição.

  • @davicruz6554
    @davicruz6554 3 ปีที่แล้ว +81

    Conteúdo excelente. É um deleite assistir essas aulas que fogem dos formatos de ensino atuais que sempre esquecem a imparcialidade. Novo inscrito ✊

    •  3 ปีที่แล้ว +2

      Que bom que gostou!

    • @emersonwandercosta519
      @emersonwandercosta519 8 หลายเดือนก่อน +1

      Legal demais né...tão romantico...fala extamente o que um gado gostaria de ouvir.

  • @carlosadestrador
    @carlosadestrador 2 ปีที่แล้ว +150

    A Inquisição Católica foi algo tão injusto, tão injusto, mas tão injusto, que o modelo de julgamento (Rito Jurídico) criado por ela, é o mesmo utilizado em todos os países do Ocidente, até hoje.
    Parabéns ao canal pelo compromisso com a verdade e pela coragem em difundí-la.

    •  2 ปีที่แล้ว +26

      Kkkkkkkk exatamente.

    • @iadjjdach5103
      @iadjjdach5103 2 ปีที่แล้ว +1

      Qual verdade?

    • @carlosadestrador
      @carlosadestrador 2 ปีที่แล้ว +11

      @@iadjjdach5103
      Obviamente que você a desconhece, pois quem está de fato na busca pela verdade, não precisa se esconder atrás do anonimato.

    • @iadjjdach5103
      @iadjjdach5103 2 ปีที่แล้ว

      @@carlosadestrador e eu torno a perguntar, qual verdade?

    • @carlosadestrador
      @carlosadestrador 2 ปีที่แล้ว +12

      @@iadjjdach5103
      Aquela que o faz precisar de anonimato para expor suas idéias.

  • @fernandonascimentonascimen8964
    @fernandonascimentonascimen8964 2 ปีที่แล้ว +42

    Há um ótimo artigo na internet onde é descoberto quem foi o autor das mentiras sobre os falsos "instrumentos de tortura", foi o mal intencionado protestante Casiodoro Reina. Esse é o título do artigo: Descoberto: o protestante Casiodoro de Reina é o criador das mentiras sobre a Inquisição

    • @JAEL-ed1nw
      @JAEL-ed1nw 4 หลายเดือนก่อน

      Você fala isso como se protestantes já fossem pessoas com históricos ruins,e isso não é relevante você não deve culpar ninguém pela sua cultura ok

    • @fernandonascimentonascimen8964
      @fernandonascimentonascimen8964 4 หลายเดือนก่อน

      @@JAEL-ed1nw “Noteis os que promovem dissensões (divisões) e escândalos contra a doutrina que aprendeste; desviai-vos deles. Porque os tais não servem a Nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices”. (Romanos 16,17-18).

    • @fernandonascimentonascimen8964
      @fernandonascimentonascimen8964 4 หลายเดือนก่อน

      @@JAEL-ed1nw Pesquise por: Cronologia Universal das Mentiras e Sabotagens Protestantes

  • @franciscocovi1693
    @franciscocovi1693 ปีที่แล้ว +8

    Baita Canal;
    Espero que continue por muito tempo; pois o conteúdo e sensacional, e lógico que com as referências a documentos e afins, a credibilidade das informações só ganham cada vez mais força.
    O "PATÊ" que discordar; que deixe suas referências, e refute seus argumentos se tiver capacidade.
    Parabéns!
    💪

  • @henriquemil
    @henriquemil ปีที่แล้ว +34

    Nossa que Inquisição romântica, confesso que quase escorreu uma lágrima dos meus olhos que a certo momento já estavam cheios delas, belo trabalho, esqueceu de comentar que foi tudo em nome de Deus... Libertador esse vídeo...

    • @k_ldrarik_ldrari2734
      @k_ldrarik_ldrari2734 ปีที่แล้ว +10

      Este comentário foi ironia?!KKK
      Tbm tenho um pé atrás.

    • @ligiamotta8767
      @ligiamotta8767 ปีที่แล้ว +12

      Todo contador da história ,sobre a igreja católica ,me emociona demais. Eu acredito tanto quanto São Tomé !!! Apesar de ser atéia . Ainda mais uma igreja tão iluminada , aberta em todos os lados ! Que você pode ver de um lado a outro ...sem cantos escuros né???.

    • @marioventura3448
      @marioventura3448 ปีที่แล้ว +4

      Concordo com o teu comentário/ironia e com as duas pessoas que comentaram aqui.
      O golpe está ai, cai quem quer, kkkkkkkk

    • @paulocorrea5856
      @paulocorrea5856 ปีที่แล้ว +9

      Tá bom, que linda e bela visão da inquisição, pena que não serve para narrar uma brutal e obscura instituição que syrasou o desenvolvimento humano. Sugiro que estude sobre os Cátaros, do por quê a igreja a cometeu um verdadeiro genocídio, de um grupo evoluído espiritualmente, que ousou se contrapor ao materialismo de Roma. Sugiro ainda conhecer o museu da inquisição em Lima, Peru, seu tribunal, poços de manutenção dos presos e câmaras de tortura. Eu vi.. vai lá Ver o que aconteceu a centenas de infelizes que ousarem cruzar a mentalidade colonialista católica.

    • @marioventura3448
      @marioventura3448 ปีที่แล้ว +2

      @@ligiamotta8767 Ah sim, sem cantos escuros, sem bibliotecas proibidas, sem porões escondendo masmorras, uma maravilha...

  • @paulorobertoabreu4267
    @paulorobertoabreu4267 3 ปีที่แล้ว +23

    Mais um excelente vídeo, Pedro! Parabéns pelo esforço de sempre nos apresentar fatos históricos importantes com uma didática singular. Valeu!!!👍👍👍

    •  3 ปีที่แล้ว +2

      Eu que agradeço o apoio

  • @geraldogiovanni4984
    @geraldogiovanni4984 ปีที่แล้ว +58

    Parabéns. Nada como ensinar HISTÓRIA de maneira isenta, sóbria e com conhecimento.

    • @maiconcunha6258
      @maiconcunha6258 ปีที่แล้ว +1

      Pois para mim não pareceu isenta, pareceu história contada por um católico

    • @paulogabriel136
      @paulogabriel136 ปีที่แล้ว

      Só porque não falou de acordo com sua crença que Inquisição é padres queimando milhoes de pessoas? OK@@maiconcunha6258

    • @maiconcunha6258
      @maiconcunha6258 ปีที่แล้ว +3

      @@abeljuniorfabiane1804 eu não acho difícil que houve extrapolação dos fatos, mas se a inquisição fosse tão "light" quanto o vídeo mostra com os inquisidores só perguntando com educação, a fuga em massa de judeus da Espanha pra Portugal por exemplo não faria sentido. Mas o que mais chamou a minha atenção foi que por mais que o narrador admita que houveram excessos, ele faz questão de isentar o papa e a igreja de qualquer excesso, transferindo a responsabilidade em cada um dos casos para alguém de fora da cúpula da igreja. Fica parecendo que a Igreja em si só tomou conhecimento dos excessos agora vendo o vídeo. Concordo que deve sim ter havido uma extrapolação dos fatos de fontes fora da igreja, mas esse vídeo é claramente para diminuir a gravidade do evento, transformando a inquisição a algo próximo a uma consulta do IBGE e auisentar a igreja dos danos que de fato ocorreram.

    • @abeljuniorfabiane1804
      @abeljuniorfabiane1804 ปีที่แล้ว

      @@maiconcunha6258 Como era feita a inquisição pela Igreja Católica?
      - A chamada "Santa" inquisição não é um cinismo da Igreja Católica. É chamada de "Santa", pois foi instituído os julgamento baseados nas leis divinas, juntamente com a teologia e o direito que vigoravam na época. O Papa Gregório IX com medo de todas essas punições indevidas, principalmente por condenações mal feitas e linchamentos indevidos (feito também pelo próprio povo) pegou os melhores teólogos da época, inclusive Santos como: São Domingos de Gusmão, São Raimundo de Penhaforte e São Pio V e instituíram esse tribunal. Ou seja, um tribunal sério que usava as noções de direito da época, onde um herege era preso (sendo eles de maioria Cátara) e tinha seus direitos de defesa da época. Ainda era dado pelo tribunal a OPORTUNIDADE DE SER CONVERTER a nosso Senhor Jesus Cristo e ser liberto, mas como mencionei anteriormente os Cátaros tinham a morte e o sui**dio como libertação, então eles preferiam e faziam de tudo para serem condenados à morte, e quando o tribunal estava diante de um réu impenitente (herege contumaz) que não aceitava conversão, não se arrependia, então era julgado que estava no caminho errado, sendo assim um herege. Naquela época também vigorava o direito romano, onde um atentando contra a fé era um atentado ao estado, e segundo o DIREITO ROMANO quem permanecesse na heresia contra a fé era condenado a morte por crime contra o estado, mas mesmo assim a Igreja Católica no tribunal da inquisição dava total direito a defesa para conversão do herege a fé, sendo assim evitava a pena de morte (instituída pelo estado) ao máximo dando todas as oportunidade de conversão possíveis na época.
      Trazendo para o dias atuais, é como se você pagasse os EUA hoje, onde tem diversos estados que são favoráveis a pena de morte, mas nesse contexto há uma instituição que permite que as pessoas sejam julgadas e absolvidas de seus crimes e impedidas de serem mortas; no entanto eles precisariam prometer a conversão a nosso Senhor Jesus Cristo e a Igreja Católica. Claro que nesse exemplo, haveria algum tipo de punição, como reclusão, pagamento por serviços, etc, para pagar pelo crimes que cometeu.
      Para finalizar, você chegou a ler os documentos cedidos pela própria Igreja Católica?
      - A Igreja Católica com o Papa João Paulo II fez um simpósio chamado "L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale (Città del Vaticano, 29-31 ottobre 1998)", onde foram reunidos trinta historiadores renomados no Simpósio Internacional sobre as Inquisições. Foram 6 anos (1998-2004) de investigação e os trabalhos foram publicados e surgiu assim o nome que escrevi acima. As características e qualificações dos historiadores eram as seguintes:
      - os historiadores envolvidos no Simpósio NÃO eram ligados ao Vaticano;
      - alguns historiadores eram católicos, outros não, e pertenciam a diversas linhas ideológicas;
      - os historiadores eram reconhecidos internacionalmente como grandes especialistas em Inquisições.
      No fim o número de perseguições foram irrisórios comparados aos números que são divulgados na mídia e ensinado nas escolas. Veja! Se a Igreja Católica foi tão MÁ e PERVERSA na inquisição, porque ela criaria esse tipo de documento se incriminando e que as pessoas tivessem acesso e conhecimento dos seus "podres"? Qualquer criminoso vai tentar ao máximo esconder ou alterar sua vida pregressa e seus crimes, mas porque a Igreja Católica decidiu trazer tudo isso a luz com estas investigações e ceder seus documentos para tal? Algo para você refletir...
      Conclusão
      - Querido amigo, houveram centenas de milhões de mortos na revolução francesa, comunismo e muitas outras desgraças histórica, e mesmo assim isso é pregado, divulgado e ensinado nas escolas como algo bom. Agora a inquisição, onde quase toda a verdade é omitida, é ensinada como se fosse a maior desgraça mundial, porque não é contato o fato verdadeiro? E eu te escrevo tudo isso, pois eu não defendo a Igreja Católica, cruzadas, inquisição se fosse algo que não tivesse pesquisado, ido a fundo e estudado. E também NÃO NEGO que houveram excessos ao longo da história da igreja. Isso não é relativizar, mas ter noção de que uma instituição com mais de 2000 anos de história é passível de falhas, pois quem a conduz aqui na terra são seres imperfeitos, os seres humanos. No entanto o mestre nosso Senhor Jesus Cristo disse:
      "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo. (Mateus 16:18-20)"
      Eu já caminhei por diversas denominações antes de voltar para a Santa Igreja Católica fundada pelo Cristo salvador. E AFIRMO sem medo de errar, que a Igreja Católica é a verdadeira e se o próprio Deus vivo disse: "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" eu fico TRANQUILO, pois sei que Santa Igreja Católica está protegida e salvaguardada pelo próprio Deus.
      Se vale uma recomendação de leitura, recomendo você ler:
      "Patrística - Padres Apostólicos - Vol. 1: Clemente Romano | Inácio de Antioquia | Policarpo de Esmirna | O pastor de Hermas | Carta de Barnabé | Pápias | Didaqué"
      Conta a história dos discípulos dos Apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo e a origem da Igreja Católica. Estou lendo esse livro e quanto mais estudo sobre a Igreja Católica mais amo ela, mais quero fazer parte dela e do corpo de Cristo.
      Amém e que Deus lhe abençoe.

    • @abeljuniorfabiane1804
      @abeljuniorfabiane1804 ปีที่แล้ว

      @@maiconcunha6258 Como era feita a inquisição pela Igreja Católica?
      - A chamada "Santa" inquisição não é um cinismo da Igreja Católica. É chamada de "Santa", pois foi instituído os julgamento baseados nas leis divinas, juntamente com a teologia e o direito que vigoravam na época. O Papa Gregório IX com medo de todas essas punições indevidas, principalmente por condenações mal feitas e linchamentos indevidos (feito também pelo próprio povo) pegou os melhores teólogos da época, inclusive Santos como: São Domingos de Gusmão, São Raimundo de Penhaforte e São Pio V e instituíram esse tribunal. Ou seja, um tribunal sério que usava as noções de direito da época, onde um herege era preso (sendo eles de maioria Cátara) e tinha seus direitos de defesa da época. Ainda era dado pelo tribunal a OPORTUNIDADE DE SER CONVERTER a nosso Senhor Jesus Cristo e ser liberto, mas como mencionei anteriormente os Cátaros tinham a morte e o sui**dio como libertação, então eles preferiam e faziam de tudo para serem condenados à morte, e quando o tribunal estava diante de um réu impenitente (herege contumaz) que não aceitava conversão, não se arrependia, então era julgado que estava no caminho errado, sendo assim um herege. Naquela época também vigorava o direito romano, onde um atentando contra a fé era um atentado ao estado, e segundo o DIREITO ROMANO quem permanecesse na heresia contra a fé era condenado a morte por crime contra o estado, mas mesmo assim a Igreja Católica no tribunal da inquisição dava total direito a defesa para conversão do herege a fé, sendo assim evitava a pena de morte (instituída pelo estado) ao máximo dando todas as oportunidade de conversão possíveis na época.
      Trazendo para o dias atuais, é como se você pagasse os EUA hoje, onde tem diversos estados que são favoráveis a pena de morte, mas nesse contexto há uma instituição que permite que as pessoas sejam julgadas e absolvidas de seus crimes e impedidas de serem mortas; no entanto eles precisariam prometer a conversão a nosso Senhor Jesus Cristo e a Igreja Católica. Claro que nesse exemplo, haveria algum tipo de punição, como reclusão, pagamento por serviços, etc, para pagar pelo crimes que cometeu.
      Para finalizar, você chegou a ler os documentos cedidos pela própria Igreja Católica?
      - A Igreja Católica com o Papa João Paulo II fez um simpósio chamado "L'inquisizione. Atti del Simposio internazionale (Città del Vaticano, 29-31 ottobre 1998)", onde foram reunidos trinta historiadores renomados no Simpósio Internacional sobre as Inquisições. Foram 6 anos (1998-2004) de investigação e os trabalhos foram publicados e surgiu assim o nome que escrevi acima. As características e qualificações dos historiadores eram as seguintes:
      - os historiadores envolvidos no Simpósio NÃO eram ligados ao Vaticano;
      - alguns historiadores eram católicos, outros não, e pertenciam a diversas linhas ideológicas;
      - os historiadores eram reconhecidos internacionalmente como grandes especialistas em Inquisições.
      No fim o número de perseguições foram irrisórios comparados aos números que são divulgados na mídia e ensinado nas escolas. Veja! Se a Igreja Católica foi tão MÁ e PERVERSA na inquisição, porque ela criaria esse tipo de documento se incriminando e que as pessoas tivessem acesso e conhecimento dos seus "podres"? Qualquer criminoso vai tentar ao máximo esconder ou alterar sua vida pregressa e seus crimes, mas porque a Igreja Católica decidiu trazer tudo isso a luz com estas investigações e ceder seus documentos para tal? Algo para você refletir...

  • @luizdumont252
    @luizdumont252 ปีที่แล้ว +8

    Muito bom!
    Parabéns pelo trabalho de pesquisa e apresentação!

  • @ademirfeliziani8460
    @ademirfeliziani8460 3 ปีที่แล้ว +19

    Finalmente, uma enxurrada de informações importantes sobre os cátaros. Parabéns Pedro.

    • @BruCe7478
      @BruCe7478 ปีที่แล้ว

      Mas vc não quesationa quais as fontes dele!!!! Ingênuoooo a história pode ser contada de acordo o interesse de quem as conta.

    • @LuizGontijo91
      @LuizGontijo91 ปีที่แล้ว +5

      @@BruCe7478 É verdade, pode mesmo. Acontece que ele explicitou as fontes dele, mas você não fez questão de checar fontes quando seu professorzinho de escola te contou a história deturpada a respeito da inquisição. Parcialidade é o nome do que vc está fazendo.

    • @BruCe7478
      @BruCe7478 ปีที่แล้ว +1

      @@LuizGontijo91 Você está bem longe de me entender.

    • @allmuhammad689
      @allmuhammad689 ปีที่แล้ว

      ​@@BruCe7478Você está bem longe estar certo, mostre as fontes contraponto o vídeo então. Prove que a igreja católica é um monstro que manipulou a história. Vamos!

  • @albertocampos7519
    @albertocampos7519 ปีที่แล้ว +11

    Minha formação em telecomunicações não diminui a minha paixão pela História.
    Há registros da inquisição espanhola, de que Tomás de Torquemada condenou cerca de dez mil réus à fogueira. De fato, a inquisição nos paises protestantes foi mais impiedosa. Interessante notar que, em tempos atuais, países não catolicos empregam as penas mais severas como a prisão perpétua e a pena de morte.

    • @delfinogoncalves3606
      @delfinogoncalves3606 6 หลายเดือนก่อน

      Agora o clero quer tirar o cú da reta e esconder a safadeza e as torturas horrendas feito às mulheres camponesas estudantes e até padres dissidentes.

  • @leopregadorcatolico
    @leopregadorcatolico 2 ปีที่แล้ว +7

    O melhor vídeo sobre o tema que já vi. Parabéns!!!

    •  2 ปีที่แล้ว

      Obrigado

  • @marcelpereirabernardo4385
    @marcelpereirabernardo4385 2 ปีที่แล้ว +42

    Parabéns pelo vídeo, citou datas, pessoas históricas, documentos de época e registros pouco ou nada conhecidos pelo público em geral.
    Engraçado que os críticos nos comentários simplesmente dizem "não concordo" ou "você romantizou/ distorceu", mas não apresentam nenhum livro, artigo acadêmico, documento de época ou fontes para rebater.
    Seu vídeo ajuda a verdade a prevalecer sobre a Santa Inquisição Católica.

    •  2 ปีที่แล้ว +19

      Exato. 90% dos comentários me xingando não citam uma fonte sequer, simplesmente dizem “mas não foi assim. Porque não mostrou isso? Porque defende a igreja demoníaca?”. Agradeço seu comentário racional no meio de tanta burrice por aqui.

    • @aderbalsouzadearaujo2905
      @aderbalsouzadearaujo2905 ปีที่แล้ว

      Os críticos são meros ignorantes analfabetos.

  • @avilasch
    @avilasch ปีที่แล้ว +17

    Analisa-se um evento com base nos registros, tentando entender suas motivações, mas temos sim que pensar que tal evento está preso ao seu contexto. A inquisição religiosa (em todas as suas variantes) foi cruel, e levou milhares à morte passando pelo sofrimento. A tortura era sim prática comum, que ignorava recomendações eclesiásticas, pois os manuais (sendo o mais famoso o "Malleus Maleficarum"), recomendavam cuidado com as artimanhas da bruxa que poderia enganar e seduzir o inquisidor, e que mesmo confessando, a tortura deveria vir, primeiro para se ter certeza e depois porque o sofrimento era libertador e levaria o/a infiel à redenção. Outro ponto era que os condenados foram em sua maioria mulheres, dentre essas as principais vítimas eram idosas ou mulheres que viviam sozinhas, afinal uma mulher que não dependia de um homem não era muito bem vista.
    Há relatos de que TODAS as mulheres de aldeias foram torturadas e mortas, há relatos de meninas torturadas e mortas.
    E sim, como homem do MEU TEMPO olho para a inquisição com toda minha bagagem histórica e social. E espero que ela sirva de exemplo do que o fanatismo pode causar

    • @ryuhayabusa9728
      @ryuhayabusa9728 ปีที่แล้ว +3

      Pessoa Março, poderia fornecer registros históricos ou material que embase o que está afirmando, não encontrei nada além de artigos marxistas que demonstrem esses fatos por ti citados. Agradeço, desde já.

    • @n0b0dy07
      @n0b0dy07 ปีที่แล้ว +2

      ​@@ryuhayabusa9728 pt.m.wikipedia.org/wiki/Malleus_Maleficarum

    • @rafaelhsc2010
      @rafaelhsc2010 ปีที่แล้ว

      Alguns pontos>A tortura era empregada em casos específicos e o direito Medieval prescindia do Direito Romano,que sim,infelizmente,permitia a tortura.No caso do Malleus Maleficarum,ele não era muito creditável pela Igreja(ainda que o autor Heirinch Kramer tenha feito gambiarras para fazer parecer que o papa o autorizava),tanto que foi colocado no INDEX.Foi bem mais usado pelos protestantes e por caçadores de bruxas,como Matthew Hopkins(que não tinha nada a ver com a Igreja Católica)E sim,infelizmente ocorrem barbáries com mulheres inocentes,principalmente por esses caçadores de bruxas fanáticos(que como Hopkins,enriqueciam aproveitando da ignorância e medo dos aldeões)No caso de bruxaria,há casos que inquisidores libertaram mulheres como bruxas por falta de evidências.Enfim,cada caso foi um caso.E crimes aconteceram.Mas sentenças justas tambem,como em qualquer tribunal.

    • @ritacanuto4423
      @ritacanuto4423 ปีที่แล้ว

      Isso demonstra claramente que essa igreja era uma organização criminosa se passando como depositária dos evangelhos de Cristo! Nenhum desses homens que se escondiam atrás da capa da religião serviam ao Jesus q eles queriam empurrar a goela abaixo das pessoas sendo que esses vermes nunca seguiram os ensinamentos dele! Eita povinho louco ! Se eles conhecessem as falas de Jesus nos evangelhos jamais teriam perseguido ou obrigado qualquer pessoa a converter a força!

    • @DominusIesusINRI
      @DominusIesusINRI 4 หลายเดือนก่อน +1

      ​@@n0b0dy07Wikipédia não é uma boa fonte nesses casos para estudo.

  • @pauloberri8648
    @pauloberri8648 ปีที่แล้ว +5

    Excelente narrativa!!!!
    *PARABÉNS?*

  • @silvanicepereira
    @silvanicepereira ปีที่แล้ว +9

    Eu sou estudante de Sociologia essa aula é muito importante.

    • @otaviocardoso9503
      @otaviocardoso9503 ปีที่แล้ว +1

      Mantenha-se firme, pois estás em um terreno hostil meu amigo! Perseverança ⛪️

  • @PedroCervo
    @PedroCervo ปีที่แล้ว +22

    Que vídeo maravilhoso! Uma verdadeira aula de história que desmente falsas visões que propagam sobre a idade média!

  • @darasantos9661
    @darasantos9661 ปีที่แล้ว +11

    As inquisicões foram cruéis. Esclarecer os fatos para não demonizar pessoas ou até instituições é válido sim. Porém diminuir crimes hediondos por preferências pessoais ou ideológicas não é correto.

    • @darasantos9661
      @darasantos9661 8 หลายเดือนก่อน +3

      Vania-bg8mu O problema é diminuir a crueldade com que isso ocorreu. E há fontes e documentos históricos também para comprovar. Reconhecer que a IGREJA não foi a única instituição que de alguma forma cometeu essas atrocidades, alguns governos inclusive mataram cruelmente milhares de padres e pessoas da cristandade, mas isso não diminui o que cometeu.

    • @saldanha4321
      @saldanha4321 หลายเดือนก่อน

      Concordo plenamente

    • @lelles10
      @lelles10 4 วันที่ผ่านมา

      Crime? Era literalmente o processo civil da época

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +2

    As idades em que crianças podiam ser torturadas:
    “Pode-se exigir a abjuração simples ou solene, de acordo com o procedimento previsto por Eymerich, A PARTIR DA IDADE DE DEZ ANOS E MEIO PARA OS MENINOS, E DE NOVE ANOS E MEIO PARA AS MENINAS, ou seja, desde a idade em que meninos e meninas são considerados juridicamente responsáveis por um delito. Esta é a opinião de muitos inquisidores. Eu, pessoalmente, concordo com o que prevê o Concílio de Toulouse de 1229, retomando o Concílio de Valladolid, 1388: O LIMITE SERÁ DE DOZE ANOS PARA AS MENINAS, E DE QUATORZE, PARA OS MENINOS” (Manual dos Inquisidores, p. 160)

  • @hamiltondantasdasilva972
    @hamiltondantasdasilva972 ปีที่แล้ว +7

    Um vídeo INDISPENSÁVEL! 👏 👏 👏

  • @andredecovipp1466
    @andredecovipp1466 2 ปีที่แล้ว +25

    Sou cristão e não concordo contigo.
    Você escapou/ omitiu sobre algumas coisas e pessoas, você falou pouco de quem trouxe o terror, ele trouxe o pesadelo aos camponeses por ordem da igreja , igreja viu que estavam falando muito dele e alertou sobre, mas ele insistiu e foi afastado por ordem dela .
    Tem muita coisa que você falou brevemente e omitiu fatos, é que falar tudo vai trazer a verdade, naquela época foi morta muita mais gente por causa de falsas acusações de bruxaria e por conta de torturas terríveis .
    Por que você não mostrou os instrumentos de torturas e não se aprofundou ao tema? É isso, não concordo com seu vídeo, ele tem muita omissão e histórias pela metade, o certo era revelar tudo sobre até mesmo da reforma protestante que também fez coisa errada.
    Curto seu canal 👍🏻sucesso e Deus abençoe!

    •  2 ปีที่แล้ว +9

      Hm

    • @adrianocleres2953
      @adrianocleres2953 2 ปีที่แล้ว +6

      Perfeito perfeito. História mal contada e maquiada.

    • @marcelpereirabernardo4385
      @marcelpereirabernardo4385 2 ปีที่แล้ว +22

      Não é que a "reforma" fez coisa errada; ela é o próprio erro. O termo mais correto seria deforma protestante, não reforma.

    • @adrianocleres2953
      @adrianocleres2953 2 ปีที่แล้ว +2

      @@marcelpereirabernardo4385 Sim, quem era Santa e fez coisas maravilhosas foi a "Santa" igreja de Cristo...

    • @shirleyfontinele2181
      @shirleyfontinele2181 ปีที่แล้ว

      Perfeita a sua postagem! 👏👏👏👏

  • @tomcesar3873
    @tomcesar3873 ปีที่แล้ว +9

    Saudações ao anfitrião do @História do mundo , cheguei hoje no canal e pelo qual já adianto a gratidão por difundir o conhecimento, pois infelizmente, conteúdos que agregam valor são a ínfima minoria nessa plataforma.
    Sobre o tema em questão, o qual já estudo a um razoável tempo, o que tenho como reflexão é que todos os aspectos e suas divergentes fontes devem ser apreciadas sob uma ótica de imparcialidade histórica, até porque os registros da trajetória humana de outrora são escassos e precários.
    Parabéns pelo canal, um forte abraço do amigo Tom!

  • @carlosschmitt7777
    @carlosschmitt7777 ปีที่แล้ว +10

    Li o livro do Rinno Cammilleri há pouco tempo, justamente em busca de mais esclarecimento sobre o assunto. Excelente vídeo!!! Ganhou mais um inscrito!👋👋👋

  • @cristoreinaevence8334
    @cristoreinaevence8334 2 ปีที่แล้ว +19

    Aqui tem alguns documentários interessantes
    Como a igreja católica construiu a civilização ocidental th-cam.com/play/PLY3CjL-ng1HGrIP0gWziq9Vi-ThjvG-Dk.html
    E dois documentários sobre a inquisição
    O mito da inquisição espanhola
    th-cam.com/video/mmViHgUJVeY/w-d-xo.html
    A verdadeira história da inquisição
    th-cam.com/video/aYwI0WGylo4/w-d-xo.html

    • @maricomioo
      @maricomioo 4 หลายเดือนก่อน

      amigo muito obrigada por isso! estou estudando mais sobre a inquisição e isso vai me ajudar bastante! Deus te abençoe sempre

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +2

    SE O ACUSADO APRESENTASSE SINTOMAS DE LOUCURA
    Caso o acusado apresentasse sintomas de loucura, deveria ser torturado assim mesmo, porque poderia estar fingindo:
    “O NONO TRUQUE CONSISTE EM SIMULAR IDIOTICE OU DEMÊNCIA. - Fingem que são loucos - como fez o rei Davi diante de Acaz -para não serem humilhados. Riem enquanto respondem às perguntas, misturando várias palavras inconvenientes, engraçadas e absurdas. Assim, acabam encobrindo os seus erros. Fazem isso frequentemente, quando sentem que vão ser torturados ou que vão ser entregues à autoridade secular. Tudo isso, para escapar à tortura e à morte. Vi isso mil vezes: os acusados fingem que são completamente loucos ou que têm somente alguns momentos de lucidez.” (Manual dos Inquisidores, p. 121 - 122)
    De La Peña ainda afirma que se devia torturar tanto o verdadeiro louco quanto o falso, e não se devia preocupar caso o réu morresse durante as sessões de torturas, e ainda revela que mesmo louco ele deve ser torturado e queimado na fogueira caso diga blasfêmias, porque a mais importante finalidade da condenação não é salvar a alma do réu, e sim, intimidar o povo:
    “A QUESTÃO DE SE FINGIR DE LOUCO MERECE UMA ATENÇÃO ESPECIAL. E SE SE TRATASSE, POR ACASO, DE UM LOUCO DE VERDADE? PARA FICAR COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA, TORTURA-SE O LOUCO, TANTO O VERDADEIRO COMO O FALSO. SE NÃO FOR LOUCO, DIFICILMENTE PODERÁ CONTINUAR A SUA COMÉDIA SENTINDO DOR. SE HOUVER DÚVIDAS, E SE NÃO SE PUDER SABER SE SE TRATA MESMO DE UM LOUCO, DE TODA MANEIRA, DEVE-SE TORTURAR, POIS NÃO HÁ POR QUE TEMER QUE O ACUSADO MORRA DURANTE A TORTURA (cum nullum hic mortis periculum timeatur). Mas se o herege continuar blasfemando como um louco durante a tortura, e mesmo quando for conduzido para a execução, não haverá como suspendê-la para fazê-lo arrepender-se, de modo a que perca a vida, sem perder também a alma? Parece-me que sim. MAS É PRECISO LEMBRAR QUE A FINALIDADE MAIS IMPORTANTE DO PROCESSO E DA CONDENAÇÃO À MORTE NÃO É SALVAR A ALMA DO ACUSADO, MAS BUSCAR O BEM COMUM E INTIMIDAR O POVO (ut alii terreantur). Ora, o bem comum deve estar acima de quaisquer outras considerações sobre a caridade visando o bem de um indivíduo.” (Manual dos Inquisidores, p. 121 - 122)

  • @otaviocardoso9503
    @otaviocardoso9503 ปีที่แล้ว +8

    Excelente trabalho irmão, continue na missão!
    Salve a Santa Igreja Católica Apostólica Romana ⛪️

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +2

    O ADVOGADO QUE A INQUISIÇÃO PAPAL FORNECIA PARA O ACUSADO:
    “Quando nega o crime; quando há testemunhas a seu favor; ou quando pede para ser defendido, ainda que se ache que seja inocente ou teimoso, pecador inveterado ou cheio de maldade, ele pode se defender: SER-LHE-Á CONCEDIDA UMA DEFESA JURÍDICA. SERÁ DESIGNADO UM ADVOGADO HONESTO, com experiência em Direito Civil e Canônico, e bastante fervoroso. Será nomeado, também, um procurador. Os nomes tanto de um quanto de outro não aparecem nos autos do processo. Os nomes dos delatores, como se sabe, não podem aparecer, para evitar represálias por parte de pessoas que pudessem apoiar os réus (se, aparentemente, não houver nenhum perigo, o inquisidor registrará todos os nomes nos autos do processo).” (p. 137)
    Mas, na página 138, de La Peña informa que a tarefa desse advogado de “defesa”, não era defender o réu, mas, ajudar a persuadi-lo a confessar que de fato cometeu crime de heresia e, ele mesmo pedir a condenação do réu ao tribunal. Ou seja, a tarefa do advogado era apenas nominal:
    “Depois, se continuar negando, o inquisidor lhe atribuirá, automaticamente, um advogado juramentado no seu tribunal. O réu comunicar-se-á com ele na presença do inquisidor. Quanto ao advogado, prestará juramento - embora já seja juramentado - ao inquisidor de defender bem o réu e guardar segredo sobre tudo o que vir e ouvir. O PAPEL DO ADVOGADO É FAZER O RÉU CONFESSAR LOGO E SE ARREPENDER, ALÉM DE PEDIR A PENA PARA O CRIME COMETIDO.” (Manual dos Inquisidores, p. 139)

  • @soulofvibe
    @soulofvibe 4 หลายเดือนก่อน +9

    Embora algumas obras literárias e panfletos possam ter exagerado os aspectos da Inquisição, há ampla documentação histórica que comprova as torturas, execuções e outras formas de violência que ocorreram. Desacreditar essas fontes históricas é uma forma de revisionismo que distorce a compreensão dos eventos.

    • @Mrleesors
      @Mrleesors 4 หลายเดือนก่อน +1

      Ninguém desacreditou nada. Ele não disse que não houve excessos. O que te é mais conveniente? A verdade como ela é, ou como te disseram que seria?

  • @zaqueuantoniodeoliveiraant8125
    @zaqueuantoniodeoliveiraant8125 9 หลายเดือนก่อน +1

    Comparando a Inquisição com a situação política que estamos vivendo, a sociedade Brasileira tem menos possibilidade de defesa nos dias atuais desse governo do que no período MEDIAVAL. Sendo que achei o vídeo sensacional amigo. Você é muito bom. PARABÉNS.

    • @josuedantas3294
      @josuedantas3294 9 หลายเดือนก่อน +1

      O unico senão, que esse governo foi votado por parte desse povinho !

  • @marcoantonioventura4524
    @marcoantonioventura4524 ปีที่แล้ว +26

    QUE lindo, me deu até vontade de viver no tempo da inquisição católica kkkkkk.
    Tenha santa paciência.

    • @elenkolling8645
      @elenkolling8645 7 หลายเดือนก่อน +4

      Viva Santa Inquisição!

    • @colanagoma
      @colanagoma 6 หลายเดือนก่อน +2

      Pois é! Kkkkkkk faltou dizer! Foi super de boas galera, a igreja católica é boazinha pow

    • @AOBERLEITNER
      @AOBERLEITNER 4 หลายเดือนก่อน +9

      O rapaz lhe deu uma série de fatos, de pesquisas e, mesmo assim, em vez de buscar outras fontes e fazer um estudo comparado (o que você sabia antes e depois)você prefere ficar com as suas apostilas didáticas que você aprendeu no cursinho. Tenha "santa paciência" digamos nós.

    • @crescendoemsilencio
      @crescendoemsilencio 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@AOBERLEITNERLiteralmente o consenso historiográfico diz o contrário do vídeo. Obviamente houve coisas positivas, mas é muito fácil realizar um vídeo totalmente parcial mostrando apenas um lado da moeda e escondendo o outro. Se realmente quiser argumentos contras, é só sair de sua bolha e olhar ao redor. Literalmente há mais historiadores dizendo as partes negativas do que as positivas, a escolha mais sábia é entender que ambos são verdadeiros. Houve uma parte positiva, mas também uma grande parte negativa, a não ser que queira discordar da realidade e defender um lado a ferro e fogo como a maioria faz.

    • @monwas2015
      @monwas2015 3 หลายเดือนก่อน +3

      ​@@crescendoemsilencio2 coisas, tá cheio de gente especializada nos comentários concordando com o vd, coisa q eu e vc não somos, e 2 atualmente o consenso sobre a inquisição é neutro pra positivo, não é mais negativo como antigamente, pois, temos mais evidências agr q ajudam a igreja doq atrapalham

  • @sergiohenriquedefaria9624
    @sergiohenriquedefaria9624 ปีที่แล้ว +1

    Excelente vídeo. Sim, por favor faça um vídeo sobre G Galilei e G Bruno. Muito obrigado pela publicação

  • @giovannamiranda5781
    @giovannamiranda5781 8 หลายเดือนก่อน +6

    Qual o motivo das torturas? Quando um judeu morria por tortura ou na fogueira como aconteceu aqui na Espanha em 1490 todos seus bens eram confiscados pela igreja católica e esse dinheiro era usado para construção de novas igrejas. Madrid por exemplo tem mais 250 igrejas catolica de onde vc acha que saiu dinheiro para construí-las?

    • @darciosouto
      @darciosouto 2 หลายเดือนก่อน

      Quer dizer que existem 250 igrejas católicas construídas na Espanha por volta de 1490, todas construídas com dinheiro de judeus que foram queimados em fogueiras? Me mostra a fonte dessa informação! Um livro que seja pra eu poder conferir, porque é claramente uma invenção ou no mínimo um exagero.

  • @saort3798
    @saort3798 9 หลายเดือนก่อน +1

    Muito bom saber a verdade sobre a real participação da igreja na inquisição, que na verdade foi uma ideia deturpada pelas pessoas. Como católico, sempre somos muito condenados pela inquisição, é bom saber a verdade imparcial dos fatos.

  • @yandrakarine7082
    @yandrakarine7082 2 ปีที่แล้ว +7

    Que conteúdo excelente!!!! Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼

    •  2 ปีที่แล้ว

      Muito obrigado

  • @israelc.dedeus4231
    @israelc.dedeus4231 ปีที่แล้ว +1

    Me escrevi neste CANAL ontem como fiquei impressionado GOSTEI de mais

  • @fernandasousa1652
    @fernandasousa1652 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns pra você .Deus abençoe seu trabalho e vida.

  • @emillypalot9076
    @emillypalot9076 ปีที่แล้ว +1

    Conteúdo ótimo, música de fundo maravilhosa. Parabéns!

  • @LarissaSantos-xr4vk
    @LarissaSantos-xr4vk 3 ปีที่แล้ว +5

    Mais um excelente vídeo!! Parabéns, a qualidade dos vídeos só aumenta a cada novo lançado.

    •  3 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado minha querida

  • @zildapinto5505
    @zildapinto5505 3 ปีที่แล้ว +5

    Amei o vídeo ... Kkkkk levei uma susto com os 3 "INQUISIÇÃO ESPANHOLA " 😄😄.
    PARABÉNS!! Cada vez mais sou fã do canal 💯% .

    •  3 ปีที่แล้ว +2

      Kkkkkkkk

  • @spartanoatleticano
    @spartanoatleticano 11 หลายเดือนก่อน +23

    Finalmente alguem que explica a história sem deturpar a imagem igreja

    • @ademiramaral360
      @ademiramaral360 9 หลายเดือนก่อน +5

      Se hoje a igreja é uma vergonha, imagino naquela época!

    • @madson7376
      @madson7376 8 หลายเดือนก่อน +3

      Vergonha é vc​@@ademiramaral360

    • @ademiramaral360
      @ademiramaral360 8 หลายเดือนก่อน +2

      @@madson7376 , o dia em que vc partir para a pesquisa em busca da verdade, duvido que vc continue acreditando nas igrejas, Dentre todos os sistemas, o religioso é o mais podre!

    • @uandersonleal1220
      @uandersonleal1220 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@ademiramaral360concordo

    • @Lenidla-uy5iz
      @Lenidla-uy5iz 6 หลายเดือนก่อน +1

      tinha que ser protestante kkkk vai falar com seu pastor

  • @CAPS290
    @CAPS290 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns, ótimo vídeo é difícil ver pessoas buscando a verdade.

  • @FranciscoAssis-fj3vq
    @FranciscoAssis-fj3vq ปีที่แล้ว +10

    Caramba!!! eu tinha outra ideia sobre a Inquisição, agora estou mais esclarecido sobre o assunto, obrigado.

    • @BruCe7478
      @BruCe7478 ปีที่แล้ว +1

      Mas vc não quesationa quais as fontes dele!!!! Ingênuoooo

    • @FranciscoAssis-fj3vq
      @FranciscoAssis-fj3vq ปีที่แล้ว +3

      ​@@BruCe7478 me parece bem plausível o que ele está explicando

  • @edinaldopereira2989
    @edinaldopereira2989 ปีที่แล้ว +2

    Excelente vídeo,mudou muito meu modo de ver esse assunto interessante.

  • @ednalvopotiguara783
    @ednalvopotiguara783 ปีที่แล้ว +4

    Parabéns pelo excelente vídeo... conteúdo maravilhoso

  • @Marketing-tk4lp
    @Marketing-tk4lp ปีที่แล้ว +2

    Obrigado mano ❤ finalmente um vídeo decente sobre a inquisição sem as teorias maluca d conspiração

  • @carloslima6922
    @carloslima6922 ปีที่แล้ว +3

    Muito bom o vídeo, parabéns, excelente explicação 👏👏👏👏

  • @rosembergfer
    @rosembergfer ปีที่แล้ว +18

    Como professor de História, é muito bom vê um vídeo que não é contaminado pelo Marxismo e Materialismo histórico. E sim, apresenta fatos concretos.

    • @marioventura3448
      @marioventura3448 ปีที่แล้ว +2

      Não, vc não é professor de nada!

    • @marcioantoniosouzabrandao2099
      @marcioantoniosouzabrandao2099 ปีที่แล้ว +3

      Como é bom ter professores que não se contaminaram com o marxismo 👏👏👏👏

    • @Legual
      @Legual ปีที่แล้ว +3

      ​@@marioventura3448 ???

    • @marioventura3448
      @marioventura3448 ปีที่แล้ว +2

      @@Legual É simples, basta prestar atenção no comentário dele.

    • @Legual
      @Legual ปีที่แล้ว +2

      @@marioventura3448 ele é incrivelmente um bom professor (diferente da maioria) só isso

  • @marcelopeper1919
    @marcelopeper1919 ปีที่แล้ว +3

    Parabéns, muito bem explicado , já me inscrevi.👏

  • @carramillo2
    @carramillo2 ปีที่แล้ว +5

    Você é um excelente professor.

  • @deoclescorso5687
    @deoclescorso5687 ปีที่แล้ว +7

    Grande aula de história. Parabéns.

  • @FranciscoSilva-nt5ti
    @FranciscoSilva-nt5ti ปีที่แล้ว +5

    Domingo 17/09/2023, encontro um canal que mudou minha história. Obrigado!!!

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +1

    QUANDO O CONDENADO A PRISÃO TINHA FILHOS PEQUENOS, OU, PAIS MUITO IDOSOS, QUE DEPENDIAM DE SEUS CUIDADOS
    “Nenhuma exceção está prevista para quem recebeu a prisão perpétua. O marido não será libertado por causa da mulher, mesmo se ela for jovem, nem a mulher por causa do marido, nem quem quer que seja, POR CAUSA DAS CRIANÇAS OU DOS PAIS, MESMO SE SÃO INDISPENSÁVEIS, EM VIRTUDE DE SEREM MUITO JOVENS OU MUITO VELHOS.” (Manual dos Inquisidores, p. 175)

  • @rosembergfer
    @rosembergfer ปีที่แล้ว +5

    Um excelente historiador sobre isso é o Carlo Ginzburg. Autor do livro O queijo e os vermes. Livro que ele analisa um interessante processo inquisitorial.

    • @rafaelhsc2010
      @rafaelhsc2010 ปีที่แล้ว +1

      Verdade.O caso de Menocchio.Mas é um caso de UMA inquisição:A Romana.A história da Inquisição é bem mais ampla.

  • @AdaoLima-h7c
    @AdaoLima-h7c หลายเดือนก่อน

    Nossa gostei da sua imparcialidade ❤❤ ganhou mais um seguidor. Viva nossa santa Igreja Católica ❤

  • @ramonramos7232
    @ramonramos7232 ปีที่แล้ว +4

    CARACA! FINALMENTE! Um canal de história que sabe detalhar bem sobre as Inquisições e Mentira negra!

  • @carloseduardonovaesdearauj4615
    @carloseduardonovaesdearauj4615 ปีที่แล้ว +2

    Vivemos em um Brasil dividido e isto resultará dois contos históricos.
    A Inquisição conforme este relato parece ser uma constituição perfeita, claro que não, ainda mais numa época onde a religião era imposta .

  • @hrbh18
    @hrbh18 ปีที่แล้ว +5

    Impressionante!! Nunca tinha visto algo explicando esse tema. Parabéns pela honestidade intelectual!! 👏👏👏👏👏

  • @joseadrianodecarvalhoalves
    @joseadrianodecarvalhoalves ปีที่แล้ว +1

    Esse canal reafirma a importância de se conhecer a História, pois a romantização que aqui se fez da inquisição podem levar fanáticos a também romantizar praticas desprezíveis como racismo, nazismo etc...

    • @matheustorrespitda9438
      @matheustorrespitda9438 ปีที่แล้ว

      Sim.

    • @pr_joestar
      @pr_joestar ปีที่แล้ว

      Falou bem da inquisição logo nazismo, eu em

    • @JonScch_74
      @JonScch_74 10 หลายเดือนก่อน +2

      É impressionante o quando a Lei de Godwin é verdadeira. Sempre que alguém quer demonizar algo, sempre acaba fazendo alguma comparação com Adolf Hitler e o Nazismo, mesmo que não tenha absolutamente nada a ver com o assunto. Incrível.

    • @DasMonolith
      @DasMonolith 8 หลายเดือนก่อน +1

      Que prática horrível, ele enaltecer a criação do direito civil! Muito horrível, melhor mesmo é ser julgado em julgamento paroquial e ser decapitado sem direito a defesa né. Cada uma 😂

  • @luizclaudiopedrosapaulino9016
    @luizclaudiopedrosapaulino9016 ปีที่แล้ว +4

    Obrigado pela aula simples , que esclarece muito

  • @ronnysilva2155
    @ronnysilva2155 3 ปีที่แล้ว +6

    Vídeos muito explicativo! Parabéns continue assim

    •  3 ปีที่แล้ว

      Valeu!

  • @disslei
    @disslei ปีที่แล้ว +4

    Acredito na boa intenção de vocês. Pois é uma reação a muita gente injusta que discrimina cristãos, utilizando-se de passado que não representa o que os católicos pensam atualmente, fundados nos ensinamentos de Cristo. De fato, a igreja se apostatou da fé muitas vezes, mas se envergonha destas atrocidades.
    Penso, que os católicos não precisam de defender o anti-semitismo da “santa inquisição” para defender sua fé. Pois, erros não se defende, se arrepende, e se lamenta.
    Meus ancestrais judeus foram forcados ao batismo, e perseguidos por mais de 300 anos por esta organização de fanáticos que denominam de “Santa Inquisição”, que de santa não tem nada, e de cristã, também não tem nada, pois seus métodos contrariam aos princípios cristãos mais elementares.
    Nem o próprio papa considerava legal esta “conversão forcada”. Porém mudou de ideia, pois era lucrativo roubar os bens dos judeus.
    os “autos-de-fé” destes criminosos anti-semitas estão arquivados na Torre do Tombo para quem quiser ler os milhares de processos que condenaram judeus às piores atrocidades. Nestes arquivos constam a expropriação dos bens, e condenação à morte de muitos destes ancestrais. Quem discorda, vá lá e leia com seus próprios problemas olhos:
    digitarq.arquivos.pt/
    Discordo, da demonização da igreja católica por erros passados. Grande parte dos “criticos” defendem ditaduras assassinas pelo mundo, e precisa voltar ao passado para criticar a igreja católica. Todavia, tal defesa não pode fazer de vocês advogados de assassinos. A igreja tem história e não precisa disto.

    • @n0b0dy07
      @n0b0dy07 ปีที่แล้ว

      Eu sou ateu e defendo que você tenha liberdade de expressar sua fé, o que não se pode permitir é o cerceamento da liberdade individual e qualquer outra ideia que tem como este o objetivo, as igrejas no geral nunca me passaram confiança.

  • @joelferreira8804
    @joelferreira8804 ปีที่แล้ว +3

    Bacana! Excelente explanação! Traga mais novidades e detalhes!👏👏👏👏👏

  • @franciscamariadesouza2007
    @franciscamariadesouza2007 ปีที่แล้ว +4

    Por favor, faço vídeos sobre Giordano Bruno e Galileu Galilei. Ótima aula.

  • @MozarMartins
    @MozarMartins ปีที่แล้ว +1

    Foram citadas algumas coisas sobre os cântaros que eu nunca li em nenhum lugar. De onde vieram estas informações?

    • @allmuhammad689
      @allmuhammad689 ปีที่แล้ว +1

      As fontes estão na descrição

  • @antonioribas9798
    @antonioribas9798 ปีที่แล้ว +4

    Parabéns pela excelente matéria. Gostaria de saber mais sobre os templários. É possível?

  • @vandrefelipe
    @vandrefelipe ปีที่แล้ว +1

    a internet permite que vc tenha acesso imediato à pessoas que abrem nossos olhos para os fatos de forma com a qual eles realmente aconteceram. eu gosto muito de historia e me surpreendi com esse video pois ele mostra um monte de coias que eu nem sonhavam que aconteciam ao longo dos seculos sobre o tema inquisição. Parabens a todos os envolvidos nesse canal. solta a o dedo no like ai meu povo

  • @sergiohenriquedefaria9624
    @sergiohenriquedefaria9624 ปีที่แล้ว +5

    Sim. Por favor faça um vídeo sobre Galileu Galilei

    •  ปีที่แล้ว

      Temos

  • @rafaelaramosok
    @rafaelaramosok ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo vídeo 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @ricardomartins6763
    @ricardomartins6763 ปีที่แล้ว +3

    Gostei demais rapaz. Continue assim.

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +1

    O RÉU CONFESSO E ARREPENDIDO NÃO TINHA UM DESTINO MELHOR QUE OS QUE ERAM CONDENAOS A FOGUEIRA APÓS CONFESSAR SEM SE ARREPENDER:
    Se o réu confessasse era condenado a prisão perpétua “para ser atormentado para todo sempre pelo pão do sofrimento e pela água da amargura” e, a ficar exposto a todos nas escadarias das igrejas as missas e as festas religiosas “da manhã ao meio dia, e, a tarde até que o sol se ponha”, e, portar o sambenito por toda a vida:
    “É a situação do herege que foi denunciado, confessa, deseja voltar à Igreja, e abjura; e de quem não se encontram vestígios de processo, nem de suspeita anterior e, consequentemente, de abjuração anterior. Tal pessoa não será entregue ao braco secular para ser executada, mas será admitida na confissão sacramental. DEPOIS DE ABJURAR, SERÁ CONDENADA À PRISÃO PERPÉTUA. Então, o inquisidor tem que estar seguro se está lidando com um verdadeiro convertido ou com um lobo se fingindo de cordeiro.” (Manual dos Inquisidores, p. 167)
    “O inquisidor, então, mandará o escrivão ler a sentença. Esta conterá todos os considerandos; esclarece que o réu só salvou a vida por causa da misericórdia do bispo e do inquisidor (solam tibi vitam de misericordia relinquentes). O réu é condenado:
    a. A USAR A ROUPA DOS APENADOS PERPÉTUOS. SE AO VESTI-LA, ELA RASGAR, MANDARÃO FAZER OUTRA; NÃO DEVE ODIÁ-LA, E SIM AMÁ-LA;
    b. A colocar-se, por determinado tempo, e, EM CERTAS FESTAS, NA PORTA DE UMA IGREJA, PARA SER VISTO PELOS FIÉIS, DA MANHÃ AO MEIO-DIA, E À TARDE, ATÉ QUE O SOL SE PONHA. IRÁ TAMBÉM PARA A PORTA DAS IGREJAS IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE DURANTE AS FESTAS MAIS CONCORRIDAS: NATAL, PÁSCOA, PENTECOSTES, ASCENSÃO;
    c. À PRISÃO PERPÉTUA, PARA SER ATORMENTADO, PARA TODO O SEMPRE, PELO PÃO DO SOFRIMENTO E A ÁGUA DA AMARGURA.
    O inquisidor e o bispo poderão aumentar ou abreviar, mais tarde, a penitência, de acordo com as suas conveniências.
    O inquisidor finaliza com estas palavras: “Meu filho, não fiques atemorizado, pois te asseguro que, se suportares pacientemente, serei misericordioso. Não duvides, não te desesperes, tem confiança!”
    A seguir, pede-se a execução imediata da sentença. O RÉU VESTE LOGO O SEU SACO BENTO. COLOCAM-NO NO PONTO MAIS ALTO DOS DEGRAUS DA IGREJA PARA QUE TODOS O VEJAM, QUANDO ESTIVEREM SAINDO. ESTÁ CERCADO DE TODO O CLERO. NA HORA DA REFEIÇÃO, SERÁ LEVADO PARA A PRISÃO PELOS OFICIAIS DO INQUISIDOR.
    Enquanto o réu é conduzido para a porta da igreja, o inquisidor distribui as indulgências de praxe - aos fiéis, delatores e colaboradores da Inquisição - prometendo os três anos habituais a qualquer novo delator.
    Além disso, deve-se observar que se pode amenizar as penas de um herege que tenha confessado logo, ou que só tenha caído por pouco tempo em heresia. HEREGES DESTE TIPO PODERÃO SER CONDENADOS À PRISÃO PERPÉTUA, ENTENDENDO-SE POR “PRISÃO” A CIDADE EM QUE MORAM; PARA VERGONHA DELES E EXEMPLO PARA OS DEMAIS, SERÃO OBRIGADOS A USAR O SAMBENITO PELO RESTO DA VIDA”. (Manual dos Inquisidores, p. 169)
    Ou seja, no caso do réu confesso, e ao que parece somente eles, eram os inquisidores que decidiam qual seria o destino do infeliz, se a prisão perpétua na masmorra, ou “prisão” perpétua na cidade, com a obrigação de durante as celebrações religiosas, sempre estar presente nas portas das igrejas vestido com o sambenito (saco bento) para a exposição e humilhação pública. (p. 169)

  • @fernandomendonca3019
    @fernandomendonca3019 3 ปีที่แล้ว +9

    Muito bom... desmistificando a ideia de Inquisição aloprada e agressivamente torturante. Aguardo o vídeo sobre Galileu e Giordano. Forte abraço.

    •  3 ปีที่แล้ว +1

      Deixa comigo!

  • @samueldeoliveirasilva9422
    @samueldeoliveirasilva9422 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo CONTEÚDO ganhou um seguidor

    •  ปีที่แล้ว

      Muito obrigado

  • @billyshears3775
    @billyshears3775 ปีที่แล้ว +4

    CONTRA a verdade, nenhuma mentira subsiste.
    Parabéns pelo vídeo 👏

  • @jessedias9023
    @jessedias9023 หลายเดือนก่อน +1

    Eu estudava tinha um Livro antigo.. lá nesse livro tinha vários exemplos de morte pela igreja católica

  • @meiresimonato6983
    @meiresimonato6983 ปีที่แล้ว +3

    História show

  • @maristelagacoelho7174
    @maristelagacoelho7174 ปีที่แล้ว

    O conhecimento é Luz, iluminando a escuridão

  • @andrecunha6016
    @andrecunha6016 ปีที่แล้ว +16

    Ele não falou das pessoas que eram queimadas vivas por terem um pensamento diferente de Roma. Cientístas , pintores, filósofos e principalmente mulheres eram perseguidas e queimadas acusadas de bruxaria, e olha que o teste para saber se a pessoa era bruxa ou não era no mínimo ridículo

    • @shirleyfontinele2181
      @shirleyfontinele2181 ปีที่แล้ว

      👏👏👏👏👏👏

    • @igorveiga2696
      @igorveiga2696 ปีที่แล้ว +5

      Poderia me mandar fontes a respeito desses fatos que estão sendo citados?

    • @ryuhayabusa9728
      @ryuhayabusa9728 ปีที่แล้ว +7

      No vídeo foram citadas várias fontes históricas que embasam o conteúdo do vídeo, no seu contraponto não há qualquer menção a fontes históricas e pelas suas palavras, parecem apenas ser argumento de senso comum. Por favor forneça as fontes da sua contra argumentação para que sejam analisadas pela comunidade. Agradeço desde já.

    • @Dunietica
      @Dunietica ปีที่แล้ว +7

      É vdd eu era a fogueira santa que queimava as mulieres ruivas e com marcas de nassenssa, só por serem ruivas e terem as marcas da nassenssa.

    • @canseidesersexy308
      @canseidesersexy308 ปีที่แล้ว +1

      @@Dunietica
      *Vai aprender português antes de* *comentar qualquer coisa.*

  • @sousasousa9968
    @sousasousa9968 6 หลายเดือนก่อน +2

    Que horror, Deus me livre viver numa época dessa , governada por uma igreja que fazia isso.

  • @valdecirtomaz3136
    @valdecirtomaz3136 5 หลายเดือนก่อน +5

    No MANUAL DOS INQUISIDORES prescrevia-se também que idosos e crianças não podiam ser "torturados", apanhavam com PAULADAS E CHICOTADAS, só mulheres grávidas eram poupadas e isso somente até o momento do parto, depois disso não haviam impedimento para a tortura:
    “Uma questão que merece particular atenção é quanto à existência ou não de categorias de pessoas não torturáveis, em decorrência de algum privilégio. Efetivamente, funciona, do ponto de vista jurídico, e com uma certa frequência, a ideia de que certas pessoas não podem ser torturadas - soldados, cavaleiros, pessoas importantes - devendo-se limitar a aterrorizá-los - mostrando-lhes os instrumentos de tortura e ameaçando-os de utilizá-los. Mas este é um direito que não conta nas questões de heresia: nenhuma das pessoas isentas de tortura a propósito de qualquer delito não o será, tratando-se de heresia. É O CASO DE SE PERGUNTAR, EM CONTRAPARTIDA, SE SE PODEM TORTURAR AS CRIANÇAS E OS VELHOS POR CAUSA DA SUA FRAGILIDADE. PODE-SE TORTURÁ-LOS, MAS COM UMA CERTA MODERAÇÃO; DEVEM APANHAR COM PAULADAS OU, ENTÃO, COM CHICOTADAS. E O QUE FAZER SE O RÉU EM QUESTÃO É UMA MULHER GRÁVIDA? ESTA NÃO É TORTURADA NEM ATERRORIZADA, PARA EVITAR QUE DÊ À LUZ OU ABORTE. DEVE-SE TENTAR ARRANCAR-LHE A CONFISSÃO ATRAVÉS DE OUTROS MEIOS, ANTES DE DAR À LUZ. DEPOIS DO PARTO, NÃO HAVERÁ MAIS NENHUM OBSTÁCULO À TORTURA.” (Manual dos Inquisidores, p. 156 - 157)

  • @eloisabeatrizmacedocarneir3903
    @eloisabeatrizmacedocarneir3903 8 หลายเดือนก่อน +2

    Recomendo visita ao museu da inquisição em Belo Horizonte

  • @simonelessa8505
    @simonelessa8505 2 ปีที่แล้ว +20

    Eu sou historiadora, e nunca vi uma História contada de forma tão convincente, mesmo não tendo de fato fundamento na verdade. Estudar pela internet é um perigo.

    •  2 ปีที่แล้ว +12

      "Fundamento na verdade". Bela historiadora.

    • @adrianocleres2953
      @adrianocleres2953 2 ปีที่แล้ว +18

      @ Ela está correta sim, ou o seu vídeo tem fundamentos na mentira? Óbvio que vc o fez crendo que o que vc conta é a verdade (que ao meu ver é muitoooooo maquiado e com tons de justificativa para o que foi feito, um perigo ouvir isso de alguém moderno), se assim não o for, vc está contando um mentira, logo vc o faz fundamentado na verdade das coisas. O vídeo seria excelente se não tentasse a cada momento fugir das injustiças que houve no periodo, vc o fala de forma bem rápida e por cima, porque vc sabe: Se for mostrar as irregularidas e maldades e injustiças praticadas contra quem pensava diferente da "santa" igreja católica, vc vai passar vergonha em defender algo de natureza tão vil e demoníaca.

    • @marcelpereirabernardo4385
      @marcelpereirabernardo4385 2 ปีที่แล้ว +13

      Ser historiadora, por si só, não quer dizer nada. Se não apresentar provas documentos, livros, artigos e fontes, o argumento de diploma é tão valioso quanto papel higiênico usado.

    • @marcelpereirabernardo4385
      @marcelpereirabernardo4385 2 ปีที่แล้ว

      @@adrianocleres2953 demoníaco e vil é você.

    • @miguelalberto5551
      @miguelalberto5551 2 ปีที่แล้ว +2

      @@adrianocleres2953 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @victormalheirosteixeira5978
    @victormalheirosteixeira5978 23 วันที่ผ่านมา

    A história sobre a inquisição pode ter sido aumentada, pode ter tido, principalmente, o dedo do imperador, mas o fato é que a igreja compactuou e liderou essa infâmia em nome de Jesus.

  • @valdeirsussai804
    @valdeirsussai804 2 ปีที่แล้ว +4

    Ótimo vídeo... parabéns

    •  2 ปีที่แล้ว +1

      Muito obrigado

  • @adilsongomessilva
    @adilsongomessilva 4 หลายเดือนก่อน +1

    A inquisição foi um período muito legal da humanidade, só se distribuía amor e flores entre os seres humaninhos e os que eram esquartejados eram só os malvadinhos.

  • @kliniferaraujo4635
    @kliniferaraujo4635 2 ปีที่แล้ว +8

    Foi a Inquisição que trouxe a justiça e todo o sistema judiciário.

  • @moraesneto9508
    @moraesneto9508 3 หลายเดือนก่อน

    A Inquisição, frequentemente associada à tortura, perseguição e violência, é um tema que desperta debates acalorados e gera imagens quase cinematográficas de barbaridade. No entanto, ao analisar os documentos históricos e o contexto no qual essa instituição surgiu e atuou, torna-se claro que muitas das percepções populares sobre a Inquisição são, na verdade, distorcidas ou exageradas. Este fenômeno, criado pela Igreja Católica, tinha como principal objetivo garantir a fidelidade doutrinal e punir desvios de fé. No entanto, a forma como essa punição era aplicada e os excessos cometidos variavam conforme o tempo e o lugar, gerando as diferentes "Inquisições" ao longo da história.
    A Inquisição teve origem no período medieval, quando a religião desempenhava um papel central na organização social e política da Europa Ocidental. A Igreja Católica, ao buscar manter a coesão social e a unidade da fé, criou um tribunal destinado a investigar possíveis heresias. O tribunal operava por meio de uma série de etapas, desde a denúncia até o julgamento e a possível punição dos acusados. Um dos primeiros e mais importantes alvos da Inquisição foi a heresia cátara, que pregava uma visão dualista do mundo e desafiava a doutrina oficial da Igreja, causando desordem social e política, especialmente no sul da França. Para lidar com essa ameaça, o Papa instituiu inquisidores que viajavam para as regiões afetadas, pregando a doutrina correta e investigando desvios.
    A Inquisição Medieval, no entanto, foi caracterizada por uma atuação menos violenta do que se imagina. A maioria dos julgamentos resultava em penitências, peregrinações ou reconciliação com a Igreja, e apenas uma pequena porcentagem dos casos levava à execução. Ao longo dos séculos, a Inquisição evoluiu e, em alguns contextos, foi utilizada como um instrumento político pelas monarquias emergentes, especialmente na Espanha. A Inquisição Espanhola, por exemplo, tornou-se famosa por perseguir os judeus conversos, que, após se converterem ao cristianismo, continuavam a ser vistos com desconfiança. Muitos dos números atribuídos a essa fase da Inquisição são inflacionados, contribuindo para a imagem de uma instituição excessivamente cruel.
    Além da Inquisição Espanhola, houve outras formas de atuação inquisitorial, como a Inquisição Romana, criada no século XVI para combater a difusão do protestantismo. Diferentemente da versão espanhola, a Inquisição Romana era diretamente comandada pelo Papa e atuava dentro dos Estados Pontifícios. Embora mais discreta, a Inquisição Romana foi eficaz em impedir a propagação do protestantismo na Itália. O documento também chama a atenção para o fato de que a prática de inquisições não foi exclusiva da Igreja Católica. Nos reinos protestantes, também houve repressão religiosa, e práticas como a caça às bruxas foram amplamente conduzidas em países como Alemanha, Suíça e Escócia.
    No Brasil, a Inquisição teve um papel menos proeminente do que na Europa. As visitas inquisitoriais à colônia brasileira foram poucas e serviram, principalmente, para investigar problemas relacionados à fé e à catequese. Contudo, mesmo com a presença limitada, a Inquisição no Brasil possibilitou um sistema de denúncias onde escravos delatavam seus senhores e vice-versa. Em alguns casos, até membros do clero, como o Padre Antônio Vieira, foram perseguidos pelo tribunal. A atuação inquisitorial no Brasil criou um estamento burocrático que perdurou por muito tempo, ainda que seus objetivos originais não tenham sido completamente alcançados.
    A imagem da Inquisição, amplamente marcada por ideias de perseguição e violência, é, em grande parte, um produto da distorção histórica e do desconhecimento sobre o real funcionamento do tribunal. Embora tenha havido excessos, especialmente em contextos como a Inquisição Espanhola, a instituição foi, em muitos momentos, um mecanismo jurídico-religioso que visava corrigir erros doutrinais, com menos violência do que se costuma acreditar. A análise de documentos e a contextualização histórica revelam uma realidade mais complexa, na qual a Inquisição desempenhou um papel importante na manutenção da ordem social e religiosa, mas também foi manipulada por interesses políticos.
    Em suma, a Inquisição, em suas diversas formas, teve um impacto significativo na história da Europa e da América, sendo, em muitos casos, mal interpretada. O estudo de suas nuances, como revelado por historiadores, permite uma compreensão mais profunda e equilibrada de um dos episódios mais controversos da história ocidental.

  • @davidjose830
    @davidjose830 ปีที่แล้ว +18

    Você foi parcial , e omisso em alguns pontos, o catolicismo proibiu a leitura da bíblia, e condenou quem entendia diferente , como os Valdences e outros que identificaram erros grosseiros no sistema Papal .

    • @igorveiga2696
      @igorveiga2696 ปีที่แล้ว +2

      Poderia me mandar fontes a respeito desses fatos?

    • @Dunietica
      @Dunietica ปีที่แล้ว +2

      Proibiu?

    • @mateusmirandola8462
      @mateusmirandola8462 ปีที่แล้ว +3

      Deixa eu ver: é protestante ou ateu, né?

    • @BIEL17054
      @BIEL17054 10 หลายเดือนก่อน +3

      Protestante certeza.
      Ateu não falaria da Bíblia.​@@mateusmirandola8462

    • @misteriumacho
      @misteriumacho 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@BIEL17054 O cara pensa que ter visões diferentes da palavra é algo certo pelo que eu entendi

  • @jaguarsantana2779
    @jaguarsantana2779 ปีที่แล้ว +1

    A Igreja Católica é Santa e feita por Pecadores.
    Ludwig passou anos produzindo uma obra monumental, em mais de 40 volumes (uma das mais respeitadas até hoje!). Ele se deparou com algumas histórias belíssimas e com outras bastante horríveis. Um dia, ele pediu uma audiência com o Papa e afirmou que queria se tornar católico. Leão XIII não entendeu nada e o questionou.
    Ludwig explicou: “Santidade, eu me convenci de que a Igreja Católica é realmente uma instituição divina. Afinal, se nem os Papas conseguiram destruí-la, é porque é divina mesmo!”.

  • @Fra-u5p
    @Fra-u5p ปีที่แล้ว +3

    Estamos vivendo um período de inquisição no Brasil.. ..😢

  • @josemomentodereflexaohinor3892
    @josemomentodereflexaohinor3892 3 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns Pedro mais uma bela história o sistema era bruto hem

    •  3 ปีที่แล้ว

      Muito!

  • @matzhy7390
    @matzhy7390 2 หลายเดือนก่อน +3

    E impressionante como protestantes que sem o mínimo de argumento, fonte, exemplo ou registro se juntam para fazer afirmação com base apenas no senso comum que eles ouvem sobre inquisição kkkkkk

  • @luisrodrigues9086
    @luisrodrigues9086 ปีที่แล้ว +1

    Nos tempos moderno a inquisição pode acontecer novamente ? Ela pode voltar ?

    • @valentinavalenvalen7486
      @valentinavalenvalen7486 ปีที่แล้ว +2

      Sim! Basta as religiões ficarem no poder novamente ou junto c os governos volta tudo novamente! Religiosos são fanáticos e imorais!

  • @matheus006006
    @matheus006006 ปีที่แล้ว +6

    Achei um esforço absurdo para tentar "passar um pano" para igreja católica, e tentar justificar algo injustificável! E olha que sou cristão!

    •  ปีที่แล้ว +3

      Foto de pirata que estica faz seu argumento perder qualquer valor.

    • @danielerodrigues7792
      @danielerodrigues7792 ปีที่แล้ว +3

      @ os argumentos dele foram melhores que os seus no video kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @lasu5060
    @lasu5060 7 วันที่ผ่านมา

    Tenho algumas dúvidas, não sou formada em história, mas busco conhecer. No vídeo fica implicito como se o sistema juridico atual derivasse do sistema de julgamento utilizado na inquisição, achei isso errado de dizer pois o sistema juridico atual ocidental até onde tenho conhecimento se derivou de um processo antigo iniciado ainda na mesopotânia inicados lá pelo código de ur nammu e de hamurabi isso a mais de 2000 anos antes de cristo, muito antes do periodo da inquisição, e foi evoluindo e se alterando e sendo influenciado por diversas civilizações como a egipcia, romana, grega, etc que influenciaram também. Outro ponto que discordo é sobre a mentalidade da civilização naquela época, pois a inquisção foi um periodo longo na historia, certo? A mentalidade cultural de aproximadamente 1830 etc quando a inquisição foi abolida é um periodo bem recente da história, o que justificaria sua existencia até 1830? Nessa época já tinha a revolução industrial e a conexão com outras culturas, inclusive as orientais, isso me lembra muito a dificuldade de aceitação da igreja ao heliocentrismo. Realmente o periodo medieval foi um retrocesso a sociedade ocidental e a igreja teve grande participação nisso. Outro ponto que não faz sentido para mim são os numeros de julgamentos com tortura citados, primeiro que a fonte do vídeo só derivaram apenas de um livro e bulas papais o que torna totalmente enviezado o video, segundo porque o que justificaria a igreja manter os numeros condizentes com a realidade do que foi praticado? Terceiro temos a quantidade de registros perdidos e danificados, propositalmente destruidos, etc.

  • @josegabrieldasilva6523
    @josegabrieldasilva6523 10 หลายเดือนก่อน +4

    Você omitiu algumas informações relevantes.

  • @marcioantoniosouzabrandao2099
    @marcioantoniosouzabrandao2099 ปีที่แล้ว +2

    Ontem assistindo um vídeo um rapaz falou de inquisição , acusando diretamente a igreja católica ( sabia que tinha muito invencionismo ) .E cá estou ouvindo verdades e que essas verdades são muito mais que os filmes , a imprensa , historiadores de má fé vinham relatando por séculos