#212

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 14 พ.ย. 2024

ความคิดเห็น • 20

  • @carlossiqueira2796
    @carlossiqueira2796  หลายเดือนก่อน +3

    ERRATA: No vídeo, eu disse que o poema do Vinicius de Moraes foi musicado pelo grupo Os Mutantes, mas foi um equívoco. Na verdade, a banda é a Secos e Molhados. Agradeço à inscrita Solange, que me fez perceber o meu erro através do seu comentário. Obrigado e perdão!

  • @mariavivi6056
    @mariavivi6056 หลายเดือนก่อน +2

    🤭👏👏👏

  • @mariavivi6056
    @mariavivi6056 หลายเดือนก่อน +2

    Vídeo muito bom

  • @solangebeatriz958
    @solangebeatriz958 หลายเดือนก่อน +3

    Que maravilha de vídeo, Carlos, trazendo estes poemas tão belos!!
    Eu conhecia apenas dois: "Motivo", de Cecília Meireles, que reflete sobre a criação poética, e o crítico e impactante "A Rosa de Hiroshima", de Vinicius de Moraes. Há também uma gravação em música, bem bacana, da década de 70, dos "Secos e Molhados ". E podemos pensar como é atual este protesto em forma de poema, quando vemos todas as atrocidades que estão acontecendo no Oriente e que podem levar a humanidade a mais uma grande guerra.
    Adorei conhecer os demais poemas!
    Fiquei encantada com "Lépida e leve", de Gilka Machado que, além da sonoridade maravilhosa, trabalha/brinca com dois sentidos de "língua": como instrumento para expressar a linguagem e transmitir ideias e como órgão de nosso corpo, trazendo uma forte carga de erotismo.
    O poema "Negro forro", de Adão Ventura, com um tom irônico e triste, nos mostra que o negro escravizado obteve a liberdade, mas continua preso ao preconceito com a cor de sua pele, que muitas vezes faz dele um excluído da sociedade.
    Belíssima a homenagem que Carlos Nejar faz a Camões no poema "Luiz Vaz de Camões", com fortes imagens e profundos sentimentos, falando da importância do grande poeta e de sua língua materna.
    E o último poema "Solilóquio sem fim e rio revolto", de Jorge de Lima, é interessantíssimo, descrevendo o que se passa na nossa mente, nos nossos pensamentos, ou seja, uma grande confusão.
    Carlos, adorei o vídeo e os poemas que trouxeste. Aqueles que eu não conhecia são ótimas portas de entrada para a obra desses grandes poetas.
    Muito obrigada e um abraço!

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  หลายเดือนก่อน +2

      Que bom que gostou, Solange! Foi um vídeo que gostei muito de fazer!
      Esse é o principal da Cecília! Muito famoso e muito bom! Esse poema do Vinicius é muito bom mesmo e agradeço por você ter mencionado a música, porque eu a mencionei com a autoria errada! Já fiz uma errada aqui nos comentários rsrs
      Esse poema da Gilka foi uma grata surpresa! Gostei muito de descobrir! Assim como "Negro forro"! Não estava esperando essa segunda estrofe!
      Sim, o Nejar é um nome reconhecido no meio, mas pouco falado pelo público maior, infelizmente. Poema cheio de reflexões!
      Jorge de Lima é outro enorme pouco comentado! Como mencionei, esse poema dele me lembrou muito Raul de Leoni, que já é um dos meus poetas preferidos!
      Que bom que gostou, Solange, fico contente! Com certeza, essas antologias são boas por isso!
      Muito obrigado, Solange! Abraço!

  • @dhyanalmasta3829
    @dhyanalmasta3829 หลายเดือนก่อน +2

    Parabéns por mais uma bela homenagem à poesia ! Sua escolha certeira como sempre me apresentou dois poemas maravilhosos que não conhecia (Luiz Vaz de Camóes e Negro Forro do Adão Ventura de quem nunca ouvira falar. Aliás, apesar de ter lido alguns sonetos do Jorge de Lima há tempos, praticamente não lembra desse belo e riquíssimo soneto. Então foram três poemas.
    Para os amantes da poesia o vídeo foi puro néctar.
    Meu querido amigo ,serei eternamente grato por me apresentar tantas joias literárias.

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  26 วันที่ผ่านมา

      Que bom que gostou, meu amigo! Esses poemas do Nejar e do Adão são muito bons mesmo! Que maravilha, é sempre prazeroso relembrar o que é bom!
      Muito obrigado, meu amigo! Fico contente!

  • @mayarasantos2683
    @mayarasantos2683 หลายเดือนก่อน +3

    Quero ler mais do Nejar, maravilhosa essa homenagem ao Camões, abordando o tempo, a memória e a sobrevivência da palavra. Adorei!

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  หลายเดือนก่อน +1

      Leiamos mais o Nejar! Ele tem uma antologia da Global, mas eu não tenho ainda! Muito bom poema!

  • @mayarasantos2683
    @mayarasantos2683 หลายเดือนก่อน +2

    Eu simplesmente adorei esse poema da Gilka Machado que fala sobre a língua de forma simbólica! Não conhecia!

  • @CleversonVeiga-t3o
    @CleversonVeiga-t3o หลายเดือนก่อน +2

    Acho ele um querido 😂❤

  • @mayarasantos2683
    @mayarasantos2683 หลายเดือนก่อน +2

    E o "Negro Forro", do Adão Ventura, expondo as marcas de uma história de luta que, apesar da libertação, continua ressoando nas cicatrizes do presente... Gostei muito, também desconhecia!

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  หลายเดือนก่อน +1

      Sim, muito bom poema, infelizmente o poeta é desconhecido...

    • @mayarasantos2683
      @mayarasantos2683 หลายเดือนก่อน +1

      Queremos vídeo sobre o Adão Ventura futuramente! Kk

  • @leonardonatal8107
    @leonardonatal8107 หลายเดือนก่อน +3

    Esses livros de 100 melhores poetas poemas contos etc sempre causa polêmica kkkkkkkkk muita coisa boa fica de fora aínda não li esse livro porém concordo com as suas observações sobre esses poemas para está entre os 100 melhores poemas principalmente esse poema "Argumento" tem um poema do Oswald de Andrade que se assemelha com esse porque o poema é apenas duas palavras
    "Amor Humor"😂
    Neste livro de 100 melhores poemas tem algum poema do nosso querido Ledo Ivo? Eu ouvi voce falar que tem poema do Mario Quintana é um poeta que eu gosto muito também o meu poema favorito dele é Canção para uma valsa lenta tem esse poema no livro?
    Por fim tem um poema que eu acho um dos melhores e mais belos da poesia brasileira O defunto de Pedro Nava que é muito elogiado por vários grandes poetas entre eles um que você citou no vídeo o "Poetinha" Vinícius de Moraes

    • @carlossiqueira2796
      @carlossiqueira2796  หลายเดือนก่อน

      Sempre rsrs
      Com certeza, muita cois sempre fica de fora! Esse "Argumento" aí foi dose, mas calma lá, que esse poema mencionado do Oswald é muito bom e quando eu fizer vídeo sobre o Oswald, vou mencioná-lo! Ele tem um poder sugestivo interessantíssimo! Aguarde rsrs
      Tem poema do Lêdo Ivo, sim, eu acho rsrs mas só um. Tem um poema do Quintana, mas só um também rsrs Eu conheço esse mencionado, mas, uau, o preferido! rsrs
      Olha, nunca li nada do Pedro Nava, e só o conhecia pela prosa memorialística!

    • @leonardonatal8107
      @leonardonatal8107 หลายเดือนก่อน +1

      @@carlossiqueira2796 vamos por partes quando eu fiz a comparação do poema Argumento com o do Oswald de Andrade foi pela questão do uso de poucas palavras
      Sobre o Mario Quintana eu já li a sua poesia completa e esse é o meu poema favorito dele embora ele tem outros poemas belíssimos que eu gosto muito os seus sonetos e principalmente as suas canções que não minha opinião nessa modalidade poética a Canção não tem para ninguém ele é o maior cancioneiro do Brasil inclusive tem um poema do Manuel Bandeira homenageando o Quintana onde ele aborda essa modalidade poética
      "Quinta essência de cantares
      Insólitos singulares
      Cantares não Quintanares"
      Por fim sobre o Pedro Nava ele é notabilizado como um grande Memorialista porém ele também é poeta a questão é que ele é um poeta bissexto escreveu muito poucos poemas esse poema O defunto também foi muito elogiado pelo Pablo Neruda acho que era o poema brasileiro que ele mais gostava