O problema da Lecar é o mesmo da Gurgel e da Puma. Uma carroceria em PRFV, conhecida como fibra. É um método barato para evitar os enormes custos com prensas pra produzir uma carroceria em aço. Com PRFV o carro fica mais leve mas também mal acabado e frágil. Se antigamente já nao deu certo com Gurgel e com a Puma , com certeza não vai dar com a Lecar. O brasileiro não pode se dar ao luxo de comprar um carro que nao tenha durabilidade. O único carro com projeto brasileiro que tinha chance de dar certo era o Troller. Um verdadeiro jipe pra todo terreno mas foi vendida pra Ford que acabou com a fábrica.
O que tem a ver fibra com sucesso ou insucesso ? Lamborghini, Ferrari, Pagani, Porsche, BMW, Mercedes, GM Corvette e por aí vai. Usam "fibra"( Compósito é a terminologia correta ) e certamente não são "fracasso". O material não tem a ver. Se eu for explicar aqui a razão, vou ter que escrever um "livro".
O grande problema é o fato de que materiais compósitos depositados em molde aberto são inadequados para a produção em massa. se for fazer poucos carros, tudo bem, mas se for fazer produção em massa, não dá pra "empenhar" o molde por várias horas enquanto o painel de fibra é preparado, e se for fazer diversos moldes, fica mais barato fazer em aço.
Eu acho engraçado, existe essas regulamentações visando proteger a indústria nacional mas o brasil não tem nenhuma empresa que fabrica carros populares então essa desculpa de proteger indústria nacional é só para eles pegar mais impostos, outro problema é que os produtos nacionais são de péssima qualidade, tem uma montadora brasileira de moto chamado voltz e desde que ela começou a vender as motos começou a reclamação de baterias explodindo, da moto não dá partida, do carregador de bateria não funcionar na moto, isso fez essa empresa ir quase a falência e outras empresas brasileira passaram por isso como a própria positivo que faz produtos ruins, quem já teve um PC dessa marca sabe que é horrível, em menos de 1 ano o PC para de funcionar mas mesmo assim existem pessoas que insistem em falar que deveríamos apoiar indústria nacional mesmo sabendo que os produtos nacionais são péssimos e de baixa qualidade.
@@Gustav2008 Não, se você parar e analisar meu comentário vai entender que só existe carro ruim de 100mil reais pq existem imbecis que pagam isso... Se o pessoal começar a se atentar que tem carros dos anos anteriores melhores, no estante baixa o preço.
O modelo econômico do Brasil é um fracasso, o governo é grande demais e tem muita burocracia, tributação, assistêncialismo e corrupção. O único jeito seria recriar a constituição e aderir a um governo minarquista, aderir à um modelo econômico capitalista e de livre mercado como os EUA. (Pena que isso é um sonho impossível.)
O modelo econômico dos eua não é exemplo pra ninguém....e uma péssima ideia ficar imitando outras nações ao invés de trilhar o próprio caminho, vamos cometer os mesmos erros de quem seguimos
@@marcos-nv4dc Eu disse MINARQUISMO, não monarquismo, o minarquismo é um modelo de "governo mínimo", um governo que é limitado para não atrapalhar o livre-mercado.
@@3389-ØØ Eu prefiro imitar o que é certo, os EUA são a maior potência por ser um estado que defende a propriedade privada, o direito de expressão e de auto-defesa (armas), então sim, é o modelo ideal gostando ou não.
Culpado! podemos falar governo e sua pesada carga e é, mas também podemos falar em leis... Na minha opinião é o povo brasileiro, pessoas sem identidade, união e com baixo nível de entendimento de seu protagonismo. Ora quem compõe o governo? quem são os lideres empresarial que nem se quer questionam, pois estão ganhando e até mesmo fazem parte do problema.
Brasil sempre foi provedor e sempre será, em nossa descoberta fomos explorados, crescermos com uma política oportunista e corrupta onde democracia não passa de uma piada, assim como em várias máfias, a indústria automobilística nacional sempre foi protegida e sempre será, nos oferecem carros sem graça, de motor e até de cor, ao menos até 40 anos atrás tinhamos algo, lamentável.
Uma empresa BR no meio automotivo que não é tão grande quanto as citadas no vídeo mas vale a menção, é a Fueltech. Anderson transformou a cena automotiva brasileira e levou a marca para a América. Inclusive, sua sede fica no RS. A fábrica ficou debaixo da água e perderam quase tudo
O Brasil é um país celeiro, agricultor, pecuarista. É nossa vocação por natureza. Há industrias? Sim, muitas, mas não o suficiente para segurar grandes mentes brilhantes que se formam aqui custeadas pelo estado nas UFxx e partem em busca de vida melhor fora dessa guerra civil disfarçada que vivemos. Enfim, estamos fadados a isso aí.
Excelente comentário. Poucos percebem esse fato, pensam que o brasileiro é incapaz de desenvolver tecnologia avançada quando na verdade os que se destacam aqui vão para outros países e contribuem para o desenvolvimento da indústria de lá. Os Estados Unidos se desenvolveu dando oportunidades para estrangeiros que chegavam lá com bagagem de conhecimento e esperança de uma vida melhor. Quando vc olha para o cidadão comum estadunidense parecem rasos de conhecimento, só entendem de cinema, videogames, comida, relacionamentos afetivos conturbados e um monte de besteiras
O PROBLEMA É O OS IMPOSTOS ALTO. O GOVERNO DEVERIA AJUDAR PESSOAS QUE INOVE , ESTUDANTES PRODIGIOS QUE VÃO PÃO PARA EXTERIOR , POIS AQUI NÃO DÁ.QUANDO UMA EMPRESA BRASILEIRA DE CARROS COMEÇAR A PRODUZIR POR AQUI ERA SÓ O GOVERNO BAIXAR OS IMPOSTOS E COMPRAR O PRODUTO, JÁ ERA UM GRANDE PASSO.
Mas o Brasil já teve uma montadora de carros no passado 100% nacional mas os brasileiros não deram a mínima o nome dessa montadora era Gurgel que foi fundado por João Augusto Amaral Gurgel
@@achouqueeutavabrincando5826 tem sim, o que falta é investimento nas indústrias e na ciência brasileira, coisa que não estão fazendo, muitos brasileiros que têm conhecimento saem daqui para investir seu conhecimento em outro país.
@@achouqueeutavabrincando5826 e outra temos vários exemplos de homens que revolucionaram e inventaram algo que hoje é usado no mundo, um bom exemplo é santo Dumont que criou o avião e hoje é usado no mundo.
@@renatogomes847 subsídios pesados, espionagem industrial e até abertura de mercados... Essa história de montadora criada por um garoto pobte que ficou milionário é balela.. toda indústria automotiva seja ela nos EUA, Europa, Japão e principalmente Coreia do Sul, todas sem exceção tiveram muito dinheiro e investimento estatal.
Para quem não sabe a sede da embraer fica nos EUA, e a embraer ja é quase considerada uma industria americana, pois grande parte de acionistas da embraer são norte americanos
Sou imigrante e youtuber que moro no Brasil há 10 anos. Já tive sonho de comprar carro no Brasil, mas desisti. Não compensa ter carro no Brasil. Esse pensamento fortaleceu quando presenciei dois motoristas trocando socos no meio da rodovia após batida.
Bastante gente esquece que temos sim uma montadora 100% nacional. A Agrale S.A é uma empresa 100% Brasileira, que fabrica ônibus, tem um modelo de carro chamado Marruá que ajudou muito a UN. (Inclusive fabricou motos nos anos 80/90.) Temos também a Marcopolo, A Troller... bastam pesquisar um pouco. Elas só não são muito vistas.
Temos a Embraer que é uma fábrica de aviões que deveríamos ter orgulho! Temos também, a maior fabricante de helicópteros da América latina: a Helibras. Mas sempre fomos sabotados pelo sistema para que não nos desenvolvessemos no setor automotivo e ferroviário! Infelizmente a verdade é essa! Mas se dependesse da inteligência dos brasileiros, já teríamos essas indústrias consolidadas, com certeza! Um dia a verdade vai surgir e os sabotadores vão cair! Toda ação tem uma reação.
Disso eu já sabia, e aqui, parece estar destinado a nunca ter outras fábrica ou empresas 100% nacional também, hoje em dia oque você mais vê, são empresas brasileiras Fechando as portas ou se vendendo para grupos de fora, hoje em dia é tudo made in china, até mesmo um simples copo de plástico e feito na china, recentemente a guaraná jesus, empresa brasileira, foi comprada pela coca cola, empresa de fora, e, a chocolates garoto, aqui no ES, empresa brasileira, que foi vendida para e Nestlé, Brasil parece estar fardado a dependência de outros países isso sim
Este video explana a mesma linha de pensamento que sigo, porém menos interferência do estado na vida do brasileiro gera crescimento econômico e social, e consequentimenteno país cresce gerando estabilidade econômica
@@Red-Kido É possivel sim ser colocado em prática, pois o que engesaa a indúsrria sâo os altos impostos e os níveis altos de regulação que segundo eles que os criaram, seria para alavanxar a indústria nacional, ou para ter produtos seguros, mas na prática nada funciona, porque elee mataram o livre mercado, e para corrigir isto é desrefulamentar algumas coisas, e flexibilizar outras, aliado aoa baixos impostos para que a concorrência melhore e assim todos ganham
@@shalonmelo pó, irmão. O setor do varejo inteiro se juntou para pedir mais impostos nas compras internacionais. Os bancos ficam de corporativismo. Nossa chance era lá trás na guerra fria, ali era chance de fazer as reformas liberais. Ou então se a República a cair.
A Gurgel fechou um excelente contratos para exportação de um dos seus modelos de carro, era um modelo do tipo jeep ,o carro era de fibra equipado com um motor de uma montadora alemã, o contrato foi cancelado por que a montadora alemã proibiu a venda de seus motores para a Gurgel, isso trouxe para a empresa sérios problemas financeiros.
Só não esqueça que o governo também da subsídio a Embraer, esses vídeos de pseudos intelectuais de economia é uma verdadeira vergonha, o cara diz que dar subsídio é errado e depois coloca como exemplo a Embraer que recebeu 60 bilhões de reais do governo para fazer o avião KC sem contar com a lei que obriga empresas aéreas nacional a comprar avião nacional ou seja sem liberdade e as custa do Governo, incrível como não tem exemplo real do que é colocado como bom.
Já passou da hora de nós invadimos Brasília, não é eles que vão mudar e nunca vão. Somos nós que devemos agir, tirar todos eles do poder e rever tudo. Se possível até a constituição
Nunca a indústria nacional de automóveis foi pra frente porque nunca fizeram o mais importante: O MOTOR. Fazer carro de fibra de vidro e chassis de cano qualquer um faz no quintal. Motor não
Ainda que produzindo caminhões, tratores e chassis de ônibus e brigando com gigantes multinacionais nestes segmentos, é um milagre a Agrale estar operando desde 1962. A única marca nacional em atividade.
A Gurgel foi uma das empresas que trouxe esperança para indústria brasileira de automóveis. Mas foi sabotada pelos governos do Ceará e São Paulo, e o federal, que além de promessas não cumpridas fez a empresa investir em construção de fabrica nordeste, e depois negou a ajuda prometida. Trazendo ao empresario a falência e transtorno psicológico. É triste pois a puma, também era algo que poderia ter dado certo, e troller foi outra esperança de haver carro brasileiro. Mas parece que o brasileiro não gosta do país e nem de ser brasileiro, e aí mata o brasileiro. Acha que tem que vender tudo a preço de banana e acabar com o próximo.
Seria legal se o Gurgel procurasse capital estrangeiro pra injetar na empresa, mas não poderia ser do setor automotivo pq aí ia rolar boicote, mas sei lá alguma empresa que estivesse interessada em entrar nesse segmento, como a Subaru que faz parte do grupo Fuji Heavy Industries. Quanto a Puma, se tivesse dado certo, nossa poderiam estar concorrendo com Porsche e Lamborghini hoje 😊
O problema é que a Gurgel só podia contar com o mercado nacional que era bastante restringido éramos quase uma Coreia do Norte entre os anos 70 e 90 com isso no começo até parecia ir bem mas com o tempo isso desestimulou a competição e com a abertura do mercado foi um apocalipse. Já a Hyundai considerado a Gurgel que deu certo ela tinha apoio do estado por meio de uns programas porém tinha que cumprir uma série de metas ou estaria de fora dos programas de apoio a indústria nacional Sul coreana. Uma das metas era que a Hyundai alcançasse o mercado global.
Vou responder a primeira pergunta do vídeo que apareceu no momento 0:32 do vídeo: O principal (e talvez o único) culpado é o Estado, que como sempre, ama: 1. Imposto altissimo; 2. Regulamentação excessiva (+ custo); 3. Atrapalhar as relações comerciais entre indivíduos e empresas; Tirando o Estado da jogada, garanto que a indústria automobilística vai melhorar!
Incrível como o autor do vídeo ainda consegue ser otimista... aí vem a pergunta (da Dercy): que liberdade/prosperidade você pode ter num país de analfabeto?
Algo precisa ser dito, a política deveria atuar como gestor, na justiça, na economia e administração do país, e preciso ,e necessário ter gestores, principalmente da lei e da ordem, agora ,cabe ao povo aprender a cobrar estes gestores, e no âmbito do estado ajudar empreendedores, acho justo, quanto mais o estado investe mais retorno terá, sendo necessário análises criteriosas que dirão se e um empréstimo de sucesso ou não.
TIVEMOS E NÃO FOI PIADA.AINDA HÁ ALGUNS RODANDO: FNM - Fábrica Nacional de Motores. Mas, um certo sindicalista, dizem, trabalhou para sua falència. Trocavam peças boas por refugadas na linha de montagem e, as peças boas saiam no ferrovelho.
E aquela história que a Gurgel tinha mais de 3mil pedidos sem entregar pq o governo comecou a proibir a importação de algumas peças em específico pars os carros?
Democrata, Gurgel, Puma, Troller etc...o problema do Brasil é a necessidade de manter os privilégios de um grupo mais abastado. A proteção de mercado enquanto uma parcela continua comprando, a indústria nao está nem aí qual a nacionalidade, ela é acomodada... é assim com o setor automotivo, foi assim com a da informática...tive um chefe que falava que pra ele era mais vantagem só trazer o produto dele já com a logo estampada .. para quê fabricar aqui? esse era o pensamento dele, que é reflexo dos outros empresários. Quem aqui é ingenuo de achar que diminuindo os impostos terá os produtos mais baratos ou salarios aumentados? O principal problema do Brasil é o efeito ganância rs
Sr.Gurgel estava a frente da sua época, mas cometeu o erro de acreditar nos políticos a época, que junto com as 4 F. , enterraram seu sonho de ter carros brasileiros fabricados por brasileiros 👍🏻👊🏻
Ótima transmissão como sempre. Aprecio a abordagem equilibrada que adopta em relação às notícias e aos mercados. Muita coisa mudou e está em todos os lugares, mas a verdade é que possuir Bitcoin não é suficiente, mas investir e negociar para ganhar mais e aumentar sua carteira é de suma importância. Quanto a mim, lido com a especialista Beatriz e meu portfólio de criptomoedas está em constante crescimento
@@ivandossantos9073 mas era um visionário, o Brasil nunca apoio o produtor nacional, veja o que ocorreu com a fábrica de tratores CBT de São Carlos, o governo sempre quebra o produtor nacional, sabotam a nossa indústria!!!
@@antoniocga1 sim, mas muitos falam com orgulho que era 100% brasileira. Pra mim, pra ser assim teria que ter fabricado as peças próprias, não aproveitando 80% de outra marca. Chutei 80%, mas vc sabe que era mais ou menos isso.
foi esse cidadão que destruiu nossa ,maior parque industrial do hemisfério sul . em 1981 quando ele chegou aparar o pais o brasil fazia de tudo relógios , computadores periféricos carros , motores de navio , turbina , tínhamos maiores obra do mundo maior ponte maior hidrelétrica , tínhamos um melhores torno do mundo o promeca ,,,OS AMERICANOS E EUROPEU TEMIAM mais o BRASIL que o Japão em 1977 uma pesquisa feito nos EUA o brasil estaria entre as 3 potencia mundiais , mas o que se viu foi o Japão como grande potencia
Graças ao apoio do Sr Ciro Gomes para acabar com a única empresa brasileira automobilística GURGEL, onde naquela época já tinha protótipo de carro elétrico.
Naquela época foi prometida uma verba para capital quando a GURGEL construisse uma fábrica na parte norte do país (salvo engano) ao término foi repassado a Volks, sobre apoio do Ciro
@@lucianomelo2251 segundo Ciro, eles estavam pleiteando um novo empréstimo, porém com o outro empréstimo atrasado, o que inviabilizava novos.emprestimks
O dono da Embraer é o conglomerado multinacional Boeing, sediado nos Estados Unidos. A Boeing adquiriu a maior parte do controle acionário da Embraer em 2019.
Como se orgulhar de um país, que um produto é produzido aqui, e vendido a preço cotado em dolar para brasileiros, que trabalham e recebem em reais desvalorizados.
O Brasil, um país de dimensões continentais e rico em recursos naturais, esconde um enorme potencial em diversas áreas: indústria, tecnologia, ciência e muito mais. Pioneiras como Agrale, CBT, FNM e Gurgel pavimentaram o caminho para o desenvolvimento nacional, enquanto a Embraer, símbolo da nossa capacidade de inovar, se consolidou como referência global em aviação. Apesar das "mazelas" que assolam o país, como a burocracia e o lobby das grandes montadoras que afundaram a indústria automobilística, o Brasil ainda se destaca no cenário global. A Embraer, nascida sem concorrentes diretos, aproveitou a brecha e voou alto, assim como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e outras instituições que comprovam nossa capacidade em áreas como engenharia, genética, telecomunicações, indústria naval e militar. A Embrapa, por exemplo, é motivo de orgulho nacional, e o Acelerador de Partículas da Unicamp demonstra nosso potencial científico. Infelizmente, a imagem do Brasil na mídia muitas vezes se resume a programas sensacionalistas como Datena e Fofocas da Tarde, além da proliferação de neopentecostalismo nas telas da TV aberta. Essa visão limitada obscurece as conquistas e o potencial do país, perpetuando a ideia de que somos "vira-latas" manipulados pela "classe dominante". Aos meus 53 anos, tive a oportunidade de presenciar a capacidade do povo brasileiro em superar obstáculos. Acredito que o Brasil pode sim crescer e prosperar, mas para isso é preciso romper com as amarras da "política refém do lobby financeiro global" e buscar um modelo de desenvolvimento que valorize o conhecimento, a tecnologia e a inovação, indo além da mera exploração de nossos recursos naturais.
A FNM (Fábrica Nacional de Motores) não vingou porque o presidente JK preferiu encher o ABC com montadoras estrangeiras em vez de manter o mercado fechado para que a FNM se desenvolvesse até que estivesse preparada para concorrer em pé de igualdade com as gringas. Foi isso o que fizeram Japão e Coreia para ter suas próprias indústrias automobilísticas. Já a Gurgel cometeu o erro de produzir um carro popular em fibra de vidro, o que a deixou com enorme desvantagem frente às outras montadoras que produziam seus populares em chapa de aço estampado, o que favorece a produção em grande escala. Assim, consumidores saiam da fila de espera do Supermini e iam comprar, por exemplo, um Fiat Uno Mille a pronta entrega nas concessionárias.
Embraer: Sobre desenvolver um avião da classe dos Boeing 737/ Airbus A320.... Vi um estudo mostrando que desenvolver um avião dessa classe hoje custaria $25 bilhões de dólares. Pra termos uma ideia, a Boeing estimou em nos anos 2000 que desenvolver o 787 Dreamliner ficaria em $9 bilhões. No final ficou em $32 bilhões de dólares. Para pensarmos: hoje o valor de mercado da Embraer está em $5 bilhões de dólares... Será que ela tem peito pra tanto?
Coloca na conta capacidade de alavancagem da Embraer. Não é uma empresa perfeita, tem muita eficiência a ganhar, mas a empresa gera cada vez mais Fluxo de Caixa Livre e sua dívida vem caindo. Valor de mercado muda a cada minuto. Se o BNDES não for capaz de colocar mais grana na Embraer pra levar ela ao topo global de exportação tem que desistir desse país.
@@wallacegabriel4610 mas o BNDS banca um projeto que ronda os $30 bilhões de dólares?... É bem difícil... Melhor: impossível! E outra: é dinheiro do contribuinte, isso é inadmissível. Eu torço! Talvez apareça um grupo de empresas e investidores interessados em investir nela neste sentido.. quem sabe?!
O mito do liberalismo total. Não conheço um caso de pais desenvolvido cuja indústria não tenha crescido com algum tipo de protecionismo ou incentivo do estado.
Gurgel era uma porcaria, coisa de maluco, as únicas que foram bem, troller que fez algo que não era feio e rústico, inclusive teve uma camionete bonita mas a Ford passou a perna e a agrale ainda foi bem com os caminhões bonitos no desenho.
13:52 "A Weg não é a única a dar orgulho pro povo brasileiro. A Embraer também faz isso muito bem." Eis aqui o quão fenomenal é a Embraer: - "Embraer admite pagamento de propina para fechar contratos", _G1_ - "Ação Civil Pública [liderada pela Embraer] quer limitar Boeing a contratar apenas 21 engenheiros por ano da Embraer", _Asas Brasil Magazine_ - "Embraer processa Gulfstream: estaria tentando roubar engenheiros da empresa brasileira", _Estadão_
Se algum brasileiro quiser comprar um celular novo com tecnologia genuinamente brasileira, sinto te informar que isso não será possível, pois o Brasil não tem tecnologia para desenvolver e produzir celular.
💎 Aula gratuita: Como Pessoas Comuns estão Lucrando R$10.000 por mês Aproveitando "A Nova Era": site.maestrianosnegocios.com/novoinimigo
Deveria fazer um video sobre as remuneçoes e previdencia dos servidores publicos e militares. È nisso que o Brasil gasta 90% do PIB todo ano.
Como fazer dinheiro com vídeo no TH-cam? Vender cursos ou instigar curiosidades do cliente.
Esperar o que de um país que a maioria não entendem o significado de patriotismo, onde o confunde com partido político... E a corrupção reina forte.
Do jeito que o país ta, acho que ta mais facil o brasil voltar a ser imperio, do q aprenderem a ser patriotas 😂😂😂
Patriotismo é o caralho.
Um país que produz aviões e não tem sua própria marca na indústria automobilística, muito triste.
Esperar o que de um país que 92% da população não sabe interpretar um texto.
O problema da Lecar é o mesmo da Gurgel e da Puma. Uma carroceria em PRFV, conhecida como fibra. É um método barato para evitar os enormes custos com prensas pra produzir uma carroceria em aço. Com PRFV o carro fica mais leve mas também mal acabado e frágil. Se antigamente já nao deu certo com Gurgel e com a Puma , com certeza não vai dar com a Lecar. O brasileiro não pode se dar ao luxo de comprar um carro que nao tenha durabilidade. O único carro com projeto brasileiro que tinha chance de dar certo era o Troller. Um verdadeiro jipe pra todo terreno mas foi vendida pra Ford que acabou com a fábrica.
É. Eu sempre achei essa história de carroceria em fibra, nunca acreditei muito no sucesso
E o troller é feito de fibra tbm então logo sua justificativa não faz sentido
O que tem a ver fibra com sucesso ou insucesso ?
Lamborghini, Ferrari, Pagani, Porsche, BMW, Mercedes, GM Corvette e por aí vai. Usam "fibra"( Compósito é a terminologia correta ) e certamente não são "fracasso". O material não tem a ver. Se eu for explicar aqui a razão, vou ter que escrever um "livro".
O grande problema é o fato de que materiais compósitos depositados em molde aberto são inadequados para a produção em massa. se for fazer poucos carros, tudo bem, mas se for fazer produção em massa, não dá pra "empenhar" o molde por várias horas enquanto o painel de fibra é preparado, e se for fazer diversos moldes, fica mais barato fazer em aço.
Ainda teve o Miura
As coisas só devem mudar quando a população parar de lamber e idolatrar políticos
Só quando a população procurar conhecimento, educação, se instruir. A internet tá aí pra isso.
@@igrj2485 isso nunca acontecerá
@@vladimirrosa125 pior que concordo contigo.
Brasileiro gosta de ter ser gado ou jumento de políticos
*Correção: quando a população for minimamente alfabetizada e parar de ir na urna fazer m3rda.
Eu acho engraçado, existe essas regulamentações visando proteger a indústria nacional mas o brasil não tem nenhuma empresa que fabrica carros populares então essa desculpa de proteger indústria nacional é só para eles pegar mais impostos, outro problema é que os produtos nacionais são de péssima qualidade, tem uma montadora brasileira de moto chamado voltz e desde que ela começou a vender as motos começou a reclamação de baterias explodindo, da moto não dá partida, do carregador de bateria não funcionar na moto, isso fez essa empresa ir quase a falência e outras empresas brasileira passaram por isso como a própria positivo que faz produtos ruins, quem já teve um PC dessa marca sabe que é horrível, em menos de 1 ano o PC para de funcionar mas mesmo assim existem pessoas que insistem em falar que deveríamos apoiar indústria nacional mesmo sabendo que os produtos nacionais são péssimos e de baixa qualidade.
Voltz só o dono é brasileiro.
É uma montadora de motos chinesas de baixa qualidade
O Brasil tem os carros mais baratos do mundo. O preço alto nas concessionárias é o excesso de imposto.
Kkķkk
Kkkkkkkkkk piada né
Brasil= eterno país do futuro ( ouvi essa piada durante toda minha infância e adolescência)
Fazem 3 anos anos desisti de ter carros no Brasil .... quem tiver coragem de dar quase 100k em um carro descartável..boa sorte
Essa Gurgel fez um favor em desaparecer.
Ué, você pode pagar 20mil em um carro, só não vai ter o que um de 100mil tem...
Nem sempre. Alguns carros de 50k por ai sao bem mais completos que essas carroças de hoje. É so procurar! @@johnanalystreal
@@johnanalystreal sae dae defensor de protecionismo
@@Gustav2008 Não, se você parar e analisar meu comentário vai entender que só existe carro ruim de 100mil reais pq existem imbecis que pagam isso... Se o pessoal começar a se atentar que tem carros dos anos anteriores melhores, no estante baixa o preço.
O modelo econômico do Brasil é um fracasso, o governo é grande demais e tem muita burocracia, tributação, assistêncialismo e corrupção.
O único jeito seria recriar a constituição e aderir a um governo minarquista, aderir à um modelo econômico capitalista e de livre mercado como os EUA.
(Pena que isso é um sonho impossível.)
Concordo com quase tudo que disse, com excessão do governo monarquista
O modelo econômico dos eua não é exemplo pra ninguém....e uma péssima ideia ficar imitando outras nações ao invés de trilhar o próprio caminho, vamos cometer os mesmos erros de quem seguimos
@@3389-ØØ exatamente, a China é um exemplo disso que vc disse
@@marcos-nv4dc Eu disse MINARQUISMO, não monarquismo, o minarquismo é um modelo de "governo mínimo", um governo que é limitado para não atrapalhar o livre-mercado.
@@3389-ØØ Eu prefiro imitar o que é certo, os EUA são a maior potência por ser um estado que defende a propriedade privada, o direito de expressão e de auto-defesa (armas), então sim, é o modelo ideal gostando ou não.
Não vejo esperança. Estamos fadados a trabalhar pra pagar impostos altíssimos sem retorno e sem poder ter bens básicos.
É mesmo...Nunca... porque os políticos são mercenários.
"Proteger a produção nacional". A indústria nacional: INTELBRAS, MULTILASER, POSITIVO.
Culpado! podemos falar governo e sua pesada carga e é, mas também podemos falar em leis... Na minha opinião é o povo brasileiro, pessoas sem identidade, união e com baixo nível de entendimento de seu protagonismo. Ora quem compõe o governo? quem são os lideres empresarial que nem se quer questionam, pois estão ganhando e até mesmo fazem parte do problema.
Os impostos vão aumentar
Globo " entenda como isso pode ser bom"😂
Brasil sempre foi provedor e sempre será, em nossa descoberta fomos explorados, crescermos com uma política oportunista e corrupta onde democracia não passa de uma piada, assim como em várias máfias, a indústria automobilística nacional sempre foi protegida e sempre será, nos oferecem carros sem graça, de motor e até de cor, ao menos até 40 anos atrás tinhamos algo, lamentável.
Por mim poderia liberar a importação de veículos usados
Uma empresa BR no meio automotivo que não é tão grande quanto as citadas no vídeo mas vale a menção, é a Fueltech.
Anderson transformou a cena automotiva brasileira e levou a marca para a América.
Inclusive, sua sede fica no RS. A fábrica ficou debaixo da água e perderam quase tudo
As únicas grandes montadoras de veículos nacional São de ônibus
Marcopolo, comil, buscar, caio,mascarello
De carrocerias né kkkkk
Culpados: O povo. Compra e gosta de pagar caro em qualquer porcaria.
Rapaz, seus videos sao incríveis. O roteiro, edição, a abordagem do assunto. Parabéns mesmo 👏👏
Mas as margens de lucros das montadoras estão muito longe de serem altas. A do governo sim é alta.
O Brasil já nasceu um fracasso ! Não corre o menor risco de dar certo em qualquer cenário! Um passado medíocre com um futuro grotesco !
So era bom na monarquia
Fato
Embraer é um case de sucesso.
Risco de dar certo? Como assim???
Só era bom na monarquia e era vargas e talvez na ditadura militar.
O Brasil é um país celeiro, agricultor, pecuarista. É nossa vocação por natureza. Há industrias? Sim, muitas, mas não o suficiente para segurar grandes mentes brilhantes que se formam aqui custeadas pelo estado nas UFxx e partem em busca de vida melhor fora dessa guerra civil disfarçada que vivemos. Enfim, estamos fadados a isso aí.
Excelente comentário. Poucos percebem esse fato, pensam que o brasileiro é incapaz de desenvolver tecnologia avançada quando na verdade os que se destacam aqui vão para outros países e contribuem para o desenvolvimento da indústria de lá. Os Estados Unidos se desenvolveu dando oportunidades para estrangeiros que chegavam lá com bagagem de conhecimento e esperança de uma vida melhor. Quando vc olha para o cidadão comum estadunidense parecem rasos de conhecimento, só entendem de cinema, videogames, comida, relacionamentos afetivos conturbados e um monte de besteiras
O PROBLEMA É O OS IMPOSTOS ALTO. O GOVERNO DEVERIA AJUDAR PESSOAS QUE INOVE , ESTUDANTES PRODIGIOS QUE VÃO PÃO PARA EXTERIOR , POIS AQUI NÃO DÁ.QUANDO UMA EMPRESA BRASILEIRA DE CARROS COMEÇAR A PRODUZIR POR AQUI ERA SÓ O GOVERNO BAIXAR OS IMPOSTOS E COMPRAR O PRODUTO, JÁ ERA UM GRANDE PASSO.
Embraer por exemplo é uma empresa excelente. a WEG motores é outro exemplo
Mas o Brasil já teve uma montadora de carros no passado 100% nacional mas os brasileiros não deram a mínima o nome dessa montadora era Gurgel que foi fundado por João Augusto Amaral Gurgel
Ele falou exatamente isso no vídeo
Um Pais sem uma industria Automobilística nacional é um atraso na economia. 😮
Precisamos de um estado acolhedor e não o estado que nos oprime.
não vai parar nunca
O Brasil não tem capacidade tecnológica clbc Cara
@@achouqueeutavabrincando5826 tem sim, o que falta é investimento nas indústrias e na ciência brasileira, coisa que não estão fazendo, muitos brasileiros que têm conhecimento saem daqui para investir seu conhecimento em outro país.
@@achouqueeutavabrincando5826 e outra temos vários exemplos de homens que revolucionaram e inventaram algo que hoje é usado no mundo, um bom exemplo é santo Dumont que criou o avião e hoje é usado no mundo.
Alguém têm dúvida que a raíz do problema é o Estado?
Esatdo é socialismo
Não há nenhuma montadora mundial que tenha se tornado grande sem grande apoio estatal.
@@tabernadashistorias no caso dessas montadoras o Estado ajudou não atrapalhando, esta é a única forma que o Estado têm pra ajudar.
@@renatogomes847 subsídios pesados, espionagem industrial e até abertura de mercados... Essa história de montadora criada por um garoto pobte que ficou milionário é balela.. toda indústria automotiva seja ela nos EUA, Europa, Japão e principalmente Coreia do Sul, todas sem exceção tiveram muito dinheiro e investimento estatal.
Quall a nação que não "ama" carro ?
Existem ?
Seu canal é de excelência.
Para quem não sabe a sede da embraer fica nos EUA, e a embraer ja é quase considerada uma industria americana, pois grande parte de acionistas da embraer são norte americanos
Não né. Não podemos perder a Embraer, avibrás.
Já é faz é tempo
Sou imigrante e youtuber que moro no Brasil há 10 anos. Já tive sonho de comprar carro no Brasil, mas desisti. Não compensa ter carro no Brasil. Esse pensamento fortaleceu quando presenciei dois motoristas trocando socos no meio da rodovia após batida.
Você foi idiota de ter vindo pra esse fim de mundo. Sinto em lhe dizer isso. PAÍS ONDE PRESIDIÁRIO VIROU PRESIDENTE... SÓ NO BOSTIL!
Não sei de onde é, sou imigrante brasileiro na Europa e também já presenciei sopapos em plena autoban aqui na Alemanha.
Bastante gente esquece que temos sim uma montadora 100% nacional. A Agrale S.A é uma empresa 100% Brasileira, que fabrica ônibus, tem um modelo de carro chamado Marruá que ajudou muito a UN. (Inclusive fabricou motos nos anos 80/90.) Temos também a Marcopolo, A Troller... bastam pesquisar um pouco. Elas só não são muito vistas.
Temos a Embraer que é uma fábrica de aviões que deveríamos ter orgulho! Temos também, a maior fabricante de helicópteros da América latina: a Helibras. Mas sempre fomos sabotados pelo sistema para que não nos desenvolvessemos no setor automotivo e ferroviário! Infelizmente a verdade é essa! Mas se dependesse da inteligência dos brasileiros, já teríamos essas indústrias consolidadas, com certeza! Um dia a verdade vai surgir e os sabotadores vão cair! Toda ação tem uma reação.
Maestria Nos Negócios tu podia fazer um documentário sobre a situação da Gerdau.
Disso eu já sabia, e aqui, parece estar destinado a nunca ter outras fábrica ou empresas 100% nacional também, hoje em dia oque você mais vê, são empresas brasileiras Fechando as portas ou se vendendo para grupos de fora, hoje em dia é tudo made in china, até mesmo um simples copo de plástico e feito na china, recentemente a guaraná jesus, empresa brasileira, foi comprada pela coca cola, empresa de fora, e, a chocolates garoto, aqui no ES, empresa brasileira, que foi vendida para e Nestlé, Brasil parece estar fardado a dependência de outros países isso sim
A gente teve o Gurgel que tinha ate um carro elétrico, mas... Brasil é Brasil né
Este video explana a mesma linha de pensamento que sigo, porém menos interferência do estado na vida do brasileiro gera crescimento econômico e social, e consequentimenteno país cresce gerando estabilidade econômica
Isso aí na teoria.
Na prática o corporativismo rola solto.
@@Red-Kido
É possivel sim ser colocado em prática, pois o que engesaa a indúsrria sâo os altos impostos e os níveis altos de regulação que segundo eles que os criaram, seria para alavanxar a indústria nacional, ou para ter produtos seguros, mas na prática nada funciona, porque elee mataram o livre mercado, e para corrigir isto é desrefulamentar algumas coisas, e flexibilizar outras, aliado aoa baixos impostos para que a concorrência melhore e assim todos ganham
@@shalonmelo pó, irmão.
O setor do varejo inteiro se juntou para pedir mais impostos nas compras internacionais.
Os bancos ficam de corporativismo.
Nossa chance era lá trás na guerra fria, ali era chance de fazer as reformas liberais.
Ou então se a República a cair.
Tenho um Gurgel BR800, que é um tratorzinho mas tem um acabamento tosco, mas até aí os fuscas sempre foram espartanos também!
A Gurgel fechou um excelente contratos para exportação de um dos seus modelos de carro, era um modelo do tipo jeep ,o carro era de fibra equipado com um motor de uma montadora alemã, o contrato foi cancelado por que a montadora alemã proibiu a venda de seus motores para a Gurgel, isso trouxe para a empresa sérios problemas financeiros.
14:13 Embraer em 2024 já subiu em torno de 72% na bolsa..está " voando "
Só não esqueça que o governo também da subsídio a Embraer, esses vídeos de pseudos intelectuais de economia é uma verdadeira vergonha, o cara diz que dar subsídio é errado e depois coloca como exemplo a Embraer que recebeu 60 bilhões de reais do governo para fazer o avião KC sem contar com a lei que obriga empresas aéreas nacional a comprar avião nacional ou seja sem liberdade e as custa do Governo, incrível como não tem exemplo real do que é colocado como bom.
Já passou da hora de nós invadimos Brasília, não é eles que vão mudar e nunca vão. Somos nós que devemos agir, tirar todos eles do poder e rever tudo. Se possível até a constituição
Graças a Deus meu pai comprou uma Fiat toro Vulcano 2020 . Eu estou com muito orgulho dele até porque ele mereceu
O brasileiro é muito manso aceita tudo que os politicos faz e nao agem para mudar
Ótimo vídeo - inspira boas reflexões e busca por mais informação
O governo encheu as montadoras de subsídios, anistia fiscal e Beneces como , terrenos etc.
Bom trabalho,parabéns
Nunca a indústria nacional de automóveis foi pra frente porque nunca fizeram o mais importante: O MOTOR. Fazer carro de fibra de vidro e chassis de cano qualquer um faz no quintal. Motor não
Ainda que produzindo caminhões, tratores e chassis de ônibus e brigando com gigantes multinacionais nestes segmentos, é um milagre a Agrale estar operando desde 1962. A única marca nacional em atividade.
Não podemos nos esquecer que a Embraer assim como a Renault são empresas em parte, publicas.
A Gurgel foi uma das empresas que trouxe esperança para indústria brasileira de automóveis. Mas foi sabotada pelos governos do Ceará e São Paulo, e o federal, que além de promessas não cumpridas fez a empresa investir em construção de fabrica nordeste, e depois negou a ajuda prometida. Trazendo ao empresario a falência e transtorno psicológico. É triste pois a puma, também era algo que poderia ter dado certo, e troller foi outra esperança de haver carro brasileiro. Mas parece que o brasileiro não gosta do país e nem de ser brasileiro, e aí mata o brasileiro. Acha que tem que vender tudo a preço de banana e acabar com o próximo.
Seria legal se o Gurgel procurasse capital estrangeiro pra injetar na empresa, mas não poderia ser do setor automotivo pq aí ia rolar boicote, mas sei lá alguma empresa que estivesse interessada em entrar nesse segmento, como a Subaru que faz parte do grupo Fuji Heavy Industries.
Quanto a Puma, se tivesse dado certo, nossa poderiam estar concorrendo com Porsche e Lamborghini hoje 😊
Eu li uma revista ou site estrangeiro sobre fabricantes de avião, e a EMBRAER estava numa posição bastante honrosa, junto com as maiores do mundo.
O problema é que a Gurgel só podia contar com o mercado nacional que era bastante restringido éramos quase uma Coreia do Norte entre os anos 70 e 90 com isso no começo até parecia ir bem mas com o tempo isso desestimulou a competição e com a abertura do mercado foi um apocalipse.
Já a Hyundai considerado a Gurgel que deu certo ela tinha apoio do estado por meio de uns programas porém tinha que cumprir uma série de metas ou estaria de fora dos programas de apoio a indústria nacional Sul coreana.
Uma das metas era que a Hyundai alcançasse o mercado global.
Tinhamos a Troller mais infelizmente a ford a Extinguil 😢
Vou responder a primeira pergunta do vídeo que apareceu no momento 0:32 do vídeo:
O principal (e talvez o único) culpado é o Estado, que como sempre, ama:
1. Imposto altissimo;
2. Regulamentação excessiva (+ custo);
3. Atrapalhar as relações comerciais entre indivíduos e empresas;
Tirando o Estado da jogada, garanto que a indústria automobilística vai melhorar!
nos eua um carro novo custa por volta 12 salários mínimos, nessa lógica no brasil deveria custar por volta de 16800 reais
E por que sempre tem que comparar com o país mais rico do mundo e o país do automóvel? Que costume..
.
@@ivandossantos9073 no final é tudo questão de impostos, sentiria vergonha de passar pano para o governo
@@dragon3151 eu não.
Só que é sempre os mesmos comentários.
Eua eua eua.
Brasileiro só se preocupa com pão e circo.o resto não tem importância.
Incrível como o autor do vídeo ainda consegue ser otimista... aí vem a pergunta (da Dercy): que liberdade/prosperidade você pode ter num país de analfabeto?
O governo prefere deixar o Brasil ser explorado por outras nações do que explorar, investido na indústria, incentivando nossas próprias tecnologias...
Algo precisa ser dito, a política deveria atuar como gestor, na justiça, na economia e administração do país, e preciso ,e necessário ter gestores, principalmente da lei e da ordem, agora ,cabe ao povo aprender a cobrar estes gestores, e no âmbito do estado ajudar empreendedores, acho justo, quanto mais o estado investe mais retorno terá, sendo necessário análises criteriosas que dirão se e um empréstimo de sucesso ou não.
TIVEMOS E NÃO FOI PIADA.AINDA HÁ ALGUNS RODANDO: FNM - Fábrica Nacional de Motores.
Mas, um certo sindicalista, dizem, trabalhou para sua falència.
Trocavam peças boas por refugadas na linha de montagem e, as peças boas saiam no ferrovelho.
É O MESMO EXEMPLO DA LAMPADA ANTIGA DE TOMAS EDISON QUE FUNCIONA ATÉ HJ. ATUALMENTE AS LAMPADAS SÃO PROPOSITALMENTE FABRICADAS PARA DURAR 3 MESES
E aquela história que a Gurgel tinha mais de 3mil pedidos sem entregar pq o governo comecou a proibir a importação de algumas peças em específico pars os carros?
Esse canal ta libertando muita gente, se a PL 2630 fosse aprovada tenho certeza que esse canal nao existiria mais
Gurgel era um homem à frente do seu tempo
Democrata, Gurgel, Puma, Troller etc...o problema do Brasil é a necessidade de manter os privilégios de um grupo mais abastado. A proteção de mercado enquanto uma parcela continua comprando, a indústria nao está nem aí qual a nacionalidade, ela é acomodada... é assim com o setor automotivo, foi assim com a da informática...tive um chefe que falava que pra ele era mais vantagem só trazer o produto dele já com a logo estampada ..
para quê fabricar aqui? esse era o pensamento dele, que é reflexo dos outros empresários. Quem aqui é ingenuo de achar que diminuindo os impostos terá os produtos mais baratos ou salarios aumentados? O principal problema do Brasil é o efeito ganância rs
Sr.Gurgel estava a frente da sua época, mas cometeu o erro de acreditar nos políticos a época, que junto com as 4 F. , enterraram seu sonho de ter carros brasileiros fabricados por brasileiros 👍🏻👊🏻
Ótima transmissão como sempre. Aprecio a abordagem equilibrada que adopta em relação às notícias e aos mercados. Muita coisa mudou e está em todos os lugares, mas a verdade é que possuir Bitcoin não é suficiente, mas investir e negociar para ganhar mais e aumentar sua carteira é de suma importância. Quanto a mim, lido com a especialista Beatriz e meu portfólio de criptomoedas está em constante crescimento
Se você me permite perguntar como você pode ganhar tanto no mercado digital porque eu tenho negociado há algum tempo, mas eu continuo perdendo
Eu aconselho você a parar de negociar por conta própria se você continuar perdendo.
Alguém me diga como posso ter acesso a beatriz?
T-elegrama👇
@Expert_beatriz....😊
Não existe indústria automotiva brasileira, existe montadoras internacionais que produzem no Brasil, a Gurgel era uma empresa brasileira!!
Até podia ser brasileira mas as peças eram maioria da Volkswagen. Aí não vale.
@@ivandossantos9073 mas era um visionário, o Brasil nunca apoio o produtor nacional, veja o que ocorreu com a fábrica de tratores CBT de São Carlos, o governo sempre quebra o produtor nacional, sabotam a nossa indústria!!!
@@antoniocga1 sim, mas muitos falam com orgulho que era 100% brasileira.
Pra mim, pra ser assim teria que ter fabricado as peças próprias, não aproveitando 80% de outra marca. Chutei 80%, mas vc sabe que era mais ou menos isso.
ano passado lula prometeu um novo carro popular, sendo que o carro mais barato na época era 70 mil reais
foi esse cidadão que destruiu nossa ,maior parque industrial do hemisfério sul . em 1981 quando ele chegou aparar o pais o brasil fazia de tudo relógios , computadores periféricos carros , motores de navio , turbina , tínhamos maiores obra do mundo maior ponte maior hidrelétrica , tínhamos um melhores torno do mundo o promeca ,,,OS AMERICANOS E EUROPEU TEMIAM mais o BRASIL que o Japão em 1977 uma pesquisa feito nos EUA o brasil estaria entre as 3 potencia mundiais , mas o que se viu foi o Japão como grande potencia
Não existe carros caros
Existe é impostos CAROS E POLÍTICOS FAMINTOS POR DINHEIRO
Graças ao apoio do Sr Ciro Gomes para acabar com a única empresa brasileira automobilística GURGEL, onde naquela época já tinha protótipo de carro elétrico.
Infelizmente nessa altura a Gurgel já estava toda enrolada.. mercado automotivo é difícil, competição complexa.
Naquela época foi prometida uma verba para capital quando a GURGEL construisse uma fábrica na parte norte do país (salvo engano) ao término foi repassado a Volks, sobre apoio do Ciro
@@lucianomelo2251 segundo Ciro, eles estavam pleiteando um novo empréstimo, porém com o outro empréstimo atrasado, o que inviabilizava novos.emprestimks
A empresa Agrale é 100% brasileira!!
O dono da Embraer é o conglomerado multinacional Boeing, sediado nos Estados Unidos. A Boeing adquiriu a maior parte do controle acionário da Embraer em 2019.
No governo de quem?
Brasil é um gigantesco fracasso.
Como se orgulhar de um país, que um produto é produzido aqui, e vendido a preço cotado em dolar para brasileiros, que trabalham e recebem em reais desvalorizados.
A AGRALE AINDA ESTA AI.
Muito simples resolver esse problema, basta fazer o L e pagar o imposto do amor.
Aqui é Brasil onde o funcionarismo público é um sonho e um empresário vive com uma corda no pescoço onde se quer pode ousar.
Nunca antes de 2018 , nunca tivemos governo de direita
Nem em 2018 😅
Direita e esquerda são as faces opostas da mesma moeda!
E o regime militar!
@@hesronsalles5949 kkkkk
Hagagaga pra quem acha que o Bozo é de direita.
O Brasil, um país de dimensões continentais e rico em recursos naturais, esconde um enorme potencial em diversas áreas: indústria, tecnologia, ciência e muito mais. Pioneiras como Agrale, CBT, FNM e Gurgel pavimentaram o caminho para o desenvolvimento nacional, enquanto a Embraer, símbolo da nossa capacidade de inovar, se consolidou como referência global em aviação.
Apesar das "mazelas" que assolam o país, como a burocracia e o lobby das grandes montadoras que afundaram a indústria automobilística, o Brasil ainda se destaca no cenário global. A Embraer, nascida sem concorrentes diretos, aproveitou a brecha e voou alto, assim como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e outras instituições que comprovam nossa capacidade em áreas como engenharia, genética, telecomunicações, indústria naval e militar. A Embrapa, por exemplo, é motivo de orgulho nacional, e o Acelerador de Partículas da Unicamp demonstra nosso potencial científico.
Infelizmente, a imagem do Brasil na mídia muitas vezes se resume a programas sensacionalistas como Datena e Fofocas da Tarde, além da proliferação de neopentecostalismo nas telas da TV aberta. Essa visão limitada obscurece as conquistas e o potencial do país, perpetuando a ideia de que somos "vira-latas" manipulados pela "classe dominante".
Aos meus 53 anos, tive a oportunidade de presenciar a capacidade do povo brasileiro em superar obstáculos. Acredito que o Brasil pode sim crescer e prosperar, mas para isso é preciso romper com as amarras da "política refém do lobby financeiro global" e buscar um modelo de desenvolvimento que valorize o conhecimento, a tecnologia e a inovação, indo além da mera exploração de nossos recursos naturais.
Faz um documentário sobre o futebol brasileiro, porque a seleção brasileira nunca mais foi a mesma desde 2002
Mas que falta de assunto...
Gostei do título irmão
As únicas " industrias "brasileiras que fornecem algo de qualidade são as que vendem OEM / ODM bons...
E porquê os Grandes grupos não permitem
A FNM (Fábrica Nacional de Motores) não vingou porque o presidente JK preferiu encher o ABC com montadoras estrangeiras em vez de manter o mercado fechado para que a FNM se desenvolvesse até que estivesse preparada para concorrer em pé de igualdade com as gringas. Foi isso o que fizeram Japão e Coreia para ter suas próprias indústrias automobilísticas. Já a Gurgel cometeu o erro de produzir um carro popular em fibra de vidro, o que a deixou com enorme desvantagem frente às outras montadoras que produziam seus populares em chapa de aço estampado, o que favorece a produção em grande escala. Assim, consumidores saiam da fila de espera do Supermini e iam comprar, por exemplo, um Fiat Uno Mille a pronta entrega nas concessionárias.
Pode até nascer outra montadora no Brasil, más são os gringos que vão comandar 😮😮😮
Eu não odeio o sistema de transporte público. O sistema simplemente não funciona, como a maior parte dos "serviços públicos".
Embraer:
Sobre desenvolver um avião da classe dos Boeing 737/ Airbus A320....
Vi um estudo mostrando que desenvolver um avião dessa classe hoje custaria $25 bilhões de dólares.
Pra termos uma ideia, a Boeing estimou em nos anos 2000 que desenvolver o 787 Dreamliner ficaria em $9 bilhões. No final ficou em $32 bilhões de dólares.
Para pensarmos: hoje o valor de mercado da Embraer está em $5 bilhões de dólares...
Será que ela tem peito pra tanto?
Boa reflexão. E a resposta é óbvia.
Coloca na conta capacidade de alavancagem da Embraer. Não é uma empresa perfeita, tem muita eficiência a ganhar, mas a empresa gera cada vez mais Fluxo de Caixa Livre e sua dívida vem caindo. Valor de mercado muda a cada minuto. Se o BNDES não for capaz de colocar mais grana na Embraer pra levar ela ao topo global de exportação tem que desistir desse país.
@@wallacegabriel4610 mas o BNDS banca um projeto que ronda os $30 bilhões de dólares?... É bem difícil... Melhor: impossível!
E outra: é dinheiro do contribuinte, isso é inadmissível.
Eu torço!
Talvez apareça um grupo de empresas e investidores interessados em investir nela neste sentido.. quem sabe?!
O mito do liberalismo total. Não conheço um caso de pais desenvolvido cuja indústria não tenha crescido com algum tipo de protecionismo ou incentivo do estado.
Gurgel era uma porcaria, coisa de maluco, as únicas que foram bem, troller que fez algo que não era feio e rústico, inclusive teve uma camionete bonita mas a Ford passou a perna e a agrale ainda foi bem com os caminhões bonitos no desenho.
Os carros da lecar é igual da gurgel, feios, caros e não da retorno nenhum
É igual o Kwid😂
As indústrias estrangeiras não queriam vir ao Brasil
Só vieram quando os incentivos fiscais ficaram impossíveis de resistir.
Marcopolo também é outro orgulho brasileiro
13:52 "A Weg não é a única a dar orgulho pro povo brasileiro. A Embraer também faz isso muito bem."
Eis aqui o quão fenomenal é a Embraer:
- "Embraer admite pagamento de propina para fechar contratos", _G1_
- "Ação Civil Pública [liderada pela Embraer] quer limitar Boeing a contratar apenas 21 engenheiros por ano da Embraer", _Asas Brasil Magazine_
- "Embraer processa Gulfstream: estaria tentando roubar engenheiros da empresa brasileira", _Estadão_
Já teve a Gurgel e a Troller, que foram englobadas pelas multinacionais.
8:40 essas crenças ainda existem com mais força do que nunca. Esse fanatismo político eciste por causa dessas crenças
A Marcopolo é um exemplo também eu acho
Não deveria ter existido essa Gurgel credo kkkkkkkkkkkk ja basta a agrale dando vergonha
😂😂😂😂.
Se algum brasileiro quiser comprar um celular novo com tecnologia genuinamente brasileira, sinto te informar que isso não será possível, pois o Brasil não tem tecnologia para desenvolver e produzir celular.