Só uma correção, professor. Adão e Eva "cultivavam e guardavam o jardim", ou seja, eles trabalhavam. Só não tinham a fadiga e o suor ao ter que trabalhar, a queda trouxe por consequência essa fadiga e suor do trabalho.
Em pleno século XXI, com tanta informação e livros disponíveis, e tem quem ainda acredita em fábulas. Doutrinação e lavagem cerebral efetuadas com sucesso!
Não sei quantos irão ler esta mensagem, mas aos que lerem, Deus visita você, te renovando e dando Vitória 🙌🙌 e receba pela fé a cura, o milagre, o socorro de Deus 🙌🙌♥
Vc falou que o mundo ficou um pouco mais racional depois dos vídeos do canal. E os povos antigos e os povos atuais que não conhece esse canal ,não é racional... ?
@@eliza5661pelo amor de Deus cadê a interpretação meu amigo? Ele está fazendo um elogio ao professor meu caro, dizendo que ele está prestando um ótimo trabalho as pessoas, e óbvio que o mundo não ficou mais racional por causa dos vídeo do Hoc,até por que o mundo é muito gente,ou muita coisa kkkk
À luz da doutrina de São Tomás de Aquino, o conceito de seguro, especialmente no comércio marítimo, pode ser considerado uma prática moralmente aceitável desde que siga os princípios de justiça, equidade e bem comum. Ele oferece uma solução prática para a distribuição de riscos no comércio e ajuda a promover a segurança e o crescimento econômico. No entanto, São Tomás condenaria qualquer abuso desse sistema, como a cobrança excessiva de prêmios, a recusa de pagamento justo ou o uso especulativo do seguro para ganhos imorais. Para São Tomás, o equilíbrio entre as partes, a transparência e o compromisso de servir ao bem comum seriam essenciais para a moralidade da prática de seguros.
A parte engraçada nessa história toda é que um dos bancos mais prósperos que existe hj, é o do Vaticano, mas acho interessante o ser humano começar a entender que a visão deles não estava totalmente errada, mas que reformando a visão de mundo ele pode progredir e ajudar o próximo.
Sou e estudante de Economia e essa aula está muito boa, dica para o próximo vídeo é trazer os pensadores dos próximos séculos, como os fisiocratas (Tableau Économique) no pré-capitalismo, logo em seguida os pensadores capitalistas como Adam Smith, David Ricardo, Alfred Marshal e é claro Keynes.
9:50 Vejo na Bíblia esses ensinamentos, que são abrangidos pela parte que diz " ao próximo como a si mesmo" dessa forma, se eu não gostaria de ser enganado comprando "gato por lebre" , então que eu da mesma forma não enganasse vendendo "gato por lebre". Mas a corrupção , a ganacia, o amor ao dinheiro se tornou a raiz de todos os males.
Professor, quando vier para Orlando sera um prazer receber em minha casa para um jantar. Com certeza a conversa iria virar a madrugada. Abracos. anderson
A conversa de Kogos e Murilo no podcast de Marcelo Andrade foi muito boa, recomendo da uma olhada sobre esses aspectos da usura, e o que na economia moderno é moral e imoral;
Meio de troca é somente uma função do dinheiro. A função do dinheiro que faz sentido se cobrar juros é transferência de valor ao longo do tempo (separação entre produção e consumo). Alguém pode estar disposto a abrir mão de um consumo imediato em troca de consumo maior no futuro.
Do pecado dos juros, ao acionismo de multinacionais, estado e banco próprios. Bancos existiam com emprestimos e rendimentos a juros a mais de 2 mil anos (citado na biblia), mas o problema da nossa época, é que em tudo existem juros e taxas adicionais, isto me parece mais do que ganância. Contudo, isto faz parte do jogo, mas tambem não quer dizer que seja justo e esteja correto, acho que este era o ponto que os pensadores antigos não queriam chegar
Professor, no começo do video você disse que o trabalho é consequencia do pecado, mas há uma atribuição clara para Adão de sujeitar a terra (trabalhar), antes da queda. 'E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. ' Gênesis 1:28. Isso em Teologia chamamos, de Mandato Cultural. Que é um trabalho que Deus dá a Adão. A diferença é que pós queda, esse trabalho se torna mais dificil de ser executado. Recomendo as aulas sobre Cosmovisão do Rev. Heber Campos Jr. Ele tem um livro que chama Amando Deus no Mundo, que fala exatamente desse entendimento a respeito do trabalho, que foi esquecido em nossos dias.
Gostei tanto professor que ouvi 5 vezes este mesmo video. Sou cristão e eu Amo História. Obrigado por esta aula. Isso vale muito. Espero que muitos possam também ouvir e ver esta aula😊
Que bom que ainda exista professores como o senhor e que ensina tantas coisas úteis e nos permite a ter uma visão mais ampla de determinados assuntos,tenho comentado sobre o senhor e seus vídeos com todas as pessoas que encontro e muitos tem ficado encantados com seus vídeos.
Tudo o que o professor HOC falou deveria ser do conhecimento de todos os que frequentaram o ensino médio. Isto se aprende nas aulas de História. Foi exatamente com o dinheiro emprestado pelos judeus à coroa portuguesa e à espanhola que foi possível iniciar os Descobrimentos de uma rota marítima para as especiarias da Índia. Mas também de novas terras, novos continentes, novas gentes, novas culturas. Outros países da Europa, com uma religião protestante, caso dos Países Baixos e Inglaterra (nenhum deles rigoroso com a usura), souberam explorar bem essa situação da usura praticada pelos judeus e beneficiaram com a ordem do Papa para que os paises católicos: Portugal e Espanha resolvessem o problema. Alguns judeus foram batizados em Portugal, tornando-se em "Cristãos Novos", mas outros tiveram que fugir para não pararem o seu negócio ou serem condenados na fogueira da Inquisição. Eles fugiram principalmente para a Holanda e Inglaterra. Então, enquanto que o século XVI foi o século do esplendor Português e Castelhano, o século XVII pertenceu à Holanda e os séculos XVIII e XIX pertenceram a Inglaterra. Igualmente se aprende em História e Religião que os Judeus já eram importantes na Babilónia e Egito. O fato de eles serem obrigados muitas vezes a uma vida nómada, terá contribuído para valorizar seus conhecimentos, mas também os bens transportáveis, em vez de bens imóveis e impossíveis de transportar em caso de fuga precipitada.
Estas reflexões fazem muito sentido e talvez estas questões dos juros sejam as raízes de todas as desigualdades sociais no mundo capitalista. Ressalva: eu não sou comunista, nem socialista, fundamentalista e apreciador de estado religioso.
Professor, no Evangelho de Mateus existe a parábola dos talentos. Mt 25,14-30. No versículo 27 - “”Devias, pois levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Todas estas instituições- bancos, juros, financiamentos, caravanas de mercadores já existiam…. E, nesta parábola, o servo que não lucrou foi considerado mau e preguiçoso.
Gosto muito das suas aulas e admiro sua habilidade de tornar simples conceitos complexos. Contudo, temos uma diferença de interpretação. No Éden, Adão tinha um "trabalho", ele deveria cuidar, proteger e expandir o jardim, era responsabilidade dele dominar a criação e missão representar o Criador. Temos os conceitos de Mandato Cultural, no qual o homem deveria explorar e desenvolver a natureza para a glória de Deus; o Mandato Social, no qual o homem deveria expandir a raça humana, crescer e multiplicar; e o Mandato Espiritual, no qual o homem deveria manter seu relacionamento com Deus e representá-lo diante da criação. Após o pecado, toda a realidade é afetada e uma das "maldições mitigadas" é a do peso do trabalho, dos abrolhos na lavoura, isso significava que, por mais difícil e penoso que fosse obter o sustento, o homem ainda teria como sobreviver e se desenvolver, a misericórdia do Eterno estaria presente garantindo que houvesse comida. Abraços!
Aqui ele falhou muito precisa estudar mais pra falar da Bíblia e não cometer heresias com ar de deboche da igreja , infelizmente o professor fez com que desistisse de segui-lo .
Muito bom ver um ponto de vista diferente da história, sempre vi os professores de história condenando a igreja, sem explicar o pensamento eclesiastico de fato.
Estudem também a história da Babilônia e dos kazarianos. Tudo começa com a troca de ouro e riquezas (para não serem saqueados e mortos nas viagens) em troca de um "papel" assinado como comprovante daquele valor. E muitos não voltavam para resgatar seu ouro. Etc.... Professor o dinheiro foi feito para servir o homem e não o homem servir ao dinheiro.
Interessante, que ele não cita que os cambistas eram em sua maioria judeus ( nada contra ) eles eram na época os que não seguiam a fé católica que não podiam emprestar dinheiro a juros, .que ficavam sentados em bancos e emprestavam dinheiro a juros em Viena ..daí a palavra banco e banqueiros.
Lucca Paciolli, um monge, desenvolveu nessa mesma época as partidas dobradas. O sistema que ele desenvolveu é usado até hoje na contabilidade. A contabilidade ajudou por demais os banqueiros e comerciantes daquela época.
Com todo respeito, parte desse início está um pouco imprecisa. O pecado não fez o homem ter que trabalhar, o homem antes da queda já tinha suas atribuições e funções, o que muda após o pecado ou queda, é que o trabalho se tornaria penoso
Professor concordo com o comentário acima. Como tomamos por base a Bíblia para tais declarações encontramos na narração da criação, a declaração de que Deus colocou o homem no jardim para lavrar e cuidar. Uma análise panorâmica da queda para cada fala de Deus aos personagens, vemos o acréscimo da dor e sofrimento para todos àqueles a quem Deus se dirigiu. Inclusive pode-se dizer que ali está a resposta cristã ao porquê do sofrimento e dor que permeiam todas as sociedades neste mundo. Independentemente deste ponto devo dizer que está excelente. Muito interessante dessa visão moral sobre o dinheiro.
Parei nos 5 minutos. Uma sucessão de interpretações típicas de quem leu o resumo na internet. Essa interpretação da cidade de Deus de Agostinho é uma piada.
Uma sugestão: poderia ter tratado do Cardeal Tomás Caetano que no final do Século XV já defendia a teoria subjetiva do preço que no século XIX foi defendida pelos neoliberais...
ótimo vídeo. no mais compartilho aqui minha visão pessoal q acredito não está distante de uma realidade onde o conhecimento técnico do assunto esteja com o viés ideológico mais diluído( por consequência os fatos se sobressaindo diante da minha ideologia pessoal), de que preço justo = custo de produção + oferta e demanda. a soma desses dois fatores ou desses 3 fatores( os dois últimos mais correlacionados) formam os preços até hj, como causa e efeito. mas esses se combinam para a criação dos preços em vários níveis, tipo vc criar cores em diversos tons utilizando basicamente apenas a vermelha, a verde a azul. pensem nisso, nessa explicação e tal metáfora para ilustrar isso daí! e esse papo de diferenciação de agiota para banqueiro, isso daí é um idealismo, pois se fosse permitido nada impediria o agiota de cobrar menos que os bancos pelos imprestimos, já que ele necessita mais e iria usar como metrica determinante a comparação com outros investimentos, q o banco oferece ou corretoras e por aí vai. obs: religião e politica estatal compartilham não só incentivos para a ordem social histórica e como a conhecemos, mas algumas ideias perniciosas em serem facilitadoras em gerar meios sociais corruptos tipo mto vemos em países subdesenvolvidos de Brasil para baixo( reinos de promessas não cumpridas e o sistêmico messianismos politico). :(
Adão já cultivava o jardim do Éden antes da queda, isto está escrito em Gn 2:15 "Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. O trabalho sempre foi benção. Depois do pecado a terra começou a produzir espinhos e abrolhos e o trabalho se tornou árduo.
Servir a Deus e usar o dinheiro para isso(bancos deveriam cobrar para pessoas guardarem seu dinheiro) pecado da avaria, assim as pessoas deixariam de guardá-lo para investir em outras pessoas abrindo seus proprios comércios para que ai sim o dinheiro estornado com "juros" seja digno. Existem um leque imenso para o dialogo e compreensão do que quero dizer.
Só uma correção, professor.
Adão e Eva "cultivavam e guardavam o jardim", ou seja, eles trabalhavam. Só não tinham a fadiga e o suor ao ter que trabalhar, a queda trouxe por consequência essa fadiga e suor do trabalho.
Você não acredita nessa estória, né?
Em pleno século XXI, com tanta informação e livros disponíveis, e tem quem ainda acredita em fábulas. Doutrinação e lavagem cerebral efetuadas com sucesso!
Não sei quantos irão ler esta mensagem, mas aos que lerem, Deus visita você, te renovando e dando Vitória 🙌🙌 e receba pela fé a cura, o milagre, o socorro de Deus 🙌🙌♥
Amém
Amém! 🙌
Malandro é o Professor HOC, que lança a aula 2 um mês depois da aula 1, e agora eu tenho que reassistir a aula 1 antes de começar a assistir essa
Eu tbm vou assistir a aula 1 para entender melhor 😊
Tive a felicidade de assistir uma aula fresquinha sua. O mundo ficou um pouco mais racional depois de seus vídeos!
Vc falou que o mundo ficou um pouco mais racional depois dos vídeos do canal. E os povos antigos e os povos atuais que não conhece esse canal ,não é racional... ?
@@eliza5661pelo amor de Deus cadê a interpretação meu amigo? Ele está fazendo um elogio ao professor meu caro, dizendo que ele está prestando um ótimo trabalho as pessoas, e óbvio que o mundo não ficou mais racional por causa dos vídeo do Hoc,até por que o mundo é muito gente,ou muita coisa kkkk
"Em nome de Deus e do lucro" vou levar essa como máxima de vida
À luz da doutrina de São Tomás de Aquino, o conceito de seguro, especialmente no comércio marítimo, pode ser considerado uma prática moralmente aceitável desde que siga os princípios de justiça, equidade e bem comum. Ele oferece uma solução prática para a distribuição de riscos no comércio e ajuda a promover a segurança e o crescimento econômico. No entanto, São Tomás condenaria qualquer abuso desse sistema, como a cobrança excessiva de prêmios, a recusa de pagamento justo ou o uso especulativo do seguro para ganhos imorais. Para São Tomás, o equilíbrio entre as partes, a transparência e o compromisso de servir ao bem comum seriam essenciais para a moralidade da prática de seguros.
A parte engraçada nessa história toda é que um dos bancos mais prósperos que existe hj, é o do Vaticano, mas acho interessante o ser humano começar a entender que a visão deles não estava totalmente errada, mas que reformando a visão de mundo ele pode progredir e ajudar o próximo.
Sou e estudante de Economia e essa aula está muito boa, dica para o próximo vídeo é trazer os pensadores dos próximos séculos, como os fisiocratas (Tableau Économique) no pré-capitalismo, logo em seguida os pensadores capitalistas como Adam Smith, David Ricardo, Alfred Marshal e é claro Keynes.
Esses economistas todos estavam errados, menos keynes é claro
Acredito que no jardim do éden havia trabalho sim, não havia sofrimento no labor, assim como não deveria haver dor no parto da mulher.
Exatamente, eles "cultivavam e guardavam o jardim"
Perfeito
Well done
Adão tinha o encargo de dar o nome as espécies
Angola 🇦🇴 agradece pelos excelentes insights Prof. HOC
Deus seja louvado?
Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.
Salmo 84:11
9:50 Vejo na Bíblia esses ensinamentos, que são abrangidos pela parte que diz " ao próximo como a si mesmo" dessa forma, se eu não gostaria de ser enganado comprando "gato por lebre" , então que eu da mesma forma não enganasse vendendo "gato por lebre". Mas a corrupção , a ganacia, o amor ao dinheiro se tornou a raiz de todos os males.
Professor, quando vier para Orlando sera um prazer receber em minha casa para um jantar. Com certeza a conversa iria virar a madrugada. Abracos. anderson
A conversa de Kogos e Murilo no podcast de Marcelo Andrade foi muito boa, recomendo da uma olhada sobre esses aspectos da usura, e o que na economia moderno é moral e imoral;
Este ponto: a cobrança pelo empréstimo pelo fato de que você poderia usar em outra coisa, é interessante. Nunca pensei nisso
Thanks!
Meio de troca é somente uma função do dinheiro. A função do dinheiro que faz sentido se cobrar juros é transferência de valor ao longo do tempo (separação entre produção e consumo). Alguém pode estar disposto a abrir mão de um consumo imediato em troca de consumo maior no futuro.
Show....mirando desde Uruguay 🇺🇾🇺🇾🇺🇾 Gracias Profe...
Tá mirando pq? Tá querendo atirar em quem?
@@GiovanniElFakih”mirar” significa ver, assistir e olhar em espanhol. Não tem nada a ver com armas.
@@diogomartins5120 eu sei. Era brincadeira meu querido irmão
Hahaha
@@diogomartins5120☝️🤓
Do pecado dos juros, ao acionismo de multinacionais, estado e banco próprios. Bancos existiam com emprestimos e rendimentos a juros a mais de 2 mil anos (citado na biblia), mas o problema da nossa época, é que em tudo existem juros e taxas adicionais, isto me parece mais do que ganância. Contudo, isto faz parte do jogo, mas tambem não quer dizer que seja justo e esteja correto, acho que este era o ponto que os pensadores antigos não queriam chegar
Mesmo antes de assistir já vou deixando meu like 👍.
O ruim desse vídeo é que ele acaba….
Boa noite HOC, moderadores & toda equipe e à todos.
Gostei da maneira respeitosa com que o HOC tratou a Santa Igreja.🙏
Aula muito boa professor.O senhor poderia fazer uma aula contando sobre a reforma protestante e sua influência histórica com o dinheiro.obrigada.
Professor, no começo do video você disse que o trabalho é consequencia do pecado, mas há uma atribuição clara para Adão de sujeitar a terra (trabalhar), antes da queda. 'E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. ' Gênesis 1:28. Isso em Teologia chamamos, de Mandato Cultural. Que é um trabalho que Deus dá a Adão. A diferença é que pós queda, esse trabalho se torna mais dificil de ser executado. Recomendo as aulas sobre Cosmovisão do Rev. Heber Campos Jr. Ele tem um livro que chama Amando Deus no Mundo, que fala exatamente desse entendimento a respeito do trabalho, que foi esquecido em nossos dias.
Eu vivi vendo na infância, os arados e ás rodas d'água, que moinhos faziam o fubá para às polentas, e geraçào energia, para luz em casa da fazenda!
Gostei tanto professor que ouvi 5 vezes este mesmo video. Sou cristão e eu Amo História. Obrigado por esta aula. Isso vale muito. Espero que muitos possam também ouvir e ver esta aula😊
Que bom que ainda exista professores como o senhor e que ensina tantas coisas úteis e nos permite a ter uma visão mais ampla de determinados assuntos,tenho comentado sobre o senhor e seus vídeos com todas as pessoas que encontro e muitos tem ficado encantados com seus vídeos.
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Tudo o que o professor HOC falou deveria ser do conhecimento de todos os que frequentaram o ensino médio. Isto se aprende nas aulas de História.
Foi exatamente com o dinheiro emprestado pelos judeus à coroa portuguesa e à espanhola que foi possível iniciar os Descobrimentos de uma rota marítima para as especiarias da Índia. Mas também de novas terras, novos continentes, novas gentes, novas culturas.
Outros países da Europa, com uma religião protestante, caso dos Países Baixos e Inglaterra (nenhum deles rigoroso com a usura), souberam explorar bem essa situação da usura praticada pelos judeus e beneficiaram com a ordem do Papa para que os paises católicos: Portugal e Espanha resolvessem o problema.
Alguns judeus foram batizados em Portugal, tornando-se em "Cristãos Novos", mas outros tiveram que fugir para não pararem o seu negócio ou serem condenados na fogueira da Inquisição.
Eles fugiram principalmente para a Holanda e Inglaterra.
Então, enquanto que o século XVI foi o século do esplendor Português e Castelhano, o século XVII pertenceu à Holanda e os séculos XVIII e XIX pertenceram a Inglaterra.
Igualmente se aprende em História e Religião que os Judeus já eram importantes na Babilónia e Egito.
O fato de eles serem obrigados muitas vezes a uma vida nómada, terá contribuído para valorizar seus conhecimentos, mas também os bens transportáveis, em vez de bens imóveis e impossíveis de transportar em caso de fuga precipitada.
Judeus não estavam na inquisição, pois só era acusado de heresia quem era cristão, então essa história sua já não tá certa
Estas reflexões fazem muito sentido e talvez estas questões dos juros sejam as raízes de todas as desigualdades sociais no mundo capitalista. Ressalva: eu não sou comunista, nem socialista, fundamentalista e apreciador de estado religioso.
Sempre fui curioso quanto a esse tema. Obrigado prof.
Caramba Professor HOC, que legal ver esse seu lado religioso. Deus te abençoe!
Aguardando ansiosamente a parte 3 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Formaçào da humanidade!
Professor, no Evangelho de Mateus existe a parábola dos talentos. Mt 25,14-30. No versículo 27 - “”Devias, pois levar meu dinheiro ao banco e, à minha volta, eu receberia com os juros o que é meu. Todas estas instituições- bancos, juros, financiamentos, caravanas de mercadores já existiam…. E, nesta parábola, o servo que não lucrou foi considerado mau e preguiçoso.
Porque ele não usava seu talento. Isso não significa apoio ao acúmulo de riqueza indiscriminadamente.
O problema aí tá no coração ❤️ não em ter dinheiro ,riqueza , lucro e sim em colocar isso no coração ❤️
Bom dia meu povo!
Excelente aula! Bastante didático, com cereteza irei encaminhar para amigos interessados no tema.
Gosto muito das suas aulas e admiro sua habilidade de tornar simples conceitos complexos. Contudo, temos uma diferença de interpretação. No Éden, Adão tinha um "trabalho", ele deveria cuidar, proteger e expandir o jardim, era responsabilidade dele dominar a criação e missão representar o Criador. Temos os conceitos de Mandato Cultural, no qual o homem deveria explorar e desenvolver a natureza para a glória de Deus; o Mandato Social, no qual o homem deveria expandir a raça humana, crescer e multiplicar; e o Mandato Espiritual, no qual o homem deveria manter seu relacionamento com Deus e representá-lo diante da criação. Após o pecado, toda a realidade é afetada e uma das "maldições mitigadas" é a do peso do trabalho, dos abrolhos na lavoura, isso significava que, por mais difícil e penoso que fosse obter o sustento, o homem ainda teria como sobreviver e se desenvolver, a misericórdia do Eterno estaria presente garantindo que houvesse comida.
Abraços!
Aqui ele falhou muito precisa estudar mais pra falar da Bíblia e não cometer heresias com ar de deboche da igreja , infelizmente o professor fez com que desistisse de segui-lo .
Parabéns pela aula!
O melhor professor de geopolítica
Muito bom irmão, Deus abençoe.
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Muito bom ver um ponto de vista diferente da história, sempre vi os professores de história condenando a igreja, sem explicar o pensamento eclesiastico de fato.
Que aula excelente
Muito bom professor Hoc 👏🏻
Agora o professor está apelando! 😅 Grato demais pelo conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Estudem também a história da Babilônia e dos kazarianos. Tudo começa com a troca de ouro e riquezas (para não serem saqueados e mortos nas viagens) em troca de um "papel" assinado como comprovante daquele valor. E muitos não voltavam para resgatar seu ouro. Etc....
Professor o dinheiro foi feito para servir o homem e não o homem servir ao dinheiro.
Aula incrível!!! Fácil de compreender vontade assistir mais. Viajei aqui. Obrigado Professor!!!!
Parabéns Professor Hoc admiro muito os seus ensinamentos e explicações. Meus aplausos!!!
Vídeo super maravilhoso e interressante, sobre a história continue a fazer Professor.
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Espero que tenha continuação muito bom tudo
Show,, com esse cara aprendi e abri minha mente em muitos aspectos.. obrigado hoc.. continue sempre abrindo nossa mente
Excelente Recuperação Histórica !!!
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Obrigado pela aula professor
UMA AULA GRATUITA. 👏 👏 👏
Adorando as aulas
Aula excelente demais!
Muito interessante o vídeo 📹 🤔 😮 📹.
Amando essa temática aqui no seu canal!❤
Boa professor!
A terceira parte vai sair logo...muito boa a série
Parabéns professor Hoc! Excelente.
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Ótima aula professor, obrigado
Que aula!
Muito bom, professor HOC !
Obrigado
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Excelente video
Interessante, que ele não cita que os cambistas eram em sua maioria judeus ( nada contra ) eles eram na época os que não seguiam a fé católica que não podiam emprestar dinheiro a juros, .que ficavam sentados em bancos e emprestavam dinheiro a juros em Viena ..daí a palavra banco e banqueiros.
Excelente aula professor HOC. Obrigado
Assista a:
HOC DESINFORMA no seu vídeo "A IGREJA e o PECADO do JUROS"!
Canal "Marcelo Andrade".
Lucca Paciolli, um monge, desenvolveu nessa mesma época as partidas dobradas. O sistema que ele desenvolveu é usado até hoje na contabilidade. A contabilidade ajudou por demais os banqueiros e comerciantes daquela época.
Excelente como sempre
Muito obrigado professor.
Fica a dica de livro: "A Historia da Riqueza do Homem"
Livro top
Com todo respeito, parte desse início está um pouco imprecisa. O pecado não fez o homem ter que trabalhar, o homem antes da queda já tinha suas atribuições e funções, o que muda após o pecado ou queda, é que o trabalho se tornaria penoso
Professor concordo com o comentário acima. Como tomamos por base a Bíblia para tais declarações encontramos na narração da criação, a declaração de que Deus colocou o homem no jardim para lavrar e cuidar. Uma análise panorâmica da queda para cada fala de Deus aos personagens, vemos o acréscimo da dor e sofrimento para todos àqueles a quem Deus se dirigiu. Inclusive pode-se dizer que ali está a resposta cristã ao porquê do sofrimento e dor que permeiam todas as sociedades neste mundo. Independentemente deste ponto devo dizer que está excelente. Muito interessante dessa visão moral sobre o dinheiro.
Muito preciso o seu comentário
Excelente @@maycolncarmo6215
Parei nos 5 minutos. Uma sucessão de interpretações típicas de quem leu o resumo na internet. Essa interpretação da cidade de Deus de Agostinho é uma piada.
Se tu fosse gente eu até daria bola para o teu comentário. Mas carioca não é gente
Uma sugestão: poderia ter tratado do Cardeal Tomás Caetano que no final do Século XV já defendia a teoria subjetiva do preço que no século XIX foi defendida pelos neoliberais...
Boa
Parte 3, por favor.
Boa noite à todos.
Aguardando o próximo
Gostei demais do tema. Obrigada
FANTÁSTICO essa aula..👏👏
Faça uma aula sobre a idade média por favor!
Tema excelente.
ótimo vídeo. no mais compartilho aqui minha visão pessoal q acredito não está distante de uma realidade onde o conhecimento técnico do assunto esteja com o viés ideológico mais diluído( por consequência os fatos se sobressaindo diante da minha ideologia pessoal), de que preço justo = custo de produção + oferta e demanda.
a soma desses dois fatores ou desses 3 fatores( os dois últimos mais correlacionados) formam os preços até hj, como causa e efeito. mas esses se combinam para a criação dos preços em vários níveis, tipo vc criar cores em diversos tons utilizando basicamente apenas a vermelha, a verde a azul.
pensem nisso, nessa explicação e tal metáfora para ilustrar isso daí!
e esse papo de diferenciação de agiota para banqueiro, isso daí é um idealismo, pois se fosse permitido nada impediria o agiota de cobrar menos que os bancos pelos imprestimos, já que ele necessita mais e iria usar como metrica determinante a comparação com outros investimentos, q o banco oferece ou corretoras e por aí vai.
obs: religião e politica estatal compartilham não só incentivos para a ordem social histórica e como a conhecemos, mas algumas ideias perniciosas em serem facilitadoras em gerar meios sociais corruptos tipo mto vemos em países subdesenvolvidos de Brasil para baixo( reinos de promessas não cumpridas e o sistêmico messianismos politico). :(
Assistindo e já gostei do 1• minuto, porque realmente tudo começou no Éden.
Realmente entender essa praga que chamamos de dinheiro é entender por conseguinte a "evolução humana". Vlw Heni
Adão já cultivava o jardim do Éden antes da queda, isto está escrito em Gn 2:15 "Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. O trabalho sempre foi benção. Depois do pecado a terra começou a produzir espinhos e abrolhos e o trabalho se tornou árduo.
Bela aula de história em pouco tempo 😮
Grata prf hoc
Eu vi a parte 1 ontem e me perguntei quando sairia a parte 2 kkkkkkkkkkkk. Hoc sempre mto certeiro
Gosto muito desse assunto , foge um pouco do assunto guerra. 👏🏼
Parabéns, obrigado pelo seu empenho em trazer conhecimentos ao povo, isso que aula de primeira.
você é o cara!
Muito bom, parabéns
É verdade.
Mais uma aula com o excelentíssimo professor HOC
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ...
Excelente
Muito bom
O react do Professional Marcelo Andrade com um PhD é muito mais inteligente, factual e interessante e Recomendado, ao invés desta "aula".
Gostaria muito que fizesse um vídeo sobre A Divina Comédia,
Servir a Deus e usar o dinheiro para isso(bancos deveriam cobrar para pessoas guardarem seu dinheiro) pecado da avaria, assim as pessoas deixariam de guardá-lo para investir em outras pessoas abrindo seus proprios comércios para que ai sim o dinheiro estornado com "juros" seja digno. Existem um leque imenso para o dialogo e compreensão do que quero dizer.
Professor, muito obrigada por compartilhar suas análises.
Vou falar dos dois primeiros minutos
Concordo plenamente
Qual a solução
Sabedoria