Lembrete: Como toda análise do canal, elas se tratam de expressar a OPINIÃO EXCLUSIVA DO JOHN, só porque a versão X venceu e Y perdeu, não significa que é a verdade absoluta. Isso serve de incentivo a buscar conhecer ambas versões apresentadas e jogá-las (seja do console real ou emulado) e a nós, tirar-mos as próprias conclusões. Então não vamos brigar nos comentários, chegar com xingamentos( ao Tio John e aos outros) e sim, discutir de forma educada as suas opiniões, certo? Caso venham com xingamentos, vai ter o comentário removido e será banido do Canal!
@@natansilva1506 eu nunca tive comentário excluído, até porquê, não trato as pessoas de forma que não gostaria de ser tratado, mas você não acredita que seria uma maneira de velar o direito de expressão? É mais vantagem o banimento(se possível) pois o estrago já foi feito. Mas resumindo, esse tipo de comentário eu não vejo como construtivo, ameaça desse tipo só é bom quando a situação exige, e aqui eu nunca vi a galera sendo ignorante, bem pelo contrário, só tenho elogios a vocês. Parabéns pelo trabalho/diversão.
Uma vez ouvi um comentário do Canal Cogumelando games, muito lucido sobre essa comparação: "Videogame no Brasil antigamente era algo muito caro e difícil de conseguir. Falar mal de Mega Drive ou Super Nintendo de alguém era praticamente desmerecer o esforço daquele que o presenteou com tanto carinho " Hoje analisamos questões técnicas, mas na época o que valia era o amor por aquele console disponível
Ótimo vídeo John, mas só 3 adendos, 1- o controle de 3 botões do Mega sempre foi o padrão, pois mesmo depois da chegada do controle de 6 botões muitos consoles vinham com o de 3 botões sim e tiveram bundles com o de 3 botões também, além dos bundles com 1 controle de 6 botões e outro de 3 botões, era muito raro ir na casa de alguém que tinha 2 controles de 6 botões, então padrão por padrão o de Snes pelo menos tinha um padrão jogável diferente do Mega e não sei em qual época você disse que pagou barato no controle do mega pois na minha região era caro. 2 - Outra coisa é que teve um bundle super raro do super famicom que acompanhava o controle preto da Hori com 6 botões em linha(um amigo japones tinha, SÓ ELE kkk) e aqui mesmo no Brasil e também no Paraguai eles modificavam a caixa tirando os controle originais e vendiam com controles paralelos kkk e alguns vinham com esse controle de 6 botões (sei que não deve ser levado em consideração por não ser oficial só estou informando uma curiosidade da época) 3 - Se achou a trilha sonora no Mega ruim deveria ter falado que depende em qual mega estava jogando nos anos 90, pois se fosse no mega drive 1 a trilha era ruim mas se fosse no mega drive 2 ou 3 a musica era tenebrosamente horrível kkkk. parabéns pelo conteúdo amigo.
Muito obrigado pela presença Don Juanito, esse do controle da Hori, nunca tinha ouvido falar que teve Bundles que o incluíram na caixa do Snes, muito obrigado pela informação, mas os consoles que ainda saíram, por pouquíssimo tempo, ainda com o controle de 3 botões, segundo eu percebi na época, eram praticamente pontas de estoque. Incluíam algum jogo famoso, como Sonic 2 e embalavam na caixa junto. Existiu realmente alguns modelos que ainda vieram com o controle de 3 botões, mas foi por pouquíssimo tempo, se não me falha a memória. Praticamente todos os modelos de Mega e até Master System (um pouco mais tarde), passaram à vir com o controle de 6 botões. Aqui no RJ, era difícil ainda ver alguém com o controle de 3 botões, depois de Street Fighter 2 Champion Edition do Mega, porque era realmente barato e tinha em lojas e em camelôs por toda parte... Na época paguei 15 reais por um controle de 6 botões japonês, importado do Paraguai, do meu amigo Sonicmario50. Era bem barato, mas não lembro se era clone do original, mas era muito perfeito. Muito melhor que os modelos paralelos que vemos hoje que são de baixíssima qualidade... As músicas deste jogo, na versão de Mega são bem ruins pra mim também... Grande abraço meu querido, tamo junto
@@TIOJOHNGAMESREAL acredito que eram piratas sim, mas não é demérito não, naquela época os controles piratas tinham ótima qualidade facilmente confundíveis com os originais, tanto os de mega quanto os de Snes, diferente dos que vemos hoje em dia
@@vanderleihomemdebem6811 Você com certeza está completamente enganado. À partir do final de 1993, TODOS os modelos de Mega Drive 3, TODOS. Nacionais ou internacionais, vinham com o controle de 6 botões.
@@TIOJOHNGAMESREAL complementando sua resposta, após o lançamento do joystick de 6 botões, motivado pelo SF2CE. Passaram a ter os bundles com dois controles de 6 botões (versões SF2CE, MK2, MK3, Virtua Racing, FIFA internacional Soccer, FIFA 95, e show do milhão). Os bundles com um joystick de 3 botões(Sonic 2, 6 Pak, 10 jogos) continuaram a serem oferecidos como uma alternativa mais barata. Iria da condição/opção de cada um ter um ou outro. No meu caso, ganhei o bundle do Sonic 2 e na semana seguinte já estava comprando o joystick de 6 botões na casa&vídeo. Esse joystick era bem acessível e de preço justo na época. Na minha opinião, quem diz que o controle de 3 botões sempre foi padrão, é um equívoco ou uma forma deturpada de dizer que o snes tinha a vantagem dos controles na época. Adicionalmente, parabéns pelo comparativo. Vejo um jogo mais bonito no snes mas a jogabilidade matadora do Mega me faz preferir este. Um abraço!
Boa, tio! Reconheço a superioridade da versão do Snes de modo geral, mas fico com a do Mega pelo controle e pelas músicas não reiniciarem, pois isso me irrita um pouco (inclusive no Fighters Megamix do Saturn isso acontece e me incomoda bastante 😅). E valeu aí pela homenagem! ✌🏻🤣
Fighters Megamix na verdade foi um x-salada dos jogos Virtua Fighter 2 com Fighting Megamix misturando com alguns elementos de Virtua Fighter 3, mas qdo os pessoal desenvolveram esse jogo não sei se fumaram ou se beberam demais e forçaram a barra colocando urso sem animação como personagem selecionável e pior, o carro do Daytona lutando. É um jogo até divertido, mas o resultado final não me agradou muito tbm. Até hoje me pergunto porque a Sega enrolou tanto na conversão de Virtua Fighter 3 pro Sega Saturn (segundo várias fontes oficiais afirmam que a AM2 chegou a desenvolver, apesar de nunca ter aparecido uma sequer imagem pela internet) pra depois o port ter parado no Dreamcast, mas saiu tão feito às pressas que quando saiu foi uma verdadeira decepção por ter saído extremamente capado comparado com a do Arcade. Claro que se a Sega tivesse permitido o lançamento de Virtua Fighter 3 no Sega Saturn, se realmente o grupo AM2 desenvolveu com kit de desenvolvimento completamente novo e exclusivo pra esse jogo no console como dizem, mesmo com todo o capricho que supostamente a AM2 estava fazendo pra no fim ser cancelado e ter parado no Dreamcast numa versão pífia (principalmente por terem terceirizado a produção na versão do Dreamcast), com certeza teria muitas perdas já que a Model 3 era o que havia de mais sofisticado na época em que Virtua Fighter 3 foi desenvolvido, porém com certeza iria elevar o Sega Saturn em um outro nível extraindo até o último poderio de todos os processadores do aparelho. Acabei desviando o foco do vídeo, pois aqui o assunto era as conversões de SSFII pra ambos os consoles (SNES vs Mega Drive), mas como vc tocou no assunto de Fighters Megamix acabei me empolgando com o assunto já que o jogo mistura todos os elementos dos outros jogos já citados acima e na época era um aperitivo pra entrada do nunca lançado Virtua Fighter 3 pro Sega Saturn, acredito que se o console tivesse vendido melhor com certeza o Dreamcast seria adiado e teria muito mais jogos que infelizmente foram cancelados pro Sega Saturn.
Conheci primeiro a versão do mega numa locadora na época, pra mim era sensacional, mesma coisa do fliperama no meu conceito de época. Contudo joguei mais a versão de Snes. Acho as duas versões sensacionais de acordo com cada potencial do console. Minha opinião é EMPATE !
Não foi nem tanto graças à Sega ou à Nintendo. Foi a Capcom que até hoje é uma das empresas mais foda de games que sabiam que tinham que arregaçar e tirar o melhor dos melhores, mais lucráveis e louváveis vídeo games que tinham na época. Até existiram versões melhores como PS1,2,4, mas já foi anos depois. Tanto que com a facilidade de hoje se baixar um game desse em um celular, computador ou ter a versão original do Fliper em um daqueles rapespeary com o tipo de controle que quiser por um custo relativamente baixo, ainda aqui estamos querendo saber ou convencer qual o melhor e a mulekada que não viveu os 16 bits queriam ter vivido e conhecer tais games e seus jogos.
Estava esperando esse vídeo! Quando SSFII foi lançado, eu apenas joguei no SNes e achava uma excelente versão. No entanto, sempre tive curiosidade de conferir a versão de MD pois o cartucho era de impressionantes 40mb de memória e queria ver se de fato isso fazia diferença. Anos depois, pude conferir no emulador essa versão e acabei chegando à sua exata mesma conclusão, Tio: a versão de SNes é de fato a melhor. Mas curiosamente, me pego jogando mais a versão do MD hoje em dia do que a do SNes, ou mesmo a do arcade! Vai entender ahahah! Mais um excelente trabalho, Tio! Seus vídeos comparativos, pra mim, estão entre os melhores que há no youtube, sempre muito detalhados e chamando atenção a coisas que a maioria nem percebe. Coisa fina mesmo! Parabéns! Grande abraço!
Muito obrigado LJ, fico muito feliz de ler isso. Um elogio desses vindo de um cara como você, me sueca até sem jeito... Mas eu concordo com você, também acabo jogando sempre mais a de Mega também... Um grande abraço
O Mega faz apenas duas camadas de "cenários" no caso do cenário da Cammy usaram sprites e hbkank para criar 2 planos extras (a ponte e o fundo) foi possível especialmente nesse cenário*, grande parte dos oito megabits extras da versão do Mega foram utilizados para os samples de voz que estão na ROM em alta qualidade, mas que infelizmente o driver de som original executa com rouquidão, corrigido pelo driver de som do Steff, que não muda os arquivos de áudio, apenas os reproduz com melhor competência. ;) O Mega só consegue colocar 16 cores por plano de cenário, já no Snes é possível 42 cores em um único plano, por isso os degradês estão presentes na versão Snes assim como a aurora boreal.
O mega foi criado para bater o Nes já o super Nintendo foi criado para bater o mega por isso tanta superioridade na maioria dos jogos mas isso não tira o charme do mega principalmente quando utilizam todo seu poder Sonic é um exemplo de competência! E Stres of Rage tem as melhores músicas já feitas para o mega! Acredito que se a própria SEGA tivesse cuidado desse Port de Super Street Figther II teria saído um trabalho ainda melhor!
@@jaspion14 Mas o Snes movimenta 128 sprites por vblank enquanto o Mega consegue mover 80 sprites, isso mostra que a CPU do Mega é muito superior a do Snes, pois esses 80 sprites do Mega são de 16x16 pixels, enquanto os 128 do Snes são de 8x8 pixels, ou seja um quarto do tamanho apenas.
@@jaspion14 A Nintendo nunca foi de esbanjar dinheiro com hardware em seus consoles, eles procuram algo que possa ser vendido com margem de lucro, e é exatamente por isso ainda que estão no mercado de consoles.
Se a própria CAPCOM tivesse investido mais tempo no desenvolvimento do SSF2 teriam conseguido melhorar o driver de som, a composição das músicas FM e as cores dos cenários, mas acho que o prazo deles já tinha estourado e tiveram que lançar do jeito que estava.
Agora já tô vendo esse na sequência Tio John nunca enjoo de ver esses vídeos assisto de tempos em tempos Tio John na minha opinião as suas comparações são as melhores que eu achei no TH-cam você sabe analisar muito bem Tio John.
Tio John, você é o cara. Extremamente detalhado nas suas análises e sempre imparcial no sentido "fan boy" que temos muitos na internet. Para mim você fez a melhor análise Snes vs Mega de SSF II. Na época eu tbm tinha visto muitos desses detalhes de ambas as versões, e no geral preferia a do Snes, mas a do Mega Drive é ótima e diverte a mesma coisa, hoje em dia por só ter o console Mega Drive, eu quase que só jogo essa versão, poucas vezes jogo algo no emulador do Snes. Eu realmente acho a versão do Snes superior em quase tudo, pois a grande parte da diversão que é literalmente o jogo, músicas, efeitos sonoros, etc. no Snes ficou melhor, e o pouco que a versão do Mega supera a do Snes, acaba sendo apenas em perfumarias como finais mais trabalhados, etc. Só faço uma ressalva, no quesito jogabilidade, ambas as versões são fluídas e tem a mesma jogabilidade, e como o controle do Mega Drive de 6 botões tem um direcional imbatível e a posição dos botões um do lado do outro, fica mais fiel ao arcade e na minha opinião bem mais prazerosa de jogar. Na versão do Snes, eu sempre inutilizava de alguma forma os botões L e R que vinham por padrão como soco e chute forte, o que p mim era um pecado e inaceitável, por isso eu alterava tudo. Aliás eu usava uma configuração que acabei vendo em uma revista da época e uso até hoje, até mesmo p games de luta no controle do Xbox. Usando o controle do Snes como base, eu configuro assim: Y = soco forte X = soco fraco B = chute forte A = chute fraco L = soco médio R = chute médio
10:05 - os arquivos mais pesados, sejam em videogames ou PC, são os arquivos de áudio (basta ver que um audio ocupa mais espaço do que uma foto no celular). Os 8mb extras no Mega Drive garantiram todas as vozes do narrador e dos lutadores (sem precisar acelerar algumas falas como foi no Snes, ou cortar várias completamente).
Se compararmos esse porte com o Street Fighter 2 Special Champion Edition, também do Mega, podemos notar que ele possui 4mb à mais que a Turbo Hyper Fighting do SNES e a do Mega, tem muito mais detalhes que a do SNES. MK3 possui 32mb no SNES e Mega Drive e ambas tem praticamente o mesmo conteúdo gráfico e sonoro, inclusive a maioria das vozes está intacta no Mega, perdendo só algumas. Então sim, acho que dava pra ter feito melhor no Mega Drive em SSF2
@@TIOJOHNGAMESREAL Sim. Dava pra ter saido melhor. Mas esses 8mb a mais nao estao lá a toa, estão comportando as vozes que nao tem no Snes, tanto do narrador como dos personagens novos.
que vídeo hein tio ? ainda mais falando de um dos jogos da minha vida, lembro que quando comecei a comprar os jogos lá em 2000 o street do super e do mega foram os primeiros que fui atrás, vídeo de qualidade maravilhosa, ainda mais no domingo, começar a semana assim é sem preço, parabéns pelo vídeo tio
Video muito bom Tio John Games rs, achei muito da hora, e a forma que vc comparou foi perfeita, já fiz isso com uns amigos diversas vezes e isso desde a época mesmo dos jogos aonde ficávamos a maioria da galera jogando a versão de Snes inclusive a americana pq sabíamos já dessas diferenças de falar o nome do personagem no versus na vitória. Jogávamos o de Mega as vezes devido ao ótimo Joystick de seis botões, mas na maioria das vezes era no Snes mesmo customizando os botões fica perfeito, e tbm as vezes usávamos arcades tbm, ou seja aí a versão de Snes ficava a definitiva até mesmo para os campeonatos que eram feitos nas locadoras da época, essa ideia absurda e mentirosa que a versão de Snes tem input lag pra fazer os golpes e balela de Seguista mesmo quem nem deve ser levado a sério. Uma coisa muito top mesmo no Mega Drive e a música continuar de um round para o outro, e no Snes dar aquele fadeout nas músicas de um round pra outro e bem triste, mas de boas. Eu acredito que os 8megas a mais do Mega Drive foram justamente para o jogo ficar o que ficou, pq no fim das contas sabemos que o hardware do Snes e mais potente e parrudo pra época em relação ao Mega, então de fato o Mega precisava mesmo de mais megas pra fazer um jogo decente, claro obviamente o Mega tem suas vantagens e desvantagens tbm assim como o Snes mas no geral sabemos que o Snes tem sim vantagens fora o fato de expandir nos cartuchos coisa que o Mega não tinha, e tbm os 8megas a mais ajudaram a versão de Mega Drive deixar os finais mais parecidos com a versão Arcade que realmente os finais ficaram muito bons, a abertura tbm com um pouco mais de animação. Mas e aquela coisa né, jogo de luta o que realmente importa e jogabilidade, gráficos, som e tudo no geral que a gente vê toda hora né, jogo de luta não vms jogar a abertura e final rsrs. Muito top mesmo Tio John, vídeo analise show, e olha que teve muitos outros exemplos gráficos que vc nem comentou, mas os principais vc abordou, visita meu canal lá se inscreve lá tbm pra dar uma força, tem várias jogatinas kkkk, abraço e nois.
O Game do Mega Drive, compensa bastante com a Jogabilidade é conteúdo extra, como mais vozes e finais. Tenho as duas versões mais jogo mais a de Mega drive. Após o trabalho do Pyron e outros entusiastas, cheios de melhorias que nos deixa doido pata jogar dinovo
Tenho e jogo Super Nintendo desde 1992 e jogo até hoje, jogava muito Mega Drive, Sega CD, Sega Saturn na casa de um amigo de escola que por anos trabalhava em uma locadora. O chefe deixava ele levar jogos e consoles para casa no fim de semana que não eram alugados. Me parece que a Sega se adequava a um público mais jovem, enquanto a Nintendo um público mais maduro. Estava acostumado à jogabilidade do SNes, a gente literalmente suava para dar magias, golpes especiais, fazia bola nos dedos. Quando chegava para jogar games da Sega detonava meu colega, até "segurava" um pouco pois ficava chato ele me receber lá, os irmãos, pais, a mãe fazia lanchinho, não queria perder a mamata. Fora que conheci vários jogos perto do lançamento e consoles por conta disso, a Nintendo sempre teve uma dificuldade superior, que acabava se tornando mais frustrante, mais prefiro a jogabilidade do Mega, é mais prazeiroso, flui melhor por ser um pouco mais fácil. Tinha até o logo "the best play here", era para um público mais adulto mesmo, sem ofensa, meninos, kkk!!!!
Eu ganhei meu Mega Drive em 1994, SSFII foi a primeira fita que aluguei. Porém, meu Mega III era do bundle do Sonic 2, e vinha apenas com um controle de 3 botões.
Concordo com o Tio John. SNES é mesmo o melhor, inclusive é a versão que eu joga. Mas meu primo tinha a do Mega Drive por ser mais barata e nós nos divertíamos do mesmo modo. E como o próprio Tio John comentou, naquela época a gente não se ligava mto nisso não, a parada era reunir a galera e jogar!
Tio jonh você poderia fazer também o comparativo das versões hack do mega e super NES de super street fighter 2 , seria interessante pontuar as melhorias e qual versão ficou melhor no final . Vlw 👌
Excelente análise, tio John !!! Realmente o Street Fighter foi o divisor de águas entre os controles do Mega Drive, no Virtua Racing também tem função específica os três botões de cima, onde cada botão aciona um ângulo de câmera, enquanto no de três botões, apenas o botão C vai mudando o ângulo até chegar no desejado ! Abraço!
@@robertfernandes4753 no controle do mega os botões são alinhados, enquanto os botões de ombro de SNES, principalmente o esquerdo, atrapalham na jogabilidade
Perdi esse vídeo, mas ainda bem que deu pra assistir depois...rsrs Vc é fera Tio, 47 minutos passam voando com a sua narrativa. Futuramente queremos comparação com as versões hack.
@@TIOJOHNGAMESREAL entendo tbm que não seja uma tarefa das mais fáceis, imagina uma comparação do Street Figther Remastered e o Street Figther Hyper Editon. Pyron já tem uma treta com Lord Hiryu, poderia ficar uma situação espinhosa. Tem esse lado tbm pra ser analisado...
Se essa pergunta fosse no início dos anos 90, época em que os dois consoles disputavam pau a pau, eu dia com certeza Super Nintendo, mas atualmente com essas ROM Hack que fizeram pro Mega Drive, não só Street Fighter, mas também, Mortal Kombat, principalmente Mortal Kombat Trilogi é melhor no Mega Drive.
@@rodrigaoluzia01 No caso de melhoria de cores como os hacks do Pyron para SF e incrementos de elementos que faltavam como o hack de MK do Mestre Linkuei eu acho que é válido a comparação, sim. Nada está sendo feito que não poderia ter sido feito à época.
@@rodrigaoluzia01 lógico que não, todo mundo sabe que os jogos de Super Nintendo sempre foram melhores que os de Mega Drive, mas estou dizendo hoje os jogos de Mega Drive estão melhores, mas os hackers fizeram melhorias nos grandes sucessos da Nintendo também como Donkey Kong, Super Metroid, etc. Porém eles se dedicaram a melhorar mais os jogos de Mega Drive, porque estavam ruinzinhos mesmo, também porque a produção de Mega Drive ainda continua no Brasil, já a Nintendo produziu apenas o Super Nintendo mini mais como "suvenir" pra colecionadores mesmo, mas o Super Nintendo parou de então os Jogos de Super Nintendo continuam sendo maravilhoso, mas o Mega Drive está um pouco melhor hoje.
Qdo eu estou jogando, não penso em paralax ou cores no cenário. Só em descer a bolacha no infeliz q tirou meu perfect. Mas, me ferrar pra terminar e não ver um final satisfatório, é brochante demais. E o controle perfeito do mega nem tem oq dizer. Pra mim, na hr de jogar, quem ganha é o mega pq o snes só ganha no som mesmo. Mesmo assim, gostei dessa comparação. Mto bom.
Excelente vídeo!!!! Com relação ao controle de 3 botões, era só a Capcom ter deixado a configuração por conta do jogador. Lembro que quando saiu o arcade SF World Warrior haviam maquinas de 3 botões que foram reaproveitadas. Normalmente tinham um soco fraco, um soco forte e um chute forte. Uma coisa que é exclusiva da versão do Mega é o modo Expert, que permite lutar contra os 16 personagens.
Comparação Legal! na época eu só percebia que no Mega tinha uma estrela a mais fora isso pra mim era tudo igual. É bom ver uma analise mais detalhada muitos anos depois
@@TIOJOHNGAMESREAL Sua análise foi ótima! eu concordo com todos os pontos que foram apontados por você. A nostalgia que fazia eu ter na minha cabeça que era tudo igual, mas como o que importa é a diversão e o gameplay então nesse ponto ambos são idênticos. Um Abraço!
Cara a versão do Super Nintendo era pra ser o Arcade em casa, mais pra mim não ter a voz do narrador no começo dos Rounds e a continuação das músicas é imperdoável 😅, acho que foi trauma das versões dos jogos de luta no Mega quase sempre faltarem as vozes dos narradores e dos golpes 😁, Super Nintendo melhores cores músicas lindas principalmente na versão USA, a jogabilidade no Mega eu acho um pouco melhor mais no Super é ótima também sempre consegui fazer os combos de boa, essa história de que o controle do Super Nintendo fazia bolhasnos dedos é papo de quem não sabia fazer os golpes e ficava esfregando controle que nem louco Rsrs, eu que já sabia fazer todos os golpes por causa que jogava nos Fliperamas nunca tive problema com controle do mega, mais um vídeo arrasador de bom Tio Jhon é aqueles 40 e poucos minutos que passa voando de tamanha qualidade no vídeo, eu comprava bastante revistas na época e mesmo assim aprendi muitas curiosidades nos seus vídeos e nos vídeos de outros canais retrô pois na época era criança e nem reparava muito nas diferentes pois me divertia em quase tudo, valeu Tio ✌🏻😁!!!...
Análise bastante coerente. As duas versões são muito boas, cada qual tendo seus detalhes que as diferenciam (seja para o lado positivo ou negativo, mas nada que comprometa demais o resultado geral). No fim das contas, eu acho que a Capcom mandou bem. São dois ports respeitáveis que, ao meu ver, atenderam as expectativas dos donos de Mega e de SNES. Um belo vídeo, Tio John! Parabéns pela atenção aos detalhes!
Na época a Sega poderia ter lançado um port para o Sega Cd,usando o potencial do Sega Cd com certeza daria um ótimo port,no Mega drive todos os ports faltou cores e o som deixou a desejar,hoje com o trabalho dos fãs vemos claramente que a Capcom fez meio que nas coxas,mas felizmente temos amigos que estão se esforçando e trazendo melhorias em vários jogos,mostrando que na época tinha alguma coisa errada,o Mega Drive não era tão poderoso como o Super Nintendo mas tinha capacidade pra entregar jogos bem próximo,e a Sega e desenvolvedores tinha o Sega Cd pra expandir o potencial do Mega Drive,concordo Tio se vê poucas modificações para o Super Nintendo porque já saia ótimos,a Nintendo na época não brincava em serviço. Parabéns Tio Ótimo vídeo
Inclusive existiu um plano de lançar uma versão de Street Fighter 2, no Sega CD, que foi descartado. Poderia ter resolvido o problema das músicas, pelo menos
@@TIOJOHNGAMESREAL Tio os fãs poderiam desenvolver um port para o Sega Cd,quem sabe um dia agente vê uma pérola dessa,creio que no Sega Cd poderia usar a trilha sonora original ou aquela do 3do. Parabéns Tio o vídeo de comparação foi perfeito.
Tio acho os 8mebits a mais no mega foram para os finais completos e as vozes extras como narrador, golpe magia do dee jay, etc, e a velocidade em si que é melhor no mega, estou editando pois esqueci de falar que a abertura do mega é mais completa em quadros, porem no geral a de snes leva
Excelente vídeo tio - Super Nintendo tem 4 Camadas de BackGrounds na Ultima é apenas 4 cor por camada no caso do Mega é 1 Background e Ambas versões são muito boa e divertidas =D
Fala Tioooo...da hora o vídeo show d bola...é cara...só de ligar o console c a versão do snes vc vê q é melhor num tem jeito...parece mais bem acabada...a do mega o pessoal inexplicavelmente fazia menos doq poderia, isso fica bem claro....
@@TIOJOHNGAMESREAL verdade...vc poderia fazer um vídeo bem polêmico tio...top 10 do mega e snes e um embate de ql tem o melhor top 10...ia ser lgl...3 vídeos...e podia fazer isso por geração
Ficou ótimo! Parabéns, Tio John! Eu gosto mais da versão de Snes, mas em jogabilidade eu acho o Mega merecia levar por causa do modo expert e porque a versão do Mega parece ser um pouco mais rápida.
joguei bastante ambas versões em suas época, e particularmente prefiro a versão do snes ao invés do mega drive, por causa dos detalhes gráficos e vozes (um detalhe que achei legal na versão de snes manteve o efeito de áudio ao soltar as magias) já trilha sonora achei ambas versões bem ruins,(a única musica que gosto e do ryu da versão de mega) e nem se comparam com suas versões anteriores que foram bem caprichadas pra ambas versões, (mesmo que as trilha sonora do snes do sf2 turbo não sejam iguais aos do arcades, ainda sim eram muito boas) e sobre o controle que apesar de ter me adaptado muito bem com de snes, fico com controle de mega drive de 6 botões. ps: uso a mesma configuração nos tempos que jogava no snes ate hoje em controles com layout semelhante ao do snes, lado ruim que configuração que jogava era diferente dos meus amigos, quando chega minha vezes tinha que ficar pausando game pra configurar controle kkkkk coisa que não fazia com controle semelhantes de mega drive de 6 botões, já que configuração e padrão de arcade ^^ ps2: ótima analise ^^
Ok... Vamos lá... A versão Mega foi realmente um versão que, ao mesmo tempo impressiona, mas ao mesmo tempo decepciona. Mas isso acontece por vários fatores: 1) A Capcom não conseguia demonstrar devida competência para trabalhar com o hardware do Mega (muito devido a adesão tardia à produção de jogo para a plataforma), podendo ser notado em vários jogos (houve-se relato que os slowdowns de Megaman: The Wily Wars poderiam ter sido evitados com uma programação melhor); 2) A Capcom estava trabalhando na produção de duas versões de SSF2 ao mesmo tempo: Uma para o Mega e outra para o SNES, o que é diferente do que temos hoje, onde se faz o jogo usando uma única engine multi-plataforma, programando o jogo unicamente para essa engine, e somente optimizar a performance para cada sistema. Cada versão do jogo foi criado ao mesmo tempo e em separado para usar a programação de cada sistema (seria como fazer dois jogos em separado... como fazer o mesmo trabalho duas vezes ao mesmo tempo) e, como a Capcom trabalha com o hardware do Super NES à mais tempo, a empresa conseguiria extrair resultados melhores no SNES do que no Mega. Foi um caso diferente com Special Champion Edition, onde teve uma produção dedicada, além de ter sido adiada para refinamento. Pense como o que aconteceu com Sonic Heroes, onde o jogo foi feito em uma engine multi-plataforma, mas a versão PS2 veio com a pior performance, (com 30fps), mas o programadores disseram em entrevista que se tivesse feito uma versão do jogo específica para o PS2, seria possível entregar o jogo com a mesma performance que nos outros sistemas. Eu penso que se as produções de Street Fighter II e Super tivessem sido licenciadas para a Sega produzir, assim como Ghouls 'n Ghosts e Strider, o resultado poderia ter sido beeeeem melhor, pois teria um time dedicado para essa versão, e com experiência de se tirar melhor proveito da capacidade do hardware; 3) O problema com a qualidade das vozes do Mega Drive existia desde sempre... Tanto que o jogo Puyo Puyo 2 de Mega oferecia duas opções de vozes: Vozes roucas, mas sem corte nas músicas, ou vozes nítidas, mas com cortes nas músicas (para comparação, na versão Arcade de Puyo Puyo 2, que roda em uma versão modificada da placa de Mega Drive, as vozes rodam nítidas e sem corte de música). Tomando como base o que acontece em Puyo Puyo 2, todos os jogos de Mega que tem vozes digitalizadas seguem esses dois casos. Muitos achavam que era uma limitação do console, mas foi o usuário Stef do fórum Sega-16 quem descobriu, anos mais tarde, que se tratava de um bug no driver do chip Z80, e que, com um novo driver, era possível oferecer vozes mais nítidas e sem corte de música nos jogos de Mega Drive (fonte: www.sega-16.com/forum/showthread.php?28376). Portanto, se hoje se tem esses hacks que corrigem as falhas de alguns jogos, oferecendo vozes mais nítidas nos jogos de Mega, isso tudo foi graças a contribuição ímpar de Stef. Imagine se tivesse como pegar esse driver do Stef e jogar em uma máquina do tempo para entregar para a Sega no começo da vida útil do Mega para que esses drivers pudessem ter feito parte do primeiro kit de desenvolvimento... O problema da perda de planos de parallax no Mega Drive é devido número de planos que o Mega pode trabalhar. Ele tem duas camadas de planos de cenários, e mais a camada para sprites. Em teoria, o Mega pode trabalhar com um plano principal (plano de frente), um plano secundário (plano de fundo), e os personagens. Então é impossível oferecer mais do que um plano de fundo que se move independente do plano principal. Porém, é possível usar truques para poder dar a impressão que existem mais planos separados do que o que o aparelho consegue entregar, como fazer linhas horizontais de determinados planos correrem em velocidades diferentes (usado no piso de cada cenário, onde dá a impressão que o chão tem um efeito 3D). Além disso, é possível configurar cada layer entre dois níveis de prioridades, determinando qual elemento fica na frente e quem fica atrás. Por exemplo, em Green Hill em Sonic 1, tem as sprites, onde o HUD também é composto por sprites e tem prioridade sobre as demais sprites, tem o plano de frente, que é composto pela área do chão (alguns elementos desse plano tem prioridades de aparecerem a frente das sprites, como algumas palmeiras e totens), e o plano de fundo, onde as partes mais altas desse cenário se movem com maior velocidade do que a partes mais baixas, dando a impressão que se tem mais planos de fundo se movendo independentemente. Um emulador que é bom para poder "brincar" e ver como as camadas são montadas é o emulador Gens/GS r7, que tem uma opção nos plugins que permite desabilitar as camadas individualmente, e até inverter as prioridades das camadas. Sobre o cartucho de Mega ter 40 Mega e o de SNES 32 Mega, eu irei especular, então tratem como um "eu acho...": Acredito que alguns dos dados da versão para SNES estejam compactados, fazendo o jogo usar menos armazenamento, mas necessitando descompactar certas informações quando necessário. Vale lembrar que o SNES trabalha com samples, e esses samples precisam ser alocados na memória para serem usados, enquanto Mega Drive tem o chip Yamaha, onde o próprio chip produz os sons por meio de instruções. Então devo supor que a maioria desses dados compactados sejam de sons e, por isso, a perda do narrador falando "Round 1, Fight": Falta de espaço para guardar todos os sons, e precisavam cortar alguma coisa. Então a diferença de 8 Mega pode ser explicado devido aos dados que algumas informações podem não estarem compactados no Mega, e no SNES estejam sim compactados. Não estou dizendo que não existam dados compactados no Mega, pois dados compactados podem existir na versão Mega, mas no SNES pode ter bem mais. Outra coisa a se notar é que a versão para Mega Drive usa o sistema de Bank Switching, uma vez que o sistema possui uma limitação de quanto de ROM pode ser enxergado. Infelizmente Super Street Fighter II foi o único jogo oficial de Mega Drive a suar o Bank Switching. Sobre usar os botões L e R: Eu mesmo configurava os botões para colocar os ataques médios no L e R, e ignorava o uso desses botões, jogando usando apenas os botões fracos e fortes no melhor estilo SNK. Mas depois fui vendo o quão boba e burra era minha decisão, pois 1) Os botões médios traziam ferramentas que podiam ser usadas de forma útil no jogo e 2) Era mais fácil haver situações que precisasse "farofar" os botões médios, e os botões "de frente" são muito mais fácil de serem "farofados" do que o L e R. Além disso, Os ataques fortes possuem recuperação muito mais lenta do que os médios, se adequando ao melhor a natureza do L e R. Mas só fui treinar esse costume de fato em Capcom VS SNK 2 de Dreamcast, onde, com alguns personagens, a força do botão usado altera o ângulo de alguns dos golpes (Eagle, Geese, Yamazaki, etc...). Então, usar o controle de SNES vai depender de se acostumar em usar o L e R na configuração "de fábrica" (mas devo confessar que, pelo padrão dos jogos de hoje, não gosto de pegar Soco Forte no R1 e Chute Forte no R2... Nesses casos, tenho que colocar o Soco Forte no L1 e o Chute Forte no R1, como colocar os 3 de Soco no L2 e os 3 de Chute no R2). As músicas no Mega ficaram realmente muito ruins... Não reflete o que foi entregue anteriormente no Special Champion Edition. Antes se tivessem chamado o Yuzo Koshiro para fazer o port das músicas da versão de Mega (sonho)... Essa discrepância em relação as música pode ser, de novo, reflexo dessa versão não ter dito uma produção dedicada... Sobre usar o controle de 3 Botões no Mega: Foi uma solução para a época, onde o controle de 3 Botões era o padrão, e o de 6 botões só viria incluso no modelo 2 do Mega (Mega Drive 3 por aqui, Mega Drive 2 / Sega Genesis 2 lá fora). Aliás, essa também foi a solução adotada pela NEC na incrível versão de Champion Edition de PC Engine quando usado o controle padrão do aparelho, que se tem uma experiência ainda pior que a do Mega devido a como os botões estão dispostos. Hoje, eu penso que usar o controle de 3 Botões seria o equivalente a um "Hard Mode" para aqueles que querem um desafio. Tanto que o Desk fez um vídeo à um tempo atrás exibindo combos usando o controle de 3 Botões em Special Champion Edition meio como um desafio à ele mesmo e, vendo esse vídeo, fico meio que motivado à tentar a jogar o jogo com 3 Botões: th-cam.com/video/5p314PBZtl4/w-d-xo.html No final das contas, se houvesse devida dedicação, a versão Mega de Super Street Fighter II teria sido entregue em um produto final muito superior do que essa que foi lançada oficialmente. Vale lembrar que o Super Street Fighter II de Mega apareceu no Virtual Console do Wii, mesmo tendo a versão Super NES disponível antes. O diferencial é que essa versão do Mega para VC tinha opção de jogo online... enquanto o online do Wii estava ativo... ¬_¬ Mas graças a magia das "modificações", é possível reativar o online do Wii (Exemplo: th-cam.com/video/9NUxtxd-QlU/w-d-xo.html). Ah... O Street Fighter II' Turbo de SNES também tem como colocar 10 estrelas de velocidade para o Modo Turbo no Super NES, mas essas 10 estrelas só estão disponível via código. Enquanto no Street Fighter II': Special Champion Edition de Mega, as 10 estrelas já vem habilitadas por padrão para o Modo Hyper, e pode ser habilitado 5 estrelas para o Modo Champion via código. Um abraço para o Adriano, que te passou as infos sobre as músicas diferentes do Super NES. ^_^
Tio Jhon ótimo vídeo. Esse vídeo deve ter dado muito trabalho pra fazer. Realmente a versão Champion o som no Mega remete mais ao som do arcade, isso se deve ao fato de serem chips baseados em sintetizadores de áudio da própria Yamaha se não me engano. Já no caso da Super Street a máquina usa o chip Q-Sound e acredito que o chip de áudio do Super Nintendo seja mais fácil de reproduzir um som que se assemelhe melhor ao Q-Sound. Eu também acho a versão Snes melhor e foi a que eu joguei na época. Hoje tenho um Mega Drive e estou conhecendo os jogos dele e gostei muito da Super Street nele. Depois de conhecer a versão Champion do Mega não jogo mais a do Snes. Grande Mega Drive, console maravilhoso que estou tendo a oportunidade de conhecer. Like merecido mais uma vez no vídeo.
cara eu era nintendista depois que comprei um mega . minha opiniao mudou drasticamente . mas ainda gosto muito da nintendo principalmente do snes e n64
@@kaiquedeoliveira2624 Acho que a questão não é ser nintendista, eu não conhecia o Mega Drive, não tive a oportunidade de jogar na época e depois dos 30 adquiri um por causa dos jogos. É um console excelente. Acredito que não deveria existir isso de ser Ista. O que eu prefiro são jogos bons para jogar. Existe um pessoal que defendem um dos lados e perdem a oportunidade de jogar jogos excelentes.
@@salomao5453 cara tbn nao sou nem um nem outro mas eu gostava de mais do snes e achava a nintendo a melhor da historia por isso disse a vc q era nintendista . mas tive a mesma historia q voce tambem sempre ouvi falar bem do genesis e ai bateu a curiosidade e comprei e foi amor a primeira vista. hoje os 2 consoles q tenho sao sega um mega e um master . so alegria
Puxa, Tio! Excelente analise! Mas você foi é bastante simpático ao Mega. Pra mim está absolutamente claro desde o primeiro bater de olhos que a do Snes é bem melhor. A chance que se abre ao Mega pra colocá-o ao lado pra comparação é pura nostalgia de quem gosta da Sega. Mas respeito! Nada mais gostoso que uma boa nostalgia!
4:20 - Não são "diversas camadas de paralax". Tirando o fundo, a unica camada a menos no Mega Drive é a do castelo ao fundo que está colando na "parece" a frente.
Mega Drive mesmo com "8 MEGAS A MAIS" ainda toma uma surra do Super Nintendo. Cenários, sons e tudo. Aquele som rouco do Mega Drive e as cores borradas são horríveis. A jogabilidade acho a do Mega Drive um "pouco" melhor mas nada que seja tão superior.
E é aí que pegamos a falha da Capcom na parte de escolha, doatribuicao de cores, tiles, dither, e driver de som do Mega Drive, a versão do Lord Hyriu por exemplo melhora consideravelmente a parte gráfica, e a correção do driver pcm do Stef, lembrando que mesmo com as melhorias a ROM tem o mesmo tamanho do original. Como o Tio Jhon mesmo resalra no vídeo, essa é a prova da falha da Capcom nesses quesitos.
@@BarbudimGamer mas será que essa tecnologia tinha como aplicar?? A paleta de cores do Mega Drive são 64 simultâneas e o som é fraco demais. Você vê o esforço da Capcom que em todas as Street Fighters do Mega Drive tem muito mais memória que as versões do Super Nintendo. Hoje em dia temos recursos infinitamente melhores na parte de computação. O que se faz hoje antigamente não conseguia.
@@leonardo1689 Acredito que tudo que foi feito agora na parte de tiles e distribuição de cores e dither era possível ter feito na época, talvez não a correção do driver de som, mas tem diversos exemplos de jogos com boa qualidade sonora na época no mega drive, mas tem que se levar em consideração o tempo também que tiveram pra fazer o Port, e é muito provável que o console base para este jogo em questão era o SNES. Assim como algumas coisas poderiam ser melhores no SNES e outros jogos da época provaram isso.
Ótima análise. Concordo basicamente em tudo. Nos gráficos, ligeira vantagem para o Snes; na trilha sonora, ampla vantagem ao Snes, pelas músicas. As vozes são bem parecidas; na jogabilidade, pra mim ligeira vantagem ao Mega, pelo controle de seis botões. É mais cômodo. Embora depois de um tempo, o modelo do Snes também fique perfeitamente jogável, questão de costume(mas o do Mega continua sendo mais cômodo)... Enfim, concordo com o veredito. Ambas as versões são excelentes, mas a do Snes ganha... Independentemente, Street Fighter é a melhor franquia de jogo de luta👊🎮 Ótimo vídeo!
Obrigado por esse vídeo, eu consegui voltar lá pros meus 10 anos quando comprei o cartucho do Super Street Fighter II no Mega. Foi uma das maiores febres aqui em casa, assistindo isso me trouxe uma alegria imensa de um tempo muito feliz, onde era só sentar na frente da TV, mandar uns hadoukens e esperar alguém dar bronca que o videogame ia estragar a TV kkkk
Qual versão é a melhor nestas comparações é o que menos importa, o que de fato importa é a riqueza de informações contida no vídeo, ao comparar as versões você faz uma analise muito minuciosa e mostra detalhes que passam despercebido. Eu adorei este formato de vídeo e espero que você continue comparando.
Muito obrigado meu amigo, a comparação é apenas uma brincadeira. Eu adoro os dois jogos e fico feliz de saber que você entendeu a real intenção do vídeo, que é apenas de despertar a curiosidade e estimular as pessoas à jogarem as duas versões. Um grande abraço
Too Jhon será que você pode fazer comparativo entre as versoes originais e as melhoradas pelo lord hiryu e pyron. Até hoje espero você mostrar essas diferenças
Nós com 11 anos: Queríamos apenas soltar hadoukens enchendo os dedos de bolhas. Nós com 40 anos: Queremos saber os detalhes técnicos que diferenciam as versões rsrs
Video muito top, vai ter review de jogos do Master também? Existem jogos no Master que nenhum outro console de 16 bits lançou como Monica no castelo do dragão (Wonder Boy), dentre outos que são fantásticos no Master. Valeu!!
Gosto das duas versões. As únicas diferenças práticas que eu vejo são a jogabilidade, e o fato de que no Mega Drive, algumas músicas estão em um tom diferente daquilo que você está acostumado, como por exemplo a música de seleção de personagens.
Tio, eu vi a comparação da Globo, mas nada como ter um apresentador falando falando sobre as diferenças. Valeu por mais esse grande vídeo que faz minha alegria ✌️ Pelo amor de São Bison, da Tailândia, nunca mude seu estilo de narrar :)
24:10 Os sons de acerto no Snes realmente são estranhos, fora que o som do jogo todo roda bem abafado, pra evitar vozes roucas. Mas tem um detalhe no Snes q se manteve e ficou fora do Mega que são os sons de disparo de magias. Parece um som de tiro igual dos Megaman X. Tem no arcade tbm.
Tenho Super Nintendo desde 1992 e jogo até hoje, jogava muito Mega Drive, Sega CD, Sega Saturn na casa de um amigo de escola que por anos trabalhava em uma locadora. O chefe deixava ele levar jogos e consoles para casa no fim de semana que não eram alugados. Me parece que a Sega se adequava a um público mais jovem, enquanto a Nintendo um público mais maduro. Estava acostumado à jogabilidade do SNes, a gente literalmente suava para dar magias, golpes especiais, fazia bolha nos dedos. Quando chegava para jogar games da Sega detonava meu colega, até "segurava" um pouco pois ficava chato ele me receber lá, os irmãos, pais, a mãe fazia lanchinho, foram anos muito felizes de grandes amizades, fora que conheci vários jogos perto do lançamento e consoles por conta disso. A Nintendo sempre teve uma dificuldade superior, que acabava se tornando mais frustrante, prefiro a jogabilidade do Mega, é mais prazeiroso, flui melhor por ser um pouco mais fácil. Tinha até aquele logo em propagandas da Nintendo "The best play here", era para um público mais adulto mesmo, sem ofensa, meninos, kkk!!!!
46:30 - Na verdade a versao de Snes tbm poderia ter melhorias. Mas nao tem ninguem empenhado em fazer isso. Alguem poderia adicionar as vozes faltantes, trocar as vozes aceleradas e curtas que foram usadas pra economizar memoria. Poderiam colocar detalhes q sumiram dos cenarios, como a agua se mexendo e brilhando na fase do Blanka, adicionar o sangue nas imagens de final de luta. E principalmente adicionar os frames cortados do Ryu na abertura.
Muito boa analize Tio Jhon, as Vantagens do Megão é a música que continua cantando nas lutas, o controle de 6 do Mega deixa a jogabilidade bem melhor e a voz que tem no inicio das lutas que não tem no Super, esse último foi uma facada. As vozes nessa versão me incomoda bem menos. A diferença do Mega na jogabilidade é que TEM MENOS SLOW, até menos que no Arcade confere ai. Mais pra mim fica difícil dizer qual versão é melhor, cada uma tem qualidade e falhas que a outra não tem. Sucesso pra ti 👏👏👏
Otimo video irmão, foi uma boa analise e ponto de vista. A impressão que eu tenho é que esses 8mb "faltando" no mega, ja era a capcom sendo capcom. Pode ser que ela percebeu que dava pra ganhar uma grana a mais, só pra justificar o valor cobrado pelo jogo. Digo isso em cima da informação que vc passou, sobre o rapaz que retrabalhou a street do mega. SE fosse por limitação da maquina, ninguem poderia fazer moificação alguma, pois nao tinha o que mexe... e ele provou que não foi esse o caso. É engraçado como hj com toda a informação que temos, nós chamamos a capcom de mercenaria, pelas safadezas que ela faz, mas isso ja vem de longa data. É bom ver um fã que não fica de achismo, mas sim que mostra os fatos. Muita saude e prosperidade
@@TIOJOHNGAMESREAL Nada irmão... vc merece. Devemos ter a mesma idade, sou de 82. Vi quando chegou o saturn na locadora. Sou sincero... quando comprei meu saturn, na verdade, eu estava juntado pra pegar o play, pois como vc sabe, nois BR sempre fomos cosumidores das merdas americanas... entao o que conheciamos de jogos pra saturn, eram aquelas bombas. Tudo bem que demos sorte e vimos jogos como Albert Odyssey, ou Dragon Force, mas pra cada um desse, tinha um jogo feito pro mercado americano. Só pra vc ter uma ideia, quando eu conheci a street zero 3, foi a versão do play americana... e fiquei muito triste por não ter pra saturn, isso era final dos anos 90. Vc sabe que naquela epoca, não tinha um google pra nois tirar aquela duvida marota, aí lá pra 2003, eu estava no centro de SP e vi em uma banca "alternativa" mas muito bem equipada o cara testando a zero 3 num saturn... e vixi, quase chorei, hahaha. O cara só tinha armamento pesado, sakura wars 1 e 2, Lunar 1 e 2, grandia, Macross, Dragon Force 2, Princess Crown, só pauleira. Acho que passei uns 6 meses visitando o cara. Foi aí que eu vi a moral do saturn... e infelizmente vou morrer com essa duvida, mas será que todos os jogos que fossem lançados pro play, tivesse uma versao pro saturn, ele teria sido a "vergonha" que foi? Olha... estou mais cancelando inscrição no YT do que o contrario, a coisa ta feia... o que tem de pseudo-perito em jogos, tá dando ate nojo. Mas gostei do seu trabalho e vc tem o meu respeito e minha inscrição. Não gosto de lives, mas vou ficar de olho no seu trabalho. Muita saude e deculpe a biblia.
Podem comparar como for,na hora de jogar a versão do mega e superior e muito,tá muito fiel a versão do arcade,haaa e a versão de SNES é muito fácil,mesmo no nível 8 vc zera sem dificuldade alguma,no mega a dificuldade vai se adaptando conforme vc vai vencendo lutadores,na prática a versão do mega ganha com sobra!!
Show o video, mas eu gosto de qualquer versão baseando-se em street figther.. eu adoraria que o pessoal agora com essa hora de homebrew trabalha-se naquela versão de Street Fighter 2 turbo, aquela versão que tem a barra de especial aquela versão o pessoal se quiser consegue trazer tranquilo na homebrew. Bom agora sobre sua opinião eu respeito porém vale ressaltar que as versões do mega estão sendo mexidas por que o pessoal que mexe com esse tipo de coisas tem as ferramentas em mãos com muito mais fácil acesso , vamos dizer bem otimizado e bem destravado para o Megão, no Snes não se tem versões mexidas ou melhoras por que ao meu ponto de vista ainda não descobriram algo como homebrew para SNEs, pois quando tiver um SDK para SNES pode certeza que vai aparecer muitas coisas mexida também por que se não fosse por isso também não surgiria as hacks com melhorias significantes para o SNES , só pegar o Stre Fighter 0 que mexeram e tiraram aquele load maldito que tinha então sim ,eles mexem tamém só não tem o programa necessário para isso ainda. Meu ponto de vista.
Grande tio John. Cara pelo que acompanho desde a época... Parece que a memória a mais no cartucho foi consumida pela grande quantidade de vozes no game do mega e melhoria também em relação ao primeiro jogo pra não ficar tão rouco. O snes consegue utilizar menos memória no cartucho e com muitos detalhes. Uma analogia faço a comparacao com antigos formatos de video como o rvmb que precisavam de grande quantidade de megas no arquivo para ter uma boa qualidade de vídeo e áudio ....diferente do formato MP4 por exemplo mais moderno
Talvez, mas as vozes da versão de Mega são bem ruins... Acredito que a memória a mais foi gasta em detalhes nos cenários, na abertura e nos finais, como mostrado no video
Tive o primeiro contato do primeiro Street Fighter nos Fliperamas por volta dos anos de 1991, 1 anos depois eu ganhei o meu primeiro Mega Drive, antes eu tinha o Atari. A versão do Street Fighter do Mega Drive pra mim é o melhor e nostálgico demais.
Pow. Jogava com todas as 8 estrelas do super Street de Dreamcast. Nao sei se era tão rápido quanto as 10 do mega drive, mas o jogo ficava muito maneiro.
Eu gosto de videos de comparacao, para mim eh so diversao porque eu pessoalmente na epoca que tinha MegaDrive jogava nele, quando tinha snes jogava no mesmo, mas apos disso tendo a disposicao emuladores e versoes sendo relancadas eu nao tenho estomago pra voltar e jogar as versoes para consoles de 16 bits sendo bem inferiores as versoes do Arcade. Mas isso eh minha opiniao pessoal. Muito legal o video.
Pra mim os melhores foram = Final do Zangief: Mega Drive / Final do Ryu: Mega Drive / Final do Dhalsim: Mega Drive / Final da Cammy: Mega Drive - Cadê os finais dos outros restantes? / Gráficos: Mega Drive / Som do Ryu: Mega Drive / Som do Fei Long: SNES / Som da Cammy: SNES / Som do Guile: SNES - Cadê os sons dos outros lutadores? / Efeitos Sonoros: Mega Drive / Jogabilidade: Mega Drive / Modo de Jogo: Mega Drive / Controle de Mega Drive: 6 botões
Salve Tio Jhon se fosse ser feita a comparação da versão hack do lord Hinryu do Super Street Fighter 2 do mega com a versão do super Nintendo acho que perderia bem pouco.....caraca esses controles de 6 botões na época pagava 15 reais numa feira daqui, era perfeito pra jogos como Street Fighter e Mortal Kombat. Top esse vídeo Steet Fighter pai dos jogos de luta
Legal o video, eu concordo que a versão do SNES é melhor que a do mega, inclusive eu tenho as 2 originais. Tio John, se me permite uma crítica construtiva, seria interessante que vc tentasse não ser tão redundante nas coisas que vc fala! há momentos em que vc fala a mesma coisa umas 3, 4 vezes, e talvez isso torne o video mais longo do que ele poderia ser... No mais, adoro seus videos e curto o conteúdo, pois sou retro gamer e tb possuo algumas coisas legais na minha "coleção", se é que posso chamar assim... um abraço e muito sucesso!
@@TIOJOHNGAMESREAL Tranquilo, mano... falei pro seu bem mesmo, me amarro nesse tipo de conteúdo, sempre assisto vários canais, como esse seu, o "vc decide" entre outros... e em inglês tb, como o Console Wars e SNES Drunk, por exemplo! tmj!
Vivi para ver alguém dizer que paralaxe é mais importante que ter todos os finais do jogo e que eliminar dois botões de jogabilidade colocando na parte de cima do SNES não faz diferença na jogabilidade.
As duas versões são muito boas. ☺ Entretanto, o que o MD perde em quantidade de cores, ganha com elas mais vibrantes em relação ao jogo do SNES com cores mais "lavadas".
Boa analise tio jhon. Gostei do seu argumento sobre os controle do mega. Porque alguns puxa-saco da Nintendo, como o angry videogame nerd, consideram o controle do mega so sendo aquele de 3 botoes. Eu sou fa da sega, mas realmente a versão do snes e melhor. Foi bem mais trabalhada. A unica coisa boa da do mega e os finais e a musica da luta q nao para entre os rounds.
Sim, o controle de 3 botões era o padrão anterior ao Street Fighter 2. Depois dele, esse controle vinha na caixa de todos os Mega Drives comprados. Não há porque dizer que o padrão era o de 3 botões
Super Nintendo destruiu a versão do Mega Drive. Tive um Mega Drive nessa época e sabia que 99% as versões do Super Nintendo era infinitamente melhores. Cores, Som, Gráficos.
Se eu não me engano tinha um modo no mega drive em que era possível enfrentar todos os oponentes no modo arcade , já no super Nintendo não me lembro desse modo.
Tenho os dois games originais (Super Famicom e Mega Drive Tectoy) e Realmente também acho que a do SNES é tecnicamente melhor, mas como na época tive Mega Drive, o nostalgia fala mais alto. Também tem um detalhe importante que no livro A Guerra dos consoles, o pessoal da Sega alega que a Nintendo sempre exigia as melhores equipes de desenvolvimento das empresas para fazer os jogos para seus consoles. Imagino eu que a versão de Mega Drive não deve ter sido feita pelos melhores desenvolvedores da Capcom. Por exemplo, o SF 2 foi desenvolvido por uma equipe terceirizada e deu uma treta grande com a Sega na época, inclusive adiamento no lançamento. Ótima análise!!!
Aversão do Hyper Street Fighter do Snes tinha 4 estrelas, porém se vc fizesse um comando ela aumentaria para 10 estrelas. Eu jogava na velocidade de 6 estrelas.
A qualidade no áudio e visual do Snes ficaram melhores. As vozes do mega são bem roucas porém os efeitos sonoros no mega são bem melhores e sempre me incomodaram no snes, parece q estamos batendo em latas 😅 muito bem observado por vc. No geral as duas versões perdem e muito pra do arcade mas são duas versões bem jogáveis. Prefiro jogar no mega por causa da Jogabilidade e por ter a opção do modo Expert, curto d+ até hj zerar o jogo no hardest contra os 16 personagens
Lembrete: Como toda análise do canal, elas se tratam de expressar a OPINIÃO EXCLUSIVA DO JOHN, só porque a versão X venceu e Y perdeu, não significa que é a verdade absoluta. Isso serve de incentivo a buscar conhecer ambas versões apresentadas e jogá-las (seja do console real ou emulado) e a nós, tirar-mos as próprias conclusões. Então não vamos brigar nos comentários, chegar com xingamentos( ao Tio John e aos outros) e sim, discutir de forma educada as suas opiniões, certo?
Caso venham com xingamentos, vai ter o comentário removido e será banido do Canal!
Obrigado Natan
@@TIOJOHNGAMESREAL concordo. pergunta ele é uma dos administradores do canal tambem?
Tem como banir de canal do youtube? Excluir comentário? Desde quando isso? Nunca ouvi falar desse viagem, pra mim isso é "lero lero".
@@felipemalhame Tem sim.Moderadores podem excluir comentários
@@natansilva1506 eu nunca tive comentário excluído, até porquê, não trato as pessoas de forma que não gostaria de ser tratado, mas você não acredita que seria uma maneira de velar o direito de expressão? É mais vantagem o banimento(se possível) pois o estrago já foi feito.
Mas resumindo, esse tipo de comentário eu não vejo como construtivo, ameaça desse tipo só é bom quando a situação exige, e aqui eu nunca vi a galera sendo ignorante, bem pelo contrário, só tenho elogios a vocês.
Parabéns pelo trabalho/diversão.
Uma vez ouvi um comentário do Canal Cogumelando games, muito lucido sobre essa comparação:
"Videogame no Brasil antigamente era algo muito caro e difícil de conseguir. Falar mal de Mega Drive ou Super Nintendo de alguém era praticamente desmerecer o esforço daquele que o presenteou com tanto carinho "
Hoje analisamos questões técnicas, mas na época o que valia era o amor por aquele console disponível
Ótimo vídeo John, mas só 3 adendos, 1- o controle de 3 botões do Mega sempre foi o padrão, pois mesmo depois da chegada do controle de 6 botões muitos consoles vinham com o de 3 botões sim e tiveram bundles com o de 3 botões também, além dos bundles com 1 controle de 6 botões e outro de 3 botões, era muito raro ir na casa de alguém que tinha 2 controles de 6 botões, então padrão por padrão o de Snes pelo menos tinha um padrão jogável diferente do Mega e não sei em qual época você disse que pagou barato no controle do mega pois na minha região era caro.
2 - Outra coisa é que teve um bundle super raro do super famicom que acompanhava o controle preto da Hori com 6 botões em linha(um amigo japones tinha, SÓ ELE kkk) e aqui mesmo no Brasil e também no Paraguai eles modificavam a caixa tirando os controle originais e vendiam com controles paralelos kkk e alguns vinham com esse controle de 6 botões (sei que não deve ser levado em consideração por não ser oficial só estou informando uma curiosidade da época)
3 - Se achou a trilha sonora no Mega ruim deveria ter falado que depende em qual mega estava jogando nos anos 90, pois se fosse no mega drive 1 a trilha era ruim mas se fosse no mega drive 2 ou 3 a musica era tenebrosamente horrível kkkk.
parabéns pelo conteúdo amigo.
Muito obrigado pela presença Don Juanito, esse do controle da Hori, nunca tinha ouvido falar que teve Bundles que o incluíram na caixa do Snes, muito obrigado pela informação, mas os consoles que ainda saíram, por pouquíssimo tempo, ainda com o controle de 3 botões, segundo eu percebi na época, eram praticamente pontas de estoque. Incluíam algum jogo famoso, como Sonic 2 e embalavam na caixa junto. Existiu realmente alguns modelos que ainda vieram com o controle de 3 botões, mas foi por pouquíssimo tempo, se não me falha a memória. Praticamente todos os modelos de Mega e até Master System (um pouco mais tarde), passaram à vir com o controle de 6 botões. Aqui no RJ, era difícil ainda ver alguém com o controle de 3 botões, depois de Street Fighter 2 Champion Edition do Mega, porque era realmente barato e tinha em lojas e em camelôs por toda parte... Na época paguei 15 reais por um controle de 6 botões japonês, importado do Paraguai, do meu amigo Sonicmario50. Era bem barato, mas não lembro se era clone do original, mas era muito perfeito. Muito melhor que os modelos paralelos que vemos hoje que são de baixíssima qualidade...
As músicas deste jogo, na versão de Mega são bem ruins pra mim também...
Grande abraço meu querido, tamo junto
@@TIOJOHNGAMESREAL acredito que eram piratas sim, mas não é demérito não, naquela época os controles piratas tinham ótima qualidade facilmente confundíveis com os originais, tanto os de mega quanto os de Snes, diferente dos que vemos hoje em dia
@@vanderleihomemdebem6811 Você com certeza está completamente enganado. À partir do final de 1993, TODOS os modelos de Mega Drive 3, TODOS. Nacionais ou internacionais, vinham com o controle de 6 botões.
@@vanderleihomemdebem6811 Troféu fezes pra você !!
@@TIOJOHNGAMESREAL complementando sua resposta, após o lançamento do joystick de 6 botões, motivado pelo SF2CE. Passaram a ter os bundles com dois controles de 6 botões (versões SF2CE, MK2, MK3, Virtua Racing, FIFA internacional Soccer, FIFA 95, e show do milhão).
Os bundles com um joystick de 3 botões(Sonic 2, 6 Pak, 10 jogos) continuaram a serem oferecidos como uma alternativa mais barata. Iria da condição/opção de cada um ter um ou outro. No meu caso, ganhei o bundle do Sonic 2 e na semana seguinte já estava comprando o joystick de 6 botões na casa&vídeo.
Esse joystick era bem acessível e de preço justo na época.
Na minha opinião, quem diz que o controle de 3 botões sempre foi padrão, é um equívoco ou uma forma deturpada de dizer que o snes tinha a vantagem dos controles na época.
Adicionalmente, parabéns pelo comparativo. Vejo um jogo mais bonito no snes mas a jogabilidade matadora do Mega me faz preferir este. Um abraço!
Boa, tio! Reconheço a superioridade da versão do Snes de modo geral, mas fico com a do Mega pelo controle e pelas músicas não reiniciarem, pois isso me irrita um pouco (inclusive no Fighters Megamix do Saturn isso acontece e me incomoda bastante 😅). E valeu aí pela homenagem! ✌🏻🤣
Hahaha.. Sou seu fã Filipe, muito obrigado pelo carinho de sua amizade, um grande abraço 😎👍
Fighters Megamix na verdade foi um x-salada dos jogos Virtua Fighter 2 com Fighting Megamix misturando com alguns elementos de Virtua Fighter 3, mas qdo os pessoal desenvolveram esse jogo não sei se fumaram ou se beberam demais e forçaram a barra colocando urso sem animação como personagem selecionável e pior, o carro do Daytona lutando. É um jogo até divertido, mas o resultado final não me agradou muito tbm. Até hoje me pergunto porque a Sega enrolou tanto na conversão de Virtua Fighter 3 pro Sega Saturn (segundo várias fontes oficiais afirmam que a AM2 chegou a desenvolver, apesar de nunca ter aparecido uma sequer imagem pela internet) pra depois o port ter parado no Dreamcast, mas saiu tão feito às pressas que quando saiu foi uma verdadeira decepção por ter saído extremamente capado comparado com a do Arcade. Claro que se a Sega tivesse permitido o lançamento de Virtua Fighter 3 no Sega Saturn, se realmente o grupo AM2 desenvolveu com kit de desenvolvimento completamente novo e exclusivo pra esse jogo no console como dizem, mesmo com todo o capricho que supostamente a AM2 estava fazendo pra no fim ser cancelado e ter parado no Dreamcast numa versão pífia (principalmente por terem terceirizado a produção na versão do Dreamcast), com certeza teria muitas perdas já que a Model 3 era o que havia de mais sofisticado na época em que Virtua Fighter 3 foi desenvolvido, porém com certeza iria elevar o Sega Saturn em um outro nível extraindo até o último poderio de todos os processadores do aparelho. Acabei desviando o foco do vídeo, pois aqui o assunto era as conversões de SSFII pra ambos os consoles (SNES vs Mega Drive), mas como vc tocou no assunto de Fighters Megamix acabei me empolgando com o assunto já que o jogo mistura todos os elementos dos outros jogos já citados acima e na época era um aperitivo pra entrada do nunca lançado Virtua Fighter 3 pro Sega Saturn, acredito que se o console tivesse vendido melhor com certeza o Dreamcast seria adiado e teria muito mais jogos que infelizmente foram cancelados pro Sega Saturn.
Conheci primeiro a versão do mega numa locadora na época, pra mim era sensacional, mesma coisa do fliperama no meu conceito de época. Contudo joguei mais a versão de Snes. Acho as duas versões sensacionais de acordo com cada potencial do console. Minha opinião é EMPATE !
Não seria Injusto dar empate, mas dessa vez, a do SNES ganhou, mas por pouco
Não foi nem tanto graças à Sega ou à Nintendo. Foi a Capcom que até hoje é uma das empresas mais foda de games que sabiam que tinham que arregaçar e tirar o melhor dos melhores, mais lucráveis e louváveis vídeo games que tinham na época. Até existiram versões melhores como PS1,2,4, mas já foi anos depois. Tanto que com a facilidade de hoje se baixar um game desse em um celular, computador ou ter a versão original do Fliper em um daqueles rapespeary com o tipo de controle que quiser por um custo relativamente baixo, ainda aqui estamos querendo saber ou convencer qual o melhor e a mulekada que não viveu os 16 bits queriam ter vivido e conhecer tais games e seus jogos.
Na versão do Mega Drive tem a opção Expert, onde enfrentamos todos os personagens do game, coisa que não foi colocado na versão do Snes.
Verdade, falha minha não ter falado disso
@@TIOJOHNGAMESREAL Não tem como dar aquela editada e corrigir isso ?
Pra mim é um grande ponto do MD ter o modo Expert.
Disso eu não sabia, muito legal, faz um tempo que não jogo Street, já tá na hora, valeu!
n sabia desse detalhe só jogo nesse modo na versão br ta escrito nível árduo rs
Estava esperando esse vídeo! Quando SSFII foi lançado, eu apenas joguei no SNes e achava uma excelente versão. No entanto, sempre tive curiosidade de conferir a versão de MD pois o cartucho era de impressionantes 40mb de memória e queria ver se de fato isso fazia diferença. Anos depois, pude conferir no emulador essa versão e acabei chegando à sua exata mesma conclusão, Tio: a versão de SNes é de fato a melhor. Mas curiosamente, me pego jogando mais a versão do MD hoje em dia do que a do SNes, ou mesmo a do arcade! Vai entender ahahah! Mais um excelente trabalho, Tio! Seus vídeos comparativos, pra mim, estão entre os melhores que há no youtube, sempre muito detalhados e chamando atenção a coisas que a maioria nem percebe. Coisa fina mesmo! Parabéns! Grande abraço!
Muito obrigado LJ, fico muito feliz de ler isso. Um elogio desses vindo de um cara como você, me sueca até sem jeito... Mas eu concordo com você, também acabo jogando sempre mais a de Mega também... Um grande abraço
O Mega faz apenas duas camadas de "cenários" no caso do cenário da Cammy usaram sprites e hbkank para criar 2 planos extras (a ponte e o fundo) foi possível especialmente nesse cenário*, grande parte dos oito megabits extras da versão do Mega foram utilizados para os samples de voz que estão na ROM em alta qualidade, mas que infelizmente o driver de som original executa com rouquidão, corrigido pelo driver de som do Steff, que não muda os arquivos de áudio, apenas os reproduz com melhor competência. ;)
O Mega só consegue colocar 16 cores por plano de cenário, já no Snes é possível 42 cores em um único plano, por isso os degradês estão presentes na versão Snes assim como a aurora boreal.
Obrigado pelas informações, mestre Oruam. Não conhecia esses termos mais técnicos. Valeu mesmo
O mega foi criado para bater o Nes já o super Nintendo foi criado para bater o mega por isso tanta superioridade na maioria dos jogos mas isso não tira o charme do mega principalmente quando utilizam todo seu poder Sonic é um exemplo de competência! E Stres of Rage tem as melhores músicas já feitas para o mega! Acredito que se a própria SEGA tivesse cuidado desse Port de Super Street Figther II teria saído um trabalho ainda melhor!
@@jaspion14 Mas o Snes movimenta 128 sprites por vblank enquanto o Mega consegue mover 80 sprites, isso mostra que a CPU do Mega é muito superior a do Snes, pois esses 80 sprites do Mega são de 16x16 pixels, enquanto os 128 do Snes são de 8x8 pixels, ou seja um quarto do tamanho apenas.
@@jaspion14 A Nintendo nunca foi de esbanjar dinheiro com hardware em seus consoles, eles procuram algo que possa ser vendido com margem de lucro, e é exatamente por isso ainda que estão no mercado de consoles.
Se a própria CAPCOM tivesse investido mais tempo no desenvolvimento do SSF2 teriam conseguido melhorar o driver de som, a composição das músicas FM e as cores dos cenários, mas acho que o prazo deles já tinha estourado e tiveram que lançar do jeito que estava.
Agora já tô vendo esse na sequência Tio John nunca enjoo de ver esses vídeos assisto de tempos em tempos Tio John na minha opinião as suas comparações são as melhores que eu achei no TH-cam você sabe analisar muito bem Tio John.
Muito obrigado Jhonatan
@@TIOJOHNGAMESREAL Só tô falando real Tio John.
Parabéns pela dissecação, vídeo definitivo.
Muito obrigado Henrique 😎👍
Nem estou mais no Facebook, mas continuo vendo o Beira em todos lugares haha
@@megaigor não fico só dentro do Face :-P
Tio John, você é o cara. Extremamente detalhado nas suas análises e sempre imparcial no sentido "fan boy" que temos muitos na internet. Para mim você fez a melhor análise Snes vs Mega de SSF II.
Na época eu tbm tinha visto muitos desses detalhes de ambas as versões, e no geral preferia a do Snes, mas a do Mega Drive é ótima e diverte a mesma coisa, hoje em dia por só ter o console Mega Drive, eu quase que só jogo essa versão, poucas vezes jogo algo no emulador do Snes.
Eu realmente acho a versão do Snes superior em quase tudo, pois a grande parte da diversão que é literalmente o jogo, músicas, efeitos sonoros, etc. no Snes ficou melhor, e o pouco que a versão do Mega supera a do Snes, acaba sendo apenas em perfumarias como finais mais trabalhados, etc.
Só faço uma ressalva, no quesito jogabilidade, ambas as versões são fluídas e tem a mesma jogabilidade, e como o controle do Mega Drive de 6 botões tem um direcional imbatível e a posição dos botões um do lado do outro, fica mais fiel ao arcade e na minha opinião bem mais prazerosa de jogar. Na versão do Snes, eu sempre inutilizava de alguma forma os botões L e R que vinham por padrão como soco e chute forte, o que p mim era um pecado e inaceitável, por isso eu alterava tudo.
Aliás eu usava uma configuração que acabei vendo em uma revista da época e uso até hoje, até mesmo p games de luta no controle do Xbox.
Usando o controle do Snes como base, eu configuro assim:
Y = soco forte
X = soco fraco
B = chute forte
A = chute fraco
L = soco médio
R = chute médio
Exatamente a configuração que eu uso até hoje.. valeu pela força amigo
10:05 - os arquivos mais pesados, sejam em videogames ou PC, são os arquivos de áudio (basta ver que um audio ocupa mais espaço do que uma foto no celular). Os 8mb extras no Mega Drive garantiram todas as vozes do narrador e dos lutadores (sem precisar acelerar algumas falas como foi no Snes, ou cortar várias completamente).
Se compararmos esse porte com o Street Fighter 2 Special Champion Edition, também do Mega, podemos notar que ele possui 4mb à mais que a Turbo Hyper Fighting do SNES e a do Mega, tem muito mais detalhes que a do SNES. MK3 possui 32mb no SNES e Mega Drive e ambas tem praticamente o mesmo conteúdo gráfico e sonoro, inclusive a maioria das vozes está intacta no Mega, perdendo só algumas. Então sim, acho que dava pra ter feito melhor no Mega Drive em SSF2
@@TIOJOHNGAMESREAL Sim. Dava pra ter saido melhor. Mas esses 8mb a mais nao estao lá a toa, estão comportando as vozes que nao tem no Snes, tanto do narrador como dos personagens novos.
que vídeo hein tio ? ainda mais falando de um dos jogos da minha vida, lembro que quando comecei a comprar os jogos lá em 2000 o street do super e do mega foram os primeiros que fui atrás, vídeo de qualidade maravilhosa, ainda mais no domingo, começar a semana assim é sem preço, parabéns pelo vídeo tio
Obrigado por nos prestigiar. Um grande abraço ✌️😉
Video muito bom Tio John Games rs, achei muito da hora, e a forma que vc comparou foi perfeita, já fiz isso com uns amigos diversas vezes e isso desde a época mesmo dos jogos aonde ficávamos a maioria da galera jogando a versão de Snes inclusive a americana pq sabíamos já dessas diferenças de falar o nome do personagem no versus na vitória. Jogávamos o de Mega as vezes devido ao ótimo Joystick de seis botões, mas na maioria das vezes era no Snes mesmo customizando os botões fica perfeito, e tbm as vezes usávamos arcades tbm, ou seja aí a versão de Snes ficava a definitiva até mesmo para os campeonatos que eram feitos nas locadoras da época, essa ideia absurda e mentirosa que a versão de Snes tem input lag pra fazer os golpes e balela de Seguista mesmo quem nem deve ser levado a sério. Uma coisa muito top mesmo no Mega Drive e a música continuar de um round para o outro, e no Snes dar aquele fadeout nas músicas de um round pra outro e bem triste, mas de boas. Eu acredito que os 8megas a mais do Mega Drive foram justamente para o jogo ficar o que ficou, pq no fim das contas sabemos que o hardware do Snes e mais potente e parrudo pra época em relação ao Mega, então de fato o Mega precisava mesmo de mais megas pra fazer um jogo decente, claro obviamente o Mega tem suas vantagens e desvantagens tbm assim como o Snes mas no geral sabemos que o Snes tem sim vantagens fora o fato de expandir nos cartuchos coisa que o Mega não tinha, e tbm os 8megas a mais ajudaram a versão de Mega Drive deixar os finais mais parecidos com a versão Arcade que realmente os finais ficaram muito bons, a abertura tbm com um pouco mais de animação. Mas e aquela coisa né, jogo de luta o que realmente importa e jogabilidade, gráficos, som e tudo no geral que a gente vê toda hora né, jogo de luta não vms jogar a abertura e final rsrs. Muito top mesmo Tio John, vídeo analise show, e olha que teve muitos outros exemplos gráficos que vc nem comentou, mas os principais vc abordou, visita meu canal lá se inscreve lá tbm pra dar uma força, tem várias jogatinas kkkk, abraço e nois.
Valeu meu amigo, muito obrigado pela força. Acho que temos impressões bem parecidas. Um grande abraço
O Game do Mega Drive, compensa bastante com a Jogabilidade é conteúdo extra, como mais vozes e finais. Tenho as duas versões mais jogo mais a de Mega drive. Após o trabalho do Pyron e outros entusiastas, cheios de melhorias que nos deixa doido pata jogar dinovo
Sempre acabo jogando mais a de Mega também
Tenho e jogo Super Nintendo desde 1992 e jogo até hoje, jogava muito Mega Drive, Sega CD, Sega Saturn na casa de um amigo de escola que por anos trabalhava em uma locadora. O chefe deixava ele levar jogos e consoles para casa no fim de semana que não eram alugados. Me parece que a Sega se adequava a um público mais jovem, enquanto a Nintendo um público mais maduro. Estava acostumado à jogabilidade do SNes, a gente literalmente suava para dar magias, golpes especiais, fazia bola nos dedos. Quando chegava para jogar games da Sega detonava meu colega, até "segurava" um pouco pois ficava chato ele me receber lá, os irmãos, pais, a mãe fazia lanchinho, não queria perder a mamata. Fora que conheci vários jogos perto do lançamento e consoles por conta disso, a Nintendo sempre teve uma dificuldade superior, que acabava se tornando mais frustrante, mais prefiro a jogabilidade do Mega, é mais prazeiroso, flui melhor por ser um pouco mais fácil. Tinha até o logo "the best play here", era para um público mais adulto mesmo, sem ofensa, meninos, kkk!!!!
Eu ganhei meu Mega Drive em 1994, SSFII foi a primeira fita que aluguei. Porém, meu Mega III era do bundle do Sonic 2, e vinha apenas com um controle de 3 botões.
Entendi, uma pena. Mas essa deve ter sido uma das últimas remessas com controles de 3 botões
Concordo com o Tio John. SNES é mesmo o melhor, inclusive é a versão que eu joga. Mas meu primo tinha a do Mega Drive por ser mais barata e nós nos divertíamos do mesmo modo. E como o próprio Tio John comentou, naquela época a gente não se ligava mto nisso não, a parada era reunir a galera e jogar!
Exatamente amigo Anselmo
Eu prefiro a do Mega , porém é notável que a versão do SNES é superior em alguns aspectos , ótima análise Tio John !
Valeu meu amigo
Tio jonh você poderia fazer também o comparativo das versões hack do mega e super NES de super street fighter 2 , seria interessante pontuar as melhorias e qual versão ficou melhor no final . Vlw 👌
😸✌️
Muito boa a análise, eu gosto mais da jogabilidade no Megadrivre justamente pela disposição dos botões semelhante ao do arcade.
Também gosto disso no Mega
Excelente vídeo,Tio John! Bom trabalho!
Obrigado lorde
@@TIOJOHNGAMESREAL Valeu. TMJ.
Excelente análise, tio John !!!
Realmente o Street Fighter foi o divisor de águas entre os controles do Mega Drive, no Virtua Racing também tem função específica os três botões de cima, onde cada botão aciona um ângulo de câmera, enquanto no de três botões, apenas o botão C vai mudando o ângulo até chegar no desejado !
Abraço!
Em Fatal Fury 2, o botão Mode serve pra provocar os inimigos
Tenho as duas versões pra mim a do mega só ganha na jogabilidade por causa do controle de 6 botão o resto pra mim do super e tudo melhor
Amanhã analisaremos as duas em detalhes 😎✌️
Melhor jogabilidade não é só pelo controle
O snes nao tem 6 botao ?
@@robertfernandes4753 no controle do mega os botões são alinhados, enquanto os botões de ombro de SNES, principalmente o esquerdo, atrapalham na jogabilidade
Perdi esse vídeo, mas ainda bem que deu pra assistir depois...rsrs
Vc é fera Tio, 47 minutos passam voando com a sua narrativa.
Futuramente queremos comparação com as versões hack.
Geral tá pedindo isso, vamos ver mais pra frente essa possibilidade, abração e obrigado pelo carinho
@@TIOJOHNGAMESREAL entendo tbm que não seja uma tarefa das mais fáceis, imagina uma comparação do Street Figther Remastered e o Street Figther Hyper Editon. Pyron já tem uma treta com Lord Hiryu, poderia ficar uma situação espinhosa.
Tem esse lado tbm pra ser analisado...
Parabéns Titio, o problema que ficou muito longo o vídeo, vou ter que ver em 2x vezes kkkk... ABS!!!
Sem problema amigo. O vídeo tinha originalmente 1h e 20m
Ótimo vídeo. Fala da versão feita recentemente de Wolfstein para o mega drive.
Vamos avaliar no futuro
Se essa pergunta fosse no início dos anos 90, época em que os dois consoles disputavam pau a pau, eu dia com certeza
Super Nintendo, mas atualmente com essas ROM Hack que fizeram pro Mega Drive, não só Street Fighter, mas também,
Mortal Kombat, principalmente Mortal Kombat Trilogi é melhor no Mega Drive.
Sim, concordo contigo
@@rodrigaoluzia01 No caso de melhoria de cores como os hacks do Pyron para SF e incrementos de elementos que faltavam como o hack de MK do Mestre Linkuei eu acho que é válido a comparação, sim. Nada está sendo feito que não poderia ter sido feito à época.
@@rodrigaoluzia01 lógico que não, todo mundo sabe que os jogos de Super Nintendo sempre foram melhores que os de Mega Drive, mas estou dizendo hoje os jogos de Mega Drive estão melhores, mas os hackers fizeram melhorias nos grandes sucessos da Nintendo também como Donkey Kong, Super Metroid, etc. Porém eles se dedicaram a melhorar mais os jogos de Mega Drive, porque estavam ruinzinhos mesmo, também porque a produção de Mega Drive ainda continua no Brasil, já a Nintendo produziu apenas o Super Nintendo mini mais como "suvenir" pra colecionadores mesmo, mas o Super Nintendo parou de então os Jogos de Super Nintendo continuam sendo maravilhoso, mas o Mega Drive está um pouco melhor hoje.
Qdo eu estou jogando, não penso em paralax ou cores no cenário. Só em descer a bolacha no infeliz q tirou meu perfect.
Mas, me ferrar pra terminar e não ver um final satisfatório, é brochante demais.
E o controle perfeito do mega nem tem oq dizer.
Pra mim, na hr de jogar, quem ganha é o mega pq o snes só ganha no som mesmo.
Mesmo assim, gostei dessa comparação. Mto bom.
Valeu meu amigo, obrigado pela presença
Excelente vídeo!!!! Com relação ao controle de 3 botões, era só a Capcom ter deixado a configuração por conta do jogador. Lembro que quando saiu o arcade SF World Warrior haviam maquinas de 3 botões que foram reaproveitadas. Normalmente tinham um soco fraco, um soco forte e um chute forte. Uma coisa que é exclusiva da versão do Mega é o modo Expert, que permite lutar contra os 16 personagens.
Sim, também imaginava isso. Mas eles inventaram uma coisa que não ficou legal
Ninguém ligava para essas diferenças na época..😂😂😂😂😅😅😅😅😅
Conserteza mano jogava no SNES achava o fliperama em casa ,mais o mega drive e top demais também
Concordo o bom era ter o jogo
Do momento e jogar muito independente da versão o bom era jogar valeu.
Comparação Legal! na época eu só percebia que no Mega tinha uma estrela a mais fora isso pra mim era tudo igual. É bom ver uma analise mais detalhada muitos anos depois
Valeu meu amigo 😁
@@TIOJOHNGAMESREAL Sua análise foi ótima! eu concordo com todos os pontos que foram apontados por você. A nostalgia que fazia eu ter na minha cabeça que era tudo igual, mas como o que importa é a diversão e o gameplay então nesse ponto ambos são idênticos. Um Abraço!
Sim, as duas são ótimas eu até tenho a do mega original, mas a análise foi técnica ✌️😎
Cara a versão do Super Nintendo era pra ser o Arcade em casa, mais pra mim não ter a voz do narrador no começo dos Rounds e a continuação das músicas é imperdoável 😅, acho que foi trauma das versões dos jogos de luta no Mega quase sempre faltarem as vozes dos narradores e dos golpes 😁, Super Nintendo melhores cores músicas lindas principalmente na versão USA, a jogabilidade no Mega eu acho um pouco melhor mais no Super é ótima também sempre consegui fazer os combos de boa, essa história de que o controle do Super Nintendo fazia bolhasnos dedos é papo de quem não sabia fazer os golpes e ficava esfregando controle que nem louco Rsrs, eu que já sabia fazer todos os golpes por causa que jogava nos Fliperamas nunca tive problema com controle do mega, mais um vídeo arrasador de bom Tio Jhon é aqueles 40 e poucos minutos que passa voando de tamanha qualidade no vídeo, eu comprava bastante revistas na época e mesmo assim aprendi muitas curiosidades nos seus vídeos e nos vídeos de outros canais retrô pois na época era criança e nem reparava muito nas diferentes pois me divertia em quase tudo, valeu Tio ✌🏻😁!!!...
Valeu meu amigo, esse aí tem pouco mais de 30 minutos dessa vez....kkkkk
Parabéns pelo vídeo tio John! Vi o vídeo a prestação de 3 x sem juros acabei agora pouco as 20:47
Hahaha... Valeu Jaspion. 😆✌️
Algumas fases do Mega Drive são muito sofríveis de se ouvir a música, pois parece até Master System.
kkkkk
Ter jogado isso na época deve ter sido mágico, imagina reunir os amigos depois da escola pra jogar??
Hahaha... Depois da escola e varando a noite também. Era um vício danado nossos pais ficavam doidos 😆
Isso quando a gente não inventava de matar aula pra jogar. kkkkk
Análise bastante coerente. As duas versões são muito boas, cada qual tendo seus detalhes que as diferenciam (seja para o lado positivo ou negativo, mas nada que comprometa demais o resultado geral). No fim das contas, eu acho que a Capcom mandou bem. São dois ports respeitáveis que, ao meu ver, atenderam as expectativas dos donos de Mega e de SNES.
Um belo vídeo, Tio John! Parabéns pela atenção aos detalhes!
Muito obrigado Sérgio. Agradeço pela sua participação meu amigo, vindo de você, é um elogio e tanto. Muito obrigado
Imaginem se a versão de SNES também tivesse 40Mb, como a versão do Mega. Seria um massacre.
Na época a Sega poderia ter lançado um port para o Sega Cd,usando o potencial do Sega Cd com certeza daria um ótimo port,no Mega drive todos os ports faltou cores e o som deixou a desejar,hoje com o trabalho dos fãs vemos claramente que a Capcom fez meio que nas coxas,mas felizmente temos amigos que estão se esforçando e trazendo melhorias em vários jogos,mostrando que na época tinha alguma coisa errada,o Mega Drive não era tão poderoso como o Super Nintendo mas tinha capacidade pra entregar jogos bem próximo,e a Sega e desenvolvedores tinha o Sega Cd pra expandir o potencial do Mega Drive,concordo Tio se vê poucas modificações para o Super Nintendo porque já saia ótimos,a Nintendo na época não brincava em serviço. Parabéns Tio Ótimo vídeo
Inclusive existiu um plano de lançar uma versão de Street Fighter 2, no Sega CD, que foi descartado. Poderia ter resolvido o problema das músicas, pelo menos
No 32x não ia ficar bom
@@TIOJOHNGAMESREAL Tio os fãs poderiam desenvolver um port para o Sega Cd,quem sabe um dia agente vê uma pérola dessa,creio que no Sega Cd poderia usar a trilha sonora original ou aquela do 3do. Parabéns Tio o vídeo de comparação foi perfeito.
@@rodrigoro8242 com certeza o Sega 32x poderia fazer um belo port,mas no Sega 32x eu queria um Street Fighter Zero 2 teria ficado ótimo um port nele.
Tio acho os 8mebits a mais no mega foram para os finais completos e as vozes extras como narrador, golpe magia do dee jay, etc, e a velocidade em si que é melhor no mega, estou editando pois esqueci de falar que a abertura do mega é mais completa em quadros, porem no geral a de snes leva
Um cara fazer um video desse tamanho de SF2
E centenas de pessoas assistindo o mesmo video inteiro...
Tem muito amor envolvido aqui!
#SF2FOREVER
💓
Só tenho uma coisa a dizer,a do super Nintendo é melhor, mais jogo mais a do mega por causa do controle de 6 botões do megão, ótima análise tio!👊😁
Verdade Nataniel, eu também acabo jogando mais a do Mega por esse motivo também
Excelente vídeo tio - Super Nintendo tem 4 Camadas de BackGrounds na Ultima é apenas 4 cor por camada no caso do Mega é 1 Background e Ambas versões são muito boa e divertidas =D
ambas são fantásticas
Fala Tioooo...da hora o vídeo show d bola...é cara...só de ligar o console c a versão do snes vc vê q é melhor num tem jeito...parece mais bem acabada...a do mega o pessoal inexplicavelmente fazia menos doq poderia, isso fica bem claro....
Nesse jogo realmente não posso discordar. Dava pra ter feito melhor mesmo
@@TIOJOHNGAMESREAL verdade...vc poderia fazer um vídeo bem polêmico tio...top 10 do mega e snes e um embate de ql tem o melhor top 10...ia ser lgl...3 vídeos...e podia fazer isso por geração
Ficou ótimo! Parabéns, Tio John!
Eu gosto mais da versão de Snes, mas em jogabilidade eu acho o Mega merecia levar por causa do modo expert e porque a versão do Mega parece ser um pouco mais rápida.
Sim, a versão do Mega realmente tem esse modo Expert à mais, mas acho isso muito pouco pra mudar o resultado final
joguei bastante ambas versões em suas época, e particularmente prefiro a versão do snes ao invés do mega drive, por causa dos detalhes gráficos e vozes (um detalhe que achei legal na versão de snes manteve o efeito de áudio ao soltar as magias) já trilha sonora achei ambas versões bem ruins,(a única musica que gosto e do ryu da versão de mega) e nem se comparam com suas versões anteriores que foram bem caprichadas pra ambas versões, (mesmo que as trilha sonora do snes do sf2 turbo não sejam iguais aos do arcades, ainda sim eram muito boas) e sobre o controle que apesar de ter me adaptado muito bem com de snes, fico com controle de mega drive de 6 botões.
ps: uso a mesma configuração nos tempos que jogava no snes ate hoje em controles com layout semelhante ao do snes, lado ruim que configuração que jogava era diferente dos meus amigos, quando chega minha vezes tinha que ficar pausando game pra configurar controle kkkkk coisa que não fazia com controle semelhantes de mega drive de 6 botões, já que configuração e padrão de arcade ^^
ps2: ótima analise ^^
Obrigado Joe, também prefiro jogar com o controle de 6 botões do Mega
Ok... Vamos lá...
A versão Mega foi realmente um versão que, ao mesmo tempo impressiona, mas ao mesmo tempo decepciona. Mas isso acontece por vários fatores:
1) A Capcom não conseguia demonstrar devida competência para trabalhar com o hardware do Mega (muito devido a adesão tardia à produção de jogo para a plataforma), podendo ser notado em vários jogos (houve-se relato que os slowdowns de Megaman: The Wily Wars poderiam ter sido evitados com uma programação melhor);
2) A Capcom estava trabalhando na produção de duas versões de SSF2 ao mesmo tempo: Uma para o Mega e outra para o SNES, o que é diferente do que temos hoje, onde se faz o jogo usando uma única engine multi-plataforma, programando o jogo unicamente para essa engine, e somente optimizar a performance para cada sistema. Cada versão do jogo foi criado ao mesmo tempo e em separado para usar a programação de cada sistema (seria como fazer dois jogos em separado... como fazer o mesmo trabalho duas vezes ao mesmo tempo) e, como a Capcom trabalha com o hardware do Super NES à mais tempo, a empresa conseguiria extrair resultados melhores no SNES do que no Mega. Foi um caso diferente com Special Champion Edition, onde teve uma produção dedicada, além de ter sido adiada para refinamento. Pense como o que aconteceu com Sonic Heroes, onde o jogo foi feito em uma engine multi-plataforma, mas a versão PS2 veio com a pior performance, (com 30fps), mas o programadores disseram em entrevista que se tivesse feito uma versão do jogo específica para o PS2, seria possível entregar o jogo com a mesma performance que nos outros sistemas. Eu penso que se as produções de Street Fighter II e Super tivessem sido licenciadas para a Sega produzir, assim como Ghouls 'n Ghosts e Strider, o resultado poderia ter sido beeeeem melhor, pois teria um time dedicado para essa versão, e com experiência de se tirar melhor proveito da capacidade do hardware;
3) O problema com a qualidade das vozes do Mega Drive existia desde sempre... Tanto que o jogo Puyo Puyo 2 de Mega oferecia duas opções de vozes: Vozes roucas, mas sem corte nas músicas, ou vozes nítidas, mas com cortes nas músicas (para comparação, na versão Arcade de Puyo Puyo 2, que roda em uma versão modificada da placa de Mega Drive, as vozes rodam nítidas e sem corte de música). Tomando como base o que acontece em Puyo Puyo 2, todos os jogos de Mega que tem vozes digitalizadas seguem esses dois casos. Muitos achavam que era uma limitação do console, mas foi o usuário Stef do fórum Sega-16 quem descobriu, anos mais tarde, que se tratava de um bug no driver do chip Z80, e que, com um novo driver, era possível oferecer vozes mais nítidas e sem corte de música nos jogos de Mega Drive (fonte: www.sega-16.com/forum/showthread.php?28376). Portanto, se hoje se tem esses hacks que corrigem as falhas de alguns jogos, oferecendo vozes mais nítidas nos jogos de Mega, isso tudo foi graças a contribuição ímpar de Stef. Imagine se tivesse como pegar esse driver do Stef e jogar em uma máquina do tempo para entregar para a Sega no começo da vida útil do Mega para que esses drivers pudessem ter feito parte do primeiro kit de desenvolvimento...
O problema da perda de planos de parallax no Mega Drive é devido número de planos que o Mega pode trabalhar. Ele tem duas camadas de planos de cenários, e mais a camada para sprites. Em teoria, o Mega pode trabalhar com um plano principal (plano de frente), um plano secundário (plano de fundo), e os personagens. Então é impossível oferecer mais do que um plano de fundo que se move independente do plano principal. Porém, é possível usar truques para poder dar a impressão que existem mais planos separados do que o que o aparelho consegue entregar, como fazer linhas horizontais de determinados planos correrem em velocidades diferentes (usado no piso de cada cenário, onde dá a impressão que o chão tem um efeito 3D). Além disso, é possível configurar cada layer entre dois níveis de prioridades, determinando qual elemento fica na frente e quem fica atrás. Por exemplo, em Green Hill em Sonic 1, tem as sprites, onde o HUD também é composto por sprites e tem prioridade sobre as demais sprites, tem o plano de frente, que é composto pela área do chão (alguns elementos desse plano tem prioridades de aparecerem a frente das sprites, como algumas palmeiras e totens), e o plano de fundo, onde as partes mais altas desse cenário se movem com maior velocidade do que a partes mais baixas, dando a impressão que se tem mais planos de fundo se movendo independentemente. Um emulador que é bom para poder "brincar" e ver como as camadas são montadas é o emulador Gens/GS r7, que tem uma opção nos plugins que permite desabilitar as camadas individualmente, e até inverter as prioridades das camadas.
Sobre o cartucho de Mega ter 40 Mega e o de SNES 32 Mega, eu irei especular, então tratem como um "eu acho...": Acredito que alguns dos dados da versão para SNES estejam compactados, fazendo o jogo usar menos armazenamento, mas necessitando descompactar certas informações quando necessário. Vale lembrar que o SNES trabalha com samples, e esses samples precisam ser alocados na memória para serem usados, enquanto Mega Drive tem o chip Yamaha, onde o próprio chip produz os sons por meio de instruções. Então devo supor que a maioria desses dados compactados sejam de sons e, por isso, a perda do narrador falando "Round 1, Fight": Falta de espaço para guardar todos os sons, e precisavam cortar alguma coisa. Então a diferença de 8 Mega pode ser explicado devido aos dados que algumas informações podem não estarem compactados no Mega, e no SNES estejam sim compactados. Não estou dizendo que não existam dados compactados no Mega, pois dados compactados podem existir na versão Mega, mas no SNES pode ter bem mais. Outra coisa a se notar é que a versão para Mega Drive usa o sistema de Bank Switching, uma vez que o sistema possui uma limitação de quanto de ROM pode ser enxergado. Infelizmente Super Street Fighter II foi o único jogo oficial de Mega Drive a suar o Bank Switching.
Sobre usar os botões L e R: Eu mesmo configurava os botões para colocar os ataques médios no L e R, e ignorava o uso desses botões, jogando usando apenas os botões fracos e fortes no melhor estilo SNK. Mas depois fui vendo o quão boba e burra era minha decisão, pois 1) Os botões médios traziam ferramentas que podiam ser usadas de forma útil no jogo e 2) Era mais fácil haver situações que precisasse "farofar" os botões médios, e os botões "de frente" são muito mais fácil de serem "farofados" do que o L e R. Além disso, Os ataques fortes possuem recuperação muito mais lenta do que os médios, se adequando ao melhor a natureza do L e R. Mas só fui treinar esse costume de fato em Capcom VS SNK 2 de Dreamcast, onde, com alguns personagens, a força do botão usado altera o ângulo de alguns dos golpes (Eagle, Geese, Yamazaki, etc...). Então, usar o controle de SNES vai depender de se acostumar em usar o L e R na configuração "de fábrica" (mas devo confessar que, pelo padrão dos jogos de hoje, não gosto de pegar Soco Forte no R1 e Chute Forte no R2... Nesses casos, tenho que colocar o Soco Forte no L1 e o Chute Forte no R1, como colocar os 3 de Soco no L2 e os 3 de Chute no R2).
As músicas no Mega ficaram realmente muito ruins... Não reflete o que foi entregue anteriormente no Special Champion Edition. Antes se tivessem chamado o Yuzo Koshiro para fazer o port das músicas da versão de Mega (sonho)... Essa discrepância em relação as música pode ser, de novo, reflexo dessa versão não ter dito uma produção dedicada...
Sobre usar o controle de 3 Botões no Mega: Foi uma solução para a época, onde o controle de 3 Botões era o padrão, e o de 6 botões só viria incluso no modelo 2 do Mega (Mega Drive 3 por aqui, Mega Drive 2 / Sega Genesis 2 lá fora). Aliás, essa também foi a solução adotada pela NEC na incrível versão de Champion Edition de PC Engine quando usado o controle padrão do aparelho, que se tem uma experiência ainda pior que a do Mega devido a como os botões estão dispostos. Hoje, eu penso que usar o controle de 3 Botões seria o equivalente a um "Hard Mode" para aqueles que querem um desafio. Tanto que o Desk fez um vídeo à um tempo atrás exibindo combos usando o controle de 3 Botões em Special Champion Edition meio como um desafio à ele mesmo e, vendo esse vídeo, fico meio que motivado à tentar a jogar o jogo com 3 Botões: th-cam.com/video/5p314PBZtl4/w-d-xo.html
No final das contas, se houvesse devida dedicação, a versão Mega de Super Street Fighter II teria sido entregue em um produto final muito superior do que essa que foi lançada oficialmente.
Vale lembrar que o Super Street Fighter II de Mega apareceu no Virtual Console do Wii, mesmo tendo a versão Super NES disponível antes. O diferencial é que essa versão do Mega para VC tinha opção de jogo online... enquanto o online do Wii estava ativo... ¬_¬ Mas graças a magia das "modificações", é possível reativar o online do Wii (Exemplo: th-cam.com/video/9NUxtxd-QlU/w-d-xo.html).
Ah... O Street Fighter II' Turbo de SNES também tem como colocar 10 estrelas de velocidade para o Modo Turbo no Super NES, mas essas 10 estrelas só estão disponível via código. Enquanto no Street Fighter II': Special Champion Edition de Mega, as 10 estrelas já vem habilitadas por padrão para o Modo Hyper, e pode ser habilitado 5 estrelas para o Modo Champion via código.
Um abraço para o Adriano, que te passou as infos sobre as músicas diferentes do Super NES. ^_^
Muito obrigado pelo comentário educado, técnico e detalhado. Nada à acrescentar, ficou excelente. Um grande abraço
Excelente análise gosto demais do seu canal ✌✌✌👍👍👍👍
Obrigado meu amigo 😁✌️
Tio Jhon ótimo vídeo. Esse vídeo deve ter dado muito trabalho pra fazer. Realmente a versão Champion o som no Mega remete mais ao som do arcade, isso se deve ao fato de serem chips baseados em sintetizadores de áudio da própria Yamaha se não me engano. Já no caso da Super Street a máquina usa o chip Q-Sound e acredito que o chip de áudio do Super Nintendo seja mais fácil de reproduzir um som que se assemelhe melhor ao Q-Sound. Eu também acho a versão Snes melhor e foi a que eu joguei na época. Hoje tenho um Mega Drive e estou conhecendo os jogos dele e gostei muito da Super Street nele. Depois de conhecer a versão Champion do Mega não jogo mais a do Snes. Grande Mega Drive, console maravilhoso que estou tendo a oportunidade de conhecer. Like merecido mais uma vez no vídeo.
Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado do vídeo. Esse deu trabalho....kkk
cara eu era nintendista depois que comprei um mega . minha opiniao mudou drasticamente . mas ainda gosto muito da nintendo principalmente do snes e n64
@@kaiquedeoliveira2624 Acho que a questão não é ser nintendista, eu não conhecia o Mega Drive, não tive a oportunidade de jogar na época e depois dos 30 adquiri um por causa dos jogos. É um console excelente. Acredito que não deveria existir isso de ser Ista. O que eu prefiro são jogos bons para jogar. Existe um pessoal que defendem um dos lados e perdem a oportunidade de jogar jogos excelentes.
@@salomao5453 cara tbn nao sou nem um nem outro mas eu gostava de mais do snes e achava a nintendo a melhor da historia por isso disse a vc q era nintendista . mas tive a mesma historia q voce tambem sempre ouvi falar bem do genesis e ai bateu a curiosidade e comprei e foi amor a primeira vista. hoje os 2 consoles q tenho sao sega um mega e um master . so alegria
Puxa, Tio! Excelente analise! Mas você foi é bastante simpático ao Mega. Pra mim está absolutamente claro desde o primeiro bater de olhos que a do Snes é bem melhor. A chance que se abre ao Mega pra colocá-o ao lado pra comparação é pura nostalgia de quem gosta da Sega. Mas respeito! Nada mais gostoso que uma boa nostalgia!
Obrigado Renan, mas tentei fazer uma análise técnica, respeitando o adversário. Um grande abraço
4:20 - Não são "diversas camadas de paralax". Tirando o fundo, a unica camada a menos no Mega Drive é a do castelo ao fundo que está colando na "parece" a frente.
Tem pelo menos 3 camadas de telas móveis na tela do Ryu no SNES. É bem visível isso
Mega Drive mesmo com "8 MEGAS A MAIS" ainda toma uma surra do Super Nintendo. Cenários, sons e tudo. Aquele som rouco do Mega Drive e as cores borradas são horríveis. A jogabilidade acho a do Mega Drive um "pouco" melhor mas nada que seja tão superior.
✌️😎
Concordo 👍
E é aí que pegamos a falha da Capcom na parte de escolha, doatribuicao de cores, tiles, dither, e driver de som do Mega Drive, a versão do Lord Hyriu por exemplo melhora consideravelmente a parte gráfica, e a correção do driver pcm do Stef, lembrando que mesmo com as melhorias a ROM tem o mesmo tamanho do original. Como o Tio Jhon mesmo resalra no vídeo, essa é a prova da falha da Capcom nesses quesitos.
@@BarbudimGamer mas será que essa tecnologia tinha como aplicar?? A paleta de cores do Mega Drive são 64 simultâneas e o som é fraco demais. Você vê o esforço da Capcom que em todas as Street Fighters do Mega Drive tem muito mais memória que as versões do Super Nintendo. Hoje em dia temos recursos infinitamente melhores na parte de computação. O que se faz hoje antigamente não conseguia.
@@leonardo1689 Acredito que tudo que foi feito agora na parte de tiles e distribuição de cores e dither era possível ter feito na época, talvez não a correção do driver de som, mas tem diversos exemplos de jogos com boa qualidade sonora na época no mega drive, mas tem que se levar em consideração o tempo também que tiveram pra fazer o Port, e é muito provável que o console base para este jogo em questão era o SNES.
Assim como algumas coisas poderiam ser melhores no SNES e outros jogos da época provaram isso.
Top TJ. Assisti até o fim.
Opa, muito obrigado meu amigo, espero que tenha gostado
Ótima análise. Concordo basicamente em tudo. Nos gráficos, ligeira vantagem para o Snes; na trilha sonora, ampla vantagem ao Snes, pelas músicas. As vozes são bem parecidas; na jogabilidade, pra mim ligeira vantagem ao Mega, pelo controle de seis botões. É mais cômodo. Embora depois de um tempo, o modelo do Snes também fique perfeitamente jogável, questão de costume(mas o do Mega continua sendo mais cômodo)...
Enfim, concordo com o veredito. Ambas as versões são excelentes, mas a do Snes ganha...
Independentemente, Street Fighter é a melhor franquia de jogo de luta👊🎮
Ótimo vídeo!
Eu adoro elas também, um grande abraço meu amigo
Obrigado por esse vídeo, eu consegui voltar lá pros meus 10 anos quando comprei o cartucho do Super Street Fighter II no Mega. Foi uma das maiores febres aqui em casa, assistindo isso me trouxe uma alegria imensa de um tempo muito feliz, onde era só sentar na frente da TV, mandar uns hadoukens e esperar alguém dar bronca que o videogame ia estragar a TV kkkk
Hehehe.. Era uma época muito feliz, pra nós que a vivemos
Qual versão é a melhor nestas comparações é o que menos importa, o que de fato importa é a riqueza de informações contida no vídeo, ao comparar as versões você faz uma analise muito minuciosa e mostra detalhes que passam despercebido. Eu adorei este formato de vídeo e espero que você continue comparando.
Muito obrigado meu amigo, a comparação é apenas uma brincadeira. Eu adoro os dois jogos e fico feliz de saber que você entendeu a real intenção do vídeo, que é apenas de despertar a curiosidade e estimular as pessoas à jogarem as duas versões. Um grande abraço
Essa parada da estrela eu não sabia, valeu pelo ensinamento.
Obrigado amigo
Too Jhon será que você pode fazer comparativo entre as versoes originais e as melhoradas pelo lord hiryu e pyron. Até hoje espero você mostrar essas diferenças
De certa forma, isso já foi feito aqui, quando falamos sobre essas versões melhoradas. Nesses vídeos eu mostro as versões originais pra comparar
Nós com 11 anos: Queríamos apenas soltar hadoukens enchendo os dedos de bolhas. Nós com 40 anos: Queremos saber os detalhes técnicos que diferenciam as versões rsrs
Nunca comprei as fitas de Mega Drive e Snes de Street fighter 2,mas tenho nos emuladores...E a jogatina é fenomenal
😎✌️
Video muito top, vai ter review de jogos do Master também? Existem jogos no Master que nenhum outro console de 16 bits lançou como Monica no castelo do dragão (Wonder Boy), dentre outos que são fantásticos no Master. Valeu!!
Vamos avaliar essa possibilidade no futuro
Gosto das duas versões.
As únicas diferenças práticas que eu vejo são a jogabilidade, e o fato de que no Mega Drive, algumas músicas estão em um tom diferente daquilo que você está acostumado, como por exemplo a música de seleção de personagens.
Também gosto muito das duas versões
Tio, eu vi a comparação da Globo, mas nada como ter um apresentador falando falando sobre as diferenças.
Valeu por mais esse grande vídeo que faz minha alegria ✌️
Pelo amor de São Bison, da Tailândia, nunca mude seu estilo de narrar :)
Hahahaha... Valeu mestre Eremita, prometo não mudar...🤣✌️
Abração irmão
24:10 Os sons de acerto no Snes realmente são estranhos, fora que o som do jogo todo roda bem abafado, pra evitar vozes roucas. Mas tem um detalhe no Snes q se manteve e ficou fora do Mega que são os sons de disparo de magias. Parece um som de tiro igual dos Megaman X. Tem no arcade tbm.
🤔
sim enquanto o Mega Draive tem o narrador falando fight o super nintendo tem o som de disparo de magias
Excelente vídeo Tio...parabéns!!!
Obrigado meu amigo
Tenho Super Nintendo desde 1992 e jogo até hoje, jogava muito Mega Drive, Sega CD, Sega Saturn na casa de um amigo de escola que por anos trabalhava em uma locadora. O chefe deixava ele levar jogos e consoles para casa no fim de semana que não eram alugados. Me parece que a Sega se adequava a um público mais jovem, enquanto a Nintendo um público mais maduro. Estava acostumado à jogabilidade do SNes, a gente literalmente suava para dar magias, golpes especiais, fazia bolha nos dedos. Quando chegava para jogar games da Sega detonava meu colega, até "segurava" um pouco pois ficava chato ele me receber lá, os irmãos, pais, a mãe fazia lanchinho, foram anos muito felizes de grandes amizades, fora que conheci vários jogos perto do lançamento e consoles por conta disso. A Nintendo sempre teve uma dificuldade superior, que acabava se tornando mais frustrante, prefiro a jogabilidade do Mega, é mais prazeiroso, flui melhor por ser um pouco mais fácil. Tinha até aquele logo em propagandas da Nintendo "The best play here", era para um público mais adulto mesmo, sem ofensa, meninos, kkk!!!!
Tamo junto irmão, tivemos experiências similares, pelo que li. Um grande abraço
46:30 - Na verdade a versao de Snes tbm poderia ter melhorias. Mas nao tem ninguem empenhado em fazer isso. Alguem poderia adicionar as vozes faltantes, trocar as vozes aceleradas e curtas que foram usadas pra economizar memoria. Poderiam colocar detalhes q sumiram dos cenarios, como a agua se mexendo e brilhando na fase do Blanka, adicionar o sangue nas imagens de final de luta. E principalmente adicionar os frames cortados do Ryu na abertura.
Verdade, poderiam. Tomara que um dia façam e obrigado por assistir o vídeo
Muito boa analize Tio Jhon, as Vantagens do Megão é a música que continua cantando nas lutas, o controle de 6 do Mega deixa a jogabilidade bem melhor e a voz que tem no inicio das lutas que não tem no Super, esse último foi uma facada. As vozes nessa versão me incomoda bem menos. A diferença do Mega na jogabilidade é que TEM MENOS SLOW, até menos que no Arcade confere ai. Mais pra mim fica difícil dizer qual versão é melhor, cada uma tem qualidade e falhas que a outra não tem. Sucesso pra ti 👏👏👏
valeu meu amigo, obrigado pela participação e por assistir
Otimo video irmão, foi uma boa analise e ponto de vista. A impressão que eu tenho é que esses 8mb "faltando" no mega, ja era a capcom sendo capcom. Pode ser que ela percebeu que dava pra ganhar uma grana a mais, só pra justificar o valor cobrado pelo jogo. Digo isso em cima da informação que vc passou, sobre o rapaz que retrabalhou a street do mega. SE fosse por limitação da maquina, ninguem poderia fazer moificação alguma, pois nao tinha o que mexe... e ele provou que não foi esse o caso. É engraçado como hj com toda a informação que temos, nós chamamos a capcom de mercenaria, pelas safadezas que ela faz, mas isso ja vem de longa data. É bom ver um fã que não fica de achismo, mas sim que mostra os fatos. Muita saude e prosperidade
Muito obrigado pelo carinho 😊
@@TIOJOHNGAMESREAL Nada irmão... vc merece. Devemos ter a mesma idade, sou de 82. Vi quando chegou o saturn na locadora. Sou sincero... quando comprei meu saturn, na verdade, eu estava juntado pra pegar o play, pois como vc sabe, nois BR sempre fomos cosumidores das merdas americanas... entao o que conheciamos de jogos pra saturn, eram aquelas bombas. Tudo bem que demos sorte e vimos jogos como Albert Odyssey, ou Dragon Force, mas pra cada um desse, tinha um jogo feito pro mercado americano. Só pra vc ter uma ideia, quando eu conheci a street zero 3, foi a versão do play americana... e fiquei muito triste por não ter pra saturn, isso era final dos anos 90. Vc sabe que naquela epoca, não tinha um google pra nois tirar aquela duvida marota, aí lá pra 2003, eu estava no centro de SP e vi em uma banca "alternativa" mas muito bem equipada o cara testando a zero 3 num saturn... e vixi, quase chorei, hahaha. O cara só tinha armamento pesado, sakura wars 1 e 2, Lunar 1 e 2, grandia, Macross, Dragon Force 2, Princess Crown, só pauleira. Acho que passei uns 6 meses visitando o cara. Foi aí que eu vi a moral do saturn... e infelizmente vou morrer com essa duvida, mas será que todos os jogos que fossem lançados pro play, tivesse uma versao pro saturn, ele teria sido a "vergonha" que foi? Olha... estou mais cancelando inscrição no YT do que o contrario, a coisa ta feia... o que tem de pseudo-perito em jogos, tá dando ate nojo. Mas gostei do seu trabalho e vc tem o meu respeito e minha inscrição. Não gosto de lives, mas vou ficar de olho no seu trabalho. Muita saude e deculpe a biblia.
Muito obrigado, mais uma vez
Podem comparar como for,na hora de jogar a versão do mega e superior e muito,tá muito fiel a versão do arcade,haaa e a versão de SNES é muito fácil,mesmo no nível 8 vc zera sem dificuldade alguma,no mega a dificuldade vai se adaptando conforme vc vai vencendo lutadores,na prática a versão do mega ganha com sobra!!
muito bom, nunca tinha notado que as músicas das versões americana e japonesa eram diferentes, curti mais a americana, principalmente a do ryu
É uma bela curiosidade, não?
Show o video, mas eu gosto de qualquer versão baseando-se em street figther.. eu adoraria que o pessoal agora com essa hora de homebrew trabalha-se naquela versão de Street Fighter 2 turbo, aquela versão que tem a barra de especial aquela versão o pessoal se quiser consegue trazer tranquilo na homebrew.
Bom agora sobre sua opinião eu respeito porém vale ressaltar que as versões do mega estão sendo mexidas por que o pessoal que mexe com esse tipo de coisas tem as ferramentas em mãos com muito mais fácil acesso , vamos dizer bem otimizado e bem destravado para o Megão, no Snes não se tem versões mexidas ou melhoras por que ao meu ponto de vista ainda não descobriram algo como homebrew para SNEs, pois quando tiver um SDK para SNES pode certeza que vai aparecer muitas coisas mexida também por que se não fosse por isso também não surgiria as hacks com melhorias significantes para o SNES , só pegar o Stre Fighter 0 que mexeram e tiraram aquele load maldito que tinha então sim ,eles mexem tamém só não tem o programa necessário para isso ainda. Meu ponto de vista.
Achei bem legal essa comparação Tio Jonh,o Mega quase leva essa hein,mais ambos são ótimos jogos,parabéns pelo vídeo 👏👏👏😃👍
A diferença é pequena, mas como num bom clássico do futebol, a vitória é alcançada nos detalhes... E dessa vez, pra mim, deu Super Nintendo
Mais um excelente vídeo. Parabéns!!!!
Obrigado Fernando 👍😎
Grande tio John. Cara pelo que acompanho desde a época... Parece que a memória a mais no cartucho foi consumida pela grande quantidade de vozes no game do mega e melhoria também em relação ao primeiro jogo pra não ficar tão rouco. O snes consegue utilizar menos memória no cartucho e com muitos detalhes. Uma analogia faço a comparacao com antigos formatos de video como o rvmb que precisavam de grande quantidade de megas no arquivo para ter uma boa qualidade de vídeo e áudio ....diferente do formato MP4 por exemplo mais moderno
Talvez, mas as vozes da versão de Mega são bem ruins... Acredito que a memória a mais foi gasta em detalhes nos cenários, na abertura e nos finais, como mostrado no video
14:08 confesso q achei criativo como eles readaptaram o final do ryu no snes,devido a limitação do cartucho.
Alguns finais, mudam pouco. Outros a diferença é bem grande, mas no geral, tudo está bem adaptado a memória do cartucho de SNES
Pra mim as 2 são otimas tenho as 2 versôes parabêns Tio Jhon por mais um otimo video
Obrigado Francisco
Capcom fez o arroz com feijão na versão de mega drive, tanto é que versões hacks de fãs conseguem ser muito melhores.
Pois é, Pyron e Lord Hiryu tão aí pra mostrar isso
Muito bom esse vídeo Tio Jonh , concordo com a sua análise , sempre assisto os seus vídeos parabéns
Obrigado meu querido 😉✌️
Show de vídeo Tio John observações de um verdadeiro Jogador✌
Obrigado meu amigo
Tive o primeiro contato do primeiro Street Fighter nos Fliperamas por volta dos anos de 1991, 1 anos depois eu ganhei o meu primeiro Mega Drive, antes eu tinha o Atari.
A versão do Street Fighter do Mega Drive pra mim é o melhor e nostálgico demais.
Sensacional amigo Fabio
Pow. Jogava com todas as 8 estrelas do super Street de Dreamcast. Nao sei se era tão rápido quanto as 10 do mega drive, mas o jogo ficava muito maneiro.
Pô, você é fera... Eu me enrolava todo...kkkk
Desde criança a musica tema da Cammy sempre foi a melhor
Eu adoro
O tema do gulie também é top
Eu gosto de videos de comparacao, para mim eh so diversao porque eu pessoalmente na epoca que tinha MegaDrive jogava nele, quando tinha snes jogava no mesmo, mas apos disso tendo a disposicao emuladores e versoes sendo relancadas eu nao tenho estomago pra voltar e jogar as versoes para consoles de 16 bits sendo bem inferiores as versoes do Arcade. Mas isso eh minha opiniao pessoal. Muito legal o video.
Obrigado Thiago. Valeu pela opinião 👍😎
Ótima avaliação Tio John,eu prefiro a versão SNES 👏👏👏
Obrigado amigo jonas
Ótimo vídeo meu amigo
Muito obrigado Bruno
Pra mim os melhores foram = Final do Zangief: Mega Drive / Final do Ryu: Mega Drive / Final do Dhalsim: Mega Drive / Final da Cammy: Mega Drive - Cadê os finais dos outros restantes? / Gráficos: Mega Drive / Som do Ryu: Mega Drive / Som do Fei Long: SNES / Som da Cammy: SNES / Som do Guile: SNES - Cadê os sons dos outros lutadores? / Efeitos Sonoros: Mega Drive / Jogabilidade: Mega Drive / Modo de Jogo: Mega Drive / Controle de Mega Drive: 6 botões
Ficou legal a sua avaliação também Lorde
@@TIOJOHNGAMESREAL Agradeço.
PARABENS TIO!! EXCELENTE VIDEO. VIVA O SUPER NINTENDO!!!
Obrigado Souza, um grande abraço
Salve Tio Jhon se fosse ser feita a comparação da versão hack do lord Hinryu do Super Street Fighter 2 do mega com a versão do super Nintendo acho que perderia bem pouco.....caraca esses controles de 6 botões na época pagava 15 reais numa feira daqui, era perfeito pra jogos como Street Fighter e Mortal Kombat. Top esse vídeo Steet Fighter pai dos jogos de luta
Valeu Wellington, realmente as versões melhoradas, dão uma boa vantagem na versão do Mega Drive. Abraço
Legal o video, eu concordo que a versão do SNES é melhor que a do mega, inclusive eu tenho as 2 originais.
Tio John, se me permite uma crítica construtiva, seria interessante que vc tentasse não ser tão redundante nas coisas que vc fala! há momentos em que vc fala a mesma coisa umas 3, 4 vezes, e talvez isso torne o video mais longo do que ele poderia ser...
No mais, adoro seus videos e curto o conteúdo, pois sou retro gamer e tb possuo algumas coisas legais na minha "coleção", se é que posso chamar assim... um abraço e muito sucesso!
Obrigado pela dica, lamento ter sido insistente em alguns momentos, mas era necessário frisar alguns pontos, mas com certeza vou me policiar no futuro
@@TIOJOHNGAMESREAL Tranquilo, mano... falei pro seu bem mesmo, me amarro nesse tipo de conteúdo, sempre assisto vários canais, como esse seu, o "vc decide" entre outros... e em inglês tb, como o Console Wars e SNES Drunk, por exemplo! tmj!
Vivi para ver alguém dizer que paralaxe é mais importante que ter todos os finais do jogo e que eliminar dois botões de jogabilidade colocando na parte de cima do SNES não faz diferença na jogabilidade.
As duas versões são muito boas. ☺ Entretanto, o que o MD perde em quantidade de cores, ganha com elas mais vibrantes em relação ao jogo do SNES com cores mais "lavadas".
Gosto muito dela também
Boa analise tio jhon. Gostei do seu argumento sobre os controle do mega. Porque alguns puxa-saco da Nintendo, como o angry videogame nerd, consideram o controle do mega so sendo aquele de 3 botoes. Eu sou fa da sega, mas realmente a versão do snes e melhor. Foi bem mais trabalhada. A unica coisa boa da do mega e os finais e a musica da luta q nao para entre os rounds.
Sim, o controle de 3 botões era o padrão anterior ao Street Fighter 2. Depois dele, esse controle vinha na caixa de todos os Mega Drives comprados. Não há porque dizer que o padrão era o de 3 botões
Super Nintendo destruiu a versão do Mega Drive. Tive um Mega Drive nessa época e sabia que 99% as versões do Super Nintendo era infinitamente melhores.
Cores, Som, Gráficos.
Obrigado pela força amigão
@@TIOJOHNGAMESREAL Excelente vídeo, bom trabalho aí.
Verdade amigo, concordo com você!
Pra mim, no controle, o Mega vence, já que tinha uma disposição bem melhor dos seis botões utilizados no jogo.
Também gosto disso no mega
Se eu não me engano tinha um modo no mega drive em que era possível enfrentar todos os oponentes no modo arcade , já no super Nintendo não me lembro desse modo.
Era o modo expert, ele não está presente no SNES, mas não mudaria a nota final
Eu joguei as duas versões e prefiro a do super Nintendo principalmente pelo som.
Tenho os dois games originais (Super Famicom e Mega Drive Tectoy) e Realmente também acho que a do SNES é tecnicamente melhor, mas como na época tive Mega Drive, o nostalgia fala mais alto. Também tem um detalhe importante que no livro A Guerra dos consoles, o pessoal da Sega alega que a Nintendo sempre exigia as melhores equipes de desenvolvimento das empresas para fazer os jogos para seus consoles. Imagino eu que a versão de Mega Drive não deve ter sido feita pelos melhores desenvolvedores da Capcom. Por exemplo, o SF 2 foi desenvolvido por uma equipe terceirizada e deu uma treta grande com a Sega na época, inclusive adiamento no lançamento. Ótima análise!!!
Existem diversas evidências de que isso pode ter sido realmente verdade
Ótimo vídeo tio top
Valeu meu amigo
@@TIOJOHNGAMESREAL É nois tio
Aversão do Hyper Street Fighter do Snes tinha 4 estrelas, porém se vc fizesse um comando ela aumentaria para 10 estrelas. Eu jogava na velocidade de 6 estrelas.
Verdade, através de um código é possível aumentar a velocidade da versão Turbo, do Snes
A qualidade no áudio e visual do Snes ficaram melhores. As vozes do mega são bem roucas porém os efeitos sonoros no mega são bem melhores e sempre me incomodaram no snes, parece q estamos batendo em latas 😅 muito bem observado por vc.
No geral as duas versões perdem e muito pra do arcade mas são duas versões bem jogáveis. Prefiro jogar no mega por causa da Jogabilidade e por ter a opção do modo Expert, curto d+ até hj zerar o jogo no hardest contra os 16 personagens
Esse modo inclusive, eu esqueci de comentar. Acho ele bem legal também