O prof. Nougué é um espírito muito distinto. Sua biblioteca, seus gostos e sua submissão a Deus justificam tudo que ele se tornou. Quero aproveitar, professor, para agradecer por tudo que nos ensinou, principlamente através do curso "Estudos Tomistas". Sou muito grato por Deus ter colocado o senhor no meu caminho. Muito obrigado mesmo 🙏
5 หลายเดือนก่อน +9
Não encontro palavras para agradecer-lhe à altura sua gentileza. Mas tenha certeza de que me pode ter a seu dispor em tudo quanto estiver a meu alcance. Um abraço muito agradecido.
Que vídeo mais delicioso. Professor Carlos, o maior intelectual brasileiro vivo em nosso meio, e minha inspiração. Eu, nos meus atuais 27 anos, quero poder, um dia, chegar na idade da sabedoria e olhar com saudável paixão para os meus livros e ver que valeu a pena cada leitura. Um grande abraço, magister.
5 หลายเดือนก่อน +6
Sem palavras para agradecer-lhe tanta gentileza, João. Mas saiba: tenha-me a seu dispor. Forte abraço.
Com a graça de Deus, um dia vou conseguir fazer seu curso. Nao tenho condições financeiras no momento, sou pobre. Sempre aprendo muito com o Senhor, Carlos Nougué.
Saudações, Professor Nougué! Quanta riqueza de conhecimento há nestas salas. Parabéns! Faz-me uma inveja boa, com o perdão da brincadeira. Deus o abençoe!
Ah caramba, ¡qué honor me hace! Mil gracias. Compartimos la admiración por el padre Calderón, fui su estudiante en el seminario de La Reja, en Argentina; todo un privilegio.
Olá professor, meu "like" foi o de número 100. Também tenho minha mini biblioteca e também bastante funcional, já que gosto muito de história e biografias. Meu abraço e a sua é 100% fantástica. Parabéns!!!
Sinceramente, nunca conheci um homem tão culto como o senhor. Espero em Deus ter a oportunidade de me tornar seu aluno em um futuro próximo. Fique com Deus, caro professor.
5 หลายเดือนก่อน
Sem palavras precisas para agradecer-lhe tamanha gentilza. Que Deus o abençoe.
Boa tarde Professor. Realmente que biblioteca magnífica. Parabéns pelo teu trabalho e dedicação. Salve o teu filho que te ajudou a fazer este vídeo. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Grande vídeo, professor! Estou estudando a obra Latim Pelo Método Natural - William Most. Reconfortei-me ao ver seu comentário na obra, tamanha consideração tenho pelo senhor.
5 หลายเดือนก่อน +1
Muito obrigado, mesmo, por sua gentileza. Fique com meu abraço.
Muito bom professor! Obrigado por apresentá-la a nós. Mais do que querer possuir um acervo similar, gostaria de crescer em conhecimento para ter condições de chegar ao mesmo nível de esclarecimento do senhor. Entretanto, a caminhada é árdua e certamente longa. Nesse ano, tenho usado meu tempo de estudo, principalmente, lendo a Bíblia e comentários bíblicos. Pretendo ano que vem, assinar a escola tomista e passar a aprender com o senhor. Se me permite, gostaria de sugerir um vídeo sobre a ordem dos estudos para o estudo da doutrina católica, considerando a base filosófica necessária. Grande abraço! Fique com Deus.
5 หลายเดือนก่อน +6
Você tem uma grande vantagem: é jovem. Eu quando jovem não estudei o que devia. E muito obrigado pela sugestão. Mas veja aqui em meu mesmo canal as aulas sobre A Ordem das Disciplinas. Creio que o atende. Um abraço.
Realmente admirado pela sua linda biblioteca professor, uma dúvida que tenho é sobre onde achar mais conteúdo do grandissimo Padre Alvaro Calderon sem ser seus livros! Encantado pela sua biblioteca, e que Deus abençoe o senhor e a sua família!!!
5 หลายเดือนก่อน +2
Muito obrigado pela gentileza. Quanto à sua perunta, no site da FSSPX Sur. Um abraço.
Professor Nougué, não sou psicólogo e a psicóloga Magda Arnold eu não a conhecia e ainda não a li. Porém achei muito interessante a psicologia dela se basear no tomismo e me parece com base na estrutura psicológica de Jung. Gostaria de saber do senhor oque falta ou oque não o agrada na linha de pensamento dela, pois penso que se ela substituiu devidamente os pressupostos "cientifistas" do começo do século 20 por análogos tomistas se corrigiria as grandes falhas de Jung e Freud. E como fica Victor Frankl em comparação. O trabalho dela me parece algo parecido com que fez Wolfgang Smith em relação a física reintroduzindo a metafísica na interpretação quântica apontando análogos clássicos gregos e tomistas.
5 หลายเดือนก่อน +2
Ela não se baseia exatamente no tomismo, embora tenha influência dele. É eclética. Mas não deixa de ter grande importância. Um abraço.
Biblioteca impressionante! Fico feliz que um "zé ruela" como eu, teve a oportunidade de conhecer de perto um erudito como o senhor, abraço forte, professor!
Sr. Nougué, foi-lhe um trabalho difícil ter construído todo o acervo. Quero ver a biblioteca do andar de cima, ousadamente, será que não perdemos muito? Obrigada por partilhar. Tenho 23 anos e me interessei muito pelo que ensina no curso Ordens das Disciplinas. Cheguei até o senhor, Nougué, por intermédio do meu marido que é aluno teu (na Escola Tomista). Foi uma benção o encontrar nesse Brasil.
4 หลายเดือนก่อน +1
Deus lhe pague a gentileza, grande gentileza, e mande um forte e agradecido abraço a seu marido. Pois bem, gravarei, sim. Lá em cima estão livros didáticos de espanhol e latim, romances, poesia, vidas de santos, etc. Fique com Deus.
@@RicStars usei um software da Libmin (liminar.com.br). Mas hoje há opções gratuitas, bem básicas que resolvem os problemas de uma biblioteca caseira. Tem que procurar na Internet.
Caríssimo professor Nougué, você tem uma biblioteca realmente muito completa, meus parabéns! Que Deus lhe de saúde para continuar seus estudos e podendo ensinar para nós! Gostaria de fazer um pedido para o senhor, seria possível você disponíbilizar sua biblioteca de livros em PDF? Fiquei surpreso com a quantidade de material que o senhor falou que tinha em livros, e seria ótimo se o senhor pudesse compartilhar de alguma forma! Deus lhe abeçõe sempre e que Nossa Senhora rogue pelo senhor e por sua família!
5 หลายเดือนก่อน
Antes de tudo, muiuto obrigado mesmo. Depois, quanto aos PDFs, encontram-se todos na Internet: a Patrologia Latina e a Grega são o principal. Um grande abraço.
Sinceramente essa biblioteca tem muita sabedoria para nos dar. De todos os modos, fiquei assustado por não ter ouvido acerca das obras de S. Agostinho .
5 หลายเดือนก่อน
Muito obrigado. Mas eu mostrei duas prateleiras só com obras de S. Agostinho. Um abraço.
Caro professor, sobre a Suma Teológica tenho esta que o senhor mostrou da Loyola a qual classificou de "péssima" tradução, mas há outra versão em português? Refiro-me outra melhor. Agradeço caso possa informar-me.
Peço desculpas pelo atrevimento do meu comentário, professor. Mas aquilo que revelou minha pequenez revela agora a vossa grande nobreza. Deus o abençoe e abençoe sua família!
Permito-me (atrevimento) dizer que a tradução editada pela Loyola não vale o que pedem. Foram vários os tradutores, e de alguns passos da tradução pareceu-me ser tradução de tradução (francesa). Pesa contra essa edição sobretudo o detestável tom “progressista”. Fico com a clássica tradução (a primeira e única completa, com o Suplemento) do Professor Doutor Alexandre Correa. Edição bilíngue (original latino e tradução). Não sou mais sábio que o Padre Leonel Franca, S.I., o Cardeal Masella (núncio apostólico no Brasil), Leonhard van Acker, entre outros que elogiaram o trabalho de treze anos (um artigo traduzido por dia) do Professor Doutor Alexandre Correa, antigo catedrático de Direito Romano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), doutor em direito e doutor em filosofia pela Universidade de Louvain, antigo professor de grego e alemão do Ginásio do Estado de São Paulo, tradutor da Historia Naturalis Brasiliae, de Willem Piso, estudioso de Joseph de Maistre, inimigo do marxismo, autor de tradução inédita dos fragmentos dos filósofos pré-socráticos, conhecedor profundo da Escolástica e da filosofia antiga, bem como do Direito Natural. Tenho a reedição em onze volumes grandes, do início dos anos oitentas. Tenho a edição bilíngue (latim-castelhano) da Biblioteca de Autores Cristianos, 17 volumes em 16. Tenho duas das edições italianas da Marietti. Tenho a tradução inglesa editada pela Benziger Brothers. E os maiores tesouros: tenho a legítima edição piana da Summa, de 1570, e possuo a segunda edição veneziana das Opera Omnia de Santo Tomás de Aquino. Estando na terra, não se pode querer subir mais alto: se não me engana a memória, foi Pio XI quem disse: a Suma Teológica é o céu visto da terra. Ninguém, nem Aristóteles, chega até onde o Santo foi.
5 หลายเดือนก่อน +2
@@Mussrich Obrigado por sua opinião, mas digo que está completamente errado. E veja que eu nunca elogiei a tradução da Loyola, muito pelo contrário; mas a que você refere é uma tragédia. Mas paro por aqui, porque mostrarei em vídeo por que o digo, com detalhes; e por favor não me venha com argumento de autoridade, tão frágil como o diz Santo Tomás. Pronto: você deu sua opinião, e eu a minha. Um abraço.
Opinião é opinião. Um comunista português travestido de frade dominicano, chamado Bento Cruz, certa feita criticou a tradução. Criticou e não apresentou um só argumento. Porque não os tinha. Muito estimaria que o prezado professor me indicasse objetivamente por que considera uma “tragédia” essa edição. Erros tipográficos? Mas quem se forra a eles? Não conhecer o latim e a filosofia o tradutor? Aí já seria calúnia, porque ele conhecia mais que nós todos juntos, e disso podem dar testemunho ainda muitos alunos e amigos que conviveram com o professor. Quanto ao argumento de autoridade. Não usei dele. Apenas disse que não sou mais sábio nem melhor conhecedor do latim, da filosofia, da Escolástica, de Santo Tomás, que, entre outros, o Reverendo Padre Leonel Franca, S.I., para discordar da avaliação que o célebre jesuíta fez dessa edição e dizer que ele se equivocou. Não sou mais teólogo, filósofo e canonista que Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Masella para apontar-lhe o index e lançar-lhe em rosto um rude “ignorante, a tradução é uma porcaria!” Porcaria é a edição da Loyola, dirigida pelo famigerado “frei” Carlos Josaphat. Eu a percorri e não lhe dou uma pataca furada. É vergonhosa, recheada de comentários modernistas. No tempo do Index Librorum Prohibitorum seria condenada. E eu não me lamentaria. Não escondo o desprezo invencível por todas as “inovações” surgidas desse desastre apelidado “concílio” Vaticano II. Gostem ou não, tal é minha convicção. Fico no aguardo de o ilustre professor, que sei entender o seu latim (não sei se amparado pelo Totius Latinitatis Lexicon de Forcellini) e haver publicado diversas traduções, além de uma interessante Suma Gramatical, lançar luzes sobre esta questiúncula de traduções.
5 หลายเดือนก่อน +5
@@Mussrich Deixe de joguinho, caro; não é digno. Eu não tenho "o meu latim"; eu estudei latim de 11 a 18 anos quando a educação ainda valia algo, com leitura e análise sintática dos classícos e provas orais; traduzo Santro Tomás automaticamente, como podem testemunhar os que tiveram aula comigo de Suma Teológica na quais eu traduzia oralmente enquanto lia o texto; além de ter traduzido S. Agostinho, Cícero e Sêneca abundantemente. Depois, deixe de bancar o supertradicionalista, caro. Se a Escolástica medieval absorveu a obra lógica de Porfírio, que era inimigo visceral dos cristãos, por que é que não podemo sassimilar o que haja de bom depois do CVII. Ou não sabe que, ao contrário da verdade, a falsidade tem graus, e em nenhum desses graus deixa de haver parte de verdade. Pois bem, graças a você, vou gravar um vídeo onde darei exemplos abundantes dos erros crassos da tradução que você tanto ama. Paro por aqui, e peço-lhe que também o faça, porque isto não é espaço para bate-bocas; é espaço científico. Por favor, acabou, além de que em minha casa a última palavra é minha. Escreva o que quiser em seus espaços, que, tenha certeza, jamais me darei ao trabalho de nem sequer visitar. Pontoi! E grato pelo "interessante" da Suma...
Muito bom, professor, obrigado por nós mostrar sua biblioteca. O senhor lê durante quanto tempo por dia?
5 หลายเดือนก่อน +5
Agradeço eu, meu amigo. Bem, depende; hoje em dia leio basicamente em função do que escrevo. Dou um exemplo: para escrever meu livro Da Arte do Belo, li por uns três ou quatro meses cerca de 150 livros (leio muito rapidamente). Depois passei seis meses escerevendo o livro, sem ler praticamente nada afora romances policiais, que me encantam. Com outros livros, no entanto, a leitura é paralela à escrita; é o caso do que estou escrevendo agora, de lógica, por já domino muito o assunto por ter dado muitas aulas dele. Mas, se não estou escrevendo nada, leio de 8 a 10 horas por dia. Um abraço.
Deus o abençoe, professor Nougué. Há alguma previsão para o lançamento das suas obras ‘Escritos metafísicos e teológicos’ e, claro, o tão aguardado comentário ao Apocalipse de São João?
5 หลายเดือนก่อน
Até janeiro sairão duas obras minhas; depois o Comentário. DEus lhe pague.
Professor, recomenda algum dicionário latim - português em específico? Sobre outro assunto: qual o problema que há nas obras de Maritain e a divisão entre lógica formal e material? Fique com Deus.
5 หลายเดือนก่อน
O dicionário de Torrinha. Quanto à sua pergunta, é difícil resumir aqui. Farei então um vídeo sobre Maritain. Um abraço.
Professor, sobre HISTÓRIA DA FILOSOFIA, que coleção o senhor recomenda? Me indicaram Reale, mas ele tem coleções com 3, 7 e 9 volumes. Sou iniciante no estudo da filosofia e estou nessa dúvida cruel.
Referente a filosofia antiga, a História da Filosofia Antiga do Reale. Sobre filosofia cristã e medieval, a história da filosofia Cristã do Gilson e o livro "Filosofia Medieval. Uma Introdução" do Copleston. Além disso, leia os textos primários, os principais diálogos de Platão, Categorias, Física e Metafísica (partes do último) de Aristóteles, A Cidade de Deus e Confissões de Santo Agostinho, Nomes Divinos e Hierarquia Celeste do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, Proslogion e etc (os textos primários te ajudam a estudar a história da filosofia de uma maneira natural).
Professor, o livro "Introdução geral a filosofia" de Jacques Maritain é uma boa porta de entrada para a filosofia geral? A obra teria sido escrita antes da "corrupção" do pensamento de Maritain.
5 หลายเดือนก่อน +3
Para mim, a corrupção de Maritan, esse discípulo de Bergson e de Léon Bloy, sempre esteve em sua obra, desde a primeira. Mas este é assunto longo. Quanto á sua pergunta, digo que, embora tenha seus defeitos, é sim uma boa introdução. Um abraço.
Professor, o senhor comentou que tem Averróis em sua coleção. Há alguma edição que o senhor recomendaria? Até hoje não encontrei nada dele a venda, mesmo em latim. Que Deus abençoe o senhor e seu trabalho!!
Olá, Professor Nougué! O senhor se importaria em informar qual seriam as obras de História de Filosofia citadas afora as de Voegelin, Copleston e Reale?
5 หลายเดือนก่อน +1
A de Voegelin não é exatamente história da filosofia. A outra é a de Fraile, da BAC. É a melhor. Um abraço.
Vi na sua estante a "historia da Europa" do João Ameal, sabe se é boa? E o autor é confiável? Estou pensando em comprar mas não quero gastar 500 reais em algo ruim.
Professor, quanto à Teologia Moral de Santo Afonso, é verdade que um leigo deveria evitar lê-la o máximo que puder, ou ela também tem sua serventia para quem não é confessor?
Muito obrigado professor! Deus te ilumine. Aliás, sabia que o rapaz que traduziu o Curso Filosófico Tomista é um amigo meu? Pasme, ele tem 18 anos e já lia (e entendia) a Metafísica de Aristóteles desde os 13. Ele defende a autenticidade de Dionísio (ou seja, não há ''pseudo-dionísio'' mas somente o discípulo Paulino), se quiser o canal dele basta procurar por ''Lukkas Queiroz II''.
Clima maravilhoso, mudei me para cá faz pouco mais de 1 ano. Estou no Vale dos Pinheiros. Não tem nada melhor do que acordar na madruga para estudar com um bom café.
Professor, qual a sua posição em relação a propriedade intelectual e a dita "pirataria"?
5 หลายเดือนก่อน +4
Suposto o regime econômico em que vivemos, é devida; e não pratico a pirataria. Só baixo o que já está com certeza fora de circulação, ou em domínio público.
Muito obrigado pela resposta, professor. Peço desculpas pela minha dificuldade de interpretação, mas ainda não compreendi se a pirataria de obras em publicação seria um pecado ou não.
É o vídeo mais esperado do canal, em minha humilde opinião. Lançou, cliquei, hehhe. Abraços, Professor. Salve Maria! 🇻🇦
Obrigado, e Salve Maria.
O prof. Nougué é um espírito muito distinto. Sua biblioteca, seus gostos e sua submissão a Deus justificam tudo que ele se tornou. Quero aproveitar, professor, para agradecer por tudo que nos ensinou, principlamente através do curso "Estudos Tomistas". Sou muito grato por Deus ter colocado o senhor no meu caminho. Muito obrigado mesmo 🙏
Não encontro palavras para agradecer-lhe à altura sua gentileza. Mas tenha certeza de que me pode ter a seu dispor em tudo quanto estiver a meu alcance. Um abraço muito agradecido.
O valioso é biblioteca assim: bons livros e que realmente foram e são lidos. Parabéns, nobre Professor Nogué.
Deus lhe pague.
Muito bacana! Invejo-lhe o grande conhecimento. Deve ser interessantíssimo ter um diálogo com esse senhor.
Muito obrigado pela gentileza, Adriano.
Inspirador.
Muito obrigado.
Que vídeo mais delicioso. Professor Carlos, o maior intelectual brasileiro vivo em nosso meio, e minha inspiração. Eu, nos meus atuais 27 anos, quero poder, um dia, chegar na idade da sabedoria e olhar com saudável paixão para os meus livros e ver que valeu a pena cada leitura. Um grande abraço, magister.
Sem palavras para agradecer-lhe tanta gentileza, João. Mas saiba: tenha-me a seu dispor. Forte abraço.
Admiro muito pessoas que lêem bastante!
Muito obrigado de minha parte.
Majestosa coleção mestre Carlos, que Deus lhe conceda muitos anos de vida, para que o sr continue a nos ensinar a sabedoria. Salve Maria Santíssima!
Muito obrigado mesmo.
Fico feliz do TH-cam ter recomendado esse video. Riquíssima biblioteca!! Espero ter uma assim no futuro! ❤
Muito obrigado.
Algo que está em falta nesse país, e pelo visto sempre estará, pessoas que valorizam o conhecimento.
Muito obrigado por suas palavras verdadeiras.
Com a graça de Deus, um dia vou conseguir fazer seu curso. Nao tenho condições financeiras no momento, sou pobre. Sempre aprendo muito com o Senhor, Carlos Nougué.
Deus lhe pague, e tenha-me a seu dispor.
O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO É BRASILEIRO 🇧🇷 DEUS ABENÇOE MESTRE NOUGUÉ 🙏🏻
E que Deus lhe pague tamanha gentileza. Um abraço muito agradecido.
Saudações, Professor Nougué!
Quanta riqueza de conhecimento há nestas salas. Parabéns!
Faz-me uma inveja boa, com o perdão da brincadeira.
Deus o abençoe!
E a você, Gledson. Um abraço.
Seria incrível ver o restante da sua biblioteca professor, agradeço imensamente pelo vídeo. Deus abençoe!
Muito obrigado pela gentileza, e assim que der gravarei o restante. Um abraço.
Muchas gracias maestro por el gusto de ver su excelente biblioteca.
Se lo agradezo yo.
También en mi canal tratamos de difundir el tomismo. He aprendido mucho de usted. Dios lo guarde.
@@tomasdeaquino4470 Lo conozco, y cuando y cuanto me es posible, lo frequento. Enhorabuena.
Ah caramba, ¡qué honor me hace! Mil gracias. Compartimos la admiración por el padre Calderón, fui su estudiante en el seminario de La Reja, en Argentina; todo un privilegio.
Olá professor, meu "like" foi o de número 100. Também tenho minha mini biblioteca e também bastante funcional, já que gosto muito de história e biografias. Meu abraço e a sua é 100% fantástica. Parabéns!!!
Um verdadeiro tesouro! Parabéns pelas belíssimas obras, Professor!
Agradeço eu, Márcio, um abraço.
Parabéns pela excelente biblioteca, grande professor.
Agradeço-lhe eu, e envio-lhe meu abraço.
Based Tutu
Que linda , Biblioteca, Professor❤❤
Muito obrigado.
Sinceramente, nunca conheci um homem tão culto como o senhor. Espero em Deus ter a oportunidade de me tornar seu aluno em um futuro próximo. Fique com Deus, caro professor.
Sem palavras precisas para agradecer-lhe tamanha gentilza. Que Deus o abençoe.
Bela biblioteca, professor!
Muito obrigado.
Boa tarde Professor. Realmente que biblioteca magnífica. Parabéns pelo teu trabalho e dedicação. Salve o teu filho que te ajudou a fazer este vídeo. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Amém. Muito obrigado mesmo.
Parabéns Mestre. Sua biblioteca pessoal é uma combinação de quantidade e qualidade.
Muito obrigado mesmo.
Grande vídeo, professor! Estou estudando a obra Latim Pelo Método Natural - William Most. Reconfortei-me ao ver seu comentário na obra, tamanha consideração tenho pelo senhor.
Muito obrigado, mesmo, por sua gentileza. Fique com meu abraço.
Deus te abençoe!
@@GaiusLibrietscientia Amém.
Parabéns, Prof. Carlos Nougué por compartilhar esse Rico Tesouro. Deus o Abençoe.
E a você, Silvano, com meu agradecimento.
Obrigado pelo vídeo, mestre.
Agradeço eu.
Biblioteca maravilhosa. Parabéns professor 👏💙
Coleção magnífica, mestre!
Muito obrigado, Carlos.
Muito obrigado por compartilhar, amado professor.
Agradeço eu, caríssimo César.
Muito boa sua biblioteca, Professor.
Um abraço agradecido.
Excelente e muito proveitoso vídeo,mestre. Nós agradecemos!
Agradeço-lhes eu. Um grande abraço.
PARABÉNS!!!!!! Que Deus o abençoe e inspire sempre para que continue nos alimentando com suas preciosas lições.
Muito obrigado mesmo.
Rindo km com o pdf. Acho bacana essa sinceridade 💙
Professor! Que vídeo legal!
Estava super curiosa para ver sua biblioteca, mas fiquei com vergonha de pedir 😊.
Ass.: Mariza
Muito obrigado mesmo., Mariza, com meu abraço.
Muito bom professor! Obrigado por apresentá-la a nós. Mais do que querer possuir um acervo similar, gostaria de crescer em conhecimento para ter condições de chegar ao mesmo nível de esclarecimento do senhor.
Entretanto, a caminhada é árdua e certamente longa. Nesse ano, tenho usado meu tempo de estudo, principalmente, lendo a Bíblia e comentários bíblicos. Pretendo ano que vem, assinar a escola tomista e passar a aprender com o senhor.
Se me permite, gostaria de sugerir um vídeo sobre a ordem dos estudos para o estudo da doutrina católica, considerando a base filosófica necessária.
Grande abraço! Fique com Deus.
Você tem uma grande vantagem: é jovem. Eu quando jovem não estudei o que devia. E muito obrigado pela sugestão. Mas veja aqui em meu mesmo canal as aulas sobre A Ordem das Disciplinas. Creio que o atende. Um abraço.
Muito bom! 😃
Muito obrigado.
Excelente, Professor! Meus parabéns! Mais um inscrito.
Muito obrigado mesmo.
Bela coleção.
Muito obrigado, Cristiano.
Realmente admirado pela sua linda biblioteca professor, uma dúvida que tenho é sobre onde achar mais conteúdo do grandissimo Padre Alvaro Calderon sem ser seus livros! Encantado pela sua biblioteca, e que Deus abençoe o senhor e a sua família!!!
Muito obrigado pela gentileza. Quanto à sua perunta, no site da FSSPX Sur. Um abraço.
Professor Nougué, não sou psicólogo e a psicóloga Magda Arnold eu não a conhecia e ainda não a li.
Porém achei muito interessante a psicologia dela se basear no tomismo e me parece com base na estrutura psicológica de Jung. Gostaria de saber do senhor oque falta ou oque não o agrada na linha de pensamento dela, pois penso que se ela substituiu devidamente os pressupostos "cientifistas" do começo do século 20 por análogos tomistas se corrigiria as grandes falhas de Jung e Freud. E como fica Victor Frankl em comparação.
O trabalho dela me parece algo parecido com que fez Wolfgang Smith em relação a física reintroduzindo a metafísica na interpretação quântica apontando análogos clássicos gregos e tomistas.
Ela não se baseia exatamente no tomismo, embora tenha influência dele. É eclética. Mas não deixa de ter grande importância. Um abraço.
Belíssima biblioteca, professor!
Muito obrigado mesmo.
Muito bom. Grande Professor!
Muito obrigado mesmo.
Eu vi o vídeo no Facebook e vim ver aqui, que biblioteca incrível, professor! ♥️
Sem palavras para agradecer-lhe a gentileza. Um grato abraço.
Professor Carlos Nougue. Grande defensor do Cristianismo e da filosofia de Santo Tomas de Aquino. Precisamos de homens assim. Apologética séria já!!!
Deus lhe pague a gentilez, e tenha-me a seu dispor
Muito legal sua biblioteca, professor. Meu sonho é um dia ter tantos livros quanto o senhor...
Muito obrigado mesmo.
7:50 fiquei interessado em quais seriam essas músicas populares, achei que o Professor Carlos apreciava apenas a música erudita
Gravarei um vídeo só sobre música popular. Um abraço.
Estou ansioso por esse vídeo, mestre!
@@matheusemanuel1961 Obrigado!
Pô, filma as outras bibliotecas tb! Please! Rs... parabens pela biblioteca!
Assim que tiveer um tempo o farei, e muito obrigado pela gentileza.
Sou teu fã. Estudei sua gramática e achei sensacional. Fiz vários resumos dela para tentar fixar o máximo que pude. Parabéns!!
@@Kiki-qh7xk Muito obrigado mesmo, a seu dispor.
Biblioteca impressionante! Fico feliz que um "zé ruela" como eu, teve a oportunidade de conhecer de perto um erudito como o senhor, abraço forte, professor!
Muito obrigado, amigo, e fique com meu abraço.
Sr. Nougué, foi-lhe um trabalho difícil ter construído todo o acervo. Quero ver a biblioteca do andar de cima, ousadamente, será que não perdemos muito? Obrigada por partilhar. Tenho 23 anos e me interessei muito pelo que ensina no curso Ordens das Disciplinas. Cheguei até o senhor, Nougué, por intermédio do meu marido que é aluno teu (na Escola Tomista). Foi uma benção o encontrar nesse Brasil.
Deus lhe pague a gentileza, grande gentileza, e mande um forte e agradecido abraço a seu marido. Pois bem, gravarei, sim. Lá em cima estão livros didáticos de espanhol e latim, romances, poesia, vidas de santos, etc. Fique com Deus.
Pedi e recebi! Vida longa, professor.
Amém, amigo, e desejo-lhe o mesmo.
Saudações, professor! O senhor possui uma biblioteca muito ilustre.
Muito obrigado mesmo.
Bela biblioteca, processor querido
Muito obrigado mesmo.
Impressionante!
Muito obrigado.
Imagino o acervo do grande Sérgio Pachá!
Ainda existem Intelectuais magnificos nesse pais, mesmo um pais onde isso é desvalorizado, ainda existem pessoas que valorizam.
Muito obrigado e grande abraço.
Eu sofria do mesmo problema. Não achava meus livros quando precisava deles. Tive que comprar um software de biblioteca para catalogar e ordenar tudo.
Qual software?
@@RicStars usei um software da Libmin (liminar.com.br). Mas hoje há opções gratuitas, bem básicas que resolvem os problemas de uma biblioteca caseira. Tem que procurar na Internet.
Que maravilha.
Este era muito aguardado!
Muito obrigado mesmo.
Essa nova fase está fenomenal!
Muito obrigado mesmo.
Caríssimo professor Nougué, você tem uma biblioteca realmente muito completa, meus parabéns! Que Deus lhe de saúde para continuar seus estudos e podendo ensinar para nós! Gostaria de fazer um pedido para o senhor, seria possível você disponíbilizar sua biblioteca de livros em PDF? Fiquei surpreso com a quantidade de material que o senhor falou que tinha em livros, e seria ótimo se o senhor pudesse compartilhar de alguma forma! Deus lhe abeçõe sempre e que Nossa Senhora rogue pelo senhor e por sua família!
Antes de tudo, muiuto obrigado mesmo. Depois, quanto aos PDFs, encontram-se todos na Internet: a Patrologia Latina e a Grega são o principal. Um grande abraço.
Sua biblioteca é enorme, Carlos. Parabéns.
Sou eu quem agradece. Um abraço.
Eu gostaria de te conhecer professor! E saber que conheço o maior intelectual vivo do Brasil.
Obrigado pela gentileza, Thiago.
Sinceramente essa biblioteca tem muita sabedoria para nos dar.
De todos os modos, fiquei assustado por não ter ouvido acerca das obras de S. Agostinho .
Muito obrigado. Mas eu mostrei duas prateleiras só com obras de S. Agostinho. Um abraço.
Então perdi de vista essa parte do vídeo , professor. Queria aceitar minhas desculpas pela falsa acusação 🙏🙏🙏🙏!
Revi o vídeo , só para constar , eu revejo os vídeos do senhor quantas vezes forem necessárias.
@@horaciokiezasimao4028 Sem problema nenhum. Mas tenho obras completas dele, algumas das quais traduzidas por mim ao português. Abraço.
@@horaciokiezasimao4028 Obrigado.
excelente vídeo professor. Quais são os seus preferidos da Ágatha Christie e de literatura em geral ? Obrigado pelo vídeo !
Agradeço eu, e proximamente farei um vídeo sobre Agatha Christie. Forte abraço.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito obrigado mesmo, querida Bruna.
Se o senhor pudesse escolher entre a versao da Suma da Loyola ou entre a versão leonina do sebo (mais ou menos boa qualidade qual escolheria
Versão leonina em latim? É claro que esta.
Eu esperei esse video por anos 😂
Muito obrigado mesmo.
Impressionante
Um abraço agrdecido.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado.
Mestre:Que o senhor acha do Othmar Schoeck?Era um tanto mórbido e conservador musical,segundo alguns! Muito obrigado,Amado Mestre!
Não o conheço, desculpe, Mário. Um abraço grande.
Caro professor, sobre a Suma Teológica tenho esta que o senhor mostrou da Loyola a qual classificou de "péssima" tradução, mas há outra versão em português? Refiro-me outra melhor. Agradeço caso possa informar-me.
Há outra, caro, mas tão ruim como. Um abraço.
O que o senhor pensa sobre o Paul Valery?
Não é do meu panteão.
Que lástima, o acho um escritor tão charmoso.
O senhor gosta do cinema de Eric Rohmer?
@@danielvader8065 Sim, é mesmo.
Like para um vídeo sobre o porquê da tradução da Suma da Loyola ser ruim.
Vou gravar um sobre as traduções em geral da Suma.
Muito obrigado, professor. Deus o abençoe.
👏👏👏👏
Obrigado.
O vídeo mais aguardado aconteceu!
Muito obrigado mesmo.
15:46, pausa constrangedora ao posar a mão logo no livro "Conhecimento por Presença", sobre a filosofia do Olavo, e não mencionar 😅😅😅
Ahahahah. Tenho e li todos os livros de Olavo.
Peço desculpas pelo atrevimento do meu comentário, professor. Mas aquilo que revelou minha pequenez revela agora a vossa grande nobreza. Deus o abençoe e abençoe sua família!
@@fhantgerman Amém, e desejo-lhe o mesmo.
Qual é a sua ciencia exata e humana preferida, professor?
Creio que gosto de todas ao menos quase igualmente; mas tenho uma queda pela biologia. A principal, porém, é a metafísica.
Professor, qual melhor tradução da Suma Teológica em português em sua opinião?
Nenhuma é boa; mas, se há de escolher, a da Loyola.
Permito-me (atrevimento) dizer que a tradução editada pela Loyola não vale o que pedem. Foram vários os tradutores, e de alguns passos da tradução pareceu-me ser tradução de tradução (francesa). Pesa contra essa edição sobretudo o detestável tom “progressista”. Fico com a clássica tradução (a primeira e única completa, com o Suplemento) do Professor Doutor Alexandre Correa. Edição bilíngue (original latino e tradução). Não sou mais sábio que o Padre Leonel Franca, S.I., o Cardeal Masella (núncio apostólico no Brasil), Leonhard van Acker, entre outros que elogiaram o trabalho de treze anos (um artigo traduzido por dia) do Professor Doutor Alexandre Correa, antigo catedrático de Direito Romano da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), doutor em direito e doutor em filosofia pela Universidade de Louvain, antigo professor de grego e alemão do Ginásio do Estado de São Paulo, tradutor da Historia Naturalis Brasiliae, de Willem Piso, estudioso de Joseph de Maistre, inimigo do marxismo, autor de tradução inédita dos fragmentos dos filósofos pré-socráticos, conhecedor profundo da Escolástica e da filosofia antiga, bem como do Direito Natural. Tenho a reedição em onze volumes grandes, do início dos anos oitentas. Tenho a edição bilíngue (latim-castelhano) da Biblioteca de Autores Cristianos, 17 volumes em 16. Tenho duas das edições italianas da Marietti. Tenho a tradução inglesa editada pela Benziger Brothers. E os maiores tesouros: tenho a legítima edição piana da Summa, de 1570, e possuo a segunda edição veneziana das Opera Omnia de Santo Tomás de Aquino. Estando na terra, não se pode querer subir mais alto: se não me engana a memória, foi Pio XI quem disse: a Suma Teológica é o céu visto da terra. Ninguém, nem Aristóteles, chega até onde o Santo foi.
@@Mussrich Obrigado por sua opinião, mas digo que está completamente errado. E veja que eu nunca elogiei a tradução da Loyola, muito pelo contrário; mas a que você refere é uma tragédia. Mas paro por aqui, porque mostrarei em vídeo por que o digo, com detalhes; e por favor não me venha com argumento de autoridade, tão frágil como o diz Santo Tomás. Pronto: você deu sua opinião, e eu a minha. Um abraço.
Opinião é opinião. Um comunista português travestido de frade dominicano, chamado Bento Cruz, certa feita criticou a tradução. Criticou e não apresentou um só argumento. Porque não os tinha. Muito estimaria que o prezado professor me indicasse objetivamente por que considera uma “tragédia” essa edição. Erros tipográficos? Mas quem se forra a eles? Não conhecer o latim e a filosofia o tradutor? Aí já seria calúnia, porque ele conhecia mais que nós todos juntos, e disso podem dar testemunho ainda muitos alunos e amigos que conviveram com o professor. Quanto ao argumento de autoridade. Não usei dele. Apenas disse que não sou mais sábio nem melhor conhecedor do latim, da filosofia, da Escolástica, de Santo Tomás, que, entre outros, o Reverendo Padre Leonel Franca, S.I., para discordar da avaliação que o célebre jesuíta fez dessa edição e dizer que ele se equivocou. Não sou mais teólogo, filósofo e canonista que Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Masella para apontar-lhe o index e lançar-lhe em rosto um rude “ignorante, a tradução é uma porcaria!” Porcaria é a edição da Loyola, dirigida pelo famigerado “frei” Carlos Josaphat. Eu a percorri e não lhe dou uma pataca furada. É vergonhosa, recheada de comentários modernistas. No tempo do Index Librorum Prohibitorum seria condenada. E eu não me lamentaria. Não escondo o desprezo invencível por todas as “inovações” surgidas desse desastre apelidado “concílio” Vaticano II. Gostem ou não, tal é minha convicção. Fico no aguardo de o ilustre professor, que sei entender o seu latim (não sei se amparado pelo Totius Latinitatis Lexicon de Forcellini) e haver publicado diversas traduções, além de uma interessante Suma Gramatical, lançar luzes sobre esta questiúncula de traduções.
@@Mussrich Deixe de joguinho, caro; não é digno. Eu não tenho "o meu latim"; eu estudei latim de 11 a 18 anos quando a educação ainda valia algo, com leitura e análise sintática dos classícos e provas orais; traduzo Santro Tomás automaticamente, como podem testemunhar os que tiveram aula comigo de Suma Teológica na quais eu traduzia oralmente enquanto lia o texto; além de ter traduzido S. Agostinho, Cícero e Sêneca abundantemente. Depois, deixe de bancar o supertradicionalista, caro. Se a Escolástica medieval absorveu a obra lógica de Porfírio, que era inimigo visceral dos cristãos, por que é que não podemo sassimilar o que haja de bom depois do CVII. Ou não sabe que, ao contrário da verdade, a falsidade tem graus, e em nenhum desses graus deixa de haver parte de verdade. Pois bem, graças a você, vou gravar um vídeo onde darei exemplos abundantes dos erros crassos da tradução que você tanto ama. Paro por aqui, e peço-lhe que também o faça, porque isto não é espaço para bate-bocas; é espaço científico. Por favor, acabou, além de que em minha casa a última palavra é minha. Escreva o que quiser em seus espaços, que, tenha certeza, jamais me darei ao trabalho de nem sequer visitar. Pontoi! E grato pelo "interessante" da Suma...
Muito bom, professor, obrigado por nós mostrar sua biblioteca. O senhor lê durante quanto tempo por dia?
Agradeço eu, meu amigo. Bem, depende; hoje em dia leio basicamente em função do que escrevo. Dou um exemplo: para escrever meu livro Da Arte do Belo, li por uns três ou quatro meses cerca de 150 livros (leio muito rapidamente). Depois passei seis meses escerevendo o livro, sem ler praticamente nada afora romances policiais, que me encantam. Com outros livros, no entanto, a leitura é paralela à escrita; é o caso do que estou escrevendo agora, de lógica, por já domino muito o assunto por ter dado muitas aulas dele. Mas, se não estou escrevendo nada, leio de 8 a 10 horas por dia. Um abraço.
Deus o abençoe, professor Nougué. Há alguma previsão para o lançamento das suas obras ‘Escritos metafísicos e teológicos’ e, claro, o tão aguardado comentário ao Apocalipse de São João?
Até janeiro sairão duas obras minhas; depois o Comentário. DEus lhe pague.
Você leu tudo isso 😳 quero chegar nesse nível um dia. Quantas horas por dia o senhor dedica à leitura, em média?
Li quase tudo. Quando não estou escrevendo nenhum livro, leio entre 4 e 10 horas diárias. Um abraço.
Professor, recomenda algum dicionário latim - português em específico? Sobre outro assunto: qual o problema que há nas obras de Maritain e a divisão entre lógica formal e material? Fique com Deus.
O dicionário de Torrinha. Quanto à sua pergunta, é difícil resumir aqui. Farei então um vídeo sobre Maritain. Um abraço.
Professor, qual sua opinião sobre Anna Karenina e Guerra e Paz de Liev Tolstoi?
Tolstoi é um dos maiores escritores de todos os tempos, mas também um dos mais perniciosos.
Professor, quais seus livros preferidos da Agatha christie?
Gravarei um vídeo sobre isto. Espere-me, por favor. Um grande abraço.
Professor, sobre HISTÓRIA DA FILOSOFIA, que coleção o senhor recomenda? Me indicaram Reale, mas ele tem coleções com 3, 7 e 9 volumes. Sou iniciante no estudo da filosofia e estou nessa dúvida cruel.
Reale em 3 volume cai dentro!
Referente a filosofia antiga, a História da Filosofia Antiga do Reale. Sobre filosofia cristã e medieval, a história da filosofia Cristã do Gilson e o livro "Filosofia Medieval. Uma Introdução" do Copleston. Além disso, leia os textos primários, os principais diálogos de Platão, Categorias, Física e Metafísica (partes do último) de Aristóteles, A Cidade de Deus e Confissões de Santo Agostinho, Nomes Divinos e Hierarquia Celeste do Pseudo-Dionísio, o Areopagita, Proslogion e etc (os textos primários te ajudam a estudar a história da filosofia de uma maneira natural).
Também creio que o de Reale em 3 volumes.
Professor, o que o senhor acha da Suma Teológica da Eclesiae?
Vou gravar um vídeo sobre isto. Peço-lhe pois que aguarde. Um abraço.
🥰🙏🏻
Professor, o livro "Introdução geral a filosofia" de Jacques Maritain é uma boa porta de entrada para a filosofia geral? A obra teria sido escrita antes da "corrupção" do pensamento de Maritain.
Para mim, a corrupção de Maritan, esse discípulo de Bergson e de Léon Bloy, sempre esteve em sua obra, desde a primeira. Mas este é assunto longo. Quanto á sua pergunta, digo que, embora tenha seus defeitos, é sim uma boa introdução. Um abraço.
Então qual livro o senhor recomendaria? Algo geral para "molhar o pé" na filosofia.
@@kinsmarts2217 Este mesmo de Maritain.
Obrigado professor.
Professor, o senhor comentou que tem Averróis em sua coleção. Há alguma edição que o senhor recomendaria? Até hoje não encontrei nada dele a venda, mesmo em latim. Que Deus abençoe o senhor e seu trabalho!!
Amém, e são da Flammarion e Le Monde. Um abraço.
Quantos volumes no total?
Boa pergunta... Nem ideia.
Vídeo muito desejado. O professor indica a leitura de Joseph Marechal?
Muito obrigado mesmo. Eu traduzi 7um livro dele; mas confesso que não li mais que este, o que é insuficiente para um julgamento. Um abraço.
Olá, Professor Nougué! O senhor se importaria em informar qual seriam as obras de História de Filosofia citadas afora as de Voegelin, Copleston e Reale?
A de Voegelin não é exatamente história da filosofia. A outra é a de Fraile, da BAC. É a melhor. Um abraço.
Muito grato. Abraços!
Vi na sua estante a "historia da Europa" do João Ameal, sabe se é boa? E o autor é confiável? Estou pensando em comprar mas não quero gastar 500 reais em algo ruim.
O autor é bom, mas ainda não a li. Um abraço.
Mestre,qual suma teológica você recomenda atualmente?
Estou com orçamento apertado atualmente, está suma existiria em PDF?
pra que possa ler no Kindle
Não sei dizer-lhe, desculpe. E é difícil recomendar uma em português; são todas problemáticas. Gravarei um vídeo sobre isto. Um abraço.
Você teria link para que possa assistir? Sou novo no canal!
@@paulslash196 Link para quê?
Professor, qual tradução da Isagoge de Porfírio o senhor recomenda?
Em português não conheço nenhuma; lia-a em francês e em espanhol. Um abraço.
Professor, quanto à Teologia Moral de Santo Afonso, é verdade que um leigo deveria evitar lê-la o máximo que puder, ou ela também tem sua serventia para quem não é confessor?
Para lê-la, é preciso ter boa formação teológica.
O sr tem os livros do dr homero johas? E do dr pacheco salles? E do sr arai daniele?
Abraços professor, novamente, agradeço muito pelos ensinamentos.
Tenho um de Johas, que editei, sobre Honório I; e o de Salles o tenho inteiro na memória, quase palavra a palvra. De Arai nada.
Ahh sim, tenho também o do dr johas.
Não sabia que o sr tinha editado, o sr sabe onde posso encontrar o do dr pacheco?
Sei que as posições divergem. Mas se o sr quiser visitar o dr johas, ele segue com vida e saúde
@@MarquesDeTamandare1865 Não, desculpe. Eu o li numa cópia emprestada.
Uma pena.
Gostaria muito de vê-lo ao menos.
A biblioteca do Delfino Neto tinha 100.000 volumes. Se era de qualidade não sei.
Ele era rico. Mas certamente não leu os cem mil livros. Eu li os meus. Um abraço.
Qual edição em Português o senhor recomenda para a leitura de Aristóteles e Platão?
De Aristóteles, a da Casa da Moeda de Portugal; de Platão, a de Nunes.
Muito obrigado professor! Deus te ilumine.
Aliás, sabia que o rapaz que traduziu o Curso Filosófico Tomista é um amigo meu? Pasme, ele tem 18 anos e já lia (e entendia) a Metafísica de Aristóteles desde os 13. Ele defende a autenticidade de Dionísio (ou seja, não há ''pseudo-dionísio'' mas somente o discípulo Paulino), se quiser o canal dele basta procurar por ''Lukkas Queiroz II''.
Nova Friburgo está mais frio do que o último ciclo do inferno.
Ahahaha. Está mesmo! Aqui tem feito de madrugada entre 0 e menos 2 graus.
Clima bem propício ao estudo rs
@@alexandremacedo3003 Ahahaha. Sem dúvida!
Clima maravilhoso, mudei me para cá faz pouco mais de 1 ano.
Estou no Vale dos Pinheiros. Não tem nada melhor do que acordar na madruga para estudar com um bom café.
Essa noite a Voz da Serra noticiou que tivemos -7,4°. Delícia hein…🥶
Professor, qual a sua posição em relação a propriedade intelectual e a dita "pirataria"?
Suposto o regime econômico em que vivemos, é devida; e não pratico a pirataria. Só baixo o que já está com certeza fora de circulação, ou em domínio público.
Muito obrigado pela resposta, professor. Peço desculpas pela minha dificuldade de interpretação, mas ainda não compreendi se a pirataria de obras em publicação seria um pecado ou não.
Oi