FILOSOFIA AFRICANA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: EMANCIPAÇÃO E FUTURO NEGROS

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ก.ย. 2024
  • Reconhecida a importância do saber filosófico à desbanalização e ao desvelamento do real, a disputa entre escolas distintas do fazer crítico em Filosofia aponta para o epistemícidio (Carneiro, 2005) da autoria africana no campo e para a importância do trabalho formulativo quanto aos efeitos deletérios dos racismos antinegro e antimarrom sobre o arranjo das desigualdades na conhecida economia racial de relações sociopolíticas transnacionais. Neste sentido, a ontologia das negras subjetividades sob o paradigma ocidental fissuraria o ser e o existir africanos no mundo ao desconhecimento da história e dos feitos ancestrais em África. Por outro lado, à demanda geracional forjada no ingresso mesmo ampliado de pessoas negras e indígenas às universidades no cenário pós-Lei de Cotas (Lei 12.711/12), finalmente, os saberes intelectual-teogônicos e histórico-culturais desde o continente realizam-se, hoje, exigência de curricularização e fonte primária ou secundária no escrutínio renovado sujeito de pesquisa. Não sem resistências, diga-se, o exercício de repensar e de refazer a educação nos territórios da afrodiáspora passa(rá) antes pela garantia fundamental da dignidade negra.
    No Canal Preto da semana, considerações a respeito do estudo das filosofias africanas para um ensino antirracista e dos desafios contemporâneos à promoção da equidade racial em todas as esferas do conhecimento humano.
    Fontes de pesquisa: UNFPA Brasil, Sage, Enciclopédia Itaú Cultural e Folha de S.Paulo.

    AGRADECIMENTO:
    O Canal Preto agradece aos convidados a disponibilidade, o apoio, a confiança e a partilha de conhecimento. Suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo o conteúdo publicado ao longo da semana.
    Renato Noguera - Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Escritor e ensaísta.
    Valter Duarte Odará - Filósofo e doutor em Filosofia Africana. Quilombista, professor-pesquisador, africólogo e redator.

    #ParaTodoMundoVer: no vídeo (plano médio), vemos, nesta ordem de aparecimento, as seguintes pessoas convidadas: Renato Noguera, um homem negro de pele retinta e de cabelos com dreads longos levemente grisalhos, veste uma camisa polo branca e usa óculos com armação de tipo aviador, pequenos brincos de argolas e um relógio de pulso (mão esquerda) prateados; e Valter Duarte Odará, um homem negro de pele retinta barbado (bigode) e de cabelos com dreads naturais muito longos, veste uma blusa social branca.
    Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
    #FilosofiaAfricana #EducaçãoAntirracista #Emancipação #CanalPreto

ความคิดเห็น • 4